Page 1

Arraiolos Feira de S. Boaventura 12 a 15 JULHO 2019

~

INFORMAÇãO MUNICIPAL Ano 23 - n.º 214 | junho - 2019

Município de Arraiolos


Final do(s) ano(s) letivo(s) No nosso concelho não se anuncia o nal do ano letivo, mas antes os “nais dos anos letivos”. A par do m do ano escolar regular que o Agrupamento de Escolas de Arraiolos assinala, também as instituições com jardins de infância e cresce (Santa Casa da Misericórdia de Vimieiro, Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos e Centro Infantil Augusto Piteira) juntam pais e crianças para festejar o nal de um ano de trabalho. A ação do Agrupamento de Escolas e da comunidade educativa merece apreço pelo empenho e dedicação, desejando a Câmara Municipal o maior sucesso a todos os alunos do concelho. Associações culturais, desportivas e recreativas do nosso concelho fazem uma pausa na sua ação regular.

divulgando a Ação Social Escolar (ASE) no âmbito da educação e apoio às famílias das crianças e alunos que frequentam os estabelecimentos da educação pré-escolar(EPE) e 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho, com vista a assegurar as condições que permitam contribuir para a igualdade de oportunidades às crianças e jovens no acesso ao sucesso educativo. No Orçamento do Estado para 2019, cou consignado o direito à distribuição gratuita dos manuais escolares, no início do ano lectivo de 2019/2020, a todos os alunos que frequentam a escolaridade obrigatória na rede pública do Ministério da Educação, medida de enorme alcance social, contribuindo para combater situações de desigualdade no acesso à educação por motivos económicos e sociais.

Projetos da Câmara Municipal como o “Viver Sénior” e a “Escola de Música do Município de Arraiolos” expressam em iniciativas diferenciadas o trabalho desenvolvido e anseiam pelo reinício da atividade do próximo ano letivo.

Restam ainda outras questões a que uma escola pública universal, gratuita, de qualidade e para todos deve responder como o modelo que melhor serve os interesses e direitos de todos – alunos, professores, pessoal auxiliar – e outros recursos multidisciplinares que a escola do futuro necessita.

Ao longo do ano 2018/2019 em eventos especícos, em ações de trabalho contínuo de ligação entre a escola e a comunidade, com o movimento associativo e os projetos municipais de caráter social e educativo foram realizadas centenas de ações que contribuem para o nosso desenvolvimento pessoal e coletivo, para transmitir saberes e contribuir para um diálogo intergeracional profícuo.

Por isso o processo de transferências previstas na lei nesta área (como noutras) não traduzem uma descentralização democrática, mas antes uma mera desresponsabilização da Administração Central, que não responde às necessárias medidas de regionalização e às necessidades educativas do concelho.

Em marcha já se encontra o ano letivo 2019/2020, programando planos de transportes escolares e

A Presidente da Câmara Sílvia Pinto

INFORMAÇÃO MUNICIPAL | 2


Arraiolos - Obra da Rede Pedonal tem contrato assinado O “Projeto de construção e requalicação da rede pedonal de ligação do Bairro da Cruz da Barreta aos equipamentos públicos, espaços multiusos e parque de feiras” promovido pela Câmara Municipal de Arraiolos irá ser concretizado em obra, conforme contrato para realização da empreitada assinado entre o Município e a “Constradas - Estradas e Construção Civil, S.A.” no passado dia 14 de junho, após ter decorrido o correspondente concurso público. Sílvia Pinto, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos referiu que “a obra terá uma duração prevista de 540 dias e um custo de 1 467 466,43 € + IVA, correspondendo a uma intervenção para facultar a utilização desta zona para o lazer, facilitar a mobilidade e dessa forma permitir maior acessibilidade, sendo que a articulação e ligação entre o Bairro da Cruz da Barreta e o Bairro da Manizola beneciará desta ação.” Rera-se que o “Projeto de construção e requalicação da rede pedonal de ligação do Bairro da Cruz da Barreta aos equipamentos públicos, espaços multiusos e parque de feiras” é da EDRV – Arquitetura Paisagística, com coorde-

