Page 1

AGENDA CULTURAL LISBOA


TEATRO NACIONAL D. MARIA II

14—17 jan

de

O NOME DA ROSA

PEDRO ZEGRE PENIM com

ROSA MOTA produção

TEATRO MUNICIPAL DO PORTO coprodução

TEATRO PRAGA

SALA GARRETT

M/12

15—31 jan

TERRENO SELVAGEM SALA ESTÚDIO

cocriação

MIGUEL CASTRO CALDAS, PEDRO GIL, RAQUEL CASTRO coprodução

TNDM II, BARBA AZUL, TEATRO VIRIATO M/12

17  jan—15 mai

A VISITA ESCOCESA

criação

INÊS BARAHONA, MIGUEL FRAGATA produção

TNDM II M/6

cresce e aparece

PARC E I RO D E C O M U N I CAÇÃO

PARC E I RO S TN D M I I

Informações e reservas 800 213 250 Bilheteira online www.teatro-dmaria.pt


ESCOLA DAS GAIVOTAS 2 MITOS DE LISBOA 8 ARTISTA

MASAVEU

NO MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA 32

72

COLECCIÓN

ITINERÁRIOS DE LISBOA

CADERNOS ESPECIAIS

FAUSTIN LINYEKULANA CIDADE18

ENTREVISTAS

ORELHA MIGUEL 62 NEGRA 52 BONNEVILLE

AGENDA

ARTES22 CIÊNCIAS36 CINEMA40 DANÇA44 LITERATURA48 MÚSICA56 TEATRO66 VISITAS GUIADAS74 CRIANÇAS80

VEJA NO SITE DA AGENDA CULTURAL 96


2

ESCOLA DAS GAIVOTAS NOVO POLO CULTURAL Em janeiro inaugura um novo espaço municipal para acolhimento de criadores e projetos culturais. Após uma extensa renovação, que manteve duas intervenções preexistentes de Vhils, o edifício da antiga Escola das Gaivotas vai disponibilizar um conjunto de espaços e serviços especialmente vocacionados para as necessidades dos agentes culturais da cidade. Além de salas de trabalho para sede de estruturas, o novo polo cultural oferece espaços de ensaio para música, dança ou outros projetos, bem como uma sala para formação/reuniões. Até ao final de 2016, prevê-se ainda que venha a funcionar um posto de atendimento especializado para o setor cultural que, à semelhança de uma loja de cidadão, oferecerá apoio técnico e logístico em horário alargado. Sob a mesma gestão e em articulação direta com a Escola das Gaivotas, as Residências da Boavista continurão a providenciar alojamento temporário para artistas de passagem em Lisboa. Nas páginas seguintes apresentamos alguns dos novos ocupantes do edifício das Gaivotas, aos quais se poderão juntar quaisquer outros artistas ou agentes culturais da cidade que pretendam usufruir dos espaços ou equipamentos de utilização partilhada do Polo Cultural Gaivotas | Boavista. POLO CULTURAL GAIVOTAS | BOAVISTA RUA DAS GAIVOTAS, 8 ESCOLADASGAIVOTAS@CM-LISBOA.PT Reportagem TOMÁS COLLARES PEREIRA Fotografia HUMBERTO MOUCO


E S C O L A DAS GA I VO TAS N OVO P O LO C U LT U R A L

3

FILHO ÚNICO

AFONSO SIMÕES / VÍTOR LOPES / ANDRÉ SANTOS / NELSON GOMES ANDRÉ FERREIRA / LEONARDO BINDILETTI Associação Cultural fundada em 2007, promotora musical e agência de artistas que opera na música contemporânea, sobretudo em projetos fora do normal ou, como referem, ‘que transgridem’. Trabalham com artistas como B Fachada e Norberto Lobo, entre outros.


4

E SGA C OILVO A DAS I VOPTAS E S C O L A DAS TAS GA N OVO O LO NCOVO U LT UPROALO L C U LT U R A L

GRIOT

DANIEL MARTINHO / MATAMBA JOAQUIM / MARGARIDA BENTO O nome provém da expressão usada em África para designar um contador de histórias e é assim que gostam de classificar a sua atividade teatral, centrada também na divulgação de textos contemporâneos inéditos e de origem africana. Em janeiro apresentam no São Luiz Teatro Municipal a peça Ruínas, com encenação de António Pires, onde participa todo o elenco desta associação.


E S C O L A DAS GA I VO TAS N OVO P O LO C U LT U R A L

P.O.R.K.

ANDREIA CARNEIRO A associação, criada há cerca de um ano, reúne a produtora, Andreia Carneiro, e a bailarina e coreógrafa, Marlene Monteiro Freitas. Dedicam-se à criação, produção e difusão de dança contemporânea, sobretudo nos palcos internacionais, onde atualmente centram mais de 90% da sua atividade.

5


6

E S C O L A DAS GA I VO TAS N OVO P O LO C U LT U R A L

ÁGUA NO BICO

NUNO CARRUSCA Aberta ao pátio da antiga escola, surge uma cafetaria e pastelaria que o seu criador, o chef Nuno Carrusca, intitula de inclusiva, pois está preparada para as dietas mais sofisticadas, desde vegetariana e vegan a crudívora e paleo, complementadas com uma pequena e agradável esplanada, com espreguiçadeiras.


E S C O L A DAS GA I VO TAS N OVO P O LO C U LT U R A L

7

TEATRO DO ELÉTRICO

RICARDO NEVES-NEVES / RITA CRUZ MAFALDA SIMÕES / RAFAEL GOMES Uma companhia de teatro formada em 2008, por profissionais do espetáculo, oriundos das áreas da Música e do Teatro. Estão habituados a levar o seu repertório em digressões pelo país, mas é em Lisboa que, em janeiro, repõem a peça Mãe com Açúcar, de Rita Cruz, no Teatro Taborda.


8

LISBOA: MITO OU VERDADE POR FREDERICO BERNARDINO

MITO:

LISBOA TEM SETE COLINAS A LENDA REMONTA AO TEMPO DA OCUPAÇÃO ROMANA E É PELA PRIMEIRA VEZ RECUPERADA NO SÉCULO XVII, POR FREI NICOLAU DE OLIVEIRA, NA OBRA O LIVRO DAS GRANDEZAS DE LISBOA. TAL COMO ROMA, APONTARAM-SE À CIDADE SETE COLINAS (SÃO JORGE, SÃO VICENTE, SANT’ANA, SANTO ANDRÉ, CHAGAS, SANTA CATARINA E SÃO ROQUE). ORA, PARECE QUE O DISTINTO OLISIPÓGRAFO, FRADE DA ORDEM DA SANTÍSSIMA TRINDADE, SE TERÁ ESQUECIDO DA OITAVA, A DA GRAÇA, PRECISAMENTE A QUE NÃO SE ENCONTRA VISÍVEL A QUEM ACORRE À CIDADE VINDO DO TEJO. BEM FEITAS AS CONTAS, SÃO OITO, E NÃO SETE, AS COLINAS DE LISBOA.


M I TO S D E L I S B OA

CALÇADA DE SÃO FRANCISCO, COLINA DE SÃO ROQUE

9


10

MITO: ULISSES FUNDOU LISBOA COMO DIZ A OLISIPÓGRAFA MARINA TAVARES DIAS, “A LEGENDA DE UM HERÓI PARA SEMPRE PRESENTE NO IMAGINÁRIO COLETIVO DOS POVOS É DEMASIADO CATIVANTE PARA QUE SE LHE PASSE AO LARGO”. TAL SUCEDEU COM ULISSES, SENHOR DE ÍTACA, HERÓI DE ASCENDÊNCIA DIVINA, A QUEM, NO SÉCULO III, CAIUS JULIUS SOLINUS ATRIBUIU A FUNDAÇÃO DA CIDADE, PARTICULARMENTE INFLUENCIADO PELOS ESCRITOS DE ESTRABÃO. A LENDA IMPÔS-SE E INFLUENCIOU GENTE TÃO ILUSTRE COMO CAMÕES OU DAMIÃO DE GÓIS. MAS, PARA OS FIÉIS DE UMA HISTORIOGRAFIA COM RAÍZES DEVIDAMENTE COMPROVADAS, NÃO PASSA DISSO MESMO: UMA LENDA.


M I TO S D E L I S B OA

KIRK DOUGLAS E SILVANA MANGANO, FILME ULYSSES, 1954

11


12

MITO: O CASTELO DE SÃO JORGE DE HOJE É MEDIEVAL

O CASTELEJO, COM DEZ ALTAS TORRES QUADRANGULARES NO LOCAL MAIS ALTO DA COLINA; A CIDADELA, DENTRO DA PRIMEIRA MURALHA; E CINTURAS DE MURALHAS, QUE D. FERNANDO ACABARIA POR ESTENDER EM RESPOSTA AO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO E URBANÍSTICO DA CIDADE, FORMAVAM O CASTELO MEDIEVAL NA COLINA DE SÃO JORGE. COM O PASSAR DO TEMPO, PARTE DAS MURALHAS E TORRES FORAM SENDO DESTRUÍDAS, DANDO LUGAR ÀS MAIS DÍSPARES CONFIGURAÇÕES. O ATUAL MONUMENTO NASCE DE UMA CAMPANHA DE RESTAURO, EM 1938, PARA A EXPOSIÇÃO DO MUNDO PORTUGUÊS. O OBJETIVO ERA EDIFICAR A PRIMEIRA PLANTA, PORÉM, O ATUAL CASTELO É MUITO DIFERENTE DO ORIGINAL.


M I TO S D E L I S B OA

13

CASTELO DE Sテグ JORGE, RESTAURO DE 1938


14

MITO: MARTIM MONIZ MORREU ENTALADO NA PORTA

ALEXANDRE HERCULANO FOI O PRIMEIRO DOS GRANDES HISTORIADORES A ASSUMIR QUE O EPISÓDIO DE MARTIM MONIZ, ENTALADO NUMA PORTA DO CASTELO DURANTE A TOMADA DE LISBOA AOS MOUROS, EM 1147, NÃO PASSAVA DE UMA LENDA. NA VERDADE, QUANDO EM MEADOS DO SÉCULO XIX SE REVELA O CONTEÚDO DE DE EXPUGNATIONE OLISIPONIS, PERCEBESE QUE O MAIS FIÁVEL DOCUMENTO SOBRE A CONQUISTA DE LISBOA, ESCRITO PROVAVELMENTE POR UM CRUZADO ERUDITO QUE TESTEMUNHA A FAÇANHA, OMITE QUALQUER MENÇÃO AO FIDALGO HERÓI DE CRISTO OU AO EPISÓDIO DA PORTA. O CERTO É QUE A LENDA SE IMPÔS, MUITA OBRA INFLUENCIOU E, AINDA HOJE, PERMANECE O MISTÉRIO.


M I TO S D E L I S B OA

ESTAÇÃO DE METRO MARTIM MONIZ, ARTISTAS GRACINDA CANDEIAS E JOSÉ JOÃO BRITO

15


16

MITO: SANTO ANTÓNIO É

PADROEIRO DE LISBOA SE FOSSE REFERENDADO JUNTO DOS ALFACINHAS, O MITO SERIA CERTAMENTE VERDADEIRO, OU NÃO FOSSE SANTO ANTÓNIO O MAIS POPULAR DOS SANTOS DE LISBOA. MAS, A VERDADE É QUE TAL HONRA CABE A SÃO VICENTE, MÁRTIR DO CRISTIANISMO QUE, EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, ATÉ ROUBOU O PROTAGONISMO A SÃO JORGE, O PRIMEIRO SANTO DA RECONQUISTA CRISTÃ DA CIDADE. A DEVOÇÃO DE D. AFONSO HENRIQUES POR SÃO VICENTE LEVOU O REI A QUERER AS SUAS RELÍQUIAS EM SOLO PORTUGUÊS. EM 1185, OS RESTOS MORTAIS DO SANTO CHEGAM A LISBOA E SÃO ENTREGUES À CATEDRAL DA CIDADE. É PELO MENOS DESDE 1233 QUE O BRASÃO DE ARMAS DA CIDADE ENVERGA A BARCA COM OS CORVOS, ALUSÃO À ÚLTIMA VIAGEM DE SÃO VICENTE.


M I TO S D E L I S B OA

SANTO ANTÓNIO COM O MENINO, AUTOR DESCONHECIDO, SÉCULO XVIII

17


18

FAUSTIN LINYEKULA MARINA BERTOLAMI

Em 2016, a bienal Artista na Cidade acolhe o coreógrafo e bailarino Faustin Linyekula que vem a Portugal apresentar novos projetos em diversos palcos lisboetas com a colaboração de artistas nacionais. Nascido no antigo Zaire, atual República Democrática do Congo, e criado num ambiente multicultural, Faustin Linyekula é um artista de facetas múltiplas. Manuseia o corpo como se recorresse a uma arma. Assumidamente política, a sua obra é uma expressão intensa da história do seu país. O colonialismo belga, a conquista da independência, o encalço da miséria e da pobreza são as âncoras de Faustin no manifesto do seu berço e das suas origens. Em oposição, a resiliência e alegria da sua gente, a beleza do património natural congolês, a redoma de esperança que envolve o seu país são dançadas, cantadas e encenadas por Faustin como um tributo original e genuíno à identidade do seu povo.


Š Agathe Pouperey

19


20

E N T R E V I S TA

é uma forma de interrogar o meu corpo, Pode apresentar-nos o artista Faustin tentar perceber a minha relação com a Linyekula? atualidade do meu país. Perceber que ao Nasci, vivo e trabalho na República De- nosso redor e no interior de nós próprios mocrática do Congo e gosto de dizer que só existem ruínas. Tentar perceber a hissou um contador de histórias. Sou conhe- tória e como chegámos aqui. Ver como o cido como coreógrafo e bailarino, mas o corpo tenta sobreviver e avançar no seio que tento fazer é contar histórias. Histó- da ruína. Não digo com o corpo: o meu rias deste país, onde nasci e cresci. Seria país é assim. Mais do que isso, questiono mais fácil desenvolver o meu trabalho na que país e este e como chegámos aqui. Europa, mas tento através dele criar um Para além das ruinas há seguramente espaço de possibilidades num contexto algo de bom no seu país, uma promessa em que as pessoas estão desesperadas e de futuro? só pensam em partir. Os homens e as mulheres permanecem. O contador de histórias é Resistem. Essa capacidauma forte tradição afride de resiliência reserva IR PARA O PALCO É cana. momentos de beleza. É É uma tradição mundial, UMA FORMA DE INTERessa a história. No meio humana. O homem sem- ROGAR O MEU CORPO, da ruína e desta enorme pre teve necessidade de TENTAR PERCEBER A população existem hocontar histórias. Essa nemens capazes de sonhar, cessidade toma formas MINHA RELAÇÃO de se imaginar para além diferentes. Nós vimos de COM A ATUALIDADE da ruína. Eu vivo e trabauma cultura de tradição DO MEU PAÍS. lho aqui justamente para oral, por isso a palavra é reafirmar esse facto. central, está no coração de O seu trabalho é uma retudo. flexão sobre o pós-colonialismo? A sua obra funde diversas artes – teatro, Forçosamente quando se vem de um dança, música, vídeo. Como a define? país que foi colónia até aos anos 60, a A palavra é também uma manifestação colonização e a relação com o ocidente do corpo. Todos esses meios são para mim fazem parte da reflexão. Não só de uma uma forma de abordar o movimento do reflexão sobre o passado histórico mas corpo. É o corpo que reúne a dança, o tea- também sobre o mundo de hoje em plena tro, o canto. Um corpo que pode falar, can- globalização. tar, dançar, gritar. Um corpo que treme. Portugal foi um dos maiores impérios E como traduz o passado do seu país coloniais. De que forma a sua obra nos através do movimento do corpo? pode interpelar? Digo muitas vezes que podemos estudar O primeiro europeu a chegar ao Congo a evolução de uma sociedade através da foi um português. Em 1482, Diogo Cão violência que é exercida sobre o corpo. aportou no Reino do Congo. A nossa reNa realidade, podemos estudar a his- lação com a Europa começou com Portória de um povo através das diferentes tugal. Apesar de não termos sido colónia formas de violência sobre o corpo. Por portuguesa, a relação com os navegadooutro lado, sou ainda relativamente jo- res, aventureiros e exploradores portuvem, porém, posso dizer que sou antigo gueses moldou o nosso conhecimento da porque existem muitas coisas que me li- Europa e pode dizer-se que a nossa cogam às gerações passadas. Ir para o palco lonização começou nesse momento. FreLuís Almeida D’Eça


FAU S T I N L I N Y E KU L A

© Agathe Pouperey

quentemente, quando estou na Europa verifico que muitos europeus procedem como se a história africana não fosse também a sua própria história. Esse laço comum de 500 anos não é reconhecido da mesma forma pelos africanos e pelos europeus. Em África conhecemos a história colonial. Na Europa tentam esquecê-la. A mensagem que tenho para vós é a seguinte: o que podemos fazer para olharmos em conjunto essa história comum? Sem isso não podemos criar vínculos válidos e profundos uns com os outros. Em Janeiro vai apresentar um solo concebido para o bailarino Miguel Ramalho da Companhia Nacional de Bailado. Que coreografia criou para ele? O título da peça é Miguel. Isso quer dizer que a coreografia é um encontro. O nosso encontro. Um encontro de duas pessoas que têm em comum a linguagem da dança. Conheci-o em Lisboa, levou-me ao local onde nasceu, falou-me da sua infância. Depois recebi-o em minha casa e procurei dar-lhe a conhecer a cidade. Desta relação, espero que tenha nascido uma cumplicidade, algo de íntimo, de pessoal, que eu procurei traduzir no palco em cerca de 20 minutos. É, no fundo, um retrato do Miguel, produto deste nosso encontro. Conhece Lisboa. Que impressão guarda da cidade e dos lisboetas? Para além da impressão agradável de turista, há qualquer coisa que reconheço da minha realidade em Lisboa. Uma vaga ideia de ruína, muito diferente do meu país claro. Ainda há pouco mais de quarenta anos os portugueses viviam em ditadura. Apesar de muitos jovens como o Miguel não terem sentido essa experiência, tentam todos juntos seguir em frente, organizar a suas vidas. Revejo-me nisto. É esse lado humano que mais me sensibiliza.

21

LE CARGO Teatro Maria Matos / 24 janeiro às 16h Av. Frei Miguel Contreiras, 52 218 438 801 / www.teatromariamatos.pt

O Artista na Cidade presenteia-nos novamente com Le Cargo, uma produção da Studios Kabako, a companhia de artes multidisciplinares que fundou em 2001 na capital congolesa, Kinshasa. Le Cargo será acompanhado da música de Flamme Kapaya e decorrerá no Alkantara Festival. Este é o primeiro espectáculo de Faustin encenado e dançado a solo. A aventura de a interpretar demonstra a desinibição de Linyekula em contar as histórias da sua terra natal através de um retrato íntimo e tumultuoso.

PORTRAIT SERIES. I MIGUEL Teatro Camões 4, 15, 16, 21, 22 e 23 de janeiro às 21h e 24 às 16h

Passeio do Neptuno, Parque das Nações 218 923 470 / www.cnb.pt

Encomendada pela Companhia Nacional de Bailado, a performance Portrait Series. I Miguel, dirigida por Linyeuka terá a sua estreia mundial em Lisboa, com a interpretação do bailarino Miguel Ramalho e Pedro Carneiro, autor da música. Refletindo acerca da responsabilidade artística, este encontro dançado será seguido pela amostra do filme de Cláudia Varejão No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos. MB


22

A RT E S

MUDE – MUSEU DO DESIGN E DA MODA . COLEÇÃO FRANCISCO CAPELO ATÉ 17 DE ABRIL RUA AUGUSTA, 24 / 218 886 117 / WWW.MUDE.PT

JOSÉ ESPINHO VIDA E OBRA Ainda quase desconhecido do grande público, José Espinho (1915-1973) é autor de uma vasta obra que abarca tanto a arquitetura, como diversas vertentes do design: de produto, efémero, expositivo, gráfico; bem como edição e ilustração, estas duas últimas áreas desenvolvidas em particular enquanto funcionário da Câmara Municipal de Lisboa. Em exposição poderão ver-se cerca de 90 peças de mobiliário e uma vasta documentação iconográfica que dá a conhecer diversos espaços

I N AU G U R A M ALECRIM 50 TER A SÁB: 14H -19H

RUI DIAS MONTEIRO

OS DESPOJOS DO DIA Fotografia 21 JAN A 5 MAR

APPLETON SQUARE TER A SÁB: 14H -19H

JOANA VILLAVERDE Pintura 28 JAN A 25 FEV

A PEQUENA GALERIA QUA A SEX: 18H -20H, SÁB: 16H -20H

onde interveio, como o Teatro Micaelense, o Cine-Teatro Monumental, o Hotel Mundial, o Hotel Estoril-Sol, o Hotel Trópico Luanda, entre outros, na sua grande maioria desvirtuados ou demolidos. Dando continuidade ao trabalho de investigação, conservação, divulgação e musealização do design português levado a cabo pelo MUDE desde a sua inauguração, o museu mostra agora a primeira grande exposição dedicada à vida e obra de um dos pioneiros do design luso. Ana Rita Vaz

BIBLIOTECA DOS CORUCHÉUS TER A SEX: 10H -18H

COLETIVO FRAGMA

LUGAR MÚLTIPLO: REVISITAR ALVALADE Fotografia 8 JAN A 27 FEV

10 – DEZ ANOS, 7& FOTÓGRAFAS INÉDITOS NARRATIVAS DEZ ARTISTAS GRÁFICAS DE

CASA DOS MUNDOS TER A SÁB: 14H30-19H30

6 A 16 JAN

Coletiva ATÉ 16 JAN

INTERCULTURALIDADE Desenhos, aguarelas e tintas sobre cadernos 7 A 28 JAN

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DO EDIFÍCIO CENTRAL DO CAMPO GRANDE SEG A SEX: 8H -20H

TÂNIA GRAFINO NU GESTO CRU Desenho 5 A 18 JAN


A R T E S I N AU G U R A M / C O N T I N UA M

IRENE GONÇALVES SOU TERRA

Fotografia 19 JAN A 1 FEV

CARMEN PICHEL O MURMÚRIO DOS OBJETOS Pintura ATÉ 4 JAN

ESPAÇO SANTA CATARINA TER A SEX: 15H -21H SÁB: 10H -16H

EU NÃO SOU UMA ILHA – I AM NOT AN ISLAND Coletiva 8 A 21 JAN

FÁBRICA BRAÇO DE PRATA QUA A SÁB: 18H -02H, DOM: 15H -00H

RUTE BARBEDO DRIVE-IN

Fotografia 7 A 31 JAN FUNDAÇÃO CARMONA E COSTA QUA A SÁB: 15H -20H

RUI HORTA PEREIRA É

9 JAN A 20 FEV

AFINIDADES ELECTIVAS. JULIÃO SARMENTO COLECCIONADOR COLETIVA ATÉ 3 JAN

GALERIA BAGINSKI TER A SÁB: 14H –20H

FRANCISCO VIDAL

23

DO PÔR DO VASCONCELOS BRILHANTE SOL E O MUSEU LÚCIA PRANCHA INDUSTRIAL E PERSEGUINDO O INVISÍVEL COMERCIAL DO NICOLAE PORTO NEGURA (1883-1899) I’M NOT SPECIAL TERESA DIAS JOSÉ ESPINHO VIDA E OBRA COELHO ANTÓNIO OLAIO MÃOS HAUNTED CHINA MADE IN PORTUGAL SÓNIA COLECTIVA DE COLORADD BAPTISTA DESPE-SE MUITO E NEM TAPEÇARIAS ENSAIO PARA SABE PINTAR UM ARQUIVO: O FERNANDO TEMPO E A PA- Sala de Exposições, Piso 0 SALVADOR LAVRA. DESIGN & JOANA EM PORTUGAL EDUARDO PORTUGAL SALVADOR (1970-1974) MI.NÚS.CU.LO JORGE RODRIGUES & JORGE MOLDER Sala de exposições [ANTE] câmara, Piso 1 SARA VIEIRA SEVEN PARKING TICKETS J. LEITÃO [ANTE] CÂMARA BAPTISTA FILIPA JACINTO JÁ SINTO & TIAGO BAPTISTA A TERCEIRA 3X3=6 IMAGEM. A FOTOGRAFIA ESTEREOSCÓPICARLOS MUSEU INFINI- NORONHA FEIO CA EM PORTUTO. JOAQUIM BANHADOS PELA LUZ GAL E O DESEJO ARQUITETURA DA PAZ Pintura, instalação 20 JAN A 12 MAR

Pintura ATÉ 16 JAN

APAIXONARTE SEG A SEX: 12H -19H30, SÁB: 12H -17H

Pintura, fotografia, instalação, vídeo ATÉ 9 JAN

GALERIA MONUMENTAL TER A SÁB: 15H -19H30

15 JAN A 27 MAR

Colagem e técnica mista ATÉ 31 JAN O ARMÁRIO

Pintura 9 JAN A 20 FEV

Design ATÉ 17 ABR

Instalação e performance ATÉ 17 JAN

GALERIA TAPEÇARIAS DE PORTALEGRE SEG A SEX: 14H -19H30

Instalação ATÉ 17 ABR

4 A 31 JAN

Performance ATÉ 17 JAN

MARIA PIA GALERIA SEG A SEX: 13H -17H

ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA | FOTOGRÁFICO SEG A SÁB: 10H -19H

ATÉ 7 FEV

TRAVESSA DA ERMIDA

Fotografia 9 JAN A 4 MAR

Intervenção urbana ATÉ FEV

7 A 29 JAN

MUDE – MUSEU DO DESIGN E DA MODA . COLEÇÃO FRANCISCO CAPELO TER A DOM: 10H -18H

C O N T I N UA M

3+1 ARTE CONTEMPORÂNEA TER A SEX: 14H -20H, SÁB: 11H -16H

Fotografia ATÉ 23 JAN

SEG A SÁB: 10H -19H

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO SEG A SEX: 9H30-19H30, SÁB: 9H30-12H30


24

A R T E S C O N T I N UA M

DO 3D

CAROLINE PAGÈS GALLERY TER A SÁB: 15H -20H

A ARTE DA TERRA SEG A DOM: 11H -20H

Coletiva ATÉ 6 FEV

ATÉ 16 JAN

15ª EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS UMA VIAGEM ARTÍSTICA… DE PORTUGAL À AMÉRICA LATINA

MASQUERADE CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO SEG, QUI, SEX: 15H -20H, SÁB, DOM: 11H -18H

CRISTINA GUERRA CONTEMPORARY ART TER A SEX: 12H -20H, SÁB: 15H -20H

DIOGO PIMENTÃO

Pintura ATÉ 20 JAN

ATÉ 9 JAN

TERESA MAGALHÃES

CAPTURA TRANSITÓRIA ESPAÇO CULTURAL AXA SEG A SEX: 12H -17H

SER PROFESSOR VÍTOR DA – REAPRENDER COSTA SEMPRE A PINTURA AO AR LIVRE JÚLIO POMAR E ENSINAR RUI CHAFES DESENHAR GISELE LUBSEN BREATHLESS ECHOES VIRTUS DESENHO DO INFINITO ARNO RAFAEL MINKKINEN Sala Platão FACING THE CAMERA: Garagem Sul 1970 TO TOMORROW E INÊS CARRILHO DA NIC HASTA LA VISTA, BABY! GRAÇA ATÉ 6 JAN

ATELIER-MUSEU JÚLIO POMAR TER A DOM: 10H -18H

Pintura ATÉ 15 JAN

Documentos e imagens inéditas ATÉ 18 ABR

Escultura e desenho ATÉ 20 FEV

CASA-MUSEU MEDEIROS E ALMEIDA SEG A SEX: 10H -17H30, SÁB: 10H -17H30

ESPAÇO EXIBICIONISTA SEG A SEX: 11H -20H, SÁB: 15H -18H

Fotografia ATÉ 6 JAN

BARBADO GALLERY TER A SÁB: 10H -13H/14H -20H

ATÉ 9 JAN

CENTRO CULTURAL DE BELÉM TER A DOM: 10H -18H

FÁBRICA BRAÇO DE PRATA QUA , QUI: 18H -2H, SEX, SÁB: 18H -4H, DOM: 15H -00H

Fotografia ATÉ 30 JAN

BIBLIOTECA COSMELLI SANT’ANNA SEG A SEX: 10H -18H

LISBOA

FEELING BLUE

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE SEG A SEX: 9H3012H30/15H -19H

ANA TRISTANY Pintura e cerâmica ATÉ 8 JAN

CALÇADA DA GLÓRIA E LARGO DA OLIVEIRINHA

Alma, Fedor e Third

CÂNTICO NEGRO Arte urbana TODOS OS DIAS

CARLOS CARVALHO ARTE CONTEMPORÂNEA SEG A SEX: 10H -19H30, SÁB: 12H -19H30

JOANA DA CONCEIÇÃO CORPO QUE SABE

Desenho, pintura, instalação ATÉ 17 JAN

Arquitetura ATÉ 14 FEV

AS ARTES E AS MARCAS O ENCONTRO

Instalação e performance ATÉ 14 JAN FABULA URBIS SEG A DOM: 10H3013H30/15H -20H

FUNDAÇÃO ARPAD SZENES-VIEIRA DA SILVA TER A DOM: 10H -18H

NO ATELIER Pintura ATÉ 31 JAN

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN QUA A SEG: 10H -18H

Sala de Arte Europeia

OS MAGOS DO ORIENTE: ILUMINURAS DA COLEÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN ATÉ 11 JAN

Galeria de Exposições Temporárias da Sede

WENTWORTHFITZWILLIAM. UMA COLEÇÃO INGLESA

ALFREDO LUZ, BELA SILVA, ESTER COSTA DANIEL VIEIRA, CALOUSTE S. A ÁRVORE DE NATAL QUE NUNCA SE DEIXOU ISABEL BOMBA, GULBENKIAN E DESMANCHAR KIM PRISU, O GOSTO INGLÊS MÁRIO BRANCO Centro de Arte Moderna HEIN SEMKE A MOURARIA DO UM ALEMÃO EM LISBOA SR. BAGUINHO As Artes e as Marcas WILLIE DOHERTY CAROLINA PITEIRA ATÉ 28 MAR

Pintura e desenho ATÉ 4 JAN

CENTRO DE INOVAÇÃO DA MOURARIA SEG A SEX: 14H -18H

ATÉ 28 MAR

Coletiva de pintura ATÉ 31 JAN

FIDELIDADE CHIADO 8 – ARTE CONTEMPORÂNEA SEG A SEX: 12H -20H

ATÉ 22 FEV

ATÉ 18 JAN

Vídeo e fotografia ATÉ 22 FEV


A R T E S C O N T I N UA M

25

O CÍRCULO DE DELAUNAY ATÉ 22 FEV

AS CASAS NA COLEÇÃO DO CAM Arquitetura ATÉ 30 MAI

FUNDAÇÃO LEAL RIOS QUI A SÁB: 14H30-18H30

LUÍS PAULO COSTA PART ONE: ONE ANOTHER ATÉ 7 MAI

GALERIA ARTE PERIFÉRICA SEG A DOM: 10-20H

EVA ARMISEN

O CORAÇÃO NA CABEÇA Pintura ATÉ 15 JAN

GALERIA AV. DA ÍNDIA TER A SEX: 10H -13H/14H 18H, SÁB, DOM: 14H -18H

RETORNAR – TRAÇOS DE MEMÓRIA ATÉ 14 FEV

GALERIA BANGBANG TER A SÁB: 12H30-20H

MUSEU COLEÇÃO BERARDO ATÉ 14 DE FEVEREIRO PRAÇA DO IMPÉRIO / 213 612 878 / WWW.MUSEUBERARDO.PT

STAN DOUGLAS INTERREGNUM

Interregnum mostra três trabalhos recentes em fotografia e vídeo do artista canadiano Stan Douglas, que refletem sobre o mesmo período histórico no qual emergem diferentes expetativas universalistas e multiculturais de transformação. A Revolução de 25 de Abril de 1974 e o final do colonialismo marcam forte presença nestes trabalhos, mas outras manifestações culturais, como o jazz-rock, o funk, o disco e o afrobeat não ficam de fora. The Secret Agent , a peça que ilustra a realidade portuguesa posterior à Revolução de Abril, foi filmada em Portugal no início de 2015, e conta com um amplo elenco de atores nacionais. ARV

CATARINA LIRA RAMIRO PEREIRA SELECTED STORIES GUERREIRO Pintura ATÉ 16 JAN

GALERIA BELO-GALSTERER TER A SEX: 12H -19H, SÁB: 14H -19H

MEL O’CALLAGHAN DANGEROUS LOOKING-BACK

Vídeo, escultura, pintura sobre vidro ATÉ 30 JAN

SCRIPTORIUM

Litografia e colagem sobre tecido ATÉ 30 JAN GALERIA FILOMENA SOARES TER A SÁB: 10H -20H

IGOR JESUS

A ÚLTIMA CARTA AO PAI NATAL ATÉ 16 JAN

GALERIA GRAÇA BRANDÃO TER A SÁB: 11H -19H

GALERIA JOÃO ESTEVES DE OLIVEIRA TER A SÁB: 11H -19H30

IAN KIAER, ÁLVARO SIZA PAULO LISBOA PÁGINA SAGRADA E NUNO SOUSA VIEIRA IN ABSENTIA WITHIN LIGHT / INSIDE GLASS Desenhos ATÉ 7 JAN

GALERIA MILLENNIUM SEG A SÁB: 10H -18H

Coletiva ATÉ 2 JAN

AN INTERSECTION BETWEEN ART AND SCIENCE ATÉ 9 JAN


26

A R T E S C O N T I N UA M GALERIA MUNICIPAL PAVILHÃO BRANCO TER A DOM: 10H -13H/14H -18H

ARMANDA DUARTE TAMBOR

ATÉ 13 FEV GALERIA MUNICIPAL TORREÃO NASCENTE DA CORDOARIA

GALERIA REVERSO TER A SEX: 11H -19H, SEG, SÁB: 14H -18H

SNAPSHOT Joalharia ATÉ 15 JAN

GALERIA DAS SALGADEIRAS TER A SÁB: 15H -21H

JOANNA LATKA DAS SOMBRAS E DO NEVOEIRO

ANTÓNIO BOLOTA, BRUNO CIDRA, GONÇALO BARREIROS, GONZÁLEZ GONÇALO SENA BRAVO CANAL CAVEIRA Gravura e desenho ATÉ 9 JAN

GALERIA DE SÃO MAMEDE SEG A SEX: 11H -20H, SÁB: 11H -19H

GALERIA AVENIDA DA ÍNDIA ATÉ 14 DE FEVEREIRO AV. DA ÍNDIA, 170 / 218 170 534

RETORNAR TRAÇOS DE MEMÓRIA A exposição que assinala os 40 anos do movimento de retorno das ex-colónias portuguesas pode ser visitada até 14 de fevereiro. Até lá, uma variada programação paralela propõe olhares e reflexões distintas sobre o fenómeno. Do teatro a conversas, de leituras encenadas a visitas comentadas e performances, esta iniciativa pretende promover o cruzamento entre as artes e as ciências humanas.

