__MAIN_TEXT__

Page 1


M E N S A G E M D O PÁ R O C O P E . H É L I O F E U S E R , S C J

O PREÇO DE NOSSA SALVAÇÃO Julho, mês do sangue que é o “preço de nossa salvação”. A Festa do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor é no primeiro domingo, mas sua devoção acontece durante todo mês de julho. O sangue de Cristo tem espaço especial em nossa vida cristã, está presente na Eucaristia e é remissão dos pecados humanos. São João Batista apresentou Jesus ao mundo dizendo: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29). Sem o sangue desse cordeiro não há salvação. São Pedro ensina que fomos resgatados pelo sangue do cordeiro de Deus mediante “a aspersão do seu sangue” (1 Pd 1,2). “Porque vós sabeis que não é por bens perecíveis, como a prata e o ouro, que tendes sido resgatados da vossa vã maneira de viver, recebida por tradição de vossos pais, mas pelo precioso sangue de Cristo, o cordeiro imaculado e sem defeito algum, aquele que foi predestinado antes da criação do mundo” (1 Pd 1,19). O sangue de Cristo representa a Sua vida humana e divina, de valor infinito, oferecida à justiça divina para o perdão dos pecados de todos os homens, de todos os tempos e lugares. “Isto é meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados” (Mt 26,28). Em cada missa, a Igreja renova, atualiza e eterniza esse sacrifício expiatório pela redenção da humanidade. Em média, quatro vezes por segundo essa oferta divina sobe ao céu em todo o mundo, nas missas.

MISSAS MATRIZ SÃO SEBASTIÃO Segunda-feira: 19h Terça-feira: 19h Quarta-feira: 7h e 15h30 Quinta e sexta-feira: 19h Sábado: 19h Domingo: 7h, 9h30 e 19h Primeira sexta-feira do mês: 7h, 15h30, 19h e 23h COMUNIDADE SÃO LUÍS GONZAGA Sábado: 19h | Domingo: 10h COMUNIDADE RAINHA DA PAZ Sábado: 17h30 Domingo: 9h30 Dia 25 de cada mês: 19h30 (quando cair durante a semana) COMUNIDADE SÃO BENEDITO Sábado: 17h30

Esse sangue está presente na Eucaristia: corpo, sangue, alma e divindade de Jesus. “O cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo? Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim. Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor” (I Cor 10,16-27). Assim, o Sangue do Senhor nos libertou do pecado, da morte eterna e da escravidão do demônio. Com o Seu sangue, Cristo nos resgatou, fez de nós um povo Seu: “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue” (At 20,29). “Por esse motivo, irmãos, temos ampla confiança de poder entrar no santuário eterno, em virtude do sangue de Jesus” (Hb 10,19). Pelo sangue derramado que Ele venceu e se tornou Rei e Senhor: “Está vestido com um manto tinto de sangue, e o Seu nome é verbo de Deus. Um nome está escrito sobre o seu manto: Rei dos reis e Senhor dos Senhores” (Ap 19,13-16). Depois de termos vivido toda história da salvação, paixão, morte e ressureição, também fomos enviados pelo espírito de Deus e agora queremos neste mês de julho reconhecer e viver, o sangue que nos lavou e nos salvou: o preciosíssimo sangue de Jesus.

COMUNIDADE N. SRA. DO ROSÁRIO Domingo: 8h30 Dia 11 de cada mês: 19h terço e em seguida celebração EXPEDIENTE DA SECRETARIA MATRIZ SÃO SEBASTIÃO Segunda-feira: 13h às 18h Terça a sexta-feira: 7h30 às 18h (sem fechar para almoço) Sábado: 8h às 11h COMUNIDADE SÃO LUÍS GONZAGA Terça a sexta-feira: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h30 Sábado: 8h às 11h COMUNIDADE RAINHA DA PAZ Segunda-feira: 13h às 17h30 Terça a sexta-feira: 8h às 11h30 e 13h às 17h30 2º e 4º sábado do mês: 8h às 11h

2 . E D I TO R I A L | R E V I S TA S Ã O S E B A S T I Ã O

COMUNIDADE SÃO BENEDITO Temporariamente na Secretaria da Matriz COMUNIDADE N. SRA. DO ROSÁRIO Temporariamente na Secretaria da Matriz ATENDIMENTO DOS PADRES (confissão, orientação espiritual e bênção de objetos) MATRIZ SÃO SEBASTIÃO Terça, quarta e sexta-feira: 8h às 11h30 e 13h30 às 17h30 Quinta-feira: 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30 Sábado: 8h às 10h30 COMUNIDADE SÃO LUÍS GONZAGA Quinta-feira: 15h às 17h30 COMUNIDADE RAINHA DA PAZ Quinta-feira: 14h às 17h