nação da Arq. Ana Rita Luz Mestre e os projetos de especialidades foram da responsabilidade do Gabinete AC/Eng. António Carrasqueira e do Eng. João Giga. A obra terá nanciamento de 388.674,59 € do “Portugal 2020”, sendo que a mesma terá incidência no melhoramento na envolvente do Arraiolos Multiusos, na valorização do espaço para realização de eventos, mas sobretudo com introdução de melhorias signicativas no uso diário pela população, onde assume particular acuidade a “mobilidade urbana e as acessibilidades, o estabelecimento de ligações entre as diferentes zonas, aumento do conforto e da segurança, denição de zonas de circulação pedonais e ciclovias.” As ligações pedonais são ainda importantes para o acesso às Piscinas Municipais, ao Centro de Saúde, ao Parque Desportivo da Manizola e ao Arraiolos Multiusos que carecem da criação deste eixo com estruturas de acessos e outros usos denidos, em programa integrante do projeto, nomeadamente, Parques de Estacionamento, Zona Multiusos, Praça de restauração, Praça Central, Zona de Jogos Tradicionais, Parque de Feiras e Miradouro.

Protocolo de Colaboração entre o Município de Arraiolos e a Universidade de Évora A Câmara Municipal de Arraiolos e a Universidade de Évora assinaram um protocolo que visa a investigação pela Universidade de Évora – Laboratório HÉRCULES na área da tinturaria e outras matérias ligadas ao Tapete de Arraiolos.

Arraiolos confecionados com a técnica do bordado em ponto pé-de-or sobre telas de estopa de linho e com lãs tingidas com corantes e mordentes naturais em laboratório químico.

Rera-se que esta é uma infraestrutura de investigação da Universidade de Évora "vocacionada ao estudo e à valorização do património cultural, através de metodologias das ciências dos materiais." O protocolo visa a "consultoria cientíca na confeção de tapetes de Arraiolos no CITA para ns exclusivamente museológicos, nomeadamente no que concerne aos materiais, cores e métodos de tingimento a utilizar na produção desses exemplares, bem como apoio técnico e material no que concerne ao projeto de realização de uma exposição temporária no CITA com tapetes de INFORMAÇÃO MUNICIPAL | 3


Canil intermunicipal A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) vai construir um canil, em Évora, para acolher os animais abandonados nos 14 concelhos do distrito. Sendo necessária uma resposta ecaz para o problema dos cães abandonados e, de acordo com as necessidades identicadas, irá avançar a construção de um canil intermunicipal. O projeto está a ser desenvolvido pela CIMAC em colaboração com a empresa GESAMB, que gere e explora o Sistema Intermunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Urbanos do Distrito de Évora. A CIMAC abrange os municípios de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.

Projeto de Turismo ʺMED sound.sc@pesʺ A Câmara Municipal de Arraiolos e o Dr. Luís Gomes, investigador na Universidade de Évora, estão a desenvolver um projeto de turismo diferenciador designado "MED sound.sc@pes", no qual a Entidade Regional de Turismo Alentejo/Ribatejo será entidade parceira, constituindo este projeto uma ação inovadora na área do turismo.

Exposição - CIMR Vimieiro ″Rostos do Alentejo″ De quarta a domingo pode visitar a Exposição "Rostos do Alentejo" no Centro Interpretativo Mundo Rural em Vimieiro. A exposição está patente até ao próximo dia 21 de julho na sala de exposições temporárias do Centro Interpretativo Mundo Rural (Largo Dr. José Caeiro da Matta – Vimieiro).

Espetáculo Infantil - Anal... o Gato? A Biblioteca Municipal de Arraiolos apresentou três sessões do Espetáculo “Anal...o gato”.

