Issuu on Google+

s a Boticas รก r P Cartilha de


Sumário 1 PALAVRA DO PRESIDENTE 2 A MISSÃO DA AGROSABOR 3 A VISÃO DA AGROSABOR 4 BOAS PRÁTICAS PARA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS 4.1 A higiene pessoal e outros cuidados 4.2 A higiene das mãos; um capítulo à parte 4.2.1 Como lavar corretamente as mãos 4.3 Os perigos de contaminação estão em todos os lados 4.4 O que são e onde estão os micróbios, parasitas e produtos tóxicos 4.5 A saúde dos colaboradores e dos clientes da Agrosabor 4.6 Os ingredientes utilizados 4.7 O local de trabalho 4.8 A temperatura no ambiente de trabalho 4.9 A exposição dos produtos na área de venda 4.10 O descongelamento 4.11 A água 5 A LOGÍSTICA DE TRANSPORTE 6 O MEIO AMBIENTE 7 UMA EQUIPE DE PESO: OS COLABORADORES DA AGROSABOR 8 OBJETIVO DA QUALIDADE 8.1 Política de qualidade 9. QUE SÃO EPIS E COMO DEVEM SER USADOS 9.1 Responsabilidades do empregador e dos colaboradores 9.2 Os EPIs na Agrosabor 10 ERGONOMIA 11RECURSOS HUMANOS E DEPARTAMENTO DE PESSOAL 12 A COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES CIPA 13 CONCLUSÃO 14 CAÇA - PALAVRAS


1

Palavra do Presidente Prezado colaborador, Você, hoje, inicia uma nova etapa na sua vida e quero lhe desejar boas-vindas. Esta cartilha apresentará a empresa e mostrará procedimentos que devem ser seguidos. Somos uma empresa que trabalha com alimentos. Como você deve saber, quando vamos fazer uma comida, precisamos seguir o passo a passo da receita para que o resultado nal seja satisfatório. Aqui está o passo a passo da Agrosabor. Primeiramente, você vai conhecer um pouco da história da Agrosabor; uma empresa que surgiu na cozinha de uma casa com a intenção de produzir alimentos de qualidade. Trabalhar para alimentar as pessoas é coisa séria. Normalmente, trabalhamos para ganhar o nosso sustento, para nos alimentar com o pão nosso de cada dia. Mas, aqui na Agrosabor, primeiro alimentamos as pessoas, depois somos alimentados. Nosso sustento é resultado de um trabalho que envolve levar comida para a casa das pessoas, sejam clientes, funcionários, fornecedores ou membros da sociedade em geral. Essa é a ideia que permeia todo o nosso trabalho; fazemos parte de um círculo virtuoso no qual o trabalho de um bene cia a si próprio e a outras pessoas. Todos são igualmente importantes na equipe porque fazem parte desse círculo do bem . E todos são igualmente responsáveis pelo resultado nal que é atingir a missão da Agrosabor Levar à sua família um carinhoso presente; um alimento saboroso, saudável e prático . Se você também acredita nesse propósito, gostaria de pedir seu empenho e dedicação. Como foi dito no início, esta é uma nova etapa da sua vida. Espero que seja muito proveitosa para você, para sua família e para todos. Alejandro Duenas.


2

Agrosabor Industrial Ltda

Seja bem-vindo

A fábrica da Agrosabor ca em um sítio na cidade serrana de Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo. Começou suas atividades em 1991, produzindo em casas, de maneira artesanal, massas de pizzas. O principal produto continua sendo a massa de pizza, mas, atualmente, produz também massas frescas para preparação de lasanhas, rondellis, canelones, talharins, pastéis e pães de alho e com queijo. A Agrosabor é uma empresa que acredita no trabalho em equipe, na capacidade dos colaboradores, no ser humano. A empresa prioriza a ética nos relacionamentos humanos e empresariais, a disciplina, o comprometimento e a preservação do meio ambiente e a inclusão social. A Agrosabor conta com a sua valiosa colaboração e participação nos diversos processos; fabricação, transporte, comercialização e representação.


