Audiovisual comunitário e educação: histórias, processos e produtos

Page 183

Coleção “Comunicação e Mobilização Social”

não se restringe à formação com os meios de comunicação de massa (MCM) ou ao uso das novas tecnologias. O processo, que já era foco dos trabalhos de Kaplún, Freire e Soares, ganha novas dimensões quando a autonomia não é dada a priori ou planejada racionalmente, mas se edifica ao longo dos imponderáveis encontros humanos. A Educomunicação mais do que uma área, campo ou pacote de métodos de ensino, consistiria, portanto, em um conjunto de princípios e pressupostos que auxiliam o surgimento do diálogo. Ela deveria ser pensada como uma esfera em que a alteridade se faz presente. A comunicação não deve ser instrumentalizada, mesmo que os fins econômicos e políticos sejam nobres. A riqueza do processo educomunicativo não está no uso do audiovisual ou das novas tecnologias para a tomada de consciência. Educomunicação é a possibilidade de estar em relação Eu-Tu, em que a alteridade, como diferença, se faz presente. Trata-se de uma possibilidade para mudar a forma como apreendemos os seres e as coisas. A força de processos educomunicativos emerge do reconhecimento de que não sou Eu que mudo o Outro, mas é o Outro que me amplia e me leva ao infinito. Transformar essa relação em forma expressiva é o desafio da Educomunicação.

Referências ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007. BOHM, David. Diálogo: comunicação e rede de convivência. São Paulo: Palas Athena, 2005. BUBER, Martin. Eu e Tu. São Paulo: Centauro, 2001. BUBER, Martin. Do diálogo e do dialógico. São Paulo: Perspectiva, 2007. CARROLL, Lewis. Aventuras de Alice no país das maravilhas. São Paulo: Círculo do Livro, 1986. DERRIDA, Jacques. Adeus a Emmanuel Lévinas. São Paulo: Perspectiva, 2004. DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

182


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.