Sensibilização para a Reciclagem A Novo Verde é uma entidade gestora de resíduos que desde o ano letivo de 2017/2018 desenvolve em parceria com o programa Eco-Escolas um projeto com iniciativas de Sensibilização, Comunicação e Educação levadas a cabo pela Novo Verde, e tem como objetivo alertar a comunidade escolar para a separação de resíduos de embalagens.

Este é um incentivo para a promoção da leitura, com poesia de Fernando Pessoa, música de Joaquim Coelho e imagem de Mafalda Milhões. Dirigido ao público infantil, é lançado o desao: “Vamos brincar com os sons, com as palavras, com as sensações, com o impossível, com o que não há? Será que no nal vamos saber onde está e quem é o gato?”

O Município de Arraiolos associou-se a esta ação de sensibilização com interesse na defesa do meio ambiente.

INFORMAÇÃO MUNICIPAL | 4


Dia Mundial da Criança A Câmara Municipal de Arraiolos organizou um conjunto de atividades para assinalar o Dia da Criança, com a participação do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, JI Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos, Santa Casa da Misericórdia de Vimieiro e Centro Infantil Augusto Piteira.

As atividades para crianças do préescolar e 1º ciclo do concelho tiveram lugar no Arraiolos Multiusos e incluíram: insuáveis; discoteca infantil; pinturas faciais; percurso de hoverkarts/trotinetes e workshop de danças tradicionais.

INFORMAÇÃO INFORMAÇÃOMUNICIPAL MUNICIPAL||58


Alunos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos participaram em Projeto Erasmus + No passado mês de novembro, entre os dias 5 e 14 de novembro, um grupo de 24 alunos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, acompanhados pelos professores Isabel Lopes, Henrique Gonçalves e Sandra Quaresma viveu uma experiência marcante e inesquecível: a participação num projeto Erasmus+ - Juventude em Ação, na localidade de Pocuvadlo (Eslováquia). O referido projeto intitulado Crossing the Chasm, nanciado pela União Europeia, foi organizado pela Associação de Jovens Europeus em parceria com a organização eslovaca Obciasnke zdruzenie Innovus. Ao longo de nove dias, um total de 48 alunos de ambos os países sob a orientação do facilitador Wiko Švec trabalhou em conjunto diversos temas, em ambiente informal, aprofundando o conhecimento sobre os dois países, discutindo e analisando diferenças culturais. Tendo em conta que o inglês foi a língua de trabalho, todos os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver o seu domínio do inglês. Para além do trabalho, os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar alguns monumentos de grande importância, designadamente Kalvaria, imponente catedral no topo de uma colina, a Mina de Ondrej, a 80 metros de profundidade, ambos situadas perto de Banska Stiavnica, uma bonita vila eslovaca, património da UNESCO desde 1993.

Para que esta experiência fosse possível, agradecemos naturalmente o convite feito pelo presidente da Associação dos Jovens Europeus, Rui Pereira e ainda ao Rancho Etnográco “Os Camponeses” de Arraiolos, o empréstimo de alguns trajes e à Câmara Municipal de Arraiolos a oferta de um kit representativo do nosso concelho e a disponibilização do autocarro.” Isabel Lopes | Henrique Gonçalves | Sandra Quaresma

Deputados do Agrupamento de Escolas de Arraiolos Representam o distrito de Évora no Parlamento dos Jovens Pelo segundo ano consecutivo, alunos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos representaram o distrito de Évora no Parlamento dos Jovens do Ensino Básico e Secundário, projecto organizado pela Assembleia da República e do Instituto Português do Desporto e da Juventude e que conta com a colaboração de Escolas e Agrupamentos de Escolas de todo o país. No presente ano letivo o tema do Parlamento dos Jovens – Ensino Básico, trabalhado por centenas de alunos nas fases escolar e distrital, foi Alterações Climáticas – salvar os oceanos. Os alunos António Garcia e Carlos Calça, depois de debaterem e apresentarem as suas propostas viram as suas prestações na sessão distrital, realizada no dia 11 de março serem reconhecidas pelos seus colegas, sendo assim, eleitos para a sessão nacional conjuntamente com colegas de Évora a qual decorreu nos dias 6 e 7 de maio.