Janeiro

Fevereiro

TEATRO SÃO LUIZ

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Portugal não é um país pequeno

Espetáculo de André Amálio 14, 15, 16, 21, 22 E 23 JAN PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Condições políticas e sociais do colonialismo e da descolonização portuguesas Conversa com António Costa Pinto e Diogo Ramada Curto 21 JAN

GALERIA AV. DA ÍNDIA

Leitura encenada completa do livro Caderno de Memórias Coloniais de Isabela Figueiredo pela atriz Beatriz Batarda. 30 JAN: 17H Visita comentada, por Mª Filomena Molder

Performance Pedro Coquenão 13 FEV

Percursos artísticos e o retorno

Conversa com André Amálio, Ângela Ferreira, Manuel Santos Maia e Vasco Araújo 18 FEV GALERIA AV. DA ÍNDIA Visita comentada, por Nélia Dias PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Páginas de Um Império Perdido #2 – Alguns filhos disto tudo ou Bairro das ExColónias, de Joana Craveiro Performance de encerramento

Coletiva ATÉ 28 FEV

GALERIA OPUS 14 TER A QUA: 14H -19H, QUI A SÁB: 14H -23H

Pintura ATÉ 20 JAN

GIEFARTE SEG A SEX: 11H -14H/15H -20H

JORGE MARTINS FERNANDA AFORISMOS LAMELAS E TERESA PALMA ATÉ 15 JAN

AO SABOR DO PATRIMÓNIO

Aguarelas e tinta da china ATÉ 11 JAN GALERIA PEDRO ALFACINHA TER A SÁB: 15H -21H

JOSÉ PEDRO CORTES VALOR DE FACE Fotografia ATÉ 23 FEV

GALERIA QUADRUM TER A SEX: 10H -13H/14H 18H, SÁB, DOM: 14H -18H

HANGAR CENTRO DE INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA QUA A SÁB: 15H -19H

PLAGIAR O FUTURO Coletiva ATÉ 27 FEV

HOTEL NH CAMPO GRANDE

ANA FONTÃO

ELEMENTOS DA TABELA PICTÓRICA Pintura ATÉ 8 JAN

IGREJA DAS MERCÊS (ANTIGO CONVENTO DE JESUS) TER A SÁB: 11H -13H/17H 19H, DOM: 10H3013H/17H -19H30

UMA DELICADA ZONA DE COMPROMISSO DAVID OLIVEIRA Revisitar Ruy Duarte de Carvalho ATÉ 20 JAN

PEREGRINAÇÃO Instalação ATÉ 8 FEV


A R T E S C O N T I N UA M INSTITUTO CULTURAL ROMENO

PROMESSAS DO LESTE ATÉ 15 JAN

INSTITUTO ITALIANO DE CULTURA DE LISBOA

GRUPPO MID

LA FORMA DELLA LUCE Arte cinética ATÉ 22 JAN

LARGO DAS PIMENTEIRAS SEG A DOM: 10H -20H

NATAL COMUNITÁRIO

JUNTOS, PROTEGEMOS E CONSTRUÍMOS UMA MELHOR FREGUESIA

NATAL

Pintura, escultura, fotografia, cerâmica e tapaçaria ATÉ 29 JAN A MONTRA

VASCO FUTSCHER CODA

Instalação ATÉ 17 JAN MUSEU DA ÁGUA DA EPAL – RESERVATÓRIO DA MÃE D’ÁGUA DAS AMOREIRAS SEG A SÁB: 10H - 17H30

27

do Mezanino STAN DOUGLAS Sala DO JAPÃO INTERREGNUM Fotografia, instalação, vídeo ATÉ 15 FEV

ERNESTO DE SOUSA

YOUR BODY IS MY BODY – O TEU CORPO É O MEU CORPO

À LUZ DO DIA ATÉ OS SONHOS BRILHAM

Estampas japonesas ATÉ 31 JAN

Sala do Tecto Pintado

Coleção de cartazes ATÉ 3 ABR

JOYEUSE ENTRÉE

MUSEU DA ELETRICIDADE TER A DOM: 10H -18H

ATÉ 14 FEV

LAPA WIM WENDERS ÁLVARO ALGUMAS SÉRIES LEFFEST 2015

A BELEZA EM MINIATURA: INRO E NETSUKES (SÉCULOS XVIII-XIX)

(DESENHO E PINTURA) ATÉ 21 FEV

A VISTA DE LISBOA DO CASTELO DE WEILBURG MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CHIADO - RUA CAPELO TER A DOM: 10H -18H

NARRATIVA DE SÉRGIO TABORDA E LUÍS UMA COLEÇÃO GIL LUÍS FILIPE E A BRAGANÇA MADALENA ÍMERSÃO FARSA DA VIDA MONIZ DESENHO HOJE SINTO-ME AFINIDADES PRÉMIO SONAE ELECTIVAS. BORDALO À MEDIA ART 2015 JULIÃO SARLISA SCHMIDT- MESA MENTO COLEC- RUI TOSCANO -COLINET, CIVILIZAÇÕES DE TIPO CIONADOR I, II E III ALEXANDER MÁRIO SCHMOEGER, LINHARES LISBOA, O QUE O FLORIAN TURISTA DEVE VER A ARTE ZEYFANG COLECCIÓN AND HALF A YEAR LATER INTERIOR THERE WAS A LOT OF MASAVEU SIZA VIEIRA E O DESENHO CONCRETE Fotografia ATÉ 2 ABR

ATÉ 10 JAN

LEITURIA SEG A SÁB: 10H -20H

MUSEU BORDALO PINHEIRO TER A DOM: 10H -18H

Coletiva ATÉ 12 JUN

ATÉ 21 FEV

Digigrafias ATÉ 7 JAN

MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CHIADO - RUA SERPA PINTO TER A DOM: 10H -18H

ATÉ 30 DEZ

LUMIAR CITÉ QUA A DOM: 15H -19H

ATÉ 31 JAN

ATÉ 18 MAI

MUSEU DOS COCHES TER A DOM: 10H -18H

Coletiva ATÉ 3 JAN

ATÉ 14 FEV

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA TER: 14H -18H, QUA A DOM: 10H -18H

MUSEU NACIONAL DO AZULEJO TER A DOM: 10H -18H

GRECO, ZURBARÁN, GOYA, SOROLLA

DE OBJETOS

Desenho ATÉ 31 JAN

ATÉ 17 JAN

MAC – MOVIMENTO DE ARTE CONTEMPORÂNEA SEG A SEX: 13H - 20H, SÁB: 15H - 19H

EXPOSIÇÃO COLETIVA DE

MUSEU COLEÇÃO BERARDO TER A DOM: 10H -19H

NICOLAS PÁRIS QUATRO VARIACÕES À VOLTA DE NADA OU FALAR DO QUE NÃO TEM NOME ATÉ 6 MAR

Grandes Mestres da Pintura Espanhola ATÉ 3 ABR

ATÉ 31 JAN

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA TER A SEX: 10H -17H, SÁB, DOM: 11H -18H

JOÃO Ó

PALÁCIO DA MEMÓRIA ATÉ 31 JAN


28

A R T E S C O N T I N UA M / F E S T I VA I S / C O N C U R S O S

Sala Sacarrão

DIANE GIRAUD

PÁTEO ALFACINHA SEG A SEX: 9H -21H, SÁB, DOM: 15H -21H

TEATRO DA GARAGEM SEG A DOM: 15H -00H

IN-CÓ-GN-IT-OS

Pintura ATÉ 3 JAN

Fotografia ATÉ 8 JAN

GONÇALO MOLEIRO

Sala do Veado

PLATAFORMA REVÓLVER SEG A SÁB: 14H -19H30

ATÉ 3 JAN

A PRIVATE HISTORY: FRAGMENTS

ADRIANA MOLDER

QUARTO ESCURO Pintura e desenho ATÉ 10 JAN

Sala Azul

PEDRO RÉ

FOTOGRAFAR O CÉU Fotografia ATÉ 28 FEV

MUSEU DO ORIENTE TER A DOM: 10H -18H, SEX: 10H -22H

FALCÕES NO MUSEU

A ARTE DA FALCOARIA DO ORIENTE AO OCIDENTE ATÉ 6 MAR

PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA QUI A TER: 10H -18H

TIRÉE PAR… A RAINHA D. AMÉLIA E A FOTOGRAFIA Fotografia antiga ATÉ 20 JAN

RICORDO DI VENEZIA

VIDROS DE MURANO DA CASA REAL PORTUGUESA ATÉ 20 JAN

SANTOSVAL I STOOD UP AND… NEVER SAT DOWN AGAIN

Coletiva de arte multimédia ATÉ 16 JAN

NÃO HÁ PAPÉIS SECUNDÁRIOS NA VIDA DAS CIDADES VELOCITÉ CAFÉ QUA A SEG: 10H -19H

BRUNO MIGUEL CASTRO BICYCLE FACES Fotografia ATÉ 20 JAN

BIOMIMESIS: O DESENHO NUNO DA LUZ INSPIRADO NA WILDERNESS NATUREZA Design ATÉ 16 JAN

SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS-ARTES SEG A SEX: 12H -19H

ANA MARIA ARAÚJO PESSANHA HORIZONTES Pintura ATÉ 8 JAN

SYNTAX QUA A SÁB: 14H -19H

ATÉ 6 JAN

L’ETERNELLE INSATISFAITE

22 JAN A 7 MAR

ATÉ 16 JAN

TEMPS D’IMAGES

MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CHIADO TER A DOM: 10H -18H

LOOPS.LISBOA 2015 Vídeoarte ATÉ 24 JAN

CONCURSOS

ATÉ 16 JAN

composição para repertório tradicional

ZARATAN QUI: 19H -22H, SEX A DOM: 16H -20H

ART.IN Concurso de

ENTREGA DE TRABALHOS ATÉ 31 JAN

HETAMOÉ, JOÃO FRANCISCO & CALL FOR ANA CATARINA ARTISTS FRAGOSO

PARATÍSSIMA LISBOA – SANTA MARIA MAIOR

1 JAN A 31 MAR www.paratissima.pt

APREÇO

ATÉ 16 JAN

F E S T I VA I S

MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA TER A DOM: 10H - 18H

31 DE OUTUBRO DE 1838 – D. LUÍS JULIE BENA

PROYETOS DE ARTE FUNDACIÓN MONTEMADRID

FUNDAÇÃO INATEL

MOSTRA STONEBREAKER ESPANHA 2015 - JOÃO FITAS E BRUNO DIAS LUSITÂNIA VIEIRA ROMANA. ORIGEM Pintura ATÉ 16 JAN

GERAÇÃO 2015

VERA CORTÊS ART AGENCY TER A SÁB: 14H -19H

STONEBREAKER TER A SÁB: 16H -20H

PALE SEARCHLIGHTS

PLATAFORMA REVÓLVER SEG A SÁB: 14H -19H30

DE DOIS POVOS ATÉ JUN

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

EL GRECO

A SAGRADA FAMÍLIA COM SANTA ANA

Obra convidada - Toledo, Museo de Santa Cruz ATÉ 10 JAN

C O N F E R Ê N C I AS / COLÓQUIOS

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

NOVOS (DESA)FIOS

I CICLO DE CONFERÊNCIAS TEXTILE, TRADE AND TASTE Veludos Lavrados. A análise técnica e decorativa de três exemplars renascentistas 19 JAN: 18H

CURSOS / WO R KS H O P S ACADEMIA DE ARTES E TECNOLOGIAS

Desenhar&Pintar


A R T E S C U R S O S/ WO R KS H O P S

29

TRAVESSA DA ERMIDA ATÉ 4 DE MARÇO TRAVESSA DO MARTA PINTO, 21 / 213 637 700 / WWW.TRAVESSADAERMIDA.COM

JORGE MOLDER SEVEN PARKING TICKETS O programa expositivo deste ano na Travessa da Ermida abre com a exposição Seven parking tickets , de Jorge Molder, onde o artista apresenta sete tiragens digitais pigmentadas sobre papel Arches. As fotografias, feitas num domingo num teatro vazio em Antuérpia,

Lx, Fotografar Lx, Cerâmica, Pintura em Azulejo

Workshop de Desenho: A cor da romã

IA

Workshop Dispositivos da Imagem em Movimento - Espaço e Objecto

VÁRIOS HORÁRIOS

AKTO

Recuperação de mobiliário 9 JAN A 6 FEV SÁB: 9H -18H

AR.CO – CENTRO DE ARTE E COMUNICAÇÃO VISUAL

Workshop: Desenho Narrativo 7 JAN A 31 MAR QUI: 18H30-20H30

Workshop: Cartoon Político 5 JAN A 15 MAR TER: 18H30-20H30

4 JAN A 1 FEV SEG: 18H30-21H

7 JAN A 11 FEV QUI: 18H -21H

Workshop de Desenho: Storyboard 6 JAN A 10 FEV QUA: 18H30-21H IA ARTE ILIMITADA

Pintura, Desenho, Fotografia, Ilustração VÁRIOS HORÁRIOS IA

retratam uma bailarina – Lisbeth Gruwez – que dança a obra Quand l’homme principal est une femme , de Jan Fabre. As obras, de 152 cm por 102 cm, são dedicadas aos dois intervenientes, bem como aos diretores artísticos Sandro Resende e José Azevedo. ARV ARTE PEL’ARTE

Curso de Pintura | Desenho

SEG, QUI: 16H -18H OU 18H30-20H30

Curso de Restauro QUI: 14H30-17H30 ARTLIER

Restauro e reciclagem de móveis VÁRIOS HORÁRIOS

Restauro de Loiça QUI: 11H -13

Limpeza de uma pintura TER OU QUI: 10H -13H

Iniciação à Marcenaria SEG: 14H -17H

Iniciação à Talha

QUA: 18H30-20H30 ASSOCIAÇÃO DE ARTESÃOS DA REGIÃO DE LISBOA

Cerâmica, olaria e vidrados, desenho e pintura, restauro de loiça e móveis e talha

VÁRIOS HORÁRIOS IA ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA

Ateliê de Máscaras, Ateliê Trabalhar o Papel / o Plástico, Ateliê de Marionetas Marotes IA


30

A R T E S C U R S O S/ WO R KS H O P S ASSOCIAÇÃO DE RESIDENTES DE TELHEIRAS

ATELIER DO PAÇO

CLUBE ESTEFÂNIA

Desenho iniciação

Traço e Pintura de Azulejos e Modelação de Barro

SÁB: 10H -13H OU 15H -18H

QUA: 18H30-21H IA cursolisboa@gmail.com

TER: 14H15-16H45 Info: 919 981 288

ATELIÊ DE ARTE E ARTE -PSICOTERAPIA

ATELIERS DE ALFAMA

CONTRAPROVA

Aulas de pintura óleo acrílico

Aulas de pintura terapêutica e sessões de arte-psicoterapia VÁRIOS HORÁRIOS Info: 918 207 671

ATELIÊ DE CERÂMICA CHAMOTE FINO

Cursos de Cerâmica, Pintura sobre Azulejo SEG A SEX: 14H -17H, 18H -21H, SÁB: 10H -13H Info: 969 578 860

ATELIER DE JOALHARIA

Iniciação e aprendizagem das técnicas e métodos da Joalharia

Por Catarina Silva VÁRIOS HORÁRIOS IA catrinasilva@gmail.com / 965 424 279 ATELIER DE LISBOA – ESCOLA DE FOTOGRAFIA E CENTRO DE ARTES VISUAIS

Fotografia 2 - Luz e Fotometria 11 JAN A 11 ABR SEG: 19H30-22H

Fotografia 1 - Iniciação Máquina 20 JAN A 13 ABR QUA: 19H30-22H

ATELIÊ MELÍCIO

Cursos de Aguarela, Pintura e Escultura QUI, SEX Info: 967 521 886 ATELIÊ MF

Workshop de Desenho e Pintura para Azulejos TER, QUI: 10H30-12H, 18H30-20H Info: 912 576 393

ATELIÊ SANTA RUFINA

Workshop de Mosaicos SÁB: 11H -13H Info: 934 188 287

ATELIER DE SÃO BENTO

Cursos de desenho, pintura, gravura e história de arte VÁRIOS HORÁRIOS

Livros de artista SÁB: 14H -16H

Workshop de Técnicas Criativas e Relaxamento pela Arte SÁB: 11H -14H

Workshop de Desenho Artístico

QUI: 19H -22H MP / IA ricardo.andrade@ncreatures.com CÁ – ATELIÊ DE EXPRESSÃO PLÁSTICA

Workshops de pintura em aguarela, cerâmica, pintura em azulejo IA CASA ESTRELA DO MAR

Oficinas de Libertação Artística para Adultos QUI: 19H -20H30

Workshops Temáticos de Fotografia Com João Caseiro SÁB: 14H -18H

CASA DE TRÁS-OSMONTES E ALTO DOURO

Curso de pintura em azulejo e faiança QUA: 17H30-19H30

Curso de desenho

HORÁRIO A COMBINAR

ESPAÇO AMOREIRAS

Imagerie – Casa de Imagens Workshop de iniciação à fotografia digital Aprender a fotografar com a câmara digital 6, 7, 12, 14 JAN: 18H3020H30; 16 JAN: 14H3016H30 (EXTERIOR)

ESCOLA DE DANÇA ANA KÖHLER

Curso de Pintura

SEG A DOM: 15H -23H CERÂMICA BAIRRO ALTO

Curso de Cerâmica, Workshops de Porcelana, de Esmalte e de recriação de bijuteria VÁRIOS HORÁRIOS

INSTITUTO PORTUGU ÊS DE FOTOGRAFIA

Workshop de Técnica Fotográfica 13 DEZ: 10H, 19H30, 16 DEZ: 10H

SÁB: 11H30

18 DEZ: 10H, 19H30

ESPAÇO INATEL MOURARIA

Workshop de Fotografia de Estúdio

Costura criativa

TER, QUI: 9H30–13H30 ESPAÇO 62

Desenho de Modelo TER: 18H -19H30

GALERIA DIFERENÇA

Cursos de Gravura

QUA , SEX: 16H30-19H30, TER: 18H30-21H30, 1º E 3º SÁB/M ÊS: 15H30-19H30

Sessões de Modelo Vivo

CENTRO DE RECREIO POPULAR DO BAIRRO

Com prof. Carlos Franco SÁB: 10H -13H IA

Workshop de Composição

CAULINO CERAMICS

7 JAN A 14 ABR QUI: 19H30-21H30 IA

Curso de Pintura

Pintura e Desenho Criativo

SEX: 18H30-20H

Iniciação à Fotografia

INSTITUTO DE ARTES E OFÍCIOS

INSTITUTO PORTUGU ÊS DO DESPORTO E DA JUVENTUDE

Formação contínua TER, QUI: 19H -22H IA

TER, QUI: PÓS-LABORAL

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

SEG A SEX: 14H -16H IA

Técnicas de gravura

Cursos de Desenho (iniciação)

SEG A SEX: 11H -21H IA

Curso de Pintura

Oficinas de mobiliário, de pintura, de escultura e talha IA

Curso de fotografia

Atelier de cerâmica

GALERIA 36

SÁB: 11H -13H IA

GALERIA PEDRO SERRENHO

Escola de Belas Artes

Cursos de Desenho/ Pintura, Iniciação à Gravura, Desenho de Corpo Humano (com modelo), História da Arte, Desenho e Geometria Descritiva Info: 917 540 178

GALERIA REVERSO

O Prazer de Fazer, a Joia ao Alcance da Mão Cursos práticos de joalharia Info: 919809131 / mail@ reversodasbernardas.com

12 DEZ: 19H30

Workshop de Adobe Lightroom 23 DEZ: 10H

JUNTA DE FREGUESIA DA ESTRELA

Centro Comunitário da Madragoa

121º Encontro do Grupo dos Origamigos de Lisboa Arte Milenar de dobragem de papel 9 JAN: 15H -19H EG / PG

Info: origamigos.lx@gmail.com 936 258 619 LEITURIA

Ilustra-te

Produção de uma fanzine com Alexandre Esgaio 5 DEZ: 16H -19H LISBON PHOTOGRAPHER

Ateliers de Fotografia a céu-aberto As Horas Mágicas

Fotografia noturna VÁRIOS HORÁRIOS Info: www.lisbonphotographer.com MART

Mini curso de colagem

4 A 28 JAN: 10H30-13H OU 18H30-20H30


A R T E S C U R S O S/ WO R KS H O P S

O Primeiro Olhar Oficinas de arte 2 A 30 JAN SÁB: 11H -12H30

MUSEU DE SÃO ROQUE

Diário gráfico, pormenor e escala

Workshop intensivo de desenho 30 JAN: 14H30

MESTRES DO REGUEIRÃO

Introdução à cerâmica SEG: 19H -21H

MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO PELA ARTE

OFICINA DE COSTURA CRIATIVA

Imagerie – Casa de Imagens

QUA: 10H -12H

Oficina de fotografia estenopeica

MOVIMENTO DE EXPRESSÃO FOTOGRÁFICA

Oficina de fotografia estenopeica + revelação

Memórias em álbum

Iniciação à fotografia 4 JAN A 11 ABR: 19H30-21H30

MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO

Workshops de Ilustração Com Catarina Sobral 12, 19 DEZ: 10H -13H MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

Ateliê de modelação de barro e de pintura de azulejo MP MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

Oficina de tecelagem manual e tapeçaria QUA: 13H30-17H30 Info: 964 088 200 MP

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

Imagerie – Casa de Imagens

Fotógrafos dentro da caixa

Oficina de fotografia estenopeica 17 JAN: 10H -16H

Workshop de Banda Desenhada

31

KU N ST

HALLe I SSAB O N KL U N ST N O B A HALLe LI SS

10 JAN: 10H -14H

10, 24 JAN: 10H -14H

PONTO DE LUZ ATELIER

Desenho e gravura Por José Faria

Desenho de Figura Humana - Retrato, Técnicas de Calcografia e Gravura em Metal, Técnicas em Pintura

I N A I m SSA

pontodeluz21@hotmail.com IA

SOCIEDADE DE INSTRUÇÃO GUILHERME COSSOUL

Cursos de Formação

Com Luís Rocha e Tânia Araújo IA SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS-ARTES

Cursos de Formação Artística IA TEATRO DA VOZ

Desenho aberto

VÁRIOS HORÁRIOS VIRAGEM LAB

Workshop de Técnicas de Impressão de Preto e Branco SÁB, DOM

R eAS O NAB Le S R e T C A R A H C I N FAm I L IAR S e C A L P

16, 23, 30 JAN, 6, 13 FEV

Workshop de Desenho e Modelação MUSEU DO ORIENTE

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS GO GRUPOS ORGANIZADOS MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO EM GERAL

23 JAN: 14H30-16H30

> Contactos pág 91

8 JAN A 12 FEV SEX: 11H -13H/14H -16H

Origami Arquitetónico II Bojagui Patchwork Coreano 29 JAN: 15H -17H

12.01.2016 – 02.04.2016 R. JOSÉ SOBRAL CId 9e, 1900-289 LISBOA


32

COLECCIÓN MASAVEU GRANDES MESTRES DA PINTURA ESPANHOLA ANA RITA VAZ

A exposição patente até abril no Museu Nacional de Arte Antiga dá ao público português a possibilidade de ver um extraordinário espólio reunido durante três gerações pelos Masaveu, uma proeminente família espanhola natural de Oviedo, conhecida pela sua significativa ação cultural e pelo seu apego à tradição. As 60 obras expostas percorrem aspetos fundamentais da história da pintura espanhola do século XV ao século XX, através dos seus protagonistas de referência. Greco, Zurbarán, Goya, Sorolla são apenas quatro nomes incontornáveis num percurso que, de Gallego a Ribera ou de Murillo a Fortuny, entre muito outros, se desdobra por quase cinco séculos. A Colección Masaveu, considerada uma das mais importantes coleções privadas de Espanha, reúne peças provenientes das mais notáveis pinacotecas espanholas, como são exemplo a coleção real ou a coleção do Infante Sebastião Gabriel de Bourbon e Bragança, neto do D. João VI de Portugal, à qual pertenceu Virgem com o Menino, de Murillo. Artigo integral em www.agendalx.pt

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA RUA DAS JANELAS VERDES 213 912 800 WWW. MNARTEANTIGA-IPMUSEUS.PT


© Fundación María Cristina Masaveu Peterson, 2013/Marcos Morilla

33

EL GRECO, DOMENICOS THEOTOCÓPULI (1541-1614) Jesus é despojado das suas vestes C. 1577-1579

Nascido em Creta, El Greco estabeleceu-se em Toledo em 1577, onde desenvolveu o seu estilo de figuras alongadas em forma de chama, pintadas com cores frias e lúgubres, que expressam um profundo fulgor religioso. A intensa cor vermelha da famosa túnica de Cristo obriga o observador a focar-se na figura de Jesus.


© Fundación María Cristina Masaveu Peterson, 2013/Marcos Morilla

34

FRANCISCO DE ZURBARÁN (1598-1664) Santa Catarina de Alexandria C. 1640

Zurbarán combina um naturalismo austero com uma intensidade mística que o tornou no pintor ideal da Contrarreforma. A figura assume uma grande presença física e é quase sempre representada sobre um fundo monocromático e sem perspetiva. Nesta obra, o pintor representa Santa Catarina empunhando a espada com que foi decapitada.


© Fundación María Cristina Masaveu Peterson, 2013/Marcos Morilla

35

FRANCISCO DE GOYA Y LUCIENTES (1746-1828) Espetar as bandarilhas (Bandarilheiros) 1793

Esta obra reflete o gosto de Goya pelas festas tradicionais populares do seu país, de que foi um incansável divulgador. As figuras em primeiro plano estão executadas com maior detalhe, enquanto a multidão atrás é apenas esboçada com pinceladas rápidas que denotam a notável liberdade técnica e a espantosa modernidade do pintor.


36

CI Ê N CI AS

CORDOARIA NACIONAL TODOS OS DIAS, DAS 10H ÀS 20H AVENIDA DA ÍNDIA / 910 494 012

REAL BODIES A maior e mais completa exposição de órgãos e corpos humanos encontra-se na Cordoaria Nacional e pode ser vista por todo o tipo de público. Graças à sofisticada técnica de polimerização, que permite que os corpos e órgãos humanos reais permaneçam inalterados ao longo do tempo, visitar Real Bodies é como abrir um livro ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA

Visitas Guiadas GO / MP

Exposição Permanente no Museu Maynense SEG, QUA : 10H -18H

ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA | FOTOGRÁFICO

A Grande Guerra em Fotografia Estereoscópica: A Coleção de Sousa Guimarães

Exposição. ATÉ 23 JAN SEG A SÁB: 10H -19H

ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA - APCC

Curso de Iniciação à Astronomia e Ateliê de Microfoguetes IA

BANCO DE PORTUGAL

(Re)Fundações de Lisboa

Exposição. ATÉ 27 FEV QUA A SÁB: 10H -18H EG

NÚCLEO DE INTERPRETAÇÃO DA MURALHA DE D. DINIS

sobre o nosso corpo. Tendões, ossos, músculos, pele, tudo é mostrado nesta exposição dividida por 10 galerias, cada uma dedicada a um sistema do corpo humano. A entrada é feita por sessões de meia em meia hora em que a primeira tem início às 10 horas e a última às 20 horas. Mais informações através do nº 910 494 012. Cristina Engrácia

Visitas Livres

QUA A SÁB: 10H -18H (ÚLTIMA ENTRADA 17H50) EG

Visitas Orientadas

SEX: 13H30, SÁB: 11H EG / GO /MP

Info: 213 213 240

BIBLIOTECA DA PENHA DE FRANÇA

OFICINA COMUNITÁRIA DA MEMÓRIA Vidas e Memórias de Bairro ATÉ MAR SEX: 14H30-16H EG

BIBLIOTECA DOS CORUCHÉUS

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Por Zélia Sakai. ATÉ JUN ÚLTIMA SEX: 16H -17H30 zeliasakai@gmail.com

Curso por Bernardo Vasconcelos e Sousa, Nuno Gonçalo Monteiro e Rui Ramos. 9, 16, 23, 30 JAN, 13, 20, 27 FEV, 5, 12 MAR: 12H -13H

A Nossa Ligação com as Plantas

História da Europa


C I Ê N C I AS CORDOARIA NACIONAL

Real Bodies

Exposição. TODOS OS DIAS: 10H -20H EL CORTE INGLÉS

Memórias de Pedra Legado dos Templários em Portugal Curso por José Medeiros. 11, 16, 18, 23, 25 FEV: 19H Inscrições abertas até 17 jan.

CICLO DE CONFERÊNCIAS DE PEDOPSIQUIATRIA Deve Evitar-se a Cama dos Pais? - As Perturbações de Sono e Medidas de Educação Parental Por Margarida Crujo. 12 JAN: 19H

CICLO DE CONFERÊNCIAS E DEBATES PENSAR PORTUGAL Adolescentes

Por Maria do Céu Machado. 29 JAN: 19H relacoespublicas@elcorteingles.pt

37 CULTURGEST

Lisboa: O Tempo de Grandezas (1550-1621)

Conferências por José Sarmento Matos. 11, 18, 25 JAN, EG 1 FEV: 18H30 FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES

O Correio entre Fronteiras e Trincheiras Exposição. ATÉ 18 ABR

O Cabo Submarino num Mar de Conetividades Exposição. ATÉ 30 ABR SEG A SEX: 10H -18H, SÁB: 14H -18H, ÙLTIMA QUI: 10H -22H

GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES

CICLO DE CONFERÊNCIAS TEMAS OLISIPONENSES As Mulheres dos Reis de Portugal Por Joana Troni. 21 JAN: 18H30

Cartografia de Lisboa Por José Manuel Garcia. 28 JAN: 18H30 EG

JARDIM BOTÂNICO TROPICAL

Os Descobrimentos Portugueses Visita guiada temática.

GRUPO AMIGOS DE LISBOA

À Procura de Casa para o Conservatório de Artes e Ofícios de Lisboa Conferência por Paulo Ramos. 9 JAN: 15H

Visita ao Teatro Romano de Lisboa 16 JAN: 15H IA

Visita à Igreja de São Cristóvão e Largo da Achada

Guiada pelo Padre Edgar Clara e Sílvia Ferreira. 23 JAN: 15H

Do Passeio Público ao Marquês de Pombal

Conferência por Heitor Baptista Pato. 30 JAN: 15H

Visitas Guiadas

Em português e inglês. Info: 933 756 154 (CERCiência) MP

MUSEU DA ÁGUA DA EPAL

Exposição Permanente do Museu da Água TER A SÁB: 10H -12H30, 13H30-17H30

MUSEU DO COMBATENTE E FORTE DO BOM SUCESSO

A Trincheira

Exposição e workshop de construção de trincheiras.

A Grande Guerra ao Vivo - Evocando a Paz Exposição.

200 Anos de Armas Regulamentares em Portugal Exposição.

EG / IA

FILOSOFIA PRÁTICA A SABEDORIA VIVA DAS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES

O Homem como Símbolo Bhagavad Gita Confúcio Plotino Tibete Kant

Buda Platão O Egipto Aristóteles O Estoicismo Filosofia da História

Inscrições abertas

20 de janeiro | 3 de fevereiro | 19h30 - 21h30 | Curso em 20 sessões

www.nova-acropole.pt Av. António Augusto de Aguiar, 17 - 4º Esq. | 1050-012 Lisboa Telefone: 213 523 056 | Telemóvel 911 929 561 E-mail: lisboa@nova-acropole.pt

Filosofia Cultura Voluntariado


38

C I Ê N C I AS

História da Aviação do Século XX Exposição.

História do Soldado Português no Século XX

Exposição. TODOS OS DIAS: 10H -17H

Workshops MP

MUSEU GEOLÓGICO DE PORTUGAL/LNEG

100 Milhões de Anos da História de Lisboa Portugal Antes do Homem As (Primeiras) 27 Maravilhas do Museu Geológico SEG A SÁB: 10H -18H

MUSEU DE LISBOA - CASA DOS BICOS

Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos SEG A SÁB: 10H -18H (ÚLTIMA ENTRADA 17H30) Info: 218 172 508 (Museu de Lisboa - Palácio Pimenta) EG

MUSEU DE LISBOA PALÁCIO PIMENTA

Quando Lisboa Treme - De 1755 à Cidade Resiliente Exposição. ATÉ 1 MAR TER A DOM: 10H -18H MUSEU DE LISBOA TEATRO ROMANO

Visitas Guiadas

TER A DOM: 10H -18H Info: 218 172 508 (Museu de Lisboa - Palácio Pimenta) MP

MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

10 Anos Depois: Objetos de Outros Lugares. Doação Francisco Capelo Exposição.

Artes de Pesca: Pescadores, Normas, Objetos Instáveis Exposição.

O Museu, Muitas Coisas Exposição. TER: 14H -18H, QUA A DOM: 10H -18H

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

Borboletário E / MP

Francisco Arruda Furtado, Discípulo de Darwin Exposição.

Mero, o Senhor das Pedras Exposição.

Memórias da Politécnica - Quatro Séculos de Educação, Ciência e Cultura

Minerais: Identificar e Classificar Exposição.

Joias da Terra - O Minério da Panasqueira Exposição.

Allosaurus - Um Dinossáurio, Dois Continentes?

Exposição.

Lusitania Romana. Origem de Dois Povos Exposição. TER A DOM: 10H -18H

Exposição.

Exposição. TER A SEX: 10H -17H, SÁB, DOM: 11H -18H

Dóing - Oficina Aumentada

O Maravilhoso Mundo das Orquídeas

HÁ QUANTO TEMPO NÃO VAI A UMA AULA DE CIÊNCIA?

Por Luís Mendonça de Carvalho. 23 JAN: 14H -18H

Workshop por José M. Santos. 30 JAN: 10H -13H, 14H30-18H

N ÚCLEO ARQUEOLÓGICO DA RUA DOS CORREEIROS

Visitas Guiadas

SEG A SÁB: 10H -12H, 14H -17H E / GO / MP

OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA

Da Beterraba à Camisola Pintada, Lollipops de Fruta, Hortas à Janela Visitas acompanhadas, atividades de laboratório, cozinha e ateliês científicos para maiores de 65 anos. SEX: 10H15, 14H15 PLANETÁRIO CALOUSTE GULBENKIAN

A Descoberta do Universo

Visita Dramatizada

TER A QUI: 11H, 14H30, 16H, SEX: 11H, SÁB: 15H, 16H, DOM: 11H30, 15H, 16H

OCEANÁRIO DE LISBOA

SOCIEDADE HISTÓRICA DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL

ÚLTIMO SÁB: 11H30 geral@museus.ulisboa.pt

Florestas Submersas by Takashi Amano

Curso Geral (I, II e III) ATÉ JUN

Visita guiada para maiores de 65 anos. TODOS OS DIAS: 10H -19H MP

Na Crista da Onda

Workshop para professores sobre o novo mapa “Portugal é Mar”. TODOS OS DIAS: 10H -19H

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS GO GRUPOS ORGANIZADOS MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO EM GERAL

MP

> Contactos pág 91

Exposição.

4 x Vida na Terra

Exposição. TER A SEX: 10H -18H, SÁB, DOM, FER: 11H -19H

Curso de Chá

Almanaque Perpétuo dos Oceanos

Exposição.

Explora

Oficina, ateliê de costura, estudio de prototipagem e pista de lançamento de grandes ideias. TER A SEX: 10H -18H, SÁB, DOM, FER: 11H -19H

A Aventura da Terra - Um Planeta em Evolução

Tesouros da Arqueologia Portuguesa Antiguidades Egípcias

Curso por João Paulo Oliveira e Costa. 23, 30 JAN, 13, 20, 27 FEV, 5, 12, 19 MAR: 10H -13H

Exposição.

Coleções de Naturalista

Exposição.

A Construção do Estado da Índia. Da Viagem de Vasco da Gama à Fundação de Macau

Exposição. TODOS OS DIAS: 10H -19H

Religiões da Lusitânia Loquuntur Saxa Exposição.

MUSEU DO ORIENTE

PAÇOS DO CONCELHO

Lisboa 1415 Ceuta

Exposição. ATÉ 30 MAR Visitas à exposição orientadas pelos comissários. 9, 23 JAN: 15H Info: 218 844 060 MP

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO CIÊNCIA VIVA

Viral - Uma Experiência Contagiante

Exposição. ATÉ SET TER A SEX: 10H -18H, SÁB, DOM, FER: 11H -19H


40

CI N E M A

CINEMA SÃO JORGE AV. DA LIBERDADE, 175 / 213 103 400 CINEMATECA R. BARATA SALGUEIRO, 39 / 213 596 200 / WWW.CINEMATECA.PT GOETHE -INSTITUT CAMPO DOS MÁRTIRES DA PÁTRIA, 37 / 218 824 510 / WWW.GOETHE.DE/PORTUGAL 27DE JANEIRO A 4 DE FEVEREIRO

KINO MOSTRA DE CINEMA DE EXPRESSÃO ALEMÃ A 13ª edição da mostra Kino regressa com uma programação focada nos refugiados, no tema da família e da palavra alemã “Heimat”, de certa forma intraduzível, mas que no fundo significa “terra natal” ou “lugar de pertença”. As tendências contemporâneas da cinematografia alemã são apresentadas através da seleção de curtas e longas-metragens, de ficção e documentário.

E S T R E I AS

ANOMALISA

De Duke Johnson, Charlie Kaufman, com (vozes)   David Thewlis, Jennifer Jason Leigh, Tom Noonan Um homem desiludido com a vida fica fascinado por uma modesta vendedora, que pode ou não ser o amor da sua vida.

O BOTÃO DE NÁCAR

De Patricio Guzmán

Um documentário sobre o Chile e as suas paisagens. Mas também sobre os primeiros indígenas da Patagónia, os primeiros colonos ingleses e os prisioneiros políticos do regime de Pinochet.

