Issuu on Google+

AGENDA CULTURAL LISBOA OUT 2016


SÃO CAR LOS

TEMPORADA 2016 — 2017

outubro

novembro

6, 10, 12 e 14 (20h) 8 (16h)

10 e 11 (20h), 13 (16h)

CARMEN

OEDIPUS REX

Encenação Calixto Bieito Direção Musical Rory Macdonald

Encenação Ricardo Pais Direção Musical Joana Carneiro

Carmen Katarina Bradic Don José Lukhanyo Moyake Escamillo Nicholas Brownlee

Oedipus Nikolai Schukoff Jocaste Cátia Moreso Tirésias/Créon Davone Tines

CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS

CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS

Igor Stravinsky (1882-1971) Libreto Jean Cocteau/Abade Jean Daniélou

Georges Bizet (1838-1875) Libreto Henri Meilhac e Ludovic Halévy

Maestro titular Giovanni Andreoli

Maestro titular Giovanni Andreoli

ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA

CORO JUVENIL DE LISBOA Maestro titular Nuno Margarido Lopes

ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA

Nova Produção TNSC M/6

M/12

30 (17h), CCB

20 (17h), CCB

António Pinho Vargas Overtures and Closures Felix Mendelssohn Concerto para Violino Johannes Brahms Sinfonia n.º 2 em Ré maior

Dimitri Shostakovich Sinfonia n.º 13 em Si bemol menor, op. 113, Babi Yar

Evocação

Mosaico

Violino Stefan Jackiw Direção Musical Joana Carneiro ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA

Baixo Vladimir Petrov Direção Musical Emil Tabakov CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS Maestro titular Giovanni Andreoli

M/6

ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA M/6

www.saocarlos.pt Parceiro para a comunicação A BMW apoia o Teatro Nacional de São Carlos


MODALISBOA

25 ANOS 2

memórias do cinema francês 10

jardins de bairro 16 Entre Pedro João vistas

Gadanho 22

Garcia Miguel 64

cadernos especiais Que democracia? 36 Trienal de Arquitectura de Lisboa 48 Ópera em dose dupla 62 cnb / aulas de dança para os mais novos 78

AGENDA

ARTES26 CIências38 CInema42 DANÇA50 LITERATURA54 MÚSICA58 TEATRO68 VISITAS GUIADAS74 CRIANÇAS80

tempos sobrepostos 96


4

ModaLisboa

25 anos

© Fernando Peres Rodrigues

Lisboa acolheu, em 1991, os primeiros desfiles organizados pela recém-criada associação ModaLisboa. O Teatro São Luiz foi o palco deste primeiro espetáculo de moda, culminar de uma força criativa já visível nas vibrantes Manobras de Maio. À época, tudo neste meio era incipiente e não foi fácil para a ModaLisboa encontrar manequins, maquilhadores e restantes profissionais para montar os primeiros eventos. Mas foi também o início de um boom neste mercado, nasceram agências de modelos, surgiram cursos de estilismo ou design de moda, começou-se a falar na urgência de atualizar uma indústria têxtil em dificuldades. Este outubro cumpre-se um ciclo de 25 anos, apenas interrompido entre 1993 e 96. Sob o tema Together, o Pátio da Galé vai ser mais uma vez o espaço central dos desfiles, complementados com exposições e debates abertos ao público em geral em locais adjacentes, como os Paços do Concelho. Nas páginas seguintes registamos alguns momentos deste já longo percurso. Programação em www.modalisboa.pt


5

1992

Teatro São Luiz

O São Luiz Teatro Municipal foi o primeiro palco da ModaLisboa, mas rapidamente se viria a tornar pequeno para a amplitude crescente do evento. Na foto Eduarda Abbondanza e Mário Matos Ribeiro no final da apresentação da sua coleção.

©Fernando Peres Rodrigues


6

ModaLisboa 25 anos


7

2004

Sonia Rykiel em Lisboa Verdadeiro ícone da moda parisiense, a recentemente falecida Sonia Rykiel apresentou uma coleção na edição de março de 2004. Foi uma das várias participações ilustres internacionais que a ModaLisboa acolheu.

©Rui Vasco


8

2010

Mercado da Ribeira A ModaLisboa procurou sempre espaços especiais onde se apresentar. Um dos que evoca melhores memórias na equipa foi o Mercado da Ribeira, na edição de outubro de 2010, onde se realizaram desfiles em simultâneo com a atividade regular do mercado.

©Alexandre Bordalo


ModaLisboa 25 anos

9


10

2015

Sangue Novo Na 3ª edição, em abril de 1992, deu-se início ao projeto Sangue Novo, uma plataforma para apresentação de novos talentos emergentes que se mantém até hoje como um dos eixos do projeto. Este ano inaugura a ModaLisboa Together, com a apresentação das coleções de Carolina Machado, Cátia Moreira, Daniela Ciolan, Duarte, Inês Silva, João Barriga, João Oliveira; M Hka, Micaela Sapinho e Sofiya Malichenko.

©Américo Simas


ModaLisboa 25 anos

11


12

Memórias do cinema francês Reportagem Ricardo Gross Fotografia francisco levita / Humberto Mouco

A afinidade que os lisboetas estabeleceram com os filmes franceses configura dois períodos latos e duas realidades: se nos anos mais próximos passámos a ter uma Festa do Cinema Francês, que celebra este mês a sua 17ª edição, tempos houve em que a estreia de um filme francês era uma festa. Existiam salas onde ver cinema constituía um ritual. Preparava-se a ida, assistia-se à projeção numa plateia em total silêncio e no final a opinião era debatida em conversas informais ou confrontada com os recortes de imprensa. Paralelamente à exibição de cinema de autor, mostravam-se títulos que já faziam parte do cânone, e que por vezes eram também estreias. Hoje em dia nota-se uma crise de renovação dos autores, mas o cânone estabelecido permite a organização de vários programas de luxo. O cinema francês não nos abandonará. Na mudança dos hábitos de ver cinema, os mais cinéfilos tornaram-se programadores em ca(u)sa própria. Mas não fomos em busca das memórias atualizadas dos filmes, antes da recordação do tempo e das circunstâncias em que os vimos pela primeira vez. Seguem-se cinco testemunhos. Ver página 44. Mais informação em www.festadocinemafrances.com


m e m ó r i as d o c i n e m a f r a n c ê s

13

ANTÓNIO DA CUNHA TELLES Produtor, distribuidor, realizador O fim da Lei dos Cineteatros permitiu o surgimento de pequenas salas que exibiam filmes não comerciais. António da Cunha Telles já produzira obras de referência do Cinema Novo português e também distribuía filmes franceses para a RTP. Os melhores do catálogo entraram no circuito quando criou o Animatógrafo e fez do Estúdio Império uma sala de culto. Ali mostrou Quatre nuits d’un rêveur (Robert Bresson, 1971) e La règle du jeu (Jean Renoir, 1939), reservando para a sessão da meia-noite La règle et l’exception (1967), documentário de Jacques Rivette da série Cinéastes de notre temps. Naquele tempo um bilhete podia dar acesso a todo o Jean Vigo, e o maior sucesso mundial de La prise de pouvoir par Louis XIV (Roberto Rossellini, 1966) tinha lugar em Lisboa.


14

m e m ó r i as d o c i n e m a f r a n c ê s

MARIA JOÃO MAYER Produtora Não se recorda de Lisboa ter alguma vez mostrado cinema francês com regularidade. Lembra-se da programação que António da Cunha Telles fazia no Estúdio Império, dos ciclos da Gulbenkian e da Cinemateca, e destaca o papel que Paulo Branco teve mais tarde na exibição de filmes franceses. A realidade dos multiplexes em zonas comerciais e o fim das salas do King e do Quarteto contribui, na sua opinião, para que a oferta alternativa ao cinema americano tenha diminuído. Quando perguntamos por filmes que a tenham marcado, cita L’enfant sauvage (François Truffaut, 1970), a obra de Jacques Tati, e anos mais tarde os filmes de François Ozon ou Le fabuleux destin d’Amélie Poulain (Jean-Pierre Jeunet, 2001). Diz-se ainda espectadora assídua da Festa do Cinema Francês.


m e m ó r i as d o c i n e m a f r a n c ê s

PEDRO MEXIA Escritor Os anos 90 coincidem, para ele, com o período mais fértil da oferta regular de cinema francês de qualidade. Assistiu à reposição do À bout de souffle (JeanLuc Godard, 1960) no Fórum Picoas. Ciclos promovidos pelo Cineclube ABC, no Quarteto, levavam filmes de Truffaut e Rohmer aos cinéfilos das Avenidas Novas. As salas do King, que com a livraria Barata da Av. de Roma e o cinema Londres constituíam um polo de interesses convergentes, suscitaram fortes impressões: Les roseaux sauvages (André Téchiné, 1994), os primeiros Laurent Cantet e François Ozon que por cá estrearam (Ressources humaines e L’emploi du temps, do primeiro; Sous le sable ou 5x2, do segundo). Na antiga morada do Institut Français, da Luís Bívar, viu um conjunto de filmes de Jacques Doillon que também não esquece.

15


16

m e m ó r i as d o c i n e m a f r a n c ê s

ANA ISABEL STRINDBERG Programadora Viveu em Paris até 1997 e quando nesse ano visitou Lisboa não tinha planos de aqui ficar. O encontro e a colaboração com João César Monteiro na escrita do guião bilingue de Le bassin de J.W . fê-la mudar de ideias e o hábito de ver cinema francês passou a ter por referência as salas do Quarteto e do King, as que destaca por permitirem a criação de afetos com os seus espaços. E com os seus filmes: Ponette (Jacques Doillon, 1996), os Contes des quatre saisons (Éric Rohmer, 1990-98), ou o cinema do georgiano de produção francesa, Otar Iosseliani. Tempos em que os espectadores como ela preparavam cada ida ao cinema, na expetativa crescente da próxima sessão.


m e m ó r i as d o c i n e m a f r a n c ê s

FRANCISCO VALENTE Realizador Traz vestida a t-shirt do Mon Oncle (Jacques Tati, 1958). A sua ligação ao cinema francês é tão séria que lhe mudou o curso e a vida. Em 2005 assistiu a 21 das 23 longas-metragens de François Truffaut, na integral organizada pela Cinemateca Portuguesa. Foi o adeus à Ciência Política. Os pais terão aceitado a decisão, afinal fora na companhia deles, e outras vezes sozinho, que descobriu autores como Jacques Rivette (Va Savoir, 2001) ou Jean-Luc Godard (Éloge de l’amour, 2001) nas salas do King ou quando a Festa do Cinema Francês tinha lugar no Fórum Lisboa. Recorda ainda o sucesso e as muitas semanas de exibição no Nimas de Le goût des autres (Agnès Jaoui, 2000).

17


18

JARDINS DE bairro Ao filmar com os Madredeus nos anos 90, Wim Wenders comentou que Lisboa lhe parecia um conjunto de aldeias, muito graças à relação que observou entre as vizinhanças e os seus bairros. No centro histórico da capital é fácil dar-lhe razão: existem identidades marcadas e autênticas vidas de bairro. Para o observar, nada melhor que visitar os pontos de encontro locais, praças, largos e, sobretudo a partir do século XIX, os jardins de traça romântica que foram sendo feitos em Lisboa. Mais do que os grandes jardins, os de bairro, de menor dimensão e mais acessíveis, são os centros da vida local. Hoje em dia, já mais adaptados às necessidades modernas, com equipamentos de ginástica e parques infantis, entre outros apetrechos, mas todos com a função principal de humanizar a cidade e as vizinhanças. Nas páginas seguintes mostramos uma pequena seleção destes oásis de bairro. Reportagem tomás collares pereira Fotografia Humberto Mouco


Ja r d i n s d e Ba i r r o

Jardim Alfredo Keil Praça da Alegria É um pequeno e bonito jardim de traça romântica, criado em 1882. Assente num socalco, apresenta alguns magníficos exemplares de quibus earum faceriasi omni berorro quatesti reius anto idesequi árvores exóticas de grande porte e um lago com repuxo, além de dolorem asit, tem il ius, que non plia volo blaborernam fuga. uma estátua dedicada ao artista e compositor do hino nacional. Com Archici mporeritatia duntiore labor moluptatquas andis voluptaspe sorte, podem-se ouvir uns acordes de jazz vindos do Hot Club, situado excererite nonet eum ipsaniminum nonet, odi odicit, nos soluptaquo no lado norte da praça. É um bom local para se abstrair da azáfama denducitatem asim faccaborro erchicid mintibus eium rerferum da Avenida da Liberdade, ali ao lado, e recebe pequenas feiras e velique si doluptatur as eaquam quodis dio bea dita a conse outras iniciativas da Junta de Freguesia. Neste local foi realizada a numIgentur? Atur sum harum sum voluptaturit placil ipientiis Feira da Ladra, entre 1809 e 1835. sequatempel ma autet voluptaqui aut quam, nobitat posandae sum

19


20

Ja r d i n s d e Ba i r r o

Jardim fernando pessa Avenida de Roma Era neste espaço que o conhecido jornalista e pioneiro da televisão em Portugal, residente na Avenida de Roma, fazia os seus passeios de bicicleta, que manteve até aos 99 anos de idade. Foi assim, com naturalidade, que a cidade escolheu o seu nome para o jardim que se estende pelas traseiras da sede da Assembleia Municipal, o Fórum Lisboa. Um recanto de tranquilidade que contrasta com o bulício das avenidas circundantes, o jardim inclui um quiosque com esplanada e um parque infantil.


Ja r d i n s d e Ba i r r o

Jardim Teófilo Braga Rua Tomás da Anunciação Ocupa o espaço de um quarteirão de um dos bairros com mais vida da cidade e é o seu ponto de encontro por excelência e onde a designação de jardim de bairro melhor se aplica. Chega a ser difícil ter lugar para se sentar, sobretudo nas mesas públicas, onde os concorridos jogos de cartas dominam. Um parque infantil e uma hamburgueria com esplanada garantem a diversidade etária e social, enquanto as árvores exóticas e majestosas e o lago de patos conferem-lhe um traço de romantismo. Mais conhecido como Jardim da Parada porque aqui se realizavam os desfiles do quartel militar.

21


22

Ja r d i n s d e Ba i r r o

Jardim Braamcamp Freire Campo de Santana / Mártires da Pátria É o centro de uma das mais belas praças da cidade, dominada a sul pela Faculdade de Medicina e ladeada de edifícios nobres apalaçados. Em tempos recuados, teve ocupações tão díspares como um matadouro, uma praça de touros ou mesmo a Feira da Ladra. Foi também neste local que foram enforcados os onze companheiros de Gomes Freire, em 1817, em honra dos quais se mudou o nome Campo Santana para Mártires da Pátria. A área ajardinada tem um conjunto de árvores classificadas e aves exóticas, para além do monumento ao Dr. Sousa Martins, considerado milagreiro e que ainda hoje é objeto de culto, como atestam os ex-votos que rodeiam a sua estátua.


Ja r d i n s d e Ba i r r o

Jardim do Torel Rua Júlio de Andrade Ao contrário de muitos jardins de bairro, enclausurados entre edifícios, o Jardim do Torel abre-se ao céu e à cidade com a sua esplendorosa vista. Fez parte de uma quinta pertencente ao mais rico proprietário da zona no século XVIII, o desembargador Cunha Thorel. Rodeado de palacetes e moradias revivalistas dos séculos XVIII e XIX, tem uma vista que convida à contemplação, com cadeiras próprias para este efeito. Também tem aparelhos de manutenção, um bar e um jardim infantil. De outubro a março, abre entre as 7 e as 20 horas. Fica ao lado do elevador do Lavra e acede-se pela Rua Júlio de Andrade ou pela Rua do Telhal.

23


entrevista

24

pedro gadanho

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia ana rita vaz

A 5 de outubro inaugura o novo edifício do MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Pedro Gadanho, que trocou a curadoria de arquitetura e design no MoMA pela direção do museu, fala-nos dos objetivos deste equipamento inovador que estabelece uma relação privilegiada com o Tejo. O novo edifício do MAAT é marcante do ponto de vista arquitetónico. Houve a preocupação de o contextualizar na zona de Belém? Completamente. Este é um projeto altamente contextual, não só porque tira o melhor deste local através das vistas que vai proporcionar, tanto da cidade como do rio, mas é também um edifício que se insere de forma subtil para atrair e conquistar as pessoas, com rampas fluídas, tornando muito natural a relação entre o passeio pedonal e a entrada no edifício. Evidentemente que a linguagem arquitetónica é muito própria, é forte e tem muito a ver com o século XXI. Mas é isso que faz as cidades, essa sobreposição de várias épocas, vários momentos que têm a sua expressão. É por isso que acho tão interessante o contraste entre a Central Tejo e este novo edifício. Um como património industrial do século

XX e outro que marca o princípio do século XXI. E se cada um tem a linguagem do seu tempo, cada um ganha o seu lugar na história. Neste projeto, Amanda Levete teve a preocupação de ter o lioz e a cerâmica a revestir o edifício, para que este se pudesse aproximar mais da história e do património portugueses. Após quatro anos em Nova Iorque, regressa a Lisboa para abraçar este projeto. O que o levou a aceitar este convite? Não é todos os dias que se abre um museu. E este é um projeto particularmente aliciante para mim, não só porque é em casa, mas porque tem uma ambição internacional a partir de Portugal e combina disciplinas e áreas com as quais eu sempre estive envolvido e que acho que importam de sobremaneira nos dias de hoje. A arte contemporânea foi sempre uma paixão, sempre cresci muito ligado à comunidade artística em Portugal. A minha formação é em Arquitetura e sempre desenvolvi a minha carreira de curadoria relacionada com a arquitetura de cidade. E depois há as questões da tecnologia que, quanto a mim, estão a impactar as nossas vidas a uma velocidade vertiginosa. Portanto, acho que a combinação destas três áreas é particularmente única, o que torna o


Š Francisco Levita

25


26

e n t r e v i s ta p e d r o ga da n h o

projeto muito interessante. Coloca um vêm de fora, que estão habituados a panovo desafio a nível de programação e gar mais pela entrada noutros museus. ao nível do modo como se articulam es- Assim, criámos um membership, não sas áreas, de como os artistas têm refle- para ser uma forma de retorno econótido sobre essas questões. mico, mas sim uma forma de integrar as Quais são os principais desafios e respon- pessoas e de fazê-las sentir que o museu sabilidades de dirigir um museu comple- é delas. Desta forma, através de um pretamente novo, especialmente para quem ço simbólico anual, as pessoas poderão vai dirigir um pela primeira vez? trazer um acompanhante, (os jovens e as Competir no meio internacional, onde crianças já são gratuitos), por isso toda muitos museus já tiveram tempo para uma família pode vir com um cartão de criar uma reputação e um número de membership, que permite regressar a este atrativos que os faz funcionar como re- espaço tantas vezes quanto desejarem. ferências a nível global. Uma Tate ou Sendo a arquitetura a sua área de forum MoMA que vêm há dezenas de anos mação, que peso terá ela na programaa construir não só uma reputação ao ní- ção do MAAT? vel da História de Arte mas também a No fundo, a arquitetura aqui está ennível da construção de um público para quadrada em dois aspetos. Um é o faca arte contemporânea. Inserir o MAAT to de termos dois edifícios de referênnessa competição internacional é um cia, um para o século XX e outro para o século XXI, e que vão desafio porque há uma ambição de trazer artistrazer as pessoas aqui tas estrangeiros relevan- É interessante o para os visitar, princites a Portugal. Ao nível contraste entre a palmente o novo edifício das responsabilidades, Central Tejo e o novo que tem uma arquitetuteremos um programa edifício. Um como para excecional. Depois, o educativo que pretende trimónio industrial facto de a arquitetura ser um desses filtros com lançar o debate e pro- do Século XX e outro mover uma ligação mais que marca o princípio os quais olhamos para o campo da arte contemprofunda com o público do século XXI porânea, para os temas residente, democratizando o acesso à arte, tornando-a mais com- que reflete e trabalha. Nesse sentido, preensível, mais abraçável por um pú- vamos ter várias exposições que focam blico generalizado. Dar a entender que a exatamente o modo como os artistas arte nos pode trazer algo a todos e que têm visto a arquitetura ou a cidade e não é uma linguagem estranha e elitista, vamos continuar colaborações com a Trienal de Arquitetura, por exemplo. E só para um grupo de conhecedores. Existe aquela ideia de que os museus são vamos aproveitar, sempre que possível, feitos para os turistas. De que forma o serviço educativo para promover o debate sobre a cidade. Não vamos criar um pretende atrair o público português? Acreditamos que devemos valorizar a espaço para monografias de arquitetos, oferta cultural que vamos criar aqui e, que já existe aqui ao lado na Garagem portanto, cremos que deve haver um Sul do CCB e que é dedicada a esse tipo preço de entrada. Esse preço de entrada de programa, mas vamos ter a presença poderia ser impeditivo, poderia dificul- da arquitetura através desses olhares e tar o acesso a alguns, mas pretendemos através do debate. manter um valor de entrada que, no fundo, cobre o justo preço àqueles que


28

a rt e s Appleton S

INAU G URAM

Appleton square Ter a sáb: 14h-19h

Adelhud Van Bender, John Urho Kemp, Pepe Gaitán e Melvin Way CRACKING THE CODE 7 out a 3 nov O Armário

Jeremy Pajeanc

MER Deurope / MERDEurope 1 out a 1 nov

Susana Mendes Silva Performance 1 out: 19h

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico Seg a seX: 9h30-17h

Edwina Sasse, Jakub Żukowski, Orkhan Abbasov, Ricardo Sousa E Tamia D.

|A Imagem Contextualizada| 19 out a 18 nov

Seg a sÁb: 10h-19h

Arthur Júlio Machado E José Candido d’Assumpção e Souza

Lisboa – Uma grande Surpresa Fotografia documental Até 23 jan

José Luis Neto Anónimo

Visão de um fotógrafo contemporâneo Até 23 jan GALERIA MUNICIPAL PAVILHÃO BRANCO ATÉ 11 DE DEZEMBRO CAMPO GRANDE, 245 / 215 891 259 / WWW.EGEAC.PT

RUI MOREIRA Pirómanos Em Pirómanos , Rui Moreira apresenta dez obras, criadas entre 2007 e 2015, que revelam desenhos de processos interiores, paisagens imaginárias e vénias a uma reverência, seja através de traços pacientes e meticulosos ou de generosas doses de tinta. E é entre a natureza e a tradição ou entre o realismo e a magia que se revela onde o artista vai buscar a inspiração, a escala e a intensidade. Entre as peças desta mostra, elaboradas ora a lápis e caneta de gel, ora a guache e a tinta da Índia, há espaço para estrelas negras, uma sagrada família e uma Nossa Senhora do Aborto, que refletem a evocação de divindades frequentes no trabalho deste artista português. Ana Rita Vaz

[Ante]Câmara

Judah Benoliel

Panorâmicas de Lisboa Até 27 nov

Atelier-Museu Júlio Pomar Ter a dom: 10h-18h

Júlio Pomar e Julião Sarmento Void

Pintura e desenho 21 out a 29 jan

A Arquitectura dos Artistas Coletiva Até 16 out


a r t e s IN aUg u r AM Biblioteca de belém Ter a sex: 10h30-18h

4 de outubro – dia mundial dos animais 1 a 31 out

Biblioteca dos Coruchéus Ter a sex: 10h-18h

António Rendeiro

Por caminhos e veredas Fotografia 7 out a 5 nov

Casa da Achada – Centro Mário Dionísio Seg, qui, sex: 15h-20h, sáb, dom: 11h-18h

alexandre bordalo Fotografia 18 a 31 out

Pedro césar Teles Anamnese

As Coleções Gulbenkian. Caminhos Contemporâneos

Isidoro Valcárcel Medina

CENTRO DE ARTE MODERNA

Jef Cornelis

Obras para Televisão (1964-1997)

Casa-Museu Medeiros e Almeida Seg a sex: 13h-17h30, sáb: 10h-17h30

Paulo Lisboa Secção

Desenho 18 out a 13 nov

Luis BivaR

Convidados de Verão

Lourdes Castro

29 out a 8 jan

casa do alentejo Seg a dom: 10h-23h

Pintura 1 a 30 out

Até 2 jan

Coletiva Até 2 out

1 out a 17 abr

Recomeço

Linhas do Tempo

Grafismo de Fronteira

Cadernos 29 out a 8 jan

Fernando MArçal

A Forma Chã

Culturgest Ter a sex: 11h-18h, sáb, dom: 11h-19h

Correspondência

Casa da Comarca da Sertã Seg a dom: mediante marcação

MUSEU CALOUSTE GULBENKIAN Instalação 7 out a 9 jan

Mário Dionísio

Pintura 1 out a 3 nov

Fundação Calouste Gulbenkian Qua a seg: 10h-18h

Desenho Até 3 out

Álbum de Família

Ana Maria Lopes Ferreira

29

Vídeo 29 out a 8 jan

Luciana fina terceiro andar

Instalação 20 0ut a 23 jan

AnTónio Ole

Luanda, los Angeles, Lisboa Pintura Até 9 jan

Belén Uriel

Eu não evoluo, viajo

Escultura Até 2 out

Pintura Até 31 out

Segunda-feira

José Escada retrospetiva

Dorota Jurczak

Portugal em Flagrante

Gravura, objeto e pintura Até 2 out

Até nov

~.{ }.~

Operação 1

Espaço Ribeira (Primeiros Sintomas) Qua a sáb: 15h-22h

Galeria Belo Galsterer Ter a sex: 12h-19h, sáb: 14h-19h

4 MESES 400 ANOS - Ciclo Shakespeare

Francisco Manuel Peças

Desenho 19 a 29 out

Rui Palma

Meus olhos os Teus

Cristina Ataíde

Fotografia, vídeo e escultura 21 out a 7 jan

Catarina Machado e Paulo Neves

Lisbon to LisboN… 2014-2016

Pintura 1 out 1 30 nov

Centro de Documentação do Edifício Central do Campo Grande Seg a sex: 8h-20h

ormond fannon outras perspetivas Fotografia 4 a 17 out

Livro de artista 22 a 30 out

K!m Prisu

Fábulas, estórias, histórias Pintura Até 15 out

Coletiva Até 16 out

EDGAR MARTINS

SILOQUIES AND SOLILOQUIES ON DEATH, LIFE AND OTHER INTERLUDES Fotografia Até 16 out

ARTISTS’ FILM INTERNATIONAL

Filme, vídeo e animação Até 16 out Maria Pia Galeria Seg a sex: 14h-17h

Trassovivo

Diversidades na arte de pintar Coletiva 6 a 28 out

Museu Militar de Lisboa Ter a dom: 10h-17h

João Rocha de Sousa Pintura, vídeo e literatura 6 out a 15 nov

Just Friends

Corpos Selvagens

Fabula Urbis Seg a dom: 10h30-13h30/15h-20h

Leo Morrissey

Olhares sobre a Coleção de Arte Fundação EDP

Marta Alvim

Vitor Reis Cerâmica Até 16 out

Segunda Natureza

NH Hotel Campo Grande

Escultura, desenho e vídeo 21 out a 7 jan

Fotografia 5 a 15 out

À Deriva

Vida e a obra de uma das duplas de arquitetos mais influentes do século XX 5 out a 9 jan

Under All of this

One day at the forest Pintura, escultura Até 8 out

The World of Charles and Ray Eames

Galeria Valbom Seg a sáb: 13h-19h30

Imersos Vs Emersos

MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia Ter a dom: 10-18h

Dominique GonzalezFoerster Pynchon Park

5 out a 20 mar

Isabel Pinheiro e TiM Madeira Coletiva de pintura 6 a 28 out

A Pequena Galeria Qui e sex: 18h-20h, sáb: 16h-20h

EVELYN KAHN Aqua

Fotografia 8 a 29 out

Cristina Homem de Melo e Diogo Barreto Duas linhas: Projecto Instangram Fotografia Até 8 out

Rua das Gaivotas, 6

Sofia Gonçalves Old School #45 Performance 22 out: 22h


30

a r t e s IN aUg u r AM / CONTINUAM Tabik Seg a qui: 12h30-13h, sex, sáb: 12h30-14h

Catarina Mantero Pintura 3 a 31 out

A Voz do Operário

Ernesto Matos

Calçada portuguesa do mundo

Fotografia, geologia, literatura, artes na pedra 8 a 21 out

CONTINUAM Abysmo Seg a sex:10h-19h

Filipe Cerqueira

Eu sei tudo das coisas que eu sei

Allarts Gallery Ter a sáb: 11h-19h

Calçada da Glória e Largo da Oliveirinha

D’AprÈs

Cântico Negro

João Figueiredo Até 15 out

Apaixonarte Seg a sex: 12h-19h30, Sáb: 12h-17h

PSTR

Vídeo e imagem Até 30 out

Significant Others

Fragmentos

Biblioteca Orlando Ribeiro Ter a sex: 10h-19h

Jorge Santos Relevo de Cor Pintura Até 22 out

Café tati Ter a dom: 11h-00h

Alecrim 50 Ter a sex: 14h-19h

ComTempo

Impulsão

Até 22 out

Arte urbana Todos os dias Carlos Carvalho Arte Contemporânea Seg a sex: 10h-19h30, sáb: 12h-19h30

Até 28 out

Luís Silveirinha

Alma, Fedor e Third

Joana Duarte Fotografia Até 31 out

Noé Sendas

Fotografia, instalação, colagem e objetos Até 22 out Carpe diem Arte e Pesquisa Qua a sáb: 13h-19h

Exposição de arte contemporânea Coletiva Até 17 dez

Casa da América Latina e UCCLA Seg a sex: 9h3013h/14h30-18h30

Lia Chaia e Andrea Brandão (Co)Habitar

Até 30 Jan

Lia Chaia

Performance 1 out: 17h

Joana Bastos Performance 29 out: 17h30

Casa dos Mundos Ter a sex: 14h30-19h30

Interculturalidade IN Memorian

Desenhos, fotografias, montagens, objetos devocionais, documentos iconológicos, registos iconográficos, cartografia Até 23 out Casual Lounge Caffé Seg a sáb: 16h-02h

Agostinha Gomes

Olhares escritos nas brumas Fotografia Até 12 dez

CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa Seg a sex: 10h-20h

50 anos Ponte 25 abril: memórias em arquivo Fotografia Até 28 out

Cristina Guerra Contemporary Art Ter a Sex: 11h-20h, Sáb: 12h-20h

EDGAR MARTINS

Silóquios e Solilóquios sobre a Morte, a Vida e outros Interlúdios Fotografia Até 30 Nov

Edge Arts – Arte contemporânea Seg a sex: 10h-20h

Majora: 77 anos a entreter os Portugueses Até 29 set

Ermida Nossa Senhora da Conceição Seg a seX: 11h-13h/14h-17h, sáb, dom: 14h-18h

ochus Aust e Miguel Januário Vicente ‘16, O jogo da glória (ou a Vida na óptica do utilizador) Até 30 out

Espaço Exibicionista Seg: 13h-20h, ter a sex: 11h-20h, sáb: 15h-19h

Francisco Eduardo Lei do menor esforço Desenho Até 4 out

Fundação Carmona e Costa Qua a sáb: 15h-20h

Sérgio Taborda acções-desenhos Até 29 OUT

pedro a. h. paixão fogo posto

Até 27 dez Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das Comunicações Seg a sex: 10h-18h, sáb: 14h-18h

MoMoWo

100 obras em 100 anos

Mulheres europeiras na arquitetura e no design | 1918 a 2018 Até 30 out

Ana Hatherly

Pintura de signos

Desenho, textos visuais e vídeo Até 15 out


a r t e s CONTINUAM

31

ATELIER-MUSEU JÚLIO POMAR 27 DE OUTUBRO A 29 DE JANEIRO RUA DO VALE, 7 / 218 172 111

VOID: JÚLIO POMAR E JULIÃO SARMENTO VOID foi pensada como uma intervenção específica no espaço do Atelier-Museu. Através de pinturas e desenhos, Júlio Pomar e Julião Sarmento exploram o conceito de void (vazio), que pode ser entendido como um espaço vazio, uma perda ou privação, uma lacuna ou abertura ou algo que desaparece no vazio. Nesta exposição, Sarmento apresenta uma série de obras sobre papel e tela, com diversas referências literárias, sem figuração. Já Pomar exibe pinturas e desenhos, realizados na década de 60, sobre o Metro de Paris, bem como desenhos de diversos elementos naturais. Esta mostra dá seguimento a um programa de exposições do Atelier-Museu que, todos os anos, procura cruzar a obra de Júlio Pomar com a de outros artistas. Antes da inauguração de VOID, e até 16 de outubro, está patente A Arquitetura dos Artistas , que compreende uma exposição e um ciclo de conversas. ARV

o cabo submarino num mar de conetividades

Tremor

Galeria 111 Ter a sáb: 10h-19h

marta Angelozzi

Até 30 abr

Samuel Rama

Perípatos Concretos Desenho Até 29 out

Galeria Avenida da Índia Ter a sex: 10h-13h/14h-18h, sáb, dom: 14h-18h

âNgela Ferreira

Underground Cinemas & Towering Radios Desenho, fotografia Até 23 out

Galeria Baginski Ter a sáb: 14H-20H

Nuno Nunes-Ferreira

Até 5 nov Galeria Diferença Ter a sex: 14h-19h, sáb: 15h-20h

Percursos

Partículas de memória Até 22 out

Galeria Millennium Seg a sáb: 10h-18h

Gravura

Alma Matter

Oficina de gravura da diferença Coletiva Até 15 out

Galeria Graça Brandão Ter a sáB: 11h-19h

Paulo Lisboa Plasma

Até 29 out

Fotografia, colagem, instalação Até 22 out Galeria Bangbang Ter a sáb: 12h30-20h

Português Suave

Henrique Vieira Ribeiro

Feliciana Murtinheira

Desenho, vídeo, instalação Até 15 out

Galeria João Esteves de Oliveira Seg: 15h-19h30, ter a sex: 11h-19h30, sáb: 11h-13h30/15h-19h30

1440 minutos

Galeria maria lucília cruz Qua a sex: 17h30-19h30, sáb: 15h30-19h30

Mily Possoz Gravura Até 10 nov

Artur Alves Cardoso Pintura Até 29 out

Galeria Monumental Ter a sáb: 15h-19h30

Rui Cunha Viana

As Férias do Cândido Pintura Até 29 out

Galeria Municipal Pavilhão Branco Ter a dom: 10h-18h

Rui Moreira Pirómanos

ATé 11 dez

Galeria Municipal Torreão Nascente da Cordoaria Ter a sex: 10h-18h, sáb, dom: 14h-19h

A vida está lá fora

coletiva com a Pós Graduação de Curadoria De arte da Universidade Nova Até 16 out

António Viana, Francisco Tropa, Jorge Queiroz e Sussane Themlitz

Sombras, mascaras e títeres da coleção do Museu da Marioneta Até 2 out

Galeria Opus 14 Ter, qua: 14h-20h, qui a sáb: 14h-21h

A face oculta da gravura de hoje Coletiva de gravura Até 29 out


32

a r t e s CONTINUAM Galeria Ratton Seg a sex: 10h-13h30/15h19h30

Maria Beatriz Calendário

Desenho, pintura, azulejo Até 14 jan Galeria Reverso Seg a sex: 14h-19h

Birds of a feather

Oito joalheiros voam do Castelo Giebichenstein em Halle, Para Lisboa Coletiva de joalharia contemporânea Até 28 out

