Page 1


Manual do Aluno e da Família 2014

APRESENTAÇÃO

Senhores Pais e Aluno,

Este manual oferece ao aluno e às famílias subsídios que facilitam a compreensão da estrutura e do funcionamento do Curso G9. Como instrumento de apoio, permite melhor integração Escola-Aluno-Família, garantindo assim o êxito de nosso objetivo comum: o ensino completo e a formação integral de nossos alunos ao longo do processo educacional. Todos nós do Curso G9 nos sentimos orgulhosos de tê-los como membros desta Escola. Sejam bem-vindos.

A Direção

Curso G9

2


Manual do Aluno e da Família 2014

ÍNDICE

01. MISSÃO DA ESCOLA .................................................................................................................... 4 02. SETORES DE ATENDIMENTO AO PROFESSOR, AO ALUNO E À FAMÍLIA .......................................... 4 03. UNIFORME.................................................................................................................................. 6 04. FORMAS DE COMUNICAÇÃO ........................................................................................................ 6 05. CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO ...................................................................................................... 7 06. HORÁRIO DAS AULAS E PLANTÕES .............................................................................................. 7 07. EDUCAÇÃO FÍSICA - DISPENSAS E JUSTIFICATIVAS ....................................................................... 9 08. RETIRADA DO MATERIAL DIDÁTICO (Ensino Médio e Pré-Vestibular) ................................................ 9 09. ATIVIDADES COMPLEMENTARES.................................................................................................. 9 10. PROJETOS INSTITUCIONAIS ......................................................................................................... 10 11. GUIA DE CONDUTA DO ALUNO .................................................................................................... 10 12. NORMAS PARA USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA............................................................. 14 13. NORMAS REFERENTES AO USO DA QUADRA DE ESPORTES .......................................................... 15 14. NORMAS REFERENTES ÀS PROVAS E SIMULADOS ........................................................................ 15 15. AVALIAÇÃO, RECUPERAÇÃO E PROMOÇÃO ................................................................................... 16 16. HÁBITOS DE ESTUDO .................................................................................................................. 22

ANEXO I - CALENDÁRIO ESCOLAR 2014 ....................................................................................... 26

Curso G9

3


Manual do Aluno e da Família 2014

1 - MISSÃO DA ESCOLA Oferecer aos alunos espaços e oportunidades que os transformem em cidadãos possuidores de uma mentalidade lógica e crítica, que sejam capazes de compreender a sociedade e a natureza para nelas conseguirem uma inserção harmoniosa. A fim de que essa finalidade tão ampla se concretize, o G9 reconhece e desenvolve as potencialidades individuais de seus alunos, tanto no aspecto técnico-científico quanto humanístico (emocional, afetivo, social).

2 - SETORES DE ATENDIMENTO AO PROFESSOR, AO ALUNO E À FAMÍLIA É ponto de honra para o Curso G9 trabalhar com profissionais identificados com a sua filosofia e metodologia, dotados de elevado espírito científico, de equipe e, sobretudo, de educador. Objetivamos garantir o êxito do processo ensino-aprendizagem e proporcionar acompanhamento individualizado ao aluno e atendimento adequado às famílias, através do corpo docente e dos órgãos competentes da estrutura organizacional do Curso G9, os quais passamos a descrever.

2.1– DIREÇÃO PEDAGÓGICA Diretora: Profa Maria Aparecida Fernandes Sob a responsabilidade desta Direção estão, também, os seguintes serviços:

Serviço de Coordenação Pedagógica – SCP Organiza, orienta e avalia o trabalho desenvolvido pelos professores e alunos a fim de garantir o alcance dos objetivos e a qualidade do processo ensino-aprendizagem, sempre em parceria Família/Escola.

Coordenadores/orientadores educacionais e auxiliares pedagógicos

Curso G9

Profª Nilcéia Juliana Ribeiro de Carvalho Pereira – Coordenadora da Educação Infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (EF).

Profª Estela Maria de Oliveira – Coordenadora do 6º ao 9º ano do EF.

Profª Marcia Gil de Souza – Coordenadora do Ensino Médio e PV.

Profª Alessandra Lino – Coordenadora do Laboratório de Tratamento da Informação – LTI.

Profª Maquelle Mendonça da Silva – Auxiliar pedagógico da Educação Infantil e 1º ao 5º ano do EF.

Profª Sheila Bourdon de Souza – Auxiliar pedagógico do 6º ao 9º ano do EF.

Profª Silmara Rúbia Braga – Auxiliar pedagógico do Ensino Médio e PV.

4


Manual do Aluno e da Família 2014

Secretaria Responsável: Michele Aparecida Rodrigues Silva Horário de funcionamento: 2a a 6a feira – das 7h às 18h e Sábado – das 7h às 12h Prazos estabelecidos pela Direção para expedição dos documentos:  Declaração (simples) 1 dia  2a via do boletim 5 dias a  2 via do histórico escolar 10 dias a  2 via da carteira de identificação 10 dias  Transferência 30 dias Observação: Toda 2a via é cobrada à parte.

Biblioteca Responsável: Profª. Maria Stela Braga Viana Horário de funcionamento: 2a a 6a feira – 7h às 12h e 14h às 17h45 A biblioteca está aberta a todos os alunos, professores, funcionários e familiares dos alunos. O seu objetivo é selecionar e disponibilizar informações, incentivar o gosto pela leitura e auxiliar as pesquisas escolares. Serviços oferecidos pela biblioteca do G9:  Consulta local de livros, revistas e jornais;  Empréstimo domiciliar;  Levantamento bibliográfico.

2.2 – DIREÇÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA Diretor: Prof. Hilson Háliz Dias Perlingeiro Sob a responsabilidade desta direção estão, também, os seguintes serviços:

Departamento de Marketing Responsável: Profª Cecília Passos Responde por todo o planejamento, execução e controle das estratégias e táticas de marketing da escola.

