Page 1


“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” PAULO FREIRE


Conectando pessoas, transformando jornadas educacionais Escolas são a base para a construção de um mundo melhor, capazes de transformar alunos em cidadãos éticos, responsáveis e conscientes dos seus deveres e direitos para ter uma sociedade mais justa. Acreditamos tanto no poder das escolas que estamos aqui para ajudá-las a darem o próximo passo frente ao novo, engajar os alunos e responsáveis na rotina escolar, fortalecer o relacionamento entre família e escola e, mais do que isso, conectar pessoas para transformar jornadas educacionais.

Ao longo desses 5 anos de trocas de experiências, aprendemos que cada escola é única, formada pela pluralidade de alunos, professores, famílias e toda a comunidade ao seu redor. Entendemos que escolas são muito mais do que prédios, escolas são pessoas e são elas que transformam a educação e o mundo. Compartilhar ideias, facilitar as interações, fortalecer relações entre escolas e famílias, apresentar soluções inovadoras que têm como foco melhorar a aprendizagem por meio da tecnologia: é para isso que queremos conectar.


SUMÁRIO

08

Uma comunicação alinhada com milhares de alunos e responsáveis COLÉGIO FARIAS BRITO

12

Valorização, regionalidade e inovação

ESCOLA ÚNICA MASTER

14

A Educação Infantil que faz a diferença

ESCOLA ESPAÇO INICIAL

16

Tradição lado a lado com a inovação

ESCOLA CISNE REAL

18

Fortalecendo os laços entre escolas e famílias

ESCOLA BRASINHA E COLÉGIO LYON


JORNADAS

22

24

BAMBINO ESCOLA BILÍNGUE

CRECHE DA TURMA

Tecnologia como aliada da educação

Cuidar dos pais, colaborar com a educação dos filhos

26

Comunicação com foco no desenvolvimento dos alunos

BERÇÁRIO E ESCOLA GATO DE BOTAS

28

O engajamento escolar sob um novo olhar COLÉGIO MOREIRA XAVIER


Transforme a jornada educacional da sua escola

Crie canais de comunicação personalizados e envie mensagens para alunos e responsáveis.

Receba pagamentos

de forma simples e segura, por meio do app.

Acompanhe o engajamento e a adesão de alunos e responsáveis.

A Agenda Edu é a solução líder em comunicação e engajamento em ambientes educacionais, presente em mais de 1.500 escolas e com mais de um milhão de usuários. Queremos cada vez mais facilitar a comunicação escolar, aproximar escolas e famílias e conectar pessoas para transformar jornadas educacionais.

Experimente na sua escola Escaneie o QR Code e entenda como funciona.

Realize a implantação em poucos dias e com total suporte da nossa equipe de treinamento e engajamento.

Quer saber mais? (11) 4280.1574 (11) 9.6572.7664 (85) 9.9127.6334

agendaedu.com comercial@agendaedu.com


Empreendedor Educacional CEO Agenda Edu

A história por trás da jornada Conheça a história da Agenda Edu, o que passamos, conquistamos e o que queremos.

É sempre uma honra contar um pouco sobre a nossa jornada que começou em 17 de maio de 2014, quando eu, Fernanda, Pietro e Alan (meus sócios) demos início a um grande sonho. O Alan tinha sentido na pele como é deixar a filha de fora das atividades escolares por conta da comunicação ineficiente da agenda de papel. Diante desse problema, tivemos a ideia de criar um aplicativo de comunicação digital para as escolas, chamado de Agenda Kids. Mas logo percebemos que não bastava ser apenas uma agenda digital, nossa causa ia além da comunicação. Somos facilitadores, ajudamos no processo de engajamento de todos os atores envolvidos na jornada educacional, entendemos que somos uma empresa de educação com viés tecnológico e não o contrário. De lá pra cá mudamos de nome, passamos por altos e baixos como qualquer outra empresa, mas sempre acreditando no nosso propósito ,  que é o que nos motiva até hoje. São quase 5 anos de muita garra, paixão e resiliência. Hoje, temos muito orgulho de poder ajudar mais de 1.500 escolas em todo o Brasil e fazer parte da jornada educacional de um milhão de usuários.

Com o tempo, o reconhecimento também foi chegando. Recebemos diversos prêmios e ganhamos apoio de gente renomada no cenário educacional, como a Fundação Lemann e a Endeavor. Também recebemos aporte de dois fundos de investimentos: a Domo Invest e a Omidyar Network, um dos maiores fundos de investimento em Educação do mundo. Estamos no ranking das 100 Startups to Watch da revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” e fomos uma das três finalistas do prêmio Startup Awards em 2018. E foi assim, compartilhando o nosso sonho, escola por escola, aluno por aluno, família por família, que fomos ganhando lugar até assumir a liderança do segmento de comunicação e engajamento em ambientes educacionais. Do Ceará, ganhamos o Brasil, sem nunca perder nossas raízes e nossa irreverência. Deixamos de ser apenas uma agenda digital para nos tornarmos a solução de comunicação escolar mais completa do país. E isso tudo é só o começo! Pensamos grande, queremos impactar o maior número de escolas possíveis e conectar o maior número de pessoas em suas jornadas educacionais.