COMEMORAÇÃO PE . DIOMAR ROMANIV, SCJ

(HOMILIA DE 15 DE JUNHO DE 2018)

ANIVERSÁRIO DA DEDICAÇÃO DA IGREJA MATRIZ Ouvimos na primeira leitura que Elias foi ao Encontro do Senhor. Veio o vento, terremoto e fogo, mas o Senhor não estava neles; depois ouviu o murmúrio de uma leve brisa. Vento, terremoto e fogo são símbolos da agitação e do barulho, onde não se encontra Deus. Vivemos numa sociedade barulhenta, agitada e somos convidados a descobrir o lugar da brisa suave, do silêncio, onde podemos, de fato, encontrar Deus. Esta igreja é para nós o lugar do encontro com Deus, saindo da agitação da vida (trânsito, trabalho, comércio etc) e adentrando ao silêncio deste templo que nos conduz a Deus. Quando entramos na igreja, Deus nos pergunta, como perguntou a Elias: “que fazes aqui?” (1Rs 19,13) e nossa melhor resposta é repetir o refrão do salmo: “Senhor, é vossa face que eu procuro” (Sl 26,8). De fato, celebrar o aniversário da dedicação da igreja Matriz é recordar que aqui a comunidade se reúne para encontrar a face de Deus. Como? Ouvindo a Palavra de Deus. Rezando em comum. Frequentando os sacramentos. Celebrando a Eucaristia. Naquela noite de 15 de junho de 2012, esta igreja foi aspergida com água benta, ungida e incensada: - Aspergida, lembrando do batismo pelo qual, lavados em Cristo nos tornamos templos do Espírito Santo.

INSPIRAÇÃO

- Ungida, isto é, dedicada toda inteira para celebrar o culto cristão. - Incensada para se tornar casa de oração e cada fiel incensado ser um altar espiritual. Assim, nesta igreja dedicada, a Comunidade renascida na mesma fonte batismal e alimentada na mesa comum, cresce e forma um tempo espiritual, onde nossos olhos e nossas mãos (cf. Mt 5,29) são purificados para não vivermos no pecado e um dia sermos jogados no inferno, mas para chegarmos à Jerusalém celeste, onde “veremos para sempre a bondade do Senhor” (Sl 26,13). Que São Sebastião, cuja relíquia se encontra depositada no altar desta igreja, interceda por cada fiel que frequenta este templo dedicado ao Senhor!

AGÊNCIA ARCANJO

SÃO PEDRO E SÃO PAULO: PILARES DA IGREJA Costumamos dizer que as colunas da Igreja são os apóstolos São Pedro e São Paulo. No último dia 29 de junho celebramos a solenidade desses dois pilares da Igreja. Pedro e Paulo são a representação verdadeira da Igreja de Cristo, que dialoga, evangeliza e chega a um único objetivo: falar de Cristo aos povos, anunciar. Pedro se tornou espelho para os dirigentes da Igreja de Deus; Paulo, um exemplo de profundo amor a Deus e apóstolo missionário. Pedro era pescador, foi um dos doze apóstolos, recebeu o chamado do Senhor para exercer sua profissão em uma nova modalidade: ser pescador de homens. Desanimado no momento terrível da condenação e agonia de Jesus, chegou à negação do Senhor. Mas, depois de sua ‘conversão total’ a Jesus, o mesmo faz com que receba o abraço da misericórdia.

Jesus confiou a ele a Sua Igreja: “Porque tu és Pedro e sobre esta pedra eu edificarei a minha Igreja”. Paulo, por sua vez, foi o pioneiro das escrituras sobre Jesus, embora não o tenha conhecido pessoalmente. Paulo é a expressão dos que conhecem a Cristo tardiamente, mas se voltam para Ele de todo o coração. Paulo é o apóstolo destemido, missionário dos povos e grande comunicador. Em suas cartas é notória a força de sua paixão por Cristo, o desejo de que sua mensagem atinja toda a terra e todas as culturas. Foi ele, também, mensageiro da Igreja. Homem fiel, que anunciou acima de tudo os valores do Reino, a conversão e, consequentemente, o amor (cf. 1Cor 13,13). Assim como Pedro, ele experimentou o processo de conversão e passou de perseguidor a seguidor de Jesus (cf. At 9,1-3; Gl 1,11-13).

