Issuu on Google+

– fundação cultural do estado da bahia funceb

G R AT U I T O

fevereiro 2012

CARNAVAL DO FOLIÃO PIPOCA Opções para curtir a maior festa de rua do mundo de graça


jaques wagner albino rubim adalberto santos carlos paiva arany santana nehle franke ubiratan castro frederico mendonça lia robatto

Governador do Estado da Bahia Secretário de Cultura (secult) Superintendente de Cultura (sudecult) Superintendente de Promoção Cultural (suprocult) Diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) Diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (funceb) Diretor da Fundação Pedro Calmon (fpc) Diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (ipac)

Presidente do Conselho de Cultura da Bahia

FUNCEB:  Diretoria de Artes: Alexandre Molina Artes Visuais: Luciana Vasconcelos Audiovisual: Sofia Federico Circo: Alda Souza Dança: Matias Santiago Literatura: Milena Britto Música: Cassio Nobre Teatro: Elisio Lopes Jr.

A Agenda Cultural Bahia está aberta para divulgar eventos ou trabalhos artísticos. Envie seu material para a edição de março de 2012. Para a versão impressa, até 5 de fevereiro. Conteúdos enviados após esta data entram apenas no site. Para a seção INTERVALO envie seu trabalho no formato 10 x 15 cm e em 300dpi. Contato: agendaculturalbahia@gmail.com ou telefax 71 3116-6783 EXPEDIENTE:  Editora: Paula Berbert Subeditora/Coordenadora: Mariana Diniz Redatores: Caio Cruz, Marcos Rodrigues, Maria Vasconcelos, Taciana Teles e Vera Violeta Produtores: Aloísio Menezes e Antonina Pereira Projeto Gráfico: Estúdio Quimera Projeto Editorial: Ana Paula Vargas Direção de Arte: Edileno Capistrano Filho Design: Nila Carneiro Agenda Online: Tiago Bugarin Coordenador de Distribuição: Ronaldo Oliveira Distribuição: Equipe de transporte Impressão: EGBA Tiragem: 20.000 exemplares Capa e 3ª capa: Edileno Capistrano Filho Fundação Cultural do Estado da Bahia ­— Rua Gregório de Mattos, nº29, Pelourinho Salvador / BA. CEP 40.025-000 71 3116-6658 progr amaç ão sujeita a alter ações v e n d a p r o i b i d a // f o t o s n ã o c r e d i t a d a s : d i v u l g a ç ã o a funceb não é responsável pel as informações fornecidas pelos representantes das ações divulgadas, nem pelos serviços prestados por el as.

2   CARNAVAL DA PIPOCA


editorial fevereiro Fevereiro é mês de Carnaval e a Agenda Cultural Bahia destaca opções para os foliões curtirem a festa sem gastar nada: trios independentes, Carnaval do Pelourinho e festejos em bairros estão na lista. Na seção Mestres da Cultura, uma homenagem a Aroldo Macêdo, um dos nomes que fazem o nosso Carnaval ser o mais popular do mundo. Mas este mês não é só do Rei Momo: prova disso é a editoria de Teatro, que bateu recorde na história desta publicação, com 16 páginas de espetáculos de palco, teatro de rua, teatro amador e eventos diversos que dão uma mostra da produtividade do Teatro da Bahia. É também dá área de Teatro o espetáculo Deus e o Diabo na Terra do Sol – em Memória de Glauber, que inicia projeto de circulação por 13 cidades do sertão baiano, numa homenagem a Glauber Rocha. Outro destaque que se realiza no interior é o Festival de Intervenções Artísticas do Recôncavo (FIAR), um encontro de redes de Artes Visuais em Cachoeira e São Félix. Há ainda a 2ª edição do Festival Cultural de Rua da Ilha de Itaparica, reunindo ações de circo, dança, música, artesanato e artes plásticas com artistas locais e de outros países. Em Salvador, a 1ª edição do Ação Poética nas Comunidades acontece no Solar do Unhão. Tem também o DIGITALIA – Congresso Internacional de Música e Cultura Digital, que, além de promover atividades de formação, traz a Salvador o show do paulista Criolo. Em Manifestações da Cultura Popular, conheça o Macutum Zezê de Mucugê. Nas páginas de Intervalo, as imagens retratam o “Fevereiro das Águas”, neste mês em que Iemanjá é reverenciada.

12 artes visuais 20 cine e vídeo 22 dança 24 literatura 28 música 34 teatro 52 infantil 58 cursos… 66 eventos 70 editais 74 cultos afro 78 endereços

www.agendacultural.ba.gov.br @AgendaCultBahia facebook.com/agendaculturalbahia

MATÉRIA DE CAPA  3


carol garcia / secom

4   CARNAVAL DA PIPOCA


CARNAVAL DA PIPOCA O Carnaval de Salvador deste ano comemora o centenário do nascimento do escritor Jorge Amado – autor que mostrou ao mundo a cultura popular da Bahia em que nasceu e que contribuiu para fazer desta terra um lugar famoso em todo o planeta. É na capital deste estado retratado nas páginas de Jorge que acontece a maior festa de rua do mundo: são seis dias de folia, de quinta a terça-feira, reunindo cerca de 2 milhões de pessoas e mais de 200 entidades em quatro circuitos oficiais – Osmar (Centro), Dodô (Barra-Ondina), Batatinha (Praça Municipal) e Pelourinho –, além do Carnaval de Bairros. Nesta programação tão extensa, com opções variadas em muitas horas de alegria, para públicos de distintos gostos e idades, o lugar da diversidade e da democracia tem sido requisitado e ampliado ano após ano. Dá para curtir blocos, camarotes e muitas festas fechadas. Mas também é possível se divertir muito sem gastar nada. o Ruas de Salvador q 16/2 a 21/2 $ Grátis s www.carnaval. salvador.ba.gov.br r Conselho Municipal do Carnaval/ SALTUR/ Prefeitura Municipal de Salvador/ Bahiatursa/ SecultBA/ Governo do Estado da Bahia

MATÉRIA DE CAPA  5


ABERTURA DO CARNAVAL Uma das maiores estrelas do Carnaval baiano, a banda Chiclete com Banana faz o desfile oficial de abertura da folia momesca: e vai ser num trio elétrico sem cordas, no circuito Osmar, na noite de quinta-feira. Na Praça Municipal, o prefeito João Henrique entrega as chaves da cidade ao Rei Momo, rainha e princesas. Já no Largo do Pelourinho, um show em homenagem à Guitarra Baiana marca o início da folia no Pelô, a partir das 20h30, festejando o aniversário de 70 anos do “pau elétrico”. No palco, se encontram desde músicos que fizeram e ainda fazem parte da história do Carnaval da Bahia, como Armandinho, até novos nomes que propõem releituras e atualizações no uso da guitarra baiana, como BaianaSystem, Retrofoguetes e Julio Caldas. O show conta, ainda, com Aroldo Macedo e cerca de 10 jovens, de 10 a 20 anos, da Escola de Guitarra Baiana Osmar Macedo, mostrando que o instrumento que deu fama ao trio elétrico e ao Carnaval baiano está ganhando fôlego nas novas gerações.

6   CARNAVAL DA PIPOCA


TRIOS INDEPENDENTES DO CARNAVAL PIPOCA Nos circuitos Dodô e Osmar, de sexta a terça-feira, os foliões-pipoca podem acompanhar 20 desfiles (quatro por dia, dois em cada circuito) de trios independentes – cada um deles com três artistas e/ou grupos no comando do som. As atrações foram selecionadas através de uma chamada pública, com uma curadoria especializada que avaliou propostas de toda a Bahia. A escolha prioriza a diversificação e a qualificação dos shows apresentados sobre os trios, colocando nas ruas apresentações que representam as dimensões da música baiana. A programação pode ser consultada no site da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) – www. cultura.ba.gov.br –, que realiza este programa. Além disso, a Prefeitura Municipal de Salvador, empresas privadas e artistas também promovem entidades que desfilam sem cordas. Para 2012, a Banda Eva, com Saulo Fernandes, Jammil, Timbalada e Carlinhos Brown, Psirico, Pablo do Arrocha, Tuca Fernandes, Moraes Moreira e o tradicional trio de Armandinho, Dodô & Osmar são alguns dos nomes que vão atravessar as avenidas em desfiles especialmente voltados para a pipoca.

MATÉRIA DE CAPA  7


CARNAVAL DO PELOURINHO Também através de seleção pública, 53 artistas e bandas fazem parte da grade do Carnaval do Pelourinho, que, entre as novidades deste ano, vai utilizar também a Praça das Artes – durante a manhã, com uma programação voltada para o público infantil; à noite, com shows de reggae. As apresentações ainda ocupam os largos Tereza Batista (pop-rock, afro-pop, axé, hip-hop, black music e world music), Pedro Archanjo (orquestras, axé, afro e pagode), Quincas Berro d’Água (samba, pagode e afoxé) e Largo do Pelourinho (diversos estilos). Além disso, a partir de sexta-feira, a cada dia um ritmo diferente ditará o clima da festa, abrindo as apresentações da noite no Largo do Pelourinho. Vai ter Gereba e convidados, num show de forró em homenagem ao centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga; vai ter uma noite do samba em homenagem a Riachão, que sobe ao palco ao lado das cantoras Juliana Ribeiro, Clécia Queiroz e Claudete Macedo; também tem uma noite das orquestras, com apresentações da Rumpilezz, Orquestras de Fred Dantas e do Maestro Reginaldo; e ainda uma noite destinada ao ritmo característico do Pelourinho, a percussão, num espetáculo com direção musical de Jorge Sacramento, que promove um encontro entre a velha guarda da percussão baiana e jovens instrumentistas. O Carnaval do Pelourinho conta ainda desfiles de bandas itinerantes, performances, blocos alternativos e atrações do Carnaval de Maragojipe.

8   CARNAVAL DA PIPOCA


ASSISTA AO DESFILE DOS BLOCOS E AO CARNAVAL OURO NEGRO Ainda que não se tenha adquirido abadás ou fantasias para participar dos desfiles de blocos dentro do espaço de suas cordas, é possível assistir à passagem de grandes artistas da música baiana – e também de atrações vindas de outros estados e países – que comandam este tipo de entidade. Existem lugares propícios para isso: o Farol da Barra e as largas avenidas de Ondina (com seus diversos becos bastante movimentados), o Campo Grande e a Praça Castro Alves são pontos em que os shows tomam força devido, justamente, à concentração de pessoas, ao espaço ampliado, à tradição destes locais e à atenção da mídia. Ao lado dos blocos de trio, blocos alternativos, blocos infantis e blocos de travestidos, estão também os afoxés, afros, de reggae, de percussão, de samba e de índios, uma riqueza que merece atenção especial. O Carnaval Ouro Negro, programa da SecultBA, apoia este ano 127 entidades de matrizes africana e indígena, contribuindo para a sustentabilidade destes blocos e para que estas expressões se mantenham como um dos mais belos elementos do Carnaval de Salvador – uma marca da identidade da Bahia que se espalha nas avenidas em danças, indumentárias, acessórios, turbantes e penteados, no ritmo cadenciado da percussão.

MATÉRIA DE CAPA  9


CARNAVAL DE BAIRROS Cajazeiras, Itapuã, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Piatã e Plataforma são os bairros de Salvador que recebem uma programação em palcos montados para o Carnaval, dando opção para os cidadãos que residem em pontos distantes do Centro para curtir a festa perto de casa. Shows gratuitos, incluindo atrações infantis, acontecem nestes locais. Vale destacar que o palco do Carnaval de Piatã é o cenário do Festival Palco do Rock, que chega em 2012 à sua 18ª edição, inserindo na grade do Carnaval soteropolitano um espaço exclusivo para os amantes do rock’n’roll.

10   CARNAVAL DA PIPOCA


OUTROS CARNAVAIS – MARAGOJIPE Com uma tradição de 180 anos, a festa nesta cidade do Recôncavo possui força e singularidades mantidas pelo povo, sendo reconhecida e registrada como Patrimônio Cultural do Estado da Bahia. Dentre as variadas manifestações singulares do Carnaval de Maragojipe, está a cultura das máscaras, onde maragojipanos e visitantes incorporam suas fantasias, transformando a festa momesca numa propulsão de cores. A programação, que vai de sábado a terça-feira, também inclui apresentações de grupos culturais, orquestras e charangas – mas antes das datas oficiais, acontece o Grito do Carnaval, no domingo anterior, 12/2, e o tradicional desfile do Bloco do Silêncio, na sexta-feira, 17/2.

MATÉRIA DE CAPA  11


artes visuais

redes

3

F I A R PROMOVE TROCAS ARTÍSTICAS NO RECÔNCAVO

12   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


O Festival de Intervenções Artísticas do Recôncavo (FIAR) chega ao seu terceiro ano como um encontro de redes de Artes Visuais no Recôncavo Baiano. A programação inclui intervenções, performances, oficinas, troca de ideias e experimentações de diferentes grupos e artistas independentes de diversas partes do Brasil e também do Desislaciones, uma rede de artistas e coletivos de arte da América Latina. Todos estes participantes atuam como alicerce de redes artísticas em suas localidades – assim, o evento também oportuniza um contexto mais amplo de produção, contatos e intercâmbio. As atividades serão desenvolvidas não apenas nas zonas centrais, mas também nas áreas rurais da região. O objetivo do FIAR é integrar o cenário histórico e cultural do Recôncavo com a produção coletiva contemporânea, buscando se conectar com o modo de vida da população e com os diferentes processos das cidades. o Cachoeira e São Félix q 29/2 a 3/3 $ Sob consulta t 71 9248-6770 s www.FIARbahia.wordpress.com ARTES VISUAIS  

V  13


oportunidade

reequilíbrio

Aberta seleção para cessão de pautas gratuitas nas galerias da FUNCEB

Áurea Madeira apresenta Corpocircuito

A Galeria do Conselho e a Galeria Xisto Bahia recebem propostas de ocupação artística para o ano de 2012. As exposições podem ser individuais ou coletivas, de livre temática, nas seguintes modalidades: arte e tecnologia, assemblage, cerâmica, colagem, desenho, design gráfico (ilustração, humor gráfico e quadrinhos), escultura, fotografia, graffiti, gravura, instalação, objeto, performance, pintura, tapeçaria e videoarte. Os resultados serão divulgados em março. o FUNCEB q Até 13/2 $ Grátis t 71 3116-6953/ 3116-0534 s www.funceb.ba.gov.br @ artesvisuais.funceb@ gmail.com r FUNCEB

A exposição exibe três instalações que utilizam materiais como argila, gesso e cerâmica para compor as obras que retratam a questão do equilíbrio. A artista pretende debater o corpo e sua mobilidade, trabalhando com moldes feitos nela mesma, que se desloca de modo particular devido ao fato de ter tido poliomielite durante a infância. No dia 7/2, a artista e o curador estarão presentes na mostra para conversar com os interessados pelo trabalho. o Galeria do Conselho q Até 26/2, seg a sex, 9h às 17h $ Grátis r FUNCEB

isabel gouvea

14   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


quarta

1

Palacete das Artes Rodin Bahia q Até 23/3, ter a dom, 10h às 18h $ Grátis t 71 3117- 6997 r DIMUS/ IPAC

14 A1  Exposição coletiva reúne artistas de diversos países para aplicar técnicas sobre um suporte em comum: o papel. o RV Cultura e Arte (Rio Vermelho) q Até 11/2 $ Grátis t 71 3347-4929 s www.rvculturaearte.com @ rvculturaearte@ gmail.com r RV Cultura e Arte Afrânio Peixoto  Exposição de títulos honoríficos recebidos pelo autor em países latino-americanos. o Casa Afrânio Peixoto (Lençóis) q 1/2 a 29/2, 8h30 às 12h e 13h30 às 18h $ Grátis t 75 3334-1728 s www.fpc.ba.gov.br @ afrânio. peixoto@fpc.ba.gov.br r FPC Um Olhar do Artista sobre seu Trabalho  Apresenta o resultado de uma pesquisa sobre as obras de Almandrade já expostas no museu, desta vez com novos questionamentos. o Museu de Arte Moderna da Bahia q Até 12/2, ter a dom, 13h às 19h; sáb, 13h às 21h $ Grátis t 71 3117-6139 s www.mam.ba.gov.br @ ascom. mam@gmail.com r MAM-BA Aqui, em 7 Elementos  O artista plástico baiano Bel Borba apresenta exposição que faz alusão a sete grupos diferentes de sua recente produção artística. o

Arquitetura Religiosa da Bahia  Exposição com 75 imagens revela detalhes de igrejas de Salvador e do Recôncavo Baiano. o Museu Tempostal q Ter a sex, 10h às 18h; sáb, dom e feriados, 13h às 17h $ Grátis t 71 3117-6383 r DIMUS/ IPAC Bahia – Litoral e Sertão  Fotografias e postais do século XX abordam a relação entre estas duas regiões do estado. o Museu Tempostal q Ter a sex, 10h às 18h; sáb, dom e feriados, 13h às 17h $ Grátis t 71 3117-6383 r DIMUS/ IPAC Banho Marrom  A artista alemã Sonja Alha��sser expõe trabalhos cuja matéria-prima é o chocolate; há, inclusive, performance em banheira repleta de chocolate. o Museu de Arte Moderna da Bahia q Até 12/2, ter a dom, 13h às 19h; sáb, 13h às 21h $ Grátis t 71 3117-6139 s www.mam.ba.gov.br @ ascom.mam@gmail.com r MAM-BA