Galeria das salgadeiras Ter a sáb: 15h-21h

Tiago CasaNova Very tyPical Fotografia ATÉ 12 NOV

Galeria de são Mamede Seg a sex: 11h-20h, sáb: 11h-19h

Shintaro Nakaoka Escultura

ATé 18 out

Ana Maria

A Casa de Muu Até 18 out

Galeria Tapeçarias de Portalegre Seg a sex: 14h-19h30

Tapeçaria de Portalegre e DesigNatural Até 22 jan

Galeria Tereza Seabra Ter a sáb: 11h-19h

6 artistas da ásia Joalharia Até 8 out

Goethe -Institut

Angola Cinemas Fotografia Até 15 nov

Instituto Portugu ês De Fotografia

Stèphanie da Rosa Highlights

Fotografia Até 27 out

Kunsthalle Lissabon

Céline Condorelli

Concrete Distractions Até 1 out

Módulo – Centro difusor de arte Ter a sáb: 15h-19h30

Carlos alberto correia

30 pedras e um sopro Vídeo e escultura Até 15 out

Museu do Aljube – Resistência e Liberdade Ter a dom: 10h-18h

Sérgio Valente, um Fotógrafo na Revolução Fotografia Até 15 out

Museu Ana – Aeroportos de Portugal Seg a sex: 10h-17h30

Aproximações Coletivas Até 30 nov

Museu arpad szenesvieira da silva

Arte vudu

Coleção treger / saint silvestre Pintura e escultura Até 22 jan

Museu Bordalo Pinheiro Ter a dom: 10h-18h

Diálogos Imaginados, Rafael Bordalo Pinheiro e Paula Rego Pintura, desenho e cerâmica Até 25 nov Museu Coleção Berardo Ter a dom: 10h-19h

NOVO BANCO Photo 2016 Fotografia Até 2 out

A Conversa inacabada: CodificaçãO / Descodificação Instalação, video Até 31 dez


a r t e s CONTINUAM / f e s t i va i s Museu do Dinheiro Qua a Sáb: 10h-18h

33

O Museu que não se vê

Mute Seg a sex: 15h-19h

Cada Dia

Pintura Até 9 out

Abscondito

Teresa Milheiro

Passagem para um outro lado

Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado - Rua Serpa Pinto Ter a dom: 10h-18h

Perve Galeria – Arte Contemporânea Seg a sáb: 14h-20h

ânforas imperiais

Atlantis

Coletiva Até 8 out

Pedro Valdez Cardoso Instalação artística Até 15 out

Até 15 out Arqueologia Até 31 dez

Museu de Lisboa – Palácio Pimenta Ter a dom: 10h-13h/14h-18h

Fragmentos de Cor. Azulejos do Museu de Lisboa

Obras em reserva

André Sier Até 4 dez

VANGUARDAS E NEOVANGUARDAS NA ARTE PORTUGUESA 1910 – 2011 Até 17 jun/17

O GOSTO PARISIENSE

Até 18 DEZ

Obras francesas Até 6 abr/17

Vista de Lisboa do Castelo de Weilburg

Museu Nacional do Azulejo Ter a dom: 10h-18h

A cidade do tempo de Felipe III De Espanha Pintura Até 11 dez

Museu de Lisboa – Torreão Poente Seg a sáb: 10h-18h

Uma História de Duas Cidades Lisboa e Edimburgo Documental Até 22 dez

Museu da Marioneta Ter a dom: 10h-13h/14h-18h

Contos por um fio

Marionetas de Olga Neves Até 2 out

Museu Nacional de Arte Antiga Ter: 14h-18h, qua a dom: 10h-18h

Estêvão Gonçalves Neto O Último Iluminador Pintura Até 16 out

Giuseppe Cadès e a invenção da história Desenho Até 9 out

Jacob Jordaens Vertumno e Pomona

Museu do Caramulo – Fundação Abel de Lacerda Até 9 out

CERÂMICAS DE HEIN SEMKE. DOAÇÃO TERESA BALTÉ Cerâmica Até 30 Out

Museu nacional dos Coches picadeiro Real

Há fogo! há fogo! Acudam, acudam! Até 17 abr

Museu Nacional de Etnologia Ter: 14h-18h, qua a dom: 10h-18h

Inquéritos ao Território. Paisagem e Povoamento

Nuno Lacerda Desenho Até 26 out

Acervo

Restart

Adriano Prates escape

Até 29 out Syntax Qua a sáb: 14h-19h

Nuno da Luz Sud e magia

Instalação Até 7 Out Teatro da Politécnica Ter a sex: 17h até ao final do espetáculo, sáb: 17h até ao final do eSpetáculo

João Jacinto

Noite, Noite mais do que hoje Desenho Até 22 out

Teatro Taborda Seg a dom: 15h-23h30

Thomas Mendonça

Congratulations, It’s a boy! Again. Desenho Até 2 out

Trema – Arte COntemporânea Ter a sex: 13h-19h30, sáb: 12h-19h

Flávio Delgado

Documental Até 16 out

Visibilidade do Fazer

Museu Nacional de história natural e da ciência Ter a sex: 10h-17h, sáb, dom: 11h-18h

Verso Branco | Galeria Ter a sáb: 11h30-20h

pedro almeida

white lab

Até 30 out

Museu do Oriente Ter a dom: 10h-18h, sex: 10h-22h

Chinaware

Design de Porcelana na China Contemporânea Até 27 nov

Até 22 out

Sérgio Condeço 48

Ilustração 13 out a 12 nov wozen Ter a dom: 12h-22h

Conjunção Coletiva até 9 out

FESTIVAIS

Abertura de Ateliês de Artistas 7ª Edição

14 a 16 out: 15h-20h www.castelodif.com

Critical Cities Plano Lisboa

Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das Comunicações

The Dirty Business Show Vídeo Até 30 out

Igreja das Mercês

Inês Teles

Vaccum Cleaner Intervenção Até 15 out

Largo Conde Barão

Andreia Santana

Archeological Factory Intervenção 6 out

Largo de Jesus

Andreia Santana

Archeological Factory Intervenção 13 out

Rua O Século

Andreia Santana

Archeological Factory Intervenção 20 out

Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul

Andreia Santana

A Bússola do aprendiz Exposição Até 15 out

Xana Sousa e Rui DIas Monteiro Intervenção itinerante Até 15 out

LICE 16 – Lisbon International ContemporaRy Exhibition 16 Atelier Natália Gromicho 1 a 8 out meetingartgallery.wix.com/chiado


34

a r t e s f e s t i va i s / c o n c u r s o s / c o n f e r ê n c i as Galeria Quadrum

a sex: 10h-19h, Trienal de Arquitetura Ter sáb, dom: 14h-19h de Lisboa – 4ª Edição The Power of Centro Cultural de Belém Experiment Ter a dom: 10h-19h

Vera World Fine Arts Festival Cordoaria Nacional 8 a 16 out

5 out a 11 dez

GARAGEM SUL

O Mundo Nos Nossos olhos 5 out a 11 dez

Fundação Calouste Gulbenkian Qua a seg: 10h-18h

Obra

5 out a 11 dez Galeria dos Paços do Concelho Seg a sex: 11h-19h

Cartas ao Sr. Presidente 5 out a 11 dez

MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia Ter a dom: 10-18h

A Forma da Forma 5 out a 11 dez

Palácio Pombal

Uma História Triangular Instalação 5 out a 11 dez

Sede da Trienal

Sines: Logística à Beira-Mar 5 out a 11 dez

Concursos

Prémio Oficina do Cego 2016 Para a edição independente Chamada de trabalhos www.oficinadocego.blogspot.pt

CONVERSAS / CONFERÊNCIAS Academia Nacional de Belas Artes

Ciclo de Conferências

Vergílio Correia (18881944): perfil de um grande historiador de arte e homem de cultura integral Com Vitor Serrão, professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 10 Out: 15h

© Os espacialistas

Conferência Internacional 27 a 29 out

J o r n a das Culturgest

Envelhecimento, espaços culturais e arte Contemporânea

Ciclo de jornadas Candidaturas abertas até 3 out culturgest.servicoeducativo@ cgd.pt

CURSOS / WOR KSHOPS 40 Camels

Ateliê de fotografia de retratismo oitocentista Vários horários 933 139 785

Atelier-Museu Júlio Pomar

Vários horários

1, 9 out: 17h-20h

Critical Cities é um programa alargado de Arte Contemporânea que pretende apresentar uma reflexão crítica sobre os atuais processos de transformação urbana, propondo pensar a produção artística na sua relação com a cidade, criando diálogos com os fatores sociais, históricos e arquitetónicos. Assim, até dia 30 deste mês, em vários locais do eixo São Bento – Santos – Boavista – Bairro Alto, Critical Cities molda-se à cidade, encaixando-se na sua realidade física e cultural e construindo relações entre Lisboa e as comunidades que a habitam ou que a vivem. O evento, organizado pelo Plano Lisboa e que teve início em fevereiro com uma investigação antropológica, laboratórios criativos e residências artísticas, apresenta agora exposições e intervenções de artistas nacionais e internacionais, um programa educativo, talks , documentários e workshops . Ver programação na página 33. ARV

Photography and sound research

Academia de Artes e Tecnologias

Ciclo de conversas

CRITICAL CITIES

Stereo and Immersive Media 2016

Da Academia à Imagem Digital II Com Cristina Branco, professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa 24 Out: 15h

SÃO BENTO – SANTOS - BOAVISTA –BAIRRO ALTO ATÉ 30 DE OUTUBRO

UniversiDade Lusófona

Casa Da américa latina e Uccla

Desenhar&Pintar Lx, Fotografar Lx, Cerâmica, Pintura em Azulejo Academia Novas Letras

Desenho e Pintura Qua: 15h-16h20

Conferência com Emílio Tarazona, curador

Alicerces do Desenho

Conferência com António Pinto Ribeiro, programador cultural

19 out a 11 jan Qua: 19h-21h30 29 out a 11 fev Sáb: 11h-13h30 diogoar.costa@gmail.com / 965 492 548

1 out: 18h

29 out: 18h

CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa

50 anos Ponte 25 de abril: memórias em arquivo

Conferência 20, 27 out: 14H-18H30

Curso de desenho

APCC - Associação para a Promoção Cultural da Criança

Ateliê de Máscaras, de Marionetas Marotes, Trabalhar o Papel / o Plástico

Fundação Calouste Gulbenkian

Ar.Co – Centro de Arte & Comunicação Visual

À conversa com a curadora Eliana Sousa Santos 8 out: 16h

10 out a 12 dez Seg: 18h30-21h

A Forma Chã

Workshop de desenho: riscadores


a r t e s c u r s o s / wo r ks h o p s

35

Iluminação do plano e continuidades cinematográficas 11 out a 13 dez ter: 18h-21h

Ilustração infantil 11 out a 13 dez Ter: 18h30-20h30

Ilustração

13 out a 19 jan Qui: 18h30-20h30

Curso Teórico – o Cinematógrafo 14 out a 9 dez Sex: 10h-20h30 (Quinzenal)

Workshop de Desenho: A cor da romã 14 out a 4 nov Sex: 15h-17h30

tecido e vidro, Registos, Restauro de loiça, madeiras, Tecelagem, Modelagem de Vestuário Vários horários Campanha de Outono: Oferta da jóia de inscrição nos Cursos de Artes & Ofícios. Válido até 31 de outubro de 2016 na apresentação desta agenda aarlisboa@netcabo.pt Associação de Gravura de Lisboa

Técnicas Experimentais de Esmalte 11 a 13 nov

Associação de Residentes de Telheiras

Pintura óleo acrílico

Sáb: 10h-13h ou 15h-18h Arte Ilimitada

Teoria e prática da pintura Nível 1

3 out a 8 fev Seg e qua: 10h45-13h ou 18h30-20h45

Nível 2 e 3

4 out a 14 fev Seg e qua: 10h45-13h ou 18h30-20h45

Desenho, pintura, ilustração e fotografia Vários horários

Ateliê de Arte e Arte Psicoterapia

Pintura terapêutica e sessões de artepsicoterapia Vários horários 918 207 671

Ateliê de Cerâmica Chamote Fino

Cursos de Cerâmica, Pintura sobre Azulejo Seg a sex: 14h-17h, 18h-21h, sáb: 10h-13h

Arte pel’Arte

Pintura | Desenho CASA DA AM ÉRICA LATINA E UCCLA - UNIÃO DAS CIDADES CAPITAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA ATÉ 30 DE JANEIRO AVENIDA DA ÍNDIA, 110 / 218 172 490 WW.CASAMERICALATINA.PT

(CO)HABITAR A Casa da América Latina e a UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa mudaram de casa. Agora encontram a sua sede na Casa das Galeotas, na Av. da Índia, que foi assim batizada por ter sido um armazém dos bergantins e galeotas reais no século XVIII. O edifício, recentemente renovado, recebe este mês um programa de exposição, visitas guiadas, performances e conferências multidisciplinares que se estende até janeiro, com incidência na temática da (co)habitação. Assim, a mostra (Co)Habitar reúne um conjunto de obras das artistas Lia Chaia e Andrea Brandão que exploram o espaço habitável em diferentes vertentes e que propõe uma reflexão sobre a cidade como espaço heterogéneo. Em diálogo com o núcleo expositivo principal serão apresentados vídeos de Daniel Barroca, Eurídice Kala, Cinthia Marcelle e Carolina Saquel, e performances de Joana Bastos, Lia Chaia e Eurídice Kala. ARV

Seg, qui: 16h-18h ou 18h30-20h30

Restauro

Qui: 14h30-17h30 Artlier

Limpeza de pinturas

11, 18, 25 out: 14h-17h

Macramé

9 out: 10h-13h

Polimentos a goma-laca 15 out: 10h-13h

Restauro e Reciclagem 1, 2 out: 10h-14h

Empalhamento

19 out a 11 nov Qua e sex: 10h30-13h Associação dos Artesãos da Região de Lisboa

Bordados e Arraiolos, Cerâmica Criativa e Figurativa, Costura Criativa, Encadernação, Pintura em azulejo,

Atelier de Joalharia

Iniciação e aprendizagem das técnicas e métodos da Joalharia

Orientação pela artista Catarina Silva Vários horários catrinasilva@gmail.com / 965 424 279 Atelier de Lisboa

Curso de projeto 1 19 out a 12 jul Qua: 19h30-22h30

Curso de projeto 3 6 out a 20 jul Qui: 19h30-22h30 19 out a 12 jul Qua: 19h30-22h30

Projeto e construção de um livro 4 out a 18 jul Qua: 19h30-22h30

Artes plásticas e fotografias

21 out a 10 mar Sex: 19h30-21h30


36

a r t e s c u r s o s / wo r ks h o p s Ateliê Melício

Aguarela, Pintura e Escultura Qui, sex

Ateliê MF

Desenho e Pintura para Azulejos Ter, qui: 10h30-12h, 18h30-20h

Atelier Musical e Artístico do Areeiro

Pintura, Desenho, Pintura em Azulejo, Tapeçaria, Trabalhos Manuais, Fotografia Vários horários Atelier do Paço

Livros de artista

Ateliê Santa Rufina

Casa-Atelier Vieira da Silva

Caulino Ceramics

Sáb: 11h-13h 934 188 287

UM ANO A DESENHAR PARA O FUTURO 2016

Seg a sex: 11h-21h

Workshop de Mosaicos

Atelier de São Bento

Desenho, pintura, gravura e história de arte

Vários horários Ateliers de Alfama

Guida Casella

Etnografia urbana 8 out: 10h30-13h

Miguel Herranz e Inma Serrano Caneta, mão, cabeça, curacao 29 out: 10h30-13h

Técnicas Criativas e Relaxamento pela Arte

Casa Estrela do Mar

Desenho Artístico

Qui: 19h-20h30

Sáb: 11h-14h

Qui: 19h-22h ricardo.andrade@ncreatures.com Cá – Ateliê de Expressão Plástica

Oficinas de Libertação Artística para Adultos Workshops Temáticos de Fotografia com João Caseiro sáb: 14h-18h

Desenho iniciação

Cerâmica, pintura em aguarela e em azulejo

Casa de Trás-osMontes e Alto Douro

Qua: 17h30-19h30

Atelier Pasta de Papel

Casa da Achada – Centro Mário Dionísio

Sáb: 14h-16h

Qua: 18h30-21h cursolisboa@gmail.com

Workshop em pasta de papel

Ter: 10h30, 18h zabica@sapo.pt

Oficina de auto-retrato Desenho, fotografia, expressão dramática, colagens e escrita 2, 9, 16, 23 out: 15h30-17h30

Pintura em azulejo e faiança Desenho

Ateliê de cerâmica

c.e .m . – centro em movimento

Artesanato em joias Com Susana Salazar sáb: 18h-20h suasalacubo@gmail.com

Centro de Recreio Popular do Bairro

Curso de Pintura

Seg a dom: 15h-23h Cerâmica Bairro Alto

Cerâmica, Porcelana, Esmalte e Recriação de Bijuteria Vários horários Clube Estefânia

Traço e Pintura de Azulejos e Modelação de Barro Ter: 14h15-16h45 919 981 288

Horário a combinar

Fotografia

Ter, qui: pós-laboral

Contraprova

Técnicas de gravura Qui: 19h-22h


a r t e s c u r s o s / wo r ks h o p s El Corte Inglés

História de Arte

Temas e problemáticas das práticas artísticas 24, 26 e 31 out, 2, 7, 9, 14, 16, 21 e 23 Nov: 15h30 Escola de Belas Artes Pedro Serrenho

Desenho/Pintura, Iniciação à Gravura, Desenho de Corpo Humano (com modelo), História da Arte, Desenho e Geometria Descritiva 917 540 178

Escola de Dança Ana Köhler

Pintura e Desenho Criativo

Tosca – Oficina de fotografia estenopeica + revelação Instituto Portugu ês do Desporto e da Juventude

Pintura

Com Carlos Franco Sáb: 10h-13h Instituto Portugu ês De Fotografia

Photoshop para Fotografia 1 Out: 14h30

Técnica Fotográfica 1, 25 out: 10h

Adobe Lightroom 1 out: 10h

Fotografia para jovens

Espaço INATEL Mouraria

Fotografia Digital

Ter, qui: 9h30–13h30

Composição

Espaço 62

Fotografia Noturna

A prática do desenho

Com Bodil Eide e Paulo Borges 10 out a 12 jun

Desenho de Modelo

8 out: 14h

12 out: 19h30

21 out: 10h, 19h30 28, 29 out: 19h30

Junta de Freguesia da Misericórdia

Ter: 18h-19h30

Sala Fernando Farinha

Galeria Diferença

Com Nikos Economopoulos, da Magnum Photos 13 a 19 out www.ontheroad.gr/portugallisbon / ecassistant@gmail.com

Gravura

Com Fernanda Pissaro Qua, sex: 16h30-19h30 7 out a jul Galeria Reverso

O PRAZER DE FAZER, a Joia ao Alcance da Mão Cursos práticos de joalharia

Galeria Millennium

Encontros de desenho com João Catarino

6 out: 13h, 20 out: 13h30 Galeria Vale Formoso

Desenho, Pintura e Ilustração Vários horários

Instituto de Artes e Ofícios

Oficina de mobiliário, pintura, escultura e talha Imagerie

Tosca – Oficina de fotografia estenopeica 2 out: 10h-14h

Movimento de Educação pela Arte

Sociedade Nacional de Belas-Artes

Qua: 10h-12h

Cursos Teóricos: História da Arte em Portugal, História da Arte I, História da Arte Contemporânea, Estética, Curso de Fotografia

Memórias em álbum

2, 16 out: 10h-14h

Sáb: 11h30

Costura criativa

37

Workshop de Fotografia

Lisbon Photographer

Ateliê de fotografia ao ar livre www.lisbonphotographer.com

MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Paisagens e sensações Workshop de desenho 1, 15 out: 15h

Natureza: pensar, ver e relacionar Workshop de desenho 14, 15 out: 14h30-18h30 MarT

Mini curso de História de Arte

3, 5, 7 out: 18h30-20h30 Mestres do Regueirão

Introdução à cerâmica Seg: 19h-21h

Museu Nacional de Arte Antiga

Bosch no País das Maravilhas

Oficinas para jovens e adultos 16 out: 11h-13h Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Oficina de fotografia artesanal no jardim 9 out: 10h-14h

Museu Nacional do Azulejo

Modelação de barro e pintura de azulejo

Museu Nacional de Etnologia

Oficina de tecelagem manual e tapeçaria Qua: 13h30-17h30

N úcleo de Artes e Ofìcios do CCD -AT

Ourivesaria contemporânea, ateliê livre de esmaltes, bordados tradicionais, pintura em porcelana e faiança craquelada, artes decorativas, modelação em barro, técnicas de cerâmica e olaria, escultura, modelação em porcelana e grés, ateliÊ de artes plásticas e cerâmica vários horários

Ponto de Luz Atelier

Desenho e gravura Por José Faria

Desenho de Figura Humana - Retrato, Técnicas de Calcografia e Gravura em Metal, Técnicas em Pintura Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul

Cursos de Formação

Com Luís Rocha e Tânia Araújo

Oferta formativa 2016/2017

Vários horários

Cursos Práticos: Desenho (aulas com modelo), Instrodução ao Estudo da Cor, Atelier com Modelo, Pintura, Oficina de Apoio em Pintura, Ilustração Artística, Atelier Experimental, Regime Tutorial Vários horários Teatro da Voz

Desenho aberto

Vários horários Viragem Lab

Técnicas de Impressão de Preto e Branco Sáb, dom

EG Entrada Gratuita GO GRUPOS ORGANIZADOS MP Marcação Prévia

> Contactos pág 91


38

Que Demo cracia? Cristina Engrácia

Os caminhos da democracia guiam o encontro anual da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) numa edição que traz o debate ao Teatro São Luiz e às ruas do Chiado. Em oito sessões que se estendem ao longo de um dia, 14 oradores de renome nacional e internacional, entre os quais Mário Vargas Llosa, Ian Shapiro e Chantal Mouffe, ensaiam respostas em torno da interrogação “Que Democracia?” Mais informações: www.ffms.pt ou 916 671 215

©Nicolau / Revista XXI – Ter Opinião

QUE CAMINHOS LEVAM À DEMOCRACIA?

A conferência de abertura está a cargo de Ian Shapiro. Em foco, a tensão entre a aparente democratização do mundo, assumida pelos Estados, e a crescente insatisfação das populações face às instituições que as governam. DEMOCRACIA SEM “DEMOS”? / A DEMOCRACIA PODE SER COSMOPOLITA?

Chantal Mouffe e Jean L. Cohen são os oradores desta conferência que parte daquilo que o filósofo francês Claude Lefort considerava ser uma particularidade da democracia moderna: o facto desta encarar o poder como um lugar vazio.


DESCENTRALIZAÇÃO E FUTURO DA DEMOCRACIA / QUE FUTURO PARA O PODER LOCAL?

Helena Roseta e António Tavares debatem a qualidade da democracia a nível do poder local em Portugal e a forma como contribui para a representatividade e responsabilização política no sistema político como um todo.

são respondidas por Vivien A. Schmidt e Wolfgang Streeck. DEMOCRACIA REPRESENTATIVA VS. DEMOCRACIA DIRETA / EXISTEM ALTERNATIVAS À REPRESENTAÇÃO POLÍTICA?

DEMOCRACIA EUROPEIA VS. DEMOCRACIAS NACIONAIS / AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS SÃO DEMOCRÁTICAS?

A existência de Estados alargados e a complexidade da esfera política tornou necessário o mecanismo da representação, mas a sua gradual implementação produziu efeitos nocivos colaterais. Por Hélène Landemore e Yannis Papadopoulos.

Será que uma democracia europeia é incompatível com as democracias nacionais de cada estado-membro? Estas e outras questões

REGRA DA MAIORIA VS. DELIBERAÇÃO NO “ESPAÇO PÚBLICO” / AS MAIORIAS TÊM SEMPRE RAZÃO?

Apesar da democracia se fundar num procedimento formal de tomada de decisão (a regra da maioria), a decisão maioritária não deve servir para eliminar o outro. Os oradores são Daniel Innerarity e Pia Mancini. PLURALISMO E JUSTIÇA SOCIAL / A DEMOCRACIA PROMOVE A JUSTIÇA SOCIAL?

Marcelo Neves e Miguel Poiares Maduro refletem sobre as tensões e conflitos que regularmente surgem entre pluralismo e justiça social e que a democracia tenta harmonizar, nem sempre com sucesso. NO FUTURO A DEMOCRACIA PARA OU ARRANCA?

Mario Vargas Llosa, Prémio Nobel da Literatura em 2010, é o responsável pelo encerramento do encontro. Uma conferência em castelhano (com tradução simultânea disponível) onde o escritor aborda os fundamentos da democracia, as suas mudanças e o valor que terá no mundo de amanhã. PROGRAMAÇÃO PARALELA

Como a FFMS não quer que o encontro dedicado à democracia se reduza a um debate meramente académico promove, entre 3 e 6 de outubro, um programa paralelo que inclui conversas ao fim da tarde (18h30-20h) onde se analisa a democracia e a sua ligação com a música, a literatura e até o humor. Nos mesmos dias, mas às 21h30, decorre um ciclo de cinema com curadoria de Pedro Mexia. SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

7 DE OUTUBRO, das 8H às 20H

RUA ANTÓNIO MARIA CARDOSO, 38 / 213 257 640

39


40

ci ê n ci as

Centro Cultural de Belém 13, 27 DE OUTUBRO, 3, 10, 17 DE NOVEMBRO, das 18h às 19H PRAÇA DO IMPÉRIO / 213 612 400 / WWW.CCB.PT

Ciclo Belém Subterrânea: Arqueologia e Cidade Nos últimos 25 anos, no decorrer de obras públicas ou privadas na zona de Belém, tem havido um intenso trabalho de arqueologia. Até o próprio Centro Cultural de Belém foi construído sobre um local de interesse arqueológico, estudado entre 1989 e 1991. O Centro de Arqueologia de Lisboa, equipamento municipal inaugurado em 2013 e responsável pela arqueologia na cidade, e o Museu Academia das Ciências de Lisboa

Testemunhas do Caos: As Faces do Terramoto de 1755 Exposição Até 1 nov Seg a sex: 10h-17h

Visitas Guiadas MP

Exposição Permanente no Museu Maynense Seg, qua: 10h-18h

Nacional de Arqueologia, a casa mãe da arqueologia portuguesa, também estão localizados nesta zona de Lisboa. Decorrendo em cinco sessões e com o mesmo número de oradores, o ciclo aborda, entre outros casos, um palácio de raiz quinhentista, um cais construído na segunda metade do século XVII e a descoberta de uma unidade de produção de preparados de peixe da época romana. Cristina Engrácia

ciclo de conferências o mar economia portuária

o mar no contexto europeu

zonas costeiras e exploração turística

Por Rebelo Duarte 24 out: 17h

Por Duarte Lynce Faria 10 out: 17h

Por Teresa Maria Gamito 11 out: 17h

a poluição marítima Por Paula Sobral 12 out: 17h

recursos marinhos e a sua exploração Por Rita Sá 17 out: 17h

Por Sandra Pereira 18 out: 17h

políticas e estratégia nacional para o mar a plataforma continental portuguesa Por Pedro Madureira 25 out: 17h

APCC - Associação para a Promoção Cultural da Criança

Ateliê de Microfoguetes

biblioteca de belém

CICLO DE tertúlias as mulheres na guerra

Por Isabel Pestana Marques, Maria do Carmo Figueiredo e Ricardo Marques. Moderação de Maria Antónia Palla. 13 out: 18h

as mulheres nos museus Por Simoneta Luz Afonso e Catarina Alfaro 27 out: 18h EG


c i ê n c i as

41

biblioteca dos coruchéus

El Corte Inglés

escaleres à real cordoaria memórias de pedra o que nos ensina um Curso por José Medeiros de belém (século XVIII). 25, 27 out, 3, 8, 10, 15, 17 raio de luz escavações arqueológicas nov: 19h Oficina de ciência e filosofia por Inscrições abertas até 11 out no centro de artes e Nova Acrópole. 6 out: 16h30-17h30 tecnologia da edp em 2014 CICLO DE Por Alexandre Sarrazola CONFERÊNCIAS SAÚDE E 3 nov: 18h-19h método biochá RESPONSABILIDADE Por Zélia Sakai o centro de arqueologia 13 out, 10 nov: 11h-12h30 Pela sua Saúde: Previna em de lisboa - equipamento zeliasakai@gmail.com Vez de Tratar cultural municipal e Por Jacinto Bernardo Gonçalves 14, 28 out: 19h bibo bar sede operacional das ciências florestais, CICLO DE CONFERÊNCIAS competências legais da economia e e debates pensar autarquia em matéria de neurociências portugal arqueologia 12 out: 19h30-21h30 Por António Marques o valor da arte 10 nov: 18h-19h Por José Carlos Pereira Casa dos Mundos 26 out: 19h o museu nacional de Interculturalidade/In relacoespublicas@elcorteingles. arqueologia - casa pt Memoriam mãe da arqueologia Exposição Até 23 out Culturgest portuguesa e instituição Ter a sex: 14h30-19h30 213 227 343 (GLEM - Gabinete CICLO DE CONFERÊNCIAS de referência para a Lisboa Encruzilhada de Mundos) MÚSICA E CIÊNCIA investigação, cultura, Por Eugénio Harrington Sena Centro turismo e desenvolvimento iluminismo, romantismo de Arqueologia de Lisboa socioeconómico e eletromagnetismo Por António Carvalho Visitas Orientadas 17 nov: 18h-19h (séculos xviii e xix) – razão às Instalações do CAL e emoçãom entre mozart Seg, qua Centro de Inovação da Mouraria e maxwell, em busca da Quarteirão dos felicidade e das leis da centro cultural de belém Lagares: Da Mouraria natureza 4 out: 18h30 CICLO belém à Vila Nova Exposição subterrânea: realidade, abstração Até 1 out Seg a sex: 10h-17h, arqueologia e cidade e espiritualidade. do sáb: 14h-18h o caso de um palácio infinitamente pequeno Quarteirão dos (de raiz quinhentista) ao infinitamente grande e de um cais construido na Lagares: Da Mouraria (séc. xx e xxi) – os caminhos Vila Nova segunda metade do séc. xvii. àSeminário de schoenberg, einstein, 1 out: escavações arqueológicas 218 172 18014h30-18h heisenberg e stockhausen 11 out: 18h30 (Centro de Arqueologia de Lisboa) no ccb em 1989-1991 EG /MP

MP

EG

EG / MP

EG / MP

Por Clementino Amaro 13 out: 18h-19h

o caso da descoberta de uma unidade de produção de preparados de peixe da época romana. escavações arqueológicas na casa do governador da torre de belém em 2006 Por Iola Margarida Filipe 27 out: 18h-19h

o caso da rampa dos

EG

Centro ISMAILI

serão de consciência plena

Por Sister jina 6 out: 19h-21h www.uniaobudista.pt

centro nacional de cultura

caminho de ferro e património ferroviário Curso 18 out a 13 dez ter: 18h30-20h

edge arts - arte contemporânea

uma viagem à grécia antiga em treze sessões Curso por Paulo José Miranda até 13 dez ter: 19h-20h30 MP

estufa fria

2ª exposição internacional de orquídeas

14 out: 17h-19h, 15, 16 out: 10h-19h apolisboa@gmail.com Fundação Calouste Gulbenkian

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL PATRIMÓNIO CULTURAL: PREVENÇÃO, RESPOSTA E RECUPERAÇÃO DE DESASTRES 3 NOV: 9H-18H, 4 NOV: 9H-18H30 MP

17º Congresso de Arte-Terapia

29, 30 out: 10h-18h Inscrições abertas até 22 out spat.pt@gmail.com Gabinete de Estudos Olisiponenses

CICLO DE CONFERÊNCIAS TEMAS OLISIPONENSES lisboa e a arte Por Fernando Grilo 26 out: 18h30 EG grupo amigos de lisboa

CICLO DE CONFERÊNCIAS o escultor claude laprade: itinerários de um artista do barroco português entre a provença e lisboa Por Sílvia Ferreira 8 out: 15h

a reconquista de lisboa vista por um estrangeiro Por Salete Salvado 20 out: 15h

sob a égide dos filipes e da casa de bragança: intervenções pétreas no mosteiro de santa maria de belém Por Maria João Coutinho 22 out: 15h

Jardim Botânico Tropical

Visitas Guiadas Em português e inglês MP

933 756 154 (CERCiência)


42

c i ê n c i as Museu da Água da EPAL

Exposição Permanente do Museu da Água

Ter a sáb: 10h-12h30, 13h30-17h30 Museu do Aljube Resistência e Liberdade

CICLO de tertúlias vidas prisionáveis aurora rodrigues Por Ana Aranha 12 out: 16h

museu da farmácia

phármakon - do combate da enfermidade à invenção da imortalidade

Congresso de História das Ciências da Saúde 26 a 28 out Museu Geológico de Portugal/LNEG

mulheres na resistência e na clandestinidade

100 Milhões de Anos da História de Lisboa Portugal Antes do Homem As (Primeiras) 27 Maravilhas do Museu Geológico

Museu do Combatente

Museu de Lisboa - Casa dos Bicos

Exposição permanente do museu Visita orientada 15 out: 15h

Mesa redonda 19 out: 16h

A Trincheira

Exposição e workshop de construção de trincheiras.

Seg a sáb: 10h-18h

Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos Seg a sáb: 10h-18h

(última entrada 17h30) A Grande Guerra ao 217 513 215 (Museu de Lisboa Vivo - Evocando a Paz Palácio Pimenta) Armaria - 200 Anos de de Lisboa Armas Regulamentares Museu Teatro Romano em Portugal lisboa islâmica: contributo da História da Aviação arqueologia no Século XX Palestra por Jacinta Bugalhão EG

Exposições Todos os dias: 10h-17h

Workshops

MP

museu do dinheiro

NÚCLEO DE INTERPRETAÇÃO DA MURALHA DE D. DINIS

Visitas livres Qua a sáb: 10h-18h (última entrada 17h50) EG

Visitas Orientadas Sex: 13h30, sáb: 11h 213 213 240 EG /MP

19 out: 18h

Visitas Guiadas ao Museu

Ter a dom: 10h-18h MP 217 513 215 (Museu de Lisboa Palácio Pimenta) Museu Nacional de Arqueologia

Memórias da Praia de São Torpes, Sines Religiões da Lusitânia Loquuntur Saxa Tesouros da Arqueologia Portuguesa Antiguidades Egípcias Exposições Ter a dom: 10h-18h

Edge arts - arte contemporânea até 13 de dezEMBRo espaço amoreiras, RUA D. JOÃO V, 24, 1.01 / 213 600 071 / WWW.EDGE-ARTS.ORG

Uma Viagem à Grécia Antiga em Treze Sessões Neste curso de iniciação à filosofia grega clássica, ministrado pelo poeta e escritor Paulo José Miranda, os participantes percorrem os vários caminhos das origens do pensamento ocidental através de uma viagem pela singular capacidade intelectual grega. São explorados os ensinamentos dos principais autores que marcaram o progresso das várias áreas do conhecimento: as artes, a música, a literatura e a filosofia. Inscrições através do email info@edge-arts.org. CE


c i ê n c i as Museu Nacional dos Coches

300 Anos da Embaixada de D. João V ao Papa Clemente XI. 1716-2016

Exposição Até 15 jan Ter a dom: 10h-18h (última entrada 17h30) Museu Nacional de Etnologia

O Museu, Muitas Coisas

Exposição Ter: 14h-18h, qua a dom: 10h-18h

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Dinossauros que Viveram na Nossa Terra

Exposição Até 18 mai Ter a sex: 10h-17h (última entrada 16h30), sáb, dom: 11h-18h (última entrada 17h30)

Um Mês, um Tema, um Nome de Ciência Visitas dramatizadas com personalidades da ciência. 3º sáb: 15h-16h

Sessões de Planetário

Sáb: 16h30-18h geral@museus.ulisboa.pt

Exposição Histórica e Participativa de Física Francisco Arruda Furtado. Discípulo de Darwin Memórias da Politécnica - Quatro Séculos de Educação, Ciência e Cultura A Aventura da Terra - Um Planeta em Evolução Minerais: Identificar e Classificar Joias da Terra - O Minério da Panasqueira Allosaurus - Um Dinossáurio, Dois

43

Continentes?