JORNADAS

10


AGENDA EDU

Uma comunicação alinhada com milhares de alunos e responsáveis Com mais de 14 mil alunos, o Farias Brito é referência em todo o Brasil e está ligado nas transformações que possam impactar o dia a dia dos seus estudantes.

Escolas muito grandes geralmente apresentam mais receio e medo na hora de inovar, afinal, mudanças mexem com a escola inteira, são mais pessoas que precisam se adaptar ao novo. Mas esse não foi o cenário do Farias Brito.

“O mundo hoje é digital,

Com mais de oitenta e três anos de história, atuando do berçário ao ensino superior, dezoito sedes espalhadas no Ceará, divididas por faixa etárias, o colégio Farias Brito desde sempre esteve ligado às novidades do mundo, principalmente às que impactam no dia dia dos alunos.

As nossas crianças, desde

O Colégio Farias Brito se tornou uma organização de tradição, que traz o melhor do ensino para que seus mais de 14 mil alunos alcancem resultados acima da média. Hoje, o colégio está entre um dos que mais aprovam no ITA, IME e ENEM em todo o país. Ocupar esse lugar de referência faz com que a direção da escola esteja sempre em busca de inovação.

touch screen e já têm essa

por isso, ano após ano, a gente tenta melhorar esse aspecto em nossa rotina. o infantil I, já têm aulas com tablet, porque elas são nativas digitais, já nasceram convivência desde cedo.”

Lília Prisco Diretora do Colégio Farias Brito

11


JORNADAS

Escola e tecnologia A relação do Colégio Farias Brito com a tecnologia vai além. Um dos projetos mais inovadores do colégio é o FB Ideias, uma aceleradora de startups que promove o Startup Weekend em Fortaleza - evento de imersão, onde empreendedores e aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de negócios são viáveis. Um fato curioso é que o CEO da Agenda Edu, Anderson Morais, é ex-aluno do Colégio Farias Brito e a ideia da Agenda Edu nasceu no Startup Weekend. Assim que a diretoria soube desse projeto, logo se apaixonou e apostou na proposta: “Os pais dos nossos alunos menores são pais jovens e também já são dessa era digital. Esse foi um dos grandes motivos que nos impulsionou a procurar um recurso digital para agilizar nossa comunicação, porque hoje o mundo é muito rápido. Antes, os responsáveis só viam a agenda dos filhos quando chegavam em casa à noite, depois do trabalho. Com a Agenda Edu eles acompanham o dia a dia dos filhos na escola em tempo real.”

Implantação e equipe Implantar um novo processo de comunicação pode gerar uma certa ansiedade nos envolvidos. Mas se o projeto for bem organizado, tudo ocorre de uma maneira bem tranquila e fácil. No caso do Colégio Farias Brito foi feito primeiro um piloto no segundo semestre, com crianças do berçário e Infantil I. Como, em sua maioria, essas crianças têm pais mais jovens, a ideia da agenda digital foi bem aceita de imediato por todos. Os professores também foram receptivos à novidade. Além disso, a escola teve todo o apoio e ajuda da equipe de Sucesso do Cliente da Agenda Edu, tanto para o cadastro dos pais, como no treinamento dos professores. Em apenas 3 meses, a comunicação via Agenda Edu já estava rodando tão bem que no ano seguinte toda a Educação Infantil já utilizava e em mais um ano o colégio inteiro (até o pré vestibular!) estava integrado na plataforma.

12

Benefícios para a escola Com um grande número de alunos e responsáveis, adotar a agenda digital trouxe diversos benefícios para a escola. “A primeira grande vantagem foi na parte de custos, nós reduzimos bastante nosso custo gráfico, porque gastávamos muito papel. O Farias Brito é uma escola associada a rede Unesco, tem toda uma preocupação com a questão ambiental, e a Agenda Edu nos ajuda nesse objetivo, além de ser mais um argumento a ser trabalhado com os pais. Hoje em dia a gente já não usa mais quase nada em papel, vai tudo na Agenda Edu.”


AGENDA EDU

“Outro ponto é que a comunicação digital tornou a nossa comunicação muito mais rápida e eficiente. Agora temos uma forma segura de saber quem viu, quem não viu, quem confirmou… está tudo registrado, então para nossa segurança é muito bom”. Estabelecer essa nova forma de comunicação é mais um caminho para utilizar a tecnologia no processo de engajamento das famílias no ambiente escolar. É normal que algumas pessoas fiquem receosas, achando que mandar muitas informações digitalmente pode acabar afastando as famílias da escola, mas isso não é a realidade. “Você acha que está afastando o responsável, mas você não está afastando, porque você está informando e se disponibilizando a atender quem quiser ou precisar de um acompanhamento mais próximo.”, completa Lília. O medo de uma mudança desse tamanho foi substituído por uma resposta positiva não só dos responsáveis, mas também dos milhares de alunos que agora podem organizar melhor a rotina de estudo, acompanhar todas as atividades e ter acesso, de forma fácil e simples, às informações escolares.

