Issuu on Google+

AGENDA CULTURAL LISBOA ABR 2016 títu lo

1


TEATRO NACIONAL D. MARIA II 2

títu lo

21 ABR — 8 MAI

A CONSTITUIÇÃO SALA ESTÚDIO

13 — 30 ABR

O IMPROMPTU DE VERSALHES SALA GARRETT

DE

MOLIÈRE 13 ABR

170 ANOS DO D. MARIA II LIVROS EXPOSIÇÃO

ENCENAÇÃO

MIGUEL LOUREIRO PRODUÇÃO

CULTURPROJECT – GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS COPRODUÇÃO

TNDM II M/12

ESPETÁCULO FESTA

PARC E I RO D E C O M U N I CAÇÃO

PARC E I RO S TN D M I I

Informações e reservas 800 213 250 Bilheteira online www.teatro-dmaria.pt

DE

MICKAËL DE OLIVEIRA PRODUÇÃO

COLECTIVO 84 COPRODUÇÃO

TNDM II M/16


livros dancados 2 flores e revoluções 8

entrevistas

ana aranha 14

paulo de

carvalho

+agir 50

cadernos especiais

Filipe branquinho 18 novos albuns em concerto 58 os 170 anos do teatro d. Maria II 62 itinerArios de lisboa 70 ARTES22 CIências32 CInema36 DANÇA40 LITERATURA46 AGENDA MÚSICA54 TEATRO64 VISITAS GUIADAS72 CRIANÇAS78 veja no site da agenda cultural 96


livros 2

No ano passado, Alkis Raftis, presidente do Conselho Internacional da Dança (CID), lembrou a revolução operada por Sergei Diaghilev há cerca de um século, quando envolveu os músicos e pintores mais talentosos do seu tempo nas suas criações. Usando este exemplo, exortou os coreógrafos contemporâneos a procurarem incorporar outros ramos da arte e do conhecimento nas suas obras, com destaque para as disciplinas humanísticas como a literatura, história e filosofia, entre outras. Em sintonia com este desejo, apresentamos nas páginas seguintes um conjunto de coreógrafos nacionais que desafiámos a escolherem um livro especial, uma obra que de alguma maneira se relacione com os respetivos processos criativos. É também um modo de prestarmos homenagem ao Dia do Livro e do Direito de Autor, q ue secelebra a 5 de abril e, simultaneamente, ao Dia Mundial da Dança assinalado a 29 de abril.

DAN cados Reportagem tomás collares pereira Fotografia Humberto Mouco


L i v r o s da n ça d o s

3

Victor Hugo Pontes

Breves Notas sobre a Música Gonçalo M. Tavares Para Victor Hugo Pontes este livro poderia chamar-se Breves Notas Sobre a Dança, pelo modo como o autor se relaciona com o imaterial. "As pessoas andam à procura de uma história, de uma justificação, mesmo na dança". Preza ainda a ironia e humor do autor, algo que também procura ter nas suas criações. No Dia Mundial da Dança apresenta, no Maria Matos, a reposição de uma peça infantil de sua autoria, intitulada Vice-Versa.


4

L i v r o s da n ça d o s

Joana Von Mayer Trindade

O Banquete Platão Joana von Mayer Trindade trouxe um clássico, O Banquete de Platão, que representa, para si, um arquétipo sobre a própria criação. As personagens vão sendo ajudadas pela bebida a chegar a um estado alterado da consciência, que ela acredita ser essencial no processo criativo. O livro foi-lhe oferecido pelo pai, aos 19 anos, e tornou-se uma referência pessoal. Neste mês, leva até Berlim a peça que apresentou no Festival Cumplicidades em março, O Céu é Apenas um Disfarce Azul do Inferno, também de inspiração literária, baseado no poema de Teixeira de Pascoaes.


L i v r o s da n ça d o s

Witchcraft and the Gay Counterculture Arthur Evans Apesar de ter encontrado este livro há relativamente pouco tempo, Mariana Tengner Barros sente que a temática está presente em toda a sua obra. Escrito nos anos 70, aborda a história do ponto de vista dos oprimidos. O autor, ferozmente ateu, analisa a perseguição ao paganismo, vitimizando bruxas e homossexuais, pela mão da religião instituída. A coreógrafa sublinha "a repressão patriarcal a toda a essência feminina em absoluto, quer seja na mulher ou no homem". Nos dias 27, 28 e 29 abril participa como intérprete na peça Gala, do coreógrafo francês Jérome Bell, no Maria Matos.

Mariana Tengner Barros

5


6

L i v r o s da n ça d o s

Judas Amos Oz "É um romance fascinante com vários níveis de perceção." Amos Oz centra-se numa relação amorosa para falar sobre as tensões históricas entre judeus e palestinianos e entre judeus e cristãos. "Percebemos que o problema vem dos tempos de Saladino e das cruzadas, uma tensão ainda hoje não resolvida." Rui Horta gosta de evocar os grandes temas nas suas obras e considera que não é por acaso que o livro se foca na personagem de Judas, "um traidor em função de uma determinada conjuntura". No dia Mundial da Dança, estreia Romeu e Julieta, com a Companhia Nacional de Bailado (ver página 45).

Rui Horta


L i v r o s da n ça d o s

7

Andresa Soares As Minhas Propriedades Henri Michaux Andresa Soares diz-nos que a sua relação com a literatura tem mais que ver com a forma do que com o conteúdo. Gosta principalmente do modo de contar , do modo como o autor se relaciona com o leitor e do intercâmbio de personagens. Trouxe As Minhas Propriedades de Henri Michaux, que considera ter uma relação próxima com a sua dança, porque o poeta se coloca "como uma pessoa que nunca é estável, está sempre em transformação e utiliza a imaginação para se conformar com a sua inadaptabilidade na relação com o mundo". A capacidade de poder assumir qualquer identidade é uma forte inspiração para a dança.


8

FLORES E REVOLUÇÕES No dia 25 de Abril de 1974 um gesto espontâneo criou a marca da revolução que se vivia nas ruas. Civis e militares celebraram a chegada da democracia com cravos vermelhos que se perpetuaram no imaginário coletivo e na iconografia. A História encarregou-se de juntar factos e imagens e deu-lhe o nome: Revolução dos Cravos. Flores e revoluções, é sabido, andam de mãos dadas. Quem não recorda a recente Revolução de Jasmim (Tunísia, 2010), a das Rosas (Geórgia, 2003) ou das Tulipas (Quirguistão, 2005)? Em Portugal a ideia não é inédita. Dizem as crónicas que na crise de 1383-85 o povo de Lisboa festejou com cravos brancos a vitória sobre os castelhanos. E que na guerra que opôs liberais e absolutistas, o exército liberal entrou triunfante no Porto com hortênsias azuis e brancas, as cores que D. Pedro adotara para a bandeira, suspensas nos canos das armas. Os gestos repetem-se e a História trata de os reinventar. Neste 25 de abril haverá com certeza cravos nas ruas. No tradicional desfile na Avenida da Liberdade, nas celebrações institucionais, nas manifestações culturais e nos espetáculos que assinalam a data. E é com cravos que a Agenda Cultural deixa, nas páginas seguintes, um roteiro para festejar, com música, poesia, arte, o 42.º aniversário da revolução. Reportagem PAULA TEIXEIRA Fotografia Humberto Mouco


FLORES E REVOL U Ç Õ ES

9

Museu do Aljube 24 e 25 de abril, das 10h às 18h

No seu primeiro aniversário, o Museu do Aljube promove Os Dias da Memória onde todos aqueles que têm histórias da resistência e do encarceramento, vividas por si ou por familiares, são convidados a partilhá-las. Destaque ainda para a iniciativa Vidas Prisionáveis, uma série de entrevistas conduzidas por Ana Aranha (ver pág. 14) que no dia 20 de abril recolhe o depoimento de Fernando Rosas.


10

FLORES E REVOL U Ç Õ ES

Comuna Teatro de Pesquisa Quintas-feiras, às 19h

A Palavra dos Poetas, iniciativa regular do Teatro da Comuna, é este mês dedicada à Poesia da Resistência. Participam Carlos Paulo, Maria Ana Filipe, Maria Jorge e Gonçalo Botelho com música ao vivo de Hugo Franco.

Associação José Afonso 22 de abril, às 19h

Nesta data espera-se um tributo ao músico que foi uma das vozes da Revolução. A Associação José Afonso inaugura uma exposição em torno das nove capas de discos da autoria de José Santa-Bárbara e promove um concerto com Márcio Pinto (marimba) e Catarina Anacleto (violoncelo).


FLORES E REVOL U Ç Õ ES

11

Chapitô 24 de abril, às 22h

No Chapitô a data é celebrada pela noite fora com performances dos alunos da Escola e com a atuação dos Duralex, banda cujos membros estão ligados à justiça e que interpretam músicas revolucionárias e de intervenção.


12

FLORES E REVOL U Ç Õ ES

Edifício LX LxFactory 25 de abril, às 17h e às 21h

Em duas sessões são apresentados excertos da ópera Nubian Word for Flowers de Pauline Oliveros e Ione, que retrata a colonização britânica no Egito e Sudão remetendo para uma história de opressão que, neste dia, ganha um significado especial.


FLORES E REVOL U Ç Õ ES

Time Travellers 24 de abril, das 10h-13h

Conhecer os lugares-chave da Revolução e as histórias e personagens que lhes estão ligadas é a proposta da visita A Lisboa dos Cravos. As inscrições estão abertas até 22 de abril e toda a informação sobre preços e inscrições pode ser consultada em timetravellers.pt.

13

Casa da Achada Centro Mário Dionísio 25 de abril, às 18h

A data é evocada com informalidade, num convívio onde há espaço para comer, beber, conversar, cantar, ouvir o Coro da Achada e o Grupo de Teatro Comunitário da Casa da Achada.


entrevista

14

Ana aranha

Vidas prisionáveis Luís Almeida d'eça

Faz no próximo dia 25 de abril um ano que o Museu do Aljube abriu as portas ao público. O ciclo de tertúlias Vidas Prisionáveis, conduzido por Ana Aranha, constitui um dos pontos altos da programação. Falámos com a realizadora de programas da Antena 1 sobre estas conversas que recolhem depoimentos de ex-prisioneiros políticos e de resistentes à Ditadura do Estado Novo. Como surge o seu interesse pelas questões da tortura e da clandestinidade no Estado Novo? Sinto uma profunda admiração pelas pessoas conhecidas e anónimas que durante décadas, de forma generosa, corajosa e abnegada, lutaram, sofreram e se sacrificaram na defesa de um ideal de liberdade. Não se tratava de uma causa individual, mas pública, pelo país, por todos nós. Sinto um dever de gratidão em relação a esses homens e mulheres. Ouvir essas memórias pelos próprios é quase um dever e, trabalhando eu na Antena 1, penso que esse dever é ainda maior. Ao longo dos anos fiz programas diferentes, muito deles refletindo sobre o Estado Novo. Nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, sugeri uma série de programas, intitulados No Limite da Dor, com ex-presos políticos especificamente sobre a sua experiência de tortura

e interrogatório. Queria encontrar um leque diversificado de pessoas, quanto à idade e formações políticas, que tivessem passado por dois tipos de situações: as que suportaram a tortura sem denunciarem ninguém e as que cederam. Que diferenças constatou entre os relatos das pessoas que passaram por essas duas realidades? É muito difícil conviver com o facto de ter falado, muito ou pouco. Ouvi com frequência dizer que quem sofreu a tortura sem prestar qualquer informação, sofreu naquela altura, mas não sofreu a vida inteira. Quem disse alguma coisa, por pouco que tenha sido, e nalguns casos não foi pouco, isso afeta a vida da pessoa para sempre. É um sofrimento que permanece pela vida fora. Uns convivem com esse facto de forma mais pacificada, outros menos. Há pessoas que recorrem ainda hoje à ajuda psiquiátrica para viverem ou conviverem com algo que preferiam mil vezes que não tivesse acontecido. O importante é que todos tentaram resistir à tortura. Infelizmente, nem todos conseguiram, o que é humano. Concorda com a ideia de que “não é a obtenção de informação que motiva a tortura, antes a tendência para marcar no corpo a submissão”. Normalmente quando a PIDE prendia alguém já detinha informações. É comum


Š Humberto Mouco

15


16

e n t r e v i s ta A n a A r a n h a

os presos dizerem que a tortura era para estrato social elevado, mas não foi por isso subjugar, despersonalizar, aniquilá-los que foi menos mal tratado. como pessoas e, de alguma forma, “quei- Fez também um programa sobre as má-los” para o exterior. Um preso que se questões da clandestinidade. soubesse que tinha prestado informações Sim, Histórias Clandestinas. Foi uma nos interrogatórios era totalmente des- série mais curta que fala de um tipo de credibilizado. A polícia política queria situação que muitas vezes se cruza com a destruir a personalidade do preso, colo- prisão e a tortura. Histórias que nalguns cando o ser humano ao nível mais baixo. casos são verdadeiras epopeias. Podemos falar que se praticava uma Fale-nos do ciclo de tertúlias Vidas tortura de género e de classe? Prisionáveis, no Museu do Aljube. Sim, os próprios presos são muito claros O Dr. Luís Farinha, diretor do Museu relativamente às diferenças de condição do Aljube, convidou-me para fazer essocial, embora as coisas não fossem sem- sas tertúlias, mensalmente. Há sempre pre iguais. Depende das épocas. Nos anos um ou dois ex-presos políticos numa 40 um camponês que fosse preso seria conversa informal para pessoas difebarbaramente torturado. Com o final da renciadas da comunidade que queiram II Guerra Mundial, a poassistir. E no final uma lícia política alterou o tipo sessão de perguntas. É de tortura: sem deixar os A pide queria des- muito importante a preespancamentos e a "está- truir a personasença constante do pútua", por exemplo, come- lidade do preso blico jovem de escolas çou a submeter o preso a secundárias. O museu colocando o ser longos períodos de tortura faz um trabalho preparado sono e de total isola- humano ao mais tório de articulação com mento, dois métodos de baixo nível. a escola e os alunos antes uma violência extrema, de entrarem no auditório mas que não deixavam fazem uma visita ao mumarcas físicas visíveis. No caso das mulhe- seu, guiada pelo diretor. Este trabalho res também depende. Entrevistei a Maria prévio reflete-se no interesse que os esCustodia Chibante que, segundo a histo- tudantes manifestam durante a sessão e riadora Irene Pimentel, foi a primeira mu- nas perguntas que fazem no final. lher a ser torturada como um homem. Ali Alguma pergunta mais curiosa? ultrapassou-se uma fronteira e passou a Na última sessão uma aluna perguntou haver mulheres horrivelmente torturadas. aos dois entrevistados, antifascistas de Temos tendência a achar que as coisas me- gema, se alguma vez lhes tinha ocorrido lhoraram com a “Primavera Marcelista” e “passarem-se para o outro lado”. O resto não é verdade. Nos anos 60 a PIDE foi de do grupo riu. Mas um dos entrevistados, uma profunda violência e crueldade. Nes- que num primeiro momento também ta época o regime começou a confrontar- riu, respondeu depois num registo -se com grupos de extrema-esquerda cujo muito sério: “a pergunta da jovem não é funcionamento a PIDE não conhecia, fi- descabida. Isso aconteceu a muita gente”. cando mais desorientada. Por outro lado, Houve, de facto, quem tenha acabado surge o grupo dos católicos progressistas por colaborar com a PIDE denunciando que lidava muito com a questão colonial, pessoas, organizações, partidos. Ver página 43 tema intocável para o regime. A maioria Texto integral em www.agendalx.pt dos membros deste grupo vinha de um


17

13.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INDEPENDENTE

20 ABRIL – 1 MAIO 2016

BY

CINEMA SÃO JORGE / CULTURGEST / CINEMA IDEAL CINEMATECA PORTUGUESA – MUSEU DO CINEMA

Heróis Independentes Foco Silvestre Paul Verhoeven Jean-Gabriel Périot Vincent Macaigne

ORGANIZAÇÃO

PATROCINADOR PRINCIPAL

PARCEIROS

BILHETES À VENDA DE 6 DE ABRIL A 1 DE MAIO

CO-PRODUÇÃO


GALERIA AVENIDA DA ÍNDIA ATÉ 5 DE JUNHO / AVENIDA DA ÍNDIA, 170 / 218 170 534

Ana rita vaz

Paisagens Interiores, a exposição de fotografia que Filipe Branquinho apresenta na Galeria Avenida da Índia, resulta de um projeto desenvolvido entre 2011 e 2015 pelo fotógrafo moçambicano e pretende narrar Maputo, a cidade onde nasceu, vive e trabalha. Na mostra, Filipe Branquinho apresenta uma série de 24 fotografias que levam o espetador numa viagem por espaços da cidade, nomeadamente interiores de edifícios saturados de histórias e vestígios de passagens como escolas, cinemas, piscinas, entre outros. Com esta exposição, o artista propõe um debate sobre Maputo enquanto cidade africana pós-colonial, uma cidade que se constrói diariamente na busca de respostas a aspirações a uma modernidade de contornos difusos. Com Paisagens Interiores, Filipe Branquinho venceu o Prémio Internacional para Fotografia Contemporânea Africana Popcap’15.

FILIPE BRANQUINHO PAISAGENS INTERIORES


Casa de Ferro / recepção


Rรกdio Moรงambique / discoteca


Museu de Hist贸ria Natural / taxidermia


22

a rt e s

espaço fidelidade CHIADO8 – ARTE CONTEMPORÂNEA ATÉ 22 DE ABRIL LARGO DO CHIADO 8 / 213 237 346

MAURO CERQUEIRA E MUSA PARADISÍACA COLEÇÃO ANTÓNIO CACHOLA A primeira exposição do ano a integrar o ciclo de mostras da Coleção António Cachola, com curadoria de Delfim Sardo, apresenta uma seleção de obras de Mauro Cerqueira e da dupla de artistas Musa Paradisíaca. A presente mostra, que pretende dar a conhecer o diálogo entre dois dos projetos artísticos mais interessantes da nova geração de artistas portugueses, centra-se em diferentes períodos da obra de Mauro Cerqueira i n au g u r a m Abysmo galeria seg a sex: 10h -19h

rui silvares um mundo pior 8 abr a 6 mai

e em trabalhos recentes e inéditos em Portugal de Miguel Ferrão e Eduardo Guerra, os Musa Paradisíaca. A Coleção António Cachola, em depósito do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, é uma das mais significativas coleções de arte contemporânea portuguesa e é composta por obras nos mais diversos suportes e técnicas, espelhando a multiplicidade das práticas artísticas contemporâneas. Ana Rita Vaz

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico Seg a sáb: 10h -19h

de exposições, Piso 1 Leonor Fonseca Sala João Mariano Sala da Leitura, Piso 1 Maria Cannes conhecido Ágata Marques Maria Salgado Odesconhecido Sinestesia A menina do vestido [ANTE]Câmara Carlota Tei- salmão xeira Gomes Sala de Exposições, Piso 0 Judah Benoliel SpEctrum Ana Pérez Panorâmicas de Lisboa. Castelo Quiroga Joana Breviário Henriques do quotidiano # 8 Até 16 abr

13 abr a 13 mai

Appleton Square Ter a sáb: 14h -19h

António Bolota

14 abr a 12 mai

Até 11 jun

fê.me.a

Até 28 mai


a r t e s i n au g u r a m A Arte da Terra Seg a dom: 11h -20h

23

Casa do Alentejo

Galeria Bangbang Ter a sáb: 12h30-20h

João António Artistas em... Maria Antónia Fazenda (Re)tornar Melo Sereno Travessia(s) Pessoa Terra Coletiva 1 a 30 abr

Associação José Afonso seg a sex: 15h -19h

José Santa-Bárbara

Capas de discos de Zeca Afonso 22 abr a 30 jun Biblioteca dos Coruchéus Ter a sex: 10h -18h

Pintura 2 a 29 abril

Luís Afonso Cartoons 15 a 26 abr

Fábio Miguel Roque Fotografia 30 abr a 3 jun

Casa dos Mundos Ter a sáb: 14h30-19h30

Caria José Narciso Inês do mundo para Encadeamentos II Pintura 5 a 29 abr

Carlos Carvalho Arte Contemporânea Seg a sex: 10h -19h30, sáb: 12h -19h30

Roland Fischer

From Granada to Shanghai Fotografia 16 abr a 4 jun

Casa da Achada – Centro Mário Dionísio Seg, qui, sex: 15h -20h, sáb, dom: 11h -18h

lisboa: imagens para um roteiro do sensível irreal Instalação 7 abr a 9 jun

Centro Cultural de Carnide Seg a sex: 9H30-12h30/15h -19h

Associação Mãos do Mundo 42 X CARNIDE 20 a 27 abr

Centro de Documentação do Edifício Central do Campo Grande Seg a sex: 8h -20h

Fotografia Até 11 bar

60 Artistas da Casa das Colectiva de Artes em Tapeçarias Exposição nos 60 anos da Fundação LIGA Kin

Galeria Tapeçarias de Portalegre Seg a sex: 14h -19h30

1 a 29 abr

Hangar - centro de investigação artística qua a sáb: 15h -19h

Coletiva Até 30 abr

Ermida Nossa Senhora da Conceição Ter a sex: 11h -17h, sáb, dom: 14h -18h

Ana Pérez Quiroga Breviário do quotidiano # 8 Instalação 2 abr a 12 jun

Escola Artística António Arroio

UN BIJOU QUI VOYAGE

Exposição itinerante de joias 27 abr a 13 mai

LISBOA ABAIXO, LISBOA ACIMA / Gab-a, LISBONNE, UNE Pedro 10ª edição LECTURE DE LA Marques e Leonor Vasco VILLE Formas de sentir faculdade de Belas-artes

Galerias abertas 16, 17 abr: 14h -19h

Fotografias, montagens e textos 23 abr a 22 ago

Pintura, desenho e escultura 12 a 26 abr

Ser professor Ana Camilo – reaprender e Manuela sempre a Frade Africanidades ensinar Documentos e imagens inéditas Até 18 abr

Pintura 27 abr a 9 mai

Coletiva 1 abr a 28 mai

Galeria Acervo Seg a sex: 15h -20h, dom: 15h -18h

Não sei quantas almas tenho Coletiva 2 abr a 8 mai

Coletiva 30 abr a 9 jul

Hotel NH Campo Grande Seg a dom: 14h -20h

Ricardo Laires

Cor é poder e força que contamina a alma Pintura 7 a 29 abr

Leituria Seg a sáb: 10h -20h

25 de Abril 42 anos Coletiva 9 a 28 abr

Hugo Lucas 30 abr a 19 mai

João Silva Pintura Até 7 abr

Livraria Bulhosa Seg a sex: 9h -19h30, sáb: 10h -19h

Elisabete Raimundo Detalhes

Fotografia 2 abr a 31 mai


24

a r t e s i n au g u r a m / C o n t i nua m Museu do Oriente Ter a dom: 10h -18h, sex: 10h -22h

theblacksheep art gallery

Biblioteca Nacional de Portugal Seg a sex: 9h30-19h30, sáb: 9h30-17h30

silva Hinode - Obras ricardo carrasqueira: uma A Bíblia antologia de Arte Medieval Do Românico ao Japonesas Gótico (Séc. XII-XIII) Tradicionais e Contempo- Antónia Marques, Pedro O Tempo râneas Brito, César das Imagens Schofield Cardoso A Saudade O meu livro dos na Geografia avessos Alma, Fedor Feminina e Third Fotografia a partir de 22 abr

Verso Branco Ter a sáb: 11h30-20h

Diálogo com a pintura de Ilda David Até 21 mai

14 abr a 19 jun

Palácio da Independência Seg a sex: 10h -18h

Obra gráfica Até 30 abr

Calçada da Glória e Largo da Oliveirinha

Pintura, desenho, vídeo 19 a 30 abr

Exposição pictórica Itinerante 14 a 22 abr

c o n t i nua m

Passevite White Cube Ter a sáb: 16h -20h

apaixonarte seg a sex: 12h -19h30, sáb: 12h -17h

Pintura e desenho 9 a 28 abr

brainblossom

Francisco Agostinho

O Armário

José Grazina bárbara gil Galhos e Terra

Melancholia Fotografia Até 7 abr

Pavilhão Preto do Museu de Lisboa Ter a dom: 10h -13h/14h -18h

José Luis Tinoco Loop

2 abr a 22 mai Studioteambox Sáb a seg: 10h -19h

Marian van der Zwaan Red String Instalação 23 a 25 abr

Pintura Até 12 mai

Cântico Negro Arte urbana Todos os dias

Carpe Diem Arte e Pesquisa Qua a sáb: 13h -19h

Coletiva de instalação Até 18 jun

Catarina Leitão Instalação

Gustavo Sumpta

Casa da Liberdade – Mário Cesariny Seg a sab: 14h -20h

Edgar Pêra

Lisboa Revisitada Fotografia Até 9 abr

Culturgest Ter a sex: 11h -18h, sáb, dom: 11h -19h

Guy de Cointet Desenho Até 15 mai

Edge Arts Seg a sex: 10h -20h

Maísa Champalimaud Entre a Distância e o Presente Pintura Até 10 abr

espaço fidelidade Chiado8 - Arte Contemporânea

Mauro Cerqueira e Musa Paradisíaca Coleção António Cachola Pintura, escultura Até 22 abr

Espaço Santa Catarina Ter a sex: 15h -21h, sáb: 10h -16h

María Renée Morales

Evidência intagível de uma ação recíproca Vidro Até 6 abr

Estufa Fria Seg a dom: 10h -17h

António José Grazina Vasconcelos Lapa & Bárbara Maria do Mar GARAGEM SUL Assis Pacheco Fazenda Já reparaste como Arquitetura o ponto de interrogação parece uma em Concurso orelha, e como a Performance Até 11 abr

Atelier-Museu Júlio Pomar Ter a Dom: 10h -18h 

Casual Lounge Caffé Seg a sáb: 16h -02h

Pintura Até 5 jun

Centro Cultural de Belém Ter a dom: 10h -18h

Cerâmica e desenho em diálogo com a obra de Bordalo Pinheiro Até 15 abr

interrogação se faz escutar? Escolhas da curadora Até 10 abr

Percurso Crítico pela Modernidade Portuguesa Até 29 mai


a r t e s c o n t i nua m Eurostars Das Letras Hotel

Pedro Pina Vasconcelos Kinetic Landscapes Fotografia Até 29 abr

FNAC Vasco da Gama Seg a dom: 10h -00h

Rock in Rio 30 anos Fotografia Até 24 abr

25 Fundação Calouste Gulbenkian Qua a seg: 10h -18h

Edifício Sede | Galeria de Exposições Temporárias

Arquitetura Portuguesa | Criatividade e Inovação Até 6 jun

(POR) DENTRO Centro de Arte Moderna Torfs DE UMA MENTE Ana Echolalia CRIATIVA Até 13 jun

BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL ATÉ 21 DE MAIO CAMPO GRANDE, 83 / 217 982 168 / WWW.BNPORTUGAL.PT

A BÍBLIA MEDIEVAL DO ROMÂNICO AO GÓTICO (SÉCS. XII-XIII) EM DIÁLOGO COM A PINTURA DE ILDA DAVID Com o objetivo de dar a conhecer, pela primeira vez, um inestimável conjunto de manuscritos bíblicos iluminados dos acervos da Biblioteca Nacional de Portugal, da Biblioteca Pública de Évora e da Biblioteca da Ajuda, esta exposição apresenta alguns dos mais notáveis códices da Bíblia existentes em Portugal. Os manuscritos integram dois núcleos, sendo que o primeiro mostra as grandes Bíblias do Românico enquanto o segundo apresenta as escrituras portáteis do século XIII. O intuito é expor as transformações que se registaram na transição das grandes Bíblias Românicas para as pequenas Bíblias Góticas. Aproveitando a exposição dos códigos medievais, propõe-se um diálogo entre a arte da Idade Média e a Contemporânea, o que acontece graças a um conjunto significativo de obras da pintora Ilda David, produzidas, precisamente, para uma recente edição da Bíblia. ARV


26

a r t e s CO N TI N UAM

HEIN SEMKE

UM ALEMÃO EM LISBOA Até 13 jun

As Casas na Coleção do CAM Arquitetura Até 29 ago

Fundação Leal Rios Qui a sáb: 14h30-18h30

Luís Paulo Costa

Part One: One Another Até 7 mai

Fundação Portuguesa das Comunicações Seg a sex: 10h -18h, sáb: 14h -18h

Correspondências Coletiva

Até 30 jul Galeria 111 Ter a sáb: 10h -19h

III x III

Coletiva de pintura, desenho e escultura Até 30 abr Galeria Abraço Ter a sáb: 14h -19h

Galeria Baginski Ter a sáb: 14h –20h

Galeria Bessa Artes Ter a sáb: 13h -18h30 

MEXICANO

Até 30 abr

BRUNO CIDRA Escultura, instalação Até mai Galeria Belo Galsterer Ter a sex: 12h -19h, sáb: 14h -19h

Antoni Durà, PAPERWORKS Ripollés e III. Paisagem Xavi Carbonell sem paisagem De Vora À Beira Coletiva Até 4 mai

Galeria Avenida da Índia Ter a sex: 10h -13h/14h 18h, sáb, dom: 14h -18h

Filipe Branquinho

Paisagens Interiores Fotografia Até 5 jun

Coletiva Até 30 abr

Galeria Beltrão Coelho Seg a sex: 9h -13h/14h -17h30

Miriam Biencard A poética dos movimentos Instalação Até 8 abr

José Man

Galeria Filomena Soares Ter a sáb: 10h -20h

Bruno Pacheco Vermelho era o tom Pintura Até 21 mai

Galeria GivLOWE Ter, qui: 11h -20h, sex, sáb: 11h -23h, dom: 16h -22h

Anti Pasti Coletiva Até 17 abr

Galeria Millennium Seg a sáb: 10h -18h

José de Guimarães Esconjurações Até 20 abr


a r t e s CO N TI N UAM Galeria Monumental Ter a sáb: 15h -19h30

Alexandre Simões  Dias Distantes Fotografia Até 2 abr 

Galeria Opus 14 Ter a qua: 14h -19h, qui a sáb: 14h -23h

Manuela Bacelar e Catarina Sobral O MEU AVÔ

Ilustração Até 30 abr Galeria Pedro Alfacinha Qua a sáb: 15h -21h

Galeria das Salgadeiras Ter a sáb: 15h -21h 

Cláudio Garrudo Poster

Até 30 abr Galeria Valbom Seg a sáb: 13h -19h30

José de Guimarães Pintura Até 30 abr

Igreja de São Cristóvão

Não te faltará distância

Francis Alÿs Paradoxo da Praxis Vídeo Até 25 abr

António Júlio Duarte Inês Pardal

Junta de Freguesia de Alvalade Seg a sex: 9h -18h

Fotografia Até 7 mai

Galeria Quadrum Ter a sex: 10h -19h, sáb, dom: 14h -19h

Lugares e Momentos Pintura Até 5 abr

Kunsthalle Lissabon Qui a sáb: 15h -19h

Henrique Loja Iman Issa Exercícios de

Futurologia Instalação / vídeo Até 8 mai

Galeria Ratton Seg a sex: 10h -13h30/15h -19h30

Carusto Camargo

Papelejos & Cobogós - Vai & vem, Lisboa & Porto Alegre

Reasonable Characters in Familiar Places

Escultura, vídeo, som, fotografia, texto Até 2 abr Livraria Sá da Costa Seg a sáb: 14h30-19h30

Pedro Homem de Melo Contraluz

Azulejo e cerâmica Até 13 mai

Pintura Até 2 abr

Galeria Reverso Ter a sex: 11h -19h, seg, sáb: 14h -18h

Módulo – Centro Difusor de Arte Ter a sáb: 15h -19h30

Sophie Hanagarth  Joalharia contemporânea Até 16 abr

Ana Mata Pintura Até 9 abr

27 Museu da Água da EPAL – Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras Seg a Sáb: 10h - 17h30

MUDE – Museu do Design e da Moda. Coleção Francisco Capelo Ter a dom: 10h -18h

Wim Wenders Museu Infinito. À Luz do Dia até os Joaquim sonhos brilham Vasconcelos e o Museu IndusUma obra, uma Colecção trial e Comercial do Porto CHRISTIAN (1883-1899) BOLTANSKI Os 62 membros do Clube do Rato Mickey José Espinho em 1955 Fotografia Até 2 abr

Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva Ter a dom: 10h -18h

Até 17 abr

Até 8 mai

Museu Bordalo Pinheiro Ter a dom: 10h -18h

Bordalo à Mesa

Vida e Obra Design Até 17 abr

Made in Portugal ColorADD

Até 18 mai

Instalação Até 17 abr

Museu Coleção Berardo Ter a dom: 10h -19h

Museu da Eletricidade Ter a dom: 10h -18h

Enigma – Arte Portuguesa na Coleção Berardo 23 mar a 25 set

Nicolás Paris

Quatro variações à volta de nada ou falar do que não tem nome Até 3 abr

Ernesto de Sousa

Your Body is my body – O Teu corpo é o meu corpo Coleção de cartazes Até 3 abr

António Bolota, Bruno Cidra, Gonçalo Barreiros e Gonçalo Sena Sala dos Gessos Escultura Até 22 mai

Inês Botelho e Diogo Vaz Pinto

Havia um sino no meio da Estrada Instalação escultórica e sonora Até 22 mai

Ilustrarte 2016

VII Bienal Internacional de Ilustração Infantil para a infância Até 17 abr


28

a r t e s COn t i nua m / f e s t i va i s / c o n c u r s o s Museu do Fado Ter a dom: 10h -18h

Pedro Guimarães Até 29 mai

Museu da Marioneta Ter a dom: 10h -13h/14h -18h

Jan Balej

Little from the fish shop Marionetas e animação digital Até 30 abr Museu Militar Ter a dom: 10h -17h

JOÃO CASTRO SILVA Ossos

Escultura Até 20 mai Museu Nacional de Arte Antiga Ter: 14h -18h, qua a dom: 10h -18h

Vamos pôr Sequeira no lugar certo

A Adoração dos Magos Pintura Até 30 abr

Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado - Rua Capelo Ter a dom: 10h -18h

Narrativa de uma Coleção Coletiva Até 12 jun

Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado - R. Serpa Pinto Ter a dom: 10h -18h

João Grama

Hoje o mar não deixa Vídeo Até 1 mai

Museu Nacional dos Coches Ter a dom: 10h -18h

O TESOURO DA RAINHA SANTA Mário Linhares Imagem e Poder Até 19 jun

Obra convidada

Bernardo Bellotto

A Via di Riperra, em Roma (1742-1744)

Museu Kunstpalast, Düsseldorf Até 29 mai

Sala do Mezanino

Joana Roberto Marginal Pintura Até 16 abr

Palácio Nacional da Ajuda Qui a ter: 10h -18h

Branislav Mihajlović

Instantes de Luz no Paço Pintura Até 30 abr

Panteão Nacional Ter a dom: 10h -17h

Até 30 abr

Fotografia Até 18 abr

Perve Galeria Seg a sáb: 14h -20h

Até 12 jun

Arquitetuta Até 30 abr

Escultura Até 8 abr

Syntax Qua a sáb: 14h -19h

Nikolai Nekh Silent Spring Até 14 mai

3+1 Arte Contemporânea Ter a sex: 14h -20h, sáb: 11h -16h

Less Than Objects Até 2 abr

Velha Gaiteira Seg a dom: 12h -2h

Clara Azevedo Susana Paiva Dead End

Quando o mar O Som da deixa Criação Museu Nacional de História Natural e da Ciência Ter a sex: 10h -17h, sáb, dom: 11h -18h

De um lado e do outro

Underdogs Gallery Ter a sáb: 14h -20h

Museu Nacional de Etnologia Ter: 14h -18h, qua a dom: 10h -18h

Seleção de videogramas do Arquivo Fílmico do Museu Até 1 mai

Elsa Gonçalves e Pedro Fazenda

Até 7 mai

A Pequena Galeria Qua a sex: 18h -20h, sáb: 16h -20h

Ilustração Até 3 abr

Sociedade Nacional de Belas-Artes Seg a sex: 12h -19h

Humberto Delgado – SARA & ANDRÉ A matriz e o Coragem paradigma Determinação Reconhecimento Pedro Matos

Lisboa, o que o turista deve ver

O retrato europeu na coleção de desenho do O que é a inoMNAA vação em ArCOLECCIÓN MASAVEU GRECO, ZURBARÁN, quitectura? GOYA, SOROLLA Até 3 abr

Mute Art Project

Pinturas sonoras de Beezy Bailey e Brian Eno Até 14 mai

Roca Lisboa Gallery Seg a sex: 10h -19h, sáb: 10h -17h

Raquel Fortuna e David Valentim

Planet(a) Tuvalu: O Fim do Mundo Fotografia Até mai

Mnemónica Fotografia Até 17 abr

f e s t i va i s

I Festival de Arte Urbana Bairro Padre Cruz 30 abr a 15 mai

concursos

MANPOWER ‘ 16

3 jun Open Call até 15 abr www.manpowerfestival.com

Não basta falar sobre a importância dos concursos. Há que promovê-los. Concurso de arquitetura

Sobreviver / Área Metropolitana de Lisboa Entrega das propostas 2 mai www.escolha-arquitectura.pt 


a r t e s c o l ó q u i o s / c o n v e r sas / c u r s o s / wo r ks h o p s

Colóquios Centro de Informação de Lisboa (CIUL)

A Imagem de Lisboa: o Tejo e as Leis Zenonianas da Vista do Mar 13, 14 out Call for papers até 31 mai

c o n v e r sas / c o n f e r ê n c i as Casa da Achada – Centro Mário Dionísio

O Saal em Lisboa

Com José António Bandeirinha sobre o projecto SAAL em Lisboa 16 abr: 16h

Em que consiste ler uma cidade? Com Jean Luc Le Douarec e Alain Campos 23 abr: 16h

Colar, pintar, transformar - porque vemos nas ruas um espaço de intervenção?

