__MAIN_TEXT__

Page 1

S AN T UÁ R I O S AGR A DO COR AÇ ÃO DE JE SUS | JOINVILLE | D E Z E MBRO | 2 0 1 8 | DI ST R I B U I Ç ÃO G R AT U I TA


EXPEDIENTE

Tempo de mudanças

2

PAPA FRANCISCO

Por Pe. Léo Heck, scj

Caros amigos! Ao findar mais um ano, nosso pensamento se volta para os grandes acontecimentos que marcaram o ano de 2018. O mundo assistiu indiferente ao holocausto diário de tantas vítimas geradas pela fome, violências e guerras; tsunamis na Indonésia e nas Filipinas; incêndios florestais devastadores na Austrália e tornados nos Estados Unidos; o terror não poupando civis e crianças; greve geral na Argentina; fome e desespero de venezuelanos cruzando as fronteiras. Nem o papa escapou de calúnias e críticas, até mesmo de irmãos, no episcopado. O Brasil foi marcado pela condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fato inédito que deu fama ao juiz Sérgio Moro. Em maio, os caminhoneiros deflagraram uma greve nacional por cinco dias, causando enormes prejuízos para a economia do país. A Copa do Mundo deu nova esperança para o povo, mas o Brasil foi eliminado já nas quartas de final. Em setembro, um incêndio de grandes proporções atingiu os três andares do prédio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, destruindo um símbolo da memória cultural. Tragédia anunciada, como tantas outras, neste pedaço de chão. No ano eleitoral o povo quer mudança. Lula, mesmo preso, continuava com maior intenção de votos, mas é vetado. Em seu lugar entra Fernando Haddad, a menos de um mês para as eleições. Durante a campanha eleitoral, Jair Bolsonaro é vítima de uma tentativa de assassinato à faca, o que não foi bem esclarecido. A disputa se acirra e as manifestações populares, pró e contra, acontecem Brasil afora, polarizando a campanha política e dividindo a nação. Enfim, Bolsonaro é eleito presidente do Brasil, sinalizando uma mudança radical no regime até então vigente. Agora é hora de deixar as diferenças e buscar soluções para os graves problemas que afligem a população. O que dizer da nossa comunidade paroquial? Viramos a página, superando as celebrações do centenário; Pe. Geraldo Kohler nos deixou, e recebemos novo vigário paroquial, o Pe. Anísio Schwirkowski. Demos início à campanha dos carnês para a manutenção do telhado; a festa de junho, apesar de ameaçada pela greve geral, aconteceu e foi até surpreendente. No segundo semestre, continuamos com a ação entre amigos. Surgiram novos agentes de pastoral e aumentaram os dizimistas. Celebramos o jubileu áureo do Pe. Lucas Scheid. Enfim, foram muitos os encontros, as formações, retiros e celebrações que marcaram nossa vida comunitária e pastoral. O que dizer de nossa vida pessoal e familiar? Quantos fatos marcantes, bons e maus pedaços! É hora da virada para um tempo melhor. Resta-nos agora agradecer a Deus por todos os benefícios recebidos, pedir perdão pelos erros e fracassos, e projetar, com esperança, o novo ano que se aproxima. Desejo a todos um feliz e abençoado Natal e um próspero 2019!

• Rádio Clube Joinville (AM 1590) Segunda a sexta-feira 9h - O Santo do Dia 12h - O Pão da Palavra Sábado 8h - A Voz do Santuário • Rádio Arca da Aliança (AM 1480) Domingo 8h - transmissão da Santa Missa Segunda a sexta-feira 12h - Oração do Almoço Sábado 8h - Especial Pe. Zezinho Canção & Mensagem 1ª sexta-feira do mês 15h45 - bênção das casas 16h - transmissão da Santa Missa

O Jornal do Santuário é uma publicação do Santuário Sagrado Coração de Jesus, sob responsabilidade do padre Léo Heck, scj Rua Inácio Bastos, 308 - Bucarein - Joinville/SC 47 3455-2204 | www. santuarioscj.com.br

Produção

@santuarioscj MEMÓRIAS PE. ALOÍSIO, SERVO DE DEUS

"A verdadeira vida espiritual está no Coração Eucarítico de Jesus. O centro da vida espiritual é a Eucaristia e tudo brota dessa vida. Tudo procede de lá. Unidos ao redor do Sacrário, em amor, somos poderosos para a salvação do mundo".

