Issuu on Google+

Vivendo os mandamentos de Deus A Pastoral Familiar apresenta um artigo sobre como viver os mandamentos de Deus no meio familiar e comunitário. Pág 3 Novo Centro Pastoral A Comunidade Sagrada Família encerrou as obras do novo Centro Pastoral. O término da construção iniciada em 2013, só foi possível graças a ajuda dos dizimistas. Pág 7 Em clima de Pentecostes Comemorado com muito ardor, o Dia de Pentecostes promete ser uma verdadeira efusão do Espírito Santo na vida da Igreja. Pág 8


Palavra do pároco

Por Padre José Vicente Omena

Viva São João! Apresentação

Queridos paroquianos, amados irmãos e irmãs: neste mês de junho, eu gostaria de partilhar com vocês mais uma conquista para nossa paróquia. O lançamento da primeira edição do jornal O Precursor da Paróquia São João Batista, do bairro Jardim Iririú. O jornal vem como um novo meio de evangelização em nossa comunidade, pois tenho a certeza que chegará à casa de muitas famílias. Fazendo assim, nossa paróquia se tornar cada vez mais conhecida por meio deste veícu-

lo de comunicação que circulará por nossas três comunidades: São João Batista, São Pedro e Sagrada Família. “O Precursor” significa aquele que vem primeiro, para anunciar e preparar o caminho do Senhor. E de maneira especial somos convidados a vivenciar neste mês o anúncio do evangelho de Jesus Cristo por meio das missões que estamos realizando em nossa paróquia, fazendo da mesma, uma rede de comunidades, que a exemplo de São João Batista, quando aponta e se refere a Jesus como o “Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo” (Jo 1,29), e nos mostra com muita humildade, que é a Jesus Cristo que devemos seguir, no nosso dia a dia da missão. Celebraremos ainda neste mês, grandes solenidades e santos de nossa Igreja, como os mais conhecidos da devoção popular do povo católico: Pentecostes dia 8, Santo Antônio dia 13, Santíssima Trindade dia 15, Corpo e Sangue de Cristo dia 19, nascimento de São João Batista dia 24, Sagrado Coração de Jesus dia 27 e São Pedro e São Paulo dia 29. Portanto amados paroquianos: a exemplo de São João Batista, convido vocês para participar das novenas em honra ao padroeiro entre os dias 13 a 21 de junho, e do grande encerramento com a entrega da nova imagem de São João Batista, Festa da Partilha e o lançamento oficial do jornal O Precursor. Meus sinceros agradecimentos a todos os que estão empenhados neste evento que marca nossa paróquia neste ano de 2014. Que a bênção de Deus todo poderoso, desça sobre vós pela intercessão de São João Batista e a Virgem Mãe Aparecida, hoje e sempre. Amém!

Mural do leitor

Horários

Regina Dias Cardoso

Maria José

Maria Saturnina Pereira

Claudio Martins Crescencio

Eu rezo para que seja um bom jornal para o nosso bairro e o crescimento de nossa paróquia e demais lideranças. Sugiro que tenha um espaço para avisos paroquiais em que as pessoas talvez tenham mais facilidade para localizar informações a respeito de formações e reuniões.

Um novo jornal na Igreja nos faz ver e rever acontecimentos da comunidade, além do mais, teremos um meio de comunicação à disposição da evangelização.

Estou feliz com esta grande conquista da paróquia. Será muito bom para nossas comunidades e teremos divulgação das atividades Pastorais. Parabéns ao Padre José, aos apoiadores e colaboradores. Paz e bem!

É muito importante termos um jornal com informações de nossa comunidade, porque os meios de comunicação trazem muitos benefícios, e a paróquia tendo um jornal próprio, poderá expor melhor seus eventos de evangelização.