Com Alain Campos, Boss, Hervé Di Rosa e Samantha Muleca 24 abr: 18h

Chamamos hoje João Martins Pereira

Com Adelino Gomes, Francisco Louçã, Jean-Luc Le Douarec, João Ferrão, João Moreira 28 abr: 18h Fundação Calouste Gulbenkian

Conferências no âmbito da exposição (Por) Dentro de uma Mente Criativa – Arquitetura Portuguesa Criatividade e Inovação Com Gonçalo Byrne 14 abr: 18h30

Francisco e Manuel Aires Mateus 28 abr: 18h30

Igreja de São Cristóvão

Que fé move montanhas? A obra de Francis Alÿs

Conversa com Paulo Pires do Vale no âmbito da exposição Não te faltará distância 21 abr: 18h30

ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA | FOTOGRÁFICO ATÉ 28 DE MAIO RUA DA PALMA, 246 / 218 844 060 WWW.ARQUIVOMUNICIPAL.CM-LISBOA.PT TRAVESSA DA ERMIDA 2 DE ABRIL A 12 DE JUNHO TRAVESSA DO MARTA PINTO, 21 / 213 637 700 WWW.TRAVESSADAERMIDA.COM

ANA PÉREZ-QUIROGA BREVIÁRIO DO QUOTIDIANO #8 Breviário do quotidiano #8 - Os regimes acumulativos dos objetos e as suas determinantes é uma exposição onde Ana Pérez-Quiroga mostra a sua relação com objetos banais que fazem parte do seu quotidiano. Na Travessa da Ermida, a artista apresenta uma instalação de vários objetos, todos eles fotografados e devidamente legendados, em madeira, rede, cobre, lâmpada e cabo elétrico, bem como 250 imagens/fotografias digitais sobre papel azul. No Arquivo Municipal de Lisboa, Ana Pérez-Quiroga mostra uma instalação dos registos fotográficos que fez dos objetos que possui na sua casa da baixa lisboeta, onde vive desde 1998. As fotografias partem da necessidade da artista de mapear e catalogar o seu dia-a-dia. ARV cursos / wo r ks h o p s 40 Camels

Ateliê de fotografia de retratismo oitocentista Vários horários Info: 933 139 785

Academia de Artes e Tecnologias

Desenhar&Pintar Lx, Fotografar Lx, Cerâmica, Pintura em Azulejo Vários horários IA

Academia Novas Letras

Desenho e Pintura Qua: 15h -16h20

António Luís Campos

Workshop de Fotografia de Viagem

30 abr: 10h -18h30, 1 mai: 9h -18h30 ASSociação de ARTESÃOs DA REGIÃO DE LISBOA

Elaboração de um livro em branco com  ½ encadernação (Francesa) 7 abr: 10h -17h

Elaboração de um livro em branco com lombo direito, encadernação inteira 14, 21 abr: 10h -17h

Conservação e Restauro 16 abr: 10h -17h

Encadernação Tradicional

29, 30 abr: 10h -17h

Flores em Argila Polimérica

Workshop com Angie Scarr 15 abr: 16h30-19h30

29


30

a r t e s c u r s o s / wo r ks h o p s APCC - Associação para a Promoção Cultural da Criança

Ateliê de Máscaras, de Marionetas Marotes, Trabalhar o Papel / o Plástico IA

Ar.Co – Centro de Arte & Comunicação Visual

Processos Fotográficos Alternativos: Gomas Bicromatadas e Cianotipias 2 a 30 abr Sáb: 10h30-13h

Atelier da Cor

Associação de Residentes de Telheiras

Aulas de pintura óleo acrílico

Sáb: 10h -13h ou 15h -18h Ateliê de Arte e Arte Psicoterapia

Aulas de pintura terapêutica e sessões de arte-psicoterapia Vários horários Info: 918 207 671

Ateliê de Cerâmica Chamote Fino

Cursos de Cerâmica, Pintura sobre Azulejo

7 a 28 abr Qui: 15h -18h

Seg a sex: 14h -17h, 18h -21h, sáb: 10h -13h

Banda Desenhada

Atelier de Joalharia

7 abr a 16 jun Qui: 18h30-20h30

Desenho: Materiais não tradicionais do desenho 11 abr a 16 mai Seg: 18h30-21h

Quadros Vivos – Goyescas de Granados 13 abr a 18 mai Qua: 18h30-21h

Desenho científico 29 abr a 17 jun Sex: 15h30-18h Arte pel’Arte

Pintura | Desenho

Seg, qui: 16h -18h ou 18h30-20h30

Curso de Restauro Qui: 14h30-17h30 Artlier

Restauro e reciclagem de móveis Vários horários

Restauro de Loiça Qui: 11h -13

Limpeza de uma pintura

Iniciação e aprendizagem das técnicas e métodos da Joalharia Orientação de Catarina Silva Vários horários IA catrinasilva@gmail.com / 965 424 279

Cursos de Aguarela, Pintura e Escultura Qui, sex

Ateliê MF

Desenho e Pintura para Azulejos Ter, qui: 10h30-12h, 18h30-20h Atelier do Paço

Livros de artista Sáb: 14h -16h

Desenho iniciação Atelier Pasta de Papel

Empalhamento

Qua , sex: 11h -13h

Técnicas Criativas e Relaxamento pela Arte Sáb: 11h -14h

Workshop em pasta de papel

Qui: 19h -22h MP / IA ricardo.andrade@ncreatures.com Cá – Ateliê de Expressão Plástica

Pintura em aguarela, cerâmica, pintura em azulejo IA

Casa da Achada – Centro Mário Dionísio

Oficina de tapetes com Ana Paula Silva Dom: 15h30-17h30

Ter: 10h30, 18h IA zabica@sapo.pt

Um ano a desenhar para o futuro 2016

Ateliê Santa Rufina

Workshop de Mosaicos Sáb: 11h -13h Info: 934 188 287

Soltar o traço 9 abr: 10h30-13h

Oficinas de Libertação Artística para Adultos Qui: 19h -20h30

Workshops Temáticos de Fotografia com João Caseiro sáb: 14h -18h

Casa de Trás-osMontes e Alto Douro

Pintura em azulejo e faiança Qua: 17h30-19h30

Desenho

Horário a combinar

Ter, qui: pós-laboral Caulino Ceramics

Ateliê de cerâmica

IA

Artesanato em joias Com Susana Salazar sáb: 18h -20h suasalacubo@gmail.com

Curso de Cerâmica, Workshop de Porcelana, de Esmalte e de Recriação de Bijuteria Clube Estefânia

Traço e Pintura de Azulejos e Modelação de Barro Ter: 14h15-16h45  Info: 919 981 288 Contraprova

Técnicas de gravura Formação contínua Qui: 19h -22h IA

Pedimos desculpa pelo incómodo causado Programa de jovens 1 a 29 abr sex: 14h

Aulas e oficinas de Arte Contemporânea à hora de almoço Expressão visual 21, 28 abr: 12h30

escola de belas artes Pedro Serrenho

Desenho/Pintura, Iniciação à Gravura, Desenho de Corpo Humano (com modelo), História da Arte, Desenho e Geometria Descritiva Info: 917 540 178

Escola de Dança Ana Köhler

Pintura e Desenho Criativo Sáb: 11h30

Fotografia

c.e .m . – centro em movimento

Seg a dom: 15h -23h

Culturgest

Casa-Atelier Vieira da Silva

Seg a sex: 11h -21h

Curso de Pintura

Vários horários

Desenho Artístico

Casa Estrela do Mar

Ateliê Melício

Centro de Recreio Popular do Bairro

Cerâmica Bairro Alto

Ateliers de Alfama

1 abr a 20 mai Sex: 19h30-21h30

Artes Plásticas e Fotografia

Iniciação à Marcenaria Qua: 18h30-20h30

Vários horários

Pedro Alves

Qua: 18h30-21h IA cursolisboa@gmail.com

Iniciação à Talha

Desenho, pintura, gravura e história de arte

Atelier de Lisboa

Ter ou qui: 10h -13h

Seg: 14h -17h

Atelier de São Bento

Espaço INATEL Mouraria

Costura criativa

Ter, qui: 9h30–13h30 Espaço 62

Desenho de Modelo Ter: 18h -19h30


a r t e s c u r s o s / wo r ks h o p s Faculdade de BelasArtes da Universidade de Lisboa

Desenho em Perspetiva - Representação Rigorosa 11 abr a 21 jun Seg, ter: 18h -20h30

Workshop de Técnica Fotográfica 2 abr, 24 abr: 10h Leituria

Os segredos do álbum ilustrado

14, 21, 28 abr: 18h30-20h Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva

Viagem - O escuro era grande, o mar muito grosso, o vento muito rijo Curso teórico 30 abr, 7, 14, 21 mai: 15h -17h

Galeria Diferença

Cursos de Gravura

Qua , sex: 16h30-19h30, ter: 18h30-21h30, 1º e 3º sáb/m ês: 15h30-19h30

Cursos de Desenho (iniciação) Sex: 18h30-20h

Sessões de Modelo Vivo Sáb: 11h -13h

IA

Lisbon Photographer

Atelier de fim de semana de Iniciação à Fotografia www.lisbonphotographer.com

Mestres do Regueirão

Memórias em álbum Qua: 10h -12h

Instituto de Artes e Ofícios

Oficina de mobiliário, de pintura, de escultura e talha IA Instituto Portugu ês do Desporto e da Juventude

Curso de Pintura Com Carlos Franco Sáb: 10h -13h IA

Instituto Portugu ês de Fotografia

Workshop de Lightroom 2 abr: 10h

Workshop de Retrato 2 abr: 10h

Oficina de tecelagem manual e tapeçaria Qua: 13h30-17h30

Museu do Oriente

MP

9 abr: 14h -18h

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Papel marmoreado Kumihimo – cordão entrançado II

Mizuhiki – nós japoneses

Vários horários

Museu Nacional do Azulejo

Museu Nacional de Etnologia

Galeria 36

Desenho, Pintura e Ilustração

30 abr, 7, 21 mai: 10h30-17h

Movimento de Educação pela Arte

Cursos práticos de joalharia

Galeria Vale Formoso

Museu, Arte e Educação – Museu Nacional de Arte Antiga – Os Pintores e o seu tempo

Seg: 19h -21h

Amigurumi – bonecos em crochet

Qua: 14h -19h IA

9, 16 abr: 10h -17h, 23 abr: 14h30-18h

Introdução à cerâmica

Galeria Reverso

Pintura sobre Azulejo

O Eremita no Ocidente Medieval – Da Imagem ao Texto

Modelação de barro e pintura de azulejo MP

9 abr: 10h -12h

O PRAZER DE FAZER, a Joia ao Alcance da Mão

31

9, 16 abr: 14h30-17h30

13 abr: 15h -17h

Bojagui, patchwork coreano - duru jumoni 16 abr: 10h15-12h15

A xilogravura na colecção kwok on

Workshop de Desenho 2, 9, 16, 23, 30 abr: 10h30-13h

Centro de Recursos Educativos – Jardim Botânico

Jardim Azul – Oficina de Cianotipia 16 abr: 10h -14h

Diário gráfico. O Pormenor e a Escala

Workshop de Desenho Convento S Pedro Alcântara 9 abr: 15h

MEF - Movimento de Expressão Fotográfica

Oficina de costura criativa

14, 16, 17, 19 abr

Mundo Património

Costura criativa

11h -13h, 15h -17h, 19h -21h

Open day de costura criativa 8 abr

Desenhar o bairro com Eduardo Salavisa

Tosca – Oficina de fotografia estenopeica

Museu Nacional de Arte Antiga

Tosca - Oficina de fotografia estenopeica + revelação

Bairro de Campo de Ourique 2 abr: 10h -12h30

Monstros: pensar o diferente

Oficina para jovens e adultos 10 abr: 15h30-17h30

Desenho e gravura Por José Faria

Desenho de Figura Humana - Retrato, Técnicas de Calcografia e Gravura em Metal, Técnicas em Pintura IA

Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul

Cursos de Formação

Com Luís Rocha e Tânia Araújo IA

Sociedade Nacional de Belas-Artes

Workshop de quimigrama

9, 10 abr: 11h -13h30/14h30-17h

Workshop de Joalharia Contemporânea

9, 16, 23, 30 abr, 7, 14, 21, 28 mai: 10h -13h/14-18h IA

Teatro da Voz

Desenho aberto

Vários horários Viragem Lab

Técnicas de Impressão de Preto e Branco Sáb, dom

Museu de São Roque

28 abr: 15h -17h

Curso prático de fotografia - Fotografia de Retrato

Ponto de Luz Atelier

3 abr: 10h -14h

3, 10 abr: 10h -14h

E Escolas EG Entrada Gratuita IA Inscrições Abertas GO Grupos Organizados MP Marcação Prévia PG Público em Geral

> Contactos pág 91


32

Ci ê n ci as

FACULDADE DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA 15 DE ABRIL ÀS 8H15, 16 DE ABRIL ÀS 9H30 AL. UNIVERSIDADE / 217 943 655 / WWW.PSICOLOGIA.ULISBOA.PT

XXVII COLÓQUIO DO MEDO - DA LIBERDADE Com este colóquio pretende-se refletir e debater sobre os caminhos que a liberdade, enquanto faculdade de pensar livremente e agir de acordo com a própria vontade, e o medo percorrem no mundo psíquico e no mundo social. Participam pensadores nacionais e internacionais das áreas da

As 3 Ecologias Até 25 abr

Palácio Pombal

Espaços Urbanos de Possibilidade

Workshop em inglês por Sacha Kagan. 2 abr: 10h -20h, 5 abr: 18h30-21h EG / MP lilianacoutinho@egeac.pt

Mercado de Saberes

9 abr: 14h30-18h30 EG

Cidades em Transição

Workshop por André Vizinho e Sara Serrão. 9, 10 abr: 10h -18h30 Inscrições abertas até 6 abr. bilheteira@teatromariamatos.pt

Encontro com David Abram Em inglês. 21 abr: 18h30-20h Inscrições abertas até 14 abr. lilianacoutinho@egeac.pt EG Maria Matos Teatro Municipal

Economia, Ética e Relações Sociais

Conferência em português e inglês por Filipe Alves, Sofia Santos e Tony Greenham. 13 abr: 18h30 EG

Entre o Corpo e a Terra que Respira: Linguagem Selvagem e Ecologia da Experiência Sensível Conferência em inglês por David Abram. 20 abr: 18h30 EG

psicanálise, história, artes, arquitetura, sociologia e filosofia política. A psicanálise, ao dialogar com outras áreas de conhecimento, procura um olhar mais abrangente e humanizante sobre a liberdade e o medo. Mais informações em www. daliberdadeedomedo.blogspot.pt. Cristina Engrácia Academia das Ciências de Lisboa

Visitas Guiadas GO / MP Exposição Permanente no Museu Maynense Seg, qua : 10h -18h

CICLO DE CONFERÊNCIAS DA CONSTRUÇÃO À QUEDA DO IMPÉRIO

Representações da Europa na Literatura de Viagens Ibérica do Início da Modernidade Por Paulo Catarino Lopes. 4 abr: 17h

O Oriente

Por Carlos Monjardino. 5 abr: 17h

A Roteirística no Caminho Marítimo para a Índia Por José Manuel Pereira. 6 abr: 17h

CICLO DE CONFERÊNCIAS A PAZ E O PACIFISMO O Pacifismo em Teoria -Os Projetistas da Paz Por José Manuel Pureza. 11 abr: 17h

Direitos Humanos no Século XXI Por Vítor Feytor Pinto. 12 abr: 17h

Luther King e a sua Atualidade Por João Baptista Neto. 13 abr: 17h


c i ê n c i as

Mandela e o Pacifismo Por Adriano Moreira. 18 abr: 17h

As Tarefas do Entendimento Global, Condição da Paz Mundial

Por Viriato Soromenho-Marques 19 abr: 17h

A Intervenção Humanista do Papa Francisco Por Manuel Clemente. 20 abr: 17h

A Atualidade de Ghandi Por Narana Coissoró. 20 abr: 17h

Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos

CICLO DE CONFERÊNCIAS À DESCOBERTA DA MEDICINA NA HISTÓRIA A Medicina Árabe

Por António Dias Farinha. 4 abr: 18h

Farmacologia: Das Origens Remotas até aos Contributos da Ciência Árabo-Islãmica Por Álvaro Pereira dos Santos. 18 abr: 18h EG

APCC - Associação para a Promoção Cultural da Criança

Ateliê de Microfoguetes IA

Banco de Portugal

NÚCLEO DE INTERPRETAÇÃO DA MURALHA DE D. DINIS Visitas Livres

Qua a sáb: 10h -18h (última entrada 17h50)

33 Biblioteca dos Coruchéus

Método Biochá

Por Zélia Sakai. 14 abr, 12 mai, 9 jun, 13 out, 10 nov, 15 dez: 11h -12h30

Saber Comer

Palestra por Cármen Santos. 15 abr: 18h wtcy.tcy@gmail.com

Uma Mão Cheia de Energia: Estudo Introdutório dos Cinco Elementos, à Luz da Medicina Tradicional Chinesa

Por Sílvia Romão. 28 abr, 26 mai, 23 jun: 15h -17h projetochegar@gmail.com IA

A Nossa Ligação com as Plantas Por Zélia Sakai. 29 abr, 27 mai, 24 jun: 16h -17h30 zeliasakai@gmail.com IA

Biblioteca da Junta de Freguesia de Belém

África no Tempo de Vasco da Gama

Conferência por Ângelo Oliveira. 14 abr: 17h Biblioteca Nacional de Portugal

A Circulação do Direito na Europa Medieval: Manuscritos Jurídicos Europeus em Bibliotecas Portuguesas Exposição. Até 31 mai Seg a sex: 9h30-19h30, sáb: 9h30-17h30 EG

CICLO DE SEMINÁRIOS DE HISTÓRIA MODERNA O Tráfico de Escravos 27 abr: 16h -18h EG

EG

Visitas Orientadas

Sex: 13h30, sáb: 11h EG / GO /MP

Info: 213 213 240 Biblioteca de Belém

CICLO DE TERTÚLIAS NA BIBLIOTECA ESPECIALIZADA ANA DE CASTRO OSÓRIO As Mulheres e a Música Por Gabriela Canavilhas. Moderada por Ana Sara Brito. 28 abr: 18h EG

Biblioteca da Penha de França

FelizMente

Workshop por Florbela Fidalgo e Luís Picado. 9 abr: 15h30 Info: 218 172 410 EG / MP Casa da Achada - Centro Mário Dionísio

Lisboa, uma Cidade em Transformação

Por Pitum Keil do Amaral e Vítor Matias Ferreira. 9 abr: 16h

O Terreiro do Paço é uma Praça ou uma Maneira de Pensar?

Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

Intervenção Urbana

15 abr: 8h15, 16 abr: 9h30 Info: 217 972 108

Por Jean-Luc Le Douarec. 24 abr: 16h

Visita por Alain Campos. Ponto de encontro: Casa da Achada. 25 abr: 11h

Convívio do 25 de Abril 25 abr: 18h

Lisboa, uma Cidade de Pequenas Coisas

Intervenção crítica num percurso por Susana Sequeira e Jean-Luc Le Douarec. 30 abr, 1 mai: 10h

Lisboa Também é um Porto Conversa por Ana Barata e Jean-Luc Le Douarec. 30 abr: 16h Centro de Arqueologia de Lisboa

Visitas Orientadas Seg, qua EG / MP

Centro de Interpretação de Monsanto

EARTHfest’2016

XXVII Colóquio Do Medo - Da Liberdade

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Pensamento e Escritos (Pós) Coloniais Por Adriano Moreira, Eduardo Lourenço, Helder Macedo e José-Augusto França. 20 abr: 14h30 EG

Fundação Calouste Gulbenkian

Speaking for Science

Workshop em inglês por Malcolm Love. 18 abr: 10h Fundação Portuguesa das Comunicações Seg a sex: 10h -18h, sáb: 14h -18h Ùltima qui: 10h -22h

O Correio entre Fronteiras e Trincheiras Exposição. Até 18 abr

Espetáculos, filmes, exposições, feiras, debates, palestras, oficinas e visitas. 30 abr, 1 mai: 10h earthfest2016.blogspot.pt EG

O Cabo Submarino num Mar de Conetividades

Cordoaria Nacional

Gabinete de Estudos Olisiponenses

Real Bodies

Exposição. Até 10 abr Todos os dias: 10h-20h Info: 910 494 012 El Corte Inglés

CICLO DE CONFERÊNCIAS DE PEDOPSIQUIATRIA

Medos, Fobias e Coisas que Tais: Uma Abordagem às Perturbações de Ansiedade Por Margarida Crujo. 5 abr: 19h relacoespublicas@elcorteingles. pt EG / IA Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Conferência COP 21 Desafios para Portugal depois da Conferência de Paris 22 abr: 8h30-18h

Exposição. Até 30 abr

CICLO DE CONFERÊNCIAS TEMAS OLISIPONENSES Os Postais da Grande Guerra - Combater com Cartolina, Tinta e Fios de Seda Por António Ventura. 21 abr: 18h30

De Cantão a Lisboa: O Caso Judicial de Li Wei 1789-1809 Por Jorge Santos Alves. 28 abr: 18h30 EG

Grupo Amigos de Lisboa

Golfinhos d’Aquém e d’Além Tejo: Histórias de Pessoas, Ambientes Marinhos e Cetáceos Conferência por Cristina Brito. 2 abr: 15h


34

c i ê n c i as

Yzabel de Aragon: A Rainha Taumaturga (Nos 500 Anos da Beatificação de Santa Isabel)

Conferência por Heitor Baptista Pato. 23 abr: 15h

Rainha e Santa - O Tesouro de Isabel

Visita à exposição no Museu Nacional de Arte Antiga. 29 abr: 15h Instituto Gemológico Portugu ês

CURSOS DE GEMOLOGIA Iniciação à Gemologia 2, 3, 9, 10 abr: 10h -19h

Perito em Graduação de Diamante 3 a 10 mai: 10h -19h

Master de Pedras de Cor 16 a 19 mai: 10h -19h formacaoigp2@igp.com.pt IA Instituto de Geografia e Ordenamento do Território

CICLO DE SEMINÁRIOS A UNIVERSIDADE DE LISBOA NA AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL A Terra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

CURSO LIVRE AMOR E PSICOPATIA Curso por Carlos Céu e Silva.

O Lugar do Amor e a Construção Psicológica das Emoções 5 abr: 18h -19h30

Os Desamores do Amor e Amar em Português, Através da Literatura A Ausência dos Afetos e a Incompreensão dos Sentimentos 19 abr: 18h -19h30 entrecampos@bulhosa.pt IA

CONVERSAS COM HISTÓRIA

A Senhora Duquesa e o Pajem. Um Caso de Adultério na Aristocracia Quinhentista

Por Maria Paula Gonçalves. 16 abr: 17h EG

Museu da Água da EPAL

Exposição Permanente do Museu da Água Ter a sáb: 10h -12h30, 13h30-17h30 Museu do Aljube - Resistência e Liberdade

Dias da Memória

Recolha de materiais e testemunhos. 24, 25 abr: 10h -18h

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

CICLO DE TERTÚLIAS VIDAS PRISIONÁVEIS

Brasil

Fernando Rosas Por Ana Aranha. 20 abr: 16h

8 abr: 9h -17h, 9 abr: 10h -15h

INTELECTUAIS E ARTISTAS DA RESISTÊNCIA

Jardim Botânico Tropical

29 abr: 18h museudoaljube@cm-lisboa.pt

Visitas Guiadas

Manuel Tiago IA

Em português e inglês. Info: 933 756 154 (CERCiência) MP

Museu do Combatente

Livraria Bulhosa (Entrecampos)

Exposição e workshop de construção de trincheiras.

FelizMente

Workshop por Florbela Fidalgo e Luís Picado. 2 abr: 15h -17h entrecampos@bulhosa.pt IA

Exposição.

História da Aviação no Século XX

Exposição. Todos os dias: 10h -17h

Workshops MP

12 abr: 18h -19h30

22 abr: 17h comunicacao@ulisboa.pt

DIA ABERTO - UM DIA COM A MEDICINA TROPICAL

Armaria - 200 Anos de Armas Regulamentares em Portugal

A Trincheira

A Grande Guerra ao Vivo - Evocando a Paz Exposição.

Museu Geológico de Portugal/LNEG

100 Milhões de Anos da História de Lisboa Portugal Antes do Homem As (Primeiras) 27 Maravilhas do Museu Geológico Seg a sáb: 10h -18h

Museu de Lisboa - Casa dos Bicos

Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos

Seg a sáb: 10h -18h (última entrada 17h30) Info: 217 513 215 (Museu de Lisboa Palácio Pimenta) EG

Museu de Lisboa Teatro Romano

As Ânforas do Teatro Romano de Olisipo Palestra por Victor Filipe. 27 abr: 18h

Visitas Guiadas

Ter a dom: 10h -18h Info: 217 513 215 (Museu de Lisboa Palácio Pimenta) MP

Museu Maçónico Portugu ês

Loja Liberdade 120 Anos de Livre Pensamento Exposição. 2 a 29 abr: 14h30-17h30 Museu Nacional de Arqueologia

I Impacto das “Doações de Alexandria” no Rumo da História Política Romana Conferência por José Candeias Sales. 9 abr: 15h30 EG

Lusitania Romana. Origem de Dois Povos Exposição.

Religiões da Lusitânia Loquuntur Saxa Exposição.

Tesouros da Arqueologia Portuguesa Exposição.

Antiguidades Egípcias Exposição. Ter a dom: 10h -18h

Lusitania Romana. Origem de Dois Povos Visita guiada à exposição por Isabel Leal. 3 abr: 11h EG / MP

1 MÊS/1 PEÇA

Anéis Tardo-Medievais e Tardo-Renascentistas na Coleção do MNA Por Nuno Vassalo e Silva. 16 abr: 15h30 EG

Museu Nacional de Etnologia

O Museu, Muitas Coisas

Exposição. Ter: 14h -18h, qua a dom: 10h -18h

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Exposição Histórica e Participativa de Física Exposição.

Francisco Arruda Furtado. Discípulo de Darwin Exposição.

Memórias da Politécnica - Quatro Séculos de Educação, Ciência e Cultura Exposição.

A Aventura da Terra - Um Planeta em Evolução Exposição.

Minerais: Identificar e Classificar Exposição.

Joias da Terra - O Minério da Panasqueira Exposição.


c i ê n c i as

Allosaurus - Um Dinossáurio, Dois Continentes?

Exposição. Ter a sex: 10h -17h, sáb, dom: 11h -18h

Um Mês, um Tema, um Nome de Ciência Visitas dramatizadas com personalidades da ciência. 3º sáb: 15h -16h

Sessões de Planetário Sáb: 16h30-18h geral@museus.ulisboa.pt

60 MINUTOS DE CIÊNCIA ZX Spectrum, Terá Portugal Liderado um Império Tecnológico? Por João Diogo Ramos. 21 abr: 18h45

N úcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros

Visitas Guiadas

Seg a sáb: 10h -12h, 14h -17h E / GO / MP Observatório Astronómico de Lisboa

Visita Dramatizada Último sáb: 11h30 geral@museus.ulisboa.pt

Oceanário de Lisboa

Florestas Submersas by Takashi Amano Exposição.

O Mar é Para Todas as Idades

Atéliê com visita guiada para maiores de 65 anos. Todos os dias: 10h -19h MP

Padrão dos Descobrimentos

Portugal em Descoberta. Ideias, Objetos, Novidades, Modas Exposição. Até 25 abr: 10h -19h (última entrada 18h30) Visitas guiadas à exposição por António Camões Gouveia. 10, 25 abr: 11h -12h30 Panteão Nacional

Humberto Delgado - Coragem, Determinação, Reconhecimento Exposição. Até 30 abr Ter a dom: 10h -17h

35 Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva

Viral - Uma Experiência Contagiante

Exposição. Até set Ter a sex: 10h -18h, sáb, dom, fer: 11h -19h

Explora

Exposição. Ter a sex: 10h -18h, sáb, dom, fer: 11h -19h

Dóing - Oficina Aumentada

Oficina, ateliê de costura, estudio de prototipagem e pista de lançamento de grandes ideias. Ter a sex: 10h -18h, sáb, dom, fer: 11h -19h

DIA C - CONVERSAS SOBRE ÉTICA NAS CIÊNCIAS DA VIDA Bioética e Vacinação Infantil

Por Graça Freitas e Filipe Almeida. 28 abr: 19h30 EG / MP

HÁ QUANTO TEMPO NÃO VAI A UMA AULA DE CIÊNCIA?

Da Beterraba à Camisola Pintada, Lollipops de Fruta, Hortas à Janela Visitas acompanhadas, atividades de laboratório, cozinha e ateliês científicos para maiores de 65 anos. Sex: 10h15, 14h15 Planetário Calouste Gulbenkian

A Descoberta do Universo

Ter a sex: 10h, 11h, 14h30, 16h, sáb: 14h30, 15h30, 16h30, dom: 10h30, 11h30, 14h30, 15h30, 16h Sociedade de Geografia de Lisboa

Grupo Amigos de Lisboa: 80 Anos na Cidade (1936-2016)

Jornada por Ana Cristina Martins, Armando Caeiro, João Carlos Oliveira, Salete Salvado, Berberan e Santos, Appio Sottomayor, Ana Homem de Melo e Heitor Baptista Pato. 18 abr: 10h Info: 217 800 156 (Grupo Amigos de Lisboa) EG / IA

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DE MONSANTO 29 DE ABRIL, DAS 9H30 ÀS 23H 1 de MAIO, DAS 9H30 ÀS 20h EST. DO BARCAL, MONTE DAS PERDIZES / 218 170 200

EARTHFEST 2016

A 4ª edição do festival que promove o desenvolvimento sustentável traz ao Parque de Monsanto dois dias de atividades para toda a família: visitas, atividades desportivas, oficinas, filmes, jogos, teatro. Programa em: earthfest2016.blogspot.pt. PT

Sociedade Histórica da Independência de Portugal

Curso Geral (I, II e III) Até jun

Teatro da Trindade

CONFERÊNCIAS DO TRINDADE 2016

Melhoramento Humano Por Alexandre Quintanilha. 12 abr: 18h30

Universidade Lusófona

Sistema PolíticoEleitoral que Mudança(s)?

Por Carlos Poiares, João Almeida Santos, Adelino Campos Maltês, Rui Oliveira Costa, Jorge Miranda, Fernando Pereira Marques, Luís Duarte e Manuel Almeida Damásio. 21 abr: 18h15 EG

Xuventude de Galicia - Centro Galego de Lisboa

CICLO (DES)ENCONTROS GALEGO-PORTUGUESES Emigração Galega em Portugal Por Carlos Pazos. 8 abr: 19h

Democracia

Projeção do documentário Santa Liberdade (2004) de Margarita Ledo Andión. 22 abr: 19h

E Escolas EG Entrada Gratuita IA Inscrições Abertas GO Grupos Organizados MP Marcação Prévia PG Público em Geral

> Contactos pág 91


36

ci n e m a

Cinema City Alvalade 7 a 19 de abril Avenida de Roma, 100 / 218 413 040 / www.cinemacity.pt

4ª Mostra do Cinema Dominicano O cinema dominicano vai estar, este mês, em destaque no Cinema City Alvalade. Embora historicamente a República Dominicana não tenha tido uma grande produção cinematográfica, há atualmente uma forte aposta nesta indústria. A mostra apresenta quatro filmes contemporâneos, que espelham a realidade deste país: o drama La

e s t r e i as

Os dois embarcam numa viagem pelo coração da Amazónia.

O Abraço da Serpente

Anjos e Sombras

Karamakate, poderoso xamã da Amazónia e o último sobrevivente do seu povo, vive num isolamento voluntário que o transformou num invólucro humano, sem emoções e memórias. O seu estado é perturbado pela chegada de Evan, um americano que procura uma planta sagrada.

Um detetive investiga a morte do seu colega polícia. A verdade vai surgindo com a descoberta da corrupção policial e de um misterioso segredo que envolve uma jovem mulher.

De Ciro Guerra, com Nilbio Torres, Jan Bijvoet, Antonio Bolivar

De Declan Dale, com Ana de Armas, Keanu Reeves, Mira Sorvino

Gunguna, de Ernesto Alemany, o documentário bem-humorado Tú y yo, de Natália Cabral e Oriol Estrada, La Familia Reyna, primeira longa-metragem de Tito Rodríguez e La Montaña, um documentário sobre uma expedição ao Monte Evereste, de Tabaré Blanchard e Ivan Herrera. Ana Figueiredo

O Caçador e a Rainha do Gelo

Capitão América – Guerra Civil

Prequela de A Branca de Neve e o Caçador. A história de como a traição da Rainha Má à sua bondosa irmã levou à guerra entre o bem e o mal.

Quando um membro do governo é destacado para supervisionar Os Vingadores, o Capitão América não concorda com a decisão. Surpreendentemente o Homem de Ferro está a favor. O grupo divide-se e o conflito começa.

De Cedric Nicolas-Troyan, com Chris Hemsworth, Charlize Theron, Emily Blunt

De Anthony Russo, Joe Russo, com Elizabeth Olsen, Scarlett Johansson, Chris Evans


c i n e m a e s t r e i as

A Chefe

De Ben Falcone, com Melissa McCarthy, Kristen Bell, Peter Dinklage Uma poderosa mulher do mundo industrial é presa depois de usar informação privilegiada. Quando sai da prisão e tenta refazer a sua vida, tem de enfrentar todos aqueles que prejudicou e que não estão dispostos a perdoar facilmente.

A Febre do Mississípi

Mergulho Profundo

por onde passou nos últimos três anos depois da morte.

Um jogador de poker em maré de azar faz uma parceria com um jovem e carismático jogador numa tentativa de mudar a sua sorte. Os dois aventuram-se numa road trip com o objetivo de ganhar o dinheiro perdido.

Mariane Lane, uma estrela de rock, está de férias e em recuperação. O seu descanso é interrompido por um antigo amigo e pela filha deste. Duas visitas inesperadas com consequências imprevisíveis.

Um casal que está junto há muitos anos e que sempre viveu no mesmo apartamento, em Nova Iorque, decide mudar de casa. O processo de venda e compra de casa vai revelar-se um verdadeiro desafio.

Uma Nova Amiga

Suburra

De Anna Boden, Ryan Fleck, com Ryan Reynolds, Ben Mendelsohn, Yvonne Landry

10 Cloverfield Lane A Lei De Dan Trachtenberg, com Mary Elizabeth do Mercado Winstead, John Goodman, John Gallagher Jr.

Depois de sofrer um acidente de viação, uma jovem vê-se fechada na cave de um homem que diz têla salvo de um ataque químico.

Criminoso

De Ariel Vromen, com Ryan Reynolds, Kevin Costner, Tommy Lee Jones

As memórias, segredos e competências de um agente da CIA morto são implantadas num perigoso psicopata com o intuito de terminar uma missão que tem como objetivo travar um plano diabólico.

Demolição

De Jean-Marc Vallée, com Jake Gyllenhaal, Naomi Watts, Chris Cooper  Após a morte da mulher um homem sente-se desligado emocionalmente. A vida começa a mudar quando encontra uma nova amiga.

