Issuu on Google+

G R AT U I T O

funceb

– fundação cultural do estado da bahia

dezembro 2012

XII

mercado cultural Evento internacional reúne música, artes visuais, literatura, oficinas e encontros em Salvador


jaques wagner albino rubim taiane fernandes carlos paiva arany santana nehle franke ubiratan castro frederico mendonça márcio caires

Governador do Estado da Bahia Secretário de Cultura (secult) Superintendente de Cultura (sudecult) Superintendente de Promoção Cultural (suprocult) Diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) Diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (funceb) Diretor da Fundação Pedro Calmon (fpc) Diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (ipac)

Presidente do Conselho de Cultura da Bahia

FUNCEB:  Diretoria de Artes: Alexandre Molina Artes Visuais: Luciana Vasconcelos Audiovisual: em transição Circo: Alda Souza Dança: Matias Santiago Literatura: Milena Britto Música: Cassio Nobre Teatro: Maria Marighella

A Agenda Cultural Bahia está aberta para divulgar eventos ou trabalhos artísticos. Envie seu material para a edição de janeiro de 2013. Para a versão impressa, até 9 de dezembro. Conteúdos enviados após esta data entram apenas no site. Para a seção INTERVALO envie seu trabalho no formato 10 x 15 cm e em 300dpi. Contato: agendaculturalbahia@gmail.com ou telefax 71 3324-8566 EXPEDIENTE:  Editora: Paula Berbert Redatores: Atila Barros, Joarleson Reis, Marcos Rodrigues, Maria Luisa Gouveia, Maria Ribeiro, Thamires Tavares e Vera Violeta Produtores: Aloísio Menezes Projeto Gráfico: Estúdio Quimera Projeto Editorial: Ana Paula Vargas Direção de Arte: Edileno Capistrano Filho Design: Nila Carneiro Agenda Online: Alex Barbosa Coordenador de Distribuição: Ronaldo Oliveira Distribuição: Equipe de transporte Impressão: EGBA Tiragem: 20.000 exemplares Capa: Nila Carneiro Fundação Cultural do Estado da Bahia ­— Rua Guedes de Brito, nº14, Pelourinho Salvador / BA. CEP 40.020-260 Tel.: 71 3324-8500 progr amaç ão sujeita a alter ações v e n d a p r o i b i d a // f o t o s n ã o c r e d i t a d a s : d i v u l g a ç ã o a funceb não é responsável pel as informações fornecidas pelos representantes das ações divulgadas, nem pelos serviços prestados por el as.

2   XII MERCADO CULTURAL


editorial dezembro Na última edição do ano de 2012, a Agenda Cultural Bahia apresenta a 12ª edição do Mercado Cultural, evento internacional que propõe o intercâmbio entre a produção artística mundial e os movimentos culturais locais. A programação, totalmente gratuita, acontece no Teatro Castro Alves e na Casa Via Magia, entre 6 e 9 de dezembro. Outro evento relacionado ao diálogo cultural é o Conexão PE, que traz artistas da música pernambucana para shows ao lado de artistas da Bahia, em Salvador, Cachoeira e Lençóis. Também compartilhando experiências, a Orquestra Sinfônica da Bahia promove o SEMINÁRIO. OSBA, na Sala do Coro do TCA. Em Artes Visuais, destaque para a primeira exposição da artista visual paulista Laura Vinci em Salvador, no Museu de Arte Moderna da Bahia. Para os fotógrafos, vale conferir o lançamento do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2012/2013. Em Cine e Vídeo, a 3ª edição do CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira, a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul e a Mostra de Cinema Rodopio, exibida em comunidades quilombolas de Camamu, Igrapiúna e Ituberá, oferecem programações diversificadas. Em Manifestações da Cultura Popular, conheça os Mandus, tradição que se espalha em diversos municípios baianos. Em Mestres da Cultura, uma homenagem a Mario Cravo Júnior. Nas páginas de Intervalo, os trabalhos exploram o tema “Ritual de Passagem”, em homenagem às celebrações da virada do ano.

10 artes visuais 18 cine e vídeo 22 dança 26 literatura 30 música 42 teatro 48 infantil 50 cursos… 54 eventos 58 editais 62 culturas... 66 endereços

www.agendacultural.ba.gov.br @AgendaCultBahia facebook.com/agendaculturalbahia

Celebrem! E um feliz 2013 para toda a Bahia.

MATÉRIA DE CAPA  3


XII Mercado Cultural: programação totalmente gratuita de 6 a 9 de dezembro

Em sua 12ª edição, o Mercado Cultural, já tradicional evento do calendário da cultura baiana, promove mais uma jornada de atividades. Desta vez, o centro da programação é o Teatro Castro Alves e a Casa Via Magia, que serão ocupados entre os dias 6 e 9 de dezembro com atrações musicais, exposição de artes visuais, lançamento literário, oficinas e encontros, tudo com acesso gratuito à população.

Atrações da Espanha, Ilhas Reunião e País Basco se juntam a artistas brasileiros de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia nesta realização internacional. Este ano, o Mercado Cultural propõe o tema “Ciclos” e prossegue sua reflexão sobre o desenvolvimento socioeconômico através de ações no setor da Cultura, tomando também como exemplo iniciativas realizadas no interior da Bahia, seguindo os conceitos ligados à economia criativa.

4   XII MERCADO CULTURAL


nomadak

jean noel enilorac

valda nogueira

O projeto objetiva fomentar e fortalecer o intercâmbio entre a produção artística mundial e os movimentos culturais locais, nos diversos setores artísticos e da cultura popular do Brasil e do mundo. Assim, configura-se como uma importante plataforma de exportação da música e das artes brasileiras. O Mercado Cultural é realizado pelo Instituto Casa Via Magia, tem direção geral de Ruy Cezar e curadoria musical de Benjamim Taubkin.

MATÉRIA DE CAPA  5


Programação 6/12 (quinta) Foyer do Teatro Castro Alves 18h00 Abertura das exposições Circunvizinhanças (Em Processo) As fotografias de Iêda Marques registram modos de viver do distrito do Valentim. Um Passarinho Me Contou Os pássaros de Boa Nova recriados em madeira reaproveitada pelo artista popular Jorlando Barbosa, representando parte da biodiversidade situada na transição entre a mata atlântica e a caatinga. Me Conta... Economia Criativa nos Territórios e Municípios da Bahia Construindo os catálogos de oportunidades de Ibirataia, Ipiaú, Jaguaquara e Valentim, traz DVDs com iconografia e textos das três cidades e distrito.

18h30 Lançamento da coleção Odu Adajó, de Mãe Stella de Oxóssi Os livros têm por base o mais importante sistema divinatório do povo yorubá, o jogo de ifá, que deu origem ao merindinlogun, o conhecido jogo de búzios, oráculo africano mais utilizado no Brasil. É uma iniciativa da quinta iyalorixá do tradicional terreiro baiano Ilê Axé Opô Afonjá.

6   XII MERCADO CULTURAL


Sala Principal do Teatro Castro Alves 20h00 Zé de Teté e Adiel Luna (PE) Mestres pernambucanos que mostram tanto a forma mais pura do coco de roda e a cantiga de trabalho, quanto as elaboradas rimas e métricas que o ritmo é capaz de produzir.

21h00 Lindigo (Ilhas Reunião) Um diálogo entre a atualidade e a tradição faz parte da proposta do grupo que tem pesquisado as raízes musicais da sua região, especializando-se no gênero musical maloya.

07/12 (sexta) Teatro Pequeno da Casa Via Magia 10h00 Workshop com Adiel Luna (PE) Poesia e Improvisação – A Poética Sertaneja Nordestina como Ferramenta de Composição.

Foyer do Teatro Castro Alves 18h30 Encontro com Rô Reyes Autora da coleção Corpo, Convívio e Linguagem traz reflexões sobre educação e arte-educação a partir de experiências desenvolvidas em escolas e projetos públicos e privados.

MATÉRIA DE CAPA  7


Sala Principal do Teatro Castro Alves 20h00 Rodrigo Campos (SP) Premiado compositor e instrumentista que começou sua carreira artística tocando cavaquinho e percussão nas rodas de samba de São Mateus, bairro da zona leste paulistana, onde cresceu.

21h00 Oreka TX (País Basco) Dois tocadores do instrumento ancestral txalaparta, também pouco conhecido pelos brasileiros, que abriram novos horizontes para a música folk basca, com espetáculos inovadores.

08/12 (sábado) Teatro de Pano da Casa Via Magia 10h00 Workshop com Oreka TX (País Basco)

Sala Principal do Teatro Castro Alves 20h00 Itiberê Zwarg e Grupo (RJ) Músico e grupo de multi-instrumentistas apresenta obra lastreada no conceito de música universal, apontando para uma nova música erudita brasileira.

21h00 Orkestra Rumpilezz (BA) Sob comando do maestro Letieres Leite, orquestra dá à tradicional percussão baiana uma roupagem harmônica moderna, com uma fusão afinada de sopros.

8   XII MERCADO CULTURAL


09/12 (domingo) Sala Principal do Teatro Castro Alves 11h00 Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia – YOBA (BA) Composta pelos integrantes de melhor desempenho nas orquestras do NEOJIBA, representa o programa em apresentações públicas, turnês nacionais e internacionais.

20h00 German Diaz (Espanha) Músico toca um instrumento medieval pouco conhecido no Brasil, chamado viela de roda, e se relaciona com o contemporâneo ao incluir loops e efeitos eletrônicos no seu trabalho.

21h00 Mateus Aleluia (BA) Tem como fonte de inspiração as raízes ancestrais da cultura afrobarroca que brotam em seus cantos e acordes, cheios de beleza, harmonia e universalidade.

Teatro de Pano da Casa Via Magia 16h30 Oreka TX (País Basco) Dois tocadores do instrumento ancestral txalaparta que abriram novos horizontes para a música folk basca, com espetáculos inovadores.

17h30 Lindigo (Ilhas Reunião) Um diálogo entre a atualidade e a tradição faz parte da proposta do grupo que tem pesquisado as raízes musicais da sua região, especializando-se no gênero musical maloya. Mais informações: www.mercadocultural.org | www.facebook.com/mercadocultural www.twitter.com/mcultural

MATÉRIA DE CAPA  9


artes visuais

rosa de lucca

10   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


transformações

Laura vinci

mam-ba recebe primeira mostra de

em salvador A artista visual paulista Laura Vinci, em mostra individual, apresenta a instalação No Ar – que teve diferentes montagens em São Paulo e Portugal – e a obra Diurna, trabalho original feito especialmente para a Capela do Museu de Arte Moderna da Bahia. A primeira propõe uma reflexão sobre a transformação e a passagem do tempo. Através de um sistema de vapores que saem sob a superfície de um piso elevado de mármore, os visitantes serão estimulados a descobrir novas configurações na névoa. A segunda é uma obra-texto que fala poeticamente da ação do tempo pela passagem da luz: “Através das 10 janelas da Capela, que permanecerão sempre abertas, o público poderá acompanhar os desenhos de luz refletidos no espaço, enquanto leem o texto gravado na parede que comenta essa situação”, descreve a artista. Laura Vinci possui obras em acervos como os da Pinacoteca do Estado de São Paulo, do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e do Palazzo delle Papesse, em Siena (Itália). o Museu de Arte Moderna da Bahia q Abertura: 14/12, 19h; Visitação: até 17/3/13, ter a sex, 13h às 19h; sáb, dom e feriados, 14h às 19h $ Grátis t 71 3117-6132 s www.mam. ba.gov.br r MAM-BA/ DIMUS/ IPAC/ FUNCEB/ SecultBA

V  11

ARTES VISUAIS  


trajetória

possibilidades

Exposição de Max, quadrinista espanhol, chega ao Brasil

Percival Tirapeli recria bandeiras, brasões e o neoplasticismo

A exposição Max, Panóptica 19732011, de Francesc Capdevila, o Max, reúne 160 obras de toda a carreira do artista. Um dos mais importantes quadrinistas de sua geração, Max surgiu no circuito underground espanhol em 1973, quando editava seus trabalhos de forma clandestina por conta da ditadura da época. Esteve à frente da revista El Vibora, tambem na década de 1970, e criou o personagem Peter Punk. A mostra se iniciou na Espanha, passou pela Cidade do México e, no Brasil, já esteve em Brasília, Minas Gerais e Rio de Janeiro, chegando agora em Salvador. o Instituto Cervantes de Salvador q Até 26/1/2013, seg a sex, 9h às 19h $ Grátis

A exposição Solo Pátrio Bahia Brasil, do artista plástico paulista Percival Tirapeli, apresenta 20 pinturas em diferentes formatos em acrílico sobre tela. Organizada em núcleos, a mostra inclui referenciais das bandeiras brasileira e baiana, a partir de suas cores e formas geométricas, e trabalhos baseados nas regras da heráldica – arte dos brasões e escudos. Também faz homenagem ao pintor holandês Piet Mondrian, através de recriações do neoplasticismo. o Galeria ACBEU q Abertura: 5/12, 19h às 22h; Visitação: 6/12 a 22/12, seg a sex, 14h às 20h; sáb, 16h às 20h $ Grátis t 71 3444-4411 s www.acbeubahia.org.br r ACBEU

12   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


sábado

1

A Paz  A artista plástica Elys Rosa expõe 25 pinturas em acrílico sobre tela, retratando imagens de anjos de locais de Salvador e de algumas cidades europeias. o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q Até 3/12, 8h30 às 18h $ Grátis s www.fpc.ba.gov.br r

q Teg a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

Bahia – Litoral e Sertão Exposição de longa duração com fotografias e postais do início do século XX que retratam estas duas regiões diferentes do estado da Bahia. o Museu Tempostal q Ter

FPC/ SecultBA

a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis t 71 3117-6383 r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

AIDS  Exposição aborda o tema utilizando livros, revistas e cartazes, em comemoração ao dia 1º de dezembro, instituído Dia Internacional da Luta contra a AIDS. o Biblioteca Juracy Magalhães Jr q 1/12 a 31/12, seg a sex, 8h às 17h; sáb, 8h às 12h $ Grátis t 71 3116-5360 s www.fpc.ba.gov.br r

Caixas de Artesanato Mostra com caixas decorativas em MDF, confeccionadas através de diversas técnicas, e quadros em arte francesa pela artesã Maria José Leal. o Biblioteca Juracy Magalhães Jr q 1/12 a 31/12, seg a sex, 8h às 17h; sáb, 8h às 12h $ Grátis t 71 31165360 s www.fpc.ba.gov.br r FPC/

FPC/ SecultBA

SecultBA

Antonio Balbino Exposição homenageia o centenário de nascimento do político que foi governador da Bahia. o Foyer do Teatro Castro Alves q Até 4/12 $ Grátis r TCA/ FUNCEB/ SecultBA

Ciclo de História da Arte do MAM-BA  Em 2ª edição, evento discute a arte contemporânea em suas várias vertentes, com colaboração de Alejandra Muñoz, Mariela Brazón Hernández e Rosa Gabriella, professoras da Escola de Belas Artes da UFBA. o Cinema

Azulejos de Udo  Mostra de longa duração constrói leitura histórica do cenário urbano através de mais de 300 azulejos que representam parte da arquitetura soteropolitana. o Museu Udo Knoff

do Museu de Arte Moderna da Bahia q Até 11/12 $ Grátis (inscrições via e-mail) t 71 3117-6132 @ educativomam@gmail.com

ARTES VISUAIS  

V  13


Festival VISIOpontos Uma conexão entre artistas, espaços e público, o evento congrega diversas vertentes das artes visuais como performances, pinturas, modelagem, escultura e arte digital. o Diversos espaços culturais de Salvador q Até 2/12 $ Sob consulta t 71 9259- 8607 s www.visioponto. blogspot.com r Andrea May

sae@gmail.com r Biblioteca Pública do Estado da Bahia/ FPC/ SecultBA

lázaro meneze

Gravura e Litogravura Mostra do resultado final das produções dos alunos do segundo semestre de 2012 dos cursos de gravura em metal e litogravura nas oficinas de Arte do MAM-BA. o Galeria Francisco de Sá q Ter a

Mostra Arte Africana – Coleção Claudio Masella  Apresenta a riqueza e a diversidade da produção cultural africana do século XX, expressada em objetos, sobretudo máscaras, estatuetas e utensílios de uso cotidiano ou ritualístico. o Solar Ferrão q Ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

sex, 9h às 18h; sáb e dom, 13h às 17h $ Grátis t 71 3321-8023 @ metl. museografia@gmail.com r Museu Eugênio Teixeira Leal

Memórias Fotográficas da Bahia  Exposição virtual aborda importância histórica e cultural dos Terreiros de Salvador. o Interessados devem pedir acesso via e-mail q Até 10/12 $ Grátis @ bpeb.

