{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

2

3 PÁROCO LÉO HECK SE DESPEDE DO SANTUÁRIO

7 QUEREMOS DEUS CELEBRA 30 ANOS DE EVANGELIZAÇÃO

PE. SEBASTIÃO PITZ É O NOVO VIGÁRIO


JORNAL DO SANTUÁRIO| FEVEREIRO | 2020

INICIAL

PALAVRA DO PÁROCO

Eventos do mês

Despedida Por Pe. Léo Heck, scj

Caros amigos! Cheguei ao Santuário Sagrado Coração de Jesus em 16 de janeiro de 2017. A missão era continuar o trabalho do meu amigo Pe. Sildo Costa. Naquele preciso dia, um dilúvio se abatera sobre Joinville e região. Aprendi logo como é a “Chuville”. O desafio de assumir a paróquia centenária, ainda celebrando seu jubileu, era grande. Fui entrando aos poucos, fazendo os primeiros contatos, conhecendo as pessoas. O diácono Helton Iomes, ordenado meses mais tarde, também iniciava aqui seu ministério. Pe. Geraldo e Pe. Lucas continuavam como vigários paroquiais. Formamos uma bela comunidade religiosa a serviço do povo de Deus, no Santuário do Sagrado, em Joinville. Três anos se passaram. Parece que nem acabei de chegar e já estou me despedindo deste querido povo. Como sacerdotes e religiosos, estamos sempre em missão. Não importa onde, nem o que fazemos. Para nós, isso é normal. Vamos continuar nossa vida e missão em outros povoados e vilas. É momento de agradecer: em primeiro lugar, a Deus e à Vigem Maria, pelas bênçãos e graças que jamais faltaram para o cumprimento da minha missão. Gratidão especial a

Transmissão da missa pela TV Evangelizar 7 de fevereiro | 19h30 Posse do pároco-reitor, presidida por Dom Francisco Carlos 9 de fevereiro | 9h30 Abertura do Ano Pastoral 15 de fevereiro | 8h às 16h Local: Clube Amigos de Joinville (CAJ)

cada um que encontrei em minha caminhada de sacerdote e pároco desta comunidade. Vocês me enriqueceram muitíssimo, cada um com seu modo de ser. No gesto de acolhida, no sorriso espontâneo e simples dos pequenos, pude ver o quanto vocês amam o Santuário e os padres que aqui trabalham. Que Deus vos conserve assim! Quero agradecer, de modo muito particular, ao Conselho Administrativo e ao Conselho de Pastoral, bem como a todos que exerceram o papel árduo de coordenação das pastorais, movimentos e serviços. Sou testemunha da abnegação, sacrifício e dedicação desses casais que não mediram esforços para que o Santuário estivesse cada vez mais em condições de acolher bem todos os devotos, simpatizantes e dizimistas. Vocês são os verdadeiros protagonistas, juntos com o Espírito Santo, da evangelização e caminhada da comunidade paroquial. Rezo para que assim continuem. Deus abençoe e recompense a todos! Trago vocês comigo em meu coração. Abraço.

Farei reinar a paz em suas famílias

PROMESSAS DO CORAÇÃO DE JESUS Por Pe. Joazinho, scj

2

Hoje, precisamos convidar novamente o Rei da Paz para reinar em nossos lares. Um primeiro passo é consagrar sua casa ao Coração de Jesus. Faça a entronização da imagem ou gravura do Sagrado Coração de Jesus em seu lar. Reze todos os dias, pedindo que sua casa seja um Santuário da Vida, uma Igreja Doméstica, um lugar de paz.


JORNAL DO SANTUÁRIO| FEVEREIRO | 2020

A pesquisa Datafolha, publicada em janeiro de 2020 pelo jornal Folha de São Paulo, confirma que o Brasil é um país predominantemente católico. Embora 50% da população professe o catolicismo, outros 10% declararam não ter religião e 1% é ateu, que não acredita em Deus ou em outra divindade. Ao considerar a população brasileira, temos mais de 200 mil oportunidades de evangelização. E todo batizado é chamado a ser missionário, oferecendo o amor de Deus à toda criatura. “Não tenham medo de testemunhar Jesus também lá onde resulta incômodo ou é pouco conveniente”, encorajou papa Francisco, durante audiência realizada no Vaticano para a abertura do Mês Missionário Extraordinário, em outubro de 2019. O testemunho do cristão é, acima de tudo, o seu modo