Os números da escola 2018

45.150

221.700

Atividades

Fotos

583.000

826.350

Mensagens

Resumos diários

10.400 Comunicados

13


JORNADAS

Valorização, regionalidade e inovação Feita por gente apaixonada por educação, a escola Única Master é referência em inovação no Nordeste, valorizando sempre o relacionamento entre os alunos e sua regionalidade.

14


AGENDA EDU

É assim que podemos olhar para os 35 anos da Escola Única Master, em Currais Novos, Rio Grande do Norte. O que começou com uma pequena turma se transformou em um complexo educacional que hoje atende 700 alunos. Uma escola inovadora, que valoriza o relacionamento entre os alunos e, principalmente, a sua regionalidade e as coisas do sertão. Esse olhar para inovação é um ponto forte da Única Master. Ela foi a primeira escola do Norte e Nordeste a ter uma sala 3D e há mais de vinte anos trabalha com laboratório de TV, transmitindo conteúdo produzido por alunos. Todas as salas, desde a Educação Infantil, possuem lousas digitais, para deixar a aula mais dinâmica, além de trabalhar com materiais interativos como QR code e realidade aumentada. Segundo Fellipe Gustavo, coordenador pedagógico: “A escola é bem pioneira em tecnologia por acreditar que através da tecnologia conseguimos ter novos resultados.” Nesse sentido, foi natural a busca por uma solução mais completa de comunicação escolar. Fellipe completa: “No dia a dia da escola, a agilidade e a rapidez na comunicação nos deixa mais próximos dos pais. A agenda física não estava mais sendo eficaz. Chegamos a utilizar WhatsApp e outras ferramentas, mas não tinha uma garantia de qualidade e de entrega. A Agenda Edu veio somar na

Os números da escola 2018

nossa comunicação. Não adiantava a escola ser toda tecnológica e o principal, que é a comunicação, ficar com papel. Foi um grande salto de qualidade.” O processo de implementação foi bem tranquilo. A equipe da escola se dividiu para cada um ficar responsável por uma funcionalidade. Existem até metas semanais para cada setor da escola ficar mais engajado no uso da plataforma. Com os responsáveis, foi feito um “trabalho de formiguinha” até todos ficarem confortáveis e hoje a adesão é de quase 100%. A Agenda Edu é utilizada diariamente e funciona como um suporte muito importante. Garantir uma comunicação de qualidade é só uma das ações que a Única Master desenvolve para melhorar o engajamento das famílias no ambiente escolar, independente de qual série o aluno está. Existe um projeto chamado “Dia da família na escola” que acontece uma vez por semana e funciona como ouvidoria ou um dia de formação presencial para os responsáveis, de acordo com a necessidade de cada turma. Acontecem também outros eventos diversos, rodas de conversa, encontros para apresentações e entregas de resultado, etc. O coordenador Fellipe Gustavo reforça: “Acompanhamos muito de perto os alunos e sempre convidamos os pais para participarem das atividades da escola. Gostamos de tecnologia mas nunca deixamos de lado o cara a cara, o olho no olho.”

10.000

400

Atividades

Comunicados

11.750

4.850

Mensagens

Fotos

15


JORNADAS

A Educação Infantil que faz a diferença Uma pedagoga com grande experiência em sala de aula e um sonho de construir um projeto maior. Foi assim que a escola Espaço Inicial deu os primeiros passos para uma aprendizagem diferenciada na Educação Infantil.

Em 2008, nasceu o Espaço Inicial, uma escola referência nos primeiros anos. Hoje, 10 anos depois, quase 300 crianças são cuidadas, se desenvolvem e aprendem brincando nas quatro unidades da escola, sendo duas exclusivas para berçário e outras duas para Educação Infantil.

“Queríamos construir uma escola diferente. Nunca pensamos em trabalhar com quantidade, nosso foco sempre foi trabalhar

“Queríamos construir uma escola diferente. Nunca pensamos em trabalhar com quantidade, nosso foco sempre foi trabalhar com qualidade. Temos um número reduzidos de alunos para acompanhar de perto o desenvolvimento de cada criança.”, explica Leandro Oliveira, Diretor Comercial do Espaço Inicial. Essa preocupação sempre guiou o dia a dia da escola, que trabalha bastante com criatividade e com atividades lúdicas. O foco em qualidade também se reflete nas demais áreas da escola, como Marketing, Comercial e Atendimento.

com qualidade. Temos um número reduzido de alunos para acompanhar de perto o desenvolvimento de cada criança.” Leandro Oliveira Diretor Comercial do Espaço Inicial

Nesse sentido, foi natural a busca por uma solução para melhorar a comunicação com os responsáveis, que é um ponto muito sensível e muito importante nos primeiros anos escolares. A escola trabalhou 3 anos com agenda de papel, mas sentia de perto os ruídos e a insatisfação que isso gerava. De um lado, os responsáveis não conseguiam acompanhar de

16


AGENDA EDU

perto a rotina dos seus filhos. De outro, ficavam os profissionais da escola, que perdiam muito tempo escrevendo na agenda física.

facilitar o trabalho das professoras e auxiliares na inclusão das informações. Os números reforçam o sucesso.