Tesouraria Responsável: Maria Rosinéia de Souza Pinto Horário de funcionamento: 2a a 6a feira – das 8h às 12h e das 13h às 18h

2.3 – DIREÇÃO DE PLANEJAMENTO Diretor: Prof. Giovanni Henrique Faria Floriano Sob a responsabilidade desta direção estão, também, os seguintes serviços:

Curso G9

5


Manual do Aluno e da Família 2014

Laboratório de Tratamento da Informação Responsável: Hernani Antonio Martins Camargo, analista de sistemas. Responde por toda a estrutura de hardware da escola.

Informática Educacional Responsável: Profª. Alessandra Lino Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira – das 7h às 17h. A informática dá suporte às aulas, garante o acesso à enorme quantidade de informações produzidas atualmente, facilita a comunicação à distância e permite a construção do conhecimento. Trabalha com a multimídia, tornando a aprendizagem mais dinâmica e atraente.

3 - UNIFORME 

Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental: Uniforme diário: camiseta oficial do G9, bermuda, agasalho oficial do G9, calça jeans básica, tênis ou sandália (sem salto).

6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio Uniforme diário:

camiseta oficial do G9, calça jeans ou bermuda, agasalho oficial G9, tênis ou sandália (sem salto).

Uniforme de Ed. Física:

Observação:

camiseta oficial G9, short, bermuda ou calça preta (própria para ginástica) e tênis.

O uso do uniforme é obrigatório no turno das aulas regulares e no contraturno. O aluno que comparecer às aulas, aos plantões, à recuperação e à educação física sem o uniforme estará sujeito à advertência.

4 - FORMAS DE COMUNICAÇÃO A comunicação entre a Escola e o Aluno/Família será feita através dos seguintes meios:  Reunião de Pais: 

Reunião geral: horário especial.

Reunião individual: a escola ou a família podem solicitar sempre que se fizer necessário, durante todo o ano letivo.

 Quadros de avisos: Existem, nos corredores da escola, quadros de avisos e editais onde são afixadas as principais informações para os alunos. É de suma importância que o aluno leia diariamente essas informações.  Telefone e correspondência: Através do telefone e de correspondência convencional e/ou eletrônica, a família fica informada sobre ocorrências disciplinares, faltas, rendimentos, atrasos e outros.  Internet: Através da nossa home page (www.curso-g9.com.br), é possível acessar a agenda de tarefas, trabalhos e provas, além de notícias e informações sobre o Curso G9.

Curso G9

6


Manual do Aluno e da Família 2014

 Revista GNovidade: periódico produzido pela comunidade G9.  Agenda: Os pais ou responsável pelos alunos do Ensino Fundamental I (Jardim II ao 5º ano) devem consultar, diariamente, a agenda do aluno. Observação:

A manutenção, na secretaria, de endereços convencional/eletrônico (e-mail e facebook) e telefones atualizados é a garantia de uma comunicação rápida e segura entre a Escola e a Família.

5 - CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO Todos os alunos, quando lhes for solicitado, devem apresentar a carteira de identificação escolar fornecida pela secretaria. No caso de extravio, requerer a 2a via imediatamente.

6 - HORÁRIO DAS AULAS E PLANTÕES 6.1 – EDUCAÇÃO INFANTIL AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Horário Vespertino – Aula

13h15 14h05 14h55 15h45 16h05

às 14h05 às 14h55 às 15h45 às 16h05 às 16h55

16h55 às 17h45

a

1 aula 2a aula 3a aula Intervalo 4a aula

Horário Matutino – Plantão

08h às 08h45 08h45 às 09h30 09h30 às 09h45 09h45 às 10h30 10h30 às 11h15

1a aula 2a aula Intervalo 3a aula 4a aula

5a aula

6.2 – 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, ENSINO MÉDIO E PRÉ-VESTIBULAR Horário Matutino – Aula a

Horário Vespertino – Plantão/Aula

07h às 07h45

1 aula

14h às 14h45

1a aula

07h45 às 08h30

2a aula

14h45 às 15h30

2a aula

08h30 às 08h45

1o intervalo

15h30 às 15h45

Intervalo

08h45 às 09h30

3a aula

15h45 às 16h30

3a aula

09h30 às 10h15

4a aula

16h30 às 17h15

4a aula

10h15 às 10h30

2o intervalo

17h15 às 18h

5a aula

10h30 às 11h15

5a aula

11h15 às 12h

6a aula

Há dois sinais para início da aula: ao primeiro, o aluno e o professor devem dirigir-se à sala de aula; ao segundo, a aula inicia. Somente o SCP pode admitir o ingresso, em sala, de alunos atrasados.

Curso G9

7


Manual do Aluno e da Família 2014

Observações importantes: 

Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental: 

Quando há atraso, a família ou o responsável justifica ao SCP e o aluno é encaminhado à sala de aula.

Saídas antecipadas somente são aceitas quando solicitadas pelos pais ou responsável ao SCP.

Os pais ou responsável devem preencher um formulário no qual consta o nome e o RG das pessoas que estão autorizadas a acompanhar o aluno ao término das aulas ou a qualquer momento que este precisar se ausentar da escola.

Os pais ou responsável devem agendar com o SCP quando precisarem resolver algum assunto com os professores. Solicita-se que seja evitado abordar o professor no início das aulas, pois pode atrapalhar o desenvolvimento do trabalho diário.

Evite que seu filho falte às aulas para não interromper a rotina de estudos dele.

Será permitido o brinquedo apenas no dia determinado para cada turma. A não observação dessa regra prejudica o desenvolvimento das atividades escolares. Não traga mais de um brinquedo nem brinquedos com peças muito pequenas.

Toda vez que há necessidade, justificável, de se ausentar antes do término das aulas (17h45), o responsável pelo aluno deve solicitar autorização para apresentá-la na portaria.

6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio: 

Quando há atraso, ainda no decorrer da 1a aula, o aluno entra na escola, fica aguardando até o início da 2a aula (não é permitida a entrada após 7h45). Casos especiais são resolvidos pelo SCP. A reincidência de atraso implica a comunicação e/ou convocação dos pais ou responsável para justificativas.