ARTES VISUAIS  

V  15


Circuito Internacional de Mail Art  Iniciativa está recebendo propostas de trabalhos, que devem ser enviadas para o endereço: Rua Areal de Baixo, Nº 9, CEP 40.060210, Centro. o Salvador q Até 29/2 $ Grátis s www.fluxus-artproject.

e brasileiros pretende mostrar obras feitas por pessoas de diversas culturas, propondo um intercâmbio artístico. o Museu da Cidade (Pelourinho) q Até 3/2 $ Grátis s www.migrationartexpo.com r Brazilian Endowment for The Arts

blogspot.com

Festas Populares de Salvador  Exposição bibliográfica de materiais referentes ao tema. o Biblioteca Juracy Magalhães Júnior q 1/2 a 29/2,

Nós, os Afrodescendentes  Coleção de fotografias de personalidades negras que marcaram a vida nacional, como Milton Santos, Pixinguinha e outras figuras. o

seg a sex, 8h às 17h; sáb, 8h30 às 13h $ Grátis t 71 3116-5360 s www.fpc. ba.gov.br @ bjmjr.fpc@fpc.ba.gov. br r FPC

Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira q Até 19/2, ter a sáb, 10h às 17h; dom, 13h às 17h $ Grátis t 71 3321-6722 r AMAFRO

Fragmentos: Artefatos Populares, o Olhar de Lina Bo Bardi  Exposição com mais de 800 peças coletadas pela artista em estados nordestinos nos anos de 1950 e 60. o Galeria Solar Ferrão q Ter a sex, 10h às 18h; sáb, dom e feriados, 13h às 17h $ Grátis t 71 3117-6357 r DIMUS/ IPAC Obras de Jorge Amado  Exposição bibliográfica traz os principais títulos do escritor baiano, como Capitães da Areia, Dona Flor e Seus Dois Maridos, entre outros. o Casa Afrânio Peixoto (Lençóis) q

Migration  Exposição coletiva realizada por artistas americanos

1/2 a 29/2, 8h30 às 12h e 13h30 às 18h $ Grátis t 75 3334-1728 s www. fpc.ba.gov.br @ afrânio.peixoto@fpc. ba.gov.br r FPC

16   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


Orixás da Bahia  Exposição do artista plástico Durval Queiroz retrata a religião afrobrasileira. o Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Itaparica) q 1/2 a 4/2, 8h às 17h; sáb, 8h às 12h $ Grátis t 71 3631-1636 s www.fpc.ba.gov.br @ bjmjr.itaparica@fpc.ba.gov.br r FPC Os Processos do Ser  A artista plástica chilena Antuá expõe quinze pinturas com foco no feminino, com cores explosivas e linhas contorcidas. o Teatro Gamboa Nova q Até 26/2, qua a sáb, 16h às 20h; dom, 14h às 18h $ Grátis t 71 3329-2418 s www.teatrogamboanova.com.br r Teatro Gamboa Nova

antuá

Panáfrica  Coleção completa do industrial Cláudio Masella mostra uma África plural e reinventada. o Galeria Solar Ferrão q Ter a sex,

a modernização e as transformações sofridas pela capital. o Museu Tempostal q Ter a sex, 10h às 18h; sáb, dom e feriados, 13h às 17h $ Grátis t 71 3117-6383 r DIMUS/ IPAC Programa Museu Escola  O museu realiza palestras e visitas às salas de exposições para alunos, permitindo a ampliação do conhecimento sobre a história do dinheiro e da Bahia. o Museu Eugênio Teixeira Leal q Ter a sex, 9h às 18h; sáb e dom, 13h às 17h $ Grátis t 71 3321-8023 @ museueugenioeducativo@gmail.com r Museu Eugênio Teixeira Leal

Rubem Valentim  Exposição faz retrospectiva de um dos mestres do construtivismo no Brasil nascido na Bahia, que explora o místico e o antropológico em seus trabalhos. o Museu de Arte Moderna da Bahia q Até 12/2, ter a dom, 13h às 19h; sáb, 13h às 21h $ Grátis t 71 3117-6139 s www.mam.ba.gov.br @ ascom.mam@gmail.com r MAM-BA

10h às 18h; sáb, dom e feriados, 13h às 17h $ Grátis t 71 3117-6357 r DIMUS/ IPAC

Pelos Caminhos de Salvador  Exposição retrata o crescimento, ARTES VISUAIS  

V  17


Sem Com Sequência  Exposição coletiva reúne trabalhos em acrílica sobre tela. o EBEC Galeria de Arte q Até 10/2, seg a sex, 9h às 19h $ Grátis t 71 3240-4743 r EBEC Galeria de Arte

rosemary bastos

Smetak – O Alquimista do Som  Exposição de peças do acervo da família do artista suíço que viveu na Bahia. o Galeria Solar Ferrão q Ter a sex, 10h às 18h; sáb, dom e feriados, 13h às 17h $ Grátis t 71 3117-6357 r DIMUS/ IPAC Zé Carioca  Exposição das revistas em quadrinhos do personagem criado em homenagem ao Brasil por Walt Disney. o Biblioteca Infantil Monteiro Lobato q 1/2 a 29/2, 8h30 às 17h $ Grátis t 71 3117-1411 s www.fpc.ba.gov.br @ bimlprogramacao@gmail.com r FPC

sexta

3

Carnaval  Exposição retrata a história desta festa que teve seu início na Grécia Antiga e encontrou sua

verdadeira casa no Brasil. o Biblioteca Anísio Teixeira q 3/2 a 29/2 $ Grátis t 71 3117-6339 s www.fpc.ba.gov.br @ bat.fpc@fpc.ba.gov.br r FPC

4

sábado

Atelier VISIO.  Integra diversas linguagens das artes visuais, como fotografia, design, entre outros. A programação inclui oficinas, workshops e espaço para as crianças. o Pátio do Goethe-Salvador q 4/2 $ Grátis t 71 8822-9979 s www. visioponto.blogspot.com @ visioponto@gmail.com r Multi Planejamento Cultural/ Vivo/ SecultBA

10

sexta

Feira de Água de Meninos  Exposição virtual aborda a história da feira e de sua importância para a cidade. o Biblioteca pública do Estado da Bahia q 10/2 a 10/3, 8h30 às 18h $ Grátis t 71 3117-6063 s www.fpc.ba.gov.br @ bpebbibliotecaviva@gmail.com r FPC Ivana Lema  A artista expõe esculturas em fibras de vidro. o Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Itaparica) q 10/2 a 29/2, 8h às 17h; sáb, 8h às 12h $ Grátis t 71 36311636 s www.fpc.ba.gov.br @ bjmjr. itaparica@fpc.ba.gov.br r FPC

18   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


F

MESTRES

ilho de Osmar Macêdo, um dos criadores do trio elétrico, Aroldo Macêdo é um dos músicos, compositores e administradores da banda Armandinho, Dodô & Osmar, criada por ele e seus irmãos na década de 1970, período em que também integrou o grupo A Cor do Som

DA

CULTURA

Adentrou o universo musical quando criança, dado o cenário convidativo em que vivia: iniciou tocando bateria e depois seguiu para a guitarra baiana. Sua primeira canção foi escrita aos 14 anos, um choro chamado Coração de Menino. É também de sua composição a série de Frevos Dobrados e o famoso Rock de Caicó. Atualmente, além da banda da família, mantém um projeto autoral intitulado Bossachoro e, ainda, dá seguimento a diversas ações socioculturais. Dentre elas, estão a oficina de música instrumental, destinada a ensinar às crianças que estudam na rede pública a tocarem a guitarra baiana, e aulas de teoria musical, para que o instrumento viva e uma nova geração perpetue tais conhecimentos. É engajado em várias frentes para preservar o caráter popular do carnaval em Salvador e, mais uma vez este ano, está preparado para levar o Fobicão à rua e garantir a festa do folião pipoca.

aroldo macêdo Tradição dos acordes da guitarra

ilustração: Nila Carneiro

ARTES VISUAIS  

V  19


arte eletrônica

Festival Internacional

DOTMOV

cine e vídeo

promove o cinema digital

O cinema do Museu de Arte Moderna da Bahia recebe pela segunda vez o Festival Internacional DOTMOV, que tem como objetivo descobrir novos talentos do cinema digital, oferecendo a possibilidade de divulgação de seus trabalhos por meio de exibições em diversas cidades do mundo. Após itinerância em países como Japão, China, Inglaterra, Austrália e Índia, o evento realiza sua edição no Brasil com a seleção de 11 trabalhos

(nove japoneses e dois alemães), escolhidos dentre 208 inscritos por uma curadoria que privilegia a experimentação e vídeos conceituais. O DOTMOV é um festival anual organizado pela revista japonesa Shift, que disponibiliza todas as obras que integram a mostra em seu site. o Museu de Arte Moderna da Bahia q Até 12/2, 15h30 e 17h30 (exceto às segundas; nos dias 7/2 e 10/2, não há sessão às 15h30) $ Grátis t 71 31176139 r Revista Shift/ MAM-BA

20   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


tribo

Documentário apresenta a cultura da tribo krahô O documentário em longa-metragem Hotxuá – dirigido pelos estreantes na tarefa, a atriz Letícia Sabatella e o artista plástico Gringo Cardia – traz um registro poético sobre a tribo indígena krahô, que habita na região de Palmas (TO). O projeto surgiu a partir de um convite dos próprios índios, que se interessaram em manter viva sua cultura, suas histórias, tradições e, especialmente, seu povo, eternizando-os na película. O filme obteve o Prêmio do Júri Popular no Festival de Cuiabá e recebeu o troféu Mapinguari, no FestCine Amazônia, em 2009. o Estreia nacional – local a divulgar q 17/2 r Kapey União das Aldeias Krahô

1

quarta

Festival de Cinema Baiano 2ª edição do evento, a ser realizado em Ilhéus em abril, inscreve para a Mostra Competitiva de Curta-Metragem. o Via Correios (endereço disponível no site do evento) q Até 22/2 s www.feciba.com.br @ festivaldecinemabaiano@gmail.com r NÚPROART/ Panorâmica Produções/ SecultBA

sábado

11

Meu Tio Matou Um Cara Ambientado em Porto Alegre, o filme conta a história de um jovem de 15 anos que faz de tudo para provar a inocência do tio preso ao ter confessado matar um cara. o Biblioteca Anísio Teixeira q 11/2, 9h $ Grátis t 71 3117-6339 s www.fpc.ba.gov.br @ bat.fpc@fpc.ba.gov.br r FPC

terça

14

Os Filhos do Silêncio  Produção de 1986, baseada num sucesso da Broadway, conta a vida de um idealista professor de deficientes auditivos e de uma decidida moça surda. o Biblioteca Anísio Teixeira q 14/2, 9h $ Grátis t 71 3117-6339 s www.fpc.ba.gov. br @ bat.fpc@fpc.ba.gov.br r FPC

C  21

CINE E VÍDEO  


dança

irreverência

S A

E S P E T Á C U L O S E C O N S T R Ó I

Inserido na programação do Amostrão Vila Verão 2012, o espetáculo Safo, do grupo de dança CoMteMpu’s, apresenta imagens, ações, movimentos, objetos e sons que se conectam na construção de um ambiente de mistura de referências. Buscando tornar a recepção do público um ato participativo, os Zezas (bailarinos), numa postura irônica e subversiva, provocam a plateia para fazê-la reagir. É um trabalho que pretende ser fruído por diversas vias de percepção, clamando a criação conjunta. A trilha sonora se utiliza de ruídos captados em tempo real pelo movimento

22   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


F O

P E L A R E A Ç Ã O D O P Ú B L I C O

dos Zezas no palco, mixado a músicas e sons pré-gravados, além de em momentos contar com uma banda de rock e cantorias ao vivo. O figurino é feito de objetos, rótulos, modeladores corporais, tatuagens e acessórios que dão aos corpos um aspecto ora camuflado, ora sóbrio. O caráter de imprevisibilidade, expectativa e vivacidade permeia a montagem. o Teatro Vila Velha q 8/2, 16h e 20h $ 20 e 10 (Lista amiga: enviando e-mail para comunicacao@teatrovilavelha.com.br, a sessão das 16h fica por R$2) t 71 3431-4073 s www.zezolandia.blogspot.com @ comtempus@yahoo.com.br r CoMteMpu’s

DANÇA  

D  23


diversidade

Ação Poética

nas Comunidades literatura

estreia no Solar do Unhão

24   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


Performances, poesia audiovisual, saraus, oficinas, hip hop, grafite, instalações poéticas, leituras, declamações, dentre outras atividades, envolvem o projeto Ação Poética nas Comunidades, que pretende levar a localidades populares de Salvador as diferentes abordagens e formatos da poesia. Nesta primeira edição, 12 poetas e coletivos participam da experiência: Kátia Borges, Karina Rabinovitz, Nílson Galvão, Silvana Rezende, Zemário, Valdeck Almeida, Douglas Almeida e o grupo infantil Isto e Aquilo, da Biblioteca Betty Coelho, Coletivo Blackitude com Nelson Maca e convidados, João de Moraes Filho, Uilians Souza, Raiça Bomfim e Marcos Peralta. Participam, ainda, o Projeto Linha do Abraço, do MAM, Carolina Sá e Roseli Amado, artistas que integram a equipe do MAM, e integrantes da coordenação de Literatura da FUNCEB, realizadora da iniciativa.o Co-

encontros

Livro do músico Nil Lus tem lançamento em Salvador O romance A Viagem para o Outro Lado é acompanhado de uma trilha sonora também assinada pelo premiado cantor, compositor e escritor mineiro, autor de mais de mil canções e com 10 discos gravados na Europa. O lançamento inclui show de voz e violão e tem a participação de dois convidados: o artista plástico Ed Ribeiro e o músico Elpídio Bastos. Na obra, Nil Lus relata as experiências da consciência, existência, metafísica, espírito e mistério. o Teatro Eva Herz (Livraria Cultura – Salvador Shopping) q 8/2, 19h $ Grátis t 71 34812104 s www.nil-lus.com r Nil Lus

munidade do Solar do Unhão (Avenida Contorno) q 5/2, 15h às 19h $ Grátis t 71 3116-6781 r MAM-BA/ FUNCEB/ SecultBA

LITERATURA  

L  25


quarta

1

Leia um Livro e Conte a História  Crianças levam um livro para casa e, no encontro seguinte, elas próprias contam as histórias que leram. o Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Itaparica) q 1/2 e 8/2, 14h $ Grátis t 71 3631-1636 s www. fpc.ba.gov.br @ bjmjr.itaparica@fpc. ba.gov.br r FPC Conhecendo a Biblioteca  A Instituição disponibiliza acervo especializado em história, política, economia e cultura da Bahia. o Biblioteca Inocêncio Calmon q 1/2 a 29/2, ter a sex, 9h às 18h $ Grátis t 71 3321-8023 @ museueugeniobiblioteca@gmail.com r Museu Eugênio Teixeira Leal

Hora de Ouvir História  Contação de histórias para despertar o gosto pela leitura em crianças. o Biblioteca Infantil Monteiro Lobato q Ter a dom, 10h e 14h o Biblioteca Juracy Magalhães Júnior q 1/2 a 29/2, 9h o Biblioteca Pública Thales de Azevedo q 2/2 a 28/2, ter e qui, 10h e 15h; sáb, 10h $ Grátis s www.fpc.ba.gov.br r FPC

Inclusão Sociodigital  Projeto disponibiliza à população acesso à informação e aos recursos da tecnologia digital. o Biblioteca Inocêncio Calmon q 1/2 a 29/2, ter a sex, 9h às 18h $ Grátis t 71 3321-8023 @ museueugeniobiblioteca@gmail.com r Museu Eugênio Teixeira Leal

Inclusão Social  Propõe trazer o mundo literário para instituições que abrigam crianças com necessidades especiais. o Lar de Valorização Individual do Deficiente Anônimo (Lar Vida) q 1/2, 8/2 e 15/2, 8h às 12h o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (CACC) q 1/2, 8/2 e 15/2, 14h às 17h o Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (NACCI) q 7/2 e 14/2, 8h às 12h o Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC) q 7/2 e 14/2, 14h às 17h $ Grátis t 71 3117-6035 r FPC

Passatempo Cultural em LIBRAS  Para aprender a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) brincando e se divertindo. o Biblioteca Anísio Teixeira q 1/2 a 29/2, 8h30 às 17h $ Grátis r FPC Passatempo Cultural 1  Com temas relevantes ao mês e suas datas comemorativas, os jovens