Pesquisando referências, a direção da escola conheceu a Agenda Edu e logo se apaixonou pela ideia. O Espaço Inicial foi pioneiro em implantar a agenda digital em Santo André.

Nessa realidade frenética, onde os pais trabalham o dia inteiro, a escola precisa se colocar como parceira de confiança para cuidar do bem mais precioso de cada família, que são as crianças. O Espaço Inicial trabalha diariamente para ser referência na Educação Infantil e luta para que essa fase do aprendizado seja cada vez mais respeitada. Como afirma Leandro:

“Percebemos que as nossas professoras estavam perdendo muito tempo preenchendo a agenda de papel, tempo esse que deveria ser utilizado para focar mais nos alunos. Ao implementar a Agenda Edu só tivemos ganhos: facilidade e praticidade de uso, tempo e resultado.”, afirma Leandro. O processo de implantação foi bastante simples e fácil, com adesão de 100% dos responsáveis.Todos amaram a ideia de acompanhar tudo em tempo real. Foi feito um projeto piloto de 3 meses em uma turma. Durante esse período, pegamos todos os feedbacks das professores e dos responsáveis. Ao fim do piloto, os pequenos ruídos foram alinhados, todo o time da escola foi treinado pela Agenda Edu e então todas as turmas passaram a usar a solução. A facilidade e o desenho intuitivo do aplicativo facilitaram muito esse processo. O Espaço Inicial utiliza diariamente quase todas as funcionalidades disponíveis. Foram instalados computadores em todas as salas de aula, para

Os números da escola 2018

“Toda formação de caráter do ser humano é construída até os 7 anos de idade. Isso é muito forte. A Educação Infantil precisa ser muito respeitada, pois esse aprendizado será levado para a vida toda. A escola precisa ser parceira e orientar os pais. O nosso desafio é mostrar isso aos pais através do trabalho diário, agregando valor à escola, com comunicação alinhada, promovendo encontros, desenvolvendo projetos e palestras.” Para 2019, o Espaço Inicial irá lançar seu programa de franquias, que vêm sendo desenvolvido há dois anos, e que pretende usar o know how adquirido em mais de 10 anos para expandir a marca por todo o Brasil. Para isso, buscam escolas que se identifiquem com o segmento infantil e que queiram ter sucesso com a ajuda de uma equipe completa.

100%

300

Alunos cadastrados

Atividades

9.800

22.170

Mensagens

Resumos diários

230

Comunicados

17


JORNADAS

Tradição lado a lado com a inovação Há 51 anos, a escola Cisne Real é pioneira em Educação Infantil e entende que tradição anda lado a lado com a inovação.

18


AGENDA EDU

Pioneira em Educação Infantil há 51 anos, a Escola Cisne Real é uma das mais queridas da cidade de Bauru, onde cerca de 500 alunos se desenvolvem através de uma aprendizagem realmente significativa. É uma história tão forte que parte dos alunos atuais são netos de antigos alunos. Todos esses anos de experiência serviram para aprimorar o cuidado com as crianças. Aqui, a tradição anda lado a lado com a inovação. A escola prioriza sempre o brincar e entende o momento certo de introduzir aspecto tecnológicos na dinâmica escolar: “A gente entende que tecnologia é um caminho sem volta, as crianças são nativos digitais. Usamos a tecnologia para melhorar a aprendizagem dos alunos, melhorar a vida dos pais e facilitar o trabalho dos professores.”, afirma Luciana Jacob, Diretora da Cisne Real. A equipe da escola está sempre atenta com as novidades do mercado, participando de feiras e eventos de educação. A parceria com o Sistema COC – sistema de ensino utilizado no Colégio Rembrandt, que faz parte do grupo – também trouxe mais desse olhar para a tecnologia. Quando a Agenda Edu se tornou a agenda digital oficial de todas as escolas COC (e de todos os sistemas Pearson), Luciana entendeu que era hora de arriscar: “No início, confesso que ficamos um pouco resistentes, pois a agenda física funcionava bem e toda mudança gera um certo medo, né? Mas a gente já estava acompanhando esse movimento

de digitalização no mercado. Quando a equipe da Agenda Edu veio me apresentar a plataforma, ficamos encantados! Hoje não imagino mais como seria a nossa vida sem a Agenda Edu.” O processo de implantação foi bem tranquilo. Toda a equipe passou por treinamento e depois os responsáveis foram comunicados e chamados na escola para instalar o aplicativo. A Agenda Edu foi incluída na lista de materiais no lugar da agenda física e todos receberam um passo a passo de como usar a plataforma. Para a equipe interna, foram estabelecidas regras para as interações (tempo de resposta, horários e formato) e rapidamente todo mundo se adaptou. As professoras hoje usam bastante todas as funcionalidades disponíveis, como mensagens, comunicados e mural de fotos, pois se preocupam em passar informações cada vez mais completas para as famílias. As vantagens de utilizar a Agenda Edu como solução de comunicação são diversas. Luciana completa: “Não tenho mais o problema dos responsáveis reclamarem que não sabiam de alguma informação, estamos garantindo eficiência e modernidade.” A Escola Cisne Real é muito próxima dos responsáveis, sua equipe está sempre conversando com as famílias, atualizando as informações. Esse posicionamento é o segredo para construir uma relação forte e garantir o engajamento na rotina escolar.