FOTO: Felipe Schoepping

Por Rayana Borba

GERAL

Metade dos brasileiros são católicos

de viver. Se você crê e segue o Evangelho, certamente já é um bom exemplo para aqueles que ainda não conhecem a Deus. Fale também sobre os milagres que você presenciou e de todas as vezes que a providência divina agiu sobre a sua vida. A recomendação feita pelo próprio Cristo em Marcos 16, 15, continua válida: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Aproveite as diferentes oportunidades de evangelizar na sua casa, trabalho, escola ou em qualquer ambiente do seu convívio social. Enviar mensagens cristãs pelo Whatsapp ou publicar conteúdos religiosos nas redes sociais também são poderosas formas de evangelização. E não deixe de convidar seus amigos para participar do Santuário Sagrado Coração de Jesus. Há uma fonte inesgotável de amor esperando por eles.

Queremos Deus: 30 anos de Carnaval cristão O Queremos Deus, realizado pela Comunidade Católica Arca da Aliança, está completando 30 anos. As atividades acontecerão entre 22 e 25 de fevereiro, durante o Carnaval. Nesse período, a comunidade promove a intensificação da espiritualidade com atrações para toda a família. O evento começa sempre às 14h, com apresentações musicais, atendimento de confissão e orações. Confira a programação:

14h15: Oração do terço e Queremos Deus Mirim 15h: Animação A Arca da Aliança fica na rua João da Costa Júnior, 980 (fundos), Itaum. O ingresso é um produto de higiene ou limpeza. Mais informações pelo 3466-0515.

17h: Adoração ao Santíssimo 19h: Missa 21h30: Show

3


JORNAL DO SANTUÁRIO| FEVEREIRO | 2020

Jesus veio ao mundo e morreu por nós, por misericórdia, para nos salvar. Ele concedeu, pelo Seu sacrifício na cruz, o perdão para toda a humanidade. Nossa reconciliação com o Pai se tornou possível pela Páscoa de Cristo. Quaresma é tempo de conversão. O papa Francisco nos lembra que a misericórdia de Deus é um anúncio ao mundo. E o cristão é chamado a fazer pessoalmente essa experiência. Assim, cada pessoa que professa a fé deve percorrer a caminhada quaresmal, abrindo-se ao convite da Igreja e acolhendo as propostas de jejum, oração intensa e caridade ativa. Momento de profunda espiritualidade, reflexão e oração, a Quaresma, que inicia na Quarta-feira de Cinzas, nos lembra que somos pó e ao pó voltaremos (Gn 3, 19). O gesto da imposição das cinzas sobre as cabeças é forte, e mostra que, sem Deus, nada somos. Com a chegada da Páscoa ressurgimos em Cristo do pó, da morte, do pecado, para uma vida nova com o Senhor. O jejum e a abstinência fazem parte deste período. Mas, não é somente sobre abster-se de carne, como é de costume e recomendado na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. Também é possível realizar um jejum espiritual de tudo aquilo que nos afasta de Deus e nos aproxima do pecado. Voltando-se para o alto e para dentro de si, pela oração, e buscando o diálogo com Deus, chega-se a uma comunhão mais profunda com Ele. Assim, a oração deve ser intensificada, na intenção de bem viver o espírito da Quaresma. Este também é tempo de caridade. Olhar para a necessidade do irmão e transformar a oração em ação concreta, é caminho para conversão do coração, tornando também o homem, capaz de misericórdia.

4

(...) é possível realizar um jejum espiritual de tudo aquilo que nos afasta de Deus e nos aproxima do pecado.


JORNAL DO SANTUÁRIO| FEVEREIRO | 2020

Jornada quaresmal O Santuário Sagrado Coração de Jesus está promovendo uma jornada quaresmal para aproximação de Deus nas redes sociais. Durante todo o período, serão publicadas informações baseadas no livro 40 dias de Oração e Libertação, da irmã Zélia. O desafio proposto por ela consiste em uma oração, a reza dos 40 Pai-nossos precedidos por um oferecimento e a meditação de um texto bíblico. Nas redes sociais, os posts se concentrarão num versículo bíblico da oração do dia, além da sugestão de um jejum e uma oração final. As publicações serão feitas sempre às 4h, sendo recomendado que o fiel inicie o dia participando dessa jornada. Caso não consiga cumprir todos os desafios, tente se concentrar por nove dias ou, até mesmo, durante a Semana Santa, que antecede a Páscoa.

