__MAIN_TEXT__

Page 1

Jornal do

SANTU SANT UÁRIO

www. santuarioscj.com.br

Joinville, 01 de Janeiro de 2013 | Ano 01 | N° 01

01


Jornal d o

SANTUÁRIO

Opinião CELEBRAÇÕES NO SANTUário

MENSAGEM DO PÁROCO • Segunda-feira - 19h (pelos falecidos) • Terça-feira - 16h (pelas intenções da rádio e internet) e 19h • Quarta-feira - 19h (pelas famílias) • Quinta-feira - 7h, 16h (pelos enfermos) e 19h • Sexta-feira - 7h, 12h30 e 19h • Sábado - 19h • Domingo - 6h30, 8h, 9h30, 11h30, 17h e 19h INFORMAÇÕES importantes

• 1ª sexta-feira do mês Missa às 7h, 12h30, 16h, 19h e 23h • Adoração ao Santíssimo Sacramento Toda quinta-feira - das 8h às 19h • Reza do Ofício Divino Toda quinta-feira - 11h • Missa com tradução em libras 4° domingo do mês - 19h • Missa dos Grupos Bíblicos de Reflexão 2ª terça-feira do mês - 19h30 • Bênção de objetos Após as missas da 1ª sexta-feira do mês e no expediente paroquial CELEBRAÇÕES nas comunidades

• DIVINO ESPÍRITO SANTO 1ª segunda-feira do mês - 19h30 1ª terça-feira do mês - 19h30 (GBR) 4ª quarta-feira do mês - 16h (enfermos) Quinta-feira - 19h30 Sábado - 19h Domingo - 8h • SÃO JUDAS TADEU 3ª terça-feira do mês - 19h30 (GBR) Quarta-feira - 16h Sábado - 19h Domingo -19h Dia 28 - 19h30 (Missa do Padroeiro)

Por Pe. Sildo César da Costa, scj

Estimados devotos do Sagrado Coração de Jesus e paroquianos do nosso Santuário: sejam todos acolhidos na Casa do Coração! Depois de desfrutarmos o abençoado mês de junho com a Festa do Sagrado Coração de Jesus, entramos em um novo mês que vai nos trazer muitas bênçãos, afinal estamos no tão esperado tempo da Jornada Mundial da Juventude. O convite para participar não é somente aos jovens, mas a toda Igreja. Quem nos convida é aquele desconhecido, que se tornou amado como se fosse nosso conhecido há muito tempo: papa Francisco. Será a sua primeira viagem internacional e em solo brasileiro. Aproveitemos esta bênção e renovemos o nosso compromisso com a fé. Que o papa traga ao nosso país um desejo maior de seguir Jesus Cristo olhando para os pobres, os necessitados e os pecadores, com misericórdia. Caríssimos jovens, o tempo da Jornada passa, mas o que fica? Seja você jovem, um Francisco da oração, da pureza, da fidelidade, da caridade, dos pobres, da mansidão e da paz. Um verdadeiro discípulo e missionário de Jesus Cristo. Para isso, é necessário olhar para dentro de nós e perceber as nossas limitações e o que necessitamos mudar para sermos livres para Deus e não presos pelo pecado. O Encontro com o papa deve nos levar a um encontro pessoal com Jesus. Quem se coloca no caminho de Cristo terá a experiência da ressurreição para uma vida nova. Se você acha que isto é pouco para este mês, saiba que entre 13 e 19 de julho, teremos na Comunidade Nossa Senhora do Rosário o “Cerco de Jericó”, que já está em sua décima edição. Neste Ano da Fé, o evento paroquial pretende ser uma marca profunda para aqueles que buscam se encontrar com o Senhor. Serão dias de bênçãos. Acredite e participe! Nosso Santuário se une aos Casais Encontristas que estarão fazendo o seu encontro evangelizador de 12 a 14 de julho. É a família sendo acolhida, amada e respeitada por aquilo que ela representa: o Amor de Deus. Nosso bispo diocesano visita o Santuário Sagrado Coração de Jesus em 13 de julho para realizar o Sacramento da Crisma. Seja bem-vindo, Dom Irineu! Aqui agradeço o empenho dos nossos catequistas, tanto do Santuário quanto das comunidades. Estamos também nos preparando para as missões. Nossas lideranças se unem aos Grupos Bíblicos de Reflexão para desenvolvermos um trabalho evangelizador nas comunidades. Assim vamos marcando o nosso tempo no tempo de Deus, fazendo que este tempo seja abençoado por Ele. Para que isto aconteça, participe e renove cada dia a vossa fé. Seja amado por toda a parte – o Sagrado Coração de Jesus!