Os números da escola

100%

3.500

Alunos cadastrados

Atividades

2018

20.600

3.200

Mensagens

Resumos diários

780

Comunicados

19


JORNADAS

Fortalecendo os laços entre escolas e famílias A Escola Brasinha e o Colégio Lyon souberam como expandir a comunicação e, além de conquistarem os responsáveis, melhoraram o engajamento escolar.

Precisamos entender que mudanças geram fases de adaptações e, mais do que isso, são essas fases que proporcionam os impactos e constroem a relação que alunos, equipe e responsáveis terão com as novidades da escola. Alinhar todos os envolvidos de maneira correta é o que define a maior parte dos cases de sucesso. E foi assim que a Escola Brasinha e o Colégio Lyon conseguiram entender as mudanças necessárias no cenário educacional e inovaram. Embasada em uma filosofia humanista de trabalho, a Escola Brasinha foi fundada há 40 anos, em Campinas, focada em atender os anos iniciais, com berçário e Educação Infantil. Ao oferecer um ensino diferenciado e de qualidade, foi natural a expansão e, 20 anos depois, foi fundado o Colégio Lyon, para atender alunos do Ensino Fundamental e Médio. Hoje, são mais de 850 alunos que crescem e se desenvolvem nesses dois ambientes.

20


AGENDA EDU

21


JORNADAS

22


AGENDA EDU

Expandindo a inovação Observando como as tecnologias estão mudando o mundo e impactando direto na vida das crianças e adolescentes, foi inevitável repensar maneiras de alinhar inovação e ensino. O primeiro passo foi começar a utilizar aparatos tecnológicos que pudessem enriquecer ainda mais a experiência em sala de aula. Os alunos foram incentivados a utilizar tablets para pesquisa e apresentação de trabalhos, com o acompanhamento dos professores. Dessa forma, quando uma das mães apresentou para a direção da escola a Agenda Edu, a ideia foi bastante atrativa para toda a equipe. Nenhuma escola na região usava agenda digital, o pioneirismo aconteceu naturalmente.

A participação dos responsáveis A participação dos responsáveis na rotina escolar possui uma grande importância no desenvolvimento e no processo educacional do aluno. Cientes dessa importância, antes do uso da agenda digital, foi feita uma pesquisa com todos os responsáveis, que se mostraram receptivos à novidade. A ideia, inicialmente, era usar a Agenda Edu somente na Escola Brasinha, para os primeiros anos. Mas a utilização no Colégio Lyon foi essencial.

Os números da escola 2018

“Conforme as crianças foram passando de ano, a Agenda Edu foi acompanhando, do berçário à Educação Infantil. Só que, quando essas crianças entraram no Fundamental I e foram transferidas para o Colégio Lyon, os pais não queriam mais voltar para a agenda de papel. Quem já tem contato com a Agenda Edu não quer mais perder.”, afirma Thiara Saragiotto, Diretora Geral. Com a mudança de ano, a escola largou a agenda de papel e assumiu 100% a Agenda Edu. Como os responsáveis já tinham participado da pesquisa, houve poucos questionamentos. “Tivemos 90% de aprovação logo de cara e, com o tempo, os 10% restantes se adaptaram. Tínhamos certeza que ninguém ficaria sem utilizar a agenda digital.”, conta Thiara. Hoje, na hora da matrícula, os responsáveis já instalam a Agenda Edu com a ajuda da secretária. A escola também já começou a usar o Edu Go!, para controle de entrada e saída da escola. Uma boa dica para incentivar o uso e a aceitação de responsáveis é organizar e mostrar as vantagens da comunicação digital. Aponte a praticidade que é ter a agenda escolar no celular e como isso ajuda no desenvolvimento do aluno.

100%

2.200

Alunos cadastrados

Atividades

100.000

145.000

Mensagens

Resumos diários

350

38.000

Comunicados

23

Fotos


JORNADAS

Tecnologia como aliada da educação A Bambino Escola Bilíngue entendeu que a tecnologia é uma forte aliada no desenvolvimento dos alunos e não tem como pensar no futuro sem tecnologia.

Fundada em 2013, a Bambino Escola Bilíngue é a materialização do projeto de um italiano que havia se mudado para o Brasil e de uma pedagoga com bastante experiência no mundo da educação. Juntos eles criaram uma escola de Educação Infantil diferenciada, que não só tinha como objetivo atender as demandas da população de Mossoró (RN), mas também oferecer uma proposta diferenciada que pensasse na formação integral da criança, voltada para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social. A Bambino trabalha com vários parceiros, focados em diferentes áreas: aprendizagem de um segundo idioma (inglês), desenvolvimento socioemocional, construção robótica, preocupação com hábitos alimentares saudáveis e entendimento de como lidar com dinheiro. Não é a toa que se tornou referência no ensino infantil e já começou a oferecer turmas de Ensino Fundamental (em 2018 já ofereceram turma de 1º ano do EF e, a partir do ano que vem, também terão turma de 2º ano do EF). Hoje a escola atende quase 300 alunos nesse ambiente enriquecedor, numa aprendizagem bilíngue.

