Issuu on Google+

Publicação semanal produzida pelos estagiários da Agência Experimental do curso de Comunicação Social da Ulbra/Canoas. Juliano Vieira e Matheus Schenk (textos), Marcelo Campos (fotografia).

ANO 4 - NÚMERO 26

ADULBRA faz homenagem aos professores Em 15 de outubro comemora-se o Dia do Professor. A data remonta a 1827 quando surgiu a primeira Lei Geral da Educação Brasileira por decreto de Dom Pedro I. A lei, além de marcar a data da homenagem aos docentes, tratou de temas como ensino, currículo e remuneração dos educadores. O último censo do Ministério da Educação apontou que o Brasil tem atualmente 2 milhões de professores. Deste número, 307 mil docentes atuam lecionando nas 2.314 instituições de ensino superior. Completando 185 anos da data que comemora o dia dos professores no Brasil, a ADULBRA (Associação dos Docentes da ULBRA) prepara um coquetel para homenagear seus educadores no próximo dia 16. O evento será realizado no 3º Andar do Anfiteatro do Prédio 59 a partir das 20h30. O coquetel terá show de Dante Ramon Ledesma e será gratuito para os associados. (JV)

Nova campanha publicitária investe no conhecimento Com o slogan “Conhecimento, quem tem vai além”, a ULBRA lançou, na segunda, dia 8, para seu público interno, a nova campanha institucional. A campanha visa incentivar a fidelização e a angariação de novos alunos, com vistas ao vestibular que ocorrerá no fim do ano. A previsão é de que a campanha chegue à mídia em 21 de outubro. “A ULBRA acredita que a soma do conhecimento com a determinação dos alunos faz a diferença. Por isso, coloca toda sua capacidade de ensino à disposição dos alunos que mostram atitude e força de vontade para ir mais longe”, diz o anúncio divulgado aos funcionários da instituição no auditório do prédio 1 do campus Canoas. (MS)

15 A 22 DE OUTUBRO DE 2012

ULBRA sedia os Jogos Abertos de Surdos De 12 a 14 de outubro, a ULBRA vai re- política pública do Estado. Temos muito ceber, em seu Complexo Esportivo, os Jo- o que trabalhar da base ao rendimento, gos Abertos de Surdos do Rio Grande do esta é a meta de governo”. Embora longe dos “holofotes”, as compeSul (JASRS). Será a primeira edição dos jogos abrangendo todo o Estado - até então, tições voltadas para surdos têm história no a competição mais abrangente eram os Jo- cenário nacional. No ano passado, a Fundergs gos Metropolitanos, envolvendo apenas atle- apoiou a seleção brasileira na disputa do tas da Grande Porto Alegre. Serão disputa- Mundial de Futsal de Surdos, na Suécia. das competições no Parceira da FunFOTO DIVULGAÇÃO atletismo, futsal, dergs na realização basquete e vôlei de dos Jogos Abertos, a praia, masculino e Federação Desporfeminino. Cerca de tiva de Surdos do RS 170 atletas devem (FDSRS) realiza participar. eventos desde 1987 O evento será reae, em junho, levou lizado pela Fun25 atletas para os dação de Esporte e Jogos Pan-AmericaLazer do RS nos de Surdos, em (Fundergs), em São Paulo. “Recebemais uma das inimos medalhas no futsal, futebol, nataciativas da instituição, vôlei e ciclisção visando à inmo”, comemora Toclusão social atraríbio Malagodi, direvés do esporte. “O tor das relações púesporte trabalha blicas da FDSRS, com as potendestacando o quinto cialidades e não com os limites. lugar no quadro de Promove a autosmedalhas. Eneida Feix diz que a promoção do superação, a agrePara o curso de paradesporto é obrigação do Estado gação, a integraEducação Física da ção, a socialização e novas aprendizagens ULBRA, a oportunidade de sediar os jogos como processo de construção individual vai ao encontro dos projetos de acessibilidae coletiva”, frisa Eneida Feix, coordena- de e inclusão social da Universidade. A prodora da Divisão de Esporte Participação fessora Rosilene Diehl informa que o curso da Fundergs. Eneida destaca ainda o de- já levou atletas para os jogos escolares sursempenho brasileiro nas Paraolimpíadas dos da região metropolitana e destaca o Cende Londres - foram 21 medalhas de ouro tro de Estudos da Atividade Motora Adapta- e assegura a continuidade dos projetos: da (CEAMA), programa que incentiva o es“Promover o paradesporto é obrigação e porte para deficientes. (MS)


Informativo Agex n.º 26