EDITORIAL

Juventude em ação! Este é um ano muito especial para a Igreja, mais especificamente o mês de julho. Milhões de jovens se reúnem em uma missão de fé e encontro com o Santo papa Francisco, de 23 a 28, no Rio de Janeiro. Por isso, nesta edição, matérias especiais e explicativas foram preparadas para que você possa entender melhor o que é este grande evento que a Igreja promove.

A missão é impulsionar a juventude na participação da comunidade, assim como disse papa João Paulo 2º durante a segunda Jornada Mundial da Juventude (1987), em Buenos Aires: “Quero repetir a vós, mais uma vez, o que tenho dito desde o primeiro dia de meu pontificado, que vós sois a esperança do papa, sois a esperança da Igreja.” Que pela leitura deste jornal, você possa viver ainda mais intensamente esse espírito de alegria que a JMJ proporciona. Uma abençoada leitura!

• NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO 3ª terça-feira do mês - 19h30 (GBR) Quarta-feira - 19h30 3ª sexta-feira do mês - 16h (enfermos) Domingo - 8h • SAGRADA FAMÍLIA 4ª terça-feira do mês - 19h30 (GBR) 3ª sexta-feira do mês - 19h30 Domingo - 9h30

2

www.santuarioscj.com.br


Jornal d o

SANTUÁRIO

Geral ARTIGO DO MÊS

Por Neila Pereira da Silva

Férias em família

Com o recesso escolar, surge uma boa oportunidade de unir pais e filhos

SOLIDARIEDADE

Por Rayana Borba

Nesta vida, tudo que somos, fazemos e conquistamos tem como base a família. É com ela que aprendemos e iniciamos a percepção do mundo, adquirimos hábitos, costumes, crenças, tradições e formamos valores. A essência da sociedade parte do núcleo familiar, portanto, nosso bem-estar e o desenvolvimento do país dependem da influência de um lar. É preciso ter experiências e memórias comuns como: almoçar, jantar, ver um filme, passear, conversar e ter tempo para o outro. Aproveitar o máximo para estar com a família, dando todo o suporte aos filhos na sua formação espiritual, psíquica, física, intelectual e social. Regras devem ser estabelecidas e aplicadas a todos os padrões de comportamento com grandes valores de convivência, como justiça, liberdade, honestidade, tolerância, entre outros. A noção de mundo que temos é baseada num conjunto de momentos vividos na infância, e são eles que ajudam a formar a personalidade de cada pessoa. Uma família cristã deve zelar por estes momentos fraternos e buscar a união do seu lar. Uma boa oportunidade para estreitar estes laços são as férias de julho, pois elas proporcionam horas livres para a família. É interessante que a família se reúna e faça um planejamento das atividades a serem desenvolvidas neste período, evitando que o pouco tempo disponível seja desperdiçado. Cabe aos pais propor atividades que resultem numa maior integração na família, com momentos diferentes dos realizados no cotidiano. Aproveite este tempo e invista em sua família!

SANTO DO MÊS

Santa Isabel

Foto: Rogério José Neves

Padres dão show na Arena

Com dois passes para gol, um pênalti sofrido e uma chuva de gols perdidos, padre Elinton Costa, scj foi o representante do Santuário no jogo entre os padres da Diocese de Joinville e o JEC, em 23 de junho, na Arena Joinville. O placar – 15 a 5 para o Tricolor – foi um detalhe na festa que reuniu mais de 18 mil pessoas em prol da obra social Madre Teresa, da Casa das Pequenas Missionárias. Outros três padres do SCJ entraram em campo: Diomar Romaniv, Jairson Hellmann e Luís Antônio da Silva.

www.santuarioscj.com.br

Nascida em 1270, na Espanha, Isabel pertencia à família real de Aragão, que lhe deu excelente formação cristã. Aos 12 anos, casou-se com Diniz, rei de Portugal, com quem teve dois filhos, Constança e D. Afonso 4º. Isabel era uma mulher reconciliadora e pregava a fé e a oração em sua família. Além de ser centrada na Eucaristia, também propagava a devoção a Nossa Senhora da Conceição. Logo após a morte de seu marido, deixou de viver no palácio e recebeu o hábito da Ordem das Clarissas, e pôde se doar aos mais necessitados. Sua vida foi marcada por quatro virtudes: piedade, caridade, humildade e luta pela paz. Santa Isabel faleceu no dia 4 de julho de 1336 e foi sepultada no Mosteiro de Santa Clara, em Coimbra, onde há uma Igreja em sua homenagem. Sua canonização aconteceu no ano de 1625. Santa Isabel, rogai por nós!