24

“Nosso foco é o desenvolvimento total da criança. Criamos uma escola que atende a todos, independente das diferenças.” Camila Vale Coordenadora Geral


AGENDA EDU

Para uma escola que se preocupa em trazer tantas abordagens diferenciadas, a utilização de novas tecnologias acaba sendo natural. Camila completa:

simples, rápida e fácil? Elas agradeceram muito! Toda comunidade escolar entendeu que a ferramenta era superpositiva.”

“Entendemos que a tecnologia é forte aliada no desenvolvimento, não tem como pensar no futuro sem tecnologia.” E a Agenda Edu se insere nesse contexto. Por isso, quando foram apresentados à plataforma, a adesão foi imediata. “De cara já entendemos e acreditamos que a Agenda Edu iria otimizar nosso tempo, melhorar nosso trabalho e facilitar a vida das famílias no acompanhamento da rotina dos alunos, principalmente para crianças que ficam no horário integral.”, relembra a coordenadora.

As funcionalidades de resumo diário e atividades são essenciais para o funcionamento da escola. Comunicados também é bastante utilizado, pois a equipe acompanha os responsáveis que leram ou não as mensagens, tendo um retorno claro. A Agenda Edu virou o braço direito, melhorando a comunicação e o feedback da família. Além disso, a Bambino sempre manteve um relacionamento muito próximo com a Agenda Edu, trocando sugestões e acompanhando todas evoluções da plataforma, para fazer a melhor utilização.

Para o processo de implantação, a escola passou um semestre utilizando a agenda de papel junto com a Agenda Edu. Logo no início do período de teste o feedback dos responsáveis, funcionários e professoras foi muito positivo. Camila afirma que qualquer receio ficou para trás:

Manter a família engajada é um dos maiores desafios que as escolas enfrentam. Mesmo com todas as ferramentas, é um processo rotineiro, pois ainda existe uma certa distância com alguns responsáveis. A Bambino Escola Bilíngue se preocupa muito com isso e sempre ouve os responsáveis, tentando ao máximo atender às expectativas deles e flexibilizar os contatos para estreitar cada vez mais esses laços. A Agenda Edu ajuda bastante nesse sentido, criando uma comunicação mais próxima.

“Ainda no período de teste as professoras já não queriam mais usar a agenda de papel. Imagina uma professora que estava acostumada a preencher diariamente 20 agendas, colar papel, etc e agora podia resolver essa comunicação de maneira

Os números da escola 2018

100%

3.000

Alunos cadastrados

Atividades

14.600

97.800

Mensagens

Resumos diários

380

Comunicados

25


JORNADAS

Cuidar dos pais, colaborar com a educação dos filhos A Creche da Turma é o berçário especial e exclusivo do Beach Park, que tem como objetivo reforçar a importância da amamentação para os filhos das colaboradoras da empresa.

26


AGENDA EDU

O Beach Park é reconhecido como uma das melhores opções de entretenimento para a família no Brasil e seu parque aquático já foi eleito o melhor do mundo. Mas eles foram além: em 2016 foi criada a Creche da Turma, um berçário especial e exclusivo para os filhos das funcionárias da empresa. Com a Creche da Turma, a funcionária que retorna da licença maternidade pode ficar próxima do seu filho e amamentá-lo sempre que necessário, mesmo durante o expediente. “A creche foi criada para reforçarmos socialmente que a amamentação é muito importante para o bebê nos primeiros meses de vida.”, explica a coordenadora Kelly Vieira. A creche começou apenas como berçário, atendendo crianças a partir de 4 meses, mas hoje oferece também Educação Infantil I, para crianças de até dois anos de idade. Além disso, o ano letivo também funciona de forma diferente, sem férias escolares. As professoras e equipe pedagógica fazem escala para tirar férias, assim é possível atender os filhos das funcionárias durante todo o ano, já que o Beach Park não para ao longo do ano. O projeto inovador ainda está crescendo e hoje tem capacidade para atender simultaneamente 21 alunos. Mas já existem planos de expansão para que seja possível atender todas as funcionárias da empresa.

A visão da própria Creche da Turma é ser simples e sustentável. Assim, a equipe logo percebeu que as mães não tinham tempo de acompanhar o que estava na agenda física, até pelo contexto do trabalho mais dinâmico. O processo de utilização da agenda física, com a necessidade de escrever todas as informações manualmente ou então ter que imprimir comunicados também estava muito desgastante para a equipe pedagógica. Uma das funcionárias conheceu a Agenda Edu na escola da sobrinha e trouxe a ideia para a Creche. A proposta foi imediatamente muito bem aceita por todas as mães e, principalmente, pelas professoras. Uma das professoras já havia usado a Agenda Edu em outra escola e adorou poder usar novamente. Após o treinamento, as atividades foram divididas entre professoras e auxiliares, para ganhar cada vez mais agilidade no envio das informações. Kelly reforça a importância de uma comunicação estruturada e em tempo real para engajar a família na rotina escolar: “Fazemos projetos mensais que envolvem a família e eles amam participar desses momentos com as crianças. Sempre buscamos um viés cultural ou focado em ações sustentáveis. Todas essas ações são informadas via Agenda Edu, para as famílias se programarem e acompanharem as novidades.”