A Espera

De Piero Messina, com Juliette Binoche, Giorgio Colangeli, Lou de Laâge Anna é uma mulher solitária que vive numa mansão siciliana. Inesperadamente conhece Jeanne a namorada do filho, Giuseppe, que veio encontrar-se com ele para passarem uns dias juntos. Mas Giuseppe ainda não chegou à vila. Anna e Jeanne vão-se conhecendo enquanto esperam por Giuseppe.

37

De Stéphane Brizé, com Vincent Lindon, Karine de Mirbeck, Matthieu Schaller

Um homem desempregado há vários meses começa um novo trabalho onde enfrenta um forte dilema moral. Que estará ele disposto a aceitar para manter o trabalho?

A Lição

De Kristina Grozeva, Petar Valchanov, com Margita Gosheva, Ivan Barnev, Ivan Savov 

Nade, uma professora de inglês que vive com o marido, desempregado, e a filha de quatro anos, vê a sua integridade posta à prova quando deixa de ter dinheiro para pagar as contas.

O Livro da Selva

De Jon Favreau, com Scarlett Johansson, Idris Elba, Bill Murray

Baseado no clássico de animação da Disney conta a história de Mogli, a criança que foi criada na selva por animais.

Macbeth

De Justin Kurzel, com Michael Fassbender, Marion Cotillard, Jack Madigan A história de um corajoso guerreiro, Macbeth, consumido pela ambição de poder.

De Luca Guadagnino, com Dakota Johnson, Ralph Fiennes, Tilda Swinton

De François Ozon, com Romain Duris, Anaïs Demoustier, Raphaël Personnaz

Claire perde a sua melhor amiga e mergulha em depressão. Alguns anos mais tarde reata a amizade com o marido da amiga, David, por quem sente uma paixão secreta. Certo dia aparece em casa de David sem aviso e descobre um segredo desconcertante sobre o mesmo.

O Profeta

Vários realizadores, com Liam Neeson, Salma Hayek, Quvenzhané Wallis Uma história de amizade entre uma menina de oito anos e um prisioneiro político em prisão domiciliária.

Rams

De Grímur Hákonarson, com Sigurður Sigurjónsson, Theodór Júlíusson, Charlotte Bøving

Num vale isolado na Islândia, dois irmãos que não falam um com o outro há 40 anos, têm de se entender para salvar o seu bem mais precioso: as suas ovelhas.

Rumo à Outra Margem De Kiyoshi Kurosawa, com  Eri Fukatsu, Tadanobu Asano, Masaaki Akahori

O marido de Mizuki afogou-se no mar. Inesperadamente regressa e leva a mulher numa viagem, dando-lhe a conhecer os locais

Ruth & Alex

De Richard Loncraine, com Diane Keaton, Morgan Freeman, Cynthia Nixon

De Stefano Sollima, com Greta Scarano, Pierfrancesco Favino,Jean-Hugues Anglade

Um ganster quer transformar uma zona de Roma numa Las Vegas europeia. Todos os chefes da máfia concordam trabalhar em conjunto para atingir este objetivo, mas a paz inicial não prevalece durante muito tempo.

Term Life

De Peter Billingsley, com Hailee Steinfeld, Jonathan Banks, Vince Vaughn Um homem perseguido por vários criminosos resolve fugir com a filha adolescente quando a vida desta é ameaçada. Com uma relação distante esta é a oportunidade de os dois se conhecerem melhor.

Todos Querem o Mesmo De Richard Linklater, com Zoey Deutch, Tyler Hoechlin, Ryan Guzman

Um grupo de jovens da faculdade diverte-se e aproveita a liberdade antes de entrar definitivamente na idade adulta.

Truman

De Cesc Gay, com Ricardo Darín, Javier Cámara, Dolores Fonzi Dois amigos de infância reencontram-se ao fim de muitos anos. Juntos relembram os velhos tempos e a amizade que viveram.


38

c i n e m a e s t r e i as / c i c l o s / f e s t i va i s

Victoria

De Sebastian Schipper, com Laia Costa, Frederick Lau, Franz Rogowski

Uma jovem espanhola diverte-se na noite berlinense, onde conhece quatro rapazes. O que parecia uma noite divertida transformase em algo perigoso à medida que a noite avança.

ciclos / f e s t i va i s

CICLO ASTRO & FNAC

Instituto Superior Técnico

The Martian

De Ridley Scott 28 abr: 18h30 EG

CICLO DE CINEMA – RUTURAS NO CINEMA Casa da Achada

Vontade Indómita De King Vidor 4 abr: 21h30

Playtime – Vida Moderna Vários locais 20 de abril a 1 de maio www.indielisboa.com

IndieLisboa 2016 O IndieLisboa está de volta para surpreender o público durante 12 dias. Entre filmes portugueses e estrangeiros são exibidas 250 obras de todos os géneros (ficção, documentário, animação). O programa inclui duas homenagens, inseridas na secção Herói Independente, a Paul Verhoeven e a Vicent Macaigne. De Verhoeven, cineasta holandês, é apresentada uma retrospetiva integral na Cinemateca Portuguesa, que inclui filmes como Instinto Fatal e Robocop. Macaigne ator francês, realizador, dramaturgo e encenador, exibe a sua primeira longa-metragem, Dom Juan & Sganarelle. São também apresentados vários filmes em que participa como ator. Destaque, ainda, para o IndieJúnior com uma programação cinematográfica dedicada aos mais novos. AF

De Jacques Tati 11 abr: 21h30

Blade Runner: Perigo Iminente De Ridley Scott 18 abr: 21h30

CINE CAFÉ TURISTIFICAÇÃO Lisboa Vadia

Bye Bye Barcelona De Eduardo Chibás 19 abr: 21h30

CINEPOP

Fórum Lisboa

O Padrinho

De Francis Ford Coppola 3 abr: 16h

Alien, 8º Passageiro De Ridley Scott 9 abr: 16h

O Padrinho 2

De Francis Ford Coppola 16 abr: 16h

Aliens, O Reencontro Final De James Cameron 24 abr: 16h

ENQUADRAMENTOS Cinema City Classic Alvalade Visionamento e análise de filmes em cartaz conduzido por um crítico de cinema. 3º Sáb: 10h Inscrições até à véspera da sessão

8 ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO – 9ª EDIÇÃO

Vários locais Até 7 abr www.festadocinemaitaliano.com

INDIELISBOA

13º Festival de Cinema Independente Vários locais 20 abr a 1 mai www.indielisboa.com

4ª MOSTRA DE CINEMA DOMINICANO

Cinema City Avalade

La Gunguna

De Ernesto Alemany 7 abr: 19h30

Tú y yo

De Natália Cabral e Oriol Estrada 8 abr: 19h30

La Familia Reyna De Tito Rodríguez 9 abr: 19h30

La Montaña

De Tabaré Blanchard e Ivan Herrera 10 abr: 19h30 EG


c i n e m a f e s t i va i s / c o n c U RSOS / c u r s o s

39

Fórum Lisboa 3 a 24 de abril, às 16h Av. de Roma, 14 L / 218 170 400

Cinepop O realizador e argumentista Tiago P. de Carvalho apresenta no antigo Cinema Roma, recentemente renovado, o Cinepop. O projeto procura divulgar obras cinematográficas de culto, das décadas de 80 e 90. O objetivo é atrair um público variado, especialmente jovens que não tiveram oportunidade de ver estes êxitos no cinema. Durante o mês de abril o Cinepop exibe O Padrinho e O Padrinho 2 , realizados por Francis Ford Coppola, e ainda Alien o 8ª Passageiro e Alien, O Reencontro Final , de Ridley Scott e James Cameron, respetivamente. AF

PROCURAM-SE FILMES

Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca Recolha de filmes caseiros feitos em Lisboa ou por lisboetas

SHORTCUTZ

O Bom, O Mau e O Vilão

Exibição de curtas-metragens Ter: 22h

concursos

Arroios Film Festival

Entrega de filmes até 30 abr www.arroiosfilmfestival.com

48 Hour Film Project

Realizar uma curta-metragem em 48 horas em Lisboa 1 a 3 abr 16-35 anos www.48hourfilm.com/lisboa

NB Academia

cursos Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual

Curso Teórico: História(s) do Cinema 1 abr a 17 jun

Laboratório de Vídeo Até jun IA

Cineclube Cine Reactor 24i

11º Curso Geral de Cinema

Até 27 jun www.cursogeraldecinema.com IA

DARC/Desterro

Curso de Documentário KINO-DOC Até jun Info: 919 300 853

Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das Comunicações

Curso de Cinema Digital da OMP Academy 28 mar a 19 mai Info: 917 350 273

Curso Intensivo de Representação para Cinema e Televisão IA

Restart

Realização I

Seg, qua , sex: 9h -12h, 20h -23h

Realização II

Ter, qui : 19h -23h

Animação e Grafismo 2D/3D I Ter, qui: 14h -18h/19h -23h

Animação e Grafismo 2D/3D II Ter, qui: 9h -13h

Escrita para Cinema, Televisão e New Media

Seg, qua , sex: 20h -23h IA

Geral de Audiovisuais

Ter, qui: 9h -13h,14h -18h

Câmara e Iluminação para Audiovisuais Ter, qui: 9h -13h, 19h -23h

Pós-Produção Audiovisual

Seg, qua , sex: 9h -12h, 13h -16h, 20h -23h

Produção e Marketing Audiovisual Seg, qua , sex: 9h -12h

Interpretação – Cinema e televisão Ter, qui: 19h -23h

E Escolas EG Entrada Gratuita IA Inscrições Abertas GO Grupos Organizados MP Marcação Prévia PG Público em Geral

> Contactos pág 91


da n ça

© WienTourismus

40

CENTRO CULTURAL DE BELÉM 7 DE ABRIL, às 19H30 (BAILE E JANTAR), 21H30 (BAILE) PRAÇA DO IMPÉRIO / 213 612 400 / WWW.CCB.PT

WIENER BALL O baile vienense, uma das mais emblemáticas tradições austríacas, chega a Lisboa. Os participantes podem reviver a elegância do passado numa experiência única. O programa inclui um jantar de gala e música de baile da responsabilidade do maestro Laurentiu IvanCoca e a Johann Strauss Ensemble Lisboa, bem

e s p e tác u l o s Centro Cultural de Belém

Box Nova – Paradigma Dinis Machado, coreografia.

1 abr: 21h, 2 abr: 19h

Stomp

12 a 17 abr: 21h, 16, 17 abr: 16h Centro Cultural de Carnide

One Up & Convidados One Up Dance Company 7 abr: 19h30

como os conhecidos Lucky Duckies. O baile tem uma vertente solidária pois a receita angariada reverte na totalidade para a Orquestra Geração, um projeto pedagógico de inclusão social através da música. É necessário marcar previamente, enviando um email para reservas@wienerball.pt. Cristina Engrácia

Culturgest

Seda Rule of Thirds De Marina Nabais, coreograAntónio Cabrita e São Castro, coreografia; António Cabrita, São Castro, Luís Malaquias e Margarida Belo Costa, interpretação. 1, 2 abr: 21h30 Conversa com os artistas após o espetáculo. 1 abr

fia e interpretação. 2, 3 abr: 16h

Fórum Lisboa

Identity

Sandra Battaglia, Karen Peterson e Rafael Alvarez, direção artística; Frederico


Da n ça e s p e tác u l o s / au l as / c u r s o s / wo r ks h o p s

Augusto, João Pereira, John Beauregard, Juan Maria Seller, Margarida Sousa, Lize-Lotte Pitlo, Katrina Weaver, Sandra Battaglia, Sofia Ferreira e Shawn Buller, interpretação. 8 abr: 21h30 Info: 919 580 569

Maria Matos Teatro Municipal

Gala

Jérôme Bel, autoria. 27 a 29 abr: 21h30

AS 3 ECOLOGIAS

O Limpo e o Sujo

Vera Mantero, direção artística; Elizabete Francisca, Volmir Cordeiro e Vera Mantero, interpretação. 1, 2 abr: 21h30, 3 abr: 18h30

Oblivion

Sarah Vanhee, autoria e interpretação. 7, 8 abr: 21h30

Teatro Armando Cortez

Dia Mundial da Dança Celebração da Efeméride 30 abr: 17h

Teatro Camões

Romeu e Julieta

Companhia Nacional de Bailado. Rui Horta, direção e coreografia; artistas da Companhia, Pedro Gil, Carla Galvão, Bruno Pernadas e Ensemble, interpretação.

29, 30 abr, 6, 7, 13, 14 mai: 21h, 8, 15 mai: 16h 5 mai: 15h E

Teatro Taborda

CICLO NOVOS CRIADORES - TRY BETTER, FALL BETTER’16

Outro em Mim que eu Ignoro Ana Jezabel e António Torres, autoria e interpretação. 15 a 17 abr: 21h30

au l as/c u r s o s / wo r ks h o p s Academia Lifeclub/ Estúdio 1

Aulas de Dança Contemporânea para Maiores de 55 anos e Séniores Por Rafael Alvarez. Ter: 17h30-19h30 Info: 968 037 924 IA

Alunos de Apolo Escola de Dança

Danças de Salão

Seg a sex: 19h -23h, sáb: 15h -19h Arta - Taberna das Almas

Aulas de Tango Argentino

Por Miriam Nieli. Qui: 20h -21h, 21h -22h, 22h -23h Info: 938 226 403 Arte Graça

Aulas de Dança Terapia Sex: 19h geral@anapar.pt

Art!st - Academia de Dança , Teatro e Performance

Força e Flexibilidade Por Elena Castilla. Sex: 18h45-19h45

Laboratório Coreográfico

Associação Cristã da Mocidade de Lisboa

Fernando Nicolás Pelliccioli. 2, 3 abr: 10h -14h

Seg, qua: 19h30, ter: 8h20, 13h, 18h30, qui: 8h30, 12h10, 19h30, sex: 18h

Workshop por Peter Michael Dietz. Sáb: 10h30-14h

Zumba

Creating/Corpo e Dança

Kizomba

LABORATÓRIOS DE INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA

Sex: 20h -22h Info: 916 540 235 Associação Subud

Biodanza

Qua: 19h30-21h30, sex: 19h -21h Info: 965 350 034 Ateneu Comercial de Lisboa

Aulas de Kizomba

Por Alex Campos. 5 a 10 abr: 11h -16h

Sophia Neuparth Convida

Por Bragança de Miranda, Filomena Molder, João Barrento e Margarida Agostinho. 11 a 14 abr: 11h -16h

Por Alexandre Figueiredo. Qui: 11h -12h Info: 926 589 675

AULAS REGULARES

IA

Por Sofia Neuparth. Seg: 8h30-10h, 11h -12h30

Auditório Carlos Paredes

OFICINAS CRIATIVAS MOVIMENTO Unir

Por Bruno Rodrigues. Seg: 15h30-16h45, 18h35-19h50, 20h -21h15 Inscrições abertas até 28 abr. Info: 919 746 826 b.leza

Workshops de Dança Dom: 18h Info: 963 612 816

Práticas de Criar Corpo Em Dança

Por Valentina Parravicini. Seg: 18h -19h30

Corpo Dinâmico/Corpo Flutuante

Por Peter Michael Dietz. Seg a qui: 19h30-21h30

Corpo, Dança e Movimento

Por Mariana Lemos. Ter, qui: 18h -19h30

Movimento Clássico

Casa do Artista

Por Andreia Barreto. Sex: 8h30-10h

vários horários

Introdução a Pankrateion

Curso de Ballet RAD Curso de Sapateado Por Marinela. Sáb: 11h30-12h50 Info: 963 773 636 (Centro de Formação)

Casa da Comarca de Arganil

Aulas Regulares de Tango Argentino Qui: 20h30-21h30 Info: 964 859 049

Por Elena Castilla. Sex: 19h45-21h Info: 967 693 016

Casa de Lafões

Cursos

Aulas de Tango

Sevilhanas, Flamenco, Ballet, Contemporâneo, Hip-Hop, Kizomba, Bachata, Salsa, Afromoves, Danças de Salão, Dança Criativa, Chair Dance e Pole Dance

Documentação, Pessoas e Lugares

Aulas de Forró Ter, qui: 21h

Qua: 20h

c.e .m - centro em movimento

Investigação do Corpo em Movimento

Workshop por Carlos Osatinsky e

Por André Neuparth. Dom: 16h30-18h30 Centro Cultural Arte Pura

Cursos

Capoeira, Forró, Samba de Gafieira e Samba no Pé Info: 917 495 610

Dança para Pelés Info: 919 122 371 MP

Centro Cultural de Belém

Wiener Ball

7 abr: 19h30 (baile e jantar), 21h30 (baile) reservas@wienerball.pt Centro Cultural de Carnide

Aulas e Workshops Danças Orientais, Danças

41


42

Da n ça au l as / c u r s o s / wo r ks h o p s Tradicionais Europeias, Roda de Casino e Salsa IA

Centro Cultural Padre Carlos Alberto Guimarães

Aulas

Ballet, Barra de Chão, Dança Criaiva, Sevilhanas e Tango Argentino pontifice73@gmail.com Centro de Formação Artística

Dança Contemporânea para Seniores Por Rafael Alvarez. Seg: 18h30-19h30

Dança para Todos

Aulas de Contemporâneo

Seg, qua , sex: 10h30-12h10, ter, qui: 9h -10h30

Aulas de Condicionamento Físico

Seg, qua , sex: 9h -10h30 Comunidade Hindu de Portugal

Aulas de Dança Clássica Indiana Kathak

Qua , sex: 19h30 (iniciação), qui: 19h30 (interm édio), sáb, dom: 10h30 (avançado)

Dança do Saber

Aulas de Dança

Salsa, Kizomba, Postura e Ladies Dance Ter, sex: 19h30, 20h30 IA

Dance Factory Studios

Aulas Regulares, Cursos e Workshops Kizomba Zero, Tango Argentino, Danças de Salão, Salsa, Tarrachinha, Semba, Bachata, Forró, Street Jazz, Ragga, Hip Hop, Kuduro, Belly Dance, Sevilhanas, Ritmos Latinos, Pole Dance, Ballet, Sapateado, Dança Afro Info: 966 755 755

Por Bruno Cochat. Qua: 20h30-22h

Convento de São Pedro de Alcântara

Dance Spot

Chapitô

Aulas de dança para pessoas com Parkinson e cuidadores por Rafael Alvarez e Leonor Tavares. Sáb: 10h -11h30 Info: 939 672 545

Info: 915 773 155

Encontro de Malabaristas

5 abr: 19h -21h30 EG

A Menina Dança 13 abr: 22h

Encontro de Técnicas Circences: Aéreos 27 abr: 19h30-21h30 EG

CURSOS DE FIM DE TARDE Técnicas Circenses

Por Matias Hugo, Neuza Rodrigues e Sâmara Botelho. Seg, qua: 19h30-21h

Dançar com Pk

EG / MP

Dança Livre - Escola de Dança

Cursos e Workshops

Ballet Clássico, Contemporâneo, Barra de Chão, Hip-Hop, Danças de Salão, Flamenco, Sevilhanas, Capoeira, Samba Axé e Improvisação em Dança Seg a sex: 16h -22h30 Info: 916 472 612 Dançarte

Cursos

Técnicas de Manipulação

Ballet, Barra de Chão, Danças de Salão, Sapateado, Sevilhanas, Flamenco, Danças Orientais, Jazz, Contemporâneo, Hip-Hop, Salsa e Kizomba

Capoeira

Dançattitude

Por Tommaso Mortari. Ter: 19h -21h

Por Mário Correia. Ter, qui: 19h30-21h cursosdefimdetarde@chapito. org Clube Dramático Ramiro José

A Cidade das Palavras

Workshop de dança contemporânea por Marina Frangioia e convidados. Até mai Sáb: 14h -17h Info: 916 649 999 IA

Companhia Olga Roriz

História da Dança

Workshop por Daniel Tércio. 5 a 20 abr Ter, qua: 19h -21h companhia@olgaroriz.com IA

Workshop de Flamenco Por artistas de Sevilha. 2, 3 abr: 10h -12h, 16h -18h, 14h -16h Info: 964 114 990 IA

Fusão EtnoContemporânea Qui: 21h -22h Info: 965 127 123

Dança Oriental

Sex: 18h30 (iniciação), sex: 19h30 (interm édio), sex: 20h30 (avançado) Info: 924 368 752

Aulas de Flamenco

Por Escola El Camino. Seg: 11h -12h, 20h -21h30, qui; 11h, 12h, sáb: 11h -12h30 Info: 964 114 990

Artes de Palco, Street Dance e Danças Sociais De Pura Cepa - Escuela de Tango

Tango Argentino (Iniciação, Intermédio e Técnica) depuracepatango@gmail.com

Escola de Dança Ana Köhler

Cursos

Ballet, Dança Contemporânea, Jazz/Broadway, Dança Tradicional Irlandesa, Hip-Hop e Bollywood Info: 961 268 279 Escola de Dança Projeto Latino

Aulas e Workshops

Salsa, Roda de Casino, Ritmos Africanos, Bachata, Tango Argentino e Sevilhanas Seg a sex: pós-laboral Info: 917 860 556 Escola de Dança Raquel Oliveira

Dança Extemporânea e Danças Espanholas

escoladedanca@raquel-oliveira.pt Escola de Medicina Tradicional Chinesa

Aulas de Fasciaterapia e Movimento Por Dora Vicente. Qui: 20h30-22h30 Info: 968 884 787 Espaço 9

Gipsy Duende

Seg: 11h -12h30, ter: 18h30-20h

AfroYin

Ter: 11h -12h30

Orient(al) Express(ion) Qua , sex: 18h -19h

Chi Kung

Qui: 12h30-13h30, sex: 19h30-20h30 Espaço Baião

Lady Styling Mini Festival 2016

23, 24 abr: 15h -2h baiaoespaco@gmail.com Espaço Dança de Palmira Camargo

Aulas e Workshops

Ballet, Repertório Clássico, Dança Contemporânea, Barra de Chão, Danças de Caráter e Hip-Hop Espassus 3G

Dança Escocesa Ter: 20h -22h Info: 925 221 843

Estúdio ACCCA

Aulas de Dança Contemporânea

Por Sofia Silva. Ter: 19h -20h30, 20h3022h, sáb: 10h -11h30, 11h30-13h Info: 919 657 249 Evoé - Escola de Actores

Soma: Práticas do Corpo, Movimento e Dança Contemporânea Por Ana Mira. Qui: 18h30-20h30 Forum Dança

Composição em Tempo Real Por João Fiadeiro. Sáb: 11h -14h

Práticas de Dança Por Sílvia Pinto Coelho. Seg: 13h -14h30

Ballet

Por Maria João Lopes. Seg: 19h30-20h30, qua: 19h30-21h

Dança Contemporânea (Iniciado) Por Maria Ramos. Ter: 19h30-21h

Dança Contemporânea (Iniciado/Intermédio) Por Maria Ramos. Qui: 19h30-21h

Dança Criativa

Por Manuela Pedroso. Ter: 20h -21h30


Da n ça au l as / c u r s o s / wo r ks h o p s

43

Laboratório Coreográfico

Por Maria Ramos. Qua: 19h30-21h Fundação LIGA

Workshop de Dança Contemporânea e Inclusiva

Por Karen Peterson and Dancers, Sandra Battaglia e Rafael Alvarez. 2 abr: 10h -11h30, 11h4513h15, 14h30-16h Info: 213 616 910 IA

Atelier de Dança Inclusiva

Por Rafael Alvarez. Ter: 9h30-10h30 fundacaoliga@fundacaoliga.pt IA

Ginásio Beija-Flor

Capoeira

Seg, qua , sex: 20h30-22h Ginásio Pombalino

Aulas de Barra de Chão Por Elena Castilla. Ter: 19h -20h, qui: 18h45-19h45 Info: 967 693 016 I-Art

Pole Heart

Aulas de pole dance por Carolina Ramos. Seg, qua , qui: 19h -23h Info: 969 090 881 © Agnieszka Wojtun

Igreja de Santo António de Campolide

Aulas de Biodanza Qua: 19h30-22h Info: 911 068 976

Lusitano Clube

A Imediatez da Presença Pura Improvisações por Carlos Osatinsky e Fernando Nicolás Pelliccioli. 3 abr: 19h Info: 218 871 763(c.e.m - centro em movimento)

Samba de Gafieira Qui: 20h -22h30

Lx Dance - Escola de Dança e Bailado de Lisboa

Cursos

Ballet, Jazz, Musical, Barra no Chão, Contemporâneo, Flamenco/Sevilhanas, Pontas e Dance Mix

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL 1 E 2 DE ABRIL ÀS 21H30, 3 DE ABRIL ÀS 18H30 AVENIDA FREI MIGUEL CONTREIRAS, 52 / 218 438 800 WWW.TEATROMARIAMATOS.PT

O LIMPO E O SUJO Vera Mantero, direção artística; Elizabete Francisca, Volmir Cordeiro e Vera Mantero, interpretação.

A nova criação de Vera Mantero surge integrada no ciclo As 3 Ecologias que se foca no modo como as nossas ações quotidianas podem influenciar a sociedade em direção a um maior equilíbrio entre o comportamento humano e o ecossistema natural. Tal como tem acontecido em outros trabalhos da coreógrafa, também neste se verifica uma preocupação com uma sociedade sustentável. O espetáculo centra-se na transição que acontece no interior de cada um de nós para que possamos agir de forma mais justa e construir um mundo mais sustentável . CE


Da n ça au l as / c u r s o s / wo r ks h o p s CULTURGEST 1, 2 DE ABRIL ÀS 21H30 RUA ARCO DO CEGO, 50, PISO 1 217 905 155 / WWW.CULTURGEST.PT

RULE OF THIRDS António Cabrita e São Castro, coreografia; António Cabrita, São Castro, Luís Malaquias e Margarida Belo Costa, interpretação.

A obra fotográfica de Henri CartierBresson dá o mote para a nova colaboração artística entre os bailarinos e coreógrafos António Cabrita e São Castro. Depois de Play False (Prémio Autores 2015 - Melhor Coreografia), centrado no universo de Shakespeare, esta nova criação inspira-se nas imagens do fotógrafo e também na sua maneira de pensar o ato criativo procurando o lado mais humano e poético captado pela lente deste fotógrafo francês. No dia 1, após o espetáculo, realiza-se uma conversa com os artistas. CE

© António Cabrita

44

Pro.Dança - Escola de Dança

Tap Dance Center Lisbon

Tap Dance

Work In Studio

Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Sevilhanas e Flamenco e Barra no Chão

Seg, qua: 17h30-18h30, 18h30-19h30,19h3020h30, sex: 17h -18h Por Michel. Info: 932 940 988

Teatro Cinearte

Por Marina Nabais. Qua: 11h -12h15

Aulas

S Espaço

Aulas

Dança Oriental, Dança da Terra, Dança Africana a Par, Kizomba, Dança Egípcia, Dança Afro Brasileira, Dança Burlesca, Bollywood e Dança Marroquina Info: 924 368 752 Stage 81

Aulas

Kizomba, Salsa Cubana, Modern Fusion, Hot Heels (Burlesco), Danças Orientais/Bollywood, Zumba e Cabaret stage81escoladedanca@gmail. com IA

Aulas de Sapateado

Aulas de Tango Argentino

TEAR - Espaço de Artes

Dom: 20h -21h30 milongabarraca@gmail.com

Seg, qua: 10h30-12h, ter: 22h -23h30, qua: 19h10-20h10

Teatro Dom Luiz Filipe (Teatro da Luz)

Dança Aérea Sapateado

Seg: 12h10-13h10

Barra de Chão

Seg: 18h -19h, ter, qui: 12h10-13h10

Contemporâneo

Seg: 19h10-20h10

Acrobática de Solo

Steps Clube

Seg: 20h20-21h20, qui: 10h30-12h

Tango, Salsa, Kizomba, Forró, Samba, Danças Orientais, Sapateado e Burlesque Info: 914 890 204

Ballet

Aulas e Cursos

Qua: 18h -19h tear.geral@gmail.com

Ter: 11h -12h, qua: 21h30-22h30

Aulas de Novo Circo - Acrobacias Aéreas: Tecido, Trapézio, Lira e Corda

Seg a Qui: 18h -21h, sáb: 10h -16h Info: 932 904 467

Aulas de Danças Tradicionais Europeias

Seg: 19h (interm édio), 20h45, ter: 19h (iniciação) balldados@tradballs.pt

Aulas de Dança Criativa Contemporânea Maiores de 55 Barra no Chão

Por Liliane Viegas. Qui: 17h30-18h30

Dança Jazz

Por Liliane Viegas. Qui: 18h40-19h40 Info: 932 940 988

E Escolas EG Entrada Gratuita IA Inscrições Abertas GO Grupos Organizados MP Marcação Prévia PG Público em Geral

> Contactos pág 91 Vozes em Conserto Academia de Canto e Performance

Aulas de Dança Info: 911 155 558


s e c ção au l as / CU R SOS / wo r ks h o p s

45


46

lit e r atu r a

Museu Calouste Gulbenkian – Galeria de artes Decorativas do século XVIII 23 de Abril a 24 julho Avenida de Berna, 45A / 217 823 000 / www.gulbenkian.pt

Molière: A escrita encenada A obra de Jean-Baptiste Poquelin (1622-1673), imortalizado sob o nome de Molière, um dos mais significativos e populares dramaturgos de todos os tempos, é evocada pelo Museu Calouste Gulbenkian na comemoração do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. Na observação atenta da sociedade e na voraz crítica de costumes, aliadas à riqueza dos tipos psicológicos que retratou (O Avarento, O Misantropo, Tartufo, O Doente Imaginário ou Dom Juan), repousa APCC - Associação para a Promoção Cultural da Criança

Ateliê de Marionetas de Dedo e Animação do Livro e da Leitura IA

Associação Renovar a Mouraria

Vem falar das coisas sem partir a loiça

Tertúlias sobre temas polémicos da atualidade num espaço onde as palavras e a música se cruzam. 1ª, 3ª qua: 19h30

Biblioteca de Belém

Formação da Escola de Narração Oral Itinerante Por Clara Haddad

O que conta o corpo? A expressão corporal a serviço da oralidade 16 abr: 14h -19h

IA

Biblioteca da Penha de França

Comunidade de Leitores O Tempo dos Amores Perfeitos, Tiago Rebelo 27 abr: 17h30 EG - MP

a verdadeira atualidade da obra de Molière que utiliza a comédia e a sátira como géneros privilegiados de expressão. O seu contributo para a história da literatura e para a história do teatro é recordado através de obras adquiridas por Calouste Gulbenkian, que incluem, entre outras, um exemplar da primeira edição ilustrada de Les Œuvres de Monsieur Molière, datada de 1682. Luís Almeida d'Eça

Buédalouco Pharmácia de Cultura

Tertúlia de Poesia

Cada sessão tem um poeta convidado e um poeta celebrado Ter: 21h30 Café Guerra Junqueiro

Conversas de fim de tarde, à volta de poemas selecionados por um convidado 20, 27 abr: 18h30-20h

Casa da Achada - Centro Mário Dionísio

Dois Poetas de Lisboa

A partir dos livros O mundo dos outros de José Gomes Ferreira e Bairro de Manuel Mendes. Com Lara Afonso, Rubina Oliveira e Youri Paiva 2 abr: 16h

Chamamos Hoje João Martins Pereira

Adelino Gomes, Francisco Louçã, Jean-Luc Le Douarec, João Ferrão, João Moreira 28 abr: 18h30


LITERAT U RA o s l i v r o s d e a b r i l

Verbetes para um Dicionário Afetivo Caminho

Paulinho Assunção idealizou este livro e invocou de início a colaboração de Manuel Jorge Marmelo e de Ana Paula Tavares. “E então Ondjaki chegou para caminharmos todos os quatro de mãos dadas”. O mentor do projeto designa a obra como “uma revisitação dos lugares quentes e fulgurantes das lembranças”, “um livro da nossa língua, a nossa língua brasileira, angolana portuguesa, diversa e única, cordas de muitos tons em um mesmo instrumento”. Num texto sobre a palavra “Jogo”, evoca a primeira vez em que imaginou um livro, um livro com “um prefácio que remeta a outro livro ainda inexistente”. Pensava já nesta “mínima enciclopédia de olhar e sentir” (Ondjaki), “obra inconclusa, em progresso, porque mesmo para o leitor, outros verbetes estarão na vizinhança das palavras, como que em revoo de pássaros”? Um livro para ler outra e outra vez. “Como se olham as coisas vagarosas” (Onjaki).

Eduardo Cintra Torres Telenovela, IndÚstria & Cultura, Lda

47

Paul Verlaine Viagem à Holanda

António Carlos Cortez Animais feridos

Fundação Francisco Manuel dos Santos

Feitoria dos Livros

Dom Quixote

“Não se pode fazer da novela o que se quer, a novela é que ‘diz’ como deve ser feita”. Durante seis meses, o autor acompanhou todas as fases de produção da telenovela Mar Salgado, desde a escrita à apreciação pelos espetadores. Neste livro procura entender como se concretiza a relação entre o processo industrial e processo criativo na criação do mais popular género de ficção da televisão portuguesa. Analisa a filiação da telenovela no folhetim do século XIX e no teatro radiofónico (“o lugar- comum de que a televisão é radio com imagens aplica-se bem ao género da telenovela”) da autoria, dos argumentistas aos realizadores (“escravos do género nas suas convenções e modo de produção”) desmistifica a ideia do naturalismo na representação dos atores e dos valores veiculados neste tipo de produto (inclui por vezes “temas modernos, mas não tem com fugir ao estereótipo da gata borralheira”).

Após duas penas de prisão, em 1873 e 1885, de diversos internamentos em asilos e hospitais em consequência de uma vida de excessos, vícios e despesas perdulárias, o grande poeta Paul Verlaine é convidado, em 1992, a proferir uma série de conferências sobre literatura moderna na Holanda (Haia, Leida e Amsterdão). Durante o internamento no Hospital de Broussai, em Paris, escreve sobre a grata recordação da viagem e das “homenagens delicadas” de que o “pobre conferencista em simples jaquetão, coxo, feio” foi o “feliz objecto”. Nesta obra admirável, Verlaine relembra os lugares, as pessoas, o ambiente da casa do seu anfitrião, o pintor e gravador Philippe Zilcken (dedicando um soneto à sua “graciosa” filha Renée), e os “deliciosos” momentos de ócio e de repouso que desfrutou: “Ó divina preguiça, tão rara de satisfazer, és senão uma virtude, pelo menos em alguns casos uma nobre qualidade”.

O 8.º volume poético de António Carlos Cortez reúne 70 poemas sobre este “nosso tempo tétrico” “onde nos reconhecemos / feridos animais”. Dividido em três partes distintas Oblivion, Palimpsesto e Estige - manifesta uma preocupação de unidade orgânica através de hábeis ligações temáticas: a dicotomia central memória/esquecimento (“A poesia é lembrar o esquecimento?”), logo evocada sob a epígrafe de Hart Crane; o ambiente espectral que domina toda a obra e termina na evocação das figuras arquetípicas de Heathcliff e Catherine de O Monte dos Vendavais de Emily Brontë; a prefiguração geral do Apocalipse; o leito desse “rio tumular”, rio infernal (o Estige) que atravessa o conjunto dos poemas. A tudo isto acresce, como vem sendo característica do autor, uma permanente reflexão sobre a arte poética: “(a poesia? animal ferido por dentro / matéria negra cartografando o tempo)”. LAE


48

l i t e r at u r a

Ciclo a Paleta e o Mundo

Uma hora semanal de leitura de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio com projeção de imagens. Seg: 18h30 EG

Espaço INATEL Mouraria

Oficina de Escrita criativa Ler Mais & Escrever Melhor

Casa de Macau

Com Filipa Melo Sex: 18h30-20h30 IA

Qua: 18h30-20h

Evoé – Escola de Actores

Curso de Língua e Cultura Chinesas IA

Centro Científico e Cultural de Macau

Curso de Língua e Cultura Chinesas

Sáb: 9h -11h, 11h -13h IA Cinema São Jorge

Grant’s Stand Together 5 ª edição do festival pioneiro na área do Storytelling 14 a 16 abr Comuna Teatro de Pesquisa

Café-teatro 

A Palavra dos Poetas

De Carlos Paulo com: Carlos Paulo, Maria Ana Filipe, \Maria Jorge Marques, Gonçalo Botelho  Sessões de Poesia com musica ao vivo de Hugo Franco

Poetas de Abril - Poesia da Resistência  Qui: 19h

EG

Culturgest

Comunidade de Leitores

Atmosferas por Helena Vasconcelos Fantasia para Dois Coronéis e uma Piscina de Mário de Carvalho 7 abr: 18h30 El Corte Inglés

Este livro que Escrevi

Autora convidada: Isabel Stilwell 19 abr: 19h IA Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

Histórias Multissensoriais…com sentidos dentro Workshop 9 abr: 10h -17h

IA

Escrever Escrever

Escrita de Viagens, Poesia, Escrever na Redes Sociais, Revisão de textos, Escrita Criativa, Escrita académica, Escrita Profissional Cursos

IA

Curso de Escrita Criativa Com Isabel Costa Ter: 18h30-20h

IA

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Instituto Oriental

Curso livre de Língua e Cultura Turca Info: 931 625 424 IA

Fundação Calouste Gulbenkian

Molière: A escrita encenada

Celebração do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor convocando a obra de um dos maiores dramaturgos de todos os tempos. 23 abr a 24 jul Fundação das casas de fronteira e alorna

Grupo de Leitura Vivências do Tempo

Espanhol, Finlandês, Francês, Grego Moderno, Hebraico, Hindi, Húngaro, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim, Neerlandês, Polaco, Romeno, Russo, Sérvio, Sueco, Turco.