O livro está disponível na Livraria do Santuário por R$ 20. Também é possível comprar o livro virtual pelo site avemaria.com.br. Haverá sorteio de um exemplar nas redes sociais do Santuário. Siga @santuarioscj e fique por dentro das regras da promoção.

5


JORNAL DO SANTUÁRIO| FEVEREIRO | 2020

SANTUÁRIO

Seja bem-vindo, Padre Sebastião! Por Eva Croll Moy Nascido em Florianópolis, Pe. Sebastião Pitz, scj, é o vigário paroquial que passa a atuar no Santuário Sagrado Coração de Jesus em 2020. Ele tem 67 anos de idade e 38 anos de vida sacerdotal. Já atuou como missionário, formador e vigário paroquial no Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Pará e Santa Catarina. Pe. Sebastião tem muita história para contar e, com certeza, muito a contribuir para nossa comunidade, que o recebe com muita alegria. Conheça um pouco mais da sua trajetória espiritual na entrevista a seguir.

Jornal do Santuário: Em 2021, o senhor completa 40 anos de vida sacerdotal. O que destaca da sua caminhada até aqui? Pe. Sebastião Pitz: Destaco a experiência missionária, pois foi muito enriquecedora. Parti em missões para a Lituânia, no leste europeu, em 1996. Em 1997, fiz preparação em Roma para, em 1998, ir para a Índia, onde trabalhei com a formação de noviços por dez anos. Mas destacaria também o trabalho pastoral do qual participei na Paróquia São Judas Tadeu, um grande santuário em São Paulo. Essa experiência poderá me ajudar também agora, em Joinville. JS: De que forma acredita que sua experiência como formador enriquece sua atuação como vigário? PSP: A experiência enriquece, pois, nesse processo, estamos formando o melhor de nós mesmos também. Acredito que irá me ajudar a contribuir ainda mais para a formação espiritual dos que mais necessitam. JS: A peregrinação por diversas paróquias diferentes contribui para a atuação do sacerdote junto às comunidades? Por quê? PSP: Sim. A peregrinação por diversas paróquias e até mesmo casas de formação me ajudou na forma como percebo hoje a Igreja, o povo de Deus, as diversas pastorais e, principalmente, a necessidade que as pessoas têm de acompanhamento espiritual. Acredito que, no Santuário, por meio de confissões e aconselhamentos, poderei contribuir nesse sentido, pelo trabalho que venho realizando já há alguns anos. JS: O que espera da interação com a comunidade do Santuário? PSP: Espero poder contribuir naquilo que a paróquia mais espera de mim. Também estou muito feliz pelas companhias que vou ter: juntamente com os padres Anísio e Helton, espero fazer um bom trabalho em equipe, do jeito que o Santuário e Joinville merecem. O novo vigário será acolhido no domingo, 9 de fevereiro, na celebração das 9h30. Prestigie!

6


JORNAL DO SANTUÁRIO| FEVEREIRO | 2020

ESPIRITUALIDADE

Campanha da Fraternidade 2020 Por Agência Arcanjo

“Não se pode viver a vida passando ao largo das dores dos irmãos e irmãs”, diz um trecho do texto-base. Ver, sentir compaixão e cuidar são os verbos de ação que irão conduzir este tempo quaresmal. Para isso, convida que cada pessoa, cada grupo pastoral, movimento, associação e o Brasil inteiro, motivados pela Campanha da Fraternidade, possam ver fortalecida a revolução do cuidado, do zelo, da preocupação mútua e, portanto, da fraternidade. Fonte: Portal CNBB

#Aconteceu

Para o ano de 2020, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida, pela Campanha da Fraternidade, a um olhar mais atento e detalhado para a vida. Assim, apresenta o tema “Fraternidade e vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). Fraternidade é a essência do Evangelho. Ela inspira o sonho de um mundo em que tudo seja cuidado com respeito e amor. Hoje, nos deparamos com uma realidade em que muitos estão carentes de expectativas. Mas a vida necessita de cuidados e cada um de nós é convidado a ser fraterno com ações concretas. Primeiro, é necessário abrir os olhos e ver as diversas chagas que afligem a vida, a banalização do mal e a perda do verdadeiro sentido do viver. Neste contexto, o papa Francisco nos convida a transpor a realidade da indiferença. Esse ato de compaixão é a própria linguagem divina que clama por justiça e solidariedade. Temos o compromisso, como cristãos, de assumirmos a promoção e a defesa da vida, lembrando que ela é um presente de Deus e deve ser cuidada. A nossa missão é a missão de Jesus: fazer com que todos tenham vida, e a tenham em plenitude. A CNBB afirma que a Campanha da Fraternidade será uma motivação para olhar as diversas realidades, questionando a respeito do sentido que, na prática, se atribui à vida nas suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.

