Page 5

8

ARAUCÁRIA-DA-ILHA-DE-NORFOLK Araucaria heterophylla

CARVALHO-ALVARINHO 9 Quercus robur

ORIGEM

ORIGEM

Ilha de Norfolk Região Oeste da Austrália

Europa Ásia (Eurásia)

FAMÍLIA

FAMÍLIA

Aracauriáceas

Fagáceas

FOLHAGEM

FOLHAGEM

Persistente

Caduca

FOLHA

FOLHA

TRONCO

TRONCO Copa É alta e larga, com um formato irregular que pode chegar aos 45 metros de altura.

Copa Pode chegar aos 50 metros de altura. O seu formato faz lembrar pirâmides, e os ramos são simétricos e horizontais ao longo do tronco.

Frutos São pinhas em formato oval, que têm entre 10 e 12 centímetros de comprimento. Demoram 12 meses a amadurecer.

Tronco É cinzento-escuro. Com o passar do tempo, tornase rugoso e marcado com cicatrizes por causa dos ramos mais velhos.

Onde podemos vê-la em Cascais? Estão espalhadas por vários quintais dos munícipes de Cascais, e nos principais parques públicos do concelho. Podemos encontrar esta árvore, por exemplo, no Parque Marechal Carmona (Cascais), no Parque Morais (Parede) e na Quinta da Alagoa (Carcavelos).

Folhas Têm entre 5 e 8 milímetros de comprimento. São de cor verde-escura e cobrem completamente os ramos da árvore. Flores É uma árvore gimnospérmica. As espigas masculinas abrigam os grãos de pólen, enquanto as espigas femininas contêm os óvulos.

Curiosidades A madeira é usada na construção naval, especialmente em mastros de grande dimensão, uma vez que o tronco da árvore é bastante longo. Os pinhões desta espécie são comestíveis. O nome científico desta araucária, heterophylla, significa “diferentes folhas” e provém da variação das folhas entre as plantas jovens e as adultas.

Tronco É alto e largo. A casca é clara e lisa nas árvores jovens, tornando-se mais gretada e castanhoescura conforme se torna mais velha. Folhas São caducas e simples. Têm cor verde na página superior e são pálidas na página inferior. Tornamse castanho-alaranjadas no outono, e têm entre 5 a 19 centímetros de comprimento, com saliências desiguais. Flores As flores masculinas são espigas pendentes que medem entre 5 e 13 centímetros e têm cor verdeamarelada. As flores femininas são avermelhadas, em grupos de 2 ou 3 flores pequenas e arredondadas. Período de floração entre março e maio. Frutos São bolotas castanhas-claras, ovais e com 15 a 40 milímetros de comprimento. Amadurecem e caem entre setembro e outubro.

Onde podemos vê-lo em Cascais? Nasce naturalmente no Parque Natural de SintraCascais. É também bastante comum nos espaços verdes públicos do concelho. Podemos encontrar bons exemplares do carvalho-alvarinho na Costa da Guia (Cascais), Aldeia de Juzo (Cascais), Quinta dos Ingleses e no Pinhal do Junqueiro (Carcavelos). Curiosidades Esta árvore também é conhecida por carvalho comum. A sua madeira é de alta qualidade, rija, pesada e resistente à humidade. Por isso costuma ser usada no fabrico de móveis e barcos. O termo robur, usado no nome científico da árvore, significa grande dureza e solidez, características da madeira desta espécie. Na Península Ibérica, o carvalho representa a força e a resistência. Por isso a sua folha é o símbolo usado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e pela Quercus. O atum era grande apreciador das bolotas do carvalho-alvarinho que chegavam ao mar, a tal ponto que, havendo abundância destes frutos, haveria abundância de atum.

Guia de espécies - Árvores do Concelho de Cascais.  

Saiba mais sobre as árvores do concelho de Cascais, os locias onde as podemos encontrar, principais características e onde as podemos encont...

Guia de espécies - Árvores do Concelho de Cascais.  

Saiba mais sobre as árvores do concelho de Cascais, os locias onde as podemos encontrar, principais características e onde as podemos encont...

Advertisement