Rua das Gaivotas 6

Instituto Cultural Romeno

São Luiz Teatro Municipal

Cursos de Língua Romena

Prof.ª Rodica Adriana Covaci Seg , qua: 19h -20h30 Prof. Simion Doru Cristea Ter, qui: 19h -20h30 Junta de Freguesia de Arroios

Oficinas Cinco às Seis

Escrita criativa por Filipa Melo Seg: 18h IA ​J unta de Freguesia do Lumiar

Clube de Leitura do Lumiar Poesia de Abril 20 abr: 21h IA / EG

Livraria Bulhosa (Amoreiras)

Clube de Leitura

Os navios da Noite, com a presença do autor João de Melo Moderação: Olga Marques 19 abr: 18h30 EG

O Velho que Lia Romances de Amor, Luís Sepúlveda por Cristina Almeida Ribeiro 27 abr: 19H

Museu da M úsica

IA / EG

EG

Fundação José Saramago

José Saramago – A Semente e os Frutos Exposição documental e bibliográfica

Goethe -Institut

Literatura na Internet

Jochen Hörisch à conversa com Fernando Pinto do Amaral Palestra e debate 21 abr:19h EG Grupo Amigos de Lisboa

Quadras Populares de Stº António Concurso até 15 jun www.amigosdelisboa.com ILNOVA - Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa

Cursos semestrais Alemão, Árabe, Búlgaro, Coreano, Dinamarquês,

Poesia no Museu

José Régio por António Feijó 13 abr: 19h

Orienta-te

Iniciação à Língua Chinesa

Ter: 18h30-20h, Qua , qui: 19h -20h30 IA

Origem – Cozinha Saudável

Curso de Leitura de Fernando Pessoa Por Paulo José Miranda

Através de uma analítica da heteronímia, neste curso pensar-se-á o projeto estético de Fernando Pessoa enquanto jogo da existência; da compreensão do humano à necessidade deste de criação de Deus. Até 18 Abr Seg: 19h -20h30 Portugu ês Et Cetera

Cursos de português, língua estrangeira e língua materna

Diz lá Poeta!

Nuno Moura (declarador) e Joana Bagulho (cravo) Poeta Abril: Alexandre O’Neill 6 Abr: 10h30, 11h30 E

Ciclo de Leituras Encenadas

Luísa Costa Gomes, Contos e Peças Leituras: Lígia Roque, Afonso Pimentel e Rui Neto  Coordenação e Encenação de Sara Carinhas. Música de Madalena Palmeirim 16 abr: 18h30 Sociedade Histórica da Indepêndencia de Portugal

Cursos gerais Escrita criativa

Com Isabel Norton e José Norton Ter: 16h30-17h25

Clube de Leitura: Dia na livraria

Qua: 16h30-17h25

Literatura & Cinema: Um livro, um filme Qua: 17h30-18h25 Teatro Camões

Tarde, Adília Lopes

Maratona de improvisação e leituras que homenageia Adília Lopes, cuja poesia foi inspiração para a programação 2015/2016. 2 abr: 16h -19h

A Poesia de Cada dia nos dai Hoje Oito individualidades da sociedade portuguesa serão desafiadas a selecionar poemas para serem lidos por eles próprios ou por convidados a anunciar. 30 abr: 19h EG

Teatro Nacional D. Maria II

Clube dos poetas vivos

Encontro entre poetas portugueses de agora e o público. Nele, vão ser lidos poemas da obra de cada autor por tantas vozes quantas as que se fizerem ouvir. Coordenação de Teresa Coutinho 5 abr: 19h30 EG E Escolas EG Entrada Gratuita IA Inscrições Abertas GO Grupos Organizados MP Marcação Prévia PG Público em Geral

> Contactos pág 91


49


entrevista

50

paulo de carvalho & Agir

Em concerto no Tivoli Filipa Santos

Aos 54 anos de carreira, Paulo de Carvalho volta a subir ao palco do Tivoli. No dia 12 de abril, o cantor apresenta o espetáculo Intemporal, uma viagem pelos momentos mágicos da sua carreira, a clássicos como E depois do Adeus, Gostava de vos ver Aqui, Nini dos meus Quinze Anos, Prelúdio (Mãe Negra) ou Os Meninos de Huambo. A direção artística do concerto está a cargo do seu filho Bernardo Costa, mais conhecido como Agir, autor de Tempo é Dinheiro ou Como ela é Bela. Embora de universos musicais muito diferentes, muito mais é o que os une que aquilo que os separa. No ano em que comemora 54 anos de carreira apresenta o espetáculo Intemporal. É assim que olha para as suas canções? PC: As que vamos apresentar no concerto são, efetivamente, intemporais. São conhecidas da maioria das pessoas e mesmo as mais recentes são intemporais, acho que lhes podemos chamar assim. Decidir o alinhamento deste espetáculo deve ter sido uma tarefa quase impossível… PC: Curiosamente não foi muito difícil. Primeiro porque são canções que gosto

de cantar, depois porque é mais uma forma de voltar ao passado, ou seja, os arranjos são muito parecidos com os originais. Isso é muito satisfatório, dáme muito prazer voltar às memórias do que foram estas canções e sinto que as pessoas também querem um pouco isso e é algo que lhes devo. Se as pessoas me puseram no sítio onde estou ao fim destes anos todos, merecem toda a consideração da minha parte. Este concerto reúne uma big band de 12 músicos e conta com direção artística do Agir. Ter o seu filho a dirigir o concerto é uma forma de dar uma nova vida aos seus clássicos de sempre? PC: É muito inspirador trabalhar com uma equipa de gente mais nova (onde o Agir se inclui) porque se eu tenho experiência de algumas coisas, eles têm outras valências que eu não tenho. Foi também esse o objetivo, dar um fôlego diferente às canções e tem corrido bem esta nossa parceria. Como se desenrolou o processo de trabalho entre os dois? PC: Tem sido fácil. Primeiro, porque ele é um bom músico e sabe o que quer. Depois, porque estamos em sintonia no nosso objetivo comum de tentar fazer os arranjos o mais parecido possível com os originais.


Š Francisco Levita

51


52

e n t r e v i s ta pau lo d e ca r va l h o & agir

Como vê a música que ele faz? Se não fos- És muito ativo nas redes sociais. Incluse pai do Agir, seria fã dele? sivamente, introduziste o teu pai no faPC: Gosto bastante do que ele faz. Seria, cebook há uns tempos. Consideras que, com toda a certeza. Conheço bem o hoje em dia, as redes sociais são indisrepertório dele e gosto muito. Sou um pensáveis para divulgar um artista? profissional da música a trabalhar com A: Não diria que é o meio mais outro profissional da música. importante, mas seguramente um dos Agir, consideras que ser filho do Paulo de mais importantes. Permite-nos estar em Carvalho te abriu portas ou, por outro contacto direto com quem nos segue, lado, te dificultou a vida? temos um feedback muito mais rápido A: Gosto de acreditar que me deu um e fiel do que tem impacto junto das sentido de responsabilidade. Sempre pessoas. É uma forma de nos ajudar a fiz muita questão de construir o meu tomar decisões, como a escolha de um próprio caminho. Não sei até que ponto novo single, por exemplo. Quando um me abriria portas, tendo em conta que o álbum sai ficamos logo a saber quais são nosso estilo musical é tão distinto. É um as músicas que as pessoas mais gostam, circuito completamente diferente. Só há há uma grande interação. Antigamente dois ou três anos, é que o público que me o artista era visto como um ser quase segue se começou a aperceber de quem intocável. As pessoas gostam de era o meu pai. Nunca fiz nada para o perceber que nós fazemos exatamente esconder, até porque as mesmas coisas que tenho o maior orgulho elas, que roupas usamos, no meu pai, mas sempre O nosso que opiniões temos em quis traçar o meu próprio relação a causas sociais. objetivo foi destino. É, sem dúvida, um bom Tendo em conta que os dar um fôlego meio de comunicação. vossos estilos musicais Agir, de todas as canções novo a canções do teu pai, qual escolhesão tão diferentes, como rias para fazer uma verfoi produzir este espetá- intemporais são tua? culo? A: Escolheria uma de A: Sempre segui a carreira do meu pai de muito perto, que gosto imenso, e que não é de todo por isso este foi um processo muito das mais conhecidas: Balada para uma fácil e prazeroso. Conheço bem as Boneca de Capelista. canções e as pessoas que fazem parte Paulo, a mesma questão. deste concerto. São muito acessíveis e PC: Não tenho o mesmo à-vontade que o é fácil trabalhar com elas. Tudo isso Agir a rappar, mas com prática chegava contribuiu para facilitar imenso o lá. Há uma cantiga do Agir de que gosto particularmente e que foi talvez processo de produção. De onde vem o teu nome artístico, Agir? o primeiro grande êxito dele, Alma A: Quando era mais novo agia muito Gémea. por impulso, atirava-me de cabeça sem Podemos contar com um dueto dia 12? pensar muito nas coisas e o nome Agir A: Claro que sim. Também haverá teve muito a ver com isso. Hoje em dia convidados especiais, mas isso é não sou tanto assim, funciono mais surpresa. Sou suspeito, eu sei, mas gosto ao contrário: sou muito metódico e muito deste espetáculo e penso que vai penso sempre duas vezes antes de fazer tocar o coração das pessoas. Ver página 43 alguma coisa.


tĂ­tu lo

53


54

m ú s ica

CENTRO CULTURAL DE BELÉM 30 DE ABRIL, ÀS 21H PraÇa DO IMPÉRIO / 213 612 400 / WWW.CCB.PT

CAPITÃES DA AREIA A Viagem dos Capitães da Areia a Bordo do Apolo 70 é o segundo álbum dos Capitães da Areia. A banda, que se formou em 2011, conseguiu a proeza de juntar num só disco artistas consagrados como Lena d’Água, José Cid, Rui Pregal da Cunha, Toy e Miguel Ângelo, e nomes da nova geração, como Tiago Bettencourt, Capitão Fausto, Samuel Úria, Tiago Academia das Ciências de Lisboa

Concerto de Homenagem a Nelson Mandela 14 abr: 19h

Associação Cristã da Mocidade de Lisboa

Forró Pesado apresenta Kabaça Roots ao vivo Sáb: 23h

Associação José Afonso

Homenagem a Adriano Correia de Oliveira

Sessão de música ao vivo e poesia 9 abr: 16h

Tributo a Zeca Afonso

Concerto de Márcio Pinto (marimba) e Catarina Anacleto (violoncelo) 22 abr: 19h

Cavaco ou Manuel Fúria. No dia 30 de abril, o grupo sobe pela primeira vez ao palco do CCB, com os seus sintetizadores, guitarras e, acima de tudo, com as grandes canções que se entranham na nossa cabeça para não mais de lá saírem. Filipa Santos Ver entrevista em agendalx.pt Aula Magna

Scott Bradlee’s Postmodern Jukebox  12 abr: 21h

B.Leza

kady

1 abr: 22h

Mimicat

13 abr: 21h30

I Vocal TUIST – Festival de Tunas Concerto de Cidade de Lisboa Órgão de Páscoa Maria Teresa Fonseca, organista Rodrigo y Gabriela Basílica dos Mártires

16 abr

17 abr: 16h EG

24 abr: 21h30


m ú s i ca e s p e tác u l o s Biblioteca de Belém

Rui Massena Cantigas de D. Dinis e outros Quintas às 7 Trovadores afins Duo Somniatis 30 abr: 21h

20 abr: 11h, 14h30 EG / MP

Info: 217 549 030 Biblioteca Orlando Ribeiro

7 abr: 19h

Há Fado no Cais

Camané

Cantigas de D. Dinis e outros António Vasco Trovadores afins Moraes Silêncio 6, 13 abr: 11h, 14h30 EG / MP

Info: 217 549 030 Biblioteca da Penha de França

Cantigas de D. Dinis e outros Trovadores afins 27 abr: 11h, 14h30 EG / MP

Info: 217 549 030

9, 10 abr: 21h

28 abr: 21h

Dias da Música em Belém

EG / MP

Info: 217 802 760 Centro Cultural de Belém

Orquestra Sinfónica Portuguesa e Coro do Teatro Nacional São Carlos A Flowering Tree, de John Adams 6, 8 abr: 20h

Ensemble Super Modern 14 abr: 21h

Anthony Strong & Claus Nymark Big Band On A Clear Day 29 abr: 21h

Ter: 22h

Bar Tô no Brasil com Tércio Borges Sex: 22h

Domingos no Mundo Dom: 22h

Cine Theatro Gymnásio

Fado in Chiado Seg a sáb: 19h

Coliseu dos Recreios

22 a 24 abr

2 abr: 21h30

CCBeat

Fat Freddys Drop

OS Capitães da Areia Centro Cultural de Carnide

Canções de Abril Back Up Oficina musical pelo serviço Fonoteca das BLX 22 abr: 11h, 14h30

Tudo isto é Fado

A Volta ao Mundo em 80 Concertos Linda Martini

30 abr: 21h Biblioteca República e Resistência – Cidade Universitária

55

2 abr. 21h30

Fernando D’Alfazema 3 abr: 17h

12 abr: 21h

Ludovico Einaudi Elements

21 abr: 21h

Caetano Veloso e Gilberto Gil 27, 28 abr: 21h30

Ricardo Ribeiro 30 abr: 21h30

Canta Jazz

Culturgest

EG

6 abr: 21h30

8 abr: 21h30

Chapitô

Julinho da Concertina e Tony 14 abr: 22h

Festa 20 Anos ILGA 21 abr: 19h

Dj Lucky 28 abr: 22h

Comemoração do 25 de Abril 24 abr: 22h

Songbird Quinteto de Lisboa ao vivo 8 abr: 21h30

Kassé Mady Diabaté 13 abr: 21h30 Eka Palace

M-Eka Nights Sex

El Corte Inglés

Temporada Música de Câmara

Solistas da Clube do Choro de Metropolitana Lisboa Duo Contrasti: Seg: 22h

O Romantismo em Itália – Bel Canto e Virtuosismo 29 abr: 19h EG

Info: relacoespublicas@ elcorteingles.pt Escola de Enfermagem de Lisboa

VII Prometheus 16 abr

Fundação Calouste Gulbenkian

Músicos do Tejo Marcos Magalhães, direção musical 1 abr: 21h

Orquestra Gulbenkian

Michal Nesterowicz, maestro Artur Pizarro, piano

7 abr: 21h, 8 abr: 19h

Orquestra Gulbenkian

Karl-Heinz Steffens, maestro

14 abr: 21h, 15 abr: 19h

Orquestra Gulbenkian

Frédéric Chaslin, maestro 24 abr: 15h, 19h

Coro e Orquestra Gulbenkian Ton Koopman, maestro

28 abr: 21h, 29 abr: 19h

Solistas da Orquestra Gulbenkian

Tchaikovsky, Borodin 29 abr: 21h30 EG

Met Opera Live in HD

Madama Butterfly, Giacomo Puccini Karel Mark Chichon, maestro 2 abr: 18h


56

m ú s i ca e s p e tác u l o s

Roberto Devereux, Gaetano Donizetti Maurizio Benini, maestro

Ciclo de Piano

Ingrid Fliter 3 abr: 19h

Grandes Intérpretes – Série 1

Gustav Mahler Elektra, Richard Jugendorchester David Afkham, maestro Strauss 16 abr: 18h

9 abr: 21h

30 abr: 18h

Concerto de Domingo

Lourenço Sampaio, viola solo 3 abr: 12h

Orquestra Sinfónica Portuguesa Joana Carneiro, maestrina 17 abr: 11h, 16h

Grandes Intérpretes – Série 2

Conhecer Uma Obra

Vesperae solennes de confessore / Missa da Coroação 29 abr: 18h

EG

Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva

Temporada Música de Câmara

Solistas da Gustav Mahler Jugendorchester Metropolitana Mozart, Cláudio David Afkham, maestro 10 abr: 19h

Patricia Petibon, soprano Frédéric Chaslin, maestro 21 abr: 21h

Carneyro

30 abr: 16h EG

Kirk Knight (Pro Era) 9 abr: 21h30

Medeiros/Lucas 27 abr 22h

Hey Colossus 28 abr: 22h

Imprensa Nacional – Casa da Moeda

Temporada Música de Câmara

Solistas da Metropolitana Mozart, Cláudio Carneyro 28 Abr: 18h30 EG

Galeria Zé dos Bois

Old Jerusalem - A Rose is a Rose is a Rose + Manuel Dordio 2 abr: 22h

ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão

Temporada Música de Câmara


m ú s i ca e s p e tác u l o s Museu Nacional de Arte Antiga

Sonatas, Tocatas, Fugas e Partitas

Temporada Música de Câmara

Largo do Coreto

3 abr: 16h

1 abr: 19h

Comemorações do 25 de Abril Viviane 24 abr: 21h30

57

Duetto: Piano x 4 Mãos EG

Suk, Brahms 30 abr: 16h EG

EG

Info: anossajunta@jf-carnide.pt Liceu Camões

Temporada Música de Câmara

Solistas da Metropolitana Mozart, Cláudio Carneyro 29 sbr: 19h EG

Museu Nacional de Etnologia

Temporada Música de Câmara

Solistas da Metropolitana Mozart, Dvořák II 30 abr: 16h EG

Paços do Concelho

Maria Matos Teatro Municipal

Temporada Música de Câmara

Morning

Mozart, Dvořák II

Josephine Foster Solistas da No more Lamps in the Metropolitana André Gonçalves Música Eterna 21 abr: 22h

Meo Arena

Parabéns in the Night 2 abr: 21h30

Ana Moura Moura

9 abr: 21h30

Kygo

Cloud Nine Tour 16 abr: 20h

Florence + The Machine 18 abr: 20h

Museu do Fado

Duarte 7 abr

29 abr: 13h EG

Palácio Foz

Temporada Música de Câmara

Sonatas, Tocatas, Fugas e Partitas 2 abr: 21h

Paradise Garage

Carl Palmer’s ELP Legacy 2 abr: 22h

The Watch plays Genesis The Peter Gabriel Era 70-75 22 abr: 22h

Plutonio

Preto e Vermelho 30 abr: 22h30

© Felix Broede

12 abr: 22h

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN 21DE ABRIL, ÀS 21H AVenida DE BERNA, 45 A / 217 823 000 WWW.GULBENKIAN.PT

PATRICIA PETIBON Inserido no ciclo Grandes Intérpretes , a Gulbenkian recebe o espetáculo da soprano francesa Patricia Petibon. Com direção do maestro Frédéric Chaslin, o concerto revisita parcialmente o álbum Melancolía. A cultura espanhola sempre fascinou a cantora, que integrou, nos seus primeiros recitais, repertório de autores espanhóis e latino-americanos. O espetáculo que leva dia 21 de abril à Fundação Gulbenkian inclui obras de Enrique Granados, Joaquín Turina Manuel de Falla, Gerónimo Giménez, Frederico Moreno Torroba, Joseph Canteloube, Jules Massenet, Emmanuel Chabrier, Heitor Villa-Lobos, Leonard Bernstein e Xavier Montsalvatge. FS


58

NOVOS Álbuns em

concerto Filipa Santos

Em abril, a cena musical portuguesa está ao rubro, com vários artistas nacionais a lançarem novos álbuns em concerto. Para além das sugestões que aqui destacamos, há ainda o lançamento dos discos de Linda Martini, dia 2 de abril no Coliseu, ou do fadista António Vasco Moraes, dia 28 de abril, no CCB. Também no CCB, inserido no ciclo Há Fado no Cais, Camané apresenta o álbum de 2015, Infinito Presente. Numa vertente mais jazz, Salvador Sobral sobe ao palco do São Luiz dia 12 de abril. São concertos para todos os gostos e que provam que a música portuguesa está boa e recomenda-se.


© Frederico Martins

59

MEO ARENA 9 DE ABRIL, ÀS 21H30 ROSSIO DOS OLIVAIS, PARQUE DAS NAÇÕES 218 918 409 / WWW.ARENA.MEO.PT

TEATRO TIVOLI BBVA 22 DE ABRIL, ÀS 21H30 AVENIDA DA LIBERDADE, 182-188 213 572 025 / WWW.TEATRO-TIVOLI.COM

ANA MOURA

DEOLINDA

Outras Histórias é o disco novo dos Deolinda. O sucessor de Mundo Pequenino é apresentado no dia 22 de abril no Tivoli, e conta com a co-produção de João Bessa. O álbum segue alguns caminhos que ainda não tinham sido explorados pela banda, como as participações de Manel Cruz (Ornatos Violeta) em Desavindos e de Riot (Buraka Som Sistema) em A Velha e o Dj. A Orquestra Sinfonietta de Lisboa, conduzida pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo, é outra das novidades deste disco.

COLISEU DOS RECREIOS 30 DE ABRIL, ÀS 21H30 Rua DAS PORTAS DE SANTO ANTÃO, 96 213 240 585 / WWW.COLISEULISBOA.COM

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL 29 DE ABRIL, ÀS 21H R. ANTÓNIO MARIA CARDOSO, 38 213 257 650 / WWW.TEATROSAOLUIZ.PT

RICARDO RIBEIRO

SAMUEL ÚRIA

© Rita Carmo

© Aurélio Vasques

Ana Moura atua dia 9 no Meo Arena para apresentar o seu sexto álbum, Moura. O disco anterior, Desfado (2012), colocou-a na boca do mundo, tornando-a numa das fadistas portuguesas mais internacionais. A artista continua a apostar nas colaborações, voltando a cantar letras de Márcia, Miguel Araújo, Pedro da Silva Martins e Pedro Abrunhosa. Este álbum conta ainda com letristas com quem colabora pela primeira vez, como Carlos Tê, Samuel Úria, Jorge Cruz (Diabo na Cruz), Edu Mundo, Kalaf ou José Eduardo Agualusa.

Desde 2013, ano em que lançou Largo da Memória, que Ricardo Ribeiro tem tido uma agenda muito preenchida, com concertos nos mais variados palcos nacionais e internacionais. O fadista tem cantado e encantado, quer com o seu trio de fado, quer com o guitarrista de Pedro Jóia, ou ainda com o quarteto do alaudista Rabih Abou-Khalil. No dia 30 de abril, sobe ao palco do Coliseu dos Recreios para apresentar o seu quarto álbum, Hoje É Assim, Amanhã Não Sei.

Carga de Ombro é o quinto álbum de Samuel Úria, sucessor de O Grande Medo do Pequeno Mundo, disco que, em 2013, levou o cantor a percorrer o país de uma ponta a outra. Reconhecido pela sua capacidade de escrever canções, para si e para os outros, compôs para artistas como Kátia Guerreiro, Ana Moura ou Clã. O carismático trovador de patilhas, como é frequentemente apelidado, tem algo de novo para contar, e fá-lo em forma de canções. São estes novos temas que leva ao palco do São Luiz, no dia 29 de abril.


60

m ú s i ca e s p e tác u l o s Picadeiro Real

Orquestras de Jovens

Carolina Varela e Cláudio Alves

Orquestra Juvenil da AMAC Tiago Gomes Academia MusiSpoken word e cal dos Amigos Companhia Ilimitada das Crianças + Orquestra I Domingos After Giovani Solisti Seven 10 abr

21 abr

9 abr: 17h EG

Praça de Toiros do Campo Pequeno

C4 Pedro

8 abr: 21h30 RCA Club

Jeff Scott Soto 3 abr: 21h

Restaurante Pratinho Feio

UDJAT 3 abr

Noite de poesia e cantoria com Mingo Rangel à viola 28 abr

São Luiz Teatro Municipal

Melodramas de Horror

Recital de Nuno Vieira de Almeida 2 abr: 18h30

Salvador Sobral 12 abr: 21h

Concerto Big Band

Orquestra de Jazz da Escola Superior de Música de Lisboa

Samuel Úria

Carga de Ombro 29 abr: 21h

Teatro do Bairro

Lisbon Psych Fest

18, 19 abr: 19h

The Underground Youth, Chicos de Nazca

Concerto Moderno

Gnod, 10 000 Russos

14 abr: 19h

Patrícia Vasconcelos 23 abr: 18h30

Orquestra Geração 2016 27 abr: 21h

Lisbon Poetry Orchestra A Poesia das Revoluções 28 abr: 21h

15 abr

16 abr

Teatro Taborda

Try Better, Fail Better’16

Beatriz Pessoa 9 abr: 21h20

Teatro Thalia

Temporada Clássica

Orquestra Metropolitana de Lisboa


m ú s i ca c u r s o s

Ravel, Villa-Lobos, Beethoven 9 abr: 21h

Casa do Alentejo

Tardes alentejanas Sáb: 15h30 EG

Teatro Tivoli BBVA

Paulo de Carvalho

Casa do Brasil

Violão Brasileiro e Guitarra

Intemporal

12 abr: 21h30

Carlos Mendes A Festa da Vida 19 abr: 21h30

Criar e Gerenciar Bandas Aulas permanentes MP

Info: 968 870 282 Casa da Comarca da Sertã

Deolinda

Aulas de Acordeão

Outras Histórias

Qui: 18h30, 19h30, 20h30 Dom: 10h, 11h

22 abr: 21h30

IA

Museu do Fado

Cursos de guitarra portuguesa, seminário de letristas, seminário de poética de fado, gabinete de ensaios para intérpretes IA

Primo Canto Associação Cultural

Curso de Canto

Teatro Dom Luiz Filipe

Canto Tradicional Seg: 21h

Concertina I

Ter: 19h30 Info: balltoques@tradballs.pt Vozes em Conserto

Aulas de canto, piano, guitarra clássica, pianista acompanhador, teoria musical, coro IA

S Espaço

Adufe, Canto Tradicional

Xuventude de Galicia

Aulas de pandeireta Sex: 20h30 IA

Sagrada Família

Aulas de Forró

Qua: 20h -21h30

cursos

Centro Cultural Arte Pura

Academia do Lumiar

Formação instrumental, musical, coral IA

Forró, Samba no Pé, Maracatu, Afro Brasil, Percussão, Violão Vários horários

Academia de M úsica da Graça

Canto, Guitarra, Piano, Violoncelo, Violino, Bateria, Baixo MP Arts2Science

Piano, Violino, Violoncelo, Tecnologias da Música Seg a sáb: 10h -20h MP / IA

IA

Centro InterCulturaCidade

Associação de Residentes de Telheiras

Aulas de guitarra e piano MP Atelier Musical do Areeiro

Aulas de acordeão, contrabaixo, flauta transversal, guitarra, piano e violino IA Avenida Afonso III, 77, r/c dir, Alto de São João

Harpa e Harpa Céltica Com Eva Guerra Também para crianças Ter a sex: 18h -21h Info: 914 071 042 | evaguerra@ gmail.com

Qua: 22h

Sou – Movimento e Arte

Aulas livres de música

E Escolas EG Entrada Gratuita IA Inscrições Abertas GO Grupos Organizados MP Marcação Prévia PG Público em Geral

> Contactos pág 91

MP

Seg a sex: 16h -19h MP

Comunidade Hindu de Portugal

Raga IA

MP

Baile com o Quinteto Luso Baião

Construção de Instrumentos de Percussão

Curso de Música Indiana Vários horários

Associação Gaita-de -Foles

Oficinas de gaita-de-foles

61

Espaço Pessoa e Companhia

Aulas de piano, guitarra MP

Estúdio Vanda Melo

Voz e Canto

Ter: 19h -20h30 IA / MP

Info: icampelo58@gmail.com Evoé – Escola de Actores

Aulas de voz e canto Ter: 18h30-20h30 IA

In Impetus

Aulas de Canto

Com a soprano Ângela Silva MP

LISBOA VAI AO PARQUE


OS 170 ANOS D 62

Frederico Bernardino

A rainha D. Maria II comemora 27 anos a 13 de abril de 1846. Para assinalar a data, Almeida Garrett vê cumprido o projeto de que, dez anos antes, Passos Manuel o incumbira – a criação de um teatro nacional, corolário de “uma escola de bom gosto, [que] contribua para a civilização e aperfeiçoamento moral da nação portuguesa". De portas abertas, a grande e nova sala do Rossio, projetada pelo arquiteto italiano Fortunato Lodi, inaugura com o drama histórico de Jacinto Aguiar de Loureiro, O Magriço e os Doze de Inglaterra… 170 Anos depois, numa quarta-feira, 13 de abril, o Teatro Nacional D. Maria II assinala a data com uma programação especial, uma vez mais de portas abertas à cidade e ao público. Um dia feito de momentos para recordar “o papel singular do Teatro Nacional na vida cultural do nosso país”, e, mais do que tudo, fazendo um “curto-circuito entre o passado e o presente, porque só um teatro pode viver 170 anos sem envelhecer”.


O D. MARIA II

63

LANÇAMENTO DE LIVROS

Contando com a presença de convidados surpresa, são lançados O Impromptu de Versalhes, de Molière, com tradução de João Paulo Esteves da Silva (edição TNDM II / Bicho do Mato) e Teatro em cartaz – A coleção do D. Maria II, 1853 – 2016, catálogo com autoria e coordenação editorial de Lizá Ramalho e Artur Rebelo, a propósito da exposição que inaugura momentos depois no átrio do Teatro Nacional. Também com lançamento agendado, um número especial da revista CAIS dedicado ao D. Maria II, com direção editorial da atriz Eunice Muñoz. SALÃO NOBRE | 17H

TEATRO EM CARTAZ A COLEÇÃO DO D. MARIA II, 1853 – 2016

A partir do arquivo do Teatro, mais de século e meio de cartazes reunidos numa grande exposição que ocupa vários espaços do TNDM II. Contrariando a efemeridade do espetáculo de teatro, eis a memória gráfica das peças que marcaram gerações, com assinatura de relevantes artistas plásticos, desenhadores e cenógrafos. A curadoria é de Lizá Ramalho e Artur Rebelo. ÁTRIO | 18H

O IMPROMPTU DE VERSALHES

A convite do diretor do TNDM II Tiago Rodrigues, a companhia 3/ Quartos apresenta a peça em um ato de Molière. Pouco representada e, necessariamente, pouco conhecida, esta obra incompleta de um autor que é “património mundial da cena”, estreia na data em que o Teatro cumpre mais um aniversário. Encenada por Miguel Loureiro, que a considera “um pôr-em-cena da própria cena, antecipando em alguns séculos as questões aprofundadas depois por Pirandello de forma mais complexa mas com menos graça”, O Impromptu de Versalhes conta com interpretações de Maria Amélia Matta, Vera Kalantrupmann, Maria Duarte, Carla Bolito, João Estima, Álvaro Correia e Ana Tang, entre outros. SALA GARRETT | 21H

DANCETERIA NACIONAL

Não pode haver festa sem um passinho de dança. Logo a seguir à grande estreia de O Impromptu de Versalhes, o átrio do TNDM II transformase numa danceteria, com o apoio do renovado Café Garrett. E por falar no grande escritor e mentor do Teatro Nacional, promete a organização, que “até o busto de Garrett vai ganhar vida”. ÁTRIO | A PARTIR DAS 23H


64

t e atro

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL 7 A 24 DE ABRIL RUA ANTÓNIO MARIA CARDOSO, 38 / 213 257 650 / WWW.TEATROSAOLUIZ.PT

A CONQUISTA DO POLO SUL Arena Ensemble / SLTM. Manfred Karge, autoria; Beatriz Batarda, encenação; Ana Brandão, Bruno Nogueira, Flávia Gusmão, Miguel Damião, Nuno Lopes, Nuno Nunes e Romeu Costa, interpretação.

Que melhor sorte poderiam projetar quatro amigos desempregados que uma demanda, a partir do confinado espaço de um sótão, à conquista do polo sul? Beatriz Batarda está de regresso à encenação com a segunda peça escrita pelo multifacetado autor germânico Manfred Karge (n. 1938). Datada de finais da década de 1980, antecedendo a queda do Muro de Berlim, esta é uma peça sobre a esperança, e de como um rasgo de si pode alimentar todos os sonhos. Karge, e s t r e i as Chapitô

Diz-me mais d’Éças

António Gonçalves Pereira, criação; Rosa Villa e Susana Cacela, interpretação.

Frases de Eça de Queiroz e de outros notáveis autores são conjugadas como armas de arremesso entre duas atrizes.

15 a 30 abr Qui a sáb: 22h

de quem vimos há alguns meses, no Festival de Almada, dirigir o Berliner Ensemble com E os tempos mudam, é um dos mais importantes nomes da cena alemã contemporânea, tendo iniciado a sua carreira no teatro ao lado de Helene Weigel e Matthias Langhoff. Peculiar herdeiro de Brecht, de quem dirigiu quase duas dezenas de peças, o teatro de Karge carateriza-se por ser a voz dos párias e esquecidos do mundo moderno, traduzida numa linguagem subtilmente selvagem e anárquica, que conjuga, com especial beleza, a violência da realidade e a quietude dos sonhos. Frederico Bernardino

Coliseu dos Recreios

Eusébio, um A Nossa Casa hino ao futebol Clube Estefânia

Jorge Lobato Monteiro, texto; Alexandre Tavares, criação; Sylvie Rocha e Diogo Tavares, interpretação. Um casal em busca de respostas para encontrar a felicidade. 15 a 24 abr Sex, sáb: 21h30, dom: 18h

6 a 17 abr Qua a sáb: 21h30, dom: 16h30

Commedia a la Carte – O Musical

Carlos M. Cunha, César

Mourão e Ricardo Peres, autoria e interpretação. Os três humoristas arriscam o género musical e trazem convidados. 22 a 24 abr: 22h

Voz da Razão

Luís Franco- Bastos, autoria e interpretação.

O novo espetáculo a solo do único humorista que contém a voz de todos os outros. 29 abr: 21h30


t e at r o e s t r e i as Comuna

O Último dos Românticos 7 abr a 29 mai Qua a sáb: 21h30, dom: 16h

A festa

Crinabel Teatro. Marco Paiva, encenação; Ana Isabel Dias, Ana Rosa Teixeira, Andreia Farinha, António Coutinho, Carlos Jorge, Carolina Sousa Mendes, Filipe Madeira, Hugo Fernandes, João Pedro, João Leon, Joana Honório, Ricardo Peres, Rui Fonseca, Sérgio Gonçalves e Tomás de Almeida, interpretação. Os 30 anos da Crinabel Teatro, num espetáculo que acompanha a festa, desde os preparativos à hora de arrumar. 28 abr a 1 mai Qui a sáb: 21h30, dom: 17h Centro Cultural de Belém

Stomp

O regresso do grupo de percussão de Brighton num espetáculo que recria o melhor teatro de rua. 12 a 17 abr: 21h, 16, 17 abr: 16h Fundação Portuguesa das Comunicações

O sofá, a mamã e eu

Rita Ferro, Valéria Carvalho e Lamberto Carrozzi, autoria; Lamberto Carrozzi, encenação; Valéria Carvalho e João Lima, interpretação.

O quotidiano de uma mãe trabalhadora viciada em compras e de seu filho a braços com os desafios da idade adulta. 8 abr

Grupo de Teatro das Três Peças de Woody Allen. Mário Cesariny de Vasconcelos, texto; Luís Costa, encenação; Ariana Furtado, Fernanda Guadalupe, Fernando Lobato, Filipe Vargues, Inês Silva, Luís Costa e Paulo Franco, interpretação.   Um encontro com Cristo, ainda jovem, sob a pena de Cesariny. 15 abr: 21h30 Maria Matos Teatro Municipal

Oblivion

Sarah Vanhee, conceito e performance.

