__MAIN_TEXT__

Page 1

3

5 PROJETOS MISSIONÁRIOS DEHONIANOS

7 PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA: IGREJA QUE SOFRE

ACENDA UMA VELA PARA MARIA


JORNAL DO SANTUÁRIO| JANEIRO | 2020

INICIAL

PALAVRA DO PÁROCO

Ano novo, vida nova

Por Pe. Léo Heck, scj

Parece incrível, mas é isso mesmo: estamos no ano de 2020. A cada ano que passa, ficamos mais velhos, adquirimos experiência, acumulamos sabedoria. Os sofrimentos nos amadureceram, nos deixam precavidos, acordamos pra vida. O povo brasileiro tem demonstrado, nestes últimos tempos, muita paciência e criatividade para driblar as dificuldades, superar o desemprego, a fome e a miséria. Somos um povo que nunca parou de sonhar e acreditar num futuro melhor, apesar da corrupção e do descaso da classe governante. Um novo ano se abre e, com ele, renasce a esperança. O desejo de mudança, manifestado nas últimas eleições presidenciais, alimenta a expectativa pelo retorno do crescimento e o respeito pelos valores éticos e cristãos. Tudo indica que o Brasil não será mais o mesmo. Contamos com o surgimento de uma nova estrutura política-social, capaz de garantir a vida e a dignidade para todos. Almejamos um tempo de paz e prosperidade para toda a nação, que vem ao encontro dos anseios mais legítimos do nosso povo. Muda também a direção dos trabalhos religiosospastorais do Santuário Sagrado Coração de Jesus. A partir de 1º de fevereiro, o reitor-pároco do Santuário será o Pe. Anísio Schwirkowski, embora a sua posse oficial aconteça em 9 de fevereiro. A transferência de religiosos e sacerdotes

Eventos do mês Missa de despedida dos padres Leó Heck e Lucas Scheid 11 de janeiro | 19h

Curta nossas redes sociais: @santuarioscj

segue a tradição e entra na rotina das mudanças, que geralmente acontece no final de cada ano. Um padre sai e deixa lugar para o outro. Mas os trabalhos pastorais e no atendimento espiritual do povo de Deus continuam, com a possibilidade de melhorar significativamente. Desejo a todos os devotos e paroquianos um ano novo abençoado.

Darei aos meus devotos as graças necessárias para cumprirem os deveres de seu estado

Quem pratica a verdadeira devoção ao Coração de Jesus pode ter a certeza de que

PROMESSAS DO CORAÇÃO DE JESUS Por Pe. Joazinho, scj

2

receberá as graças necessárias para cumprir fielmente sua missão: pai de família, religiosa, coordenador de grupo de oração, ministro de música, padre, professora... [...] Em primeiro lugar, a verdadeira devoção é esclarecida. [...] Em segundo lugar, a verdadeira devoção é interior. [...] Em terceiro lugar, é ativa, ou seja, leva o devoto a querer instaurar o reino do Coração de Jesus nas ‘almas’ e na sociedade.


JORNAL DO SANTUÁRIO| JANEIRO | 2020

A Diocese de Joinville estabeleceu 2019 como o ano missionário. E a Paróquia Santuário Sagrado Coração, que já vivia o clima de missão há mais tempo, aproveitou intensamente esse período. O projeto se tornou ação pela oração e apoio da comunidade. Cada atividade encontrou corações abertos para acolher o anúncio da Boa Nova e pés dispostos a colocar-se a caminho. Essas atitudes assumem o batismo do cristão como discípulo missionário. Torna-se um verdadeiro discípulo missionário aquele que teve o encontro com Jesus e, conscientemente, O segue. E, cabe à Igreja proporcionar esse encontro que, no Santuário, ocorreu em dois retiros querigmáticos. Centenas de fiéis experimentaram o amor de Deus e renovaram sua opção por Jesus. A formação foi seguida da catequese, chamada de Perseverai, que gerou aprendizado para o crescimento individual, comunitário e na missão. A ação concreta ocorreu em junho, quando em comemoração ao Coração de Jesus, realizamos o Pedal do Santuário. Foi um belo domingo, no qual os fiéis se assumiram como missionários da paz. E, em outubro,

Por Maitê Pires

o Mês Missionário Extraordinário, instituído pelo Papa Francisco, trouxe uma intensa programação de igreja em saída. Novena, visitas às casas, vigília, coletas destinadas à manutenção das missões mundiais e a procissão até a Catedral, acompanhada da imagem de São Francisco Xavier, padroeiro da nossa diocese. Ao começar este ano, agradecemos a Deus pela experiência que vivemos. Foi Ele que permitiu renovar o ardor missionário da nossa Paróquia Santuário. Que 2020 venha com novos desafios e a união de todos para o anúncio do Evangelho de Jesus.