Exposições Ter a sex: 10h-17h, sáb, dom: 11h-18h

ciclo 60 minutos de ciência como pode um jogo mudar o mundo? Por Jorge Nuno Silva 13 out: 18h45

N úcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros

Visitas Guiadas

Seg a sáb: 10h-12h, E / MP 14h-17h Observatório Astronómico de Lisboa

Visita Dramatizada Último sáb: 11h30 geral@museus.ulisboa.pt

Oceanário de Lisboa

Florestas Submersas by Takashi Amano

Exposição Todos os dias: 10h-19h

O Mar é Para Todas as Idades

Ateliê com visita guiada para maiores de 65 anos. Todos os dias: 10h-19h MP

Padrão dos Descobrimentos

Fora do Padrão | Lembranças da Exposição de 1940

Exposição Até 30 out Todos os dias: 10h-19h (última entrada 18h30)

do arquivo aos sentidos

Visita guiada à exposição Fora do Padrão | Lembranças da Exposição de 1940 por Marta Prista. 26 out: 14h MP Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva

risco - uma exposição para audazes

Exposição Ter a sex: 10h-18h, sáb, dom, fer: 11h-19h

Explora

Exposição Ter a sex: 10h-18h, sáb, dom, fer: 11h-19h

Dóing - Oficina Aumentada

Oficina, ateliê de costura, estúdio de prototipagem e pista de lançamento de grandes ideias. Ter a sex: 10h-18h, sáb, dom, fer: 11h-19h

HÁ QUANTO TEMPO NÃO VAI A UMA AULA DE CIÊNCIA? Da Beterraba à Camisola Pintada, Lollipops de Fruta, Hortas à Janela

Visitas acompanhadas, atividades de laboratório, cozinha e ateliês científicos para maiores de 65 anos. Sex: 10h15, 14h15

Sociedade Portuguesa de Autores

Humberto Delgado General da Liberdade e Escritor Exposição Até 21 out Seg a sex: 9h-17h teatro aberto

8ª jornadas de toponímia de lisboa geografias dos topónimos 27, 28 out Inscrições abertas até 16 out EG / mp

dmrh.ddf@cm-lisboa.pt

FESTIVAIS

CICLO UTOPIAS Maria Matos Teatro Municipal

dia c - conversas sobre democracia num lugar ética nas ciências da improvável Conferência em francês por Nursel vida kiliç e Eda Düzgün com tradução bioética e religião simultânea. Por Lucília Nunes, Vasco Pinto Magalhães e Maria do Céu Rueff 27 out: 19h30 EG / mp

Planetário Calouste Gulbenkian

A Descoberta do Universo

Ter a sex: 10h, 11h, 14h30, 16h, sáb: 14h30, 15h30, 16h30, dom: 10h30, 11h30, 14h30, 15h30, 16h reitoria da universidade de lisboa

1ª conferência anual do colégio food farming and forestry produção e consumo de leguminosas: um passado com futuro? 20 out: 9h www.conferenciaanual2016. colegiof3.ulisboa.pt são luiz teatro municipal

que democracia?

8 conferências e 14 oradores. 7 out: 8h-20h www.ffms.pt

4 out: 18h30 EG

um elefante na sala + arte e participação

Projeção de filme por Helena Inverno e Verónica Castro e debate em inglês por Ana Borralho e Roberto Fratini Serafide. 16 out: 17h30 EG

Democracias de base o caso espanhol

Conferência em espanhol por Javier Toret e Amador FernándezSavater com tradução simultânea. 23 out: 17h30 EG largo do cantinho, bairro 2 de maio

projeto d’ajuda

Compra de bilhetes até 14 out. 16 out: 10h30-15h 218 438 800 (Maria Matos Teatro Municipal) palácio pombal

encontro com javier toret Em espanhol 24 out: 18h30 Inscrições abertas até 19 out EG lilianacoutinho@egeac.pt

E Escolas EG Entrada Gratuita MP Marcação Prévia

> Contactos pág 91


44

ci n e m a ESTREIAS

Abril e o Mundo Extraordinário

De Christian Desmares, Franck Ekinci, com (vozes) Marion Cotillard, Philippe Katerine, Jean Rochefort 1941. O mundo é muito diferente do relatado na história habitual. Durante 70 anos os cientistas desapareceram e as sociedades vivem com a tecnologia do séc. XIX. Em França governa Napoleão V. Uma jovem francesa, Abril, resolve procurar os seus pais cientistas e ao mesmo tempo descobrir que plano sinistro está por detrás do afastamento de todos os cientistas.

Adopte un Veuf

De François Desagnat, com André Dussollier, Bérengère Krief, Arnaud Ducret Depois de enviuvar, Hubert Jacquin vive deprimido no seu apartamento, onde a televisão é a única companhia. Certo dia, de forma inesperada uma jovem aventureira, à procura de um quarto para alugar, invade o seu quotidiano.

As Armas de Jane

De Gavin O’Connor, com Natalie Portman, Joel Edgerton, Ewan McGregor

Jane vive com o marido, Bill Hammond, e a filha nas perigosas planícies do oeste americano. Quando Bill se envolve num tiroteio com um perigoso gang, Jane tem de lutar para salvar toda a família.

Vários locais 6 a 16 de outubro www.festadocinemafrances.com

17ª Festa do Cinema Francês O cinema francês volta a estar em destaque nesta nova edição. O festival abre com o filme Cézanne e Eu, da realizadora Danièle Thompson que estará presente como convidada especial. A madrinha do evento é a realizadora Anne Fontaine, que estreia um novo trabalho, Agnus Dei – As Inocentes . Destaque também para a retrospetiva que tem como ponto de partida o documentário Uma Viagem pelo Cinema Francês com Bertrand Tavernier, onde o realizador apresenta a sua visão do cinema francês. Para além dos filmes evocados pelo cineasta o ciclo apresenta também obras de Jacques Becker e Jean Renoir. Pela primeira vez, este ano, realiza-se um ciclo que dá a conhecer as novas abordagens do cinema francês. Em parceria com a ACID (Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion) são exibidos seis filmes independentes complementados por conversas com vários realizadores. Ana Figueiredo

Boi Neon

De Gabriel Mascaro, com Juliano Cazarré, Alyne Santana, Maeve Jinkings

Iremar, um vaqueiro, vive na estrada dentro do seu camião, onde transporta os bois para a arena das Vaquejadas. Acompanhado pelo seu parceiro de curral, Zé, e pela motorista e dançarina, Galega, este homem sonha com uma vida diferente. Influenciado pela emergente indústria da confeção de roupas no nordeste brasileiro, divaga sobre lantejoulas, tecidos requintados e croquis.

Bolgen - Alerta Tsunami

De Roar Uthaug, com Kristoffer Joner, Thomas Bo Larsen, Ane Dahl Torp

Na Noruega, o fiorde de Geiranger é um dos locais turísticos mais concorridos. Em plena época alta o centro de alerta local deteta algo de anormal. O geólogo Kristian descobre que um tsunami vai atingir a região e que têm apenas 10 minutos para fugir.


c i n e m a e s t r e i as

O Bosque

Um Editor de Génios

Um grupo de amigos regressa à floresta de Blair Witch onde o terror se apodera das suas vidas.

A história verídica da relação de amizade e profissional entre o importante escritor Thomas Wolfe e o editor Max Perkins.

De Adam Wingard, com James Allen McCune, Callie Hernandez, Corbin Reid

Café Society

De Woody Allen, com Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Steve Carell

Em 1930, Bobby, um jovem aspirante a escritor muda-se para Los Angeles com o intuito de ingressar na indústria cinematográfica. O seu tio, um produtor que se move bem no meio ajuda-o, oferecendo-lhe trabalho na sua empresa. Bobby apaixonase pela secretária pessoal do tio, que embora goste de Bobby mantém um relacionamento secreto…

Cézanne e eu

De Danièle Thompson, com Guillaume Canet, Guillaume Gallienne, Alice Pol

Um drama biográfico sobre a juventude de Paul Cézanne e a sua amizade com o escritor Émile Zola.

Chant D’hiver

De Otar Iosseliani, com Rufus, Amiran Amiranashvili, Mathias Jung

Um passeio irreverente através de um elegante bloco de apartamentos parisiense, contemplando o passado, presente e futuro.

O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu

De João Botelho, com Maria João Pinho, Leonor Silveira Marcello Urgeghe

O Clã

De Pablo Trapero, com Guillermo Francella, Peter Lanzani, Lili Popovich A família Puccio raptou e matou várias pessoas durante os anos de 1980 na Argentina, acabando por ser denunciada por uma das vítimas. O filme relata a história deste clã.

Doutor Estranho

De Scott Derrickson, com Rachel McAdams, Benedict Cumberbatch, Mads Mikkelsen Um cirurgião com a carreira destruída, por um acidente que lhe inutilizou as mãos, embarca numa viagem em busca da cura. Durante a jornada descobre que existem várias dimensões que o transportam para realidades diferentes. A sua força e astúcia são a chave para salvar o mundo que conhece das ameaças interdimensionais.

45

De Michael Grandage, com Colin Firth, Jude Law, Nicole Kidman

escola: Os Piores anos da minha vida De Steve Carr, com Lauren Graham, Isabela Moner, Adam Pally

O jovem Rafe está cansado das regras que comandam a sua vida. Juntamente com o melhor amigo resolve alterar a monotonia e quebrar todas as regras que existem no liceu.

A Filha

De Simon Stone, com Geoffrey Rush, Anna Torv, Miranda Otto

Um homem regressa a casa ao fim de vários anos ausente para desvendar um mistério de família. Ao revelar o segredo vai ameaçar a vida daqueles com quem há muito não estava.

Fogo No Mar

De Gianfranco Rosi, com Samuele Pucillo, Maria Costa, Giuseppe Fragapane Um retrato da ilha de Lampedusa onde diariamente os seus habitantes testemunham uma das maiores tragédias humanitárias dos nossos tempos: a chegada de milhares de migrantes.

Golpada de mestre

De Jared Hess, com Kristen Wiig, Kate McKinnon, Jason Sudeikis David conduz um carro blindado onde transporta milhões em dinheiro. Um dia é aliciado pela namorada para roubar o veículo que conduz. Juntamente com um grupo de criminosos pouco inteligentes David consegue o impossível e foge com 17 milhões de dólares.

Green Room

De Jeremy Saulnier, com Anton Yelchin, Imogen Poots, Alia Shawkat

Uma banda rock tem de lutar pela sobrevivência depois de testemunhar um assassinato num bar de neonazis.

Hands of Stone

De Jonathan Jakubowicz, com Edgar Ramírez, Usher Raymond, Robert De Niro

A história de vida do pugilista Roberto Duran, que começou a lutar profissionalmente aos 16 anos e terminou a carreira aos 50.

Inferno

De Ron Howard, com Tom Hanks, Felicity Jones, Ben Foster Robert Langdon regressa, na

Vários locais 20 a 30 de outubro doclisboa.org/2016

Doclisboa Questionar o presente do cinema, sem esquecer o seu passado, continua a ser um dos objetivos do Doclisboa. Da programação destacam-se duas retrospetivas, uma dedicada a Peter Watkins, pioneiro do falso documentário, crítico da comunicação social e do poder instituído; e outra centrada no documentário cubano, do período da revolução castrista, intitulada Por um Cinema Impossível: documentário e vanguarda em Cuba, que apresenta realizadores como Santiago Álvarez e Júlio Garcia Espinos, figuras centrais da produção cinematográfica cubana. De salientar ainda a secção Heart Beat , que representa várias formas de arte, desde a música, à dança, passando pelo teatro e as artes visuais, que este ano traz um olhar sobre as obras do mestre ceramista Querubim Lapa e do arquiteto Álvaro Siza Vieira. AF


46

c i n e m a e s t r e i as sequela de Anjos e Demónios, para resolver mais um grande enigma.

Irmãs Amadas

De Dominik Graf, com Hannah Herzsprung, Florian Stetter, Henriette Confurius

Duas irmãs apaixonam-se pelo escritor Friedrich Schiller. Desafiando as convenções da época decidem criar um triângulo amoroso que os levará a um pacto fatal.

Jack Reacher: Nunca Voltes para Trás De Edward Zwick, com Tom Cruise, Cobie Smulders, Aldis Hodge

Jack Reacher regressa para limpar o seu nome e ajudar uma colega da sua antiga unidade de investigação. Os dois vão descobrir a verdade por detrás de uma conspiração governamental.

Mas que Cinco…

De Igor Gotesman, com Pierre Niney, François Civil, Igor Gotesman

Um homem, que vive com um grupo de amigos a quem paga a renda, fica na bancarrota. Para resolver o problema decide vender marijuana, mas rapidamente se vê envolvido no perigoso mundo da droga.

O Ornitólogo

De João Pedro Rodrigues, com João Pedro Rodrigues, Paul Hamy, Xelo Cagiao

Ouija: A origem do mal

De Mike Flanagan, com Doug Jones, Henry Thomas, Elizabeth Reaser

Doris é uma menina solitária. A sua mãe finge comunicar com espíritos enganando os clientes.Quando Doris tenta, através de um tabuleiro de Ouija, falar com o falecido pai, evoca uma série de espíritos malignos que se apoderam do seu corpo. Mãe e filha terão de lutar contra verdadeiras forças do mal.

A Rapariga no Comboio

De Tate Taylor, com Emily Blunt, Rebecca Ferguson, Haley Bennett Rachel faz diariamente o percurso de comboio para o emprego. Destroçada pelo divórcio começa a fantasiar sobre um casal aparentemente perfeito que vive numa casa onde o comboio passa. Certo dia vê algo que a perturba envolvendo-se num mistério cada vez maior.

Saint Amour

De Benoît Delépine, Gustave Kervern, com Gérard Depardieu, Benoît Poelvoorde, Vincent Lacoste

Numa tentativa de se aproximarem, pai e filho resolvem fazer uma viagem pela região vinícola francesa. Para tal contratam um jovem motorista de táxi que os conduzirá durante o percurso. Os três vão repensar as suas vidas e aprender uns com os outros durante a jornada.

vários locais Estreia nacional a 20 de outubro

O Ornitólogo De João Pedro Rodrigues.

O realizador português João Pedro Rodrigues estreia, este mês, O Ornitólogo, vencedor do prémio de Melhor Realização no Festival de Locarno. Segundo o realizador, o filme, que tem como ponto de partida a figura e vida de Santo António, acaba por falar sobre si, que desejava ser ornitólogo antes de se dedicar ao cinema. Mas a obra contém também um lado blasfemo, que retrata a relação entre o carnal e o espiritual, o sagrado e o profano e que nos remete para um mundo mágico. A história tem como personagem principal, Fernando, um ornitólogo que se perde durante um trabalho de campo na floresta. Este homem é posto à prova enquanto procura o caminho de regresso. AF

Saca – O Filme de Tiago Pires De Júlio Adler

Documentário sobre um dos melhores surfistas portugueses, Tiago Pires.

Saqueadores

De Steven C. Miller, com Bruce Willis, Christopher Meloni, Dave Bautista Uma série de assaltos mortíferos a bancos são investigados pelo FBI. Ao longo da investigação é revelada uma conspiração de alto nível.

Savva

De Maksim Fadeev, com (vozes) Maksim Chukharyov, Konstantin Khabenskiy, Fedor Bondarchuk Uma aventura animada sobre um rapaz que vive numa aldeia protegida por lobos. Quando a sua terra é ameaçada por um grupo de hienas, o jovem foge para a floresta. Aí conhece um novo amigo que o ajudará a salvar a aldeia.

Skiptrace

De Renny Harlin, com Jackie Chan, Johnny Knoxville, Bingbing Fan Um detetive de Hong Kong cria uma parceria com um jogador americano para derrubarem um importante criminoso chinês.

Sworn Virgin

De Laura Bispuri, com Alba Rohrwacher, Emily Ferratello, Lars Eidinger

Hana consegue escapar ao destino de quem cresce nas arcaicas montanhas da Albânia, ou seja, a um casamento forçado. Para ser livre tem de viver como um homem durante 10 anos, altura em que decide mudar de vida e partir para Milão.

Tesouro

De Corneliu Porumboiu, com Toma Cuzin, Adrian Purcarescu, Corneliu Cozmei

Um homem de família é abordado por um vizinho, com poucos recursos financeiros, no sentido de o ajudar a desenterrar uma fortuna escondida nos terrenos da sua família na Roménia.

Trolls

De Mike Mitchell, Walt Dohrn, com (vozes) Anna Kendrick, Zooey Deschanel, James Corden Uma aventura animada e musical onde os, pequenos e otimistas, Trolls são os protagonistas.

VITA ACTIVA: THE SPIRIT OF HANNAH ARENDT De Ada Ushpiz

Um documentário sobre a vida da controversa filósofa alemã Hannah Arendt.


c i n e m a c i c l o s / f e s t i va i s

47

Vários locais 12 a 16 de outubro www.arquiteturasfilmfestival.com

Arquiteturas Film Festival A 4ª edição do Arquiteturas Film Festival realiza-se com mais uma mostra internacional de filmes que têm a arquitetura como tema central. O programa explora questões associadas à expressão “Rehab Nation”, abordando temas como a reabilitação de centros históricos, a gentrificação de bairros turísticos, a falta de investimento na habitação social, a privatização e as novas formas de intervenção no espaço urbano. O festival é

CICLOS/ FESTIVAIS

Arquiteturas Filme festival Lisboa Vários locais 12 a 16 out arquiteturasfilmfestival.com

Ciclo de Cinema Abstrato

Obras de Michaux e Eric Duvivier, Whitney Brothers, Walter Ruttmann, Viktor Eggeling, Hans Richter

Fundação Calouste Gulbenkian 1, 2, 8, 9, 15, 16 out

apresentado no dia 5, na abertura ao público do novo edifício do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia – MAAT. A 10 e 11 de outubro realiza-se um warm up com a estreia de dois documentários sobre Álvaro Siza e Carvalho Araújo. A abertura oficial acontece no Fórum Lisboa, no dia 12 de outubro, com a exibição do filme A Propósito de Leixões , acompanhado ao vivo pela banda TORTO. AF

A carta

De Manoel de Oliveira 17 out: 21h30

Ciclo de Cinema Correspodências

As Duas Inglesas e o Continente

Casa da Achada

De François Truffaut

De Jacques Tati

Cartas de Amor

Há Festa na Aldeia 3 out: 21h30

Carta a Três Mulheres De Joseph Mankiewicz 10 out: 21h30

24 out: 21h30

De William Dieterle 31 out: 21h30

Cinepop Fórum Lisboa

Regresso ao Futuro De Robert Zemeckis 2 out: 16h

Bom dia Vietname De Larry Levinson 8 out: 16h

Regresso ao Futuro II De Robert Zemeckis 21 out: 16h


48

c i n e m a c i c l o s / f e s t i va i s / c o n c u r s o s / c u r s o s

DOCLISBOA 2016

Festival Internacional de Cinema Vários Locais 20 a 30 out doclisboa.org/2016/

ENQUADRAMENTOS Cinema City Classic Alvalade Visionamento e análise de filmes em cartaz conduzido por um crítico de cinema. 3º Sáb: 10h Inscrições até à véspera da sessão

17ª Festa do Cinema Francês

João Botelho homenageia Manoel de Oliveira através de um documentário sobre o método e o modo de filmar do cineasta que deixou um vazio no cinema português, após a sua morte. Uma história de amizade e admiração, uma viagem pelo cinema daquele que foi um dos mais singulares realizadores. O filme é narrado por João Botelho e inclui alguns excertos das suas obras preferidas, assim como um pequeno filme, A Rapariga das Luvas , que rodou a partir de um argumento de Manoel de Oliveira intitulado Prostituição ou a Mulher que Passa. AF

NB Academia

Curso Intensivo de Representação para Cinema e Televisão 3 a 28 out Restart

Realização I

Seg, qua, sex: 9h-12h, 20h-23h

Realização II

Ter, qui : 19h-23h

Geral de Audiovisuais

OLHARES DO MEDITERRÂNEO

Ter, qui: 9h-13h, 19h-23h

PROCURAM-SE FILMES

De João Botelho.

out a jun 919 300 853

Ter, qui: 9h-13h,14h-18h

Cinema S. Jorge Até 2 out www.olharesdomediterraneo.org

O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu

Curso de Documentário KINO-DOC

Vários locais 6 a 16 out www.festadocinemafrances.com

Cinema no Feminino

vários locais Estreia nacional a 13 de outubro

DARC/Desterro

Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca Recolha de filmes caseiros feitos em Lisboa ou por lisboetas

SHORTCUTZ O Bom, O Mau e o Vilão Exibição de curtas-metragens Ter: 22h

Câmara e Iluminação para Audiovisuais Pós-Produção Audiovisual

Seg, qua, sex: 9h-12h, 13h-16h, 20h -23h

Produção e Marketing Audiovisual Seg, qua, sex: 9h-12h

Interpretação – Cinema e televisão Ter, qui: 19h-23h

Animação e Grafismo 2D/3D I Ter, qui: 14h-18h/19h-23h

Animação e Grafismo 2D/3D II Ter, qui: 9h-13h

CONCURSOS

MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa

Escrita para Cinema, Televisão e New Media

Seg, qua, sex: 20h-23h

Entrega de filmes até 6 nov www.monstrafestival.com

CURSOS ACT

Workshop de Representação para Cinema e TV 19 out a 4 nov

Cineclube Cine Reactor 24i

12º Curso Geral de Cinema

10 out a 30 jun/17 www.cursogeraldecinema.com

E Escolas EG Entrada Gratuita MP Marcação Prévia

> Contactos pág 91


50

Trienal de Arquitectura

de Lisboa

A Forma da Forma Ana Rita Vaz

A Trienal de Arquitectura de Lisboa tem como missão investigar, dinamizar e promover o pensamento e a prática em arquitetura. A 4ª edição do evento tem lugar entre os dias 5 de outubro e 11 de dezembro, e promete ser, como sempre, um fórum de debate, reflexão e divulgação, que cruza fronteiras disciplinares e geográficas. Com o tema A Forma da Forma, o evento pretende aprofundar o debate sobre o modo como o mundo se transforma através da arquitetura. Um programa diversificado pretende vincar linhas de pensamento para a produção da arquitetura num contexto social em rápida transformação. A programação deste ano encontra-se estruturada a partir de quatro exposições nucleares, que dialogam entre si. Esse diálogo estende-se a exposições satélites, debates e conferências, de forma a complementar a diversidade de olhares e conteúdos propostos nesta edição da Trienal.


51

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Centro Cultural de Belém – Garagem Sul

linguagem comum que junta arquitetos do mundo inteiro em torno de uma conversa coletiva. Nesta que é uma das quatro exposições nucleares da Trienal, três arquitetos constroem um diálogo que desafia as noções de autoria e os limites da forma. A Forma da Forma é um processo cujo resultado final visa ser um espaço de encontro capaz de demonstrar o significado da forma no passado, no presente e no futuro do desenho da arquitetura.

transformações na morfologia urbana e os modos de olhar essas mudanças, esta mostra promove o debate entre formas de descrição e análise da condição urbana e territorial, no presente e no passado. Com curadoria de Fabrizio Gallanti e Francisca Insulza, fundadores da plataforma FIG Projects que promove iniciativas interdisciplinares e explora as fronteiras entre arquitetura, investigação urbana e artes visuais, a exposição convoca ainda uma extensa lista de participantes com projetos oriundos de todo o mundo.

AA formaForma da Forma da arquitetura é o seu legado fundamental, é uma

OIncidindo Mundo nos Nossos Olhos sobre o espaço urbano e sublinhando as

Fundação Calouste Gulbenkian

Sede da Trienal de Lisboa / Palácio Sinel de Cordes

da construção e na organização da obra transformam a prática da arquitetura? Sabe-se que as formas da arquitetura determinam a organização dos estaleiros da obra. Nesta exposição, onde é abordado o processo a que as formas concebidas são sujeitas no momento decisivo do estaleiro de construção, propõe-se uma reflexão sobre as transformações e desafios dos estaleiros de obra contemporâneos, e do seu impacto na prática da arquitetura.

Sines e a sua componente industrial e logística. Trata-se de um momento de reunião dos trabalhos académicos desenvolvidos por estudantes e professores de 14 cursos de arquitetura e arquitetura paisagista. Os 20 trabalhos selecionados são representativos quer das escolhas e metodologias pedagógicas, quer dos interesses de posicionamento do ensino da arquitetura em Portugal. A mostra apresenta maquetas, desenhos e vídeos numa visita flexível através das salas do Palácio Sinel de Cordes.

Obra Até que ponto as recentes transformações na indústria

Sines: Logística à Beira Mar Esta é uma exposição sobre a relação entre a cidade de


da n ça

© Agathe Poupeney

52

São Luiz Teatro Municipal 28 E 29 DE OUTUBRO, ÀS 19H RUA ANTÓNIO MARIA CARDOSO, 38 / 213 257 640 / WWW.TEATROSAOLUIZ.PT

Le Festival des mensonges Artista na Cidade Faustin Linyekula, direção artística; Papy Ebotani, Djodjo Kazadi, Faustin Linyekula, Marie-Louise Bibish Mumbu, interpretação.

Faustin Linyekula, o convidado de 2016 da bienal Artista na Cidade, apresenta um espetáculo inspirado na tradição popular e nas palavras Casa conveniente/ zona não vigiada

Le cargo

Faustin Linyekula, coreografia e interpretação. 15 out: 21h EG

218 438 800 (Maria Matos Teatro Municipal) Castelo de São Jorge

Xurxo

Fran Martínez, autoria e interpretação. 1, 8, 15 out: 19h

Centro Cultural de Belém

Box nova - FM (featuring mortuum)

Cristina Planas Leitão, conceito e direção artística. 7 out: 21h, 8 out: 19h

Maria Matos Teatro Municipal

Projeto Espiões

Filipa Francisco, criação e direção artística; Francisco Camacho, Miguel Pereira e Sílvia Real, interpretação.

1 out: 21h30, 2 out: 18h30 São Luiz Teatro Municipal

Uníssono

Victor Hugo Pontes, direção artística; André Cabral, Bruno Senune, Elisabete Magalhães, Teresa Alves da Silva e Valter

do escritor chileno Luís Sepúlveda. Recorda as reuniões noturnas de camponeses na Patagónia que contavam histórias sob condição de serem sempre mentiras, ganhando a mais improvável. O bailarino e coreógrafo congolês convida o público a ouvir pequenas narrativas do quotidiano, mas também a grande história do seu país. Cristina Engrácia Fernandes, interpretação.

1 out: 21h, 2 out: 17h30

Conversa com a equipa artística após o espetáculo 1 out

A festa (da insignificância)

Companhia Paulo Ribeiro. Paulo Ribeiro, coreografia; Ana Jezabel, Filipa Peraltinha, Teresa Alves Silva, Rosana Ribeiro, São Castro, Allan Falieri, André Cabral, António Cabrita, João Cardoso e Valter Fernandes, interpretação. 21, 22 out: 21h

Le Festival des mensonges - artista na cidade 28, 29 out: 19h

teatro camões

quinze bailarinos e tempo incerto

13, 14, 21 out: 21h, 15, 22 out: 18h30, 16, 23 out: 16h 20 out: 15h E

ensaio geral solidário 12 out: 21h


da n ça CUR s O s / wo r ks h o p s teatro da trindade

time & tide

Chhaya Collective. Kay Crook, coreografia e direção artística. 2 out: 18h

Festival Flamenco javier conde 26 out: 21H30

cursos / Wo r ks h o p s Academia Lifeclub/ Estúdio 1

Aulas de Dança Contemporânea para Maiores de 55 anos e Séniores

Por Rafael Alvarez Ter: 17h30-19h30 968 037 924

Alunos de Apolo Escola de Dança

Danças de Salão

Seg a sex: 19h-23h, sáb: 15h-19h Armazém 13

Acrobacia Aérea

Seg, qua: 19h30-21h30 Arta - Taberna das Almas

Aulas de Tango Argentino

Por Miriam Nieli Qui: 20h-21h, 21h-22h, 22h-23h 938 226 403 Art!st - Academia de Dança , Teatro e Performance

Força e Flexibilidade Por Elena Castilla Sex: 18h45-19h45

Laboratório Coreográfico

Por Elena Castilla Sex: 19h45-21h

Barra de Chão

Por Elena Castilla Ter: 19h-20h, qui: 18h45-19h45 967 693 016

Cursos

Sevilhanas, Flamenco, Bata de Cola, Ballet, Contemporâneo, HipHop, Sapateado, Dança Criativa, Kizomba, Bachata, Salsa, Pole Dance, Zumba, Broadway Jazz, Forró e Samba de Gafieira

53

Associação Cristã da Mocidade de Lisboa

Aulas de Tango

Seg a sex

c.e .m - centro em movimento

Zumba

Kizomba

Sex: 20h-22h 916 540 235 Associação Subud

Biodanza

Qua: 19h30-21h30, sex: 19h-21h 965 350 034 Ateneu Comercial de Lisboa

Aulas de Kizomba Por Alexandre Figueiredo Qui: 11h-12h 926 589 675

auditório carlos paredes

Oficinas de Movimento

Por Bruno Rodrigues seg: 15h-16h15, 18h5020h05, 20h15-21h30 919 692 831

Qua: 20h

A Sopa

Laboratório por Sofia Neuparth e Margarida Agostinho 17 a 20, 24 a 27 out: 11h-16h

Curso de Sapateado

Por Marinela Sáb: 11h30-12h50 963 773 636 (Centro de Formação) Casa da Comarca de Arganil

Curso Intensivo de iniciação ao Tango Argentino com Milongas

Em Dança

Por Valentina Parravicini seg: 19h30-21h30

Corpo Dinâmico/Corpo Flutuante Por Peter Michael Dietz ter a qui: 19h30-21h30

Corpo, Dança e Movimento

Práticas de Dança Introdução a Pankrateion

Por André Neuparth dom: 16h30-18h30 Centro Cultural Arte Pura

Cursos

Capoeira, Forró, Samba de Gafieira e Samba no Pé 917 495 610

Dança para Pelés MP

919 122 371

Até 3 nov Qui: 19h15-20h15

Centro Cultural de Carnide

Aulas Regulares de Tango Argentino (Iniciado/Intermédio)

Danças Orientais, Danças Tradicionais Europeias, Roda de Casino e Salsa

Qui: 20h30-21h30 964 859 049

Casa dos direitos sociais

Aulas de Meditação e Movimento Sensível

Por Dora Vicente Qui: 13h-14h 968 884 787

Casa de Lafões

Aulas de Forró Ter, qui: 21h

Seg, qua, sex: 9h-10h30

Qua a dom

Por Sofia Neuparth seg: 8h30-10h, 11h-12h30

Por Sílvia Pinto Coelho sex: 19h30-21h

Seg a sex: póslaboral, sáb

Aulas de Condicionamento Físico

Práticas de Criar Corpo

Workshop por Peter Michael Dietz sáb: 10h30-14h

Dom: 18h 963 612 816

Curso de Ballet RAD

Seg, qua, sex: 10h3012h10, ter, qui: 9h-10h30

Comunidade Hindu de Portugal

Por Mariana Lemos ter, qui: 18h-19h30

Casa do Artista

Aulas de Contemporâneo

Sessões Creating/Corpo e Dança

b.leza

Workshops de Dança

Companhia Olga Roriz

Aulas e Workshops

Centro Cultural Padre Carlos Alberto Guimarães

Aulas

Ballet, Barra de Chão, Dança Criativa e Dança Contemporânea pontifice73@gmail.com

Aulas de Dança Clássica Indiana Kathak Convento de São Pedro de Alcântara

Dançar com Pk

Aulas de dança para pessoas com Parkinson e cuidadores por Rafael Alvarez e Leonor Tavares. Sáb: 10h-11h30 EG / MP

939 672 545 Dançattitude

Fusão EtnoContemporânea Qui: 21h-22h 965 127 123

Aulas de Flamenco

Por Escola El Camino Seg: 11h-12h, 20h-21h30, qui; 11h, 12h, sáb: 11h-12h30 964 114 990 Dança do Saber

Aulas

Salsa, Kizomba, Postura e Ladies Dance Ter: 19h30, ter: 20h30, sex: 19h30, sex: 20h30 Dance Factory Studios

Aulas Regulares, Cursos e Workshops

Kizomba Zero, Tango Argentino, Danças de Salão, Salsa, Tarrachinha, Semba, Bachata, Forró, Street Jazz, Ragga, Hip-Hop, Kuduro, Belly Dance, Sevilhanas, Ritmos Latinos, Pole Dance, Ballet, Sapateado, Dança Afro 966 755 755 Dance Spot

Artes de Palco, Street Dance e Danças Sociais 915 773 155

De Pura Cepa - Escuela de Tango

Tango Argentino

depuracepatango@gmail.com


54

s e c ção CO N T I N UA M / C I R CO / au l as / wo r ks h o p s

ARCHIVIO NAZIONALE DEL FILM DI FAMIGLIA

ARCHIVIO NAZIONALE DEL FILM DI FAMIGLIA

Escola de Dança Ana Köhler

Cursos

Ballet, Dança Contemporânea, Jazz/Broadway, Dança Tradicional Irlandesa, Hip-Hop e Bollywood 961 268 279 Escola de Dança Projeto Latino

Aulas e Workshops

Salsa, Roda de Casino, Ritmos Africanos, Bachata, Tango Argentino e Sevilhanas Seg a sex: pós-laboral 917 860 556 Escola de Dança Raquel Oliveira

Dança Extemporânea e Danças Espanholas

escoladedanca@raquel-oliveira.pt Escola de Medicina Tradicional Chinesa

Aulas de Fasciaterapia e Movimento Por Dora Vicente Qui: 20h30-22h30 968 884 787 Espaço 9

Gipsy Duende

Seg: 11h-12h30, ter: 18h30-20h

AfroYin

Ter: 11h-12h30

Orient(al) Express(ion) Qua, sex: 18h-19h

Chi Kung

Qui: 12h30-13h30, sex: 19h30-20h30 Espaço Dança de Palmira Camargo

Aulas e Workshops

Ballet, Repertório Clássico, Dança Contemporânea, Barra de Chão, Danças de Caráter e Hip-Hop Espassus 3G

Dança Escocesa Ter: 20h-22h

Estúdio ACCCA

Aulas de Dança Contemporânea

Por Sofia Silva Ter, qui: 10h30-12h, 19h-20h30, 20h30-22h 919 657 249 Evoé - Escola de Actores

Soma: Práticas do Corpo, Movimento e Dança Contemporânea Por Ana Mira Qui: 18h30-20h30

Forum Dança

Curso de Dança na Comunidade

28 out a 22 jul Sex: 18h30-21h30, sáb: 10h-17h30 Inscrições abertas até 10 out

Dança Contemporânea

Por Maria Ramos Ter: 19h30-21h (nível aberto), qui: 19h30-21h (nível intermédio)

Ballet e Barra de Chão

Ginásio Pombalino

Aulas de Barra de Chão Por Elena Castilla Ter: 19h-20h, qui: 18h45-19h45 967 693 016 I-Art

Pole Heart

Aulas de pole dance por Carolina Ramos. Seg, qua, qui: 19h-23h 969 090 881

Por Maria João Lopes Seg, qua: 19h30-21h

Igreja de Santo António de Campolide

Laboratório Coreográfico

Qua: 19h30-22h 911 068 976

Por Maria Ramos Qua: 19h30-21h Fundação LIGA

Atelier de Dança Inclusiva

Por Rafael Alvarez Ter: 9h30-10h30 fundacaoliga@fundacaoliga.pt Ginásio Beija-Flor

Capoeira

Seg, qua, sex: 19h3021h, qui: 20h45-22h

Aulas de Biodanza Ki’anda Prime

Aulas

Salsa, Bachata, Kizomba e Semba Seg a sex: 19h-22h Largo do Intendente

Shall We Dance?