As alunas Alice Mota e Céu Carapinha revelaram muita competência e combatividade, o que conduziu à sua eleição pelos seus pares como representantes do distrito de Évora, na sessão distrital realizada no dia 12 de março. Na sessão nacional foram acompanhadas por colegas do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz. Este tipo de atividades tem merecido a atenção de alunos de todo o país, como o demonstra o número crescente de escolas participantes e proporciona aos jovens a possibilidade de discutirem com os seus pares assuntos de grande importância e desenvolverem a sua capacidade de argumentação e a sua consciência cívica.

De forma semelhante, decorreu o Parlamento dos JovensSecundário, cujo tema foi Alterações Climáticas- Reverter o aquecimento global.

Das suas sessões nacionais saíram propostas interessantes, positivas e assertivas e que reectem a visão preocupada dos jovens em relação ao estado do nosso planeta, propostas estas que foram enviadas à Assembleia da República. Henrique Gonçalves | Manuel Cabeça

INFORMAÇÃO MUNICIPAL | 6


Cascade'19 Realizou-se entre 28 de maio e 1 de junho, o exercício europeu de Proteção Civil CASCADE’19. Organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com a colaboração da Direção-Geral da Autoridade Marítima, mobilizou mais de 600 operacionais, de várias entidades nacionais,

equipas de 5 países europeus (Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha e França) e ainda das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

diversas ações no concelho.

No distrito de Évora, o Município de Arraiolos foi parte integrante deste exercício, tendo sido realizadas

O s B o m b e i r o s Vo l u n t á r i o s d e Arraiolos tiveram uma ação intensa neste exercício.

Vimieiro

INFORMAÇÃO MUNICIPAL | 7

As operações decorreram em vários cenários e integraram os diversos agentes da Proteção Civil e a preparação de muitos voluntários.


MARCHAS POPULARES 2019 Durante os últimos meses foram escolhidos os temas, enaltecendo os Santos Padroeiros, as tradições locais, as Vilas e as Aldeias, bem como as instituições organizadoras, culminando num mar de cores onde o matiz dos fatos e a alegria da música se traduzem em cantigas e coreograas populares. Sendo os Santos Populares festejados em todo o país, com tradição enraizada nos hábitos dos portugueses, podemos armar que o concelho de Arraiolos mantém vivas as memórias dos “Mastros” doutrora. Rera-se que nos nais do século passado ainda se realizavam alguns desses “Mastros” ou “Arraiais”, sendo que em 1999 as “Marchas Populares” vieram para car, com elevada adesão popular e pela ação conjunta da Câmara Municipal de Arraiolos, no âmbito do “PROSICA” , da Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos e do Rancho Etnográco “Os Camponeses” de Arraiolos. Neste ano de 2019 participaram as seguintes marchas:

- Marcha Popular da Santa Casa da Misericórdia de Vimieiro - Marcha de S. Gregório - Marcha de S. Pedro da Gafanhoeira - Marcha da Sociedade Recreativa Irmãos Unidos do Sabugueiro - Marcha da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos das Ilhas - Marcha do Rancho Etnográco “Os Camponeses” de Arraiolos - Marcha de Santa Justa - Marcha Furões e Afuranados - Marcha de Santana do Campo - Marcha de Santo António de Vimieiro - Marcha do Centro Social, Recreativo, de Cultura e Desporto de Igrejinha - Marcha do Bairro da Manizola.

INFORMAÇÃO MUNICIPAL | 8


INFORMAÇÃO MUNICIPAL | 9


Festa Final Ano Letivo - Escola de Música do Município de Arraiolos No dia 25 de junho realizou-se a festa de nal de ano letivo da Escola de Música do Município de Arraiolos. A iniciativa contou com os alunos das diversas classes: guitarra, violino, cavaquinho, voz, bateria e classes de conjunto. Rera-se que a Escola de Música do Município de Arraiolos constitui um espaço de aprendizagem musical de grande importância para os jovens do concelho. Pode obter informações para frequentar esta escola, junto da DGESE na Câmara Municipal de Arraiolos.