Retiro Querigmático

GERAL

Santuário em saída

Pedal do Santuário

Despedida do Santuário Por Pe. Lucas Scheid, scj

Caros amigos e devotos do Coração de Jesus, Para começar, não gosto da palavra “despedida”. A transferência de um padre não é um novo contexto do seu serviço na construção do Reino de Deus. Por isso não estou me despedindo e sim assumindo uma nova realidade. Estive cinco anos servindo no querido Santuário do Sagrado Coração de Jesus em Joinville. Eu me senti muito bem aqui. Fui recebido com muito carinho e recebi do povo todo o apoio para o meu sacerdócio. Foram cinco anos bem vividos. Agradeço de coração a Deus e ao querido povo do Santuário. Tivemos muitas alegrias e também muitos desafios na caminhada. Eu tive a alegria de celebrar aqui no Santuário o meu jubileu de ouro sacerdotal. Lindíssima celebração! Depois, os meus 80 anos de vida, também preparada com muito carinho. Agradeço de coração tudo o que recebi de alegria,

orações e amizade das pessoas que me acompanharam. Em especial, agradeço a minha comunidade religiosa, meus irmãos no sacerdócio. Eu vou contente para um outro trabalho que os superiores me designaram. Será em Corupá (SC), como vigário paroquial da Paróquia São José. Continuo a minha caminhada nesta nova tarefa, confiante no Coração de Jesus e no carinho maternal de Maria, mãe de Jesus e nossa Mãe. Agora, sigo com a especial proteção de São José. Levo a todos vocês, amigos e devotos do Coração de Jesus, no meu coração. Rezem por mim e eu também rezarei por vocês. Como diz o nosso padre Aloísio, servo de Deus, ”nós nos encontraremos na Eucaristia”. Muito obrigado a todos. Fiquem com Deus. Um abraço fraterno com minha bênção!

3


JORNAL DO SANTUÁRIO| JANEIRO | 2020

Em 8 de dezembro de 1967, o papa Paulo 6º escreveu uma mensagem propondo a criação do Dia Mundial da Paz. A data, pensada para ser festejada em 1º de janeiro de cada ano, não seria uma comemoração restrita apenas aos católicos. Para o papa, a verdadeira celebração da paz só estaria completa se envolvesse todos os homens, não importando a religião. Em sua mensagem, Paulo 6º dizia que “a proposta de dedicar à paz o primeiro dia do novo ano não tem a pretensão de ser qualificada como exclusivamente nossa, religiosa ou católica. Antes, seria para desejar que ela encontrasse a adesão de todos os verdadeiros amigos da paz”. No texto, o papa expressou seu desejo de que a iniciativa ganhasse adesão ao redor do mundo, com “caráter sincero e forte de uma humanidade consciente e liberta dos seus

tristes e fatais conflitos bélicos, que quer dar à história do mundo um devir mais feliz, ordenado e civil”. O Dia Mundial da Paz foi instituído para ser celebrado independentemente de credo, etnia, posição social ou econômica. Não busca somente a paz relacionada com a ausência de conflitos, mas também aquela que mude a realidade de pessoas que sofrem com as desigualdades, a violência, a fome e a miséria. A luta pela paz no mundo atual é muito árdua e difícil. Além da ampla necessidade de se combater a miséria, as epidemias e a fome em várias partes do globo terrestre, há, ainda, os vários conflitos étnicos, territoriais e de outras ordens, que causam dor e sofrimento a irmãos em Cristo. Dessa forma, a paz em sentido mais amplo, representa uma transformação que leva à inclusão universal de todas as pessoas.

É preciso falar sempre de paz. É preciso ensinar o mundo a amar a paz, a construí-la e a defendê-la e, contra as premissas de guerra que continuamente renascem. É preciso despertar, nos homens do nosso tempo e das gerações vindouras, o sentido da paz, fundada na verdade, na justiça, na liberdade e no amor.