Danças vintage americanas. 12 out: 21h-23h 210 981 687 Lusitano Clube

Lindy Hop

Seg a qua


da n ça CUR s O s / wo r ks h o p s / f e s t i va i s Lx Dance - Escola de Dança e Bailado de Lisboa

Cursos

Ballet, Jazz, Musical, Barra no Chão, Contemporâneo, Flamenco/ Sevilhanas, Pontas e Dance Mix Pro.Dança - Escola de Dança

Formação Essencial e Formação Instrutora Matridança - Corpo e Movimento para Mulheres Curso por Vera Eva Ham 21 out a 10 dez www.veraevaham.pt

Aulas

Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Sevilhanas e Flamenco e Barra no Chão © João Penalva

Stage 81

Aulas

Teatro Camões 13 a 16, 21 a 23 de OUTubro PARQUE DAS NAÇÕES, PASSEIO DE NEPTUNO / 218 923 470 / WWW.CNB.PT

Quinze Bailarinos e Tempo Incerto Companhia Nacional de Bailado. Rui Lopes Graça, coreografia; João Penalva, direção, cenários e figurinos.

A Companhia Nacional de Bailado abre a nova temporada com uma estreia absoluta e começa já a comemorar os seus 40 anos. Rui Lopes Graça assina a coreografia, mas a grande novidade deste bailado é a participação de João Penalva, artista plástico português cuja obra se divide entre as grandes instalações, o vídeo, o som, a performance, a pintura e a fotografia. Contudo o seu percurso artístico teve início na dança, chegando a integrar a companhia de Pina Bausch entre 1973-74. Agora regressa com a intenção de reproduzir, no século XXI, um “ballet branco”, cuja ausência de narrativa suscite múltiplas leituras, enquanto devolve à dança o lugar primordial. Decorre a 12 de outubro, às 21 horas, um ensaio geral solidário. CA

Kizomba, Salsa Cubana, Modern Fusion, Hot Heels (Burlesco), Danças Orientais/Bollywood, Zumba e Cabaret stage81escoladedanca@gmail. com Steps Clube

Aulas e Cursos

Tango, Salsa, Kizomba, Forró, Samba, Danças Orientais, Sapateado e Burlesque 914 890 204 Tap Dance Center Lisbon

Aulas de Sapateado

Seg, qua: 17h30-20h30, sex: 12h-13h, SÁB: 10h30-12h30 Por Michel e Paula Cirino 932 940 988 TEAR - Espaço de Artes

Dança Aérea Seg a qua

Sapateado

Seg: 12h10-13h10

55 Teatro Cinearte

Aulas de Tango Argentino

Dom: 20h-21h30 milongabarraca@gmail.com Teatro Dom Luiz Filipe (Teatro da Luz)

Aulas de Novo Circo - Acrobacias Aéreas: Tecido, Trapézio, Lira e Corda

Seg a Qui: 18h-21h, sáb: 10h-16h 932 904 467

Aulas de Danças Tradicionais Europeias

Seg: 19h (intermédio), 20h45, ter: 19h (iniciação) balldados@tradballs.pt Vozes em Conserto Academia de Canto e Performance

Aulas de Dança 911 155 558

FESTIVAIS

ciclo utopias palácio pombal

à volta da mesa: para um imaginário do gesto Loïc Touzé e Anne Kerzerho, conceção. 1, 2 out: 17h30 EG

218 438 800 (Maria Matos Teatro Municipal)

(re)union vários locais Performances, workshops, conversas e propostas transdisciplinares 6 a 9 out EG

www.facebook.com/ reunion2016lisbon

Barra de Chão

Seg: 18h-19h, ter, qui: 12h10-13h10

Contemporâneo

Seg: 19h10-20h10

E Escolas EG Entrada Gratuita MP Marcação Prévia

Acrobática de Solo Seg: 20h20-21h20, qui: 10h30-12h

Ballet

Ter: 11h-12h, qua: 21h30-22h30

Tap Dance

Qua: 18h-19h tear.geral@gmail.com

> Contactos pág 91


56

lit e r atu r a Biblioteca Nacional de Portugal

Lux Anima. Um olhar sobre o acervo da Biblioteca de Évora Exposição Até 8 out

EG

Biblioteca Penha de França

Comunidade de leitores Fiesta, Ernest Hemingway 26 out: 17h30 mp

bib.pfranca@cm-lisboa.pt Buédalouco Pharmácia de Cultura

Tertúlia de Poesia © César Figueiredo

Cada sessão tem um poeta convidado e um poeta celebrado Ter: 21h30 Casa da Achada - Centro Mário Dionísio

Ciclo a Paleta e o Mundo

Vários locais 7 a 15 de outubro www.portugalslam.com

Uma hora semanal de leitura de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio com projeção de imagens. Seg: 18h30

PortugalSLAM Festival Internacional de Poesia e Performance

EG

SETE SETES DESVENDEI – 7 ANOS DA CASA DA ACHADA

A linguagem, mais do que um instrumento de comunicação, é uma capacidade humana de expressar ideias, imagens e emoções em conceitos. O PortugalSLAM trabalha sobre esses conceitos, através da palavra, da música, do desenho ou do vídeo. Tendo como base o tema Linguagem: Fronteiras e Encontros , o festival pretende afirmar-se como uma referência no território da criação poética contemporânea e transdisciplinar, apresentando propostas inéditas da representação da poesia no cruzamento com outras artes, através de workshops , residências, exposições, performances e um destaque poético ao artista Alberto Pimenta. Esta edição conta com a presença de 16 convidados internacionais e alarga as suas atividades ao meio escolar e académico. Programa detalhado em www.portugalslam.com. Luís Almeida d´Eça

APCC - Associação para a Promoção Cultural da Criança

Ateliê de Marionetas de Dedo e Animação do Livro e da Leitura IA

Associação Renovar a Mouraria

Vem falar das coisas sem partir a loiça

Tertúlias sobre temas polémicos da atualidade num espaço onde as palavras e a música se cruzam. 1ª, 3ª qua: 19h30

Biblioteca de Belém

Ciclo de Letras Destaque de Coleção Sherrilyn Kenyon e Lara Adrian Exposição 1 a 31 out

Inauguração da exposição Mário Dionísio – Correspondência 1 out: 15h Leitura a várias vozes de Mário Dionísio por Mário Dionísio 1 out: 16h Concerto do Coro da Achada 1 out: 17h30 Conversa com associações e coletivos, sobre Sobreviver, participar, intervir 1 out: 18h EG

CASA DA CULTURA JUNTA DE FREGUESIA DE OLIVAIS

Concurso Literário e de Ilustração de Eça de Queiroz Tema Os desafios da Europa Inscrições até 30 out: cultura@jf-olivais.pt

Casa fERNANDO pESSOA

Sem casas não haveria ruas - Os livros que Pessoa leu Ciclo de leituras e contos 29 OUT: 17H Eg


LITERATURA o s l i v r o s d e o u t u b r o

57

José-Augusto França

Vilhena

António Tabucchi

Ivan Turgéniev

28 Crónicas de um Percurso

Avelina, Criada Para Todo o Çerviço

A Mulher de Porto Pim

Pais e Filhos

Livros Horizonte

Relógio D’Água

Dom Quixote

E-Primatur

José-Augusto França redescobre o 28, elétrico da Carris que liga o Martim Moniz aos Prazeres, a linha mais longa da cidade e riquíssima de informação urbana. No trajeto passa por “dez igrejas, oito conventos que foram, uns 20 palácios e palacetes que são ou já não são, meia dúzia de prédios de destaque, seis jardins, uma dezena e meia de estátuas, dez teatros e cinemas de que já só restam dois”. De todos estes locais fala com demora e pormenor. Na companhia da câmara fotográfica de Pedro Soares, saboreia e dá-nos a saborear “as ruas, uma só avenida, mas cem travessas, calçadas, becos e escadinhas, cruzes e largos de melhor respiração, nestas lisboas plurais, ricas e pobres, tristes e de angústia, de brasões e pardieiros, de misérias e azulejos burgueses (…)”. Esta obra presta uma magnífica homenagem ao carro elétrico lisboeta “que melhores dias poderá ainda ter, como em cidades mais cívicas e mais higiénicas está acontecendo, por essa Europa fora”.

Em boa hora se republica, num só volume fac-similado, a trilogia dos diários de Avelina que, aos 11 anos, veio das Bouças (local ageográfico, mas perfeitamente representativo do interior rural português do Estado Novo) trabalhar na casa de gente fina. Patrões ricos que moram “numa casa tão grande e toda cheia de mesas, cadeiras, armários e outras coisas que ainda não sei ao certo para o que servem”. Estes divertidíssimos diários “picantes” revelam o humor corrosivo e provocador e o erotismo quase pornográfico do seu autor, o grande humorista e caricaturista José Vilhena (1927-2015). Explicitam também as humilhantes condições de vida a que estavam sujeitas estas jovens trabalhadoras domésticas e a gritante diferença de classes nos tempos de Salazar. Uma das patroas de Avelina justifica, coerentemente, a fome que a faz passar: “O comunismo começa na cozinha. Com os estômagos cheios por igual, praticamente não há classes sociais”.

Uma prolongada visita aos Açores inspirou António Tabucchi (1943-2012) a escrever um conjunto de histórias que cruza diário de viagem e ficção, realidade e imaginação. Os temas que unificam estas narrativas são, fundamentalmente, as baleias, “que mais do que animais parecem metáforas”, e os naufrágios, “que na sua acepção de actos falhados e malogros parecem igualmente metafóricos”. Temas que nos Açores “desfrutam de uma inequívoca realidade”. Entre as histórias conta-se Antero, Uma Vida, tributo ao “grande e infeliz poeta que mediu os abismos do universo e da alma humana com o breve compasso do soneto”. A Mulher de Porto Pim, título da coletânea e da história que conclui o volume, nasce das confidências de um homem que o escritor encontrou numa taberna da praia de Porto Pim, na ilha do Faial. Redigida na primeira pessoa, narra o crime passional de Lucas Eduíno que matou com o arpão a mulher que julgava sua.

Foi através do protagonista deste famoso romance, o jovem Bazárov, que se generalizou o termo niilismo aplicado ao “homem que não se curva perante nenhuma autoridade, que não tem fé em nenhum princípio, seja qual for o respeito que rodeia esse princípio”. Pais e Filhos constrói-se, à volta de um conflito de gerações, materializado numa série de diálogos que opõem Bazárov a membros da aristocracia e da alta burguesia russa, representantes de uma ordem antiga, um sistema injusto marcado ainda por laços de servidão. Porém, chega o dia em que o jovem que manifesta o seu desprezo “por tudo aquilo que é romântico”, ao ficar sozinho “reconhece o romântico dentro de si”, apaixonando-se “estupidamente” por Odíntsova, uma elegante latifundiária. A paixão, escreve Vladimir Nabokov, no posfácio, “faz sobressair em Bazárov a lógica da juventude universal que transcende a lógica de um determinado sistema de pensamento - o niilismo, neste caso”. LAE


A IMAGEM DE LISBOA: O TEJO E AS LEIS ZENONIANAS DA VISTA DO MAR COLÓQUIO - 13 E 14 DE OUTUBRO CENTRO DE INFORMAÇÃO DE LISBOA - CIUL RUA DO VIRIATO 13, PICOAS PLAZA, 1º PISO- LISBOA 1500-019

ENTRADA LIVRE

Este colóquio pretende abrir um debate sobre o Tejo e a imagem da cidade de Lisboa abrindo novas perspectivas sobre a sua história e os fundamentos do urbanismo português.

Mediante inscrição para geo@cm-lisboa.pt Informações: Gabinete de Estudos Olisiponenses | 21 770 11 35


l i t e r at u r a Casa Independente

Terças de Poesia Clandestina

Ciclo de eventos à volta de livros. Cada sessão tem quatro intervenções programadas mediadas por um intervalo. 11, 25 out: 21h30 Casa de Macau

Curso de Língua e Cultura Chinesa Qua: 18h30-20h MP

Centro Científico e Cultural de Macau

Curso de Língua e Cultura Chinesa Sáb: 9h-11h, 11h-13h MP

Centro InterculturaCidade

Curso de Introdução ao Crioulo de Cabo Verde Língua e cultura MP

Centro Nacional de Cultura

HISTÓRIAS DE LIVROS E LEITURAS

Coordenação: Paula Oleiro e Maria de Lourdes Riobom Programa: Apresentação. A literatura e o cinema. As histórias do livro ao longo da História. Os protagonistas da leitura. A Biblioteca. Leitura de imagens. Livros censurados e curiosidades em torno dos livros. O livro na Arte: Visita guiada ao Museu Nacional de Arte Antiga. 19 out a 30 nov Qua: 18h30-20h MP

CONGRESSO INTERNACIONAL MÁRIO DIONÍSIO Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 27, 28 out: 19h30 Casa da Achada – Centro Mário Dionísio 30 out: 9h30

59 Culturgest

Comunidade de Leitores E viveram felizes para sempre…, por Helena Vasconcelos A Arte da Alegria, Goliarda Sapienza 6 0ut: 18h30 Mp edge arts - arte contemporânea

consultório literário

Workshop de escrita criativa por Tiago Patricio Out, NOV MP

El Corte Inglés

Ciclo de Encontros com Escritores Este livro que escrevi

Francisco José Viegas e o romance Longe de Manaus 18 out: 19h MP

O REGRESSO DOS INTELECTUAIS EM TEMPO DE CRISE DO LIVRO E DA IMPRENSA E À TELEVISÃO E ÀS REDES SOCIAIS

Ciclo de conferências coordenadas por Mário Mesquita. Com Pilar Damião de Medeiros, António Guerreiro e Sandra Monteiro 13 out: 18h30 MP

Conversas com Rita Ferro

Segundos ou terceiros casamentos 3 out: 19h

Uma Viagem pela Literatura Europeia

Direção de António Mega Ferreira Programa: Odisseia, Homero D. Quixote, Miguel de Cervantes Paixão do Jovem Werther, Goethe Ligações Perigosas, Choderlos de Laclos Ilusões Perdidas, Balzac Guerra e Paz, Lev Tolstoi A ilha do Tesouro, Robert Louis Stevenson Em Busca do Tempo Perdido, Marcel Proust Montanha Mágica, Thomas Mann Livro do Desassossego, Bernardo Soares/Fernando Pessoa 10, 12, 17, 19, 24, 26, 31 out, 2, 7, 9 nov: 19h Escrever Escrever

Cursos

Desformatar através da Escrita, Escrita Criativa; Até Santiago de Compostela: curso de escrita em viagem, Guionismo, Documentário, Escrever Telenovelas, Escrever para Teatro, Poesia | Olhar mais perto, Escrever um Livro: por onde começar?, Publicação e

Distribuição Independentes de E-books, Oficina de contadores de histórias, Português: escrever sem dúvidas, Descomplicar a Escrita, Comunicação Escrita no Trabalho Espaço INATEL Mouraria

Oficina de Escrita criativa Ler Mais & Escrever Melhor Com Filipa Melo Seg: 18h-20h aconim@inatel.pt IA

Evoé – Escola de Actores

Curso de Escrita Criativa Com Isabel Costa Ter: 18h30-20h

Junta de Freguesia do Lumiar

Clube de Leitura do Lumiar Clássicos Portugueses 19 out: 21h MP / EG

Museu do Aljube Resistência e Liberdade

A Contra-Revolução no 25 de Abril. Os Relatórios António Graça sobre o ELP e Aginter Presse

Apresentação do livro de Maria José Tíscar, por Carlos Brito e Raimundo Narciso 27 out: 18h eg

MP

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas INSTITUTO ORIENTAL

Curso livre de Língua e Cultura Turca Info: 931 625 424 MP

Fundação José Saramago

José Saramago – A Semente e os Frutos Exposição documental e bibliográfica

Orienta-te

Iniciação à Língua Chinesa

Ter: 18h30-20h, Qua, qui: 19h-20h30 MP

Portugu ês Et Cetera Cursos de português, língua estrangeira e língua materna Teatro Nacional D. Maria II

Clube dos Poetas Vivos Com Matilde Campilho 4 out: 19h EG

ILNOVA - Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa

Cursos semestrais

Alemão, Árabe, Búlgaro, Coreano, Dinamarquês, Espanhol, Finlandês, Francês, Grego Moderno, Hebraico, Hindi, Húngaro, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim, Neerlandês, Polaco, Romeno, Russo, Sérvio, Sueco, Turco. Instituto Cultural Romeno

Cursos de Língua Romena

Prof.ª Rodica Adriana Covaci Seg, qua: 19h-20h30 Prof. Simion Doru Cristea Ter, qui: 19h-20h30 Junta de Freguesia de Arroios

Oficinas Cinco às Seis Escrita criativa por Filipa Melo Seg: 18h Mp

FESTIVAIS

Portugal slam

3º Festival Internacional de Poesia e Performance vários locais 7 a 15 out portugalslam.com

EG Entrada Gratuita IA Inscrições Abertas MP Marcação Prévia

> Contactos pág 91


60

m ú s ica Musicbox 24 A 30DE OUTUBRO MUSICBOX - R. NOVA DO CARVALHO, 24 / 213 430 107 / WWW.MUSICBOXLISBOA.COM

Jameson Urban Routes De 24 a 30 de outubro, o Musicbox volta a receber mais um Jameson Urban Routes . A encabeçar esta 10ª edição estão os britânicos Wild Beasts, que regressam a Lisboa com novo álbum, dia 24. Outro dos destaques do cartaz vai para Bloom, novo projeto de JP Simões, Miguel Nicolau, Marco Franco, Sérgio Costa e Carlos Bica, que toca a 25. Mas há muito mais para ver e ouvir (ver programação). São sete dias seguidos com 16 sessões de concertos e clubbing. Neste novo formato estão disponíveis bilhetes para cada sessão, mas quem preferir pode adquirir os bilhetes diários nos locais habituais. Filipa Santos Associação Cristã da Mocidade de Lisboa

Forró Pesado apresenta Kabaça Roots ao vivo Sáb: 23h

Auditório Carlos Paredes

Luís Baptis

As Violas Portuguesas

Norton convida Gary Burton

1 out: 21h

Temporada Darcos: Orquestra Ciudad de Granada 2 out: 17h

Carta Branca a Mário Laginha

8 out: 21h30

6 out: 21h

Aula Magna

7 out: 21h

Peter Murphy 17 out: 21h

VicenTuna - Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa XV S. Vicente

29 out: 21h Biblioteca Orlando Ribeiro

Io Apoloni

Eliane Elias Orquestra de Câmara Portuguesa

NECESSIDADE E ESPERANÇA: BRUCKNER 23 out: 17h

Orquestra de Câmara Portuguesa

Prima la Musica, Poi le Parole - António Salieri O Director Musical - Wolfgang Amadeus Mozart 27 out: 21h

John Pizzarelli 28 out: 21h

Desidério Lázaro

Pedro Carneiro, direção musical

Subtractive Colors

Teresa Salgueiro

Orquestra Sinfónica Portuguesa

9 out: 17h

O Horizonte 9 out: 21h

Anna Meredith 10 out: 21h

Jan Garbarek Group 11 out: 21h

Recital 29 out: 21h30

Sara Gazarek

Centro Cultural de Belém

João Bettencourt da CÂmara

Quinteto Sandro

Orquestra Sinfónica Metropolitana

12 out: 21h

16 out: 17h

29 out: 21h

Pinho Vargas, Mendelssohn, Brahms 30 out: 17h

CCBeat Benjamim 1 out: 21h

X-Wife

28 out: 21h

HÁ FADO NO CAIS

Hélder Moutinho 8 out: 21h

QUINTAS ÀS 7 Quarteto Lopes-Graça 6 out: 19h Chapitô

Clube do Choro de Lisboa

3, 10, 17, 24, 31 OUT: 22h30 EG

Terça em Fado

4, 11, 18, 25 OUT: 22h30

Fado no Bartô com Flávio Gil 19 out: 22h

Fado com Marifá

6, 13, 20, 27 OUT: 22h30

Samba à Mesa

7, 14, 21, 28 OUT: 22h30 Cine Theatro Gymnásio

Fado in Chiado Seg a sáb: 19h

Coliseu dos Recreios

António Zambujo & Miguel Araújo 1 out: 16h, 22h, 2 out: 22h


m ú s i ca e s p e tác u l o s

Yann Tiersen Live Solo Tour

8 out: 18h, 22h

The Legend of Zelda

61

Músicas do Mundo L. Subramaniam

O virtuoso violino da Índia 18 out: 21h

Música Antiga RED BULL MUSIC ACADEMY Edgar Moreau + CULTURE CLASH Il pomo d’oro 20 out: 21h30 14 out: 21h30

8ª Grande Gala da Rádio SIM

Com MARINA MOTA, CARLOS GUILHERME, ISABEL CAMPELO, ANABELA, WANDA STUART, MAURA AIREZ 22 out: 21h30

PJ Harvey

Giovincello

26 out: 21h

Coro e Orquestra Gulbenkian

Antonio Meneses, Violoncelo 27 out: 21h, 28 out: 19h

Concertos de Domingo Orquestra Gulbenkian

Culturgest

Fantasias e Metáforas Lawrence Foster, maestro Antonio Meneses, violoncelo

Break Stuff

Galeria Zé dos Bois

27 out: 21h

Vijay Iyer Trio 7 out: 21h30

Ciclo Isto é Jazz? Trojnik 12 out: 21h30

Fundação Calouste Gulbenkian

Noite Mediterrânica 1 out: 21h

Concerto de abertura da Temporada Coro e Orquestra Gulbenkian Missa em Si de Bach

5 out: 21h, 6 out: 19h

Ciclo Grandes Intérpretes Martha Argerich Cuarteto Quiroga 7 out: 21h

Met Opera Live in HD Tristão e Isolda Richard Wagner 8 out: 17h

30 out: 11h, 16h

Miguel Negrão, O Morto 1 out: 22h

Nite Jewel, Migas 4 out: 22h

Princess Nokia, Gnučči, DJ Nire 7 out: 22h

Alex Cameron 21 out: 22h

RED Trio com John Butcher 22 out: 22h

Quilt, Jasmim 27 out: 22h

Denki Udon (Norberto Lobo, Giovanni Di Domenico e Tatsuhisa Yamamoto), Eiko Ishibashi Band 29 out: 22h

Hot Club de Portugal

Don Giovanni

MIGUEL AMADO GROUP

22 out: 18h

1 out: 22h30, 00h

Wolfgang Amadeus Mozart

Coro e Orquestra Gulbenkian Alina Ibragimova, violino

13 out: 21h, 14 out: 19h

Solistas da Orquestra Gulbenkian 14 out: 21h30 EG

The Long Rest

FILIPE MELO TRIO + JORDI ROSSY 5 out: 22h30, 00h

JEFFERY DAVIS QUINTETO 6, 7, 8 out: 22h30, 00h

Vários espaços 1 A 9 OUTUBRO, ÀS 21H30 218 170 900

Lisboa a Sorrir Herman José vai pôr Lisboa a Sorrir. De 1 a 9 de outubro, o jardim da Torre de Belém, a Quinta da Granja, a Quinta das Conchas, o Largo da Luz e o Parque das Nações recebem o artista para uma festa de bom humor, música e fado. Os 40 anos de carreira do ator, o seu repertório e as muitas histórias que tem para contar são o mote destas sessões de entrada gratuita. Em cada uma, Herman convida um amigo para ajudar à festa: Aldina Duarte, Pedro Moutinho, Jorge Fernando, FF, Lenita Gentil, Gonçalo Salgueiro, Rodrigo, Alexandra, bem como o quarteto de Pedro Duarte. A ideia é “fazer da arte um paliativo para todas as tristezas”, pode ler-se no comunicado. FS Ler entrevista em www.agendalx.pt Igreja de São Roque

Orquestra Gulbenkian Música em São Roque

Jan Wierzba, maestro Patrycja Gabrel, soprano 21 out: 21h EG / MP

Lisboa ao Vivo

Katatonia

14 out: 20h30

Kamelot

23 out: 20h30 Lux

You can’t win Charlie Brown Marrow

13 out: 23h

Maria Matos Teatro Municipal

JOANA SÁ

À ESCUTA: O ABERTO (PARA PIANO E INSTALAÇÃO DE PLACAS RESSOADORAS DE METAL) 13, 14 out: 22h

Orquestra Gulbenkian

BOSCH BEACH Etienne Siebens, maestro

Nova ópera de Vasco Mendonça com libreto de Dimitri Verhulst e encenação de Kris Verdonck, baseada em Os Sete Pecados Mortais, de Hieronymus Bosch 20, 21 out: 21h30

MATMOS PERFORMS ROBERT ASHLEY’S PERFECT LIVES 26 out: 22h MEO Arena

D.A.M.A.

21 out: 21h30


62

m ú s i ca e s p e tác u l o s / F e s t i va i s / c u r s o s

Ana Carolina & Seu Jorge

Fifth Harmony The 7/27 Tour

28 out: 22h

16 out: 18h

Museu de LisboaTeatro Romano

22 out: 22h

Hora de Baco Paulo Antunes e Luís Pereira

Guitarra portuguesa e viola baixo 27 Out: 18-20h EG Museu Nacional da M úsica

UM MÚSICO, UM MECENAS 2016 Marco Pereira e Joana David Violoncelo Stradivarius Chevillard – Rei de Portugal (1725) e Piano Bechstein (1925) Beethoven e Brahms 1 out: 18h

EG

José Carlos Araújo

Clavicórdios (séc. XVIII) Música Ibérica do séc. XVIII 22 out: 18h EG

Museu do Oriente

ESPETÁCULO DE DANÇAS E CANTARES TRADICIONAIS PORTUGUESES Dia Mundial da Música 9 out: 16h

Musicbox

Nothing

Tired of Tomorrow 7 out: 21h30

Paradise Garage

The Mission 12 out: 21h

Behemoth

25 out: 19h30 Praça do Município

Orquestra Metropolitana de Lisboa

Integral das Sinfonias de Beethoven Pedro Amaral, maestro 1 out: 21h30

Praça de Toiros do Campo Pequeno

Zélia Duncan & Zeca Baleiro 8 out: 22h

Nelson Freitas RCA Club

PURPENDICULAR + SLASH N’ROSES 22 out: 20h

Sabotage Club

And Also The Trees 7 out: 22h30

Vira Casaca

14 out: 22h30

Besta

27 out: 22h30 São Luiz Teatro Municipal

Lívia Nestrovski e Fred Ferreira 1 out: 19h

Moreno Veloso Nada é de Ninguém 10 out: 21h

Sociedade Portuguesa de Autores

Autores Contados e Cantados

Sessões de homenagem a cantores desaparecidos

José Nisa

6 out: 18h30

Frank Sinatra

Czech-in Lisboa 25 out: 19h

Teatro Tivoli BBVA

Aline Frazão 14 out: 21h30

Fados de Coimbra em Lisboa 19 out: 21h30

Tindersticks 26 out: 21h30

Teatro Villaret

JOÃO VENTURA, WANDA SÁ, BENA LOBO, SACUNDEIA, LUIANA 4 out: 21h

Time Out Mercado da Ribeira

Terrakota 7 out: 23h

F e s t i va i s

Jameson Urban Routes Musicbox

Wild Beasts

24 Out:. 21h

Live Low + Bloom 25 Out: 21h

Egbo + Gold Panda 26 Out: 21h

BEETHOVEN: SINFONIAS 7 E 5 8 out: 21h

O DIA SEGUINTE - Venha ouvir uma orquestra por dentro! Orquestra Metropolitana de Lisboa 9 out: 11h

hErman com rodrigo e alexandra 9 out: 21h30 eg

LisBoa Idade Jardim da Estrela

Espetáculos, conversas, bailes, atividades desportivas, tertúlias, cozinha ao vivo, biblioteca, mostras, workshops

Com Júlio Isidro, chefe Hélio Loureiro, António Chaínho e convidados, Simone de Oliveira e Marisa Liz, Carlos Mendes, Ricardo Ribeiro, Real Combo Lisbonense, Banda da Carris, Banda do Regimento de Sapadores Bombeiros 1,2 OUT: 11h www.lisboaidade.pt

CURSOS Academia do Lumiar

Academia de M úsica da Graça

27 out: 21h

Sensibble Soccers

Orquestra Metropolitana de Lisboa

pala do pavilhão de portugal

Thought Forms + 65DaysofStatic

Teatro Nacional de São Carlos

Teatro Thalia

8 out: 21h30

Formação instrumental, musical, coral

Mykki Blanco + Teebs

Ópera 6, 10, 12, 14 OUT: 20h, 8 out: 16h

hErman com lenita gentil e gonçalo salgueiro

26 out: 00h30

Xosar + Mvria

3 nov: 18h30

Carmen, Georges Bizet

largo da luz

27 out: 00h30

Canto, Guitarra, Piano, Violoncelo, Violino, Bateria, Baixo MP

28 out: 21h

Dj Kon + Nightmares on Wax 28 out: 00h30

Lisboa a sorrir jardim da torre de belém

hErman com o quarteto de pedro duarte 1 out: 21h30

quinta da granja

hErman com aldina duarte e pedro moutinho 2 out: 21h30

parque da quinta das conchas e dos lilases

hErman com jorge fernando e ff 7 out: 21h30

Arts2Science

Piano, Violino, Violoncelo, Guitarra, Técnica Vocal, Tecnologias da Música Seg a sáb: 10h-20h MP

Associação Gaita-de -Foles

Oficinas de gaita-defoles MP

Associação de Residentes de Telheiras - ART

Guitarra e piano MP


m ú s i ca c u r s o s

63 Atelier Musical do Areeiro

Acordeão, contrabaixo, flauta transversal, guitarra, piano e violino Casa do Alentejo

Tardes alentejanas Sáb: 15h30 EG

Casa do Brasil

Violão Brasileiro e Guitarra; Criar e Gerenciar Bandas Aulas permanentes

Voz e Canto

Ter: 19h-20h30 MP icampelo58@gmail.com In Impetus

Aulas de Canto

Com a soprano Ângela Silva MP

Museu do Fado

Primo Canto Associação Cultural

Centro Cultural Arte Pura

Forró, Samba no Pé, Maracatu, Afro Brasil, Percussão, Violão

Centro InterCulturaCidade

Construção de Instrumentos de Percussão

© Philippe Tollet

Estúdio Vanda Melo

Casa da Comarca da Sertã Qui: 18h30, 19h30, 20h30 Dom: 10h, 11h

O Time Out Mercado da Ribeira foi o local escolhido para os Terrakota apresentarem o seu mais recente disco, Oxalá. O grupo, que junta os ritmos africanos às sonoridades frescas das Caraíbas, gravou o álbum através de uma campanha de crowdfunding. Ao contrário do habitual, este trabalho inclui maioritariamente temas em português fazendo, nalguns momentos, um piscar de olho ao rock. A presença de instrumentos como o kora, o sitar, o ballafon e as percussões continuam naturalmente presentes, consolidando a linguagem worldrootskota. Oxalá conta com as participações vocais de Vitorino, Mahesh Vinayakram, Selma Uamussem, Anastácia Carvalho e Florian Doucet. FS

MP

968 870 282

Aulas de Acordeão

Terrakota

Piano, guitarra

Guitarra portuguesa, seminário de letristas, seminário de poética de fado, gabinete de ensaios para intérpretes

MP

Time Out Mercado da Ribeira 7 de OUTubro, ÀS 23H AV. 24 DE JULHO, 49

Espaço Pessoa e Companhia

Curso de Canto S Espaço

Adufe, Canto Tradicional Sagrada Família

Aulas de Forró

Qua: 20h-21h30 Sou – Movimento e Arte

Aulas livres de música MP

Seg a sex: 16h-19h MP

Teatro Dom Luiz Filipe

Centro Nacional de Cultura

Seg: 21h

Brel Breve em 5 Matinés e 77 Canções

6 out a 3 nov: 18h30-20h info@cnc.pt Comunidade Hindu de Portugal

Raga

Curso de Música Indiana Vários horários El Corte Inglés

História da Música

Curso 14, 16, 21, 23, 28, 30 nov: 19h Inscrições até 31 out EG / MP

Evoé – Escola de Actores

Aulas de voz e canto Ter: 18h30-20h30

Canto Tradicional Concertina I

Ter: 19h30 balltoques@tradballs.pt Vozes em Conserto

Canto, piano, guitarra clássica, pianista acompanhador, teoria musical, coro Xuventude de Galicia

Aulas de pandeireta Sex: 20h30

EG Entrada Gratuita MP Marcação Prévia

> Contactos pág 91


64

oPERA EM D Filipa Santos

Não é muito comum, mas este mês Lisboa recebe duas óperas: Bosch Beach, novo trabalho do compositor português Vasco Mendonça, que decorre no Teatro Maria Matos em coprodução com a Fundação Gulbenkian, e Carmen, em cena no Teatro Nacional de São Carlos. A nova temporada do São Carlos apresenta em novembro, Oedipus Rex, de Stravinsky; em fevereiro será a vez

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL 20 E 21 DE OUTUBRO, ÀS 21H30 AV. FREI MIGUEL CONTREIRAS, 52 / 218 438 800 / WWW.TEATROMARIAMATOS.PT

BOSCH BEACH Em fevereiro de 2014, Vasco Mendonça trouxe ao Maria Matos a ópera House Taken Over, baseada num conto de Julio Cortázar. Em outubro, o compositor português volta ao palco do teatro com Bosch Beach, uma nova ópera inspirada em Os Sete Pecados Mortais, de Hieronymus Bosch. No ano em que se assinalam 500 anos da morte do pintor holandês, Bosch Beach parte da ideia de inferno na Terra, observando o mundo de hoje através dos olhos de Bosch. O que, à partida, parece ser um paraíso - uma praia no Mediterrâneo onde os turistas nadam e apanham banhos de sol - acaba por revelar-se um verdadeiro inferno, à medida que uma vaga de refugiados vai dando à costa. A ópera estará em cena nos dias 20 e 21 de outubro, e conta com participação da Orquestra Gulbenkian, libreto de Dimitri Verhulst e encenação de Kris Verdonck.