BROOKLYN

De John Crowley, com Saoirse Ronan, Emory Cohen, Domhnall Gleeson Nos anos 50, Elis, uma jovem irlandesa, troca a Irlanda pelo sonho americano. Já em Brooklyn, apaixona-se e vive feliz. Mas um evento do passado vai quebrar a harmonia, obrigando-a fazer uma escolha.

O CASO SPOTLIGHT

De Tom McCarthy, com Mark Ruffalo, Michael Keaton, Rachel McAdams

Baseado na histórica verídica da equipa de repórteres denominada Spotlight que desvendou casos de abuso sexual dentro da Igreja Católica e no seio de várias instituições de alto nível em Boston.

Novas Perspetivas é o nome que define a nova linha programática permitindo dar visibilidade a jovens talentos e às suas primeiras obras. Destaque também para a retrospetiva do cineasta Rosa von Praunheim, percursor do movimento homossexual na Alemanha, que conta com a exibição de oito dos seus mais importantes filmes. Ana Figueiredo Destaque em www.agendalx.pt

CAVALEIRO DE COPAS

De Terrence Malick, com Christian Bale, Natalie Portman, Cate Blanchett

Um guionista que vive em Los Angeles tenta perceber os eventos estranhos que o rodeiam e que se sucedem na sua vida.

DIRTY GRANDPA

De Dan Mazer, com Julianne Hough, Robert De Niro, Zac Efron

Dias antes do seu casamento o jovem Jason é obrigado a conduzir o avô, ex-General do exército e grande mulherengo, ao seu local de férias. A viagem é alucinante

e põe em causa aquilo em que Jason acredita.

DHEEPAN

De Jacques Audiard, com Jesuthasan Antonythasan, Kalieaswari Srinivasan, Claudine Vinasithamby 

De forma a escapar à Guerra Civil do Sri Lanka, um antigo soldado, uma jovem mulher e uma menina fazem-se passar por uma família. Depois de se instalarem na periferia de Paris vão tentar construir uma vida juntos.

FILHO DE SAUL De László Nemes, com Géza Röhrig, Levente Molnár, Urs Rechn 

Saul é um dos prisioneiros judeus obrigados a colaborar com os nazis no extermínio. Durante o


C I N E M A E S T R E I AS trabalho num dos crematórios, Saul reconhece um rapaz como sendo seu filho. Tudo irá fazer para resgatar o corpo e realizar um funeral.

HEIDI

De Alain Gsponer, com Bruno Ganz, Katharina Schüttler, Jella Haase

Heidi vive feliz nos Alpes Suíços com o avô. O amigo Pedro é o seu companheiro de aventuras. Os dois divertem-se a explorar as montanhas. Quando a tia de Heidi resolve levá-la para Frankfurt para viver com uma família abastada, a jovem fica em choque. Mas cedo percebe que na cidade a vida também pode ser boa.

JOGO DE DAMAS

De Patrícia Sequeira, com Rita Blanco, Maria João Luís, Ana Padrão

JOY

De David O. Russell, com Jennifer Lawrence, Bradley Cooper, Robert De Niro

A história de um poderoso clã, cuja figura central é Joy, uma jovem mulher que constrói um império empresarial e que terá de lutar contra traições dentro e fora da família.

A QUEDA DE WALL STREET

De Adam McKay, com Brad Pitt, Christian Bale, Ryan Gosling Quatro homens, do mundo da alta finança, compreendem que o sistema bancário mundial vai colapsar. Juntos vão questionar tudo e todos.

NOSTALGIA DA LUZ

De Patricio Guzmán

Um documentário filmado no Chile, onde um grupo de astrónomos procura, no deserto de Atacama, vida extraterrestre. Ao mesmo tempo o solo deste local preserva os restos mortais das vítimas da ditadura, e muitos familiares procuram aqui os seus restos mortais.

41

99 CASAS

De Ramin Bahrani, com Andrew Garfield, Michael Shannon, Laura Dern

Um empresário impiedoso que faz fortuna com o imobiliário e o despejo de famílias endividadas alicia Dennis, um homem que ficou sem casa, a trabalhar para ele. Com o passar do tempo Dennis vê-se envolvido numa situação violenta e perigosa.

REGRESSÃO

De Alejandro Amenábar, com Ethan Hawke, Emma Watson, David Thewlis Um pai é acusado pela filha de um crime que não se lembra de ter cometido. Um psicólogo de renome é destacado para lhe reavivar a memória.

O RENASCIDO

De Alejandro González Iñárritu, com Tom Hardy, Leonardo DiCaprio, Domhnall Gleeson

Em 1820 numa expedição pelo desconhecido território americano, o explorador Hugh Glass trava uma dura luta pela sobrevivência, depois de ser atacado por um urso e deixado para trás pelo seu parceiro de viagem John Fitzgerald.

SÍTIO CERTO, HISTÓRIA ERRADA

De Hong Sang-soo, com Jung Jae-young, Kim Min-hee Duas variações de um mesmo encontro romântico entre um cineasta e uma artista.

13 HORAS: OS SOLDADOS SECRETOS DE BENGHAZI De Michael Bay, com John Krasinski, Max Martini, David Giuntoli

Um embaixador americano é morto na Líbia. No meio do caos uma

CASADA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO A PARTIR DE 4 DE JANEIRO RUA DA ACHADA, 11, R/C 218 877 090 / WWW.CENTROMARIODIONISIO.ORG

RUPTURAS NO CINEMA

Neste novo ciclo de cinema na Casa da Achada apresentam-se filmes que, de alguma forma, foram pioneiros. O Gabinete do Dr. Caligari (1920), de Robert Weine, o primeiro a ser exibido, é o filme que introduz o expressionismo no cinema e se mantém uma importante referência estética. Do programa fazem também parte Nanuk, O Esquimó (1922), um documentário com uma vertente antropológica única, que influenciou o género de forma determinante. Applause (1929), um musical de Rouben Mamoulian, inovou nas técnicas sonoras. L’Age d’or, de Luis Buñuel, constitui a obra cimeira do surrealismo e Sangue de Um Poeta, de Jean Cocteau, filme intensamente onírico, é o primeiro da célebre Trilogia Órfica. AF


42

C I N E M A C I C L O S/ F E S T I VA I S

VÁRIOS LOCAIS ESTREIA NACIONAL A 28 DE JANEIRO

JOGO DE DAMAS Patrícia Sequeira realiza a sua primeira longametragem, Jogo de Damas , que tem estreia marcada para este mês. Com um trabalho ligado a séries e novelas, a realizadora tem ainda no seu currículo duas curtas-metragens e vários trabalhos em publicidade e teatro. Em Jogo de Damas , após o velório de Marta, as suas cinco equipa de seguranças americanos tenta salvar-se.

CICLOS / F E S T I VA I S

CICLO DE CINEMA – RUTURAS NO CINEMA CASA DA ACHADA - CENTRO MÁRIO DIONÍSIO

O Gabinete do Dr. Caligari De Robert Weine

Ballet Mécanique De Fernand Leger 4 JAN: 21H30

Nanuk, O Esquimó De Robert Flaherty 11 JAN: 21H30

Applause

De Rouben Mamoulian 18 JAN: 21H30

L’Age D’Or

De Luis Buñuel

O Sangue de Um Poeta De Jean Cocteau 25 JAN: 21H30

melhores amigas reúnem-se no hotel de turismo rural que ela não chegou a inaugurar. Uma noite de confidências e desabafos. Mas será a amizade capaz de sobreviver à morte? O filme conta no elenco com Rita Blanco, Maria João Luís, Fátima Belo, Ana Padrão e Ana Nave. AF

ENQUADRAMENTOS

CENTRO DE ARQUEOLOGIA DE LISBOA Documentário de Raul Losada 17 JAN: 19H

KINO – MOSTRA DE CINEMA DE ESPRESSÃO FUNDEADOURO ALEMÃ ROMANO EM OLISIPO CINEMA CITY CLASSIC ALVALADE Visionamento e análise de filmes em cartaz conduzido por um crítico de cinema. 3º SÁB: 10H Inscrições até à véspera da sessão

GOETHE -INSTITUT PORTUGAL, CINEMA SÃO JORGE, CINEMATECA 27 JAN A 4 FEV


C I N E M A C I C L O S/ F E S T I VA I S / C O N C U R S O S / C U R S O S

PROCURAM-SE FILMES

ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA - VIDEOTECA Recolha de filmes caseiros feitos em Lisboa ou por lisboetas

SHORTCUTZ

O BOM, O MAU E O VILÃO Exibição de curtas-metragens TER: 22H

CONCURSOS

We Art Aater Film Festival

Entrega de filmes até 26 fev filmfestival.wearewater.org

Curso Teórico – experimentalismo e Vanguardas Cinematográficas 8 JAN A 18 MAR

Workshop: Cinema Documental e de ficção 12 JAN A 15 MAR

Laboratório de Vídeo 1e2 ATÉ JUN IA

CINECLUBE CINE REACTOR 24I

11º Curso Geral de Cinema

ATÉ 27 JUN www.cursogeraldecinema.com IA

CURSOS AR.CO – CENTRO DE ARTE E COMUNICAÇÃO VISUAL

Workshop de desenho/ cinema: Storyboard 6 JAN A 10 FEV

DARC/DESTERRO

Curso de Documentário KINO-DOC ATÉ JUN Info: 919 300 853

EL CORTE INGLÉS

História do Cinema 17 FEV A 23 MAR SEG A QUA: 19H Inscrições até 3 fev NB ACADEMIA

Curso Intensivo de Representação para Cinema e Televisão IA

RESTART

Realização I

SEG, QUA , SEX: 9H -12H, 20H -23H

Realização II

TER, QUI : 19H -23H

Geral de Audiovisuais

TER, QUI: 9H -13H,14H -18H

Câmara e Iluminação para Audiovisuais TER, QUI: 9H -13H, 19H -23H

Pós-Produção Audiovisual

SEG, QUA , SEX: 9H -12H, 13H -16H, 20H -23H

Produção e Marketing Audiovisual SEG, QUA , SEX: 9H -12H

Interpretação – Cinema e televisão TER, QUI: 19H -23H

Animação e Grafismo 2D/3D I TER, QUI: 14H -18H/19H -23H

Animação e Grafismo 2D/3D II TER, QUI: 9H -13H

Escrita para Cinema, Televisão e New Media

SEG, QUA , SEX: 20H -23H IA

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS GO GRUPOS ORGANIZADOS MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO EM GERAL

> Contactos pág 91

43


44

DA N ÇA

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL 28 A 30 DE JANEIRO, ÀS 21H30 AV. FREI MIGUEL CONTREIRAS, 52 / 218 438 800 / WWW.TEATROMARIAMATOS.PT

HUNTER Meg Stuart, coreografia e interpretação.

Meg Stuart estreia-se a solo com Hunter onde explora o seu próprio corpo como um arquivo povoado por memórias pessoais e culturais, antepassados e heróis artísticos, fantasias e forças invisíveis. A coreógrafa e bailarina norte

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

QUEBRA-NOZES ACROBÁTICO

8, 9 JAN: 21H

10 JAN: 18H

E S P E TÁC U L O S

NEVOEIRO

COLISEU DOS RECREIOS

O LAGO DOS CISNES Ballet Nacional de Odessa. 3 JAN: 18H

Companhia de Bailado de São Petersburgo. MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

HUNTER

28 A 30 JAN: 21H30 NEGÓCIO

MACHA

Mariana Tengner Barros,

americana, que vive e trabalha entre Berlim e Bruxelas, coloca algumas questões sobre este novo trabalho: “Como é que eu posso digerir as muitas influências e traços que me formaram enquanto pessoa e artista? Como pode o meu corpo desdobrar genealogias quânticas e histórias por realizar?”. CE

NO ESCURO DO CINEMA DESCALÇO OS PORTRAIT SERIES: I MIGUEL SAPATOS Filme de Cláudia coreografia; Susana Otero, interpretação. 13 A 16 JAN: 21H30 TEATRO CAMÕES

Faustin Linyekula, direção e coreografia; Miguel Ramalho, interpretação, Pedro Carneiro, música.

Varejão; Claúdia Varejão, fotografia e realização; João Matos, produção; Hugo Leitão, montagem e misturas. 14 A 16, 21 A 23 JAN: 21H, 17, 24 JAN: 16H 20 JAN: 15H


DA N ÇA E S P E TÁC U L O S / C U R S O S/AU L AS/ WO R KS H O P S

45

TEATRO PRAGA

50 TONELADAS

Carlota Lagido, direção artística; Tiago Vieira, Antoine Pimentel e Carlota Lagido, interpretação. 22 A 24 JAN: 21H30

THE LUNG

Lígia Soares e Rita Vilhena, autoria; Rui Lima e Sérgio Martins, interpretação. 29 A 31 JAN: 21H30

CURSOS / AULAS / WO R KS HO PS ACADEMIA DE DANÇA DANÇARTE

Cursos

ALUNOS DE APOLO ESCOLA DE DANÇA

Aulas de Tango Por Miriam Nieli. SEX: 19H, 20H Info: 917 736 549

Danças de Salão

SEG A SEX: 19H -23H, SÁB: 15H -19H ARMAZÉM 13

Acrobacia Aérea

SEG: 11H -13H, 19H3021H30, QUA: 19H3021H30, QUI: 11H -13H

Equilíbrios e Flexibilidade

Por Joa Gouveia. QUI: 19H30-21H30

Malabarismo

Por Luís Reis. QUI: 18H -21H30 ARTA - TABERNA DAS ALMAS

Aulas de Tango Argentino

Por Miriam Nieli. QUI: 20H -21H, 21H -22H, 22H -23H Info: 938 226 403 ARTE GRAÇA

Aulas de Dança Terapia SEX: 19H geral@anapar.pt

© Margarida Dias

Ballet, Barra de Chão, Danças de Salão, Sapateado, Sevilhanas, Flamenco, Danças Orientais, Jazz, Contemporâneo, Zumba, Hip-Hop, Salsa, Kizomba e Dancehall

CENTRO CULTURAL DE BELÉM 8 E 9 DE JANEIRO, ÀS 21H PRAÇA DO IMPÉRIO / 213 612 400 / WWW.CCB.PT

NEVOEIRO Luís Guerra, coreografia; Jacome Filipe, Lander Patrick ou André Mendes, Luís Guerra e Teresa Silva, interpretação; Ulrich Estreich, música.

Luís Guerra, coreógrafo e bailarino, apresenta um espetáculo que se concentra na composição de movimentos apelando à intuição, à emoção e ao inexplicável. Nevoeiro pretende acima de tudo ser uma dança onde o espetador sinta e veja coisas que não saiba classificar. Este desafio é protagonizado por quatro bailarinos que, meio despidos, desenham movimentos mecânicos numa velocidade muito rápida e virtuosa, mas de uma forma contida. O espetáculo é aconselhado a maiores de seis anos. CE ART!ST - ACADEMIA DE DANÇA , TEATRO E PERFORMANCE

Força e Flexibilidade Por Elena Castilla. SEX: 18H45-19H45

Laboratório Coreográfico

Por Elena Castilla. SEX: 19H45-21H Info: 967 693 016

Cursos

Sevilhanas, Flamenco, Ballet, Contemporâneo, Hip-Hop, Kizomba, Bachata, Salsa, Afromoves, Danças de Salão, Dança Criativa, Chair Dance e Pole Dance ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE DE LISBOA

Zumba

ASSOCIAÇÃO SUBUD

Biodanza

QUA: 19H30-21H30, SEX: 19H -21H Info: 965 350 034 ATENEU COMERCIAL DE LISBOA

Aulas de Kizomba

Por Alexandre Figueiredo. QUI: 11H -12H Info: 926 589 675 IA

TER, QUI: 20H15

Kizomba

SEX: 20H -22H Info: 916 540 235

B.LEZA

Aulas de Dança DOM: 18H Info: 963 612 816


46

DA N ÇA C U R S O S/AU L AS/ WO R KS H O P S CASA DO ARTISTA

Curso de Ballet RAD SEG A SEX: 17H30, SÁB: 10H30

Curso de Sapateado Por Marinela. SÁB: 11H30-12H50 Info: 963 773 636

CASA DA COMARCA DE ARGANIL

Aulas Regulares de Tango Argentino QUI: 20H30-21H30 Info: 964 859 049

CASA DA COMARCA DA SERTÃ

Aulas Movimento Orgânico Por Dora Vicente. QUA: 20H -21H30 Info: 968 884 787

Aulas de Tango

Por Sérgio do Carmo. QUI: 20H30-21H30, 21H30-22H30 CASA DE LAFÕES

Roda de Choro TER: 22H30

Aulas de Forró

SEG A QUI: 20H30-22H30 C.E .M - CENTRO EM MOVIMENTO

Creating

Workshop por Peter Michael Dietz. SÁB: 10H30-14H

LABORATÓRIOS DE INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA Documentação/Vídeo Por Gonçalo Tocha. 4 A 8 JAN: 13H -16H

Corpo/Cidade/Dança/ Pensamento

Por Mariana Lemos e Sofia Roque Semana. 11 A 15 JAN: 13H -17H

Corpo e Escrita

Por Margarida Agostinho. 18 A 21, 25 A 28 JAN: 13H-17H

AULAS REGULARES Em Dança

Por Valentina Parravicini. SEG: 18H -19H30

Práticas de Criar Corpo Por Sofia Neuparth. SEG: 8H30-10H, TER, QUA: 11H -12H30

Corpo Dinâmico/Corpo Flutuante

Por Peter Michael Dietz. SEG A QUI: 19H30-21H30

Corpo, Dança e Movimento

Técnicas de Manipulação

Morning Dance Practice

Capoeira

Por Mariana Lemos. TER, QUI: 18H -19H30

Por Valentina Parravicini. QUA: 8H30-10H

Movimento Clássico Por Andreia Barreto. SEX: 8H30-10H

Introdução a Pankrateion Por André Neuparth. DOM: 16H30-18H30

CENTRO CULTURAL ARTE PURA

Cursos

Capoeira, Forró, Samba no Pé, Maracatu e Kizomba Info: 917 495 610

Dança de Gafieira

SEX: 19H30-20H30 Info: 919 122 371 CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

Aulas e Workshops

Danças Orientais, Tradicionais Europeias, Roda de Casino e Salsa IA CENTRO CULTURAL PADRE CARLOS ALBERTO GUIMARÃES

Aulas de Movimento Sensível e de Movimento Orgânico Por Dora Vicente. TER: 10H -11H30 Info: 968 884 787

Aulas

Por Tommaso Mortari. TER: 19H -21H

Por Miguel Castel-Branco e Mário Correia. TER, QUI: 19H30-21H COMUNIDADE HINDU DE PORTUGAL

Curso Intensivo de Dança Clássica Indiana – Kathak 5 JAN A 2 FEV TER, SEX: 19H30-20H30, 20H30-21H30 Info: 217 524 981 IA

Aulas de Dança Clássica Indiana – Kathak

QUA , SEX: 19H30 (INICIAÇÃO), QUI: 19H30 (INTERMÉDIO), SÁB, DOM: 10H30 (AVANÇADO) CONVENTO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Dançar com Pk

Aulas de dança para doentes de Parkinson e cuidadores por Rafael Alvarez e Leonor Tavares. SÁB: 10H30-12H Info: 939 672 545 EG / MP DANÇA LIVRE - ESCOLA DE DANÇA

Cursos e Workshops

BalletClássico,Contemporâneo,Barra deChão,Hip-Hop,DançasdeSalão,Flamenco,Sevilhanas,Capoeira,Samba Axé e Improvisação em Dança SEG A SEX: 16H -22H30 Info: 916 472 612 DANÇATTITUDE

Ballet, Barra de Chão, Dança Criativa, Sevilhanas e Tango Argentino pontifice73@gmail.com

Fusão EtnoContemporânea

CENTRO NOESIS

Dança Oriental

Biodanza

QUA: 19H45-21H30 Info: 964 522 219 CFA - CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA / TEATRO DA VOZ

Dança Contemporânea para Seniores

QUI: 21H -22H

SEX Info: 924 368 752

Aulas de Flamenco

Por Escola El Camino. SEG: 11H-12H, 20H-21H30, QUI; 11H, 12H, SÁB: 11H-12H30 Info: 964 114 990

Forró, Street Jazz, Ragga, Hip Hop, Kuduro, Belly Dance, Sevilhanas, Ritmos Latinos, Pole Dance, Ballet, Sapateado, Dança Afro DANCE SPOT - ESCOLA DE DANÇA

Artes de Palco, Street Dance e Danças Sociais Info: 915 773 155

DE PURA CEPA - ESCUELA DE TANGO

Tango Argentino (Iniciação) TER: 18H15 Info: 967 481 049

ESCOLA DE DANÇA ANA KÖHLER

Cursos

Ballet, Dança Contemporânea, Jazz, Dança Tradicional Irlandesa, Hip-Hop e Danças Orientais Info: 961 268 279 ESCOLA DE DANÇA PROJETO LATINO

Aulas e Workshops

Salsa, Roda de Casino, Ritmos Africanos, Bachata, Tango Argentino e Sevilhanas VÁRIOS HORÁRIOS ESCOLA DE DANÇA RAQUEL OLIVEIRA

Dança para Todos e Danças Espanholas

escoladedanca@raquel-oliveira.pt ESCOLA DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Aulas de Fasciaterapia e Movimento Por Dora Vicente. TER: 20H30-22H30 Info: 968 884 787

ESPAÇO DANÇA DE PALMIRA CAMARGO

Aulas e Workshops

Ballet, Repertório Clássico, Dança Contemporânea, Barra de Chão, Danças de Caráter e Hip-Hop ESPASSUS 3G

Dança Escocesa

Por Rafael Alvarez. SEG: 18H30-19H30

DANÇA DO SABER

TER: 20H -22H Info: 925 221 843

Dança para Todos

Salsa, Kizomba, Postura e Ladies Dance TER, SEX: 19H30, 20H30 IA

ESTÚDIO ACCCA

Por Bruno Cochat. QUA: 20H30-22H CHAPITÔ

CURSOS DE FIM DE TARDE Técnicas Circenses

Por Ana Ribeiro e Sâmara Botelho. SEG, QUA: 19H30-21H

Aulas de Dança

DANCE FACTORY STUDIOS

Aulas Regulares, Cursos e Workshops

Kizomba Zero, Tango Argentino, Danças de Salão, Salsa, Tarrachinha, Semba, Bachata,

Aulas de Dança Contemporânea

Por Sofia Silva. TER: 19H -20H30, 20H3022H, SÁB: 10H -11H30, 11H30-13H Info: 919 657 249


DA N ÇA C U R S O S/AU L AS/ WO R KS H O P S

Aulas de Dança Contemporânea para Maiores 55 anos Por Rafael Alvarez. TER: 17H30-19H30 Info: 968 037 924 IA

EVOÉ ESCOLA DE ACTORES

Soma: Práticas do Corpo, Movimento e Dança Contemporânea Por Ana Mira. QUI: 18H30-20H30 FORUM DANÇA

Práticas de Dança Por Sílvia Pinto Coelho. SEG: 13H -14H30

Ballet (Inic./Intermédio) Por Maria João Lopes. SEG: 19H30-20H30, QUA: 19H30-21H

Dança Contemporânea (Iniciado) Por Maria Ramos. TER: 19H30-21H

Dança Contemporânea (Iniciado/Intermédio) Por Maria Ramos. QUI: 19H30-21H

Dança Criativa

Por Manuela Pedroso. TER: 20H -21H30

Laboratório Coreográfico Por Maria Ramos. QUA: 19H30-21H

GINÁSIO BEIJA-FLOR

Capoeira

SEG, QUA , SEX: 20H30-22H GINÁSIO POMBALINO

Aulas de Barra de Chão e Dança Por Elena Castilla. TER: 19H -20H, QUI: 18H30-19H30 Info: 967 693 016

INSTITUTO PORTUGU ÊS DO DESPORTO E JUVENTUDE

Aulas de Kizomba, Salsa, Hip-Hop e Dança do Ventre Por Tiago Alexandre. SEG: 19H -22H Info: 913 474 666

LUSITANO CLUBE

Samba de Gafieira QUI: 20H -22H30

LX DANCE ESCOLA DE DANÇA E BAILADO DE LISBOA

Cursos

Ballet, Jazz, Musical, Barra no Chão, Contemporâneo, Flamenco e Sevilhanas MUNDO PATRIMÓNIO LAB

A Dança Tradicional como Elemento Multidisciplinar na Escola 16, 23 JAN: 18H -21H, 17, 24 JAN: 10H -13H, 14H30-18H30 PRO.DANÇA ESCOLA DE DANÇA

Aulas

Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Sevilhanas e Flamenco, Dança Oriental, Danças Ciganas, Tango Argentino, Barra no Chão, Kizomba e Samba

Pole dance por Carolina Ramos. SEG, QUA , QUI: 19H -23H

SEG: 19H, TER: 20H45 (INICIAÇÃO), SEG: 20H45 (INTERM ÉDIO) balldados@tradballs.pt

Barra de Chão

SEG: 18H -19H, TER, QUI: 12H10-13H10

Contemporâneo

VOZES EM CONSERTO ACADEMIA DE CANTO E PERFORMANCE

SEG: 19H10-20H10

Acrobática de Solo

Aulas de Dança

SEG: 20H20-21H20, QUI: 10H30-12H

Info: 911 155 558

Ballet

WORK IN STUDIO

Aulas de Dança Criativa Contemporânea Maiores de 55

TER: 11H -12H, QUA: 21H30-22H30

Tap Dance

QUA: 18H -19H

Por Marina Nabais. QUA: 11H -12H15

TEATRO CINEARTE

Barra no Chão

Aulas de Tango Milonguero

Por Liliane Viegas. QUI: 17H30-18H30

DOM: 20H -21H30

Dança Jazz

TEATRO DOM LUIZ FILIPE (TEATRO DA LUZ)

Aulas de Novo Circo - Acrobacias Aéreas: Tecido, Trapézio, Lira e Corda SEG A QUI: 19H30-21H Info: 932 904 467

Por Liliane Viegas. QUI: 18H40-19H40 E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS GO GRUPOS ORGANIZADOS MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO EM GERAL

> Contactos pág 91

Aulas

Dança Oriental, Dança da Terra, Africana a Par, Kizomba, Egípcia, Afro Brasileira, Burlesca, Bollywood e Marroquina STAGE 81

Aulas

Kizomba, Salsa Cubana, Modern Fusion, Hot Heels (Burlesco), Danças Orientais/Bollywood, Zumba e Cabaret STEPS CLUBE

Aulas e Cursos

Tango, Salsa, Kizomba, Forró, Samba, Danças Orientais, Sapateado e Burlesque TAP DANCE CENTER LISBON

Aulas de Sapateado

IGREJA DE SANTO ANTÓNIO DE CAMPOLIDE

SEG, QUA: 17H30-18H30, 18H30-19H30, 19H3020H30, SEX: 17H -18H Por Michel.

QUA: 19H30-22H Info: 911 068 976

TEAR - ESPAÇO DE ARTES

Aulas de Biodanza

Danças Tradicionais Europeias

SEG: 12H10-13H10

S ESPAÇO

I-ART

Pole Heart

Sapateado

Dança Aérea

SEG, QUA: 10H30-12H, TER: 22H -23H30, QUA: 19H10-20H10

A MOURARIA DO

SR. BAGUINHO

18 dezembro 2015 a 18 janeiro 2016 Centro de Inovação da Mouraria Travessa dos Lagares n.º 1 | 1100-300 Lisboa

segunda a sexta-feira 14h00 às 18h00

Marcações | Tel. (+351) 218 170 202 ou cim@cm-lisboa.pt Visite-nos em: www.cm-lisboa.pt/centro-de-inovacao-da-mouraria-mouraria-creative-hub Centro de Inovação da Mouraria / Mouraria Creative Hub | mourariacreativehub

DESIGN | DMC | CML | NOVEMBRO 2015

ESTÚDIO 1 ACADEMIA LIFECLUB

47


48

LIT E R ATU R A

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN ATÉ 15 DE FEVEREIRO AVENIDA DE BERNA, 45A / 217 823 700

CAMÕES POR DESCOBRIR Na exposição D. Manuel II e os livros de Camões, para além de objetos pessoais do último rei de Portugal, que dedicou os derradeiros anos da sua vida a reunir edições do século XVI (com destaque para livros de Camões), podem ainda apreciar-se alguns dos retratos marcantes da figura do poeta, desde o século XVI até ao nosso tempo. Por fim, expõem-se e explicam-se os livros camonianos que foram sendo publicados ao longo dos séculos, incluindo as raríssimas primeiras edições de Os Lusíadas, das Rimas e do Teatro, que há décadas não saíam do Paço Ducal de Vila Viçosa. Acompanhando a exposição sobre a biblioteca ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA

Ateliê de Marionetas de Dedo e Animação do Livro e da Leitura IA ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA

Vem falar das coisas sem partir a loiça

Tertúlias sobre temas polémicos da atualidade num espaço onde as palavras e a música se cruzam. 1ª, 3ª QUA: 19H30

BIBLIOTECA DOS CORUCHÉUS

Tails – Contos Populares Portugueses

Exposição baseada nos Contos Populares do Povo Português coligidos por Teófilo Braga. Inclui obras de artistas do coletivo Ião Positivo como João Galrão, Rita Saraiva, José Santos, João Camacho, Isabel Bernardes Silva e Sérgio Amaral. ATÉ 2 JAN

camoniana de D. Manuel II, realiza-se um conjunto de iniciativas destinadas ao público interessado em aprofundar conhecimentos sobre o poeta maior das literaturas de língua portuguesa. Uma série de debates temáticos conta com a participação de figuras como Eduardo Lourenço, Raquel Henriques da Silva, Vítor Serrão ou Isabel Almeida. Nos dias dos debates, têm lugar visitas especiais à exposição, asseguradas pelos comissários, pelo designer da exposição e pelos membros da equipa de camonistas que participa no projeto. Luís Almeida D’Eça Ver programação na página 50 BIBLIOTECA DA PENHA DE FRANÇA

Comunidade de Leitores

O Retorno, Dulce Maria Cardoso 27 JAN: 17H30 EG / MP

BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL

Leitores dos Clássicos: edições italianas na transição do século XV para o século XVI Exposição ATÉ 30 JAN

EG

CASA DA ACHADA - CENTRO MÁRIO DIONÍSIO

Ciclo a Paleta e o Mundo

Uma hora semanal de leitura de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio com projeção de imagens. SEG: 18H30 EG

CASA DE MACAU

Curso de Língua e Cultura Chinesa

QUA: 18H30-20H IA


L I T E R AT U R A O S L I V R O S D E JA N E I R O

49

MIGUEL MOREIRA CATARINA VERDIER AS AVENTURAS DE FERNANDO PESSOA

NÓS, OS DE «ORPHEU»

SARAH HELM SE ISTO É UMA MULHER

JOSÉ CARDOSO PIRES CELESTE & LÀLINHA

PARCERIA AM PEREIRA

BOCA

PRESENÇA

RELÓGIO D’ÁGUA

A biografia em BD de Fernando Pessoa surge pela mão da mesma editora que publicou em 1934 a Mensagem, o único livro editado em vida do poeta. Escrita e desenhada por Miguel Moreira, colorida por Catarina Verdier, esta versão segue a vida de Pessoa desde o seu nascimento até à sua morte, introduzindo-nos com detalhe informativo, rigor na contextualização histórica e elegância visual em episódios determinantes como a ida, aos sete anos de idade, para a África do Sul, a aventura de Orpheu ou o suicídio de Mário Sá-Carneiro. A Bernardo Soares é dedicado um pequeno livro dentro do livro, representando, sem palavras, um dia da vida do ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa. Desenganem-se os que pensam que a BD é um género ligeiro; a realização deste álbum levou quase 10 anos, produto de profunda investigação, e exige uma leitura atenta.

Em 1915, a revista Orpheu foi uma bomba nos meios literários portugueses e marcou o início do movimento modernista. Nas suas páginas cruzaram-se os grandes vultos das artes e letras nacionais: Almada Negreiros, Santa Rita Pintor, Mário de Sá-Carneiro, Fernando Pessoa, entre outros. Esta edição bilingue não é apenas o roteiro da exposição homónima organizada pela Casa Fernando Pessoa no âmbito das comemorações do centenário de Orpheu. Ao catálogo de 65 imagens, junta-se uma antologia de textos escolhidos nas Orpheu 1 e 2 e nas provas da Orpheu 3. O poema de Almada, Mima Fataxa – sinfonia cosmopolita e apologia do triângulo feminino, publicado na Portugal Futurista, revista que de certa forma encerra, em 1917, a vanguarda portuguesa, fecha esta coletânea. Nos dois CD que acompanham o livro, 20 intérpretes- atores poetas e músicos – recriam os textos dos autores órficos.

Em 1938, Heinrich Himmler começou a conceber um campo de concentração destinado a mulheres com “comportamentos desviantes”: prostitutas, aborcionistas, criminosas de direito comum, socialistas, comunistas, Testemunhas de Jeová, entre outras. O local escolhido foi Ravensbrück, a uma hora de Berlim. Por lá passaram, até ao final da segunda Guerra Mundial, mais de cento e trinta mil mulheres, sujeitas a formas brutais de tortura e extermínio. Ravensbrück não encaixa totalmente na história do Holocausto pois era relativamente baixo o número de reclusas judias neste campo, em comparação com as outras categorias de prisioneiras. Também por isso, e porque durante anos permaneceu oculta atrás da cortina de ferro, a sua história é pouco conhecida. Os inúmeros casos que Helm relata neste livro dão conta do horror e da heterogeneidade dos crimes nazis.

Após a independência de Angola, a pequena Celeste vem para Lisboa na companhia da mãe e da avó. No “bairro dos refugiados”, entre “restos e sucata”, enquanto os outros meninos brincam aos guerrilheiros, Celeste diverte-se com Làlinha, a inseparável boneca preta. Porém “aqui não é como Angola, há poucos pretinhos” e Làlinha parece pouco “própria” e dá muito nas “vistas. Para parar com as críticas, a mãe compra-lhe uma boneca loira, Zabel. As bonecas tornam-se tão unidas como “noite e dia”, “Sol e Lua”, “ouro e canela”. Este conto de Cardoso Pires é uma denúncia do momento pós-colonial em que as crianças reproduzem as ideias racistas que legitimaram a dominação dos países africanos. Só Celeste e a avó defendem Làlinha, a boneca que representa o negro na ambiguidade do discurso colonial: aquele de quem se precisa, mas que se despreza. LAE

Mais novidades e sugestões em www.agendalx.pt


50

L I T E R AT U R A CENTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE MACAU

Curso de Língua e Cultura Chinesas

SÁB: 9H -11H/11H -13H IA CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Ciclo Vasco Graça Moura: Entre o mito e Camões Por Mafalda Viana 7,14, 21, 28 JAN, 4 FEV: 18H -19H IA

COMUNA TEATRO DE PESQUISA

Café-teatro

A Palavra dos Poetas

De Carlos Paulo com: Carlos Paulo, Maria Ana Filipe e Rogério Vale\Gonçalo Botelho  Sessões de Poesia com música ao vivo de Hugo Franco Poeta de janeiro: Sophia Mello Breyner QUI: 19H EG

COMUNIDADE HINDU DE PORTUGAL

Curso de Língua Hindi

7 JAN A 10 MAR QUI: 19H -20H00 (NÍVEL INICIAL); 20H21H (NÍVEL INTERM ÉDIO) IA

CULTURGEST

Comunidade de Leitores Atmosferas Por Helena Vasconcelos A Amiga Genial, Elena Ferrante 14 JAN: 18H30 IA ESCREVER ESCREVER

Cursos

Escrita criativa; Revisão de textos; Ensaboadela no português; Guionismo; Escrever para publicidade; Escrever para WEB ESPAÇO INATEL MOURARIA

Oficina de Escrita criativa Ler Mais & Escrever Melhor

Com Filipa Melo SEX: 18H30-20H30 IA EVOÉ – ESCOLA DE ACTORES

Curso de Escrita Criativa

Com Isabel Costa. TER: 18H30-20H IA

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

Instituto Oriental

Curso livre de Língua e Cultura Turca Info: 931 625 424 IA

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Ciclo Temático: Camões por Descobrir Debates

Camões sob condição: a(s) Censura(s) dos textos camonianos Hélio J.S. Alves (moderador)  Isabel Almeida  7 JAN: 18H

A arte e o engenho de (se) dizer: a autobiografia na obra de Luís de Camões Maria do Céu Fraga (moderadora)  Maria Vitalina Leal de Matos  14 JAN: 18H

Camões, tema maior do ensaísmo português Entrevista a Eduardo Lourenço  Por José Augusto Cardoso Bernardes  21 JAN: 18H

Os Rostos de Camões Raquel Henriques da Silva (moderadora)  Vítor Serrão  28 JAN: 18H

Camões na Escola de Portugal: uma presença sem faltas Rui Afonso Mateus (moderador), Maria Ana Ramos 11 FEV: 18H

D. Manuel II e os Livros de Camões Exposição ATÉ 15 FEV

FUNDAÇÃO DAS CASAS DE FRONTEIRA E ALORNA

Grupo de Leitura - Dois Livros sobre o Amor

Do Amor, de Stendhal, por Vanda Anastácio 6 JAN: 19H FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO

José Saramago – A Semente e os Frutos Exposição documental e bibliográfica

GALERIA QUADRUM

TEATRO CAMÕES

UMA DELICADA ZONA DE COMPROMISSO

Oito individualidades da sociedade portuguesa serão desafiadas a selecionar poemas para serem lidos por eles próprios ou por convidados a anunciar 16 JAN: 19H -20H EG

CICLO PAISAGENS EFÉMERAS

Nos cinco anos sobre a morte do escritor Ruy Duarte de Carvalho, esta exposição conta com contribuições dos artistas António Ole, Délio Jasse, Kiluanji Kia Henda e Mónica de Miranda. ATÉ 20 JAN GOETHE INSTITUT

Leitura Cruzadas Heiner Müller e o século dos dentistas Conversa literária com Jorge Silva Melo 21 JAN: 18H

INSTITUTO CULTURAL ROMENO

Cursos de Língua Romena

Prof.ª Rodica Adriana Covaci SEG, QUA: 19H -20H30 Prof. Simion Doru Cristea TER, QUI: 19H -20H30 JUNTA DE FREGUESIA DE ARROIOS

Oficinas Cinco às Seis

Escrita criativa por Filipa Melo SEG: 18H IA ORIENTA-TE

Iniciação à Língua Chinesa

TER: 18H30-20H, QUA , QUI: 19H -20H30 IA PORTUGU ÊS ET CETERA

Cursos de português, língua estrangeira e língua materna

SOCIEDADE HISTÓRICA DA INDEPÊNDENCIA DE PORTUGAL

Cursos gerais Escrita criativa

Com Isabel Norton e José Norton TER: 16H30-17H25

Clube de Leitura: Dia na livraria QUA: 16H30-17H25

Literatura & Cinema: Um livro, um filme QUA: 17H30-18H25

A Poesia De Cada Dia Nos Dai Hoje

TEATRO NACIONAL D. MARIA II

Clube de Leitores do D. Maria II

Desenvolve a discussão em torno de textos teatrais, estimulando o gosto e o hábito de leitura de peças de teatro. SEX: 17H -19H UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

ILNOVA - Instituto de Línguas Cursos semestrais

Alemão, Árabe, Búlgaro, Coreano, Dinamarquês, Espanhol, Finlandês, Francês, Grego Moderno, Hebraico, Hindi, Húngaro, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim, Neerlandês, Polaco, Romeno, Russo, Sérvio, Sueco, Turco.

