Page 1

nfoset

ABAIXO DO GUARDA - CHUVA O empenho das marcas em se unirem e se fortificarem juntas ou abaixo e uma outra marca.

Nยบ 06 - Agosto de 2013


A Agiset é uma empresa especializada em abastecimento de redes de franquias e varejo, seja de embalagens, materiais de PDV ou outros itens que as redes necessitem. Por isso, somos mais que um produtor de embalagens; somos um operador logístico que busca atender as necessidades das redes, ajudando a desenvolver os projetos, viabilizando a produção, seja própria ou de terceiros e principalmente a entrega no ponto a ponto. Dessa forma tiramos este trabalho das franqueadoras, deixando-as com a atenção para sua principal atividade: o foco no negócio, desenvolvendo produtos e ampliando a rede. E fazemos isso utilizando tecnologia para dar agilidade, precisão e maior eficiência em todo o processo. Este é o nosso propósito: Entender para melhor atender! Agiset, Abastecendo sua rede de resultados!

www.agiset.com


EDITORIAL O Infoset é o informativo mensal da Agiset sobre o mercado de varejo e franquias, novidades e dicas.

$

$ $

$ $

$

$$ $

$

$

$

01.

Mercado acelera tendência de consolidação das marcas

03.

Dica: Sua 2 ª Via do Boleto

04.

O Poder da informação

$


Mercado acelera tendência de consolidação das marcas A reação ao momento de vendas fracas foi rápida e algumas tendências, que já vinham sendo desenhadas no mercado de franquias nos últimos anos, estão sendo aceleradas. Uma delas é a consolidação, com marcas se unindo para operar em conjunto e outras criando ou comprando novas marcas para atuar em vários mercados, dentro do guarda-chuva da marca principal. No ano passado, o grupo Boticário lançou a marca de maquiagem Quem Disse, Berenice?, para o público mais jovem, enquanto Balonè, Imaginarium e Puket, de acessórios femininos, criaram a Love Brands, formato de loja conjunto, destinado a cidades menores, hoje com 11 unidades que devem chegar a 20 até o fim de 2013. Outra tendência é a de franqueados montarem redes de várias lojas, de uma mesma marca ou de marcas diferentes. Com a economia de escala, o custo diminui e o público se diversifica. "O momento é de fazer uma melhor gestão de clientes", diz Marcelo Cherto, da Cherto Consultoria.

01


Na Di Santinni, rede de calçados e acessórios, com 35 lojas próprias e 85 franqueadas, 55% dos franqueados têm mais de uma loja. "É uma rede heterogênea, com até oito lojas de um mesmo franqueado", diz Priscilla Ortolani, gerente de franquias da marca. Com fábrica em São Paulo, a empresa também adquire produtos de outros fabricantes, mantendo um regime de compras contínuas, sem seguir coleções, o que faz com que tenha lançamentos o tempo todo.

Já o franqueado Norberto Lichtenstein, de São Paulo, trabalha com franquias há 15 anos e opera com 24 lojas, de sete marcas, em São Paulo, Rio e Santos (SP), 23 em shopping centers e uma de rua, em São Paulo. São dez lojas do grupo Hering, com as marcas Hering, Puc e Hering Kids, três da Arezzo, duas da Puket, seis da Magic Feet e três da austríaca Swarovski, de cristais. De família com tradição no varejo de roupa infantil, Lichtenstein diz que ter mais de uma loja em um shopping facilita a administração do negócio. "A ideia foi concentrar para trabalhar melhor a supervisão das lojas", relata. Depois, foi agregando marcas complementares. "Não mudamos radicalmente o negócio. Foi uma expansão natural para atender o cliente", diz.

“Concentrar para trabalhar melhor”

Dirigida aos públicos B e C, a marca proporciona preços acessíveis ao franqueado e grande variedade de produtos, graças a seu poder de barganha. Segundo Priscilla, o franqueado vende os produtos por preços duas vezes e meia maiores do que o que paga à marca. "Se não estivesse dentro da nossa rede, não poderia compartilhar esses preços. Isso faz com que venda mais e tenha maior rentabilidade. O negócio se torna atrativo e ele abre mais de uma loja", afirma. A rede da Di Santinni concentra-se no Rio, onde tem 66 lojas, das quais 43 franqueadas no Norte e Nordeste. Até meados do segundo semestre, pretende abrir oito lojas no Nordeste e interior do Rio. Depois das quedas nas vendas entre janeiro e abril, mais no Sudeste do que no Norte e Nordeste, a partir do partir do Dia das Mães a empresa recuperou o movimento. Para 2014, espera maior crescimento.

Fonte: site w.valor.com.br/empresas

"O momento é de fazer uma melhor gestão de clientes" De acordo com Lichtenstein, as vendas no setor não escaparam da queda no varejo, mas não estão tão ruins. "Estão andando de lado", resume. As liquidações tiveram de ser mais fortes e antecipadas, pois os estoques estavam muito altos.

02


$ Na Agiset buscamos utilizar da melhor forma toda tecnologia que temos a disposição, e levamos isso para nossos clientes. Assim, todas as principais informações ao cliente estão de forma fácíl e acessível a poucos clicks. Uma informação que costuma ser burocrática é conseguir a segunda via de um boleto. Entendendo isso, a Agiset facilitou este acesso, colocando na página principal do seu site o botão “ 2ª via de boleto e NF” que pode ser acessado a qualquer momento.

$

$

Tendo a necessidade da atualização dos boletos também é possível no mesmo botão.

$ 03

$

$

$

$

$

$

$

$

$ $


O poder da informação Pense se no nosso dia-a-dia de trabalho não aparentamos muito uma equipe de futebol. Podemos não ter onze integrantes, mas temos uma pessoa nos ditando o caminho a ser seguido, cada um com sua habilidade, cada um em sua função, mas todos atrás de um objetivo em comum: seja aumentar as vendas, atender melhor o cliente ou oferecer melhores preços. Mas tudo em equipe. Como no exemplo futebolístico, sofremos os mesmos riscos dentro da empresa. Alguém da equipe pode faltar por parte do dia, da semana ou do mês, e como não é tão fácil repor as peças como no futebol, a solução é termos uma equipe mais entrosada. Uma boa dica é criar um quadro de recado onde as pessoas da equipe possam deixar ali algumas informações tais como: recebimento de notas fiscais, recebimento de fornecedor, mercadoria a ser conferida, quem foi o prestador de serviço, telefonemas recebidos, etc. Dessa forma não se perde tempo, informação nem se centraliza tudo em uma só pessoa. Assim, fazemos o time mais rápido e eficaz, evitando erros de recebimento de mercadoria, esquecendo determinado recado, ou não sabendo determinada informação. Com medidas simples como um quadro, o seu time pode ser muito mais entrosado e eficiente.

04


Redes de franquias, varejo e multimarcas Embalagens e PDV Armazenagem e LogĂ­stica

Tecnologia e Conectividade

Atendimento e Suporte


Newletter agosto  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you