Mostra de Arte Popular Exposição permanente reúne peças representativas da cultura popular nordestina, coletadas nas décadas de 1950 e 60 por Martim Gon-

14   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


çalves e pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi. o Solar Ferrão q Ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis t 71 3117-6357 r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

vel?  Produzida por fotógrafos angolanos, a exposição objetiva destacar mulheres que vêm contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país africano. o Solar Ferrão q Até 9/12, ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h

$ Grátis t 71 3117-6357 r Banco Espírito Santo Angola/ World Press Photo/ Unesco/ DIMUS/ IPAC/ SecultBA

Mostra de Maquetes Oficina Lina Bo Bardi  Maquetes produzidas a partir de desenhos, croquis, escritos e fotografias de Lina Bo Bardi, em projeto organizado pela arquiteta Carla Zollinger. o Museu de Arte Moderna da Bahia q Ter a

Museu Abelardo Rodrigues  Mostra expõe recorte do acervo do museu, com imagens, crucifixos, pinturas, oratórios, mesas de altar e santos, confeccionados em materiais diversos. o Museu Abelardo Rodrigues q Ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis t 71 3117-6440 r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

sex, 13h às 19h; sáb, dom e feriados, 14h às 19h $ Grátis t 71 3117-6132 s www.mam.ba.gov.br r Carla Zollinger/ MAM-BA/ DIMUS/ IPAC/ SecultBA

mateus pereira

Natal – Tempo de Renascimento  Exposição com presépio, símbolos natalinos e livros de grandes mestres da pintura renascentista. o Biblioteca Juracy Magalhães Jr q osvaldo paulo

Mulher Angolana – Ao Encontro do Desenvolvimento Sustentá-

1/12 a 31/12, seg a sex, 8h às 17h; sáb, 8h às 12h $ Grátis t 71 3116-5360 s www.fpc.ba.gov.br r FPC/ SecultBA

ARTES VISUAIS  

V  15


Olhar para Si  Projeto da arquiteta e urbanista Solange Valladão mostra uma fotografia que não se propõe a ser estética, decorativa, jornalística ou documental, mas sim sensibilizar o espectador. o Galeria Jayme Fygura (Teatro Gamboa Nova) q Abertura: 1/12, 15h às 18h; Visitação: até 22/12, qua a sáb, 16h às 20h; dom, 14h às 18h $ Grátis t 71 3329-2418 s www.teatrogamboanova.com.br r Solange Valladão/ VISIOpontoS

solange valladão

Os Terreiros e Suas Histórias  Exposição aborda a importância histórica e cultural dos Terreiros de Salvador através de materiais bibliográficos. o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q Até 10/12, 8h30 às 18h $ Grátis r FPC/ SecultBA Parque Histórico Castro Alves Exposição sobre vida e obra do poeta baiano através de objetos pessoais, como fotografias, manuscritos e indumentárias, além de animações de poemas e publicações com curiosidades.

o Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu) q Ter a sex, 9h às 12h e 14h às 17h; sáb, dom e feriados, 9h às 14h $ Grátis t 75 6381-1102 r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

Peça do Mês  Com uma coleção de mais de 5.000 objetos, a cada mês uma peça é destacada nas atividades temáticas do museu. Em dezembro, a escolhida é a Ordem do Nosso Senhor Jesus Cristo. o Museu Eugênio Teixeira Leal q Ter a sex, 9h às 18h; sáb e dom, 13h às 17h $ Grátis t 71 3321-8023 @ metl.museografia@gmail. com r Museu Eugênio Teixeira Leal Pelos Caminhos de Salvador  Exposição de longa duração apresenta parte da urbanização, crescimento e modernização da capital baiana através de imagens e fotografias. o Museu Tempostal q Ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis t 71 3117-6383 r DIMUS/ IPAC/ SecultBA Pelourinho – Um Cartão Postal da Bahia  Postais, fotografias e vídeos compõem a mostra que apresenta as mudanças sofridas no Pelourinho com o passar do tempo, numa reflexão sobre patrimônio cultural. o Museu Tempostal q Ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis t 71 3117-6383 r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

16   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


Smetak – O Alquimista do Som  Mostra de longa duração apresenta peças de Walter Smetak chamadas de “plásticas sonoras”, do acervo da família do músico suíço que viveu na Bahia. o Solar Ferrão q Ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis t 71 3117-6357 r DIMUS/ IPAC/ SecultBA XI Bienal do Recôncavo  Mais de 200 obras, em diversas modalidades, de artistas baianos, de outros estados brasileiros e de outros países, selecionados através de chamada pública. o Centro Cultural Dannemann (São Félix) q Até 24/3/13 $ Grátis t 75 3438-4308 s www.centroculturaldannemann.com. br @ bienalreconcavo@terra.com.br r Centro Cultural Dannemann

Toque de Luz – Um Novo Olhar sobre a Obra de Udo Knoff  Apresenta cerca de 30 obras do artista especialmente ao público com deficiência visual. o Museu Udo Knoff q Ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis t 71 3117-6389 r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

segunda

3

Ocupação  Em instalações, performances, colagens e pinturas, Roberta Nascimento, Talitha

Andrade e Tina Melo abordam temáticas relacionadas às grandes cidades e suas problemáticas. o Galeria do Conselho q Até 7/12, seg a sex, 9h às 17h $ Grátis t 71 3117-6193

sexta

14

Outros Olhares  Mostra resultado de pesquisa dos artistas Nilson Moura e Viviane Viriato nas linguagens visuais contemporâneas, apresentando identidades próprias em que se pode perceber a investigação conjunta. o Casa de Cultura de Mutuípe q 14/12 a 14/1/13 $ Grátis Rubem Valentim  Após reforma, o MAM-BA reabre a Sala Rubem Valentim, espaço expositivo com 30 obras do pintor, escultor e gravador baiano, considerado um dos mestres do Construtivismo. o Museu de Arte Moderna da Bahia q Reabertura: 14/12; Visitação permanente: ter a sex, 13h às 19h; sáb, dom e feriados, 14h às 19h $ Grátis t 71 3117-6132 s www.mam.ba.gov.br r MAM-BA/ DIMUS/ IPAC/ SecultBA

ARTES VISUAIS  

V  17


cachoeiradoc

cine e vídeo

3ª edição do Festival de Documentários de Cachoeira Em mostras, conferências, oficinas, sessões especiais e intervenções artísticas ao ar livre, o III CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira apresenta um panorama da produção contemporânea neste gênero na Bahia e no Brasil, além de resgatar importantes referências históricas e refletir questões desta arte. Para a Mostra Competitiva Nacional, foram selecionados oito longas e 11 curtas-metragens produzidos no país, com filmes da Bahia, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Na Mostra Caros Diários, serão mostrados documentários antológicos de consagrados cineastas e artistas internacionais. A Mostra Vídeo nas Aldeias é uma retrospectiva comemorativa dos 25 anos do projeto pioneiro na formação de cineastas indígenas no Brasil. A programação completa do evento, que também conta com show de BaianaSystem e Ortinho, está disponível no site. o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB q 4/12 a 9/12, 11h às 22h $ Grátis s www.cachoeiradoc.com.br r Grupo de Estudos e Práticas em Documentários/ UFRB/ Ritos Produções/ FCBA/ SecultBA

rita lima

18   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


engajamento

legados

Salvador recebe 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Comunidades quilombolas do Baixo Sul recebem Mostra de Cinema Rodopio

Um total de 37 filmes está na programação da mostra, que se espalha neste mês pelas 26 capitais estaduais brasileiras e Distrito Federal. O homenageado em 2012 é Eduardo Coutinho, considerado um dos mais importantes documentaristas da atualidade. O evento objetiva celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, exibindo filmes produzidos recentemente nos países sul-americanos. As sessões contam com sistema de audiodescrição e de closed caption. o Sala Walter da Silveira q 14/12 a 20/12 $ Grátis t 71 3117-8120 s www.cinedireitoshumanos. org.br r Secretaria de Direitos Humanos

Exibindo filmes curtas e longas-metragens nacionais que abarcam questões da cultura negra e popular, o projeto pretende levar a comunidades quilombolas reflexões sobre suas identidades, propagando os legados da negritude baiana. Após as sessões, rodas de conversa complementam as discussões. Uma apresentação da Zabelinha e o Enrolador, manifestação peculiar do quilombo de Laranjeira que atravessa gerações, encerra as atividades de cada dia. o Comunidades de Tapuia (Camamu), Laranjeira (Igrapiúna) e Ituberá (Ituberá) q Até 9/12 $ Grátis s www. cinerodopio.com r Fabrício Persan/ FUNCEB/ SecultBA

da Presidência da República/ Cinemateca Brasileira/ MinC/ Petrobras

C  19

CINE E VÍDEO  


sábado

1

In Bahia Festival  Revelando para o público produções recentes realizadas no estado, o festival traz para as sessões diretores, atores e produtores que conversarão com o público sobre as obras. O evento também promove oficinas. o Caixa Cultural Salvador q Até 2/12 $ Grátis s www.festivalinbahia.com. br r Cursos de Cinema e Audiovisual da UFBA e Unijorge

Outras Opções, Aguarde Filme carioca dirigido por Caco Souza narra rápido e intenso diálogo entre uma atendente de telemarketing e um jovem, que acaba transportando vários conflitos para a vida de um casal. o Teatro Gamboa Nova q 1/12 a 23/12, antes das sessões de espetáculos do teatro $ Incluído no valor dos ingressos dos espetáculos t 71 33292418 s www.teatrogamboanova.com. br r Teatro Gamboa Nova

Panorama Alemão  Seleção de longas-metragens produzidos pela German Films e inéditos no Brasil, tais como Felicidade (Dóris Dörrie), Prometendo a Lua (Hans Steinbichler), Inferno (TIM Fehlbaum) e Voando Alto (Bernd Böhlich). o Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha q 1/12 a 6/12 $ Sob consulta t 71 3338-4700 s www. goethe.de/bahia r German Films/ Goethe-Institut/ICBA

Pelourinho e Comunidade do Maciel  Exibição dos filmes de Vito Diniz e de Tuna Espinheira dentro da programação educativa da exposição Pelourinho – Um Cartão-Postal da Bahia. o Museu Tempostal q 1/12 a 30/12, sáb e dom, 14h (necessário agendamento prévio por telefone) $ Grátis t 71 3117-6383 r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

4

terça

O Cinema Alemão dos Anos 2000  Encerramento do ciclo de mostras que apresentou produções alemãs das últimas cinco décadas traz os filmes Adeus, Lenin! (Wolfgang Becker), Berlin Is in Germany (Hannes Stöhr) e Do Outro Lado (Fatih Arkin). o Cine-Teatro do Goethe-Institut/ICBA q

20   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


4/12, 11/12 e 18/12, 20h $ Grátis t 71 3338-4700 s www.goethe.de/ba r Goethe-Institut/ICBA/ Programação Cultural

quinta

6

Mostra Itinerante Jorge Cine Amado  Mostra oficial da comissão de comemoração do centenário de nascimento de Jorge Amado exibe adaptações cinematográficas de suas obras e documentários, seguidos de bate-papos. o Cine-Teatro Lauro de Freitas q 6/12 e 7/12 o Espaço Cultural Alagados, Cine-Teatro Solar Boa Vista, Casa da Música, Centro Cultural Plataforma e Espaço Xisto Bahia q 10/12 e 11/12 $ Grátis

quinta

13

no Museu narra as aventuras de uma jovem viúva e casamenteira profissional que decide conquistar um avarento comerciante. o Museu Carlos Costa Pinto q 13/12, 15h $ Sob consulta

quinta

20

Jesus, o Filho de Deus Filme dirigido por Richard Rich apresenta trajetória vivida por Jesus no cumprimento de sua missão. o Biblioteca Juracy Magalhães Jr q 20/12, 10h e 14h $ Grátis s www.fpc. ba.gov.br r FPC/ SecultBA Milagre na Rua 34  No projeto Cinema no Museu, clássico dirigido por George Seaton é uma fábula natalina sobre um homem que é contratado como Papai Noel por uma loja de departamento e que afirma ser o próprio bom velhinho. o Museu Carlos Costa Pinto q 20/12, 15h30 $ Sob consulta

Alô Dolly  Dirigido por Gene Kelly, com Barbra Streisand no elenco, filme dentro do projeto Cinema

