__MAIN_TEXT__

Page 1

3

6 A ESPIRITUALIDADE DO CORAÇÃO DE JESUS

7 PEDAL SOLIDÁRIO: MISSÃO E AÇÃO SOCIAL

COMO SURGIU O CORPUS CHRISTI?


INICIAL

JORNAL DO SANTUÁRIO| JUNHO | 2019

PALAVRA DO PÁROCO

O Coração de Jesus Por Pe. Léo Heck, scj

O coração não evoca apenas o órgão responsável por bombear o sangue para todo o corpo. Ele é a sede das emoções, dos sentimentos e do amor. O homem do paraíso vivia em plena sintonia com o Criador e o mundo criado. Isso lhe permitia estar na presença de Deus, conversar com Ele, passear no jardim. Pelo pecado e desobediência dos primeiros pais, criou-se um abismo intransponível. Perdeu-se essa harmonia. Rompeu-se a união natural da criatura com o Criador. Deus, porém, nunca abandonou a sua obra, enviando profetas e mensageiros. Na encarnação do Verbo, ao entrar no mundo, Deus nos amou com um coração humano. É difícil imaginar como seria amar a um Deus, espírito puro, totalmente transcendente. Por isso, no momento em que Deus se fez um de nós, amando-nos com um coração humano, tornou possível expressarmos sensivelmente o nosso amor por Ele, no Coração de Jesus. Foi precisamente para isto que Jesus veio e se encarnou: para nos devolver a vida. “Eu vim trazer vida e vida em abundância”! “Quem crer em mim, terá a vida”. O Coração de Jesus é o símbolo mais eloquente de um Deus apaixonado, capaz de tudo para dar vida: uma vida verdadeira, plena, definitiva, eterna. O sangue e a água que brotam do coração transpassado encerram toda a verdade que nos é revelada pelo Filho na cruz. O sangue é vida sacrificada em resgate. Ele é o Cordeiro Pascal. O sangue significa a vida oferecida de Cristo ao Pai, em resgate por todos. É a oblação de Cristo ao Pai, pelos homens. A água representa o “espírito que dá vida”, pelos sacramentos. Como filhos do Coração de Jesus, é esta nossa vocação e missão: dar nossa vida, oferecer e imolar algo de nós, até o sangue, se necessário for. O Coração de Jesus é o modelo da mulher e do homem novo. “Venha a nós o vosso Reino”.

6ª promessa Os pecadores acharão, em meu Coração, a fonte do oceano infinito da misericórdia

12 PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

2

Por Pe. Joãozinho, scj “O Coração de Jesus é um lugar onde existe espaço para todos nós, ovelhas perdidas, que precisamos do seu colo seguro. Sua riqueza é ter este coração grande, acolhedor, leve, pobre”.

Eventos do mês SHOW DE PRÊMIOS NO SANTUÁRIO 15 de junho | 15h Café, cuques, churrasco, galeto, quentão e pinhão | Príncipe e Princesa mirim da festa MISSA DA FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 16 de junho | 9h30 Seguida de churrasco, galeto, pastel, quentão, pinhão, amendoim, café, cuques etc. CORPUS CHRISTI 20 de junho 9h e 19h30 | Santuário 15h | Catedral SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 28 de junho | 7h e 11h30 | Missas com presença do bispo Dom Francisco e dos padres da Comarca Joinville Sul Excepcionalmente neste dia a missa das 12h30 será realizada às 11h30 16h e 19h30 | Missas CELEBRAÇÃO DOS 100 ANOS DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO NO SANTUÁRIO 28 de junho | 16h Missa seguida de confraternização PEDAL DO SANTUÁRIO 30 de junho | 9h Concentração na Arena Joinville Inscrições: Secretaria Paroquial, Livraria do Santuário e durante o evento (levar 1 kg de alimento não perecível)

Memórias

Pe. Aloísio, servo de Deus

“Nós temos que nos unir, unir, unir... com o Coração de Jesus, mediante o pouco de amor que temos. Desejemos que o amor divino invada o nosso coração. Deus caminha sempre conosco, não muda, é fiel. O nosso amor pequeno é limitado, serve para engatar no amor do Coração de Jesus”.