OSE DUPLA

65

© Charlotte van Berckel

de Anna Bolena, de Donizetti; em março Tristan und Isolde, de Wagner; em abril sobem ao palco do São Carlos Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo e Der Zwerg, de Alexander von Zemlinsky, duas óperas em um ato. A finalizar a temporada, em junho, recebe Peter Grimes, de Benjamin Britten. Boas novidades para os amantes da “obra de arte total”.

TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS 6, 10, 12, 14 DE OUTUBRO, ÀS 20H 8 DE OUTUBRO, ÀS 16H Rua DE SERPA PINTO, 9 / 213 253 000 / WWW.SAOCARLOS.PT

CARMEN Este mês, o São Carlos recebe uma das óperas mais encenadas em todo o mundo: Carmen, de Georges Bizet. A ópera é baseada na novela homónima de Prosper Mérimée, publicada em 1845 e considerada, na época, chocante e escandalosa. Carmen estreou em 1875 no Théâtre National de l’Opéra-Comique, em Paris. Nesta encenação de Calixto Bieito, a história de Carmen, a cigana que não hesita morrer em nome da liberdade e do amor, desenrola-se na Espanha franquista. A morte trágica da protagonista em palco gerou grande controvérsia na época. Carmen regressa ao São Carlos, com Katarina Bradic, na protagonista, e as participações do Coro Nacional de São Carlos, Coro Juvenil de Lisboa e da Orquestra Sinfónica Portuguesa.


entrevista

66

João Garcia Miguel

A Companhia JGM no Teatro Ibérico frederico bernardino

Após quase uma década em Torres Vedras, a Companhia João Garcia Miguel (Cia JGM) volta a Lisboa e sedia-se num dos mais belos espaços da cidade: o Teatro Ibérico, em Xabregas. Garcia Miguel, homem que tem vindo a marcar o panorama teatral e artístico português desde os anos de 1980, cofundador de projetos tão marcantes como o Canibalismo Cósmico, a Galeria Zé dos Bois e o OLHO, assume o desafio e o risco deste regresso, que ganha forma a partir de 12 de outubro, quando a companhia subir ao palco para representar Nós Matámos o Cão Tinhoso, a partir da obra de Luís Bernardo Honwana. No teatro português das últimas décadas, várias companhias e criadores trocaram Lisboa por outras cidades do país (lembro, a exemplo, o Teatro de Carnide, na década de 70, O Bando, nos anos 90, ou até mesmo a Cia JGM em 2008). Este regresso parece estar em contraciclo… O que sucedeu foi que o espaço onde sediámos a companhia, em Torres Vedras, estava a degradar-se e, simultaneamente, foi perdendo alguma pertinência. No fundo, servia apenas como espaço de arrumos e sala de ensaios.

Perante isto, pensámos que a própria companhia precisava de novos desafios e decidimos voltar a Lisboa, aproveitando o Atelier Re.al, do João Fiadeiro, que nos acolheu durante alguns meses. A determinada altura, soubemos que havia hipótese de virmos para o Ibérico, por via de um protocolo de residência. No início, apenas pretendia ter um espaço mas, por vontade das pessoas que têm estado ligadas a este espaço, acabei a assumir a presidência da Associação Teatro Ibérico. Mas, tendo em conta as inúmeras estruturas que residem em Lisboa, não é um risco acrescido regressar? É verdade que Lisboa está sobrelotada e assumimos esse risco, até porque o panorama teatral de hoje não tem comparação com o passado (e até com os exemplos que referiste). Mas, o facto de existir mais “concorrência”, chamemoslhe assim, alarga o desafio. Por outro lado, para nós, voltar a Lisboa não significa quebrar as relações com Guimarães (grande suporte para nós, e onde vamos estrear o Nós Matámos o Cão Tinhoso, a 7 de outubro), Ílhavo, Bragança, Loulé, Aveiro ou Coimbra. Vamos continuar a fazer residências em Portugal e no estrangeiro e a apresentar o nosso traba-


© Humberto Mouco

67


68

e n t r e v i s ta J oão Ga r ci a mig u e l

lho. Portanto, a relação dentro e fora da de muito trabalho e empenho, não só capital será essencial para a companhia. nosso como de diversas entidades que Ou, dito de outro modo, quem nos qui- já começaram a dar algum apoio, como ser ver não terá necessariamente de vir a Câmara e a Junta de Freguesia. A aventura da companhia no Ibérico ao Teatro Ibérico. Como é estar agora neste espaço tão começa com a adaptação de um romance de um autor moçambicano. É o espebelo e com tanta história? Estamos numa zona que tem tanto de táculo ideal para o arranque? maravilhoso como de decadente. E este Diria mais: o espaço do Ibérico está a ser Teatro reflete isso mesmo. Ao mesmo determinante na construção do espetátempo, o espaço e toda a envolvente en- culo, apesar de termos feitos residências caixam muito bem na forma de estar da noutros locais. Nesta fase, percebemos que o texto se aplicava Cia JGM, porque o nosso extraordinariamente trabalho tem muito a ver aqui, com toda a sua socom música, com som, QUERO UM IBÉRICO com o corpo, com a ex- ABERTO À COMUNIDADE noridade e musicalidade africana, exaltada nesta ploração das formas tea- E À ZONA ENVOLVENTE acústica muito singular. trais e narrativas. Aqui, E RECETIVO A Ao mesmo tempo, percesente-se uma energia PROPOSTAS QUE bemos que o trabalho dos única para o mister artís- VENHAM DE FORA DA atores sofre a influência tico. Talvez seja esta aura COMPANHIA. deste espaço, e isso percecerimonial, esta religiobe-se ser mais um passo sidade, este lado ritual que nos envolve quando entramos no em frente no trabalho do grupo. Por isso, esta peça parece ser um fato feito à meTeatro Ibérico… Na verdade, apesar de, como espaço, dida para o Teatro Ibérico, independeno Teatro Ibérico ter sido fundado em temente de ser um espetáculo que fará o seu percurso em diversos locais. 1981, pairam aqui muitas memórias. Foi uma grande “invenção” do Xosé Blan- Sei que pretende que o Ibérico seja muico Gil e existe aqui um acervo, sobretudo to mais do que um espaço da Cia JGM... literário, que gostaríamos muito de pre- O Teatro Ibérico pretende ser um espaservar. No Ibérico aconteceram coisas im- ço aberto à comunidade, a toda a zona portantes: os Madredeus gravaram aqui o envolvente, recetivo a propostas que veseu primeiro disco, muita gente do teatro nham de fora da companhia. Queremos ideias para o espaço e procurar fazer die da música passou por aqui… E pela primeira vez a Cia JGM ocupa uma ferente daquilo que já está a ser feito em sala de teatro no sentido mais clássico. Lisboa. Para breve, esperamos anunciar De facto, a companhia nunca teve um algumas coproduções internacionais, espaço muito teatral no sentido mais o nosso novo espetáculo e as noites de convencional do termo. Começámos, Baile do Engate [a primeira edição está em 2003, no Intendente, num espaço marcada para 29 de outubro], feitas muito alternativo e em Torres Vedras com propostas que nos façam chegar no isso não mudou muito. Agora, temos campo da música, das artes plásticas, um teatro, mas há que tornar este es- performativas, entre outras. paço habitável, algo que vai necessitar Entrevista integral em www.agendalx.pt


t e atro

© Ali Guler

70

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL 14 A 16 DE OUTUBRO RUA ANTÓNIO MARIA CARDOSO, 38 / 213 257 650 / WWW.TEATROSAOLUIZ.PT

THE REBELLION DAY OF DOGS NO DIA EM QUE OS CÃES SE REVOLTARAM Istanbul Theatre Festival e São Luiz Teatro Municipal. Ceren Ercan, texto; Mark Levitas, encenação; Zuhal Gencer Erkaya, Kanbolat Görkem Arslan, Elif Ürse e Sercan Gülbahar, interpretação.

Numa Turquia submergida em múltiplas indefinições, onde o processo de secularização evidencia ser mais uma aparência do que uma realidade e o exercício do poder se tornou um perigoso jogo de espelhos, a criação teatral parece demonstrar uma premente vitalidade. Vindos de Istanbul, a dramaturga Ceren Ercan e o encenador ESTREIAS comuna

huis clos – no exit

Lobo Mau. Jean-Paul Sartre, texto; Rui Neto, encenação; Lia Carvalho, São José Correia e Miguel Raposo, interpretação.

Três personagens tornam-se refle-

xo uns dos outros e, simultaneamente, reflexos de nós mesmo. 13 a 23 out qui a sáb: 21h, dom: 17h culturgest

the extra people – os excedentários

Ant Hampton, autoria e direção.

Mark Levitas apresentam em Lisboa uma manifesta demonstração disso mesmo, propondo uma peça vagamente inspirada em Madame Bovary. Para ser preciso, do romance de Flaubert a dupla resgata sobretudo o “estado de espírito” de Emma Bovary, aplicando aquele deslumbramento ingénuo e trágico a uma certa burguesia de Istanbul seduzida pelos ideais ocidentais. Porém, há quem não tome parte desses “sonhos” e necessariamente recrudescem conflitos sociais e geracionais que atravessam o quotidiano num país nitidamente enclausurado entre dois mundos. Frederico Bernardino Enquanto figurantes munidos de lanternas e coletes refletores, os espetadores deambulam por um teatro grande e adormecido transforamado num “espaço de produção”. 1, 2 out: 17h-21h30

gabinete curiosidades karnart

commedia.paradiso

KARNART/SLTM. A partir de Dante Alighieri e Gustave Doré. Luís Castro, conceito, dramaturgia e instalação; Marco Patrocínio, interpretação. Terceira parte da visão perfinst da Commedia de Dante pelo coletivo


t e at r o e s t r e i as

maria matos teatro municipal

web of trust

Edit Kaldor, conceito.

Um teste à importância das redes sociais no mundo atual. Espetáculo inserido no ciclo Utopias. 6, 7 out: 21h30

a hundred wars to world peace

Hiros. Inspirado numa ideia original de VereinzurAufhebungdesNotwendigen, com um agradecimento a R. Komarnicki. Christophe Meierhans, conceito e direção. Durante o espetáculo/jantar, os espetadores formarão uma comunidade temporária onde, como em todas as democracias, nem todos os consensos são possíveis. 23 a 27 out sex, sáb, ter: 21h30, dom: 18h30 MOB

Peças curtas para café-teatro

Margarida Barata e Rogério Paulo, criação e interpretação. 28 out: 22h

museu de lisboa teatro romano

prometeu agrilhoado

Grupo de Teatro Thíasos. Ésquilo, autoria. 1 out: 21h30

são luiz teatro municipal

o que é que o pai não te contou da guerra

Amarelo Silvestre/TNSJ. Fernando Giestas, texto; Rogério de Carvalho, encenação; Nuno Nunes, Rafaela Santos e Sónia Barbosa, cocriação e interpretação. Um filho confronta o pai, um excombatente, sobre as memórias dolorosas da guerra. 13 a 15 out qui a sáb: 21h

the rebellion day of dogs

Ver destaque. 14 a 16 out sex, sáb: 21h, dom: 17h30

sociedade de instrução guilherme cossoul

Evaporação dos pássaros

Colectivo Prisma. Joaquim Paulo Nogueira, texto e encenação; Cláudio Henriques e Rui Ferreira, interpretação.

Dois homens, aparentemente designados como Senhor e Criado, encontram-se aprisionados num espaço que se vem a reveler uma prisão ainda mais profunda. 6 a 23 out qui a sáb: 21h30, dom: 16h © Paulo Pimenta

liderado por Luís Castro e Vel Z. 13 a 29 out Qua a seg: 20h

71

teatro armando cortez

a mãe biológica de marilyn monroe

Armando Nascimento Rosa, texto; Paulo Sousa Costa, encenação; Maria Emília Correia, Nuria Madruga e Sara Salgado, interpretação. Em 1962, Marilyn regressa a casa de sua mãe biológica. Porém, nada é o que parece. 12 a 30 out qui a sáb: 21h30, dom: 18h teatro do bairro

o jovem mágico

Ar de Filmes –Teatro do Bairro. A partir de Mário Cesariny. António Pires, encenação; Maria João Luís, Cassiano Carneiro, Graciano Dias, Mário Sabino Sousa e Rafael Fonseca, interpretação.

A nova criação de António Pires parte da ópera de Cesariny polìptika de maria klophas dita mãe dos homens para viajar pelo universo surrealista do grande artista e poeta português . 19 OUT a 13 nov qua a sáb: 21h30, dom: 17h teatro do bairro alto

A MÁQUINA DE EMARANHAR PAISAGENS

A partir de Herberto Hélder. Dinarte Branco, encenação; Alice Medeiros e Dinarte Branco, interpretação; Cristóvão Campos, música original e interpretação ao vivo. 25 out a 6 nov ter a sáb: 21h, dom: 16h teatro ibérico

nós matámos o cão tinhoso

Companhia João Garcia Miguel. A partir de Luís Bernardo Honwana.

TEATRO NACIONAL D. MARIA II 20 A 23 DE OUTUBRO PRAÇA D. PEDRO IV 800 213 250 / WWW.TEATRO-D. MARIA.PT

UMA MENINA ESTÁ PERDIDA NO SEU SÉCULO À PROCURA DO PAI Crinabel Teatro/TNDM II. A partir de Gonçalo M. Tavares. Marco Paiva, encenação; Ana Rosa Mendes, Andreia Farinha, António Coutinho, Carlos Jorge, Carolina Sousa Mendes, Filipe Madeira, Hugo Fernandes, Joana Honório, João Leon, João Pedro Conceição, Manuel Coelho, Nelson Moniz, Paula Mora, Ricardo Peres, Rui Fonseca e Tomás Almeida, interpretação.

Em Berlim, após a guerra, por entre os escombros de um século terrível, Hanna, uma menina com trissomia 21, tenta encontrar o pai, provavelmente o único elo que a liga ao mundo. Encontra Marius, um homem em fuga (do tempo e do espaço?) que assume o intento de a ajudar, recorrendo para isso a uma caixa com fichas, uma espécie de curso de aprendizagem para portadores daquela deficiência, que Hanna transporta consigo. A partir daí, estabelecem uma relação de aprendizagem mútua que lhes será vital para a própria sobrevivência. No ano em que o projeto Crinabel Teatro comemora três décadas, atores da companhia contracenam com os profissionais do TNDM II, numa adaptação do romance homónimo de Gonçalo M. Tavares que coassina a dramaturgia. FB


72

t e at r o e s t r e i as / c o n t i n ua m João Garcia Miguel, direção.

Espetáculo inserido no ciclo Ondas Africanas. Ver entrevista a João Garcia Miguel. 12 a 15 out qua a sáb: 21h30 teatro da luz

o homem primitivo

Graziella Moretto e Pedro Cardoso, texto, direção e interpretação. Uma comédia sobre a opressão sexista nas relações amorosas. estreia 14 out sex a dom: 21h30 teatro Meridional

contos em viagem - macau Ver destaque. 12 out a 6 nov qua a sáb: 21h30, dom: 17h

teatro NACIONAL D. MARIA II

mastodonte

Óscar Silva e Ricardo B. Marques, criação; Ricardo B. Marques, texto; Ágata Pinho, Cristian Vogel e Óscar Silva, interpretação.

Ensaio sobre um homem em luta contra o seu destino, entre a liberdade e o fracasso. 7 A 9 OUT sex, sáb: 21h30, dom: 16h30

uma menina está perdida no seu século à procura do pai

Ver destaque. 20 a 23 out QUI A sáb: 21h, dom: 16h teatro da trindade

as mentiras que os homens contam

Margem Narrativa. A partir de Luís Fernando Veríssimo; Almeno Gonçalves, António Melo, Fernando Ferrão e Joaquim Nicolau, interpretação.

O universo masculino visto a partir das mentiras que os homens usam para sobreviver. Na vida e no casamento. 5 a 23 out qua a sáb: 21h30, dom: 16h30

a última viagem de lénine

Não Matem o Mensageiro. António Santos, texto; Mafalda Santos, encenação; André Levy, interpretação. Em 1924, assolado pela doença, o fundador da União Soviética vem a Lisboa à procura de um médico

que o cure. 13 a 23 out qua a sáb: 21h45, dom: 17h

a morte do príncipe

A partir de Fernando Pessoa, Heiner Müller e William Shakespeare. Ricardo Boléo, encenação; José Condessa e Lídia Muñoz, interpretação.

Ricardo Boléo inspira-se em textos de três criadores maiores das letras europeias. 27 out a 20 nov qua a sáb: 21h45, dom: 17h teatro turim

o banqueiro anarquista

A partir de Fernando Pessoa. Ana Catarina, criação e encenação. 27 a 30 out qui a sáb: 21h30, dom: 17h

c o n t i n ua m casino de lisboa

filho da treta

Filipe Homem Fonseca e Rui Cardoso Martins, texto; Sónia Aragão, encenação; José Pedro Gomes e António Machado, interpretação. qui a sáb: 21h30, dom: 17h

os improváveis Qua: 21h30

jardim botânico

voltar à terra

Mário Coelho, dramaturgia e direção; Anabela Teixeira, cocriação e interpretação. até 2 out qui a sáb: 21h, dom: 16h são luiz teatro municipal

a mordaça

SLTM/Culturproject. Éric-Emmanuel Schmitt, autoria; João Grosso, encenação; Custódia Gallego, interpretação. até 2 out ter a sáb: 21h, dom: 17h30

teatro ABERTO

CONSTELAÇÕES

Nick Payne, autoria; João Lourenço, encenação; Joana Brandão e Pedro Laginha, interpretação.  Até 30 out QUA A sáb: 21h30, DOM: 16H teatro do bairro alto

música – estudo de costumes em 4 atos

Teatro da Cornucópia/São Luiz Teatro Municipal. Frank Wedekind, autoria; Luís Miguel Cintra, encenação; Dinis Gomes, Sofia Marques, Rita Cabaço, Duarte Guimarães, Luísa Cruz e Guilherme Gomes, intepretação. até 9 out qua a sáb: 20h30, dom: 16h

cinearte

1936 – o ano da morte de ricardo reis

A Barraca. A partir de José Saramago. Hélder Mateus da Costa, dramaturgia e encenação; Adérito Lopes, Carolina Parreira, João Maria Pinto, Ruben  Garcia, Samuel Moura, Sérgio Moras e Sónia Barradas, interpretação. qui a sáb: 21h30, dom: 17h

clube estefânia

do indizível

Escola de Mulheres. Marta Lapa, direção e movimento; Carla Galvão e Carlos Bica, interpretação; Carlos Bica, música original. 22 set a 9 out qui a dom: 21h30

galeria monumental

por revelar

Isabel Mões, texto, conceção e interpretação. 1 out: 21h30

teatro maria vitória

PARQUE À VISTA

Flávio Gil, Miguel Dias e Renato Pino, autoria; Flávio Gil, encenação; Adelaide Ferreira, Paulo Vasco, Flávio Gil, Filipa Godinho, Diogo Martins, Maria Giestas, Pedro Silva e Patrícia Teixeira, interpretação. qui, sex: 21h30, sáb, dom: 16h30, 21h30 teatro NACIONAL D. MARIA II

O PATO SELVAGEM

Henrik Ibsen, texto; Tiago Guedes, encenação; Anabela Almeida, Gonçalo Waddington, João Grosso, Lúcia Maria, Pedro Gil, Tónan Quito e Margarida Correia, interpretação.

até 9 OUT QUA: 19H, QUI A sáb: 21h, dom: 16h

memória individual explícita e implicita Filipa Matta, criação e interpretação. até 2 OUT sex, sáb: 21h30, dom: 16h30

teatro politeama

as árvores morrem de pé

Alejandro Casona, texto; Filipe La Féria, encenação; Eunice Muñoz, Manuela Maria, Ruy de Carvalho, João D’Ávila, Maria João Abreu, Carlos Paulo, Hugo Rendas, Paula Fonseca, Ricardo Castro, Rosa Areia, João Duarte Costa, Patrícia Resende, João Sá, Pedro Goulão e Francisco Magalhães, interpretação.

até nov qui, sex: 21h30, sáb: 17h, 21h30, dom: 17h teatro da politécnica

o rio

Artistas Unidos. Jez Butterworth, autoria; Jorge Silva Melo, encenação; Rúben Gomes, Inês Pereira, Vânia Rodrigues e Maria Jorge, interpretação. 14 set a 22 out ter, qua: 19h, qui, sex: 21h, sáb: 16h, 21h teatro da trindade

huis clos

Lobo Mau. Jean-Paul Sartre, texto; Rui Neto, encenação; Lia Carvalho, São José Correia e Miguel Raposo, interpretação. até 9 out qui a sáb: 21h45, dom: 17h teatro turim

a lua de joana

Umbigo-Companhia de Teatro. A partir de Maria Teresa Maia Gonzalez. Ricardo Barceló, adaptação, encenação e dramaturgia; Beatriz Benvindo, Joana Rodrigues e Melissa Logrado, interpretação. até 9 out qui a sáb: 21h30, dom: 17h

teatro villaret

commedia a la carte - Circus

Carlos M. Cunha, César Mourão e Ricardo Peres, autoria e interpretação. até 27 nov qui a dom: 21h30


t e at r o c u r s o s / wo r ks h o p s

© Susana Monteiro

73

TEATRO MERIDIONAL 12 de OUTubro A 6 de NOVembro RUA DO AÇÚCAR, 64 / 218 689 245 / WWW.TEATROMERIDIONAL.NET

CONTOS EM VIAGEM - MACAU A partir de textos de vários autores. Natália Luiza, seleção, dramaturgia e encenação; Margarida Belo Costa, Romeu Costa e Rui Rebelo, interpretação.

A comemorar os seus 25 anos de vida, o Teatro Meridional apresenta um novo espetáculo do projeto Contos em Viagem, criações que têm vindo a granjear ao coletivo liderado por Miguel Seabra e Natália Luiza uma notável aclamação. Assim, depois de Cabo Verde e Brasil, o Meridional convida-nos a viajar por Macau

cursos / wo r ks h o p s ACt – escola de atores

Iniciação às Técnicas do Ator a partir de 8 out sáb: 10h-17h IA

Workshops Internacionais para Profissionais do Espetáculo a partir de out IA

Casa do artista

Formação de Atores para Teatro Oficinas Teatro Lisboa.

IA

evoé

Teatro Físico – Método Lecoq ia

in imptus

Iniciação ao Teatro ter: 20h às 21h30 ia

213 157 815 mob

Teatro

QUA: 19H ia

através da adaptação para o palco de textos não dramáticos de autores portugueses e macaenses, como Camilo Pessanha, Eugénio de Andrade, Lu Aolei ou Wenceslau do Moraes. Nesta jornada rumo a oriente, propõe-se redescobrir a importância da passagem cultural portuguesa por aquele território através da expressão da palavra (dita pelo ator Romeu Costa), da música (composta e interpretada ao vivo por Rui Rebelo) e da dança (pela bailarina Margarida Belo Costa). FB

teatro aberto

À conversa sobre ‘Constelações’

Por Vicenzo Vitagliano (Instituto Superior Técnico) e Sónia Anton (Faculdade de Ciências); Conceição Abreu (Sociedade Portuguesa de Física), moderação.

sociedade de instrução guilherme cossoul

Formação de Atores

out a jun/17 seg, qua: 21h30-23h30 IA

15 out: 23h

teatro da luz

Teatro

EG Entrada Gratuita IA Inscrições abertas

pós-laboral

> Contactos pág 91

Pela Companhia da Esquina IA

968 060 047 | 917 549 657


74

vi s itas fundação champalimaud 8 nov

fábrica de azulejos de sant’anna 8 nov

rtp

9 nov

residência faria mantero 10 nov

bastidores do centro cultural de belém 14 nov

auditório do ipma - meteorologia 15 nov

centro ismaili 15 nov

instituto de higiene e medicina tropical 16 nov

Castelo de São Jorge 7 DE OUTUBRO, ÀS 18H 218 800 620 / WWW.CASTELOSAOJORGE.PT

Dias com História 400 anos de Artilharia no Castelo No dia 7 de outubro celebra-se o Dia Nacional dos Castelos que foi instituído em 1984 com o objetivo de promover atividades relacionadas com os castelos, fortes e outros tipos de fortificações. O Castelo de São Jorge associa-se às comemorações com uma visita em que se pode assistir a uma demonstração dos vários tipos de peças de artilharia que serviram o Castelo, desde o século XV até ao século XIX. Esta iniciativa dá a conhecer um pouco mais da história deste edifício emblemático da história portuguesa. A entrada é gratuita, mas necessita de inscrição prévia. CE

sinagoga 17 nov

casa da achada - centro mário dionísio 18 nov

mesquita de lisboa 22 nov

centro científico e cultural de macau 23 nov

Igreja Cristo Rei da Portela 24 nov

Artes e ofícios: gravarte 28 nov

ar.co - centro de arte e comunicação visual 28 nov

supremo tribunal de justiça 29 nov

Biblioteca dos Olivais/Bedeteca

À Descoberta da Biblioteca e da Banda Desenhada

marvila, um bairro em construção 5 nov

marechal saldanha 7 nov

Até out Seg, qua, sex: 10h, 14h

lisboa maçónica

EG / MP

Lisboa de camões

Divisão de Promoção e Comunicação Cultural

ITINERÁRIOS DE LISBOA

8 nov

11 nov

a belle époque e os francesismos alfacinhas 12 nov

lisboa de cesário verde 25, 26 nov

lojas de tradição do chiado 28 nov

lisboa na grande guerra 29 nov

lisboa hebraica

30 nov Marcações a partir de 3 out 218 170 742 lisboa.cultural@cm-lisboa.pt

VISITAS COMENTADAS

junqueira palaciana

lisboa romana

2, 16 nov

15 nov

exposição do mundo português

lisboa de camilo castelo branco

3 nov

18 nov

Escola de Calceteiros Percurso “Pela Calçada”

rainha d. amélia

no rasto de um atentado

3, 10, 17, 19, 24 nov

23 nov

casa veva de lima

josé saramago e o memorial do convento

campo de ourique

Artes e ofícios: hospital das bonecas/manteigaria silva

4 nov

25 nov

casa do alentejo 2 nov

3 nov

4 nov

7 nov

praça de touros do campo pequeno 30 nov Marcações a partir de 3 out EG

218 170 593 lisboa.cultural@cm-lisboa.pt gabinete de estudos olisiponenses

palácio do beau séjour 13 out: 10h30 EG / MP

Aqueduto das Águas Livres

Visitas Guiadas 1º sáb: 11h E / MP

218 100 215 (Museu da Água) Arco Triunfal da Rua Augusta Todos os dias: 9h-19h 210 312 700 (Associação de Turismo de Lisboa)


v i s i tas Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Arquivos Salvaguarda de Memórias Visita guiada temática com workshop. Seg: 14h-18h, Ter a dom: 10h-12h30, 14h-18h

Arquivo Nacional Torre do Tombo

Visitas Guiadas às Exposições e Área Pública Seg a sex: 9h30-15h

Assembleia da República

Visitas Guiadas ao Palácio de S. Bento Seg a sex Último sáb MP

213 919 625 Associação Renovar a Mouraria

Mouraria das Tradições Mouraria do Fado Do Castelo à Mouraria Mouraria dos Povos e das Culturas Visitas guiadas em português, inglês, francês, italiano, espanhol e alemão. Todos os dias MP

Migrantour Rotas Urbanas Interculturais

Visitas guiadas em português, inglês e francês. Todos os dias MP

927 522 883 BiclaLx

PASSEIOS CULTURAIS DE BICICLETA POR LISBOA

Rota pelo Comércio de Charme

Encontro: Largo do Intendente 8 out: 9h30 eliseubike.co@gmail.com

75 casa da achada - centro mário dionísio

a lisboa de mário dionísio Por Eupremio Scarpa 15 out: 14h30

Visitas guiadas que permitem conhecer o fundador da instituição e as peças que mais se destacam na coleção. 1º e 3º sáb: 12h EG

EG

Castelo de São Jorge Casa Fernando Pessoa

coelho da rocha, 16 Por Luís Miranda 22 out: 15h mp

almada em pessoa Por Cátia Figueira 8 out, 5 nov: 15h mp

Se te Queres Matar, Porque não te Queres Matar?

Visita criada por Miguel Simões e Suzana Branco em formato de áudio-teatro a partir da correspondência entre Pessoa e Sá-Carneiro.

Visitas Guiadas Regulares

Seg, qui, sáb: 15h (em português) Seg, sex, sáb: 11h30 (em inglês) Casa-Museu Amália Rodrigues

Visitas Guiadas

Ter a dom: 10h-13h, 14h-18h Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves

Histórias Curiosas sobre Obras de Arte da Coleção, Pintura Naturalista Portuguesa, Mobiliário Português e Estrangeiro dos Séculos XVII a XIX e Porcelana da China Ter a dom: 10h-18h EG

Casa-Museu Medeiros e Almeida

Visitas Guiadas

Bike a Wish

Permitem conhecer a história do fundador e de toda a coleção. Seg a sáb: 13h-17h30

lisboa@bikeawish.com

Pausa do Mês

Tours

Sábados no Museu

Visitas guiadas que permitem conhecer a história de uma peça. 2ª, 4ª qui: 13h30 EG

dias com história 400 anos de artilharia no castelo 7 out: 18h EG / mp

Visitas Guiadas

Visitas em português, inglês e espanhol. Todos os dias

Lisboa Vista ao Espelho A descoberta de Lisboa através do periscópio Todos os dias: 10h-17h30

À Descoberta do Castelo

Confiquatro Desportos Naúticos

PASSEIOS TEMÁTICOS

Rota do Sol Entre Pontes De Lisboa até à Barra Fortes da Barra do Tejo Por esse Rio Acima

Passeios à vela no Estuário do Tejo. MP

Convento dos Cardaes

Visitas Guiadas

Seg a sáb: 14h30-17h30 Convento de São Pedro de Alcântara

Visitas Guiadas

Sex: 11h30, 15h, sáb: 15h, 16h30 MP

213 240 869/7 Convento das Trinas do Mocambo

Visitas Guiadas Qua: 10h MP

A história do Castelo e das personagens que nele habitaram. Todos os dias: 13h, 16h

210 943 018

MP

Jogo Real no Chiado

Centro Cultural de Belém

VISITAS GUIADAS

CCB - Uma Leitura Geral do Edifício Por Fabrícia Valente e Maribel Sobreira Seg a sáb: 10h30-18h

CCB - Uma Cidade à Beira-Rio

Por Fabrícia Valente e Maribel Sobreira Seg a sáb: 10h30-18h 213 612 650 Centro Cultural Casapiano

Visitas Guiadas à Exposição Permanente Seg a sáb: 10h-18h

ciul - centro de informação urbana de lisboa

50 anos ponte 25 de abril: memórias em arquivo

Enigma Lisbon

Jogos repletos de enigmas, charadas e puzzles. Todos os dias MP

Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos

Visitas Guiadas Último sáb: 10h E / MP

Estádio do Sport Lisboa e Benfica

Visita ao Estádio

Todos os dias: 10h10-17h Em dias de jogo não se realizam visitas. 707 200 100 Fundação Portuguesa das Comunicações

O Museu Sai à Rua… Venha Conhecer o Bairro de São Paulo Primeiro sáb: 10h MP

museu@fpc.pt

MP

do museu ao bairro da madragoa

arquivomunicipal. servicoeducativo@cm-lisboa.pt

MP

Visita guiada à exposição até 27 out seg a sex: 10h-20h

último sáb: 10h

213 942 810 (Museu da Marioneta)


76

v i s i tas galeria millennium

conversas peritas Por Daniela Simões e Isabel Meneses 1 out: 17h Por Raquel Henriques Silva 19 out: 17h EG

tableu vivant

Visita encenada por Lígia Soares e Ana T. Magalhães. 8, 15, 29 out: 15h

Gare Marítima de Alcântara

Painéis de Almada Negreiros

Seg a sex: 10h30, 14h30 EG / MP

213 611 025

encontros imediatos: três sessões, um artista. alves cardoso… paisagista

12 out: 13h

retratista

19 out: 13h

decorador

26 out: 13h EG

cerca velha

Lisboa Árabe

Encontro: Casa dos Bicos 4 out: 15h

lisboa das artes e ofícios

Junta de Freguesia do Lumiar

Era uma Vez no Palacete profundidade de campo das Conchas… EG

lisboa do fado

Encontro: Miradouro da Graça 2 out: 15h

Encontro: Arco da Rua Augusta 8 out: 10h

EG

Visita orientada 22, 29 out: 15h

lisboa operária

MP

lisboa com fernando pessoa i

Visita guiada encenada. Até abr Última sex, sáb: 16h EG / MP

Encontro: Brasileira do Chiado 8 out: 15h

info@jf-lumiar.pt

MP

Labirinto Lisboa

passeio para desenhar III – estufa fria

A História de Portugal que os Livros não Contam Qua, qui, dom: 17h-22h, sex, sáb: 17h-24h sales@labirintolisboa.com Lisboa Autêntica

lisboa gastronómica

Encontro: Praça Luís de Camões MP 1 out: 11h

Encontro: entrada da Estufa Fria 9 out: 9h30 MP

alfama autêntica

Encontro: Portas do Sol, junto à estátua de S. Vicente 15 out: 10h

Lisboa das sete colinas - santo andré Encontro: Miradouro da Graça 15 out: 15h

Encontro: Capela da Sra. da Saúde 15 out: 18h MP Encontro: Campo das Cebolas, em frente à Casa dos Bicos 22 out: 9h30 MP

pelo corredor verde até monsanto

Encontro: alto do Parque Eduardo VII, junto à fonte 22 out: 10h MP

lisboa com fernando pessoa ii

Encontro: Príncipe Real, junto ao quiosque da Rua do Século 22 out: 15h MP

Padre António Vieira

Encontro: Largo Trindade Coelho, junto à Igreja de São Roque 23 out: 10h MP

a lisboa de antero de quental e da geração de 70

Encontro: Príncipe Real, junto ao quiosque da Rua de O Século 29 out: 15h MP

AS CORES

GRUPO AMIGOS DE LISBOA | 17 e 18 NOV 2016

DE LISBOA Sala do Arquivo | Paços do Concelho

Informações e Inscrições (15€)

21 780 01 56 | amigosdelisboa@mail.telepac.pt | www.amigosdelisboa.com


v i s i tas

lisboa arqueológica iii - mosteiro de são vicente de fora Encontro: Largo de S. Vicente 30 out: 10h MP Lisbon Movie Tour

Fernando Pessoa Experience

O passeio inclui dormida no quarto onde viveu Fernando Pessoa entre 1908 e 1912.

