Page 1

3

7 A IGREJA TAMBÉM É DIGITAL: TECNOLOGIA PARA A MANUTENÇÃO DA FÉ CRISTÃ

8 O NATAL PARA O PRÓXIMO: COMPAIXÃO, AMOR E CARIDADE

FAMÍLIA DEHONIANA: PROFETAS DO AMOR E SERVIDORES DA RECONCILIAÇÃO


JORNAL DO SANTUÁRIO|DEZEMBRO | 2019

INICIAL

PALAVRA DO PÁROCO

Eventos do mês

Já é Natal!

TRANSMISSÃO DA MISSA PELA TV EVANGELIZAR 6 de dezembro | 19h30

Por Pe. Léo Heck, scj Advento, tempo de espera. Esperamos a manifestação ou a vinda do Filho de Deus. Uma espera vigilante, marcada pela modéstia, simplicidade, austeridade e penitência. Advento é tempo propício para a celebração do sacramento da penitência. Lateja em nossas veias a esperança de dias melhores e um futuro menos sombrio. Alguns símbolos povoam nossas mentes quando falamos de advento e Natal: a coroa, as velas coloridas, os sinos, as luzes, a árvore, o presépio e os presentes. Natal é uma festa envolta em luzes e cores, que escondem o mistério maior que a todos toca: o nascimento do menino-Deus. A coroa do advento, com suas velas coloridas, comunica os grandes fatos na história da humanidade: criação; a aliança com o povo de Israel; a encarnação do Verbo; a Igreja como sacramento de salvação presente no mundo de hoje. Os anjos e os sinos anunciam os novos tempos. As luzes, flores e o verde da árvore dão o toque da alegria e da esperança de vida nova. O presépio é a representação máxima dos acontecimentos que marcaram a nossa vida, o motivo de toda a festa – o nascimento do Filho de Deus numa gruta, em Belém! “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; chamar-se-á Emanuel, Deus-conosco”. Estamos bem próximos do Natal. Com Maria, todos nós também aguardamos com alegria a vinda do Emanuel, Deus conosco. Preparemo-nos para acolher esta novidade que Deus nos presenteia! Celebrar o Natal é fazer memória da encarnação de Jesus entrando em nossa história, habitando em nosso meio, para nos trazer a paz e a salvação. Diante do mistério do Filho que Deus dá ao mundo, nós sentimos profunda admiração, contemplação, fé e confiança diante do agir de Deus em Jesus Cristo, verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus.

ORAÇÃO DAS MIL AVE-MARIAS 7 de dezembro | 8h ENVIO DO EMIDI 7 de dezembro | 19h

Santuário em 2020 O Santuário terá novo pároco-reitor. Pe. Anísio Schwirkowski assumirá o cargo, enquanto o Pe. Léo Heck atuará no Seminário São José, em Rio Negrinho. Já o Pe. Lucas será transferido para Paróquia São José, em Corupá. Pe. Helton Iomes será acompanhado do novo vigário, Pe. Sebastião Pitz, vindo da Paróquia São José, de Corupá.

O amor todo poderoso do meu Coração concederá a graça da perseverança final a todos que comungarem na 1ª sexta-feira do mês, por nove meses seguidos.

PROMESSAS DO CORAÇÃO DE JESUS Por Pe. Joazinho, scj

2

A graça prometida é a mesma que pedimos cada vez que rezamos a Ave-Maria: ‘rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte’. Sabemos que é uma graça muito grande receber o sacramento da unção dos enfermos nos momentos finais da vida. [...] Posso testemunhar que a certeza do céu transforma toda dor em alegria.