JORNAL DO SANTUÁRIO| JUNHO | 2019

GERAL

A espiritualidade do Coração de Jesus Por Ivone Jacy Espiritualidade não é um estado, é um modo de viver a fé cristã a partir de um estímulo da graça. É participar da vida divina na vida terrestre. A espiritualidade do Coração de Jesus consiste no seguimento e na imitação de Jesus Cristo: no acolhimento das bemaventuranças (cf. Mt 5, 1-12), na escuta e na meditação da Bíblia, na participação ativa na vida litúrgica e sacramental da Igreja, na oração individual, familiar e comunitária. Somos filhos de Deus (cf. Jo 3,1), e é Deus quem nos convida a seguir Seu Filho, pautando nossa

vida no mandamento do amor: “Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei” (Jo 13, 34). Pelo batismo, o Espírito Santo é instituído em nós e essa vida divina é reforçada pelos sacramentos da Confissão e da Eucaristia, estabelecidos pelo próprio Jesus, a fim de que nossa espiritualidade seja alimentada. Isso nos leva a conhecer o amor de Jesus Cristo em todas as suas dimensões. A espiritualidade do Coração de Jesus revela-se em Suas palavras, conforme nos atestam várias passagens bíblicas: “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10, 10).

“Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11, 29). “Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23, 34). Os gestos e ações do Cristo revelam Sua grandeza de coração, Jesus abraçou crianças e abençoou-as, estendeu a mão e acalmou o mar, tocou em leprosos e curou-os. Como filhos de Deus, somos herdeiros da vida eterna, da verdadeira felicidade, do maior tesouro que alguém pode alcançar. Busquemos merecer essa herança. Imitemos a espiritualidade do Coração de Jesus. Vivamos como Jesus viveu!

12 de maio | Karina e Sarah Pelin Verchain

O QUE ME TROUXE AQUI?

“O Santuário é a nossa segunda casa. Viemos aqui para agradecer e também para receber as graças que nos deixarão mais fortes ao longo da semana”.

19 de maio | Felícia e Afonso Deretti “Essa igreja nos recebeu quando viemos de Massaranduba, há 52 anos. Aqui a gente se sente como na casa dos nossos pais, que é sempre nova, nunca fica velha”.

3


CENTRAL

JORNAL DO SANTUÁRIO| JUNHO | 2019

Por Agência Arcanjo Junho é mês de celebração no Santuário Sagrado Coração de Jesus: é tempo de lembrar o nosso padroeiro. Papa Pio 12, em sua encíclica sobre a devoção ao Sagrado Coração, explica que “o culto ao Coração de Jesus é o culto ao amor com que Deus nos amou por meio de Jesus e, ao mesmo tempo, a prática do nosso amor para com Deus e o próximo”. O coração é o símbolo do amor. Não porque este órgão físico produza o amor, mas porque é nele que repercutem todas as manifestações afetivas. “O coração lembra o que é essencial. Onde tem coração, tem vida, garra, coragem e amor. É lá que guardamos as coisas boas e aquelas que não são tão boas”, lembra Pe. Léo Heck, scj, completando que, na encarnação, Jesus assumiu um coração humano. Em 27 dezembro de 1673, o Sagrado Coração de Jesus foi revelado pela primeira vez à Santa Margarida Maria Alacoque durante uma exposição do Santíssimo Sacramento. E Ele pedia que se divulgasse a devoção ao seu Sagrado Coração: “Eis o coração que tanto tem amado os homens e em recompensa não recebe da maior parte deles senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos”. O coração de Cristo é símbolo de caridade e do seu amor sensível. Por isso, ele mesmo se doou durante a aparição à Santa Margarida Maria: “Prometo a todos que comungarem nas primeiras sextas de nove meses consecutivos, a graça da penitência final. Estes não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos. O meu Sagrado Coração lhes será refúgio seguro nessa última hora”.