Afirma Pereira

À descoberta de Lisboa com Marcello Mastroianni.

Filme do Desassossego Passeio dedicado a Fernando Pessoa no cinema.

77 MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

por detrás de uma imagem Por Susana Anágua 9 out: 15h30

a imagem-movimento Por Susana Anágua 8 out: 16h30

2 out: 14h30

lendas & mistérios 9 out: 14h30

o último cabalista de lisboa 16 out: 14h30

lisboa literária 23 out: 14h30

a colina do castelo

30 out: 14h30 Encontro: Praça do Comércio, na esquina com a Rua do Arsenal Livraria Móvel Tell a Story

Ter a sex

PERCURSO SECRETO

Ter a sex

Circuito Central Eléctrica 1º dom: 16h visitar.maat@edp.pt

Encontro: Parque Eduardo VII, no Marquês de Pombal Última sex: 18h

o terramoto de 1755

Visitas Orientadas Museu de Lisboa Palácio Pimenta

Comboio Noturno para Lisboa Lisbon Walker

Museu de Lisboa Santo António

Sáb: dom, fer: 12h, 15h, 17h

Circuito Central Eléctrica

Bicicletada EG

massacriticapt.net Museu da Água da EPAL

Galeria do Loreto

Visitas guiadas aos subterrâneos do Aqueduto das Águas Livres. Sex: 15h, primeiro e último sáb: 11h E / MP

218 100 215 (Museu da Água) Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva

Visitas Guiadas ao Museu e às Oficinas de Artes e Ofícios da FRESS Seg a sex: 10h-13h, 14h30-16h30 MP

217 513 2146

Visitas Orientadas EG / MP

217 513 214 Museu da Marioneta

No Museu com os Robertos De Convento a Museu Marionetas Portuguesas e Marionetas Orientais Visitas temáticas MP

Museu Nacional de Arte Antiga

OBRAS EM FOCO

casamento místico de santa catarina Visita orientada 26 out: 18h

Museu Nacional do Azulejo

Visita ao Museu e Convento da Madre de Deus Ter a dom: 10h-16h30 MP

PASSEIOS LITERÁRIOS

Seg, qua: 11h, 15h, qui: 15h

Museu Nacional de Etnologia

Passeio dedicado à vida e obra de Fernando Pessoa. Todos os dias

Museu da Associação de Futebol de Lisboa

Galerias da Amazónia

Walk a Story Lisboa Literária

Seg a sex: 9h30, 11h, 14h, 15h30

Walk a Story Pessoa

Passeio dedicado a Luís de Camões, Eça de Queirós, Fernando Pessoa e José Saramago. Todos os dias MP walks@tellastory.pt Lx inline

Passeio de Patins

Encontro: Jardim do Campo Grande, junto ao Caleidoscópio. Sex: 21h30 massacriticapt.net

Visitas Guiadas EG

Museu Benfica Cosme Damião

Visitas ao Museu

Todos os dias: 10h-18h Em dias de jogo realizam visitas até ao início do mesmo. visitasestadio@slbenfica.pt

Visitas guiadas à exposição permanente. Ter a dom: 10h-18h servicoseducativos@ mnteatroedanca.dgpc.pt

218 170 666

EG / MP

Massa Crítica de Lisboa

Seguindo Jeremy Irons pela cidade. Todos os dias MP

Visitas Orientadas às Exposições

PERCURSO MONUMENTAL

Capitães de Abril

Passeio dedicado à Revolução de Abril.

Museu Bordalo Pinheiro

RESERVAS VISITÁVEIS Ter, qui, sáb: 15h30

Galerias da Vida Rural

Ter, qui, sáb: 14h30 MP

visitasguiadas@mnetnologia. dgpc.pt Museu Nacional do Teatro e da Dança

Do Teatro e da Dança: Peças, Objetos e Fragmentos nas Coleções do Museu

Museu Nacional do Traje

Visita ao Museu e ao Parque Botânico do Monteiro-Mor

Ter: 14h-18h, qua a dom: 10h-18h E / MP

Museu do Oriente

VISITAS ORIENTADAS GERAIS

Presença Portuguesa na Ásia e Sombras da Ásia Visita às exposições permanentes. Dom: 16h

Museu da Presidência da República

Visitas Orientadas ao Museu

Ter a sex: 10h-13h, 14h-18h MP

Visitas Orientadas ao Palácio Nacional de Belém e Jardins

Sáb: 10h30, 11h30, 14h30, 15h30, 16h30 MP Museu de São Roque

A Santo que Não Conheço… Nem lhe Rezo nem lhe Ofereço Visita guiada temática Seg: 14h-18h, ter a sex: 10h-12h30, 14h-18h EG / MP

Visitas Guiadas à Igreja e ao Museu de São Roque

Seg: 14h-18h, ter a dom: 10h-12h30, 14h-18h EG / MP

Os Jogos Sociais

Visita guiada temática Seg: 14h-18h, ter a sex: 10h-12h30, 14h-18h EG / MP

ITINERÁRIOS EM LISBOA azulejo

Encontro: Museu de São Roque 1 out: 10h EG / MP

ITINERÁRIOS DA FÉ Percurso da Baixa

Encontro: Largo da Sé 1 out: 10h


78

v i s i tas Percurso do Bairro Alto

Encontro: Museu de São Roque 22 out: 10h EG / MP

218 879 549 (Paróquia de S. Nicolau)

1 MÊS/1 CAPELA

capela dos lencastres no convento de são pedro de alcântara

Visita guiada temática 2 out: 15h, 5 out: 13h15

Paços do Concelho

Visita ao Edifício 1º dom: 11h EG

ezequiel.marinho@cm-lisboa.pt Padrão dos Descobrimentos

Visitas Guiadas ao Padrão e à Rosa-dos-Ventos E / MP

a santa casa abre portas

Palácio Nacional da Ajuda

Visita guiada temática 15 out: 10h EG / MP

Outra Lisboa

Viagens num Espaço Urbano Maior

Sete percursos para uma perspetiva urbanística sobre Lisboa. Todos os dias: 10h30 E / MP

927 136 291

Visita temática Ter a dom: 10h-16h30 MP

EG / MP

convento do grilo

Almeida Garrett no Panteão

VISITAS ORIENTADAS AO PALÁCIO

O Quotidiano da Família Real Um Dia de Gala no Paço da Ajuda MP

Parque Florestal de Monsanto

Percursos Pedestres Combatelaser Paintball Electrónico 968 297 047 (Acção Natura)

Peddy Paper

O jogo parte de Campolide, atravessa o Aqueduto e termina em Monsanto. MP

218 452 689 (Papa-Léguas) Parque das Nações

servicoeducativo@pnajuda. dgpc.pt

Comboio de Passeio

Panteão Nacional

Teleférico

De Igreja a Panteão

Visita orientada ao monumento. Ter a dom: 10h-16h30 MP

Seg a dom: 10h-19h

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

SANTA CASA CONVIDA Visitas Guiadas a Vários Espaços da Instituição

Sáb (quinzenalmente): 11h EG / MP

213 235 325 são luiz teatro municipal

Visitas Guiadas até 25 fev sáb: 14h30

Sociedade Histórica da Independência de Portugal

Visitas Guiadas ao Palácio da Independência Seg a sex MP

Seg a sex: 11h-19h, sáb, dom, fer: 10h-20h

Tcharan Eventos

Tejo Bike

A Morte do Artista Noite de Gangsters Os Rústicos

Aluguer de bicicletas. Todos os dias: 12h-18h 218 919 333

JANTARES MISTÉRIO MP


v i s i tas Teatro Nacional D. Maria II

teatro em cartaz: a coleção do d. maria ii, 1853-2015

Visitas guiadas à exposição por Helena Barbosa 15, out, 19 nov, 17 dez: 18h

Visitas Guiadas

Visitas guiadas aos bastidores do Teatro em português, inglês, francês, castelhano, alemão e italiano. Seg: 11h MP

213 250 829 Teatro Nacional de São Carlos

Visitas Guiadas E / MP

visitas@saocarlos.pt Teatro da Trindade

LISBOA NA RIBALTA - DE TEATROS E OUTRAS ESTÓRIAS pelos livros é que vamos!

Visita orientada por Paula Gomes Magalhães. 15 out: 15h MP

cultura@inatel.pt time travellers

(re) descobrir o castelo de são jorge

Alcântara por mares e sons navegados Encontro: entrada do Museu de Macau 9 out: 10h

De São Pedro em Alcântara ao Vale-Flor

Encontro: Igreja de São Pedro 16 out: 10h

batalha de alcântara Encontro: antiga escola primária do Bairro do Alvito 22 out: 10h

cemitério dos prazeres Encontro: porta do cemitério 30 out: 10h EG

umoutroolhar@sapo.pt Underdogs Public Art Store

Underdogs Public Art Tours

Visitas guiadas em bicicleta elétrica, scooter, minibus ou sidecar por várias intervenções artísticas. Ter, qui, sáb: 15h-17h info@under-dogs.net Walk and See

Passeios Guiados a Pé GO / MP

917 443 389

a lisboa romana

Encontro: Jardim Olavo Bilac 2 out: 10h

Com Herman José E amigos Entrada Livre - M/6

1 Out, Sáb, 21h30 Belém

Jardim da Torre

de Belém

Com o Quarteto de Pedro Duarte

2 Out, DOM, 21h30 BeNFICA

Quinta da Granja

LUMIAR

Encontro: Praça do Comércio 22 out: 10h-13h Inscrições abertas até 20 out

vale de alcântara lugares

1, 2, 7, 8, 9 Outubro

7 Out, SEX, 21h30

Encontro: Praça do Comércio 15 out: 10h-13h Inscrições abertas até 13 out

Um Outro Olhar

Um passeio de música e humor

com Aldina Duarte e Pedro Moutinho

a herança judaica de lisboa

Encontro: Praça do Comércio 29 out: 10h-13h Inscrições abertas até 27 out 965 107 188

A SORRIR

8 Out, Sáb, 21h30

CARNIDE

LARGO DA LUZ

com Lenita Gentil e Gonçalo Salgueiro

9 Out, DOM, 21h30

PARQUE DAS NAÇÕES Pala do Pavilhão de Portugal

com Rodrigo e Alexandra

MP

Encontro: entrada do Castelo 8 out: 10h-12h Inscrições abertas até 6 out

a lisboa dos amores

LISBOA

E Escolas EG Entrada Gratuita MP Marcação Prévia

> Contactos pág 91

Parque Quinta das Conchas e dos Lilases

com Jorge Fernando e FF

Sinopse: “Lisboa a sorrir” é um conceito de espetáculo, que espelha o melhor do espírito alfacinha: o bom humor, a música, o fado, todos unidos num evento que reflete a eterna capacidade muito lisboeta de fazer da arte paliativo para todas as tristezas. Os quarenta anos de carreira, repertório e estórias de Herman José, servem de fio condutor a um acontecimento artístico que decorre em palcos montados em sítios emblemáticos de Lisboa. Acompanhado pelo Quarteto de Pedro Duarte, “Lisboa a Sorrir” terá como convidados nomes tão transversais e populares como Aldina Duarte, Pedro Moutinho, Jorge Fernando, FF, Lenita Gentil, Gonçalo Salgueiro, Rodrigo e Alexandra.

79


80

c r i a n รงas

Companhia Nacional de Bailado aulas de danรงa para os mais novos


E

Filipa Santos

stá a funcionar, desde o mês passado, a nova escola para crianças da Companhia Nacional de Bailado (CNB). O projeto “surge da vontade de voltar a ter um centro educativo que, além de uma escola, inclui outras atividades na área da dança”, explica Bruno Cochat, bailarino, coreógrafo e professor, coordenador deste projeto. As aulas são vocacionadas para miúdos dos cinco aos nove anos, e pretendem ser “uma formação anterior ao ensino vocacional, para as crianças perceberem se é isto mesmo que querem fazer. É a idade ideal para se trabalhar a parte criativa, desenvolver a coordenação psicomotora e a confiança”. Nesta fase, haverá duas aulas de ballet por semana e uma aula ao sábado, cuja temática varia entre expressão dramática, dança criativa e danças tradicionais. Aos dez anos, decidirão se este é o rumo que querem seguir, e aí “a dedicação terá de ser diária, como acontece no desporto de alta competição”. As aulas serão dadas por bailarinos profissionais “mas que não estão no início da sua carreira. Pessoas de larga experiência, com grande potencial de juventude e conhecimento”. À falta de respostas políticas sobre o reenquadramento profissional dos bailarinos, a criação deste centro educativo, por um lado, pretende reconduzir os bailarinos que já não dançam e, por outro, passar aos pequenos toda a sua experiência e saber. As turmas funcionam às terças e quintas, às 17h (5-7 anos) e às 18h (7-9 anos), com uma mensalidade de 60€. Todos Bailarinos

Outra das atividades deste centro educativo surge em parceria com a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21. O projeto Todos Bailarinos irá proporcionar a experiência da Dança a crianças com necessidades educativas especiais, entre os cinco e os 14 anos. As aulas têm carácter regular, de uma ou duas

Companhia Nacional de Bailado

Escola da Companhia Nacional de Bailado

5-7 anos Ter, qui: 17h-18h 7-9 anos Ter, qui: 18h-19h Rua Vítor Cordon, 20 / 213 474 048/9 / www.cnb.pt

vezes por semana, e serão dadas aos alunos na companhia de um dos cuidadores da criança. “Trata-se de um projeto pioneiro, porque não existe de forma regular. Já houve outras experiências, mas não com este carácter anual. É algo que no futuro poderemos avaliar, mas que ainda está no começo”, esclarece Bruno Cochat.


82

c r i a n ças e s t e m ê s Casa Fernando Pessoa

Este M ês Academia de Santo Amaro

Hakuna Matata

Teatro musical Maiores de 3 anos 15 out até 18 dez Dias úteis E / MP

Sáb: 15h, dom: 11h PG

Auditório Carlos Paredes

Filminhos Infantis à Solta pelo País LAR DOCE LAR, LUZINHA, AS AVENTURAS DE MIRIAM: JOGO DAS ESCONDIDAS, O PASSARINHO E A FOLHA, O PEQUENO RUDY, O DRAGÃO E A MÚSICA, MANCHA E MANCHINHAS: OS COZINHEIROS, UMA GALINHA BEM PASSADA 4-10 anos 16 out: 11h30 PG servicoeducativo@ zeroemcomportamento.org Casa da Achada – Centro Mário Dionísio

OFICINA DE AUTORETRATO

Desenho, fotografia, expressão dramática, colagens, escrita Maiores de 8 anos 2, 9, 16, 23 Out: 15h30-17h30 Casa do Coreto

Conta-me uma História…

Teatro Maiores de 5 anos 1 out: 16h, 2 out: 11h30

A Ilha do Tesouro

teatro Maiores de 6 anos 15 out: 16h, 16 out: 11h30

Dança Criativa maiores de 4 anos 23 out: 16h

Cabelos em Pé!

Teatro Maiores de 4 anos 29 out: 16h, 30 out: 11h30

Achimpa

Sessão de leitura 6-13 anos 15 out: 11h MP

Castelo de S. Jorge

Jogos em Família Maiores de 5 anos 2 out: 11h

Séc. XII – Lisboa fora do Condado Maiores de 5 anos 9 out: 11h

Séx. XV – Tempo de Mulheres, Mulheres do seu Tempo Maiores de 5 anos 16 out: 11h

Visitas em Família Maiores de 6 anos 23 out: 11h

Casino Lisboa

A Incrível Fábrica dos Oceanos Teatro Maiores de 2 anos 8 out a 4 fev/17 Sáb, dom: 11h PG

Seg a sex: 11h, 14h30 E / MP

Salto Vocale

Bernard Massuir + Pequenos Cantores do Conservatório de Música de Lisboa

Concerto Maiores de 4 anos 21, 22 out: 11h30, 14h30

Parapente 700

Big Bang - Festival de Música e Aventura para um Público Jovem A Areia Nunca Cai no Mesmo Sítio

1 out: 15h30

Danças Tradicionais Europeias

8 out: 15h30

Concerto Maiores de 4 anos 21, 22 out: 10h45, 14h30

Parapente 700

Oficina Maiores de 7 anos 21, 22 out: 11h30, 15h15

Baile Parapente 700

Eva Parmenter, Denys Stetsenko Minibaile Maiores de 4 anos 21, 22 out: 12h30-16h15

Quartos dos Músicos

António Oliveira, Nuno Cintrão, Dulce Moreira

Performance musical Maiores de 4 anos 21, 22 out: 11h30, 14h, 15h30

Desbundixie

Concerto ao ar livre Para todos 21, 22 out: 18h 21 out 22 out PG

c.e .m – Centro em Movimento

Dançar uma História 5-10 anos Sex: 18h30-19h30

Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa

Soleo

Teatro Maiores de 3 anos Até 9 out Sáb: 11h, Dom: 16h

Concerto Maiores de 6 anos 21, 22 out: 11h45, 15h15

BerBerio

Zonzo Compagnie

Concerto Maiores de 6 anos 21, 22 out: 10h30, 14h

Todas as Noutes Passadas Filipe Faria

Concerto, dança e vídeo Maiores de 4 anos 21, 22 out: 10h30, 13h, 15h30

Espaço das Artes: artPOSTcom Cientistas invadem o Museu: Com cabeça, tronco e membros 15 out: 15h30

Meios e formas de comunicação: Oficina de TV 22 out: 15h30 MP

museu@fpc.pt | 21 393 5177 Galeria Millennium

Oficinas Respirar o ar livre 3-12 anos 8, 22 out: 11h

Paisagens em movimento 5-10 anos 1, 15, 29 out: 11h

Galeria Quadrum

À Descoberta dos Coruchéus: Horta, Arte, Arquitetura Livro-jogo Maiores de 8 anos MP Grow Up

Orquestra Sinfónica Portuguesa + JAS + Maestrina Joana Carneiro Concerto ilustrado Maiores de 4 anos 21, 22 out: 17h

4 SÁBADOS, 4 TEMAS! Conhecer o Museu: Enigma

Eva Parmenter e Denys Stetsenko

E / MP

Centro Cultural de Belém

Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das Comunicações

A Branca de Neve e os Sete Anões

Podes fazer tudo aquilo que queres? Oficina de filosofia 4-6 anos 16 Out: 10h 7-10 anos 16 out: 11h 11-14 anos 16 out: 12h

PG

Espaço Lua Cheia

NOITES DE LUA CHEIA – Estórias, Chá e bolinhos… 16 Out: 21h

MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Oficinas OFICINA DE LUZ Maiores de 8 anos 1 out: 16h30

Carrinhos Solares Maiores de 6 anos 2, 23 out: 14h30


c r i a n ças e s t e m ê s

83

15 de outubro a 18 de dezembro, sábados às 15h, domingos às 11h Academia de Santo Amaro / Rua da Academia Recreativa de Stº Amaro, 9 / 213 636 637

Hakuna Matata O Musical João Duarte Costa é o autor do espetáculo Hakuna Matata, uma aventura musical onde os animais são os protagonistas. A história transporta as crianças para o interior da savana onde a mais famosa das suricatas resolve partir para conhecer a cidade, deixando para trás a família e os amigos. A nova

A Magia do Eletroíman

Maria Matos teatro Municipal

Maiores de 9 anos 9, 30 out: 14h30

Saia de Roda

O Herbário Desenhado

E / MP

5-12 anos 8 out: 16h

Funcionar do Avesso 7-10 anos 9, 16 out: 15h30

FOTOGRAFAR COM OS OLHOS: CONSTRUÇÃO DE CÂMARAS OBSCURAS PORTÁTEIS 7-12 anos 2, 15 out: 15h30

Não acordes o Dragão Maiores de 6 anos 16 out: 14h30 MP

Sessão de teatro, dança e música 21, 25 a 29 out: 10h 22, 29 out: 16h30 23, 30 out: 11h, 16h30 PG

Mob

Por ti até como lagartixas

Animação para a infância 9 Out: 16h Museu de Lisboa – Palácio Pimenta

Pavilhão Branco & Jardins do Palácio Pimenta Atividade livro-jogo Maiores de 9 anos MP

vida está cheia de surpresas e peripécias, mas a pequena suricata percebe que o seu coração está na selva junto daqueles de quem mais gosta. O dia do seu regresso é também um momento de festa, pois nesse dia nasce o novo rei da selva. Ana Figueiredo

Museu da Marioneta

Contos do Mundo

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Contos Negros para os Filhos dos Brancos

Teatro Maiores de 3 anos Até 16 out Sáb: 16h, dom: 11h30

Espetáculo de marionetas 1 out: 16h, 2 out: 11h30

Espetáculo de marionetas Maiores de 6 anos 15 out: 16h, 16 out: 11h30

Fase REM

Espetáculo de marionetas 29 out: 16h, 30 out: 11h30

A Vila das Cores Contos e marionetas Maiores de 6 anos 8 out: 15h MP

Casa Assombrada Oficina Halloween Maiores de 6 anos 30 out: 10h30 MP

O Principezinho

Museu Nacional do Teatro e da Dança

Os sete cabritinhos 1-5 anos 16 Out: 10h30

Branca de Neve e os sete anões 1-5 anos 30 Out: 10h30 217 567 410 | 964 978 022 (Palco de Chocolate)

Museu do Oriente

O Enigma do Samurai Oficina 6-12 anos 22 out: 15h-17h

MP


84

c r i a n ças e s t e m ê s / to d o o a n o Museu de São Roque

Desenhar a Cidade. Exercícios sobre Arquitetura e Urbanismo Visita-ateliê 12-16 anos 1 out: 15h

Quantos Módulos fazem um Padrão? Oficina 6-10 anos 2 out: 15h

Há animais no Museu? Visita animada 3-8 anos 8 out: 15h

Vamos conhecer o Oriente em São Roque Visita-jogo 12-16 anos 9 Out: 15h

As Sombras ganham Vida Oficina 8-10 anos 15 out: 15h

O Que Nos dizem As Cores? Visita animada 6-12 anos 16 out: 15h

WORKSHOPS DÒING

Explorar, Criar e Imaginar: Egg Lander Maiores de 8 anos 1 out: 16h30-18h30

Vamos programar: Introdução à programação em JavaScript Maiores de 12 anos 8 Out: 15h30-18h30 São Luiz Teatro Municipal MAIS NOVOS

Barlavento

Música Maiores de 4 anos 19, 20, 21 out: 10h30 E / MP

22 out: 16h 23 out: 11h, 16h

PG

Smart Way

MINDFULNESS PARA CRIANÇAS

6-10 anos SÁb: 10h-10h45 11-15 anos MP SÁB: 9h-9h45 Info: educaremocoes@sapo.pt Teatro Bocage

A Alegre História A Brincar construímos de Portugal em 90 Minutos o Passado Teatro Visita-ateliê 6-12 anos 23 out: 15h

Uma Banda Desenhada em Azulejo Oficina 12-16 anos 30 out: 15h PG

Pavilhão do Conhecimento

A COZINHA É um LABORATÓRIO

Pãezinhos de fruta Maiores de 6 anos 9 Out: 15h30, 17h15

CANTINHO DA CIÊNCIA

Hoje vou ser Cientista da Luz Maiores de 3 anos 22 Out: 11h30, 15h30, 17h15

LABORATÓRIO

Laser Lab

Maiores de 6 anos 23 Out: 15h30, 17h15

Maiores de 5 anos 5 out: 16h teatro Camões

PAD – PROJETOS DE APROXIMAÇÃO À DANÇA

QUINZE BAILARINOS E TEMPO INCERTO

A beleza, pequena conferência Maiores de 12 anos 13 a 29 out Sáb: 16h30 PG

Qua a sex: 11h30 E / MP

teatro Politeama

A Pequena Sereia Estreia out Ter a sex: 11h, 14h E / MP PG

Teatro Turim

A MENINA QUE DETESTAVA LIVROS Teatro Maiores de 4 anos 1 Out a 13 NOV Sáb: 16h, Dom: 11h

A LUA DE JOANA

Teatro Maiores de 12 anos 1 a 9 OUT Qui A Sáb: 21h30 , Dom: 17h

O Mundo dos Legumes, O Cozinheiro Trapalhão, A Lição da Árvore, O Mimo vai à Escola, A Castanha Brincalhona, O Livro Amigo Peças itinerantes lanterna.magica@iol.pt (Teatro Lanterna Mágica)

30 da Mouraria – Psicoterapia e Movimento

TURBULÊNCIA

MP

E / MP

218 923 489 | cristina.jesus@cnb.pt teatro nacional D. maria II

A Visita Escocesa

Visita Maiores de 6 anos 15, 22, 29 out: 16h30 PG 25 out: 11h E / MP

Maiores de 6 anos MP

Academia de M úsica de Telheiras

Música para Bebés e Papás Até aos 3 anos Ter: 18h30

Academia Nacional de M úsica Carlos Seixas - Pólo de Roma/ Alvalade

Música para Bebés, Piano, Violino, Violoncelo, Flauta Travessa MP

Academia Novas Letras

Piano, Guitarra, Saxofone, Violino, Violoncelo, Bateria, Flauta, Acordeão Seg a sex: 14h-20h

To do o Ano

E / MP

Workshop 14-18 anos 19 a 21 out: 14h30-17h30

Guitarra, Piano, Violino, Violoncelo, Bateria, Canto, Baixo

Sáb, dom: 15h

Drama e Movimento para Miúdos Tímidos, Atrevidos e Mais ou Menos

Espetáculo de dança 9-14 anos 20 out: 15h

Academia de M úsica da Graça

4-10 anos Qua: 17h-18h

30damouraria@gmail.com Academia de Filosofia 4-17 anos 936 140 727 MP

Academia de M úsica

Iniciação Musical

Teatro Musical Maiores de 13 anos Ter: 17h-18h20 MP

Academia Talentos à Vista

Aulas de Taekwondo 4-14 anos Ter, sex: 18h15-19h Act – Escola de Actores

Teatro e Movimento para Jovens 12-15 anos 08 out a 10 dez Sáb: 10h-14h ADCEO

Auto da Barca do Inferno, Falar a Verdade a Mentir Seg a sex: 10h30, 14h30 E / MP

Alma Cheia

Zen Kids

Sáb: 17h30-19h, Seg: 18h30-19h30 960 271 750 | projetozenkids@ gmail.com

0-36 meses MP

Alunos de Apolo – Escola de Dança

Aulas de Dança Sáb: 10h


s e c ção CO N T I N UA M / C I R CO / au l as / wo r ks h o p s

85


86

c r i a n ças to d o o a n o Armazém 13

Acrobacia Aérea Sáb: 11h-12h30 Arte Graça

Música para Bebés

4 meses-3 anos Dom: 10h geral@anapar.pt

Arte Ilimitada

Desenho, Pintura, Ilustração, Fotografia 6-15 anos

Art!ist – Academia de Dança , Teatro & Performance

Hip-Hop, Judo, Condição Física

Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos

Vita Civitatis… A Cidade e o Quotidiano Medieval

Seg a sex: 9h30, 11h, 14h, 15h30 E / MP

Percurso Medieval, Percurso Lisboa Quinhentista, Percurso Pombalino E / MP

918 748 695 Associação Renovar a Mouraria

Ballet

Iniciação às Artes Perfomativas 8-12 anos Sáb: 10h-13h

Associação Musical Lisboa Cantat

Coro Infantil Lisboa Cantat 7-13 anos Dom: 17h30-19h30

Ateliê de Arte 5-12 anos Sáb: 10h-12h

Danças Tradicionais e de Roda

Banco de Portugal

Atelier de São Bento

Oficina lúdica Qua, qui, sex: 10h30, 14h30

Artes Plásticas

Ter: 15h-17h, 17h-19h MP

Ateneu Comercial de Lisboa ACADEMIA NACIONAL DE MÚSICA CARLOS SEIXAS

MP

MP

Auditório Carlos Paredes

Auditório Pedro Arrupe

Maiores de 6 anos Até mai Seg: 17h40-18h40

Maiores de 6 anos

Oficinas de Movimento

Maiores de 12 anos www.culturalkids.com.pt E / MP

Desenhos à Desgarrada

Sáb: 10h30

Guitarra

Auto da Barca do Inferno

Maiores de 5 anos Dom: 10h-11h cursolisboa@gmail.com

Música para Bebés, Piano, Violino, Violoncelo, Flauta Travessa

Maiores de 5 anos Sáb: 10h-11h MP

Artyaplausos

Atelier do Paço

Visita-ateliê

Porquê visitar o Museu? O Tempo narrado pela Arqueologia Visita-oficina

De D. Dinis a Fernando Pessoa – O Tempo e a Palavra Visita-ateliê E / MP

Biblioteca Orlando Ribeiro

Curso do Teatro

A Aventura de Ulisses

10-16 anos Seg: 17h30- 18h30 5-9 anos Seg: 18h40-19h4o 214 194 893 | 964 379 701

MP

Biblioteca dos Coruchéus

8 de outubro 10h30 e 11h30

Afinal o caracol Por Andante

Espetáculo de promoção da leitura para bebés poesia de Fernando Pessoa, música de Joaquim Coelho e ilustrações de Mafalda Milhões

Para bebés a partir dos 6 meses. Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.

Biblioteca dos Coruchéus R, Alberto de Oliveira T. 218 172 049 bib.corucheus@cm-lisboa.pt


c r i a n ças to d o o a n o Caravela Vera Cruz Doca do Espanhol

Um dos Principais Laboratórios da Terra é o Mar

Visita Seg a sex: 10h-17h E / MP www.caravelaveracruz.pt Casa do Artista

Curso de Teatro Musical Classe Júnior 7-15 anos Sáb: 10h-13h

Curso de Teatro Classe Drama Maiores de 15 anos Sáb: 15h-18h 963 773 636

Casa do Brasil

Oficina de Teatro 10-14 anos Ter, qui: 17h-19h

Casa da Cultura dos Olivais

Projeto Reciclo Orquestra

Oficina de construção de instrumentos musicais 6-16 anos Sáb: 10h12h EG

Casa de Giz

Happy Yoga

5-12 anos Ter: 18h-18h45 MP Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves

Recriação de Época: Elisa, a criada do Dr. Anastácio Gonçalves, apresenta a Casa e as Obras de Arte às crianças

Aulas de Ballet e Dança Criativa

6-11 anos Qui: 17h30-18h30, Sáb: 11h-12h

Aulas de Dança Contemporânea

12-18 anos Qui: 18h30-19h30, Sáb: 12h-13h 968 884 787 Casa Fernando Pessoa

Pela Cidade de Pessoa Percurso pedestre

Aqui viveu Pessoa Visita guiada

“Um, dois, três. Quem é? Quem são?” Teatro de Fantoches

Descalçar Botas d’Elástico e fazer uma Revista Modernista, Hora do conto - Leituras Enviesadas Oficinas

Nós, os de Orpheu Exposição itinerante E / MP

info@casafernandopessoa.pt

Centro Europeu de Línguas

Culturgest

Maiores de 6 anos

Oficinas do pré-escolar ao ensino secundário Até mai/17

Estudo Lúdico da Língua Inglesa MP

Centro de Formação Artística

Desenho Aberto

Maiores de 7 anos Seg: 16h45-18h25, Qua: 18h45- 20h15

Visita guiada EG / MP

Chapitô

Casa do SER

4-12 anos Qua: 18h

3-10 anos Qua: 18h30-19h30 910 952 541

Clave e Som, Escola de M úsica

Caulino Ceramics

4-6 anos

Aulas de Biodanza

Workshops de Cerâmica 5-14 anos Qua: 17h-18h30

Centro Científico e Cultural de Macau

A Escrita Chinesa Maiores de 6 anos

Ateliê de Circo

Iniciação Musical

Cursos de Piano, Teclado, Flauta, Guitarra, Acordeão, Violino, Violoncelo Maiores de 6 anos MP

Instrumentos Musicais Chineses

Club Clínica das Conchas

Visitas Guiadas

Sáb

Maiores de 6 anos Casa dos Direitos Socias

87

Curso de Música para Bebés

Maiores de 6 anos MP

MP

c.e .m – Centro em Movimento

CMS Espaço Terrapuriano

5-10 anos Sex: 18h30-19h30

Maiores de 10 anos Sáb: 12h-13h

Dançar uma História

Tai-Chi

A Culturgest na Escola: Serviço Educativo portátil MP

Dança Livre - Escola de Dança

Ballet

A partir dos 3 anos Vários horários MP

Dança do Saber

Ballet, Hip-Hop, Contemporâneo, Karaté Vários horários MP

Dançarte

Ballet, Dança Criativa, Sevilhanas, Flamenco, Hip-Hop MP Dançattitude

Aulas de Dança Flamenca

3-8 anos Sáb: 10h-11h xavierflamenco@gmail.com Dance Factory Studios

Dança Criativa 3-6 anos

Hip-Hop Teens

MP

Dance Spot

Ateliê de Competências para Crianças

Hip-Hop, Ballet, Contemporâneo, Sapateado MP

Centro Cultural de Carnide

Colégio Luso -Suíço

Departamento de Proteção Civil

Workshop de artes circenses Qua: 18h-20h, dom: 9h-13h

3-13 anos Out a Jun

Nhó Nham Ró Ró Bebés Qua: 17h-18h30

Tendas Circus Ballet

Sáb: 18h-19h

Curso de Expressão Dramática e Cinema MP

asformigas@sapo.pt

Vários horários

Hip-Hop

Ter, qui: 18h45-19h45 Centro Cultural Padre Carlos Alberto

Dança clássica, dança contemporânea, dança criativa, barra de chão, pontas Curso de Expressão Dramática 6-12 anos pontifice73@gmail.com

Companhia Nacional de Bailado

Escola da Companhia Nacional de Bailado 5-7 anos Ter, qui: 17h-18h 7-9 anos Ter, qui: 18h-19h

Comunidade Hindu

Aulas de canto e instrumentos MP

A segurança em casa, na rua e nos espaços públicos 5-10 anos Seg a sex: 9h-12h, 14h-16h30 MP

Escola de Actores Ilha D’Arte

Cursos e workshops Maiores de 8 anos

Escola Básica Pedro de Santarém

Curso de Percussão, Afro Brasileira, Samba Reggae Maiores de 10 anos Ter: 18h blocooxala@gmail.com (Bloco Oxalá)


88

c r i a n ças to d o o a n o Escola de Belas-Artes Pedro Serrenho

Artes Plásticas

5-12 anos Qua: 14h-16h, 17h-19h30, sáb: 10h-13h

Dança Contemporânea 9-13 anos

Aulas de equitação Isshin Dojo Aikido

Teatro 7-15 anos MP

MP

Escola de Dança Ana Köhler

Ballet, Dança Contemporânea, Dança Jazz, Dança Tradicional Irlandesa, Hip-Hop, Danças Orientais

Visitas guiadas ao Palácio do Beau Séjour MP / EG

Escola de Dança Raquel Oliveira

Galeria 36

MP

Yoga MP

Gabinete de Estudos Olisiponenses

MP

Danças Espanholas, Dança para crianças

6-14 anos

FullOut Dance Academy

Ballet, Hip-Hop

Pintura sobre Azulejo, Artes Plásticas, Aulas de Música MP

Escola de Jardinagem e Calceteiros

Jardim do Saber, Mãos Verdes

Galeria Millennium

Visitas orientadas E / MP

3-12 anos Seg a sex

Gato que Ladra

Programas de Sensibilização Ambiental

Teatro aos Sábados

MP / EG

Escola Secundária Pedro Nunes

Aulas de Mandarim

Oficinas

4-12 anos Sáb: 11h

Mikado Grupo de Teatro 13-18 anos Sáb: 16h MP

Qua: 14h30-15h30

Ginásio Beija-Flor

Espaço 62

3-16 anos Qua, sex: 19h30-20h30

Artes plásticas 5-12 anos Qui: 18h-19h

Mindfulness

6-12 anos 23 out: 11h-12h MP

educaremocoes@sapo.pt Espaço Dança de Palmira Camargo

Ballet Kids

Capoeira Infantil Ginásio Clube Portugu ês

Espaço Be .Live

MP

Espaço Pessoa e Companhia

Hora do Conto

3-5 anos Seg: 17h30-18h MP / EG

Forum Dança

Aikido, Ginástica, Judo, Esgrima, Tiro com Arco, Capoeira, Futebol, Baby Gym MP Gymboree

Play & Learn: Música, Artes, School Skills, Sports, Mommy and Baby Fitness

Programas de desenvolvimento infantil 0-5 anos Workshops

The happiest baby on the block, baby signs 0-24 meses

Pré-Ballet, Dança Criativa

Helen Doron Early English

Ballet

3 meses-14 anos

3-5 anos 5-7 anos

Ensino de inglês MP

Hipódromo do Campo Grande

Maiores de 3 anos Vários horários

Ballet Criativo 3-6 anos Sáb: 15h

Karaté

3-6 anos Dom: 11h-11h45 7-12 anos Dom: 12h-12h45

Pilates

Jardim Botânico da Ajuda

Visita Geral, As Plantas Oficinais, O Sabor e os Cheiros PG / MP Os Campeões do Jardim, À Descoberta do Jardim 4-5 anos

A Planta, O Herbário Ensino básico

Plantas de todo o Mundo, Quem sou Eu? Como me Chamo?, Da Alga à Laranjeira, Os Botânicos e a Conservação da Biodiversidade Ensino secundário

A Loja das Atividades

E / MP

Jardim Botânico Tropical

Os Sentidos no Jardim, Um Povo Descobridor, Na Ponta do Lápis

Maiores de 14 anos Sáb: 11h-11h45

Pequenas atividades para grandes crianças Maiores de 3 anos Dom: 9h30-13h MP

A Loja da Tia Glória

Yoga, expressão dramática, artemix, expressão musical, danças do mundo Oficinas artísticas Vários horários Lx Dance

Ballet MP

Maria Matos Teatro Municipal

Dentro de Cena

Visita guiada ao Teatro Maiores de 3 anos Ter a dom: 15h-20h EG / MP

Visitas guiadas e atividades temáticas E / MP

Mercado 31 de Janeiro

Jazzy Dance Studios

Visita guiada e atividade lúdica no âmbito da Educação Alimentar Maiores de 8 anos Ter a sex: 9h30-12h

Break Dance Kids, Capoeira Kids, Hip-Hop, Shake-it-up Teens, Ginástica, Capoeira 4-12 anos

MP

Just4Teens

Socialização e Descoberta para Bebés e Crianças Ter a qui: 10h-12h

Lavadouro Público de Carnide

À Descoberta do Lavadouro!