Saída antecipada somente é aceita quando solicitada pelos pais ou responsável e autorizada pelo SCP. O aluno que tem necessidade de entrar e/ou sair em horários especiais deve solicitar autorização permanente na secretaria. Casos especiais são resolvidos pelo SCP.

Toda vez que há necessidade, justificável, de se ausentar antes do término das aulas (12h), o responsável pelo aluno deve solicitar autorização para apresentála na portaria.

Pré-vestibular:

Curso G9

É autorizado aos alunos do Pré-vestibular entrar na 1a, 2a, 3a ou 5a aula. É expressamente proibido sair da sala ou nela entrar durante as aulas.

Toda vez que há necessidade, justificável, de se ausentar antes do término das aulas (12h), o aluno deve solicitar autorização para apresentá-la na portaria.

8


Manual do Aluno e da Família 2014

7 - EDUCAÇÃO FÍSICA – DISPENSAS E JUSTIFICATIVAS O aluno do Ensino Fundamental e Ensino Médio (1ª e 2ª séries) é dispensado da prática de educação física nos casos previstos na legislação: Laudo médico amparado pelo Decreto 1.044, de 21/04/69; comprovação, em carteira profissional, de que o aluno tem emprego remunerado; aluno com prole; aluno residente fora de Itajubá, quando as aulas de educação física não são realizadas no horário regular.

8 - RETIRADA DO MATERIAL DIDÁTICO (Ensino Médio e Pré-vestibular) O material didático do Sistema Poliedro é entregue na secretaria do G9. Para retirá-lo, o aluno deve estar em dia com a tesouraria da escola.

9 - ATIVIDADES COMPLEMENTARES Além das aulas ministradas no horário regular, o G9 oferece a seus alunos várias atividades que os auxiliam em seu processo de desenvolvimento, entre elas: 

Aula de espanhol preparatória para o vestibular;

Aula de espanhol para 1º e 2º ano do Ensino Médio: optativa, à tarde (livro específico);

Aula de inglês básico para o 3º ano e PV;

Plantões de dúvida e reforço;

Aulas de aprofundamento (3º ano e Pré-vestibular);

Laboratório de redação (Ensino Médio e PV)

 Treinamento esportivo em diferentes modalidades (a partir do 6º ano do EF): futsal, handebol, rugby, vôlei, futebal de campo, Wushu. 

Escolinha de Futebol (Educação Infantil, do 1º ao 5º ano do EF);

Canto Coral (do 2º ao 5º ano do EF);

Clube de Xadrez (Ensino Fundamental e Médio);

Clube de Ciências (do 6º ao 9º ano);

Cineclube (Ensino Fundamental II e Médio)

Educação Motora: modalidades esportivas e ginástica rítmica (da Educação infantil e Fundamental I);

Oficina de Música: (Ensino Fundamental II e Médio);

Oficina de Dança (Ensino Fundamental II e Médio);

Seminários (Ensino Médio e PV)

Observação: A participação em mais de duas atividades implica acordo entre a Escola e a Família.

Curso G9

9


Manual do Aluno e da Família 2014

10 - PROJETOS INSTITUCIONAIS 

Mostra Literária

Escola Solidária

Assembleias Escolares

Gincana G9

Feira do Conhecimento

Projeto Lego Zoom

 Projeto robótica  Tai Chi Chuan  Interpanelinhas 11 - GUIA DE CONDUTA DO ALUNO O G9 é uma comunidade na qual o aluno passa grande parte de seu tempo. Por isso, deve ser um espaço para aproveitar ao máximo o estudo e também para fazer amigos. As normas de conduta foram elaboradas com essa finalidade.

Respeite as pessoas com as quais você convive na Escola: 

Colabore com o professor na tarefa de promover a integração, a ordem e a disciplina na sala de aula;

Trate os adultos com respeito, independentemente do cargo que ocupam;

Seja cortês com os colegas, evitando submetê-los a humilhações e brincadeiras de mau gosto e agressivas;

Evite discriminar pessoas que possuam valores, crenças e gostos diferentes dos seus;

Lembre-se de que é indelicado mexer nos objetos que não lhe pertencem ou se apossar deles quando não autorizado.

Ajude a conservar sua Escola: 

Colabore com a manutenção das instalações, dos materiais e das plantas;

Mantenha as carteiras sem rabiscos ou anotações;

Use o corretivo adequadamente;

Mantenha limpas e bem cuidadas as instalações escolares; utilize corretamente os sanitários; evite depredar, sujar e jogar papéis no chão.

Use adequadamente seu direito de falar: 

Curso G9

Espere sua vez de falar e saiba ouvir;

10


Manual do Aluno e da Família 2014

Use, sempre, um vocabulário adequado;

Ao fazer sugestões ou críticas, use sempre linguagem e tom educados.

Observe o uso do telefone celular, MP player e similares 

Durante as aulas, esses aparelhos devem ser desligados e guardados na bolsa;

Durante as provas, esses aparelhos devem ser desligados e colocados na mesa do professor.

Observação:

O não cumprimento desssa normas implica as punições previstas neste manual, além do recolhimento dos aparelhos e a devolução, apenas, aos pais ou responsável. Caso isso ocorra durante as provas, será considerado instrumento de cola.

LEI Nº 14.486, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2002 Disciplina o uso de telefone celular em salas de aula, teatros, cinemas e igrejas. Com o objetivo de manter a concentração, bem como o bom aproveitamento das aulas pelos alunos, fica proibido a conversação, a consulta em telefone celular e o uso de dispositivo sonoro do aparelho em salas de aula, nos termos da lei Estadual nº 14.486 de 09/12/2002 e deste Manual.