26   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


devem consultar os livros para resolver os passatempos. o Biblioteca Thales de Azevedo q 1/2 a 29/2, qua, 10h e 15h; sáb, 10h $ Grátis t 71 3116-5891 r FPC Passatempo Cultural 2  Atividades com caça-palavras e cruzadinhas. o Biblioteca Juracy Magalhães Júnior q 1/2 a 29/2 $ Grátis r FPC

sábado

4

no Verão, o evento promove narrativas de histórias infantis e apresentações artísticas. o Dique do Tororó q 5/2, 8h às 12h o Beco da Cultura (Nordeste de Amaralina) q 5/2, 12/2 e 26/2, 14h às 17h o Praça da Lua (Nova Constituinte) q 12/2, 8h às 12h o Farol da Barra q 26/2, 8h às 12h $ Grátis t 71 3117-6035 @ bibbex.fpc@fpc. ba.gov.br r FPC

domingo

Padre Antônio de Urucânia, a sua Bênção  Lançamento da 5ª edição do livro de Margarida Drumond, um documentário biográfico sobre Padre Antônio e seus romeiros. o Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Itaparica) q 4/2, 19h $ Grátis t 71 3631-1636 s www.fpc.ba.gov.br @ bped.fpc@fpc.ba.gov.br r FPC

domingo Domingo na Praça  Através do Projeto Biblioteca Móvel

5

26

Sarau Bem Legal  Recital de poesias realizado por crianças homenageando um escritor, com a participação de um grafiteiro, desenhando o perfil do homenageado o Biblioteca Infantil Monteiro Lobato q 26/2, 11h $ Grátis t 71 3117-1411 r FPC

quarta

29

Momento da Poesia  Atividade propõe despertar nas crianças o gosto pela poesia, fazendo-as ler e declamar poesias de Cecília Meireles. o Biblioteca Pública Thales de Azevedo q 29/2, 15h $ Grátis t 71 3116-5891 r FPC

LITERATURA  

L  27


online

CONGRESSO INTERNACIONAL

música

DE MÚSICA E CULTURA DIGITAL O evento pretende reunir iniciativas que relacionam o campo musical às novas tecnologias da informação e comunicação, conhecidas também como cultura digital. Com o tema “Celebrando a Primeira Década da Música Online”, se constitui num fórum que articula artistas, estudiosos, produtores e o público em geral. Nomes como Gilberto Gil, Ronaldo Lemos, Rodrigo Savazoni, Sergio Amadeu, Oona Castro e os estrangeiros Derrick De Kerckhove, Volker Grassmuck, Allen Bargfrede já confirmaram presença. Durante a programação, acontecem conferências, oficinas, palestras, apresentação de trabalhos, desenvolvimento de produtos e plataformas para música online, geração de conteúdo para web produzidos pelos participantes, intervenções musicais e multimídias. Para fechar o DIGITALIA, haverá show do rapper paulista Criolo. O congresso é promovido pelo Audiosfera, uma rede social dedicada ao encontro entre música e cultura digital, tendo como âncora o grupo de pesquisa, de mesmo nome, da Universidade Federal da Bahia. Congresso: o Goethe Institut Salvador (ICBA) q 1/2 a 4/2 | Show de Criolo: o Concha Acustica do TCA q 5/2 $ Grátis (ingressos para o show serão trocados por livros e/ou alimentos na semana anterior ao evento). s www.digitalia.com.br r Audiosfera/ IHAC-UFBA/ UFRB/ UNEB/ FGV-CTS/ UNICULT

28   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


folia

independente

Moraes Carnaval Moreira traz convidados para lembrar antigos carnavais

Conexão Vivo na Sala do Coro promove novos artistas do cenário musical baiano

O cantor baiano Moraes Moreira recebe Pepeu Gomes em seu primeiro ensaio de verão. Fazendo uma prévia do carnaval, os artistas relembram antigos sucessos da carreira que marcaram a história da música brasileira e da tradicional festa de rua da Bahia. Outra atração confirmada é o também músico e filho do anfitrião, David Moraes. Moraes Moreira ainda prepara o lançamento de um disco inédito para o primeiro semestre de 2012. o Clube Fantoches q 4/2, 21h $ Sob consulta

Através de edital, o programa Conexão Vivo selecionou 12 bandas e artistas baianos para uma temporada de shows na Sala do Coro do TCA. Na programação, estarão Humberto Monteiro, Mestre Lourimbau, Maglore, Marcela Bellas, Nana, Pedro de Rosa Morais, Sanbone Pagode Orquestra, Soraia Drummond e Vandex, todos de Salvador, além de Quixabeira de Lagoa da Camisa, de Feira de Santana, Cabelo de Serpente, de Juazeiro, e Gutemba, de Vitória da Conquista, o Sala do Coro do TCA q Às segundas, 20h $ Sob consulta s www.conexaovivo.com.br r Vivo/ SecultBA

MÚSICA  

M  29


quarta

1

Academia Vila Forma (Rio Vermelho) q 2/2, 14h $ 60 (masculino) e 50 (feminino) t 71 8194-2205 r Viramundo Produções/ Club Entretenimento

3

sexta

geraldo melo

Limusine  A banda apresenta repertório que homenageia músicos que marcaram épocas. o Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho q 1/2 a 29/2, às quartas, 21h30 $ 20 t 71 8845-0162 @ marciaabsolutaandrade@gmail.com

quinta

2

Aderbal Duarte  O maestro e compositor faz um passeio pela bossa nova junto com composições próprias. o Teatro SESI Rio Vermelho q 3/2, 20h $ 20 e 10 t 71 8103-0733 @ aderbald@terra.com.br r Teatro SESI Alexandre Leão  O cantor e compositor traz repertório com sucessos da música popular brasileira. o Teatro SESI Rio Vermelho q 3/2 a 24/2, às sextas, 22h $ 15 t 71 8897-9671 @ alexandremleao@gmail. com r Alexandre Leão

osmar gama

Odoyá Yemanjá  A lavagem do Rio Vermelho acontece com shows de Márcio Victor, Magary Lord, Alexandre Peixe e participação do DJ Monstro. o Estacionamento da

4

sábado

Amarelo-Verão  Juliana Ribeiro comanda o projeto que mistura

30   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


artistas baianos e de outras regiões no palco. o Arena do Teatro SESC-SENAC Pelourinho q 4/2, 21h $ 20 t 71 9981-2489

misturada a outros estilos. o Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho q 4/2 a 25/2, aos sábados, 22h $ 15 t 71 9131-8929

5

domingo

paulo marcio

Caymmi Underground  O grupo Miku, formado pela cantora AD, pelo programador Dexter, o guitarrista Peu Souza e o percussionista Sapoti, faz homenagem ao compositor e cantor que retratou a Bahia em suas músicas. o Teatro Gamboa Nova q 4/2 a 26/2, sáb e dom, 20h $ 10 e 5 t 71 3329-2418 s www.teatrogamboanova.com.br r Teatro Gamboa Nova

Samba na Praça com Clécia Queiroz  A cantora faz o samba baiano, em especial o samba de roda, dialogar com ritmos afrobrasileiros, como maxixe, maracatu e ijexá, e o semba angolano. o Largo Quincas Berro d’Água (Pelourinho) q 5/2 e 26/2, 13h $ Grátis República do Reggae Alpha Blondy, Ponto de Equilíbrio, Adão Negro, Edson Gomes e Diamba fazem mais uma edição da festa, que acontece desde 2004. o Wet’n Wild q 5/2, 14h $ 30 (pista) e 80 (camarote) t 71 3014-1510

fernando naiberg

Dão e Caravanablack  O grupo traz a essência da black music

Domingos Instrumentais Projeto tem como objetivo difundir a cultura da música instrumental com apresentações de Fred Menendez e Banda. o Ponta de Humaitá (Cidade Baixa) q 5/2 a 26/2, aos domingos, 17h $ Grátis t 71 9994-4910 @ fredmenendez@ hotmail.com r Fred Menendez

M  31

MÚSICA  


OITO7NOVE4  A banda formada por Rafa e Pipo Marques comanda projeto com convidados especiais. o Praia do Camarote do Nana (Ondina) q 5/2, 17h $ Sob consulta t 71 8221-3480 @ jamil@comocomunicacao.com.br

Os Ingênuos  O grupo fundado em 1973 procura em suas apresentações divulgar a música popular brasileira, mais precisamente o choro. o Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho q 6/2 a 27/2, às segundas, 19h30 $ 10 t 71 8115-7717

augusto hessel

alessandro macedo

segunda

6

7

terça

ROTA-SONS SESI  A cada semana, diferentes atrações sobem ao palco. o Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho q 7/2 a 28/2, às terças, 22h $ 10 t 71 3616-7065 s www.fieb.org. br/teatro_sesi @ teatrosesi@gmail. com r Teatro SESI Rio Vermelho Música no Cinema  Tié, de São Paulo, apresenta canções de sua carreira, e a dupla Dois em Um, da Bahia, faz show com músicas inéditas do próximo álbum. o Cine Cena Unijorge (Itaigara) q 6/2 e 7/2, 20h $ 40 e 20 t 71 3353-3537 r Multi Planejamento Cultural/ Putzgrillo!/ Vivo/ SecultBA

9

quinta

Lêda Chaves  A cantora mescla poesia, musicalidade e humor para apresentar um repertório com releituras de clássicos da MPB. o Varanda do Teatro SESI Rio

32   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


Vermelho q 9/2, 14/2 e 23/2, 22h $ 10 t 71 9217-6670

morena ricci

Vila da Música  Projeto traz apresentações musicais aos palcos do Vila Velha, como Pirigulino Babilake e o tradicional Encontro de Compositores. o Teatro Vila Velha q 9/2 e 23/2, 20h $ 20 e 10 s www.teatrovilavelha.com.br r Teatro Vila Velha

sexta

10

OSBA e Orkestra Rumpilezz  No concerto sob regência de Carlos Prazeres, a OSBA recebe a Orkestra Rumpilezz e o maestro Letieres Leite. o Teatro Castro Alves q 10/2, 20h $ 20 s www.tca.ba.gov.br Cena de Cinema  A banda Herbert & Richard apresenta repertório com canções de clássicos do cinema, acompanhadas de projeções dos filmes e em ambiente com decoração temática. o Portela Café (Rio Vermelho) q 10/2, 22h $ 20

11

sábado

Retrofolia  O baile de carnaval comandado pela banda Retrofoguetes relembra canções que fizeram sucesso em carnavais passados, com participação de diversos convidados. o Arena SESC-SENAC Pelourinho q 11/2, 21h $ 20 t 71 3324-4520 sora maia

domingo

12

Afropop  Margareth Menezes celebra 25 anos de carreira com show repleto de participações. o Concha Acústica do TCA q 12/2, 18h30 $ 60 s www.tca.ba.gov.br

sábado

25

GUEM – A Cara da África no Brasil  Consagrado percussionista africano realiza apresentação única, onde recebe participação de artistas brasileiros. o Teatro SESI Rio Vermelho q 25/2, 20h $ 20 e 10 t 31 9357-3246

M  33

MÚSICA  


homenagem

Deus e o Diabo na Terra do Sol – em Memória de Glauber circula pelo sertão da Bahia Treze cidades do sertão baiano, entre as quais Cipó, Paulo Afonso, Jeremoabo e Canudos, recebem o projeto de circulação desta peça que reverencia a obra de Glauber Rocha, levando o espetáculo para os mesmos lugares onde foi filmado o clássico Deus e o Diabo na Terra do Sol. A adaptação para o teatro foi feita pelo diretor Ricardo Barnabé, que presta homenagem aos 30 anos de falecimento deste que é um dos maiores cineastas do Brasil. Além da montagem, acontecem exibições de filmes e vídeodocumentário, exposição de fotos e recortes de matérias jornalísticas e, também, um bate-papo sobre a vida e obra de Glauber, grande baiano nascido em Vitória da Conquista. o Cipó (4/2 e 5/2); Tucano (8/2 e 9/2); Banzaê (11/2 e 12/2); Antas (15/2 e 16/2); Jeremoabo (18/2 e 19/2); Paulo Afonso (22/2 e 23/2); Glória (25/2 e 26/2); Rodelas (29/2 e 1/3); Barra do Tarrachi (3/3 e 4/3); Macureré (7/3 e 8/3); Canudos (10/3 e 11/3); Monte Santo (14/3 e 15/3) e Euclides da Cunha (17/3 e 18/3) q 4/2 a 18/3 $ Grátis r Grupo Mutirão de Teatro de Jequié/ FCBA/ SecultBA

34   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


improviso

experimentos

Festival de uma Cia. Só apresenta peças da Commedia dell’Arte

Estamos em Manutenção anuncia atividades de verão do Núcleo VAGAPARA

Dirigida por Marcus Villa Góis, a mostra reúne três peças que têm a estética da Commedia dell’Arte: A Dama Demônio (2/2 e 3/2), O Mensageiro (9/2 e 10/2) e O Feiticeiro Fajuto (23/2 e 24/2). Elas são interpretadas por um único elenco composto por sete atores, que praticam a técnica mascarada e a improvisação no palco. O foco do festival é o desempenho do ator e a trilha sonora é executa ao vivo por eles próprios. o Teatro Gamboa Nova q 2/2 a 10/2 e 23/2 e 24/2, qui e sex, 20h $ 10 e 5 t 71 3329-2418 r Teatro Gamboa Nova jamille fortunato

O Núcleo VAGAPARA está em recesso, mas alguns de seus integrantes continuam em atividade. Assim, dois solos do espetáculo Fragmentos de um Só retornam com alterações feitas por suas criadoras, Olga Lamas e Lisa Vietra. Lisa também apresenta ensaio aberto do novo projeto Dois, e conduz um bate-papo sobre o processo. Já Márcio Nonato ministra uma oficina de corpo e criação, parte integrante da construção criativa do seu novo trabalho. o Baluar7e (Santo Antônio Além do Carmo) q Apresentações: 3/2 a 11/2, sex e sáb, 19h | Oficina: 6/2 a 10/2, 10h às 13h $ 5 (espetáculos) e Grátis (oficina) t 71 3015-2621 s www.nucleovagapara.com.br @ nucleovagapara@gmail. com r Núcleo VAGAPARA tiago lima

T  35

TEATRO  


quarta

1

casamento perfeito, enquanto Ligia continua virgem. Guida decide emprestar seu marido à irmã por uma noite. o Espaço Xisto Bahia q 1/2, 20h o Theatro XVIII q 15/2, 20h $ 1 s www.fundacaocultural.ba.gov. br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

A Cartomante  Espetáculo do Grupo Conto em Cena fala de um triângulo amoroso que se instala entre Rita, Camilo e Vilela. Rita procura uma cartomante a fim de saber como terminaria sua história. o Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana) q 1/2, 20h o Espaço Xisto Bahia q 8/2, 20h o Teatro Módulo q 15/2, 20h $ 1 s www.fundacaocultural.ba.gov. br/veraocenico r Temporada Verão

Amanhã, às Oito  A montagem mostra o drama, a angústia e o humor de pessoas que passam a vida esperando o espetáculo acontecer e não tem coragem de entrar em cena. o Teatro Martim Gonçalves q 1/2 a 5/2, 20h $ 10 e 5 t 71 3283-7850 r XXVI Curso Livre de Teatro da UFBA

Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Baianidade Nagô  Teatro de rua da Cia. Gente de Teatro da Bahia traz cenas dos espetáculos da companhia, todos inspirados na literatura de cordel. o Concentrapaulo ligia

A Serpente  Drama narra a história de duas irmãs: Guida tem o

ção no Largo Quincas Berro d’Água (Pelourinho) q 1/2, 17h o Praça Municipal q 8/2 e 29/2, 17h $ Grátis s www.fundacaocultural.ba.gov.