Visita guiada com encenação Maiores de 4 anos 1º dom: 11h Leap – Espaço Amoreiras

Visitas guiadas e atividades para escolas 6-10 anos MP / EG info@edge-arts.org

Vamos Todos ao Mercado

E / MP

Minimundo

Música para Bebés Até aos 3 anos

Mosteiro dos Jerónimos

Brincando no Mosteiro, Animais do Mundo, Animais do Rei, Jogo do Mosteiro, Jogo dos Descobrimentos, Ateliê das Iluminuras, Jogando com o Tempo, Viagem de Vasco da Gama, Vem Conhecer o Mosteiro Visitas guiadas e oficinas pedagógicas Ter a sex E / MP


c r i a n ças to d o o a n o Mundo Património LAB Maiores de 4 anos

Museu Nacional do Azulejo

Programa de Educação Patrimonial Qua: 11h30-19h

Oficina de pintura Maiores de 3 anos

Mundo Património LAB

Laboratório de criatividade Dias úteis: 16h-19h mundopatrimonio@spira.pt

Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva

Visitas Guiadas ao Museu e às Oficinas Seg a sex

MP

Museu da Carris

Janelas Mágicas Oficina 5-12 anos MP

Museu das Crianças

Viagem ao Meu... Futuro! Exposição 3-11 anos

O Corpo Humano, Ciência com Balões, Brincar com a Matemática MP / E

Museu do Fado

Fado Menor 6-10 anos

Só é Fadista quem Quer 6-15 anos MP

Museu de Lisboa – Teatro Romano

Em Lisboa, Sê Romano

Pintar um Azulejo! E / MP

Há música no Azulejo!

Visita de descoberta e concerto de piano comentado 4-12 anos

Uma Viagem pela História do Azulejo Visita orientada Maiores de 8 anos E / MP / EG

Peddy Paper no Museu 4-12 anos

E / MP / EG

Museu Nacional dos Coches

Visitas Guiadas, Visitas a Grupos com Necessidades Especiais MP / E

Peddy-Paper, Guia de Exploração Pedagógica, Caça ao Tesouro, Quem é Quem? Jogos

E / MP / PG

Museu Nacional de Etnologia

Moinhos e Moídos, Panelas Cantoras

Oficinas de expressão plástica 4-12 anos

Galerias da Amazónia Visitas guiadas

Galerias da Vida Rural Visitas guiadas E / MP / EG

Roteiro de visita, atividades e desafios 4-12 anos Ter a dom: 10h-18h

Museu Nacional do Teatro e da Dança

Museu da Marioneta

4-10 anos

Um Mundo de Histórias Visitas para famílias PG / MP

Museu Militar

Uma história com… Ateliê 4-8 anos

Escrita Criativa 8-12 anos

Visitas históricas guiadas 8-12 anos E / MP

Um enigma no Museu 8-12 anos E / MP

© Wouter van Looy

Aproxima-te!

89

Ateliê de Construção de Fantoches Ateliê de Expressão Corporal: o Corpo também Fala Maiores de 6 anos

Ateliê de Escrita e Caracterização: do Texto ao Palco Maiores de 10 anos MP

Museu Nacional do Traje e da Moda

Visitas gerais

Trajes no paço: memórias escondidas, histórias de um vestido

Centro Cultural de Belém 21 E 22 DE OUTUBRO PraÇa DO IMPÉRIO / 213 612 400 / WWW.CCB.PT

Festival Big Bang Vem aí mais uma edição do Big Bang. Este mês, o CCB volta a ser palco de uma viagem de descoberta para crianças entre os quatro e os 12 anos. A sétima edição decorre nos dias 21 e 22 de outubro e volta a reunir compositores, músicos e performers portugueses e de outros países da Europa. O intuito mantém-se o mesmo: dar a conhecer aos mais pequenos um mundo musical alternativo, bem diferente da música comercial a que estão acostumados. O sucesso das edições anteriores vem provar que as crianças gostam de conhecer coisas novas e não negam à partida uma música que desconhecem. O projeto é uma iniciativa da belga Zonzo Compagnie, e conta com parceria de vários países, incluindo Portugal. Entre outros nomes nacionais, esta edição conta com participação da Orquestra Sinfónica Portuguesa, Filipe Faria, Pequenos Cantores do Conservatório de Lisboa, entre outros. Toda a informação no site do CCB. AV

tagarela… e mais esta e mais aquela!, Todos dizem que é seu, mas o dono sou eu! E / MP Visitas temáticas

O traje a sua época: os sécs. XVIII e XIX, o traje e a sua época: do séc. XIX aos nossos dias, sob saias e corpetes… entre rendas e colchetes! E / MP

Flor Desaparecida

Visita de exploração com oficina E / MP

Museu da Presidência da República Oficinas pedagógicas

Frente a frente… com um Presidente 4-12 anos

Como se faz uma bandeira 6-12 anos


90

c r i a n ças to d o o a n o

Outras viagens 7-12 anos

Acrescenta um Ponto! 9-12 anos

No Bosque dos Passarinhos MP

Museu de São Roque

Uma História Colorida Visita animada 3-6 anos

O que nos dizem as Cores Visita animada 6-12 anos

Há Animais no Museu? Visita animada 3-8 anos

D. Leonor, a Princesa Perfeitíssima Visita animada 3-12 anos

Personagens Animadas, Histórias Transformadas Visita-ateliê 8-12 anos

Visita-jogo 8-12 anos

A Brincar Construímos o Passado

4-10 anos

Visitas orientadas

Vamos conhecer a Capela de São João Baptista

Visita-ateliê 6-12 anos

Desenhar a Cidade. Exercícios sobre Arquitetura e Urbanismo Visita-ateliê 12-15 anos

Seg: 14h-18h Ter a dom: 10h-12h30, 14h-18h E / EG / MP/ PG

Aulas de piano e música 931 402 010

NB Academia

Workshop de Representação

10-16 anos Out a Jun/17 Sáb: 10h-13h NexGym

Pelos Sentidos do Barroco

Aulas de Teatro

Visita-jogo 12-15 anos

Dodgeball, Defesa Pessoal, Fitness, Badminton, Ginástica

Até aos 12 meses 1-9 meses MP

Oceanário de Lisboa

Dormindo com os Tubarões Maiores de 4 anos E / PG / MP

Fado Miudinho Até aos 4 anos Dom: 09h

Concerto para Bebés Até aos 3 anos Sáb: 09h

Visitas guiadas à exposição permanente Maiores de 4 anos E / PG

MP

Visita guiada temática com atividades 12-15 anos

Oficina da Pessoa

O Padre António Vieira e o Barroco em São Roque

6-12 anos Sáb: 14h-15h30

Visita guiada temática com atividades 16-18 anos

Massagem para Bebés Babyoga

M úsica – Campo de Ourique

Vamos conhecer o Oriente em São Roque

Olá Mamã

Expressão teatral

Visitas guiadas à exposição Florestas Submersas by Takashi Amano Maiores de 4 anos E / PG

Linha verde:

800 20 20 13


c r i a n ças to d o o a n o Padrão dos Descobrimentos

O médico do mar, Os segredos do mar, O Grande Jogo dos descobrimentos, Puzzle fantástico, Entre fronteiras, Vou de viagem, o que levo na bagagem, Herbarium, Cruzando mares e oceanos, Entre Fronteiras Ateliês MP

A Primeira visita, Visita encenada e Um Monumento singular Visitas E / MP

Pentáculo Expo – Academia de Estudos

Atividades lúdicas e culturais com visitas a museus e castelos MP

A Piscina dos Bebés

Natação, Hidroterapia MP

Polivalente de Santa Catarina

Futsal

6-12 anos Ter e qui: 18h30-20h Praça da Figueira

Lisboa, Cidade Encantada

Visita guiada pela Baixa 6-12 anos MP

Palácio da Independência

Visitas Guiadas Seg a sex MP

Palácio de Laguares

Crescer Teatrando Oficina de teatro 4-12 anos

Panteão Nacional

Vem descobrir o Panteão Visita orientada Maiores de 6 anos

Almeida Garrett no Panteão Visita temática Maiores de 12 anos

Era uma vez uma Igreja e uma Princesa Visita com atividade 4-6 anos

Contos no Panteão – Uma História de Mar Visita com atividade 4-10 anos

Peddy-Paper - Uma Aventura no Panteão Visita com atividade 5-12 anos

Joga e descobre o Panteão

Visita-jogo 7-12 anos Ter a dom: 10h-17h30 E / PG / MP

info@lisbonforkids.com Propositário Azul, Associação Artística

Auto da Índia, Auto da Barca do Inferno, Luzes, Câmara… Confusão!!, O Cavaleiro da Dinamarca Peças itinerantes E / MP

Ruínas e Museu Arqueológico do Carmo

No Dia em que a Terra Tremeu, Rei por um Dia, Os Guardiões da Memória, Idade Média, Liberdade!, Arquitetar no MAC, Esculturas de Pedra e Ar, Múmias, Faraós e outros Amigos Assustadores!, Los Precolombinos, Quem tem Boca vai a Roma!, O Colecionador de Maravilhas, Há Mistérios no Carmo, O Estranho Caso do Misterioso Mestre, Spy Story no Museu, Qual é qual?, Com as Mãos na Arqueologia, Os Grandes Mistérios da Arqueologia, EscavaAção Atividades serviço-educativo 2016/17

91 Sala d’Aula

Teatro Papa-Léguas

Mandarim

Aventuras de João Ratão

6-12 anos

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Arquivo Histórico)

Letras Habitadas

Visita com aletiê 6-10 anos Seg: 14h-18h Ter a Dom: 10h-12h30, 14h-18h

À Descoberta do Arquivo

Visita-jogo 6-10 anos Seg a Dom: 10h-12h30, 14h-18h E / MP / EG / PG

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Biblioteca)

Perlim Pim Pim os Livros São Assim…

Oficina de leitura com atividade 3-8 anos Seg: 14h-18h, Ter a Dom: 10h-12h30, 14h-18h E / MP / EG / PG

Ser Bibliotecário por um dia

Visita guiada temática com atividades 12-18 anos Seg: 14h-18h, Ter a Dom: 10h-12h30, 14h-18h E / MP / EG / PG

Todos os dias, vários horários

Kéketem?!

Espetáculo itinerante E / MP

The Little Gym

Ginástica para Bebés e Crianças 4 meses-12 anos Vários horários MP

Top Ensino

Aulas regulares de Meditação 8-12 anos Sáb: 10h-10h45 4-7 anos Sáb: 11h-11h45 MP

Torre de Belém

Há Piratas Na Torre !, A viagem de Nuno Tristão, Armas e Brasões, À Descoberta de Novos Mundos, Vem Conhecer a Torre Visitas guiadas e oficinas pedagógicas 3-12 anos Ter a sex E / MP

Vozes em Conserto

Sou – Movimento e Arte

Dança Criativa 2-14 anos

Canto, Dança, Piano, Guitarra, Coro, Teoria Musical, Arte Dramática MP

Guitarra, Violino, Piano, Flauta Transversal, Sitar e Alaúde Turco 2-16 anos

Work in Studio

Aulas de Dança Criativa Contemporânea 6-9 anos

Acordeão de Teclas Maiores de 10 anos

Curso de Teatro 14-16 anos Sex: 17h-19h

MP

Tear – Espaço de Artes

Dança Aérea, Coreografia, Teatro 6-12 anos Sáb MP

Teatro Bocage

Workshops de teatro 6-12 anos Ano letivo 2016/17 Sáb: 10h-12h 13-17 anos Sáb: 12h-14h MP

E Escolas EG Entrada Gratuita MP Marcação Prévia PG Público Geral

> Contactos pág 91


> CONTACTOS A

Abysmo Galeria R. da Horta Seca, 40; 211 912 775; www.abysmo. pt • Academia de Artes e Tecnologias R. Silva e Albuquerque, 9, 3ºdto; 922 025 297 • Academia das Ciências de Lisboa R. Academia das Ciências, 19; 213 219 730; www.acad-ciencias.pt • Academia Lifeclub/Estúdio 1 R. de Cintura ao Porto de Santos, Armazém J; 968 037 924 • Academia do Lumiar Lg. Júlio Castilho, 3; 217 524 263; www.academialumiar.org • Academia de Música R. Rodrigues Sampaio, 170, 4º; 968 982 158; academiademusica.blogs.sapo.pt • Academia de Música da Graça Tv. S. Vicente, 15, 1º dt; 917 687 025 • Academia de Música de Telheiras R. Armindo Rodrigues, 11C; 217 524 795; www.academiamusicatelheiras.com • Academia Nacional de Música Carlos Seixas - Pólo Roma/Alvalade Av. EUA, 100, 1º • Academia Novas Letras Av. Maria Helena Vieira da Silva, 42A; 217 541 015; www.novasletras.com • Academia Talentos à Vista R. Álvaro Benamor, lt 8, lj 8A; 913 619 021 • ACT – Escola de Actores Complexo LxFactory R. Rodrigues Faria 103 Edifício I – 0.2; 937 852 555 • Alecrim 50 R. do Alecrim, 48/50; 213 465 258; www.alecrim50.pt • Alicerces do Desenho Tv. dos Ferragial, 10; 965 492 548 • Allarts Gallery Rua da Misericórdia, 30; 217 951 034 • Alma Cheia R. dos Douradores 178, 2ºC; 913 176 690; www.almacheia.com • Alunos de Apolo, Escola de Dança R. Silva Carvalho, 225; 213 885 366; www. alunosdeapolo.com • Apaixonarte R. Poiais de S. Bento 57; 213 904 333; www.apaixonarte.com • APCC - Associação Para a Promoção Cultural da Criança R. dos Lagares de El-Rei, 21A, 1º esq; 218 429 730; www.apcc.org.pt • Appleton Square R. Acácio Paiva, 27, r/c; 210 993 660; www.appletonsquare.pt • Aqueduto das Águas Livres Cç. da Quintinha, 6; 218 100 215; www.epal.pt • Ar.Co - Centro de Arte & Comunicação Visual R. de Santiago, 18; 218 801 010; www.arco. pt • O Armário Cç. da Estrela, 132; 213 954 401; www.a-montra.com • Armazém 13 Av. Gomes Pereira, 11; 966 760 247; armazem13.cia-adn. com/blog • Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Lg. Trindade Coelho; 213 235 000; www.scml.pt • Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico R. da Palma, 246; 218 844 060; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt • Arquivo Municipal de Lisboa Videoteca Lg. do Calvário, 2; 218 170 433; videoteca.cm-lisboa.pt • Arquivo Nacional da Torre do Tombo Al. da Universidade; 210 037 100; antt.dglab.gov.pt • Arta - Taberna das Almas Regueirão dos Anjos, 68; 963 023 435; mestresdoregueirao.pt • Arte Graça R. da Graça, 27-29; 965 858 009 • Arte Ilimitada Cç. da Estrela 128 - Anexo A; 213 954 401; www.arteilimitada.com • Arte pel’Arte R. Rodrigues Sampaio, 76, 2º; 917 937 703; www.artepelarte.com • A Arte da Terra R. Augusto Rosa 40; 212 745 975; www.aartedaterra.pt • Artes de São Bento R. de S. Bento, 69/71 • Art!ist – Academia de Dança, Teatro & Performance R. da Manutenção, 45; 218 689 416; www.artist-ac. com • ArtKids R. Pinheiro Chagas, 8, r/c; 912 341 222; www.artkids. branded.me • Artlier R. Gervásio Lobato, 47B; 939 067 111; www. cursos-artlier.com • Arts2Science R. Jorge Colaço 17B; 918 880 375; www.arts2science.com • Artyaplausos Urb. da Ameixoeira, R. Varela Silva, Lt. 11 e 12, Lj. A e B • Assembleia da República Palácio de São Bento; 213 919 000; www.parlamento.pt • Associação de Artesãos da Região de Lisboa R. de Entrecampos, 66; 217 962 497; aarl.pt • Associação Cristã da Mocidade de Lisboa R. de S. Bento, 329, 2º; 213 845 380; www.acmlisboa.com • Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais - ADCEO R. Quinta Santa Maria, Bairro da Encarnação; 218 510 203; http://adceo.webnode.pt • Associação Gaita-de-foles 938 118 192; www.gaitadefoles.net • Associação de Gravura Água-Forte R. de Santo Amaro à Estrela 41 r/c esq; 213 956 295; www.agua-forte.com • Associação Musical Lisboa Cantat R. Teixeira de Pascoais, 10; www.lisboacantat.com • Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos R. Barros Queirós, 20, 2º; 218 885 381; www.amigosdoscastelos.org.pt • Associação Renovar a Mouraria Beco do Rosendo, 8; 218 885 203; www.renovaramouraria.pt • Associação de Residentes de Telheiras R. Prof. Mário Chicó, 5; 217 568 103; artelheiras.wordpress.com • Associação Subud R. do Centro Cultural, 23, 2º; 917 392 663 • Ateliê de Arte e ArtePsicoterapia R. Alexandre Herculano, 19; 213 558 060; www.a-ama.com.pt • Ateliê de Cerâmica Chamote Fino Cç. da Quintinha, 17A; 969 578 860 • Ateliê Melício Trav. Sargento Abílio, Ateliê 5; 967 521 886 • Atelier Joana Simões www.joanasimoes.com • Atelier de Lisboa Av. de Berna, 31 - 2ºdto; www.atelierdelisboa.pt • Atelier Musical do Areeiro R. Abade Faria 48, R/C dto; 211 820 077 • Atelier-Museu Júlio Pomar R. do Vale, 7; 215 880 793; www.ateliermuseujuliopomar.pt • Atelier do Paço R. da Padaria 25, 1ºdto; 962 457 850; cursolisboa.wix.com/

atelierdopaco • Ateliê Santa Rufina Cç. Conde de Penafiel, 9 A/B; 213 225 727 • Atelier de São Bento R. da Quintinha 15, cave dta; 965 769 007; atelierdesaobento.blogspot.pt • Ateliers de Alfama R. Terreiro do Trigo, 52, 1º; 965 297 046 • Ateneu Comercial de Lisboa R. das Portas de Santo Antão, 110; 213 246 060 • Auditório Carlos Paredes Av. Gomes Pereira, 17; 217 123 000; www.jf-benfica.pt • Aula Magna Av. Prof. Gama Pinto 3; 210 113 406 B Biblioteca de Belém R. da Junqueira, 295; 213 616 620 • Biblioteca Nacional de Portugal Cp. Grande 83; 217 982 000; www. bnportugal.pt • Biblioteca Orlando Ribeiro Antigo Solar da Nora, Est. de Telheiras, 146; 218 172 660; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca da Penha de França R. Francisco Pedro Curado, 6A; 218 172 410; blx.cm-lisboa. pt • Bibo Bar Tv. da Água Flor 43; 211 373 237 • O Bom o Mau o Vilão R. do Alecrim, 21; 964 531 423; thegoodthebadandtheuglybar.com • Buédalouco Pharmácia de Cultura R. do Norte, 60; 933 479 161 C Cá - Ateliê de Expressão Plástica R. da Páscoa, 12 r/c dto; 211 561 348 • Carlos Carvalho Arte Contemporânea R. Joly Braga Santos, Lt. F r/c; 217 261 831; www.carloscarvalho-ac.com • Carpe Diem Arte e Pesquisa R. de O Século 79; 211 977 102; www.carpediemartepesquisa. com • Casa da Achada – Centro Mário Dionísio R. da Achada, 11, r/c; 218 877 090; www.centromariodionisio.org • Casa do Alentejo R. das Portas de Sto. Antão, 58; 213 405 140; www.casadoalentejo.com.pt • Casa do Artista Est. da Pontinha, 7; 217 110 890; www.casadoartista. net • Casa-Atelier Vieira da Silva Alto de S. Francisco, 3; 213 880 044; www.fasvs.pt/casa-atelier • Casa do Brasil R. Luz Soriano 42; 213 400 000 • Casa da Comarca de Arganil R. da Fé, 23; 218 851 896 • Casa da Comarca da Sertã R. da Madalena, 171, 3º; 218 872 154; casacomarcaserta.webnode.com • Casa Conveniente/Zona Não Vigiada Av. João Paulo II, lote 536, 1 A • Casa do Coreto R. Neves da Costa, 45; 211 548 979 • Casa da Cultura Junta de Freguesia dos Olivais R. General Silva Freire, Lote C; 218 540 690 • Casa dos Direitos Socias R. Ferreira de Castro; 217 988 000; http://lisboasolidaria. cm-lisboa.pt • Casa Estrela do Mar Estrada Poço do Chão, Lt 7, Lj A; 214 083 125; www.casaestreladomar.pt • Casa Fernando Pessoa R. Coelho da Rocha, 16; 213 913 270; casafernandopessoa.cm-lisboa.pt • Casa de Giz R. Prior do Crato, 41/43; 216 013 994 • Casa da Imprensa Rua da Horta Seca, 20; 213 420 277/8 • Casa de Lafões R. da Madalena, 199, 1º; 218 872 065; casa-de-lafoes.org • Casa da Liberdade - Mário Cesariny R. das Escolas Gerais, 13; 218 822 607; www.pervegaleria.eu • Casa de Macau Av. Almirante Gago Coutinho, 142; 218 495 342; www. casademacau.pt • Casa dos Mundos R. Nova da Piedade, 66 • CasaMuseu Amália Rodrigues R. de S. Bento, 193; 213 971 896 • CasaMuseu Dr. Anastácio Gonçalves Av. 5 de Outubro, 6; 213 540 823; blogdacmag.blogspot.pt • Casa-Museu Medeiros e Almeida R. Rosa Araújo, 41; 213 547 892; www.casa-museumedeirosealmeida.pt • Casa Nic e Inês 963 731 318; casaniceines.blogspot.pt • Casa de Trás-osMontes e Alto Douro Campo Pequeno, 50, 3.º esq; 217 939 311; ctmad. pt • Casino de Lisboa Al. dos Oceanos; 218 929 000; www.casinolisboa. pt • Castelo de S. Jorge 218 800 620; www.castelodesaojorge.pt • Casual Lounge Caffé R. Bartolomeu Dias, 148B; 213 019 024; www. facebook.com/casuallounge • Caulino Ceramics R. de S. Mamede ao Caldas, 28; 917 296 439; caulinoceramics.com • c.e.m – centro em movimento R. dos Fanqueiros, 150, 1º; 218 871 763; www.c-e-m. org • Centro de Arqueologia de Lisboa Av. da Índia, 166; 218 172 180 • Centro Científico e Cultural de Macau R. da Junqueira, 30; 213 617 796; www.cccm.mctes.pt • Centro Comunitário da Madragoa R. da Esperança 49; 808 911 313 • Centro Cultural Arte Pura R. do Loreto, 42; 927 924 763 • Centro Cultural de Belém Pç. do Império; 213 612 400; www.ccb.pt • Centro Cultural de Carnide R. Rio Cavado, 3, B.º Padre Cruz; 931 462 210; www.jf-carnide.pt • Centro Cultural Casapiano R. dos Jerónimos, 7 A; 213 614 090; www.casapia.pt • Centro Cultural Padre Carlos Alberto Guimarães R. Lagares de ElRei 4; 218 454 458 • Centro de Documentação do Edifício Central do Município Campo Grande, 25, 1º F; 217 989 637; www.cm-lisboa.pt • Centro Europeu de Línguas www.cel.pt • Centro de Formação Artística Tv. de São Vicente, 11; 21 353 09 31; www.eira.pt • Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa Av. do Brasil, 53; 217 917 000 • Centro de Informação Urbana de Lisboa - CIUL R. Viriato, 13E; 218 172 100 • Centro de Inovação da Mouraria Tv. dos Lagares 1; 218 170 202; www.cm-lisboa.pt/centro-de-inovacao-da-mouraria-mourariacreative-hub • Centro InterculturaCidade Tv. do Convento de Jesus, 16 A; 21 820 7657; interculturacidade.wordpress.com • Centro Ismaili Av. Lusíada, 1 • Centro Nacional de Cultura R. António Maria Cardoso, 68; 213 466 722; www.cnc.pt • Centro de Recreio Popular do Bairro Cç. dos Mestres, R. 7; 966 037 222 • Cerâmica do Bairro Alto R. Diário

93


94

CONTACTOS de Notícias, 24; 919 492 318 • Chapitô Costa do Castelo, 1/7; 218 855 550; www.chapito.org • Cineclube Cine-Reactor 24i R. Latino Coelho, 87; 926 536 179; www.cine-reactor24i.com • Cinema City Classic Alvalade Av. de Roma, 100; 218 413 040; www.cinemacity.pt • Cinema São Jorge Av. da Liberdade, 175; 213 103 402; cinemasaojorge.pt • Cinemateca R. Barata Salgueiro 39; 213 596 200; www.cinemateca.pt • Cine Theatro Gymnásio R. da Misericórdia, 14; 213 430 184 • Clave e Som, Escola de Música Lg. Santa Bárbara, 3B; 213 150 886; www. claveesom.com • Club Clínica das Conchas R. Luís Pastor Macedo, 27C; 217 507 000; www.clinicadasconchas.pt • Clube Estefânia R. Alexandre Braga, 24A; 213 542 318 • CMS Espaço Terrapuriano www.centrodemeditacaosolaris.com • Colégio Luso-Suíço R. de Santo Amaro, 18; 213 906 979; www.colegiolusosuico.com • Coliseu dos Recreios R. das Portas de Santo Antão, 96; 213 240 585; www. coliseulisboa.com • Companhia Olga Roriz R. de Santa Apolónia, 12; 218 872 383; www.olgaroriz.com • Complexo Desportivo Alto do Lumiar (Campo de Futebol) Junto à Av. Santos e Castro, lt. 2; 218 170 137 • Complexo Desportivo do Boavista (Pavilhão e Piscina) R. das Azáleas; 218 170 053 • Complexo Desportivo do Casal Vistoso (Pavilhão e Piscina) R. João Silva; 218 170 107 • Comuna Teatro de Pesquisa Pç. de Espanha; 217 221 770; www.comunateatropesquisa.pt • Comunidade Hindu de Portugal Al. Mahatma Gandhi; 217 576 524; www.comunidadehindu.org • Confiquatro – Desportos Naúticos R. José Dias Coelho, 36B; 213 627 984; www.confiquatro.pt • Contraprova R. do Garrido 62; contraprova-gravura.blogspot.pt • Convento dos Cardaes R. de O Século, 123; 213 427 525; www.conventodoscardaes.pt • Convento de São Pedro de Alcântara R. Luísa Todi, 1; 213 243 930; www.scml.pt • Convento das Trinas do Mocambo R. das Trinas, 49; 210 943 283; www.hidrografico.pt • Cordoaria Nacional Av. da Índia; 213 637 635 • El Corte Inglés Av. António Augusto Aguiar, 31; 213 711 700; www.elcorteingles.pt • Cristina Guerra Contemporary Art R. Santo António à Estrela 33; 213 959 559; www.cristinaguerra.com • Culturgest R. Arco do Cego 50, Piso 1; 217 905 155; www.culturgest.pt D Dança Livre - Escola de Dança R. Marquês da Fronteira, 76; 213 894 190; www.dancalivre.com • Dançarte R. Professor Simões Raposo, 8 A; 217 147 244; www.dancarte.pt • Dança do Saber R. Barão de Sabrosa, 161 A; 215 932 074; www.dancadosaber.pt • Dançattitude Tv. Escola Araújo, 3 A; 965 127 123; www.dancattitude.com • Dance Factory Studios R. Soares dos Reis, 11A; 210 169 043; www. dancefactory.com.pt • Dance Spot R. Fernando Vaz, 10B; 214 003 877; www.palcoplural.com • Darc/Desterro Calç. do Desterro, 7; dar.pt • Departamento de Proteção Civil R. Cardeal Saraiva; 217 825 240 • De Pura Cepa - Escuela de Tango Tv. da Escola Araújo , 3A; 965 127 123 • Direção Municipal de Cultura R. do Machadinho, 20; 218 170 900 • Divisão de Gestão Cemiterial R. do Rio Zêzere; 218 172 375 E Edge Arts - Arte Contemporânea Espaço Amoreiras, Centro Empresarial, R. D. João V, 24, 1.01; 213 600 071; www.edge-arts. org • Enigma Lisbon R. do Crucifixo, 86, 4º esq; 211 358 975; www. enigmalisbon.com • Ermida Nossa Srª da Conceição Trav. do Marta Pinto, 21; 213 637 700; www.ermidabelem.com • Escola de Actores Ilha D’Arte R. Antero de Quental, 18 c/v; 936 411 313; www.escoladeactoresilhadarte.com • Escola Básica Pedro de Santarém Est. de Benfica 535; 217 160 684 • Escola de BelasArtes Pedro Serrenho R. Campo de Ourique, 61; 218 063 436; escoladeartespedroserrenho.blogspot.pt • Escola de Dança do Conservatório Nacional R. João Pereira da Rosa, 22; 213 408 030; www.edcn.pt • Escola de Dança Ana Köhler R. Luís Pastor de Macedo, 37A; 217 150 738; www.edak.pt • Escola de Dança Projeto Latino Havana e Hawaii, Doca de Santo Amaro, Armazém 1; 917 860 556 • Escola de Dança Raquel Oliveira R. dos Anjos; www. raquel-oliveira.com/escoladedanca • Escola de Jardinagem e Calceteiros Av. Dr. Francisco Luís Gomes, Quinta Conde dos Arcos; 218 550 690 • Escola de Medicina Tradicional Chinesa R. Dona Estefânia, 175; 213 475 605; www.esmtc.pt • Escola de Música do Conservatório Nacional R. dos Caetanos, 29; 213 425 922 • Escola Secundária Pedro Nunes Av. Álvares Cabral; 213 940 090; www. espn.edu.pt • Escrever Escrever R. do Alecrim 47 - 4ºA; 911 197 797; www.escreverescrever.com • Espaço 9 R. Coronel Luna de Oliveira, 9; espaco9.weebly.com • Espaço 62 R. Conceição da Glória, 62; 968 506 535 • Espaço Dança de Palmira Camargo Av. das Forças Armadas (Centro de Apoio à Juventude); 934 531 025; www.palmira.camargo.