C  21

CINE E VÍDEO  


maturidade

Áttomos Cia. de Dança apresenta

dança

Poesia de um Corpo Um olhar romântico sobre as inquietação do viver, com as mudanças e situações adversas que fazem parte do cotidiano, e questionamentos sobre o destino estão no espetáculo Poesia de um Corpo, da Áttomos Cia. de Dança. A montagem é apresentada com um grupo de bailarinos com idade acima de 37 anos, que enfrentam o desafio coreográfico com toda sua experiência artística, superando limites com o domínio de seus corpos, fruto da sabedoria adquirida em suas fases de amadurecimento físico e artístico. Em cena, eles são percebidos inquietos, recitando uma poesia de gestos, num crescente de provocações, emoções e lembranças. Dirigida e coreografada por Anderson Rodrigo, a Áttomos Cia. de Dança, há mais de dez anos, se dedica a realizar trabalhos que abordam assuntos de relevância social, com um elenco de artistas de diferentes experiências e padrões estético-corporais. o Espaço Xisto Bahia q 6/12 a 9/12, 20h $ 10 e 5 t 71 8860-7868 s www.attomosciadedanca.blogspot.com @ attomosdedanca@gmail.com r Áttomos Cia. de Dança

22   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


espiritualismo

festival

Montagem da Cia. de Dança Antonio Valter Leone conta história de Chico Xavier

Oriental Fair II cria interação entre linguagens

O espetáculo inédito Chico Dança no Céu é inspirado no médium Chico Xavier, que, se estivesse vivo, completaria 102 anos. Trata-se de um musical que reúne dança e teatro, com um elenco de mais de 100 bailarinos, atores e coreógrafos, entre efeitos especiais que recriam os mistérios da vida pós-morte. A montagem traça um paralelo entre a vida terrena e o plano espiritual e propõe reflexões ao tratar de temas como suicídio e evolução do espírito. o Teatro Castro Alves q 11/12, 21h $ 70 e 35 t 71 3381-7746 @ ciadedanca.avleone@ hotmail.com r Cia. de Dança AVL

Mostras de dança, show de gala com bailarinos convidados de todo o país, quatro workshops com professores de São Paulo, Rio Grande do Norte e Salvador, arena e campeonato de swordplay, desfile oriental e medieval e uma feira de roupas e acessórios voltados para o público da dança: tudo isto se encontra na 2ª edição do Oriental Fair: Festival de Dança Bahia/Brasil. O tema deste ano é “Crônicas Medievais”, mesclando dança, música e história. o Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana) q 7/12 a 9/12 $ Grátis; Workshops: 35 t 75 9136-4131 s www.orientalfair.com.br @ mbeatrizfv@hotmail.com r Bia Vasconcelos/ CUCA/ UEFS

DANÇA  

D  23


sábado

1

com.br @ comunicação@julianamaia. com.br r Unidade Cabula da Escola de Ballet Ebateca

3

segunda

Especial Rosana Abubakir  Escola de ballet faz sua apresentação de fim de ano. o Teatro Castro Alves q 3/12 e 4/12, 20h; 5/12, 16h e 20h $ 40

14

sexta 2º MiniFestival de Solos e Coletivos  Os espetáculos Inbox, Corpo Sobre Papel e Tumba! (1/12) e As Borboletas, Dois e Corpo Cabide (2/12) fecham a programação do evento. o Teatro do Movimento – Escola de Dança da UFBA q 1/12 e 2/12, 19h30 $ 10 e 5 t 71 9145-7920 @ desolosecoletivos@gmail.com r Núcleo VAGAPARA/ Quitanda

domingo

2

Pequenos Passos... Grandes Saltos! Onde o Sonho Pode se Tornar Realidade  Conta a história da menina Lisa, que tem o sonho de estudar ballet, mas que não encontra uma escola em sua cidade. o Teatro Diplomata q 2/12, 18h30 $ 30 t 71 8887-2003 s www.ebateca.

Rompendo Fronteiras  Apresentação de final de ano da Companhia de Danza Española, reunindo danças flamenca e do ventre. o Espaço Xisto Bahia q 14/12 a 16/2 $ Sob consulta t 71 3337-3258 s www. companhiadedanzasespanolas.blogspot.com @ ciadedanzaespanola@ gmail.com r Szely de Núñez

15

sábado

Liberte o Bicho  Dançarinas do Núcleo de Dança Mahadevi buscam, através de ballet clássico e moderno, dança do ventre e danças folclóricas, chamar a atenção do público para a preservação da fauna. o Teatro Dona Canô (Santo Amaro) q 15/12, 19h30 $ 14 e 7 t 75

24   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


3241-1375 @ nadirnunes@hotmail.com r Nadir/ Neide Nunes/ Marize Teixeira

domingo

16

Ópera Brasileira  Cia. de Danças Populares Alaketu apresenta coreografias que despertam as nossas raízes africanas e indígenas, mesclando dança contemporânea, jazz e danças folclóricas brasileiras. o Teatro Dona Canô (Santo Amaro) q 16/12, 20h $ 10 e 5 t 75 8239-1353 r Leonardo Ramos Sertania no Domingo no TCA  Com coreografia de Lia Robatto e montado originalmente na década de 1980 pelo BTCA, o espetáculo ganha nova versão pelos alunos da Escola de Dança da FUNCEB, com participação da OSBA. o Teatro Casto Alves q 16/12, 11h $ 1 r TCA/ Escola de Dança da FUNCEB/ CFA/ FUNCEB/ SecultBA

quarta

8887 2003 s www.ebateca.com.br @ comunicação@julianamaia.com.br r Unidades Pituba e Costa Verde da Escola de Ballet Ebateca

sexta

21

Pangea  Remontagem de ballet criado em 1997 surge como parte das ações do Plataforma Convidança e tem a proposta de levar ao público um espetáculo de luz e som com o Balé Teatro Castro Alves. o Sala do Coro do TCA q 21/12, 20h $ Grátis r BTCA/ TCA/ FUNCEB/ SecultBA

19

Celebration  Espetáculo em homenagem aos 50 anos da Ebateca ressalta montagens realizadas ao longo da história da escola de ballet. o Teatro Castro Alves q 19/12 e 20/12, 20h $ 50 e 25 t 71

D  25

DANÇA  


diversidade

literatura

1ª Festa Literária Pela primeira vez, Jequié, terra do poeta Waly Salomão e também conhecida como Cidade do Sol, recebe uma festa literária. Com curadoria do escritor e jornalista Domingos Ailton, o evento reúne nomes da literatura e de outras linguagens artísticas do país. Os centenários do baiano Jorge Amado e do pernambucano Luiz Gonzaga terão destaque em homenagens especiais. Na programação, os escritores Valdeck Almeida de Jesus, Roberto Leal e Carlos Souza debatem sobre o processo de produção e circulação de um livro. O poder de transformação da literatura é discutido com Domingos Ailton, Carlos Ribeiro, Morgana Gazel e Zilda Freitas. Os jornalistas e escritores Rogéria Gomes, Carlos Ribeiro e Carlos Souza falam sobre literatura e jornalismo. A história de vida e a produção literária do cordelista Cuíca de Santo Amaro são mostradas em palestra e exibição de filme por parte do jornalista e documentarista Josias Pires. o Centro de Cultura de Jequié, Auditório Waly Salomão da UESB, AABB de Jequié, Casa da Cultura Pacífico Ribeiro e Palácio das Artes q 29/11 a 1/12 $ Grátis t 77 3424-8603 s www.uesb.br/eventos/festaliterariadosertao @ uesb.proex@gmail.com r Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Uesb (Proex)/ Academia de Letras de Jequié

26   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


do Sertão de

Jequié

LITERATURA  

L  27


lançamento

prêmio

Livro abre espaço para jovens do Calabar

Historiador e escritor Waldir Freitas Oliveira recebe homenagens

Com edições em 2009 e 2010, o livro Abre a Boca, Calabar, idealizado pelo jornalista e escritor Valdeck Almeida de Jesus, é resultado do concurso literário realizado pela Biblioteca Comunitária do Calabar, prestigiando jovens do bairro. Agora, será lançada uma nova publicação, reunindo os autores que participaram das anteriores. O projeto, de inclusão literária e social, de incentivo à leitura e à escrita, vem dando resultados positivos, sobretudo na vida dos frequentadores da biblioteca da comunidade. o Biblioteca do Calabar q 15/12, 15h $ Grátis t 71 9345-5255 s www.galinhapulando.com @ poeta. baiano@gmail.com r Biblioteca Comunitária do Calabar/ Valdeck Almeida de Jesus/ FUNCEB/ SecultBA

Nascido em 1927, em Salvador, o professor Waldir Freitas Oliveira formou-se em Direito, Geografia e História. Desde 1986, ocupa a Cadeira 18 da Academia de Letras da Bahia (ALB), que agora concede a ele o Prêmio pelo Conjunto da Obra. Como parte da homenagem, no período de 12 a 16/12, haverá exposição de fotos, recortes de jornal, discursos e livros do acadêmico. Obras do autor podem também ser encontradas na Biblioteca dos Acadêmicos da ALB. o Auditório da Academia de Letras da Bahia q 13/12, 17h $ Grátis t 71 3321-4308 s www.academiadeletrasdabahia.org.br r Academia de Letras da Bahia/ Eletrogoes

28   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


sábado

1

4

terça

2ª Semana Baiana de Poesia  Inscrições abertas para projetos que integrarão o evento, a ocorrer em março de 2013. Os interessados em participar devem acessar o formulário no site. o www.pensepoesia.wordpress.com q Até 31/12 $ Grátis t 71 9182-5460 r PensePoesia

domingo

2

Conhecendo a Biblioteca  Visitação ao acervo especializado em história, política, economia e cultura da Bahia, além de jornais, revistas e filmes. o Biblioteca Inocêncio Calmon q 4/12 a 28/12, ter a sex, 9h às 18h $ Grátis t 71 3321-8023 @ museueugeniobiblioteca@gmail.com r Museu Eugênio Teixeira Leal

Feira Mensal de Livros  Comércio de livros de diversos gêneros e editoras a preços especiais, com presença de livreiros, sebos e autores. Mais uma vez, a União Brasileira de Escritores participa do evento. o Praça do Campo Grande q 2/12, 9h às 17h $ Grátis t 71 3116-6923 s www.fpc.ba.gov.br @ dll.fpc@ fpc.ba.gov.br r FPC/ SecultBA

Inclusão Sociodigital  Projeto para acessibilidade de serviços de informação na internet. o Biblioteca Inocêncio Calmon q 4/12 a 28/12, ter a sex, 9h às 18h $ Grátis t 71 3321-8023 @ museueugeniobiblioteca@gmail.com r Museu Eugênio Teixeira Leal

LITERATURA  

L  29


música

nordestinos

karina buhr

30   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


PE Conexão traz música pernambucana para a Bahia

O projeto de circulação e celebração da música pernambucana pelo Brasil realiza sua edição Bahia, promovendo shows em Salvador, Cachoeira e Lençóis. Artistas baianos também integram a programação, num grande intercâmbio da produção musical contemporânea dos dois estados nordestinos. Entre os que vêm de Pernambuco, estão o cantor Ortinho e a cantora e compositora Karina Buhr – uma soteropolitana que se mudou para Recife ainda na infância. Da cena local, participam as bandas BaianaSystem, que faz novas leituras da sonoridade da guitarra baiana, e Sistema Kalakuta, coletivo que explora ritmos africanos, além dos DJs Bigbross e El Cabong. O evento também inclui exibição de curtas-metragens e videoclipes de realizadores pernambucanos, incorporando a linguagem audiovisual às referências culturais compartilhadas, além de oferecer oficinas de vídeo em Cachoeira e Lençóis. o Largo Pedro Archanjo (Pelourinho) q 6/12 e 7/12, 20h $ 20 e 10 o Cachoeira q 8/12 o Lençóis q 15/12 s www.conexaope.com

M  31

MÚSICA  


alternativo

repertório

Expresso MPB reúne O Teatro Mágico, Scambo e Maglore

Mesa de Samba Autoral reúne compositores baianos

A companhia musical paulista O Teatro Mágico, que mistura música, circo, teatro e poesia em suas apresentações, volta a Salvador para fazer o show A Sociedade do Espetáculo, com repertório do álbum de mesmo nome, lançado em 2011. Na abertura do projeto Expresso MPB, a trupe de dez músicos e três artistas circenses divide palco com as bandas baianas Scambo e Maglore, nomes de uma nova geração representativa do rock local. o Bahia Café Hall q 9/12, 17h $ 40 (pista) e 60 (camarote)

Os compositores Edil Pacheco, Sandra Simões e Dú Marques se reúnem no propósito de apresentar ao público canções antigas e recentes de autoria própria, numa iniciativa de valorização do repertório do samba baiano. Acompanhado por violão, cavaquinho, sete cordas, sax e uma percussão típica do samba, o trio também recebe o convidado Pedro de Rosa Morais, que homenageia o sambista Paulinho da Viola. o Ciranda Café (Rio Vermelho) q 14/12, 21/12 e 28/12, 21h $ 15 t 71 3012-3963 @ faumotta@yahoo.com.br

flávia motta

32   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


sábado

1

5 a Seco  Banda paulista apresenta show acústico e divide palco com as feirenses Guymeo Jumonji e Embalagem Acústica, que trazem seus repertórios autorais. o Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana) q 1/12, 20h $

Lia Chaves  No novo show, Lia Sambando com Amigos, cantora apresenta o melhor do samba nacional e composições próprias, ao lado dos amigos Gerônimo, Edil Pacheco, Juliana Ribeiro, Vevé Calasans, entre outros. o Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho q 1/12 a 29/12, aos sábados $ 15 t 71 8115-7717

30 (meia), 60 (inteira), 40 + 1kg de alimento (inteira social) e 200 (mesa) t 75 8818-8784

Festa Versus: A-Ha X Coldplay Bandas Toca-Ha e Coldplay Cover fazem shows de tributo. o Groove Bar (Barra) q 1/12, 23h $ Homem: 35 (Bilheteria) e 30 (Lista); Mulher: 25 (Bilheteria) e 20 (Lista) s www. groovebar.com.br

Filipe Catto  Cantor, compositor, pianista e violinista gaúcho é reconhecido pela habilidade de intérprete e vem se destacando no cenário brasileiro da atualidade. o Cine-Teatro Solar Boa Vista q 1/12, 22h Jam no MAM  O tradicional projeto apresenta trilha sonora que mescla o melhor do jazz com ritmos brasileiros, numa Jam com direção artística de Ivan Huol. o Museu de Arte Moderna da Bahia q 1/12 a 29/12, aos sábados, 18h às 21h $ 6 e 3 s www.jamnomam.com.br

rodrigo tavares

Maria Bethânia  A cantora baiana faz sua segunda e última apresentação em Salvador em 2012. Dessa vez, ela apresenta show de divulgação de seu novo CD, Oasis de Bethânia. o Teatro Castro Alves q 1/12, 21h; 2/12, 20h $ 100 e 50 t 71 3535-0600

Vanessa Paixão  Cantora faz show beneficente. o Teatro Sesc-Senac Pelourinho q 1/12 $ 30