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

HORÁRIOS DAS RÁDIOS

MISSAS NO SANTUÁRIO • Segunda-feira: 19h30 (pelos falecidos) • Terça-feira: 19h30 (pelas intenções da rádio e internet) • Quarta-feira: 16h (pelos enfermos) e 19h30 (pelas famílias) • Quinta-feira: 7h e 19h30 • Sexta-feira: 7h, 12h30 e 19h30 • Sábado: 7h (devocional mariana) e 19h • Domingo: 6h30, 8h, 9h30, 11h30, 17h e 19h • 1ª sexta-feira do mês: 7h, 12h30, 16h, 19h30 e 23h (missa jovem) • Missa com tradução em Libras: 4° domingo do mês, às 19h

“A primeira coisa que o Natal nos chama a fazer é isto: dar glória a Deus, porque Ele é bom, é fiel, é misericordioso. Neste dia, desejo a todos que possam reconhecer o verdadeiro rosto de Deus, o Pai que nos deu Jesus. Desejo a todos que possam sentir que Deus está perto, possam estar na Sua presença, amáLo, adorá-Lo". (Mensagem Urbi et Orbi de 2013)

• Confissões, orientação espiritual e bênção de objetos Terça a sexta-feira: 8h30 às 11h e 14h30 às 17h Sábado: 8h30 às 11h • Terço dos Homens Segunda-feira, às 18h50 • Adoração Eucarística Quinta-feira, das 8h às 19h30 • Grupo de Oração (RCC) Quinta-feira, às 20h30 • Santuário Jovem Sábado, às 20h

SUGESTÃO DE CONTEÚDO: redacao@agenciaarcanjo.com.br www.agenciaarcanjo.com.br facebook/agenciaarcanjo 47 3227-6640

DIAGRAMAÇÃO: Giovana Melo

JORNALISTA RESPONSÁVEL: Rayana Borba (DRT/SC 3809)

REDAÇÃO: Marco Farias

TIRAGEM: 2.600 exemplares

REVISÃO: Eva Croll

IMPRESSÃO: Gráfica Volpato

www.santuarioscj.com.br


ENTREVISTA

GERAL

Por Rayana Borba

3

Sob a orientação do Pe. Helton, Willian, João e Matheus, iniciarão seus caminhos vocacionais em 2019

Cada comunidade uma nova vocação É com um Pai-nosso e dez Ave-marias que iniciam todas as celebrações no Santuário Sagrado Coração de Jesus. O motivo? A intercessão por novas vocações sacerdotais, de vida consagrada, missionária e familiar. A campanha “Cada comunidade uma nova vocação”, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi acolhida pela paróquia em março e deve se estender até 2019, quando se celebra o Ano Vocacional e ocorre o Congresso Vocacional Nacional. E graças à oração e fé de cada um de nós, já estamos colhendo os frutos dessa campanha. No próximo ano, Matheus dos Santos (23 anos), Willian Damian (16 anos) e João Walecki (16 anos) começam sua trajetória no Seminário São José, em Rio Negrinho. A seguir, confira a história dos futuros seminaristas, naturais da Paróquia Santa Luzia, no Paranaguamirim, que contaram com a orientação de Pe. Helton Iomes, scj, vigário paroquial, para o discernimento vocacional.

Jornal do Santuário: De que forma a nossa comunidade tem contribuído para essa caminhada? Matheus dos Santos: Foi em 6 de abril, durante uma das missas jovens que participei, que senti o desejo de conhecer esse carisma do Coração de Jesus. Padre Helton falava sobre a sua vocação, o que mexia comigo. Eu também queria encontrar essa paz no coração da qual ele tanto falava.