Os números da escola

100%

360

Alunos cadastrados

Atividades

2018

870

2.700

Mensagens

Resumos diários

580 Fotos

27


JORNADAS

Comunicação com foco no desenvolvimento dos alunos Sempre preocupado em focar no desenvolvimento dos alunos e na construção de um relacionamento próximo com as famílias, o Berçário e Escola Gato de Botas é referência em Uberlândia.

Sua história já é tão parte da cidade que, a partir do ano 2013 foi fundado o Colégio Drummond, oferecendo os Ensinos Fundamental I e II, já que os responsáveis não queriam quebrar a experiência que eles tinham na Escola Gato de Botas. Hoje, parte dos 600 alunos são filhos ou netos de quem já estudou na escola, prova do excelente trabalho realizado nas últimas décadas. Mesmo com todo o know how adquirido no trabalho com Educação Infantil, quando foi feita a expansão para o Ensino Fundamental, a escola sentiu que faltava alguma coisa. A geração de crianças e adolescentes que está hoje nas escolas já nasceu conectada, não dá pra negar essa realidade. A equipe então estudou bastante e procurou referências em outros países e escolas, para trazer novas experiências para a dinâmica escolar. A primeira ação foi instalar lousas digitais em todas as salas de aula, assim o professor consegue interagir com a turma através de vídeos, jogos e softwares, aliando tecnologia e aprendizado. Esse olhar mais apurado para a inovação fez a equipe do Gato de Botas logo notar que a agenda de papel estava caindo em desuso. Por vezes os

28

professores não sabiam se os responsáveis tinham lido os recados e a troca de informações começou a ficar falha. Era latente que a escola precisava não só melhorar a comunicação, mas também ter um melhor retorno desse processo. Em busca de uma solução no mercado, conheceram a Agenda Edu pelo sistema de ensino Dom Bosco (a Agenda Edu é parceira exclusiva da Pearson) e a solução se encaixava perfeitamente. Segundo Matheus Carrijo, Coordenador Geral: “As ofertas de agenda digital que existem no mercado não se adaptavam à nossa realidade. Por exemplo, o resumo diário era engessado, o que limitava o nosso trabalho com período integral. A Agenda Edu é diferente, muito mais completa.” A implantação começou pelo Ensino Fundamental. No primeiro ano foi feita a transição, com o uso da agenda de papel e digital, para apoiar os pais que ainda estavam se acostumando. Ao longo do ano, os recados principais começaram a ser enviados somente pela Agenda Edu, e deixar de usar a agenda de papel foi natural. Agora, o mesmo processo está sendo feito na Educação Infantil.


AGENDA EDU

“No ano que vem teremos a escola toda se comunicando somente pela Agenda Edu. No berçário, que achamos que teríamos mais resistência, o processo foi surpreendente. Em menos de 4 meses a adesão dos responsáveis foi total. Reduzimos de 4 horas para menos de trinta minutos o tempo gasto com ligações diárias para os pais. Essa economia de tempo é incrível!”, diz Matheus. Os treinamentos e alinhamento constante entre a coordenação e as professoras foi essencial para o sucesso do processo de implantação. Hoje cada professora tem um tablet em sala de aula e tem autonomia para preencher as informações. As informações mais importantes passam pela aprovação da coordenação, em um processo bem simples com apenas um clique. A ferramenta de resumo diário é muito utilizada para deixar os pais sempre informados sobre o desenvolvimento das crianças e diminuir a ansiedade por novidades. Mas são as fotos que trazem o retorno mais positivo – as mães afirmam que é um acalanto no coração receber fotos em tempo real dos seus filhos, enquanto elas estão no trabalho ou em casa.

Os números da escola 2018

A agilidade na comunicação é a principal vantagem identificada por Matheus: “Disparo um recado e em poucos minutos já temos as respostas. As informações ficam registradas e a comunicação é muito mais ágil e eficiente. Do lado pedagógico, com a Agenda Edu o professor fica mais perto do aluno e da família, e a coordenação da escola consegue acompanhar de perto o trabalho do professor. Agenda Edu é uma mão na roda! A informação agora é uma via de mão dupla e assim conseguimos minimizar todos os ruídos.” Nesses 45 anos a educação mudou muito. Hoje a escola precisa trabalhar com o aluno e com a família. E essa é uma preocupação constante na Gato de Botas, que possui vários projetos para engajar a família: escola de pais, aulas abertas (vivência com os alunos) e outros diversos eventos para que eles possam entender todo o processo educacional. Aqui os responsáveis têm livre acesso ao ambiente da escola. Mas o principal continua sendo a comunicação: quando o pai é ouvido, acolhido, ele se sente mais engajado em participar. E a Agenda Edu tem um papel fundamental nesse processo.

