Page 1

3

6 BATIZADOS E ENVIADOS: SANTUÁRIO VIVE O MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO

7 COMO INSERIR AS CRIANÇAS NA VIDA DA COMUNIDADE

ECC DO SANTUÁRIO COMPLETA 42 ANOS


JORNAL DO SANTUÁRIO| OUTUBRO | 2019

INICIAL

PALAVRA DO PÁROCO

Santuário, lugar do encontro, acolhida e missão Por Pe. Léo Heck, scj

“O que vivemos e ouvimos, nós anunciamos!” (1 Jo 1,3) Vivendo no século 21, como posso encontrar Deus, fonte da misericórdia encarnada? Karl Rahner dizia que “o cristão do futuro, ou será místico, ou não será”. Portanto, entrar em comunhão com o mistério, fazer a experiência do encontro com Cristo, é fundamental para o “ser ou não ser um discípulo missionário”. O Santuário é esse espaço que oportuniza um encontro profundo com o sagrado pela acolhida, escuta e misericórdia partilhada. Diante do sacrário, no ombro amigo de quem acolhe ou nas águas regeneradoras da reconciliação, fazemos a experiência do bom samaritano, que refaz suas forças, encontra coragem e alento para seguir novos caminhos. O papa Bento 16 nos ensinou que o cristão, agente de pastoral, é gerado na experiência do encontro com Deus. Por isso se diz que, “no início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com uma pessoa” que dá à vida um novo horizonte. O Santuário é chamado a ser um oásis de misericórdia no deserto da história, casa de oração profunda, de mergulho no sagrado mistério revelado pelo amor do Pai. O papa Francisco insiste na desburocratização dos serviços, em deixar de lado toda aparência de empresa que presta serviços religiosos. A igreja deve ser o ponto de encontro de Deus com os irmãos. O Santuário é “lugar da ternura, do olhar, do abraço e do afeto”; de ver no outro um irmão que partilha de um destino comum – somos filhos do mesmo Pai. Só assim seremos a comunidade que supera a superficialidade fria de fazer coisas, desempenhar tarefas, cumprir preceitos. Santuário de portas sempre abertas, em saída. O mandado de Jesus Cristo para ir mundo afora compreende também o sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar a todos que vivem à margem ou nas periferias existenciais.

Eventos do mês NOVENA MISSIONÁRIA 1° a 9 de outubro | 18h50 (fim de semana) e 19h20 (dia de semana) VISITAS MISSIONÁRIAS 5 e 26 de outubro | 8h às 12h BÊNÇÃO DAS GRÁVIDAS 6 de outubro | 19h VIGÍLIA MISSIONÁRIA MUNDIAL 18 de outubro | 20h30 à 0h VISITA DA IMAGEM DE SÃO FRANCISCO XAVIER 18 de outubro | 19h30 ASSEMBLEIA PAROQUIAL 19 de outubro | 8h às 11h30 Auditório MISSA DE LOUVOR 24 de outubro | 19h30 MISSA DAS CRIANÇAS 26 de outubro | 15h ENVIO DA IMAGEM DE SÃO FRANCISCO XAVIER 26 de outubro | 18h – saída da procissão do Santuário até a Catedral | 19h – missa de encerramento do Mês Missionário Extraordinário MISSA VOCACIONAL 27 de outubro | 9h30 MISSA DO EMPREENDEDOR 29 de outubro | 19h30

10ª Promessa Darei aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos

Frase do

Pe. Aloísio, scj

Por Pe. Joãozinho, scj

12 PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

“... a décima promessa não é só para os padres. É para os sacerdotes. E você sabe que pelo batismo todos nós nos tornamos em Cristo um povo de ‘sacerdotes, profetas e reis-pastores’. [...] Portanto, consagre as pessoas que você ama ao Sagrado Coração de Jesus. Lembre-se: Ele lhe dará o dom de tocar até os corações mais endurecidos.

2

Vamos deixar nossas manias de grandeza para que Deus possa fazer maravilhas por meio de nós. Vejamos Nossa Senhora: ela era pequena, simples, desconhecida. E quando o anjo anunciou que ela seria a mãe de Deus, se tornou tão pequena que Deus pôde morar nela.