Jornal do Santuário: Há quanto tempo tem discernido sobre a sua vocação? Matheus dos Santos: São sete anos de uma busca incessante da vontade de Deus em minha vida. Nesse período, também fiz uma experiência missionária com a Comunidade Arca da Aliança, que me ajudou a descobrir a beleza do chamado à vida sacerdotal.

Jornal do Santuário: Como será o próximo passo dessa caminhada? Matheus dos Santos: Depois de trilhar o ano como vocacionado, assumiremos a fase do propedêutico, um período de intensa vivência como seminarista. Precisarei deixar a casa dos meus pais, meu trabalho e minha paróquia para iniciar a vida que o Coração de Jesus tanto sonhou para mim. Willian Damian: Será conforme a vontade de Deus. Eu vou esperar o próximo ano já dando o meu sim. Que nós possamos nos dedicar com muito amor e zelo àquilo que Deus nos chamou a seguir.

Jornal do Santuário: Como tem sido esse processo? Willian Damian: Durante esse ano e quatro meses tenho vivido muitas provações, oração, propósitos e estágios no seminário. Tenho deixado tudo nas mãos de Deus, para que seja feita a vontade d’Ele em primeiro lugar. É preciso estar sempre orando e atendo aos sinais de Deus. Jornal do Santuário: Por que escolheu a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus? João Walecki: Foi no Santuário que eu conheci a Congregação e também tive contato com o legado do padre Dehon [fundador]. Eu fui bem acolhido e me identifiquei com o carisma nesses seis meses de discernimento vocacional.

www.santuarioscj.com.br

Jornal do Santuário: As orações da comunidade têm contribuído com essa escolha? Willian Damian: Sem dúvida! Toda oração, acolhimento e carinho pelos vocacionados nos dão ainda mais certeza daquilo que buscamos. Se continuarem em oração, certamente não desanimaremos. João Walecki: Sim e muito. E continuo pedindo aos meus amigos e conhecidos para rezarem por mim e pelos vocacionados.

Você confere todas as ações do projeto Cada Comunidade Uma Nova Vocação em vocacoes.org.br


Já estamos no Tempo do Advento. Este período que antecede o Natal representa também o início do ano litúrgico. Ele é composto por quatro semanas especiais em que devemos voltar nosso coração à espera do Senhor envoltos por muita oração. É um Tempo que deve ser vivido com muita alegria. Para vivê-lo melhor, primeiramente, é essencial que busquemos incessantemente entender a grande importância do Natal, dia que marca o nascimento de Jesus. No Natal, com o nascimento de Jesus, Deus se fez homem. Fez isso através da pequena criança aqui na Terra apenas e justamente para a nossa Salvação. Entendamos que o Filho se fez obediente ao Pai, assumindo toda a natureza humana para “desatar” o nó da desobediência de Adão e Eva. Para converter o povo e salvar as almas.Nossa Senhora é a Virgem que assume também de forma simples e obediente a vontade de Deus, por isso tem papel inigualável na vinda do Salvador ao mundo. Foi por meio de seu "sim" e de sua obediência a Deus que o Verbo se fez carne. No Natal podemos ver claramente as três figuras emblemáticas que o representam: Jesus Cristo, que veio ao mundo com a missão de salvar através da entrega de sua vida; Maria, que se permitiu ser instrumento de Deus para que Jesus viesse ao mundo através da ação do Espírito Santo; e José, o homem escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus na Terra. Forma-se então a Sagrada Família! Que representa todo o sentido do Natal, reforçando o quão essencial é a família e o quão devemos nos espelhar na Sagrada Família como modelo para as nossas. O nascimento de Jesus aconteceu há mais de 2 mil anos, mas ainda hoje o local onde Ele quer nascer é nos corações de cada um que faz parte do povo de Deus. Por isso que é tão urgente conscientizar-se da preparação e oração para esperar e bem receber Jesus no dia de Seu nascimento, e acolhê-Lo da melhor maneira possível.