36   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Casório Sertanejo  A Cia. Lustres e Ilustres, de teatro amador, apresenta um matuto, não muito esperto, que é caçado pelo açougueiro por ter engravidado sua filha. o Teatro Módulo q 1/2, 19h30 o Campo Grande q 8/2, 18h $ Grátis s www.fundacaocultural. ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Fragmentos de Um Só  Núcleo Vagapara apresenta montagem que aborda questões de identidade, gênero, afetos, angústia existencial, com uma dose de bom humor. o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista) q 1/2, 20h $ 1 s www.fundacaocultural.ba.gov. br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Mais Bobo que o Mágico  Juntando os Cacos de Teatro apresenta Meloca, um mágico que vive fazendo das magias as suas grandes palhaçadas, sempre enrolado em suas próprias presepadas. o Teatro Gamboa Nova q 1/2, 19h30 $ Grátis s www.fundacaocultural. ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Matilde: La Cambiadora de Cuerpos  A criminosa Matilde, com seu

estranho poder de trocar de corpo com as pessoas através do beijo, causa pânico na cidade. o Teatro Módulo q 1/2, 20h o Teatro Gamboa Nova q 15/2 e 29/2, 20h $ 1 s www. fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Moulin Rouge  Satine se encontra com Cristian acreditando ser o duque de Paris, que tornaria seu sonho de ser uma grande atriz em realidade, e a estrela do Moulin Rouge é tomada pela primeira vez pelo amor. o Sala do Coro do TCA q 1/2, 19h30 $ Grátis s www.fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Nêga Maluca  Clássica figura da cultura baiana garante ao imaginário da plateia humor e diversão à base de improvisos. o Campo Grande q 1/2, 18h $ Grátis s www.fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Orbita-Ela  Abordagens sobre a condição humana trilhadas sobre fases da literatura brasileira no século XX. o Theatro XVIII q 1/2, 19h30 o Sala do Coro do TCA q 15/2, 19h30 $ Grátis s www.fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

T  37

TEATRO  


Os Mentirosos  Os personagens comentem erros tragicômicos, o que provoca uma série de acontecimentos sob a ótica de que “a verdade é uma só: todo mundo mente!”. o Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães (Jequié) q 1/2, 20h o Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença) q 15/2, 20h o Theatro XVIII q 29/2, 20h $ Grátis s www.fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico

r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Por Inteiro e Sem Cortes  O comediante Paulo Prazeres apresenta show em que se mostra integralmente e sem restrições, propondo ao espectador novas perspectivas sobre diversos assuntos. o Centro de Cultura de Porto Seguro q 1/2, 20h o Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença) q 8/2, 20h o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista) q 15/2, 20h $ 1 s www. fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Sargento Getúlio  Getúlio Santos Bezerra tem a missão de levar um prisioneiro de Paulo Afonso a Sergipe. A meio do caminho, a ordem do chefe é desfeita e o sargento toma uma grande decisão. o Teatro Gamboa Nova q 1/2 e 8/2, 20 $ 1 s www.fundaca-

ocultural.ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Se Espremer o Jornal Só Sai Sangue  Conta a história de uma viúva que perdeu seu marido em um desabamento de um estádio de esporte e é surpreendida por um programa de TV sensacionalista. o Espaço Xisto Bahia q 1/2, 19h30 $ Grátis s www.fundacaocultural. ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Terreiro do Pai...  Cinco jovens senhoras, acima dos 80 anos, desenrolam seus queixumes no Terreiro do Pai Papum, um pai de santo mais dado a fuxicos de que a resolver problemas. o Sala do Coro do TCA q 1/2, 19h30 $ Grátis s www.fundacaocultural.ba.gov. br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Thomas Toma Blues  O espetáculo de Rita Assemany, estrelado por Marcelo Praddo, é uma homenagem aos artistas brasileiros, especialmente aos de teatro e música. o Theatro XVIII q 1/2, 20h $ 1 s www.fundacaocultural. ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Voo das Borboletas  Com texto e direção de Ivan Antônio, a monta-

38   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


gem aborda questões existenciais dos personagens, levando o público a pensar sobre a sua própria identidade. o Teatro SESI Rio Vermelho q 1/2 a 15/2, às quartas, 20h $ 20 e 10 (Grátis para industriários) t 71 3616-7070 s www.ovoodasborboletas.com.br r Instituto de Inclusão

ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Social Solidão Solidária

Zeferina: A Rainha de Urubu  Meados do século XIX, a Bahia é marcada por diversos levantes de guerras e emboscadas. Nesse ínterim, surge a mulher que muda a trajetória das lutas negras no estado: Zeferina. o Sala do Coro do TCA q 1/2, 20h o Espaço Xisto Bahia q 15/2, 20h $ 1 s www.fundacaocultural.ba.gov. br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

quinta

2

Blééér – 1º Movimento  Cia. Obcena apresenta cena de teatro de rua na qual duas palhaças satirizam uma aula de balé clássico tradicional através de pantomimas e muita comicidade. o Rio Vermelho (Festa de Iemanjá) q 2/2, 11h o Dique do Tororó q 8/2, 17h o Praça Municipal q 29/2, 17h $ Grátis s www.fundacaocultural.

Veja Bem, Meu Bem  Lorraynne é uma ‘personal-tudo’ e sobrevive criando eventos exclusivos. o Rio Vermelho (Festa de Iemanjá) q 2/2, 11h $ Grátis s www. fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

3

sexta

7 Conto  Comédia com o ator Luis Miranda, que também assina o texto, e direção de Ingrid Guimarães, fala sobre as diferenças do Brasil através da história de sete personagens. o Teatro Jorge Amado q 3/2 a 4/3, sex e sáb, 20h; dom, 19h $ 50 e 25 ricardo borges

T  39

TEATRO  


A Bofetada e Siricotico – Uma Comédia do Balacobaco  A junção dos dois espetáculos reúne 30 personagens numa divertida montagem que mostra fases distintas da Cia. Baiana de Patifaria. o Teatro ISBA q 3/2 a 26/2, sex a dom, 20h $ 50 e 25 t 71 4009-3689 r Cia.

Confissões das Mulheres de 30  Comédia retrata as preocupações, amores e temores de algumas mulheres, interpretadas pelas atrizes Juliana Araripe e Camila Raffanti. o Teatro Módulo q 3/2 a 26/2, sex e sáb, 21h; dom, 20h $ 50 e 25 t 71 2102-1392 r

Baiana de Patifaria

Marlucia Sie

Cabaré da Rrrrraça  Sob direção de Márcio Meirelles, a peça apresenta discussões bem humoradas sobre negritude, racismo e a participação do negro no mercado de consumo. o Teatro Vila Velha q 3/2 e 10/2, 20h $ 30 e 15 t 71 3083-4600 r Teatro Vila Velha

Pura Comédia  Dividida em esquetes, a montagem apresenta oito personagens nas mais diversas situações do cotidiano. o Teatro Municipal de Ilhéus q 3/2 e 4/2, 20h $ 20 e 10 t 73 3231-7264 s www. ciacasaabertadeteatro.blogspot.com

r Cia. Casa Aberta de Teatro

marcio lima

40   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


Rir pra Não Chorar  Renato Piaba faz comédia a partir de histórias do cotidiano dos casais. o Teatro Jorge Amado q 3/2 a 12/2, sex e sáb, 22h; dom, 21h $ 50 e 25 Soul Transformista  Conta a história dos artistas baianos transformistas, mostrando suas habilidades na música, dança e na dublagem, abordando o preconceito e a discriminação na profissão. o Theatro XVIII q 3/2 e 10/2, 20h $ 8 t 71 3322-0018 r Dois Terços Temporada no Paraíso  A peça apresenta diferentes técnicas artísticas, na intenção de valorizar o ator e suas interpretações. o Sala do Coro do TCA q 3/2 a 12/2, sex a dom, 20h $ 10 e 5 t 71 31174883 r TCA

cesar vilas boas

Um Velório Muito Estranho  Comédia apresenta personagens femininos interpretados por atores do sexo masculino que

fazem referência a personalidades locais. o Teatro Sesc Casa do Comércio q 3/2 a 24/2, às sextas, 21h $ 50 e 25 t 71 3273-8732 r Allcance Comunicação e Produção

4

sábado

Alugo Minha Língua  Montagem propõe uma discussão sobre a perversão humana, a sexualidade e a sociedade de consumo. o Teatro Vila Velha q 4/2 e 11/2, 20h $ 30 e 15 t 71 3083-4600 r Teatro Vila Velha

Breve Verão  A peça celebra o encontro por meio do resgate e compartilhamento de lembranças e acontecimentos guardados na memória. o Teatro Vila Velha q 4/2 e 11/2, 18h $ 20 e 10 t 71 3083-4600 r Teatro Vila Velha Contadores da Cena  Grupo Cultural Anexu’s apresenta texto popular que propõe ideias contrárias ao capitalismo perverso, iniciando a história na Grécia antiga, onde se formou o primeiro ator de que se tem registro. o Campo Grande q 4/2, 17h o Praça Municipal q 29/2, 17h $ Grátis s www.fundacaocultural. ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

TEATRO  

T  41


Droga que Droga  Espetáculo aborda o conflito das drogas na juventude. o Biblioteca Pública Thales de Azevedo q 4/2, 11h $ Grátis t 71 3116-5891 r FPC Humor Sem Regras – com Guga Walla  O artista apresenta um show cômico e irreverente unindo técnicas do stand-up comedy com encenações de personagens performáticos. o Teatro Sesc Casa do Comércio q 4/2 a 25/2 (exceto 18/2), aos sábados, 22h30 $ 50 e 25 t 71 3273-8732

5

domingo

ricardo borges

É das Palhaças que Eles Gostam Mais – Invadindo o Candeal  Apresenta releituras de números de palhaço por meio da feminilidade, da sedução e da ousadia das mulheres-palhaças. o Praça El Milagro (Candeal) q 5/2 e 12/2, 17h $ A chapéu t 71 8787-3821 @ narizdecogumelo@gmail.com r Grupo Nariz de Cogumelo/ SecultBA maira lins

Los Catedrásticos – Nova Mente  Com direção de Paulo Dourado, os atores Cyra Coentro, Jackson Costa, Maria Menezes e Ricardo Bittencourt interpretam em forma de recital músicas de axé, pagode, funk, arrocha, além de homenagens a artistas brasileiros. o Teatro Sesc Casa do Comércio q 4/2 a 25/3, sáb, 21h; dom, 20h $ 40 e 20

Pólvora e Poesia  Os atores Talis Castro e Caio Rodrigo interpretam os escritores Arthur Rimbaud e Paul Verlaine e revelam os encontros e desencontros desta história

42   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


de amor. o Teatro Vila Velha q 5/2 e 12/2, 20h $ 30 e 15 t 71 3083-4600 r Teatro Vila Velha

segunda

6

A Caminho de Casa  Teatro amador de Luan Gomes é feito pela linguagem de clown, sem texto falado, conduzido através da expressão corporal e da técnica especifica. o Concentração no Largo Quincas Berro d’Água (Pelourinho) q 6/2, 18h $ Grátis s www.fundacaocultural. ba.gov.br/veraocenico r Temporada

primeiros momentos de vida em decorrência de um naufrágio e que se buscam intensamente, até o reencontro. o Teatro Sesi Rio Vermelho q 7/2, 20h $ 20 e 10 (Grátis para industriários) t 71 3616-7070 r Oliveira Produções/ Teatro SESI

Os Donos do Riso – Summer Comedy  Paulo Prazeres e Miguel Viera conduzem o espetáculo com irreverência, textos autorais e observações do cotidiano. o Teatro Vila Velha q 7/2, 20h $ 20 e 10 t 71 3083-4600 r Teatro Vila Velha

Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Alvoroço: Uma Comédia Feita por Você  Espetáculo improvisado a partir de jogos e de ideias da plateia. O espectador tem o poder de decidir ao que vai assistir, de interagir na cena e até de subir no palco. o Largo Quincas Berro d’Água (Pelourinho) q 6/2 a 27/2, às segundas, 19h30 $ Grátis s www.fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

terça

7

A Comédia de Erros  Com texto de William Shakespeare e direção de Vinicio Oliveira, conta a história dos gêmeos que se separam nos

8

quarta

A Corda  Teatro amador do Grupo Herdeiros de Angola relata a vida de crianças catadoras de lata durante o carnaval, abrindo discussão sobre conselhos tutelares, trabalho infantil e catadores de recicláveis. o Sala do Coro do TCA q 8/2, 19h30 $ Grátis s www.fundacaocultural.ba.gov. br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

TEATRO  

T  43


A Mesa  O yin e o yang vêm pôr em discussão as dores do mundo pós-moderno. A peça de teatro de rua da Cia. Intiquentos de Teatro e Circo tem como base o teatro performático e a experimentação cênica. o Estação da Calçada q 8/2, 17h o Praça Municipal q 27/2 e 29/2, 17h $ Grátis s www.fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Bagunço  Cia. Operakata de Teatro apresenta espetáculo inspirado na verídica e trágica chacina que ficou conhecida como “A tragédia de Tamanduá”, e mistura a realidade histórica com a poesia criativa. o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista) q 8/2, 20h $ 1 s www.fundacaocultural.ba.gov. br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Crise de Existência  Teatro amador da Cia. de Theatro Elementos encena dois amigos que discutem sobre ser solteiro e a solidão, num contexto que traz ao espectador inquietações sobre o “mal do século”. o Teatro Gamboa Nova q 8/2, 19h30 o Theatro XVIII q 15/2, 19h30 $ Grátis s www.fundacaocultural. ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Lampião, Com Esse Pecado Não  Cia. Grigri – A Trupe da Biblioteca Itinerante retrata o imaginário popular do cotidiano do cangaceiro Lampião em suas ações desafiadoras nas bandas do sertão brasileiro. o Centro de Cultura de Porto Seguro q 8/2, 20h o Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães (Jequié) q 15/2, 20h o Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana) q 29/2, 20h $ 1 s www.fundacaocultural.ba.gov. br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Madrugada Me Proteja  Celso, um homem negro, acompanha seu amigo e também chefe, Osmar, após o mesmo ter se embriagado em uma festa. Quando está tentando voltar para casa, Celso é assaltado e em seguida detido por policiais. o Theatro XVIII q 8/2, 20h $ 1 s www.fundacaocultural.ba.gov. br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Meu Nome É Mentira  Espetáculo de Luiz Marfuz traz um grande co-

44   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


merciante falido que vai em busca de um raro metal no oeste baiano. o Sala do Coro do TCA q 8/2 e 15/2, 20h $ 1 s www.fundacaocultural. ba.gov.br/veraocenico r Temporada

8/2 e 29/2, 19h30 $ Grátis s www. fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

O Sorriso de Drummond  Baseada em poesias de Carlos Drummond de Andrade, a Cia. de Teatro Arte Pura adapta textos do poeta e impele à reflexão das ações humanas. o Theatro XVIII q 8/2, 19h30 $ Grátis s www.fundacaocultural. ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Ontem e Hoje  No mesmo dia, duas peças da Cabriola Cia. de Teatro: “Ontem” apresenta a peça A História do Navio ou a Pena Dourada; “Hoje” traz o espetáculo O Aluguel, que conta a história de inadimplentes em um barraco na favela. o Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana) q 8/2, 20h $ 1 s www. fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Quadro de Opostos  Espetáculo faz reflexão sobre os conflitos entre o homem e a mulher – machismo, ciúmes, compulsão, traição – de forma criativa e engraçada. o Espaço Xisto Bahia q

Quem Será o Pai do Filho de Maria?  No universo do teatro popular de guerrilha, da comédia de arte e de costumes, público é chamado a participar opinando sobre os temas que envolvem os personagens. o Praça da Piedade q 8/2, 17h o Praça Municipal q 29/2, 17h $ Grátis s www.fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Tabatabá  O espetáculo conta a história da relação de dois irmãos que vivem em um bairro popular da África. Aspectos comportamentais servem de reflexão para valores éticos e morais. o Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães (Jequié) q 8/2, 20h $ 1 s www.fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

T  45

TEATRO  


segunda

13

15

quarta

A Noiva que Levou 35 Anos na Esperança do seu Casamento  Na peça de teatro de rua do Grupo Arte Macuco, Amália permaneceu virgem e pura durante 35 anos, na esperança de rever o amado, que, ainda jovem, viajou em busca de trabalho e nunca mais voltou. o Campo Grande q 13/2, 17h o Praça Municipal q 29/2, 17h $ Grátis s

Catirina e Boi Mimoso  Catirina, grávida, sentiu um desejo muito estranho: comer cozido de língua de boi. Só que tinha que ser a língua do boi mimoso, o boizinho mais querido da fazenda. o Centro de Cultura de Porto Seguro q 15/2 e 29/2, 20h $ 1 s www.fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico r Tempora-

www.fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Confidências  De Artur Azevedo, cena traz diálogo cômico em verso. Teresa e Leonor encontram-se tristes e enamoradas e, ao compartilharem seus segredos, descobrem ser o mesmo o causador de suas angústias. o Espaço Xisto Bahia q 15/2, 19h30 $ Grátis s www.fundacaocultural.ba.gov. br/veraocenico r Temporada Verão

Romeu & Romeu  Dois personagens discutem sobre sexualidade, expressando suas palavras com poesia e com pitadas de crítica à sociedade moderna. o Concentração no Largo Quincas Berro d’Água (Pelourinho) q 13/2, 18h o Teatro Gamboa Nova q 29/2, 19h30 $ Grátis s www.fundacaocultural.ba.gov. br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

da Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Enfim só...!  Peça da Cia. Artistocratas trata dos encontros e desencontros do amor, marcando a vida de um casal. o Teatro Módulo q 15/2, 19h30 o Campo Grande q 29/2, 18h $ Grátis s www.fundacaocultural. ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Romeu e Julieta Além da Vida  Cia. de Teatro Espírita Artessencia

46   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


apresenta espetáculo que encena Romeu e Julieta despertando do sono da morte no vale dos suicidas, iniciando uma busca incansável de um pelo outro. o Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana) q 15/2, 20h o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista) q 29/2, 20h $ 1 s www.fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

cocaína, maconha ou álcool, mas o vício é de algo inusitado. o Concentração no Largo Quincas Berro d’Água (Pelourinho) q 27/2, 18h $ Grátis s www.fundacaocultural. ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

29

quarta

Amostrão Teatro de Rua para a Cidadania  Os 10 espetáculos de teatro de rua que compuseram a Temporada Verão Cênico se apresentam no encerramento do projeto. o Praça Municipal q 29/2, 17h $ Grátis s www.fundacaocultural. ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Ser...Tão Vivos!  Retirantes nordestinos, em vez de encararem a capital, tomam outra decisão. o Teatro Gamboa Nova q 15/2, 19h30 $ 1 s www.fundacaocultural.ba.gov. br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

segunda

27

As Feministas de Muzenza  Comédia afrobaiana, que, com humor, faz uma crítica mordaz ao sistema de exclusão social. o Espaço Xisto Bahia q 29/2, 20h $ 1 s www.fundacaocultural.ba.gov. br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Quando Mudei para a Capital  Numa reunião de dependentes, homem dá depoimento sobre o seu vício. As pessoas pensam que se trata de algo comum, como alberto lima