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS GO GRUPOS ORGANIZADOS MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO EM GERAL

> Contactos pág 91


ENTREVISTA

52

ORELHA NEGRA

Ao vivo FILIPA SANTOS

Os Orelha Negra estão de volta aos palcos. Depois de um interregno de dois anos, em que Fred Ferreira, Francisco Rebelo, João Gomes, Sam the Kid e Dj Cruzfader se dedicaram a outros projetos, o grupo prepara-se para lançar um novo disco. É este trabalho que apresentam dia 16 de janeiro no CCB, e que marcou a nossa conversa com o baterista e produtor Fred Ferreira (Banda do Mar, 5-30). Todos os elementos do grupo têm projetos paralelos. Como surgiu a oportunidade para se juntarem e criar os Orelha Negra? Já tocamos juntos há muitos anos e, embora tenhamos outros projetos em mãos, com vontade consegue-se sempre arranjar tempo. Estivemos dois anos parados, em que nos dedicámos a outras coisas, mas no início deste ano conseguimos juntarnos para começarmos a trabalhar neste novo disco. A vossa música não é fácil de catalogar, é uma mistura de diferentes géneros musicais. Como a definiriam? É uma mistura do que ouvimos, que é um pouco de tudo. A essência da banda assenta no hip-hop, mas também há soul, jazz, música eletrónica, funk, reggae, dub… Pouco tempo depois de iniciarem atividade já eram chamados de ‘supergrupo’. Lidam bem com os rótulos? Somos um grupo de amigos que se juntou para tocar. Há bandas que são rotuladas assim mas que fazem um ou dois

discos e depois param. O nosso caso é diferente, não se trata de nenhum projeto encomendado. A nossa vontade é fazer música e continuar a lançar discos. São uma banda sem vocalista. Alguma vez sentiram a falta de um frontman ou, por outro lado, encaram-no como uma vantagem? Nunca pensámos nesses termos. Quisemos fazer música experimental, usávamos vozes de samples que gravávamos ou retirávamos de vinis. No início as pessoas estranharam, mas acho que, se hoje passássemos a ter vocalista, ia ser muito estranho. O processo de criação é feito pelos cinco. É complicado gerir o papel de cada um? É tranquilo, já nos conhecemos bem, as ideias partem sempre de um de nós. O Sam (the Kid) traz muitas vezes ideias de samples que ouve e a partir daí desenvolvemos uma música. Todos participamos no processo, todos trazemos ideias. Por norma, começamos sempre a partir de um sample, ou de uma ideia melódica curta. Às vezes o difícil é executar todas as ideias que temos, que são muitas. Fica sempre muita coisa de fora… Há um grande cuidado com o lado estético, que se reflete nos vídeos e nas capas dos discos. Colaboraram, por ex, com Vhils no vídeo de M.I.R.I.A.M. Idealizam uma imagem para a vossa música? Pensamos sempre nas duas coisas ao


53


54

E N T R E V I S TA O R E L H A N E G R A

mesmo tempo: música e imagem. Temos Desta vez decidimos que ia ser surpresa a sorte de trabalhar com técnicos de total, ninguém – e isto quer dizer mesmo imagem muito bons que conseguem ninguém, incluindo familiares e amigos – sempre pôr as nossas ideias em prática, conhece nenhuma música. Só nós os cinco como o Pedro Cláudio, que gere sempre e o nosso técnico é que sabemos o que se o lado da fotografia, o Carlos Afonso e o vai passar. Vamos tocar as músicas pela João Pedro Moreira, responsáveis pelos primeira vez ao vivo nestes concertos, vídeos, ou a Vera Marmelo (fotógrafa), mas só depois vamos entrar em estúdio que também já fez um vídeo para nós… para gravar o disco. Fizemos o processo A equipa é pequena mas perfeita, e ao contrário: primeiro apresentamos o tem o mérito de transpor as ideias da disco, e só depois é que o vamos gravar. música que fazemos para Sei que não podem reimagem. velar muito sobre este A ideia de esconderem as DESTA VEZ FIZEMOS novo trabalho, mas será caras é puro marketing O PROCESSO AO na linha dos anteriores? ou pretende criar um É um seguimento, uma CONTRÁRIO: PRIMEIdistanciamento para que evolução. Nos últimos as pessoas se concentrem RO APRESENTAMOS O dois anos dedicámoapenas no que estão a ou- DISCO, E SÓ DEPOIS É nos a outros projetos. vir? QUE O VAMOS GRAVAR. Estive muito tempo no No início, a ideia era Brasil com a Banda do ser surpresa, para que Mar. Tive também uma ninguém soubesse quem eram os músicos experiência muito positiva com os 5-30. O por trás do projeto. Hoje em dia toda a João (Gomes) esteve a trabalhar com a Ana gente sabe quem somos, não escondemos Moura, o Chico (Rebelo) com os Fogo-Fogo nada. Ao vivo as pessoas veem-nos, não e os Cais Sodré Funk Connection, o Sam tapamos a cara, mas nas fotografias de esteve sempre imparável, o Dj Cruzfader promoção optámos por manter esse fez várias digressões com os Dynamic mistério, basicamente porque achamos Duo… No fundo, todos temos contacto com graça à ideia, embora nesta foto mais outros lados musicais, o que enriquece recente já se vejam as nossas silhuetas… muito a banda. Nesse sentido, o álbum Em janeiro, regressam ao CCB para um é uma continuação dos anteriores, mas concerto de apresentação do novo ál- mais evoluído, devido a toda esta riqueza bum, sem que o público conheça nenhum musical que cada um traz ao grupo. single de antemão. Não é uma ideia mui- Desejos para 2016? to habitual. Como se lembraram disto? Para já, vamos apresentar o disco nestes Dia 16 tocamos no CCB e dia 30 no Hard dois concertos. Depois vamos para Club, no Porto. Serão dois concertos estúdio gravá-lo, e a partir de fevereiro únicos, no sentido em que vamos apenas recomeçamos os espetáculos ‘normais’ apresentar o disco novo, inteiro, mas que, para além das músicas novas, sem nenhuma música de avanço. Há três incluem músicas antigas no alinhamento. anos tocámos no CCB, no lançamento Os nossos desejos para o próximo ano do segundo álbum, mas nessa altura o são, essencialmente, tocar muito. Ver página 57 público já conhecia uma ou duas músicas.


55


56

M Ú S ICA

CULTURGEST 23 DE JANEIRO, ÀS 21H30 RUA DO ARCO DO CEGO / 217 905 155 / WWW.CULTURGEST.PT

CARMEN SOUZA E THEO PAS’CAL Carmen Souza regressa à Culturgest dois anos depois de ter esgotado o Grande Auditório na apresentação do seu sexto álbum, Kachupada. Nascida em Lisboa, filha de pais cabo-verdianos, cresceu a falar português e crioulo. Durante a adolescência fez parte de um grupo de gospel e, com 22 anos, foi descoberta pelo baixista Theo Pas’cal, que se viria a tornar seu produtor e mentor. A cantora

é dona de um timbre único e de uma voz com grande amplitude, indo buscar raízes à cultura caboverdiana, aos ritmos tradicionais africanos e ao jazz. O concerto que traz dia 23 de janeiro à Culturgest tem por base o seu último álbum, Epístola, que inclui canções em crioulo, português, francês e inglês, e onde a influência do jazz é mais vincada do que nos discos anteriores. Filipa Santos

ACADEMIA ESTRELA

B.LEZA

CASA INDEPENDENTE

Solistas da Metropolitana

13 JAN: 22H

9 JAN: 23H

7 CONCERTOS, 7 COLINAS 31 JAN: 17H EG

ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE DE LISBOA

FORRÓ PESADO APRESENTA KABAÇA ROOTS AO VIVO SÁB: 23H

MBYE EBRIMA & BANDA

DONAS SÃO COMO DIVÃS EG

CASA FERNANDO PESSOA

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA Diálogos

29 JAN: 19H EG

MOMO + QUEM ÉS TU, LAURA SANTOS? 29 JAN: 22H

TUDO ERRADO COM CLÁUDIA GUERREIRO ORQUESTRA METROPOLITANA JAMESON FUNGLE DE LISBOA FEVER COM FOGO- Concerto de Ano Novo: Valsas, Marchas e FOGO Polcas CENTRO CULTURAL DE BELÉM

EG

16 JAN: 23H

23 JAN: 23H

1 JAN: 17H


M Ú S I CA E S P E TÁC U L O S

57

ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA

Braga, Santos, Bruckner 10 JAN: 17H

REAL FILHARMONIA DE GALICIA 17 JAN: 17H

SARAH MCKENZIE & HAILEY TUCK 23 JAN: 21H

FESTA DSCH 10º ANIVERSÁRIO DO DSCH SCHOSTAKOVICH-ENSEMBLE Filipe Pinto-Ribeiro, direção musical 24 JAN: 17H

MANUEL DE OLIVEIRA, JORGE PARDO & CARLES BENAVENT Iberia

28 JAN: 21H

FILARMONICA OLTENIA DE CRIAOVA Projeto Temporada Europa 29 JAN: 17H

MIGUEL BORGES COELHO Piano 31 JAN: 17H

Quintas às 7

SATIE.150

Uma Celebração em Forma de Guarda-Chuva Joana Gama, piano 7 JAN: 19H

COLISEU DOS RECREIOS 16 DE JANEIRO, ÀS 21H RUA DAS PORTAS DE SANTO ANTÃO, 96 / 213 240 585 / WWW.COLISEULISBOA.COM

HOZIER

Take me to Church catapultou Andrew Hozier-Byrne para a fama. A música faz parte do seu primeiro EP, de 2013, e integra também o seu primeiro álbum, homónimo, lançado em 2014. O single obteve mais de 250 milhões de visualizações no Youtube, e valeu ao cantor a nomeação de Canção do Ano nos Grammy’s. O cantautor irlandês teve um ano em grande, tendo atuado em alguns dos mais prestigiados festivais do mundo, como Coachella e Glastonbury. Agora, é a vez de Lisboa testemunhar o seu talento ao vivo. O concerto acontece no dia 16 de janeiro, no Coliseu dos Recreios. FS

QUARTETO SFOURZATO

JOSÉ MANUEL NETO

Há Fado no Cais

CCBeat

21 JAN: 19H

MARCO OLIVEIRA

Amor e Água que corre 15 JAN: 21H

22 JAN: 21H

ORELHA NEGRA 16 JAN: 21H

Temporada CCB / OML

PERCUSSÕES DA METROPOLITANA 16 JAN: 21H

ATELIÊ DE ÓPERA DA METROPOLITANA As Bodas de Fígaro 22 JAN: 20H 24 JAN: 21H


58 CHAPITÔ

MARRAFA E DEDINHOS 9 JAN: 22H

CULTURGEST

DESIDÉRIO LÁZARO Subtractive Colors 8 JAN: 21H30

TRIO HABANA WAY CHES SMITH, CRAIG TABORN, MAT MANERI KILÔKO 10 JAN: 18H

17 JAN: 18H

MÚSICA AO VIVO 23 JAN: 22H

A MINHA PLAYLIST 27 JAN: 21H30

CROSSROADS 30 JAN: 22H30

MAMADU 31 JAN: 18H

CLUBE DO CHORO DE LISBOA SEG: 22H

MARIFÁ

Tudo isto é Fado TER: 22H

TÉRCIO BORGES CONVIDA… Bar Tô no Brasil! SEX: 22H

CINE THEATRO GYMNÁSIO

FADO IN CHIADO SEG A SÁB: 19H

COLISEU DOS RECREIOS

17 JAN: 21H30

CARMEN SOUZA E THEO PASCAL 23 JAN: 21H30

EL CORTE INGLÉS

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA Haydn, Mozart

Concerto comentado por Alexandre Delgado 28 JAN: 18H MP

Info: relacoespublicas@ elcorteingles.pt ESCOLA SUPERIOR DE M ÚSICA DE LISBOA

ORQUESTRA SINFÓNICA 5

Mozart, Pinho Vargas, Beethoven 16, 17 JAN

CAMERATA DE SOPROS SILVA DIONÍSIO

Referências Românticas 18 JAN

GRANDE CONCERTO ORQUESTRA DE DE ANO NOVO SOPROS 3 9 JAN: 17H

SYMPHONIC ABBA 9 JAN: 21H30

HOZIER

16 JAN: 21H

GRANDES SUCESSOS DA MÚSICA DE CINEMA 17 JAN: 18H

Jazzy Winds 23, 24 JAN

CAMERATA GAREGUIN AROUTIOUNIAN

Aniversário do Fundador 29, 30 JAN


M Ú S I CA E S P E TÁC U L O S

59

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN 17 DE JANEIRO, ÀS 19H AVENIDA DE BERNA, 45 A / 217 823 700 WWW.GULBENKIAN.PT

ALIM QASIMOV ENSEMBLE

FUNDAÇÃO ARPAD SZENES-VIEIRA DA SILVA

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA Diálogos

30 JAN: 19H EG

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

ORQUESTRA GULBENKIAN

PERLES, GEORGES BIZET

21, 28 JAN: 21H, 22, 29 JAN: 19H

16 JAN: 18H

Paul Mccreesh, maestro Ronald Brautigam, piano

SOLISTAS DA ORQUESTRA GULBENKIAN

CORO E ORQUESTRA Mahler, Brahms GULBENKIAN + CORO INFANTO-JU- CORO GULBENKIAN VENIL DA UNIVERSI- Paulo Lourenço, maestro DADE DE LISBOA 22 JAN: 21H30 EG

Ludwig Wicki, maestro O Senhor dos Anéis 8 JAN: 21H, 9 JAN: 19H

ORQUESTRA GULBENKIAN

Susanna Mälkki, maestrina

14 JAN: 21H, 15 JAN: 19H EG

© Sebastian Schutyser - Aga Khan Music Initiative

A música espiritual do Azerbeijão está em grande destaque este mês na Fundação Gulbenkian. Dia 17, o Grande Auditório recebe Alim Qasimov e a sua filha Fargana para uma atuação extraordinária de música clássica do Azerbeijão. A mestria de Alim Qasimov assenta na improvisação, e há muito que a sua música deixou o circuito da Música do Mundo, sendo o cantor requisitado para várias parcerias. Chegou a partilhar o palco com o falecido cantor Jeff Buckley, participou no álbum Floodplain, do Kronos Quartet, e foi classificado por Björk como o seu “atual cantor preferido”. Em 1999, Alim recebeu o Prémio do Conselho Internacional da Música da UNESCO. Tudo boas razões para o ver e ouvir, ao vivo, na Gulbenkian. FS

26 JAN: 21H

Ciclo de Música de Câmara

CHIAROSCURO QUARTET 10 JAN: 19H

Met Opera Live in HD

LES PÊCHEURS DE

Gianandrea Noseda, maestro

TURANDOT, GIACOMO PUCCINI Paolo Carignani, maestro 30 JAN: 18H

Músicas do Mundo

ALIM QASIMOV ENSEMBLE 17 JAN: 19H

Concerto de Domingo

IF LOVE’S A SWEET PASSION... 17 JAN: 12H EG

Ciclo de Piano

PIOTR ANDERSZEWSKI 31 JAN: 19H

GALERIA ZÉ DOS BOIS

NERVE

Trabalho & Conhaque 9 JAN: 22H

HOT CLUB DE PORTUGAL

MÁRIO LAGINHA TRIO 2 JAN: 22H30, 00H

JOÃO BARRADAS Directions

7, 8, 9 JAN: 22H30, 00H

MARIA JOÃO & LEO TARDIN Songing

14, 15, 16 JAN: 22H30, 00H

LOFT

21, 22, 23 JAN: 22H30, 00H

7TETO DO HOT CLUB DE PORTUGAL 27 JAN: 22H30, 00H

SONGBIRD

28 JAN: 22H30, 00H


60

M Ú S I CA E S P E TÁC U L O S

NEGRO/ROSINHA/ FURTADO

MEO ARENA

JAMAICA

Música para o Novo Ano: Valsas, Polcas e Marchas

29, 30 JAN: 22H30, 00H

WAH GWAN LISBOA TER

JARDIM DE INVERNO DA EMEL

CONCERTO DE ANO NOVO António Toscano, pianista 8 JAN: 21H30 EG

LICEU CAMÕES

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA Schubert, Reinecke, Brahms 29 JAN: 19H EG

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA 3 JAN: 17H

BRYAN ADAMS Get Up

25 JAN: 21H MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

As Janeiras no MNAA

GRUPO CORAL OS RURAIS DE FIGUEIRA DE CAVALEIROS

Aos Reis, As Janeiras Cante 10 JAN: 16H EG

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA Schubert, Reinecke, Brahms 31 JAN: 16H

MUSEU DO ORIENTE

DUO SOLISTAS DA METROPOLITANA

Contrasti: o Barroco e a Música Programática 30 JAN: 16H EG

PAÇOS DO CONCELHO

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA Duo Contrasti: o Barroco e a Música Programática 29 JAN: 13H EG

PALÁCIO FOZ

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA

Música para a Casa de Stuart 30 JAN: 21H RCA CLUB

THE ARISTOCRATS 18 JAN: 20H30

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

DANI BLACK 27 JAN: 21H

SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA Schubert, Beethoven 28 JAN: 18H30

EG


M Ú S I CA E S P E TÁC U L O S / C U R S O S TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS

Temporada Sinfónica

CONCERTO DE ANO NOVO Elisabete Matos, soprano Miqel Ortega, direção musical 3 JAN: 16H

BRAGA SANTOS, BRUCKNER

Eduarda Melo, soprano Pedro Neves, direção musical 10 JAN: 17H

Nobres Recitais

ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA

ACADEMIA DE M ÚSICA DA GRAÇA

Cursos de Canto, Guitarra, Piano, Violoncelo, Violino, Bateria, Baixo MP

ART CASA

Workshop com Crew Hassan 23 JAN: 17H -19H30 ARTS2SCIENCE

Piano, Violino, Violoncelo, Tecnologias da Música SEG A SÁB: 10H -20H MP / IA

ASSOCIAÇÃO GAITADE -FOLES

Oficinas de gaita-defoles

Aulas de Expressão Vocal SEG: 16H -21H

Flauta de Tamborileiro TER: 20H45-22H15

Aulas de Piano

QUA: 14H, 15H, 16H, 17H

CENTRO CULTURAL ARTE PURA

Forró, Samba no Pé, Maracatu, Afro Brasil, Percussão, Violão VÁRIOS HORÁRIOS IA

CENTRO INTERCULTURACIDADE

Construção de Instrumentos de Percussão

SEG A SEX: 16H -19H MP

Henninng Kraggerud, piano e direção musical

ASSOCIAÇÃO DE RESIDENTES DE TELHEIRAS - ART

COMUNIDADE HINDU DE PORTUGAL

TEATRO THALIA

MP

IA

ATELIER MUSICAL DO AREEIRO

CREW HASSAN

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA Sibelius, Schumann, Tchaikovsky 9 JAN: 21H

TIME OUT MERCADO DA RIBEIRA – ESTÚDIO TIME OUT

SALTO

30 JAN: 22H UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

ORQUESTRA ACADÉMICA METROPOLITANA

Mendelssohn, Berlioz, R. Strauss, Liszt 22 JAN: 21H

CURSOS ACADEMIA DO LUMIAR

Formação instrumental, musical, coral IA

Aulas de guitarra e piano

Aulas de acordeão, contrabaixo, flauta transversal, guitarra, piano e violino IA

AVENIDA AFONSO III, 77, R/C DIR, ALTO DE SÃO JOÃO

Aulas de Harpa e Harpa Céltica Com Eva Guerra Também para crianças TER A SEX: 18H -21H Info: 914 071 042 | evaguerra@ gmail.com CASA DO ALENTEJO

Tardes alentejanas SÁB: 15H30 EG

CASA DO BRASIL

Violão Brasileiro e Guitarra, Criar e Gerenciar Bandas Aulas permanentes MP

Info: 968 870 282 CASA DA COMARCA DA SERTÃ

Curso de Adufe TER: 19H -20H30

MUSEU DO FADO

Cursos de guitarra portuguesa, seminário de letristas, seminário de poética de fado, gabinete de ensaios para intérpretes IA

IA

MP

16 JAN: 18H

61

Raga Curso de Música Indiana VÁRIOS HORÁRIOS

Introdução à Arte de Tocar Kora Workshop prático com Mbye Ebrima

23 JAN: 15H -17H30 Info: magdalua.pro@gmail.com EVOÉ – ESCOLA DE ACTORES

Aulas de voz e canto TER: 18H30-20H30 IA

ESPAÇO PESSOA E COMPANHIA

Aulas de piano, guitarra MP

ESTÚDIO VANDA MELO

Voz e Canto

TER: 19H -20H30 IA / MP

Info: icampelo58@gmail.com IN IMPETUS

Aulas de Canto

Com a soprano Ângela Silva MP

PRIMO CANTO ASSOCIAÇÃO CULTURAL

Curso de Canto S ESPAÇO

Adufe, Canto Tradicional SAGRADA FAMÍLIA

Aulas de Forró

QUA: 20H -21H30

Baile com o Quinteto Luso Baião QUA: 22H

SOU – MOVIMENTO E ARTE

Aulas livres de música MP

TEATRO DOM LUIZ FILIPE

Canto Tradicional SEG: 21H

Concertina I

TER: 19H30 Info: balltoques@tradballs.pt VOZES EM CONSERTO

Aulas de canto, piano, guitarra clássica, pianista acompanhador, teoria musical, coro IA XUVENTUDE DE GALICIA

Aulas de pandeireta SEX: 20H30

IA

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS GO GRUPOS ORGANIZADOS MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO EM GERAL

> Contactos pág 91


ENTREVISTA

62

MIGUEL BONNEVILLE

A Importância de Ser Agustina Bessa-Luís FREDERICO BERNARDINO

Depois de nove performances homónimas, Miguel Bonneville rasurou o nome próprio e renasceu com um novo-Eu. Quase simultaneamente iniciou um novo ciclo de criações, denominado A Importância de Ser…, dedicado à vida e obra dos criadores que considera fundamentais no seu percurso pessoal e artístico. Depois de António de Macedo e de Simone De Beauvoir, eis a tão “nossa” Agustina Bessa-Luís a mostrar-se sob o olhar de Bonneville, a partir de 8 de janeiro, no Teatro Taborda. Enquanto artista optou por rasurar o nome próprio e assumir Bonneville como “um nome sem género”. Como é que a série A Importância de Ser… se inscreve nessa opção? A realização de que o corte sobre o “Miguel” teria de ser feito surgiu um pouco tarde em relação ao arranque da série. Mas, A Importãncia de Ser… surgiu na sequência de um conjunto de performances homónimas que termina, precisamente, com o funeral de Miguel Bonneville. Depois de ter “assassinado” uma parte da minha história (contida nessas performances homónimas), decidi renascer com um nome que fosse neutro em ter-

mos de género. Riscando o Miguel, mas ainda assim mantendo-o legível, não perco o passado, mas deixo a marca de transição que me permitiu iniciar esta nova série de performances. Uma série que começa com o cineasta português António de Macedo… Que foi enquadrado num conceito de recomeço de mim mesmo enquanto autor. Tudo se passou quando, num dia de neura, dei comigo na Cinemateca a ver As Horas de Maria, de António de Macedo, um cineasta que não conhecia. A minha admiração pelo seu trabalho e pelas suas temáticas foi imediata e, socorrendo-me das ressurreições e das almas que entram noutros corpos que ali estavam plasmadas, pareceu-me perfeito ser esse o primeiro passo a dar em relação à morte de Miguel Bonneville. Seguiu-se então Simone De Beauvoir… As questões de género e de identidade que sempre marcaram o meu trabalho atingiram um novo patamar com a De Beauvoir. E é aí que assumo a rasura do Miguel. Quando li A Convidada, em 2008, fiquei com muita vontade de fazer um espetáculo sobre ela. Tal só veio a acontecer alguns anos mais tarde, quando li toda a sua obra.


© Francisco Levita

TÍTU LO 63


64

E N T R E V I S TA MIG U E L B O N N E V IL L E

Depois de uma escritora e filósofa femi- É, portanto, muito diferente daquilo nista francesa, qual é A Importância que lhe é habitual… Tem menos aquele lado solitário e introsde Ser Agustina Bessa-Luís? A Agustina foi uma espécie de epifania petivo. O espetáculo é concebido a parque surge na minha vida como consequên- tir de quatro residências artísticas. Para cia de um momento de crise. Com o fim de cada uma delas, escolhi um tema, como o uma relação, decidi isolar-me no campo e corpo – sobretudo o corpo em falência, ou levei comigo Fanny Owen. A minha relação não fosse a literatura da Agustina povoacom o livro foi tão intensa que, naquele da de personagens enfermas ou mancas; o que é um autor e o que é estar dentro momento, senti ter-me salvo a vida. da sua cabeça; ou a história – com a visão O que foi mais tocante nessa salvação? Com muita piada, a Agustina diz não fa- de personagens que viveram os tempos lar sobre o amor nos seus livros – segun- (lembro, por exemplo, A Síbila que é uma do ela, quem o faz é o Manoel de Oliveira quase biografia da sua própria família). nas adaptações para o cinema. Por isso, Assim, todos fomos lendo obras diferenaquilo que me tocou intensamente foi o tes e trabalhando esses olhares até consmodo como Agustina aborda o amor não truir uma dramaturgia. falando sobre ele. Na verdade, o tom é Mas há claramente uma marca de Misempre muito ácido e bastante cru… e foi guel Bonneville neste espetáculo? Sim, há as questões recorrentes de identiprecisamente isso que me salvou. dade, das personagens em De que modo é que olha choque com a sociedade… para De Beauvoir e AgustiAQUILO QUE MAIS ME E, claro, há convergênna e as inscreve como autoTOCA NA LITERATURA cias indissociáveis entre ras vitais no seu percurso? O António de Macedo diz DE AGUSTINA É O MODO os artistas que escolho e a minha vida pessoal e arque se estabelece uma COMO SE ABORDA O tística. “irmandade” entre quem AMOR NÃO FALANDO Encontra uma afinidade cria e quem recebe a obra. SOBRE ELE. quase natural na obra de Com elas, aconteceu isso. Agustina Bessa-Luís por Senti-me íntimo e o facto ser natural da cidade do de existirem salva-nos a dado momento das nossas vidas. São au- Porto? toras que escreveram sobre a condição Encontro muita afinidade. Reconheço feminina nesta cultura patriarcal em que com imensa familiaridade aquele univervivemos, mas que buscam uma resposta so muito típico do Norte, o modo como se sobre quem somos, independentemente olha a família e nos debatemos com a destruição daqueles valores burgueses muito de qualquer constrangimento. Como tem sido o processo de criação enraizados nalguma sociedade portuense. Já há uma figura sucessora para Agusdeste trabalho? Ao contrário do que havia sucedido nos tina nesta série? dois espetáculos anteriores, desta vez Sim. Será o Paul Preciado, nascido Beaestou a trabalhar com mais pessoas. triz Preciado, e permitirá continuar na Para além do Diogo Bento e do Tiago senda dos meus temas recorrentes (géVieira, intérpretes e cocriadores, há um nero, identidade e filosofia). Ambiciono apoio dramatúrgico que me ajuda nas que seja um musical e um projeto mais questões de identidade e de história. focado em mim enquanto intérprete. Tem sido um processo muito enriquecedor, até mesmo barroco… Ver página 68


TÍTU LO

65


66

T E ATRO

CULTURGEST 11, 12, 15 E 16 DE JANEIRO EDIFÍCIO CGD - RUA DO ARCO DO CEGO / 217 905 155 / WWW.CULTURGEST.PT

RICHARD MAXWELL E NEW YORK CITY PLAYERS EM LISBOA Aventureiro, arrojado ou experimentalista são apenas alguns dos adjetivos que podem definir o teatro de Richard Maxwell (n. 1967) e da companhia que fundou, em 1999, os New York City Players. Natural de West Fargo, Maxwell herdou do pai o gosto pelo palco, e a irmã Jan é uma das mais aclamadas atrizes da Broadway. Considerado um dos nomes mais importantes do atual teatro nova-iorquino, o dramaturgo e encenador, que o New York Times considera conseguir ver “o mundo com olhos de raio X”, apresenta, na Culturgest, duas das suas mais recentes criações. A abrir, The Evening (11 e 12 de janeiro), primeira parte de um tríptico inspirado em A Divina Comédia, de Dante, que acompanha, numa incógnita tasca remonta, E S T R E I AS AUDITÓRIO DOS OCEANOS (CASINO DE LISBOA)

TRÊS É DEMAIS

António Raminhos, Luís Filipe Borges e Marco Horácio, autoria e interpretação.

A batalha desenfreada entre três humoristas, onde vale tudo, do improviso ao drama e à comédia. 7 A 31 JAN QUI A SÁB: 21H30, DOM: 17H CHAPITÔ

MACBETH

Companhia do Chapitô. Criação coletiva a partir

as existências trágico-cómicas de uma prostituta, de um lutador e do seu manager corrupto. Tudo se passa num tom de conflito latente, e ao som de rock’n’roll. O segundo espetáculo é Isolde, variação moderna da lenda de Tristão e Isolda, protagonizada por uma atriz que se esquece das falas (num mix de Gena Rowlands, em Opening Night , com a Nora, de Ibsen, como confessa Maxwell), pelo seu marido, dono de uma empresa de construção, e pelo imprevisível arquiteto premiado que ela contrata para projetar a casa dos sonhos do casal. A partir destas personagens, o autor constrói um triângulo amoroso que, como sublinha, “não é Goethe nem Wagner, é mesmo Richard Maxwell”. Frederico Bernardino

de William Shakespeare. John Mowat, encenação; Duarte Grilo, Jorge Cruz e Tiago Viegas, interpretação.

14 JAN A 7 FEV QUI A DOM: 22H

CULTURGEST

THE EVENING

New York City Players. Richard Maxwell, texto e encenação; Cammisa Buerhaus, Jim Fletcher e Brian Mendes, interpretação. 11, 12 JAN: 21H30


T E AT R O E S T R E I AS

ISOLDE

New York City Players. Richard Maxwell, texto e encenação; Jim Fletcher,  Tory Vazquez, Gary Wilmes e Brian Mendes, interpretação.  15, 16 JAN: 21H30 ESTRELA HALL

THREE PLAYS

Lisbon Players. Jean McConnell, autoria; Elizabeth Bochmann, Amanda Booth e Celia Williams, encenação e interpretação.

Três peças curtas ( Theatrical Digs, Outside Pleasures e Doggies), retiradas da série Deckchairs de Jean McConnell. 28 JAN A 13 FEV QUI A SÁB: 21H LER DEVAGAR LX FACTORY

SIMILIA, SIMILIBUS

Grupo de Teatro das Três Peças de Woody Allen. Júlio Dinis, autoria;  Ariana Furtado, Filipe Vargues, Hugo Travanca, Luís Costa e Paulo Franco, interpretação. Dois jovens pretendem casar-se. Porém, do pai aos tios, surge a oposição. Até porque valores mais altos se levantam. 30 JAN: 21H30 MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

O GRANDE LIVRO DOS PEQUENOS DETALHES

A partir de texto original de Alexander Kelly. Cláudia Gaiola, Michel Blois, Paula Diogo e Thiare Maia Amaral, criação. Equívocos com ressonâncias no bem comum, narrados em duas histórias paralelas.

67

8 A 13 JAN SEX A QUA (EXCETO SEG): 21H30 NEGÓCIO

ALLA PRIMA

Tiago Cadete, criação e interpretação. O conflito entre a narrative história eurocêntrica e a verdadeira essencia do Brasil enquanto caldeirão de raças e culturas. 27 A 30 JAN: 21H30

PRAÇA DE TOUROS DO CAMPO PEQUENO

MAMMA MIA!

Benny Andersson & Björn Ulvaeus, música e letras; Catherine Johnson, texto; Phyllida Lloyd, encenação.

O musical inspirado em canções da banda sueca ABBA apresentase pela primeira vez em Lisboa 12 A 24 JAN TER A DOM: 21H, SÁBADO, DOM: 16H, 21H RUA DAS GAIVOTAS 6

TRADIÇÃO

Auéééu-Teatro. Criação e encenação coletiva; Sérgio Coragem, Beatriz Brás, João Santos e Vânia Geraz, interpretação.

Espetáculo onde se propõe questionar o valor dos objetos culturais na sociedade capitalista. 14 A 17 JAN QUI A SÁB: 21H30, DOM: 17H SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

MATEI POR AMOR

Nova Companhia. Criação colectiva a partir de Ésquilo e Nicky Silver.  Nuno Gil, conceito e encenação; Carla Galvão, Flávia Gusmão, Martim Pedroso, Nuno Gil e Tiago Barbosa, interpretação. Uma leitura sobre o universo familiar de hoje que estabelece um paralelismo com o modo como a família era representada na tragédia grega. 4 A 10 JAN: 21H

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL 6 A 7 DE JANEIRO RUA ANTÓNIO MARIA CARDOSO, 38 / 213 257 650 WWW.TEATROSAOLUIZ.PT

RUÍNAS Ar de Filmes-Teatro do Bairro/São Luiz Teatro Municipal. Lynn Nottage, autoria; António Pires, encenação; Selma Uamusse, Daniel Martinho, Giovanni Lourenço, Matamba Joaquim, Zia Soares (Teatro Griot), João Araújo, Rafael Fonseca (Teatro do Bairro) e Cheila Lima, Elizabeth Pinard, Fernando Nobre, James dos Reis, Maxime, Mistah Isaac e NBC (Coro), interpretação.