JORNAL DO SANTUÁRIO| OUTUBRO | 2019

GERAL

Santuário vive Mês Missionário Extraordinário Por Maitê Pires Batizados e enviados: a igreja de Cristo em missão no mundo. Este é o tema do Mês Missionário Extraordinário (MME), mundialmente celebrado em 2019. A pluralidade nos mostra que a missão é para todos os batizados que formam a Igreja de Cristo, enquanto o mundo contempla desde a rua ou o prédio no qual moramos até outro continente. Mas se é em outubro que a Igreja reza pelas missões, porque haverá um mês extraordinário em 2019? Para comemorar os cem anos da carta apostólica Maximum Illud, escrita por Bento 15 para impulsionar as missões ad gentes. E ele é extraordinário porque é preciso fazer mais e diferente, renovando os esforços missionários. O trabalho feito pela nossa paróquia será intensificado em outubro, vivendo cada uma das seis dimensões indicadas pela Diocese de Joinville: Encontro: promover o encontro com Cristo nas visitas de anúncio e também nos Retiros Querigmáticos, realizados em maio e agosto. Testemunho e vivências: inspirar-se em São Francisco Xavier, padroeiro da nossa diocese e grande exemplo missionário. Formativo: oferecer subsídios para crescimento na fé, como ocorreu no encontro bíblico missionário. Caridade missionária: a coleta das missas de 19 e 20 de outubro serão destinadas ao sustento da obra missionária no mundo todo. E em 5 e 26 de outubro haverá visitação das casas. Cooperação: conhecer as diferentes ações missionárias pela novena realizada entre 1º e 9 de outubro.

Celebrativa: viver e celebrar as missões, com a vigília, procissão e entrega da imagem de São Francisco Xavier (página 2). As saídas missionárias são as que mais fazem o coração bater forte. O desinstalar-se do conforto de nossas atividades paroquiais para bater de porta em porta, conhecer a nossa comunidade é levar a termo o mandato de Jesus: “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda a criatura” (Mt 16,16).

P e. C l au di o Bu ss, sc j , de Tau baté (SP)

O QUE ME TROUXE AQUI?

“Relembrar o ardor evangelizador dos primeiros cristãos, lá em Atos dos Apóstolos, preparando os fiéis do Santuário a viver o mês missionário”

Frades c apu c h i n h os, do Novi c i ado São Fran c i sc o de A ssi s, em Joi n vi l l e “Participar da Eucaristia, fazendo memória do corpo e sangue de Cristo, e celebrar a centralidade do Coração de Jesus”

3


JORNAL DO SANTUÁRIO| OUTUBRO | 2019

Fonte: ACI Digital

Uma freira simples, humilde e que não deixou o convento até sua morte, aos 43 anos. Santa Margarida Maria Alacoque, com seu zelo ardente, foi a propagadora da devoção ao coração amoroso e misericordioso de Jesus.

Nascimento e infância Margarida era a caçula de cinco filhos. Nasceu em 22 de julho de 1647, em Borgonha, na França. Ainda menina, durante a elevação da santa hóstia na missa, prometeu a Deus se manter pura e casta. Aprendeu a rezar o rosário e o recitava com especial ardor.

Perdas e doenças Margarida ficou doente e paralisada por vários anos. Prometeu à Nossa Senhora entregar todos os seus dias a serviço de Deus em troca da recuperação da saúde. Reestabelecida e órfã de pai, foi escravizada pela avó, junto de sua mãe e irmãos.

Confiança e paciência Apesar da tristeza, Margarida aceitava tudo. Tinha uma fé invejável, o que proporcinou a cura da enfermidade de sua mãe durante a celebração da santa missa. Ao rezar, colocava-se próxima ao altar, pois sentia um amor imenso por Jesus Eucarístico.

Vida religiosa A visão do Sagrado Coração de Jesus Em 27 de dezembro de 1673 apareceu pela primeira vez para ela o Sagrado Coração de Jesus. O sacrário se abriu e lhe apareceu Jesus Cristo. Sobre o manto, Seu sagrado coração, rodeado de chamas, ferido e com uma coroa de espinhos. Jesus apontou para o coração e disse: “Eis aqui o coração que tanto amou às pessoas e em troca recebe ingratidão e esquecimento. Você deve procurar me desagravar”. Ele recomendou que Margarida se dedicasse a propagar a devoção ao Seu sagrado coração. Durante 18 meses, o coração do Jesus apareceu para ela. Pediu que se celebrasse anualmente o Sagrado Coração, na sexta-feira após a festa de Corpus Christi.