Organize-se:

Curso G9

Compareça às aulas com o material em ordem, pois as aulas não serão interrompidas para a entrega de materiais;

Identifique todo o seu material, colocando nome completo, série e turma. Conforme consta no contrato de prestação de serviços, a escola não se responsabiliza pela perda ou desaparecimento de qualquer material escolar ou outro tipo de objeto;

Respeite os horários de funcionamento de todos os setores da escola;

Entre uma aula e outra e após os intervalos de recreio, aguarde o professor dentro da sala de aula;

Agende as tarefas e os trabalhos pedidos pelos professores e cumpra-os no prazo estabelecido;

Compareça devidamente uniformizado todos os dias, inclusive nas aulas de educação física;

Recorra ao plantão sempre que necessitar de explicações adicionais sobre um ponto da matéria no qual você não sinta segurança. Evite buscar esse auxílio somente em véspera de provas;

Compareça, pontualmente, às aulas;

Compareça, pontualmente, às recuperações;

Não é permitida, na escola, a entrega de materiais, de alimentos e de medicamentos por motoboys;

11


Manual do Aluno e da Família 2014

O aluno que se ausentar, por motivo justificado, deverá apresentar ao professor a tarefa feita, na aula subsequente ao seu retorno.

 O aluno que obtiver Nota de Desempenho (ND) inferior a 3 (três) pontos será impedido de participar das seguintes atividades: viagens culturais, viagens de lazer e acampamentos.

Informe-se: 

Leia, diariamente, o quadro de avisos de sua turma;

Acesse, diariamente, a home page do G9 e o facebook do segmento ou da turma;

Veja, no mapa de sala, o lugar que lhe é destinado na sala de aula. Ocupe-o sempre.

Exercite a responsabilidade:

Curso G9

Assuma sempre a responsabilidade por suas ações;

Participe efetivamente das aulas, evitando entreter-se com brincadeiras ou conversas;

Venha para a escola apenas com o material necessário às atividades do dia. Não traga objetos perigosos, cartas de baralho, revistas inadequadas etc;

Procure estar sempre presente às aulas. Só recorra a provas substitutivas em caso de extrema necessidade;

Evite efetuar, sem autorização, qualquer tipo de venda ou distribuição de propagandas nas dependências da escola;

Evite promover jogos, coletas ou campanhas de qualquer natureza, sem autorização prévia da Direção;

Entre na sala de aula e saia dela somente com autorização do professor;

Evite entregar trabalho ou tarefa de qualquer outra pessoa;

Evite estiletes e tesouras com pontas, pois são objetos inadequados para serem usados na escola.

O fumo nas dependências da escola é proibido;

Os equipamentos eletrônicos instalados nas salas de aula são de uso exclusivo dos professores.

Encaminhe os objetos que você encontrar na escola à secretaria, a fim de serem guardados no local de achados e perdidos e, em seguida, encaminhados aos proprietários;

Colabore com o trânsito defronte à escola, não atravesse fora da faixa de pedestres nem ande no meio da rua.

12


Manual do Aluno e da Família 2014

Como lidamos com a inadequação de atitudes dos alunos: 

O passo inicial no encaminhamento da discussão de conduta inadequada de um aluno é sempre a conversa com o SCP, com o professor e com o aluno ou entre as partes envolvidas;

Em caso de agressão física entre colegas, o SCP ouve as partes envolvidas, consulta os relatórios e aplica as punições, que dependem da gravidade e da incidência do fato;

Quanto ao envolvimento de alunos em danos materiais a instalações, a equipamentos e a plantas da escola, entendemos que:  

  

cada classe é responsável pelas ocorrências na sua sala de aula, no período em que a ocupa. a classe ou parte dela deve providenciar a reposição ou conserto do item, cujo custo será rateado entre todos, quando a identificação da autoria do dano torna-se impossível. o prazo para reposição ou conserto é de três dias após a apuração do fato e a comunicação aos responsáveis. a classe deve participar ativamente, junto com o SCP ou com a Direção, para a solução do problema. A agressão deliberada acarreta punições, conforme disposto no regimento escolar.

Medidas Educativas: Aplicadas pelo professor ao aluno: 

Advertência oral;

Encaminhamento ao SCP.

Aplicadas pelo SCP ao aluno: 

Comunicação aos pais ou responsável;

Advertência escrita (1ª, 2ª e 3ª);

Afastamento temporário de sala de aula por 1 dia;

Afastamento temporário de sala de aula por 2 dias;

Afastamento temporário de sala de aula por 3 dias ou mais;

Convite à transferência.

Observações: Excepcionalmente, considerada a gravidade da infração, pode ser ultrapassada uma ou mais das etapas acima previstas por decisão colegiada (Professores, Coordenadores e Direção). O aluno perde o direito às avaliações e à entrega de trabalhos marcados em dia coincidente com o da suspensão.

A harmonia entre a ESCOLA e a FAMÍLIA é fundamental para o sucesso do trabalho pedagógico Curso G9

13


Manual do Aluno e da Família 2014

O que esperamos dos pais ou responsável: 

Examine o calendário escolar e evite realizar com os filhos atividades que comprometam o cumprimento da programação das atividades previstas durante o ano letivo;

Acompanhe o desempenho escolar dos filhos; assine as avaliações, quando solicitado; tome conhecimento dos resultados bimestrais através do boletim;

Compareça às reuniões escolares para receber as orientações e recomendações feitas pela escola;

Conheça os horários de funcionamento de todos os setores da escola, de início e término das aulas e das demais atividades pedagógicas oferecidas;

Colabore com as normas de organização do trânsito nas imediações e dentro da escola; respeite a faixa de pedestres e não estacione nela;

Respeite a velocidade de 10 km/h na área interna e garanta a segurança dos transeuntes, principalmente das crianças;

Encaminhe possíveis problemas (sugestões, críticas, dúvidas) ao SCP ou à Direção, através de agendamento prévio, (estamos sempre prontos a ouvi-los);

Organize a rotina diária para evitar que o filho perca aulas por atrasos na entrada ou tenha que aguardar muito na saída;

Respeite o projeto pedagógico da escola;

Não venha às reuniões, convocadas pela escola, acompanhados do filho;

Não fume nas dependências da escola;

Incentive o filho a seguir as orientações deste Manual do Aluno e da Família.