4

Cfr. João 23, Pacem in Terris


JORNAL DO SANTUÁRIO| JANEIRO | 2020

Perseguição religiosa: Cristãos ao redor do mundo têm negado seu direito quanto à liberdade religiosa. Assim, ficam vulneráveis à hostilidades em diferentes esferas da vida: na individualidade, na família, na comunidade, na nação e na Igreja. Já são mais de 245 milhões de cristãos no mundo que enfrentam algum tipo de oposição. O número é estimado pelo centro de pesquisas da Portas Abertas, organização que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos.

Igreja que sofre A perseguição ocorre quando a conversão ao cristianismo é proibida por conta de ameaças vindas do governo ou de grupos extremistas; cristãos são forçados a deixarem suas casas ou empregos por medo da violência; são agredidos fisicamente ou, até mesmo, mortos por causa de sua fé; são presos, interrogados e, por diversas vezes, torturados por se recusarem a negar a Jesus.

Lista mundial da perseguição 2019 A Lista Mundial da Perseguição, relatório anual que respalda o trabalho da Portas Abertas, define perseguição religiosa como “qualquer hostilidade experimentada como resultado da identificação de uma pessoa com Cristo. Isso pode incluir atitudes hostis, palavras e ações contra cristãos”. Confira no mapa os 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus:

A equipe de pesquisa da Portas Abertas, afirma que o cristianismo é a religião mais perseguida no mundo. É necessário que, ainda hoje – como foi na época dos primeiros cristãos –, muitos irmãos mantenham a perseverança e a firmeza na fé, para continuarem seguindo e anunciando a Boa Nova de Jesus Cristo.

Fonte: Portas Abertas

5


A crisma de adultos ofereceu o sacramento da confirmação a 25 catequizandos em 1º de dezembro

A última reunião do Conselho Missionário Pastoral Paroquial (CMPP) foi seguida de confraternização das lideranças

#Aconteceu

SANTUÁRIO

JORNAL DO SANTUÁRIO| JANEIRO | 2020

Pe. Aldo Dias apoiou as atividades do Santuário neste fim do ano. Em 2020, ele atuará no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento. Obrigado pela sua contribuição!

A conclusão da Escola Ministerial Diocesana (Emidi) foi marcada pela missa de envio

Calendário do Sagrado Coração de Jesus O Santuário preparou um calendário em devoção ao Sagrado Coração de Jesus para 2020. O material é um agradecimento aos dizimistas, que contribuem para a manutenção das atividades da igreja. Ele será enviado pelo correio.

6


JORNAL DO SANTUÁRIO| JANEIRO | 2020

Acender uma vela nos momentos de oração e de conexão com Deus é bastante comum na Igreja Católica. Mas, você sabe o que esse costume representa para os cristãos? “Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12). Acender uma vela é reconhecer que Cristo é a luz que nos habita, que deixamos Jesus guiar a nossa vida e iluminar as nossas escolhas. Quando Ele diz que também somos nós luz do mundo (Mt 5,14), compara a fé a uma vela acesa: aquele que vive sua fé, evita o mal e procura praticar o bem, brilha como a luz, iluminando os outros e deixando-se iluminar por

palavras e gestos de bondade de outras pessoas. Ao acender a chama para uma entidade sagrada, como é o caso de Maria, Mãe de Deus, estamos sinalizando nossa fé e nosso compromisso com Cristo, por intermédio deste santo. Maria, diante dessas manifestações, passa na frente e intercede pelos seus filhos junto a Deus. Ela conhece nossa essência, entende nossos problemas e tem compaixão. Vai abrindo caminhos, protegendo-nos e resolvendo tudo aquilo que somos incapazes de resolver. Amansa corações e livra-os de todo ódio e rancor. Maria é capaz de entregar nossas preces ao Pai ao mesmo tempo em que acalma nossas aflições.

Ano novo: renovação inteira e consagração completa Nosso Senhor vem hoje renovar tudo sobre a terra pelo Seu sangue redentor e Seu coração de menino. Deus, Todo Poderoso, torna-se uma criança humilde, paciente, amável e caridosa, tomando um coração para nos amar e nos convidar a nos renovar espiritualmente no sacrifício. É preciso que participemos desta renovação em união com o nosso Salvador. Comecemos o ano com uma renovação inteira e uma consagração completa de nós mesmos, do nosso espírito, do nosso coração, da nossa alma e de todas as nossas faculdades ao Sagrado Coração de Jesus. Consagremo-nos ao Senhor em união com o Coração de Jesus menino. Hoje, o Filho de Maria torna-se Jesus, o Salvador. E nós, tornamo-nos os salvos ou resgatados. Prostremonos diante do sangue divino oferecido pelo Seu coração e formulemos todos os nossos pedidos para este ano. Peçamos a proteção divina contra nossos inimigos visíveis e invisíveis. Peçamos o aumento da nossa fé e as luzes necessárias para nos conduzirmos nos caminhos da