Num bordel do leste da República Popular do Congo, perdido na densidade da floresta tropical, com o ressoar incessante de explosões e disparos de uma guerra interminável à distância, várias mulheres vivem a tragédia de venderem os seus corpos ora a guerrilheiros rebeldes, ora a soldados governamentais. Num local onde, em nome da sobrevivência, tudo tem um preço, o delas é o da própria alma. Escrito em meados da década passada pela dramaturga afro-americana Lynn Nottage (n. 1964), na sequência de uma viagem da autora ao Uganda onde contactou com refugiadas congolesas, Ruínas venceu, em 2009, o Prémio Pulitzer para Teatro. Num trabalho conjunto entre o Teatro do Bairro e o Teatro Griot, António Pires encena este precioso e arrebatador texto, um “musical de guerra e esperança”, contando com participações da cantora Selma Uamusse e música original de Filipe Raposo, com letras de Kalaf. A direção do coro, composto por membros oriundos de comunidades africanas da zona da Grande Lisboa, cabe a Carlos Ançã. FB


68

T E AT R O E S T R E I AS

RUÍNAS

6 A 17 JAN TER A SÁB: 21H, DOM: 17H30

Waddington, interpretação. Regresso ao palco da primeira peça escrita pelo ator Gonçalo Waddington. 20 A 24 JAN QUA A SÁB: 21H, DOM: 17H30

Santos e Sara Felício, interpretação.

Adaptação da novela The Lost Boy, por um jovem coletivo de teatro nascido na Guilherme Cossoul. 15 JAN A 6 FEV

PORTUGAL EM CASA NÃO É UM PAÍS ESTAR Anabela Mota Ribeiro MÃE COM e André E. Teodósio, PEQUENO comissários; Cão Solteiro, AÇÚCAR Hotel Europa. André produção executiva.

TEATRO DOM LUIZ FILIPE (TEATRO DA LUZ)

Amálio, criação e interpretação.

A partir de depoimentos reais, um olhar sobre a África colonial e a descolonização. Apresentação no âmbito da exposição Retornar – Traços da Memória. 14 A 23 JAN

O São Luiz é literalmente ocupado ao longo de um fim de semana por uma programação ineterrupta de teatro, cinema, música, debates e exposições. 30, 31 JAN

Retrato da relação entre avós e netos, da amizade que nasce na distância de gerações. 11,12 JAN: 11H, 15H

SOCIEDADE DE INSTRUÇÃO GUILHERME COSSOUL

TEATRO NACIONAL D. MARIA II

partir de Thomas Wolfe. Paulo Tavares, encenação; Cláudio Henriques, Miguel

Teatro Municipal do Porto/ Teatro Praga. Pedro Zegre Penim e Hugo van der Ding, texto; Pedro

ALBERTINE, O CONTINENTE UMA RUA EM ST. LOUIS CELESTE Colectivo Prisma. A Gonçalo Waddington, texto e encenação; Carla Maciel e Gonçalo

Teatro do Eléctrico. Rita Cruz, autoria e encenação; Tânia Alves, interpretação.

O NOME DA ROSA

Zegre Penim, encenação; Rosa Mota, Mariana Magalhães, Pedro Zegre Penim, Hugo van der Ding, Joana Magalhães, Mafalda Banquart, Xana Novais e Luísa Osório, interpretação.

Um olhar sobre o sangue, suor e lágrimas que se verte no desporto e… no teatro. Com a “nossa” grande atleta olímpica Rosa Mota. 14 A 17 JAN QUI A SÁB: 21H, DOM: 16H

TERRENO SELVAGEM

Barba Azul. Miguel Castro Caldas, texto; Pedro Gil e Raquel Castro, interpretação.

Uma história sem fim à vista pelo trio Castro Caldas, Gil e Raquel Castro. 15 A 31 JAN QUA: 19H30, QUI A SÁB: 21H30, DOM: 16H30


T E AT R O E S T R E I AS / C O N T I N UA M

69

CHAPITÔ 14 DE JANEIRO A 7 DE FEVEREIRO COSTA DO CASTELO N.º 1 A 7 / 218 855 550 WWW.CHAPITO.ORG

MACBETH Companhia do Chapitô. Criação coletiva a partir de William Shakespeare. John Mowat, encenação; Jorge Cruz, Ricardo Peres e Tiago Viegas, interpretação.

A tragédia de Shakespeare “inadaptada” pela Companhia do Chapitô está de volta ao palco. Os elementos são já conhecidos: um regicídio sanguinolento, um rei devorado pela culpa numa relação difícil com a rainha, bruxas e fantasmas e um novo banho de sangue. A isto juntam-se kilts que escondem “segredos” e o humor desenfreado de uma companhia que brinca aos clássicos como nenhuma outra. FB TEATRO DA POLITÉCNICA

QUARTETO

Artistas Unidos. Jorge Silva Melo, encenação; Crista Alfaiate e Ivo Canelas, interpretação.

O regresso dos Artistas Unidos ao grande dramaturgo alemão, mais de uma década depois de Filoctetes. 6 JAN A 13 FEV TER, QUA: 19H, QUI, SEX: 21H, SÁB: 16H, 21H TEATRO TABORDA

MÃE COM AÇÚCAR

Teatro do Eléctrico. Rita Cruz, autoria e encenação; Tânia Alves, interpretação. Retrato da relação entre avós e netos, da amizade que nasce na distância de gerações. 30 JAN A 4 FEV: 21H30 TEATRO TIVOLI BBVA

ARTE

Yasmina Reza, autoria; Adriano Luz e Carla de Sá, encenação; Adriano Luz, João Lagarto e Vítor Norte, interpretação. A compra de uma obra de arte vai desencadear entre três amigos uma discussão que pode atingir

contornos absolutamente imprevistos. ESTREIA A 27 JAN QUI A SÁB: 21H30, DOM: 16H30 TEATRO DA TRINDADE

interpretação.

ATÉ 3 JAN SÁB: 21H30, DOM: 17H CENTRO COMUNITÁRIO DA MADRAGOA

STOP MOTION AMOR E TO EADWEARD SANGUE NA Neil Simon, autoria; AdriaMADRAGOA no Luz, encenação; Alexandra Lencastre, Diogo Infante, Helena Costa e Ricardo de Sá, interpretação. Homenagem ao cinema, à fotografia e à vontade inóspita de um homem (Eadweard Muybridge) provar a sua arte e o seu nome. 14 A 31 JAN QUI A SÁB: 21H45, DOM: 17H

C O N T I N UA M AUDITÓRIO DOS OCEANOS (CASINO DE LISBOA)

FORA DO BARALHO

Mário Daniel e Sílvia Ribeiro, autoria; Sílvia  Ribeiro, encenação; Cláudia Pedrosa, Mário Daniel e Paulo Monteiro,

Anzol Castiço. Joana Neves, texto; João Simões, encenação.

TEATRO ARMANDO CORTEZ

ABSOLUTAMENTE FABULOSOS A partir de uma ideia original de Noémia Costa. Roberto Pereira, autoria; Beto Coville, encenação; Luís Aleluia, Noémia Costa e Joana Figueira, interpretação.

9, 15, 23, 29 JAN

ATÉ 3 JAN QUI A SÁB: 21H30, DOM: 17H30

COMUNA

TEATRO BOCAGE

DEPOIS O SILÊNCIO

Teatro da Comuna. Arne Lygre, autoria; Álvaro Correia,direção; David Esteves, João Cachola e Vicente Wallenstein, interpretação.   ATÉ 17 JAN QUA A SÁB: 21H30, DOM: 16H TEATRO ABERTO

BOAS PESSOAS

QUA A SÁB: 21H30, DOM: 16H

BOCAGE NOS LÁBIOS DE UMA MULHER

Florbela de Oliveira, autoria e encenação; Margarida Serra, João Albuquerque, Andreia Trindade, Bruno Gonçalves, Ivanoel Tavares e David Silva, interpretação. ATÉ 31 JAN SÁB: 21H30, DOM: 16H TEATRO CINEARTE

CLARABÓIA A Barraca. José


70

T E AT R O C O N T I N UA M / F E S T I VA I S / C U R S O S

Saramago, autoria; Maria do Céu Guerra e João Paulo Guerra, dramaturgia; Maria do Céu Guerra, encenação; Lucinda Loureiro, Maria do Céu Guerra, Paula Bárcia, Paula Guedes, Paula Sousa, Rita Lello, Sónia Barradas, Carolina Parreira, Rita Soares, Teresa Sampayo, Adérito Lopes, Carlos Sebastião, Helder Costa, João Maria Pinto, Ruben Garcia, Sérgio Moras e Guilherme Lopes, interpretação. QUI A SÁB: 21H30, SÁB, DOM: 16H

TEATRO MARIA VITÓRIA

REVISTA QUER… É PAR-

QUE MAYER

Mário Rainho e Flávio Gil, autoria; Mariema, Paulo Vasco, Alice Pires, Flávio Gil, Filipa Godinho, Ruben Dias, Maria Giestas, Pedro Silva e Patrícia Teixeira, interpretação. QUI A SEX: 21H30, SÁB, DOM: 16H30, 21H30 TEATRO POLITEAMA

A REPÚBLICA DAS BANANAS

Filipe La Féria, autoria e encenação. Rita Ribeiro, Anabela, Paula Sá, José Raposo, Ricardo Castro, Ricardo Soler, Bruna Andrade, João Duarte Costa, Patrícia Resende, Paulo Miguel e David Mesquita,

interpretação.

QUA A SÁB: 21H30, SÁB, DOM: 17H TEATRO TIVOLI BBVA

PLAZA SUITE

Neil Simon, autoria; Adriano Luz, encenação; Alexandra Lencastre, Diogo Infante, Helena Costa e Ricardo de Sá, interpretação. ATÉ 17 JAN QUI A SÁB: 21H30, DOM: 17H

TEATRO VILLARET

NOIVO À FORÇA

Frederico Pombares, Henrique Dias e Roberto Pereira, autoria; Henrique Dias, encenação; Fernando Mendes, Carla Andrino, Jorge Mourato e Patrícia Tavares, interpretação.

F E S T I VA I S TEATRO TABORDA

A IMPORTÂNCIA DE SER AGUSTINA BESSA LUÍS Miguel Bonneville, direção e interpretação; Diogo Bento e Tiago Vieira, cocriação e interpretação; Paula Sá Nogueira, voz off. Ver entrevista a Miguel Bonneville. 8 A 10 JAN: 21H30

CURSOS / WO R KS H O P S ARTYAPLAUSOS

Curso de Interpretação SÁB: 14H -16H Info: 918 945 333

SEX: 21H30, SÁB: 16H, 21H30, DOM: 16H

«Ele foi o aluno melhor classificado do ano». Melhor ou mais bem?

Mais bem. Porque, na frase, se trata do advérbio bem, antecedendo o particípio passado de um verbo («classificado»). A forma melhor emprega-se junto de outras formas verbais («ele classificou-se melhor do que tu»), ou como adjetivo associado a substantivos, por exemplo: «Ele foi o melhor aluno do ano.» Mas: «Ele foi o aluno mais bem classificado do ano».

TER DÚVIDAS É SABER uma parceria :

www.ciberduvidas .pt


T E AT R O C U R S O S/ WO R KS H O P S ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA - APCC

Cursos de Expressão Dramática IA CASA DO ARTISTA

Curso de Formação de Atores ATÉ JUL QUA , QUI: 20H -23H

Oficina de Teatro pós-laboral

Por Catarina Gonçalves e João Rosa IA

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

Familiarte - Teatro Comunitário SEG: 19H -20H30 Info: 936 140 727

Circo Zip

JUNTA DE FREGUESIA DO PARQUE DAS NAÇÕES

Oficinas de Teatro

Por Filomena Gonçalves e Nélson Monforte Info: cultura@jf-parquedasnacoes.pt SOCIEDADE DE INSTRUÇÃO GUILHERME COSSOUL

Curso de Formação de Atores SEG: 20H -23H, QUI: 18H -21H

Curso de Teatro

SÁB: 15H30-19H30 Info: 213 973 471 STAGE 81

Curso de Teatro Musical NOV A FEV IA

TEAR – ESPAÇO DE ARTES

Pela Associação Tenda QUI: 18H -19H, DOM: 9H30-13H

Introdução às técnicas de audiodescrição

CHAPITÔ

IA

Expressão Dramática SEG, QUA: 19H -21H

Malabarismo

TER: 19H30-21H ESPAÇO EIRA 33

Ateliê de Pesquisa Teatral TER: 20H30-22H30 Info: 962 801 866

EVOÉ – ESCOLA DE ACTORES

Teatro, Teoria, Vida SEX: 19H

Iniciação ao Teatro

SEG, QUA: 19H -20H30 TER, QUI: 20H30-22H30

Contadores de histórias SEG: 18H30-20H30

Treino Técnico

QUI: 18H30-20H30

Clown e Comicidade TER: 20H30-22H30

Interpretação Teatral (intensivo)

SEG, QUA: 18H30-22H30 IN IMPETUS

Curso de Formação de Atores

SEG, QUA , SEX: 20H -23H Info: 915 444 729

71

JAN, FEV Info: anaisaraquel.ad@gmail.com

TEATRO DE CARNIDE

Oficinas de Interpretação

SEG, QUA: 21H -23H TEATRO DOM LUIZ FILIPE (TEATRO DA LUZ)

Formação em Teatro Por Companhia da Esquina Info: 968 060 047 IA

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS GO GRUPOS ORGANIZADOS MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO EM GERAL

> Contactos pág 91

TEATRO ABERTO ATÉ FEVEREIRO PÇ. ESPANHA / 213 880 089 / WWW.TEATROABERTO.COM

BOAS PESSOAS

David Lindsay-Abaire, autoria; Marta Dias, encenação; Irene Cruz, Leonor Seixas, Luís Lucas Lopes, Maria João Abreu, Pedro Laginha e Sílvia Filipe, interpretação.

Margarida (Maria João Abreu) trabalha como caixa numa loja de produtos de baixo custo. Devido à dificuldade de articular os horários com a condição de mãe solteira de uma jovem deficiente, perde o emprego. Até que, subitamente, reaparece na sua vida Daniel (Pedro Laginha), um antigo namorado que deixou o bairro suburbano onde ambos nasceram, e se tornou médico. Para além de um retrato da crise económica, a peça do norteamericano David Lindsay-Abaire (Prémio Pulitzer, em 2007, com Rabbit Hole) ultrapassa, como sublinha a encenadora Marta Dias, a condição de “objeto de crítica social” e “centra-nos naquilo que a palavra pessoas enuncia”, ou seja, as contradições e as circunstâncias “nas dimensões quotidiana e espiritual em que as pessoas se movem”. FB Artigo integral em www.agendalx.pt


72

1

PRAÇA SÃO JOÃO BOSCO

2

RUA CAPITÃO AFONSO PALA

5

3

LARGO DAS NECESSIDADES

RUA POSSIDÓNIO DA SILVA

4

ITINERÁRIOS DE LISBOA

LISBOA ENTRE OS PRAZERES E AS NECESSIDADES PAULA TEIXEIRA

Na colina que se debruça sobre o Tejo e o vale de Alcântara erguem-se dois dos mais emblemáticos conjuntos patrimoniais da cidade: o cemitério dos Prazeres e o polo das Necessidades, constituído pelo Palácio e pela Tapada. Em tempos zona bucólica, pontuada por quintas, palácios e conventos foi, a partir de meados do século XIX, radicalmente transformada pela dinâmica de crescimento da capital. Localizada na linha natural de expansão urbana, viu surgir nessa época unidades fabris e prédios de habitação destinados a acolher a vaga de migrantes que procuravam emprego. O percurso entre estes dois conjuntos preserva memórias e vestígios desses momentos tão distintos. À margem dos trajetos turísticos, é uma zona desconhecida também para muitos lisboetas a quem propomos a sua descoberta neste Itinerário que se realiza entre janeiro e maio. ITINERÁRIOS DE LISBOA | DIVISÃO DE PROMOÇÃO E COMUNICAÇÃO CULTURAL 6, 14, 23, 29 DE JANEIR0 INFORMAÇÕES E MARCAÇÕES: 218 170 900 | LISBOA.CULTURAL@CM-LISBOA.PT


73

1

CEMITÉRIO DOS PRAZERES

Praça São João Bosco

Herdou o nome da quinta aqui existente, a qual, por sua vez, o recebera de uma capela dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres. Construído na sequência do decreto redigido em 1835 pelo Ministro do Reino, Rodrigo da Fonseca Magalhães, que proibiu os sepultamentos nas igrejas, era destinado às elites lisboetas. Nas suas alamedas erguem-se verdadeiras obras de arte tumular de artistas como Cinatti, Canova, Manini, Teixeira Lopes, entre outros.

FONTE SANTA

2 Rua Possidónio da Silva

Segundo a lenda, há 500 anos, numa nascente da Quinta dos Prazeres apareceu milagrosamente uma imagem de Nossa Senhora. O acontecimento levou à construção da fonte a cujas águas foram atribuídas propriedades curativas para doenças dermatológicas e oftalmológicas. No final do século XVI a fonte tinha dois tanques e duas bicas. A proximidade do cemitério e teor nitratado das águas levaram à interdição do consumo. Atualmente tem apenas um tanque de receção de águas.

ERMIDA DO SENHOR JESUS DO TRIUNFO

3 Rua Capitão Afonso Pala

Alcandorada sobre a Rua Maria Pia, esta pequena ermida foi provavelmente construída na segunda metade do século XVIII. De linhas simples e sóbrias tem uma única nave sobre a qual se ergue um coro alto. No exterior desfruta-se de uma vista privilegiada sobre o vale de Alcântara.

PALÁCIO DAS NECESSIDADES

4 Largo das Necessidades

Erguido no reinado de D. João V (1743-1750) é atribuído a Caetano Tomás de Sousa. Residência real durante mais de um século, acolhe desde meados do século passado o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Construção barroca, tem no interior diversas salas temáticas, decoradas com estuques, pinturas murais, talha, mármores, azulejos, esculturas e telas. Este conjunto integra a Capela de N. S. das Necessidades, de construção anterior, os jardins e a tapada de 10 hectares. 5

TAPADA DAS NECESSIDADES

Foi cerca do antigo convento aqui existente e coutada privada da família real. No século XIX, sob a orientação de D. Fernando II, foi transformada num elegante jardim ao estilo inglês pelo jardineiro francês Jean Bonard. O seu filho, D. Pedro V, dotou-a com a magnífica estufa de ferro e vidro e D. Carlos mandou erguer um pavilhão que a sua mulher, D. Amélia, utilizou como ateliê de pintura. Atualmente é um dos locais eleitos pelos lisboetas para a realização de piqueniques.


74

VI S ITAS G U I A DAS

MUNDO PATRIMÓNIO LAB 23 DE JANEIRO, DAS 10H ÀS 12H R. DE CAMPO DE OURIQUE, 169-171 / 217 974 587 / WWW.MUNDOPATRIMONIO.COM

PASSEIOS PELO PATRIMÓNIO BAIRRO DE CAMPO DE OURIQUE Na atividade Passeios Pelo Património todos os meses se realiza um percurso novo. O Bairro de Campo de Ourique, onde há tanto para descobrir pelas suas ruas, é a escolha deste mês. Eduardo Salavisa é o responsável pelo trajeto onde dá a conhecer algumas curiosidades do local e leva à descoberta de tesouros patrimoniais que se escondem em cada esquina, em

AQUEDUTO DAS ÁGUAS LIVRES

Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras Visitas guiadas. TER A SÁB: 10H -12H30, 13H30-17H30

ARCO TRIUNFAL DA RUA AUGUSTA TODOS OS DIAS: 9H -19H Info: 210 312 700 (Associação de Turismo de Lisboa)

ARQUIVO HISTÓRICO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA

Arquivos Salvaguarda de Memórias

Visita guiada temática com workshop. SEG: 14H -18H, TER A DOM: 10H -12H30, 14H -18H GO

ARQUIVO NACIONAL TORRE DO TOMBO

Visitas Guiadas às

cada edifício, em cada azulejo. Os participantes têm ainda a oportunidade de apurar o olhar e registar o que se vê em pequenos desenhos, por isso devem levar um bloco e lápis. Para que se realize o passeio é necessário um mínimo de cinco participantes. Mais informações através de mundopatrimonio@ spira.pt. CE

Exposições e Área Pública

SEG A SEX: 9H30-15H ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Visitas Guiadas ao Palácio de S. Bento SEG A SEX GO

ÚLTIMO SÁB GO / PG

Info: 213 919 625 MP

ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA

Mouraria das Tradições, Mouraria do Fado, Do Castelo à Mouraria, Mouraria dos Povos e das Culturas

Visitas guiadas em português, inglês, francês, italiano, espanhol e alemão. TODOS OS DIAS MP

Migrantour Rotas Urbanas Interculturais


V I S I TAS G U I A DAS Visitas guiadas em português, inglês e francês. TODOS OS DIAS MP

Info: 927 522 883 ATELIER-MUSEU JÚLIO POMAR

Júlio Pomar e Rui Chafes: Desenhar

Visitas guiadas à exposição. ATÉ 21 FEV QUA: 15H PG

TER A DOM: 10H -18H GO / MP

BIKE A WISH

Tours

lisboa@bikeawish.com BIKES DE LISBOA

Passeio da Sexta

Passeio temático de bicicleta por Lisboa. Encontro: Vélocité Café, na Avenida Duque de Ávila, 120. SEX: 19H30 bikesdelisboa@gmail.com EG

CASA DO ALENTEJO

Visitas Guiadas MP

CASA FERNANDO PESSOA

Visitas Guiadas

SÁB, QUA: 15H, SEG: 11H30 (EM PORTUGU ÊS) SÁB: 11H30, SEG, SEX: 15H (EM INGLÊS) CASA-MUSEU AMÁLIA RODRIGUES

Visitas Guiadas

TER A DOM: 10H -13H, 14H -18H CASA-MUSEU DR. ANASTÁCIO GONÇALVES

Histórias Curiosas sobre Obras de Arte da Coleção, Pintura Naturalista Portuguesa, Mobiliário Português e Estrangeiro dos Séculos XVII a XIX e Porcelana da China TER A DOM: 10H -18H EG

CASA-MUSEU MEDEIROS E ALMEIDA

Armas de Sedução Leques Europeus do Século XVIII ao Século XX

Visitas guiadas de 30 minutos à exposição permanente. SEG A SÁB: 13H -17H30 GO / MP

Sábados no Museu

Visitas guiadas que permitem conhecer o fundador da instituição e as peças que mais se destacam na coleção. 1º E 3º SÁB: 12H EG

CASTELO DE SÃO JORGE

Visitas Guiadas

Visitas em português, inglês e espanhol. TODOS OS DIAS

Lisboa Vista ao Espelho

A descoberta de Lisboa através do periscópio. TODOS OS DIAS: 10H -17H30

À Descoberta do Castelo A história do Castelo e das personagens que nele habitaram. TODOS OS DIAS: 13H, 16H MP

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

VISITAS GUIADAS

CCB - Uma Leitura Geral do Edifício Por Fabrícia Valente e Maribel Sobreira. SEG A SÁB: 10H30-18H

CCB - Uma Cidade à Beira-Rio

Por Fabrícia Valente e Maribel Sobreira. SEG A SÁB: 10H30-18H Info: 213 612 650 CENTRO CULTURAL CASAPIANO

Visitas Guiadas à Exposição Permanente SEG A SÁB: 10H -18H

CENTRO PORTUGU ÊS DE ATIVIDADES SUBAQUÁTICAS

Visitas Guiadas à Exposição Permanente e Coleções do CPAS/CML SEG A SEX: 15H -24H Info: 969 017 128 MP

CHIADO

Lisboa é Poesia

Por Fabrícia Valente e Maribel Sobreira.

Comemorações do Centenário da Revista Orpheu. QUA A DOM: 14H, 18H, 20H30 Info: 917 021 238 (Passeios Culturais no Chiado)

75 CONFIQUATRO DESPORTOS NAÚTICOS

PASSEIOS TEMÁTICOS

Rota do Sol, Entre Pontes, De Lisboa até à Barra, Fortes da Barra do Tejo, Por esse Rio Acima

ITINERÁRIOS DE LISBOA À Volta do Paço do Lumiar 2 FEV

Lisboa Maçónica 3 FEV

Passeios à vela no Estuário do Tejo. MP

Lisboa de Camilo Castelo Branco

CONVENTO DOS CARDAES

Lisboa dos Amores

SEG A SÁB: 14H30-17H30

A Flor da Murta e D. João V

Visitas Guiadas

CONVENTO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Visitas Guiadas

SEX: 11H30, 15H, SÁB: 15H, 16H30 GO / MP

Info: 213 240 869 CONVENTO DAS TRINAS DO MOCAMBO

Visitas Guiadas QUA: 10H Info: 210 943 018 MP

DIREÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA

À Descoberta da Biblioteca e da Banda Desenhada

SEG, QUA , SEX: 10H, 14H Info: 218 507 100 (Biblioteca dos Olivais/Bedeteca) EG / MP

Visita Guiada ao Palácio do Beau Séjour 14 JAN: 10H30 Info: 217 701 100 (Gabinete de Estudos Olisiponenses) EG / MP

Visitas Orientadas ao Palácio Pimenta TER A SEX Info: 217 513 214 EG / GO / MP

Visitas Orientadas ao Museu de Lisboa - Santo António

TER A SEX Info: 217 513 216 (Museu de Lisboa Palácio Pimenta) EG / GO / MP

Bordalo à Mesa A Cerâmica de Bordalo no Museu

Visitas orientadas às exposições. Info: 218 170 666 (Museu Bordalo Pinheiro) MP

4, 6, 16, 24 FEV

10 FEV

11 FEV

O Amor em Pessoa 12 FEV

O Amor Por Lisboa 13 FEV

O Regicídio de 1908: Os Três Tiros que Abalaram a Monarquia 12 FEV

Lisboa Hebraica 18 FEV

Lisboa de Camões 19 FEV

Lojas de Tradição da Baixa 16 FEV

A História do Município de Lisboa 17 FEV

Os Paços Reais, da Alcáçova à Praça do Comércio 19 FEV

Junqueira Palaciana 23 FEV

Lojas de Tradição do Chiado 25 FEV

Lisboa entre os Prazeres e as Necessidades 25 FEV

A Mãe de Água e os Chafarizes de Lisboa 26 FEV

De Xabregas ao Beato

29 FEV Marcações a partir do 1º dia útil do mês que antecede o itinerário. Presencialmente: seg a sex: 10h30-12h30 ou por telefone: seg a sex: 14h30-16h30


76

V I S I TAS G U I A DAS Info: 218 170 742 (Divisão de Promoção e Comunicação Cultural) lisboa.cultural@cm-lisboa.pt MP

VISITAS COMENTADAS Centro Português de Atividades Subaquáticas 2 FEV

Museu de Lisboa Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos 3 FEV

Bastidores do Teatro Nacional de São Carlos 4 FEV

FabLab - Laboratório Municipal de Fabricação Digital 4 FEV

Paços do Concelho Exposição Lisboa 1415 Ceuta

Panteão Nacional

Café

Sedes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Museu Maçónico Português

Artes e Ofícios: Mundo do Livro/Cervejaria Trindade

Museu Calouste Gulbenkian - Exposição Permanente

Arquivo Fotográfico Municipal - Workshop Colorir Imagens

Museu da Presidência da República

11 FEV

12 FEV

15 FEV

16 FEV

Igreja das Flamengas 17 FEV

Praça de Toiros do Campo Pequeno 18 FEV

Museu de Lisboa - Teatro Romano 18 FEV

Museu do Aljube

22 FEV

23 FEV

24 FEV

Visita ao Estádio

TODOS OS DIAS Em dias de jogo não se realizam visitas. Info: 707 200 100 FONTE MONUMENTAL DA ALAMEDA

Venha Conhecer a Fonte por Dentro Visita autoguiada às galerias interiores. SÁB: 15H -17H

25 FEV Marcações preferencialmente por e-mail: lisboa.cultural@ cm-lisboa.pt Presencialmente no 1º dia útil do mês que antecede as visitas: 10h30-13h Por telefone a partir do 1º dia útil do mês que antecede as visitas: 14h-16h Info: 218 170 593 (Divisão de Promoção e Comunicação Cultural)

Jogos de Água

EG / MP

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

ENIGMA LISBON

4 FEV

19 FEV

Jogo Real no Chiado

Casa Veva de Lima

Artes e Ofícios: Flor da Selva - Torrefação de

MP

5 FEV

ESTÁDIO DO SPORT LISBOA E BENFICA

Jogos repletos de enigmas, charadas e puzzles. TODOS OS DIAS

TODOS OS DIAS: 12H -15H, 18H -23H

Jogos de Luz

As luzes acendem-se 15 minutos após o crepúsculo solar. TODOS OS DIAS Info: 213 912 300 (Departamento de Ambiente e Espaço Público da CML) EG

Wentworth Fitzwilliam. Uma Coleção Inglesa

Visitas orientadas pela equipa educativa do Museu Gulbenkian.


V I S I TAS G U I A DAS 6, 8, 9, 13, 15, 16, 20, 22, 23, 27, 29, 30 JAN: 15H

Calouste S. Gulbenkian e o Gosto Inglês

Visitas orientadas pela equipa educativa do Museu Gulbenkian. 6, 8, 9, 13, 15, 16, 20, 22, 23, 27, 29, 30 JAN: 15H

À DESCOBERTA DO CAM VISITAS DE DOMINGO O Círculo Delaunay

Visita orientada por Hilda Frias. 3 JAN: 12H

As Casas na Coleção do CAM

GARE MARÍTIMA DE ALCÂNTARA

Painéis de Almada Negreiros

SEG A SEX: 10H30, 14H30 Info: 213 611 025 EG / MP

LABIRINTO LISBOA

A História de Portugal que os Livros não Contam

QUA , QUI, DOM: 17H -22, SEX, SÁB: 17H -24H LISBOA AUTÊNTICA

Cerca Velha

Visita orientada por Carlos Carrilho. 10 JAN: 12H

Ponto de encontro: Casa dos Bicos. 9 JAN: 10H

Willie Doherty

Padre António Vieira

Visita orientada por Hugo Barata. 17 JAN: 12H

Hein Semke, Um Alemão em Lisboa Visita orientada por Ana João Romana. 24 JAN: 12H

OS LUGARES DA ARTE René Lalique e a Natureza

Ponto de encontro: Largo Trindade Coelho, junto à Igreja de São Roque. 9 JAN: 10H MP

Lisboa das Sete Colinas - São Roque

Ponto de encontro: Largo Trindade Coelho, junto à Igreja de São Roque. 9 JAN: 15H

Presépios

Visita orientada pela equipa educativa do Museu. 4 JAN: 11H

Ponto de encontro: em frente à Basílica da Estrela. 10 JAN: 15H MP

UMA MANHÃ NO MUSEU

Lisboa Árabe

Calouste Gulbenkian: Da Coleção ao Museu Visita orientada pela equipa educativa do Museu. 9 JAN: 11H

DUAS OBRAS EM DIÁLOGO

Biombo de Coromandel/ Anunciação Visita orientada por Maria do Rosário Azevedo. 13, 27 JAN: 13H30

AO DOMINGO NO MUSEU A Cor no Oriente e no Ocidente

Visita orientada por Paula Ribeiro. 31 JAN: 11H FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES

O Museu Sai à Rua… Venha Conhecer o Bairro de São Paulo PRIMEIRO SÁB: 10H Info: 213 935 177 IA

Ponto de encontro: Campo das Cebolas, em frente à Casa dos Bicos 16 JAN: 9H30 MP

Lisboa das Artes e Ofícios

77

Lisboa Azulejar II

Ponto de encontro: Avenida D. Carlos I, junto ao Chafariz da Esperança. 23 JAN: 10H MP

Lisboa com Fernando Pessoa I Ponto de encontro: Brasileira do Chiado. 23 JAN: 15H MP

Eça Lisboa de Queirós

Ponto de encontro: Largo do Rato, junto à Pastelaria 1800. 24 JAN: 10H MP

Passeio para Desenhar I - Lisboa Intra-Muralhas Ponto de encontro: Largo das Portas do Sol. 30 JAN: 9H30 MP

Lisboa Arqueológica I - Museu Arqueológico do Carmo Ponto de encontro: Largo do Carmo. 30 JAN: 10H MP

Lisboa com Fernando Pessoa II

Ponto de encontro: Príncipe Real, junto ao quiosque do lado da Rua do Século. 30 JAN: 15H MP

Pelo Corredor Verde até Monsanto

Ponto de encontro: alto do Parque Eduardo VII, junto à fonte. 31 JAN: 9H30 MP

A Lisboa de Antero de Quental e da Geração de 70

Ponto de encontro: Arco da Rua Augusta. 16 JAN: 10H MP

Ponto de encontro: Príncipe Real, junto ao quiosque do lado da Rua do Século. 31 JAN: 15H MP

Lisboa tem Música

Lisboa do Fado

Ponto de encontro: Príncipe Real, debaixo do grande cedro. 16 JAN: 15H30 MP

À Descoberta da Tapada da Ajuda Ponto de encontro: Largo do Calvário. 17 JAN: 9H30 MP

Passeio para Desenhar III - Estufa Fria Ponto de encontro: Parque Eduardo VII, junto à entrada da Estufa Fria. 17 JAN: 9H30 MP

Lisboa Operária

Ponto de encontro: Miradouro da Graça, junto à Igreja da Graça. 17 JAN: 15H

Ponto de encontro: Martim Moniz, junto à Capela da Sra. da Saúde. 31 JAN: 19H MP LISBON MOVIE TOUR

Fernando Pessoa Experience

O passeio inclui dormida no quarto onde viveu Fernando Pessoa entre 1908 e 1912.

Afirma Pereira

Passeio dedicado ao filme realizado por Roberto Faenza. Ponto de encontro: Miradouro de S. Pedro de Alcântara, junto à fonte.

Filme do Desassossego Passeio dedicado a Fernando Pessoa no cinema.

Capitães de Abril

Passeio centrado no filme com o mesmo nome.