Inserido no programa As Três Ecologias, uma performance baseada no “lixo” que a criadora colecionou ao longo do tempo. 7, 8 abr: 21h30

Mental

The vacuum cleaner, criação e performance.

No Reino Unido, a polícia chamalhe “extremista doméstico” e o Serviço Nacional de Saúde descreveu-o como “altamente perturbado”. 17 a 20 abr Qui, sex: 21h30, sáb: 18h30, 21h30, dom: 18h30 Museu Nacional de História Natural e de Ciência

Sobre a criação do Mundo (1.ª hipótese) Ana Vilela da Costa e Martim Ramos, criação. Ana Vilela da Costa, interpretação; Martim Ramos, video.

“Um projeto performativo de ficção científica” que alia o teatro ao vídeo. 7, 8 abr: 21h30

Um Auto para Jerusalém

num espetáculo onde tudo é possível. 27 abr a 1 mai: 21h30 São Luiz Teatro Municipal

A Conquista do Pólo Sul 7 a 24 abr Qua a sáb: 21h, dom: 17h30

Teatro Meridional

Levantei-me do Chão

Algures - Colectivo de Criação. A partir de José Saramago. Carlos Marques, criação, interpretação e interpretação músical. Um olhar alentejano sobre o romance Levantado do Chão através de um musical baseado em palavras que cantam as histórias do livro. 7 a 17 abr Qui a sáb:21h30, dom: 16h Teatro Nacional D. Maria II

O Impromptu de Versalhes

3/Quartos / TNDM II. Molière, autoria; Miguel Loureiro, encenação e dramaturgia; Maria Amélia Matta, Vera Kalantrupmann, Maria Duarte, Miguel Loureiro, Inês Nogueira, Carla Bolito, João Estima, Lúcia Maria, Álvaro Correia, Ana Tang, Sandra Pereira e Victor Yovani, interpretação. Para Miguel Loureiro, esta é uma peça pirandélica antes de Pirandello, escrita pelo grande homem da cena que foi Molière. 13 a 30 abr Qua: 19h, qui a sáb: 21h, dom: 16h

Paulo Pinto e Pedro Lacerda, interpretação.

Os atores são heróis de uma nova sociedade, convidados a escrever uma Constituição, apesar de nenhum deles ter experiência na matéria. 21 abr a 8 mai Qua: 19h30, qui a sáb: 21h30, dom: 16h30 Teatro da politécnica

jardim zoológico de vidrO

Artistas Unidos. Tennessee Williams, texto; Jorge Silva Melo, encenação; Isabel Muñoz Cardoso, João Pedro Mamede, José Mata e Vânia Rodrigues, interpretação. Uma das mais belas peças do grande dramaturgo norteamericano regressa aos palcos numa encenação de Jorge Silva Melo. 27 abr a 4 jun ter, Qua: 19h, qui, sex: 21h; sáb: 16h, 19h Teatro da Trindade

O Apartamento

Tenda Produções. A partir do argumento de Billy Wilder e I.A.L. Diamond. Hélder Gamboa, J. Fraga e Marina Prino, adaptação. J. Fraga, encenação; Hélder Gamboa, Maria João Abreu, Heitor, Lourenço, Ângela Pinto, Pedro Barroso, Victor de Sousa, Paula Guedes, entre outros, interpretação. A grande cidade, a grande empresa, as relações laborais e pessoais… a irresistível comédia de Billy Wilder chega aos palcos numa produção da Tenda. 7 abr a 15 mai Qua a sáb: 21h30, dom: 17h30

Eu, tu e a Constituição terapeuta Hotel Flamingo AMickaël Eduarda Laia, texto; Hugo de Oliveira, Rua das Gaivotas 6

Ler Devagar – Lx Factory

65

Propositário Azul. Carlota Lagido, direção. Personagens únicas da dramaturgia universal reunidos

texto e encenação; Ágata Pinho, Miguel Moreira,

Franco, encenação; Isabel Ribas, Miguel Dias e Joana Bastos Raposo,


66

t e at r o e s t r e i as / f e s t i va i s

interpretação. 

Cecília e Henrique atravessam a chamada “crise dos sete anos” no seu casamento e procuram a ajuda de uma terapeuta para os ajudar a salvar a relação. 7 a 24 abr Qui a sáb: 21h45, dom: 16h30 Teatro Turim

Ratos e Homens

Célia Figueira, encenação.

encenação; Ana Campaniço, Rita Rovisco e Carlos Alves, interpretação.

Uma pianista bem sucedida e uma atriz fracassada decidem arriscar uma carreira na música ligeira. 21 a 30 abr Qui a sáb: 21h30

f e s t i va i s Auditório Carlos Paredes

Palcos de Um dia depois Benfica Geração Esquecida 3. Acto – Companhia de de amanhã Teatro Sénior de Benfica. Peça inspirada no romance homónimo de John Steinbeck. 7 a 9 abr: 21h30

Sara Cecília e Rodrigo Trindade, texto e encenação. 14 a 17 abr Qui a sáb: 21h30, dom: 17h

Piano de Baile Carlos Alves, autoria e

1 abr: 21h30

Oficinas de expressão dramática pais e filhos 2, 3 abr: 11h

Tertúlia Poética ‘Ao encontro de Bocage’ 2 abr: 17h

Recriação de peças históricas de um dos mais importantes artistas visuais da segunda metade do século XX. Até maio Teatro Taborda

Try Better, Fail Better EARTHfest’2016 2016 Centro de Interpretação de Monsanto

Maestro César Batalha: Biografia Romanceada CEM-CSAO

30 abr: 17h

As Operárias

A partir de Al Berto. Mariana Reis, criação; Nuno Nolasco, encenação; Mariana Reis, Paula Oliveira, Teresa Machado e Marisa Pereira, interpretação. 22 a 24 abr: 21h30

Miau – Companhia de Teatro.

Tradição

30 abr: 21h30 Culturgest

Falta

Programa Guy de Cointent

Auéééu-Teatro. Criação e encenação coletiva; Sérgio Coragem, Beatriz Brás, João Santos e Vânia Geraz, interpretação.  28 a 30 abr: 21h30

1 a 30

ABRIL

2016

veja toda a programação em:

www.leremtodolado.pt Co-produção

Lemos com os ouvidos os barulhos da cidade, com os olhos a beleza da paisagem, com o cheiro o doce e o amargo e com o tato descobrimos cada textura.


t e at r o CO N TI N UAM

c o n t i nua m Centro Comunitário da Madragoa

67

autoria e encenação. 2, 16, 30 abr: 21h30

Rua das Gaivotas 6

Amor e sangue Robes Isabel Milhanas Machado, e encenação; Nelna Madragoa texto son P. Ferreira, vídeo; DiAnzol Castiço. Joana Neves, texto; João Simões, encenação.

1, 9, 15, 23, 29 abr: 21h30 Casino de Lisboa

God

David Javerbaum, autoria; António Pires, encenação; Joaquim Monchique, Diogo Mesquita e Rui Andrade, interpretação. Até 10 abr Qui a sáb: 21h30, dom: 17h Chapitô

Electra

Companhia do Chapitô. Criação coletiva. Cláudia Nóvoa e João Carlos Garcia, direção; Jorge Cruz, Nádia Santos e Tiago Viegas, interpretação. Até 10 abr Qui a dom: 21h30 Comuna

Tudo

Faísca Teatro. João Pires, texto; André Susano, Anouschka Freitas, Daniela Serra, Fábio Vaz, João Pires, Rebeca Sacasi, Rita Barbosa e Tiago Amaral, criação e interpretação. Até 3 abr Qui a sáb: 21h30, dom: 16h

Grupo Dramático e escolar "Os Combatentes"

Melodias nos Combatentes

Grupo Dramático e Escolar Os Combatentes. Carlos Jorge Español,

nis Lourenço e Diogo Andrade, interpretação.

Até 1 abr Qua a sex: 21h30

Teatro Armando Cortez

‘Allo! ‘Allo!

A partir da série homónima criada por David Croft e Jeremy Lloyd. Paulo Sousa Costa e João Didelet, encenação; João Didelet, Elsa Galvão, Melânia Gomes, José Carlos Pereira, Filipe Crawford, Suzana Borges, Samuel Alves, José Henrique Neto, Pedro Pernas, Luís Pacheco e outros, interpretação.

Qui a sáb: 21h, dom: 18h Teatro do Bairro Alto

Os Justos

Teatro da Cidade. Criação coletiva, com Rui Seabra, a partir de Albert Camus. André Pardal, Bernardo Souto, Guilherme Gomes, João Reixa, Nídia Roque, Ricardo Alas e Rita Cabaço, interpretação. Até 10 abr Ter a sáb: 21h, dom: 18h

Teatro Dom Luiz Filipe (Teatro da Luz)

Intimidades

Companhia da Esquina. Woody Allen, textos;  Jorge Gomes Ribeiro, encenação; Alda Gomes, André Nunes, Quimbé, Rita Fernandes e Sofia Nicholson, interpretação. Sex a dom: 21h30

COMUNA 7 DE ABRIL A 29 DE MAIO PRAÇA DE ESPANHA / 217 221 770 WWW.COMUNATEATROPESQUISA.PT

O ÚLTIMO DOS ROMÂNTICOS Comuna – Teatro de Pesquisa. Neil Simon, texto; João Mota, encenação; Carlos Paulo, Margarida Cardeal, Maria Ana Filipe e Maria Vieira, interpretação.

Uma comédia de Neil Simon (n. 1927) é a proposta da Comuna para assinalar o seu 44.º aniversário e, simultaneamente, os 35 anos de carreira artística de Maria Vieira. Destacada figura do humor nacional, presença constante nos palcos, mas sobretudo na televisão, Vieira interpreta, ao lado de Carlos Paulo, Margarida Cardeal e Maria Ana Filipe, uma sátira corrosiva sobre a solidão e a procura do amor no século XXI. A história centra-se na vida de um homem que, num curto espaço de tempo, tenta seduzir três mulheres no apartamento da mãe para uma tarde de amor extraconjugal. Escrita no início na ressaca da revolução sexual dos anos de 1960 pelo aclamado dramaturgo norte-americano, a peça deu origem a um filme dirigido por Gene Saks, com Alan Arkin no protagonista. Nesta adaptação de João Mota, a trama é transposta para os nossos dias, para este mundo cada vez mais regido pelo individualismo e pela procura de satisfação pessoal, “sem olhar a meios e consequências”. FB Teatro Maria Vitória

Revista Quer… é Parque Mayer

Mário Rainho e Flávio Gil, autoria; Mariema, Paulo

Vasco, Alice Pires, Flávio Gil, Filipa Godinho, Ruben Dias, Maria Giestas, Pedro Silva e Patrícia Teixeira, interpretação. Qui a sex: 21h30, sáb, dom: 16h30, 21h30


68

t e at r o c o n t i nua m / C U RSOS / wo r ks h o p s Teatro Politeama

Qua a sáb: 21h30, dom: 17h

A República das Bananas

Qua a sáb: 21h30, sáb, dom: 17h

Trailer 2 – O Improv contra-ataca

Bem vindo estranho

Encontro/oficina a partir de Alice, do Teatro da Garagem. 16 abr: 14h30-18h30

Formação de Atores

Qua , qui: 20h -23h IA

André Sobral, Hugo Rosa, João Cruz, Juan Pereira e Rui Moreira, interpretação. 3 a 5 abr: 21h30

Workshop de Voz e Dicção

Por João Rosa Todos os meses IA Casa Do Coreto – Lua Cheia

Era uma vez… Os contos de fadas e o potencial humano

cursos / wo r ks h o p s

9 abr IA

Curso de Interpretação

Angela Clerkin, autoria; Regina Duarte, Mariana Loureiro e Kiko Bertholini interpretação.

Dom, seg: 21h30-23h20 Casa do Artista

Artyaplausos Teatro Tivoli BBVA

Centro Cultural de Belém

Teatro’aparte

Teatro Turim

Filipe La Féria, autoria e encenação. Rita Ribeiro, Anabela, Paula Sá, José Raposo, Ricardo Castro, Ricardo Soler, Bruna Andrade, João Duarte Costa, Patrícia Resende, Paulo Miguel e David Mesquita, interpretação.

Associação de Residentes de Telheiras

Sáb: 14h -16h

Centro Cultural de Carnide

apcc - Associação para a Promoção Cultural da Criança

Seg: 19h -20h30 Info: 936 140 727

Cursos de Expressão Dramática IA

Familiarte - Teatro Comunitário Circo Zip

A caixa Chapitô

Expressão Dramática Seg, qua: 19h -21h

Malabarismo

Ter: 19h30-21h Dance Factory Studios

Teatro

Ter: 20h30-22h30 Escola de Actores Ilha d´Arte

Cursos e workshops de teatro Espaço Eira 33

Ateliê de Pesquisa Teatral Ter: 20h30-22h30 Info: 962 801 866

Pela Associção Tenda Qui: 18h -19h, dom: 9h30-13h

Ágata Marques Sinestesia Carlota Teixeira Gomes Spectrum

7

Joana Henriques fê·me·a Leonor Fonseca Maria Cannes

Maria Salgado A Menina do Vestido Salmão

Conversa com Maria Beatriz Marquilhas e as autoras terça-feira, 12 abril | 18h30 | sala de leitura | exposição de 13 abril a 13 maio | a imagem contextualizada | Rua da Palma, 246 | tel. 218844060 | segunda a sexta, das 9h30 às 17h http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt | www.facebook.com/arquivo.mun.lisboa

APOIO


t e at r o C U RSOS / wo r ks h o p s

69

Evoé – Escola de Actores

Teatro, Teoria, Vida Sex: 19h

Iniciação ao Teatro Seg a qui

Contadores de histórias Seg: 18h30-20h30

Treino Técnico

Qui: 18h30-20h30

Clown e Comicidade Ter: 20h30-22h30

Interpretação Teatral

Seg, qua: 18h30-22h30 Junta de Freguesia do Parque das Nações

Oficinas de Teatro

Por Filomena Gonçalves e Nélson Monforte Info: cultura@jf-parquedasnacoes.pt NB Academia

Formação de novos atores IA

© Henk Blansjaar - Nationaal Archief

Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul

Formação de Atores Seg: 20h -23h, qui: 18h -21h

Curso de Teatro

Sáb: 15h30-19h30 Teatro de Carnide

Oficinas de Interpretação

Seg, qua: 21h -23h Teatro Dom Luiz Filipe (Teatro da Luz)

Formação em Teatro Por Companhia da Esquina Info: 968 060 047 IA Teatro Taborda

Clubes de Teatro

Por Teatro da Garagem Sáb IA

Vozes em Conserto

Arte Dramática

E Escolas EG Entrada Gratuita IA Inscrições Abertas GO Grupos Organizados MP Marcação Prévia PG Público em Geral

> Contactos pág 91

COLISEU DOS RECREIOS 6 A 17 DE ABRIL RUA DAS PORTAS DE SANTO ANTÃO, 96 / 213 240 580 www.coliseu lisboa.com

EUSÉBIO UM HINO AO FUTEBOL Plano 6. Ana Rangel, texto; Artur Guimarães, direção musical; Matilde Trocado, encenação; Sofia Escobar, Cláudia Semedo, Diogo Amaral, João Ricardo e outros, interpretação.

E a vida de Eusébio deu um musical. Ao longo de uma hora e meia, 16 atores e bailarinos e seis músicos celebram a figura mais apaixonante e icónica do futebol português. Ilustrado pelos momentos de glória vividos ao serviço do Sport Lisboa e Benfica e da Seleção Nacional, a peça propõe-se revelar ainda aspetos mais pessoais da vida daquele que ficou conhecido como o Pantera Negra. Escrito por Ana Rangel, com música original de Artur Guimarães e Dino Rodrigues, este espetáculo para todas as idades conta com participações especiais de Sofia Escobar, atriz portuguesa que brilhou nos palcos londrinos protagonizando peças como West Side Story e The Phantom of the Opera, e do ator e encenador João Ricardo. FB


R UA

D. PE

DRO

V RU AS . PE

70

DR OD EA

11

RA

ÇA D

N TA

PR A

LCÂ

RO IV R UA DOS A DA L EN A

EA

DA V

ITÓR

IA

8

LARGO DO S. CARLOS

MA RIA CA RD

6

DA M

ÁUR

RUA DO CARMO

R UA

S

US TA

R ATA

ORE

AU G

DA P

R AD

R UA

R UA

R UA

EN S

RUA AN TÓNIO

5

T

RUA IV

4

LARGO CAMÕES

RRET RUA GA

9

R UA

RUA DA MISERICÓRDIA

3

COMBRO

1

LARGO RAFAEL BORDALO PINHEIRO

DOU

RI ANO

CA LÇADA DO

. PED

10

2

SA

RUA LUZ SO

RUA DA RO

LARGO TRINDADE COELHO

7

OS O

itinerários de Lisboa

rafael

bordalo pinheiro Tomás Collares pereira

É difícil falar na Lisboa de meados do século XIX e do princípio do século XX, sem mencionar a vida de Rafael Bordalo Pinheiro. Artista de multifacetados talentos, Bordalo Pinheiro exprimiu-se nas mais diversas áreas da criação e do pensamento, muito para além da caricatura e da cerâmica, que porventura o tornaram mais presente no imaginário popular. Deixou-nos um amplo legado, em parte concentrado no Museu que leva o seu nome, mas que é ainda bem visível na Baixa da cidade. Para dar a conhecer estes vestígios e celebrar a sua obra, foi iniciado em março um novo itinerário que apresenta alguns dos locais mais simbólicos da vida do ilustre e irreverente artista. Itinerários de Lisboa | Divisão de Promoção e Comunicação Cultural 8, 12, 20 e 30 de abril, 15 de junho Informações e marcações: 218 170 900 | lisboa.cultural@cm-lisboa.pt


1

LARGO RAFAEL BORDALO PINHEIRO

Rafael Bordalo Pinheiro viveu no antigo Largo da Abegoaria, onde viria a morrer, a 23 de janeiro de 1905, aos 58 anos de idade. Uma década depois, por deliberação camarária, o largo passa a ostentar o seu nome. 2

LARGO DE SÃO ROQUE

3

RUA DA MISERICóRDIA (Restaurante tavares)

Um dos restaurantes mais emblemáticos e antigos da cidade, presentemente no seu terceiro centenário. Bordalo era frequentador assíduo do restaurante. Consta que bastava aos proprietários a honra de o ter como habitual cliente, pelo que assumiam as suas despesas. É também o local para abordar a faceta de bon vivant do artista. 4

LARGO DO CHIADO

5

RUA ANTóNIO MARIA CARDOSO

O local onde se situava o ateliê de Rafael Bordalo Pinheiro é propício para abordar as suas criações cerâmicas, nomeadamente o curioso périplo da famosa jarra Beethoven. 6

LARGO DE SÃO CARLOS

Amante de teatro, Rafael Bordalo Pinheiro chegou a estudar arte dramática e a participar como ator em algumas produções. Foi também frequentador assíduo da temporada do São Carlos, onde colaborou em vários cenários. 7

ACADEMIA DE BELAS ARTES

8

RUA DA VITÓRIA

9

RUA DO CARMO

10

TABACARIA MóNACO

Dizem os jornais da época que no dia da sua inauguração, a Tabacaria Mónaco reuniu cerca de quatro mil cidadãos interessados, mais do que na abertura do Parlamento. Afinal era a primeira casa a vender regularmente jornais estrangeiros e das primeiras a ter um telefone público. Bordalo contribuiu para a decoração desta casa, nomeadamente na cerâmica onde, ao jeito das fábulas, garças e rãs leem jornais e sapos fumam tabaco. 11

TEATRO D. MARIA II

Local onde foi homenageado em banquete, por iniciativa da Associação de Jornalistas de Lisboa em 1903. Morre em 1905.


72

vi s itas g u i a das Migrantour Rotas Urbanas Interculturais Visitas guiadas em português, inglês e francês. Todos os dias MP

Info: 927 522 883 biclalx

PASSEIOS CULTURAIS DE BICICLETA POR LISBOA Rota da Arte Urbana

Encontro: Largo do Intendente. 17 abr: 9h30 eliseualmeida33@gmail.com IA

Bike a Wish

Tours

lisboa@bikeawish.com Bikes de Lisboa

Passeio da Sexta

Passeio temático de bicicleta. Ponto de encontro: Vélocité Café, na Avenida Duque de Ávila, 120. Sex: 19h30 bikesdelisboa@gmail.com EG

Casa do Alentejo

Visitas Guiadas MP

WWW.LISBOAPASSPORT.PT

Casa Fernando Pessoa

LISBOA PASSPORT

Visitas Guiadas Regulares

Para mais tarde recordar a sua viagem nada melhor do que adquirir o Lisboa Passport, um diário de viagem que pode carimbar nos mais importantes pontos turísticos da cidade. O interior do passaporte está repleto de símbolos e história de Lisboa desde os azulejos às típicas sardinhas e pode ser comprado no comércio local ou online. Há 17 carimbos à sua espera, espalhados pela cidade, em monumentos, museus e lojas de recordações. Cada carimbo é uma obra de arte desenhada especificamente para cada atração e colecioná-los é levar um pouco da cidade consigo. CE

Seg: 11h30, qua: 17h, sáb: 15h (em portugu ês) Seg, sex: 17h, sáb: 11h30 (em inglês) Casa-Museu Amália Rodrigues

Visitas Guiadas

Ter a dom: 10h -13h, 14h -18h Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves

Aqueduto das Águas Livres

Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras Visitas guiadas. Ter a sáb: 10h -12h30, 13h30-17h30

Arco Triunfal da Rua Augusta Todos os dias: 9h -19h Info: 210 312 700 (Associação de Turismo de Lisboa)

de Memórias

Visita guiada temática com workshop. Seg: 14h -18h, Ter a dom: 10h -12h30, 14h -18h GO

Arquivo Nacional Torre do Tombo

Visitas Guiadas às Exposições e Área Pública

Seg a sex: 9h30-15h Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Arquivos Salvaguarda

Assembleia da República

Visitas Guiadas ao Palácio de S. Bento

Seg a sex GO

Último sáb GO / PG

Info: 213 919 625 MP

Associação Renovar a Mouraria

Mouraria das Tradições Mouraria do Fado Do Castelo à Mouraria Mouraria dos Povos e das Culturas

Visitas guiadas em português, inglês, francês, italiano, espanhol e alemão. Todos os dias MP

Histórias Curiosas sobre Obras de Arte da Coleção, Pintura Naturalista Portuguesa, Mobiliário Português e Estrangeiro dos Séculos XVII a XIX e Porcelana da China Ter a dom: 10h -18h EG

Casa-Museu Medeiros e Almeida

Armas de Sedução Leques Europeus do Século XVIII ao Século XX


v i s i tas g u i a das Visitas guiadas de 30 minutos à exposição permanente. Seg a sáb: 13h -17h30

Confiquatro Desportos Naúticos

GO / MP

Rota do Sol, Entre Pontes, De Lisboa até à Barra, Fortes da Barra do Tejo, Por esse Rio Acima

Sábados no Museu

Visitas guiadas que permitem conhecer o fundador da instituição e as peças que mais se destacam na coleção. 1º e 3º sáb: 12h EG

PASSEIOS TEMÁTICOS

Passeios à vela no Estuário do Tejo.

Castelo de São Jorge

MP

Em português, inglês e espanhol. Todos os dias

Convento dos Cardaes

Lisboa Vista ao Espelho

Seg a sáb: 14h30-17h30

Visitas Guiadas

A descoberta de Lisboa através do periscópio. Todos os dias: 10h -17h30

À Descoberta do Castelo A história do Castelo e das personagens que nele habitaram. Todos os dias: 13h, 16h

Visitas Guiadas

Convento de São Pedro de Alcântara

Visitas Guiadas Sex: 11h30, 15h, sáb: 15h, 16h30 GO / MP

Info: 213 240 869/7

VISITAS GUIADAS

CCB - Uma Leitura Geral do Edifício Por Fabrícia Valente e Maribel Sobreira. Seg a sáb: 10h30-18h

CCB - Uma Cidade à Beira-Rio

Por Fabrícia Valente e Maribel Sobreira. Seg a sáb: 10h30-18h Info: 213 612 650 Centro Cultural Casapiano

Visitas Guiadas à Exposição Permanente Seg a sáb: 10h -18h

Centro Portugu ês de Atividades Subaquáticas

Visitas Guiadas à Exposição Permanente e Coleções do CPAS/CML Seg a sex: 15h -24h Info: 969 017 128 MP

Chiado

Lisboa é Poesia

Por Fabrícia Valente e Maribel Sobreira.

Comemorações do Centenário da Revista Orpheu. Qua a dom: 14h, 18h, 20h30 Info: 917 021 238 (Passeios Culturais no Chiado)

Bordalo à Mesa A Cerâmica de Bordalo no Museu

Visitas orientadas às exposições. Info: 218 170 666 (Museu Bordalo Pinheiro) MP

ITINERÁRIOS DE LISBOA

Lisboa de Eça de Queirós 3 mai

De Xabregas ao Beato 3, 31 mai

O Bairro Alto

4, 7, 12, 19 mai

25 de Abril 5 mai

Lisboa Medieval 5 mai

O Aterro da Boavista 6 mai

MP

Centro Cultural de Belém

73

Convento das Trinas do Mocambo

Visitas Guiadas Qua: 10h Info: 210 943 018 MP

Lisboa de Camões 6 mai

Lisboa no Tempo da Primeira Guerra 10 mai

Culturgest

Guy de Cointet

Visitas guiadas à exposição. 14 abr: 12h10 EG / MP

Direção Municipal de Cultura

À Descoberta da Biblioteca e da Banda Desenhada

Até out Seg, qua , sex: 10h, 14h Info: 218 507 100 (Biblioteca dos Olivais/Bedeteca) EG / MP

Visita Guiada ao Palácio do Beau Séjour 13 abr: 10h30 Info: 217 701 100 (Gabinete de Estudos Olisiponenses) EG / MP

Visitas Orientadas ao Palácio Pimenta Ter a sex Info: 217 513 214 EG / GO / MP

Visitas Orientadas ao Museu de Lisboa - Santo António

Ter a sex Info: 217 513 216 (Museu de Lisboa Palácio Pimenta) EG / GO / MP

Poço do Bispo e Marvila Antiga 10, 18 mai

Sophia de Mello Breyner Andresen 11 mai

Lisboa entre os Prazeres e as Necessidades 13, 21 mai

Lisboa Operária. Nos Alvores da Contemporaneidade 14 mai

A História do Município de Lisboa 17 mai

Lisboa de Fernão Lopes 17 mai

O Regicídio de 1908: Os Três Tiros que Abalaram a Monarquia 17 mai

Lojas de Tradição da Baixa 18 mai

José Saramago e o Memorial do Convento 20 mai

Lojas de Tradição do Chiado 24 mai

À Volta do Paço do Lumiar 24 mai

Os 100 Anos da Revista Orpheu 25 mai

A Mãe de Água e os Chafarizes de Lisboa 25 mai

Os 600 Anos da Tomada de Ceuta

26 mai Marcações a partir do 1º dia útil do mês que antecede o itinerário. Presencialmente: seg a sex: 10h30-12h30 ou por telefone: seg a sex: 14h30-16h30 Info: 218 170 742 (Divisão de Promoção e Comunicação Cultural) lisboa.cultural@cm-lisboa.pt MP

VISITAS COMENTADAS

Artes e Ofícios: Livraria Bertrand/Cervejaria Trindade 2 mai

Complexo dos Coruchéus: Ateliês Municipais, Galeria Qaudrum, Biblioteca Municipal 3 mai

Museu de Lisboa Exposição Vista de Lisboa do Castelo de Weilburg - A Cidade ao Tempo de Filipe III de Espanha 3 mai

Palácio Magalhães 4 mai

Bastidores do Centro Cultural de Belém 5, 24 mai

Museu da Marioneta 5 mai

Artes e Ofícios: Tabacaria Mónaco/Café Nicola 9 mai

Casa- Museu Medeiros e Almeida 10 mai


74

v i s i tas g u i a das

Padrão dos Descobrimentos

Fundação Champalimaud

Museu da Eletricidade Exposição de escultura “António Bolota, Bruno Cidra, Gonçalo Barreiros e Gonçalo Sena”

Igreja de Santo Agostinho a Marvila

10 mai

11 mai

Ateliês Municipais dos Coruchéus 12 mai

Igreja de São Roque e Convento de São Pedro de Alcântara “Talha Dourada e Embutidos Marmoreados” 12 mai

Biblioteca Municipal de Belém 17 mai

Museu da Água - Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos 17 mai

18 mai

18 mai

Palácio da Independência 19 mai

Museu Coleção Berardo - Exposição Enigma-Arte Portuguesa XX 23 mai

Igreja de São Cristóvão 24 Mai

Museu Nacional de História Natural e da Ciência - Exposição A Aventura da Terra: Um Planeta em Evolução 25 mai

Conservatório Nacional 31 mai Marcações preferencialmente por e-mail: lisboa.cultural@ cm-lisboa.pt Presencialmente no 1º dia útil

do mês que antecede as visitas: 10h30-13h Por telefone a partir do 1º dia útil do mês que antecede as visitas: 14h-16h Info: 218 170 593 (Divisão de Promoção e Comunicação Cultural) EG / MP

Enigma Lisbon

JOGO REAL NO CHIADO Jogos repletos de enigmas, charadas e puzzles. Todos os dias MP

Estádio do Sport Lisboa e Benfica

Visita ao Estádio

Todos os dias: 10h10, 10h30, 11h, 11h30, 12h, 12h30, 13h, 13h30, 14h, 14h30, 15h, 15h30, 16h, 16h30, 17h Em dias de jogo não se realizam visitas. Info: 707 200 100 Fonte Monumental da Alameda

Venha Conhecer a Fonte por Dentro Visita autoguiada às galerias interiores. Sáb: 15h -17h

Jogos de Água

Todos os dias: 12h -15h, 18h -23h

Jogos de Luz

As luzes acendem-se 15 minutos após o crepúsculo solar. Todos os dias Info: 213 912 300 (Departamento de Ambiente e Espaço Público da CML) EG

Fundação Calouste Gulbenkian

As Casas. Onde a Vida se Constrói - Das Paredes à Memória Visita orientada por Carlos Carrilho. 3 abr: 11h

Japonismo na Arte Europeia: Um Encontro de Culturas Visita orientada por Margarida Sousa. 3 abr: 11h

Egito uma Arte para a Eternidade

Visita orientada por Filipa Santos. 4 abr: 11h


v i s i tas g u i a das

Duas Obras em Diálogo: Bíblia, Constantinopla | Pratos, Sèrvres Visita orientada por Maria do Rosário Azevedo. 6, 13 abr: 13h30 EG

Do Museu ao CAM Viagens entre Coleções Visita orientada por Carlos Carrilho, Diana Pereira e Margarida Carmona. 9 abr: 11h

Ana Torfs - Echolalia

Visita orientada por Susana Pires. 10 abr: 11h

Calouste Gulbenkian: Da Coleção ao Museu Visita orientada pela equipa educativa do Museu. 16 abr: 11h

Hein Semke: Um Alemão em Lisboa Visita orientada por Ana João Romana. 17 abr: 11h

Um Museu no Jardim e um Jardim no Museu Visita orientada por Carlos Carrilho e Diana Pereira. 23 abr: 11h

O Desenho como Forma de Liberdade - Traço e Cor

Visita orientada por Hugo Barata. 24 abr: 11h

O Canto das Aves Passeio de identificação de Aves Através do seu Canto

Igreja de São Cristóvão

Mouraria Cristã

Visitas guiadas. Ponto de encontro: Capela de Nossa Senhora da Saúde. 2, 9, 23 abr, 7, 21 mai, 4, 18, 25 jun: 10h30 info@arteporsaocristovao.org

Gare Marítima de Alcântara

Todos os dias MP

Cerca Velha

3 abr: 14h30

Qua , qui, dom: 17h -22h, sex, sáb: 17h -24h sales@labirintolisboa.com

A Lisboa de Antero de Quental e da Geração de 70

A História de Portugal que os Livros não Contam

Lisboa Autêntica

Lisboa Gastronómica com Virgílio Gomes

Encontro: Praça Luís de Camões. 2 abr: 11h MP

Padre António Vieira

Encontro: Largo Trindade Coelho, junto à Igreja de São Roque. 3 abr: 10h MP

Passeio da Semana da Reabilitação Urbana

Encontro: Casa dos Bicos. 17 abr: 15h

Ponto de encontro: Príncipe Real, junto ao quiosque do lado da Rua do Século. 23 abr: 15h MP

Pelo Corredor Verde até Monsanto

Ponto de encontro: alto do Parque Eduardo VII, junto à fonte. 23 abr: 9h30 MP

Lisboa Operária

Ponto de encontro: Miradouro da Graça, junto à Igreja da Graça. 24 abr: 15h

Ponto de encontro: Sociedade de Geografia de Lisboa, na Rua das Portas de Santo Antão, 100. 9, 10 abr: 10h

Lisboa do Fado

Lisboa com Fernando Pessoa I

MP

Encontro: Brasileira do Chiado. 9 abr: 15h MP

À Descoberta da Tapada da Ajuda MP

Encontro: Campo das Cebolas, em frente à Casa dos Bicos. 16 abr: 9h30 MP

Alfama Autêntica

Ponto de encontro: Portas do Sol, junto à estátua de São Vicente. 16 abr: 10h MP

Lisboa com Fernando Pessoa II

Ponto de encontro: Príncipe Real, junto ao quiosque do lado da Rua de O Século. 16 abr: 15h

Ponto de encontro: Martim Moniz, junto à Capela da Sra. da Saúde. 24 abr: 19h

Lisboa das Sete Colinas - Sant’ana Ponto de encontro: Campo dos Mártires da Pátria, em frente à Faculdade de Ciências Médicas. 30 abr: 10h

Lisboa das Artes e Ofícios

Encontro: Arco da Rua Augusta. 30 abr: 10h MP

Lisbon Movie Tour

Fernando Pessoa Experience

O passeio inclui dormida no quarto onde viveu Fernando Pessoa entre 1908 e 1912.

Afirma Pereira

Passeio dedicado ao filme realizado por Roberto Faenza. Encontro: Miradouro de S. Pedro de Alcântara, junto à fonte.

Filme do Desassossego

Painéis de Almada Negreiros

MP

Passeio dedicado a Fernando Pessoa no cinema.

Lisboa de Cesário Verde

Capitães de Abril

EG / MP

MP

Seg a sex: 10h30, 14h30 Info: 213 611 025

Lisbon Movie Tour by Night

Labirinto Lisboa

Centro de Arte Moderna: Três Décadas de Arte em Movimento

Primeiro sáb: 10h Info: 213 935 177 IA

Eça Lisboa de Queirós

Encontro: Praça do Comércio. 16, 23, 30 abr: 16h30

Lisbon Walker

Lisboa Árabe

O Museu Sai à Rua… Venha Conhecer o Bairro de São Paulo

Cine-Aperitivo

EG / MP

Encontro: Largo do Calvário. 10 abr: 9h30

Fundação Portuguesa das Comunicações

Vieira e Peça de Teatro Paiaçu

Ponto de encontro: Largo do Rato, junto à Pastelaria 1800. 17 abr: 10h

Visita orientada por João E. Rabaça. 27 abr: 17h30

Visita orientada por Hilda Frias. 30 abr: 11h

75

Encontro: Arco da Rua Augusta. 16 abr: 15h

Passeio centrado no filme com o mesmo nome.