JORNAL DO SANTUÁRIO| DEZEMBRO | 2019

GERAL

A Igreja também é digital Por Rayana Borba

A tecnologia tem facilitado a vida das pessoas e também deve contribuir para a manutenção da fé cristã. O tempo gasto na internet pode incluir perfis católicos, com conteúdos que nos aproximam de Deus. O papa Francisco, que está como @pontifex_pt no Twitter e @franciscus no Instagram, nos convida a mudar a atual função das redes sociais: “Vamos construir uma verdadeira cidadania na rede e que a rede digital não seja um lugar de alienação”. Os serviços de streaming contam com músicas católicas, além de conteúdos em áudio. Os chamados podcasts podem ser usados para a oração do terço, acompanhar a reflexão do evangelho e até ouvir a Bíblia enquanto você realiza suas atividades diárias. Também há uma série de aplicativos, inclusive gratuitos. Os da Bíblia permitem a leitura do livro em qualquer lugar, independentemente do acesso à internet. Já os do Evangelho, facilitam a reflexão dos

Horários especiais 24 de dezembro 19h30 25 de dezembro 6h30, 8h, 11h30 e 19h 31 de dezembro 19h30 1º de janeiro 8h e 19h

textos. Ainda há aqueles voltados à oração do terço, como o Pocket Terço, com músicas e liturgia diária. O Católico Orante é um dos aplicativos mais completos com orações, liturgia, preparação para confissão, documentos e catecismo da Igreja, pedidos de oração e testemunhos, santo do dia, doutrina e principais notícias. O The Pope App é gratuito e está disponível em português. Ele reúne informações sobre o papa e todo seu conteúdo nas redes sociais, transmite ao vivo as celebrações presididas por ele, calendário de eventos, além dos textos e homilias do pontífice.

Entre 25 de dezembro e 31 de janeiro, as missas seguirão os seguintes horários: Janeiro 1ª sexta-feira do mês: 7h, 12h30 e 19h30 Segunda a sexta: 19h30 Sábados: 19h Domingos 6h30, 8h, 11h30 e 19h

3


CENTRAL

JORNAL DO SANTUÁRIO| DEZEMBRO | 2019

Natal é sinônimo de amor e doação. Deus amou a humanidade de tal forma que doou Seu próprio Filho para a salvação do mundo. Jesus nasceu humilde. Maria o descansou em uma manjedoura, um espaço também doado por pessoas de bom coração. Assim, o amor sempre se manifesta em sinais de generosidade e gratuidade. Mais um ano vem chegando ao fim. As festas se aproximam e o clima de celebração toma conta dos corações, trazendo paz e despertando um forte senso de solidariedade. Por isso, o Natal é sempre uma época oportuna para a prática do bem. Principalmente, quando se faz com alegria e disponibilidade. Natal é tempo de esperança. Um momento para as famílias refletirem sobre suas metas e renovarem suas promessas. Mas, quantos não têm essa mesma oportunidade? Quantas famílias chegam ao fim de mais um ano, sem condições e/ou motivos para comemorar? A caridade com os mais necessitados vai muito além de ajudas financeiras ou materiais. Um olhar, uma palavra e o não ignorar, muitas vezes, são atitudes que geram mais impacto na vida de uma pessoa, do que uma esmola dada por obrigação ou conveniência. E, por vezes, não nos damos conta de que não precisamos ir longe para encontrar alguém precisando de nossa atenção.

4


JORNAL DO SANTUÁRIO| DEZEMBRO | 2019

CENTRAL

Ajudar o próximo é olhar para o lado e perceber que seu vizinho está passando por dificuldades e não terá uma ceia de Natal esse ano. Por que não convidar essa família para uma confraternização em comum? Ajudar o próximo é “adotar” uma criança abandonada e presenteá-la, não somente com brinquedos, mas, quem, sabe com um passeio em família – que ela nunca teve? Ajudar o próximo é passar uma tarde em um lar de idosos, dando algo mais precioso que dinheiro: seu tempo e carinho. Ajudar o próximo é fazer um mutirão e promover uma ceia de Natal para moradores de rua da sua comunidade, proporcionando um momento único de imensa felicidade para todos. A prática do bem passa por gestos de solidariedade, mas abrange também outras ações. No mundo de hoje, é necessário um resgate de valores de humanização das relações. A caridade por conveniência ou status, nunca gerará frutos verdadeiros. Mas, se for realizada com o coração, trará felicidade a quem realiza e a quem recebe.