Por Eva Croll Moy

ESPIRITUALIDADE

Acenda uma vela para Maria

Por Francisco Sehnem, scj *Adaptação do texto do Pe. Dehon no livro “Um Ano com o Coração de Jesus”

salvação e da nossa vocação. E peçamos sobretudo, um crescimento de amor e de fervor. Renovemos várias vezes estes pedidos durante o ano que inicia. Jesus, nosso Salvador, derrama por nós o sangue do Seu coração. Tomemos, pois, confiança e recorramos a Ele. Peçamos a graça de uma verdadeira renovação, a graça de já não voltarmos a cair neste ano nos pecados que entristeceram os anos precedentes. Peçamos luzes novas, novas forças e novas graças para respondermos a nossa bela vocação. Peçamos: Ele prometeu conceder o que pedíssemos em Seu nome.

Aparelho Auditivo O Lyric é o aparelho auditivo totalmente invisível e resistente a água. Você não precisa trocar pilhas, não requer manutenção e você o utiliza 24 horas por dia. Rua Anita Garibaldi, 164 - Joinville/SC 0800.052.9191 | 47 9 9966.2034 www.digsom.com.br /clinicadigsom

@clinicadigsom

Conheça o Lyric na DigSom

7


Hilton, Cecilia, Maria de Lourdes, Suzana, Luana, Henrique e Camila “Fazemos um ritual de advento em casa e a missa reforça essa nossa preparação para o Natal”

Missas no Santuário • Segunda-feira: 19h30 (pelos falecidos) • Terça-feira: 19h30 (pelas intenções do rádio e da internet) • Quarta-feira: 19h30 (pelas famílias) • Quinta-feira: 19h30 • Sexta-feira: 19h30

Osni, Vanessa e Ana Clara

Celia e Libia de Freitas

“Somos de Navegantes, familiares do padre Aldo, e viemos prestigiar a celebração nessa passagem dele por Joinville”

“Viemos celebrar nessa igreja que frequentamos há muito tempo”

Carlos Duque e Ana Yanten “Somos colombianos e viemos trabalhar em Joinville. Moramos no Iririú e participamos da missa no Santuário todo domingo, porque gostamos de estar aqui”

• Sábado: 19h • Domingo: 6h30, 8h, 11h30 e 19h • 1ª sexta-feira do mês: 7h, 12h30 e 19h30

O Jornal do Santuário é uma publicação do Santuário Sagrado Coração de Jesus, sob responsabilidade do Pe. Léo Heck, scj

Durante a missa, certas horas, as pessoas sentam, depois se levantam. Há momentos em que devemos dar as mãos ou levantá-las. O que será que esses gestos significam? Ligue as posições aos significados:

Demonstramos respeito e consideração, indicando prontidão e disposição para obedecer.

Rua Inácio Bastos, 308 Bucarein - Joinville/SC 47 3455-2204 www.santuarioscj.com.br

Produção

Sentados Mãos postas ( juntas) De pé Mãos levantadas Ajoelhados

Declaramos a nossa adoração sincera a Deus, indicando homenagem e obediência à Sua vontade. Nesse momento, também baixamos a cabeça.

Demonstramos nossas súplicas e nos entregamos a Deus.

SUGESTÃO DE CONTEÚDO: redacao@agenciaarcanjo.com.br www.agenciaarcanjo.com.br facebook/agenciaarcanjo 47 3227-6640 DIAGRAMAÇÃO: Alex Lennon Quadro EDIÇÃO: Aline F S Oliveira

Declaramos união, confiança e fé em Deus.

REVISÃO: Luísa Borges JORNALISTA RESPONSÁVEL: Rayana Borba (DRT/SC 3809)

Ficamos em uma posição confortável para meditar sobre a palavra que está sendo recebida.

COLABORAÇÃO: Eva Croll, Jouber Castro e Jacqueline Freudenborg TIRAGEM: 2.600 exemplares IMPRESSÃO: Gráfica Volpato

Profile for Agência Arcanjo

Jornal do Santuário - Janeiro de 2020  

Jornal do Santuário - Janeiro de 2020  

Advertisement