Lisboa Judaica

Colina do Castelo 10 abr: 14h30

Lendas e Mistérios 17 abr: 14h30

Sétima Colina

24 abr: 14h30 Encontro: Praça do Comércio, na esquina com a Rua do Arsenal. Livraria Móvel Tell a Story

PASSEIOS LITERÁRIOS Walk a Story Pessoa

Passeio dedicado à vida e obra de Fernando Pessoa. Todos os dias

Walk a Story Lisboa Literária

Passeio dedicado a Luís de Camões, Eça de Queirós, Fernando Pessoa e José Saramago. Todos os dias walks@tellastory.pt MP

Lx inline

Passeio de Patins por Lisboa Última sex: 18h30 massacriticapt.net

Massa Crítica de Lisboa

Bicicletada

Encontro: Parque Eduardo VII, no Marquês de Pombal. Última sex: 18h massacriticapt.net EG

Mundo Património LAB

PASSEIOS PELO PATRIMÓNIO

Bairro de Campo de Ourique

Por José Eduardo Carvalho. 16 abr: 10h -12h mundopatrimonio@spira.pt Museu da Água da EPAL

Galeria do Loreto Visitas guiadas. Sex: 15h, último sáb: 11h MP


76

v i s i tas g u i a das Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva

Visitas Guiadas ao Museu e às Oficinas de Artes e Ofícios e de Restauro Seg a sex: 10h -13h, 14h30-16h30 MP

Seg, qua: 11h, 15h, qui: 15h Museu da Associação de Futebol de Lisboa

Visitas Guiadas

Seg a sex: 9h30, 11h, 14h, 15h30 EG

Museu Benfica Cosme Damião

Visitas ao Museu

Todos os dias: 10h -18h Em dias de jogo realizam visitas até ao início do mesmo. visitasestadio@slbenfica.pt

MUDE - Museu do Design e da Moda . Coleção Francisco Capelo

Museu Infinito

Visita guiada à exposição por Sandra Leandro. 2 abr: 11h Museu da Marioneta

De Convento a Museu, Marionetas Portuguesas, Marionetas Orientais Visitas temáticas. MP

Museu Nacional de Arte Antiga

Visitas orientadas

Adoração dos Magos, de Domingos Sequeira 3 abr: 11h Ter a sex: 17h30

Bosch e o seu Tempo 3 abr: 11h30

OBRAS EM FOCO Centro de Mesa 27 abr: 18h

Museu Nacional do Azulejo

Museu Nacional do Traje e da Moda

Ter a dom: 10h -16h30

Ter: 14h -18h, qua a dom: 10h -18h

Visita ao Museu e Convento da Madre de Deus GO / MP

Visita ao Museu e ao Parque Botânico do Monteiro-Mor E / GO / MP

Museu Nacional de Etnologia

RESERVAS VISITÁVEIS

Galerias da Amazónia Ter, qui, sáb: 15h30

Galerias da Vida Rural Ter, qui, sáb: 14h30 visitasguiadas@mnetnologia. dgpc.pt

Museu do Oriente

VISITAS ORIENTADAS GERAIS

Presença Portuguesa na Ásia e Sombras da Ásia Visita às exposições permanentes. Dom: 16h

GO / MP

Museu Nacional do Teatro e da Dança

Peças de Teatro: as Coleções do Museu

Ex-Votos Teatrais. José Caldas, 40 Anos de Teatro

Visitas guiadas às exposições. Ter a dom: 10h -18h servicoseducativos@ mnteatroedanca.dgpc.pt EG / GO / MP

Museu da Presidência da República

Visitas Orientadas ao Museu Ter a sex: 10h -13h, 14h -18h GO / MP

Visitas Orientadas ao Palácio Nacional de Belém e Jardins Sáb: 10h30, 11h30, 14h30, 15h30, 16h30 MP / PG


v i s i tas g u i a das Museu de São Roque

A Santo que Não Conheço… Nem lhe Rezo nem lhe Ofereço Visita guiada com workshop. Seg a sex EG / IA / GO / MP

Visitas Guiadas à Igreja e ao Museu

Seg: 14h -18h, ter a sex: 10h -12h30, 14h -18h EG / IA / GO / MP

Os Jogos Sociais

Padrão dos Descobrimentos

Visitas ao Padrão E / GO / MP

Palácio Nacional da Ajuda

VISITAS ORIENTADAS AO PALÁCIO

O Quotidiano da Família Real, Um Dia de Gala no Paço da Ajuda servicoeducativo@pnajuda. dgpc.pt

Visita guiada temática. Seg: 14h -18h, ter a sex: 10h -12h30, 14h -18h

GO / MP

EG / IA / GO / MP

De Igreja a Panteão

Itinerários da Fé

Percurso pelo Convento de São Pedro de Alcântara, Igreja de São Roque, Capela da Ordem Terceira do Carmo, Igreja do Santíssimo Sacramento, Basílica dos Mártires e Igreja de N. Sra. da Encarnação. 9 abr: 10h Info: 218 879 549 (Paróquia de S. Nicolau)

Visita orientada ao monumento. PG

Parque Florestal de Monsanto

Percursos Pedestres Combatelaser

Paintball Electrónico

ITINERÁRIOS EM LISBOA

Peddy Paper

EG / IA / MP

1 MÊS/1 CAPELA

Capela São Francisco Xavier

Visita guiada temática. 3 abr: 15h, 6 abr: 13h15 EG / IA / MP

CALENDÁRIO LITÚRGICO Ressurreição

Visita guiada temática. 3 abr: 16h30 EG / IA / MP

A SANTA CASA ABRE PORTAS

Convento de São Pedro de Alcântara Visita guiada temática. 16 abr: 10h EG / IA / MP

Outra Lisboa

Viagens num Espaço Urbano Maior

Sete percursos para uma nova perspetiva sobre Lisboa. Todos os dias: 10h30 E / GO / MP

Paços do Concelho

Visita ao Edifício

1º dom: 11h ezequiel.marinho@cm-lisboa.pt EG

Percurso que desvenda histórias da artéria paralela à Avenida da Liberdade - Rua de Santa Marta - que durante muitos séculos foi uma das principais vias de entrada na cidade de Lisboa.

Em Direção à Primeira Colina Com início no Largo de S. Domingos e subindo pelo ascensor do Lavra chega-se à Colina de Sant’Ana. Todos os dias: 10h -12h, 14h -16h, 17h -19h MP

Info: 968 297 047 (Acção Natura)

Visita guiada temática. 2 abr: 10h

A Primeira Avenida

Panteão Nacional

EG / IA / MP

Cemitério dos Prazeres

77

O jogo parte de Campolide, atravessa o Aqueduto e termina em Monsanto. Info: 218 452 689 (Papa-Léguas) MP

Parque das Nações

Reitoria da Universidade Nova de Lisboa

Visitas ao Edifício

As visitas têm de ser marcadas com 15 dias de antecedência. nova.comunica@unl.pt MP

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

SANTA CASA CONVIDA

Visitas Guiadas a Vários Espaços da Instituição

Sáb (quinzenalmente): 11h Info: 213 235 325 EG / MP

Comboio de Passeio

São Luiz Teatro Municipal

Teleférico

Até 18 jun Sáb: 14h30 bilheteira@teatrosaoluiz.pt

Seg a dom: 10h -19h

Seg a sex: 11h -19h, sáb, dom, fer: 10h -20h

Visitas Guiadas PG

Tejo Bike

1ª, 3ª qua: 10h30 visitas@teatrosaoluiz.pt

Peddy +

Sociedade Histórica da Independência de Portugal

Aluguer de bicicletas. Todos os dias: 12h -18h Info: 218 919 333

Palácio da Rocha do Conde de Óbidos e Igreja de São Francisco de Paula Visita guiada por Joel Moedas. 2 abr: 15h -18h

Peddy Belém

Por Moutinho Borges. 17 abr: 10h30-13h30 peddymais@gmail.com Plataforma LX

WALK THE LINE TOURS Lisboa numa Linha

Percurso com início na Praça Marquês de Pombal e fim na Praça do Comércio, passando pela Avenida da Liberdade e o Rossio.

E / EG / MP

Visitas Guiadas ao Palácio da Independência

Seg: 11h30 Info: 213 250 829 MP

Teatro Nacional de São Carlos

Visitas Guiadas

visitas@saocarlos.pt E / GO / MP

Time Travellers

Lisboa de Saramago

Ponto de encontro: Casa dos Bicos. 9 abr: 10h -13h Inscrições abertas até 7 abr

Lisboa d’os Maias

Ponto de encontro: Rossio. 10 abr: 10h -13h Inscrições abertas até 8 abr

Passeio à Lisboa dos Amores Ponto de encontro: Praça do Comércio. 16 abr: 10h -13h Inscrições abertas até 14 abr

Da Vila dos Andrades ao Bairro Alto Ponto de encontro: Praça Luís de Camões. 17 abr: 10h -13h Inscrições abertas até 14 abr

A Lisboa dos Cravos

Ponto de encontro: Praça do Comércio. 24 abr: 10h -13h Inscrições abertas até 22 abr Underdogs Art Store

Underdogs Public Art Tours

Visitas guiadas em minibus ou sidecar por várias intervenções artísticas. Sáb: 14h -17h info@under-dogs.net MP

Walk and See

Passeios Guiados a Pé Info: 917 443 389 GO / MP

Seg a sex MP

Tcharan Eventos

JANTARES MISTÉRIO A Morte do Artista Noite de Gangsters Os Rústicos IA

Teatro Nacional D. Maria II

Visitas Guiadas

Visitas aos bastidores do Teatro em português, inglês, francês, castelhano, alemão e italiano.

E Escolas EG Entrada Gratuita IA Inscrições Abertas GO Grupos Organizados MP Marcação Prévia PG Público em Geral

> Contactos pág 91


78

c r i a n ças

quinta pedagógica 16 de abril Rua Cidade Lobito / 218 550 930 / quintapedagogica.cm-lisboa.pt

Quinta Pedagógica – 20 Anos A Quinta Pedagógica está de parabéns! No dia 16 de abril comemora 20 anos. O objetivo da sua existência tem-se mantido com o tempo: recriar um ambiente de ruralidade, dando a conhecer os usos, costumes e tradições rurais. Animais, hortas, pomares e atividades que ensinam a fazer

este m ês Auditório Carlos Paredes

Filminhos Infantis à Solta pelo País O Primeiro Outono, A Lengalenga da Panqueca, Corrida, Aleksander, O Dragão e a Música, Som de Mudança, Mancha e Manchinhas – Marinheiros de Água Doce, No Fim do Mundo 17 abr: 11h30 PG

pão, manteiga e doce, fazem deste lugar um espaço de eleição para pequenos e graúdos. No dia do aniversário há um programa especial com espetáculos, jogos tradicionais, música, visitas guiadas e, como não podia deixar de ser, um bolo de aniversário. Ana Figueiredo

Info: servicoeducativo@ zeroemcomportamento.org

Casa do Coreto

Castelo de S. Jorge

Movimento

Teatro Maiores de 4 anos 2 abr: 19h, 22h PG

Jogos em Família

Oficinas criativas Até mai Seg: 17h30-18h30 MP

Info: 919 746 826 Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves

Música para Bebés 0-36 meses 2 abr: 11h -12h Info: geral@a-par.pt

Sessão de Histórias: 1, 2, 3, Era uma vez... 0-6 anos 30 abr: 11h -12h Info: geral@a-par.pt

Tozé, Amigo

João Pequeno Bonecos de Trapo Teatro Maiores de 4 anos 16 abr: 15h PG

Corre corre Cabacinha Teatro Maiores de 4 anos 17 abr: 11h30

Fábula dos Feijões Cinzentos Teatro de sombras Maiores de 4 anos 23, 30 abr: 15h PG

Domingos em Família Maiores de 5 anos 3 abr: 11h

Séc. XII – Lisboa fora do Condado 10 abr: 11h

Séx. XV – Tempo de Mulheres, Mulheres do seu Tempo 17 abr: 11h

Visitas em Família Maiores de 6 anos 24 abr: 11h


c r i a n ças e s t e m ê s Centro Cultural de Belém

Alice

Teatro Maiores de 12 anos 7, 8 abr: 11h E / GO / MP

9 abr: 21h, 10 abr: 17h PG

A Festa

Teatro Maiores de 12 anos 28 abr a 1 mai Qui, sex, sáb: 21h30 Dom: 17h PG

Sex: 11h, 14h30 E / GO / MP

A Caixa

Oficina associada ao espetáculo Alice 13 a 15 abr: 10h30 E / GO / MP

Caixa de Música

Culturgest

Epicentro

Instalação 6 meses-3 anos 8 abr: 10h E / GO / MP

Orquestra Juvenil Metropolitana - O Feiticeiro de oz Maiores de 6 anos 10 abr: 11h30

Mini Concertos

9, 10 abr: 10h30, 16h PG

Espionagem na Galeria, Códigos em Construção, Qual é a Mensagem Escondida? Visitas-jogo no âmbito da exposição Guy de Cointet Até 15 mai

Música Pra Ti – Samuel Úria

E / GO / MP

Maiores de 6 anos 2 abr: 18h PG

IndieJúnior

Centro Cultural de Carnide

Criançópolis, A Menina que detestava Livros

Abr

E / GO / PG

Info: www.indielisboa.com/ festival-indiejunior/

Teatro Seg a sex

Dançarte

E / GO / MP

Workshop 2-4 anos 16 abr: 11h

Contakids

Info: 916 617 601 Chapitô

Portugal por Miúdos Teatro Maiores de 6 anos 9 a 30 abr Sáb, dom: 17h

PG

Cinema São Jorge

Gir’Arte

5 Domingos à Roda das Artes, 5 Giros para descobrir em Família Visita guiada ao Cinema São Jorge 3 abr: 10h Info: 210 027 150

El Corte Inglés

UCI Cinemas

Aladino e a Lâmpada Mágica Teatro Maiores de 3 anos 1 a 30 abr Sáb: 16h, Dom: 11h PG

Espaço Be Live

Aprender a Pensar, Aprender a Sentir

Mindfulness para crianças 6-12 anos 17 abr: 11h -12h

Comuna Teatro de Pesquisa

IA / MP

Peça de teatro Maiores de 6 anos Até jun Sáb: 16h Dom: 11h30, 16h

FabLab

Salta para o Saco

PG

Seg a sex: 10h30, 14h30 E / GO / MP

Contos Tradicionais

Espetáculo e oficina de teatro 9, 23, 30 abr: 15h -16h30, 16 abr: 11h -12h30 MP

Info: 965 512 252

Info: rocha.susana@sapo.pt

The Inventors

79 9, 10 abr: 10h -22h PG

Info: geral@cresceraser.com Fundação Calouste Gulbenkian

Quem é Quem? Uma História de Retratos Oficina famílias 8-12 anos 3 abr: 10h30

Amuletos e Talismãs Oficina 5-12 anos 9 abr: 14h30

Pinturas com cheirinho a Natureza! Oficina 6-10 anos 9 abr: 14h30

As Coisas e as Casas

Contos famílias 2-4 anos 10, 17 abr: 10h, 11h30

Animais Vegetais 3D Oficina famílias 6-10 anos 16 abr: 14h30

Ao Ritmo das Estações do Ano Oficina 7-10 anos 17 abr: 10h30

Molière: TOC-TOCTOC… Silêncio que o Espetáculo vai Começar! Oficina 1-12 anos 30 abr: 14h30

O Bugalho – Fabrico de Tinta de Escrever Oficina famílias 6-12 anos 30 abr: 14h30 MP

Arte Acessível - Descobrir a Arte em Família Necessidades Educativas Especiais Visita Dançada

Maiores de 6 anos 2 abr: 10h15, 11h30

O Egito no Tempo dos Faraós Visita Maiores de 6 anos 2 abr: 14h, 15h15 EG / MP

Traje, moda e acessórios Visita Maiores de 6 anos 2 abr: 10h15, 11h30 EG / MP

O Meu, o Teu, o Nosso Jardim

Maiores de 6 anos 2 abr: 10h15, 11h30, 14h, 15h15 EG / MP

Grow Up

Os adultos sabem tudo? Oficina de filosofia 4-6 anos 17 abr: 10h -10h50 7-10 anos 17 abr: 11h -11h50 11-14 anos 17 abr: 12h -12h50 Info: joanarssousa@gmail.com Leituria

Era uma vez... na Leituria com Inês Blanc 2 abr: 11h

Era uma vez... na Leituria com Elsa Serra 9 abr: 11h

Era uma vez... na Leituria com Bruno Batista 23 abr: 11h

Contos sem Bonecos 30 abr: 11h30 PG

Little Lisbon

Histórias do Corredor Verde de Lisboa Passeio Encontro: Parque Eduardo VII 6-12 anos 17 abr: 10h - 12h30 MP

O Santo Popular e a Cidade das Tradições Visita-passeio Ponto de encontro: Museu de Santo António 6-12 anos 23 abr: 14h30-17h30

Workshop de eletrónica 8-16 anos 9 abr Info: 916 212 124

EG / MP

FIL - Feira Internacional de Lisboa

EG / MP

Info: info@lisbonforkids.com

Som Contigo

Livraria Bulhosa

Maiores de 2 anos 8 abr: 15h -22h,

EG / MP

Crescer a Ser no Happy Life

Visita Desenhada Maiores de 6 anos 2 abr: 14h, 15h15

Maiores de 6 anos 2 abr: 10h15, 11h30, 14h, 15h15

MP

Sábados de Histórias na Bulhosa Sessão de Contos sem


80

C r i a n ças e s t e m ê s

Bonecos

4-10 anos 9 abr: 11h MP

Maria Matos Teatro Municipal

As Três Ecologias O Dia do Rédimeide

Um Pé no Museu, outro na Cidade Maiores de 3 anos Visita-passeio 23 abr: 15h30

Vamos ao Teatro Romano!

Vice-Versa

Uma aventura no Teatro Romano Maiores de 4 anos 30 abr: 10h30 Info: museudelisboa@cm-lisboa. pt

E / GO / MP

Museu Nacional de Arte Antiga

17 abr: 11h -18h

Dança Maiores de 3 anos 28, 29 abr: 10h 30 abr: 11h, 16h30 PG

Mundo Património LAB

Férias no Património na Cidade | Printemps

O Extraordinário Mundo de H.Bosch: entre o Real e o Imaginado Visita-jogo Maiores de 6 anos 3 abr: 11h30

26 abr a 6 mai: 8h30-18h30

MP / EG

Família-Concerto

Arte e Literatura - Bosch no País das Maravilhas

0-12 meses 30 abr: 10h30-11h15 12-24 meses 30 abr: 11h30-12h15

Info: se@mnaa.dgpc.pt

Oficina de arte e literatura 8-12 anos 17 abr: 11h -13h

Aproxima-te!

MP / EG

Festas de Aniversário

Museu Nacional do Teatro e da Dança

Qua: 14h -18h

Seg a dom

Museu Coleção Berardo

Filminhos Infantis à Solta pelo País O Primeiro Outono, A Lengalenga da Panqueca, Corrida, Aleksander, O Dragão e a Música, Som de Mudança, Mancha e Manchinhas – Marinheiros de Água Doce, No Fim do Mundo 2 abr: 15h30 PG

Info: servicoeducativo@ zeroemcomportamento.org Museu de Lisboa – Teatro Romano

Aulularia ou a Comédia da Panela Visita-espetáculo Maiores de 4 anos 9 abr: 15h30

Dominó da História

se@mnaa.dgpc.pt

O Cavaleiro da Armadura Enferrujada Maiores de 6 anos 2, 9, 10,17,23 abr: 16h Info: 217 567 410 (Teatro da Raposa)

O Patinho Feio (Cativar) 2-5 anos 3 abr: 10h30

A História da Carochinha (Cativar) 2-6 anos 17 abr: 10h30

Bela Adormecida 1-5 anos 10 abr: 10h30

Bobi, o Cão Salsicha 1-5 anos 24 abr: 10h30 PG

Até 30 mai Seg: 10h E / GO / MP

16, 23, 30 abr: 18h30 PG

O que nos dizem as cores Visita Animada 6-12 anos 2 abr: 15h

Vamos Conhecer o Oriente com S. Francisco Xavier Visita-jogo 10-15 anos 3 abr: 15h

Há Animais no Museu? Visita animada 3-8 anos 10 abr: 15h

Personagens Animadas, Histórias Transformadas 8-12 anos 16 abr: 15h

A Brincar Construímos o Passado Visita ateliê 6-12 anos 17 abr: 15h

Pelos Sentidos do Barroco Visita guiada temática 10-15 anos 23 abr: 15h

Quantos Módulos Fazem Um Padrão? 6-12 anos 24 abr: 15h

MP

Peça de teatro 15-18 anos

Museu de São Roque

Paiaçu ou Pai Grande

A Cozinha é um Laboratório

Pãezinhos de Fruta

Maiores de 6 anos 10 abr: 15h30, 17h15

Laboratório

Micróbios: Amigos ou Inimigos? Maiores de 6 anos 24 abr: 15h30, 17h15 MP

Quinta Pedagógica dos Olivais

Dia Internacional do Livro Infantil

Exposição – IX Concurso de Histórias Infantis 2 abr: 11h

Oficina de Cerâmica

Maiores de 3 anos 9, 23 abr: 11h, 12h, 15h

20º Aniversário da Quinta Pedagógica dos Olivais 16 abr

O Ciclo do Pão Aromas e Sabores

10 Contos - O Sapateiro Pobre, Teófilo Braga  Contos Tradicionais do Povo Português Maiores de 6 anos 16 abr: 15h PG / MP / EG

Info: museu@bportugal.pt

Histórias do faz-de-conta e oficina de marionetas 17 abr: 10h30-12h30

MP

Maiores de 12 anos 9 abr: 15h30-18h30

Museu do Dinheiro – Banco de Portugal

Museu do Oriente

Jogo de dominó sobre as várias épocas de Lisboa Maiores de 4 anos 17 abr: 10h30

Vamos Programar: o Robot ajuda!

Maiores de 3 anos 30 abr: 11h

Padrão dos Descobrimentos

Oficina 6-12 anos 23 abr: 15h -17h

Explorar, Criar e Imaginar: Desporto e Lazer com Arduino e MaKey-MaKey Maiores de 8 anos 2 abr: 16h30-18h30

MP

Info: 214 194 893 (Palco de Chocolate)

Flores Sagradas

Workshops Dóing

O Grufalão PG

Pavilhão do Conhecimento

Espinafres & Desporto Exposição Maiores de 6 anos Até set

Maiores de 3 anos 30 abr: 15h MP

São Luiz Teatro Municipal

Mais Novos Noiserv

Concerto 5-10 anos 2, 3 abr: 11h, 16h

Asas de Papel

Dança 3-5 anos 11 a 15 abr: 10h30 E / GO / MP

9, 10, 16, 17 abr: 11h, 16h PG

Sociedade de Geografia de Lisboa

Archikidz

Workshop de arquitetura


C r i a n ças e s t e m ê s 5-10 anos 10 abr: 15h -18h PG

Teatro Armando Cortez

Cinderela

Maiores de 3 anos Até jun Ter a sex. 11h, 14h30 E / GO / MP

Sáb, dom: 15h PG

81

todo o ano

O Mundo dos Legumes, O Cozinheiro Trapalhão, A Lição da Árvore, O Mimo vai à Escola, A Castanha Brincalhona, O Livro Amigo  Peças itinerantes Info: lanterna.magica@iol.pt (Teatro Lanterna Mágica)

Teatro Bocage

Branca

Teatro Maiores de 3 anos 16, 30 abr: 16h PG

Teatro de Carnide

O Senhor Foguete Teatro Maiores de 6 anos Até 10 abr Sáb, dom: 16h

30 da Mouraria – Psicoterapia e Movimento

Drama e Movimento para Miúdos Tímidos, Atrevidos e Mais ou Menos 4-10 anos Qua: 17h -18h MP

Info: 30damouraria@gmail.com

PG

Academia de M úsica Teatro Dom Luiz Filipe (Teatro da Luz)

Antes de Começar

Teatro Maiores de 4 anos Até 1 mai Sáb: 16h30, Dom: 11h PG

Teatro Nacional D. Maria II

A Visita Escocesa Visita guiada ao teatro Maiores de 6 anos Até 15 mai Ter: 11h, 15h E / GO / MP

Dom: 11h PG

Teatro Politeama

Tarzan

Até abr Ter a sex: 11h, 14h E / GO / MP

Sáb, dom: 15h PG

Iniciação Musical 0-36 meses MP / IA

Academia de M úsica da Graça

Guitarra, Piano, Violino, Violoncelo, Bateria, Canto, Baixo Maiores de 6 anos MP

Academia de M úsica de Telheiras

Música para Bebés e Papás Até aos 3 anos Ter: 18h30

Academia Nacional de M úsica Carlos Seixas - Pólo de Roma/ Alvalade

Aulas de Piano Maiores de 6 anos IA

Teatro Turim

A Princesa Aborrecida Teatro Maiores de 4 anos 2 a 24 abr Sáb: 16h, Dom: 11h PG

Piano, Guitarra, Saxofone, Violino, Violoncelo, Bateria, Flauta, Acordeão IA / MP

Teatro Maiores de 3 anos 3 a 24 abr Sáb: 16h, Dom: 11h

Academia Talentos à Vista

PG

Aladino e a Lâmpada Mágica Uma princesa quer casar apenas por amor, mas o seu pai, o Sultão, não aceita que ela se case com um rapaz que vive na rua. A confusão aumenta no momento em que surge um Mago que procura destruir o amor entre os dois jovens. O cinema e o teatro cruzam-se neste espetáculo com encenação de Paulo Sousa Costa e João Didelet. A história de Aladino, uma aventura onde não falta romance e fantasia, ganha uma nova dimensão quando a tela de cinema interage com os atores que estão em palco. AF

Academia Novas Letras

Teatro Villaret

Os Três Porquinhos

UCI El Corte Inglés 1 a 30 de abril Av. António Augusto Aguiar, 31 213 711 700/ www.elcorteingles.pt

Festas de Aniversário

3-14 anos Sáb, dom: 10h30-15h30 MP

Aulas de Taekwondo 4-14 anos Ter, sex: 18h15-19h ADCEO

Auto da Barca do Inferno, Falar a Verdade a Mentir Seg a sex: 10h30, 14h30 E / MP

Alma Cheia

Zen Kids

Sáb: 17h30-19h, Seg: 18h30-19h30 Info: 960 271 750 | projetozenkids@gmail.com Alunos de Apolo – Escola de Dança

Aulas de Dança Sáb: 10h

Armazém 13

Circo Kids


82

C r i a n ças To d o o a n o Workshop de atividades circenses Sáb: 11h

Até jul Ter, qui: 17h30-19h IA

Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Artyaplausos

Iniciação às Artes Perfomativas

Letras Habitadas

Visita com aletiê 6-10 anos Seg: 14h -18h, Ter a Dom: 10h -12h30, 14h -18h E / GO / MP / EG / IA / PG

Arte Graça

8-12 anos Sáb: 10h -13h

Associação Lamiré

História de Portugal, A Princesa Pele de Cavalo Peça itinerante

Música para Bebés

E / MP

Info: lamire.animacao@gmail. com

4 meses-3 anos Dom: 10h Info: geral@anapar.pt

Associação Musical Lisboa Cantat

Art!ist – Academia de Dança , Teatro & Performance

Hip-Hop, Judo, Condição Física

Coro Infantil Lisboa Cantat

7-13 anos Dom: 17h30-19h30 IA

Info: 912 561 972 Artkids

Ensino artístico, oficinas de arte pedagógicas e sessões de arte como terapia 4-16 anos

Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos

Vita Civitatis… A Cidade e o Quotidiano Medieval Seg a sex: 9h30, 11h, 14h, 15h30 E / GO / MP

Percurso Medieval, Percurso Lisboa Quinhentista, Percurso Pombalino E / GO / MP

Info: 918 748 695

Danças Tradicionais e de Roda Maiores de 5 anos Dom: 10h -11h

Festas de Aniversário 0-12 anos

Festas de Aniversário

Maiores de 7 anos Seg a dom: 11h -13h30, 15h -17h30 MP

MP

Info: cursolisboa@gmail.com Atelier de São Bento

Artes Plásticas

Ter: 15h -17h, 17h -19h

Associação Renovar a Mouraria

Ballet

Maiores de 5 anos Sáb: 10h -11h

MP

Academia Nacional de M úsica Carlos Seixas

Música para Bebés IA

MP

Guitarra

Auditório Pedro Arrupe

Sáb: 10h30

A Aventura de Ulisses

MP

Atelier-Museu Júlio Pomar

A Escola vem ao Museu E / GO / MP

Auto da Barca do Inferno

Maiores de 12 anos www.culturalkids.com.pt

Atelier do Paço

Ateliê de Arte

Maiores de 6 anos

E / GO / MP

5-12 anos Sáb: 10h -12h

Mente-Cérebro à conversa 15 abril – No âmbito do Dia Mundial da Doença de Parkinson

Mesa Redonda “Doença de Parkinson – Dos Investigadores aos Cuidadores” 0

0

- Joaquim Ferreira (Neurologista e Investigador) Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Instituto de Medicina Molecular e Hospital de Santa Maria

- Luísa Lopes (Investigadora) Instituto de Medicina Molecular - Ana Botas (Vice Presidente da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson)

Venha saber mais!

Entrada livre e gratuita

15 abril – 14h30

Edifício Egas Moniz

(dentro do recinto do Hospital de Santa Maria)

Sala 66 (Piso 1, Ala B)

Como chegar?

– Metro – linha amarela, saída Cidade Universitária – Carris – 701, 735, 738, 755, 768, saída Hospital Santa Maria Colégio Mente-Cérebro da Universidade de Lisboa

Para quem? Comunidade Sénior/Público em geral


C r i a n ças To d o o a n o Auditório Sonho

Auto da Barca do Inferno, Farsa de Inês Pereira, Aquilo que os Olhos veem ou o Adamastor, Leandro, Rei da Helíria, O Cavaleiro 10h30, 13h, 14h30, 15h E / GO / MP

Curso de Teatro Classe Drama Maiores de 15 anos Sáb: 15h -18h IA

Info: 963 773 636 Casa do Brasil

Oficina de Teatro

Info: 218 861 799

10-14 anos Ter, qui: 17h -19h

Avenida Afonso III, 77, r/c dir, Alto de São João

Casa da Cultura dos Olivais

Aulas de harpa e harpa elétrica Com Eva Guerra Maiores de 7 anos Ter, Sex: 18h -21h Info: evaguerra@gmail.com

Instrumentos de Sopro Maiores de 8 anos Ter, sex: 19h

Banco de Portugal

Desenhos à Desgarrada Visita-ateliê

Porquê visitar o Museu? Oficina lúdica Qua , qui, sex: 10h30, 14h30

O Tempo narrado pela Arqueologia Visita-oficina

De D. Dinis a Fernando Pessoa – O Tempo e a Palavra

Projeto Reciclo Orquestra

Oficina de construção de instrumentos musicais 6-17 anos Qua: 19h -20h30, sáb: 10h -13h

83 Caulino Ceramics

Workshops de Cerâmica 5-14 anos Qua: 17h -18h30 IA

Festas de Aniversário Maiores de 5 anos Sáb, dom MP

Centro Científico e Cultural de Macau

A Escrita Chinesa Maiores de 6 anos

P’la Aldeia de Pessoa

Percurso pedestre que dá a conhecer locais de Lisboa importantes para Fernando Pessoa Início: Largo Camões, fim: Terreiro do Paço 6-11 anos Seg a qui E / GO / MP

Casa de Giz

c.e .m – Centro em Movimento

Caravela Vera Cruz Doca do Espanhol

Um dos Principais Laboratórios da Terra é o Mar Visita Seg a sex: 10h -17h E / GO / MP

Info: www.caravelaveracruz.pt Casa do Artista

Curso de Teatro Musical Classe Júnior 7-15 anos

Sáb: 10h -13h

EG / MP

Castelo de São Jorge

Festas de Aniversário

Núcleo Museológico 6-12 anos Sáb, dom: 15h -18h E / GO / MP

Bebés Qua: 17h -18h30

Centro Cultural de Carnide

Tendas Circus

Workshop de artes circenses Qua: 18h -20h, dom: 9h -13h

Vários horários

Academia de Filosofia 4-17 anos Info: 936 140 727 MP

Centro Cultural Infantil Papalagui

Festas de Aniversário MP

Info: papalagui.cci@gmail.com Centro Cultural Padre Carlos Alberto

Dança clássica, dança contemporânea, dança criativa, barra de chão, pontas IA

Cativar

Festas de Aniversário Maiores de 2 anos MP

Clave e Som, Escola de M úsica

Cursos de Piano, Teclado, Flauta, Guitarra, Acordeão, Violino, Violoncelo

Ter, qui: 18h45-19h45

Visita guiada

MP

Nhó Nham Ró Ró

Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves

Info: 964 379 701 (Palco de Chocolate) 

Ateliê de Circo

Iniciação Musical

5-10 anos Sex: 18h30-19h30

Biblioteca Orlando Ribeiro

MP

IA

Dançar uma História

Hip-Hop

Até jun Seg

Maiores de 7 anos Seg: 16h45-18h25, Qua: 18h45- 20h15

Festas de Aniversário

Maiores de 6 anos

GO / E / MP

Recriação de Época: Elisa, a criada do Dr. Anastácio Gonçalves, apresenta a Casa e as Obras de Arte às crianças

Desenho Aberto

Visitas Guiadas

IA / MP

Aulas de Teatro

Centro de Formação Artística

4-12 anos Qua: 18h

Ballet

Visita-ateliê

MP

Maiores de 6 anos

Happy Yoga

5-12 anos Ter: 18h -18h45

Maiores de 6 anos

Chapitô

Casa Fernando Pessoa

3-11 anos Seg a qui

Estudo Lúdico da Língua Inglesa

Instrumentos Musicais Chineses

MP

Abre as Cortinas da tua Imaginação

Centro Europeu de Línguas

Curso de Expressão Dramática 6-12 anos IA

Info: pontifice73@gmail.com

4-6 anos

Maiores de 6 anos MP

Club Clínica das Conchas

Curso de Música para Bebés Sáb MP

CMS Espaço Terrapuriano

Tai-Chi

Maiores de 10 anos Sáb: 12h -13h

Ateliê de Competências para Crianças Sáb: 18h -19h

Complexos Desportivos do Alto Lumiar, Boavista e Casal Vistoso

Festas de Aniversário 4-12 anos Sáb, dom MP

Comunidade Hindu

Aulas de canto e instrumentos MP

Culturgest

Festas de Aniversário 5-12 anos Sáb, dom GO / MP


84

C r i a n ças To d o o a n o Dança Livre - Escola de Dança

Escola de Actores Ilha D’Arte

Espaço Dança de Palmira Camargo

A partir dos 3 anos Vários horários

Maiores de 8 anos IA

MP

Ballet

Festas de Aniversário 3-14 anos Sáb, dom, fer MP

Dança do Saber

Ballet, Hip-Hop, Contemporâneo, Karaté Vários horários MP / IA

Dançarte

Cursos

Ballet, Dança Criativa, Sevilhanas, Flamenco, Hip-Hop, Karate, Yoga MP

Dançattitude

Aulas de Dança Flamenca

3-8 anos Sáb: 10h -11h Info: xavierflamenco@gmail.com Dance Factory Studios

Dança Criativa 3-6 anos

Hip-Hop Teens MP

Dance Spot

Hip-Hop, Ballet, Contemporâneo, Sapateado MP

Festas de Aniversário 3-16 anos MP

DARC

Cursos de Expressão Corporal, Dramática e Cinema 3-16 anos Até jun Vários horários IA / MP

Departamento de Proteção Civil

A segurança em casa, na rua e nos espaços públicos 5-10 anos Seg a sex: 9h -12h, 14h -16h30 GO / MP

Cursos e workshops

Escola Básica Pedro de Santarém

Curso de Percussão, Afro Brasileira, Samba Reggae Maiores de 10 anos Ter: 18h Info: blocooxala@gmail.com (Bloco Oxalá)

Escola de Belas-Artes Pedro Serrenho

Artes Plásticas

5-12 anos Qua: 14h -16h, 17h -19h30, sáb: 10h -13h MP

Ballet Kids

Espaço Pessoa e Companhia

Hora do Conto

3-5 anos Qua: 17h30-18h MP / EG

Espaço Saúde Med

Bebés Curiosos

Atividades de socialização e descoberta Maiores de 6 anos Até jun Seg, qua , sex: 10h -12h Esplanada da Mata – Parque José Gomes Ferreira

Festas de Aniversário

Festas de Aniversário

Sáb, dom, fer MP

Todos os dias MP

Escola de Dança Ana Köhler

Fábrica Braço de Prata

Caixas de Histórias do Fundo do Mar Oficina de trabalhos-manuais Maiores de 3 anos MP / PG / E / GO

Casas no Fundo do Mar Oficina de trabalhos-manuais Maiores de 5 anos MP / PG / E / GO

Fusos Horários: navegar pelo Tempo Visita guiada Maiores de 6 anos MP / PG / E / GO

Rede de Histórias MP / PG / E / GO

Mensagens Submersas Jogo de pistas

MP / PG / E / GO

Até 30 abr

Gabinete de Estudos Olisiponenses

Visitas guiadas ao Palácio do Beau Séjour

Ballet, Dança Contemporânea, Dança Jazz, Dança Tradicional Irlandesa, Hip-Hop, Danças Orientais

Festas de Aniversário

MP

Dança Criativa

Pintura sobre Azulejo, Artes Plásticas, Aulas de Música

3-5 anos

IA / MP

Dança Contemporânea

Galeria Millennium

Escola de Dança Raquel Oliveira

Danças Espanholas, Dança para crianças IA / MP

Até aos 12 anos Sáb, dom: 16h Info: 218 460 738 (Trupilariante) MP

Forum Dança

9-13 anos

Teatro 7-11 anos

Escola de Jardinagem e Calceteiros

Jardim do Saber, Mãos Verdes 3-12 anos Seg a sex

Programas de Sensibilização Ambiental MP / EG

Escola Secundária Pedro Nunes

Aulas de Mandarim Qua: 14h30-15h30 IA

Espaço 62

Artes plásticas 5-12 anos Qui: 18h -19h IA

Espaço Be Live

Cresce a Ser

6-10 anos Seg: 18h -18h45 IA / MP

MP

FullOut Dance Academy

Ballet, Hip-Hop MP

Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das Comunicações

GO / MP / EG

Galeria 36

Visitas orientadas E / GO / MP

Gato que Ladra

Oficinas

Teatro aos Sábados 4-12 anos Sáb: 11h

Mikado Grupo de Teatro 13-18 anos Sáb: 16h MP

Festas de Aniversário

Ginásio Beija-Flor

MP

3-16 anos Qua e sex: 19h30-20h30

Sáb: 14h30-18h

O cabo submarino num mar de conetividades

Oficinas pedagógicas alusivas à exposição

Vive no fundo do mar e não é um peixe?!? Não, é um Cabo Visita guiada Maiores de 3 anos MP / PG / E / GO

Os Meninos do Mar Contos Maiores de 6 anos MP / PG / E / GO

Capoeira Infantil Ginásio Clube Portugu ês

Festas de Aniversário Maiores de 3 anos Sáb, dom, fer

Aikido, Ginástica, Judo, Esgrima, Tiro com Arco, Capoeira, Futebol, Baby Gym MP


C r i a n ças To d o o a n o Gymboree

Jazzy Dance Studios

Programas de desenvolvimento infantil 0-5 anos IA

4-12 anos

Workshops

The Happiest Baby on the Block, Baby Signs 0-24 meses Helen Doron Early English

Break Dance Kids, Capoeira Kids, Hip-Hop, Shake-it-up Teens, Ginástica, Capoeira MP

Just4Teens

Socialização e Descoberta para Bebés e Crianças Ter a qui: 10h -12h

Festas de Aniversário

Lavadouro Público de Carnide

Ensino de inglês

Visita guiada com encenação Maiores de 4 anos 1º dom: 11h

4-9 anos Sáb, dom, fer

3 meses-14 anos MP

Hipódromo do Campo Grande

Aulas de equitação Isshin Dojo

À Descoberta do Lavadouro!