COMUNIDADE MATRIZ SÃO JOÃO BATISTA Missas: . Domingo - 8h e 19h . Sábado - 18h Missa da Graça . Quinta-feira - 19h30 Missa Apostolado da Oração e das Almas . 1ª sexta-feira - 19h30 Missa do GBR . 4ª terça-feira - 19h30 Atendimento da secretaria . Segunda-feira - 14h às 18h . Terça a sexta-feira - 8h às 12h | 14h às 18h . Sábado - 8h às 12h COMUNIDADE SÃO PEDRO Missas . Sábado - 19h30 Celebração . Domingo - 9h Missa do GBR . 2ª terça-feira - 19h30 Atendimento da secretaria . Segunda-feira - 14h às 18h . Terça a sexta-feira - 8h às 12h | 14h às 18h . Sábado - 8h às 12h COMUNIDADE SAGRADA FAMÍLIA Missas . Domingo - 9h30 Missas do GBR . 3ª terça-feira - 19h30 Atendimento da secretaria . Segunda-feira - 14h às 18h . Terça a sexta-feira - 8h às 12h | 14h às 18h . Sábado - 8h às 12h

02

JUNHO | 2014


Pastoral Familiar

Por Cida Silva e Claudir Raulino - coordenadores da Pastoral Familiar

Pastorais e Movimentos

Viver com amor e fidelidade os mandamentos de Deus

ção, como a visita às famílias com dificuldades, preparação para o matrimônio, encontro de casais, entre outras atividades. Temos ainda a missa da família que acontece mensalmente na Paróquia São João Batista e na Comunidade São Pedro.

Já perceberam como seria complicado viver em um lugar sem regras e leis? Com certeza a nossa vida seria um caos, cheio de conflitos e problemas. Mas como o ser humano tem a capacidade de aprender e obedecer às leis naturais do mundo, sempre existirão leis a serem cumpridas. Na Bíblia, Deus é o criador do homem e do universo e estabeleceu leis e mandamentos para dar orientações, às quais aqueles que seguem, encontram a paz e felicidade duradoura em suas vidas, assim podemos aplicar dentro de nossas famílias. É preciso buscar viver com amor e fidelidade os mandamentos de Deus, pois quando se vive com esses quesitos não se tem dificuldade para enfrentar os desafios da vida. Nossos objetivos são alcançados e nossos sonhos se tornam realidade, pois Deus traça nossos caminhos tornando tudo mais fácil. Viver com amor, viver a alegria de Jesus presente em nossas famílias. Temos em nossa paróquia e comunidades o privilégio de contar com a Pastoral Familiar, exemplo de amor e fidelidade a serviço da comunidade. São as famílias da pastoral que têm feito um bonito trabalho de evangeliza-

Pastoral do Dízimo

Por Vilma e Leonor - coordenadores da Pastoral do Dízimo

Força e ânimo revigorados no retiro para os missionários do dízimo

Em 3 de maio, realizou-se na Comunidade Matriz um retiro de animação e espiritualidade para os missionários do dízimo das três comunidades pertencentes à Paróquia São João Batista. O retiro contou com a participação do palestrante Marlos, da Mitra Diocesana de Joinville, além de quase 50 missionários da Pastoral do Dízimo. Ao desenrolar do retiro, Marlos compartilhou com os retirantes seu testemunho e falou de sua vida pastoral, com alegrias e dificuldades. As realidades pelas quais ele passou durante sua caminhada, fazendo com que todos os retirantes ficassem contentes com as mudanças que o serviço pastoral traz para cada um. E assim transparecia-se no olhar brilhante dos rostos que ali se encontravam. Todos os que estavam presentes puderam ter suas forças renovadas e um novo ânimo do Espírito Santo de Deus para continuar seus serviços. Tendo sempre a certeza que este trabalho é para o Senhor.

03

GBR

Ivani Molinari - coordenadora do Grupo Bíblico de Reflexão

GBR’s a serviço da evangelização O objetivo dos Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR) é levar a palavra de Deus e a reflexão de Seu amor ao maior número de famílias possíveis. Especialmente as que não são de nossa paróquia, preparando e formando mais discípulos missionários, para que se abram a esse serviço pastoral, com a finalidade de conscientizar sobre o valor da mensagem da palavra de Deus e uma maior vivência cristã na atual sociedade. Este é o momento de evangelizar, e os Grupos Bíblicos de Reflexão oferecem isso. Os GBR’s incentivam as pessoas a fugirem do isolamento, suprindo suas necessidades de convivência. Estamos trabalhando para montar uma equipe de visitação permanente nas famílias de nossa paróquia. Os GBR’s estão aí para ajudar a fazer entender a palavra do Senhor, trazida para nossas orações diárias. Tenhamos coragem! Uma fé viva, misericórdia e amor ao próximo com o intuito de que possamos ser testemunhos vivos do evangelho de Jesus Cristo.