M  33

MÚSICA  


domingo

2

4

terça

Cascadura e Vivendo do Ócio Na festa Se o Rock Morreu, Esqueceram de Enterrar, bandas apresentam shows de seus mais recentes discos: Aleluia, do Cascadura, e O Pensamento É um Ímã, da Vivendo do Ócio. o Burburinho Music Bar (Pituba) q 2/12, 18h $ 20 (1º Lote), 25 (2º lote) e 30 (na porta)

Daniela Mercury  A cantora apresenta o show Geração Canibália, que propõe diálogo de linguagens e manifestações artísticas, ao lado da banda Cabeça de Nós Todos. o Trapiche Barnabé q 2/12, 17h $ 100 (camarote masculino), 90 (camarote feminino), 60 (pista masculina) e 50 (pista feminina)

Roda de Tambores  Prática integrativa que possibilita qualquer pessoa fazer música espontânea com instrumentos percussivos. o Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho q 2/12, 17h30 $ Grátis t 71 8703-3241

bruno ricci

Giramente Cultural  Releituras de compositores da música popular brasileira, misturando a sonoridade pop e eletrônica mundial ao regional. o Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho q 4/12, 22h $ 20 t 71 9294-7952

Ivete Sangalo  Cantora apresenta show próprio no palco da Concha pela primeira vez, em evento beneficente, em prol do Hospital Martagão Gesteira e da Fundação Pio XII. o Concha Acústica do TCA q 4/12, 19h $ 40 e 20

gui paganini

34   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


5

quarta

Louvações Natalinas  Em 19ª edição, espetáculo apresenta conjuntos vocais e instrumentais interpretando o cancioneiro natalino regional, nacional e internacional. o Instituto Feminino da Bahia (Politeama) e outros espaços de Salvador q 5/12, 12/12 e 19/12, 17h30 $ Sob Consulta t 71 33295522 @ culturapopular@bol.com.br r Associação Amigos do Coral Renascer

Carla Lis e o Samba Mesclado  Grandes clássicos da MPB e suas vertentes, em estilos variados que vão do samba-reggae à música popular. o Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho q 5/12 a 26/12, às quartas, 22h $ 15 t 71 9322-6383 Dá Licença pra Mais Um  As cantoras Juliana Leite e Larissa Lacerda apresentam show que revisita o repertório popular nordestino, tendo Luiz Gonzaga como maior inspiração, além de João do Vale, Gilberto Gil, Geraldo Azevedo, entre outros. o Teatro Gamboa Nova q 5/12, 12/12 e 19/12, 20h $ 20 e 10 t 71 3329-2418 s

6

quinta

Cantando e Contando Cartola A cantora Lane Quinto apresenta show intimista onde faz releituras de grandes clássicos do compositor, contando de sua vida e obra. o Teatro SESI Rio Vermelho q 6/12 e 13/12, 20h $ 20 e 10 t 71 9169-1841

rodrigo tavares

www.teatrogamboanova.com.br

Grupo Botequim Comemoração de seis anos de carreira apresentado o repertório do tradicional samba brasileiro. o Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho q 6/12 a 27/12, às quintas, 22h $ 15 t 71 milena de mariz

8725-4876

M  35

MÚSICA  


Jubiraci Bastos Entre Amigos O instrumentista, cantor e compositor mescla repertório de músicas de grandes nomes da MPB e canções do seu primeiro CD, Descoberta. o Aconchego da Zuzu (Fazenda Garcia) q 6/12 a 27/12, às quintas $ Sob consulta t 71 3331-5074

Kalu  Cantor e compositor apresenta trabalho solo, que mescla ijexá, rock, samba e reggae, em nova fase da carreira. Show faz parte do projeto Vila da Música. o Teatro Vila Velha q 6/12, 20h $ 20 e 10 t 71 3083-4610 @ comunicacao@teatrovilavelha.com.br

sexta

popular brasileira. o Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho q 7/12 a 28/12, às sextas, 22h $ 20 t 71 8897-9671 Cantata Contemporânea II A cantora e compositora Tate Lima realiza ensaios de seu primeiro CD, a ser lançado em 2013. o Teatro Gamboa Nova q 7/12, 14/12 e 21/12, 20h $ 20 e 10 t 71 3329-2418 s www.teatrogamboanova.com.br Cena de Cinema  12ª edição da festa embalada por trilhas sonoras do cinema, sob comando da banda Herbert & Richard, que toca ao vivo as canções enquanto cenas dos filmes são projetadas. o Portela Café (Rio Vermelho) q 7/12, 23h $ 25 e 20 s www.facebook.com/ cenadecinema

Sérgio Lima  Compositor apresenta show de seu primeiro CD, Escadaria e Suas Influências. o Teatro SESI Rio Vermelho q 7/12, 20h $ 20 e 10 t 11 3624-6075

7

Alexandre Leão  Cantor e compositor traz o melhor da música

36   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


Tabuleiro da Baiana  Grupo faz duas apresentações dentro do projeto Lounge Som. o Visca Sabor e Arte (Rio Vermelho) q 7/12 e 21/12, 22h $ 15 t 71 8182-5064 @ jeadeassis@gmail.com

sábado

8

Pretty Woman  Festa temática dos anos 1950 e 60 reúne as bandas Les Royales e Travolta Toca Rock. Pessoas vestidas a caráter pagam ingresso mais barato. o Groove Bar (Barra) q 1/12, 23h $ 25 (A caráter, na

Recital Viva Gonzagão – 100 Anos de Baião!  Evento comemora centenário de Luiz Gonzaga dentro do projeto Ambiente Musical. o Centro de Convivência e Cultura (Santa Cruz Cabrália) q 9/12, 17h $ Grátis t 73 3671-4048 s www.iasa.org.br @ contato@iasa.org.br r IASA

terça

11

lista); 30 (A caráter, na porta); 40 (sem fantasia) s www.groovebar.com.br

domingo

9

Baby do Brasil  Cantora apresenta o show Sucessos, que relembra as mais famosas canções de sua carreira. Participação especial de Caetano Veloso. o Concha Acústica do TCA q 9/12, 18h30 $ 70 e 35

Juraci Tavares  No show Sons e Vocábulos Caminhantes, aparece a rítmica de matriz africana e afrobrasileira. o Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho q 11/12, 22h $ 15 t 71 3616-7060

Carlos Barros e A Trilha  No show Antes da Próxima Estação, cantor e grupo fazem um mergulho estético nas poesias das metrópoles, traduzidas em citações e músicas. o Teatro Gamboa Nova q 9/12, 17h $ 20 e 10 t 71 3329-2418 s

Rita Tavares – Canções Que o Amor Me Rendeu II  Um trabalho autoral, no qual a cantora e compositora baiana mostra, em forma de canção, faces de relacionamentos sentimentais que vivenciou. o Teatro SESI Rio Vermelho q 11/12, 20h $ 40 e 20 t 71

www.teatrogamboanova.com.br

8763-2998

M  37

MÚSICA  


quarta

12

Hafif  Sambista lança o CD Essência, apresentando a cadência de sua obra e suas relações com a herança ancestral africana. o Teatro SESI Rio Vermelho q 12/12, 20h $ 20 e 10 t 71 9137-9029 InPop  O concerto de encerramento do MAB (Música de Agora na Bahia) apresenta uma provocação que envolve a transformação da música de concerto pelos moldes e instrumental de uma banda de rock. o Teatro Vila Velha q 12/12, 20h $ 10 e 5 t 71 3083-4610 @ comunicacao@ teatrovilavelha.com.br

quinta

13

Concerto de Natal da Arena Cia. de Artes  A apresentação traz um repertório diversificado sobre o tema da natividade, com obras de

compositores consagrados, como Händel, Bach e Villa-Lobos, além de populares canções natalinas. o Solar Ferrão q 13/12, 18h $ Grátis t 71 3117-6445 r DIMUS/ IPAC/ SecultBA Encontro de Compositores  Dentro da programação do Vila da Música, encontro de dez compositores, que fazem o time fixo do projeto, e convidados em interação com o público. o Teatro Vila Velha q 13/12, 20h $ 20 e 10 t 71 3083-4610 @ comunicacao@teatrovilavelha.com.br

ligia rizerio

Série TCA – Ricardo Castro e Artur Moreira Lima  Os pianistas se reúnem para a última apresentação da Série TCA 2012. o Teatro Castro Alves q 13/12, 21h $ 100 (Filas A a P), 80 (Q a Z) e 60 (Z1 a Z11) r TCA/ FUNCEB/ SecultBA

14

sexta

Circuito de Guitarra Baiana Grupo formado por Julio Caldas e Choro Rock lança CD gravado em

38   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


encontros com mestres da guitarra baiana na exploração do choro. o Teatro SESI Rio Vermelho q 14/12, 20h $ Grátis t 71 9603-4095

próprias em que se percebem as mais diversas influências, sem esquecer dos clássicos do rock. o Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho

q 18/12, 22h $ 10 t 71 9919-5903

quarta

Mandinga de Amor Cantora Danny Assis apresenta show de samba de raiz e suas heranças religiosas dos terreiros de candomblé. o Teatro Dona Canô (Santo Amaro) q 14/12, 20h $ 20 e 10 t 75 8108 2742 @ ninhonascimento@ r7.com r Ninho Nascimento/ Willian

terça

18

Orquestra Museufônica Museu performático voltado para técnicos e todos aqueles que trabalham em museus, objetivando um aprendizado teórico-prático do manuseio e conhecimento de instrumentos musicais. o Palácio da Aclamação q 18/12, 17h30 $ Grátis t 71 3117-6147 r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

Tudo Mundo Rock e Poesia O som é um passeio por ritmos brasileiros, através de músicas

19

Encontro de Guitarristas  O guitarrista Ricardo Primata promove a 5ª edição do evento anual que traz performances individuais, duos e trios de alunos do músico. o Teatro SESI Rio Vermelho q 19/12, 20h $ 1kg de alimento não-perecível t 71 9983-7083

sexta

21

Charlie Brown Jr.  Banda paulista faz show em Salvador, e tem companhia da banda Massa Sonora. o Bahia Café Hall q 21/12, 22h $ Sob consulta t 71 3014-1510

sábado

22

Angela Ro Ro  Cantora carioca faz apresentação única em Salvador. A noite também conta com a baiana Belpa Mariani e o DJ Chiquinho. o Espaço Realle (Pituaçu) q 22/12 $ 50

M  39

MÚSICA  


MANIFESTAÇÕES DA

CULTURA POPULAR

Com uma peneira sobre a cabeça e um cabo de vassoura coberto por lençol branco atravessado nas costas, os mandus, grupo de foliões, percorrem as ruas de diversas cidades baianas, em festas populares e especialmente durante o Carnaval. A indumentária que alarga os ombros e encobre os rostos transforma os fantasiados em pessoas irreconhecíveis e em verdadeiras assombrações, que saem às ruas brincando com os passantes e animando a festa. Provocam, assim, enorme alvoroço, especialmente sobre a criançada, assustada com o aspecto fantasmagórico dos fanfarrões.

fotos: adenor gondim

mandus 40   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

Foliões irreconhecíveis durante as festas e celebrações

e-mail

r realização


Africano, indígena ou ambos, o mandu encontrou abrigo confortável nos candomblés de Salvador e de Cachoeira. Em cidades como São Francisco do Conde, Maraú e Belmonte, esses foliões saem às ruas durante as celebrações carnavalescas. Em outros municípios, tais como Cachoeira, São Félix e Santo Amaro, os mandus se apresentam também em algumas festas religiosas e eventos especiais.

DANÇA  

D  41


descentralização

2ª edição do

Festival Gente de Artes

valoriza arte em Cajazeiras

Maior conglomerado urbano da América Latina, com aproximadamente 600 mil habitantes, Cajazeiras é palco da 2ª edição do Festival Gente de Artes (FESTG), que objetiva fortalecer as ações de descentralização das artes em Salvador, além de incluir o bairro no circuito artístico e cultural da Bahia e na rota das grandes produções. O evento une teatro a diversas linguagens artísticas, como a dança, a música e as artes visuais, e ainda realiza palestras sobre questões da sociedade contemporânea e oficinas ministradas pelos grupos participantes. O FESTG ainda busca recolher assinaturas para a solicitação de abertura de um centro cultural na região. A programação completa está disponível no site e as inscrições para as palestras e oficinas já estão abertas e podem ser feitas através do e-mail do festival. o Escolas estaduais e praças de Cajazeiras q 8/12 a 18/12 $ 2 s www.ciadeteatrogente.com.br @ festg@ciadeteatrogente.com.br r Cia. de Teatro Gente/ EAG – Escola de Arte Gente/ Artistas de Cajazeiras / Colégio estadual D. Leonor Calmon

42   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


drama

Jogo da Memória explora questões da passagem do tempo Em uma encenação criada através de princípios de jogos, o espetáculo aborda a relação entre os fatos presentes, as lembranças e o desejo de controlar o tempo. Dois atores interpretam oito personagens, que exploram a corporalidade para reviver e reconstituir fatos a partir de sua própria memória e pontos de vista. Um acidente de trânsito em meio a uma procissão religiosa é o ponto de partida desta viagem, sob direção de George Mascarenhas, que atua ao lado de Deborah Mascarenhas, também autora do texto. o Teatro SESI Rio Vermelho q Até 16/12, sáb e dom, 20h $ 20 e 10 t 71 3616-7060 s www.mimus.com.br @ padmaproducoes@uol.com.br r Pad-

Eduardo Bernardino

ma Produções/ Mimus Cia. de Teatro

TEATRO  

T  43


sábado

1

Amor Barato  18ª montagem do TCA.Núcleo, o musical, com trilha original de Jarbas Bittencourt e Ronei Jorge, é uma versão adulta do clássico infantil O Casamento de Dona Baratinha, em texto de Fábio Espírito Santo. o Sala do Coro do TCA q 1/12 a 16/12, sex a dom, 20h $ 20 e 10 t 71 3117-4899 r DA RIN Produções Culturais/ Invencionicce Comunicação, Arte e Projetos/ TCA/ FUNCEB/ SecultBA

Bonitinha, Mas Ordinária  18 atores da Escola de Teatro da UFBA apresenta peça de Nelson Rodrigues sob direção e adaptação de Luiz Marfuz. o Teatro Martim Gonçalves q Até 16/12, qua a dom, 20h $ Grátis t 71 3283-7850 @ comissaotea2012@gmail.com r

divertidas, o elenco leva o público a refletir sobre a relação entre homem e mulher, num espetáculo da Oficina de Teatro dos Comerciários, sob direção de Alejandro Velasquez. o Teatro Dias Gomes q 1/12, 18h; 2/12, 17h $ Grátis t 71 3555-3341