13 - NORMAS - USO DO LABORATÓRIO DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Antes de iniciar suas atividades em um computador, observe com atenção o estado em que ele se encontra. Caso identifique alguma irregularidade, comunique, imediatamente, aos responsáveis pelo LTI.  É expressamente proibido: 

Acesso a conteúdos eróticos e violentos, seja via internet ou por outro meio qualquer;

Consumo de qualquer tipo de alimento e bebida dentro das instalações do LTI;

Acesso aos sites de relacionamento, youtube, jogos e similares;

 Utilização do LTI nos intervalos de aula.  Os alunos podem usar, individualmente, os equipamentos nos horários estabelecidos, mas não podem permanecer no laboratório nos momentos de aula de outras séries;  A impressão de arquivos deve ser solicitada com antecedência de 24 horas;  A gravação de trabalhos em pen-drives, CD ou DVD deve ser solicitada com antecedência de 24 horas;

Curso G9

14


Manual do Aluno e da Família 2014

 Manutenção, alteração de configuração, instalação de softwares devem ser feitos somente pelo analista de sistemas da escola;  Ao acessar o computador, utilize somente a sua senha e a sua conta de usuário;  Mantenha a ordem e faça silêncio no LTI, pois é um espaço de estudo, de pesquisa e de desenvolvimento de atividades pedagógicas;  O LTI não fornece fone de ouvido;  Os alunos devem respeitar os horários do LTI e sair 10 minutos antes do seu fechamento;  O aluno que não cumprir as normas estabelecidas está sujeito às punições listadas a seguir, conforme a gravidade e/ou frequência da ocorrência: 

Advertência verbal pelo responsável do LI;

Advertência escrita pela administração do LI;

Suspensão da utilização do LI por período determinado pelo SCP.

14 - NORMAS REFERENTES AO USO DA QUADRA DE ESPORTES NOS INTERVALOS DO TURNO MATUTINO  De 2ª a 5ª feira, os alunos de 6º ao 9º ano poderão utilizar a quadra.  Às 6ª feiras, a quadra é liberada aos alunos do Ensino Médio.

15 - NORMAS REFERENTES ÀS PROVAS E SIMULADOS 15.1 - APLICAÇÃO As normas, a seguir relacionadas, devem ser observadas pelos alunos para evitar imprevistos e situações desagradáveis durante a aplicação das provas e simulados. 

As provas e simulados obedecem ao calendário fornecido no início de cada bimestre;

Caso o aluno se atrase, se há justificativa, ele entra em sala, mas deve fazer a prova ou simulado no tempo combinado;

O aluno que está usando cola, tentando obtê-la ou passando-a a alguém tem a prova retirada e lhe é atribuída a nota ZERO, sem direito de 2ª chamada.

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS PROVAS

Curso G9

Leia atentamente as questões da avaliação, resolva-as com calma e faça uma boa prova;

Toda prova deverá ser feita a caneta preta ou azul, exceto as de Exatas, que poderão ter a resolução feita a lápis e a resposta, obrigatoriamente, a caneta (preta ou azul). Às provas feitas a lápis, será atribuída nota ZERO;

As respostas que forem retificadas com corretivo serão corrigidas, mas não serão revisadas em caso de solicitação de revisão;

As questões das provas de exatas deverão conter a resolução do que é solicitado e não somente a resposta;

15


Manual do Aluno e da Família 2014

A interpretação dos enunciados é parte da avaliação, portanto não faça perguntas ao professor ou fiscal;

O material escolar deve ser colocado à frente da sala, juntamente com o celular, que deverá estar desligado.

É proibido empréstimo de material ao colega e qualquer tipo de comunicação ou consulta durante a prova. Qualquer tentativa nesse sentido será caracterizada como “cola”, a prova lhe é imediatamente retirada pelo professor e é atribuída nota ZERO, sem direito de 2ª chamada.

É proibido utilizar quaisquer aparelhos eletrônicos de comunicação e de gravação de sons e imagens, bem como óculos escuros, protetor auricular ou quaisquer acessórios de chapelaria durante a realização da avaliação. O desrespeito a essa determinação implica o recolhimento da prova e a atribuição de nota ZERO, sem direito de 2ª chamada.

O aluno somente poderá entregar a prova após o término do tempo regulamentar para sua resolução.

15.2 - AVALIAÇÃO Após a correção das provas, o professor faz a revisão com a turma. Essa atividade é realizada no horário normal das aulas.

15.3 - REVISÃO O aluno pode solicitar a revisão de provas até 48 horas, contadas a partir da divulgação das notas, mediante preenchimento de requerimento na secretaria.

15.4 - 2a CHAMADA O aluno pode requerer e realizar provas de 2a chamada sempre que perdê-las por motivos justificáveis. O responsável pelo aluno deve apresentar a justificativa, por escrito, na secretaria do G9. Ela é analisada pelo SCP. A ausência do aluno na 2a chamada ou o não cumprimento das normas acima implica atribuir-se nota ZERO à prova em questão. Observações: 

A justificativa apresentada é analisada pelo SCP.

Há uma taxa para a prova de 2a chamada.

O conteúdo cobrado é referente à prova perdida.

Não há 2ª chamada de simulado.

16 -AVALIAÇÃO, RECUPERAÇÃO E PROMOÇÃO 16.1 – EDUCAÇÃO INFANTIL Neste segmento da Educação infantil, a avaliação é processual, não acumulativa, acompanha toda a aquisição do conhecimento e deve ser registrada em ficha de avaliação qualitativa que é apresentada aos pais ou responsável ao final de cada bimestre.

Curso G9

16


Manual do Aluno e da Família 2014

16.2 – NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Nesta série inicial do Ensino fundamental, a avaliação é processual, não acumulativa, acompanha toda a aquisição do conhecimento e deve ser registrada em ficha de avaliação qualitativa que é apresentada aos pais ou responsável ao final de cada bimestre. A recuperação é paralela e é feita no decorrer do ano letivo. A promoção é automática do 1º para o 2º Ano e do 2º para o 3º Ano do Ensino fundamental.

