Issuu on Google+

Mais Mimus SaĂşde....Sempre a pensar em SI!

1


Somos uma agência de marketing e comunicação que aposta na inovação e criatividade como ferramentas fundamentais para a elaboração de projectos insólitos e atractivos, concretizando-os com profissionalismo, paixão, ambição e eficiência.

O seu sucesso é o nosso eco!

REFERENCIA ÀS NOSSAS ÁREAS: RGA (Pagamentos e Cobrança de Quootas) RGA (Rede Global de Aquisições) MAIS MIMUS CONTACT CENTER EVENTOS CLUBE ECOAR

2

Mais Mimus Saúde....Sempre a pensar em SI!

CONTACTOS: Rua 24 de Fevereiro nº12 5000-420 Vila Real Tlf: 707 201 290 info@agencia-ecoar.com www.agencia-ecoar.pt


O Projecto Mais Mimus Saúde, dirigido especialmente à área de saúde, consiste na produção de uma revista de leitura gratuita para os utentes e a criação de uma linha permanente de apoio à saúde. A revista não só é um meio de divulgação de informação institucional mas também um meio de comunicação entre o centro hospitalar e o utente, dandolhe a oportunidade de fazer parte desta estrutura. Os leitores poderão encontrar informação útil sobre o seu Centro Hospitalar e receber ainda gratuitamente inúmeras ofertas de várias marcas.

EM DESTAQUE NOVA UNIDADE DECARDIOLOGIA EQUIPADA COM TECNOLOGIA “SALVA-VIDAS”

ENTREVISTA MARQUES

A

Anabela

(CENTRO HOSPITALAR MAIS MIMUS SAÚDE)

CENTRO HOSPITALAR MAIS MIMUS SAÚDE

Deixe-se deslumbrar pelo mundo da Mais Mimus e as ofertas exclusivas que guardamos para si a partir da página 13.

Mais Mimus Saúde....Sempre a pensar em SI!

3


Nova Unidade de Cardiologia

Equipada com tecnologia “salva-vidas”

Monitorização permanente evita mortes durante hospitalização Com a abertura, no passado dia 30 de Setembro, da nova Unidade de Cardiologia do Centro Hospitalar Mais Mimus Saúde, todos os doentes aqui internados passam a dispor de uma tecnologia “salva-vidas” que consiste na monitorização constante do ritmo cardíaco do paciente. O moderno sistema de telemetria permite que os doentes ficam sob observação constante da equipa médica. Seja na cama do quarto, nos corredores do hospital ou mesmo quando se deslocam entre serviços, como por exemplo na realização de exames. O sistema é uma mais-valia desta Unidade que, nas palavras do director hospitalar Cláudio Pinto, “pode evitar muitas mortes durante o internamento”. O monitor é um pequeno aparelho que os pacientes

4

Mais Mimus Saúde....Sempre a pensar em SI!


A aposta do Centro Hospitalar passa sempre por acompanhar as mudanças da medicina e garantir assim aos seus utentes o melhor seguimento e as melhores soluções para a sua saúde e bem-estar.

trazem constantemente consigo, este transmite ininterruptamente, através de radiofrequência, dados referentes ao ritmo cardíaco do doente, possibilitando uma actuação repentina perante uma anomalia ou uma paragem que, em muitas situações, só seriam descobertas depois. Este serviço é mais um passo decisivo para melhorar os serviços do Centro Hospitalar Mais Mimus Saúde e oferecer aos seus utentes o melhor acompanhamento possível na sua saúde. A aposta do Centro Hospitalar passa sempre por acompanhar as mudanças da medicina e garantir assim aos seus utentes o melhor seguimento e as melhores soluções para a sua saúde e bem-estar. O investimento total que abrange os 820 mil euros, a unidade, instalada no quinto andar do centro hospitalar Mais Mimus Saúde, possui uma

unidade de cuidados intensivos de cardiologia com capacidade para receber sete doentes em simultâneo e doze camas para cuidados intermédios. “Ao nível do equipamento, estamos completamente preparados para iniciar a angioplastia primária”, afirma o director do serviço de Cardiologia, Carlos Coelho, salientando que com isto, rentabilizamos tempo e recursos, e, por fim, “é o doente que sai a ganhar”, porque é assistido mais rapidamente e sempre no mesmo local. Com esta monitorização deixará de ser necessário transferir os doentes para outros hospitais, nomeadamente para o Hospital de São João no Porto. A etapa seguinte é a reorganização do Serviço de Urgência e o seu redimensionamento para também neste sector, oferecer o melhor atendimento possível. Tudo em prol do bem-estar dos utentes do Centro Hospitalar Mais Mimus Saúde. Mais Mimus Saúde....Sempre a pensar em SI!