3


Jornal d o

SANTUÁRIO

Formação YOUCAT

“Por isso, convido-vos: estudai o Catecismo! Este é o meu sincero desejo”, papa Bento 16 O YOUCAT, abreviação de Youth Catechism (Catecismo Jovem), é a ferramenta oficial da Jornada Mundial da Juventude. O documento foi lançado em 2011, na Jornada de Madri, na Espanha, como um presente do papa Bento 16 aos jovens, numa tentativa de inspirá-los a uma prática diária da fé e é isto que o torna tão valioso. O papa apoiou o projeto desde o início, escrevendo o prefácio e recomendando de todo o coração este livro à juventude. Composto por todo conteúdo do Catecismo da Igreja Católica, porém com uma linguagem moderna e atraente, o YOUCAT foi escrito para a juventude que busca compreender os ensinamentos da Igreja. Seu formato dinâmico, com perguntas e respostas, atende a vontade de muitos jovens inspirados e entusiasmados pela JMJ, que pretendem se aprofundar na vida católica. Publicada em dez línguas, a ferramenta já é usada por mais de 4 milhões de jovens em todo o mundo. O desejo da Igreja é que estas pessoas fiquem cada vez mais enraizados na vida cristã, pois o futuro e a força para um mundo novo estão em suas mãos. É importante estudar o Catecismo para que diante de tantos caminhos oferecidos, o jovem possa ser instruído de maneira segura e correta, permanecendo firme na fé. O YOUCAT conta com seis diferentes ferramentas: Catecismo Jovem, Agenda, Orações, Crisma, Confissões e DOCAT - Doutrina Social da Igreja Católica (a partir de 2014). Sua divisão é feita em quatro partes: Credo (Em que cremos), Sacramentos (Como celebramos os mistérios cristãos), Mandamentos (A vida em Cristo) e Orações (Como devemos orar). O conteúdo YOUCAT foi desenvolvido por padres, teólogos e professores de religião. Seu projeto gráfico e visual teve a contribuição de jovens católicos e profissionais da área da comunicação, para que pudesse apresentar a mensagem e a doutrina da Igreja da melhor forma possível. Sua estrutura conta com ícones que auxiliam na identificação e aprofundamento no momento da consulta. No dia 25 de maio, foi promovida pelo Centro Diocesano de Pastoral de Joinville

a Formação Diocesana do YOUCAT. O foco foi o aprofundamento no Catecismo Jovem, seu valor e conteúdo. “Essa experiência me mostrou como é importante ter nas mãos o YOUCAT, pois ali está a resposta de tudo que você quer saber sobre Deus e a Igreja Católica e como eles são importantes em nossas vidas”, disse Lucas Biazus, jovem da Paróquia que participou da Formação.

Ide e fazei discípulos entre todas as nações! (cf. Mt 28, 19) Este é o lema da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, tirado do Evangelho segundo Mateus, ressaltando que, além de uma atitude cristã, é preciso agir para evangelizar aqueles que estão afastados de Deus. O anúncio foi feito durante a JMJ de 2011, realizada em Madri, entre os dias 16 e 21 de agosto, quando papa Bento 16 foi à cidade para dialogar com jovens católicos do mundo todo. O papel da JMJ é mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e o rosto de Cristo em cada jovem. E como protagonistas dessa festa, é através deles que o “rosto” jovem de Cristo se mostra ao mundo. Uma das diversas atividades que acontece durante a JMJ são as Catequeses. Esta é a parte de aprofundamento do tema do evento, em que os jovens que comungam de uma mesma língua se reúnem com bispos de diversos países para aprender sobre alguns temas selecionados. Os bispos são indicados pelo Pontifício Conselho para os Leigos, Comitê Organizador Central das Jornadas, até 30 dias antes da JMJ. Serão três manhãs de aprofundamento de formação e espiritualidade dos jovens. Serão