JUNHO | 2014


Central

Iniciou-se em junho um mês muito especial para a paróquia, pois no dia 24, comemora-se o dia do Padroeiro São João Batista, o precursor e propagador da Palavra de Deus. “Em meio a tantas comemorações e festas, quantas pessoas já pararam para pensar em como foi a história desse Santo? Qual o exemplo e legado que ele deixa?”. Seus pais viviam uma vida com muitas dificuldades. Zacarias e Isabel eram considerados por muitos um casal “maldito”, pois não podiam ter filhos. Eles, apesar de estarem em uma fase avançada da vida e Isabel ser estéril, confiavam muito em Deus. Um dia, Zacarias recebeu a visita de um anjo, que disse a ele que Deus lhe concederia um filho, mas, ele não acreditou. O anjo então respondeu lhe: “Eu sou Gabriel e meu lugar é diante de Deus; e é dEle que trago tal mensagem. Porém, como não acreditaste em minhas palavras, ficarás mudo, até o dia em que tudo isso se cumprir.” (Lc 1,19-20). Ele saiu do lugar que estava não conseguindo falar uma só palavra. Depois de alguns dias, Isabel veio com a notícia que estava grávida. Maria, meses depois também recebeu a presença do anjo comunicando que seria mãe do Salvador e que Isabel estava prestes a dar à luz. Maria partiu na mesma hora ao encontro de sua parenta Isabel. Quando as duas se encontraram, Maria exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42). Nesse momento, João Batista foi abençoado e batizado ainda no ventre de sua mãe, que já tinha certeza que seu filho seria um homem cheio do Espírito Santo. Completando-se nove meses, Isabel teve a criança. Zacarias então escreveu: João é o seu nome. E no mesmo momento recuperou a voz e disse estas palavras: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo” (Lc 1,68). Conforme João crescia, ele se fortificava cada vez mais no Espírito Santo, era um jovem obediente e que estava em constante oração. Por determinado tempo ficou no deserto para buscar a santificação. Quando voltou, como Deus lhe ordenou, saiu pelas ruas proclamando e anunciando o batismo no Espírito Santo. Ele era, de fato, um pregador da palavra, anunciava e denunciava o mal na vida das pessoas. As pessoas confiavam em João, se confessavam com ele e eram batizadas nos rios. Em um determinado dia, estando no rio avistou Jesus se aproximando, João pediu que Ele o batizasse, mas Jesus negou dizendo, “deixa por agora, pois convém que cumpramos a justiça completa” (Mt 3,15). Então João cedeu e com a água pura e cristalina do rio Jordão batizou Jesus. “Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus” (Mt 3,16). Jesus continuou seu caminho e João continuou a denunciar as injustiças. Até que, certa vez, ele denunciou que o rei Herodes traía sua mulher. João foi preso na mesma hora e depois foi decapitado. Esse é o chamado de Deus para a vida dos paroquianos e devotos de São João Batista. Que sejam como ele e que anunciem com autoridade e veracidade seus ensinamentos. João não teve medo de propagar o reino de Deus, levou sua fé até o martírio. E que neste mês não seja lembrado de São João apenas como um dia de festa, mas também como um dia para se pensar e refletir na vida que cada um está vivendo. “Será que todos estão levando o amor e a Palavra de Deus para os quatro cantos do mundo, como João?”. Papa Francisco em uma de suas homilias afirmou: “João era o homem da luz, carregava a luz, mas não tinha luz própria, refletia a luz, e quando Jesus começou a pregar, a luz de João começou a diminuir cada vez mais”. Os cristãos precisam ter e anunciar a luz, mas não uma luz individualista, e sim, a luz de Cristo. São João Batista, rogai por nós!