3

2. A MISSÃO DA AGROSABOR A missão da Agrosabor é:

Levar à sua família um carinhoso presente: um alimento saboroso, saudável e prático . Para isso, é importante que todos os colaboradores trabalhem em equipe e: - cuidem da higiene pessoal; - observem os procedimentos para a correta manipulação dos alimentos; - utilizem sempre uniformes limpos e bem cuidados; - usem sempre Equipamentos de Proteção Individual(EPIs).

3. A VISÃO DA AGROSABOR "Manter a sustentabilidade da marca Agrosabor nos mercados de atuação, diversi car e agregar valos aos produtos industrializados."


4

4. BOAS PRÁTICAS PARA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS 4.1 A higiene pessoal e outros cuidados - Tomar banho diariamente. Enxugar-se com toalhas limpas.

o contato destas com o alimento durante a manipulação e preparo.

- Usar desodorantes antitranspirantes, preferencialmente com perfume suave ou sem perfume.

- Não usar bigodes, barbas e costeletas.

- Secar bem os pés para evitar micoses e utilizar talco antisséptico. - Manter as unhas bem aparadas, limpas e sem esmalte ou base. - Manter os cabelos cortados e limpos. - Manter o uniforme sempre limpo e completo. Deve ser trocado, de preferência diariamente. Solicitar a reposição quando necessária. - Usar, obrigatoriamente, touca descartável ou rede no cabelo para homens e mulheres. No caso de mulheres, os cabelos devem estar presos. O objetivo é de prevenir a queda de cabelos nos alimentos em preparação.

- Não usar, durante o expediente, adornos (anéis, brincos, pulseiras, relógios, colares, piersing etc.) por questões de higiene e segurança. - Não manusear canetas, celulares, fones de ouvido, pois podem contaminar o alimento. - Não manipular alimentos os colaboradores que apresentam lesões ou sintomas de enfermidade (resfriado, diarreia etc.). Devem, nesses casos, se apresentar ao departamento médico para avaliação. - Não utilizar esfregões, vassouras, rodos, panos ou materiais de limpeza e não recolher o lixo e outros resíduos. - Não manusear dinheiro. - Lavar as mãos sempre.

- Usar, obrigatoriamente luvas cujo objetivo é o de proteger as mãos dos colaboradores e evitar

4.2 A higiene das mãos, um capítulo à parte. Os manipuladores de alimentos devem ter especial cuidado com a higiene das mãos. Elas devem ser lavadas diversas vezes ao dia. Em algumas situações, a lavagem das mãos é obrigatória: - antes de iniciar o trabalho; - antes de manipular o alimento; - antes e após usar luvas; - ao trocar de atividade; - após utilizar os sanitários; - após pegar em dinheiro; - após tossir, espirrar, assoar o nariz ou se coçar; - após comer ou fumar; - após recolher o lixo e outros resíduos; - após passar muito tempo em uma mesma atividade; - todas as vezes que interromper um serviço.


5

Como lavar corretamente as mãos? - Utilize água corrente para molhar as mãos e antebraços. - Aplique o sabão líquido. - Esfregue a palma e o dorso das mãos, as unhas e os espaços entre os dedos e o antebraço, por, aproximadamente 15 segundos. - Enxague bem com água corrente retirando todo o sabonete. - Seque-as com papel toalha ou outro sistema de secagem e ciente. - Se a torneira não for automática, feche-a utilizando o papel toalha. - Esfregue as mãos com um pouco de produto antisséptico.

Você sabia?

Muitas doenças são transmitidas por falta de higiene, principalmente nas mãos.

4.3 Os Perigos de contaminação estão em todos os lados. A grande maioria das Doenças Transmitidas por Alimentos, às chamadas DTAs, são provocadas pelo consumo de alimentos contaminados. As pessoas contaminadas têm vômitos e diarreias, sente dor abdominal, dor de cabeça, febre, alteração da visão, olhos inchados, entre outros sintomas. Para pessoas que estão bem de saúde, a maioria das DTAs dura poucos dias, mas, para crianças, grávidas, idosos e pessoas doentes, as consequências podem ser muito graves, podendo, inclusive, levar à morte. Existem vários tipos de perigos, visíveis ou não a olho nu. - Perigos físicos: são corpos estranhos presentes nos produtos. - Perigos químicos; advém de substâncias químicas ou degradação do próprio alimento. - Perigos biológicos; bactérias, toxinas, vírus, parasitas ou microtoxinas. Parasitas, substâncias e micróbios prejudiciais à saúde entram em contato com o alimento durante a manipulação incorreta e preparo. Esse processo é conhecido como contaminação.


