Jornal do Santuário - Edição de Maio 2017

Page 3

Festa da ressurreição Por Marco Farias

geral

Procissão do Encontro

03 Celebração penitencial

Missa de Lava-pés

Celebração da Paixão

Procissão do Senhor Morto

Vigília Pascal

Procissão do Cristo Ressuscitado

entrevista Por Rayana Borba

Difundindo a espiritualidade do Coração de Jesus Nesta edição, entrevistamos o Pe. Gilberto Xavier, scj, superior da Província Brasileira Meridional da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, que nos conta um pouco sobre os sentimentos e anseios da Congregação em relação ao Santuário. Confira. (JS) Jornal do Santuário: Qual o sentimento da Congregação quanto ao centenário da presença dehoniana no Santuário? (PG) Pe. Gilberto: Meu primeiro sentimento é de agradecimento. Tenho um coração agradecido: a Deus, por nos ter dado a oportunidade de lançar as sementes do Evangelho nestas terras; aos primeiros religiosos dehonianos que atuaram em Joinville, que aceitaram o chamado do Senhor: “Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho”, dando bases sólidas a esta presença, e ao povo de Deus, que desde 1917 nos tem acolhido com tanto carinho. O segundo sentimento, posso dizer, é de esperança. Creio que ainda temos muito a fazer e realizar. Como diz São Paulo, “Ai de mim se eu não evangelizar!” (1Cor 9,16). Assim, com a força da história desta Paróquia centenária, do povo que dela faz parte, e dos padres do Coração de Jesus, cultivo no coração a esperança de que, propagando o amor misericordioso do Coração de Jesus, por esta obra centenária, mais pessoas sejam alcançadas e transformadas por Deus. (JS): Como a Congregação vê o empenho e dedicação dos fiéis daqui? (PG): Desde a fundação da Paróquia, pelos relatos de muitos religiosos dehonianos que trabalharam e trabalham no Santuário, destaco a força e a coragem do povo joinvilense. Não são poucos os que dizem a respeito do

www.santuarioscj.com.br

Meditação no Horto

Fotos: Jacqueline Freudenborg

A Semana Santa no Santuário, foi marcada, mais uma vez, por uma intensa programação. Do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa, milhares de fiéis participaram das celebrações, missas e procissões, revivendo e meditando os últimos dias de Cristo na terra, da Sua chegada triunfal a Jerusalém, passando pelo Seu julgamento, condenação, crucifixão e morte, até a Sua gloriosa ressurreição. Nosso agradecimento aos padres do Santuário – Léo, Lucas, Geraldo e Helton – pelas inúmeras horas de atendimento de confissões, que permitiram aos devotos do Coração celebrar a Festa da Ressurreição agraciados pela misericórdia de Deus. Feliz vida nova no Ressuscitado!

Domingo de Ramos

empenho e da dedicação dos fiéis. Pessoas que entendem sua vocação cristã e que colaboram para a edificação de uma Igreja viva. Sabemos que os belos templos, edificados com tijolos e cimento, são importantes e nos levam para mais perto de Deus, mas temos certeza que o mais importante é uma Igreja formada pela carne, pela vida e pelo espírito das pessoas. Parece-me que o Santuário SCJ traduz esta beleza eclesial, de pessoas que se sentem Igreja e que vibram com sua vocação, fazendo com que uma celebração eucarística, por exemplo, seja a ação de uma Igreja comprometida, certa do amor e da misericórdia de Deus. (JS): Somos um Santuário referência para a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. De que forma a Congregação tem contribuído para que essa espiritualidade aumente? (PG): A espiritualidade, o espírito, é aquilo que indica o mais profundo e decisivo da vida de uma pessoa ou de uma instituição – é a paixão que a anima, a sua inspiração última, aquilo que nela contagia os outros. Como filhos de Pe. Dehon, vivemos a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, resumido na ideia de entrega, de oferta. Deste modo, entendo que nosso maior contributo seja a vida ofertada de nossos religiosos: se um religioso dehoniano, designado ao Santuário, coloca-se à disposição da comunidade, dos fiéis, ofertando sua vida e seu tempo; se um religioso dehoniano prega com sua vida, com total disponibilidade; quero acreditar que a Congregação está contribuindo para que a espiritualidade do Coração de Jesus, compreendido no alto da cruz, traduzido em oferta, toque mais vidas e molde mais as pessoas. Lendo a história, percebo que, mais do que palavras, o que fez da Paróquia Santuário SCJ referência em Joinville e região, foi a vida ofertada de fiéis devotos e de religiosos comprometidos. Eis nosso grande contributo: nossa vida, com suas venturas e desventuras, ofertadas a Deus e ao mundo, para a salvação de todos! Aproveito a oportunidade, para parabenizar a todos os filhos e filhas deste Santuário, e agradecer a Deus por nos conceder a oportunidade de construirmos juntos esta bonita história. Jesus, manso e humilde de Coração: fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Foto: Unica Foto Film

Semana Santa no Santuário


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.