www.santuarioscj.com.br


A cada semana do Advento adentramos uma nova etapa de preparação. No primeiro domingo é acesa durante a celebração eucarística a primeira vela, que representa o perdão oferecido a Adão e Eva. Nessa semana em especial somos convidados a nos voltarmos à prática da oração, recordando a atitude de vigilância. É interessante que dediquemos momentos para orar ainda mais, e nos empenhemos nessa missão que só contribui para a nossa santificação e purificação. Orar nos aproxima de Deus, nos torna humildes e obedientes à Sua vontade. No segundo domingo, ao acendermos a segunda vela, entendemos que sua representação é a da busca e desejo de conversão, como sinal do arrependimento dos pecados. Momento oportuno para ir ao encontro do Sacramento da Confissão e romper com o mal, e também perdoar! Na terceira semana, a vela representa o júbilo pela chegada do Senhor que se aproxima ainda mais. É momento de aproveitar para levar a alegria a quem tanto precisa, doar tempo, amor e ajudar os necessitados. Na quarta e última semana do Tempo do Advento, exaltamos a nossa fé. A vela acesa simboliza a luz emanada por Jesus em seu nascimento, que ilumina a cada um de nós em nossas ações. Que possamos agir conforme a luz do Senhor não somente na noite de Natal, mas em todos os dias de nossas vidas até a chegada na vida eterna. Por Agência Arcanjo

Aparelho Auditivo O Lyric é o aparelho auditivo totalmente invisível e resistente a água. Você não precisa trocar pilhas, não requer manutenção e você o utiliza 24 horas por dia. Rua Anita Garibaldi, 164 - Joinville/SC 0800.052.9191 | 47 9 9966.2034 www.digsom.com.br /clinicadigsom

www.santuarioscj.com.br

@clinicadigsom

Conheça o Lyric na DigSom


SANTUÁRIO 6

EVANGELIZAÇÃO Por Maitê de Oliveira

A Igreja nasce da missão e para a missão Em meio à realidade por vezes individualista que o mundo nos apresenta, o papa Francisco pede “que todos os fiéis tenham verdadeiramente a peito o anúncio do Evangelho e a transformação das suas comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras”. Imbuídos desse pedido e conscientes de que, “no dom de ser cristão, todos se tornam discípulos missionários” (Doc. 105 da CNBB), iniciamos a caminhada do Conselho Missionário Paroquial (Comipa). Não se trata de uma nova pastoral ou movimento, mas um conselho para a promoção e articulação de eventos de animação missionária, envolvendo toda a comunidade. O intuito é fortalecer os agentes comunitários, que expressam seu modo de seguir a Cristo por uma variedade de ministérios, carismas, vocações e serviços, a viverem tudo isso numa Igreja em movimento (cf. Exortação Evangelli Gaudium), “num só Espírito, para formarmos um só corpo” (1Cor 12,13). A beleza da vida em comunidade nos deve levar ao encontro do outro, que ainda está alheio – voluntária ou involuntariamente – a esse convite de unidade em Cristo Ressuscitado. A Igreja “em saída” tem portas abertas (EG 46). Por isso, retiros de evangelização e eventos que vão além da região geográfica da Paróquia, contemplando também a dimensão de Santuário, são algumas das propostas do Comipa. O Conselho estará disponível para fornecer subsídios e suportar às pastorais e movimentos que realizarão as ações missionárias, dentro do seu campo de ação, numa Igreja em estado permanente de missão. A criação do Comipa demonstra que nosso espírito missionário anseia por fazer o Sagrado Coração de Jesus chegar ao coração de todo o povo de Deus.

