Issuu on Google+

Elaborado por: Agnese Vagnere, Paula Garcia, Abel Costa Š DPE 2011


O que é Globalização? É um processo de integração social, política e econômica entre os países e as pessoas do mundo todo, onde os governos e as empresas trocam ideias, impulsionados pelo comércio e investimento internacionais, com o auxílio da tecnologia de informação.


Os defensores da globalização afirmam que ela permite que os países pobres se desenvolvam economicamente, aumentando os seus padrões de vida. Por outro lado os seus opositores argumentam que a criação dum mercado livre sem restrições tem beneficiado empresas multinacionais do mundo ocidental, em detrimento das empresas locais.


Os que são contra, afirmam que é um precipício de miséria e opressão, onde os muito pobres se tornam ainda mais pobres em troca de magros e instáveis salários e os menos pobres se desempregam e recolhem a um estatuto de menoridade e inutilidade social, quando não caiem na mesma miséria de onde acabaram de sair os primeiros…


Globalização Financeira A globalização financeira, pode ser definida como um processo de interligação dos mercados de capitais aos níveis nacionais e internacionais, conduzindo ao aparecimento dum mercado unificado do dinheiro a escala planetária. A globalização financeira inscreve-se num processo histórico longo e complexo, conduzindo a mundialização de economia. As suas causas são múltiplas, de ordem política, demográfica e tecnológica.


Três dimensões da Mundialização Dimensão internacional

Caracteriza-se em primeiro lugar para a abertura das economias nacionais às transações internacionais e ao desenvolvimento das trocas de bens e serviços.


Três dimensões da Mundialização Dimensão multinacional Corresponde a um segundo nível, a mobilidade internacional dos fatores de produção, e mais particularmente à dos capitais. O vector mais importante deste movimento é constituído pelos movimentos internacionais de capitais, é mais particularmente pelos investimentos diretos no estrangeiro (IDE), realizados pelas empresas multinacionais.


Três dimensões da Mundialização Dimensão global Por ultimo, a globalização é um processo que influencia cada vez mais as economias nacionais tendendo, pois, a reduzir progressivamente o papel das fronteiras, a enfraquecer as regulações nacionais e a desterriorializar as atividades económicas: trata-se de uma globalização dos processos de produção e dos mercados, com mercados integrados e empresas que se tornam (atores globais) cujas decisões e comportamentos parecem escapar a qualquer consideração nacional e parecem ditar a sua lei aos responsáveis políticos nacionais.


Corrupção na Siemens Tribunal de Munique estabelece multa de 201 milhões de euros, a serem pagos pelo grupo Siemens como multa por casos de corrupção e suborno.

Preço pago pela Siemens pela existência de seu "caixa dois" no sector de comunicações. Assumindo a sua responsabilidade. “Não toleramos qualquer comportamento ilegal e repreendemos atos ilícitos com atitudes claras", afirmou o atual presidente do grupo, Peter Löscher.


Corrupção na Siemens Empresa parece levar a sério investigações de suborno, auditoria na Siemens constata que o escândalo de corrupção na empresa pode ter proporções bem maiores do que se tem notícia. Pagamentos duvidosos superam a marca do um bilhão de euros, afirma um jornal alemão. O escândalo de corrupção da Siemens pode ter proporções bem maiores do que as até agora conhecidas.


Corrupção na Siemens Até agora, o valor das transferências ilegais mencionadas pela Siemens chegava aos 420 milhões de euros. Em relação às recentes afirmações um porta-voz da Siemens afirmou: "Não comentamos resultados preliminares de investigações internas que vão além dos relatórios trimestrais".


Corrupção na Siemens Na última semana, também aconteceram novas buscas em torno das investigações de suborno na empresa. Funcionários da Siemens e da empresa Lurgi Lentjes são acusados de haver subornado um gerente de projetos da Agência Europeia de Reconstrução, em Belgrado, para conseguir um contrato de manutenção de uma usina eléctrica na ordem de quase 50 milhões de euros.



Ética Financeira