Dô  Criação conjunta do Bando de Teatro Olodum com Tadashi Endo, mestre do Butoh – estilo de dança-teatro japonês –, trata da transformação das histórias individuais, num diálogo entre a contenção da arte japonesa e a explosão de energia afro-baiana. o Teatro Vila Velha q Até 16/12, sex a dom, 20h $ 20 e 10 t 71 308646009 s www.materialdomovimento. wordpress.com @ comunicacao@ teatrovilavelha.com.br r Bando de Teatro Olodum

Comissão de Formatura Nós Mesmos

joão milet meirelles alessandra nohvais

Coisas do Quotidiano  Através de pequenas cenas e situações

Falsos Pudores  Espetáculo homenageia Nelson Rodrigues no ano de seu centenário de nascimento, propondo uma instalação contemporâ-

44   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


nea sob direção de Djalma Thürler. o Casa Preta q Até 9/12, 20h $ Grátis t 71 8631-3738 r Meninas Malvadas Experimentações Artísticas

Lumus  Espetáculo de estreia do Núcleo Viansatã de Investigação Cênica põe em cena a trajetória de personagens criados a partir da dramaturgia gerada nos três anos de pesquisa do grupo. o Auditório do Colégio Ypiranga (Dois de Julho) q Até 8/12, sex e sáb, 20h $ Grátis t 71 9300-3905 s www.nucleo.teatrosaladistar.com @ afago@ teatrosaladistar.com

Mar Morto  A Sitorne Companhia de Teatro apresenta musical inspirado na obra de Jorge Amado, com direção e adaptação de George Vladimir e elenco de 40 atores. o Teatro Molière da Aliança Francesa q Até 5/12, 21h (dom, 20h) $ Grátis r Cia. de Teatro Sitorne/ Téspis Produções

Sargento Getúlio  Encerrando a Mostra Teatro NU, apresentação do

premiado espetáculo baseado na obra de João Ubaldo Ribeiro. o Cine Cena Itaigara q 1/12, 20h $ Sob consulta s www.teatronu.com r Teatro NU XVI Mostra de Teatro de Empresas  Projeto que estimula a manifestação artística dos trabalhadores da indústria, com grupos de teatro da Embasa, Correios, Bahiagás e unidades do SESI. o Teatro SESI Rio Vermelho q 1/12 e 2/12, 15h, 17h e 19h $ Grátis t 71 3616-7080 r Mostra SESI de Teatro

6

quinta

marcelo sousa brito

Câncer  Dirigido por Bertho Filho, espetáculo narra a conflituosa relação entre um proprietário e seu inquilino, trazendo à tona um diálogo sobre as relações interpessoais contemporâneas. o Teatro Gamboa Nova q 6/12, 13/12 e 20/12, 20h $ 20 e 10 t 71 3329-2418 s www.teatrogamboanova.com.br r Ditirambos

T  45

TEATRO  


Diário do Farol, Onde as Palavras se Revelam Inadequadas  Peça adaptada do livro Diário do Farol, de João Ubaldo Ribeiro. Além da apresentação, projeto promove oficina de teatro. o Teatro Dona Canô (Santo Amaro) q Oficina: 6/12, 14h às 17h30; Apresentações: 6/12 e 7/12, 20h $ 4 e 2 @ liosales@ hotmail.com r Amarilio Sales

sexta

7

Oyaci, A Filha de Oyá  Espetáculo de Fernanda Julia une teatro, música e dança afro para falar sobre o encontro do individuo com o seu orixá, do humano com o divino, da pessoa com sua ancestralidade africana. o Cabaré dos Novos – Teatro Vila Velha q 7/12 a 16/12, sex a dom, 18h (sessões extras em 9/12 e 16/12, 15h) $ 20 e 10

sábado

8

Jardim  Espetáculo de palhaçaria feminina apresenta Bafuda (Felícia de Castro) e Ricota (Suzana Miranda) em situações tragicômicas que oscilam entre cenas de guerra e paz, amor e ódio, união e inveja. o Teatro Gamboa Nova q 8/12, 15/12 e 22/12, 20h $ 20 e 10 t 71 3329-2418 s www.teatrogamboanova.com.br

17

segunda

Quem Empurrou Ludmila Folker?  Comédia policial, dirigida por João Figuer, mostra a tragédia de uma herdeira milionária no dia do seu aniversário. o Largo Pedro Archanjo (Pelourinho) q 17/12, 20h $ Grátis t 71 9188-7357

15

sábado ricardo borges

A Arte do (Des)curso  Uma série de temas à disposição do público, que define junto com os atores os caminhos da apresentação, num espetáculo de Teatro Imediato de Thor Vaz e Nando Zâmbia. o Teatro Gamboa Nova q 15/12 e 22/12, 16h; 16/12, 17h $ 20 e 10 t 71 3329-2418 s www.teatrogamboanova.com.br

O Feitiço de Áquila  Léo Áquila apresenta musical composto por apresentações de transformismo, música ao vivo, números dublados, balé, vitrine viva e ilusionismo. o Boate Tropical q 15/12, 23h $ Entre 30 e 50

46   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


MESTRES

Desenhista, pintor e escultor, Mario Cravo Júnior nasceu em Salvador, em 13 de abril de 1923, e faz parte da primeira geração de artistas plásticos modernistas da Bahia. Teve suas primeiras experiências em desenho, gravura e escultura como autodidata no final da década de 1930, época em que viajou pelo interior do Nordeste, tomando contato com pinturas rupestres e manifestações culturais afro-brasileiras. Um pouco mais tarde, foi trabalhar na oficina de Pedro Ferreira, considerado o último dos santeiros baianos, e, em 1943, realizou sua primeira exposição.

DA

CULTURA

Casou-se em 1946 e foi morar no Rio de Janeiro. No ano seguinte, Cravo foi estudar na Universidade de Syracuse, nos EUA. Passou a morar em Nova Iorque, onde permaneceu até 1949. Ao retornar a Salvador, montou um atelier-oficina no Largo da Barra, à época, centro do movimento de arte moderna na cidade. Em 1951, Mario Cravo ganhou o prêmio Jovem Aquisição na I Bienal de São Paulo e passou a ser reconhecido no resto do país. Dentre outros importantes feitos, tornou-se catedrático da Escola de Belas Artes da UFBA em 1955 e representou o Brasil na XXX Bienal de Veneza, em 1960, além de ter sido diretor do MAM e do Museu de Arte Popular da Bahia. Produzindo constantemente, Mario Cravo foi do barro para o gesso e daí para a pedra sabão, aço, sucata, alumínio, resina, plástico, entre tantas outras peças. Com esculturas de grande porte, como a Fonte da Rampa do Mercado, ao lado do Elevador Lacerda, seu trabalho marca a sua cidade natal.

mario cr avo júnior Espírito de vanguarda e escultor baiano

ilustração: Nila Carneiro

T  47

TEATRO  


lazer

Nas férias, crianças de Salvador

podem

infantil

aproveitar a cidade

As aulas acabaram e as crianças merecem aproveitar o tempo de férias o máximo possível. Uma possibilidade é desfrutar de ambientes da cidade. A Praça Ana Lúcia Magalhães (Pituba) possui parque infantil e é cenário de eventos diversos; já o Largo do Campo Grande tem espaço à vontade para correr. Aos domingos, as mediações do Farol da Barra se transformam em ruas do lazer, com trânsito fechado durante todo o dia e escorregadores e balancinhos montados para a criançada. Também o Dique do Tororó tem um dos lados da pista aberto aos pedestres aos domingos, onde é possível andar de skate e bicicleta, além de visitar uma tenda com oficinas de desenhos e pinturas. O Museu de Ciência e Tecnologia (Imbuí) funciona em dias úteis e oferece atrações gratuitas para os pequenos aprenderem brincando. O Museu for The Children (Patamares) tem uma casa preparada para receber a criançada e reúne réplicas de dinossauros e sala de bolhas de sabão. Os Parques da Cidade e Pituaçu oferecem contato maior com a natureza, além do Jardim Zoológico, uma opção sempre certeira.

48   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


segunda

3

Símbolos Natalinos  Comemorando o Natal, as crianças participam de atividade lúdica com caça-palavras, utilizando o acervo da Biblioteca. o Biblioteca Juracy Magalhães Jr. q 3/12 a 31/12, seg a sex, 10h e 15h $ Grátis t 71 3116-5360 s www.fpc.ba.gov.br @ bjmjr_rv@ yahoo.com.br r FPC/ SecultBA

quarta

5

Cartão Especial de Natal  Após leitura de um conto natalino, as crianças fazem um cartão com seus pedidos para o ano que se inicia. o Biblioteca Juracy Magalhães Jr. q 5/12, 10h $ Grátis t 71 31165360 s www.fpc.ba.gov.br @ bjmjr_ rv@yahoo.com.br r FPC/ SecultBA

sábado

8

Ovo e Vice-Versa  A companhia de teatro apresenta uma comédia sobre a magia do fazer teatral, onde o público poderá descobrir bons motivos para aplaudir de pé. o Teatro SESI Rio Vermelho q 8/12 a 16/12, sáb e dom, 16h $ 20 e 10 t 71 8757-6687

11

terça

Moral da História  Exibição do filme infanto-juvenil O Nascimento de Jesus, com o objetivo de refletir e discutir valores sob um olhar crítico. o Cine-Teatro Góes Calmon q 11/12, 14h $ Grátis (com agendamento prévio) t 71 3321-8023 @ museueugenioeducativo@ gmail.com r Museu Eugênio Teixeira Leal

quarta

12

Hora de Ouvir História  O contador Rui Oliveira faz leitura da história de Chapeuzinho Vermelho, usando de brincadeiras educativas e pintura facial. o Biblioteca Juracy Magalhães Jr. q 12/11, 9h $ Grátis t 71 3116-5360 s www.fpc.ba.gov.br @ bjmjr_rv@ yahoo.com.br r FPC/ SecultBA

quinta

13

O Natal em Você  Ação cultural realizada anualmente objetiva promover reflexão sobre os símbolos da festa natalina, a partir de atividades lúdicas e educativas. o Cine Teatro Goés Calmon q 13/12, 14h $ Grátis t 71 3321-8023 @ museueugenioeducativo@gmail.com r Museu Eugênio Teixeira Leal

I  49

INFANTIL  


30 anos

roberto viana/agecom

cursos

SEMINÁRIO.OSBA promove debate sobre cenário orquestral brasileiro Em 2012, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) comemora 30 anos. Entre as ações de difusão, formação, intercâmbio e memória que vêm sendo realizadas na celebração deste marco, o SEMINÁRIO.OSBA objetiva promover um debate acerca de diversos assuntos relacionados ao cenário orquestral brasileiro, a partir da escuta de estudiosos, artistas e gestores públicos. A atividade é voltada para músicos, gestores, estudantes, pesquisadores da área cultural e interessados em geral. Criada em 30 de setembro de 1982, a OSBA é uma companhia estadual que integra os corpos artísticos do Teatro Castro Alves. Em sua trajetória, a Orquestra esteve sob a regência de conceituados maestros, como Christopher Warren-Green, John Neschling, Isaac Karabtchevsky, Alex Klein, Olivier Cuendet e Ricardo Castro, estando atualmente sob a direção artística de Carlos Prazeres. o Sala do Coro do TCA q 11/12 e 12/12, 9h às 18h $ Grátis s www.tca.ba.gov.br r OSBA/ TCA/ FUNCEB/ SecultBA

50   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


afrodescendente

processo

Curso ensina a produzir tecido usado por sacerdotes do Candomblé

Curso foca a improvisação para criação de espetáculos

O curso Pano-da-Costa: Tradição Africana de Tecelagem pretende socializar o domínio da técnica da produção artesanal do pano-da-costa, tecido com fios em tear manual que tem a função de destacar o papel hierárquico e sacerdotal no Candomblé. A atividade se direciona a jovens e adultos dos bairros de Cabula, Engomadeira e Beiru, com idade entre 14 e 30 anos, visando à geração de trabalho e renda, bem como o resgate da cultura ancestral afrodescendente. o Rua São João (Cabula) q Inscrições: 3/12 a 12/12; Aulas: durante seis meses $ Grátis t 71 3385-1457 r Antônio Dimas Bispo dos Santos/ FUNCEB/ SecultBA

Ministrada por Milena Pitombo, atriz, improvisadora e clown, a oficina Improvisação e a Sua Construção para a Criação de Espetáculos busca desenvolver a espontaneidade e a criatividade, num trabalho intensivo de improvisação para o aprendizado e aprimoramento da técnica. A partir de jogos possíveis e dos que já são usados em espetáculos de “impro”, os participantes são estimulados a conceber modos de construir trabalhos de forma dinâmica e fundamentada. o Teatro Vila Velha q 10/12 a 17/12, 19h às 22h $ 200 t 71 3083-4611 @ comunicacao@teatrovilavelha.com.br

www.artesol.org.br

O   51

CURSOS, OFICINAS E PALESTRAS  


audiovisual

No Vídeo Eu Conto Histórias  Oficina de introdução aos conhecimentos de roteiro, produção e captação de imagens, com Cristiane Britto, possibilita a experimentação através de atividades práticas com produção de vídeos digitais curtos. o Teatro Vila Velha q 1/12, 9h às 17h $ 50 t 71 3083-4610

dança Criação Artística  Ministrada por Lucas Valentim e Giltanei Amorim, a oficina tem 20 vagas e compartilha ferramentas e estratégias adotadas pelos artistas, com uma mostra ao final. o Escola de Dança da UFBA q 30/11 e 1/12, 8h às 12h $ Grátis t 71 8714-6351 @ desolosecoletivos@gmail.com

patrimônio Ação Sociocultural e Educativa nos Museus  A professora Sidélia Santos Teixeira, da UFBA, dá orientações técnicas básicas para o aperfeiçoamento de estudantes e profissionais que atuam em instituições museais da Bahia. Inscrições por e-mail. o Centro de Cultura de Porto Seguro q 5/12 a 7/12, 9h às 17h $ Grátis t 71 3117-6381 @ oficinasnat.dimus@ gmail.com r DIMUS/ IPAC/ SecultBA Palácio da Aclamação – 100 Anos  Encerrando o ciclo de palestras comemorativo do centenário do espaço, a museóloga Sylvia Athayde fala sobre o tema “O Palácio da Aclamação, a Coleção Góes Calmon e o Museu de Arte da Bahia”. o Palácio da Aclamação q 13/12, 17h30 $ Grátis t 71 3117-6150 r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

angeluci figueiredo/secultba

52   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


intervalo

O   53

CURSOS, OFICINAS E PALESTRAS  

Cátia Martins  O primeiro nascer do sol no ano novo   catiamartinsmk@gmail.com


igualdade

VI Seminário de Fortalecimento da População LGBT

eventos

é realizado em Ilhéus

A cidade de Ilhéus recebe a 6ª edição do Seminário de Fortalecimento da População LGBT do Estado da Bahia, evento que objetiva o fortalecimento das organizações defensoras dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros. O tema deste ano, “Fortalecendo os grupos LGBT da Bahia, para enfrentarmos a pandemia e a propagação das DST/AIDS e hepatites virais”, será discutido em debates sobre questões como saúde e prevenção de doenças, legislação, vivência e direitos humanos, mediados por profissionais da área de cada tema proposto. A iniciativa pretende dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos em anos anteriores, visando a possibilitar um amplo espaço para a reflexão em torno de temáticas de inclusão social, e também fomentar as políticas e ações afirmativas voltadas para as populações LGBT da Bahia em suas múltiplas manifestações. Como parte da programação, ocorrerão também movimentações sociais no centro da cidade, a fim de chamar a atenção para a problemática dos assuntos abordados. o Ilhéus q 5/12 a 8/12 $ Grátis s www.forumbaianolgbt. blogspot.com @ forum_glbt_ba@yahoo.com.br r Fórum Baiano de Grupos LGBT/ Grupo Saphos LGBT/ ARCROETSULBA/ NEPSI