Cine-Aperitivo Lisbon Movie Tour by Night TODOS OS DIAS MP

LISBON WALKER

Colina do Castelo 2 JAN: 14H30

Cidade Velha 3 JAN: 14H30

Cidade de Espiões 10 JAN: 14H30

Lendas e Mistérios 17 JAN: 14H30

O Terramoto de 1755

24 JAN: 14H30 Ponto de encontro: Praça do Comércio, na esquina com a Rua do Arsenal. LX INLINE

Passeio de Patins por Lisboa ÚLTIMA SEX: 18H30 massacriticapt.net

LIVRARIA MÓVEL TELL A STORY

PASSEIOS LITERÁRIOS Walk a Story Pessoa

Passeio dedicado à vida e obra de Fernando Pessoa. TODOS OS DIAS

Walk a Story Lisboa Literária

Passeio dedicado a Luís de Camões, Eça de Queirós, Fernando Pessoa e José Saramago. TODOS OS DIAS walks@tellastory.pt MP

MUNDO PATRIMÓNIO LAB

PASSEIOS PELO PATRIMÓNIO

Bairro de Campo de Ourique Por Eduardo Salavisa. 23 JAN: 10H -12H

MUSEU DA ÁGUA DA EPAL

Galeria do Loreto Visitas guiadas. SEX: 15H, ÚLTIMO SÁB: 11H


78

V I S I TAS G U I A DAS MUSEU DE ARTES DECORATIVAS PORTUGUESAS DA FUNDAÇÃO RICARDO DO ESPÍRITO SANTO SILVA

Visitas Guiadas ao Museu e às Oficinas de Artes e Ofícios e de Restauro SEG A SEX: 10H -13H, 14H30-16H30 MP

SEG, QUA: 11H, 15H, QUI: 15H MUSEU DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE LISBOA

Visitas Guiadas

SEG A SEX: 9H30-12H, 14H -17H EG

MUSEU BENFICA COSME DAMIÃO

Visitas ao Museu

TODOS OS DIAS: 10H -18H Em dias de jogo realizam visitas até ao início do mesmo. visitasestadio@slbenfica.pt MUSEU DA MARIONETA

De Convento a Museu Marionetas Portuguesas

Marionetas Orientais Visitas temáticas. MP

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

Lisboa em Festa

Oficina para jovens e adultos a partir dos 15 anos. Orientada por Marta Carvalho. 10 JAN: 11H -13H Info: 213 912 800 IA / EG

Colección Masaveu. Grandes Mestres da Pintura Espanhola: Greco, Zurbarán, Goya, Sorolla

Visitas orientadas. TER A SEX: 11H, 15H30, SÁB, DOM: 11H30, 15H30, 16H30 PG

TER A DOM Info: 213 912 800 GO / MP

AS JANEIRAS NO MNAA

A Adoração dos Magos, de Domingos Sequeira Visita orientada. 10 JAN: 15H30 EG

MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

MUSEU NACIONAL DO TRAJE E DA MODA

TER A DOM: 10H -16H30

TER: 14H -18H, QUA A DOM: 10H -18H

Visita ao Museu e Convento da Madre de Deus GO / MP

Visita ao Museu e ao Parque Botânico do Monteiro-Mor E / GO / MP

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

RESERVAS VISITÁVEIS

Galerias da Amazónia TER, QUI, SÁB: 15H30

Galerias da Vida Rural TER, QUI, SÁB: 14H30 visitasguiadas@mnetnologia. dgpc.pt

MUSEU DO ORIENTE

VISITAS ORIENTADAS GERAIS

Presença Portuguesa na Ásia e Sombras da Ásia Visita às exposições permanentes. DOM: 16H

GO / MP

MUSEU NACIONAL DO TEATRO E DA DANÇA

Peças de Teatro: As Coleções do Museu

Ex-Votos Teatrais. José Caldas, 40 Anos de Teatro Visitas guiadas às exposições. TER A DOM: 10H -18H servicoseducativos@ mnteatroedanca.dgpc.pt EG / GO / MP

MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Visitas Orientadas ao Museu TER A SEX: 10H -13H, 14H -18H GO / MP

Visitas Orientadas ao Palácio Nacional de Belém e Jardins SÁB: 10H30, 11H30, 14H30, 15H30, 16H30 MP / PG


V I S I TAS G U I A DAS MUSEU DE SÃO ROQUE

A Santo Que Não Conheço…Nem lhe Rezo Nem lhe Ofereço Visita guiada temática com workshop. SEG: 14H -18H, TER A SEX: 10H -12H30, 14H -18H EG / IA / GO / MP

Visitas Guiadas à Igreja e ao Museu de São Roque

SEG: 14H -18H, TER A SEX: 10H -12H30, 14H -18H EG / IA / GO / MP

Os Jogos Sociais

Visita guiada temática. SEG: 14H -18H, TER A SEX: 10H -12H30, 14H -18H EG / IA / GO / MP

Itinerários da Fé

Percurso pelo Convento de São Pedro de Alcântara, Igreja de São Roque, Capela da Ordem Terceira do Carmo, Igreja do Santíssimo Sacramento, Basílica dos Mártires e Igreja de N. Sra. da Encarnação. 8 JAN: 10H Info: 218 879 549 (Paróquia de S. Nicolau)

PAÇOS DO CONCELHO

Visita ao Edifício

1º DOM: 11H ezequiel.marinho@cm-lisboa.pt EG

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Visitas ao Padrão E / GO / MP

PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA

VISITAS ORIENTADAS AO PALÁCIO

O Quotidiano da Família Real, Um Dia de Gala no Paço da Ajuda servicoeducativo@pnajuda. dgpc.pt GO / MP

PANTEÃO NACIONAL

De Igreja a Panteão

Visita orientada ao monumento. PG

PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO

79

Em Direção à Primeira Colina Com início no Largo de S. Domingos e subindo pelo ascensor do Lavra chega-se à Colina de Sant’Ana. TODOS OS DIAS: 10H -12H, 14H -16H, 17H -19H walktheline@plataformalx.pt MP

REITORIA DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

Visitas ao Edifício

As visitas têm de ser marcadas com 15 dias de antecedência. nova.comunica@unl.pt MP

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA

SANTA CASA CONVIDA

Visitas Guiadas a Vários Espaços da Instituição

SÁB (QUINZENALMENTE): 11H Info: 213 235 325

Percursos Pedestres

EG / MP

EG / IA / MP

Combatelaser

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

ITINERÁRIOS EM LISBOA

Paintball Electrónico

Azulejos

Visita guiada temática. 2 JAN: 10H EG / IA / MP

1 MÊS/1 CAPELA

Capela São João Batista Visita guiada temática. 3 JAN: 15H, 6 JAN: 13H15 EG / IA / MP

A SANTA CASA ABRE PORTAS

Sala de Extrações da Lotaria Nacional Visita guiada temática. 16 JAN: 10H EG / IA / MP

CALENDÁRIO LITURGICO Visita guiada temática.

Circuncisão

17 JAN: 16H30 EG / IA / MP

OUTRA LISBOA

Viagens num Espaço Urbano Maior

Sete percursos para uma nova perspetiva sobre Lisboa. TODOS OS DIAS: 10H30 Info: 927 136 291 E / GO / MP

Info: 968 297 047 (Acção Natura)

Peddy Paper

O jogo parte de Campolide, atravessa o Aqueduto e termina em Monsanto. Info: 218 452 689 (Papa-Léguas) MP

PARQUE DAS NAÇÕES

Comboio de Passeio SEG A DOM: 10H -19H

Teleférico

SEG A SEX: 11H -19H, SÁB, DOM, FER: 10H -20H

Tejo Bike

Aluguer de bicicletas. TODOS OS DIAS: 12H -18H Info: 218 919 333 PLATAFORMA LX

WALK THE LINE TOURS Lisboa numa Linha

Percurso com início na Praça Marquês de Pombal e fim na Praça do Comércio, passando pela Avenida da Liberdade e o Rossio.

A Primeira Avenida

Percurso que desvenda histórias da artéria paralela à Avenida da Liberdade - Rua de Santa Marta - que durante muitos séculos foi uma das principais vias de entrada na cidade de Lisboa.

Visitas Guiadas

9 JAN, 6 FEV, 12 MAR: 14H30 bilheteira@teatrosaoluiz.pt PG

1ª, 3ª SEG: 10H30 Info: 213 257 662 E / EG / MP

SOCIEDADE HISTÓRICA DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL

Visitas Guiadas ao Palácio da Independência SEG A SEX MP

TCHARAN EVENTOS

JANTARES MISTÉRIO A Morte do Artista Noite de Gangsters Os Rústicos IA

TEATRO NACIONAL D. MARIA II

Visitas Guiadas

Visitas guiadas aos bastidores do Teatro em português, inglês, francês, castelhano, alemão e italiano. SEG: 11H30 Info: 213 250 829 MP

TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS

Visitas Guiadas

visitas@saocarlos.pt E / GO / MP

TIME TRAVELLERS

Passeio à Lisboa Romana

Ponto de encontro: Praça do Comércio. 10 JAN: 10H -13H Inscrições abertas até 8 jan.

A Lisboa d’Os Maias

Ponto de encontro: Rossio. 16 JAN: 10H -13H Inscrições abertas até 13 jan.

Castelo de São Jorge

Ponto de encontro: entrada do Castelo. 17 JAN: 10H -12H Inscrições abertas até 14 jan.

Em Busca da Muralha Perdida

Ponto de encontro: entrada do Castelo de São Jorge. 23 JAN: 10H -12H Inscrições abertas até 20 jan.

Pelas Ruas da Madragoa: Nos Passos de Romanos, Nobres e Escravos Ponto de encontro: Largo de Santos. 30 JAN: 10H -13H Inscrições abertas até 27 jan.

UNDERDOGS ART STORE

Underdogs Public Art Tours

Visitas guiadas em minibus ou sidecar por várias intervenções artísticas. Ponto de encontro: Underdogs Arte Store, na Time Out - Mercado da Ribeira. SÁB: 14H -17H info@under-dogs.net MP

WALK AND SEE

Passeios Guiados a Pé Info: 917 443 389 GO / MP

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS GO GRUPOS ORGANIZADOS MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO EM GERAL

> Contactos pág 91


80

C R I A N ÇAS

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL 23, 24 DE JANEIRO: 15H30, 16H30, 17H30 AV. FREI MIGUEL CONTREIRAS, 52 / 218 438 800 / WWW.TEATROMARIAMATOS.PT

PARTITUUR A coreógrafa e artista multidisciplinar croata Ivana Müller estreia-se nos projetos para crianças com Partituur. Uma atividade de teatro/performance para maiores de sete anos onde não há espetadores nem intérpretes, todos participam na criação de uma partitura irrepetível. Semelhante a um jogo onde os participantes recebem instruções, aqui os miúdos ESTE M ÊS AUDITÓRIO CARLOS PAREDES

Filminhos Infantis à Solta pelo País

A Grande Migração, Um Dia de Sol, Foxy & Meg aventuram-se na Cozinha, Ginjas e as Figuras Geométricas, Os Porcos Espinhos e a Cidade, Mancha e Manchinhas: o Piquenique, Luzinha, Ex ET 17 JAN: 11H30 PG

Info: servicoeducativo@ zeroemcomportamento.org

CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO

Isso também eu Fazia Oficina de pintura, desenho, escrita, fotografia, dança Maiores de 8 anos 3, 10, 17, 24, 31 JAN: 15H30-17H30 CASA DO CORETO

Carmencita

Espetáculo musical e interativo Maiores de 4 anos 8 JAN: 10H30 E / GO / MP

8 JAN: 21H30 10 JAN: 11H30

são confrontados com algumas questões: se devem jogar segundo as regras ou inventar as suas próprias estratégias, se devem fazer o mesmo que os outros ou escolher o seu próprio caminho. As suas escolhas, reações e posições contribuirão para a partitura final deste espetáculo, num desfecho que se prevê, no mínimo, original. Filipa Santos

À Procura do Ó-Ó Perdido

Teatro Maiores de 12 meses 19 A 22 JAN: 10H30, 14H30 E / GO / MP

16, 23 JAN: 15H, 17, 24 JAN: 11H30 PG Info: 938 018 777 CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Tudo no Mundo começou com um Sim Espetáculo/jogo de música e dança Maiores de 6 anos 19 A 22 JAN: 11H E / GO / MP

23, 24 JAN: 11H30 PG

À Procura de Lem

Teatro de marionetas Maiores de 12 anos 28, 29 JAN: 10H30, 12H E / GO / MP

30 JAN: 11H30, 15H30, 19H 31 JAN: 11H30 PG

COMUNA TEATRO DE PESQUISA

Salta para o Saco

Teatro Maiores de 6 anos ATÉ JUN SÁB: 16H, DOM: 11H30, 16H PG

SEG A SEX: 10H30, 14H30 E / GO / MP


C R I A N ÇAS E S T E M Ê S CULTURGEST

Lá Fora

Teatro/música 6 meses-3 anos 23 JAN: 10H, 11H 24 JAN: 10H30, 16H PG

Recria(r)te com Consumo Oficina de artes Maiores de 3 anos 8, 11 JAN E / GO / MP

9 JAN: 14H30 PG

Epicentro

Oficinas para pais e bebés 6 meses-3 anos 14, 15 JAN E / GO / MP

16, 17 JAN: 10H30, 16H PG

Plano Nacional de Cinema

Sessões de cinema exclusivas para escolas 19, 20, 21 JAN, 4 FEV: 10H, 14H30, 17H30

INSTITUTO PORTUGU ÊS DO DESPORTO E JUVENTUDE

Branca de Neve e os Sete Anões 1-5 anos 23 JAN: 16H30 Info: 214 190 722 (Palco de Chocolate) LARGO DOS RESTAURADORES

Os Dias do Terramoto Peddy paper 31 JAN: 10H -13H MP

Info: 965 107 138 (Time Travellers) MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

Partituur

Teatro/performance Maiores de 7 anos 23, 24 JAN: 15H30, 16H30, 17H30

Pirilampos e Estrelas Leituras encenadas Maiores de 3 anos 27, 28 29 JAN

E / GO / MP

E / GO / MP

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

PG

Arte Nova e Publicidade Visita oficina 8-12 anos 10 JAN: 10H30

Círculos Velozes, Cores Ferozes Oficina 5-7 anos 10, 24 JAN: 10H30 7-11 anos 10 JAN: 15H

Na Volta do Correio Contos 2-4 anos 17 JAN: 10H, 11H30

Na Volta do Correio Contos 2-4 anos 17 JAN: 10H, 11H30

Moda e Etiqueta na Corte Inglesa Visita oficina 4-7 anos 24 JAN: 10H30

Mitos e Deuses Greco-Romanos Visita oficina 5-12 anos 16 JAN: 14H30

Um Carnaval em Veneza Visita oficina 5-12 anos 30 JAN: 14H30

30 JAN: 16H30, 31 JAN: 11H, 16H30

MUSEU DE ARTES DECORATIVAS PORTUGUESAS DA FUNDAÇÃO RICARDO DO ESPÍRITO SANTO SILVA

Museu de Artes Decorativas Visita e oficina 6-12 anos 16 JAN: 15H -17H MP

Info: info@lisbonforkids.com (Little Lisbon) MUSEU COLEÇÃO BERARDO

Filminhos Infantis à Solta pelo País

A Grande Migração, Um Dia de Sol, Foxy & Meg aventuram-se na Cozinha, Ginjas e as Figuras Geométricas, Os Porcos Espinhos e a Cidade, Mancha e Manchinhas: o Piquenique, Luzinha, Ex ET 9 JAN: 15H30 PG

Info: servicoeducativo@ zeroemcomportamento.org MUSEU DA MARIONETA

A Vila das Cores Oficina de leitura Maiores de 6 anos 9 JAN: 15H

Um Mundo de Histórias Visitas em família Maiores de 4 anos 23 JAN: 14H30

81

Caras, Caretas e Marretas Oficina de marionetas Maiores de 6 anos 31 JAN: 10H30 MP

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

A Cozinha é um Laboratório Bolo-Rei

9 JAN: 15H30, 17H15

Laboratório

Ciência Brilhante

17 JAN: 15H30, 17H15

Os Três Mosqueteiros

Cantinho da Ciência

PG

Maiores de 3 anos 31 JAN: 11H30, 15H30, 17H15

Peça de teatro Maiores de 3 anos ATÉ 28 FEV DOM: 11H, 16H

MUSEU NACIONAL DO TEATRO E DA DANÇA

Os Três Porquinhos e um só Lobo 1-5 anos 17 JAN: 10H30

Bobi, o Cão Salsicha 1-5 anos 31 JAN: 10H30 PG

Info: 217 567 410 (Palco de Chocolate) MUSEU DE SÃO ROQUE

Paiaçu ou Pai Grande

Hoje vou ser Médico Imunologista

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

Mais Novos

Agora, faz Tu!

Oficina de teatro comunitário JAN A MAR MP TEATRO ARMANDO CORTEZ

Cinderela

Maiores de 3 anos ATÉ JUN TER A SEX. 11H, 14H30 E / GO / MP

SÁB, DOM: 15H

Peça de teatro 15-18 anos ATÉ 30 MAI SEG: 10H

PG

E / GO / MP

ATÉ JUN TER A SEX: 11H, 14H

O Tesouro da Capela de São João Baptista Ateliê 6-12 anos 3 JAN: 15H

Personagens animadas, Histórias transformadas

Visita com ateliê de animação 6-12 anos 9 JAN: 14H30

Há Animais no Museu? Visita animada 3-8 anos 10 JAN: 14H30

O que nos dizem as cores Visita animada 6-12 anos 24 JAN: 14H30

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO

Espinafres & Desporto Exposição Maiores de 6 anos ATÉ SET

TEATRO POLITEAMA

Tarzan

E / GO / MP

SÁB, DOM: 15H PG

TEATRO TIVOLI BBVA

Uma História do Outro Mundo Maiores de 4 anos ATÉ 6 FEV SÁB: 16H PG

SEG A SEX: 11H, 14H30 GO / E / MP

TEATRO VILLARET

Pippi das Meias Altas

Maiores de 4 anos ATÉ 28 FEV SÁB, DOM: 11H, TER: 21H PG

TODO O ANO

O Mundo dos Legumes, O Cozinheiro Trapalhão, A Lição da Árvore, O Mimo vai à Escola, A Castanha Brincalhona, O Livro Amigo 

Peças itinerantes Info: lanterna.magica@iol.pt | 919 210 554 (Teatro Lanterna Mágica)


82

C R I A N ÇAS TO D O O A N O 30 DA MOURARIA – PSICOTERAPIA E MOVIMENTO

Drama e Movimento para Miúdos Tímidos, Atrevidos e Mais ou Menos 4-10 anos QUA: 17H -18H MP

Info: 30damouraria@gmail.com ACADEMIA DE M ÚSICA

Iniciação Musical 0-36 meses MP / IA

ACADEMIA DE M ÚSICA DA GRAÇA

Guitarra, Piano, Violino, Violoncelo, Bateria, Canto, Baixo Maiores de 6 anos MP

ACADEMIA DE M ÚSICA DE TELHEIRAS

Música para Bebés e Papás Até aos 3 anos TER: 18H30

ACADEMIA NACIONAL DE M ÚSICA CARLOS SEIXAS - PÓLO DE ROMA/ ALVALADE

ALUNOS DE APOLO – ESCOLA DE DANÇA

Aulas de Dança SÁB: 10H

ARMAZÉM 13

Circo Kids

Workshop de atividades circenses SÁB: 11H ARQUIVO HISTÓRICO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA

Letras Habitadas

Visita com ateliê 6-10 anos SEG: 14H -18H TER A DOM: 10H -12H30, 14H -18H E / GO / MP / EG / IA / PG

ARTE GRAÇA

Música para Bebés 4 meses-3 anos DOM: 10H Info: geral@anapar.pt

ARTE ILIMITADA

Ateliês de Expressão Plástica SEG: 17H -19H, QUA: 14H30-16H30, SÁB: 11H -13H

Desenho

Aulas de Piano

Jovens TER: 17H -19H

ACADEMIA NOVAS LETRAS

ART!IST – ACADEMIA DE DANÇA , TEATRO & PERFORMANCE

Maiores de 6 anos IA

Piano, Guitarra, Saxofone, Violino, Violoncelo, Bateria, Flauta, Acordeão SEG A SEX: 14H -20H

ACADEMIA TALENTOS À VISTA

Festas de Aniversário

3-14 anos SÁB, DOM: 10H30-15H30 MP

Aulas de Taekwondo 4-14 anos TER, SEX: 18H15-19H ADCEO

Auto da Barca do Inferno, Falar a Verdade a Mentir SEG A SEX: 10H30, 14H30 E / MP

ALMA CHEIA

Zen Kids

SÁB: 17H30-19H, SEG: 18H30-19H30 Info: 960 271 750 | projetozenkids@gmail.com

Hip-Hop, Judo, Condição Física Info: 912 561 972 ARTKIDS

Ensino artístico, oficinas de arte pedagógicas e sessões de arte como terapia 4-16 anos ATÉ JUL TER, QUI: 17H30-19H IA

ARTYAPLAUSOS

Iniciação às Artes Perfomativas

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS AMIGOS DOS CASTELOS

Vita Civitatis… A Cidade e o Quotidiano Medieval SEG A SEX: 9H30, 11H, 14H, 15H30 E / GO / MP

Percurso Medieval, Percurso Lisboa Quinhentista, Percurso Pombalino E / GO / MP

Info: 918 748 695

Festas de Aniversário

Maiores de 7 anos SEG A DOM: 11H -13H30, 15H -17H30

E / GO / MP

Info: 218 861 799 AVENIDA AFONSO III, 77, R/C DIR, ALTO DE SÃO JOÃO

Aulas de harpa e harpa elétrica

ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA

Instrumentos de Sopro

Ballet

Maiores de 5 anos SÁB: 10H -11H

Maiores de 8 anos TER, SEX: 19H

MP

BANCO DE PORTUGAL

Guitarra

Visita-ateliê

SÁB: 10H30 MP

ATELIER DO PAÇO

Ateliê de Arte 5-12 anos SÁB: 10H -12H

Danças Tradicionais e de Roda Maiores de 5 anos DOM: 10H -11H

Festas de Aniversário 0-12 anos MP

Info: cursolisboa@gmail.com ATELIER DE SÃO BENTO

Artes Plásticas

TER: 15H -17H, 17H -19H

Desenhos à Desgarrada Porquê visitar o Museu? Oficina lúdica QUA , QUI, SEX: 10H30, 14H30

O Tempo narrado pela Arqueologia Visita-oficina

De D. Dinis a Fernando Pessoa – O Tempo e a Palavra Visita-ateliê GO / E / MP

BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO

Aulas de Teatro para crianças e jovens

MP

ATÉ JUN SEG

ATENEU COMERCIAL DE LISBOA

MP

Academia Nacional de Música Carlos Seixas Música para Bebés IA

ASSOCIAÇÃO LAMIRÉ

Maiores de 6 anos

Peça itinerante

Auto da Barca do Inferno

lamire.animacao@gmail.com

ANO LETIVO 2015/16 10H30, 13H, 14H30, 15H

Com Eva Guerra Maiores de 7 anos TER, SEX: 18H -21H Info: evaguerra@gmail.com

AUDITÓRIO PEDRO ARRUPE

E / MP

Auto da Barca do Inferno, Farsa de Inês Pereira, Aquilo que os Olhos veem ou o Adamastor, Leandro, Rei da Helíria, O Cavaleiro

MP

8-12 anos SÁB: 10H -13H

História de Portugal, A Princesa Pele de Cavalo

AUDITÓRIO SONHO

A Aventura de Ulisses

Maiores de 12 anos Info: www.culturalkids.com.pt E / GO / MP

Info: 964 379 701 (Palco de Chocolate) CASA DO ARTISTA

Curso de Teatro Musical Classe Júnior 7-15 anos

SÁB: 10H -13H

Curso de Teatro Classe Drama Maiores de 15 anos SÁB: 15H -18H IA

Info: 963 773 636


C R I A N ÇAS TO D O O A N O CASA DO BRASIL

Oficina de Teatro

10-14 anos TER, QUI: 17H -19H CASA DA CULTURA DOS OLIVAIS

Projeto Reciclo Orquestra

Oficina de construção de instrumentos musicais 6-17 anos QUA: 19H -20H30, SÁB: 10H -13H CASA DE GIZ

Happy Yoga

5-12 anos TER: 18H -18H45 IA / MP

CASA FERNANDO PESSOA

Abre as Cortinas da tua Imaginação 3-11 anos SEG A QUI

P’la Aldeia de Pessoa

Percurso pedestre que dá a conhecer locais de Lisboa importantes para Fernando Pessoa Início: Largo Camões, fim: Terreiro do Paço 6-11 anos SEG A QUI E / GO / MP

CASA-MUSEU DR. ANASTÁCIO GONÇALVES

Recriação de Época: Elisa, a criada do Dr. Anastácio Gonçalves, apresenta a Casa e as Obras de Arte às crianças Visita guiada EG / MP

CASTELO DE SÃO JORGE

Festas de Aniversário Núcleo Museológico 6-12 anos SÁB, DOM: 15H -18H E / GO / MP

CATIVAR

Festas de Aniversário Maiores de 2 anos MP

Info: cativar@cativar.com CAULINO CERAMICS

Workshops de Cerâmica 5-14 anos QUA: 17H -18H30 IA

Festas de Aniversário Maiores de 5 anos SÁB, DOM MP

TEATRO VILLARET ATÉ 28 DE FEVEREIRO, SÁBADOS E DOMINGOS, ÀS 11H; TERÇAS ÀS 21H AVENIDA FONTES PEREIRA DE MELO, 30 / 213 538 589 / WWW.TEATROVILLARET.COM

PIPPI DAS MEIAS ALTAS A menina rebelde, de tranças empinadas, que encantou várias gerações de crianças está de volta e sobe ao palco do Teatro Villaret até final de fevereiro. Pippi é uma menina de nove anos que vive na companhia de um cavalo e de um macaco. Acorda às horas que quer, nunca vai à escola e anda sempre à procura de novas aventuras. No entanto, o que realmente a distingue das outras crianças é a sua força desmesurada. Não há ninguém mais forte do que ela, mas o seu bom coração conquista toda a gente. A Tenda Produções preparou uma versão musical do clássico da autora sueca Astrid Lindgren, que conta com Inês Castel-Branco no papel principal. A encenação é de Henrique Feist e a direção musical de Nuno Feist. FS

83


84

C R I A N ÇAS TO D O O A N O CENTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE MACAU

A Escrita Chinesa Maiores de 6 anos

Maiores de 6 anos

MP

Visitas Guiadas

CFA - CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA/ TEATRO DA VOZ

Dançar uma História Maiores de 4 anos SEX: 18H30-19H30

Nhó Nham Ró Ró Bebés QUA: 17H -18H

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Festas de Aniversário 4-12 anos

SÁB, DOM: 11H, 15H MP

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

Tendas Circus

Workshop de artes circenses QUA: 18H -20H, DOM: 9H -13H

Ballet

VÁRIOS HORÁRIOS

Hip-Hop

TER, QUI: 18H45-19H45

Academia de Filosofia 4-17 anos Info: 936 140 727 MP

Em janeiro a Cinemateca Júnior organiza, como habitualmente, Sábados em Família. Uma programação que inclui um filme todos os sábados e um ateliê no final do mês. Toy Story 3, Persépolis, Alice no País das Fadas e Assalto ao Arranha-céus são as propostas de sétima arte para pais e filhos. No dia 30 realiza-se ainda um ateliê – O Teatro das Silhuetas - dirigido a crianças entre os cinco e os oito anos, onde é possível construir personagens e criar um espetáculo. AF

4-12 anos QUA: 18H

Capoeira

C.E .M – CENTRO EM MOVIMENTO

SÁBADOS EM FAMÍLIA

Ateliê de Circo

Instrumentos Musicais Chineses Maiores de 6 anos MP

CINEMATECA JÚNIOR 9 A 30 DE JANEIRO PALÁCIO FOZ, PÇ. RESTAURADORES 213 462 157/ WWW.CINEMATECA.PT

CHAPITÔ

CENTRO CULTURAL INFANTIL PAPALAGUI

Festas de Aniversário MP

Info: papalagui.cci@gmail.com CENTRO CULTURAL PADRE CARLOS ALBERTO

Dança clássica, dança contemporânea, dança criativa, barra de chão, pontas IA

Curso de Expressão Dramática

QUI: 18H

Desenho Aberto

Maiores de 7 anos SEG: 16H45-18H25 QUA: 18H45-20H15 IA CLAVE E SOM, ESCOLA DE M ÚSICA

Iniciação Musical 4-6 anos

Cursos de Piano, Teclado, Flauta, Guitarra, Acordeão, Violino, Violoncelo Maiores de 6 anos MP

CLUB CLÍNICA DAS CONCHAS

Curso de Música para Bebés SÁB MP

CMS ESPAÇO TERRAPURIANO

Tai-Chi

Maiores de 10 anos SÁB: 12H -13H

Ateliê de Competências para Crianças SÁB: 18H -19H

COMPLEXOS DESPORTIVOS DO ALTO LUMIAR, BOAVISTA E CASAL VISTOSO

Festas de Aniversário 4-12 anos SÁB, DOM MP

COMUNIDADE HINDU

Aulas de canto e instrumentos MP

CULTURGEST

Festas de Aniversário

IA

5-12 anos SÁB, DOM

Info: pontifice73@gmail.com

GO / MP

CENTRO EUROPEU DE LÍNGUAS

DANÇA LIVRE - ESCOLA DE DANÇA

Maiores de 6 anos MP

A partir dos 3 anos VÁRIOS HORÁRIOS

6-12 anos

Estudo Lúdico da Língua Inglesa

Ballet


C R I A N ÇAS TO D O O A N O

Festas de Aniversário 3-14 anos SÁB, DOM, FER MP

DANÇA DO SABER

Ballet, Hip-Hop, Contemporâneo, Karaté VÁRIOS HORÁRIOS MP / IA

DANÇARTE

Cursos Ballet, Dança Criativa, Sevilhanas, Flamenco, Hip-Hop, Karate MP

DANÇATTITUDE

Aulas de Dança Flamenca

3-8 anos SÁB: 10H -11H Info: xavierflamenco@gmail.com DANCE FACTORY STUDIOS

Dança Criativa 3-6 anos

Hip-Hop Teens MP

ESCOLA DE BELAS-ARTES PEDRO SERRENHO

Artes Plásticas

5-12 anos QUA: 14H -16H, 17H -19H30, SÁB: 10H -13H Info: escoladeartespedroserrenho. blogspot.com MP ESCOLA DE DANÇA ANA KÖHLER

Ballet, Dança Contemporânea, Dança Jazz, Dança Tradicional Irlandesa, Hip-Hop, Danças Orientais MP

ESCOLA EB23 PEDRO DE SANTARÉM

Curso de Percussão, Afro Brasileira, Samba Reggae

DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO CIVIL

A segurança em casa, na rua e nos espaços públicos 5-10 anos

SEG A SEX: 9H -12H, 14H -16H30 GO / MP

ESCOLA DE ACTORES ILHA D’ARTE

Cursos e workshops Maiores de 8 anos IA

Festas de Aniversário TODOS OS DIAS MP

ESCOLA DE DANÇA RAQUEL OLIVEIRA

Danças espanholas, Dança para crianças IA / MP

EVOÉ - ESCOLA DE ACTORES

Contadores de Histórias SEG: 18H30-20H30

Oficinas Pedagógicas alusivas à exposição Vive no fundo do mar e não é um peixe?!? Não, é um Cabo Visita guiada Maiores de 3 anos MP / PG / E / GO

Os Meninos do Mar Contos Maiores de 6 anos MP / PG / E / GO

Caixas de Histórias do Fundo do Mar Oficina de trabalhos-manuais Maiores de 3 anos MP / PG / E / GO

Casas no Fundo do Mar Oficina de trabalhos-manuais Maiores de 5 anos MP / PG / E / GO

Fusos Horários: navegar pelo Tempo

ESCOLA DE JARDINAGEM E CALCETEIROS

Iniciação ao Teatro para Jovens

Rede de Histórias

Jardim do Saber, Mãos Verdes

MP / EG

IA / MP

ESPLANADA DA MATA – PARQUE JOSÉ GOMES FERREIRA

O cabo submarino num mar de conetividades

MP / PG / E / GO

MP

3-16 anos ATÉ JUN VÁRIOS HORÁRIOS

Atividades de socialização e descoberta Maiores de 6 anos ATÉ JUN SEG, QUA , SEX: 10H -12H

SÁB: 10H30-12H

Programas de Sensibilização Ambiental

Cursos de Expressão Corporal, Dramática e Cinema

Bebés Curiosos

Iniciação ao Teatro para Crianças

DANCE SPOT

DARC

ESPAÇO SAÚDE MED

Maiores de 10 anos TER: 18H Info: blocooxala@gmail.com (Bloco Oxalá)

3-12 anos SEG A SEX

Hip-Hop, Ballet, Contemporâneo, Sapateado

85

ESCOLA SECUNDÁRIA PEDRO NUNES

Aulas de Mandarim QUA: 14H30-15H30 IA

ESPAÇO 62

Artes plásticas 5-12 anos QUI: 18H -19H

ESPAÇO BE LIVE

Meditação para Crianças 6-10 anos SEG: 17H15-18H

SÁB: 14H30-16H MP / IA

FÁBRICA BRAÇO DE PRATA

Festas de Aniversário

Até aos 12 anos SÁB, DOM: 16H Info: 218 460 738 (Trupilariante) MP

Ballet Kids MP

ESPAÇO PESSOA E COMPANHIA

Hora do Conto

3-5 anos QUA: 17H30-18H MP / EG

MP / PG / E / GO

Mensagens Submersas Jogo de pistas

MP / PG / E / GO

ATÉ 30 ABR

GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES

Visitas guiadas ao Palácio do Beau Séjour GO / MP / EG

FORUM DANÇA

Dança Criativa 3-5 anos

Dança Contemporânea 9-13 anos

Teatro 7-15 anos MP

FULLOUT DANCE ACADEMY

Ballet Kids, Hip-Hop Kids MP

IA / MP

ESPAÇO DANÇA DE PALMIRA CAMARGO

Visita guiada Maiores de 6 anos

GALERIA MILLENNIUM

Visitas orientadas E / GO / MP

GALERIA PEDRO SERRENHO

Festas de Aniversário SÁB, DOM, FER MP

GATO QUE LADRA

Oficinas

Teatro aos Sábados 4-12 anos SÁB: 11H

FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES – MUSEU DAS COMUNICAÇÕES

Mikado Grupo de Teatro

SÁB: 14H30-18H

GINÁSIO BEIJA-FLOR

Festas de Aniversário MP

13-18 anos SÁB: 16H MP

Capoeira Infantil

3-16 anos QUA E SEX: 19H30-20H30


86

C R I A N ÇAS TO D O O A N O GINÁSIO CLUBE PORTUGU ÊS

Festas de Aniversário Maiores de 3 anos SÁB, DOM, FER

Aikido, Ginástica, Judo, Esgrima, Tiro com Arco, Capoeira, Futebol, Baby Gym MP

GYMBOREE

Música, Artes, School Skills, Sports, Mommy and Baby Fitness

Programas de desenvolvimento infantil 0-5 anos IA

Workshops The Happiest Baby on the Block, Baby Signs 0-24 meses

HELEN DORON EARLY ENGLISH

Festas de Aniversário 4-9 anos SÁB, DOM, FER

Ensino de inglês 3 meses-14 anos MP

HIPÓDROMO DO CAMPO GRANDE

Aulas de equitação ISSHIN DOJO – LX FACTORY

Aikido

6-14 anos

Yoga

Maiores de 3 anos Vários horários IA JARDIM BOTÂNICO DA AJUDA

Visita Geral, As Plantas Oficinais, O Sabor e os Cheiros PG / MP

Os Campeões do Jardim, À Descoberta do Jardim 4-5 anos

A Planta, O Herbário Ensino básico

Plantas de todo o Mundo, Quem sou Eu? Como me Chamo?, Da Alga à Laranjeira, Os Botânicos e a Conservação da Biodiversidade Ensino secundário E / MP

JARDIM BOTÂNICO TROPICAL

Os Sentidos no Jardim, Um Povo Descobridor, Na Ponta do Lápis Visitas guiadas e atividades temáticas E / GO / MP

Pequenas atividades para grandes crianças Maiores de 3 anos DOM: 9H30-13H

Festas de Aniversário 3-12 anos TODOS OS DIAS MP

JAZZY DANCE STUDIOS

Break Dance Kids, Capoeira Kids, Hip-Hop, Shake-it-up Teens, Ginástica, Capoeira 4-12 anos MP

JUST4TEENS

Socialização e Descoberta para Bebés e Crianças TER, QUA , QUI: 10H -12H

LAVADOURO PÚBLICO DE CARNIDE

À Descoberta do Lavadouro!