INFORMAÇÃO MUNICIPAL | 10


Encerramento Projeto Sénior - 2018/2019 No Arraiolos Multiusos teve lugar no passado dia 26 de junho de 2019 o encerramento das atividades do Projeto Sénior do ano letivo 2018/2019. A iniciativa contou com os participantes nas diversas atividades do projeto, “Histórias contadas, vidas

partilhadas” (Sessões de leitura/contos, Sessões de cinema, Sessões informativas, Visitas guiadas à Biblioteca Municipal, Visitas guiadas às Exposições da Biblioteca Municipal); Ginástica; Hidroginástica; Grupo Coral e Grupo Instrumental Sénior e o Grupo de Cavaquinhos.

Exposição "Arraiolos em Filigrana" De 5 de junho a 13 de outubro pode visitar a Exposição "Arraiolos em Filigrana", a qual estará patente no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos (CITA). A exposição que tem despertado o interesse dos visitantes mostra-nos um trabalho artesanal, em ligrana, com base em motivos do tapete de Arraiolos. A Exposição é realizada em parceria entre o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos (CITA) e o Museu da Filigrana (Lisboa).

INFORMAÇÃO MUNICIPAL | 11


O Tapete está Rua 2019 Teve lugar entre 5 e 10 de junho mais uma edição deste evento que tem como objetivo promover o mais genuíno artesanato do nosso concelho. O “Tapete está na Rua 2019” constituiu um impulso positivo para o concelho de Arraiolos, integrando a divulgação do Tapete de Arraiolos, dos produtos locais, da gastronomia e dos vinhos, bem como das atividades desenvolvidas no setor turístico.

O “Tapete está na rua” continua a armar-se como proposta de intervenção cultural abrangente, onde a economia local e a dinamização cultural são componentes indissociáveis para concretizar os objetivos propostos. Neste contexto foi positiva a ação desenvolvida para obter os resultados desejados de ter mais visitantes e dinamizar a economia local.

INFORMAÇÃO MUNICIPAL | 12


INFORMAÇÃO MUNICIPAL | 13


INFORMAÇÃO MUNICIPAL | 14


INFORMAÇÃO MUNICIPAL | 15


Revista ″Arrayollos″ A Câmara Municipal de Arraiolos efetuou a apresentação do primeiro número da Revista ″Arrayollos″, no dia 9 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A nova revista de cultura do Município de Arraiolos, de periodicidade anual, apresenta artigos de vários autores resultantes de investigações na área das ciências sociais. O primeiro número da Revista ″Arrayollos″, disponível para venda no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos / Posto de Turismo, apresenta a seguinte organização e índice: Estudos Locais: - Rui Miguel Lobo - ″Arraiolos: 800 Anos de História (Os textos de uma exposição)″ - João Ruas - ″Forais manuelinos da Câmara de Arraiolos″

- Manuel J. C. Branco - ″Luís Mendes de Oliveira, fundador de Igrejinha″ - Jorge Fonseca - ″Economia e sociedade em Arraiolos quinhentista através de inventários de património″ - Teresa Fonseca - ″A repressão miguelista em Arraiolos″ - Pedro Ceríaco - ″Cunha Rivara: A política do Califa Omar″ Estudos Gerais: - Virgílio Lopes - ″A escavação arqueológica na Casa Cor de Rosa (Mértola 2017-2018)″ - José Calado - ″Produção e consumo de vinho no terceiro quartel do século XIX: O caso do Distrito de Évora″ - Carlos Manuel Faísca - ″A participação do setor corticeiro ibérico nas exposições universais do século XIX (1857-1904)″