54   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


tradição

pedagogia

Memorial do Caruru do antigo mercado de Santa Bárbara homenageia a entidade

O cenário da arteeducação na Bahia é tema de seminário em Santo Amaro

Representando umas das genuínas tradições baianas, instituída pelos antepassados africanos desde o final do século XIX, comerciantes e lideranças culturais mantêm a distribuição do caruru dedicado a Santa Bárbara, sincretizando o orixá Iansã do candomblé. O evento também homenageia lideranças populares que se tornaram ícones da manutenção das heranças de matriz africana e que ajudaram na promoção das edições anteriores do evento. o Casa do Benin (Pelourinho) q 6/12, 18h $ 3 @ culturapopular@bol.com.br r Núcleo de Cultura

O Seminário da Arte-Educação na Bahia promove discussões acerca da produção pedagógica com foco nas artes nas escolas e comunidades, assim como os programas governamentais e seus efeitos na prática, tendo como principal público o professor. No evento, participantes encontram alternativas para seguir o sonho de ser artista ou profissional da educação. o Teatro Dona Canô (Santo Amaro) q 12/12, 15h $ 10 e 5 t 71 8219-4818 @ fredericodaluz@msn. com r Frederico da Luz

Popular da Bahia/ Comissão Permanente do Caruru de Santa Bárbara/ Projeto Memória Viva com Arte

E  55

EVENTOS  


sábado

1

q 1/12, 20h $ 20 e 10 t 71 3329-2418 s www.teatrogamboanova.com.br r Maluf Produções

3

segunda

Festa de Encerramento Finalização do ano letivo com alunos da Escola Cooperativa de Santo Amaro. o Teatro Dona Canô (Santo Amaro) q 3/12 e 4/12, 18h $ Grátis t 75 3241-2444 r Escola Cooperativa de Santo Amaro Bem Saudável  Evento voltado para o lazer e aos benefícios para a saúde. o Anexo da Igreja São Jorge (Jardim Cruzeiro) q 1/12, 9h às 17h $ Grátis t 71 8765-6815 s www. bemsaudavel2012.wordpress.com @ www.bemsaudavel2012@gmail.com r Alunos de Produção Cultural da Fábrica Cultural/ Associação Fábrica Cultural bagageryer spielberg/genilson coutinho

9

domingo

Memória, Cultura e Cidadania – Dia do Arquiteto na Bahia Evento em homenagem a Lycia Conceição Alves (1904-2005), primeira arquiteta da Bahia, pela passagem dos 80 anos de formatura. o Travessa Mário (Politeama) q 9/12, 9h $ Grátis @ miguelsantana@bol.com. br r Memorial Lycia Conceição Alves/ Centro de Estudos Miguel Santana

20

quinta Clube da Terceira Idade  A transformista Bagageryer Spielberg anima comemoração para finalizar 2012 com os maiores de 60 anos e convidados. o Teatro Gamboa Nova

Bazar Natalino  Evento beneficente com venda de artesanato, bijuterias, bordados, roupas e comidas. o Igreja Batista Nazareth (Nazaré) q 20/12, 14h às 19h t 71 9157-1307

56   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


intervalo

E  57

EVENTOS  

Vanessa Ramos vanessaramosvsr.wix.com/fotografia flavors.me/vanessasramos


valorização

Prêmio Nacional de

FOTOGRAFIA

pedro david

editais

PIERRE VERGER 2012/2013 Em 5ª edição, o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger é um dos maiores concursos para trabalhos fotográficos do Brasil e concede um dos maiores prêmios financeiros para artistas desta linguagem no país. O certame objetiva incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica brasileira, conferindo premiação a um conjunto de obras de temática e técnica livres. Além de condecoração no valor de R$ 30 mil, o selecionado receberá apoio financeiro para a realização de uma exposição individual em

leonardo costa braga

58   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


leonardo costa braga

folia

Salvador e para a publicação de um catálogo com o ensaio, num investimento total de R$ 60 mil. O edital, realizado de dois em dois anos, é aberto para fotógrafos brasileiros ou estrangeiros com situação de permanência legalizada, residentes em qualquer estado do país, maiores de 18 anos, que devem apresentar um projeto ainda não premiado no Brasil nem no exterior.o FUNCEB ou via Correios q 10/12 a 8/3/13 $ Grátis t 71 3324-8519 s www.fundacaocultural. ba.gov.br r FUNCEB/ SecultBA

Últimos dias do cadastramento de artistas para o Carnaval do Pelô 2013 Artistas e grupos musicais, instituídos como ou representados por pessoas jurídicas, podem se inscrever para seleção das atrações que vão compor a programação do Carnaval do Pelô 2013. Serão contratadas até 73 apresentações que vão se espalhar pelos Largos do Pelourinho, Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro d’Água, além de pelas ruas do bairro, formando a diversidade de manifestações culturais da folia. o CCPI ou via Correios q Até 15/12 $ Grátis s www. cultura.ba.gov.br r CCPI/ SecultBA

leonardo costa braga

P   59

EDITAIS E PRÊMIOS 


imprensa

Prêmio Sebrae de Jornalismo 2013 vai distribuir R$ 95 mil O concurso inscreve reportagens promovidas em mídias tradicionais de todo o país durante o ano de 2012, com pautas ligadas aos seguintes temas: empreendedorismo, cooperação, competitividade, inovação, inclusão produtiva, sustentabilidade, políticas públicas e gestão empreendedora nos pequenos negócios. Serão distribuídos R$ 95 mil para os vencedores da categoria máster Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo e de mais outras oito modalidades. q Até 21/1/13 s www.premiosebraedejornalismo.com.br r SEBRAE/ Revista Imprensa/ Fenaj/ Intercom

Prêmio Nacional de Novelas Históricas Objetiva divulgar fatos de grande importância para a história da Bahia, tornando-os mais conhecidos pelos cidadãos, premiando com R$ 10 mil cinco novelas inéditas, além de um sexto contemplado com Menção Honrosa e publicação. o FPC ou via Correios q Até 28/12 $ Grátis s www.fpc.ba.gov.br r FPC/ SecultBA Programa de Bolsas de Tradução e Publicação de Reedições O Ministério da Cultura, por meio da Fundação Biblioteca Nacional, investe mais de R$ 12 milhões para a divulgação de obras brasileiras no mercado internacional. Os recursos serão oferecidos a editoras estrangeiras e para bolsas de tradução e publicação. q Até 31/12 $ Grátis s www.bn.br r FBN/ MinC II Concurso Literário Ebenézer Com o tema “Até aqui nos ajudou o Senhor”, objetiva despertar o interesse das pessoas pela arte e cultura, através da produção literária. o Via e-mail q Até 28/2/13 $ 5 s www.concursoliterarioebenezer. blogspot.com @ concursoebenezer@ hotmail.com r Leandro de Assis/ Fernando Macedo

60   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


intervalo Tatti Carvalho  tatticarvalho@gmail.com

P   61

EDITAIS E PRÊMIOS 


oralidade

culturas

Histórias de Mãe IlzaMukalê Mukalê órias de Mãe Ilza são registradas paradifundir difundir egistradas para tradiçõesdo do Candomblé tradições Candomblé

O projeto Mãe Ilza Mukalê pretende difundir a tradição oral do Candomblé Angola-Congo a partir das narrativas da líder religiosa do Terreiro de Matamba Tombenci Neto, na comunidade do Alto da Conquista, do município de Ilhéus. Histórias centenárias da

62   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


cultura negra serão contadas e registradas em rodas de conversa com participação do público e de outros palestrantes convidados, trabalhando oralmente elementos da nação angola do candomblé, como lendas dos inkices, danças, músicas, culinária, indumentária, conhecimentos sobre a natureza, medicina tradicional, dentre outros temas. O objetivo da iniciativa, através do compartilhamento dos saberes de Mãe Ilza – uma das mais expressivas lideranças da nação angola-congo no país –, é produzir uma cartilha com DVD, a fim de oferecer conteúdos para a aplicação da Lei Federal 10.639, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e particulares. O projeto é apoiado pelo Edital de Culturas Identitárias, do Centro de Culturas Populares e Identitárias e Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia. o Terreiro de Matamba Tombenci Neto (Ilhéus) q 1/12, 14h;

publicações

Mapeamento apresenta a primeira lista de terreiros de candomblé do interior da Bahia Saiu o primeiro mapeamento dos terreiros de candomblé do Recôncavo e do Baixo Sul. O trabalho começou em 2008 e percorreu 33 cidades onde foram identificados 536 terreiros. Os dados devem fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas de fortalecimento e valorização das comunidades religiosas afro-brasileiras. Santo Amaro é a cidade com maior número de terreiros, total de 60. O trabalho foi realizado pela Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

7/12, 19h; 8/12, 14h; 14/12, 19h; 15/12, 14h s www.maeilzamukale.blogspot. com r Terreiro de Matamba Tombenci Neto/ Organização Gongombira de Cultura e Cidadania

A  63

CULTURAS POPULARES E IDENTITÁRIAS  


1

Oyá Mesi  O terreiro realiza sessão ritual com o caboclo Sultão das Matas, no bairro de Coutos. o Ilê Axé Oyá Mesi q 1/12, 17h t 71 3397-2330 Bamburucema  O ritual festivo rende homenagens ao inquice em terreiro no bairro de Portão, Lauro de Freitas, onde a comunidade recebe amigos e convidados. o Terreiro São Jorge Filhos da Gomeia q 1/12, 19h t 71 3369-2085

domingo

5

quarta

Nzazi  O inquice é celebrado em comunidade de terreiro, no bairro de Portão, Lauro de Freitas. o Terreiro São Jorge Filhos da Gomeia q 5/12, 14h t 71 3369-2085

6

quinta

2

Oyá  Realização de ritual festivo em homenagem ao orixá patrono da casa, em Pituaçu. o Ilê Asé Iansã Okutainã q 2/12, 16h t 71 3461-1710 Yemanjá  Terreiro convida a comunidade para a celebração em homenagem ao orixá, em Lauro de Freitas. o Ilê Axé Opô Aganju q 2/12, 19h t 71 3378-2972

Oxossi  A comunidade do Aganju realiza cerimônia para o orixá caçador. o Ilê Axé Opô Aganju q 6/12, 20h t 71 3378-2972

carybé dingbats/danilo carvalho

sábado

8

sábado

Yabás  A comunidade de Praia Grande (Subúrbio Ferroviário) participa da festa dedicada aos orixás femininos. o Ilê Axé Omin Ewá q 8/12, 20h t 71 3397-5497 Mokambo  Terreiro localizado no Trobogy celebra o inquice Bambu-

64   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


rucema e convida a comunidade. o Terreiro Mokambo q 8/12, 20h t 71

sábado

3360-6668

domingo

9

Ipeté  Terreiro em Lauro de Freitas realiza a tradicional cerimônia do orixá Oxum. o Ilê Axé Opô Aganju q 9/12, 19h t 71 3378-2972

segunda

10

Aganju  Comunidade do terreiro realiza ritual festivo dedicado a Iroko e Apaoká. o Ilê Axé Opô Aganju q 10/12, 20h t 71 3378-2972

quinta

13

Omin Dá  O terreiro convida para o xirê seguido da entrega do Presente de Oxum. o Ilê Axé Omin Dá q 13/12, 19h t 71 3248-3891 Bankoma  O 3º Encontro Mauanda Bankoma reúne atividades sociais desenvolvidas no Terreiro São Jorge Filhos da Gomeia. o Largo Tereza Batista (Pelourinho) q 13/12, 20h $ Grátis t 71 3369-2085 s www.afrobankoma.blogspot.com.br r Bloco Afro Bankoma

15

Oyá  O orixá regente dos ventos é reverenciado com muita animação e participação de devotos e simpatizantes. o Ilê Axé Oyá Mesi q 15/12, 17h t 71 3397-2330

domingo

16

Obá Toni  Terreiro no bairro do Engenho Velho da Federação rende suas homenagens ao orixá Xangô. o Ilê Axé Obá Toni q 16/12, 20h t 71 3203-6396

sábado

29

Mokambo  Terreiro localizado no Trobogy celebra o inquice Ngongá, ancestral da linhagem de Lemba, responsável pela prosperidade. o Terreiro Mokambo q 29/12, 20h t 71 3360-6668

segunda

31

Mokambo  Terreiro realiza a cerimônia da Sacurupemba (limpeza) de final de ano para renovar as energias. o Terreiro Mokambo q 31/12 t 71 3360-6668

A  65

CULTURAS POPULARES E IDENTITÁRIAS  


fundação cultural Rua Guedes de Brito, nº14, Pelourinho t 71 3324-8500

nias filho  Praça José de Almeida Alcântara, Centro, s/n, Itabuna/BA. t 73 3211-6429

espaços culturais — secult

centro de cultura amélio amorim Av. Presidente Dutra nº 2222, Capuchinhos, Feira de Santana/BA. t 75 36224684

escola de dança da funceb  R. da Oração, nº 1, Terreiro de Jesus, Pelourinho. t 71 3116-6644 casa da música Parque Metropolitano do Abaeté, Itapuã. t 71 3116-1511 cine-teatro solar boa vista  Pq. Boa Vista de Brotas,Engenho Velho de Brotas. t 71 3116-2108/ 2109 espaço cultural alagados  R. Direta, Uruguai. t 71 3117- 6518 Espaço Xisto Bahia R. Gal. Labatut, 27, Barris. t 71 3117-6156 cine-teatro centro cultural plataforma Praça São Braz, s/n, Plataforma. t 71 3117-8106 teatro do iceia R. Thales de Freitas, s/n, Barbalho. t 71 3117-1520 interior e região metropolitana de salvador — funceb centro de cultura acm  Praça Duque de Caxias, s/n, Jequié/ BA. t 73 3527-5256 centro de cultura ado-

centro de cultura de alagoinhas  R. Luiz Viana, s/n, Alagoinhas/ BA. t 75 3421-5608 centro de cultura camillo de jesus lima  Av. Rosa Cruz, 45, Bairro Recreio, Vitória da Conquista/BA. t 77 3424-3006/ 4725 centro de cultura joão gilberto  R. José Petitinga, s/n, Juazeiro/BA. t 74 3611-4322 centro cultural lauro de freitas  Praça João Thiago Santos, Centro, Lauro de Freitas/BA. t 71 3288-8350 centro de cultura de porto seguro  R. Quinze de Novembro, s/n, Bairro Pacata, Porto Seguro/BA. t 73 3288-1388 centro de cultura olívia barradas R. Maestro Barrinha, s/n, Graça - Valença/Ba t 75 3641-3594 teatro dona canô  R. do Imperador, 142, Cais de