5


EU VENCI O CANCRO Laura de 39 anos, testemunho de quem já venceu a doença. “Chorei a noite toda, imaginando as consequências da doença na minha vida, na de todos os que me rodeiam.”

Descobri a minha doença a 16/05/2007 ao auto examinar-me. Levei um tremendo choque, pois tive a certeza que se tratava de um cancro da mama. O meu marido achou que eu estava a exagerar e que não seria nada de grave.

Chorei a noite toda, imaginando as consequências da doença na minha vida, na de todos os que me rodeiam. Na manhã seguinte, procurei o meu ginecologista, que solicitou uma mamografia urgente. No dia da mamografia encontrei outro nódulo perto da axila direita. As minhas suspeitas transformavam-se cada vez mais em certezas. Na consulta de 28/05/07 recebi finalmente a confirmação. Tentei muito controlar-me, mas foi difícil.

Era um misto de desespero, indignidade, medo. Achava que aquilo não estava a acontecer. Fui operada a 09/06/07. Ao acordar não conseguia ver como estava, o meu marido avisou-me que estava mastectomizada; foram encontrados 2 nódulos na mama e isso inviabilizou uma quadrantectomia mesmo que a axila fosse negativa. Aprendi arduamente a conviver com a cicatriz. Mais tarde teria início a quimioterapia. As 2 primeiras sessões foram razoáveis, mas a 3ª e a 4ª foram terríveis: as náuseas, vómitos e mau estar eram 6

Mais Mimus Saúde....Sempre a pensar em SI!


tão grandes que não saía da cama durante 3 dias, não conseguia nem comer nem beber. Algumas unhas das mãos escureceram devido a uns medicamentos que tomei, e passaram a crescer lentamente, apareceram pintas que não tinha e perdi 90% do meu cabelo em 3 dias. A queda começou 16 dias após a 1ª quimioterapia. Sinto que o meu interior ficou extremamente abalado. Nunca esquecerei cada momento triste, mas também não esquecerei o lado solidário e carinhoso de mulheres e homens que, mesmo nunca tendo me visto, preocupam-se comigo até hoje, não esquecendo todo o apoio do Centro Hospitalar Mais Mimus Saúde. Os profissionais foram extraordinários. A atenção, o cuidado, o profissionalismo, tudo isto fez a diferença. Hoje posso dizer que estou muito bem. COMENTÁRIO DE NUNO PINTO, CHEFE DE EQUIPA DE ONCOLOGIA DO CENTRO HOSPITALAR MAIS MIMUS SAÚDE «Como é que caracterizo o Serviço de Oncologia? Numa frase afirmo-lhe que é um Serviço com uma intensíssima actividade clínica, e a prová-lo estão os números que eu diria impressionantes e ainda “recentes” relativos ao ano de 2010». «Para além dos doentes que já tratávamos, em 2009 recebemos mais 302 novos doentes, o que equivale a dizer-lhe que no ano transacto realizámos mais de 6.324 tratamentos oncológicos».