4

três manhãs de aprofundamento de formação e espiritualidade dos jovens, com os seguintes temas: “Sede de esperança”, no dia 24, “Ser discípulos de Cristo”, no dia 25, e “Ser missionários: ide!”, no dia 26. Começando às 9h, os peregrinos são chamados ao momento inicial da catequese, com animação, oração, abertura e palavra de boasvindas, seguido pela pregação. Após a reflexão, abre-se um espaço para perguntas e, o encerramento acontece às 13h, com uma celebração eucarística.

Abraçada com amor, a cruz de Cristo não leva à tristeza, mas à alegria. Papa Francisco

www.santuarioscj.com.br


Jornal d o

SANTUÁRIO

Pastorais e Movimentos JUVENTUDE

Por Jacqueline Maria Lemos / Suelen Flores

Santuário Jovem: apoiando e unificando nossa juventude

A Igreja vivencia o Ano da Juventude, em especial pela realização da Jornada Mundial da Juventude. Nossas dioceses, paróquias e comunidades são convocadas a olhar as necessidades dos jovens e setor juventude do Santuário Sagrado Coração de Jesus, batizado como Santuário Jovem, tem a função de unir todos os movimentos juvenis da Paróquia. São quatro grupos de oração jovem: Pentecostes, da Comunidade Divino Espírito Santo; JAC+, da Comunidade Nossa Senhora do Rosário; Sementes do Amanhã, da Comunidade São Judas Tadeu e o Grupo de Oração Jovem da Comunidade Sagrada Família; além do MEJ, Movimento Eucarístico Jovem, e o Movimento de Emaús. Com o lema da JMJ, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19), a missão do Santuário Jovem é dar apoio aos grupos de jovens, além de movimentá-los em eventos e assim encaminhá-los à inserção na vida cotidiana da Paróquia.

www.santuarioscj.com.br

Uma destas atividades é o programa de rádio Interação Jovem, organizado e apresentado pelos grupos e movimentos, todos os domingos, às 22 horas, na Rádio Clube Joinville 1590 AM. Além das atividades paroquiais, cada grupo e movimento realiza diversas atividades dentro da própria comunidade, como missas, vigílias, grupos de oração, pregações, oração do terço, retiros espirituais e encontros para aprofundar o conhecimento da Palavra de Deus. É dessa forma que eles têm atraído jovens para um aprofundamento da fé e vivência na experiência cristã. Hoje, não faltam opções para que os jovens participem e se sintam acolhidos pelo Coração de Jesus. Em especial, neste ano, em que eles são ainda mais chamados a participar de pastorais como liturgia, música, acolhida, comunicação, catequese, entre tantos outros movimentos na Paróquia e nas Comunidades. Venha participar dos grupos e movimentos da nossa Paróquia!

5


Jornal d o

SANTUÁRIO

A Jornada Mundial da Juventude acontece no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho. Com o lema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), o encontro conta com a presença do papa Francisco e tem como principal objetivo passar para todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo. Anunciada pelo papa Bento 16, no dia 24 de agosto de 2011, na Jornada de Madri, na Espanha, a 27ª edição conta, até o momento, com mais de 250 mil inscritos como peregrinos oficiais. Desses, 60% são brasileiros, 20% são latinos e 20% pertence ao restante do mundo. Além disso, outras 60 mil pessoas foram selecionadas como voluntárias. O público total de participantes estimados é de 2 milhões de pessoas. A prefeitura da cidade decretou feriado integral para os dias 25 e 26, quinta e sexta-feira, por conta da presença do papa Francisco na Praia de Copacabana e pelo número de pessoas que estarão na cidade nestes dias. O Cristo Redentor estará aberto 24 horas, devido ao grande número de turistas que o frequentarão. Em dias normais, cerca de 5 mil pessoas o visitam, durante a Jornada, a equipe do local está preparada para receber 1.400 pessoas por hora. Após a Jornada, dia 29 de julho, na segunda-feira, será feriado até às 12h, o objetivo é facilitando a saída dos ônibus de peregrinos da cidade. Os responsáveis pela organização do evento são o COL (Comitê Organizador Local) e o PCL (Vaticano). O COL, juntamente com todas as dioceses, prepara os peregrinos e administra as inscrições, hospedagens, voluntários, logística, comunicação, programação cultural, atos centrais, etc. E o PCL (Vaticano) se dedica a estimular a contribuição dos fiéis na missão da Igreja Católica. O anfitrião do Santo papa no Rio de Janeiro será Dom Orani João Tempesta, é ele que também preside a missa de abertura, no dia 23. Este é o primeiro contato do peregrino com a Jor-