Araújo Pinho, Santo Amaro/BA. t 75 3241-1298 casa de cultura de mutuípe  Av. Dr. Bartolomeu Chaves, 95, Centro, Mutuípe/ BA t 75 3635-1457 centro cultural de guanambi  R. Manoel Bandeira, s/n, Centro, Guanambi/Ba t 77 34519267 secretaria de cultura Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro t 71 3103-3400 / 3434 fundação pedro calmon (fpc)  Av. Sete de Setembro, n° 282, Ed. Brasilgas, 5º a 8º andar, Centro. t 71 3116-6911 instituto de radiodifusão da bahia (irdeb) R. Pedro Gama, 413/E, Alto do Sobradinho, Federação. t 71 3116 7361/ 7444 instituto do patrimônio artístico e cultural (ipac)  R. 28 de Setembro, 15, Centro Histórico de Salvador. t 71 3117-6480 diretoria de museus (ipac)  Av. Sete de Setembro, 1330, Campo Grande. t 71 3117-6447 pelourinho cultural (ipac)  Lg do Pelourinho, 12. t 71 3117-6456

66   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


palácio da aclamação (cerimonial e museu) Av. Sete de Setembro, 1330, Campo Grande. t 71 3117-6146/ 6147

ighb – instituto geo-gráfico e histórico da bahia  Av. Sete de Setembro, 94A. t 71 3329-4463

conselho de cultura da bahia  Av. Sete de Setembro, 1330, Anexo, Palácio da Aclamação. t 71 3117-6187

instituto mauá – núcleo de acervo artesanal  R. Gregório de Mattos, 27, Pelourinho. t 71 3116-6710

órgãos de turismo

instituto cervantes de salvador  Av. Sete de Setembro, 2792, Ladeira da Barra. t 71 3797-4667

bahiatursa  Centro de Convenções da Bahia, Jardim Armação, s/n. t 71 3117-3000 saltur  Av. Vasco da Gama, 206, Dique do Tororó t 71 3176-4200 fundações e institutos caixa cultural salvador  Rua Carlos Gomes, 57, Centro t 71 3421-4200 fundação casa de jorge amado Largo do Pelourinho, s/n.t 71 3321-0070/ 0122 fundação gregório de mattos  R. Chile, 31, Centro. t 71 3322-1486 fundação pierre verger  Segunda Travessa da Ladeira da Vila América, 6, Engenho Velho de Brotas t 71 3203-8400 fundação salvador convenções e eventos Centro de Convenções da Bahia, s/n, térreo, Jd Armação. t 71 3311-4444

instituto nzinga de capoeira angola R. do Alto da Sereia, 2, 3º andar, Rio Vermelho. t 71 9124-6771 iphan – instituto do patrimônio histórico R. Visconde de Itaparica, 8, Barroquinha. t 71 3321-0133 fundação joão fernandes da cunha Praça Campo Grande, 8. t 71 3328-0522 fundação lar harmonia  R. Dep. Paulo Jackson, 560, Piatã. t 71 3286-7796 goethe-institut / icba Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória. t 71 3338-4700 fundação internacional de capoeira angola (fica)  Av. Carlos Gomes, 111, Edf. Éster de Moura Franco, 5° andar. t 71

3321-7365 associações e centros centro de estudos multidisciplinares em cultura (cult) FACOM/ UFBA, R. Barão de Geremoabo, Campus Ondina. t 71 3283-6198 aliança francesa de salvador  Av. 7 de Setembro, 401, Ladeira da Barra. t 71 3336-7599 associação cultural caballeros de santiago  R. da Paciência, 441, Rio Vermelho. t 71 3334-0241 associação cultural ítalo brasileira dante alighieri  R. General Labatut, nº 62, Barris. t 71 3328-3752 associação dos produtores culturais Av. Manoel Dias, 634, Pituba. t 71 3491-1998 casa da nigeria Rua Portas do Carmos, 26, Pelourinho t (71) 3326 2021 casa de angola na bahia  Pça dos Veteranos, 5, Baixa dos Sapateiros. t 71 3321-4495 casa do benin  R. Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho. t 71 3241-5679 casa da mandinga R. Comendador José Alves Ferreira, 160, Garcia. t 71 3328-5756

N  67

ENDEREÇOS  


centro cultural correios  Pç. Anchieta, 20, Pelourinho. t 71 3321-6665 caixa cultural salvador  R. Carlos Gomes, 57, Centro. t 71 3421-4200 ceao – centro de estudos afro-orientais Pç. Inocêncio Galvão, Nº 42, Largo Dois de Julho. t 71 3322-6742 cepaia – centro de estudos afro-indígenas americanas  Lg do Carmo, 4, Centro Histórico de Salvador. t 71 3241 0840 centro esportivo de capoeira angola joão pequeno de pastinha Forte Santo Antonio Além do Carmo - Rua Barão do Triunfo Forte da Capoeira t 71 3323-0708 coletivo de entidades negras (cen) Ladeira da Independência, s/n, Nazaré. t 71 3321-0833 espaço cultural brasil açu  R. da Misericórdia, 7, loja 2, Praça da Sé. t 71 3266-3099 associação casa de batatinha  R. Gabriel Soares nº 68 Aflitos. t 71 3329-7773 arquivos públicos arquivo público da bahia (fpc)  Ladeira de Quintas, 50, Baixa de

Quintas. t 71 3244-9751 arquivo histórico municipal  R. Chile, 31, Centro. t 71 3322-1486 cine e vídeo Saladearte Cine Vivo Shopping Paseo Itaigara, Rua Rubens Guelli, 135. t 71 3015-6867 sala alexandre robatto  R. General Labatut, 27, Barris.t 71 3116-8100 saladearte aliança francesa  Av. 7 de Setembro, 401, Ladeira da Barra. t 71 3336-7599 saladearte cinema do museu  Museu Geológico. Av. Sete de Setembro, 2195, Corredor da Vitória. t 71 3338-2241 Saladearte Cinema do MAM Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão. t 71 3329-5727 saladearte cine xiv R. Frei Vicente, 12/14, Pelourinho. t 71 3321-1948 saladearte da ufba Av. Reitor Miguel Calmon, Vale do Canela, PAC. t 71 3235-9879 teatro teatro castro alves Pç Dois de Julho, s/n, Campo Grande. t 71 31174899/ 3532-2323 sala do coro (tca)

Pç 2 de Julho, s/n, Campo Grande. t 71 31174883/4884 concha acústica (tca) Ladeira da Fonte, s/n, Campo Grande. t 71 3117-4885 cine-teatro sesc Casa do Comércio. Av. Tancredo Neves, 1109, Pituba. t 71 3273-8732 teatro acbeu  Av. Sete de Setembro, 183, Corredor da Vitória. t 71 3444-4423 teatro da barra  R. Marquês de Caravelas, 50, Barra. t 71 3264-4163 teatro caballeros de santiago  R. Paciência, 441, Rio Vermelho. t 71 3334-0241 teatro dias gomes R. Francisco Ferraro, 53, Nazaré. t 71 3322-5522 teatro diplomata Av. Tamburugy, 474, Patamares. t 71 3367-8882 teatro gamboa nova R. Gamboa de Cima, 3, Gamboa t 71 3329-2418 teatro gregório de mattos  Pç Castro Alves, s/n, Centro. t 71 33222646 teatro do irdeb  R. Pedro Gama, 413 E, Alto do Sobradinho, Federação. t 71 3116-7436

68   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


teatro isba  Av. Oceânica, 2717, Ondina. t 71 4009-3689

teatro vila velha  Passeio Público, Campo Grande. t 71 3083-4600

teatro jorge amado UEC, Av. Manoel Dias da Silva, 2177, Pituba. t 71 3525-9720

theatro xviii  R. Frei Vicente, 18, Pelourinho. t 71 3322-0018

teatro do movimento Escola de Dança da Ufba, Ondina. t 71 3245-6412

teatro gil santana R. Professora Almerinda Dutra, N° 67 - Rio Vermelho. t 71 3489-2917

teatro martim gonçalves R. Araújo Pinho, N° 292, Canela. t 71 32837851/ 7850

teatro monet  R. Ana C. D. Dias, Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas t 71 2201-2100

teatro miguel santana  R. Gregório de Matos, 49, Pelourinho. t 71 3322-1962

bibliotecas

teatro módulo  Av. Magalhães Neto, 1117, Pituba. t 71 2102-1392 teatro molière   Ladeira da Barra ,401. t 71 33367599/ 5259 teatro salesiano  Pç. Conselheiro Almeida Couto, 374, Largo de Nazaré.t 71 3327-0166 teatro sesi rio vermelho  R. Borges dos Reis, 9, Rio Vermelho t 71 3616-7070 teatro sesc/senac  Pelourinho, Largo do Pelourinho, 19. t 71 3324-4520 café-teatro sitorne R. Dep. Cunha Bueno, 55, Rio Vermelho. t 71 3347-7089

biblioteca pública do estado da bahia  R. General Labatut, 27 – Barris t 71 3117-6000 anísio teixeira Avenida Sete de Setembro, 74. Ladeira de São Bento Centro. t 71 3117-6339 reitor edgard santos  R. Porto dos Mastros s/n Itapagipe. t 71 3312-6714 betty coelho  Rua Lavínia Magalhães 42, Boca do Rio t 8103-1688 fernando amarelo de castro  R. da Paciência, 441/ 1º andar, Rio Vermelho. t 71 3334-0241 biblioteca infantil monteiro lobato Praça Conselheiro Almeida, s/n, Couto, Nazaré. t 71 3117-1433

biblioteca manuel querino  R. Gregório de Mattos, nº 29, Pelourinho t 71 3117 - 6384 juracy magalhães jr. R. Borges Reis, s/n, Rio Vermelho. t 71 3116-5360 juracy magalhaes jr – itaparica R. Ruy Barbosa, s/n, Centro, Itaparica / BA. t 71 3631 -1636 biblioteca do mam-ba Av. Contorno s/n Solar do Unhão t 71 3117-6142 biblioteca margarida costa pinto  Av. Sete de Setembro, 2490, Corredor da Vitória. t 71 3336-6081 biblioteca multimídia petró aragão Praça José Anchieta, 12, 1º andar - Pelourinho. t 71 3266-1051 biblioteca do museu eugênio teixeira leal R. J. Castro Rabello, 1, Pelourinho. t 71 3321-9551 biblioteca prometeu itinerante  Rua Lavínia Magalhães 42, Boca do Rio. t 71 8123-0873 biblioteca de extensão  R. General Labatut, 27, Subsolo da Biblioteca Pública do Estado, Barris. t 71 3117-6034 biblioteca pública thales de azevedo  R. Adelaide Fernandes da

ENDEREÇOS  

N  69


Costa, s/n, Costa Azul. t 71 3116-5891 museus mam – museu de arte moderna da bahia  Av. Contorno s/nº, Solar do Unhão. t 71 3117-6132 museu do palácio da aclamação (ipac)  Av. Sete de Setembro, 1330, Campo Grande. t 71 3117-6147 museu abelardo rodrigues (ipac)  R. Gregório de Matos, 45, Pelourinho t 71 3117-6440 museu de arqueologia e etnologia da ufba Terreiro de Jesus s/nº, antiga Faculdade de Medicina, Pelourinho. t 71 3283-5530 mab – museu de arte da bahia (ipac)  Av. Sete de Setembro, 2340, Vitória. t 71 3117-6900 museu de arte sacra da ufba  R. do Sodré, 276, Centro. t 71 3243-6511 museu carlos costa pinto  Av. Sete de Setembro, 2490, Corredor da Vitória. t 71 3336-6081 museu da cidade  Lgo do Pelourinho, 3. t 71 3321-1967 Museu da Misericórdia  R. da Misericórdia, 6 Centro Histórico

t 71 3322-7355 museu etnográfico casa de angola na bahia (mecab)  Praça dos Veteranos, 05, Baixa dos Sapateiros. t 71 3321-4495 museu eugênio teixeira leal/ memorial do banco econômico  R. J. Castro Rabello, 1, Pelourinho. t 71 3321-9551 museu de ex-votos da igreja do bonfim  Pça. do Bonfim, 50, Cidade Baixa. t 71 3316-2196 museu geológico da bahia  Av. Sete de Setembro, 2195, Corredor da Vitória. t 71 3336-3498/ 6689

museu da música brasileira  R. das laranjeiras, 28, Pelourinho. t 71 3321-1596 museu ilê ohun lailai Ilê Axé Opô Afonjá - R. Direta de São Gonçalo, 557, São Gonçalo do Retiro. t 71 3384-6800 palacete das artes rodin bahia  R. da Graça, 284, Graça.t 71 3117-6910 espaço mário cravo (ipac)  Jardim Iracema, s/ nº, Ed. Portal de Pituaçu, Parque Metropolitano de Pituaçu. t 71 3363-4054 museu afro-brasileiro  Terreiro de Jesus - Pelourinho t 71 3283 5540

instituto feminino da bahia  R. Monsenhor Flaviano, 2, Politeama. t 71 3329-5522

forte de santo antônio além do carmo Pça. Barão do Triunfo, Santo Antônio t 71 3117-1488

museu do mosteiro de são bento da bahia  Av. Sete de Setembro, Largo de São Bento, nº 1, Centro. t 71 2106-5203

memorial

museu de azulejaria e cerâmica udo knoff (ipac)  R. Frei Vicente, 3, Pelourinho. t 71 31176388 museu tempostal (ipac)  R. Gregório de Mattos, 33, Pelourinho. t 71 3117-6383

memorial da câmara Pç. Thomé de Souza Pça. Municipal. t 71 33200308 memorial dos governadores  Pça. Thomé de Souza, Palácio Rio Branco, Rua Chile. t 71 3117-6067 /6050 memorial irmã dulce Av. Dendezeiros, 161 Largo de Roma. t 71 3310-1261

70   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


memorial lindembergue cardoso  R. Araújo Pinho, 58 – Canela t 71 3283-7908 memorial do tribunal regional da bahia 1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150. t 71 3373-7151/7154 memorial mãe menininha do Gantois  R. Mãe Menininha, 23 Alto do Gantois, Federação t 71 3331-9231 memorial prof. juliano moreira Avenida Edgard Santos, s/n Narandiba. t 71 3103-3947 galerias galeria pierre verger R. General Labatut, 27 – Barris. t 71 3103-4065 galeria solar ferrão (ipac)  R. Gregório de Mattos, 45, Pelourinho. t 71 3117-6357

t 71 3444-4423 galeria cañizares  Escola de Belas Artes da UFBA. R. Araújo Pinho, 212, Canela t 71 3283-7930 galeria do conselho Av. 7 de Setembro, 1330 (Anexo Palácio da Aclamação), Campo Grande. t 71 3117-6193 galeria da fundação pierre verger  R. da Misericórdia, 9, Loja 1, Praça da Sé. t 71 33212341 galeria fogo das águas  R. Siqueira Campos, 2, Largo da Quitandinham, Barbalho. t 71 3243-1582 galeria atelier marcos rogger  R. das Laranjeiras, 3, Centro Histórico. t 71 3419-0029 galeria do museu de arte sacra  R. do Sodré, Centro. t 71 3243-6511

afrikan art  R. Luis Viana, 10, Ladeira do Carmo, Centro Histórico. t 71 3326-7233

paulo darzé – galeria de arte  R. Dr. Chrysippo de Aguiar, Corredor da Vitória. t 71 3267-0930

alberto alban galeria Trav. Bartolomeu Gusmão, 52, Rio Vermelhot 71 3326-5633

prova do artista R. Bartolomeu de Gusmão, 13, lj 01,Rio Vermelho. t 71 3245-1660

ebec – galeria de arte R. Amazonas, 746, Pituba t 71 3240-4743

mcr galeria de arte Av. Oceânica, 2400, loja 23, Ondina Aparthotel, Ondina. t 71 3203-8118

galeria acbeu  Av. 7 de Setembro, 1883, Vitória.

rv cultura e arte  R.