16.3 – DO 2º AO 5º ANO DO ENSINO DO FUNDAMENTAL A avaliação visa, especificamente, acompanhar o desenvolvimento do aluno e o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem. Ela é contínua e acumulativa. A recuperação é paralela ao longo do ano letivo. Ao final de cada bimestre, o aluno recebe uma nota por disciplina, denominada Nota Bimestral (NB), com valor de 0 a 100 pontos, assim distribuídos: 70 pontos para provas (NP), 25 pontos para os trabalhos (NTR) e 5 pontos para o desempenho (ND: tarefa, participação nas atividades, interesse, responsabilidade, assiduidade, pontualidade, uso do uniforme, material escolar, disciplina e urbanidade), ou seja: NB = NP + NTR ND Se a Nota Bimestral (NB) for igual ou superior a 60 (sessenta) pontos, essa será a Nota Final do Bimestre (NFB). Caso contrário, após concluir as atividades de recuperação paralela do bimestre correspondente, o aluno poderá fazer provas e/ou trabalhos de recuperação, aos quais será atribuída uma Nota de Recuperação Paralela (NRP) no valor de 0 a 100 pontos. Se a NRP for inferior ou igual à NB, esta será mantida. Se a NRP for superior à NB, esta será substituída por aquela, ou seja:  NB  60  NFB  NB   NFB  NB  NRP  NB  1º ,2º e 3º bimestre :   NB  60  NB  NRP  60  NFB  NRP    NRP  60   NFB  60   4º bimestre :

 NFB  NB

Observações sobre a Recuperação Paralela (NRP) 1ª – Só podem participar da recuperação paralela do 1º, 2º e 3º bimestre alunos cuja Nota de Desempenho (ND), no bimestre, seja igual ou superior a 3 (três) pontos. 2ª – No Ensino Fundamental, o aluno poderá participar da recuperação paralela em todas as disciplinas cuja média for inferior 60 (sessenta) pontos, de acordo com a orientação do SCP. 3ª – A frequência na recuperação paralela deverá ser de 100%.

Curso G9

17


Manual do Aluno e da Família 2014

4ª – O aluno será convocado para recuperação da disciplina de Educação física quando não obtiver 75% de frequência às aulas do bimestre. Ao final do 4o bimestre, é apurada a Média Anual (MA) obtida pelo aluno em cada disciplina, através da média aritmética das Notas Bimestrais, ou seja: MA 

1x NFB1º Bim  2 x NFB 2º Bim  2 x NFB 3º Bim  3 x NFB 4º Bim 8

O aluno é aprovado na disciplina se a Média Anual for maior ou igual a 60 (sessenta) pontos. Caso a Média Anual seja inferior a 30 (trinta) pontos, ele está reprovado na disciplina. Se a Média Anual for inferior a 60 (sessenta) e maior ou igual a 30 (trinta) pontos, ele será convocado diretamente para a Recuperação Final, ou seja:  APROVADO  MA  60  30  MA  60  RECUP. FINAL   MA  30  REPROVADO 

O aluno convocado para a Recuperação Final realiza duas provas. A cada uma é atribuída uma nota de 0 a 50 pontos. A Nota da Recuperação Final (NRF), com valor de 0 a 100 pontos, é obtida pela soma dos resultados dessas duas provas. A Média Final (MF) é calculada através da seguinte média ponderada: MF 

2 x M A  3 x NRF 5

Observações: 1ª – O aluno poderá realizar os estudos para recuperação final em todas as disciplinas cuja média anual (MA) for igual ou superior a 50 pontos. 2ª – O aluno poderá realizar os estudos de recuperação final em, no máximo, três disciplinas cuja média anual for superior ou igual a 30 e inferior a 50 pontos. 3ª – A frequência na recuperação final deverá ser de 100%. Para aprovação na disciplina, após a Recuperação Final, o aluno deve obter uma média final (MF) de valor maior ou igual a 50 (cinquenta) pontos, ou seja:  MF  50  APROVADO   MF  50  REPROVADO

Observações: 1ª – No Ensino Fundamental, o aluno aprovado em todas as disciplinas está apto a cursar o ano/série subsequente. 2ª – O aluno será convocado para a recuperação final da disciplina de Educação física quando não obtiver 75% de frequência às aulas do ano letivo.

Curso G9

18


Manual do Aluno e da Família 2014

16.4 – DA 6º ANO DO ENSINO DO FUNDAMENTAL À 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO A avaliação visa, especificamente, acompanhar o desenvolvimento do aluno e o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem. Ela é contínua e acumulativa. A recuperação é paralela ao longo do ano letivo. Ao final de cada bimestre, o aluno recebe uma nota por disciplina, denominada Nota Bimestral (NB), com valor de 0 a 100 pontos, assim distribuídos: 70 pontos para provas (NP), 25 pontos para os trabalhos (NTR) e 5 pontos para o desempenho (ND: tarefa, participação nas atividades, interesse, responsabilidade, assiduidade, pontualidade, uso do uniforme, material escolar, disciplina e urbanidade), ou seja: NB = NP + NTR + ND

No 1º, 2º e 3º bimestre, se a Nota Bimestral (NB) for igual ou superior a 60 (sessenta) pontos, essa será a Nota Final do Bimestre (NFB). Caso contrário, após concluir as atividades de recuperação paralela do bimestre correspondente, o aluno poderá fazer provas de recuperação, às quais será atribuída uma Nota de Recuperação Paralela (NRP) no valor de 0 a 100 pontos. Se a NRP for inferior ou igual à NB, esta será mantida. Se a NRP for superior à NB, esta será substituída por aquela num limite máximo de 60 pontos. A Nota Final do Bimestre (NFB) é calculada através da seguinte média ponderada: NFB 

2 x NB  3 x NRP 5

No 4º bimestre, a Nota Final do Bimestre (NFB) será sempre igual à Nota Bimestral (NB). Resumindo:  NB  60  NFB  NB   NFB  NB  NRP  NB  1º ,2º e 3º bimestre :   NB  60  NB  NRP  60  NFB  NRP    NRP  60   NFB  60   4º bimestre :

 NFB  NB

Observações sobre a Recuperação Paralela (NRP): 1ª – A cada bimestre, o SCP divulgará o plano de avaliação bimestral.