Pela expressão dos números e atendendo ao staff do Serviço de Oncologia do CHMMS– é composto por seis médicos especialistas; oito enfermeiros; três auxiliares de enfermagem, e quatro secretárias – facilmente se conclui a intensíssima actividade clínica referida pelo Chefe de equipa. Garante que é um trabalho cada vez mais importante e necessário para a qualidade de vida dos utentes. «A equipa do Centro Hospitalar Mais Mimus Saúde está preparada para receber e tratar os doentes vítimas de cancro. Queremos ajudar as pessoas não só a nível físico mas também psicológico. Os utentes encontram aqui um ombro amigo e isso é também fundamental para a cura». Pela expressão dos números e atendendo ao staff do Serviço de Oncologia do CHMMS– é composto por seis médicos especialistas; oito enfermeiros; três auxiliares de enfermagem, e quatro secretárias – facilmente se conclui a intensíssima actividade clínica referida pelo Chefe de equipa. Garante que é um trabalho cada vez mais importante e necessário para a qualidade de vida dos utentes. «A equipa do Centro Hospitalar Mais Mimus Saúde está preparada para receber e tratar os doentes vítimas de cancro. Queremos ajudar as pessoas não só a nível físico mas também psicológico. Os utentes encontram aqui um ombro amigo e isso é também fundamental para a cura».

Mais Mimus Saúde....Sempre a pensar em SI!

7


Entrevista a Anabela Marques

Centro Hospitalar Mais Mimus Saúde Nos cinco anos que leva à frente do conselho de administração do Centro Hospitalar Mais Mimus Saúde (CHMMS), Anabela Marques, conhece bem os números da Saúde na região: “nós temos aqui o dobro dos gastos. A Saúde acaba por ficar muito mais cara do que seria normal para tratar os utentes”.

Centro Hospitalar Mais Mimus Saúde – Saúde para todos “A capacidade dispersa do Centro Hospitalar junta, com 515 camas, daria para tratar o dobro das pessoas numa zona de maior concentração habitacional”, considerou. O CHMMS gasta quase dois milhões de euros, por ano, em transportes. Dinheiro que devia estar a ser aplicado a tratar doentes, mas, embora pareça “inadmissível em termos de gestão, tem de ser assim porque as pessoas estão distantes”. E mesmo assim, a presidente do CHMMS reconhece que “as pessoas continuam com grandes dificulda-

8

Mais Mimus Saúde....Sempre a pensar em SI!

des” e a administração hospitalar com “ineficiências que não são de gestão, mas derivadas do próprio sistema e da realidade da região”. “Acabamos por ter 6 salas de bloco, bastavam metade, três centrais de esterilização, bastava uma, três TAC, nós temos tudo em triplicado”, afirmou, ressalvando de imediato que não é sua intenção “cortar seja no que for”. “Nós temos de manter uma estrutura pesada com alguma ineficiência, são os custos políticos que nós assumimos e que temos de ter para dar boas acessibilidades a esta população. É mais caro, mas nós assumimos”, disse.

Cuidados continuados são os hospitais do futuro O Centro Hospitalar Mais Mimus Saúde tem uma taxa de envelhecimento muito superior ao resto do país com patologias típicas desta faixa etária que reclamam uma mudança de rumo na saúde, na opinião de Anabela Marques. “Os cuidados continuados vão ser os nossos hospitais do


“Acabamos por ter 6 salas de bloco, bastavam metade, três centrais de esterilização, bastava uma, três TAC, nós temos tudo em triplicado”, afirmou, ressalvando de imediato que não é sua intenção “cortar seja no que for”.

futuro. Nós ainda temos uma visão muito “hospitalocêntrica”, mas não há dúvida de que a Europa dos anos futuros vai é investir nos cuidados continuados, porque é aí que nós vamos passar muito do nosso tempo”.

Um hospital não é uma empresa Anabela Marques licenciou-se em Gestão de Empresas e tem várias especializações em gestão empresarial hospitalar e saúde, áreas em que exerce funções há quase uma década. Para esta gestora, que desde 2006 administra o CHMMS com as regras dos hospitais-empresa, “quando falamos em resultados líquidos estamos a falar de uma empresa pura e dura, dos mercados. Um hospital não é uma empresa sujeita às leis do mercado, o mercado da saúde não é um mercado normal da oferta, da procura e da concorrência como qualquer outro”, considerou. O conselho da administração do CHMMS gere um orçamento anual de cerca de 60 milhões de euros e teve, em 2009, resultados líquidos negativos de 2,5 milhões de euros.

Mais Mimus Saúde....Sempre a pensar em SI!