04

JUNHO | 2014


Central

A Festa do Padroeiro inicia a partir do dia 13, com a missa de “bênção dos pães de Santo Antônio”, e se estende até 21 de junho, encerrando com a festa das tendas, na Paróquia São João Batista. Durante esses nove dias acontecerão missas noveneiras diariamente, sendo que nos dias de semana será às 19h30, sábado às 18h, e domingo às 19h. No início de cada missa, entrarão os chamados “casais festeiros”, que estarão dando um brilho a mais para as celebrações. No dia 21, encerrando com um clima de comemoração acontece a festa das tendas, que promete mobilizar grande parte dos paroquianos e demais familiares. A festa terá uma abrasante fogueira, quentão, pipoca, amendoim, pinhão, cachorro quente; dança, quadrilha, cama elástica para as crianças, sorteio de brindes e muitas outras brincadeiras. Tudo será gratuito, contando com o apoio de todas as comunidades. A paróquia estende o convite e conta com a participação de todos, para que os paroquianos e demais fiéis possam viver, de fato, esse momento de reflexão e comemoração da vida de São João Batista.

Os paroquianos devotos de São João Batista já estão com muita expectativa para a solenidade do mês de junho. Traga toda sua família para prestigiar conosco a festividade do santo precursor do evangelho de Cristo.

Por Arcanjo Comunicação Católica

05

JUNHO | 2014


Catequese

Por Hilda Rodrigues Régis

Ação

Dormindo com Jesus O projeto “Dormindo com Jesus” nos foi apresentado pelo Padre José Vicente Omena, e nós como coordenadores e catequistas, abraçamos e fizemos acontecer. Foi uma experiência inesquecível. O primeiro aconteceu na Comunidade São Pedro, no dia 5/5/2012, o segundo na Comunidade Matriz, no dia 8/6/2013, e o terceiro em 16/3/2014, novamente na Comunidade Matriz, sendo sempre uma semana antes da Primeira Eucaristia. Durante o projeto são trabalhados temas bíblicos, dinâmicas e brincadeiras. Tudo envolvido numa linguagem facilitada para as crianças, pois existe uma grande preparação antes do retiro, para que tudo ocorra da melhor maneira possível: momento com o padre, horas de lanche, no qual os pais trazem para partilhar, entre outros momentos epeciais. É trabalhoso, porém muito gratificante para todos que se doam em prol desse momento. Os catequizandos vêm acompanhados dos pais no sábado, começo da noite, onde se inicia o “Dormindo com Jesus”. Uma noite de contato entre as crianças e um pouco do amor de Deus. No domingo pela manhã, catequistas, crianças, pais e introdutores, encerram o evento junto com a comunidade na santa missa. Em 2015, planeja-se a mudança da quarta edição para a Comunidade Sagrada Família. As paróquias que ainda não realizam essa experiência com seus catequizandos, podem nos procurar, teremos o maior prazer em ajudá-las.

Vigília

Por João Pedro Deschamps

Noite de louvor e adoração Com o objetivo de oferecer uma alternativa nas sextas-feiras à noite, o Grupo de Oração Jovem Junac (Comunidade Matriz) lançou o projeto Adorai. Uma vigília de oração para pessoas de todas as idades terem a oportunidade de vivenciar uma experiência verdadeira com o Senhor. A primeira edição do encontro foi realizada dia 30 de maio e teve a participação do músico Gil Monteiro. Ele é ex-integrante do Ministério Adoração e Vida e atualmente faz parte da Missão Ide, de São José dos Campos/SP. Pessoas de todas as partes da cidade participaram do encontro, que será realizado bimestralmente. Tudo foi pensado para fazer do Adorai um encontro diferenciado. Mais que um evento, o projeto foi todo desenvolvido sob muita oração e empenho dos servos do Junac para que tudo fosse feito de acordo à vontade de Deus. Na chegada os participantes já foram bem acolhidos de forma toda especial e calorosa. Ninguém colocou os pés para dentro da igreja sem receber um forte abraço e ouvir um “seja bem-vindo!”. Exercendo o ministério de pregação há anos, Cristiano Tomasini, membro do grupo, foi o convidado para partilhar a Palavra no encontro. O ponto alto da noite foi quando o Convidado dos convidados passou pelo povo. Jesus Eucarístico entrou para selar toda uma noite de profunda experiência com o Senhor. Conduzido pelo padre José Vicente, Jesus foi exposto para adoração e depois passou no meio das pessoas. Momentos únicos e especiais! E foi só o começo. A próxima edição do Adorai será realizada dia 25 de julho. Mais informações no site www.gojjunac.com.br.