INFORMAÇÃO MUNICIPAL | 16

Estudos Institucionais: - Miguel Pessoa e Lino Rodrigo ″Conímbriga - Um encontro de culturas fundamental para a compreensão da evolução histórica de povos e nações no extremo ocidental da Europa″ - Tânia Morais Rico - ″Biblioteca Municipal de Elvas: Uma biblioteca de apreciável valor″ - Nuno Prates - ″José Relvas e a sua Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça: Um património único a descobrir″ - Lígia Rafael - ″Os museus, a valorização patrimonial e o turismo: O caso do Museu de Mértola″


Obras

Sabugueiro - Arruamentos

S. Pedro - Limpeza de ribeiro

S.Pedro - Largo da Lezíria | Beneciação

Arraiolos - Preparação terreno | Feira S. Boaventura

Arraiolos - Circuito de Manutenção | Construção de Campo de Padel

INFORMAÇÃO MUNICIPAL | 17


Deliberações da Câmara Municipal Reunião de 22/05/2019 Raticação do Acordo de Parceria para Implementação do Projeto CLDS “gerar Identidades”: Raticado o Acordo de Parceria, celebrado no passado dia 15 de maio, entre a Câmara Municipal, enquanto Entidade Promotora, o Monte - Desenvolvimento Alentejo Central, ACE, como Entidade Coordenadora Local da Parceria e as Entidades Parceiras (Juntas/Uniões de Freguesias do Concelho, Agrupamento de Escolas de Arraiolos, Santas Casas das Misericórdias de Arraiolos e Vimieiro, Centro de Saúde de Arraiolos, GNR – Destacamento Territorial de Estremoz, Centros Sociais e Paroquiais de Arraiolos e S. Pedro da Gafanhoeira, Centro Infantil Augusto Piteira e Associações de Reformados do Concelho para implementação do projeto CLDS “Gerar identidades”, e que fará parte da candidatura a submeter ao POISE. Tabela de Preços - Aditamento: Aprovado o valor de 25€ revista “Arrayollos” Subsídios: - Sociedade Columbóla Flor do Alentejo – 65€, para apoio às atividades das Comemorações do 25 de Abril; - Núcleo do Cicloturismo de Vimieiro – 180€ , para apoio às atividades das Comemorações do 25 de Abril; - Clube Desportivo de Malha de Arraiolos “Os Malhadores” 2.112,50€ , sendo 2.000€ para apoio a obras de beneciação sede e o restante para apoio às atividades das Comemorações

Assembleia Municipal de Arraiolos A Assembleia Municipal de Arraiolos reuniu no dia 25 de junho tendo deliberado: - Rejeitada, por maioria, a Moção sobre as eleições europeias, realizada a 26 de maio de 2019; - Rejeitada, por maioria, a Moção intitulada “Valorizar pessoas - apostar no futuro” - Rejeitada, por maioria, a transferência de competências, prevista na Lei n.º 50/2018 de 16 de agosto, para o ano 2020;

do 25 de Abril; - Grupo Musical e Recreio Valpereirense – 669€ , para apoio ao Plano Anual de Atividades – 1ª. tranche; - Sociedade Musical União Vimieirense – 2.267€, sendo 1.500€ para apoio ao Plano Anual de Atividades/2019 – 1ª. tranche e o restante relativo ao Plano Anual de 2018 (remanescente); - Associação Casa das Artes de Arraiolos – 804€ para apoio ao Plano Anual de Atividades 2018 (remanescente); - Associação de Teatro Dupla Personalidade – 400€ , para apoio extraordinário – meios de auto proteção; - Centro Social Recreativo de Cultura e Desporto de Igrejinha – 7.628,13€, para apoio às obras de beneciação – piso do polidesportivo; - Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arraiolos – 40.499,90€, sendo 40.000,00€ para apoio às atividades anuais durante o corrente ano (2ª. Tranche) e o restante para apoio ao curso de nadadores salvadores; Concurso Público nº. 1/2019 - Construção e Requalicação da Rede Pedonal de ligação do Bairro da Cruz da Barreta aos equipamentos públicos – Arraiolos – aprovação de minuta: Aprovada a minuta do contrato a celebrar com a empresa Constradas - Estradas e Construção Civil S.A., para a realização da empreitada relativa ao concurso em título.