6 4.4 O que são e onde estão os micróbios, parasitas e produtos tóxicos Micróbios São microorganismos tão pequenos que só podem ser vistos com as potentes lentes de aumento de um microscópio. Estão em todos os lugares: no solo, na água, nas pessoas, nos animais e até utuando no ar. As bactérias, que são micróbios, provacam as DTAs.

Parasitas Os parasitas são encontrados no solo, na água e no intestino dos homens e dos animais, podendo contaminar os alimentos e causar doenças. São as amebas, giárdias e vermes.

Produtos tóxicos São os produtos de limpeza, os de limpeza, os detergentes, álcool, pesticidas, entre outros. Não devem ser guardados juntos com os alimentos, pois pode haver contaminação. Devem ser usados para a limpeza do ambiente. Pesticidas devem ser aplicados somente quando necessários e por empresas e/ou pessoas especializadas.

4.5 A saúde dos colaboradores e dos clientes da Agrosabor Saúde é estar bem com o corpo, com a mente e com as pessoas. Manter bons hábitos de alimentação, de higiene, de convivência com o próximo, procurar o desenvolvimento pessoal e pro ssional, visitar o médico sempre que necessário, fazer todos os exames periódicos exigidos pela lei. Mantendo essa rotina, com toda certeza, os colaboradores da Agrosabor estarão preparados para o ambiente de trabalho. Com relação à saúde dos clientes da Agrosabor, os colaboradores devem estar atentos à qualidade e integridade dos produtos utilizados na preparação e devem também monitorar os produtos em exposição e ter atenção à validade dos produtos acabados, dos semiprontos e matérias primas. A responsabilidade de um fornecedor de produtos alimentícios é muito grande e seguir à risca as boas práticas que garantem a segurança de alimentos é o maior compromisso da Agrosabor.


7 4.6 Os ingredientes utilizados Os ingredientes utilizados na preparação das massas da Agrosabor e os ingredientes utilizados para montagem das pizzas são adiquiridos de fornecedores que também seguem as boas práticas de higiene dos alimentos. Após o recebimento dos produtos, a Agrosabor tem o maior cuidado no armazenamento. Há locais adequados para os produtos congelados, para os refrigerados e para os perecíveis ou não. São locais limpos, organizados, ventilados e protegidos de insetos e outros animais. A Agrosabor não aceita receber produtos com embalagens amassadas, estufadas, enferrujadas, trincadas, com furos ou vazamentos ou com quaisquer outros tipos de danos.

Produtos com prazo de validade vencido não podem ser utilizados no preparo de alimentos

4.7 Local de trabalho O local de trabalho deve ser sempre limpo e organizado: pisos, paredes, tetos, bancadas, etc. Todas as partes devem estar conservadas, sem rachaduras, goteiras, in ltrações, mofos e descascamentos. O local deve, também, estar bem iluminado e na temperatura apropriada para a preparação e o armazenamento do alimento. As bancadas e mesas do local de manipulação devem ser de material liso, lavável, resistente e impermeável, preferencialmente em inox. Se forem de outro material, devem ser mantidas em bom estado de conservação, pois defeitos favorecem o acúmulo de líquidos, sujeiras e resíduo de alimentos, possibilitando a proliferação de micróbios. Na área de preparo deve haver a separação de utensílios, facas, panelas e vasilhames. Uma máquina de corte de presunto não pode ser a mesma para corte de queijo; a pia de preparo não é a mesma que é utilizada para lavar as mãos. SEPARAR ALIMENTOS CRUS DE OUTROS ALIMENTOS

Contaminação cruzada

A contaminação cruzada acontece quando há contato direto ou indireto entre alimentos crus, semipreparados e prontos para consumo.

Muito importante: a manipulação de alimentos deve ser feita em locais apropriados, higienizados, limpos e organizados, bem iluminados e ventilados. As lixeiras devem ser de fácil limpeza, com tampa e pedal. O lixo deve ser sempre retirado da área de preparo em sacos bem fechados. Após o manuseio do lixo, lembre-se: lavar as mãos.