Lisboa Camping & Bungalows

Festas de Aniversário MP

Aikido

Lisboa Story Centre

Yoga

5-12 anos Todos os dias

6-14 anos

Maiores de 3 anos Vários horários IA

Jardim Botânico da Ajuda

Visita Geral, As Plantas Oficinais, O Sabor e os Cheiros PG / MP

Os Campeões do Jardim, À Descoberta do Jardim 4-5 anos

A Planta, O Herbário Ensino básico

Plantas de todo o Mundo, Quem sou Eu? Como me Chamo?, Da Alga à Laranjeira, Os Botânicos e a Conservação da Biodiversidade Ensino secundário E / MP

Jardim Botânico Tropical

Os Sentidos no Jardim, Um Povo Descobridor, Na Ponta do Lápis Visitas guiadas e atividades temáticas E / GO / MP

Festas de Aniversário MP

A Loja das Atividades

Ballet Criativo 3-6 anos Sáb: 15h

Karaté

3-6 anos Dom: 11h -11h45 7-12 anos Dom: 12h -12h45

© Pedro Gonçalves

Play & Learn: Música, Artes, School Skills, Sports, Mommy and Baby Fitness

85

Pilates

Maiores de 14 anos Sáb: 11h -11h45

Pequenas atividades para grandes crianças Maiores de 3 anos Dom: 9h30-13h

Festas de Aniversário 3-12 anos Todos os dias MP

A Loja da Tia Glória

Yoga, expressão dramática, artemix, expressão musical, danças do mundo Oficinas artísticas Vários horários IA

Lx Dance

Ballet MP

São Luiz Teatro Municipal Teatro -Estúdio Mário Viegas 9 a 17 de abril Largo do Picadeiro/ 213 257 650 www.teatrosaoluiz.pt

Asas de Papel A bailarina Ainhoa Vidal dá corpo ao espetáculo poético, sobre o espaço cenográfico, Asas de Papel . Neste palco existem esculturas dentro de livros suspensos, que projetam sombras. Os livros são a inspiração, porque neles há mais do que letras, há caminhos, relações e diálogos cenografados pelas folhas de papel. A criação de Ainhoa Vidal é acompanhada pela música ao vivo de Pedro Gonçalves e dirigida a crianças entre os três e os cinco anos. AF


C r i a n ças To d o o a n o Maria Matos Teatro Municipal

Dentro de Cena

Visita guiada ao Teatro Maiores de 3 anos Ter a dom: 15h -20h EG / MP

Mercado 31 de Janeiro

Vamos Todos ao Mercado

Visita guiada e atividade lúdica no âmbito da Educação Alimentar Maiores de 8 anos Ter a sex: 9h30-12h E / MP

Minimundo

Festas de Aniversário Até aos 6 anos Todos os dias MP

Música para Bebés Até aos 3 anos

Mosteiro dos Jerónimos

Festas de Aniversário 4-10 anos Sáb, dom: 14h -16h30 MP

Brincando no Mosteiro, Animais do Mundo, Animais do Rei, Jogo do Mosteiro, Jogo dos Descobrimentos, Ateliê das Iluminuras, Jogando com o Tempo, Viagem de Vasco da Gama, Vem Conhecer o Mosteiro Visitas guiadas e oficinas pedagógicas Ter a sex E / MP

Visitas Guiadas ao Museu e às Oficinas Seg a sex MP

Museu Coleção Berardo

Festas de Aniversário 4-12 anos MP

Museu do Combatente

Festas de Aniversário 5-14 anos Todos os dias: 10h30-18h MP

Mundo Património LAB

Aproximar – Programa de Educação Patrimonial Seg a sex E / MP

Festas de Aniversário Todos os dias MP

Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva

Museu das Crianças

Viagem ao Meu... Futuro!

Museu da Eletricidade

Carrinhos Solares, Não acordes o Dragão, Laboratório de Invenções Ateliês Maiores de 6 anos MP / PG / E

Percurso Monumental Sáb, dom, fer: 10h30, 12h, 15h, 16h30 PG

Seg a dom: 10h, 11h30, 14h, 15h30 E / GO / MP

Percurso Secreto Maiores de 12 anos 1º dom: 11h PG

Exposição 3-11 anos

Percurso Secreto

O Corpo Humano, Ciência com Balões, Brincar com a Matemática

E / GO / MP

MP / E

Festas de Aniversário Sáb, dom

Maiores de 12 anos

Museu do Fado

Fado Menor 6-10 anos

Só é Fadista quem Quer 6-15 anos MP / GO

MP

ADD FUEL

86

BAIRRO PADRE CRUZ 30 ABRIL - 15 MAIO FACEBOOK.COM/GALERIADEARTEURBANA ISSUU.COM/GALERIADEARTEURBANA


C r i a n ças To d o o a n o Museu da Marioneta

Festas de Aniversário 5-12 anos Sáb, dom MP

Museu Militar

Museu Nacional de Etnologia

Moinhos e Moídos, Panelas Cantoras

Oficinas de expressão plástica 4-12 anos

87

Dos Angeja aos Palmela: um percurso no traje e na História Visita com animação E / GO / MP

Galerias da Amazónia

Museu do Oriente

Galerias da Vida Rural Visitas guiadas

5-12 anos Sáb, dom, fer: 10h -13h, 15h -18h

8-12 anos

E / GO / MP / EG

MP

Visitas históricas guiadas

Museu Nacional do Teatro e da Dança

Museu da Presidência da República

Uma história com… Ateliê 4-8 anos

Escrita Criativa

8-12 anos

E / GO / MP

Festas de Aniversário 3-12 anos Sáb, dom, fer MP

Um enigma no Museu 8-12 anos

E / GO / MP

Museu Nacional de Arte Antiga

Festas de Aniversário MP

Visitas guiadas

Ateliês Permanentes

Ateliê de Construção de Fantoches 4-10 anos

Ateliê de Expressão Corporal: o Corpo também Fala Maiores de 6 anos

Ateliê de Escrita e Caracterização: do Texto ao Palco Maiores de 10 anos MP

Museu Nacional do Azulejo

Festas de Aniversário

Oficina de pintura Maiores de 3 anos

MP

Pintar um Azulejo! E / GO / MP

Há música no Azulejo!

Visita de descoberta e concerto de piano comentado 4-12 anos

Uma Viagem pela História do Azulejo Visita orientada Maiores de 8 anos E / GO / MP / EG

Peddy Paper no Museu 4-12 anos

E / GO / MP / EG

Museu Nacional dos Coches

Festas de Aniversário 4-12 anos Sáb, dom MP

Visitas Guiadas, Visitas a Grupos com Necessidades Especiais MP / GO / E

Peddy-Paper, Guia de Exploração Pedagógica, Caça ao Tesouro, Quem é Quem? Jogos

E / MP / PG

Maiores de 5 anos Sáb, dom

Museu Nacional do Traje e da Moda

Festas de Aniversário Até aos 15 anos Todos os dias: 10h -13h, 14h30-17h30 MP

Visitas gerais

Trajes no Paço: Memórias Escondidas, Histórias de um Vestido Tagarela… e mais esta e mais aquela!, Todos dizem que é seu, mas o dono sou eu! E / GO / MP

Festas de Aniversário

Frente a frente… com um Presidente 4-12 anos

Como se faz uma bandeira 6-12 anos

Acrescenta um Ponto! 9-12 anos

Outras viagens

Personagens Animadas, Histórias Transformadas Visita-ateliê 8-12 anos

Vamos conhecer a Capela de São João Baptista Visita-jogo 8-12 anos

A Brincar Construímos o Passado Visita-ateliê 6-12 anos

Desenhar a Cidade. Exercícios sobre Arquitetura e Urbanismo Visita-ateliê 12-15 anos

Vamos conhecer o Oriente em São Roque

7-12 anos Ter a sex

Visita-jogo 12-15 anos

Acrescenta um Ponto!

Pelos Sentidos do Barroco

Oficina pedagógica 9-12 anos Ter a Sex MP / E

Visita guiada ao museu Até aos 12 anos MP

Visita guiada temática com atividades 12-15 anos

O Padre António Vieira e o Barroco em São Roque

Visita guiada ao Palácio de Belém e jardins Sáb: 11h -16h, dom: 14h30-16h

Visita guiada temática com atividades 16-18 anos Seg: 14h -18h Ter a dom: 10h -12h30, 14h -18h

MP

E / EG / IA / GO / MP/ PG

Festas de Aniversário Até aos 12 anos Sáb, dom: 10h, 14h30 MP

Museu de São Roque

Uma História Colorida Visita animada 3-6 anos

M úsica – Campo de Ourique

Aulas de piano e música Info: 931 402 010 NexGym

Festas de Aniversário 3-17 anos Todos os dias

O que nos dizem as Cores Visita animada 6-12 anos

Dodgeball, Defesa Pessoal, Fitness, Badminton, Ginástica

Há Animais no Museu?

Aulas de Teatro

D. Leonor, a Princesa Perfeitíssima

Oficina da Pessoa

Flor Desaparecida

Visita animada 3-12 anos

E / GO / MP

Letras Habitadas

Olá Mamã

Visitas temáticas

O Traje a sua Época: os sécs. XVIII e XIX, O Traje e a sua Época: do séc. XIX aos nossos dias, Sob saias e Corpetes… entre Rendas e Colchetes! E / GO / MP

Visita de exploração com oficina

Visita animada 3-8 anos

Visita-ateliê 6-10 anos

MP

Expressão teatral 6-12 anos Sáb: 14h -15h30

Massagem para Bebés Até aos 12 meses


88

C r i a n ças To d o o a n o Padrão dos Descobrimentos

Babyoga 1-9 meses MP

Oceanário de Lisboa

Dormindo com os Tubarões Maiores de 4 anos E / PG / MP

Fado Miudinho Até aos 4 anos Dom: 09h

Concerto para Bebés Até aos 3 anos Sáb: 09h

O médico do mar, Os segredos do mar, O Grande Jogo dos descobrimentos, Puzzle fantástico, Entre fronteiras, Vou de viagem, o que levo na bagagem, Herbarium, Cruzando mares e oceanos, Entre Fronteiras Ateliês MP

Visitas guiadas à exposição permanente Maiores de 4 anos E / PG

Visitas guiadas à exposição Florestas Submersas by Takashi Amano Maiores de 4 anos

A Primeira visita, Visita encenada e Um Monumento singular Visitas

E / GO / MP

4-12 anos Todos os dias

Palácio da Independência

MP

Visita orientada Maiores de 6 anos

Pinturas faciais, jogos tradicionais, modelagem de balões Info: 960 335 197 MP

Almeida Garrett no Panteão Visita temática Maiores de 12 anos

Seg a sex MP

Palácio de Laguares

Animação de Festas de Aniversário

Pavilhão da Ajuda

Festas de Aniversário

Era uma vez uma Igreja e uma Princesa Visita com atividade 4-6 anos

Contos no Panteão – Uma História de Mar Visita com atividade 4-10 anos

Peddy-Paper - Uma Aventura no Panteão

4-12 anos Sáb, dom MP

Pavilhão do Conhecimento

Espinafres & Desporto Exposição Maiores de 6 anos Até set

Festas de Aniversário A partir dos 3 anos Sáb, dom, fer MP

Joga e descobre o Panteão

Visitas Guiadas

Crescer Teatrando

Party4Fun

Vem descobrir o Panteão

Visita com atividade 5-12 anos

E / PG

Festas de Aniversário

Panteão Nacional

Visita-jogo 7-12 anos

E / PG / MP

Pentáculo Expo – Academia de Estudos

Atividades lúdicas e culturais com visitas a museus e castelos MP

Oficina de teatro 4-12 anos IA

Inscrições: www.accl.com.pt Consulte o regulamento da corrida, nos sites: www.accl.com.pt ou www.confederacaodascolectividades.com ORGANIZAÇÃO

Federação das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto do Distrito de Lisboa

CO -ORGANIZAÇÃO

Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa

Associação 25 de Abril

APOIO

PARCERIAS

Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto


C r i a n ças To d o o a n o A Piscina dos Bebés

Festas de Aniversário Até aos 12 anos Sáb: 16h -22h30, dom: 15h -18h

Natação, Hidroterapia MP

Piscinas de Alfama , Ameixoeira , Oriente, Penha de França , Rego, Restelo, Vale Fundão

Festas de Aniversário 4-12 anos Sáb, dom MP

Polivalente de Santa Catarina

Futsal

6-12 anos Ter, qui: 18h30-20h Praça da Figueira

Lisboa, Cidade Encantada

Visita guiada pela Baixa 6-12 anos MP

Info: info@lisbonforkids.com Propositário Azul, Associação Artística

Auto da Índia, Auto da Barca do Inferno, Luzes, Câmara… Confusão!!, O Cavaleiro da Dinamarca Peças itinerantes E / MP

Sala d’Aula

Mandarim 6-12 anos IA

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Biblioteca)

Perlim Pim Pim os Livros São Assim…

Oficina de leitura com atividade 3-5 anos Seg: 14h -18h, Ter a Dom: 10h -12h30, 14h -18h E / GO / MP / EG / IA / PG

Ser Bibliotecário por um dia

Visita guiada temática com atividades 12-18 anos Seg: 14h -18h, Ter a Dom: 10h -12h30, 14h -18h E / GO / MP / EG / IA / PG

89

Sou – Movimento e Arte

Top Ensino

Work in Studio

2-14 anos

8-12 anos Sáb: 10h -10h45 4-7 anos Sáb: 11h -11h45

6-9 anos

Dança Criativa

Guitarra, Violino, Piano, Flauta Transversal, Sitar e Alaúde Turco 2-16 anos

Acordeão de Teclas Maiores de 10 anos

Curso de Teatro 14-16 anos Sex: 17h -19h MP

Tear – Espaço de Artes

Dança Aérea, Coreografia, Teatro 6-12 anos Sáb MP

Teatro de Marionetas Algazarra

Festas de Aniversário

Aulas regulares de Meditação

Aulas de Dança Criativa Contemporânea IA

IA / MP

Torre de Belém

Há Piratas Na Torre !, A viagem de Nuno Tristão, Armas e Brasões, À Descoberta de Novos Mundos, Vem Conhecer a Torre Visitas guiadas e oficinas pedagógicas 3-12 anos Ter a sex

E Escolas EG Entrada Gratuita IA Inscrições Abertas GO Grupos Organizados MP Marcação Prévia PG Público em Geral

> Contactos pág 91

E / MP

Vozes em Conserto

Canto, Dança, Piano, Guitarra, Coro, Teoria Musical, Arte Dramática MP

3-14 anos MP

Teatro Dom Luiz Filipe (Teatro da Luz)

Auto da Barca do Inferno, Ulisses

Até jun Seg a sex: 11h, 14h E / GO / MP

Aulas de Novo Circo

Acrobacias Aéreas: Tecido, Trapézio, Lira, Corda

GRUPO AMIGOS DE LISBOA Falando aos peixes, o Santo Deu p’la falta da sardinha (Mote obrigatório)

Seg a qui: 18h -19h30, sáb: 11h -13h MP

Info: 968 060 047 | geral@ companhiadaesquina.com Teatro Papa-Léguas

Aventuras de João Ratão

Todos os dias, vários horários

Kéketem?!

Espetáculo itinerante E / MP

The Little Gym

Festas de Aniversário Até aos 10 anos Sáb, dom

Ginástica para Bebés e Crianças 4 meses-12 anos Vários horários IA / MP

1º Prémio 500 € 2º Prémio 450 € 3º Prémio 400 € Concorra até 15 de Junho Informações e Regulamento

21 780 01 56 | www.amigosdelisboa.com amigosdelisboa@mail.telepac.pt


Publicidade

CONTACTOS A

Abysmo Galeria R. da Horta Seca, 40; 211 912 775; www.abysmo. pt • Academia de Artes e Tecnologias R. Silva e Albuquerque, 9, 3ºdto; 922 025 297 • Academia das Ciências de Lisboa R. Academia das Ciências, 19; 213 219 730; www.acad-ciencias.pt • Academia Lifeclub/Estúdio 1 R. de Cintura ao Porto de Santos, Armazém J • Academia do Lumiar Lg. Júlio Castilho, 3; 217 524 263; www.academialumiar.org • Academia de Música R. Rodrigues Sampaio, 170, 4º; 968 982 158; academiademusica.blogs.sapo.pt • Academia de Música da Graça Tv. S. Vicente, 15, 1º dt; 917 687 025 • Academia de Música de Telheiras R. Armindo Rodrigues, 11C; 217 524 795; www.academiamusicatelheiras.com • Academia Nacional de Música Carlos Seixas - Pólo Roma/Alvalade Av. EUA, 100, 1º • Academia Novas Letras Av. Maria Helena Vieira da Silva, 42A; 217 541 015; www.novasletras.com • Academia Talentos à Vista R. Álvaro Benamor, lt 8, lj 8A; 913 619 021 • Alma Cheia R. dos Douradores 178, 2ºC; 913 176 690; www.almacheia.com • Alunos de Apolo, Escola de Dança R. Silva Carvalho, 225; 213 885 366; www. alunosdeapolo.com • Apaixonarte R. Poiais de S. Bento 57; 213 904 333; www.apaixonarte.com • APCC - Associação Para a Promoção Cultural da Criança R. dos Lagares de El-Rei, 21A, 1º esq; 218 429 730; www.apcc.org.pt • Appleton Square R. Acácio Paiva, 27, r/c; 210 993 660; www.appletonsquare.pt • Aqueduto das Águas Livres Cç. da Quintinha, 6; 218 100 215; www.epal.pt • Ar.Co - Centro de Arte & Comunicação Visual R. de Santiago, 18; 218 801 010; www.arco. pt • O Armário Cç. da Estrela, 132; 213 954 401; www.a-montra.com • Armazém 13 Av. Gomes Pereira, 11; 966 760 247; armazem13.cia-adn. com/blog • Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Lg. Trindade Coelho; 213 235 000; www.scml.pt • Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico R. da Palma, 246; 218 844 060; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt • Arquivo Municipal de Lisboa Videoteca Lg. do Calvário, 2; 218 170 433; videoteca.cm-lisboa.pt • Arquivo Nacional da Torre do Tombo Al. da Universidade; 210 037 100; antt.dglab.gov.pt • Arta - Taberna das Almas Regueirão dos Anjos, 68; 963 023 435; mestresdoregueirao.pt • Arte Graça R. da Graça, 27-29; 965 858 009 • Arte pel’Arte R. Rodrigues Sampaio, 76, 2º; 917 937 703; www.artepelarte.com • A Arte da Terra R. Augusto Rosa 40; 212 745 975; www.aartedaterra.pt • Art!ist – Academia de Dança, Teatro & Performance R. da Manutenção, 45; 218 689 416; www.artist-ac.com • ArtKids R. Pinheiro Chagas, 8, r/c; 912 341 222; www.artkids.branded.me • Artlier R. Gervásio Lobato, 47B; 939 067 111; www.cursos-artlier.com • Arts2Science R. Jorge Colaço 17B; 918 880 375; www.arts2science.com • Artyaplausos Urb. da Ameixoeira, R. Varela Silva, Lt. 11 e 12, Lj. A e B • Assembleia da República Palácio de São Bento; 213 919 000; www.parlamento.pt • Associação de Artesãos da Região de Lisboa R. de Entrecampos, 66; 217 962 497; aarl.pt • Associação Cristã da Mocidade de Lisboa R. de S. Bento, 329, 2º; 213 845 380; www.acmlisboa.com • Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais - ADCEO R. Quinta Santa Maria, Bairro da Encarnação; 218 510 203 • Associação Gaita-de-foles 938 118 192; www.gaitadefoles.net • Associação José Afonso R. de S. Bento 170; 211 318 290; www.aja.pt • Associação Lamiré 935 627 536 • Associação Musical Lisboa Cantat R. Teixeira de Pascoais, 10; www.lisboacantat.com • Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos R. Barros Queirós, 20, 2º; 218 885 381; www. amigosdoscastelos.org.pt • Associação Renovar a Mouraria Beco do Rosendo, 8; 218 885 203; www.renovaramouraria.pt • Associação de Residentes de Telheiras R. Prof. Mário Chicó, 5; 217 568 103; artelheiras.wordpress.com • Associação Subud R. do Centro Cultural, 23, 2º; 917 392 663 • Ateliê de Arte e ArtePsicoterapia R. Alexandre Herculano, 19; 213 558 060; www.a-ama.com.pt • Ateliê de Cerâmica Chamote Fino Cç. da Quintinha, 17A; 969 578 860 • Ateliê Melício Trav. Sargento Abílio, Ateliê 5; 967 521 886 • Ateliê MF R. Santo António dos Capuchos, 33 B; 218 822 919 • Atelier de Lisboa Av. de Berna, 31 - 2ºdto; www.atelierdelisboa.pt • Atelier Musical do Areeiro R. Abade Faria 48, R/C dto; 211 820 077 • Atelier-Museu Júlio Pomar R. do Vale, 7; 215 880 793; www.ateliermuseujuliopomar. pt • Atelier do Paço R. da Padaria 25, 1ºdto; 962 457 850; cursolisboa. wix.com/atelierdopaco • Ateliê Santa Rufina Cç. Conde de Penafiel, 9 A/B; 213 225 727 • Atelier de São Bento R. da Quintinha 15, cave dta; 965 769 007; atelierdesaobento.blogspot.pt • Ateliers de Alfama R.

Terreiro do Trigo, 52, 1º; 965 297 046 • Ateneu Comercial de Lisboa R. das Portas de Santo Antão, 110; 213 246 060 • Auditório Carlos Paredes Av. Gomes Pereira, 17; 217 123 000; www.jf-benfica.pt • Auditório O Sonho R. D. Luís I, 27 • Aula Magna Al. da Universidade; 210 113 448

B Banco de Portugal Lg. de S. Julião; 213 213 240; www. museudodinheiro.pt • Basílica dos Mártires R. Serpa Pinto 10D; 213 462 465; www.paroquiadosmartires.pt • Biblioteca de Belém R. da Junqueira, 295; 213 616 620 • Biblioteca dos Coruchéus R. Alberto Oliveira; 218 172 049; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca da Junta de Freguesia de Belém R. João Paiva, 11 r/c; 210 132 330; www.igp.com. pt • Biblioteca-Museu República e Resistência - Espaço Cidade Universitária R. Alberto Sousa, 10A, Zona B do Rego; 217 802 760; blx. cm-lisboa.pt • Biblioteca Nacional de Portugal Cp. Grande 83; 217 982 000; www.bnportugal.pt • Biblioteca Orlando Ribeiro Antigo Solar da Nora, Est. de Telheiras, 146; 217 549 030; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca da Penha de França R. Francisco Pedro Curado, 6A; 218 172 410; blx.cm-lisboa.pt • Bicla Lx biclalx.blogspot.pt • B.Leza R. Cintura do Porto de Lisboa, Armazém B; 210 106 837 • O Bom o Mau o Vilão R. do Alecrim, 21; 964 531 423; thegoodthebadandtheuglybar. com • Buédalouco Pharmácia de Cultura R. do Norte, 60; 933 479 161

C Cá - Ateliê de Expressão Plástica R. da Páscoa, 12 r/c dto; 211 561 348 • Café Guerra Junqueiro Av. Guerra Junqueiro, 12C; www. cafeguerrajunqueiro.pt • Carlos Carvalho Arte Contemporânea R. Joly Braga Santos, Lt. F r/c; 217 261 831; www.carloscarvalho-ac.com • Carpe Diem Arte e Pesquisa R. de O Século 79; 211 977 102; www. carpediemartepesquisa.com • Casa da Achada – Centro Mário Dionísio R. da Achada, 11, r/c; 218 877 090; www.centromariodionisio. org • Casa do Alentejo R. das Portas de Sto. Antão, 58; 213 405 140; www.casadoalentejo.com.pt • Casa do Artista Est. da Pontinha, 7; 217 110 890; www.casadoartista.net • Casa-Atelier Vieira da Silva Alto de S. Francisco, 3; 213 880 044; www.fasvs.pt/casa-atelier • Casa do Brasil R. Luz Soriano 42; 213 400 000 • Casa da Comarca de Arganil R. da Fé, 23; 218 851 896 • Casa da Comarca da Sertã R. da Madalena, 171, 3º; 218 872 154; casacomarcaserta.webnode.com • Casa do Coreto R. Neves da Costa, 45; 211 548 979; www.facebook. com/casadocoreto • Casa da Cultura dos Olivais R. Conselheiro Mariano de Carvalho 68; 218 533 527 • Casa Estrela do Mar Estrada Poço do Chão, Lt 7, Lj A; 214 083 125; www.casaestreladomar.pt • Casa Fernando Pessoa R. Coelho da Rocha, 16; 213 913 270; casafernandopessoa.cm-lisboa.pt • Casa de Giz R. Prior do Crato, 41/43; 216 013 994 • Casa de Lafões R. da Madalena, 199, 1º; 218 872 065; casa-de-lafoes.org • Casa da Liberdade - Mário Cesariny R. das Escolas Gerais, 13; 218 822 607; www.pervegaleria.eu • Casa de Macau Av. Almirante Gago Coutinho, 142; 218 495 342; www. casademacau.pt • Casa dos Mundos R. Nova da Piedade, 66 • CasaMuseu Amália Rodrigues R. de S. Bento, 193; 213 971 896 • CasaMuseu Dr. Anastácio Gonçalves Av. 5 de Outubro, 6; 213 540 823; blogdacmag.blogspot.pt • Casa-Museu Medeiros e Almeida R. Rosa Araújo, 41; 213 547 892; www.casa-museumedeirosealmeida.pt • Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro Campo Pequeno, 50, 3.º esq; 217 939 311; ctmad.pt • Casino de Lisboa Al. dos Oceanos; 218 929 000; www.casinolisboa.pt • Castelo de S. Jorge 218 800 620; www.castelodesaojorge.pt • Casual Lounge Caffé R. Bartolomeu Dias, 148B; 213 019 024; www.facebook.com/casuallounge • Cativar 912 346 002; www.cativar.com • Caulino Ceramics R. de S. Mamede ao Caldas, 28; 917 296 439; caulinoceramics.com • Centro de Arqueologia de Lisboa Av. da Índia, 166; 218 172 180 • Centro Científico e Cultural de Macau R. da Junqueira, 30; 213 617 796; www.cccm.mctes.pt • Centro Comunitário da Madragoa R. da Esperança 49; 808 911 313 • Centro Cultural Arte Pura R. do Loreto, 42; 927 924 763 • Centro Cultural de Belém Pç. do Império; 213 612 400; www.ccb.pt • Centro Cultural de Carnide R. Rio Cavado, 3, B.º Padre Cruz; 931 462 210; www.jf-carnide.pt • Centro Cultural Casapiano R. dos Jerónimos, 7 A; 213 614 090; www.casapia.pt • Centro Cultural Padre Carlos Alberto Guimarães R. Lagares de El-Rei 4; 218 454 458 • Centro de Documentação do Edifício Central do Município Campo Grande, 25, 1º F; 217 989 637; www.cmlisboa.pt • c.e.m – centro em movimento R. dos Fanqueiros, 150, 1º; 218 871 763; www.c-e-m.org • Centro Europeu de Línguas www. cel.pt • Centro de Formação Artística Tv. de São Vicente, 11; 21 353 09 31; www.eira.pt • Centro de Informação Urbana de Lisboa


92

> CONTACTOS - CIUL R. Viriato, 13E; 218 172 100 • Centro InterculturaCidade Tv. do Convento de Jesus, 16 A; 21 820 7657; interculturacidade. wordpress.com • Centro de Interpretação de Monsanto Est. do Barcal, Monte das Perdizes, Pq. Florestal de Monsanto; 218 170 200 • Centro Português de Atividades Subaquáticas R. Alto do Duque, 45; 213 016 961; www.cpas.pt • Centro de Recreio Popular do Bairro Cç. dos Mestres, R. 7; 966 037 222 • Cerâmica do Bairro Alto R. Diário de Notícias, 24; 919 492 318 • Chapitô Costa do Castelo, 1/7; 218 855 550; www.chapito.org • Cineclube Cine-Reactor 24i R. Latino Coelho, 87; 926 536 179; www.cine-reactor24i.com • Cinema City Classic Alvalade Av. de Roma, 100; 218 413 040; www. cinemacity.pt • Cinema São Jorge Av. da Liberdade, 175; 213 103 402; cinemasaojorge.pt • Cine Theatro Gymnásio R. da Misericórdia, 14; 213 430 184 • Clave e Som, Escola de Música Lg. Santa Bárbara, 3B; 213 150 886; www.claveesom.com • Club Clínica das Conchas R. Luís Pastor Macedo, 27C; 217 507 000; www.clinicadasconchas.pt • Clube Dramático Ramiro José R. João Villaret, 11; 217 973 856 • Clube Estefânia R. Alexandre Braga, 24A; 213 542 318 • CMS Espaço Terrapuriano www.centrodemeditacaosolaris.com • Coliseu dos Recreios R. das Portas de Santo Antão, 96; 213 240 585; www. coliseulisboa.com • Companhia Olga Roriz R. de Santa Apolónia, 12; 218 872 383; www.olgaroriz.com • Complexo Desportivo Alto do Lumiar (Campo de Futebol) Junto à Av. Santos e Castro, lt. 2; 218 170 137 • Complexo Desportivo do Boavista (Pavilhão e Piscina) R. das Azáleas; 218 170 053 • Complexo Desportivo do Casal Vistoso (Pavilhão e Piscina) R. João Silva; 218 170 107 • Comuna Teatro de Pesquisa Pç. de Espanha; 217 221 770; www.comunateatropesquisa. pt • Comunidade Hindu de Portugal Al. Mahatma Gandhi; 217 576 524; www.comunidadehindu.org • Confiquatro – Desportos Naúticos R. José Dias Coelho, 36B; 213 627 984; www.confiquatro. pt • Contraprova R. do Garrido 62; contraprova-gravura.blogspot. pt • Convento dos Cardaes R. de O Século, 123; 213 427 525; www. conventodoscardaes.pt • Convento de São Pedro de Alcântara R. Luísa Todi, 1; 213 243 930; www.scml.pt • Convento das Trinas do Mocambo R. das Trinas, 49; 210 943 283; www.hidrografico.pt • Cordoaria Nacional Av. da Índia; 213 637 635 • El Corte Inglés Av. António Augusto Aguiar, 31; 213 711 700; www.elcorteingles.pt • Culturgest R. Arco do Cego 50, Piso 1; 217 905 155; www.culturgest.pt D Dança Livre - Escola de Dança R. Marquês da Fronteira, 76; 213 894 190; www.dancalivre.com • Dançarte R. Professor Simões Raposo, 8 A; 217 147 244; www.dancarte.pt • Dança do Saber R. Barão de Sabrosa, 161 A; 215 932 074; www.dancadosaber.pt • Dançattitude Tv. Escola Araújo, 3 A; 965 127 123; www.dancattitude.com • Dance Factory Studios R. Soares dos Reis, 11A; 210 169 043; www. dancefactory.com.pt • Dance Spot R. Fernando Vaz, 10B; 214 003 877; www.palcoplural.com • DARC Cç. do Desterro, 7; 218 871 350; darc.pt • Departamento de Proteção Civil R. Cardeal Saraiva; 217 825 240 • De Pura Cepa - Escuela de Tango Tv. da Escola Araújo , 3A; 965 127 123 • Direção Municipal de Cultura R. do Machadinho, 20; 218 170 900 E Edge Arts Espaço Amoreiras, R. D. João V 24, 1.01; 213 600 071; www.edge-arts.org • EKA Palace Calçada Dom Gastão 12, porta 8; 965 651 014; www.facebook.com/palace.EKA • Enigma Lisbon R. do Crucifixo, 86, 4º esq; 211 358 975; www.enigmalisbon.com • Ermida de Nossa Srª da Conceição Trav. do Marta Pinto, 21; 213 637 700; www.ermidabelem.com • Escola de Actores Ilha D’Arte R. Antero de Quental, 18 c/v; 936 411 313; www.escoladeactoresilhadarte. com • Escola Artística António Arroio R. Coronel Ferreira do Amaral; 218 160 330; www.antonioarroio.pt • Escola Básica Pedro de Santarém Est. de Benfica 535; 217 160 684 • Escola de BelasArtes Pedro Serrenho R. Campo de Ourique, 61; 218 063 436; escoladeartespedroserrenho.blogspot.pt • Escola de Dança Ana Köhler R. Luís Pastor de Macedo, 37A; 217 150 738; www.edak.pt • Escola de Dança Projeto Latino Havana e Hawaii, Doca de Santo Amaro, Armazém 1; 917 860 556 • Escola de Dança Raquel Oliveira R. dos Anjos; www.raquel-oliveira.com/escoladedanca • Escola de Enfermagem de Lisboa Av. do Brasil, 53; 217 924 100; www.esel. pt • Escola de Jardinagem e Calceteiros Av. Dr. Francisco Luís Gomes, Quinta Conde dos Arcos; 218 550 690 • Escola de Medicina Tradicional Chinesa R. Dona Estefânia, 175; 213 475 605; www.