6

www.santuarioscj.com.br


Jornal d o

SANTUÁRIO

nada e o único que não conta com a presença do Sumo Pontífice. Antes mesmo da Jornada, o papa vai visitar o Santuário Nacional de Aparecida. Dentre os compromissos, Francisco, vai participar de uma encenação da Via-Sacra na Praia de Copacabana, visitará a favela de Manguinhos e vai celebrar a missa de envio da JMJ, no dia 28, no bairro de Guaratiba, zona oeste da cidade. Os jovens participantes terão muitas atividades durante a JMJ, como eventos culturais, momentos de partilha e comunhão e também as catequeses. Os cinco atos centrais são os principais acontecimentos da Jornada, sua intenção é mostrar a alegria de uma Igreja jovem e viva. São eles: a cerimônia de abertura, a acolhida, a Via-Sacra, a Vigília e a Missa de Envio, que marca o encerramento da JMJ Rio2013. Cada peregrino inscrito na Jornada vai receber um material, chamado “kit peregrino”, com uma mochila contendo squeeze, boné, camiseta, guia do peregrino, livro litúrgico e o cartão de alimentação. Ao todo, participam da JMJ no Rio2013 cerca de 50 peregrinos da Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus. Os jovens, que há mais de um ano se preparam para este grande evento, agora podem perceber que já está valendo a pena cada esforço para chegar lá. Por tudo isso, esses mesmos jovens acreditam fazer parte de uma geração eleita para viver este tempo de graça, e se consideram privilegiados, pois em meio a tantas gerações, podem experimentar viver essa JMJ no próprio país e receber o papa Francisco em sua primeira viagem internacional. É importante ressaltar ainda que mesmo quem não vai para o Rio de Janeiro deve viver esse espírito de peregrino onde estiver, pois a Jornada Mundial da Juventude é um tempo a ser celebrado por toda Igreja. Então, mesmo não estando presente fisicamente, é possível vivê-la e unir-se aos jovens de todo o mundo, por meio da oração!

www.santuarioscj.com.br

7


Jornal d o

SANTUÁRIO

Santuário DEHONIANOS

Por Marco Aurélio Farias

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus Padres dehonianos renovam as promessas sacerdotais em celebração festiva

A Festa da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebrada na primeira sexta-feira de junho, reuniu muitos devotos, nas seis celebrações eucarísticas, sendo meditada a sexta promessa: “Os pecadores encontrarão em Meu Coração fonte inesgotável de misericórdias”. A novidade deste ano foi a missa realizada às 10 horas, tradicionalmente celebrada no Seminário de Corupá e que pela primeira vez foi transferida para o Santuário. Presidida pelo padre Mário Tito Angioletti, scj, ainda contou com a presença de nosso pároco, padre Sildo da Costa, scj e dos quatro vigários paroquiais: padre Valdir Vicentini, scj, padre Geraldo Kohler, scj, padre Kleber Ferreira, scj, e padre Elinton da Costa, scj, além de outros sacerdotes dehonianos, que renovaram seus votos sacerdotais na ocasião. Durante a celebração, além de exaltar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, padre Mário destacou alguns acontecimentos deste ano que, segundo ele, “revestem a Festa do Sagrado Coração de Jesus com uma beleza universal”. São eles: o Ano da Fé e da Juventude, a Jornada Mundial da Juventude, o início do processo diocesano de beatificação de padre Aloísio Boeing, scj e também a instituição de 2013 como Ano Vocacional Dehoniano, tornando esta Solenidade ainda mais grandiosa.