06

Diocese

Por Maria Eroni- coordenadora da catequese

Catequista, um chamado do coração de Deus A formação de catequistas é muito importante, pois nos auxilia em nosso aprendizado, como atuar na catequese. São João Paulo II uma vez disse, “a catequese é uma educação da fé das crianças, jovens e adultos a qual compreende especialmente em ensino da doutrina cristã”. O Papa Francisco também diz: “O catequista é aquele que alimenta a memória de Deus”. No centro da catequese encontramos essencialmente uma pessoa, Jesus Cristo. A finalidade da catequese é levar a comunhão com Jesus. Só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito Santo e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade. Todo catequista deveria aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus. “Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou”. (João 7,16) A catequese tem por objetivo fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus. Somos chamados porque Deus nos ama. Às vezes, pensamos que não somos capazes de realizar essa missão, por isso como catequista é importante que diariamente confiemos em Deus, por meio do nosso sim, e quando temos consciência que fomos chamados por Ele, somos transformados. Catequistas, não parem nunca de plantar suas sementes, pois vocês não sabem qual delas vai crescer, talvez todas cresçam (Ecl 11,6). Se você se sentiu tocado, e quer dar o seu sim como catequista, venha fazer parte da nossa família. Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos. Temos como pastor nosso Padre José Vicente Omena. Deixamos a ele, o nosso muito obrigado pelo carinho que tens nos dado.

1º Formação a nível paroquial de Catequese Por Pascom São João Batista

No último sábado (24/5), aconteceu na Paróquia São João Batista a formação para todos os pais e introdutores a nível paroquial. Os convidados puderam conhecer o “Novo método da Catequese Renovada” para todos os catequizandos da Eucaristia e Crisma. O próximo encontro será na matriz, no dia 28 de junho, às 16h30, para todos os pais e introdutores das três comunidades.

JUNHO | 2014


Novo Centro Pastoral da Comunidade Sagrada Família Por Pascom São João Batista

Testemunho

Por Fabiana Preuss

Missa do Crisma na Comunidade São Pedro Realizou-se em 11 de maio, a missa de confirmação do Sacramento do Crisma, na Comunidade São Pedro Apóstolo. Celebração presidida pelo Bispo Dom Irineu Roque Scherer e cocelebrada pelo pároco Padre José Vicente Omena e demais seminaristas. Foi uma missa muito linda e decisiva para a vida paroquial e comunitária de cada jovem, pois agora, a partir da Confirmação eles poderão entrar de vez na vida da comunidade. Cerca de 50 jovens puderam ser agraciados com o Sacramento da Confirmação, dos quais foram marcados com o óleo de oliveira, reforçando a graça batismal. A Palavra vai dizer que: “Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo” (IICor 2,15). Logo, a partir do óleo consagrado, os jovens de nossa comunidade poderão eventualmente se tornar os próximos futuros catequistas, coordenadores de pastorais e participantes atuantes de grupos de oração. Deus realizou por meio da Confirmação o lançamento dos jovens para a vida eclesial, basta agora que eles tomem posse e assumam seu chamado.