8 4.8 A temperatura no ambiente de trabalho A Agrosabor prepara os alimentos que precisam de refrigeração. Preparar alimentos fora do ambiente adequado cria uma situação favorável e propícia para a multiplicação rápida dos micróbios. É chamada Zona de Perigo o intervalo compreendido entre 5º C e 60ºC. Nesse intervalo, os microorganismos, silenciosamente, contaminam o produto, levando perigo para a saúde humana.

Abaixo de 5º C > Em temperaturas baixas, os micróbios cam adormecidos

Entre 5º e 60º C > Zona de Perigo. Quando estão nessas condições, uma única bactéria pode se multiplicar em 130.000 em apenas 6 horas.

Acima de 60ºC > Em altas temperaturas, as bactérias morrem.

4.9 A exposição dos produtos na área de venda Nas ilhas existentes nos supermercados há um espaço destinado à exposição para vendas dos produtos da Agrosabor. Cabe ao colaborador Promotor de Vendas observar e cuidar para que os produtos da Agrosabor estejam de acordo com o rigoroso controle de qualidade. Devem ser observados: a temperatura das ilhas; a umidade; A embalagem dos produtos (retirar as rasgadas, amassadas, violadas, perfuradas); A aparência dos produtos (bolores, leveduras, etc); A validade dos produtos A estocagem antes de ir para o ponto de venda (condições nas câmaras frias); Os ingredientes utilizados para montagem das pizzas (origem, validade, identi cação, padrão de qualidade, etc); A identi cação do produto. Importante - Quaisquer dúvidas com relação à qualidade do produto Agrosabor, retirar o produto da exposição e imediatamente comunicar à liderança.

4.10 O descongelamento Os produtos congelados e refrigerados não podem car fora do freezer, geladeira ou balcão refrigerado por tempo indeterminado. Esses produtos não devem ser descongelados em temperatura ambiente. Os alimentos devem permanecer dentro da geladeira durante todo o processo de descongelamento. Equipamentos de refrigeração devem possuir termômetro próprio e não devem ser desligados para economizar energia.


9 4.11 A água Bastam apenas duas moléculas de Hidrogênio e uma de Oxigênio para compor o ingrediente mais importante das receitas e dos procedimentos na Agrosabor: a água. A água utilizada nas preparações das receitas, na limpeza dos utensílios, no local de trabalho e na higiene pessoal deve ser potável, límpida, insípida, e inodora. Não pode nunca haver reaproveitamento. O colaborador da Agrosabor não deve fazer uso de água imprópria para consumo e deve comunicar quaisquer irregularidades ao responsável Técnico (RT) pelo local onde estiver trabalhando.

5. LOGÍSTICA DE TRANSPORTE Depois de fabricadas e preparadas, as massas devem ser transportadas com muito cuidado. A nal, elas serão consumidas por pessoas que acolhem os produtos da Agrosabor porque têm con ança na empresa, no trabalho de fabricação e de transporte e porque acham o produto saboroso. O transporte das massas da Agrosabor é feito em caminhões refrigerados, com temperaturas seguras e adequadas para os produtos fabricados. Micróbios e bactérias estão espalhados por todos os ambientes e, por isso, os alimentos prontos devem ser mantidos protegidos. É importante que os produtos da Agrosabor cheguem a seu destino atendendo às expectativas e necessidades dos clientes e consumidores, respeitando o ser humano, o meio ambiente e também as legislações vigentes. As embalagens devem estar bem vedadas, o veículo de transporte deve ser apropriado, deverá existir a identi cação de nome do produto, data do preparo e do prazo de validade. No transporte, a Agrosabor não mistura alimentos com outras substâncias, como, por exemplo, produtos de limpeza e/ou similares.


10

6. O MEIO AMBIENTE A Agrosabor se preocupa com o meio ambiente. Não é à toa que a Empresa está instalada em um sítio, em contato direto com a natureza, no município de Venda Nova do Imigrante. No Espírito Santo. A Agrosabor apoia os projetos da Organização Não Governamental (ONG) Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçu-Virá e participa deles. A ONG utiliza a área da empresa como unidade demonstrativa de desenvolvimento sustentável. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre esse projeto no site www.guacuvira.org.br . Os clientes e colaboradores da Agrosabor participam, ativamente, desse projeto quando adquirem os produtos Agrosabor.