4


JORNAL DO SANTUÁRIO| JUNHO | 2019

Tema geral - Coração de Jesus, o missionário do Pai

CENTRAL

{

NOVENA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 1º dia: 07/06, sexta-feira | 19h30 Tema: Coração de Jesus, cheio de bondade e de amor Pe. José Irineu Victor | Noveneiros: Paróquia Cristo Ressuscitado 2º dia: 08/06, sábado | 19h Tema: Coração de Jesus, doador do Espírito Santo Pe. Renato dos Santos | Noveneiros: Paróquia Santo Antônio

Práticas devocionais ao Sagrado Coração de Jesus As práticas devocionais são exercícios de sobrevivência e de plenitude espiritual. E o culto ao Sagrado Coração é considerado o mais completo. É uma resposta de amor ao amor de Cristo. Isto é ser devoto do Coração de Jesus. Segundo Pe. Léo, são práticas devocionais: missa e comunhão reparadora, primeiras sextas-feiras do mês, hora santa, adoração eucarística, celebração do mês de junho e da festa do Coração de Jesus, coroa e ladainha do Sagrado Coração de Jesus, atos de consagração e entronização da imagem do Coração de Jesus nas casas. O fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, padre Leão Dehon, recomenda essas mesmas práticas devocionais porque, sem elas, corre-se o risco de esquecer a contemplação. A devoção ao Coração de Jesus é a união de toda nossa vida à “oblação reparadora de Cristo”. Para ele, a melhor forma de sermos devotos do Coração de Jesus hoje é levar a misericórdia do Coração de Deus aos nossos irmãos e irmãs, principalmente aos pobres, oprimidos, esquecidos, marginalizados. É ser misericórdia do Coração de Jesus, reconstruindo neles o rosto e o projeto de Deus. Oremos: Sagrado Coração de Jesus, fazei o nosso Coração semelhante ao Vosso!

3º dia: 09/06, domingo | 19h Tema: Coração de Jesus, doador do Espírito Santo Pe. Jackson Rampelotti | Noveneiros: Paróquia Santa Luzia 4º dia: 10/06, segunda-feira | 19h30 Tema: Coração de Jesus, fonte de todas as bem-aventuranças Pe. Helton Iomes | Noveneiros: Paróquia São José Operário 5º dia: 11/06, terça-feira | 19h30 Tema: Coração de Jesus, cujo nome somos chamados a anunciar Pe. Dulcio Antônio de Araujo | Noveneiros: Paróquia São Francisco de Assis (Adhemar Garcia) 6º Dia: 12/06, quarta-feira | 19h30 Tema: Coração de Jesus, no qual se cumpriram as profecias Dom Wilson Tadeu Jönck | Noveneiros: Comunidade Sagrada Família 7º dia: 13/06, quinta-feira | 19h30 Tema: Coração de Jesus, nossa paz e reconciliação Dom Antônio Wagner da Silva |Noveneiros: RCC, Ministros, GBR, Escuta, Acolhida 8º dia: 14/06, sexta-feira | 19h30 Tema: Coração de Jesus, modelo da nova sociedade Pe. Anísio José Schwirkowski | Noveneiros: GBR, Apostolado da Oração, Surdos, Social 9º dia: 15/06, sábado | 19h Tema: Coração de Jesus, fonte de todas as bênçãos Dom Carmo João Rhoden | Noveneiros: ECC, PF, Liturgia, Canto, Pascom Dia 16/06 – domingo | 9h30 Tema: Coração de Jesus, Senhor do universo e da história Pe. Léo Heck | Amigos do Coração: CAF, Dízimo, Catequese, Coroinhas, PV

5


SANTUÁRIO

JORNAL DO SANTUÁRIO| JUNHO | 2019

Pedal do Santuário: missão e ação social Por Rayana Borba

“O tema do pedal é ‘Missionários da Paz’, desejando que cada ciclista se envolva na promoção da paz que buscamos”.

O Pedal do Santuário é a grande novidade da Festa do Padroeiro. O Conselho Missionário Paroquial (Comipa) propôs a realização do passeio ciclístico como uma ação social e missionária, em consonância com a Campanha da Fraternidade 2019, que está trabalhando  políticas públicas. O tema do pedal é “Missionários da Paz”, desejando que cada ciclista se envolva na promoção da paz que buscamos. Confira a entrevista com Maitê Pires, coordenadora do Comipa:   Jornal do Santuário - Qual é

a proposta do Comipa?