4

Em 1671, foi admitida na comunidade da Visitação, fundada por São Francisco de Sales. Logo depois entrou no convento francês de Paray-le-Monial. Uma de suas companheiras de noviciado escreveu: “Margarida deu muito bom exemplo às irmãs por sua caridade, jamais disse uma só palavra que pudesse incomodar a alguma, e demonstrava uma grande paciência ao suportar as duras reprimendas e humilhações que recebia frequentemente”.

Promessas do Sagrado Coração O Coração do Jesus prometeu maravilhas à Santa Margarida e àqueles que praticarem a devoção. As 12 promessas são publicadas mensalmente no Jornal do Santuário, na página 2, sendo veneradas nas celebrações devocionais das primeiras sextas-feiras do mês.


JORNAL DO SANTUÁRIO| OUTUBRO | 2019

Morte e canonização Antes de morrer, Margarida celebrou a primeira festa do Sagrado Coração do Jesus em sua comunidade. Ela faleceu em 17 de outubro de 1690, em Paray-le-Monial, feliz por encontrar o seu amadíssimo Senhor Jesus, cujo coração lhe ensinou a amar. Sua canonização ocorreu em 1920, pelo papa Bento 15.

Quer saber mais? A Livraria do Santuário conta com a Autobiografia de Santa Margarida Maria Alacoque. O livro custa R$ 14.

Propagação do Coração de Jesus Ao adoecer gravemente, Margarida ouviu de sua superiora: “Acreditarei nas aparições de que fala, se o Coração do Jesus te conceder a cura”. Ela então, pediu a cura e ficou boa imediatamente. Daquele dia em diante, sua superiora acreditou nas visões de Margarida. O padre jesuíta Claudio de Colombiere, respeitado estudioso das manifestações de Deus, também confirmou a veracidade das mensagens.

Por Moacir e Zinha

Pe. Dehon, em seus escritos, menciona muitas vezes as passagens de santa Margarida Maria. Ela era chamada por Jesus de “discípula dileta do meu coração”. E Pe. Dehon aprendeu com ela a adoração fiel ao santíssimo sacramento, pela contemplação e silêncio interior. Ele aponta o coração de Jesus, como caminho do homem, igreja e sociedade. Nós precisamos aprimorar nosso amor a Jesus eucarístico, estar com Ele e n’Ele para nossas almas brilharem mais forte nesse mundo em trevas pelo pecado. A missão de padre Dehon continua hoje, com cada um de nós. Com amor, devemos abraçar essa causa pelo carisma dehoniano, ainda mais nesse período que a presença de Deus é tão debatida. Que o coração de Jesus nos conceda a graça da fidelidade dinâmica ao carisma, afim de sermos os profetas do amor e ministros da reconciliação. Pe. Dehon nos ensina que é preciso ir ao povo, anunciar que Jesus está vivo e nos ama muito. Levar, em especial, nossas crianças e jovens, tão necessitados do amor. O sacerdote contemplará o coração aberto de Jesus na cruz, que acolhe e ao mesmo tempo é canal de graça. Ele era um apaixonado por esse coração. Antes de morrer, ele nos deixa um legado: “jamais poderá faltar em nossas vidas, adoração reparadora e o zelo pelas missões - levar Jesus”. Por ele vivi, por ele morri!

5


ESPIRITUALIDADE

JORNAL DO SANTUÁRIO| OUTUBRO | 2019

“Deixai vir a mim os pequeninos” (Mt 19,14)

O casal espera que a filha mais nova, Rafaella, de um ano, também siga o caminho das irmãs. Crescendo

Por Eva Croll

numa família devota do

Em outubro, as crianças merecem um lugar ainda mais

Sagrado Coração de Jesus e

especial no Jornal do Santuário. Nesta edição, conheça a

entendendo desde pequena a

história da Maria Clara do Nascimento, que tem 11 anos.

importância de Deus na vida

Junto dos pais Luiz Felipe do Nascimento e Mirian Marcos,

das pessoas, será apenas uma questão de tempo para

e da irmã Ana Luiza, de 8 anos, ela participa das atividades

que a vontade de Luiz Felipe e Mirian seja realizada!