7. UMA EQUIPE DE PESO: OS COLABORADORES DA AGROSABOR O objetivo de fornecer produtos de qualidade aos clientes será atingido com trabalhos de uma equipe capacitada e motivada e com alto nível de satisfação na execução de suas tarefas. Essa equipe é formada por todos os colaboradores, sem exceção : Diretores, Gerentes, Coordenadores, Pessoal de escritório, d o Fa t u ra m e n t o, R e c u r s o s H u m a n o, Contabilidade, Colaboradores da Área Industrial, da Produção à Embalagem, Pessoal da área Comercial, Supervisão, Televendas, Logística, Promotores, Repositores. Muitos colaboradores trabalham dentro do prédio onde está sediada a fábrica, outros trabalham bem longe e nem conhecem a fábrica. Trabalhar longe, em outro estado, pode ser difícil para muitos colaboradores, mas, com certeza, é uma tarefa de muita responsabilidade. Esse colaborador é, também, o representante da imagem da Agrosabor nos mais diversos pontos de venda. A Agrosabor é uma empresa fornecedora de produtos diversos na área de alimentação e está inserida no contexto de grandes redes de supermercados, e os colaboradores designados para esses pontos de venda devem cumprir todos os procedimentos de saúde, segurança, meio ambiente, de bom relacionamento, de ética, de sigilo. Não devem se envolver com pessoas que causam ou tenham a intenção de causar algum dano, prejuízo ou tenham a intenção de denegrir a imagem de empresas que sejam parceiras comerciais da Agrosabor. Assim, quando um colaborador julgar que há um problema no seu local de trabalho, ele deve evitar entrar em con ito. Deve recorrer ao seu chefe imediato e solicitar uma orientação. Como integrante da Agrosabor, o colaborador deve ser criterioso com sua conduta, agindo com prudência e zelo. Não deve expor a imagem da Agrosabor nem colocar em risco sua vida pro ssional.


11

s a ç n Cere alores V Acreditamos

Valorizamos

· No trabalho em equipe e na satisfação que isso proporciona a cada um;

· A ética nos relacionamentos humanos e empresariais por meio da honestidade, retidão e respeito;

· Na capacidade dos colaboradores em decidir e agir na condução dos processos e atividades;

· A disciplina na prática de métodos de trabalho;

· Na valorização do ser humano e na sua capacidade de desenvolvimento pessoal e pro ssional.

· O comprometimento em executar atividades para a promoção do bem comum; A preservação do meio ambiente.

8. OBJETIVOS DE QUALIDADE A Agrosabor tem estabelecido, documentado, implementado e mantido o seu Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), baseado nos requisitos do Sistema de Gestão em Fornecimento (SGQF: 2008 DO Prodfor), procurando melhorar constantemente sua e cácia.

8.1 Política de Qualidade A Agrosabor busca assegurar que os alimentos por ela industrializados, comercializados e transportados cheguem ao seu destino atendendo as expectativas e necessidades dos clientes e consumidores. Respeita o ser humano e o meio ambiente; realiza processos e cientes e mantém equipes capacitadas e motivadas para garantir produtos lucrativos para todos os envolvidos na atividade Empresa, Colaboradores e Clientes.


12

9. O QUE SÃO EPIs E COMO DEVEM SER USADOS EPIs são Equipamentos de Proteção Individual utilizados por trabalhadores de áreas que contêm riscos. Devem ser usados por alguns colaboradores, seguindo as orientações da empresa, de acordo com o setor no qual exercem atividades laborais. Há setores de maiores e de menores riscos.

9.1 Responsabilidade do empregador e dos colaboradores Da Agrosabor

Dos Colaboradores

Fornecer os EPIs adequados a cada tipo de trabalho, devidamente higienizados.

Usar o EPIs somente para a nalidade a que se destina.

Dar instruções de quando e como fazer uso dos EPIs

Cuidar da conservação do EPI e guardá-lo com cuidado.

Exigir o uso dos EPIs e scalizar. Fazer, sempre que necessário a reposição dos EPIs.