9


CENTRO HOSPITALAR MAIS MIMUS SAÚDE O novo Centro Hospitalar Mais Mimus Saúde é um projecto sólido e de grande utilidade para toda a população. Situado na zona este da cidade de Mimelo, permitiu alargar os cuidados médicos a cerca de 1.2 milhões de pessoas.

10

Mais Mimus Saúde....Sempre a pensar em SI!


O novo Centro Hospitalar Mais Mimus Saúde é um projecto sólido e de grande utilidade para toda a população. Situado na zona este da cidade de Mimelo, permitiu alargar os cuidados médicos a cerca de 1.2 milhões de pessoas. Uma estrutura arquitectónica completamente construída de raiz, com uma área de construção de 120.000 m2, que abriu as suas portas em Setembro de 2006 com maiores e melhores instalações, totalmente equipada com tecnologia de alta qualidade para tratar os utentes com o maior cuidado e dedicação. Desenvolvido num terreno de 17 hectares, o Centro Hospitalar Mais Mimus Saúde é uma estrutura moderna, construída para uma completa articulação entre as múltiplas e mais diversas funcionalidades, sempre na óptica de uma maior qualidade de serviço e utilidade para o utente. As instalações aliam unidades de assistência médica e investigação por excelência. Uma área criado para dedicar os melhores e mais inovadores cuidados de saúde com tecnologia fortíssima para cuidar de quem mais precisa e merece todo o cuidado e atenção. As instalações do Centro Hospitalar incluem 515 camas. - Quartos de internamento com um máximo de três camas e todos com quarto de banho;

- Bloco Operatório Central com 6 salas - Serviço de Oncologia; - Serviço de Cardiologia; - Bloco de partos com 4 salas; - 30 Gabinetes de consulta médica; - Heliporto, que permite um seguro e rápido transporte de doentes em situação de risco; - Meios Complementares de Diagnóstico e Tratamentos de apoio a todas as especialidades clínicas. O serviço de urgência do Centro Hospitalar Mais Mimus Saúde permite um atendimento personalizado em função das necessidades de cada utente: - Urgência Pediátrica; - Urgência Geral; - Urgência de Ginecologia / Obstetrícia. O Centro Hospitalar Mais Mimus Saúde é uma unidade hospitalar integrada no Serviço Nacional de Saúde, procurando dar-lhe sempre o melhor atendimento, as soluções mais efectivas e mais qualidade de vida.

CENTRO HOSPITALAR MAIS MIMUS SAÚDE: A SAÚDE AO ALCANCE DE TODOS! Mais Mimus Saúde....Sempre a pensar em SI!

11


12

Mais Mimus SaĂşde....Sempre a pensar em SI!


Mais Mimus SaĂşde....Sempre a pensar em SI!

13


14

Mais Mimus SaĂşde....Sempre a pensar em SI!


Mais Mimus SaĂşde....Sempre a pensar em SI!

15


16

Mais Mimus SaĂşde....Sempre a pensar em SI!


Mais Mimus SaĂşde....Sempre a pensar em SI!

17


18

Mais Mimus SaĂşde....Sempre a pensar em SI!


Mais Mimus SaĂşde....Sempre a pensar em SI!

19


20

Mais Mimus SaĂşde....Sempre a pensar em SI!


Mais Mimus SaĂşde....Sempre a pensar em SI!

21


22

Mais Mimus SaĂşde....Sempre a pensar em SI!


Mais Mimus SaĂşde....Sempre a pensar em SI!

23


24

Mais Mimus SaĂşde....Sempre a pensar em SI!


Mais Mimus SaĂşde....Sempre a pensar em SI!

25


26

Mais Mimus SaĂşde....Sempre a pensar em SI!


Mais Mimus SaĂşde....Sempre a pensar em SI!

27


28

Mais Mimus SaĂşde....Sempre a pensar em SI!


Mais Mimus SaĂşde....Sempre a pensar em SI!

29


30

Mais Mimus SaĂşde....Sempre a pensar em SI!


Mais Mimus SaĂşde....Sempre a pensar em SI!

31


32

Mais Mimus SaĂşde....Sempre a pensar em SI!


Mais Mimus Saúde