T  47

TEATRO  


Baden-Baden  Teatro amador da Cia. Arapan traz questionamentos sobre poder, hipocrisia, interesses e sadismo humano. o Theatro XVIII q 29/2, 19h30 $ Grátis s www.fundacaocultural.ba.gov. br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Bah-rio  Teatro amador do Grupo Bóssambá explora possibilidades do samba, dando ênfase ao samba de roda e ao samba com performance teatral. o Sala do Coro do TCA q 29/2, 19h30 $ Grátis s www.fundacaocultural.ba.gov. br/veraocenico r Temporada Verão

dacaocultural.ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

O Poetinha no Circo  Espetáculo inspirado na obra de Vinicius de Moraes mistura elementos de teatro, cinema, música e circo e narra pontos de encontro entre a vida da protagonista e do poeta. o Sala do Coro do TCA q 29/2, 20h $ 1 s www.fundacaocultural. ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Do Rato de Esgoto ao Rato de Brasília  Espetáculo do Grupo Choque Cultural alerta a população sobre o perigo da leptospirose e provoca um debate sobre racismo, corrupção, meio ambiente e poder comunitário. o Praça Municipal q 29/2, 17h $ Grátis s www.fundacaocultural.ba.gov.br/ veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Ô Inhô  Harambê Nóis é Nóis de Teatro transporta o universo feminino para realidades trágicas e cômicas. o Teatro Módulo q 29/2, 19h30 $ Grátis s www.fun-

Onde Mora o Perigo  Grupo Teatral Felinos fala das necessidades de um povo sem saúde, com necessidade de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis. o Praça Municipal q 29/2, 17h $ Grátis s www. fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Os Cangaceiros  Gueto Poético apresenta cortejo de bonecões,

48   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


caracterizados de cangaceiros, embalado por trilha sonora de ritmos nordestinos para homenagear o povo sertanejo e nordestino. o Praça Municipal q 29/2, 17h $ Grátis s www.fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico r

na roça do casal, arranja pretextos para passar os dias vadiando. o Praça Municipal q 29/2, 17h $ Grátis s www.fundacaocultural. ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Teodomiro Majestade: As Últimas Horas de um Prefeito  Teatro Popular de Ilhéus faz surgir, das páginas da literatura de cordel, a história de Teodorico Majestade, denunciando a política suja do prefeito. o Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães (Jequié)

Vozes da África  O espetáculo aborda a questão histórica da formação dos quilombos, os movimentos abolicionistas e as contribuições culturais dos negros para a sociedade. o Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença)

q 29/2, 20h $ 1 s www.fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

q 29/2, 20h $ 1 s www.fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verão Cênico/ FUNCEB/ SecultBA

Vai Trabalhar, Preguiça!!!!  Josefina da Silva, esposa do camponês, vive às turras com o marido, pois este, para fugir do trabalho TEATRO  

T  49


MANIFESTAÇÕES DA

CULTURA POPULAR

O Macutum Zezê foi criado por Aloísio Paraguaçu pouco antes do carnaval de 1952, como forma de arrecadar fundos para as folias carnavalescas. Esse personagem maligno, o Macutum Zezê, entrava nas casas fazendo de conta que iria tomar um móvel ou um objeto qualquer. Se as pessoas quisessem evitar o sequestro desse bem, teriam de contribuir com dinheiro para os festejos.

Fotos: Adenor Gondim

MACUTUM ZEZÊ 50   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

Manifestação pela folia do carnaval

e-mail

r realização


Durante a encenação, que atualmente acontece em Mucugê no fim de semana que antecede o carnaval, ao lado do personagem principal se apresentam outros com pouquíssima roupa, mas inteiramente sujos de lama, que são chamados “Os Cão” ou “Os Cão de Loy”.

TEATRO  

T  51


memórias

Sonho propõe um resgate do

imaginário

infantil

infantil

O ator Anderson Dy Souza interpreta um senhor solitário que sempre quis ter amigos, porém hesitava em se aproximar das pessoas. Ao relembrar os sonhos de sua infância, ele percebe os verdadeiros valores da vida e, baseado na crença de que somente as crianças são capazes de fantasiar e ir ao encontro do inacreditável, tem sua vida transformada. O cenário e figurino da peça são assinados por Renata Cardoso e a trilha sonora original é composta por Gabriel Franco e Laura Franco. Formado pela Escola de Teatro da UFBA,

52   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


luís alberto gonçalves

iniciativa

Cabriola Cia. de Teatro incentiva a leitura e contação de histórias Criado em 2009 pela Cabriola Cia. de Teatro, o Projeto de Incentivo a Leitura e Contação de Histórias teve início com a peça Quem Conta, Faz-de-Conta, seguida, em 2010, da montagem Histórias do Arco da Velha. Em 2012, a iniciativa continua com a finalidade de promover o acesso à informação e a prática da leitura por meio de ações culturais em oito bibliotecas, sendo cinco em Salvador, uma em Lençóis e outra na Ilha de Itaparica, além da Biblioteca de Extensão que percorre bairros da capital. o Bibliotecas Públicas do Estado q 1/2 a 29/2 (Consultar programação no site www.dibip.fpc.ba.gov. br) $ Grátis t 71 3116-6911 r Cabriola Cia. de Teatro/ FPC

Anderson, que também assina a direção da montagem, atuou nos espetáculos Policarpo Quaresma, Pluft, O Fantasminha e As Velhas. o Teatro Gamboa Nova q 4/2 a 26/2, sáb e dom, 16h (exceto 18/2 e 19/2) $ 10 e 5 t 71 3329-2418 r Teatro Gamboa Nova

INFANTIL  

I  53


quarta

1

4

sábado

Os Encantos do Mar  Após leitura sobre o mar, crianças confeccionam uma tela com material reciclado. o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q 1/2, 15h $ Grátis t 71 3117-6093 r FPC Histórias em LIBRAS  Maria da Glória conta histórias utilizando a linguagem de sinais. o Biblioteca Anísio Teixeira q 1/2 a 13/2, 9h $ Grátis t 71 3117-6339 r FPC

quinta

2

Exibição de Filmes Infantis Com vários títulos voltados para a diversão das crianças. o Biblioteca Juracy Magalhães Júnior q Às quintas, 10h e 15h $ Grátis t 71 3116-5360 s www.fpc.ba.gov.br @ bjmjr.fpc@ fpc.ba.gov.br r FPC

sexta

3

Filosofando com a Emília  A boneca tagarela convida o público a conhecer o mundo da filosofia durante visita à biblioteca. o Biblioteca Infantil Monteiro Lobato q 3/2 a 24/2, às sextas, e 5/2, 10h e 15h $ Grátis t 71 3117-1411 r FPC

heraldo souza

Os Prequetés  Circo, teatro, ciranda e carnaval se misturam para contar a história de uma menina que não gostava de cumprir regras até que sua imaginação a leva para um lugar onde as regras não existem. o Cine Cena Unijorge (Shopping Itaigara) q 4/2, 16h $ 40 e 20 t 71 3355-7292 o Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (Cruz das Almas) q 6/2, 18h $ Grátis r Cabriola Cia. de Teatro

Fábulas Fabulosas  Peça mistura elementos lúdicos e pedagógicos para contar a história de animais que possuem características humanas. o Biblioteca Juracy Magalhães Junior q 4/2 e 11/2, 11h $ Grátis t 71 3116-5360 r FPC

6

segunda

Hora de Ouvir História  Rita Telles conta histórias infantis com o

54   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


tema “É Tempo de Férias”. o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q 6/2 e 27/2, seg e sex, 10h e 15h $ Grátis t 71 3117-6093 r FPC

terça

7

8

quarta

Esperando o Carnaval  Confecção de máscaras após leitura de texto sobre o carnaval. o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q 8/2, 15h $ Grátis t 71 3117-6093 r FPC Varal Cultural  Exibição de Percy Jackson e o Ladrão de Raios e, logo após, há visita guiada pelo museu e discussão sobre o filme. o Biblioteca Inocêncio Calmon q 8/2, 14h $ Grátis t 71 3321-8023 r Museu

Perdidos pra Cachorro 2  No filme, Papi e Chloe formam um casal recém-casado que tem sua vida transformada. o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q 7/2 e 9/2, 10h e 15h $ Grátis t 71 3117-6093 r FPC Moral da História  Exibição do filme Rio, seguida de discussão informal sobre valores como amor ao próximo, solidariedade, responsabilidade e respeito. o Cine-Teatro Góes Calmon q 7/2, 9h e 14h $ Grátis t 71 3321-8023 r Museu Eugênio Teixeira Leal

Eugênio Teixeira Leal

domingo

12

Colcha de Retalhos  A fantasia do espetáculo é ressaltada através da contação de histórias realizada pelos atores Israel Barretto, Eddy Veríssimo e Luiz Buranga. o Teatro Vila Velha q 12/2, 11h $ 20 e 10 t 71 3083-4600 r Teatro Vila Velha Pinte e Rabisque!  O universo da pintura é apresentado às crianças que aprendem a pintar de forma livre e criativa seguindo o tema “Pinte a sua fantasia de carnaval”. o Biblioteca Infantil Monteiro Lobato q 12/2, 10h e 15h $ Grátis t 71 3117-1411 r FPC

I  55

INFANTIL  


Remendo Remendó  Conta a história de uma pequena cidade do interior movimentada por um concurso de contadores de histórias que reúne os mais inteligentes da região. o Teatro Vila Velha q 12/2, 16h $ 20 e 10 t 71 3083-4600 r Teatro Vila Velha o Teatro Módulo q 29/2, 20h $ 1 s www.fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico r Temporada Verao Cenico/ FUNCEB/ SecultBA

terça

14

Os Enrolados  O bandido mais procurado do reino, Flynn Ryder, foge e se esconde em uma torre ocupada há anos pela jovem Rapunzel. Juntos, resolvem fugir, mas são impedidos pela mãe da moça. o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q 14/2 e 16/2, 10h e 15h $ Grátis t 71 3117-6093 r FPC

quarta

15

Carnaval da Mistura  Propõe um resgate da história das músicas carnavalescas com criação de um painel coletivo sobre o tema. o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q 15/2, 15h $ Grátis t 71 3117-6393 r FPC

17

sexta

A Viagem de Chihiro  Filme de animação japonês em forma de fábula narra as aventuras da menina Chihiro que, ao invadir o santuário dos deuses, é socorrida por um aprendiz de feitiços. o Casa Afrânio Peixoto (Lençóis) q 17/2, 18h30 $ Grátis t 75 3334-1728 s www.fpc.ba.gov.br @ afrânio.peixoto@fpc.ba.gov.br r FPC

26

domingo

Anacleto, O Porquinho Politicamente Correto  Anacleto, Chapeuzinho Vermelho e Chapeuzinho Verde montam uma peça de teatro sobre ecologia e ensinam sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. o Biblioteca Infantil Monteiro Lobato q 26/2, 15h $ Grátis t 71 3117-1411 r FPC

28

terça

As Crônicas de Nárnia 3  Com a missão de encontrar os Sete Lordes Desaparecidos de Telmar, os heróis enfrentam dragões, anões, tritões e um grupo de guerreiros perdidos. o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q 28/2, 10h e 15h $ Grátis t 71 3117-6093 r FPC

56   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


intervalo

I  57

INFANTIL  

Genilson Coutinho couton2@globo.com www.genilsoncoutinho.blogspot.com


instrumento

cursos

Em Santo Amaro, as comunidades afrodescendentes rebuscam uma das tradições do samba de roda: a viola machete, antigo instrumento de 10 cordas que estava perdendo o gosto popular. Como parte das políticas de salvaguarda do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade reconhecido por organismos internacionais como a UNESCO, a Associação de Sam-

badores e Sambadeiras do Estado da Bahia oferece a oficina de construção do instrumento, na tentativa de dar continuidade às tradições e incentivar os jovens a manterem suas raízes, já que são poucos os violeiros vivos que dominam a arte. As inscrições podem ser feitas no próprio local ou entrando em contato por telefone. As aulas são coordenadas por Marival Cabral, na primeira etapa da oficina. Haverá também atividade prática, sob o olhar dos pesquisadores e violeiros Milton Primo e Cassio Nobre, na segunda etapa. o Pontão de Cultura Casa do Samba (Santo Amaro) q Aos sábados, até junho, 9h às 12h $ Grátis t 75 3241-5126 s www.asseba.com @ asseba@gmail.com r Pontão de Cultura Casa do Samba/ Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia/ Petrobras Cultural

Oficina de construção de

viola machete

58   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


artes integradas

cfa

Biblioteca Infantojuvenil Betty Coelho promove oficinas de verão

Escola de Dança da FUNCEB abre matrículas para novos alunos

As oficinas de literatura de cordel, xilogravura, artes plásticas (técnicas brasileira e oriental), teatro e poesia são oferecidas pelo Projeto Verão Poesia. As inscrições são gratuitas e as aulas serão ministradas na sede da biblioteca, no bairro da Boca do Rio. O público preferencial é de crianças e adolescentes em período de férias escolares, para que eles possam desenvolver atividades artísticas e culturais. o Biblioteca Infanto-

A Escola de Dança da FUNCEB, unidade do Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural, abre vagas para novos alunos interessados em desenvolver habilidades básicas e técnicas ou investir em qualificação. As inscrições são para o Curso de Qualificação Profissional e Cursos Livres (27/2, 28/2, 1/3 e 2/3), além de Cursos Preparatórios (27 a 29/2). Já as matrículas na sede do Núcleo de Dança do Nordeste de Amaralina devem ser feitas entre os dias 27 e 29/2. o Escola de Dança da FUNCEB

-juvenil Betty Coelho (Rua Lavínia Magalhães, 42, Boca do Rio) q Dias e horários variados $ Grátis t 71 33623270 r Biblioteca Infanto-juvenil Betty Coelho

(Rua da Oração, nº 1, Terreiro de Jesus – Pelourinho) q 27/2 a 2/3 $ Grátis t 71 3116-6641/ 3116-6533 s www. funceb.ba.gov.br @ inscricaocursotecnico@gmail.com r Escola de Dança/ CFA/ FUNCEB

célia aguiar

CURSOS, OFICINAS E PALESTRAS  

O   59


artesanato De Todas as Cores  Oficina para crianças confeccionarem porta-recados. o Biblioteca Pública Thales de Azevedo q 10 e 11/2, 15h $ Grátis t 71 3116-5891 s www.fpc.ba.gov.br @ bpta.fpc@fpc.ba.gov.br r FPC Folhas Secas  Tatiana Sena ensina as crianças a criarem arte utilizando folhas secas e gravetos. o Biblioteca Infantil Monteiro Lobato q 3/2 e 10/2, 10h $ Grátis t 71 3117-1411 r FPC Máscaras Carnavalescas  Alessandra Melo oferece oficina de confecção de máscaras carnavalescas em comemoração ao mês do carnaval. o Biblioteca Juracy Magalhães Júnior q 7/2, 9h $ Grátis t 71 3116-5360 s www.fpc.ba.gov.br @ bjmjr.fpc@fpc.ba.gov.br r FPC Máscaras Feitas por Crianças  Diogenisa d’Oliva e Mariana Araújo ajudam crianças a criarem suas próprias máscaras de carnaval. o Biblioteca Pública Thales de Azevedo q 2/2, 10h e 15h $ Grátis t 71 3116-5891 s www.fpc.ba.gov.br @ bpta.fpc@fpc.ba.gov.br r FPC Meu Porta Lápis  Após leitura de história, as crianças aprendem a

confeccionar um porta lápis com material reciclável. o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q 29/2, 15h $ Grátis t 71 3117-6079 r FPC Montando seu Animal Favorito  Carla França ensina crianças a montarem o animal que mais gostam através da arte do mosaico. o Biblioteca Infantil Monteiro Lobato q 2/2 a 23/2, às quintas, 15h $ Grátis t 71 3117-1411 r FPC Trabalho em Madeira  Teresa Cristina Macêdo Valadares Coelho realiza oficina com trabalho em madeira (mdf) na Ilha de Itaparica. o Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Itaparica) q 14/2 e 16/2, 14h $ Grátis t 71 3631-1636 s www. fpc.ba.gov.br @ bjmjr.itaparica@fpc. ba.gov.br r FPC Venha Fazer a sua Máscara de Carnaval!  Lucielba Caldas ministra oficina para crianças de confecção de máscaras com materiais diversos. o Biblioteca Infantil Monteiro Lobato q 14/2, 15h $ Grátis t 71 3117-1411 r FPC

culinária Arte com Chocolate  Regina Gantois oferece oficina de arte com chocolates para quem deseja

60   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


aprender a confeccionar ovos de páscoa, doces, tortas, bolos etc. o Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Itaparica) q 7/2 e 8/2, 14h $ Grátis t 71 3631-1636 s www.fpc.ba.gov. br @ bjmjr.itaparica@fpc.ba.gov.br r FPC

dança Ballet Clássico  Oficina para crianças a partir de três anos e adultos, ministrada pelo segundo ano pela professora Sheilla Barbosa, em Mutuípe. o Casa de Cultura de Mutuípe q A partir de 3/2, às sextas $ 40 t 75 3635-1457 Dança Afro Contemporânea  Dionisio Filho, professor licenciado em Dança pela UFBA, ministra aulas do curso de férias da Escola de Dança da Universidade. o Escola de Dança da UFBA q Ter e qui, 16h às 17h30 ou 17h30 às 19h $ 80 t 71 3283-6576/ 8639-7005 s www.facebook.com/dionifilho @ dionny28@ hotmail.com

Investigação do Movimento  O Centro de Articulação e Referência em Dança Negra promove curso de dança negra contemporânea – técnica “Horton” de dança moderna, com o professor Elisio Pitta. o Casa do Benin

