Page 1

3

6 EMPREENDEDOR TAMBÉM TEM FÉ E PASTORAL

7 PRINCIPAIS EVENTOS DA FESTA DO PADROEIRO

DÍZIMO E OFERTA: QUAL A DIFERENÇA?


JORNAL DO SANTUÁRIO| JULHO | 2019

INICIAL

PALAVRA DO PÁROCO

Um novo Jornal do Santuário

Eventos do mês MISSA DE LOUVOR 25 de julho | 19h30

Por Pe. Léo Heck, scj

MISSA DOS AVÓS (CATEQUESE) 26 de julho | 16h

Certamente você já se deu conta da mudança no nosso jornal. Ele agora está mais leve, prático e harmonioso. O formato lembra mais uma revista e a distribuição dos assuntos permite uma leitura agradável. O novo Jornal do Santuário teve boa aceitação, é bem prático, menos custoso e manteve sua maior finalidade: formar e informar os devotos do Coração de Jesus. O mais importante para nós é que ele comunique e respire a vida da Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus. De um lado, somos a matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, com os nossos paroquianos. Contudo, há 19 anos, somos santuário diocesano. A vocação e missão de um santuário é diferente da finalidade e da missão de uma paróquia. Infelizmente, a maioria dos santuários, Brasil afora, conjugam paróquia e santuário. Ser paróquia-santuário continua sendo um grande desafio. Temos uma importante missão no coração de Joinville. Acredito que, com o passar dos anos, seremos cada vez mais santuário e menos paróquia. Já é nossa característica acolher bem a todos. O Santuário tem um valor simbólico muito grande. Ele cultiva um carisma próprio, como lugar do encontro da pessoa com o Coração misericordioso de Jesus. Aqui vamos ao encontro do Coração que pulsa de amor por todos nós. É onde o peregrino vem saciar sua fome e sede de Deus, buscar alívio para suas dores, conforto e reconciliação para seus fracassos, coragem e força para continuar sua jornada. Santuário é o lugar da escuta, da palavra, dos sacramentos, especialmente da Confissão e da Eucaristia. Lugar de bênção e recuperação das forças. As paredes de um santuário escondem muitas lágrimas, súplicas e conversões. Ele é o espaço sagrado onde o peregrino encontra, no silêncio e na contemplação, um novo sentido para a sua vida. Seja sempre bem-vindo!

7ª promessa do Sagrado Coração de Jesus As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas

Por Pe. Joãozinho, scj

12 PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

2

A tibieza é uma doença espiritual. Um remédio pode ser a espiritualidade e a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

MISSA DO EMPREENDEDOR 30 de julho | 19h30 ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) 26, 27 e 28 de julho Inscrições na Secretaria Paroquial ou pelos telefones 99152-6796 (Junior) ou 98418-1174 (Cátia) ENCONTRO DE NOIVOS 3 de agosto | 14h Inscrições na Secretaria Paroquial RETIRO QUERIGMÁTICO 3 e 4 de agosto Inscrições na Secretaria Paroquial ESCOLA COMARCAL DE TEOLOGIA CATÓLICA PARA LEIGOS A partir de 1º de agosto Inscrições na Secretaria Paroquial

Memórias

Pe. Aloísio, servo de Deus

“ Se alguém te obrigar a andar mil passos com ele, anda dois mil. Se alguém te tirar a capa, entrega-lhe também o manto. Se ficarmos só no limite da obrigação não seremos felizes. É preciso fazer mais, doar-se mais, amar mais. Eis o segredo.”


JORNAL DO SANTUÁRIO| JULHO | 2019

Foto: Fabiano Espíndola

GERAL

A fé e o empreendedorismo As empresas têm percebido que empreender com os pilares religiosos deixa os colaboradores e proprietários mais felizes. Isso porque, quando se têm crises a enfrentar, a fé aprimora a coragem de buscar novos rumos e a esperança de uma melhora significativa nos processos. A religião constitui um aspecto alternativo e que exerce significativa influência sobre o processo empreendedor. Ela surge como uma formação que ensina ao empresário como lidar com seus problemas, sempre pautado pela fé, cujos

Por Andreia Ávila, coordenadora da Pastoral do Empreendedor

objetivos e subjetivos se relacionam e se entrecruzam. A Pastoral do Empreendedor do Santuário Sagrado Coração de Jesus conta com mais de 60 empresários de diferentes segmentos. Neste contexto, percebemos que para buscar Deus, o empresário não precisa estar em crise ou em processo de falência. As empresas bem-sucedidas também procuram a Pastoral para fortalecer a sua fé e viabilizar a construção de uma cultura empresarial de renovação e amor ao próximo.