- Aprovada a 1ª. Alteração ao Mapa de Pessoal de 2019; - Autorizada a realização por parte da CIMAC do processo de Licenciamento de software, para o período de 2019-2021 - Autorização da assunção do compromisso plurianual; - Aprovados os Protocolos de Cooperação a celebrar com as Juntas de Freguesia de Arraiolos, Vimieiro e Igrejinha. - Aprovada a autorização prévia para assunção de compromissos plurianuais da empreitada de “Requalicação do Largo de Santa Clara em Sabugueiro“

INFORMAÇÃO MUNICIPAL | 18


Feira de S. Boaventura 12 a 15 JULHO 2019

Programa 7 de julho | domingo 9h00 | Barragem da Oleirita

14 de julho | domingo 8h00 | Arraiolos - Praça da República

- 37.º GRANDE PRÉMIO S. BOAVENTURA - PESCA

- XXVI PASSEIO DE CICLOTURISMO

Org.: Clube de Pesca Desp. de Arraiolos (ver programa específico)

Org.: Núcleo de Cicloturismo de Arraiolos (ver programa específico)

10h00 | Arraiolos Multiusos

12 de julho | sexta feira

- Abertura do Arraiolos Multiusos e suas exposições

19h00 | Recinto da Feira

18h30 | Arraiolos Multiusos

- Abertura da FEIRA S. BOAVENTURA - Abertura de EXPOSIÇÕES (Arraiolos Multiusos)

- Assinatura de Protocolo entre a Câmara Municipal de Arraiolos e os Bombeiros Voluntários de Arraiolos

Empresas | Artesanato | Espaço Lúdico

- Animação Musical - RASTOLHICE Grupo Alentejano

20h30 | Recinto da Feira - Concentração

22h30 | Palco da Feira

- CORRIDA - CAMINHADA (ver programa específico) - DEMONSTRAÇÃO DE HIP-HOP (Palco da Feira)

Espetáculo: CALEMA

22h30 | Palco da Feira

13 de julho | sábado 9h00 | Arraiolos Multiusos - COLHEITA DE SANGUE ( 9h00 / 13h00 - 15h30 / 18h00 ) Org.: Núcleo de Dadores Benévolos de Sangue da AHBVA

10h00 | Arraiolos Multiusos

Espetáculo: PEDRO

TOCHAS - ″O Palhaço Escultor″

15 de julho | segunda feira 14h00 | Arraiolos Multiusos - Abertura do Arraiolos Multiusos e suas exposições

18h00 | Arraiolos Multiusos - Encerramento do Arraiolos Multiusos e suas exposições

- Abertura do Arraiolos Multiusos e suas exposições

21h30 | Palco da Feira - FESTIVAL DE FOLCLORE - Rancho Etnográfico “ Os Camponeses” de Arraiolos - Rancho Folclórico infantil e Juvenil de St.ª Clara-aNova e Gomes Aires - Almodôvar - Velha Guarda do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim - CONCERTO: FENIX BAND - Rock-Pop

21 de julho | domingo 9h00 | Recinto da Feira - MALHA - 22.º PRÉMIO S. BOAVENTURA Org.: Clube Desp. de Malha de Arraiolos “Os Malhadores” (ver programa específico)

CALEMA

PEDRO TOCHAS


FICHA TÉCNICA Propriedade: Câmara Municipal de Arraiolos Design: GRIC - CMA Tiragem: 3.500 exemplares Número Depósito Legal: 330390/11 geral@cm-arraiolos.pt www.cm-arraiolos.pt

Profile for Agenda CMA

Informação Municipal Nº 214  

Informação Municipal Nº 214

Informação Municipal Nº 214  

Informação Municipal Nº 214

Profile for agendacma
Advertisement