(Pelourinho) q Até 10/2, seg, qua e sex, 9h às 12h $ 170 t 71 3241-5679 @ epitta12@yahoo.com.br r Centro de Articulação e Referência em Dança Negra

Matrizes Africanas  Aulas práticas de samba-reggae, canções de blocos afros e danças afrobrasileiras com as professoras Tatiana Campêlo e Vânia Oliveira e os músicos Fábio Santos, Luciano Santos e Sérgio Santos. o Espaço Xisto Bahia q Até 10/2, ter e qui, 19h às 21h $ 150 t 71 8782-2559 Tempo de Dançar  O Projeto que já tem quatro anos de existência promove aulas de dança para a comunidade com o ritmo do Zouk. o Dique do Tororó e Fundação Pierre Verger (Vasco da Gama) q Aos domingos, 17h; às quartas, 19h $ Grátis t 71 9924-9207 s www.zoukbahia. com.br @ cledisonms@hotmail.com r Projeto Tempo de Dançar Um Encontro dos Orixás com as Técnicas de Dança Moderna  O professor e coreógrafo Paco Gomes ministra aulas teóricas e práticas da simbologia das danças dos Orixás, mesclando técnicas modernas e alternativas. o Espaço Xisto Bahia q Até 10/2, seg, qua, sex, 14h às 16h $ 80 t 71 8716-6839

CURSOS, OFICINAS E PALESTRAS  

O   61


esoterismo

jogos Aprendendo a Jogar Xadrez!  Lorena Monteiro ministra oficina recreativa para crianças, com introdução ao jogo de xadrez. o Biblioteca Infantil Monteiro Lobato q 1/2 a 29/2, às quartas, 15h $ Grátis t 71 3117-1411 r FPC

Tarô para Iniciantes  Palestra abre um bate-papo sobre tarô para pessoas que desejam iniciar o caminho do jogo de cartas ou que apenas tenham curiosidade. o Livraria Saraiva Shopping Iguatemi q 10/2, 19h $ Grátis t 71 8888-2568/ 3013-6304 @ jsconsultores@terra. com.br r DesenhArt

Xadrez  Aprender xadrez brincando e se divertindo: este é o objetivo de Geronimo Cerqueira Limoeiro e Alexandre da Cruzz do Amor Divino, que oferecem uma oficina de aprendizado. o Biblioteca Anísio Teixeira q Ter e qui, 14h às 16h $ Grátis t 71 3117-6339 s www. fpc.ba.gov.br r FPC

humanas Círculo de Estudo Pensamento e Ação  O CEPA abre as inscrições para o curso de filosofia das religiões, educação e cultura, que acontecerá no mês de março, com carga horária de 60 horas. o Rua Souto Dalva, 95, Barbalho q A partir de 1/2 $ 50 t 71 3242-0502/ 88004717 s www.cepabrasilba.org.br @ Cepaadmin@gmail.com r CEPA

literatura Colorindo o Pássaro Sem Cor  Oficina de arte literária para crianças, com leitura de histórias seguida por pintura de desenhos. o Biblio-

62   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


teca Infantil Monteiro Lobato q 1/2 a 29/2, às quartas, 10h $ Grátis t 71 3117-1411 r FPC

produção

Construindo Caligramas  Oficina de arte ensina crianças a fazerem poesias utilizando formas, com orientação de Amanda Costa. o Biblioteca Infantil Monteiro Lobato q 2/2 a 23/2, às quintas, 10h $ Grátis t 71 3117-1411 r FPC Menina Bonita do Laço de Fita  Crianças se divertem ouvindo histórias e criando os personagens da própria história numa oficina com Diogenisa d’Oliva e Mariana Araújo. o Biblioteca Pública Thales de Azevedo q 8/2, 15h $ Grátis t 71 31165891 s www.fpc.ba.gov.br r FPC Oficina de Gibi  O ministrante Maurício Santil ajuda a desenvolver atividades educativas através da leitura de gibis. o Biblioteca Pública Thales de Azevedo q 29/2, 15h $ Grátis t 71 3116-5891 s www. fpc.ba.gov.br r FPC

Formatação e Gestão de Projetos Culturais  Trata de gestão cultural, prestação de contas e captação de recursos, com tópicos como Lei Rouanet, formulários, relatórios e pesquisa de mercado. Inclui material didático. o Galeria do Livro e Arte q 4/2 e 5/2, 10h30 às 18h30 $ 370 s www.manufaturadacultura.art.br @ cursos@manufaturadacultura.art.br r Manufatura da Cultura

Produção de Eventos  Curso aborda planejamento, captação de recursos, parcerias, apoios e visitas técnicas para produção de eventos, em especial camarotes, carnaval e festas. o Unipessoa (Stiep) q 4/2 e 11/2, 8h às 18h $ 220 t 71 8888-2568/ 3013-6304 @ jsconsultores@terra. com.br r DesenhArt

O   63

CURSOS, OFICINAS E PALESTRAS  


religiosidade Gnosis  O Nível do Ser, O Decálogo, Educação Fundamental, A Árvore Genealógica das Religiões, Evolução, Involução e Revolução são alguns dos cursos de matriz religiosa, oferecidos para maiores de 16 anos. o Casa Afrânio Peixoto (Lençóis) q 5/2 a 26/2, aos domingos, 14h30 às 18h $ Grátis t 75 33341728 s www.fpc.ba.gov.br @ afrânio. peixoto@fpc.ba.gov.br r FPC

diretor Dêvid Gonçalves, para alunos com idade mínima de 18 anos. o Praça das Artes (Pelourinho) q Sáb e dom, 14h $ 10 (inscrição) t 71 88901821 s www.facebook.com/GRUPOANEXUS r Grupo Cultural Anexu’s

turismo

teatro Cia d’art Alaor Lopes  Oficina de teatro com Alaor Lopes pretende trabalhar habilidades como dicção, voz, corpo, técnicas básicas e avançadas de teatro. o A combinar q Aos sábados, até 27/5 (mat/ vesp) $ 90 @ fazoriso@hotmail.com r Cia. Artística Alaor Lopes

Empreendedorismo  Representante do SEBRAE faz palestra sobre o empreendedorismo no setor do turismo, na Ilha de Itaparica. o Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Itaparica) q 3/2, 10h $ Grátis t 71 3631-1636 s www. fpc.ba.gov.br r FPC

Teatrando na BIML  Oficina para crianças de introdução ao teatro com dinâmicas, jogos e brincadeiras. o Biblioteca Infantil Monteiro Lobato q 7/2 a 28/2, às terças, 10h; 5/2, 14h às 17h $ Grátis t 71 3117-1411 r FPC

Eventos e Turismos  Palestra pretende abordar os assuntos de como produzir eventos e turismo pelo contexto da sociedade contemporânea. o Livraria Saraiva Shopping Iguatemi q 11/2, 19h $ Grátis t 71 8888-2568/ 3013-6304 @ jsconsultores@terra.com.br r

Teatro de Rua  Oficinas de teatro de rua são ministradas pelo ator e

DesenhArt

64   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


intervalo

O   65

CURSOS, OFICINAS E PALESTRAS  

Victor Jimmy Oceano jimmy_victor@hotmail.com www.victorjimmy.com


Festival Cultural de Rua da Ilha de Itaparica

2º F E S T I T

eventos

eco-festival Durante um final de semana, a Ilha de Itaparica é cenário para a realização de espetáculos e oficinas de circo, dança, música, artesanato e artes plásticas. O Festival Cultural de Rua da Ilha de Itaparica, em 2ª edição, promove a prática da sustentabilidade, incentivando moradores e turistas a adotarem hábitos mais saudáveis para o meio ambiente. O evento também visa a divulgar o potencial da localidade para o ecoturismo e dar visibilidade a novos artistas. Em sua 1ª edição, o FESTIT atraiu mais de mil pessoas por dia, interessadas em assistir às apresentações de nomes locais e vindos de vários países, como África do Sul e China. Neste ano, estão confirmadas as participações do pintor e artista plástico Erick Wilson (São Paulo); do Teatro Náufrago, de Nicola Rinaldo (Itália) e Elena (Chapada Diamantina/BA), num espetáculo de palhaço, acrobacia, mímica e malabares; de Vincent Warin (França), num espetáculo-performance com bicicleta BMX; e do Cirque Exalte (França). Também estão na programação artistas itaparicanos e soteropolitanos, tais como Grupo Nativos do Samba e Irmão Carlos e o Catado. o Mercado Municipal de Itaparica q 4/2 e 5/2, 8h às 17h $ Grátis t 71 8140-2665 s www. festivalilhadeitaparica.com @ festivalitaparica@ gmail.com r Associação Jub’Arte/ FCBA/ FUNCEB/ Sebrae/ Instituto Sacatar/ Aliança Francesa de Salvador/ Prefeitura de Itaparica/ Cambuí Produções

66   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


desloque-se do centro

Verão no Solar – 40º de Diversão, Cultura e Diversidade continua em fevereiro O Cine-Teatro Solar Boa Vista, localizado no Engenho Velho de Brotas, vem promovendo uma programação especial de verão desde o início do ano. Apresentações diárias de teatro, dança, música e cinema estão entre as opções, que atendem públicos de todas as idades. Para este mês, as atrações incluem as bandas Cascadura, O Círculo e Orquestra Afro Sinfônica, o espetáculo Soul Transformista, a 4ª Batalha Independente de Rua – Street Dance na Veia e o percussionista Guem, considerado um dos maiores músicos africanos vivos. o Cine-Teatro Solar Boa Vista q Até 14/2 $ Valores variados s www.blogdosolar.wordpress.com

EVENTOS  

E  67


quarta

1

III Encontro Baiano de Estudos em Cultura  Inscrições abertas para interessados em submeter trabalho ao EBECULT, que acontecerá em abril, em Cachoeira. O público ouvinte também já deve se cadastrar para participar do evento. o www.ebecult.ufba.br q Até 10/2 (inscrição de trabalhos); a partir de 10/2 (público ouvinte) r UFBA

Show de Capoeira Apresentações de capoeira, maculelê, saltos acrobáticos, puxada de rede e samba de roda feitas por crianças e adolescentes do Projeto Capoeira e Cidadania: O Sol Nasce Para Todos, do Grupo de Capoeira Os Bambas do Sol Nascente. o Centro Social Carmelitano q Às quartas (exceto carnaval), 19h30 às 20h30 $ 30 t 71 8808-8327

quinta

Iemanjá com Livros  No dia da festa de Iemanjá, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, localizada no bairro do evento, recebe doações de livros. o Biblioteca Juracy Magalhães Junior q 2/2, 10h $ Grátis t 71 3116-5360 s www.fpc.ba.gov.br @ bjmjr.fpc@fpc.ba.gov.br r FPC

4

sábado

Mostra das Oficinas Vila Verão 2012  Alunos das oficinas de verão promovidas no Teatro Vila Velha se reúnem para trocar experiências dos dois últimos meses. o Teatro Vila Velha q 4/2 e 5/2, 10h $ Grátis s www.teatrovilavelha.com. br r Teatro Vila Velha

5

domingo

2

Tarde de Entretenimento Jogos e brincadeiras para estimular o raciocínio lógico. o Biblioteca Thales de Azevedo q Às quintas, 15h $ Grátis t 71 3116-5360 s www.fpc. ba.gov.br @ bjmjr.fpc@fpc.ba.gov. br r FPC

Feijoada Vila Verão  Evento com música, feijão e arte encerra a programação do Amostrão Vila Verão 2012, do Teatro Vila Velha. o Teatro Vila Velha q 5/2, 12h $ 30

68   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


e 50 (casadinha) s www.teatrovilavelha.com.br r Teatro Vila Velha

sexta

24

nha@hotmail.com r Centro Esportivo de Capoeira Angola João Pequeno de Pastinha

domingo Filme e Capoeira  Exibição do filme Dança de Guerra, de Jair Moura, seguida de apresentação com o grupo Samba de Botequim. o Centro Esportivo de Capoeira Angola João Pequeno de Pastinha q 24/2, 19h $ Grátis t 71 8746-6141 @ imailajppastinha@hotmail.com r Centro Esportivo de Capoeira Angola João Pequeno de Pastinha

sábado

26

Feira Cultural  Acontece durante o dia uma feira cultural com oficina de toque de Berimbau. o Centro Esportivo de Capoeira Angola João Pequeno de Pastinha q 26/2, 9h às 19h $ Grátis t 71 8746-6141 @ imailajppastinha@hotmail.com r Centro Esportivo de Capoeira Angola João Pequeno de Pastinha/ FPC

25

Capoeira  Oficina de capoeira angola seguida de apresentação de roda de capoeira. o Centro Esportivo de Capoeira Angola João Pequeno de Pastinha q 25/2, 16h $ Grátis t 71 8746-6141 @ imailajppasti-

EVENTOS  

E  69


editais

economia criativa

Prêmio Brasil Criativo lança seus dois primeiros editais

70   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


nacional

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Economia Criativa, que está em fase de estruturação, lança os dois primeiros editais do Prêmio Brasil Criativo. O Edital de Fomento a Iniciativas Empreendedoras e Inovadoras irá identificar, reconhecer, fomentar e difundir iniciativas da sociedade civil atuantes nos setores criativos. Com R$ 3,6 milhões em recursos, serão premiadas 150 ações nas seguintes categorias: “Novos Modelos de Gestão de Empreendimentos e Negócios Criativos” e “Formação para Competências Criativas”. Já o Edital de Apoio à Pesquisa em Economia Criativa, com R$ 810 mil, selecionará 22 estudos e pesquisas acerca deste tema no contexto brasileiro. O apoio se destina a pesquisadores da área acadêmica e se divide em três categorias: “Teses – Doutorado”; “Dissertações – Mestrado” e “Produção em Grupo”. o www.cultura.gov.br q 13/2 a 30/3 $ Grátis r SEC/ MinC

III Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia: “Memórias da Imagem” O certame, aberto a artistas brasileiros ou residentes no país, chega à sua 3ª edição propondo o tema “Memórias da Imagem”, que parte da associação constante que se faz da fotografia com a memória. Serão oferecidos três prêmios, no valor de R$ 10 mil cada: “Memórias da Imagem”, destinado a trabalhos de abordagem documental; “Diário Contemporâneo”, para projetos que apresentem relações com outras linguagens e suportes; e “Diário do Pará”, para fotógrafos paraenses. o www.diariocontemporaneo. com.br q Até 18/2 $ Grátis r Jornal Diário do Pará

P   71

EDITAIS E PRÊMIOS 


sav

Cinco editais investem total de R$ 17,9 milhões no audiovisual brasileiro A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/ MinC) abre inscrições para cinco novos editais de fomento à produção audiovisual, que juntos representam um investimento total de R$ 17,9 milhões. Os certames apoiam obras de longa e curta-metragem de baixo orçamento, entre ficções, animações e documentários, roteiristas profissionais e estreantes, além de cinco iniciativas de documentários de longa-metragem. o www. cultura.gov.br q Até 10/2 $ Grátis r SAv/ MinC

Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco  Contempla atividades artísticas e culturais da região da Bacia do Rio São Francisco, nas áreas de artes cênicas, artes e expressões populares, artes visuais, audiovisual, literatura, moda e música. As propostas devem ser feitas por jovens entre 17 e 29 anos, residentes na região alcançada, ou beneficiar este público. Serão concedidos 1.050 prêmios no valor de R$ 15 mil cada. o Pelos Correios (endereço disponível no texto do edital) q Até 15/2 $ Grátis s www.cultura.gov.br r Funarte/ MinC

Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais  Vai premiar 500 iniciativas culturais já realizadas e concluídas por jovens com idade entre 15 e 29 anos de todo o país, com R$ 9 mil para cada. Os trabalhos podem ser de comunicação, articulação e mobilização, cultura

72   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


e tecnologia, pesquisa e acervo, formação, produção, intercâmbios e encontros ou cultura e sustentabilidade. o No site www. cultura.ba.gov.br ou pelos Correios (endereço disponível no texto do edital) q Até 29/2 $ Grátis r SCC/ MinC

aceitas redações (artigos, crônicas ou resenhas) sobre a vida e/ ou obra do escritor baiano, sobre escritores e poetas de países de língua portuguesa ou ainda sobre assuntos africanos e Copa do Mundo de Futebol de 2014. q Até 30/5 t 71 8805-4708 s www. galinhapulando.com r Valdeck Almeida de Jesus/ Núcleo Baiano da União Brasileira de Escritores (UBE)

CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol  Abertas inscrições para 3ª edição do evento, a ser realizado no Rio de Janeiro (24/5 a 29/5) e São Paulo (31/5 a 3/6). São aceitos filmes de curta e longa metragens que tenham como abordagem principal o tema “Futebol”. o Por Correios (endereço disponível no regulamento) q Até 1/3 $ Grátis t 21 2226-3663 s www.cinefoot.org @ cinefoot@cinefoot.org r Conexão Cultural/ IBEFEST

Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus  8ª edição do concurso homenageia Jorge Amado. São

3º Concurso do Minuto da CGU  Com um total de mais de R$ 16 mil, vai premiar oito obras audiovisuais, inéditas, com duração de até 60 segundos, em qualquer gênero, sobre o tema “Informação Pública: Direito de Todos. Sem Desculpa. Sem Segredo”. o www.minutoad.com.br q Até 29/3 $ Grátis r CGU/ UNESCO Programa de Bolsas de Tradução e Publicação de Reedições O Ministério da Cultura, por meio da Fundação Biblioteca Nacional, investe mais de R$ 12 milhões para a divulgação de obras brasileiras no mercado internacional. Os recursos serão oferecidos a editoras estrangeiras e para bolsas de tradução e publicação. o www.bn.br q Até 31/12 $ Grátis t 21 2220-2057 r FBN/ MinC