Programe-se! A Pastoral do Empreendedor estará em retiro em 18 de agosto, a partir das 8h30, no Vila Verde Espaço Rural (Estrada Canela, 1465). O encontro custa R$ 65 e contará com a participação do fundador da Pastoral do Empreendedor, frei Rogério Soares. Inscrições na Secretaria Paroquial.

23.6.2019 | Rafael e Ana Rossa

O QUE ME TROUXE AQUI?

“Agradecer pela fé da nossa filha Catarina, que sempre nos pede o ‘coração tum tum’”.

23.6.2019 | Juliê Santana

“Vim pedir a graça de um novo emprego”.

3


CENTRAL

JORNAL DO SANTUÁRIO| JULHO | 2019

Por Agência Arcanjo, com colaboração de Rayana Borba O Apostolado da Oração completará 175 anos em 2019. E, há 100 anos está presente na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. A pastoral é composta por leigos que buscam a santificação pessoal e a evangelização, rezando diariamente pelas intenções do Papa ao Sagrado Coração de Jesus. Nasceu num colégio da Companhia de Jesus na França, que é a congregação jesuíta da qual papa Francisco faz parte. Na ocasião, o padre Francisco Gautrelet fez uma conferência com os estudantes, explicando como colaborar para a salvação dos homens. Podiam fazêlo, sem interromper os estudos, oferecendo apostolicamente suas orações, sacrifícios e trabalhos. Para difundir a ideia, o próprio Pe. Gautrelet propôs a criação do Apostolado da Oração, aprovado pelo bispo de Le Puy. Em 1849, alcançou as primeiras indulgências do papa Pio 9º. Em 2014, o papa Francisco aprovou o documento de recriação do Apostolado da Oração, mudando o nome para “Rede mundial de oração do papa”, sendo o Apostolado da Oração um dos modos de participação nesta rede. A pastoral é composta por fiéis que há muitos anos se dedicam à devoção e à oração ao Sagrado Coração de Jesus. Gerci de Oliveira, por exemplo, tem 90 anos, dos quais 70 são no movimento. A trajetória começou ainda em São Francisco do Sul, onde nasceu. Quando se mudou para Joinville, escolheu a Paróquia Sagrado Coração de Jesus para manter sua devoção. “Eu venho todas as primeiras sextas-feiras do mês, comungo e me confesso”, conta, abraçada na fita acetinada vermelha que representa o amor de Cristo e caracteriza os membros do Apostolado da Oração: “Eu confio no Sagrado Coração de Jesus”.

4

Faz 25 anos que Ladi de Oliveira participa do Apostolado da Oração do Santuário. Aos 72 anos, lembra que a mãe, Andresa Borges, foi coordenadora da pastoral na década de 50. Ela inclusive a acompanhava nas missas. “Minha mãe entrava na igreja carregando a bandeira do Apostolado e cantava alegremente, como hoje eu faço: ‘Coração Santo, Tu reinarás. Do nosso encanto sempre Serás’”, entoa Ladi. Passaram-se os anos. Ladi casou e formou família com o marido e três filhos. Quando ficou viúva, passou a participar do Apostolado da Oração e também da Liturgia. Entre 2004 e 2008, seguiu o exemplo da sua mãe, assumindo a coordenação do Apostolado da Oração. Rosalina de Oliveira, tem 90 anos e é integrante do Apostolado da Oração desde os 23. “Morávamos na Corveta e o Pe. Ambrósio celebrava uma vez por mês lá, dando catequese para as crianças e atendendo os fiéis. Depois do primeiro dia da novena do Sagrado Coração de Jesus, descobri que estava grávida da Maria Salete, a quarta dos 12 filhos. Lembro de rezar muito para não perder nenhum dia da novena”, conta Rosalina. Ela participou todos os meses, completando a novena em junho, quando levou Salete nos braços para ser batizada. “Era 6 de junho de 1952 e ela tinha onze 11 dias. A igreja São Sebastião da Corveta ficava a 7 km da minha casa e íamos de carroça ou a pé. Hoje em dia eu não participo mais dos encontros do Apostolado por conta da idade, mas quero levar minha fita para o céu”, completa Rosalina.


JORNAL DO SANTUÁRIO| JULHO | 2019

CENTRAL

Minha mãe entrava na igreja carregando a bandeira do Apostolado e cantava alegremente, como hoje eu faço: ‘Coração Santo, Tu reinarás. Do nosso encanto sempre Serás’

Maria Salete Siewert, 67 anos, é a filha que Rosalina gerou durante as novenas do Sagrado Coração de Jesus. Ela participa do movimento há mais de 20 anos e é a atual coordenadora paroquial do Apostolado da Oração. “É uma imensa alegria. Jesus carimba a gente, veja a minha história: minha mãe já me trazia no ventre dela para as novenas do Apostolado. Penso que fiquei gravada no coração de Jesus e sempre quis fazer parte desse movimento”, afirma Salete. O que ela não imaginava é que assumiria a coordenação. “Por amor a Jesus a gente vai caminhando a cada dia. Me entrego para Ele diariamente”, explica. As entrevistas foram marcadas por muita emoção e alegria. Comemorar o centenário é muito gratificante para os membros do Apostolado da Oração. “A oração pelo Papa é a oração pela Igreja. Acredito que o Apostolado é um movimento que agrada muito o Coração de Jesus. Quantas bênçãos já foram derramadas sobre as famílias da nossa comunidade e sobre o nosso Santuário nesses 100 anos? A nossa oração contribuiu muito até aqui”, acredita Salete.

