Agenda Cultural Lisboa | julho/agosto2016

Page 91

91

CITTÀ DEL VATICANO

TEATRO NACIONAL D. MARIA II | 8 E 9 DE JULHO, ÀS 21H

Schauspielhaus Wien. Falk Richter e Nir de Volff, criação; Tobias Schuster, dramaturgia; Falk Richter, encenação; Telmo Branco, Gabriel da Costa, Johannes Frick, Steffen Link, Sophia Löffler, Tatjana Pessoa, Vassilissa Reznikoff e Christian Wagner, interpretação. Dois dos principais encenadores presentes no Festival de Almada deste ano vêm da Alemanha e situam-se, no mínimo, nos antípodas um do outro, não obstante partilharem o mesmo teatro em Berlim (o Schaubühne). Se de Ostermeier podemos afirmar que o texto continua a ser o cerne do seu teatro (como se demonstrará em A Gaivota, de Tchékhov, ou em Susn), Falk Richter é considerado o mestre do pós-dramático, criador que não hesita afirmar que perante “o mundo como está não se pode continuar a fazer Tchekhov ou Yasmina Reza”. Na sua mais recente peça, cocriada com Nir de Volff, Richter unifica teatro e dança para questionar sobre o sentido da religião nas nossas vidas. Para isso, salta para dentro dos muros da cidade do Vaticano e aborda, num tom inquietante e provocativo, temas como o poder e a homossexualidade.

PINOCCHIO CENTRO CULTURAL DE BELÉM 15 DE JULHO, ÀS 21H, 16 DE JULHO, ÀS 18H

Compagnie Louis Brouillard. A partir de Carlo Collodi; Joël Pommerat, encenação e dramaturgia; Anne Rotger, Daniel Dubois, Lorenzo Graouer, Maya Vignando e Pierre-Yves Chapalain, interpretação.

Regresso ao Festival do grande mago da cena francesa, após as muito aplaudidas representações de Círculos/Ficções e A Reunificação das Duas Coreias em edições anteriores. A partir do grande clássico de Collodi, o encenador e dramaturgo relaciona a liberdade da infância com as prisões da vida adulta, num contraste entre a “austeridade do real” e os ”encantos da fantasia”. Espetáculo muito aplaudido desde a sua estreia no Odéon-Théâtre de l’Europe – a ponto de Pommerat o considerar o seu “abono de família” –, a mais recente montagem da peça chega a Lisboa, depois de distinguida, em 2015, com o Prémio Molière para Melhor Espetáculo para o Público Jovem.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.