P   73

EDITAIS E PRÊMIOS 


cultos afro

2d

v e fe

ere

e a d i D a t r s a e F oM n iro

74   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


A Festa de Iemanjá é a maior manifestação pública do Candomblé na cidade de Salvador, e sua origem remonta à década de 1920. Desde a madrugada, o povo de santo, pescadores e curiosos participam dos rituais preparativos. Logo cedo, às 5 horas da manhã, uma alvorada de fogos anuncia a chegada do presente oferecido pelos pescadores à Casa de Iemanjá. O bairro do Rio Vermelho amanhece decorado e com barracas de comidas e bebidas montadas, além de música e festa para todo gosto. Baianas de acarajé ambulantes também oferecem seus produtos. Ao longo do dia, os visitantes e fiéis chegam também com suas oferendas para a Rainha do Mar, que vão sendo colocados em balaios e, no final da tarde, acompanham o presente principal em procissão marítima com grande número de embarcações. Em terra, as comunidades de terreiros executam toques e cânticos diversos em homenagem a Iemanjá, além de batucadas e charangas que circulam em vários pontos do circuito. Os festejos continuam no bairro até a noite. o Praia do Rio Vermelho q 2/2 $ Grátis r Colônia de Pescadores Z-1

3

sexta

Amoreiras  Comunidade realiza a cerimônia do Presente para Iemanjá. o Ilê Asé Baba Ominguian q 3/2, 15h t 71 3631-3340

4

sábado

Oya Mesi  No primeiro sábado de cada mês, o terreiro realiza a Sessão do Caboclo Sultão das Matas com atendimento ao público. o Ilê Axé Oya Mesi q 4/2, 16h t 71 3397 2330 Jauá  Terreiro convida amigos e simpatizantes para a festa de Dandalunda, na Estrada do Coco. o Terreiro de Jauá q 4/2, 19h t 71 3623-3861

8

quarta

Iansã  Amigos e simpatizantes da comunidade Ominguian, em Amoreiras, participam da festa da Iansã de Mãe Lilita. o Ilê Asé Baba Ominguian q 8/2, 15h t 71 3631-3340

CULTOS AFRO  

A  75


sábado

11

Ominguian  Terreiro realiza ritual festivo para Oxum. o Ilê Asé Baba Ominguian q 11/2, 15h t 71 36313340

domingo

12

Itaparica  A comunidade Ominguian realiza a entrega do Presente de Oxum e o ritual do Ipeté. o Ilê Asé Baba Ominguian q 12/2, 15h t 71 3631-3340

Mokambo  O terreiro realiza cerimônia interna com oferenda a Mpoombo Nzila. o Terreiro Mokambo q 12/2 t 71 3360-6668

quinta

23

Oxalá  Realização do ritual da cerimônia das Águas de Oxalá. o Ilê Axé Opô Ajagunã q 23/2, 5h t 71 3291-8631

sábado

Ilê Axé Opô Ajagunã q 25/2, 20h t 71 3291-8631

Ominguian  Na ilha, a comunidade do terreiro convida todos para a festa do Caboclo Rei do Congo. o Ilê Asé Baba Ominguian q 25/2, 22h t 71 3631-3340

26

domingo

Itaparica  A comunidade religiosa de Amoreiras participa da lavagem da cadeira de Oxalá, com saída do cortejo da praça de Ponta de Areia. o Ilê Asé Baba Ominguian q 26/2, 11h t 71 3631-3340

27

segunda

Esu  Realização de cerimônia interna com oferenda para o orixá mensageiro. o Ilê Axé Opô Ajagunã q 27/2 t 71 3291-8631

29

quarta

25

Oxalá  O orixá maior recebe homenagem em celebração festiva, em terreiro de Lauro de Freitas. o

Gamela de Xangô  A comunidade Ajagunã recebe convidados para o ritual festivo em homenagem ao orixá Xangô. o Ilê Axé Opô Ajagunã q 29/2, 20h t 71 3291-8631

76   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


intervalo Jô Felix  Boca D’água  jofelixs@gmail.com

A  77

CULTOS AFRO  


fundação cultural R. Gregório de Mattos, nº29, Pelourinho t 71 3116-6658

nias filho  Praça José de Almeida Alcântara, Centro, s/n, Itabuna/BA. t 73 3211-6429

espaços culturais — secult

centro de cultura amélio amorim Av. Presidente Dutra nº 2222, Capuchinhos, Feira de Santana/BA. t 75 36224684

escola de dança da funceb  R. da Oração, nº 1, Terreiro de Jesus, Pelourinho. t 71 3116-6644 casa da música Parque Metropolitano do Abaeté, Itapuã. t 71 3116-1511 cine-teatro solar boa vista  Pq. Boa Vista de Brotas,Engenho Velho de Brotas. t 71 3116-2108/ 2109 espaço cultural alagados  R. Direta, Uruguai. t 71 3117- 6518 Espaço Xisto Bahia R. Gal. Labatut, 27, Barris. t 71 3117-6156 cine-teatro centro cultural plataforma Praça São Braz, s/n, Plataforma. t 71 3117-8106 teatro do iceia R. Thales de Freitas, s/n, Barbalho. t 71 3117-1520 interior e região metropolitana de salvador — funceb centro de cultura acm  Praça Duque de Caxias, s/n, Jequié/ BA. t 73 3527-5256 centro de cultura ado-

centro de cultura de alagoinhas  R. Luiz Viana, s/n, Alagoinhas/ BA. t 75 3421-5608 centro de cultura camillo de jesus lima  Av. Rosa Cruz, 45, Bairro Recreio, Vitória da Conquista/BA. t 77 3424-3006/ 4725 centro de cultura joão gilberto  R. José Petitinga, s/n, Juazeiro/BA. t 74 3611-4322 centro cultural lauro de freitas  Praça João Thiago Santos, Centro, Lauro de Freitas/BA. t 71 3288-8350 centro de cultura de porto seguro  R. Quinze de Novembro, s/n, Bairro Pacata, Porto Seguro/BA. t 73 3288-1388 centro de cultura olívia barradas R. Maestro Barrinha, s/n, Graça - Valença/Ba t 75 3641-3594 teatro dona canô  R. do Imperador, 142, Cais de

Araújo Pinho, Santo Amaro/BA. t 75 3241-1298 casa de cultura de mutuípe  Av. Dr. Bartolomeu Chaves, 95, Centro, Mutuípe/ BA t 75 3635-1457 centro cultural de guanambi  R. Manoel Bandeira, s/n, Centro, Guanambi/Ba t 77 34519267 secretaria de cultura Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro t 71 3103-3400 / 3434 fundação pedro calmon (fpc)  Av. Sete de Setembro, n° 282, Ed. Brasilgas, 5º a 8º andar, Centro. t 71 3116-6911 instituto de radiodifusão da bahia (irdeb) R. Pedro Gama, 413/E, Alto do Sobradinho, Federação. t 71 3116 7361/ 7444 instituto do patrimônio artístico e cultural (ipac)  R. 28 de Setembro, 15, Centro Histórico de Salvador. t 71 3117-6480 diretoria de museus (ipac)  Av. Sete de Setembro, 1330, Campo Grande. t 71 3117-6447 pelourinho cultural (ipac)  Lg do Pelourinho, 12. t 71 3117-6456

78   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


palácio da aclamação (cerimonial e museu) Av. Sete de Setembro, 1330, Campo Grande. t 71 3117-6146/ 6147

ighb – instituto geo-gráfico e histórico da bahia  Av. Sete de Setembro, 94A. t 71 3329-4463

conselho de cultura da bahia  Av. Sete de Setembro, 1330, Anexo, Palácio da Aclamação. t 71 3117-6187

instituto mauá – núcleo de acervo artesanal  R. Gregório de Mattos, 27, Pelourinho. t 71 3116-6710

órgãos de turismo

instituto cervantes de salvador  Av. Sete de Setembro, 2792, Ladeira da Barra. t 71 3797-4667

bahiatursa  Centro de Convenções da Bahia, Jardim Armação, s/n. t 71 3117-3000 saltur  Av. Vasco da Gama, 206, Dique do Tororó t 71 3176-4200 fundações e institutos caixa cultural salvador  Rua Carlos Gomes, 57, Centro t 71 3421-4200 fundação casa de jorge amado Largo do Pelourinho, s/n.t 71 3321-0070/ 0122 fundação gregório de mattos  R. Chile, 31, Centro. t 71 3322-1486 fundação pierre verger  Segunda Travessa da Ladeira da Vila América, 6, Engenho Velho de Brotas t 71 3203-8400 fundação salvador convenções e eventos Centro de Convenções da Bahia, s/n, térreo, Jd Armação. t 71 3311-4444

instituto nzinga de capoeira angola R. do Alto da Sereia, 2, 3º andar, Rio Vermelho. t 71 9124-6771 iphan – instituto do patrimônio histórico R. Visconde de Itaparica, 8, Barroquinha. t 71 3321-0133 fundação joão fernandes da cunha Praça Campo Grande, 8. t 71 3328-0522 fundação lar harmonia  R. Dep. Paulo Jackson, 560, Piatã. t 71 3286-7796 goethe-institut / icba Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória. t 71 3338-4700 fundação internacional de capoeira angola (fica)  Av. Carlos Gomes, 111, Edf. Éster de Moura Franco, 5° andar. t 71

3321-7365 associações e centros centro de estudos multidisciplinares em cultura (cult) FACOM/ UFBA, R. Barão de Geremoabo, Campus Ondina. t 71 3283-6198 aliança francesa de salvador  Av. 7 de Setembro, 401, Ladeira da Barra. t 71 3336-7599 associação cultural caballeros de santiago  R. da Paciência, 441, Rio Vermelho. t 71 3334-0241 associação cultural ítalo brasileira dante alighieri  R. General Labatut, nº 62, Barris. t 71 3328-3752 associação dos produtores culturais Av. Manoel Dias, 634, Pituba. t 71 3491-1998 casa da nigeria Rua Portas do Carmos, 26, Pelourinho t (71) 3326 2021 casa de angola na bahia  Pça dos Veteranos, 5, Baixa dos Sapateiros. t 71 3321-4495 casa do benin  R. Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho. t 71 3241-5679 casa da mandinga R. Comendador José Alves Ferreira, 160, Garcia. t 71 3328-5756

N  79

ENDEREÇOS  


centro cultural correios  Pç. Anchieta, 20, Pelourinho. t 71 3321-6665 caixa cultural salvador  R. Carlos Gomes, 57, Centro. t 71 3421-4200 ceao – centro de estudos afro-orientais Pç. Inocêncio Galvão, Nº 42, Largo Dois de Julho. t 71 3322-6742 cepaia – centro de estudos afro-indígenas americanas  Lg do Carmo, 4, Centro Histórico de Salvador. t 71 3241 0840 centro esportivo de capoeira angola joão pequeno de pastinha Forte Santo Antonio Além do Carmo - Rua Barão do Triunfo Forte da Capoeira t 71 3323-0708 coletivo de entidades negras (cen) Ladeira da Independência, s/n, Nazaré. t 71 3321-0833 espaço cultural brasil açu  R. da Misericórdia, 7, loja 2, Praça da Sé. t 71 3266-3099 associação casa de batatinha  R. Gabriel Soares nº 68 Aflitos. t 71 3329-7773 arquivos públicos arquivo público da bahia (fpc)  Ladeira de Quintas, 50, Baixa de

Quintas. t 71 3244-9751 arquivo histórico municipal  R. Chile, 31, Centro. t 71 3322-1486 cine e vídeo Saladearte Cine Vivo Shopping Paseo Itaigara, Rua Rubens Guelli, 135. t 71 3015-6867 sala alexandre robatto  R. General Labatut, 27, Barris.t 71 3116-8100 saladearte aliança francesa  Av. 7 de Setembro, 401, Ladeira da Barra. t 71 3336-7599 saladearte cinema do museu  Museu Geológico. Av. Sete de Setembro, 2195, Corredor da Vitória. t 71 3338-2241 Saladearte Cinema do MAM Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão. t 71 3329-5727 saladearte cine xiv R. Frei Vicente, 12/14, Pelourinho. t 71 3321-1948 saladearte da ufba Av. Reitor Miguel Calmon, Vale do Canela, PAC. t 71 3235-9879 teatro teatro castro alves Pç Dois de Julho, s/n, Campo Grande. t 71 31174899/ 3532-2323 sala do coro (tca)

Pç 2 de Julho, s/n, Campo Grande. t 71 31174883/4884 concha acústica (tca) Ladeira da Fonte, s/n, Campo Grande. t 71 3117-4885 cine-teatro sesc Casa do Comércio. Av. Tancredo Neves, 1109, Pituba. t 71 3273-8732 teatro acbeu  Av. Sete de Setembro, 183, Corredor da Vitória. t 71 3444-4423 teatro da barra  R. Marquês de Caravelas, 50, Barra. t 71 3264-4163 teatro caballeros de santiago  R. Paciência, 441, Rio Vermelho. t 71 3334-0241 teatro dias gomes R. Francisco Ferraro, 53, Nazaré. t 71 3322-5522 teatro diplomata Av. Tamburugy, 474, Patamares. t 71 3367-8882 teatro gamboa nova R. Gamboa de Cima, 3, Gamboa t 71 3329-2418 teatro gregório de mattos  Pç Castro Alves, s/n, Centro. t 71 33222646 teatro do irdeb  R. Pedro Gama, 413 E, Alto do Sobradinho, Federação. t 71 3116-7436

80   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


teatro isba  Av. Oceânica, 2717, Ondina. t 71 4009-3689

teatro vila velha  Passeio Público, Campo Grande. t 71 3083-4600

teatro jorge amado UEC, Av. Manoel Dias da Silva, 2177, Pituba. t 71 3525-9720

theatro xviii  R. Frei Vicente, 18, Pelourinho. t 71 3322-0018

teatro do movimento Escola de Dança da Ufba, Ondina. t 71 3245-6412

teatro gil santana R. Professora Almerinda Dutra, N° 67 - Rio Vermelho. t 71 3489-2917

teatro martim gonçalves R. Araújo Pinho, N° 292, Canela. t 71 32837851/ 7850

teatro monet  R. Ana C. D. Dias, Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas t 71 2201-2100

teatro miguel santana  R. Gregório de Matos, 49, Pelourinho. t 71 3322-1962

bibliotecas

teatro módulo  Av. Magalhães Neto, 1117, Pituba. t 71 2102-1392 teatro molière   Ladeira da Barra ,401. t 71 33367599/ 5259 teatro salesiano  Pç. Conselheiro Almeida Couto, 374, Largo de Nazaré.t 71 3327-0166 teatro sesi rio vermelho  R. Borges dos Reis, 9, Rio Vermelho t 71 3616-7070 teatro sesc/senac  Pelourinho, Largo do Pelourinho, 19. t 71 3324-4520 café-teatro sitorne R. Dep. Cunha Bueno, 55, Rio Vermelho. t 71 3347-7089

biblioteca pública do estado da bahia  R. General Labatut, 27 – Barris t 71 3117-6000 anísio teixeira Avenida Sete de Setembro, 74. Ladeira de São Bento Centro. t 71 3117-6339 reitor edgard santos  R. Porto dos Mastros s/n Itapagipe. t 71 3312-6714 betty coelho  Rua Lavínia Magalhães 42, Boca do Rio t 8103-1688 fernando amarelo de castro  R. da Paciência, 441/ 1º andar, Rio Vermelho. t 71 3334-0241 biblioteca infantil monteiro lobato Praça Conselheiro Almeida, s/n, Couto, Nazaré. t 71 3117-1433

biblioteca manuel querino  R. Gregório de Mattos, nº 45, Pelourinho, Solar Ferrão. t 71 3321 - 7971 juracy magalhães jr. R. Borges Reis, s/n, Rio Vermelho. t 71 3116-5360 juracy magalhaes jr – itaparica R. Ruy Barbosa, s/n, Centro, Itaparica / BA. t 71 3631 -1636 biblioteca do mam-ba Av. Contorno s/n Solar do Unhão t 71 3117-6142 biblioteca margarida costa pinto  Av. Sete de Setembro, 2490, Corredor da Vitória. t 71 3336-6081 biblioteca multimídia petró aragão Praça José Anchieta, 12, 1º andar - Pelourinho. t 71 3266-1051 biblioteca do museu eugênio teixeira leal R. J. Castro Rabello, 1, Pelourinho. t 71 3321-9551 biblioteca prometeu itinerante  Rua Lavínia Magalhães 42, Boca do Rio. t 71 8123-0873 biblioteca de extensão  R. General Labatut, 27, Subsolo da Biblioteca Pública do Estado, Barris. t 71 3117-6034 biblioteca pública thales de azevedo  R.