Maitê Pires - Nós pretendemos reunir a comunidade num movimento de saída, como uma igreja de portas abertas e em direção aos irmãos. Nossa escolha foi pelo

6

passeio ciclístico, uma atividade já tradicional da nossa cidade. Nós também esperamos despertar uma consciência missionária, que vai além da dimensão espiritual e ecoa na esfera social.   Jornal do Santuário - Qual

a relação entre o evento e o projeto missionário do Santuário?

Maitê Pires - O Pedal do Santuário nasceu desse projeto missionário. No roteiro serão percorridas somente ruas  que fazem parte da nossa região geográfica. Assim conheceremos melhor a nossa realidade e marcaremos presença junto aos nossos paroquianos. Como somos paróquia e santuário, contemplaremos duas realidades: acolher o peregrino e devoto do Coração de Jesus que seguirá conosco pedalando e abraçar o paroquiano que vive nos arredores.   Jornal do Santuário - Quais

são as atividades previstas?

Maitê Pires - Nós partiremos da Arena Joinville num percurso de 8km, animados pela música e oração. Faremos uma parada na Estação da Memória, para hidratação e proclamação da Palavra, revigorando também a alma.

No retorno para a Arena, teremos bênção para todos os participantes, além do sorteio de brindes e food trucks para quem desejar fazer um lanche. Jornal do Santuário - Como a

comunidade pode participar e também contribuir?

Maitê Pires - As inscrições já estão disponíveis na Secretaria Paroquial e Livraria do Santuário. Também faremos inscrições durante a Festa do Padroeiro e no dia do evento. Os participantes deverão contribuir com 1kg de alimento não perecível para doação às famílias e entidades da nossa região. Também é possível doar brindes para o sorteio durante o evento.

Programe-se Pedal do Santuário 30 de junho, concentração às 9h, na Arena Joinville Inscrições: Secretaria Paroquial, Livraria do Santuário e durante o evento (levar 1 kg de alimento não perecível)


JORNAL DO SANTUÁRIO| JUNHO | 2019

Por Pe. Anísio José, scj, inspirado em www.cleofas.com.br No fim do século 13, surgia um Movimento Eucarístico em Lieja, na Bélgica. De lá, originaramse vários costumes, incluindo a exposição e bênção do Santíssimo Sacramento, o uso dos sinos durante a elevação na missa e a festa do Corpus Christi.

em 1599, pelo papa Clemente 8º. Dom Roberto não viveu para ver a realização de sua ordem, morrendo em 16 de outubro de 1246. A primeira celebração da festa foi na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade.

Santa Juliana de Mont Cornillon, que atuava nesse movimento, foi escolhida por Deus para criar esta festa. Desde jovem, tinha veneração ao Santíssimo Sacramento e um dia teve uma visão: a Igreja estava sob a aparência de lua cheia com uma mancha negra, que significava a ausência de uma solenidade para a Eucaristia.

Milagre de Bolsena

Juliana comunicou sua visão a Dom Roberto de Thorete, bispo de Lieja, e em 1264, seis anos após sua morte, foi decretada a festa de Corpus Christi. Ela foi canonizada

Quando o padre Pedro de Praga celebrou uma missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, na Itália, viu um milagre. Após a consagração, caíram gotas de sangue da hóstia sobre o corporal. Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia. O papa Urbano 4º foi informado do milagre e ordenou ao bispo Giacomo que levasse as relíquias

Retiro Querigmático Por Maitê Pires O Santuário Sagrado Coração de Jesus promoveu em maio mais um retiro querigmático. A formação reuniu 53 participantes durante um fim de

de Bolsena a Orvieto, onde morava. O transporte foi feito em procissão. Quando o papa encontrou os fiéis, teria então pronunciado “Corpus Christi”. Em Bolsena, até hoje se conservam os corporais e a patena usados naquela missa. Também se pode ver a pedra do altar, manchada de sangue.

ESPIRITUALIDADE

Como surgiu Corpus Christi?