Participe! O Apostolado da Oração no Santuário conta com 81 membros, na maioria idosos. Os integrantes se reúnem toda primeira sexta-feira do mês, às 14h. O encontro é preparado a partir da revista “O mensageiro” e guiado pelo Pe. Lucas Scheid, scj. Depois, na igreja, adoram o Santíssimo, encerrando com a missa, às 16h, quando também é oferecida confissão. São fiéis muito engajados na comunidade. “Arrecadamos mensalmente um valor entre os integrantes para contribuir com os eventos do Santuário, como a decoração da Festa do Sagrado Coração de Jesus”, completa Salete.

5


6

Festa do Santuário:

devoção e tradição em comunidade

Fotos: Jacqueline Freudenborg

SANTUÁRIO

JORNAL DO SANTUÁRIO| JULHO | 2019

Por Jouber Castro A Novena e Festa do Sagrado Coração de Jesus é uma tradição centenária em permanente construção. Ano após ano, a comunidade espera ansiosamente o mês de junho para renovar a fé em nove dias de intensa oração, receber os visitantes de todas as partes e experimentar as delícias culinárias de uma boa “festa de igreja”. Veja nas fotos abaixo como foi nossa festa em 2019:

Os fiéis da Paróquia Cristo Ressuscitado abriram a novena falando sobre amor e bondade

Espírito Santo e SCJ: carisma do segundo dia de novena, com a Paróquia Santo Antônio

O terceiro dia da novena contou com a visita da Paróquia Santa Luzia

No quarto dia, bem-aventuranças e os noveneiros da Paróquia São José Operário

Os amigos da Paróquia São Francisco de Assis foram os noveneiros do quinto dia

A visita do sexto dia veio da Comunidade Sagrada Família, ao som das profecias do SCJ

No início da festa gastronômica, cachorro quente e mini-pizzas no salão

A noite de sexta-feira foi aquecida por um buffet de sopas

O show de prêmios lotou o salão na tarde de sábado

Gabriel e Luara conquistaram muitos votos e se tornaram príncipe e princesa da festa de 2019

No domingo, uma bela solenidade marcou o fim da festa

Os voluntários (aqui representados pelo pessoal que preparou o churrasco) novamente deram show de dedicação e carinho


JORNAL DO SANTUÁRIO| JULHO | 2019

Por Ermelinda Pereira

Quando falamos de família dehoniana, temos que reconhecer nosso pai espiritual, Pe. Dehon. Somos irmãos numa mesma espiritualidade. E é a herança deixada por ele que nos caracteriza. O carisma dehoniano é construído pela espiritualidade e pela missão herdada de nosso fundador. A missão não é constituída por atividades específicas, mas pelo projeto de construir o reino do Coração de Jesus na alma da sociedade, com os serviços de missão. Hoje, ser missionário, é prestar atendimento aos pequenos e adorar o Cristo Eucarístico. É o anúncio do amor de Deus e da sua ternura. “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (MT 11, 27). Desse ensinamento, derivam valores como o amor gratuito, o abandono, a confiança e a disponibilidade. Já o Ecce Vennio - Eis-me aqui, eu vim, ó

ESPIRITUALIDADE

O carisma dehoniano Pai, para fazer a vossa vontade (Hb 10,7) e o Ecce Ancilla Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra (Lc 1,38) nos exigem um estilo de vida pessoal, com atenção e acolhimento cordial das pessoas. É misericórdia e compaixão. Espiritualidade e missão concretizam-se num empenho apostólico que privilegia o anúncio de um Deus misericordioso e compassivo, pronto para o perdão e para a reconciliação. Há sinais que exprimem a espiritualidade dehoniana: a adoração à Eucaristia, o mês do Coração de Jesus, as imagens do Sagrado Coração de Jesus e a celebração do nascimento e morte do Pe. Dehon. A vocação de cada dehoniano é ser profeta do amor e servidor da reconciliação. Venha você também viver este carisma. Seja um dehoniano!