com • Espaço Eira 33 R. Camilo Castelo Branco, 33, 1º; 213 530 931; eira33.blogspot.com • Espaço INATEL Mouraria R. da Mouraria, 64, 4º; 210 027 150; www.inatel.pt • Espaço Lua Cheia R. de Barcelona 128, c/v, Bairro Padre Cruz; 211 548 979; www.luacheia.pt • Espaço Pessoa e Companhia Cç. de Santana, 177 • Espaço Ribeira (Primeiros Sintomas) R. da Ribeira Nova 44; www.primeiros-sintomas.com • Espaço Santa Catarina Lg. Dr. António de Sousa Macedo, 7; 211 339 837; www.facebook.com/espacosantacatarina • Espassus 3G R. dos Táxis Palhinha; 931 462 215 • Esplanada da Mata - Parque José Gomes Ferreira Av. Almirante Gago Coutinho, junto à antiga Rotunda do Relógio • Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos R. do Alviela, 12; 218 100 263; www.epal.pt • Estádio do Sport Lisboa e Benfica Av. General Norton de Matos; 217 219 500; www.slbenfica.pt • Estúdio ACCCA R. dos Caetanos, 26, 1º • Estufa Fria Pq. Eduardo VII; 218 170 996 • Estúdio Vanda Melo Pç. Olegário Mariano, 5, 2ºdt; 932 015 610 • Evoé - Escola de Actores R. das Canastras, 36/40; 218 880 838; www.evoe.pt F 40 Camels R. Senhora do Senhora do Monte 34, 3ºA; 214 059 311; www.40camels.com • Fábrica Braço de Prata R. da Fábrica de Material de Guerra, 1; 925 864 579; www.bracodeprata.com • Fabula Urbis R. de Augusto Rosa 27; 218 885 032; www.fabula-urbis.pt • Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa Lg. da Academia Nacional de Belas-Artes; 213 252 100; www.fba.ul.pt • Forum Dança Tv. do Calado, 26 B; 213 428 985; www.forumdanca.pt • Fórum Lisboa Av. de Roma, 14L; 218 170 400 • FullOut Dance Academy R. Almirante Barroso 52A; 213 155 431; fulloutda.weebly.com • Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva Pç. das Amoreiras, 56; 213 841 490; http://fasvs.pt • Fundação Calouste Gulbenkian Av. de Berna, 45A; 217 823 000; www.gulbenkian.pt • Fundação Carmona e Costa R. Soeiro Pereira Gomes, Lt. 1; 217 803 003; www.fundacaocarmona.org. pt • Fundação das Casas de Fronteira e Alorna Palácio Fronteira, Lg. de S. Domingos de Benfica; 217 784 599; www.fronteira-alorna.pt • Fundação José Saramago Casa dos Bicos, R. dos Bacalhoeiros; 218 802 040; www.josesaramago.org • Fundação Leal Rios R. do Centro Cultural, 17B; 210 998 623; www.lealriosfoundation.com • Fundação LIGA R. do Sítio ao Casalinho da Ajuda; 213 616 910; www.fundacaoliga. pt • Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das Comunicações R. do Instituto Industrial, 16; 213 935 000; www.fpc.pt G Gabinete de Estudos Olisiponenses Palácio do Beau Séjour, Est. de Benfica, 368; 217 701 100; geo.cm-lisboa.pt • Gabinete Curiosidades Karnart Av. da Índia 168; 914 150 935; www.karnart. org • Galeria 111 Cp. Grande, 113; 217 977 418; R. Dr. João Soares, 5B; 217 819 907; www.111.pt • Galeria Abraço R. Poço do Borratém, 39; 218 884 310 • Galeria Acervo R. do Machadinho 1; 213 974 325; www. acervo.com.pt • Galeria Avenida da Índia Av. da Índia, 170; 215 830 010 • Galeria Baginski R. Capitão Leitão, 51-53; 213 970 719; www. baginski.com.pt • Galeria Bangbang R. Dr. Almeida Amaral, 30B; 213 148 018; www.galeriabangbang.com • Galeria Belo-Galsterer R. Castilho, 71, r/c esq; 213 815 914; www.belogalsterer.com • Galeria Diferença R. S. Filipe Nery, 42, c/v; 213 832 193; diferencagaleria. blogspot.pt • Galeria Filomena Soares R. da Manutenção 80; 218 624 122; www.gfilomenasoares.com • Galeria Graça Brandão R. dos Caetanos 26A; 213 469 183; www.galeriagracabrandao.com • Galeria João Esteves de Oliveira Rua Ivens, 38; 213 259 940 • Galeria Maria Lucília Cruz Rua das Salgadeiras, 22; 213 421 135 • Galeria Millennium R. Augusta, 96; facebook.com/fundacaomillennium • Galeria Monumental Campo dos Mártires da Pátria, 101; 213 533 8 48 • Galeria Municipal Pavilhão Branco Cp. Grande, 245; 215 891 259; www.egeac.pt • Galeria Municipal Torreão Nascente da Cordoaria Av. da Índia; 215 830 010 • Galeria Opus 14 R. das Gáveas, 14; 213 460 216; www.opus14.com.pt • Galeria Quadrum R. Alberto Oliveira, Palácio dos Coruchéus, 52; 215 830 010; www.facebook.com/ galeriasmunicipaislisboa • Galeria Ratton R. Academia das Ciências 2C; 213 460 948; www.galeriaratton.blogspot.com • Galeria Reverso R. da Esperança, 59/61; 213 951 407; www.reversodasbernardas. com • Galeria das Salgadeiras R. da Atalaia, 12-16; 213 460 881; www.salgadeiras.com • Galeria Tapeçarias de Portalegre R. da Academia das Ciências, 2J; 213 421 481; www.mtportalegre.pt • Galeria Valbom Av. Conde Valbom, 89A; 217 801 110; www.galeriavalbom.com • Galeria Vale Formoso R. Fernando Farinha 18A; 218 597 246; www. galeriadeartevaleformoso.com • Galeria Zé dos Bois R. da Barroca, 59; 213 430 205; www.zedosbois.org • Gare Marítima de Alcântara Estação Marítima de Alcântara, Ed. Infante; 213 969 551 • Gato que Ladra R. Prof. Sousa da Câmara, 156; 968 382 245; www.gatoqueladra. com • Giefarte R. da Arrábida, 54BC; 213 880 381 • Ginásio Beija-


> CONTACTOS Flor R. Severo Portela Lt. C1, Piso 0; 913 276 159; www.adccbf.com • Ginásio Clube Português Pç. Ginásio Clube Português, 1; 213 841 580; www.gcp.pt • Ginásio Pombalino R. dos Correeiros, 184-1º; 939 831 643 • Goethe-Institut Cp. Mártires da Pátria, 37; 218 824 510; www. goethe.delisboa • Grow Up R. Maria Lalande 19 r/c; 917 824 209; www. grow-up.pt • Grupo Amigos de Lisboa R. Portugal Durão, 58ª; 217 800 156; www.amigosdelisboa.com • Grupo Dramático e Escolar “Os Combatentes” R. do Possolo 5-9; 213 961 846; http://oscombatentes. com.sapo.pt • Gymboree Azinhaga da Torre do Fato, 19B, lj. 1; 910 277 128; www.gymboree.pt H Helen Doron Early English Learning Center Av. Álvaro Cunhal 1B; 217 551 870 • Hipódromo do Campo Grande Cp. Grande; 217 817 410 • Hot Club de Portugal Pç. da Alegria, 48; 213 460 305 • Hotel NH Campo Grande Cp. Grande, 7; 210 020 848; www.nh-hoteles.pt I I-Art Cç. Marquês de Abrantes, 115; 969 090 881; www. carolinaramos.net • Igreja de Santo António de Campolide Tv. Estevão Pinto; 213 850 477 • Ilnova - Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa Av. de Berna, 26; 217 908 382; ilnova. fcsh.unl.pt • In Impetus R. de Campolide, 27A; 213 157 815; www. inimpetus.org • Instituto de Artes e Ofícios R. Particular à R. Saraiva de Carvalho, 207; 213 964 502; www.iao.ual.pt • Instituto Cultural Romeno R. Barão 10/08; 213 537 060; www.icr.ro/lisboa • Instituto Português do Desporto e Juventude R. de Moscavide 71; 218 920 800; www.ipdj.pt • Instituto Português de Fotografia R. Ilha Terceira 31; 213 147 305; www.ipf.pt • Instituto Português do Mar e da Atmosfera R. C do Aeroporto; 218 447 000; www.ipma.pt • Instituto Superior Técnico Av. Rovisco Pais 1; 218 417 000; tecnico.ulisboa.pt • Isshin Dojo LxFactory - Edif. Principal, sala 2.15C (2º piso); 918 228 949; www.isshindojo.com J Jardim Botânico da Ajuda Cç. da Ajuda; 213 622 503; www. jardimbotanicodaajuda.com • Jardim Botânico Tropical Lg. dos Jerónimos; 213 609 660; www.iict.pt • Jardim Zoológico de Lisboa Pç. Marechal Humberto Delgado; 217 232 900 • Jazzy Dance Studios R. da Cintura do Porto a Santos, Armazém J; 213 950 763; www.jazzy.pt • Just4Teens Azinhaga dos Barros, 27, lj. 1; 218 003 949; www.just4teens. pt k Kunsthalle Lissabon R. José Sobral Cid, 9E; 912 045 650; www. kunsthalle-lissabon.org L Labirinto Lisboa R. do Instituto Industrial, 6-10; 213 900 365; www.labirintolisboa.com • Lavadouro Público de Carnide Est. da Correia; 217 121 330 • Leap – Espaço Amoreiras R. D. João V, nº 24, piso -1, 1.03; 210 415 920 • Lisboa Autêntica 913 221 790; lisboaautentica. com • Lisboa Camping & Bungalows Est. da Circunvalação; 217 628 200; www.lisboacamping.com • Lisboa Ginásio Clube R. dos Anjos, 63; 213 154 002; www.lgc.pt • Lisboa Story Centre Terreiro do Paço, 78-81; 211 941 099; www.lisboastorycentre.pt • Lisboa ao Vivo Av. Infante D. Henrique, Armazém 3; 967 089 462 • Lisbon Gallery Lusitano Clube, R. S. João da Praça 81 r/c: 218 869 472; www.lisbongallery.net • Lisbon Movie Tour 969 616 063; www.lisbonmovietour • Lisbon Walker R. do Jardim do Tabaco, 126; 218 861 840; www.lisbonwalker.com • Livraria Bulhosa (Amoreiras) Amoreiras Shopping; 213 812 254; www.bulhosa. pt • Livraria Bulhosa (Entrecampos) Campo Grande, 10B; 217 994 190; www.bulhosa.pt • Livraria Ler Devagar LxFactory, R. Rodrigues Faria 103; 213 259 992; www.lerdevagar.com • Livraria Móvel Tell a Story 963 171 710 • A Loja das Atividades Av. Álvaro Cunhal, 3A; 965 261 132 • A Loja da tia Glória 912 441 735; facebook.com/aloja.datiagloria • Lumiar Cité R. Tomás del Negro 8A; 217 551 570; www.maumaus.org • Lux Av. Infante D. Henrique, Armazém A, Cais da Pedra a Stª Apolónia; 218 820 890Tomás del Negro 8A; 217 551 570; www.maumaus.org • Lx Dance - Escola de Dança e Bailado de Lisboa R. João Amaral, Pista de Atletismo Municipal Prof. Moniz Pereira; 961 722 039; www. escolalxdance.com M Maria Matos Teatro Municipal Av. Frei Miguel Contreiras, 52; 218 438 800; www.teatromariamatos.pt • MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia Av. de Brasília, Central Tejo; 210 028 190; wwwmaat.pt • MEF - Movimento de Expressão Fotográfica Palácio de Laguares, R. Prof. Sousa da Câmara 156; 962 527 453; www.

mef.pt • MEO Arena Rossio dos Olivais, Lt. 2.13.01A; 218 918 409; arena.meo.pt • Mercado 31 de Janeiro R. Eng. Vieira da Silva; 213 501 327 • Mercado do Forno do Tijolo R. Maria da Fonte • Mestres do Regueirão Regueirão dos Anjos, 68; mestresdoregueirao.pt • Minimundo R. Armindo Rodrigues, 7A; 936 969 949; www.minimundo. pt • Módulo – Centro Difusor de Arte Cç. dos Mestres, 34 A/B; 213 885 570; www.modulo.com.pt • MOB R. dos Anjos 12 F; moblisboa@ gmail.com • MONA - loja de ideias R. das Janelas Verdes 70; 309 944 586; mona.pt • Mosteiro dos Jerónimos Pç. do Império; 213 620 034; www.mosteirojeronimos.pt • Movimento de Educação pela Arte Pólo da Pena da Junta de Freg. de Arroios, R. Saco 1-A; 926 848 392 • MUDE - Museu do Design e da Moda. Coleção Francisco Capelo R. Augusta, 24; 218 886 117; www.mude.pt • Mundo Património LAB R. de Campo de Ourique, 169-171; 217 974 587; www.mundopatrimonio.com • Museu da Água da EPAL – Galeria do Loreto Pç. do Príncipe Real; 218 100 215; www.epal.pt • Museu da Água da EPAL - Reservatório da Mãe d´Água das Amoreiras Pç. das Amoreiras 10; 218 100 215; www.epal.pt • Museu do Aljube – Resistência e Liberdade R. de Augusto Rosa, 42; 218 172 400; www.museudoaljube.pt • Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva Pç. das Amoreiras, 56; 213 880 044; www.fasvs. pt • Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva Lg. das Portas do Sol, 2; 218 814 600; www.fress.pt • Museu da Associação de Futebol de Lisboa R. Nova da Trindade, 2 - 2º; 213 224 870; www.afl.pt • Museu Benfica Cosme Damião Av. General Norton de Matos; 217 219 500; www.slbenfica.pt/ museu • Museu Bordalo Pinheiro Campo Grande, 382; 218 170 667; museubordalopinheiro.cm-lisboa.pt • Museu da Carris R. 1º de Maio 101; 213 613 087; museu.carris.pt • Museu Coleção Berardo Pç. do Império; 213 612 878; www.museuberardo.pt • Museu do Combatente Av. Brasília; 919 903 210; www.facebook.com/museucombatente.oficial • Museu das Crianças Est. de Benfica, 158-160; 213 976 007; www. museudascriancas.eu • Museu do Dinheiro Lg. de S. Julião; 213 213 240; www.museudodinheiro.pt • Museu do Fado Lg. do Chafariz de Dentro, 1; 218 823 470; www.museudofado.pt • Museu da Farmácia R. Marechal Saldanha, 1; 213 400 600; www.museudafarmacia.pt • Museu Geológico - LNEG R. da Academia das Ciências, 19, 2º; 213 463 915; www.lneg.pt/museugeologico • Museu de Lisboa - Casa dos Bicos R. dos Bacalhoeiros, 10; 210 993 811; www.museudelisboa.pt • Museu de Lisboa - Teatro Romano R. de São Mamede, 3A; 218 172 450; www.museudelisboa.pt • Museu da Marioneta Convento das Bernardas, R. da Esperança, 146; 213 942 810; www.museudamarioneta. pt • Museu Militar de Lisboa Lg. do Museu da Artilharia; 218 842 300 • Museu Nacional de Arqueologia Pç. do Império; 213 620 000; www.museuarqueologia.pt • Museu Nacional de Arte Antiga R. das Janelas Verdes; 213 912 800; www.museudearteantiga.pt • Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado R. Serpa Pinto, 4 | R. Capelo, 13; 213 432 148; www.museuartecontemporanea.pt • Museu Nacional do Azulejo R. da Madre de Deus, 4; 218 100 340; www. museudoazulejo.pt • Museu Nacional dos Coches Pç. da Afonso de Albuquerque; 213 610 850; www.museudoscoches.pt • Museu Nacional de Etnologia Av. Ilha da Madeira; 213 041 160; mnetnologia.wordpress. com • Museu Nacional de História Natural e da Ciência R. da Escola Politécnica 56/58; 213 921 800; www.museus.ulisboa.pt • Museu Nacional da Música Estação do Metropolitano Alto dos Moinhos, R. João de Freitas Branco; 217 710 990; www.museudamusica.pt • Museu Nacional do Teatro e da Dança Est. do Lumiar, 10; 217 567 410; www. museudoteatroedanca.pt • Museu Nacional do Traje Lg. Júlio de Castilho; 217 567 620; museudotraje.imc-ip.pt • Museu do Oriente Av. Brasília, Doca de Alcântara; 213 585 200; www.museudooriente.pt • Museu da Presidência da República Palácio de Belém, Pç. Afonso de Albuquerque; 213 614 660; www.museu.presidencia.pt • Museu de São Roque Lg. Trindade Coelho; 213 235 444; www.museudesaoroque.com • Musicbox R. Nova do Carvalho, 24; 213 473 188 • Música - Campo de Ourique R. Coronel Ribeiro Viana, 25 cv • Mute Art Project R. Cecílio de Sousa 20C; 917 920 013; www.muteart.org N NB Academia Trav. do Recolhimento Lázaro Leitão, 1; 218 438 020, www.nbacademia.pt • Negócio R. Luís Pastor de Macedo, 1B; 210 366 165;;www.nexgym.pt • NexGym R. Luís Pastor de Macedo, 1B; 210 366 165; www.nexgym.pt • Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros R. dos Correeiros, 9; 211 131 004 • Núcleo de Artes e Ofícios Av. João XXI 76; 210 027 154; www.inatel.pt O Observatório Astronómico de Lisboa Tapada da Ajuda; 213 616 730; oal.ul.pt • Oceanário de Lisboa Esplanada D. Carlos I; 218 917 002; www.oceanario.pt • O’culto da Ajuda Tv. das Zebras, 25/27; www. misomusic.com • Oficina do Cego R. Sabino de Sousa; oficinadocego.

95


96

CONTACTOS blogspot.pt • Oficina da Pessoa Av. 5 de Outubro, 122, 3º dto; 217 957 393 • Olá mamã R. Fernando Lopes Graça, 12 C; 217 580 301; www. olamama.com • Orienta-te Asian Studies orientate.pt/pt • Origem Cozinha Saudável Espaço Amoreiras - Centro Empresarial, R. D. João V, 24, 1.01; 213 600 071; www.edge-arts.org • Outra Lisboa 927 136 291; www.outralisboa.wordpress.com P Paços do Concelho Pç. do Município; 213 236 200; www.cm-lisboa. pt • Padrão dos Descobrimentos Av. Brasília; 213 031 950; www. padraodosdescobrimentos.pt • Palácio Foz Pç. dos Restauradores; 213 221 200; www.gmcs.pt/palaciofoz • Palácio da Independência Lg. de S. Domingos, 11; 213 241 470 • Palácio de Laguares R. Prof. Sousa da Câmara, 156 • Palácio Nacional da Ajuda Lg. da Ajuda; 213 637 095; www.palacioajuda.pt • Palácio Pombal R. do Século, 65-103 • Panteão Nacional Cp. de Santa Clara; 218 854 820 • Paradise Garage R. João de Oliveira Miguens 38/48; 213 978 326; www.paradisegarage. pt • Parque Florestal de Monsanto - Espaço Monsanto Est. do Barcal, Monte das Perdizes; 218 170 200; lisboaverde.cm-lisboa.pt • Parque das Nações www.parquedasnacoes.pt • Passevite White Cube R. Maria da Fonte, 54; facebook.com/passevitelx • Pátio da Galé Pç. do Comércio; 210 312 700 • Pavilhão da Ajuda Cç. da Tapada; 218 170 143 • Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva Al. dos Oceanos; 218 917 100; www.pavconhecimento.pt • Pavilhão Preto do Museu de Lisboa Cp. Grande 245; 217 513 200; www.museudelisboa. pt • Pentáculo - Academia de Estudos Av. Maria Helena Vieira da Silva, 36A e 44A; 217 578 110; www.pentaculo.pt • A Pequena Galeria Av. 24 de julho, 4C; 213 950 356; apequenagaleria.tumblr.com • Perve Galeria R. das Escolas Gerais 17; 218 822 607; www.pervegaleria.eu • Piscina de Alfama 218 170 873 • Piscina da Ameixoeira 218 170 306 • A Piscina dos bebés Ed. Gonçalves Zarco, Doca de Alcântara Norte; 913 171 158; www.apiscinadocas.com • Piscina do Oriente 218 170 124 • Piscina da Penha de França 218 170 103 • Piscina do Rego 218 170 309 • Piscina do Restelo 218 170 309 • Piscina Vale Fundão 218 170 121 • Planetário Calouste Gulbenkian Pç. do Império; 213 620 002; planetário.marinha.pt • Polivalente de Santa Catarina Cç. do Combro, 82A • Ponto de Luz Ateliê Lg. de Sto António da Sé, 21; 218 871 136 • Português Et Cetera R. dos Douradores, 11, 1º, Sala 3; 969 056 067; www.portuguesetcetera.com • Pousada da Juventude do Parque das Nações R. de Moscavide 71; 219 920 890 • Praça de Toiros do Campo Pequeno 217 998 450; www.campopequeno.com • Primo Canto – Associação Cultural R. da Mouraria, 64, 1º; 966 555 048; primocanto.com.sapo.pt • Pro.Dança - Escola de Dança R. de S. Domingos à Lapa, 8; 213 979 937; www.prodanca.pt • Propositário Azul, Associação Artística R. do Grilo, 104, 4ºesq; 933 288 560 Q Quinta das Conchas e dos Lilazes Al. das Linhas de Torres; 217

594 516

R RCA Club | Real Companhia dos Animais R. João Saraiva 18; 211 972 610; www.rcaclub.com • Reitoria da Universidade de Lisboa Al. da Universidade; 217 967 624; www.ulisboa.pt • Restart R. Quinta do Almargem, 10; 213 609 450; www.restart.pt • Roca Lisboa Gallery Pç. dos Restauradores, 46; 213 404 260; www.rocalisboagallery.com Rua das Gaivotas 6 R. das Gaivotas 6; 210 962 355; ruadasgaivotas6.pt S Sabotage Club R. de S. Paulo 16; 213 470 235; www.sabotage.pt • Sagrada Família R. dos Remédios, 98; 213 520 159 • Sala d’Aula Av. da República, 41, 6ºE; 217 957 083; www.saladaula.com • Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Lg. Trindade Coelho; 213 235 000; www. scml.pt • São Luiz Teatro Municipal R. António Maria Cardoso, 38; 213 257 640; www.teatrosaoluiz.pt • Sé Patriarcal Lg. da Sé; 218 866 752; www.patriarcado-lisboa.pt • S Espaço R. das Farinhas, 26; 924 368 752 • Smart Way R. Ilha dos Amores, lj. 51; 962 361 041 • Sociedade de Geografia de Lisboa R. das Portas de Santo Antão, 100; 213 425 401 • Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul Av. D. Carlos I, 61-1º; 213 973 471; www.guilhermecossoul.pt • Sociedade Nacional de BelasArtes R. Barata Salgueiro, 36; 213 138 510; www.snba.pt • Sociedade Portuguesa de Autores Av. Duque de Loulé, 31; 213 594 400; www. spautores.pt • Sou – Movimento e Arte R. Maria, 73; 211 547 790; www.sou.pt • Stage 81 R. Portas de St. Antão, 110; 912 629 568; www. stage81.com • Steps Clube R. dos Caminhos de Ferros, 90 B; 210 150 893; www.steps.pt • Studio 8A R. Luciano Freire 8A; 217 960 007; www. cursosdefotografia.pt • Studioteambox LxFactory, Ed. G, sala 6A; 965

786 793; www.studioteambox.org • Syntax R. Feio Terenas, 23; 912 325 052; www.syntaxproject.org T 30 da Mouraria - Psicoterapia e Movimento R. da Mouraria, 30, 4º; 30damouraria.weebly.com • 3+1 Arte Contemporânea R. António Maria Cardoso 31; 210 170 765; www.3m1arte.com • Tap Dance Center Lisbon R. de O Século, 44; 932 940 988; www.workin.com.pt • Tcharan Eventos Tv. dos Fornos, 15, 1º dto; 914 107 158; www.tcharan. com • TEAR - Espaço de Artes R. Dr. Estevão de Vasconcelos, 13; 913 754 661; www.arproducoes.org • Teatro Aberto R. Armando Cortez; 213 880 086 • Teatro Armando Cortez Est. da Pontinha 7; www. teatroarmandocortez.pt • Teatro do Bairro Alto R. Tenente Raúl Cascais 1A; 213 961 515; www.teatro-cornucopia.pt • Teatro Camões Pq. das Nações, Passeio de Neptuno; 218 923 470 • Teatro Cinearte Lg. de Santos, 2; 213 965 360; www.abarraca.com • Teatro Dom Luiz Filipe (Teatro da Luz) Lg. da Luz; 211 536 034; http://teatrodluisfilipe. wix.com/tdlf • Teatro Ibérico R. de Xabregas, 54; 218 682 531; www. teatroiberico.org • Teatro Maria Vitória Parque Mayer; 213 475 454; www.teatromariavitoria.com • Teatro de Marionetas Algazarra Cç. da Boa-Hora, 58, 2º; 962 429 895; www.algazarrateatro.blogspot.pt • Teatro Meridional R. do Açúcar, 64, Beco da Mitra; 218 689 245; www. teatromeridional.net • Teatro Nacional D. Maria II Pç. D. Pedro IV; 213 250 800; www.teatro-dmaria.pt • Teatro Nacional de São Carlos R. de Serpa Pinto, 9; 213 253 000; www.saocarlos.pt • Teatro PapaLéguas R. Prof. Santos Lucas, 36A; 210 970 654; www.teatropapaleguas. net • Teatro Politeama R. das Portas de Sto. Antão, 109; 213 405 700; www.teatro-politeama.com • Teatro da Politécnica R. da Escola Politécnica, 56; 961 960 281 • Teatro Taborda R. da Costa do Castelo, 75; 218 854 190; www.teatrodagaragem.com • Teatro Thalia Estr. das Laranjeiras 205; 217 811 690 • Teatro Tivoli BBVA Av. da Liberdade nº 182 A; 213 151 050 • Teatro da Trindade Lg. da Trindade, 7A; 213 423 200; www.inatel.pt • Teatro Turim Est. de Benfica, 723 A; 217 606 666; www. teatroturim.com • Teatro Villaret Av. Fontes Pereira de Melo 30 A; 213 538 586 • Teatro da Voz Tv. de São Vicente, 11; 213 530 931; www.eira. pt • TheBlackSheep Art Gallery R. do Sol ao Rato 45A • The Little Gym R. 1 à R. Direita de Palma, 4B; 217 269 464; www.thelittlegym. pt • Time Out Mercado da Ribeira Av. 24 de Julho, 49; 213 593 100 • Time Travellers 965 107 188; www.timetravellers.pt • Top Ensino R. Gaivotas em Terra, Lt. 4A; 218 016 482; www.topensino.pt • Torre de Belém Av. de Brasília; 213 620 034; www.torrebelem.pt U Um Outro de Olhar 938 258 919; www.umoutroolhar.com • Underdogs Public Art Store R. da Cintura do Porto de Lisboa, Armazém A, compartimentos 3 e 20; 218 680 462; www.under-dogs.net • Universidade Autónoma de Lisboa R. Santa Marta 56, Palácio dos Condes do Redondo; 213 177 600; www.ual.pt • Universidade Nova de Lisboa (Campolide) Campus de Campolide; 213 715 600; www.unl.pt V Vera Cortês Art Agency Av. 24 de Julho 54 - 1ºE; 213 950 177; www.veracortes.com • Verso Branco R. da Boavista, 132-134; 211 342 634 • Viragem Lab R. de Santa Marta, 73 A; 213 580 733; www. viragem-lab.com.pt • Voz do Operário R. da Voz do Operário, 13; 218 862 155; vozoperario.pt • Vozes em Conserto – Academia de Canto e Performance R. João Menezes, 4A; 218 400 213; www. vozesemconserto.com w Wozen R. das Janelas Verdes 128, Lj. B; 912 700 506; www. wozenstudio.com X Xuventude de GaliciaR. Júlio de Andrade, 3; 218 853 680; www. juventudedagaliza.com

EQUIPAMENTOS MUNICIPAIS arquivo

Arquivo Municipal de Lisboa R. B ao Bairro da Liberdade, lt 3-6, piso 0; 213 807 108; seg a sex: 9h-17h, encerra fer; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt Arco do Cego R. Nunes Claro, 8 A; 218 411 170; seg a sex: 9h-17h, encerra fer Fotográfico R. da Palma, 246; 218 844 060; sala de exposições: seg a sáb: 10h-19h, encerra dom, fer; sala de leitura: seg a sex: 9h30-17h, encerra fer; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt


> CONTACTOS Videoteca Largo do Calvário, 2; 218 170 433 bibliotecas

Consultar horários em blx.cm-lisboa.pt Belém R. da Junqueira, 295; 218 172 580 Camões Largo do Calhariz, 17, 2º esq; 218 172 360 Coruchéus R. Alberto Oliveira; 218 172 049 David Mourão-Ferreira R. Padre Abel Varzim, 7 D; Casal dos Machados; 218 536 337 Gabinete de Referência Cultural R. Cidade do Lobito; 218 507 100; Reservado a atividades com estabelecimentos de ensino especial e regular, entidades para deficientes e outras instituições culturais; marcação prévia Hemeroteca R. Lúcio de Azevedo, 21B; 218 172 430 Maria Keil R. Maria José da Guia, 8; 217 589 280 Natália Correia Centro Social Polivalente; R. Rio Cávado, B.º Padre Cruz ; 218 054 526 Olivais/Bedeteca R. Cidade do Lobito; 218 507 100 Orlando Ribeiro/Fonoteca Antigo Solar da Nora, Estrada de Telheiras; 218 172 660 Palácio Galveias encerrada temporariamente Penha de França R. Francisco Pedro Curado, 6A; 218 172 410 Por Timor R. de São Bento, 182-184; 213 905 702 Quiosque Jardim da Estrela Jardim da Estrela; 213 904 198 República e Resistência - Cidade Universitária R. Alberto de Sousa, zona B do Rêgo; 217 802 760 São Lázaro R. do Saco, 1; 218 852 672 ITINERANTES/ MÓVEIS 21 8 170 544 / 910 238 089 casa fernando pessoa

R. Coelho da Rocha, 16-18; 213 913 270; seg a sáb: 10h-18h; casafernandopessoa.cm-lisboa.pt centro de arqueologia de Lisboa

Av. da Índia, 166; 218 172 180; centro.arqueologia@cm-lisboa.pt cinema são jorge

13h-18h, encerra seg, fer; facebook.com/galeriasmunicipaislisboa Galeria Municipal Pavilhão Branco Campo Grande, 245; 215 891 259; ter a dom: 10h-13h/14h-18h; encerra dom, fer; www.egeac.pt Galeria Municipal Torreão Nascente da Cordoaria Av. da Índia; 215 830 010; ter a sex: 10h-18h, sáb, dom: 14h-19h Galeria Quadrum R. Alberto Oliveira, Palácio dos Coruchéus, 52; 215 830 010; ter a dom: 10h-18h, sáb, dom: 14h-18h, encerra seg, fer; facebook.com/galeriasmunicipaislisboa livraria

Livraria Municipal Av. da República, 21A; 213 567 869 monumentos

Castelo de São Jorge 218 800 620; Núcleo Museológico; Núcleo Arqueológico; todos os dias: 9h-21h; www.castelosaojorge.pt Padrão dos Descobrimentos Av. Brasília; 213 031 950; todos os dias: 10h-19h; www.padraodosdescobrimentos.pt museus

Atelier-Museu Júlio Pomar R. do Vale, 7; 215 880 793; ter a dom: 10h-18h; www.ateliermuseujuliopomar.pt Museu do Aljube – Resistência e Liberdade R. de Augusto Rosa, 42; 218 172 400; ter a dom: 10h-18h; www.museudoaljube.pt Museu Bordalo Pinheiro Campo Grande, 382; 218 170 667; ter a dom: 10h-18h, encerra seg, fer; museubordalopinheiro.cm-lisboa.pt MUDE - Museu do Design e da Moda. Coleção Francisco Capelo www.mude.pt Museu do Fado Lg. do Chafariz de Dentro, 1; 218 823 470; ter a dom: 10h-18h; www.museudofado.pt Museu de Lisboa - Casa dos Bicos R. dos Bacalhoeiros, 10; 210 993 811; seg a sáb: 10h-18h, encerra dom, fer; www.museudelisboa.pt Museu de Lisboa - Palácio Pimenta Campo Grande, 245; 217 513 200; ter a dom: 10h-13h/14h-18h, encerra seg, fer; www.museudelisboa.pt Museu de Lisboa - Santo António Lg. de Santo António da Sé, 24; ter a dom: 10h-13h/14h-18h Museu de Lisboa - Teatro Romano R. de São Mamede, 3A; 218 172 450; www.museudelisboa.pt Museu de Lisboa - Torreão Poente Pç. do Comércio, 1; www. museudelisboa.pt Museu da Marioneta Convento das Bernardas, R. da Esperança, 146; 213 942 810; ter a dom: 10h-13h/14h-18h; www.museudamarioneta.pt polo cultural gaivotas | boavista

Avenida da Liberdade, 175; 213 103 400; cinemasaojorge.pt

Rua das Gaivotas, 8; todos os dias: 8h-23h30; pologaivotasboavista@ cm-lisboa.pt

gabinete de estudos olisiponenses

Est. de Benfica, 368; 217 701 100; seg a sex: 9h-18h; geo.cm-lisboa.pt galerias

Galeria Avenida da Índia Avenida da Índia, 170; 215 830 010; ter a dom: 10h-13h/14h-18h, sáb, dom: 14h-18h Galeria Boavista Rua da Boavista, 47-50; 213 476 335; ter a dom:

Agenda Cultural Lisboa Out 2016 / N.º 304 diretor

Manuel Veiga editora executiva

Paula Teixeira editor

Luís Almeida d’Eça direção de arte

Jorge Silva/Silva!Designers design

Inês do Carmo Rute Figueira

na capa

Pedro Gadanho fotografia de Francisco Levita, tipografia de Luís Alexandre copy desk

teatros

Maria Matos Teatro Municipal Av. Frei Miguel Contreiras, 52; 218 438 800; www.teatromariamatos.pt São Luiz Teatro Municipal Rua António Maria Cardoso, 38; 213 257 640; www.teatrosaoluiz.pt

relações públicas, publicidade institucional, circulação e assinaturas

Marco Mateus publicidade

Sara Simões

Sónia Maia Just Media / 210 939 695

coordenação da redação

impressão

Ricardo Gross redação

Ana Figueiredo Ana Rita Vaz Cristina Engrácia Filipa Santos Frederico Bernardino Tomás Collares Pereira fotografia

Francisco Levita Humberto Mouco

Multiponto distribuição

Transporta S.A. tiragem

30 000 exemplares depósito Legal

40722/90 periodicidade

Mensal Isenta de registo na ERC ao abrigo da lei de imprensa 2/99

edição

câmara municipal de lisboa/ EGEAC vereadora do pelouro da cultura Catarina Vaz Pinto recolha de informação

Rua do Machadinho, 20 1249-150 Lisboa Tel. 218 170 900 agenda.cultural@cm-lisboa.pt www.agendalx.pt

97


tempos sobre postos

castelo de são jorge

Fotografia Atual humberto mouco arquivo Arquivo José Artur Leitão Bárcia, S/DATA (Arquivo Municipal de Lisboa / Fotográfico)


TEATRO NACIONAL D. MARIA II

ATÉ 2 OUT

MEMÓRIA INDIVIDUAL EXPLÍCITA OU IMPLÍCITA

ATÉ 9 OUT

O PATO SELVAGEM SALA GARRETT

CICLO RECÉM-NASCIDOS SALA ESTÚDIO

DE FILIPA MATTA M/14

DE HENRIK IBSEN ENCENAÇÃO TIAGO GUEDES M/14

7 – 9 OUT

MASTODONTE

13 – 29 OUT

CICLO RECÉM-NASCIDOS

A BELEZA, PEQUENA CONFERÊNCIA

SALA ESTÚDIO

SALA ESTÚDIO

ENSAIO EM TRÊS PARTES PARA A CURA DA BONDADE

20 – 23 OUT

UMA MENINA ESTÁ PERDIDA NO SEU SÉCULO À PROCURA DO PAI 30 ANOS PROJETO CRINABEL TEATRO SALA GARRETT

CRIAÇÃO ÓSCAR SILVA E RICARDO B. MARQUES M/18

A PA R T I R D E JEAN-LUC NANCY CRIAÇÃO MARIA DUARTE, GONÇALO FERREIRA DE ALMEIDA, JOÃO RODRIGUES M/12

PARC E I RO D E C O M U N I CAÇÃO

PARC E I RO S TN D M I I

Informações e reservas 800 213 250 Bilheteira online www.teatro-dmaria.pt

A PA R T I R D O T E X TO D E GONÇALO M. TAVARES ENCENAÇÃO MARCO PAIVA M/12


www.lisboacapitaliberoamericana.pt a partir de 18 de outubro


Agenda Cultural Lisboa | outubro'16