Em Corpus Christi, todo católico deve participar da procissão, por ser a mais importante de todas que acontecem durante o ano. Em nosso Santuário, temos uma bonita procissão, com a preparação de tapetes confeccionados pelos agentes de pastorais e movimentos. Ela acontecerá às 15h. Celebre este dia de guarda, principalmente porque o feriado é dedicado a essa devoção. Neste dia haverá missa no Santuário às 9h e na Catedral às 15h.

semana no Colégio Celso Ramos. No encontro, eles puderam experimentar o amor de Deus e reassumir o compromisso de uma nova vida em Cristo Jesus. A consolidação da experiência vem agora com a catequese Perseverai. Um novo retiro será realizado em 3 e 4 de agosto. Programe-se e participe!

Aparelho Auditivo O Lyric é o aparelho auditivo totalmente invisível e resistente a água. Você não precisa trocar pilhas, não requer manutenção e você o utiliza 24 horas por dia. Rua Anita Garibaldi, 164 - Joinville/SC 0800.052.9191 | 47 9 9966.2034 www.digsom.com.br /clinicadigsom

@clinicadigsom

Conheça o Lyric na DigSom

7


@psicologaandreiaavila “Hoje uma nova etapa se inicia na minha vida. Fui uma das escolhidas por Deus para participar da Pastoral da Escuta no Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Sempre tive vontade de unir minha profissão com a religião, e hoje o sonho se realiza. Será um grande prazer poder contribuir em amenizar as dores de quem nos procurar na igreja. Rogo a Deus que me prepare para este novo momento com muita sabedoria. E assim sigo fazendo a minha parte em ajudar o próximo. Sagrado Coração de Jesus nós confiamos em vós. A meu Pai do céu, toda honra e toda glória, agora e para sempre na unidade do Espírito Santo. Amém!” Andréia Ávila

@jana_tasca “Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em vós”. Jana Tasca

@willian_mara “Feliz Dia das Mães” Mara Lopes

@michelexavielmk “#tbt de hoje! Encontro de namorados do @santuarioscj 2018! Michele Xavier

Dia 28 de junho celebramos o Sagrado Coração de Jesus. Ele é o nosso melhor amigo. Podemos contar para Jesus tudo que acontece na nossa vida, agradecer pelas alegrias, buscar consolo nas horas tristes e também pedir ajuda a Ele por meio da oração. Jesus está presente no meio de nós em todas as missas, mas você sabe em que momento e onde na igreja? Descubra ordenando as palavras a partir da direção das setas. Você consegue!

Resposta: Jesus continua conosco em um pedacinho de pão, podemos visitá-Lo no sacrário e O recebemos na comunhão.

santuarioscj

Missas no Santuário • Segunda-feira: 19h30 (pelos falecidos) • Terça-feira: 19h30 (pelas intenções do rádio e da internet) • Quarta-feira: 16h (pelos enfermos) e 19h30 (pelas famílias) • Quinta-feira: 7h e 19h30 • Sexta-feira: 7h, 12h30 e 19h30 • Sábado: 7h (devocional mariana) e 19h • Domingo: 6h30, 8h, 9h30, 11h30, 17h e 19h • 1ª sexta-feira do mês: 7h, 12h30, 16h, 19h30 e 23h (Missa Jovem) • 4º domingo do mês: 19h - missa com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais)

O Jornal do Santuário é uma publicação do Santuário Sagrado Coração de Jesus, sob responsabilidade do padre Léo Heck, scj Rua Inácio Bastos, 308 - Bucarein Joinville/SC 47 3455-2204 www. santuarioscj.com.br

Produção

SUGESTÃO DE CONTEÚDO: redacao@agenciaarcanjo.com.br www.agenciaarcanjo.com.br facebook/agenciaarcanjo 47 3227-6640 DIAGRAMAÇÃO: João Victor Funka EDIÇÃO: Taty Feuser REVISÃO: Larissa Graça JORNALISTA RESPONSÁVEL: Rayana Borba (DRT/SC 3809) TIRAGEM: 2.600 exemplares IMPRESSÃO: Gráfica Volpato

Profile for Agência Arcanjo

Jornal do Santuário - Junho de 2019  

Jornal do Santuário - Junho de 2019  

Advertisement