DEHONIANOS

Por Ir. Edena Maria Bittencourt

Padre Aloísio e a vivência da espiritualidade do SCJ Padre Aloísio foi um servo de Deus, profundamente unido ao Sagrado Coração de Jesus durante os longos anos de sua vida consagrada e sacerdotal. Ele não se cansava de falar sobre a união íntima que devemos ter com Aquele que nos deu a vida para salvar as pessoas. Aprendeu de forma muito especial a amar os irmãos e irmãs e sempre esteve transbordante de zelo pela conversão dos pecadores, pela salvação das almas e pela santificação dos corações. Suas palavras são claras a respeito da origem do amor aos irmãos: “O maior sentimento do Coração de Jesus é salvar da morte todos os homens e fazê-los felizes... Por isso, Ele veio a terra e está no Sacrário. Nós devemos ter os mesmos sentimentos do Coração de Jesus. Quem não quer trabalhar para salvar os outros não tem os mesmos sentimentos de Jesus”. Era do seu íntimo e de sua união com o Coração de Jesus, que vinha aquele ardor zeloso que sempre animou toda a sua vida. Quem o conheceu sabe o quanto ele sempre estava disponível para acolher, aconselhar, evangelizar, converter, perdoar e abençoar as pessoas a qualquer hora do dia ou da noite. O desejo de salvar almas ardia constantemente em seu coração. (Extraído do livro, “O Coração de Jesus na vida de padre Aloísio”.)

Comunique suas graças alcançadas para: Instituto Padre Aloísio Rua Luis Sarti, 1397- Sala B - Nereu Ramos - 89265-500 - Jaraguá do Sul/SC E-mail: instituto@padrealoisio.org.br Tel. (47) 3276-0093 - www.padrealoisio.org.br

49 anos de entrega a Deus

Por Rayana Borba

Para o padre Valdir Vicentini, scj, o chamado vocacional veio junto com sua concepção, em 16 de outubro, quando se celebra a devoção de Santa Margarida Alacoque pelo Sagrado Coração de Jesus. Ainda criança, teve certeza da sua missão ao assistir a entrega das túnicas do padre Flavio Morelli, scj, também nascido em Botuverá. Passados 49 anos do seu “sim”, proferido em 28 de junho de 1964, padre Valdir relembra a atuação em quatro estados, ao longo de 18 transferências, incluindo as passagens pelos seminários em Corupá e Jaraguá, além do noviciado em Jaraguá do Sul. “Tenho muito carinho pelo magistério e sou satisfeito por contribuir, como professor e orientador, para a formação de novos sacerdotes da Igreja Católica”, destaca.

8

www.santuarioscj.com.br


Jornal d o

SANTUÁRIO

Espiritualidade COMUNHÃO

Por Rayana Borba

Católicos celíacos têm direito à comunhão eucarística Intolerantes ao glúten, uma proteína do trigo, não consomem a hóstia, corpo de Cristo, mas podem comungar do vinho, que é o sangue Já pensou como se sentiria se, de repente, você fosse impedido de se encontrar com Cristo por meio da eucaristia? Isso poderia acontecer com milhares de pessoas que são intolerantes ao glúten, uma proteína do trigo, incapaz de ser absorvida pelo sistema digestivo. Mas já em 2003, o então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o cardeal Joseph Ratzinger, hoje papa Emérito Bento XVI, escreveu a “Carta circular aos presidentes das conferências episcopais sobre o uso do pão com pouca quantidade de glúten e do mosto como matéria eucarística”. No documento, fica definido que “as hóstias completamente sem glúten são matéria inválida para a eucaristia”, impossibilitando a produção das partículas com farinha de arroz, isenta da proteína. Já as hóstias parcialmente desprovidas de glúten, é matéria válida, “de modo que nelas esteja presente uma quantidade de glúten suficiente para obter a panificação, sem acréscimo de substâncias estranhas e sem recorrer a procedimentos tais que desnaturem o pão”. Esta última regra permite a redução do glúten, o que mesmo em menor quantidade acaba afetando os celíacos. Deste modo, “o fiel que sofre de fluxo celíaco de sorte a ficar impedido de comungar sob a espécie do pão, inclusive o pão parcialmente desprovido de glúten, pode comungar somente sob a espécie do vinho”. No Santuário Sagrado Coração de Jesus, todos os celíacos são convidados a participar da ceia do Senhor. Fique atento a alguns procedimentos: - Procure chegar com pelo menos dez minutos de antecedência. - Vá até a Sacristia e converse com o sacristão para que ele possa avisar ao padre sobre a sua necessidade. - Participe normalmente da Santa Missa e, quando os ministros estiverem comungando, dirija-se ao altar, onde será deixado um cálice para o seu encontro com Cristo.