da Pastoral da Acolhida: “Foi na Acolhida que vimos a Luiz Felipe e Miriam com as filhas Ana e Maria

oportunidade de elas começarem a servir. Nós recebemos jalecos grandes, e elas, pequenos. As meninas ajudam na acolhida das missas com muita alegria“, contam os pais, relembrando como tudo começou. Luiz Felipe e Mirian participam do movimento Encontro de Casais com Cristo (ECC). Segundo eles, as reuniões são sempre animadas pela presença dos filhos. Além disso, atuam também como Ministros da Eucaristia no Santuário. Enquanto um deles está servindo, Maria Clara está no altar, como coroinha, incentivando a irmã a trilhar o mesmo caminho. “Na catequese e na formação de coroinhas ela fez tudo bem certinho e conhece os instrumentos e os rituais melhor do que nós”, revelam.

Como inserir as crianças na vida da comunidade

Acompanhar os pais nas atividades da igreja já é uma alegria. E no Santuário, as crianças podem contar ainda com atividades especialmente para elas. Infância Missionária O movimento prepara as crianças desde os quatro anos para se tornarem evangelizadoras na escola, família e comunidade. No Santuário, os encontros acontecem sempre aos sábados, das 9h às 10h30. A próxima turma inicia em março de 2020.

Catequese As matrículas da preparação para receber a Primeira Eucaristia são realizadas geralmente em março. A criança deve ter nove anos. Recomenda-se que os pais fiquem atentos aos avisos nas missas de início de ano, nas quais são divulgados os períodos de matrícula.

6

Formação de coroinhas Os coroinhas têm o importante papel de auxiliar o celebrante durante as missas. O Santuário oferece formação para as crianças que desejarem desempenhar essa função. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria, pelo telefone (47) 3455-2204.

Missa das Crianças A celebração ocorre sempre no último sábado de cada mês, às 15h. Fantoches, teatros e demais atrações divertidas ajudam a comunicar a mensagem de Deus às crianças.


Nossa Senhora Aparecida: renovação da fé e esperança Uma santa com milhões de devotos, gente que faz promessa e que peregrina para pedir e agradecer. O ano era 1717 e uma imagem simples e quebrada transformou a

SANTUÁRIO

JORNAL DO SANTUÁRIO| OUTUBRO | 2019

fé de uma nação. Os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram encarregados de conseguir peixe para o banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, que na época também era o governador da Província de São Paulo e Minas Gerais. Após várias tentativas, os três pescadores foram surpreendidos. Tiraram do fundo escuro do rio Paraíba a imagem de Nossa Senhora, que apareceu nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e em seguida, a cabeça. Os pescadores, que até aquele momento não tinham pegado peixes, encheram as redes. Os pedaços da estátua foram entregues para Silvana Alves, esposa de Domingos, que uniu as duas partes com cera e a colocou num altar na casa da família, agradecendo o milagre dos peixes. Nasceu ali uma grande devoção, que começou com os moradores da região e se espalhou por todo o país. Celebrar o aparecimento da imagem de Nossa Senhora nas águas do rio Paraíba, todo dia 12 de outubro, é fazer uma bonita experiência de renovação da esperança e de fortalecimento da fé.

ECC completa 42 anos Por Neiva Westrupp Foi entre 1970 e 1976 que casais e até solteiros participaram dos encontros do movimento de renovação da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe em Botiatuba, no Paraná. Nessas idas e vindas, propusemos que o retiro também acontecesse em Joinville, o que foi apoiado pelos padres Aloísio Hellmann e Carmo Rhoden, scj. O primeiro Encontro de Casais com Cristo (ECC) da Paróquia Sagrado Coração de Jesus aconteceu em agosto de 1977, no Noviciado Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul. O Movimento de Casais Encontristas sempre nos suportou. E como tudo o que é bom, frutificamos: em 1984 ocorreu o primeiro retiro da Paróquia Santo Antônio, seguido pela São Sebastião. Hoje o movimento está presente em 33 paróquias da Diocese de Joinville. Nossa ação de graças é pelos milhares de casais que tiveram a oportunidade de participar e fazer essa experiência do encontro com Cristo. A grande maioria continua contribuindo em suas comunidades e levando esse lindo trabalho adiante.

Participe! O retiro do ECC acontece uma vez ao ano, geralmente em julho. Fique atento aos canais de comunicação do Santuário Sagrado Coração de Jesus para fazer parte desse movimento.