Por Itrauti Enck de Souza

A experiência do Crisma na vida cristã “O Crisma reaproximou-me de Deus e fortaleceu minha fé. Um crescimento espiritual e verdadeiro, uma experiência que marcou minha vida e me fez querer estar mais perto de Deus, falar com Ele e o mais importante, me fez querer permanecer em Seu caminho. Devo tudo isso a uma pessoa muito querida, que já havia me reaproximado da Igreja, depois de algum tempo afastada, um amigo, um pai espiritual, um filho e agora o meu padrinho Pe. José Vicente Omena. Muito obrigado!”

Homenagem

Por Arcanjo Comunicação Católica

Missa do trabalhador homenageia fiéis da paróquia Em 1º de maio (Dia do trabalho), foi realizada uma missa em homenagem ao trabalhador, na Paróquia São João Batista. A celebração foi presidida pelo Padre Dejacir e cocelebrada pelo Diácono Antônio João. Na entrada da Igreja havia um painel especial parabenizando todos os fiéis trabalhadores da paróquia. A imagem de São José Operário, pertencente a casa paroquial do padre, também esteve com ele na celebração. Durante a homilia, o padre direcionou suas falas para os diversos tipos de trabalhadores: aqueles que lutam para conquistar o sucesso, os que trabalham em prol do sustento familiar e falou ainda sobre aqueles que não têm emprego, instruindo-os a não desistir. No Brasil inteiro o 1º de maio foi comemorado como uma data muito especial. Dessa forma, a paróquia não fez o contrário. As pessoas participaram em grande número da celebração: marcando presença nessa homenagem aos trabalhadores.

07

Festa do Padroeiro na Comunidade São Pedro Apóstolo Por Pascom São João Batista Organizada pela Comunidade São Pedro Apóstolo, a festa em louvor ao Padroeiro será um grande evento, que pretende unir dezenas de famílias para homenagear e pedir a proteção ao santo. A festa acontece no dia 6 de julho, às 9h da manhã de domingo, com início da carreata e bênção dos carros e motoristas. A missa será presidida pelo pároco José Vicente, às 10h. Os organizadores preparam brincadeiras para garantir a diversão das crianças e dos adultos. Mais informações, você pode adquirir na secretaria da comunidade pelo fone (47) 3418-3807. Rua Professor Alfredo Moreira, 729 – Jardim Iririú. Venha participar com toda sua família desta grande festa. São Pedro Apóstolo, rogai por nós! São Pedro é visto como discípulo de Jesus é o príncipe dos Apóstolos e fundador da Igreja, considerado como o primeiro Papa. Hoje, São Pedro atende pelo nome de Francisco e é ele o representante oficial de Jesus Cristo na Terra, o responsável por apascentar os Seus cordeiros.

JUNHO | 2014

Notícias

Fé. Vontade. Perseverança. Determinação. Doação. Essas palavras refletem bem as qualidades de uma comunidade que não mede esforços para fazer acontecer. Por isso, a Comunidade Sagrada Família se alegra com a construção do novo Centro Pastoral. Um novo auditório para realizar os encontros, formações e reuniões; salas de catequese para evangelizar as crianças e uma nova secretaria para atender a comunidade. A construção iniciada em 2013, só foi possível graças a ajuda dos dizimistas. A Comunidade agradece por assumirem juntos esse compromisso que é nosso como Igreja Viva. Deus os abençoe por intercessão da Sagrada Família.

Confirmação


Formação

Jogos

Festa de Pentecostes

Caça-palavras Interatividade

Neste mês comemoramos o dia de nosso padroeiro São João Batista. Pregador da Palavra e anunciador do reino de Deus. Abaixo se encontram letras embaralhadas e misturadas. Sua tarefa será encontrar as palavras certas da lista abaixo. Vamos lá?

João Batista - Precursor – Batismo – Espírito Santo – Evangelizador – Devoção

E S P Í R I T O S A N T O L E Ã

V A A A A A A A A A A A A A V A

A J J J J J P J J J J J E J A J

E E E E E E R H E Q E E V E N E

S L S L S L E V A N G E A B G F

Q G U E U Ã C U Ç U L U N A E D

S S S S S S U S S H S S G T L E

Por Diácono Antônio João

A A A A A A R G A A A A E I I V

A K A K A K S Ã R K A K L S Z O

A A A A A A O A A H A A I M A Ç

A A A A A A R A A A A A Z O D Ã

J O Ã O B A T I S T A J J G O O

A A A A A A A A A A A A A A R A

M A N S A V A Ã Ç K B W H T Ç L

Vamos pintar! Sua missão neste jogo é pintar e colorir o desenho de São João Batista batizando Jesus pela força do Espírito Santo, representado abaixo. É bem fácil, você consegue!