Comunicar a Agrosabor alterações que façam o EPI impróprio para uso. Acatar as determinações da Agrosabor sobre quando e como usar EPIs.

A legislação trabalhista prevê que, quem falhar no cumprimento de suas obrigações pode ser responsabilizado e até penalizado. À empresa, podem ser aplicadas multas e aos colaboradores, punições que vão de uma advertência verbal até a rescisão do Contrato de Trabalho, por justa causa. Equipamentos de Proteção Individual EPIs são tão importantes no dia a dia dos colaboradores que a Agrosabor oferece treinamento e apresenta os corretos procedimentos para o uso, a guarda, a conservação e a reposição dos equipamentos. O colaborador deve ter a consciência da importância da utilização de EPIs. A alegação de que os EPIs são desconfortáveis não tem fundamentação. Materiais leves e confortáveis são utilizados na fabricação dos EPIs. Algumas vezes, quando há a sensação de desconforto, é porque sua utilização não está sendo correta.


13 9.2 Os EPIs na Agrosabor FUNÇÃO Auxiliar de Produção

Auxiliar de Produção Auxiliar de Produção (embalagem) Auxiliar de Produção (zelador) Auxiliar de Produção (cozinheira) Auxiliar de Produção (masseiro)

Auxiliar de Produção (untador) Auxiliar de Produção (ASG)

Assistente de Operações Assistente de Manutenção

Assistente de Produção

Assistente Administrativo

TIPO DE EPI Conjunto completo de frio Máscara semifacial P1 Protetor auricular

UTILIZAÇÃO Eventual

Bota de borracha Uniforme Higiênico Bota de borracha Uniforme Higiênico Bota de borracha Protetor auricular Uniforme higiênico Bota de borracha Uniforme higiênico Bota de borracha

Obrigatória

Calçado de segurança Uniforme higiênico Bota de borracha Máscara semifacial P1 Protetor auricular Calçado de segurança Uniforme higiênico Bota de borracha Máscara semifacial P1 Protetor auricular Uniforme higiênico Bota de borracha Máscara semifacial P1 Protetor auricular Calçado de segurança Creme protetor para pele (uso para trabalhos de manutenção e lubrificação) Botina de segurança Botina de Segurança Protetor auricular Conjunto completo para solda Bota de borracha Uniforme Higiênico Creme protetor para pele (uso para trabalhos de manutenção e lubrificação) Protetor Auricular

Obrigatória

Bota de borracha Uniforme higiênico Calçado de Segurança Uniforme higiênico

Obrigatória

Obrigatória Obrigatória Obrigatória Eventual

Eventual Obrigatória Obrigatória

Eventual

Obrigatória

Obrigatória Eventual

Obrigatória

Eventual

Obrigatória


14

10. ERGONOMIA Os colaboradores devem observar a maneira correta para se sentar e devem evitar problemas de postura: Os pés devem estar completamente apoiados; A altura do assento deve permitir a formação de um ângulo reto das coxas com as pernas; A região renal deve estar completamente apoiada no encosto; O assento deve apresentar depressões para evitar que o peso da perna pressione os vasos sanguíneos, estrangulando-os. Os colaboradores devem, também, obedecer às orientações: De postura quando o trabalho for executado em pé; De peso máximo que podem remover individualmente.

*

Lembre-se sempre de usar o uniforme corretamente e de se proteger utilizando os EPIs adequados a sua função.

11. RECURSOS HUMANOS E DEPARTAMENTO DE PESSOAL Cabe ao Departamento de Pessoal Agrosabor realizar realizar os procedimentos relativos à: entrega de uniformes, admissão, demissão, inclusão em planos de saúde e odontológico. Uniformes: serão entregues aos próprios colaboradores. Para tal, estes deverão procurar, pessoalmente, o Departamento de Pessoal de para realizar a retirada dos uniformes e assinar os documentos de entrega. No caso de colaboradores que trabalham em cidades onde a empresa não tenha sede administrativa, o procedimento de entrega será feito pelos Coordenadores. Planos de Saúde e Odontológico: a inclusão/exclusão deverá ser solicitado, por escrito, diretamente ao Departamento de Pessoal. Seguro de vida: a Agrossabor dispõe de Seguro de Vida para seus colaboradores, sem custo. Férias: o colaborador tem o direito a trinta dias de férias a serem gozadas em período a ser xado segundo a convivência da empresa, após cada período de 12 meses de trabalho. Conforme Art. 130 da CTL, após cada período de doze meses de vigência do contrato de trabalho, o colaborador terá direito a férias, conforme abaixo:

Tabela de Férias (Art. 130 da CTL). Até Injusti cadas

Direito dias de férias

5 faltas

30

De 6 a 14 faltas

24

De 15 a 23 faltas

18

De 24 a 32 faltas

12

Acima de 32 faltas

0


15 Atestados: deverão ser entregues diretamente ao Departamento de Pessoal pelos próprios colaboradores. No caso de colaboradores que trabalham em acidentes onde a empresa não tem sede administrativa, o procedimento de entrega será feito aos Coordenadores. A Agrosabor possui uma Política de Administração de Cargos e Salários com o objetivo de reconhecer a capacitação pro ssional e o desempenho dos seus funcionários. Essa Política de Administração de Cargos e Salários é de fácil acesso para os colaboradores junto à administração de empresa.

12. A COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES CIPA Empresas de diversos segmentos e setores devem constituir a Comissão Interna de prevenção de Acidentes CIPA, que é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR- 5), contida na Portaria 3.214, de 08.06.78, baixada pelo Ministério do Trabalho. A CIPA é composta por representantes da empresa (designados) e dos funcionários (eleitos pelo voto), na proporção de cinquenta por cento para cada lado. O objetivo básico da CIPA é fazer com que, em conjunto, colaboradores e empregadores, trabalhem na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho. A Agrosabor espera que seus colaboradores independentes de serem ou não membros da CIPA, tenham sempre o olhar atento e a iniciativa de comunicar à sua liderança, ou responsável Técnico, ao seu Supervisor e / ou algum membro da CIPA quaisquer situações que possam gerar perigo para os demais funcionários e / ou clientes. Zelar pela segurança do próximo é uma atitude cidadã. A Agrosabor espera, também, que seus colaboradores utilizem corretamente os EPIs indicados para cada função, observem as indicações alusivas à prevenção de acidentes, participem dos treinamentos e palestras oferecidos, estejam atentos às orientações das campanhas governamentais sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), tabagismo, alcoolismo e outras drogas. A Agrosabor está ciente de que acidentes ou doenças de trabalho geram perda de tempo, danos materiais e econômicos, danos físicos ou funcionais, mas que podem ser evitados. Por esse motivo, trabalha na prevenção.

A agrosabor apoia o funcionário que é solidário e que faz, sistematicamente, doação de sangue aos hemocentros.


16

13. CONCLUSÃO A Agrosabor está presente nas mesas de brasileiros há 21 anos. Atualmente, a Empresa tem a oportunidade de desenvolver mais amplamente as suas atividades. Está em fase de forte crescimento; são novos mercados, novos produtos, novos parceiros e novos colaboradores, como você. O nosso êxito comercial depende da resposta de nossa clientela aos nossos produtos, mas também, e principalmente, da efetiva participação de todos os colaboradores em todo o processo produtivo. Essa cartilha foi elaborada para que possamos, empresa e colaboradores, participar do processo interativo necessário e indispensável às modernas organizações. Ela tem como ponto de partida a consciência de que trabalhar preparando refeições para terceiros é uma tarefa muito prazerosa e de muita responsabilidade. Nosso objetivo, caro colaborador, é que você conheça a nossa empresa, a nossa história, as nossa missão, a nossa visão, as nossas crenças e valores, o passo a passo do nosso trabalho. Queremos você crescendo com a nossa empresa, encontrando novas oportunidades, se preparando para ocupar novos postos, evoluindo pro ssional e pessoalmente. Queremos ter em você um agente de mudanças, sempre com foco em nossos clientes, pois é por meio do seu trabalho que vamos poder melhorar continuamente, atendendo cada vez melhor, aos nossos clientes. Nossa intenção maior é despertar, em cada colaborador, satisfação pessoal, conhecimentos, emoções e espírito de equipe. A situação atual oferece esta oportunidade par todos nós.