3 . I G R E J A | R E V I S TA S Ã O S E B A S T I Ã O


Jaraguá do Sul completou este ano 85 anos de emancipação político-administrativa. Mas, a história da sua colonização começou muito antes. São 143 anos, comemorados no dia 25 de julho. Emílio Carlos Jourdan, engenheiro e coronel honorário do Exército Brasileiro encerrou a demarcação de terras na região em 1876. A colonização começou com o auxílio de 60 trabalhadores que cultivavam cana-de-açúcar, constituindose ali um engenho de cana, serraria, olaria, engenho de fubá e mandioca. Jaraguá do Sul é um vale verde cercado por montanhas cobertas de matas, onde se destaca o Morro Boa Vista, com 923 metros de altura, estrategicamente situado como um exuberante pano de fundo e cartão-postal da cidade. Com uma população de mais de 174 mil habitantes, a cidade é um dos principais parques fabris de Santa Catarina, importante polo econômico e de exportação. São mais de mil indústrias de pequeno, médio e grande porte, que fabricam os mais variados produtos, principalmente dos setores de metalmecânica, malhas, confecções, móveis, chapéus, gêneros alimentícios, essências, cosméticos, além de componentes eletrônicos e informática. Jaraguá do Sul cresce pela força empreendedora de seus habitantes, que nunca esquecem suas raízes, que valorizam o que foi construído pelos antecessores e perpetuam seus ensinamentos. A descendência de sua população - alemã, negros, italianos, húngaros e poloneses - tem uma forte contribuição na formação cultural e religiosa da cidade. A fé é uma marca dos moradores de Jaraguá do Sul. São pelo menos seis as principais religiões/crenças que se tem registro na cidade:

Igreja Católica Ao todo, a Igreja Católica tem 20 comunidades ligadas às sete paróquias na cidade. Segundo o IBGE, há mais de 100 mil católicos apostólicos romanos em Jaraguá do Sul. Igreja Evangélica O Conselho dos Pastores Evangélicos de Jaraguá do Sul (Copase) tem 80 igrejas evangélicas pentecostais e neopentecostais registradas. Segundo o IBGE, quase 37 mil munícipes são evangélicos. Já a Igreja Luterana conta com 40 comunidades em Jaraguá do Sul. Estima-se que há 30 mil luteranos na cidade. Budismo O budismo tem uma sede comunitária em Jaraguá do Sul, localizada no bairro Ilha da Figueira. Aproximadamente 40 famílias praticam o budismo no município. Espiritismo Há três centros espíritas em Jaraguá do Sul. O IBGE estima que 782 pessoas sejam praticantes do espiritismo na cidade. Umbanda Estima-se que hajam 28 terreiros de Umbanda na cidade. Fonte: OCP News e Prefeitura de Jaraguá do Sul

ROTA TURÍSTICA RELIGIOSA Os pontos de turismo religioso de Jaraguá do Sul agora fazem parte de um pacote de viagens em uma agência de Curitiba (PR). A novidade veio após um evento promovido pela Prefeitura, onde 11 empresas especializadas conheceram o potencial da cidade. Intitulado “Rota Jaraguá do Sul da Fé”, o material produzido pela agência curitibana aponta algumas paradas obrigatórias do roteiro desta forma: • • • • • •

Igreja da Comunidade N. Sra. do Rosário e Gruta Nossa Senhora de Lourdes Chiesetta Alpina – monumento à fé do imigrante alpino Igreja Luterana Apóstolo Pedro Igreja e Gruta Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Capela Santo Estevão – comunidade húngara Noviciado N. Sra. de Fátima


JARAGUÁ DO SUL NA VISÃO DOS SEUS MORADORES Convidamos moradores de cada comunidade a darem um depoimento sobre Jaraguá do Sul. Inspirados pela própria trajetória na cidade, cada um traz sua percepção sobre as mudanças ao longo dos anos e como se sentem vivendo em Jaraguá do Sul.

DONATILIA DE SOUZA ORTIZ - 79 ANOS (COMUNIDADE SÃO BENEDITO)

“Vivo aqui há 40 anos. Vim para cá com meus 15 filhos e hoje só tenho a agradecer a esse povo acolhedor e muito trabalhador. Jaraguá do Sul é uma boa cidade para se morar, nos recebeu de braços abertos. Passei minha infância trabalhando na roça, me mudei para Jaraguá em busca de uma vida melhor. Em quatro décadas vi o desenvolvimento da cidade, há muitas indústrias, comércios e houve avanços significativos na área agrícola”.