Visita guiada com encenação Maiores de 4 anos 1º DOM: 11H LISBOA CAMPING & BUNGALOWS

Festas de Aniversário MP

LISBOA STORY CENTRE

Festas de Aniversário 5-12 anos TODOS OS DIAS MP

LIVRARIA CABEÇUDOS

Prol - Programa de Literacia Emergente em Família ATÉ JUN 6-18 meses SÁB: 10H30 19-35 meses SÁB: 11H30 3-5 anos SÁB: 16H Info: info@cabecudos.com       

A LOJA DAS ATIVIDADES

Ballet Criativo 3-6 anos SÁB: 15H

Karaté

3-6 anos DOM: 11H -11H45 7-12 anos DOM: 12H -12H45

Pilates

Maiores de 14 anos SÁB: 11H -11H45

A LOJA DA TIA GLÓRIA

Yoga para crianças, expressão dramática, artemix, expressão musical, danças do mundo

Oficinas artísticas VÁRIOS HORÁRIOS IA

MUNDO PATRIMÓNIO LAB ARTES VISUAIS SÁB (EXCEPTO 2º DE CADA M ÊS): 10H -12H IA

Info: 966 091 109 MUSEU DE ARTES DECORATIVAS PORTUGUESAS DA FUNDAÇÃO RICARDO DO ESPÍRITO SANTO SILVA

Visitas Guiadas ao Museu e às Oficinas SEG A SEX MP

MUSEU COLEÇÃO BERARDO

Festas de Aniversário 4-12 anos

LX DANCE

MP

MP

MUSEU DO COMBATENTE

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

5-14 anos TODOS OS DIAS: 10H30-18H

Ballet

Dentro de Cena

Visita guiada ao Teatro Maiores de 3 anos TER A DOM: 15H -20H EG / MP

MERCADO 31 DE JANEIRO

Vamos Todos ao Mercado

Visita guiada e atividade lúdica no âmbito da Educação Alimentar Maiores de 8 anos TER A SEX: 9H30-12H

Festas de Aniversário MP

MUSEU DAS CRIANÇAS

Vermelho… Uma Viagem através da Cor Exposição

Era uma vez a Ciência! Viagem ao corpo humano

E / MP

6-10 anos

MINIMUNDO

Ciência com balões

Festas de Aniversário Até aos 6 anos TODOS OS DIAS MP

Música para Bebés Até aos 3 anos

MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS

Festas de Aniversário 4-10 anos SÁB, DOM: 14H -16H30 MP

Brincando no Mosteiro, Animais do Mundo, Animais do Rei, Jogo do Mosteiro, Jogo dos Descobrimentos, Ateliê das Iluminuras, Jogando com o Tempo, Viagem de Vasco da Gama, Vem Conhecer o Mosteiro Visitas guiadas e oficinas pedagógicas TER A SEX E / MP Info: 965 503 841

6-10 anos

Brincar com a Matemática 4-7 anos

Fantástica Matemática 8-10 anos

H2O – O Ciclo da Água 8-10 anos

Hora do Conto

Um Sapato Especial 3-7 anos

A Aventura dos 5 Sentidos 3-8 anos

O Reino de Pernas p’ro Ar 3-5 anos

Que Rica Alimentação! 3-6 anos

História da Carochinha 2-7 anos


C R I A N ÇAS TO D O O A N O

87

CENTRO CULTURAL DE BELÉM 19 A 24 DE JANEIRO PRAÇA DO IMPÉRIO / 213 612 400 / WWW.CCB.PT

TUDO NO MUNDO COMEÇOU COM UM SIM A Fábrica das Artes recebe um espetáculo que é um jogo de música e de dança, para crianças com mais de seis anos. Trata-se de uma proposta do pianista Filipe Raposo e da bailarina Sara Anjo. Tudo no Mundo começou com um Sim, tanto uma molécula como um atchim! é o ponto de partida para esta

Música no Museu 3-8 anos

MP / E

Auto da Barca do Inferno 9º ano de escolaridade

O Reino de Pernas P’ró Ar 3-5 anos

História da Carochinha 2-7 anos E / MP

Festas de Aniversário SÁB, DOM MP

MUSEU DA ELETRICIDADE

Carrinhos Solares, Não acordes o Dragão, Laboratório de Invenções Ateliês Maiores de 6 anos MP / PG / E

Percurso Monumental

aventura. Os miúdos vão tentar contar quantos sins fazem parte das suas vidas, e transformá-los numa partitura musical e noutra dançada, num labirinto que apenas tem os limites da sua imaginação. De 19 a 22 de janeiro, em sessões para escolas por marcação, e dias 23 e 24 de janeiro, para o público em geral. FS

Percurso Secreto Maiores de 12 anos

Ateliê 4-8 anos

MUSEU DO FADO

Escrita Criativa

Fado Menor 6-10 anos

Só é Fadista quem Quer 6-15 anos MP / GO

PG

MUSEU DA MARIONETA

E / GO / MP

Percurso Secreto Maiores de 12 anos 1º DOM: 11H PG

Uma história com…

E / GO / MP

FINS DE SEMANA , FER: 10H30, 12H, 15H, 16H30

SEG A DOM: 10H, 11H30, 14H, 15H30

MUSEU MILITAR

Festas de Aniversário 5-12 anos SÁB, DOM MP

8-12 anos

Visitas históricas guiadas 8-12 anos

E / GO / MP

Festas de Aniversário 3-12 anos SÁB, DOM, FER MP

Um enigma no Museu 8-12 anos

E / GO / MP

Info: uma.historia.com@gmail. com / 919 724 765


88

C R I A N ÇAS TO D O O A N O MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

Festas de Aniversário MP

MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

Pintar um Azulejo! Oficina de pintura Maiores de 3 anos E / GO / MP

Info: 218 100 340

Há música no Azulejo!

Visita de descoberta e concerto de piano comentado 4-12 anos

Uma Viagem pela História do Azulejo Visita orientada Maiores de 8 anos E / GO / MP / EG

Peddy Paper no Museu 4-12 anos

E / GO / MP / EG

MUSEU NACIONAL DOS COCHES

Festas de Aniversário 4-12 anos SÁB, DOM MP

Visitas Guiadas, Visitas a Grupos com Necessidades Especiais MP / GO / E

Peddy-Paper, Guia de Exploração Pedagógica, Caça ao Tesouro, Quem é Quem? Jogos

E / MP / PG

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

Moinhos e Moídos, Panelas Cantoras

Oficinas de expressão plástica 4-12 anos

Galerias da Amazónia Visitas guiadas

Galerias da Vida Rural Visitas guiadas

E / GO / MP / EG

MUSEU NACIONAL DO TEATRO E DA DANÇA

Festas de Aniversário

MUSEU NACIONAL DO TRAJE & PARQUE BOTÂNICO DO MONTEIRO -MOR

Festas de Aniversário Até aos 15 anos TODOS OS DIAS: 10H -13H, 14H30-17H30 MP

Visitas gerais

Trajes no Paço: Memórias Escondidas, Histórias de um Vestido Tagarela… e mais esta e mais aquela!, Todos dizem que é seu, mas o dono sou eu! E / GO / MP

Visitas temáticas

O Traje a sua Época: os sécs. XVIII e XIX, O Traje e a sua Época: do séc. XIX aos nossos dias, Sob saias e Corpetes… entre Rendas e Colchetes! E / GO / MP

Visita guiada ao museu Até aos 12 anos MP

Visita guiada ao Palácio de Belém e jardins

Visita guiada temática com atividades 16-18 anos SEG: 14H -18H TER A DOM: 10H -12H30, 14H -18H

MP

E / EG / IA / GO / MP/ PG

SÁB: 11H -16H, DOM: 14H30-16H

Festas de Aniversário Até aos 12 anos SÁB, DOM: 10H, 14H30 MP

MUSEU DE SÃO ROQUE

Uma História Colorida Visita animada 3-6 anos

MUSEU DO ORIENTE

Festas de Aniversário 5-12 anos

SÁB, DOM, FER: 10H -13H, 15H -18H Info: 213 585 299 MP

MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Frente a frente… com um Presidente 4-12 anos

Como se faz uma bandeira 6-12 anos

Acrescenta um Ponto! 9-12 anos

Outras viagens

Maiores de 5 anos SÁB, DOM

7-12 anos TER A SEX

MP

Acrescenta um Ponto! Oficina pedagógica 9-12 anos TER A SEX MP / E

NEXGYM

Festas de Aniversário 3-17 anos TODOS OS DIAS

Há Animais no Museu?

Aulas de Teatro

Visita animada 3-8 anos

D. Leonor, a Princesa Perfeitíssima Letras Habitadas

E / GO / MP

Info: 931 402 010

Dodgeball, Defesa Pessoal, Fitness, Badminton, Ginástica

E / GO / MP

Visita com animação

Aulas de piano e música

Visita animada 6-12 anos

Visita animada 3-12 anos

Dos Angeja aos Palmela: um percurso no traje e na História

M ÚSICA – CAMPO DE OURIQUE

O que nos dizem as Cores

Flor Desaparecida

Visita de exploração com oficina

O Padre António Vieira e o Barroco em São Roque

Visita-ateliê 6-10 anos

Personagens Animadas, Histórias Transformadas Visita-ateliê 8-12 anos

Vamos conhecer a Capela de São João Baptista Visita-jogo 8-12 anos

A Brincar Construímos o Passado

MP

OFICINA DA PESSOA

Expressão teatral 6-12 anos SÁB: 14H -15H30 OLÁ MAMÃ

Massagem para Bebés Até aos 12 meses

Babyoga 1-9 meses MP

OCEANÁRIO

Dormindo com os Tubarões Maiores de 4 anos E / PG / MP

Fado Miudinho Até aos 4 anos DOM: 09H

Concerto para Bebés

Visita-ateliê 6-12 anos

Até aos 3 anos SÁB: 9H

Desenhar a Cidade. Exercícios sobre Arquitetura e Urbanismo

Visitas guiadas à exposição permanente

Visita-ateliê 12-15 anos

Vamos conhecer o Oriente em São Roque

Maiores de 4 anos E / PG

Visitas guiadas à exposição Florestas Submersas by Takashi Amano

Visita-jogo 12-15 anos

Maiores de 4 anos

Pelos Sentidos do Barroco

Festas de Aniversário

Visita guiada temática com atividades 12-15 anos

E / PG

4-12 anos TODOS OS DIAS MP


C R I A N ÇAS TO D O O A N O PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

O médico do mar, Os segredos do mar, O Grande Jogo dos descobrimentos, Puzzle fantástico, Entre fronteiras, Vou de viagem, o que levo na bagagem, Herbarium, Cruzando mares e oceanos, Entre Fronteiras Ateliês MP

A Primeira visita, Visita encenada e Um Monumento singular Visitas

E / GO / MP

PALÁCIO DA INDEPENDÊNCIA

Visitas Guiadas ao Palácio SEG A SEX MP

PALÁCIO DE LAGUARES

Crescer Teatrando Oficina de teatro 4-12 anos IA

PANTEÃO NACIONAL

Era uma vez uma Igreja e uma princesa – Vamos conhecer o Panteão Nacional e ouvir a história da Igreja de Santa Engrácia Visita com atividade 4-6 anos

Revivendo a História: O Panteão – do passado ao presente Visita com jogo 7-12 anos E / PG / MP

PARTY4FUN

Animação de Festas de Aniversário Pinturas faciais, jogos tradicionais, modelagem de balões Info: 960 335 197 MP

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO

Espinafres & Desporto Exposição Maiores de 6 anos ATÉ SET

Festas de Aniversário A partir dos 3 anos SÁB, DOM, FER MP

PENTÁCULO EXPO – ACADEMIA DE ESTUDOS

Atividades lúdicas e culturais com visitas a museus e castelos MP

A PISCINA DOS BEBÉS

Festas de Aniversário Até aos 12 anos SÁB: 16H -22H30, DOM: 15H -18H

Natação, Hidroterapia MP

PISCINAS DE ALFAMA , AMEIXOEIRA , ORIENTE, PENHA DE FRANÇA , REGO, RESTELO, VALE FUNDÃO

Festas de Aniversário 4-12 anos SÁB, DOM

Festas de Aniversário 4-12 anos SÁB, DOM MP

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA (BIBLIOTECA)

Ser Bibliotecário Por um Dia

Visita guiada temática com atividades 12-18 anos SEG: 14H -18H TER A DOM: 10H -12H30, 14H -18H

Guitarra, Violino, Piano, Flauta Transversal, Sitar e Alaúde Turco 2-16 anos

Acordeão de Teclas Maiores de 10 anos

Curso de Teatro 14-16 anos SEX: 17H -19H MP

TEATRO DE MARIONETAS ALGAZARRA

Festas de Aniversário 3-14 anos MP

6-12 anos TER E QUI: 18H30-20H

MP

PRAÇA DA FIGUEIRA

TEATRO D. LUÍS FILIPE (TEATRO DA LUZ)

Visita guiada pela Baixa 6-12 ANOS

ATÉ JUN/16 SEG A SEX: 11H, 14H

Peças itinerantes E / MP

SALA D’AULA

Mandarim IA

E / MP

Ginástica para Bebés e Crianças

8-12 anos QUA: 15H30-16H30

Auto da Índia, Auto da Barca do Inferno, Luzes, Câmara… Confusão!!, O Cavaleiro da Dinamarca

Espetáculo itinerante

2-14 anos

Dança Criativa

Dança Aérea

PROPOSITÁRIO AZUL, ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA

Kéketem?!

Até aos 10 anos SÁB, DOM

Futsal

Info: info@lisbonforkids.com

TODOS OS DIAS, VÁRIOS HORÁRIOS

SOU – MOVIMENTO E ARTE

TEAR – ESPAÇO DE ARTES

MP

Aventuras de João Ratão

THE LITTLE GYM

POLIVALENTE DE SANTA CATARINA

Lisboa, Cidade Encantada

TEATRO PAPA-LÉGUAS

E / GO / MP / EG / IA / PG

MP

6-12 anos PAVILHÃO DA AJUDA

89

Festas de Aniversário

4 meses-12 anos VÁRIOS HORÁRIOS IA / MP

TOP ENSINO

Aulas regulares de Meditação 8-12 anos SÁB: 10H -10H45 4-7 anos SÁB: 11H -11H45 IA / MP

TORRE DE BELÉM

Há Piratas Na Torre !, A viagem de Nuno Tristão, Armas e Brasões, À Descoberta de Novos Mundos, Vem Conhecer a Torre Visitas guiadas e oficinas pedagógicas 3-12 anos TER A SEX E / MP

Auto da Barca do Inferno, Ulisses

VOZES EM CONSERTO

E / GO / MP

MP

Aulas de Novo Circo Acrobacias Aéreas: Tecido, Trapézio, Lira, Corda SEG A QUI: 18H -19H30, SÁB: 11H -13H

Dança Criativa para Crianças 3-5 anos SEG: 17H30

Oficinas de Expressão Dramática 8-16 ANOS MP

Info: 968 060 047 | geral@ companhiadaesquina.com

Canto, Dança, Piano, Guitarra, Coro, Teoria Musical, Arte Dramática WORK IN STUDIO

Aulas de Dança Criativa Contemporânea 6-9 anos IA

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS GO GRUPOS ORGANIZADOS MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO EM GERAL

> Contactos pág 91


90

C R I A N ÇAS L I V R O S D E JA N E I R O

CARLA MAIA DE ALMEIDA JOÃO FAZENDA ATENTO AO MEDICAMENTO

DOMINIC WALLIMAN & BEM NEWMAM O PROFESSOR ASTROGATO NAS FRONTEIRAS DO ESPAÇO

ANA MARGARIDA DE CARVALHO SÉRGIO MARQUES A ARCA DO É

SUSANNA TAMARO SALTA BART!

PATO LÓGICO

ORFEU NEGRO

TEOREMA

PRESENÇA

No bairro Alexandre todas se conhecem. O nome deste local tão agradável vem de Alexander Fleming, o famoso médico que descobriu a penicilina, em 1928. Uma farmácia não podia faltar, e é lá que, muitas vezes, se encontram os moradores do bairro, dos mais velhotes às mais tenras crianças. De forma sedutora, ilustrado por João Fazenda, este livro convidanos a conhecer a farmácia os seus funcionários, clientes e os medicamentos de que necessitam. Obra editada ao abrigo da Geração Saudável, um projeto de Promoção e Educação para a Saúde Pública, desenvolvido pela Secção Regional de Lisboa da Ordem dos Farmacêuticos. Porque é fundamental fazer um uso atento e responsável do medicamento, seguindo os conselhos dos profissionais de saúde.

O nosso Universo é muito complicado. Muitos cientistas passam uma vida inteira a tentar desvendar-lhe os segredos – e ainda há tantos por descobrir. Quando a noite chega surge um céu escuro e profundo, coberto por uma tapeçaria de estrelas brilhantes. Essas estrelas e a escuridão entre elas são a maior coisa que existe: o Universo. Para onde vai o Sol à noite? De que são feitas as estrelas e de onde vieram? Estamos sozinhos no Universo ou haverá outros seres, algures num planeta remoto, a contemplar o céu e a pensar no mesmo? O professor Astrogato vai ajudar a responder a estas questões e a muitas outras. Entrem a bordo da nave, apertem os cintos, que é hora de descolar e descobrir as fronteiras do espaço com o gato mais inteligente do planeta!

Noé preparou-se para o dilúvio construindo uma enorme arca e abrigando exemplares de todos os animais do planeta. O seu irmão gémeo chamava-se É, era mais descontraído e gostava de ficar a descansar e a ouvir os legumes da horta a conversarem. Quando começou a chover torrencialmente, É percebeu que o irmão se tinha esquecido do mundo vegetal, que os legumes se estavam a afogar e foi colher os seus amigos à horta. O que se fez quando a água começou a baixar foi uma grande e deliciosa sopa para todos que deixou os animais saciados e bem-dispostos. Esta versão vegetariana da Arca de Noé é uma história divertida e engenhosa para os meninos que teimam em não gostar de sopa. Imaginem um mundo sem cenourinhas, abóbora, rabanetes ou espinafres!

Bart é um menino de dez anos que vive em casa rodeado por equipamento tecnológico, num futuro não muito distante. Com os pais ausentes, é uma criança solitária. Porém, a sua vida muda quando conhece Zoe, uma galinha muito especial. Juntos mergulham nas páginas de um livro antigo que lhes revela um mundo de magia e fantasia. Os dois vivem aventuras extraordinárias e descobrem valores da amizade e da verdade e a necessidade de proteger o planeta e a natureza. Susanna Tamaro, escritora italiana de grande sucesso quer na literatura para adultos quer para jovens, desenvolve uma reflexão sobre os perigos das tecnologias e sobre a obsessão da sociedade com o bem-estar, em detrimento dos valores mais importantes e do respeito pelo planeta que habitamos. LAE


Publicidade

CONTACTOS A

Academia de Artes e Tecnologias R. Silva e Albuquerque, 9, 3ºdto; 922 025 297 • Academia das Ciências de Lisboa R. Academia das Ciências, 19; 213 219 730; www.acad-ciencias.pt • Academia Estrela R. do Quelhas, 32; 808 911 313; www.jf-estrela.pt/academia • Academia do Lumiar Lg. Júlio Castilho, 3; 217 524 263; www. academialumiar.org • Academia de Música R. Rodrigues Sampaio, 170, 4º; 968 982 158; academiademusica.blogs.sapo.pt • Academia de Música da Graça Tv. S. Vicente, 15, 1º dt; 917 687 025 • Academia de Música de Telheiras R. Armindo Rodrigues, 11C; 217 524 795; www. academiamusicatelheiras.com • Academia Nacional de Música Carlos Seixas - Pólo Roma/Alvalade Av. EUA, 100, 1º • Academia Novas Letras Av. Maria Helena Vieira da Silva, 42A; 217 541 015; www. novasletras.com • Academia Talentos à Vista R. Álvaro Benamor, lt 8, lj 8A; 913 619 021 • Alma Cheia R. dos Douradores 178, 2ºC; 913 176 690; www.almacheia.com • Alunos de Apolo, Escola de Dança R. Silva Carvalho, 225; 213 885 366; www.alunosdeapolo.com • Apaixonarte R. Poiais de S. Bento, 57-59; 213 904 333; www.apaixonarte.com • Appleton Square R. Acácio Paiva, 27, r/c; 210 993 660; www.appletonsquare.pt • Aqueduto das Águas Livres Cç. da Quintinha, 6; 218 100 215; www.epal. pt • Ar.Co - Centro de Arte & Comunicação Visual R. de Santiago, 18; 218 801 010; www.arco.pt • O Armário Cç. da Estrela, 132; 213 954 401; www.a-montra.com • Armazém 13 Av. Gomes Pereira, 11; 966 760 247; armazem13.cia-adn.com/blog • Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Lg. Trindade Coelho; 213 235 000; www.scml. pt • Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico R. da Palma, 246; 218 844 060; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt • Arquivo Nacional da Torre do Tombo Al. da Universidade; 210 037 100; antt.dglab.gov.pt • ART Casa R. Marechal Saldanha, 28 • Arta - Taberna das Almas Regueirão dos Anjos, 68; 963 023 435; mestresdoregueirao.pt • Arte Graça R. da Graça, 27-29; 965 858 009 • Arte Ilimitada Cç. da Estrela 128, Anexo A; 213 954 401; www.arteilimitada.com • Arte pel’Arte R. Rodrigues Sampaio, 76, 2º; 917 937 703; www.artepelarte.com • A Arte da Terra R. Augusto Rosa 40; 212 745 975; www.aartedaterra.pt • Art!ist – Academia de Dança, Teatro & Performance R. da Manutenção, 45; 218 689 416; www.artist-ac.com • ArtKids R. Pinheiro Chagas, 8, r/c; 912 341 222; www.artkids.branded.me • Artlier R. Gervásio Lobato, 47B; 939 067 111; www.cursos-artlier.com • Arts2Science R. Jorge Colaço 17B; 918 880 375; www.arts2science.com • Artyaplausos Urb. da Ameixoeira, R. Varela Silva, Lt. 11 e 12, Lj. A e B • Assembleia da República Palácio de São Bento; 213 919 000; www.parlamento.pt • Associação de Artesãos da Região de Lisboa R. de Entrecampos, 66; 217 962 497; aarl.pt • Associação Cristã da Mocidade de Lisboa R. de São Bento, 329, 2º; 213 845 380; www.acmlisboa.com • Associação Cultural Nova Acrópole Av. António Augusto de Aguiar, 17-4º esq; 213 523 056; www.nova-acropole.pt • Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais - ADCEO R. Quinta Santa Maria, Bairro da Encarnação; 218 510 203 • Associação Gaita-de-foles 938 118 192; www.gaitadefoles.net • Associação Lamiré 935 627 536 • Associação Para a Promoção Cultural da Criança R. dos Lagares de El-Rei, 21A, 1º esq; 218 429 730; www.apcc.org.pt • Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos R. Barros Queirós, 20, 2º; 218 885 381; www.amigosdoscastelos.org.pt • Associação Renovar a Mouraria Beco do Rosendo, 8; 218 885 203; www.renovaramouraria.pt • Associação de Residentes de Telheiras R. Prof. Mário Chicó, 5; 217 568 103; artelheiras.wordpress.com • Associação Subud R. do Centro Cultural, 23, 2º; 917 392 663 • Ateliê da Travessa Tv. de St. António a Santos, 14A • Ateliê de Arte e ArtePsicoterapia R. Alexandre Herculano, 19; 213 558 060; www.a-ama.com.pt • Ateliê de Cerâmica Chamote Fino Cç. da Quintinha, 17A • Ateliê Melício Trav. Sargento Abílio, Ateliê 5 • Ateliê MF R. Santo António dos Capuchos, 33 B; 218 822 919 • Atelier Musical do Areeiro R. Abade Faria 48, R/C dto; 211 820 077 • Atelier do Paço R. da Padaria 25, 1ºdto; 962 457 850; cursolisboa. wix.com/atelierdopaco • Atelier-Museu Júlio Pomar R. do Vale, 7; 218 172 111; www.ateliermuseujuliopomar.pt • Ateliê Santa Rufina Cç. Conde de Penafiel, 9 A/B; 213 225 727 • Atelier de São Bento R. da Quintinha 15, cave dta; 965 769 007; atelierdesaobento.blogspot. pt • Ateliers de Alfama R. Terreiro do Trigo, 52, 1º; 965 297 046 • Ateneu Comercial de Lisboa R. das Portas de Santo Antão, 110; 213 246 060 • Atmosfera M R. Castilho, 5; 210 002 730; www.montepio.pt • Auditório Carlos Paredes Av. Gomes Pereira, 17; 217 123 000; www.

jf-benfica.pt • Auditório O Sonho R. D. Luís I, 27 B Banco de Portugal R. do Comércio, 148; 213 213 280; www. bportugal.pt • Barbado Gallery R. Ferreira Borges 109A; 910 717 676; www.barbadogallery.com • Biblioteca Camões Lg. do Calhariz, 17, 2º esq; 218 172 360; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca dos Coruchéus R. Alberto Oliveira; 218 172 049; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca Cosmelli Sant’Anna Lg. de S. Mamede, 7; 213 928 090 • Biblioteca Nacional de Portugal Cp. Grande, 83; 217 982 000; www.bnportugal.pt • Biblioteca Orlando Ribeiro Antigo Solar da Nora, Est. de Telheiras, 146; 217 549 030; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca da Penha de França R. Francisco Pedro Curado, 6A; 218 172 410; blx.cm-lisboa.pt • B.Leza R. Cintura do Porto Doca de Santos - Cais da Ribeira Nova; 210 106 837 • O Bom O Mau e o Vilão R. do Alecrim, 21; 967 959 287 • Buédalouco Pharmácia de Cultura R. do Norte, 60; 933 479 161

C Cá - Ateliê de Expressão Plástica R. da Páscoa, 12 r/c dto; 211 561 348 • Café Martinho da Arcada Pç. do Comércio, 3; 218 879 259; www.martinhodaarcada.pt • Camões – Instituto da Cooperação e da Língua Av. da Liberdade, 270; 213 109 100; www.instituto-camoes. pt • Caroline Pagès Gallery R. Tenente Ferreira Durão, 12, 1ºdto; 213 873 376; www.carolinepages.com • Carpe Diem Arte e Pesquisa R. de O Século, 79; 211 977 102; www.carpediemartepesquisa.com • Carlos Carvalho Arte Contemporânea R. Joly Braga Santos, Lt F, r/c; 217 261 831; www.carloscarvalho-ac.com • Casa da Achada – Centro Mário Dionísio R. da Achada, 11, r/c; 218 877 090; www.centromariodionisio. org • Casa da América Latina Av. 24 de Julho, 118B; 213 955 309; www.casamericalatina.pt • Casa do Artista Est. da Pontinha, 7; 217 110 890; www.casadoartista.net • Casa do Brasil R. Luz Soriano 42; 213 400 000 • Casa da Comarca de Arganil R. da Fé, 23; 218 851 896 • Casa da Comarca da Sertã R. da Madalena, 171, 3º; 218 872 154; casacomarcaserta.webnode.com • Casa do Coreto R. Neves Costa, 45 • Casa Fernando Pessoa R. Coelho da Rocha, 16; 213 913 270; casafernandopessoa.cm-lisboa.pt • Casa de Lafões R. da Madalena, 199, 1º; 218 872 065; casa-de-lafoes.org • Casa da Liberdade - Mário Cesariny R. das Escolas Gerais, 13; 218 822 607; www.pervegaleria.eu • Casa dos Açores R. dos Navegantes, 21; 213 699 035; casasdosacores. org • Casa do Alentejo R. das Portas de Sto. Antão, 58; 213 405 140; www.casadoalentejo.com.pt • Casa-Atelier Vieira da Silva Alto de São Francisco, 3; 21 388 00 44; www.fasvs.pt/casa-atelier • Casa da Cultura dos Olivais R. Conselheiro Mariano de Carvalho 68; 218 533 527 • Casa Estrela do Mar Estrada Poço do Chão, Lt 7, Lj A; 214 083 125; www.casaestreladomar.pt • Casa do Gil Av. do Brasil, 53D; 217 981 180; www.fundacaodogil.pt • Casa de Giz R. Prior do Crato, 41/43; 216 013 994 • Casa de Macau Av. Almirante Gago Coutinho, 142; 218 495 342; www.casademacau.pt • Casa dos Mundos R. Nova da Piedade, 66 • Casa-Museu Amália Rodrigues R. de S. Bento, 193; 213 971 896 • Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves Av. 5 de Outubro, 6; 213 540 823; blogdacmag.blogspot.pt • Casa-Museu Medeiros e Almeida R. Rosa Araújo, 41; 213 547 892; www.casa-museumedeirosealmeida. pt • Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro Campo Pequeno, 50, 3.º esq; 217 939 311; ctmad.pt • Casino de Lisboa Al. dos Oceanos; 218 929 000; www.casinolisboa.pt • Castelo de S. Jorge 218 800 620; www. castelodesaojorge.pt • Casual Lounge Caffé R. Bartolomeu Dias, 148B; 213 019 024; www.facebook.com/casuallounge • Cativar 912 346 002; www.cativar.com • Caulino Ceramics R. de S. Mamede ao Caldas, 28; 917 296 439; caulinoceramics.com • Central da Baixa R. Áurea, 98; 213 420 280 • Centro Científico e Cultural de Macau R. da Junqueira, 30; 213 617 796; www.cccm.mctes.pt • Centro Comunitário da Madragoa R. da Esperança 49; 808 911 313 • Centro Cultural Arte Pura R. do Loreto, 42; 927 924 763 • c.e.m – centro em movimento R. dos Fanqueiros, 150, 1º; 218 871 763; www.c-e-m.org • Centro Europeu de Línguas www.cel.pt • Centro Cultural de Belém Pç. do Império; 213 612 400; www.ccb.pt • Centro Cultural de Carnide R. Rio Cavado, 3, B.º Padre Cruz; 931 462 210; www.jf-carnide.pt • Centro Cultural Casapiano R. dos Jerónimos, 7 A; 213 614 090; www.casapia.pt • Centro Cultural Dr. Magalhães Lima R. do Salvador, 1; 218 875 838 • Centro Cultural Padre Carlos Alberto Guimarães R. Lagares de El-Rei 4; 218 454 458 • Centro de Documentação do Edifício Central do Município Campo Grande, 25, 1º F; 217 989 637; www.cm-lisboa.pt • Centro de Formação Artística Tv. de São Vicente, 11; 21 353 09 31; www.eira.pt • Centro de Inovação da Mouraria R. dos Lagares 23, Trav. dos Lagares 1; 218 170 202 • Centro InterculturaCidade Tv. do Convento de Jesus, 16 A; 21 820 7657; interculturacidade.wordpress. com • Centro LGBT R. dos Fanqueiros, 40; 218 873 918; ilga-portugal.


92

> CONTACTOS pt • Centro Nacional de Cultura R. António Maria Cardoso, 68; 213 466 722; www.cnc.pt • Centro Noesis R. João da Silva, 14 A; 218 403 376 • Centro Português de Atividades Subaquáticas R. Alto do Duque, 45; 213 016 961; www.cpas.pt • Centro de Recreio Popular do Bairro Cç. dos Mestres, R. 7; 966 037 222 • Cerâmica do Bairro Alto R. Diário de Notícias, 24; 919 492 318 • Chapitô Costa do Castelo, 1/7; 218 855 550; www.chapito.org • Cineclube Cine-Reactor 24i R. Latino Coelho, 87; 926 536 179; www.cine-reactor24i.com • Cinema City Classic Alvalade Av. de Roma, 100; 218 413 040; www. cinemacity.pt • Cinema São Jorge Av. da Liberdade, 175; 213 103 402; cinemasaojorge.pt • Cinemateca Portuguesa R. Barata Salgueiro, 39; 213 596 200; www.cinemateca.pt • Cine Theatro Gymnásio R. da Misericórdia, 14; 213 430 184 • Clave e Som, Escola de Música Lg. Santa Bárbara, 3B; 213 150 886; www.claveesom.com • Club Clínica das Conchas R. Luís Pastor Macedo, 27C; 217 507 000; www. clinicadasconchas.pt • Clube Estefânia R. Alexandre Braga, 24A; 213 542 318 • Clube Nacional de Artes Plásticas R. Prof. Francisco Gentil, 8, loja D/E; 217 577 254; cnap.pt • CMS Espaço Terrapuriano www.centrodemeditacaosolaris.com • Cócegas nos Pés R. Prof. Abel Salazar, 37A; 934 257 356; cocegasnospes.wix.com/desenvolvimento • Com Calma – Espaço Cultural R. República da Bolívia 5C; www. comcalma.org • Confiquatro – Desportos Naúticos R. José Dias Coelho, 36B; 213 627 984; www.confiquatro.pt • Coliseu dos Recreios R. das Portas de Santo Antão, 96; 213 240 585; www.coliseulisboa.com • Complexo Desportivo Alto do Lumiar (Campo de Futebol) Junto à Av. Santos e Castro, lt. 2; 218 170 137 • Complexo Desportivo do Boavista (Pavilhão e Piscina) R. das Azáleas; 218 170 053 • Complexo Desportivo do Casal Vistoso (Pavilhão e Piscina) R. João Silva; 218 170 107 • Comuna Teatro de Pesquisa Pç. de Espanha; 217 221 770; www.comunateatropesquisa.pt • Comunidade Hindu de Portugal Al. Mahatma Gandhi; 217 576 524; www.comunidadehindu. org • Contraprova R. do Garrido 62; contraprova-gravura.blogspot. pt • Convento dos Cardaes R. de O Século, 123; 213 427 525; www. conventodoscardaes.pt • Convento de São Pedro de Alcântara R. Luísa Todi, 1; 213 243 930; www.scml.pt • Convento das Trinas do Mocambo R. das Trinas, 49; 210 943 283; www.hidrografico.pt • Cordoaria Nacional Av. da Índia; 213 637 635 • El Corte Inglés Av. António Augusto Aguiar, 31; 213 711 700; www.elcorteingles.pt • Crew Hassan R. Andrade, 8A; 218 120 373 • Cristina Guerra R. St. António à Estrela, 33; 213 959 559; www.cristinaguerra.com • Culturgest R. Arco do Cego 50, Piso 1; 217 905 155; www.culturgest.pt D Dança Livre - Escola de Dança R. Marquês da Fronteira, 76; 213 894 190; www.dancalivre.com • Dançarte R. Professor Simões Raposo, 8 A; 217 147 244; www.dancarte.pt • Dança do Saber R. Barão de Sabrosa, 161 A; 215 932 074; www.dancadosaber.pt • Dançattitude Tv. Escola Araújo, 3 A; 965 127 123; www.dancattitude.com • Dance Factory Studios R. Soares dos Reis, 11A; 210 169 043; www. dancefactory.com.pt • Dance Spot R. Fernando Vaz, 10B; 214 003 877; www.palcoplural.com • DARC Cç. do Desterro, 7; 218 871 350; darc.pt • Departamento de Proteção Civil R. Cardeal Saraiva; 217 825 240 • De Pura Cepa - Escuela de Tango Tv. de Santa Teresa, 28; 213 952 697 • Direção Municipal de Cultura R. do Machadinho, 20; 218 170 900 E Edge Arts Espaço Amoreiras, R. D. João V 24, 1.01; 213 600 071; www.edge-arts.org • Enigma Lisbon R. do Crucifixo, 86, 4º esq; 211 358 975; www.enigmalisbon.com • Escola de Actores Ilha D’Arte R. Antero de Quental, 18 c/v; 936 411 313; www.escoladeactoresilhadarte. com • Escola Básica Pedro de Santarém Est. de Benfica 535; 217 160 684 • Escola de Belas-Artes Pedro Serrenho R. Campo de Ourique, 61; 218 063 436; escoladeartespedroserrenho.blogspot.pt • Escola de Dança Ana Köhler R. Luís Pastor de Macedo, 37 A; 217 150 738; www. edak.pt • Escola de Dança Projeto Latino Havana e Hawaii, Doca de Santo Amaro, Armazém 1; 917 860 556 • Escola de Dança Raquel Oliveira R. dos Anjos; www.raquel-oliveira.com/escoladedanca • Escola de Jardinagem e Calceteiros Av. Dr. Francisco Luís Gomes, Quinta Conde dos Arcos; 218 550 690 • Escola de Medicina Tradicional Chinesa R. Dona Estefânia, 175; 213 475 605; www.esmtc. pt • Escola de Mulheres Oficina de Teatro Pç. António Baião, nº 4 A, Loja; 217 780 987; www.escolademulheres.com • Escola Superior de Música de Lisboa Campus de Benfica do Instituto Politécnico de