19

RECEBIMENTO DA CARTILHA Destaque esta folha

Acuso o recebimento da Cartilha Boas Práticas para Manipulação de Alimentos, na qual consta também a maneira correta para utilização de Equipamento de Proteção Individual EPIs. Estou ciente de que trabalhar na empresa Agrosabor Industrial Ltda, do ramo de produtos alimentícios, é uma responsabilidade muito grande e que, ao executar as minhas atividades, devo fazê-las seguindo as regras de boas práticas apresentadas na cartilha. Além disso, devo seguir à risca as orientações passadas pela minha liderança, sempre objetivando a segurança na manipulação de alimentos. Declaro que participei do curso de formação, ministrado pela minha che a. Compreendi o teor da cartilha e assumo o compromisso de cumprir as orientações dadas e zelar por sua aplicação. Tenho conhecimento de que, se houver falhas no cumprimento de minhas obrigações, a legislação trabalhista prevê penalidades que, dependendo da gravidade, podem gerar uma advertência verbal ou até mesmo rescisão do contrato de trabalho.

Nome do Colaborador: Função: Assinatura:

Registro

Nome Instrutor Função: Assinatura:

Registro

Local e data da realização do curso:


20

CAÇA-PALAVRAS Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque na relação

A R W T Y U A A R H I G I E N E A T

E L I T A P G X B O I D A F U M E R

C A T A M T R B I D S A Ú D E I P A

S S A E I A O O P T A S Z H O C E N

Agrosabor Saúde Contaminação Banho Lavar Pizza

R A I F C P S N B A N H O I P R P S

A N C J R Ã A Á O I P W R G I Ó I P

Micróbio Higiene Pão Cipa Lasanha Transporte

R H I T Ó O B G N B O T A Z Z B E O

T A P I B C O U T A M I N A Z I O R Boas Equipe Água DTA EPI Bota

R A A T I I R A E T E M O N A O E T

T F A C O N T A M I N A Ç Ã O P A E


21

14. BIBLIOGRAFIA BERTIN, Brigitte; MENDES, Fátima. Segurança de Alimentos no Comércio: atacado e varejo. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2011. 240 p. II Tab. Gráf. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra_ nal.pdf Acesso em 10 Maio 2012 PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Produtos da Nonna Elaborado por Alcides Alberto Machado de Rezende CREA 14.077/D Engenheiro de Segurança do Trabalho Disponível em: <http://edinaldoseguranca.blogspot.com.br/2011/06/equipamentos-de-protecaoindividual_21.html#!/2011/06/equipamentos-de-protecao-individual_21.html> Acesso em 17 Maio 2012 Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/10936880/Normas-Cozinha-Da-Anvisa-Resolucao-RDC-n275-De-21-de-Outubro-de-2002. Acesso em Maio 2012 Disponível em: http://www.homebaby.com.br/dicas/34-dicas-e-artigos/68-higiene-da-cozinha; Acesso em 10 Maio 2012. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2009/151009_1.htm Acesso em 10 Maio 2012 Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www. ec.org.br/portalv2/sites/ econlinev2/ les/imagems/23_08_2010/20_2_2012/cipa.jpg&imgrefurl=http://www. ec.org.br/po rtalv2/sites/ econlinev2/home.php%3Fst%3DexibeConteudo%26conteudo_id%3D52129&usg=__iV6y1wP1DeiQxRZli_AYFbzFbw=&h=315&w=315&sz=19&hl=pt-BR&start=0&sig2=ZTuOrOs5u3PeGbQ7MIMxA&zoom=1&tbnid=RcL0oGwACq7WzM:&tbnh=131&ei=ZzTeT7_DJ4mQ9QSGodn2Cg&um =1&itbs=1&iact=hc&vpx=103&vpy=164&dur=46&hovh=225&hovw=225&tx=149&ty=102&sig=10965 4108013986756119&page=1&ndsp=15&ved=1t:429,r:0,s:0,i:77> Acesso em 17 Jun 2012


22

ANOTAÇÕES


23

ANOTAÇÕES


Agrosabor Industrial Ltda. São José do Alto Viçosa CEP 29375-000 - Venda Nova do Imigrante - ES

(28) 3546-1436 | fabrica@nonna.com.br


Cartilha de Boas Práticas[nonna]