Curso G9

19


Manual do Aluno e da Família 2014

2ª – Só podem participar da recuperação paralela do 1º, 2º e 3º bimestre alunos cuja Nota de Desempenho (ND), no bimestre, for igual ou superior a 3 (três) pontos. 3ª – No Ensino Fundamental, o aluno poderá participar da recuperação paralela em todas as disciplinas cuja média for inferior 60 (sessenta) pontos, de acordo com a orientação do SCP. 4ª – No Ensino Médio, para melhor aproveitamento do aluno, somente lhe será permitido participar das provas e/ou trabalhos de recuperação paralela em, no máximo, três disciplinas. 5ª – A frequência na recuperação paralela deverá ser de 100%. 6ª – O aluno será convocado para recuperação da disciplina de Educação física quando não obtiver 75% de frequência às aulas do bimestre.

Ao final do 4o bimestre, é apurada a Média Anual (MA) obtida pelo aluno em cada disciplina, através da média aritmética das Notas Bimestrais, ou seja:

MA 

1x NFB1º Bim  2 x NFB 2º Bim  2 x NFB 3º Bim  3 x NFB 4º Bim 8

O aluno é aprovado na disciplina se a Média Anual for maior ou igual a 60 (sessenta) pontos. Caso a Média Anual seja inferior a 30 (trinta) pontos, ele está reprovado na disciplina. Se a Média Anual for inferior a 60 (sessenta) e maior ou igual a 30 (trinta) pontos, ele será convocado diretamente para a Recuperação Final, ou seja:  APROVADO  MA  60   30  MA  60  RECUP. FINAL  MA  30  REPROVADO 

O aluno convocado para a Recuperação Final realiza duas provas. A cada uma é atribuída uma nota de 0 a 50 pontos. A Nota da Recuperação Final (NRF), com valor de 0 a 100 pontos, é obtida pela soma dos resultados dessas duas provas. A Média Final (MF) é calculada através da seguinte média ponderada: MF 

2 x MA  3 x NRF 5

Observações: 1ª – O aluno poderá realizar os estudos para recuperação final em todas as disciplinas cuja média anual (MA) for igual ou superior a 50 pontos. 2ª – O aluno poderá realizar os estudos de recuperação final em, no máximo, três disciplinas cuja média anual for superior ou igual a 30 e inferior a 50 pontos.

Curso G9

20


Manual do Aluno e da Família 2014

3ª – A frequência na recuperação final deverá ser de 100%. 4ª – Não há 2ª chamada para as provas de recuperação final. Para aprovação na disciplina, após a Recuperação Final, o aluno deve obter uma média final (MF) de valor maior ou igual a 50 (cinquenta) pontos, ou seja:  MF  50  APROVADO   MF  50  REPROVADO

Observações: 1ª – No Ensino Fundamental, o aluno aprovado em todas as disciplinas está apto a cursar o ano/série subsequente. 2ª – Na 1ª e 2ª série do Ensino Médio, o aluno aprovado em todas as disciplinas está apto a cursar a série subsequente. Já o aluno reprovado em 01 (uma) ou 02 (duas) disciplinas pode cursar a série subsequente, juntamente com as dependências dessas disciplinas. 3ª – O aluno será convocado para a recuperação final da disciplina de Educação física quando não obtiver 75% de frequência às aulas do ano letivo.

16.4 – 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO A avaliação do aproveitamento escolar do aluno, em cada disciplina, é feita bimestralmente através de duas notas:  NP  Nota da Prova Bimestral+ Nota de redações (valor de 0 a 100 pontos)  NS  Nota de Simulado (valor de 0 a 100 pontos) que corresponde, em cada disciplina, à maior nota obtida nos simulados realizados no bimestre. A cada bimestre, o aluno recebe uma nota, por disciplina, denominada Nota Final do Bimestre (NFB), com o valor de 0 a 100 pontos. Como NFB, é considerada a maior nota obtida pelo aluno no bimestre, escolhida entre a Nota da Prova (NP), a Nota da redação (NR) e a Nota do Simulado (NS), ou seja: NFB  NP se NP  NS

ou

NFB  NS se NP  NS

Ao final do 4o bimestre, é apurada a Média Anual (MA) obtida pelo aluno, em cada disciplina, através da seguinte média ponderada das Notas Bimestrais: MA 

1x NFB1º Bim  2 x NFB 2º Bim  2 x NFB 3º Bim  3 x NFB 4º Bim 8

O aluno será aprovado na disciplina se a Média Anual for igual ou maior que 60 (sessenta) pontos. Caso sua Média Anual seja inferior a 30 (trinta) pontos, ele está reprovado na disciplina. Se a Média Anual for inferior a 60 (sessenta) e maior ou igual a 30 (trinta) pontos, ele será convocado diretamente para a Recuperação Final, ou seja:

Curso G9

21


Manual do Aluno e da Família 2014

 APROVADO  MA  60   30  MA  60  RECUP. FINAL  MA  30  REPROVADO 

O aluno convocado para a Recuperação Final realiza uma prova, à qual é atribuída uma nota de 0 a 100 pontos. A Média Final (MF) é calculada através da seguinte média ponderada: MF 

Observação:

2 x MA  3 x NRF 5

O aluno pode realizar os estudos para recuperação final em todas as disciplinas com média anual (MA) igual ou superior a 30 (trinta) pontos e inferior a 60 (sessenta) pontos.

O aluno aprovado em todas as disciplinas é considerado APROVADO na série e receberá o certificado de conclusão do Ensino Médio.  MF  50  APROVADO   MF  50  REPROVADO

17 - HÁBITOS DE ESTUDO Fique atento às orientações abaixo. Coloque-as em prática!   