JOSÉ ALCIDES LIESENBERG - 62 ANOS (COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO)

“Nasci em Jaraguá do Sul. Percebo que não apenas nossa cidade cresceu, mas também o Rio Molha. Na minha opinião, o que fez o bairro evoluir foi a construção do asfalto, da escola, e da Unidade Básica de Saúde”.

ANDRÉ SOTORIVA - 30 ANOS (COMUNIDADE NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZ)

“Sinto-me acolhido e sou grato a Deus por me fazer filho desta terra. Um lugar tranquilo e inspirador. No entanto, não podemos fechar os olhos para as mazelas que existem, e que nem sempre estão ao alcance dos nossos olhos”.

SEBASTIÃO OLIVEIRA - 64 ANOS (MATRIZ SÃO SEBASTIÃO)

“O tempo passa e as lembranças não se vão com o tempo. Cheguei a Jaraguá em 1981, os desafios foram muitos, mas Deus sempre esteve me amparando e cuidando em cada passo. Neste tempo eu participava ativamente no movimento RCC, um grupo de pessoas que me ajudou a superar a saudade da casa da mãe em Curitiba (PR). Hoje me considero um filho adotivo de Jaraguá do Sul, cidade onde constitui uma empresa e uma bela família há mais de 37 anos”.

EDUARDO MEIRA DO NASCIMENTO - 33 ANOS

COMUNIDADE SÃO LUÍS GONZAGA “Jaraguá do Sul tem e sempre terá um papel relevante na minha história. Vim para cá com o intuito de trabalhar, atraído pela grande oferta de emprego que a cidade oferece e já conquistei mais do que havia sonhado. E o mais importante foi descobrir Deus, por isso, Jaraguá do Sul para mim é uma terra santa”.


APOIO

PA S C O M

PASTORAL DA SOBRIEDADE A Pastoral da Sobriedade representa uma ação concreta da Igreja que evangeliza pela busca da sobriedade como um modo de vida. No Brasil teve início em 1998 e na Paróquia São Sebastião foi fundada em 10 de novembro de 2003. A Pastoral da Sobriedade é alicerçada na “Terapia do Amor”, tratando de problemas como álcool, drogas, cigarro, depressão, pânico, ansiedade, ciúme, compulsão, desânimo, relacionamento familiar, jogos, internet, impaciência e outras dependências. Apresenta o Programa de Vida Nova, desenvolvido pelo Grupo de Partilha toda segunda-feira, das 19h às 21h, em nossa Paróquia, sempre baseado nos 12 passos, fundamentados na Palavra de Deus. A Pastoral da Sobriedade já realizou mais de 41 mil atendimentos ao longo de 16 anos. Anualmente proporciona aos agentes: abastecimento espiritual, formação permanente e capacitação para novos agentes. Em 2011, a Pastoral da Sobriedade da Paróquia São Sebastião sediou o “Congresso Sul Brasileiro” com a participação de 13 estados brasileiros. Durante 8 anos participamos assiduamente do “Acampamento da Pastoral da Sobriedade” na Canção Nova – evento nacional. Ações extras: -Semana Nacional contra Drogas (19 a 26 de junho) DOAÇÃO

-Semana da Vida e Dia do Nascituro (1º a 8 de outubro) -Marcha do Silêncio (3º domingo de novembro) -Visitação às famílias -Casa de Apoio Pe. Aloisio – 1º sábado do mês -Associação Beneficente Novo Amanhã: semanalmente -Reunião de Avaliação mensal: com Novena da Piedade Redentora de Cristo – Dezena do terço pelas vocações sacerdotais e religiosas – e texto Bíblico para partilhar., -Projeto Prevenção: nasceu como uma necessidade de se trabalhar junto às crianças, adolescentes e à família questões ligadas à Valorização da Vida. A verdadeira educação acontece por meio do AMOR, do RESPEITO, da DEFESA e PROMOCÃO DA VIDA.