Unidade e comunhão

Jesus sobe ao céu e envia o Espírito Santo. Até então, tínhamos recebido a revelação de Deus, o Pai que se apresentou a Moisés como ‘Aquele que é’. Vivemos também a revelação de Jesus Cristo; o Emanuel, Deus conosco. Situado em nosso tempo e espaço. Hoje, Deus se revela no ritmo da nossa história com o sopro de vida presente em toda parte. Renascemos na Páscoa e nos revestimos do Espírito Santo, pois sem ele não podemos pertencer a Cristo (Rm 8,9b). Três elementos do Espírito Santo nos são apresentados: fogo, vento e água. Fogo: queima - ilumina - purifica - aquece - funde; Vento: misterioso - livre - forte - suave; Água: fonte de vida - fecunda - lava. Jesus Cristo nos mostra quais os passos para buscar a plenitude espiritual. Ele diz, “Se alguém tiver sede, venha a mim e beba” (Jo 7,37). Quatro são as atitudes para receber a efusão do Espírito Santo: 1º Ter sede: reconhecer que sente necessidade de Deus. Quem mais precisa, mais receberá. 2º Estar aberto: deixar toda ligação com o pecado. Arrisque-se para receber tudo o que precisa. 3º Querer: pedir sem hesitar, tomar posse. 4º Saber: o dom é gratuito, não custa. “A Igreja, enquanto marcada e selada com o Espírito Santo, continua a obra do Messias, abrindo para o crente as portas da salvação.” (DA n. 151). O coração cheio do amor do Espírito Santo abre-se a graça. Por isso, “louvamos a Deus porque Ele continua derramando Seu amor em nós pelo Espírito Santo” (DA n. 106). “Como o Pai me enviou eu também vos envio. Recebei o Espírito Santo (Jo 20, 21-22). É a presença do Espírito Santo que ilumina, guia e transforma as pessoas, suscitando desejos e esforços de comunhão, de participação e solidariedade. É ele que reaviva nas pessoas a capacidade de viver a fraternidade, construindo a comunidade para que seja fermento do reino de Deus na sociedade. Em nossa caminhada pessoal e comunitária, devemos aprender a escutar e descobrir o que o Espírito Santo de Deus quer realizar em nós. Deixar que o fogo purificador transforme e renove o amor para o serviço em prol da vida fraterna e solidária. Celebrar Pentecostes é deixar habitar em nós o espírito de amor de Deus. Tudo será vencido, desavenças, diferenças, preconceitos, orgulho, ressentimentos e ofensas, se colocarmos nossos joelhos no chão e mantivermos nossos olhos fixos naquEle que nos ama incondicionalmente. Que o Senhor nos fortaleça na unidade, e com a graça da efusão do Espírito Santo, abençoados por nosso Senhor e Nossa Senhora rainha dos apóstolos, sejamos abastecidos dos carismas para que possamos ser participantes na missão evangelizadora da Igreja e da reconciliação pelo vínculo Eucarístico. Amém!

Agenda

Por Pascom São João Batista

Alô! Grupo de Oração e comunidade! Vem aí, o Dia de Pentecostes no Centreventos Cau Hansen! Com o tema, “Conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”, o evento acontece no dia 8 de junho, domingo, das 8h às 16h. Presenças confirmadas: Bispo Dom Irineu Roque Scherer, Pe. Jorginho, Vicente Gomes e Umberto Sell. Haverá evangelização para as crianças. O evento é promovido pela Renovação Carismática Católica da Diocese de Joinville. Convide seus familiares, mobilize seu Grupo de Oração e participe!

08

JUNHO | 2014


Jornal O Precursor - Edição de junho/2014