100%

3.000

Alunos cadastrados

Atividades

14.600

97.800

Mensagens

Resumos diários

380 Comunicados

29


JORNADAS

30


AGENDA EDU

O engajamento escolar sob um novo olhar O engajamento escolar ainda é um dos grandes desafios para as instituições de ensino, mas o colégio Moreira Xavier encontrou na comunicação uma forma de aproximar os responsáveis da escola.

Com mais de 26 anos de história, o Colégio Moreira Xavier foi pioneiro em oferecer ensino de Educação Infantil no município de Aquiraz, no Ceará, ao identificar que existia uma grande demanda para atender esse público. Hoje, conta com mais de 600 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio e mantêm um olhar especial para os primeiros anos, com grande preocupação no desenvolvimento das crianças. O Colégio Moreira Xavier sempre teve como característica principal inovar, estar a frente do seu tempo e trazer novidades para o município. Por isso, foi um dos primeiros colégios a implementar a lousa digital e a oferecer aulas extracurriculares de tecnologia da informação para os alunos do Fundamental I ao Ensino Médio. Além disso, a relação com a tecnologia também é um foco constante na capacitação de professores, afinal, eles estão lidando hoje com crianças e jovens nativos digitais. Todo esse processo de inovação e digitalização é sempre acompanhado de perto pela coordenação e corpo docente, pensando nos responsáveis e alunos, para que ninguém se afaste do colégio e que o ensino oferecido seja sempre de qualidade.

31


JORNADAS

“A vantagem de utilizar a Agenda Edu é ter uma comunicação melhorada com os pais e a certeza que estamos caminhando rumo ao avanço tecnológico e à inclusão digital, possibilitando informação para as famílias em qualquer lugar e em qualquer momento.”

estavam usando a Agenda Edu. Durante todo o processo, a maior preocupação foi os responsáveis se sentirem parte da mudança, comprando o desafio.

Ricardo Menezes Técnico de Informática

Escola e família Entendendo que a rotina dos responsáveis é, na maior parte das vezes, muito exaustiva, e que isso acaba causando falhas de comunicação entre o colégio e as famílias, ficou latente a necessidade de melhorar esse canal. Ao receber um e-mail de apresentação da Agenda Edu, o Colégio Moreira Xavier identificou que implantar um aplicativo de agenda digital seria essencial para priorizar uma comunicação real e fidedigna, garantindo assim uma maior participação de todos os atores nos assuntos escolares. Para adaptação dos envolvidos no processo, a escola utilizou por quatro meses a agenda física e a digital. Do lado dos responsáveis, a dificuldade inicial enfrentada foi que muitos não tinham acesso à internet móvel. O incentivo foi feito por meio de comunicados, das redes sociais e dos pais que já

32

Já do lado da equipe interna, por meio de treinamentos e com a prática diária de utilizar a nova plataforma, todos viram que era um processo rápido e fácil, e logo perceberam seu valor. Quando os professores viram que os comunicados que eles enviavam para os responsáveis podiam ser acompanhados em tempo real e que isso deixa as famílias mais próximas e participativas, todos ficaram mais felizes e motivados com o novo canal de comunicação. Além disso, a escola entendeu que o principal desafio dessa jornada é quebrar paradigmas e ideias já pré-concebidas, oferecendo ajuda em qualquer processo novo implantado no colégio. “Com a Agenda Edu conseguimos mostrar que tanto o professor quanto o responsável podem estar no centro da atividade, seja na hora de um novo cadastro, seja na confirmação de leitura, todos percebem que fazem parte do processo e que tudo isso colabora na aprendizagem do aluno.”


AGENDA EDU

Os nĂşmeros da escola

100%

1.800

dos alunos cadastrados

Fotos

2018

30.000

4.500

Mensagens

Resumos diĂĄrios

500

9.000

Comunicados

Atividades

33


Expediente Direção Fernanda Lima Coordenação Livia Fontenele Textos Weila Mesquita

Revisão Larissa Pelosi Livia Fontenele Ilustrações Daniel Brito Design Editorial Regys Lima

Essas são algumas das escolas que fizeram da comunicação um diferencial na jornada educacional, mas você pode conferir muito mais acessando a Jornada Edu, o blog da Agenda Edu, que traz vários assuntos do universo da educação, além de diversos materiais ricos e gratuitos para você. Esperamos que você consiga despertar muitas ideias para a sua escola, inovar e melhorar a comunicação escolar. Sabemos que mudar e se adaptar ao novo não é uma tarefa fácil, os desafios existem para todas as escolas, mas você não precisa enfrentá-los sozinho. Estamos aqui para te ajudar!

Acesse: www.jornadaedu.com.br www.agendaedu.com


Profile for Agenda Edu

Agenda Edu - Jornadas #01  

Inspire-se com as histórias das escolas que vêm se destacandoe fazendo da comunicação um diferencial na jornada educacional. Veja na práti...

Agenda Edu - Jornadas #01  

Inspire-se com as histórias das escolas que vêm se destacandoe fazendo da comunicação um diferencial na jornada educacional. Veja na práti...

Profile for agendaedu
Advertisement