Que o Natal do Menino Jesus desperte a compaixão, o amor e a caridade em cada cristão!

5


SANTUÁRIO

JORNAL DO SANTUÁRIO| DEZEMBRO | 2019

A Assembleia Paroquial reuniu as principais lideranças no planejamento do Santuário para 2020

O casamento comunitário ofereceu o sacramento do matrimônio, aproximando as famílias de Deus

6

#Aconteceu

Transmissão da missa em devoção ao Sagrado Coração de Jesus pela TV Evangelizar

O Santuário foi ao encontro do povo em Finados, levando solidariedade e esperança aos que sofrem

Fiéis do Santuário participaram de peregrinação a Roma e à Terra Santa, junto dos padres Helton e Léo

A comunidade celebrou os 80 anos de vida do Pe. Lucas com missa e jantar


JORNAL DO SANTUÁRIO| DEZEMBRO | 2019

Por Joceli Chiodini

Em 1878, nasce a Congregação do Sagrado Coração de Jesus. O fundador, Padre Leão Dehon, quis partilhar seu carisma. Em 1889, fundou uma associação de fiéis leigos de caráter diocesano, chamada de Associação Reparadora. A família dehoniana é uma realidade viva e dinâmica, em permanente construção, centrada no carisma do Padre Dehon. Une-nos uma mesma espiritualidade. Nessa família, experimentamos um dom especial de Deus que também nos une em comunhão. É uma espiritualidade que nos anima para a missão de evangelizar. Os valores espirituais são muitos valiosos para os dehonianos, porque não nos associamos a uma determinada atividade apostólica. Com o padre Dehon, aprendemos a olhar o mundo à nossa volta, a sermos capazes de reconhecer os dramas do homem contemporâneo e estarmos atentos aos sinais.

ESPIRITUALIDADE

Família dehoniana

Esta vigilância evangélica abre os nossos olhos para acolhermos os desafios do nosso tempo e, é ponto de partida para as respostas que somos chamados a dar. Despertos para os clamores dos homens, as necessidades da Igreja e as angústias da humanidade, oferecemos a nossa atenção e o nosso tempo. A disponibilidade, a proximidade e o serviço – que nos caracterizam – têm aqui o seu grau mais elevado. A memória que guardamos do Pe. Dehon contém uma ligação íntima e forte a Jesus Cristo, tendo-O como referência. A eucaristia e o seu prolongamento da adoração são a via para este encontro. O lado aberto de Jesus na cruz é a evocação deste amor que se dá totalmente, um amor que recria e transforma o homem, um amor que o torna semelhante a Deus. Aqui estamos no centro da espiritualidade que queremos viver e dar a conhecer. O amor de Deus é a fonte da alegria, do bom humor e simpatia no nosso dia a dia. Neste amor, encontramos a certeza de alcançar a fraternidade humana e a força de lutar por ela.

Foto: Francisco e Clara

O desafio dos pais com crianças pequenas durante a missa

Foram dois anos sentando nos últimos bancos da igreja. A cada nova missa que participávamos, eu e meu marido sabíamos que os lugares ao fundo eram sempre as melhores opções para garantir alguns cuidados básicos com nossos filhos durante as celebrações. Não vou dizer se essa é a maneira certa ou errada, mas foi a melhor alternativa que encontramos para lidar com a situação no primeiro ano de vida de cada um de nossos dois filhos. E como nos gerou dúvidas! Pensando nesses questionamentos comuns de muitos pais e mães, separei 3 dicas do próprio papa Francisco, que poderão te deixar mais tranquilo e confiante ao lidar com cada situação com sabedoria. Se você não tem filho pequeno, vale também ficar atento às orientações para saber como lidar com seus irmãos. 1. Mãe: não se sinta constrangida de amamentar seu bebê! “Vocês, mães, dão leite às suas crianças e, mesmo