Aparelho Auditivo O Lyric é o aparelho auditivo totalmente invisível e resistente a água. Você não precisa trocar pilhas, não requer manutenção e você o utiliza 24 horas por dia. Rua Anita Garibaldi, 164 - Joinville/SC 0800.052.9191 | 47 9 9966.2034 www.digsom.com.br /clinicadigsom

@clinicadigsom

Conheça o Lyric na DigSom

7


santuarioscj

@elizandrosfreddo Deus, recebe minha família em teu Sagrado Coração e nos envia para ser sinal do Teu amor! #santuarioscj

@evacroll E ontem foi o batizado do nosso docinho... o dia em que a Maria foi apresentada oficialmente a Deus, nosso Pai.

@edna_aparecida.b Linda missa das crianças no Sagrado Coração de Jesus. #santuarioscj

@rafadx Yeshua, tu és tão lindo que eu nem sei me expressar... #santuarioscj

#santuarioscj

As postagens foram extraídas das redes sociais. Por William Camargo

Representantes do Santuário participaram em 15 de setembro da concentração intercomarcal do Apostolado da Oração, na Paróquia Universitária Nossa Senhora Aparecida, em Joinville. Nosso grupo participou de missa celebrada pelo Pe. Adenir Ronchi, que contou com doação de alimentos para famílias necessitadas.

Fiéis participaram de uma formação bíblica com o professor Pe. Cláudio Buss, de Taubaté (SP), em 20 e 21 de setembro. O tema da formação foi o livro dos Atos dos Apóstolos. Pe. Cláudio, que coordena o curso de bacharelado em Teologia da Faculdade Dehoniana, concluiu sua visita a Joinville celebrando uma missa no Santuário.

Um grupo do SSCJ participou da 25ª Romaria da Terra e das Águas em São José do Cerrito (SC), no Planalto Serrano, em 15 de setembro. Com o tema “Semeando Vida no Campo e na Cidade”, o evento contou com procissão e missa para mais de 10 mil pessoas.

Missas no Santuário • Segunda-feira: 19h30 (pelos falecidos) • Terça-feira: 19h30 (pelas intenções do rádio e da internet) • Quarta-feira: 16h (pelos enfermos) e 19h30 (pelas famílias) • Quinta-feira: 7h e 19h30 • Sexta-feira: 7h, 12h30 e 19h30 • Sábado: 7h (devocional mariana) e 19h • Domingo: 6h30, 8h, 9h30, 11h30, 17h e 19h • 1ª sexta-feira do mês: 7h, 12h30, 16h, 19h30 e 23h (Missa Jovem) • 4º domingo do mês: 19h - missa com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais)

O Jornal do Santuário é uma publicação do Santuário Sagrado Coração de Jesus, sob responsabilidade do Pe. Léo Heck, scj Rua Inácio Bastos, 308 Bucarein - Joinville/SC 47 3455-2204 www.santuarioscj.com.br

Produção

SUGESTÃO DE CONTEÚDO: redacao@agenciaarcanjo.com.br www.agenciaarcanjo.com.br facebook/agenciaarcanjo 47 3227-6640 DIAGRAMAÇÃO: Alex Lennon Quadro

Nossa tradicional missa devotiva ao Sagrado Coração de Jesus foi transmitida pela primeira vez na televisão. A celebração foi conduzida pelo Pe. Anísio, scj e transmitida ao vivo para milhares de casas via satélite e TVs-irmãs, e para todo o mundo pela internet, via YouTube.

O Movimento de Emaús realizou em 8 de setembro uma feijoada no Santuário. O movimento cinquentenário promove retiros para jovens com uma profunda reflexão sobre o valor da vida, da Igreja e da vivência em comunidade à luz da Palavra de Deus.

Em 14 de setembro, leigos e consagrados do Santuário participaram de uma formação preparatória para o Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo papa Francisco para este mês.

EDIÇÃO: Taty Feuser REVISÃO: Aline Oliveira JORNALISTA RESPONSÁVEL: Rayana Borba (DRT/SC 3809) COLABORAÇÃO: Eva Croll, Jouber Castro e Jacqueline Freudenborg TIRAGEM: 2.600 exemplares IMPRESSÃO: Gráfica Volpato

Profile for Agência Arcanjo

Jornal do Santuário - Outubro de 2019  

Jornal do Santuário - Outubro de 2019  

Advertisement