Lisboa; 213 224 940; www.esml.ipl.pt • Espaço AZ Tv. da Fábrica dos Pentes, 10; www.espacoaz.pt • Espaço be Live Av. Elias Garcia, 81, 4º; 917 009 349; http://belive-terapias.com • Espaço Cultura da Axa Portugal Ed. AXA, Av. do Mediterrâneo, lt.1.01 1.2 • Espaço Dança de Palmira Camargo Av. das Forças Armadas (Centro de Apoio à Juventude); 934 531 025; www.palmira.camargo.com • Espaço Eira 33 R. Camilo Castelo Branco, 33, 1º; 213 530 931; eira33.blogspot.com • Espaço Exibicionista R. Dona Estefânia 157, loja C; 214 055 054; www. espacoexibicionista.com • Espaço INATEL Mouraria R. da Mouraria, 64, 4º; 210 027 150; www.inatel.pt • Espaço Lua Cheia R. de Barcelona, 128, c/v, Bº Padre Cruz; 211 548 979; www.luacheia.pt • Espaço Lx Jovem Av. Vergílio Ferreira 745, Edifício Lápis, Bairro do Armador; 218 310 350; jf-marvila.pt • Espaço Nimas Av. 5 de Outubro, 42 B; 213 574 362; www.facebook.com/espaconimas • Espaço Novo Banco Pç. Marquês de Pombal, 3; 213 501 112; www.novobanco.pt • Espaço Pessoa e Companhia Cç. de Santana, 177 • Espaço Santa Catarina Lg. Dr. António de Sousa Macedo, 7; 211 339 837; www.facebook.com/ espacosantacatarina • Espaço Saúde Med Av. Gomes Pereira, 60C • Espaço 62 R. Conceição da Glória, 62; 968 506 535; www.facebook. com/Espaco62 • Espassus 3G R. dos Táxis Palhinha; 936 140 274 • Esplanada da Mata - Parque José Gomes Ferreira Av. Almirante Gago Coutinho, junto à antiga Rotunda do Relógio • Estádio do Sport Lisboa e Benfica Av. General Norton de Matos; 217 219 500; www. slbenfica.pt • ESTAL – Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa R. Santo Amaro, 34; 213 964 086; estal.pt • Estrela Hall R. da Estrela, 10; 213 961 946; www.lisbonplayers.com.pt • Estúdio ACCCA R. dos Caetanos, 26, 1º • Estúdio 1 - Academia LifeClub R. de Cintura ao Porto de Santos, Armazém J • Estúdio Vanda Melo Pç. Olegário Mariano, 5, 2ºdt; 932 015 610 • ETIC - Escola de Tecnologia, Inovação e Criação R. D. Luís I, 6; 213 942 550; www.etic.pt • Evoé - Escola de Actores R. das Canastras, 36/40; 218 880 838; www.evoe.pt F Fábrica Braço de Prata R. da Fábrica de Material de Guerra, 1; 925 864 579; www.bracodeprata.com • Fabula Urbis R. Augusto Rosa, 27; 21 888 50 32; www.fabula-urbis.pt • Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa Lg. da Academia Nacional de Belas-Artes; 213 252 100; www.fba.ul.pt • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa Av. de Berna, 26 C; 217 908 300; www.fcsh.unl.pt • Fidelidade Chiado 8 - Arte Contemporânea Lg. do Chiado, 8; 213 237 346 • Forum Dança Tv. do Calado, 26 B; 213 428 985; www.forumdanca.pt • FullOut Dance Academy R. Almirante Barroso 52A; 213 155 431; fulloutda.weebly.com • Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva Pç. das Amoreiras, 56; 213 880 044; www. fasvs.pt • Fundação Calouste Gulbenkian Av. de Berna, 45A; 217 823 000; www.gulbenkian.pt • Fundação Carmona e Costa R. Soeiro Pereira Gomes, lt. 1, 6A/C/D; 217 803 003; www.fundacaocarmona.org. pt • Fundação das Casas de Fronteira e Alorna Palácio Fronteira, Lg. de S. Domingos de Benfica, 1; 217 782 023; www.fronteira-alorna.pt • Fundação José Saramago Casa dos Bicos, R. dos Bacalhoeiros; 218 802 040; www.josesaramago.org • Fundação Leal Rios R. do Centro Cultural, 17B; 210 998 623; www.lealriosfoundation.com • Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das Comunicações R. do Instituto Industrial, 16; 213 935 000; www.fpc.pt G Gabinete de Estudos Olisiponenses Palácio do Beau Séjour, Est. de Benfica, 368; 217 701 100; geo.cm-lisboa.pt • Galeria de Arte Periférica CCB, loja 3; 213 617 100; www.arteperiferica.pt • Galeria Baginski R. Capitão Leitão, 51-53; 213 970 719; www. baginski.com.pt • Galeria Bangbang R. Dr. Almeida Amaral, 30B; 213 148 018; www.galeriabangbang.com • Galeria Belo-Galsterer R. Castilho, 71, r/c esq; 213 815 914; www.belogalsterer.com • Galeria Boavista R da Boavista, 47-50; 213 476 335; www.facebook.com/ galeriasmunicipaislisboa • Galeria Diferença R. S. Filipe Nery, 42, c/v; 213 832 193; diferencagaleria.blogspot.pt • Galeria Filomena Soares R. da Manutenção 80; 218 624 122; www.gfilomenasoares.com • Galeria Graça Brandão R. dos Caetanos, 26; 213 469 183; www. galeriagracabrandao.com • Galeria João Esteves de Oliveira R. Ivens, 38; 213 259 940; www.jeogaleria.com • Galeria Millennium R. Augusta, 96; facebook.com/fundacaomillennium • Galeria Monumental Campo Mártires da Pátria, 101; 213 533 848; www. galeriamonumental.com.pt • Galeria Municipal Pavilhão Branco Campo Grande, 245; www.egeac.pt • Galeria Opus 14 R. das Gáveas, 14; 213 460 216; www.opus14.com.pt • Galeria Pedro Alfacinha R. de São Mamede (ao Caldas), 25C; 211 359 220; www.pedroalfacinha. pt • Galeria Pedro Serrenho R. Almeida e Sousa, 21A; 213 930


> CONTACTOS 714; www.galeriapedroserrenho.com • Galeria Quadrado Azul R. Reinaldo Ferreira, 20A; 213 476 280; www.quadradoazul.pt • Galeria Quadrum R. Alberto Oliveira, Palácio dos Coruchéus, 52; 218 170 534; www.facebook.com/galeriasmunicipaislisboa • Galeria Ratton R. Academia das Ciências, 2C; 213 460 948; www.galeriaratton.blogspot. com • Galeria Reverso R. da Esperança, 59/61; 213 951 407; www. reversodasbernardas.com • Galeria das Salgadeiras R. da Atalaia, 12-16; 213 460 881; www.salgadeiras.com • Galeria de São Mamede R. da Escola Politécnica, 167; 213 973 255; www.saomamede.com • Galeria São Roque Too R. de São Bento, 269; 213 970 197 • Galeria Tapeçarias de Portalegre R. da Academia das Ciências, 2J; 213 421 481; www. mtportalegre.pt • Galeria 36 R. de São Filipe Nery, 36 r/c; 918 972 966; www.artelinguas.com • Galeria Underdogs R. Fernando Palha, Armazém 56; 218 680 462; www.under-dogs.net • Galeria Zé dos Bois R. da Barroca, 59; 213 430 205; www.zedosbois.org • Garagem – Centro Difusor de Artes Tv. do Maldonado, 1; 912 445 783; garagemcda.com • Gare Marítima de Alcântara Estação Marítima de Alcântara, Ed. Infante; 213 969 551 • Gato que Ladra R. Prof. Sousa da Câmara, 156; 968 382 245; www.gatoqueladra.com • Giefarte R. da Arrábida, 54BC; 213 880 381 • Ginásio Beija-Flor R. Severo Portela Lt. C1, Piso 0; 913 276 159; www.adccbf.com • Ginásio Clube Português Pç. Ginásio Clube Português, 1; 213 841 580; www.gcp.pt • Ginásio Pombalino R. dos Correeiros, 184-1º; 939 831 643 • GivLOWE Pç. de S. Paulo 13-15; 213 460 795; givlowe.com • Goethe-Institut Campo dos Mártires da Pátria, 37; 218 824 510; www.goethe.delisboa • Grupo Amigos de Lisboa R. Portugal Durão, 58ª; 217 800 156; www.amigosdelisboa.com • Grow Up R. Maria Lalande, 19; 917 824 209; www.grow-up.pt • Gymboree Azinhaga da Torre do Fato, 19B, lj. 1; 910 277 128; www.gymboree.pt H Hangar – Centro de Investigação Artística R. Damasceno Monteiro, 12 r/c; 218 870 490; www.hangar.com.pt • Helen Doron Early English Learning Center Av. Álvaro Cunhal 1B; 217 551 870 • Hipódromo do Campo Grande Cp. Grande; 217 817 410 • Hot Club de Portugal Pç. da Alegria, 48; 213 460 305; www.hcp.pt • Hotel NH Campo Grande Campo Grande, 7; 210 020 848; www.nh-hoteles.pt I I-Art Cç. Marquês de Abrantes, 115; 969 090 881; www. carolinaramos.net • Igreja da Graça Lg. da Graça; 218 873 943 • Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora Pç. de S. João Bosco, 34; 210 900 560 • Igreja de Santo António de Campolide Tv. Estevão Pinto; 213 850 477 • Igreja de São Cristóvão Lg. de São Cristóvão; 912 338 403; www.arteporsaocristovao.org • Igreja de São Domingos Lg. de S. Domingos; 213 428 275 • Igreja de São Nicolau R. Vitória; 218 879 549; www.paroquiasaonicolau.pt • Ilnova - Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa Av. de Berna, 26; 217 908 382; ilnova. fcsh.unl.pt • In Impetus R. de Campolide, 27A; 213 157 815; www. inimpetus.org • Instituto de Artes e Ofícios – IAO R. Particular à R. Saraiva de Carvalho, 207; 213 964 502; www.iao.ual.pt • Instituto Cultural Romeno R. Barão 10/08; 213 537 060; www.icr.ro/lisboa • Instituto Italiano de Cultura de Lisboa R. do Salitre 146; 213 884 172; www.iiclisbona.esteri.it • Instituto Português do Desporto e Juventude R. de Moscavide, lt 47101; 218 920 800; www.ipdj.pt • Instituto Português de Fotografia R. Ilha Terceira, 31 A; 213 147 305 • Isshin Dojo LxFactory - Edifício principal, sala 2.15C (2º piso); 918 228 949; www.isshindojo.com J Jamaica R. Nova do Carvalho, 6; 213 421 859; www.jamaica.com. pt • Jardim Botânico da Ajuda Cç. da Ajuda; 213 622 503; www. jardimbotanicodaajuda.com • Jardim Botânico Tropical Lg. dos Jerónimos; 213 609 660; www.iict.pt • Jardim de Inverno da EMEL Alameda Linhas de Torres, 200 • Jardim Zoológico de Lisboa Est. de Benfica, 158-160; 217 232 900; www.zoo.pt • Jazzy Dance Studios R. da Cintura do Porto a Santos, Armazém J; 213 950 763; www.jazzy.pt • Junta de Freguesia de Arroios R. Maria da Fonte, Mercado Forno do Tijolo; 218 169 970; www.jfarroios.pt • Just4Teens Azinhaga dos Barros, 27, lj. 1; 218 003 949; www.just4teens.pt k Kunsthalle Lissabon R. José Sobral Cid, 9E; 912 045 650; www. kunsthalle-lissabon.org L

Labirinto Lisboa R. do Instituto Industrial, 6-10; 213 900 365;

www.labirintolisboa.com • Lavadouro Público de Carnide Est. da 93 Correia; 217 121 330 • Leituria R. D. Estefânia, 123A; 213 570 554; www. facebook.com/leituria • Liceu Camões Pç. José Fontana; 213 190 380 • Lisboa Autêntica 913 221 790; lisboaautentica.com • Lisboa Camping & Bungalows Est. da Circunvalação; 217 628 200; www. lisboacamping.com • Lisboa Comedy Club Av. Duque de Loulé, 22; 213 520 742; lisboacomedyclub.pt • Lisboa Story Centre Terreiro do Paço, 78-81; 211 941 099; www.lisboastorycentre.pt • Lisbon Movie Tour 969 616 063; www.lisbonmovietour • Lisbon Walker R. do Jardim do Tabaco, 126; 218 861 840; www.lisbonwalker.com • Livraria Bulhosa (Entrecampos) Campo Grande, 10B; 217 994 190; www.bulhosa.pt • Livraria Cabeçudos R. António Lopes Ribeiro, 7A; 218 005 184; www. cabecudos.com • Livraria Campo Grande 111 Campo Grande, 111; 214 069 874; www.lerdevagar.com • Livraria Móvel Tell a Story 963 171 710 • A Loja das Atividades Av. Álvaro Cunhal, 3A; 965 261 132 • A Loja da tia Glória 912 441 735; facebook.com/aloja.datiagloria • Lumiar Cité R. Tomás del Negro, 8A; 217 551 570 • Lusitano Clube R. S. João da Praça, 81, r/c; 218 869 472; lusitano-clube.blogspot.com • Lx Dance - Escola de Dança e Bailado de Lisboa R. João Amaral, Pista de Atletismo Municipal Professor Moniz Pereira; 961 722 039; www. escolalxdance.com • LxFactory Rua Rodrigues Faria, 103; 213 143 399; www.lxfactory.com M MAC - Movimento Arte Contemporânea R. do Sol ao Rato, 9C; 213 850 789; Av. Álvares Cabral, 58; 213 867 215; www. movimentoartecontemporanea.com • MAPA - Espaço Criativo Amoreiras Shopping Center; 217 974 587; www.mapacampopatrimonio. com • Maria Matos Teatro Municipal Av. Frei Miguel Contreiras, 52; 218 438 800; www.teatromariamatos.pt • Maria Pia Galeria R. da Madre de Deus • MArt R. Rosa Araújo 12; 927 549 092; www.artemart. pt • MeetiNG Arte Gallery Espaço Chiado, R. da Misericórdia, 1220; 933 206 294; www.nataliagromicho.com • Meo Arena Rossio dos Olivais, Pq. das Nações, lt. 2.13.01ª; 218 918 409 • Mercado 31 de Janeiro R. Eng. Vieira da Silva; 213 501 327 • Mestres do Regueirão Regueirão dos Anjos, 68; mestresdoregueirao.pt • Miguel Justino Contemporary Art R. Rodrigues Sampaio, 31, 1º esq; 964 081 283; www.galeriamigueljustino.com • Minimundo R. Armindo Rodrigues, 7A; 936 969 949; www.minimundo.pt • Ministério das Finanças R. da Alfândega, 5; www.sgmf.pt • MOB R. dos Anjos 12F • Módulo – Centro Difusor de Arte Cç. dos Mestres, 34 A/B; 213 885 570; www.modulo. com.pt • A Montra Cç. da Estrela, 132; 213 954 401; www.a-montra. com • Mosteiro dos Jerónimos Pç. do Império; 213 620 034; www. mosteirojeronimos.pt • Movimento de Educação pela Arte Pólo da Pena da Junta de Freguesia de Arroios, R. Saco 1-A; 926 848 392 • Mundo Património LAB R. de Campo de Ourique, 169-171; 217 974 587; www.mundopatrimonio.com • Museu da Água da EPAL – Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos R. do Alviela, 12; 218 100 215; www.epal.pt • Museu da Água da EPAL – Galeria do Loreto Pç. do Príncipe Real; 218 100 215; www.epal.pt • Museu da Água da EPAL Reservatório da Mãe d´Água das Amoreiras Pç. das Amoreiras 10; 218 100 215; www.epal.pt • Museu do Aljube - Resistência e Liberdade R. Augusto Rosa, 42; 218 172 400; www.museudoaljube. pt • Museu Arqueológico do Carmo Lg. do Carmo; 213 478 629 • Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva Lg. das Portas do Sol, 2; 218 814 600; www. fress.pt • Museu da Associação de Futebol de Lisboa R. Nova da Trindade, 2 - 2º; 213 224 870; www.afl.pt • Museu Benfica Cosme Damião Av. General Norton de Matos; 217 219 500; www.slbenfica.pt/ museu • Museu Bordalo Pinheiro Campo Grande, 382; 218 170 667; museubordalopinheiro.cm-lisboa.pt • Museu Coleção Berardo Pç. do Império; 213 612 878; www.museuberardo.pt • Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso Av. Brasília; 925 334 955; www.ligacombatentes.org.pt • Museu das Crianças Est. de Benfica, 158-160; 213 976 007; www.museudascriancas.eu • MUDE - Museu do Design e da Moda. Coleção Francisco Capelo R. Augusta, 24; 218 886 117; www.mude.pt • Museu da Eletricidade Av. de Brasília, Central Tejo; 210 028 190; www.fundacaoedp.pt/museu-da-eletricidade • Museu do Fado Lg. do Chafariz de Dentro, 1; 218 823 470; www.museudofado. pt • Museu Geológico - LNEG R. da Academia das Ciências, 19, 2º; 213 463 915; www.lneg.pt/museugeologico • Museu de Lisboa - Casa dos Bicos R. dos Bacalhoeiros, 10; 210 993 811; www.museudelisboa. pt • Museu de Lisboa - Palácio Pimenta Campo Grande, 245; 217 513 200; www.museudelisboa.pt • Museu de Lisboa - Teatro Romano R. de São Mamede, 3A; 218 820 320; www.museudelisboa.pt • Museu de Lisboa - Torreão Poente Pç. do Comércio, 1; www.museudelisboa.


94

> CONTACTOS pt • Museu da Marioneta Convento das Bernardas, R. da Esperança, 146; 213 942 810; www.museudamarioneta.pt • Museu Militar Lg. do Museu da Artilharia; 218 842 453; www.exercito.pt • Museu Nacional de Arqueologia Pç. do Império; 213 620 000; www.museuarqueologia. pt • Museu Nacional de Arte Antiga R. das Janelas Verdes; 213 912 800; www.museudearteantiga.pt • Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado R. Serpa Pinto, 4 | R. Capelo, 13; 213 432 148; www.museuartecontemporanea.pt • Museu Nacional do Azulejo R. da Madre de Deus, 4; 218 100 340; www.museudoazulejo.pt • Museu Nacional dos Coches Pç. da Afonso de Albuquerque; 213 610 850; www.museudoscoches.pt • Museu Nacional do Desporto Palácio Foz, Pç. dos Restauradores, 25-45; 213 958 629; www.ipdj.pt • Museu Nacional de Etnologia Av. Ilha da Madeira; 213 041 160; mnetnologia. wordpress.com • Museu Nacional de História Natural e da Ciência R. da Escola Politécnica 56/58; 213 921 800; www.museus.ulisboa.pt • Museu do Oriente Av. Brasília, Doca de Alcântara; 213 585 200; www. museudooriente.pt • Museu de São Roque Lg. Trindade Coelho; 213 235 444; www.museudesaoroque.com • Museu Nacional do Teatro e da Dança Est. do Lumiar, 10; 217 567 410; www.museudoteatroedanca.pt • Museu Nacional do Traje e da Moda Lg. Júlio de Castilho; 217 567 620; museudotraje.imc-ip.pt • Museu da Presidência da República Palácio de Belém, Pç. Afonso de Albuquerque; 213 614 660; www.museu. presidencia.pt • Música - Campo de Ourique R. Coronel Ribeiro Viana, 25 cv • Musicbox R. Nova do Carvalho, 24; 213 430 107; www. musicboxlisboa.com N NB Academia Trav. do Recolhimento Lázaro Leitão, 1; 218 438 020,

www.nbacademia.pt • Negócio R. de O Século, 9, porta 5; 213 430 205; www.zedosbois.org • NexGym R. Luís Pastor de Macedo, 1B; 210 366 165; www.nexgym.pt • Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros R. dos Correeiros, 9; 211 131 004 O Observatório Astronómico de Lisboa Tapada da Ajuda; 213 616 730; oal.ul.pt • Oceanário de Lisboa Esplanada D. Carlos I; 218 917 002; www.oceanario.pt • Ocupart Tv. do Sacramento, 15; 927 569 362; facebook.com/Ocupart.pt • Oficina da Pessoa Av. 5 de Outubro, 122, 3º dto; 217 957 393 • Olá mamã R. Fernando Lopes Graça, 12 C; 217 580 301; www.olamama.com • Orienta-te Asian Studies orientate.pt/pt • Outra Lisboa 927 136 291; www.outralisboa.wordpress.com P Paços do Concelho Pç. do Município; 213 236 200; www.cmlisboa.pt • Padrão dos Descobrimentos Av. Brasília; 213 031 950; www.padraodosdescobrimentos.egeac.pt • Palácio Foz Pç. dos Restauradores; 21 322 12 00; www.gmcs.pt/palaciofoz • Palácio da Independência Lg. de S. Domingos, 11; 213 241 470 • Palácio de Laguares R. Prof. Sousa da Câmara, 156 • Palácio Nacional da Ajuda Lg. da Ajuda; 213 637 095; www.palacioajuda.pt • Panteão Nacional Cp. de Santa Clara; 218 854 820 • Parque Florestal de Monsanto- Espaço Monsanto Est. do Barcal, Monte das Perdizes; 218 170 200; lisboaverde.cm-lisboa.pt • Parque das Nações www. parquedasnacoes.pt • Passevite White Cube R. Maria da Fonte, 54; facebook.com/passevitelx • Páteo Alfacinha R. do Guarda Joias, 44; 213 642 171; www.pateoalfacinha.com • Pavilhão da Ajuda Cç. da Tapada; 218 170 143 • Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva Al. dos Oceanos; 218 917 100; www.pavconhecimento.pt • Pentáculo - Academia de Estudos Av. Maria Helena Vieira da Silva, 36A e 44A; 217 578 110; www.pentaculo.pt • A Pequena Galeria Av. 24 de julho, 4C; 213 950 356; apequenagaleria.tumblr.com • Perve Galeria R. das Escolas Gerais, 17; 218 822 607; www.pervegaleria.eu • Piscina de Alfama 218 170 873 • Piscina da Ameixoeira 218 170 306 • A Piscina dos bebés Ed. Gonçalves Zarco, Doca de Alcântara Norte; 913 171 158; www.apiscinadocas.com • Piscina do Oriente 218 170 124 • Piscina da Penha de França 218 170 103 • Piscina do Rego 218 170 309 • Piscina do Restelo 218 170 309 • Piscina Vale Fundão 218 170 121 • Planetário Calouste Gulbenkian Pç. do Império; 213 620 002; planetário.marinha. pt • Plataforma LX www.plataformalx.pt • Plataforma Revólver R. da Boavista, 84; 213 433 259; www.artecapital.net/plataforma.php • Polivalente de Santa Catarina Cç. do Combro, 82A • Ponto de Luz Ateliê Lg. de Sto António da Sé, 21; 218 871 136 • Português Et Cetera R. dos Douradores, 11, 1º, Sala 3; 969 056 067; www.portuguesetcetera.com • Primo Canto – Associação Cultural R. da Mouraria, 64, 1º; 966 555

048; primocanto.com.sapo.pt • Pro.Dança - Escola de Dança R. de São Domingos à Lapa, 8; 213 979 937; www.prodanca.pt • Propositário Azul, Associação Artística R. do Grilo, 104, 4ºesq; 933 288 560 R RCA Club R. João Saraiva, 18; 919 660 943; www.rcaclub.com • Reitoria da Universidade de Lisboa Al. da Universidade; 210 113 400; www.ul.pt • Restart R. Quinta do Almargem, 10; 213 609 450; www.restart.pt • Roca Lisboa Gallery Pç. dos Restauradores, 46; 213 404 260; www.rocalisboagallery.com • Rua das Gaivotas 6 R. das Gaivotas, 6; 210 962 355; ruadasgaivotas6.pt S Sagrada Família Av. Duque de Loulé, 22 B; 213 520 159 • Sala d’Aula Av. da República, 41, 6ºE; 217 957 083; www.saladaula.com • Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Lg. Trindade Coelho; 213 235 000; www.scml.pt • São Luiz Teatro Municipal R. António Maria Cardoso, 38; 213 257 640; www.teatrosaoluiz.pt • S Espaço R. das Farinhas, 26; 924 368 752 • Sociedade Histórica da Independência de Portugal Lg. de S. Domingos, 11; 213 241 470; www.ship.pt • Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul Av. D. Carlos I, 61-1º; 213 973 471; www.guilhermecossoul.pt • Sociedade Nacional de BelasArtes R. Barata Salgueiro, 36; 213 138 510; www.snba.pt • Sociedade Portuguesa de Autores Av. Duque de Loulé, 31; 213 594 400 • Sou – Movimento e Arte R. Maria, 73; 211 547 790; www.sou.pt • Stage 81 R. Portas de Santo Antão, 110; 912 629 568; www.stage81.com • Steps Clube R. dos Caminhos de Ferros, 90 B; 210 150 893; www.steps.pt • Stonebreaker R. das Fontaínhas, 40; 936 571 593 • Studioteambox LxFactory, Edifício G, Sala 6A; 965 786 793; www.studioteambox.org • Syntax R. Feio Terenas, 23; 912 325 052; www.syntaxproject.org T Tap Dance Center Lisbon R. de O Século, 44; 932 940 988; www. workin.com.pt • Tcharan Eventos Tv. dos Fornos, 15, 1º dto; 914 107 158; www.tcharan.com • TEAR - Espaço de Artes R. Dr. Estevão de Vasconcelos, 13; 913 754 661; www.arproducoes.org • Teatro Aberto Pç. de Espanha; 213 880 086; www.teatroaberto.com • Teatro Armando Cortez Est. da Pontinha 7; www.teatroarmandocortez. pt • Teatro do Bairro Alto R. Tenente Raúl Cascais, 1; www.teatrocornucopia.pt • Teatro Bocage R. Manuel Soares Guedes 13; 912 449 909; www.teatrobocage.com • Teatro Camões Pq. das Nações, Passeio de Neptuno; 218 923 470 • Teatro de Carnide Azinhaga das Freiras; 910 789 764 • Teatro Cinearte Lg. de Santos, 2; 213 965 360; www.abarraca. com • Teatro D. Luís Filipe (Teatro da Luz) Lg. da Luz; 217 120 600 • Teatro da Garagem Teatro Taborda R. da Costa do Castelo, 75; 218 854 190; www.teatrodagaragem.com • Teatro Maria Vitória Parque Mayer; 213 475 454; www.teatromariavitoria.com • Teatro de Marionetas Algazarra Cç. da Boa-Hora, 58, 2º; 962 429 895; www.algazarrateatro. blogspot.pt • Teatro Meridional R. do Açúcar, 64, Beco da Mitra; 218 689 245; www.teatromeridional.net • Teatro Nacional D. Maria II Pç. D. Pedro IV; 213 250 800; www.teatro-dmaria.pt • Teatro Nacional de São Carlos R. de Serpa Pinto, 9; 213 253 000; www.saocarlos.pt • Teatro Papa-Léguas R. Prof. Santos Lucas, 36A; 210 970 654; www. teatropapaleguas.net • Teatro Praga R. das Gaivotas, 2; 210 962 355; www.teatropraga.com • Teatro Politeama R. das Portas de Sto. Antão, 109; 213 405 700; www.teatro-politeama.com • Teatro da Politécnica R. da Escola Politécnica, 56; 961 960 281 • Teatro Thalia Estrada das Laranjeiras, 205 • Teatro Tivoli BBVA Av. da Liberdade, 182-188; 213 572 025; www.teatro-tivoli.com • Teatro da Trindade Lg. da Trindade, 7A; 213 423 200; www.inatel.pt • Teatro Turim Est. de Benfica, 723 A; 217 606 666; www.teatroturim.com • Teatro Villaret Av. Fontes Pereira de Melo, 30; 213 538 586; www.teatrovillaret.com • Teatro da Voz Tv. de São Vicente, 11; 213 530 931; www.eira.pt • The Little Gym R. 1 à R. Direita de Palma, 4B; 217 269 464; www.thelittlegym.pt • Time Travellers 965 107 188; www.timetravellers.pt • Top Ensino R. Gaivotas em Terra, Lt. 4A; 218 016 482; www.topensino.pt • Torre de Belém Av. de Brasília; 213 620 034; www.torrebelem.pt • Travessa da Ermida Tv. do Marta Pinto, 21; 213 637 700; www.travessadaermida.com • 3+1 Arte Contemporânea R. António Maria Cardoso, 31; 210 170 765; www.3m1arte.com • 30 da Mouraria - Psicoterapia e Movimento R. da Mouraria, 30, 4º; 30damouraria.weebly.com U Um Outro Olhar 938 258 919; www.umoutroolhar.com • Underdogs Art Store Av. 24 de Julho, 49; 218 680 462; www.underdogs.net • Universidade Lusófona Campo Grande, 376; 217 515 500; www.ulusofona.pt • Universidade Nova de Lisboa Campus de Campolide; 213 715 600; www.unl.pt


> CONTACTOS V Vera Cortês Art Agency Av. 24 de Julho, 54, 1º; 213 950 177; www. veracortes.com • Village Underground Lisboa R. 1.º de Maio, 101; 219 362 140; vulisboa.com • Viragem Lab R. de Santa Marta, 73 A; 213 580 733; www.viragem-lab.com.pt • Vozes em Conserto – Academia de Canto e Performance R. João Menezes, 4A; 218 400 213; www. vozesemconserto.com w Work In Studio R. de O Século, 44; 932 940 988; www.workin.com.pt X Xuventude de GaliciaR. Júlio de Andrade, 3; 218 853 680; www.juventudedagaliza.com Z

Zaratan - Arte Contemporânea Rua de S. Bento, 432; www. facebook.com/zaratan.ac

EQUIPAMENTOS MUNICIPAIS ARQUIVO

Arquivo Municipal de Lisboa R. B ao Bairro da Liberdade, lt 3-6, piso 0; 213 807 108; seg a sex: 9h-17h, encerra fer; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt Arco do Cego R. Nunes Claro, 8 A; 218 411 170; seg a sex: 9h-17h, encerra fer Fotográfico R. da Palma, 246; 218 844 060; sala de exposições: seg a sáb: 10h-19h, encerra dom, fer; sala de leitura: seg a sex: 9h30-17h, encerra fer; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt Videoteca Largo do Calvário, 2; 218 170 433 BIBLIOTECAS

Consultar horários em blx.cm-lisboa.pt Belém R. da Junqueira, 295; 213 616 620 Camões Largo do Calhariz, 17, 2º esq; 218 172 360 Coruchéus R. Alberto Oliveira; 218 172 049 David Mourão-Ferreira R. Padre Abel Varzim, 7 D; Casal dos Machados; 218 536 337 Gabinete de Referência Cultural R. Cidade do Lobito; 218 507 100; Reservado a atividades com estabelecimentos de ensino especial e regular, entidades para deficientes e outras instituições culturais; marcação prévia Hemeroteca R. Lúcio de Azevedo, 21B; 218 172 430 Maria Keil R. Maria José da Guia, 8; 217 589 280 Natália Correia Centro Social Polivalente; R. Rio Cávado, B.º Padre Cruz ; 217 141 535 Olivais/Bedeteca R. Cidade do Lobito; 218 507 100 Orlando Ribeiro/Fonoteca Antigo Solar da Nora, Estrada de Telheiras; 217 549 030 Palácio Galveias encerrada temporariamente Penha de França R. Francisco Pedro Curado, 6A; 218 172 410 Por Timor R. de São Bento, 182-184; 213 905 702 Quiosque Jardim da Estrela Jardim da Estrela; 213 904 198 República e Resistência - Cidade Universitária R. Alberto de Sousa, zona B do Rêgo; 217 802 760 São Lázaro R. do Saco, 1; 218 852 672 ITINERANTES/ MÓVEIS 21 8 170 544 / 910 238 089 CASA FERNANDO PESSOA

R. Coelho da Rocha, 16-18; 213 913 270; seg a sáb: 10h-18h; casafernandopessoa.cm-lisboa.pt CENTRO DE ARQUEOLOGIA DE LISBOA

Avenida da Índia, 166; 218 172 180; centro.arqueologia@cm-lisboa.pt

CINEMA SÃO JORGE

Avenida da Liberdade, 175; 213 103 400; cinemasaojorge.pt GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES

Est. de Benfica, 368; 217 701 100; seg a sex: 9h-18h; geo.cm-lisboa.pt GALERIAS

Galeria Avenida da Índia Avenida da Índia, 170; 218 170 534; ter a dom: 10h-13h/14h-18h, sáb, dom: 14h-18h Galeria Boavista Rua da Boavista, 47-50; 213 476 335; ter a dom: 13h-18h, encerra seg, fer; facebook.com/galeriasmunicipaislisboa Galeria Municipal Pavilhão Branco Campo Grande, 245; ter a dom: 10h-13h/14h-18h; encerra dom, fer; www.egeac.pt Galeria Municipal Torreão Nascente da Cordoaria Avenida da Índia; 213 646 128; ter a sex: 10h-18h, sáb, dom: 14h-19h Galeria Quadrum R. Alberto Oliveira, Palácio dos Coruchéus, 52; 218 170 534; ter a dom: 10h-18h, sáb, dom: 14h-18h, encerra seg, fer; facebook.com/galeriasmunicipaislisboa LIVRARIA

Livraria Municipal Av. da República, 21A; 213 567 869; seg a sex: 9h30-17h MONUMENTOS

Castelo de São Jorge 218 800 620; Núcleo Museológico; Núcleo Arqueológico; todos os dias: 9h-21h; www.castelosaojorge.pt Padrão dos Descobrimentos Av. Brasília; 213 031 950; ter a dom: 10h-18h; www.padraodosdescobrimentos.egeac.pt MUSEUS

Atelier-Museu Júlio Pomar R. do Vale, 7; 218 172 111; ter a dom: 10h-18h; www.ateliermuseujuliopomar.pt MUDE - Museu do Design e da Moda. Coleção Francisco Capelo R. Augusta, 24; 218 886 117; ter a dom: 10h-18h; www.mude.pt Museu do Aljube – Resistência e Liberdade R. Augusto Rosa, 42; 218 172 400; ter a dom: 10h-18h; www.museudoaljube.pt Museu de Lisboa - Casa dos Bicos R. dos Bacalhoeiros, 10; 210 993 811; seg a sáb: 10h-18h, encerra dom, fer; www.museudelisboa.pt Museu de Lisboa - Palácio Pimenta Campo Grande, 245; 217 513 200; ter a dom: 10h-13h/14h-18h, encerra seg, fer; www. museudelisboa.pt Museu de Lisboa - Santo António Lg. de Santo António da Sé, 24; ter a dom: 10h-13h/14h-18h Museu de Lisboa - Teatro Romano R. de São Mamede, 3A; 218 820 320; www.museudelisboa.pt Museu de Lisboa - Torreão Poente Pç. do Comércio, 1; www. museudelisboa.pt Museu da Marioneta Convento das Bernardas, R. da Esperança, 146; 213 942 810; ter a dom: 10h-13h/14h-18h; www.museudamarioneta.pt Museu do Fado Lg. do Chafariz de Dentro, 1; 218 823 470; ter a dom: 10h-18h; www.museudofado.pt Museu Bordalo Pinheiro Campo Grande, 382; 218 170 667; ter a dom: 10h-18h, encerra seg, fer; museubordalopinheiro.cm-lisboa.pt POLO CULTURAL GAIVOTAS | BOAVISTA

Rua das Gaivotas, 8; todos os dias: 9h-24h; escoladasgaivotas@ cm-lisboa.pt TEATROS

Maria Matos Teatro Municipal Av. Frei Miguel Contreiras, 52; 218 438 800; www.teatromariamatos.pt São Luiz Teatro Municipal Rua António Maria Cardoso, 38; 213 257 640; www.teatrosaoluiz.pt

95


96

VEJA NO SITE DA AGENDA CULTURAL

AGENDA CULTURAL LISBOA jan 2016 / N.º 296 diretor

Manuel Veiga

QUARTETO Heiner Müller no Teatro da Politécnica

editora executiva

Paula Teixeira editor

Luís Almeida d’Eça direção de arte

Jorge Silva/ Silva!Designers design

Inês do Carmo na capa

Faustin Linyekula fotografia de Andreas Etter, tipografia de Elisabete Gomes copy desk

Sara Simões redação

OS GRANDE CONCERTOS DE 2016 Os maiores ídolos da pop rock em Lisboa

Ana Figueiredo Ana Rita Vaz Cristina Engrácia Filipa Santos Frederico Bernardino Marina Bertolami Tomás Collares Pereira fotografia

Francisco Levita Humberto Mouco relações públicas, publicidade institucional, circulação e assinaturas

Marco Mateus publicidade

Sónia Maia Just Media / 210 939 695 impressão

Multiponto distribuição

Transporta S.A. tiragem

ESPINAFRES E DESPORTO A saúde em destaque no Pavilhão do Conhecimento

30 000 exemplares depósito Legal

40722/90 periodicidade

Mensal Isenta de registo na ERC ao abrigo da lei de imprensa 2/99 edição

câmara municipal de lisboa/ EGEAC vereadora do pelouro da cultura Catarina Vaz Pinto Todas as informações para a Agenda Cultural devem ser enviadas até ao dia 5 de cada mês. recolha de informação

MIGUEL POR LINYEKULA © Cláudia Varejão

Miguel Ramalho visto pelo ‘Artista na Cidade’

Rua do Machadinho, 20 1249-150 Lisboa Tel. 218 170 900 agenda.cultural@cm-lisboa.pt

WWW.AGENDALX.PT


MUDE MUSEU DO DESIGN E DA MODA, COLEÇÃO FRANCISCO CAPELO

97

EXPOSIÇÃO

josé espinhovida e obra 11.12.2015 \ 17.04.2016

MUDE

RUA AUGUSTA 24, LISBOA 3ªFEIRA A DOMINGO 10H00 \ 18H00 ENCERRA À 2ªFEIRA www.mude.pt

Produção

Apoio institucional

Apoios MUDE

Apoios inauguração

Agradecimentos institucionais

Cervejaria Solmar \ Four Seasons Hotel Ritz \ Galeria Bessa Pereira \ Hotel Vila Galé Ericeira \ Hotel Flórida \ Hotel Esperança Setúbal \ Hotel dos Templários \ INS Dr. Ricardo Jorge \ Joalharia Torres \ Junta Energia Nuclear-IST \ Pastelaria Mexicana


98

Agenda Cultural Lisboa | janeiro'16  

A bienal Artista na Cidade está de regresso neste ano de 2016 e traz aos palcos da cidade a arte de Faustin Linyekula. O novo ano é também s...

Advertisement