Sacramento da Reconciliação: o retorno aos braços do Pai Por Fr. Tafarel Junio Ribeiro, scj

Quando pensamos em nossa Igreja, logo percebemos que há um interesse no bem-estar de cada ser humano. O Catecismo da Igreja Católica nos diz que “o amor de Cristo revela-se no fato de Ele procurar quem está perdido e curar quem está doente”. E dando continuidade a este modo de tratar os seus filhos a Igreja oferece o sacramento da Reconciliação como possibilidade de fortalecimento da alma. O Batismo retirou-nos do poder do pecado e da morte, levando-nos a sermos verdadeiros filhos de Deus. No entanto, continua em cada um de nós a inclinação para o pecado, é por causa dele que o ser humano se distancia de Deus. É neste sentido, de permanecer em comunhão com Deus, que a Reconciliação ganha seu pleno sentido. Este sacramento vem do próprio Cristo, quando Ele diz a seus discípulos: “Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; aqueles aos quais os retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Jo 20, 22-23). E levando em consideração o que Jesus disse: “tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu” (Mt 18, 18), a

www.santuarioscj.com.br

Igreja administra este sacramento até os dias de hoje, a fim de que cada filho possa se encontrar sempre mais consigo e com Deus. Com isto, temos a justificativa para o Sacramento que nos é oferecido. Para fazer uma boa confissão, alguns passos são necessários e devem ser observados com bastante sinceridade: um exame de consciência, um sincero arrependimento e um firme propósito diante de Deus de não pecar, ou seja, uma conversão. Depois disso, o fiel pode procurar sem receios o sacramento e novamente entrar em comunhão com o nosso Deus.

9


Jornal d o

SANTUÁRIO

Comunidades NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Por Edilson Maia

10º Cerco de Jericó da Comunidade Nossa Senhora do Rosário O Cerco de Jericó é uma semana de oração diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento. O texto sagrado, do livro de Josué, capítulo 6, conta que antes de chegar à terra prometida o povo de Israel se viu diante das grandes muralhas de Jericó que o impediam de prosseguir a caminhada. Obedecendo a voz de Deus, Josué, sucessor de Moisés e líder do povo, convidou os israelitas para orar durante sete dias e sete noites, rodeando as muralhas de Jericó, tendo a frente a Arca da Aliança, sinal da presença de Deus que caminha com Seu povo. Eles acreditaram na promessa divina de que no sétimo dia, durante a sétima volta, as muralhas cairiam e eles alcançariam a vitória, coisa que de fato aconteceu porque o Senhor é fiel e cumpre suas promessas! Com o tema “Levanta-te e vai, tua fé te salvou” (Lc 17, 19), a Comunidade Nossa Senhora do Rosário, vem lhe convidar a participar do 10º Cerco de Jericó, que acontece dos dias 13 a 19 de julho. O Santíssimo estará exposto para adoração durante 24 horas dos sete dias. Celebrações eucarísticas acontecerão todas as noites às 19h30. Venha participar conosco desse momento de adoração e devoção! Escolha um horário para o seu encontro pessoal com Jesus Eucarístico, confiando que pelo poder da oração Ele derrubará as muralhas de sua vida.

PARÓQUIA

Por Jacqueline Freudenborg

Posse do novo Conselho de Administração e Finanças (CAF) da Paróquia No dia 3 de maio, 1ª sexta-feira do mês, foi apresentada à Comunidade Paroquial a nova Comissão de Administração e Finanças (CAF). A nova equipe, escolhida pelo pároco-reitor do Santuário, padre Sildo César da Costa, scj, estará atuando em unidade com o mesmo durante os anos de 2013 e 2014. São eles: Nicolau e Gorete Monteiro (coordenadores), Jackson e Elaine de Medeiros (vice-coordenadores), Fabiano e Elaine Espíndola (secretários), Carim Montes (tesoureira), Ademar e Maria da Graça Silvy e João Locks (conselheiros).