Animar missionariamente significa comunicar uma espiritualidade onde a vida se torna missão” (Evangelli Gaudium 273)

Ação entre amigos em prol da manutenção do telhado do Santuário Sagrado Coração de Jesus

Sorteio pela Loteria Federal em 29 de dezembro

www.santuarioscj.com.br


ESPIRITUALIDADE

NOVENA Por Rayana Borba

Preparando a vinda do Senhor Como você está se preparando para a vinda do Senhor? Esperar não basta! A gente costuma enfeitar a casa e montar o presépio, mas o mais importante é intensificar o espírito de caridade e se dedicar à oração. E tudo isso pode ser vivido numa novena, considerada patrimônio da religiosidade popular. As novenas acontecem sempre em preparação para algo importante. E o Natal representa dois grandes momentos da nossa fé: a primeira vinda de Jesus no meio dos homens e a expectativa para a sua volta. Motivo suficiente para uma boa preparação, não é mesmo?

7

A novena de Natal é realizada ao longo de nove dias durante o Advento, que em 2018 será de 2 a 24 de dezembro. As orações podem ser individuais ou em grupo, e essa é uma boa oportunidade para reunir amigos, familiares e até mesmo vizinhos. As datas dos encontros devem ser definidas pelos próprios participantes, privilegiando as agendas ao longo do período. As reuniões podem ser animadas por música e contar com momentos de confraternização. Também é fundamental a realização de uma obra de caridade, como doação de alimentos e brinquedos ou visita aos doentes. O roteiro, disponível na Livraria do Santuário por R$ 1, estimula a paz pela leitura de textos bíblicos, meditação e partilha: 1º encontro: Paz interior 2º encontro: Paz na família 3º encontro: Paz na vizinhança 4º encontro: Paz na Igreja 5º encontro: Paz na escola 6º encontro: Paz na política 7º encontro: Paz na cidade 8º encontro: Paz no mundo 9º encontro: A paz de Jesus

Novena on-line

Fim de ano é tempo de agenda lotada de compromisso, não é mesmo? E às vezes, é difícil reunir a família e os amigos para rezarem juntos. Aproveite as facilidades oferecidas pela tecnologia e faça uma transmissão de vídeo - Instagram ou Facebook - ou videoconferência - Skype (MSN) ou Hangout (Google), reunindo fiéis em qualquer parte do mundo. Esses recursos são gratuitos e permitem levar a Palavra de Deus ainda mais longe.

www.santuarioscj.com.br

A Canção Nova publica anualmente em seu site (cancaonova.com) (cancaonova.com todas as informações necessárias para rezar a novena de Natal. Também dá pra se guiar pelos áudios disponíveis gratuitamente na internet e em aplicativos de música. Aproveite!


24 de dezembro 20h - Missa da Vigília de Natal 25 de dezembro 8h, 11h30 e 19h30 - missa 31 dezembro 20h - missa 1º de janeiro 8h e 19h30 - missa

Dia devocional ao Sagrado Coração de Jesus (1ª sexta-feira do mês) 4 de janeiro - missa às 7h, 12h30 e 19h30 1º de fevereiro - missa às 7h, 12h30, 16h e 19h30 1º de março - missa às 7h, 12h30, 16h, 19h30 e 23h (Missa Jovem) Missas de 26 de dezembro a 31 de janeiro Segunda a sexta-feira: 19h30 Sábado: 19h Domingo: 6h30, 8h, 11h30 e 19h

Que alegria, pois chegamos ao tão esperado mês de dezembro! Um mês mais que especial para nós cristãos, porque além das férias de fim de ano, no dia 25, a gente comemora o nascimento de Jesus, nosso grande amigo. Por isso, que tal comemorarmos juntos essa data tão importante? Basta você encontrar as palavras e depois completar a frase abaixo com elas. Vamos lá? SAGRADA FAMÍLIA – BELÉM – MENINO JESUS – MARIA – JOSÉ – MANJEDOURA – ESTRELA - REIS MAGOS – SALVAÇÃO

Chegou para nós a ! O Filho de Deus, o nasceu num estábulo, dentro de uma . Seus pais, e contemplam a beleza desta pequena criatura na cidade de . No céu, a brilha e traz nobres visitantes, os . Esse é sentido do Natal, celebrar a família! Um feliz Natal!

Profile for Agência Arcanjo

Jornal do Santuário - dezembro de 2018  

Jornal do Santuário - dezembro de 2018  

Advertisement