agora, se eles chorarem por estarem com fome, amamenteos, não se preocupem”. 2. Não cale o choro da criança às pressas. É a maneira com a qual o bebê ou a criança pequena encontra de passar uma mensagem aos pais. Busque identificar o que ele quer dizer. “O choro da criança é a voz de Deus, é a melhor oração. As crianças choram, fazem barulho em todos os lugares. Mas, nunca podemos expulsar as crianças que choram na igreja”. 3. Ensine as crianças a amar a missa com seus gestos e atitudes! “Com as palavras não serve! Hoje, as palavras não servem! Neste mundo da imagem, todos estes têm telefone e as palavras não servem… Exemplo! Exemplo!”. Quanto mais as missas fizerem parte da rotina da família, mais habituada tende a ficar a criança com aquela situação. E, nunca se esqueça do pedido do próprio Jesus: “Deixem vir a mim as criancinhas” (Mt 19, 14).

Por Bruna Brenneisen, mãe da Clara e do Francisco

Aparelho Auditivo O Lyric é o aparelho auditivo totalmente invisível e resistente a água. Você não precisa trocar pilhas, não requer manutenção e você o utiliza 24 horas por dia. Rua Anita Garibaldi, 164 - Joinville/SC 0800.052.9191 | 47 9 9966.2034 www.digsom.com.br /clinicadigsom

@clinicadigsom

Conheça o Lyric na DigSom

7


Missas no Santuário Patricia, André e Maria Eduarda Borges “Atender o pedido da Maria Eduarda que queria vir agradecer a Deus”

Zana Macedo “Agradecer a Deus. Estou vivendo um tempo de colheita, no qual meus pedidos estão acontecendo”

Felipe, Fernanda e Cecília Crestani

Jhonatan, Maian, Alice, Neusa e Silvio

“Nós sempre viemos. Mas em especial, estamos agradecendo o ano que está se encerrando e as bênção adquiridas para a nossa vida”

“Costumamos vir em família e hoje viemos agradecer uma benção recebida recentemente”

• Segunda-feira: 19h30 (pelos falecidos) • Terça-feira: 19h30 (pelas intenções do rádio e da internet) • Quarta-feira: 16h (pelos enfermos) e 19h30 (pelas famílias) • Quinta-feira: 7h e 19h30 • Sexta-feira: 7h, 12h30 e 19h30 • Sábado: 7h (devocional mariana) e 19h • Domingo: 6h30, 8h, 9h30, 11h30, 17h e 19h • 1ª sexta-feira do mês: 7h, 12h30, 16h, 19h30 e 23h (Missa Jovem) • 4º domingo do mês: 19h - missa com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais)

O Jornal do Santuário é uma publicação do Santuário Sagrado Coração de Jesus, sob responsabilidade do Pe. Léo Heck, scj Rua Inácio Bastos, 308 Bucarein - Joinville/SC 47 3455-2204 www.santuarioscj.com.br

NATAL É TEMPO DE AMOR E PAZ! NO NATAL TEMOS A ALEGRIA DE VIVER EM CRISTO! Encontre no caça-palavras abaixo todas as palavras referentes ao Natal:

Produção

SUGESTÃO DE CONTEÚDO: redacao@agenciaarcanjo.com.br www.agenciaarcanjo.com.br facebook/agenciaarcanjo 47 3227-6640 DIAGRAMAÇÃO: Tuany Pereira EDIÇÃO: Aline F S Oliveira REVISÃO: Luísa Borges JORNALISTA RESPONSÁVEL: Rayana Borba (DRT/SC 3809)

1. AMOR 2. PAZ 3. SINO 4. ALEGRIA

5. CRISTO 6. ESTRELA 7. VELA 8. PRESENTES

COLABORAÇÃO: Eva Croll, Jouber Castro e Jacqueline Freudenborg TIRAGEM: 2.600 exemplares IMPRESSÃO: Gráfica Volpato

Profile for Agência Arcanjo

Jornal do Santuário - Dezembro de 2019  

Jornal do Santuário - Dezembro de 2019  

Advertisement