       

Participe da aula, evite conversas desnecessárias, faça anotações e não sinta vergonha de fazer perguntas. Monte seu plano de estudo, estabeleça o que vai estudar ao longo da semana. Faça as tarefas de casa no dia em que foi marcada e ainda reserve um tempo para revisar o que aprendeu durante as aulas. Ao invés de esperar que a vontade chegue, decida-se a iniciar o estudo, começando por uma tarefa fácil e/ou interessante. Estude no horário em que está mais atento e disposto. Não deixe para as horas em que tem sono ou que está cansado. Descubra qual técnica de memorização funciona para você: falar em voz alta, fazer resumos, montar esquemas, exercícios ou estudar em grupo. Procure, para ampliar seus conhecimentos, outras fontes sobre o assunto que está aprendendo. Consulte livros e revistas e assista a filmes. Escolha um lugar para estudar. Se possível longe de qualquer distração, para garantir a concentração. A luz é também importante, de preferência natural e sem sombras. Refaça, com atenção, os exercícios em que você apresentou mais dificuldades. Prepare, com atenção, a mochila com o material escolar. Verifique os cadernos e livros de que vai precisar e se todas as tarefas estão feitas. Durma bem, é importante repousar no mínimo 8 horas diárias, uma mente cansada dificilmente conseguirá assimilar bem a matéria estudada; Estude cada área de diferentes maneiras. Sugestão:

Curso G9

22


Manual do Aluno e da Família 2014

 

Exatas: resolva exercícios. Humanas: leia, escreva, resuma, faça esquemas, destaque tópicos, releia, elabore boas respostas.  Biológicas: desenhe, faça esquemas, destaque palavras-chave. Use regularmente o horário de plantão dos professores para esclarecer suas dúvidas.

Observação: Fazer os trabalhos escolares é exercitar-se para a vida profissional. É uma responsabilidade igual a de seus pais ou responsáveis. Como qualquer adulto, você tem de trabalhar todos os dias. Além de aprender, você está se preparando para sua vida futura. Estudar é a sua obrigação diária!

17.1 – DIFICULDADES DE CONCENTRAÇÃO PARA ESTUDAR A orientação abaixo objetiva ajudar aqueles que não conseguem se concentrar ou têm dificuldade mais evidente em manter a concentração. Leia e tente aplicar em sua vida de estudante. A. REGRAS DE ESTUDO (APLICAR DIARIAMENTE) 1º Concentração (1 a 2 minutos): Antes do início de cada atividade siga a sequência: * Fique em posição confortável; * Relaxe os músculos; * Feche os olhos; * Concentre-se no que irá fazer. 2º Durante a atividade: * Preste atenção; * Tome notas úteis; * Tome como exemplos aqueles que já desenvolvem esse hábito. 3º Após a atividade (o mais cedo possível): * Organize suas anotações; * Compare suas anotações organizadas com as de outros companheiros; * Vá ao livro texto, apostila etc, e assinale o que lhe resultou da comparação. B. COMO ESTUDAR 1. Ter inicialmente visão global do assunto. Para isso, veja o título, subtítulo, legendas, resumos, conclusões etc. Na área das ciências exatas, atente para as partes em negrito ou ressaltadas em cores diferentes (mínimo de 15 minutos). 2. Ler com atenção. 1ª leitura – Interpretação – nesse momento, o significado dos termos precisa ser entendido e compreendido (mínimo de 30 minutos); 2ª leitura – Aprofundamento e análise - Mesmo na área de ciências exatas, há necessidade de se conhecer e estudar a teoria, isto é, como fazer (mínimo de 45 minutos) . 3. Fixar o estudado. Realização de exercícios (de 60 a 120 minutos); 4. Recapitular. A. Compreensão - rememorar com suas próprias palavras. Fazer outros tipos de exercícios. B. Resumo - fazer após compreender o assunto, nunca antes. C. Revisão - deve ser períodica e, preferencialmente, a partir do resumo.

Curso G9

23


Manual do Aluno e da Família 2014

OBSERVAÇÕES FINAIS  Exercitar-se, sempre, de 05 a 10 minutos (levantar, flexionar os braços, pernas e tronco). Não tomar café ou qualquer outra bebida adocicada. Tomar água.  Estudar de acordo com o planejado, obedecendo rigorosamenteos horários estipulados para o início e o término.  Estudar em dupla é melhor do que em grupo.  Verificar os seus resumos, os problemas levantados durante o estudo e as fórmulas obrigatórias, na véspera de toda prova.  Ler a prova com atenção, verificando quais questões, itens ou quesitos você sabe fazer. Resolva-os e depois faça o restante, pois já terá adquirido autoconfiança.

17.2 COMO O RESPONSÁVEL PODE AJUDAR O ALUNO As atividades escolares não envolvem apenas o aluno. Com o apoio da família, eles se sentem mais confiantes e se preparam melhor para encarar a jornada de estudos e o vestibular, após o Ensino Médio. Os responsáveis devem cobrar e, ao mesmo tempo, apoiar o aluno, porém isso deve ser feito com sabedoria. É fundamental que a família demonstre confiança nele, para isso:  Reserve um espaço em casa, com mesa, cadeira e boa iluminação para que o aluno possa estudar com tranquilidade e conforto;  Reúna com toda a família para estabelecer um plano de ação que o auxilie a cumprir a programação de estudo elaborada;  Monitore os horários das refeições, para que ele se alimente adequadamente;  Acompanhe o plano de estudos que ele fez (vide sugestão abaixo);  Ajude-o a superar os pontos fracos detectados no laudo entregue pela psicopedagoga;  Respeite os horários estipulados no plano de estudo, não sugira outros programas que o tirem do foco;  Ajude-o a relaxar, nos momentos de pausa;  Estimule-o a fazer os simulados abertos e fechados;  Mostre interesse pelo desempenho nos simulados e estimule-o a melhorá-los;  Leia, com ele, os livros pedidos pelos professores e faça comentários pertinentes;  Leia jornais e discuta assuntos da atualidade. Isso é importante para Redação, para Geografia, para História e deve ser praticado durante todo ano. SUGESTÃO DE PLANO DE ESTUDOS EFII E EM Dia Hora 7h às 12h

2ª feira

3ª feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

Aula regular

Aula regular

Aula regular

Aula regular

Aula regular

Sábado

14h 15h 16h 17h 18h

Curso G9

24


Manual do Aluno e da FamĂ­lia 2014

19h

Curso G9

25


Manual do Aluno e da FamĂ­lia 2014

Curso G9

26

Curso G9 - Manual do Aluno e da Família 2014  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you