esmtc.pt • Escola de Música do Conservatório Nacional R. dos Caetanos, 29; 213 425 922 • Escola Secundária Pedro Nunes Av. Álvares Cabral; 213 940 090; www.espn.edu.pt • Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa Av. D. João II, Lt. 4.69.01; 218 980n400; www.estesl.ipl.pt • Escrever Escrever R. do Alecrim 47 - 4ºA; 911 197 797; www.escreverescrever.com • Espaço 9 R. Coronel Luna de Oliveira, 9; espaco9.weebly.com • Espaço 62 R. Conceição da Glória, 62; 968 506 535; facebook.com/Espaco62 • Espaço Be.Live Av. Elias Garcia 81, 4º; 910 923 542; www.beliveterapias.com • Espaço Dança de Palmira Camargo Av. das Forças Armadas (Centro de Apoio à Juventude); 934 531 025; www.palmira. camargo.com • Espaço Eira 33 R. Camilo Castelo Branco, 33, 1º; 213 530 931; eira33.blogspot.com • Espaço Fidelidade Chiado8 - Arte Contemporânea Lg. do Chiado, 8; 213 237 000 • Espaço INATEL Mouraria R. da Mouraria, 64, 4º; 210 027 150; www.inatel.pt • Espaço Pessoa e Companhia Cç. de Santana, 177 • Espaço Santa Catarina Lg. Dr. António de Sousa Macedo, 7; 211 339 837; www.facebook.com/ espacosantacatarina • Espaço Saúde Med Av. Gomes Pereira, 60C • Espassus 3G R. dos Táxis Palhinha; 936 140 274 • Esplanada da Mata - Parque José Gomes Ferreira Av. Almirante Gago Coutinho, junto à antiga Rotunda do Relógio • Estádio do Sport Lisboa e Benfica Av. General Norton de Matos; 217 219 500; www.slbenfica.pt • Estúdio ACCCA R. dos Caetanos, 26, 1º • Estúdio Vanda Melo Pç. Olegário Mariano, 5, 2ºdt; 932 015 610 • Estufa Fria Pq. Eduardo VII; 213 882 278; estufafria.cm-lisboa.pt • Eurostar das Letras Hotel R. Castilho 6-12; 213 573 094; www.eurostarsdasletras.com • Evoé Escola de Actores R. das Canastras, 36/40; 218 880 838; www.evoe.pt F 40 Camels R. Senhora do Senhora do Monte 34, 3ºA; 214 059 311; www.40camels.com • FabLab R. Maria da Fonte - Mercado do Forno do Tijolo; 211 941 467; fablablisboa.pt • Fábrica Braço de Prata R. da Fábrica de Material de Guerra, 1; 925 864 579; www.bracodeprata. com • Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa Lg. da Academia Nacional de Belas-Artes; 213 252 100; www.fba.ul.pt • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa Av. de Berna, 26 C; 217 908 300; www.fcsh.unl.pt • Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Cp. Grande; 217 500 000; ciencias.ulisboa.pt • Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa Al. da Universidade; 217 943 655; www. psicologia.ulisboa.pt • Feira Internacional de Lisboa - FIL R. do Bojador, Pq. das Nações; 218 921 500; www.fil.pt • FNAC Vasco da Gama Av. D. João II, Lt. 1.05.02, C. C. Vasco da Gama; 707 313 435 • Forum Dança Tv. do Calado, 26 B; 213 428 985; www.forumdanca. pt • Fórum Lisboa Av. de Roma, 14L; 218 170 400 • FullOut Dance Academy R. Almirante Barroso 52A; 213 155 431; fulloutda.weebly. com • Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva Pç. das Amoreiras, 56; 213 880 044; http://fasvs.pt • Fundação Calouste Gulbenkian Av. de Berna, 45A; 217 823 000; www.gulbenkian.pt • Fundação das Casas de Fronteira e Alorna Palácio Fronteira, Lg. de S. Domingos de Benfica; 217 784 599; www.fronteira-alorna.pt • Fundação José Saramago Casa dos Bicos, R. dos Bacalhoeiros; 218 802 040; www. josesaramago.org • Fundação Leal Rios R. do Centro Cultural, 17B; 210 998 623; www.lealriosfoundation.com • Fundação LIGA R. do Sítio ao Casalinho da Ajuda; 213 616 910; www.fundacaoliga. pt • Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das Comunicações R. do Instituto Industrial, 16; 213 935 000; www.fpc.pt G Gabinete de Estudos Olisiponenses Palácio do Beau Séjour, Est. de Benfica, 368; 217 701 100; geo.cm-lisboa.pt • Galeria 111 Cp. Grande, 113; 217 977 418; R. Dr. João Soares, 5B; 217 819 907; www.111. pt • Galeria 36 R. de S. Filipe Nery, 36 r/c; 918 972 966; www. artelinguas.com • Galeria Abraço R. Poço do Borratém, 39; 218 884 310 • Galeria Avenida da Índia Av. da Índia, 170; 218 170 534 • Galeria Acervo R. do Machadinho 1; 213 974 325; www.acervo.com. pt • Galeria Baginski R. Capitão Leitão, 51-53; 213 970 719; www. baginski.com.pt • Galeria Bangbang R. Dr. Almeida Amaral, 30B; 213 148 018; www.galeriabangbang.com • Galeria Belo-Galsterer R. Castilho, 71, r/c esq; 213 815 914; www.belogalsterer.com • Galeria Beltrão Coelho R. Sarmento Beires, 3A; 213 122 807 • Galeria Bessa Artes R. das Janelas Verdes, 76 r/c; 939 219 646; www. bessaartes.pt • Galeria Diferença R. S. Filipe Nery, 42, c/v; 213 832 193; diferencagaleria.blogspot.pt • Galeria Filomena Soares R. da Manutenção 80; 218 624 122; www.gfilomenasoares.com • Galeria GivLOWE Pç. de S. Paulo 13-15; 213 460 795; givlowe.com • Galeria Millennium R. Augusta, 96; facebook.com/fundacaomillennium •


> CONTACTOS Galeria Monumental Campo Mártires da Pátria, 101; 213 533 848; www.galeriamonumental.com.pt • Galeria Opus 14 R. das Gáveas, 14; 213 460 216; www.opus14.com.pt • Galeria Pedro Alfacinha R. de São Mamede (ao Caldas), 25C; 211 359 220; www.pedroalfacinha.pt • Galeria Quadrum R. Alberto Oliveira, Palácio dos Coruchéus, 52; 218 170 534; www.facebook.com/galeriasmunicipaislisboa • Galeria Ratton R. Academia das Ciências 2C; 213 460 948; www.galeriaratton. blogspot.com • Galeria Reverso R. da Esperança, 59/61; 213 951 407; www.reversodasbernardas.com • Galeria das Salgadeiras R. da Atalaia, 12-16; 213 460 881; www.salgadeiras.com • Galeria Tapeçarias de Portalegre R. da Academia das Ciências, 2J; 213 421 481; www.mtportalegre.pt • Galeria Valbom Av. Conde Valbom, 89A; 217 801 110; www.galeriavalbom.com • Galeria Vale Formoso R. Fernando Farinha 18A; 218 597 246; www.galeriadeartevaleformoso. com • Galeria Zé dos Bois R. da Barroca, 59; 213 430 205; www. zedosbois.org • Gare Marítima de Alcântara Estação Marítima de Alcântara, Ed. Infante; 213 969 551 • Gato que Ladra R. Prof. Sousa da Câmara, 156; 968 382 245; www.gatoqueladra.com • Giefarte R. da Arrábida, 54BC; 213 880 381 • Ginásio Beija-Flor R. Severo Portela Lt. C1, Piso 0; 913 276 159; www.adccbf.com • Ginásio Clube Português Pç. Ginásio Clube Português, 1; 213 841 580; www.gcp.pt • Ginásio Pombalino R. dos Correeiros, 184-1º; 939 831 643 • Goethe-Institut Campo dos Mártires da Pátria, 37; 218 824 510; www.goethe.delisboa • Grow Up R. Maria Lalande 19; 917 824 209 • Grupo Amigos de Lisboa R. Portugal Durão, 58ª; 217 800 156; www.amigosdelisboa.com • Grupo Dramático e Escolar "Os Combatentes" R. do Possolo 5-9; 213 961 846; http://oscombatentes.com.sapo.pt • Gymboree Azinhaga da Torre do Fato, 19B, lj. 1; 910 277 128; www.gymboree.pt H Hangar - Centro de Investigação Artística R. Damasceno Monteiro 12 r/c; 218 870 490; www.hangar.com.pt • Helen Doron Early English Learning Center Av. Álvaro Cunhal 1B; 217 551 870 • Hipódromo do Campo Grande Cp. Grande; 217 817 410 • Hotel NH Campo Grande Cp. Grande, 7; 210 020 848; www.nh-hoteles.pt I I-Art Cç. Marquês de Abrantes, 115; 969 090 881; www. carolinaramos.net • Igreja de Santo António de Campolide Tv. Estevão Pinto; 213 850 477 • Igreja de São Cristóvão Lg. de São Cristóvão; 215 998 801; www.arteporsaocristovao.org • Ilnova Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa Av. de Berna, 26; 217 908 382; ilnova.fcsh.unl.pt • Imprensa Nacional Casa da Moeda Av. António José de Almeida; 217 810 870; www.incm. pt • In Impetus R. de Campolide, 27A; 213 157 815; www.inimpetus. org • Instituto de Artes e Ofícios – IAO R. Particular à R. Saraiva de Carvalho, 207; 213 964 502; www.iao.ual.pt • Instituto Cultural Romeno R. Barão 10/08; 213 537 060; www.icr.ro/lisboa • Instituto Gemológico Português R. Garrett 19, 4ºA; 213 240 100; www.igp. com.pt • Instituto de Geografia e Ordenamento do Território R. Branca Edmée Marques; 210 443 000; www.igot.ulisboa.pt • Instituto de Higiene e Medicina Tropical Univ. Nova de Lisboa, R. da Junqueira 100; 213 652 674; www.ihmt.unl.pt • Instituto Português do Desporto e Juventude R. de Moscavide 71; 218 920 800; www. ipdj.pt • Instituto Português de Fotografia R. Ilha Terceira 31; 213 147 305; www.ipf.pt • ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão R. do Quelhas 6; 213 925 800; www.iseg.ulisboa.pt • Instituto Superior Técnico Av. Rovisco Pais 1; 218 417 000; tecnico.ulisboa.pt • Isshin Dojo LxFactory - Edif. Principal, sala 2.15C (2º piso); 918 228 949; www.isshindojo.com J Jardim Botânico da Ajuda Cç. da Ajuda; 213 622 503; www. jardimbotanicodaajuda.com • Jardim Botânico Tropical Lg. dos Jerónimos; 213 609 660; www.iict.pt • Jazzy Dance Studios R. da Cintura do Porto a Santos, Armazém J; 213 950 763; www.jazzy.pt • Junta de Freguesia de Alvalade R. Teixeira de Pascoais 12; 218 446 609; www.jf-alvalade.pt • Junta de Freguesia de Arroios R. Maria da Fonte, Mercado Forno do Tijolo; 218 169 970; www.jfarroios. pt • Junta de Freguesia do Lumiar Al. das Linhas de Torres 156; 217 541 350; jf-lumiar.pt • Junta de Freguesia do Parque das Nações Al. dos Oceanos 83; 210 311 700; www.jf-parquedasnacoes. pt • Just4Teens Azinhaga dos Barros, 27, lj. 1; 218 003 949; www. just4teens.pt

k Kunsthalle Lissabon R. José Sobral Cid, 9E; 912 045 650; www.

kunsthalle-lissabon.org

L Labirinto Lisboa R. do Instituto Industrial, 6-10; 213 900 365; www.labirintolisboa.com • Lavadouro Público de Carnide Est. da Correia; 217 121 330 • Leituria R. D. Estefânia, 123A; 213 570 554; www.facebook.com/leituria • Ler Devagar R. Rodrigues Faria 103; 213 259 992; www.lerdevagar.com • Liceu Camões Pç. José Fontana; 213 190 380 • Lisboa Autêntica 913 221 790; lisboaautentica.com • Lisboa Camping & Bungalows Est. da Circunvalação; 217 628 200; www.lisboacamping.com • Lisboa Story Centre Terreiro do Paço, 78-81; 211 941 099; www.lisboastorycentre.pt • Lisboa Vadia R. de S. Mamede 33A; 215 925 916 • Lisbon Movie Tour 969 616 063; www.lisbonmovietour • Lisbon Walker R. do Jardim do Tabaco, 126; 218 861 840; www.lisbonwalker.com • Little Lisbon 912 800 647; www.lisbonforkids.com • Livraria Bulhosa (Amoreiras) Amoreiras Shopping; 213 812 254; www.bulhosa.pt • Livraria Bulhosa (Entrecampos) Campo Grande, 10B; 217 994 190; www.bulhosa.pt • Livraria Móvel Tell a Story 963 171 710 • Livraria Sá da Costa R. Garrett 100-102; 924 321 716 • A Loja das Atividades Av. Álvaro Cunhal, 3A; 965 261 132 • A Loja da tia Glória 912 441 735; facebook. com/aloja.datiagloria • Lusitano Clube R. S. João da Praça, 81, r/c; 218 869 472; lusitano-clube.blogspot.com • Lx Dance - Escola de Dança e Bailado de Lisboa R. João Amaral, Pista de Atletismo Municipal Prof. Moniz Pereira; 961 722 039; www.escolalxdance.com M Maria Matos Teatro Municipal Av. Frei Miguel Contreiras, 52; 218 438 800; www.teatromariamatos.pt • Maria Pia Galeria R. da Madre de Deus • MEF - Movimento de Expressão Fotográfica Palácio de Laguares, R. Prof. Sousa da Câmara 156; 962 527 453; www.mef.pt • MEO Arena Rossio dos Olivais, Lt. 2.13.01A; 218 918 409; arena.meo.pt • Mercado 31 de Janeiro R. Eng. Vieira da Silva; 213 501 327 • Mestres do Regueirão Regueirão dos Anjos, 68; mestresdoregueirao.pt • Minimundo R. Armindo Rodrigues, 7A; 936 969 949; www.minimundo.pt • Módulo – Centro Difusor de Arte Cç. dos Mestres, 34 A/B; 213 885 570; www.modulo.com.pt • Mosteiro dos Jerónimos Pç. do Império; 213 620 034; www.mosteirojeronimos. pt • Movimento de Educação pela Arte Pólo da Pena da Junta de Freg. de Arroios, R. Saco 1-A; 926 848 392 • MUDE - Museu do Design e da Moda. Coleção Francisco Capelo R. Augusta, 24; 218 886 117; www.mude.pt • Mundo Património LAB R. de Campo de Ourique, 169-171; 217 974 587; www.mundopatrimonio.com • Museu da Água da EPAL – Galeria do Loreto Pç. do Príncipe Real; 218 100 215; www. epal.pt • Museu da Água da EPAL - Reservatório da Mãe d´Água das Amoreiras Pç. das Amoreiras 10; 218 100 215; www.epal.pt • Museu do Aljube – Resistência e Liberdade R. de Augusto Rosa, 42; 218 172 400; www.museudoaljube.pt • Museu Arpad SzenesVieira da Silva Pç. das Amoreiras, 56; 213 880 044; www.fasvs. pt • Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva Lg. das Portas do Sol, 2; 218 814 600; www.fress.pt • Museu da Associação de Futebol de Lisboa R. Nova da Trindade, 2 - 2º; 213 224 870; www.afl.pt • Museu Benfica Cosme Damião Av. General Norton de Matos; 217 219 500; www. slbenfica.pt/museu • Museu Bordalo Pinheiro Campo Grande, 382; 218 170 667; museubordalopinheiro.cm-lisboa.pt • Museu Coleção Berardo Pç. do Império; 213 612 878; www.museuberardo. pt • Museu do Combatente Av. Brasília; 919 903 210; www.facebook. com/museucombatente.oficial • Museu das Crianças Est. de Benfica, 158-160; 213 976 007; www.museudascriancas.eu • Museu da Eletricidade Av. de Brasília, Central Tejo; 210 028 190; www. fundacaoedp.pt/museu-da-eletricidade • Museu do Fado Lg. do Chafariz de Dentro, 1; 218 823 470; www.museudofado.pt • Museu Geológico - LNEG R. da Academia das Ciências, 19, 2º; 213 463 915; www.lneg.pt/museugeologico • Museu de Lisboa - Casa dos Bicos R. dos Bacalhoeiros, 10; 210 993 811; www.museudelisboa.pt • Museu de Lisboa - Teatro Romano R. de São Mamede, 3A; 218 820 320; www.museudelisboa.pt • Museu Maçónico Português R. do Grémio Lusitano, 25; 213 424 506; www.gremiolusitano.pt • Museu da Marioneta Convento das Bernardas, R. da Esperança, 146; 213 942 810; www.museudamarioneta.pt • Museu Militar Lg. do Museu da Artilharia; 218 842 453; www.exercito.pt • Museu Nacional de Arqueologia Pç. do Império; 213 620 000; www.museuarqueologia. pt • Museu Nacional de Arte Antiga R. das Janelas Verdes; 213 912 800; www.museudearteantiga.pt • Museu Nacional de Arte

93


94

> CONTACTOS Contemporânea do Chiado R. Serpa Pinto, 4 | R. Capelo, 13; 213 432 148; www.museuartecontemporanea.pt • Museu Nacional do Azulejo R. da Madre de Deus, 4; 218 100 340; www.museudoazulejo. pt • Museu Nacional dos Coches Pç. da Afonso de Albuquerque; 213 610 850; www.museudoscoches.pt • Museu Nacional de Etnologia Av. Ilha da Madeira; 213 041 160; mnetnologia.wordpress.com • Museu Nacional de História Natural e da Ciência R. da Escola Politécnica 56/58; 213 921 800; www.museus.ulisboa.pt • Museu Nacional da Música Estação do Metropolitano Alto dos Moinhos, R. João de Freitas Branco; 217 710 990; www.museudamusica.pt • Museu Nacional do Teatro e da Dança Est. do Lumiar, 10; 217 567 410; www.museudoteatroedanca.pt • Museu Nacional do Traje e da Moda Lg. Júlio de Castilho; 217 567 620; museudotraje.imc-ip.pt • Museu do Oriente Av. Brasília, Doca de Alcântara; 213 585 200; www. museudooriente.pt • Museu da Presidência da República Palácio de Belém, Pç. Afonso de Albuquerque; 213 614 660; www.museu. presidencia.pt • Museu de São Roque Lg. Trindade Coelho; 213 235 444; www.museudesaoroque.com • Música - Campo de Ourique R. Coronel Ribeiro Viana, 25 cv • Mute Art Project R. Cecílio de Sousa 20C; 917 920 013; www.muteart.org N NB Academia Trav. do Recolhimento Lázaro Leitão, 1; 218 438 020, www.nbacademia.pt • NexGym R. Luís Pastor de Macedo, 1B; 210 366 165; www.nexgym.pt • Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros R. dos Correeiros, 9; 211 131 004 O Observatório Astronómico de Lisboa Tapada da Ajuda; 213 616 730; oal.ul.pt • Oceanário de Lisboa Esplanada D. Carlos I; 218 917 002; www.oceanario.pt • Oficina da Pessoa Av. 5 de Outubro, 122, 3º dto; 217 957 393 • Olá mamã R. Fernando Lopes Graça, 12 C; 217 580 301; www.olamama.com • Orienta-te Asian Studies orientate.pt/pt • Origem - Cozinha Saudável Espaço Amoreiras - Centro Empresarial, R. D. João V, 24, 1.01; 213 600 071; www.edge-arts.org • Outra Lisboa 927 136 291; www.outralisboa.wordpress.com P Paços do Concelho Pç. do Município; 213 236 200; www.cmlisboa.pt • Padrão dos Descobrimentos Av. Brasília; 213 031 950; www.padraodosdescobrimentos.egeac.pt • Palácio Foz Pç. dos Restauradores; 213 221 200; www.gmcs.pt/palaciofoz • Palácio da Independência Lg. de S. Domingos, 11; 213 241 470 • Palácio de Laguares R. Prof. Sousa da Câmara, 156 • Palácio Nacional da Ajuda Lg. da Ajuda; 213 637 095; www.palacioajuda.pt • Palácio Pombal R. de O Século, 79; 211 977 102 • Panteão Nacional Cp. de Santa Clara; 218 854 820 • Paradise Garage R. João de Oliveira Miguens 38/48; 213 978 326; www.paradisegarage.pt • Parque Florestal de Monsanto - Espaço Monsanto Est. do Barcal, Monte das Perdizes; 218 170 200; lisboaverde.cm-lisboa.pt • Parque das Nações www.parquedasnacoes.pt • Passevite White Cube R. Maria da Fonte, 54; facebook.com/passevitelx • Pavilhão da Ajuda Cç. da Tapada; 218 170 143 • Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva Al. dos Oceanos; 218 917 100; www.pavconhecimento.pt • Pavilhão Preto do Museu de Lisboa Cp. Grande 245; 217 513 200; www. museudelisboa.pt • Peddy + R. José Maria Nicolau, 3-4B; 914 773 836 • Pentáculo - Academia de Estudos Av. Maria Helena Vieira da Silva, 36A e 44A; 217 578 110; www.pentaculo.pt • A Pequena Galeria Av. 24 de julho, 4C; 213 950 356; apequenagaleria.tumblr.com • Perve Galeria R. das Escolas Gerais 17; 218 822 607; www.pervegaleria.eu • Picadeiro Real de Belém - Museu Nacional dos Coches Av. da Índia 136; 210 732 319; www.museudoscoches.pt • Piscina de Alfama 218 170 873 • Piscina da Ameixoeira 218 170 306 • A Piscina dos bebés Ed. Gonçalves Zarco, Doca de Alcântara Norte; 913 171 158; www.apiscinadocas.com • Piscina do Oriente 218 170 124 • Piscina da Penha de França 218 170 103 • Piscina do Rego 218 170 309 • Piscina do Restelo 218 170 309 • Piscina Vale Fundão 218 170 121 • Planetário Calouste Gulbenkian Pç. do Império; 213 620 002; planetário.marinha.pt • Plataforma LX www.plataformalx.pt • Polivalente de Santa Catarina Cç. do Combro, 82A • Ponto de Luz Ateliê Lg. de Sto António da Sé, 21; 218 871 136 • Português Et Cetera R. dos Douradores, 11, 1º, Sala 3; 969 056 067; www.portuguesetcetera. com • Praça de Toiros do Campo Pequeno 217 998 450; www. campopequeno.com/campopequeno • Primo Canto – Associação

Cultural R. da Mouraria, 64, 1º; 966 555 048; primocanto.com.sapo.pt • Pro.Dança - Escola de Dança R. de S. Domingos à Lapa, 8; 213 979 937; www.prodanca.pt • Propositário Azul, Associação Artística R. do Grilo, 104, 4ºesq; 933 288 560 Q Quinta Pedagógica dos Olivais R. Cidade do Lobito; 218 550 930; quintapedagogica.cm-lisboa.pt R RCA Club | Real Companhia dos Animais R. João Saraiva, 18; 211 972 610; www.rcaclub.com • Reitoria da Universidade de Lisboa Al. da Universidade; 210 113 400; www.ul.pt • Restart R. Quinta do Almargem, 10; 213 609 450; www.restart.pt • Restaurante Pratinho Feio R. da Esperança 6; 213 974 744 • Roca Lisboa Gallery Pç. dos Restauradores, 46; 213 404 260; www.rocalisboagallery.com • Rua das Gaivotas 6 R. das Gaivotas 6; 210 962 355; ruadasgaivotas6. pt S Sagrada Família Av. Duque de Loulé, 22 B; 213 520 159 • Sala d’Aula Av. da República, 41, 6ºE; 217 957 083; www.saladaula.com • Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Lg. Trindade Coelho; 213 235 000; www.scml.pt • São Luiz Teatro Municipal R. António Maria Cardoso, 38; 213 257 640; www.teatrosaoluiz.pt • S Espaço R. das Farinhas, 26; 924 368 752 • Sociedade de Geografia de Lisboa R. das Portas de St. Antão 100; 213 425 401; www.socgeografialisboa. pt • Sociedade Histórica da Independência de Portugal Lg. de S. Domingos, 11; 213 241 470; www.ship.pt • Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul Av. D. Carlos I, 61-1º; 213 973 471; www.guilhermecossoul.pt • Sociedade Nacional de BelasArtes R. Barata Salgueiro, 36; 213 138 510; www.snba.pt • Sou – Movimento e Arte R. Maria, 73; 211 547 790; www.sou.pt • Stage 81 R. Portas de St. Antão, 110; 912 629 568; www.stage81.com • Steps Clube R. dos Caminhos de Ferros, 90 B; 210 150 893; www.steps. pt • Studioteambox LxFactory, Ed. G, sala 6A; 965 786 793; www. studioteambox.org • Syntax R. Feio Terenas, 23; 912 325 052; www. syntaxproject.org T 30 da Mouraria - Psicoterapia e Movimento R. da Mouraria, 30, 4º; 30damouraria.weebly.com • 3+1 Arte Contemporânea R. António Maria Cardoso 31; 210 170 765; www.3m1arte.com • Tap Dance Center Lisbon R. de O Século, 44; 932 940 988; www.workin.com.pt • Tcharan Eventos Tv. dos Fornos, 15, 1º dto; 914 107 158; www.tcharan. com • TEAR - Espaço de Artes R. Dr. Estevão de Vasconcelos, 13; 913 754 661; www.arproducoes.org • Teatro Armando Cortez Est. da Pontinha 7; www.teatroarmandocortez.pt • Teatro do Bairro R. Luz Soriano, 63; 213 473 358; www.teatrodobairro.org • Teatro do Bairro Alto R. Tenente Raúl Cascais 1A; 213 961 515; www.teatro-cornucopia. pt • Teatro Bocage R. Manuel Soares Guedes 13; 218 123 687; www. teatrobocage.com • Teatro Camões Pq. das Nações, Passeio de Neptuno; 218 923 470 • Teatro de Carnide Azinhaga das Freiras; 967 341 862 • Teatro Cinearte Lg. de Santos, 2; 213 965 360; www. abarraca.com • Teatro Dom Luiz Filipe (Teatro da Luz) Lg. da Luz; 211 536 034; http://teatrodluisfilipe.wix.com/tdlf • Teatro Maria Vitória Parque Mayer; 213 475 454; www.teatromariavitoria.com • Teatro de Marionetas Algazarra Cç. da Boa-Hora, 58, 2º; 962 429 895; www.algazarrateatro.blogspot.pt • Teatro Meridional R. do Açúcar, 64, Beco da Mitra; 218 689 245; www.teatromeridional.net • Teatro Nacional D. Maria II Pç. D. Pedro IV; 213 250 800; www. teatro-dmaria.pt • Teatro Nacional de São Carlos R. de Serpa Pinto, 9; 213 253 000; www.saocarlos.pt • Teatro Papa-Léguas R. Prof. Santos Lucas, 36A; 210 970 654; www.teatropapaleguas.net • Teatro Politeama R. das Portas de Sto. Antão, 109; 213 405 700; www.teatro-politeama.com • Teatro da Politécnica R. da Escola Politécnica, 56; 961 960 281 • Teatro Taborda R. da Costa do Castelo, 75; 218 854 190; www.teatrodagaragem.com • Teatro Thalia Estr. das Laranjeiras, 205 • Teatro Tivoli BBVA Av. da Liberdade, 182188; 213 572 025; www.teatro-tivoli.com • Teatro da Trindade Lg. da Trindade, 7A; 213 423 200; www.inatel.pt • Teatro Turim Est. de Benfica, 723 A; 217 606 666; www.teatroturim.com • Teatro Villaret Av. Fontes Pereira de Melo, 30; 213 538 586; www.teatrovillaret.com • Teatro da Voz Tv. de São Vicente, 11; 213 530 931; www.eira.pt • TheBlackSheep Art Gallery R. do Sol ao Rato 45A • The Little Gym R. 1 à R. Direita de Palma, 4B; 217 269 464; www.thelittlegym.pt • Time Travellers 965 107 188; www.timetravellers.pt • Top Ensino R. Gaivotas em Terra, Lt. 4A; 218 016 482; www.topensino.pt • Torre de Belém Av. de Brasília; 213 620 034; www.torrebelem.pt


> CONTACTOS U Underdogs Art Store Av. 24 de Julho, 49; 218 680 462; www.

under-dogs.net • Underdogs Gallery R. Fernando Palha, Armazém 56; 218 680 462; www.under-dogs.net • Universidade Lusófona Cp. Grande 380; 217 515 500; www.ulusofona.pt V Velha Gaiteira R. das Pedras Negras 17; 218 865 046 • Verso

Branco R. da Boavista, 132-134; 211 342 634 • Viragem Lab R. de Santa Marta, 73 A; 213 580 733; www.viragem-lab.com.pt • Vozes em Conserto – Academia de Canto e Performance R. João Menezes, 4A; 218 400 213; www.vozesemconserto.com w Work In Studio R. de O Século, 44; 932 940 988; www.workin.com.

pt

X Xuventude de GaliciaR. Júlio de Andrade, 3; 218 853 680; www.juventudedagaliza.com

EQUIPAMENTOS MUNICIPAIS

centro de arqueologia de Lisboa

Av. da Índia, 166; 218 172 180; centro.arqueologia@cm-lisboa.pt cinema são jorge

Avenida da Liberdade, 175; 213 103 400; cinemasaojorge.pt gabinete de estudos olisiponenses

Est. de Benfica, 368; 217 701 100; seg a sex: 9h-18h; geo.cm-lisboa.pt galerias

Galeria Avenida da Índia Avenida da Índia, 170; 218 170 534; ter a dom: 10h-13h/14h-18h, sáb, dom: 14h-18h Galeria Boavista Rua da Boavista, 47-50; 213 476 335; ter a dom: 13h-18h, encerra seg, fer; facebook.com/galeriasmunicipaislisboa Galeria Municipal Pavilhão Branco Campo Grande, 245; ter a dom: 10h-13h/14h-18h; encerra dom, fer; www.egeac.pt Galeria Municipal Torreão Nascente da Cordoaria Av. da Índia; 213 646 128; ter a sex: 10h-18h, sáb, dom: 14h-19h Galeria Quadrum R. Alberto Oliveira, Palácio dos Coruchéus, 52; 218 170 534; ter a dom: 10h-18h, sáb, dom: 14h-18h, encerra seg, fer; facebook.com/galeriasmunicipaislisboa livraria

arquivo

Arquivo Municipal de Lisboa R. B ao Bairro da Liberdade, lt 3-6, piso 0; 213 807 108; seg a sex: 9h-17h, encerra fer; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt Arco do Cego R. Nunes Claro, 8 A; 218 411 170; seg a sex: 9h-17h, encerra fer Fotográfico R. da Palma, 246; 218 844 060; sala de exposições: seg a sáb: 10h-19h, encerra dom, fer; sala de leitura: seg a sex: 9h30-17h, encerra fer; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt Videoteca Largo do Calvário, 2; 218 170 433

Livraria Municipal Av. da República, 21A; 213 567 869 monumentos

Castelo de São Jorge 218 800 620; Núcleo Museológico; Núcleo Arqueológico; todos os dias: 9h-21h; www.castelosaojorge.pt Padrão dos Descobrimentos Av. Brasília; 213 031 950; ter a dom: 10h-18h; www.padraodosdescobrimentos.egeac.pt museus

bibliotecas

Consultar horários em blx.cm-lisboa.pt Belém R. da Junqueira, 295; 218 172 580 Camões Largo do Calhariz, 17, 2º esq; 218 172 360 Coruchéus R. Alberto Oliveira; 218 172 049 David Mourão-Ferreira R. Padre Abel Varzim, 7 D; Casal dos Machados; 218 536 337 Gabinete de Referência Cultural R. Cidade do Lobito; 218 507 100; Reservado a atividades com estabelecimentos de ensino especial e regular, entidades para deficientes e outras instituições culturais; marcação prévia Hemeroteca R. Lúcio de Azevedo, 21B; 218 172 430 Maria Keil R. Maria José da Guia, 8; 217 589 280 Natália Correia Centro Social Polivalente; R. Rio Cávado, B.º Padre Cruz ; 217 141 535 Olivais/Bedeteca R. Cidade do Lobito; 218 507 100 Orlando Ribeiro/Fonoteca Antigo Solar da Nora, Estrada de Telheiras; 217 549 030 Palácio Galveias encerrada temporariamente Penha de França R. Francisco Pedro Curado, 6A; 218 172 410 Por Timor R. de São Bento, 182-184; 213 905 702 Quiosque Jardim da Estrela Jardim da Estrela; 213 904 198 República e Resistência - Cidade Universitária R. Alberto de Sousa, zona B do Rêgo; 217 802 760 São Lázaro R. do Saco, 1; 218 852 672 ITINERANTES/ MÓVEIS 21 8 170 544 / 910 238 089

Atelier-Museu Júlio Pomar R. do Vale, 7; 215 880 793; ter a dom: 10h-18h; www.ateliermuseujuliopomar.pt Museu do Aljube – Resistência e Liberdade R. de Augusto Rosa, 42; 218 172 400; ter a dom: 10h-18h; www.museudoaljube.pt Museu Bordalo Pinheiro Campo Grande, 382; 218 170 667; ter a dom: 10h-18h, encerra seg, fer; museubordalopinheiro.cm-lisboa.pt MUDE - Museu do Design e da Moda. Coleção Francisco Capelo R. Augusta, 24; 218 886 117; ter a dom: 10h-18h; www.mude.pt Museu do Fado Lg. do Chafariz de Dentro, 1; 218 823 470; ter a dom: 10h-18h; www.museudofado.pt Museu de Lisboa - Casa dos Bicos R. dos Bacalhoeiros, 10; 210 993 811; seg a sáb: 10h-18h, encerra dom, fer; www.museudelisboa.pt Museu de Lisboa - Palácio Pimenta Campo Grande, 245; 217 513 200; ter a dom: 10h-13h/14h-18h, encerra seg, fer; www. museudelisboa.pt Museu de Lisboa - Santo António Lg. de Santo António da Sé, 24; ter a dom: 10h-13h/14h-18h Museu de Lisboa - Teatro Romano R. de São Mamede, 3A; 218 820 320; www.museudelisboa.pt Museu de Lisboa - Torreão Poente Pç. do Comércio, 1; www. museudelisboa.pt Museu da Marioneta Convento das Bernardas, R. da Esperança, 146; 213 942 810; ter a dom: 10h-13h/14h-18h; www. museudamarioneta.pt polo cultural gaivotas | boavista

Rua das Gaivotas, 8; todos os dias: 9h-24h; escoladasgaivotas@ cm-lisboa.pt

casa fernando pessoa

R. Coelho da Rocha, 16-18; 213 913 270; seg a sáb: 10h-18h; casafernandopessoa.cm-lisboa.pt

teatros

Maria Matos Teatro Municipal Av. Frei Miguel Contreiras, 52; 218 438 800; www.teatromariamatos.pt São Luiz Teatro Municipal Rua António Maria Cardoso, 38; 213 257 640; www.teatrosaoluiz.pt

95


96

veja no site da agenda cultural

Agenda Cultural Lisboa Abr 2016 / N.º 299 diretor

Manuel Veiga editora executiva

Paula Teixeira editor

Luís Almeida d’Eça direção de arte

Jorge Silva/ Silva!Designers design

Inês do Carmo na capa

FATAL

A grande festa do teatro académico

Paulo de Carvalho e Agir fotografia de Francisco Levita, tipografia de Elisabete Gomes copy desk

Sara Simões redação

Ana Figueiredo Ana Rita Vaz Cristina Engrácia Filipa Santos Frederico Bernardino Tomás Collares Pereira fotografia

Francisco Levita Humberto Mouco relações públicas, publicidade institucional, circulação e assinaturas

Marco Mateus publicidade

Sónia Maia Just Media / 210 939 695

AA última GENTILEZA DE UM GIGANTE criação de Gustavo Círiaco na Negócio

impressão

Multiponto distribuição

Transporta S.A. tiragem

30 000 exemplares depósito Legal

40722/90 periodicidade

Mensal Isenta de registo na ERC ao abrigo da lei de imprensa 2/99 edição

câmara municipal de lisboa/ EGEAC vereadora do pelouro da cultura Catarina Vaz Pinto

EISENSTEIN E OUTROS MESTRES Os tesouros do cinema soviético no Espaço Nimas

Todas as informações para a Agenda Cultural devem ser enviadas até ao dia 5 de cada mês. recolha de informação

Rua do Machadinho, 20 1249-150 Lisboa Tel. 218 170 900 agenda.cultural@cm-lisboa.pt

WWW.AGENDALX.PT

INDIELISBOA As nossas sugestões


títu lo

97

Temporada Lírica

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

6 e 8 abr — 20h

A Flowering Tree John Adams (1947) ÓPERA EM DOIS ATOS

Libreto de John Adams e Peter Sellars

Direção musical Joana Carneiro

Kumudha Jessica Rivera

Encenação Nicola Raab

O Príncipe Shawn Mathey

Cenografia e figurinos George Souglides

Narrador Luís Rodrigues

Desenho de luz Aaron Black

Coro do Teatro Nacional de São Carlos Maestro Titular / Giovanni Andreoli

Coreografia Renato Zanella

www.saocarlos.pt

The Göteborg Opera 2015/©Mats Bäcker

Orquestra Sinfónica Portuguesa

M/6 Parceiro para a comunicação A BMW apoia o Teatro Nacional de São Carlos


98

tĂ­tu lo


Agenda Cultural Lisboa | abril'16