SÃO JUDAS TADEU

Por Talita Rosa

Mudança na gestão do CAF Na missa do dia 15 de junho, padre Sildo da Costa, scj, presidiu a atualização dos membros da Comissão Administrativa e Financeira da Comunidade. A nova gestão foi escolhida por indicação do CPC (Conselho de Pastoral Comunitário), com considerações dos sacerdotes, sendo a posse autorizada por Dom Irineu Roque Scherer, bispo diocesano.

Na foto, os novos membros: Karla Gulini (secretária), Mário e Isabel Poerner (coordenadores), Doroti e José Licksedt (vice-coordenadores), Valdete e Mário Budal (tesoureiros) e Rosane e Norberto Menchen (conselheiros).

10

www.santuarioscj.com.br


Jornal d o

SANTUÁRIO

Comunidades PARÓQUIA

Por Marco Aurélio Farias

Crismandos tiveram a oportunidade de conhecer as pastorais na prática

Foto: Rogério José Neves

A catequese de Crisma promoveu no sábado, 22 de junho, um encontro paroquial com as turmas do segundo ano, visando à preparação final dos jovens para receberem o sacramento da Confirmação. Ao todo, mais de 200 crismandos participaram do encontro, que apresentou uma grande novidade: o “workshop de pastorais”. Para tal, foram convidadas 14 pastorais da Paróquia e das comunidades, as quais tiveram a oportunidade de apresentar aos jovens as atividades desenvolvidas por cada uma delas, levando-os à experimentar a vida pastoral na prática. Como exemplo, a Pastoral Litúrgica propiciou aos interessados a experiência de proclamar a Palavra de Deus, como é feito pelos liturgos nas missas. Já a Pastoral da Comunicação ensinou algumas técnicas básicas de fotografia, bem como todo o processo que envolve a divulgação do que acontece na Paróquia, seja através do Jornal do Santuário, site ou redes sociais. Outro destaque foi o workshop de música com a banda Marcas da Promessa, promovido pela Pastoral do Canto Litúrgico. “O objetivo destes workshops é fazer com que os jovens permaneçam na Igreja após serem crismados, participando ativamente de nossas pastorais”, explica Melice Bankhardt, coordenadora paroquial da catequese de Crisma.

DIVINO ESPÍRITO SANTO

Por Gabriel Orlando de Souza

SAGRADA FAMÍLIA

Por Mariléa Gonçalves Soares

Comunidade se reúne para estudos A Palavra de Deus nas ondas do rádio Desde o início do ano, a Comunidade Divino Espírito Santo conta com a escola de iniciação à vida cristã. Os encontros acontecem a cada dois meses e são momentos formativos para todas as pastorais e movimentos, onde se estuda o Documento 97 da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil). De acordo com ele: “Por Iniciação Cristã se entende o processo pelo qual alguém é incorporado ao mistério de Cristo Jesus; não se reduz à catequese, mas inclui sobretudo a ação celebrativo-litúrgica”. Participe você também, e conheça um pouco mais sobre a beleza da vida cristã. Os estudos são gratuitos e oferecidos por todas as comunidades da Paróquia.

Apesar de membros com uma longa caminhada na Comunidade Sagrada Família, é sempre um grande desafio quando surge o momento de falar na rádio. Mesmo com algumas dificuldades, Idinéia, Cecília, Mariléa e Joaci procuram dedicar-se ao máximo para levar ao conhecimento dos ouvintes a Palavra de Deus através da rádio. A participação dos ouvintes vem sendo cada vez maior e isso é muito gratificante, pois é o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado com muito cuidado e estudo por parte da Paróquia. O foco de alguns programas foi esclarecer o Catecismo da Igreja Católica, sendo este, um assunto que chama atenção e aguça a curiosidade dos ouvintes. A Comunidade conta com este trabalho para divulgação, pois é a mais nova e pequena do Santuário Sagrado Coração de Jesus. Sintonize você também na Rádio Clube AM 1590, todos os sábados e domingos!

www.santuarioscj.com.br

11


Profile for Agência Arcanjo

Jornal do Santuário - Edição de Julho/2013  

Confira a edição deste mês do Jornal do Santuário, do Santuário Sagrado Coração de Jesus de Joinville/SC, um projeto da Arcanjo Comunicação...

Jornal do Santuário - Edição de Julho/2013  

Confira a edição deste mês do Jornal do Santuário, do Santuário Sagrado Coração de Jesus de Joinville/SC, um projeto da Arcanjo Comunicação...

Advertisement