Barro Vermelho, 32 Espaço Maria Alice, Rio Vermelho t 71 3347-4929 panorama galeria de arte R. Escritor Nelson Gallo, 19, Rio Vermelho t 71 3240-6375 igrejas históricas catedral basílica  Pça 15 de Novembro, s/n, Terreiro de Jesus/Sé t 71 3321-4573 nossa senhora da conceição da praia  R. da Conceição da Praia, s/n, Comércio t 71 3241-2507 nossa senhora do rosário dos pretos  Largo do Pelourinho, Centro Histórico t 71 3241-5781 igreja e convento de são francisco  Praça Anchieta, s/n, Centro Histórico t 71 3322-6430 igreja do senhor do bonfim  Praça Senhor do Bonfim, s/n, Bonfim t 71 3316-2196 nossa senhora da boa viagem  Largo da Boa Viagem, s/n, Boa Viagem t 71 3314-1800 igreja da piedade Praça da Piedade, Centro t 71 3329-2388 terreiros terreiro do gantois Alto do Gantois, Federação. t 71 3331-9231

N  71

ENDEREÇOS  


Ilê Axé Oju Oyá, R. Flaviano d’Apresentação, 9, Cajaz. 11 t 71 3219-3744 terreiro bate folha Travessa São Jorge, 65E, Mata Escura. t 71 3306-2163 ilê axé ominijá Rua da Jaqueira s/n, Sussuarana Nova t 71 3306-9948 ilê axé oxumaré  Avenida Vasco da Gama, 343. t 71 3237-2859 ilê axé oyá  Conj Pirajá I, VL2, Caminho 31, Casa 5. t 71 3391-3859 ilê axé oyá mesi  R. Conceição do Jacuípe, 7, Coutos. t 71 3397-2330 ilê axé opô ajagunã Jd. dos Diamantes, 14, Areia Branca, Lauro de Freitas. t 71 3291-8631 ilê obá toni  Ladeira da Paz, 29, Engenho Velho da Federação. t 71 3203-6396 ilê ominguian Alto da Bela Vista s/n, Ponta de Areia, Itaparica t 71 8831-2566 terreiro vila são roque  R. Direta do Beiru, 884 E, Tancredo Neves. t 71 3461-2790 terreiro do alaketu R. Luís Anselmo, 67, Matatu. t 71 3382-5093

ilê ase babá ominguian  Av. Beira Mar - São João de Manguinhos / Ilha de Itaparica. t 71 3631-3340 onzó amazi d’unzambi Travessa Esperança, 70 E, Largo do Tanque. t 71 3304-0470 ilê axé yá nidé opá Rua Petronilia Dercia s/n, Boca da Mata de Valéria t71 3301-9761 ilê asé iansã okutainã Rua Lagoa Bela, 4, Pituaçu t 71 3461-1710 ilê axé omin ewá  R. Nova Aliança, 505, Praia Grande. t 71 3397-4651 terreiro alá omin axé R. Dique Pequeno, 3, Vasco da Gama. t 71 3383-1364 Ilê Axé Oyá Onirê Omó Obá R. José Cardoso, quadra G, lote 2, Itinga Lauro de Freitas (BA). t 71 8348-8418 ilê axé maroketu  R. Antonio Viana, 65, Cosme de Farias. t 71 3276-3116 ilê axé odé oluami  Travessa Manuel Rangel, 49 Vila Matos t 71 3247-8584 ilê axé opô afonjá  R. Direta de São Gonçalo, 557, Cabula. t 71 3384-3321 ilê axé orumin  R. Saldanha Marinho, casa 6, travessa 2 de julho, Caixa D’água. t 71 3233-0253

ilê axé oyá deji  R. Egito, 8 E, Nova Canaã, Paripe. t 71 3217-5497 terreiro ibá oji tundê Lot. Antonio Moisés, Conjunto ACM, Cabula 1. t 71 9911-7314 egbé ewé mimó  Estrada do Coco km 26, Cond. Mar e Rios, Qd. A, lote 12, Arembepe t 71 3624-2461 ilê axé ogun sidê  R. Nova Constituinte s/n Periperi t 71 3307-6702 ilê axé jitolobi  Rua Prisco Paraíso, 478, Coqueiro, Araci/ BA t 75 3266-2392 terreiro de matamba tombenci neto  Av. Brasil, 485, Bairro da Conquista, Ilhéus/Ba t 73 3086-1871 Ilê Axé Onicofá Bominjá Alameda 52, 159, Bairro: Santo Inácio t 71 3391-7613 terreiro mokambo  Rua Heide Carneiro, 89, Vila 2 de Julho/ Trobogy. t 71 3360-6668 ilê axé abassá de ogum  1ª Travessa Luis Viana Filho, 17, Nova Brasília de Itapuã. t 71 3285-1769 Ilê Axé Dewaleji – Rua Freitas Henrique de Baixo, 121, Baixa Quintas t 71 3382-2332 outros espaços academia de letras da bahia  Av. Joana Angélica, 198, Nazaré. t 71 3321-4308

72   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


acervo de arte popular  R. Gregório de Matos, 41, Pelourinho. t 71 3117-6357 afoxé filhas de olorum  R. do Passo, 12 térreo, Centro. t 71 8152- 0726 casa do teatro popular  R. Carlos Gomes, 897, Centro.t 71 3329-0015 casa da photographia R. Padre Feijó, 442, Canela. t 71 3491-3906 centro cultural ensaio  Av. Leovigildo Filgueiras, Ed. Pêssego, 58, Garcia.t 71 3328-3628 conselho de cultura da bahia (Anexo ao Palácio da Aclamação) Av. Sete de Setembro, 1330, Campo Grande t 71 31176190/6187 espaço cultural raul seixas/ sindicato dos bancários  Av. 7 de Setembro, 1001, Mercês. t 71 3329 -2333 escola picolino  Av. Otávio Mangabeira, s/n, Pituaçu. t 71 3363-4069 gabinete português de leitura  Praça da Piedade, s/n, Centro. t 3329-5758 sated  Avenida Sete de Setembro, 89, sala 214, Edifício Oxumaré, Centro. t 71 3322- 2098

sindicato dos músicos profissionais do estado da bahia Praça da Sé, 398, Ed. Themis, sagas 614/15 – 6º andar. t 71 3322-1518 org. de permacultura e arte  R. do Passo, 62, Santo Antônio t 71 3241-6204 armazém cenográfico R. Dr. Augusto Lopes Ponte, Portão Stiep, s/nº. t 71 3116-9140 cepa- círculo de estudo, pensamento e ação  R. Souto D’Álva, 98 Barbalho t 71 3242-0502 centro esportivo de capoeira angola-mestre faísca  R. Raimundo Viana, 61 E, Rio Vermelho t 71 3345-2311 nova acrópole Alameda Florença, 108, Pq. Júlio Cesar, Pituba t 71 33544878 espaço cultural e livraria café cogito Rua General Labaut, 137, sala 13, Barrist 71 3013-8991 // INTERIOR galerias atelier dalí  R. do Triunfo 248, Centro - Vitória da Conquista. t 77 3083-0354 oficina de artes de araci  R. Francisco Xavier, 100, Centro – Araci. t 75 9121 3493

teatros teatro municipal de ilhéus  Pça. Dom Eduardo, s/nº, Centro. Ilhéus/BA. t 73 3231-7264 centro de cultura maestro miro R. Itacarambi, s/nº, MochilaI - Feira de Santana. t 75 3614-8410 teatro do centro de diretores lojistas (cdl)  Praça Monsenhor Renato Galvão, 173, Centro - Feira de Santana. t 75 3602-3636 teatro do centro universitário de cultura e arte (cuca)  R. Conselheiro Franco, 66, Centro - Feira de Santana. t 75 3221-9766 teatro cidade do saber  R. do Telégrafo, s/n, Bomba - Camaçari. t 71 3644-2777/ 1631 centro cultural dannemann  Av. Salvador Pinto, 29, Centro São Félix/BA t 75 3425-2208 centro cultural ciciliano de carvalho  Senhor do Bomfim/ BA t 74 3544-2150 teatro municipal margarida ribeiro  R. José Pereira Mascarenhas, Capuchinhos - Feira de Santanat 75 3625-9533 bibliotecas biblioteca padre josé ENDEREÇOS  

N  73


gomes loureiro  R. Conselheiro Paranhos, 64, Santo Amaro. t 75 3241-1123 casa afrânio peixoto  Praça Afrânio Peixoto, nº 38 Lençóis BA t 75 3334-1728 museus museu de arte contemporânea de feira de santana  R. Geminiano Costa, 255, Centro, Feira de Santana. t 75 3603-7774 casa do sertão  Campus da UEFS, BR 116, Km 3, Novo Horizonte. t 75 3224- 8029 hansen bahia  R. 13 de Maio, 13 – Cachoeira. t 75 3425-1453 recolhimento dos humildes  Convento dos Humildes, Santo Amaro. t 75 3241-4996 museu regional de arte  R. Conselheiro Franco, 66 – Feira de Santana. t 75 3221- 9744 parque histórico castro alves (ipac) Pça. Castro Alves, 106, Centro - Cabaceiras do Paraguaçu. t 75 3681-1102 museu do recôncavo wanderley pinho (ipac) Via Matoim, Enseada de Caboto, s/n – Candeias. t 71 3117-6742 associações e centros

casa dos artistas  R. Jorge Amado, 39, Centro – Ilhéus. t 73 3634-5818 centro universitário de cultura e arte (cuca)  R. Conselheiro Franco, 66, Centro - Feira de Santana. t 75 32219766 cineclube da uefs  Campus UEFS – Feira de Santana. t 75 3224-8004 instituto dos artistas de teatro do baixo-sul  R. Josino Emídio do Rosário, 181, Tento – Valença. t 75 3641-0664 centro cultural dannemann  Av. Salvador Pinto, 29, Centro – São Félix. t 75 3438-4308 memorial hansen bahia  Museu do Carmo – Pça. da Aclamação, Cachoeira/BA fundação cultural de ilhéus  R. Jorge Amado, 21, Centro – Ilhéus. t 73 3634-8986 casa de samba de santo amaro  Solar Subaé, R. do Imperador, nº 1 – Santo Amaro igrejas históricas nossa senhora do rosário  R. Lion Clube, 3, Centro, Cachoeira . t 75 3425-3179 divino espírito santo  Pça. da Matriz, s/n,

Centro, Camaçari . t 71 3623-1598 nossa senhora das candeias  Tv. Presidente Kennedy, 7, Centro, Candeias. t 71 3601-0336 nossa senhora do bom sucesso  Pça. Senador Temistocles, 317, Centro, Cruz das Almas. t 75 3621-4021 santíssimo sacramento  Av. Santo Antônio dos Navegantes, s/n, Centro, Itaparica t 71 3631-1243 santo amaro de ipitanga  Pça. João Tiago dos Santos, s/n, Centro, Lauro de Freitas .t 71 3287-3445/ 3288-6765 sagrada família jesus, maria, josé   R. Frei Godofredo Raulf, 02, Centro, Madre de Deus. t 71 3604-1034 são bartolomeu Pça. da Matriz, 13, Centro, Maragogipe. t 75 3526-1027 são pedro  R. Anfilófio de Castro, 25, Centro, Muritiba. t 75 3424-2055 nossa senhora de oliveira  Pça. da Matriz, s/n, Oliveira dos Campinhos (St° Amaro). t 75 3208-1123 nossa senhora do carmo  Pça. da Matriz, Centro, Salinas da Margarida. t 75 3659-1014

74   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


Foto: Dayse Cardoso

Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança 2013

escola de dança da funceb

Inscrições gratuitas 14 a 18 de janeiro de 2013, 8 às 13 horas Na sede da Escola de Dança da FUNCEB Pré-requisitos: ensino médio completo ou em conclusão. É preciso, também, ter aptidão para a dança, razão pela qual os inscritos passarão por uma seleção para ocupação das 60 vagas disponíveis. Documentos necessários: Foto 3x4 + Xerox do RG

Realização:

Com duração de dois anos e meio, o curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e já formou 22 turmas de novos profissionais que vêm contribuindo para a produtividade do cenário da dança da Bahia. Os jovens desenvolvem habilidades diversas que possibilitam a atuação profissional de forma ampla, como dançarinos, intérpretes, produtores, coreógrafos-criadores e multiplicadores em dança, numa formação de caráter integral e contemporâneo. Escola de Dança da FUNCEB Rua da Oração, nº 1, Terreiro de Jesus – Pelourinho 71 3116-6642/ 3116-6643 ENDEREÇOS     75 escola.danca@funceb.ba.gov.br

N


76   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


Agenda Cultural Bahia DEZ2012