Benção do presépio durante a missa da vigília de Natal

Celebração da missa devocional na 1º sexta-feira de janeiro, com benção dos objetos

Presença dos religiosos que serão ordenados diáconos e sacerdotes em 2020

Aparelho Auditivo O Lyric é o aparelho auditivo totalmente invisível e resistente a água. Você não precisa trocar pilhas, não requer manutenção e você o utiliza 24 horas por dia. Rua Anita Garibaldi, 164 - Joinville/SC 0800.052.9191 | 47 9 9966.2034 www.digsom.com.br /clinicadigsom

@clinicadigsom

Conheça o Lyric na DigSom

7


Edna, Paulo e Carolina Floriano “Sempre viemos ao Santuário. Mas nessa noite, em especial, viemos celebrar o Natal em família.”

Missas no Santuário • Segunda-feira: 19h30 (pelos falecidos) • Terça-feira: 19h30 (pelas intenções do rádio e da internet) • Quarta-feira: 16h (pelos enfermos) e 19h30 (pelas famílias) • Quinta-feira: 7h e 19h30 • Sexta-feira: 7h, 12h30 e 19h30

Valdinei, Lucimeri, Jonathan, Tainá, André, Lindiana e Carlos “Semana sem missa é semana sem graça. Viemos aqui receber a graça para a semana que está começando.”

Michel, Mariana e Isabela Pereira “Nós recebemos nossos sacramentos aqui e também batizamos nossa filha. Hoje, também renovamos nosso batismo.”

Frater Rodrigo Bento e família “Sou de Guaramirim e estou fazendo um curso em preparação aos votos perpétuos. Nessa passagem por Joinville, convidei meus familiares para participar da celebração.”

Mostre seus conhecimentos sobre a Quaresma, preenchendo a cruzadinha:

• Sábado: 7h e 19h • Domingo: 6h30, 8h, 9h30, 11h30, 17h e 19h • 1ª sexta-feira do mês: 7h, 12h30, 16h e 19h30

O Jornal do Santuário é uma publicação do Santuário Sagrado Coração de Jesus, sob responsabilidade do Pe. Léo Heck, scj Rua Inácio Bastos, 308 Bucarein - Joinville/SC 47 3455-2204 www.santuarioscj.com.br

Produção

1 2

SUGESTÃO DE CONTEÚDO: redacao@agenciaarcanjo.com.br www.agenciaarcanjo.com.br facebook/agenciaarcanjo 47 3227-6640

5

DIAGRAMAÇÃO: Mari Denegredo

6

EDIÇÃO: Aline F S Oliveira

7

REVISÃO: Luísa Borges JORNALISTA RESPONSÁVEL: Rayana Borba (DRT/SC 3809)

8

Resposta: 1 – quarenta 2 – jejum 3 – cinzas 4 – deserto 5 – pecados 6 – Pøscoa 7 – Ramos 8 – pecadores

1. A Quaresma dura quantos dias? 2. Uma das atitudes que devemos ter durante a Quaresma « o j... 3 3. A Quaresma come≈a na Quarta-Feira de c... 4 4. Onde Jesus passou 40 dias e 40 noites jejuando? 5. Durante a Quaresma, devemos nos arrepender de todos os nossos p... 6. A ressurrei≈¡o de Jesus « comemorada no Domingo de P... 7. A Quaresma termina no Domingo de R... 8. Na Quarta-feira de Cinzas, recebemos a cinza em nossa testa para reconhecer que somos p...

COLABORAÇÃO: Eva Croll, Jouber Castro e Jacqueline Freudenborg TIRAGEM: 2.600 exemplares IMPRESSÃO: Gráfica Volpato

Profile for Agência Arcanjo

Jornal do Santuário - Fevereiro de 2020  

Jornal do Santuário - Fevereiro de 2020  

Advertisement