N  81

ENDEREÇOS  


Adelaide Fernandes da Costa, s/n, Costa Azul. t 71 3116-5891 museus mam – museu de arte moderna da bahia  Av. Contorno s/nº, Solar do Unhão. t 71 3117-6132 museu do palácio da aclamação (ipac)  Av. Sete de Setembro, 1330, Campo Grande. t 71 3117-6147 museu abelardo rodrigues (ipac)  R. Gregório de Matos, 45, Pelourinho t 71 3117-6357 museu de arqueologia e etnologia da ufba Terreiro de Jesus s/nº, antiga Faculdade de Medicina, Pelourinho. t 71 3283-5530 mab – museu de arte da bahia (ipac)  Av. Sete de Setembro, 2340, Vitória. t 71 3117-6900 museu de arte sacra da ufba  R. do Sodré, 276, Centro. t 71 3243-6511 museu carlos costa pinto  Av. Sete de Setembro, 2490, Corredor da Vitória. t 71 3336-6081 museu da cidade  Lgo do Pelourinho, 3. t 71 3321-1967 Museu da Miseric��rdia  R. da Misericórdia, 6 Centro Histórico

t 71 3322-7355 museu etnográfico casa de angola na bahia (mecab)  Praça dos Veteranos, 05, Baixa dos Sapateiros. t 71 3321-4495 museu eugênio teixeira leal/ memorial do banco econômico  R. J. Castro Rabello, 1, Pelourinho. t 71 3321-9551 museu de ex-votos da igreja do bonfim  Pça. do Bonfim, 50, Cidade Baixa. t 71 3316-2196 museu geológico da bahia  Av. Sete de Setembro, 2195, Corredor da Vitória. t 71 3336-3498/ 6689

museu da música brasileira  R. das laranjeiras, 28, Pelourinho. t 71 3321-1596 museu ilê ohun lailai Ilê Axé Opô Afonjá - R. Direta de São Gonçalo, 557, São Gonçalo do Retiro. t 71 3384-6800 palacete das artes rodin bahia  R. da Graça, 284, Graça.t 71 3117-6910 espaço mário cravo (ipac)  Jardim Iracema, s/ nº, Ed. Portal de Pituaçu, Parque Metropolitano de Pituaçu. t 71 3363-4054 museu afro-brasileiro  Terreiro de Jesus - Pelourinho t 71 3283 5540

instituto feminino da bahia  R. Monsenhor Flaviano, 2, Politeama. t 71 3329-5522

forte de santo antônio além do carmo Pça. Barão do Triunfo, Santo Antônio t 71 3117-1488

museu do mosteiro de são bento da bahia  Av. Sete de Setembro, Largo de São Bento, nº 1, Centro. t 71 2106-5203

memorial

museu de azulejaria e cerâmica udo knoff (ipac)  R. Frei Vicente, 3, Pelourinho. t 71 31176388 museu tempostal (ipac)  R. Gregório de Mattos, 33, Pelourinho. t 71 3117-6383

memorial da câmara Pç. Thomé de Souza Pça. Municipal. t 71 33200308 memorial dos governadores  Pça. Thomé de Souza, Palácio Rio Branco, Rua Chile. t 71 3117-6067 /6050 memorial irmã dulce Av. Dendezeiros, 161 Largo de Roma. t 71 3310-1261

82   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


memorial lindembergue cardoso  R. Araújo Pinho, 58 – Canela t 71 3283-7908 memorial do tribunal regional da bahia 1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150. t 71 3373-7151/7154 memorial mãe menininha do Gantois  R. Mãe Menininha, 23 Alto do Gantois, Federação t 71 3331-9231 memorial prof. juliano moreira Avenida Edgard Santos, s/n Narandiba. t 71 3103-3947 galerias galeria pierre verger R. General Labatut, 27 – Barris. t 71 3103-4065 galeria solar ferrão (ipac)  R. Gregório de Mattos, 45, Pelourinho. t 71 3117-6357

t 71 3444-4423 galeria cañizares  Escola de Belas Artes da UFBA. R. Araújo Pinho, 212, Canela t 71 3283-7930 galeria do conselho Av. 7 de Setembro, 1330 (Anexo Palácio da Aclamação), Campo Grande. t 71 3117-6193 galeria da fundação pierre verger  R. da Misericórdia, 9, Loja 1, Praça da Sé. t 71 33212341 galeria fogo das águas  R. Siqueira Campos, 2, Largo da Quitandinham, Barbalho. t 71 3243-1582 galeria atelier marcos rogger  R. das Laranjeiras, 3, Centro Histórico. t 71 3419-0029 galeria do museu de arte sacra  R. do Sodré, Centro. t 71 3243-6511

afrikan art  R. Luis Viana, 10, Ladeira do Carmo, Centro Histórico. t 71 3326-7233

paulo darzé – galeria de arte  R. Dr. Chrysippo de Aguiar, Corredor da Vitória. t 71 3267-0930

alberto alban galeria Trav. Bartolomeu Gusmão, 52, Rio Vermelhot 71 3326-5633

prova do artista R. Bartolomeu de Gusmão, 13, lj 01,Rio Vermelho. t 71 3245-1660

ebec – galeria de arte R. Amazonas, 746, Pituba t 71 3240-4743

mcr galeria de arte Av. Oceânica, 2400, loja 23, Ondina Aparthotel, Ondina. t 71 3203-8118

galeria acbeu  Av. 7 de Setembro, 1883, Vitória.

rv cultura e arte  R.

Barro Vermelho, 32 Espaço Maria Alice, Rio Vermelho t 71 3347-4929 panorama galeria de arte R. Escritor Nelson Gallo, 19, Rio Vermelho t 71 3240-6375 igrejas históricas catedral basílica  Pça 15 de Novembro, s/n, Terreiro de Jesus/Sé t 71 3321-4573 nossa senhora da conceição da praia  R. da Conceição da Praia, s/n, Comércio t 71 3241-2507 nossa senhora do rosário dos pretos  Largo do Pelourinho, Centro Histórico t 71 3241-5781 igreja e convento de são francisco  Praça Anchieta, s/n, Centro Histórico t 71 3322-6430 igreja do senhor do bonfim  Praça Senhor do Bonfim, s/n, Bonfim t 71 3316-2196 nossa senhora da boa viagem  Largo da Boa Viagem, s/n, Boa Viagem t 71 3314-1800 igreja da piedade Praça da Piedade, Centro t 71 3329-2388 terreiros terreiro do gantois Alto do Gantois, Federação. t 71 3331-9231

N  83

ENDEREÇOS  


Ilê Axé Oju Oyá, R. Flaviano d’Apresentação, 9, Cajazeira 11 t 71 3219-3744 terreiro bate folha Travessa São Jorge, 65E, Mata Escura. t 71 3306-2163 ilê axé oxumaré  Avenida Vasco da Gama, 343. t 71 3237-2859 ilê axé oyá  Conj Pirajá I, VL2, Caminho 31, Casa 5. t 71 3391-3859 ilê axé oyá mesi  R. Conceição do Jacuípe, 7, Coutos. t 71 3397-2330 ilê axé opô ajagunã Jd. dos Diamantes, 14, Areia Branca, Lauro de Freitas. t 71 3291-8631 ilê obá toni  Ladeira da Paz, 29, Engenho Velho da Federação. t 71 3203-6396 terreiro vila são roque  R. Direta do Beiru, 884 E, Tancredo Neves. t 71 3461-2790 terreiro do alaketu R. Luís Anselmo, 67, Matatu. t 71 3382-5093 ilê ase babá ominguian  Av. Beira Mar - São João de Manguinhos / Ilha de Itaparica. t 71 3631-3340 onzó amazi d’unzambi Travessa Esperança, 70 E, Largo do Tanque. t 71

3304-0470

ri. t 71 3521-1370

ilê axé yá nidé opá Rua Petronilia Dercia s/n, Boca da Mata de Valéria t71 3301-9761

terreiro ibá oji tundê Lot. Antonio Moisés, Conjunto ACM, Cabula 1. t 71 9911-7314

ilê asé iansã okutainã Rua Lagoa Bela, 4, Pituaçu t 71 3461-1710 ilê axé omin ewá  R. Nova Aliança, 505, Praia Grande. t 71 3397-4651

egbé ewé mimó  Estrada do Coco km 26, Cond. Mar e Rios, Qd. A, lote 12, Arembepe t 71 3624-2461

ilê axé talaôbi Rua Alexandre Fleming, 75 Alto de Coutos t (71) 3408-6706 terreiro alá omin axé R. Dique Pequeno, 3, Vasco da Gama. t 71 3383-1364 Ilê Axé Omin Tundê Travessa Dois Irmãos, 81, Lobato t 71 3215 1504 ilê axé maroketu  R. Antonio Viana, 65, Cosme de Farias. t 71 3276-3116 ilê axé odé oluami  Travessa Manuel Rangel, 49 Vila Matos t 71 3247-8584 ilê axé opô afonjá  R. Direta de São Gonçalo, 557, Cabula. t 71 3384-3321 ilê axé orumin  R. Saldanha Marinho, casa 6, travessa 2 de julho, Caixa D’água. t 71 3233-0253 ilê axé oyá deji  R. Egito, 8 E, Nova Canaã, Paripe. t 71 3217-5497 terreiro omin funkó Av. Valéria, 564 E, Peripe-

ilê axé ogun sidê  R. Nova Constituinte s/n Periperi t 71 3307-6702 ilê axé jitolobi  Rua Prisco Paraíso, 478, Coqueiro, Araci/ BA t 75 3266-2392 terreiro de matamba tombenci neto  Av. Brasil, 485, Bairro da Conquista, Ilhéus/Ba t 73 3086-1871 Ilê Axé Onicofá Bominjá Alameda 52, 159, Bairro: Santo Inácio t 71 3391-7613 terreiro mokambo  Rua Heide Carneiro, 89, Vila 2 de Julho/ Trobogy. t 71 3360-6668 ilê axé abassá de ogum  1ª Travessa Luis Viana Filho, 17, Nova Brasília de Itapuã. t 71 3285-1769 Ilê Axé Dewaleji – Rua Freitas Henrique de Baixo, 121, Baixa Quintas t 71 3382-2332 outros espaços academia de letras da bahia  Av. Joana Angélica, 198, Nazaré. t 71 3321-4308

84   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


acervo de arte popular  R. Gregório de Matos, 41, Pelourinho. t 71 3117-6357 afoxé filhas de olorum  R. do Passo, 12 térreo, Centro. t 71 8152- 0726 casa do teatro popular  R. Carlos Gomes, 897, Centro.t 71 3329-0015 casa da photographia R. Padre Feijó, 442, Canela. t 71 3491-3906 centro cultural ensaio  Av. Leovigildo Filgueiras, Ed. Pêssego, 58, Garcia.t 71 3328-3628 conselho de cultura da bahia (Anexo ao Palácio da Aclamação) Av. Sete de Setembro, 1330, Campo Grande t 71 31176190/6187 espaço cultural raul seixas/ sindicato dos bancários  Av. 7 de Setembro, 1001, Mercês. t 71 3329 -2333 escola picolino  Av. Otávio Mangabeira, s/n, Pituaçu. t 71 3363-4069 gabinete português de leitura  Praça da Piedade, s/n, Centro. t 3329-5758 sated  Avenida Sete de Setembro, 89, sala 214, Edifício Oxumaré, Centro. t 71 3322- 2098

sindicato dos músicos profissionais do estado da bahia Praça da Sé, 398, Ed. Themis, sagas 614/15 – 6º andar. t 71 3322-1518 org. de permacultura e arte  R. do Passo, 62, Santo Antônio t 71 3241-6204 armazém cenográfico R. Dr. Augusto Lopes Ponte, Portão Stiep, s/nº. t 71 3116-9140 cepa- círculo de estudo, pensamento e ação  R. Souto D’Álva, 98 Barbalho t 71 3242-0502 centro esportivo de capoeira angola-mestre faísca  R. Raimundo Viana, 61 E, Rio Vermelho t 71 3345-2311 nova acrópole Alameda Florença, 108, Pq. Júlio Cesar, Pituba t 71 33544878 espaço cultural e livraria café cogito Rua General Labaut, 137, sala 13, Barrist 71 3013-8991 // INTERIOR galerias atelier dalí  R. do Triunfo 248, Centro - Vitória da Conquista. t 77 3083-0354 oficina de artes de araci  R. Francisco Xavier, 100, Centro – Araci. t 75 9121 3493

teatros teatro municipal de ilhéus  Pça. Dom Eduardo, s/nº, Centro. Ilhéus/BA. t 73 3231-7264 centro de cultura maestro miro R. Itacarambi, s/nº, MochilaI - Feira de Santana. t 75 3614-8410 teatro do centro de diretores lojistas (cdl)  Praça Monsenhor Renato Galvão, 173, Centro - Feira de Santana. t 75 3602-3636 teatro do centro universitário de cultura e arte (cuca)  R. Conselheiro Franco, 66, Centro - Feira de Santana. t 75 3221-9766 teatro cidade do saber  R. do Telégrafo, s/n, Bomba - Camaçari. t 71 3644-2777/ 1631 centro cultural dannemann  Av. Salvador Pinto, 29, Centro São Félix/BA t 75 3425-2208 centro cultural ciciliano de carvalho  Senhor do Bomfim/ BA t 74 3544-2150 teatro municipal margarida ribeiro  R. José Pereira Mascarenhas, Capuchinhos - Feira de Santanat 75 3625-9533 bibliotecas biblioteca padre josé

N  85

ENDEREÇOS  


gomes loureiro  R. Conselheiro Paranhos, 64, Santo Amaro. t 75 3241-1123 casa afrânio peixoto  Praça Afrânio Peixoto, nº 38 Lençóis BA t 75 3334-1728 museus museu de arte contemporânea de feira de santana  R. Geminiano Costa, 255, Centro, Feira de Santana. t 75 3603-7774 casa do sertão  Campus da UEFS, BR 116, Km 3, Novo Horizonte. t 75 3224- 8029 hansen bahia  R. 13 de Maio, 13 – Cachoeira. t 75 3425-1453 recolhimento dos humildes  Convento dos Humildes, Santo Amaro. t 75 3241-1394 museu regional de arte  R. Conselheiro Franco, 66 – Feira de Santana. t 75 3221- 9744 parque histórico castro alves (ipac) Pça. Castro Alves, 106, Centro - Cabaceiras do Paraguaçu. t 75 3681-1102 museu do recôncavo wanderley pinho (ipac) Via Matoim, Enseada de Caboto, s/n – Candeias. t 71 3117-6742 associações e centros

casa dos artistas  R. Jorge Amado, 39, Centro – Ilhéus. t 73 3634-5818 centro universitário de cultura e arte (cuca)  R. Conselheiro Franco, 66, Centro - Feira de Santana. t 75 32219766 cineclube da uefs  Campus UEFS – Feira de Santana. t 75 3224-8004 instituto dos artistas de teatro do baixo-sul  R. Josino Emídio do Rosário, 181, Tento – Valença. t 75 3641-0664 centro cultural dannemann  Av. Salvador Pinto, 29, Centro – São Félix. t 75 3438-4308 memorial hansen bahia  Museu do Carmo – Pça. da Aclamação, Cachoeira/BA fundação cultural de ilhéus  R. Jorge Amado, 21, Centro – Ilhéus. t 73 3634-8986 casa de samba de santo amaro  Solar Subaé, R. do Imperador, nº 1 – Santo Amaro igrejas históricas nossa senhora do rosário  R. Lion Clube, 3, Centro, Cachoeira . t 75 3425-3179 divino espírito santo  Pça. da Matriz, s/n,

Centro, Camaçari . t 71 3623-1598 nossa senhora das candeias  Tv. Presidente Kennedy, 7, Centro, Candeias. t 71 3601-0336 nossa senhora do bom sucesso  Pça. Senador Temistocles, 317, Centro, Cruz das Almas. t 75 3621-4021 santíssimo sacramento  Av. Santo Antônio dos Navegantes, s/n, Centro, Itaparica t 71 3631-1243 santo amaro de ipitanga  Pça. João Tiago dos Santos, s/n, Centro, Lauro de Freitas .t 71 3287-3445/ 3288-6765 sagrada família jesus, maria, josé   R. Frei Godofredo Raulf, 02, Centro, Madre de Deus. t 71 3604-1034 são bartolomeu Pça. da Matriz, 13, Centro, Maragogipe. t 75 3526-1027 são pedro  R. Anfilófio de Castro, 25, Centro, Muritiba. t 75 3424-2055 nossa senhora de oliveira  Pça. da Matriz, s/n, Oliveira dos Campinhos (St° Amaro). t 75 3208-1123 nossa senhora do carmo  Pça. da Matriz, Centro, Salinas da Margarida. t 75 3659-1014

86   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


POÉTICA

NAS COMUNIDADES

Edição 1: Solar do Unhão (Avenida Contorno) performances | poesia audiovisual | saraus | oficinas literárias | hip hop | grafite | instalações poéticas | leituras | declamações 5 de fevereiro (domingo), 15 às 19 horas Aberto ao público Gratuito Realização:

Participação: Douglas de Almeida João Vanderlei Filho Karina Rabinovitz Kátia Borges Marcos Peralta Nelson Maca Nílson Galvão Raiça Bomfim Silvana Rezende Uilians Souza Valdeck Almeida de Jesus Zmário Coletivo Blackitude Coletivo Fala Escritor Grupo Infantil Isto e Aquilo Coletivo Poesia Além das 7 Praças Mov. Colaborativo Sextas Poéticas Projeto Linha do Abraço

Apoio:

N  87

ENDEREÇOS  


88   o onde  q  quando  $ quanto  t tel s site  @

e-mail

r realização


Agenda Cultural Bahia FEV2012