PE. HÉLIO FEUSER

PARÓQUIA REALIZA CAMPANHA DA SOLIDARIEDADE Se procurarmos nos dicionários, encontraremos várias definições de solidariedade. “Mas, “para pensá-la em um contexto eclesial, talvez valha a pena partirmos da definição que o Catecismo nos concede: “A solidariedade é uma virtude eminentemente cristã que pratica a partilha dos bens espirituais, mais ainda que dos materiais”. A solidariedade é a maior prova de fé e, por isso, ela é a base da maioria das religiões. O amor solidário pode transformar vidas, tanto de quem recebe quanto de quem doa. Doar para os que mais precisam não é tarefa difícil. Todos os cristãos são capazes de praticar essa ação e dar seu testemunho de fé, já que foram criados à imagem de Deus. Esta é uma forma de viver o amor e, assim, fazer entrar luz no mundo. Solidariedade, nada mais é, do que a condição de quem é solidário. Se você procurar esta palavra nos dicionários, verá que ela está relacionada à existência de responsabilidade recíproca ou interesse comum. Como temos consciência que solidariedade esta ligada ao amor ao próximo, próprio do ser cristão, estamos convidando todos os paroquianos para fazermos nossa obra de amor solidária com a Campanha da Solidariedade.

Todo primeiro fim de semana do mês você é convidado a fazer este gesto trazendo alimentos para os necessitados. Seja solidário, faça também sua doação! “Há mais felicidade em dar do que em receber” (At 20,35) é isto que palavra de Deus nos ensina. Faça seu gesto, seja solidário, faça sua obra de solidariedade, e Deus te dará a recompensa.

6 . A Ç Ã O PA S TO R A L | R E V I S TA S Ã O S E B A S T I Ã O


#Formação

Aconteceu nos dias 25 e 26 de maio o 13º Eis-me aqui.

#Coroação No dia 31 de maio aconteceu a coração de Nossa Senhora na Matriz São Sebastião.

#Onda

A 9ª edição do Onda reuniu adolescentes de 11 a 14 anos em um retiro na Matriz São Sebastião, em 9 de junho.

#Procissão A celebração da presença de Jesus na Eucaristia tomou as ruas de Jaraguá do Sul. Inúmeros fiéis acordaram cedo para preparar os tapetes e participar da celebração de Corpus Christi, no dia 20 de junho.

#Celebração A Comunidade São Luís Gonzaga celebrou com festa seu padroeiro nos dias 15 e 16 de junho.

#Palestra No dia 2 de junho, a comunidade de Jaraguá do Sul recebeu a Irmã Zélia para uma formação sobre a força da Eucaristia e do Rosário.

7 . A C O N T E C E U | R E V I S TA S Ã O S E B A S T I Ã O


PROGRAME-SE

Assim como você visita um amigo e é recebido com alegria, na Igreja, que é a Casa de Deus, Jesus está sempre pronto para receber Seus amigos. Procure no caça-palavras o que podemos fazer na Igreja e que deixará Deus feliz.

CATEQUESE EM PREPARAÇÃO PARA O BATISMO PAIS E PADRINHOS MATRIZ

6 e 7 de agosto | 19h30 às 21h30 Local: Auditório São José Inscrições na Secretaria Vagas limitadas CATEQUESE EM PREPARAÇÃO PARA O BATISMO PAIS E PADRINHOS NA COMUNIDADE SÃO LUÍS GONZAGA

9 e 11 de julho | 19h30 às 21h30 Inscrições na Secretaria da Comunidade Vagas limitadas ESCOLA DE TEOLOGIA PARA LEIGOS

Toda terça-feira | 19h30 às 21h30 Local: Auditório do Salão Cristo Rei Mensalidade: R$ 30 Inscrição no local Tema de julho: Teologia do Laicato Assessor: Paulo Henrique de Oliveira

ORAÇÃO LOUVOR RESPEITAR SILENCIAR AGRADECER

ENCONTRO DE NAMORADOS

20 de julho | 13h às 22h Local: Matriz Inscrições e informações na Secretaria paroquial

AVISOS MENSAIS CELEBRAÇÃO DOS 107 ANOS DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO

31 de julho | 19h

MISSA COM AS CRIANÇAS

3 de agosto | 15h | Matriz

REDAÇÃO Taty Feuser

Este informativo é uma publicação sob responsabilidade do Pe. Hélio Feuser, scj e Pascom da Paróquia São Sebastião, situada na Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 632 Centro - Jaraguá do Sul/SC - (47) 3371-0321

DIAGRAMAÇÃO Giovana Melo Lapa SUGESTÃO DE CONTEÚDO redacao@agenciaarcanjo.com.br www.agenciaarcanjo.com.br facebook.com/agenciaarcanjo (47) 3227-6640

REVISÃO Larissa Graça IMPRESSÃO Gráfica Sbardelatti TIRAGEM 2.000 exemplares

Profile for Agência Arcanjo

Revista São Sebastião - Julho de 2019  

Revista São Sebastião - Julho de 2019  

Advertisement