Dízimo e oferta: agradecimento e retribuição Por Angela Neves

O dízimo é a pura manifestação da fé do cristão, que vive o seu batismo. É um desprender-se do material e ligar-se ao divino. Todo aquele que partilha e contribui com o dízimo, vive a mais bela expressão do ensinamento de Jesus: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 13,34-35). Quem ama, compartilha com aqueles que pouco ou nada têm. Muito ainda se confunde dízimo e oferta. Mas, há uma diferença expressiva entre os dois. A oferta é aquilo que sobra, enquanto o dízimo é um agradecimento por tudo que já se recebeu de Deus.

O dízimo não é dinheiro, nem um bem material. Ao separar a parte que vai partilhar, é necessário ter plena consciência de que é de coração. É a sua fé que está sendo depositada frente ao altar, um agradecimento pela sua família, seu trabalho, seus bens, sua saúde. Por isso é importante, desde a infância, mostrarmos o caminho correto, ensinando às crianças que de tudo que recebemos de Deus, uma parte deve ser partilhada para que todos sejam beneficiados com o amor divino. Quer ser dizimista? Entre em contato com a Secretaria Paroquial: 3455-2204.

Aparelho Auditivo O Lyric é o aparelho auditivo totalmente invisível e resistente a água. Você não precisa trocar pilhas, não requer manutenção e você o utiliza 24 horas por dia. Rua Anita Garibaldi, 164 - Joinville/SC 0800.052.9191 | 47 9 9966.2034 www.digsom.com.br /clinicadigsom

@clinicadigsom

Conheça o Lyric na DigSom

7


Por William Camargo

santuarioscj

Missas no Santuário @rafadx Existe uma rainha aqui Coroada de estrelas A Lua embaixo dos seus pés Adornada pelos anjos...

@santuarioscj FELICIDADE EM SERVIR... #santuarioscj

#santuarioscj

@pe_anisioscj Amigos do coração: Wilmar, Raquel e Renatinho #Emaús #SC #santuarioscj #Joinville

@santuariojovem.scj Venha participar do Santuário Jovem! Nosso grupo de jovens tem carisma dehoniano. Junte-se a nós!

@rogeriojgelneves

#santuarioscj #sagradocoracaodejesus #scj #igrejacatolica #catolicismo #dehonianos #pedehon #padredehon

#santuáriojovem #juventude #dehoniana #dehoniano #santuarioscj #joinville

As postagens são extraídas das redes sociais. Use a hashtag #santuarioscj nas suas publicações e apareça aqui também!

• Segunda-feira: 19h30 (pelos falecidos) • Terça-feira: 19h30 (pelas intenções do rádio e da internet) • Quarta-feira: 16h (pelos enfermos) e 19h30 (pelas famílias) • Quinta-feira: 7h e 19h30 • Sexta-feira: 7h, 12h30 e 19h30 • Sábado: 7h (devocional mariana) e 19h • Domingo: 6h30, 8h, 9h30, 11h30, 17h e 19h • 1ª sexta-feira do mês: 7h, 12h30, 16h, 19h30 e 23h (Missa Jovem) • 4º domingo do mês: 19h - missa com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais)

O Jornal do Santuário é uma publicação do Santuário Sagrado Coração de Jesus, sob responsabilidade do Pe. Léo Heck, scj Rua Inácio Bastos, 308 Bucarein - Joinville/SC 47 3455-2204 www.santuarioscj.com.br

Você conhece a história de Abraão e Melquesedeque? Segundo as Escrituras Sagradas, Abraão foi o primeiro homem a oferecer seu dízimo. Ele é considerado “pai dos que tem fé”. Melquisedeque, rei de Salém, era sacerdote do Deus Altíssimo. Abençoou ele a Abrão e disse: “Bendito seja Abraão pelo Deus Altíssimo [...] E de tudo lhe deu Abrão o dízimo” (Cf. Gn 14.18-20).

Produção

Nós, a exemplo de Abraão, também ofertamos nosso dízimo, não por obrigação, mas pela nossa fé. Agora vamos à sua missão, amiguinho! Ajude Abraão a entregar o dízimo ao sacerdote Melquesedeque, depois some os números do caminho e descubra quantos quilos pesava o saco de moedas que ele levou. Vamos lá?!

Resposta: 20 quilos

SUGESTÃO DE CONTEÚDO: redacao@agenciaarcanjo.com.br www.agenciaarcanjo.com.br facebook/agenciaarcanjo 47 3227-6640 DIAGRAMAÇÃO: Mariane Denegredo EDIÇÃO: Taty Feuser REVISÃO: Larissa Graça JORNALISTA RESPONSÁVEL: Rayana Borba (DRT/SC 3809) COLABORAÇÃO: Eva Croll, Jouber Castro e Jacqueline Freudenborg TIRAGEM: 2.600 exemplares IMPRESSÃO: Gráfica Volpato

Profile for Agência Arcanjo

Jornal do Santuário - Julho de 2019  

Jornal do Santuário - Julho de 2019  

Advertisement