__MAIN_TEXT__

Page 1

ANO 1 - 2018 | Nº 1 | ABRIL | JARAGUÁ DO SUL

“Aos pés da cruz estavam sua mãe e o discípulo amado”(JO 19,26) Pe. Otavio Antunes

O ícone do Crucificado, tendo ao seu lado sua Mãe e o apóstolo João, era muito comum no século XIII e XIV e retoma a passagem de João 19,25-27. Cruz e o Crucificado Ressuscitado A cruz tem o modelo da Cruz de Cristo Sumo e Eterno Sacerdote. Cristo está crucificado, mas ao mesmo tempo, está Ressuscitado. Sua fisionomia não é de fracasso, mas de elevação. Ele fixa o olhar transmitindo acolhida e misericórdia. Ele está com as vestes sacerdotais, pois é o Sumo e Eterno Sacerdote (Hb 7,1-20). No seu peito pulsa o Sagrado Coração que a todos acolhe. A cruz negra na qual o Senhor está crucificado faz contraste com o fundo amarelo dourado: significa que no paradoxo da cruz o Senhor nos deu a Glória por sua morte. O corpo de Cristo vivo, sem a coroa de espinhos ou sangue a jorrar, contrasta ainda com o fundo negro como se estivesse flutuando sobre a cruz: Crucificação, Ressurreição e Ascenção estão presentes neste mesmo ícone. Em torno de sua cabeça, Cristo traz a auréola cruciforme com as letras gregas que formam a palavra “eu sou o que sou” (Ex 3). Mais abaixo, o tetragrama em letras gregas IC e XC significa o nome do Salvador – Jesus Cristo. Nos quatro cantos da cruz estão os símbolos dos evangelistas. Esta atribuição é feita a partir dos textos de Ez l1,1-4 e 10, 14 e de Ap 4,6-7, que falam de quatro seres vivos com aparência de ser humano, leão, touro e águia. Mateus é representado por um ser humano porque inicia o seu evangelho com a genealogia de Jesus Cristo, mostrando a sua origem e descendência humanas, marcados pelo seu nascimento (Mt 1). Marcos tem a imagem de um leão, representando as feras que habitam o deserto, pois inicia o seu Evangelho falando de João Batista, a voz que clama no deserto (Mc 1,1-25). Um touro, representação dos sacrifícios oferecidos (Lc 1,25), simboliza o evangelista Lucas, porque ele inicia o seu Evangelho falando do Zacarias, sacerdote que oferecia sacrifícios no Templo de Jerusalém. João é representado por uma águia, porque fala da

Divindade e do Mistério altíssimo do Filho de Deus: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus” (Jo 1,1-5). A Mãe de Deus e o discípulo amado No ícone de Maria contemplamos realização da profecia do velho Simeão: “uma espada te transpassará o coração” (Lc 2,35). Seu sentimento não é o de desespero, mas de uma dolorosa esperança. O azul e o vermelho das vestes simbolizam a divindade e a humanidade: em Maria o divino e o humano se encontram. As três estrelas nos ombros e na cabeça simbolizam a virgindade de Maria Santíssima. O ícone de São João está do lado esquerdo de Jesus, porque ao discípulo foi concedida a honra de reclinar o ouvido e ouvir a “voz do sagrado coração” do Senhor (Jo 13,23). O discípulo amado representa toda Igreja que, mesmo na dor, aguarda impassível a Vitória do Senhor sobre a morte. Ele traz em sua mão o livro, o Testamento deixado por Cristo, onde o fundamento é o amor.


PALAVRA DO PÁROCO Pe. Diomar Romaniv, scj

EXPEDIENTE

Querido paroquiano! O Senhor Ressuscitou! Aleluia! Aleluia! Acolhemos em nossa vida pessoal, comunitária e social os frutos da ressurreição: a alegria, a paz e a coragem! Neste tempos, pascal, tenho a alegria de apresentar o nosso novo meio de comunicação: este “Informativo São Sebastião”. Ele é resposta à necessidade que sentimos em partilhar nossos momentos de celebração, formação, retiros e um meio que encontramos para fazer chegar informações diversas com todos os que participam de nossa caminhada paroquial! Sentimos necessidade em retomar a caminhada da PASCOM (Pastoral da Comunicação), um desafio que abraçamos após longo processo de discernimento, oração e diálogo com nossas lideranças. Esse informativo mensal faz parte de um conjunto de meios sociais de comunicação que investiremos na evangelização. Deus nos ajude a perseverar! Santificados pela vivência da Semana Santa, tão intensa e profunda, que celebramos em nossa paróquia, somos convidados, neste primeiro informativo, a contemplar e entender o ícone presente no presbitério da igreja matriz. Com espírito fraterno somos motivamos a recordar alguns momentos da vida pastoral do mês de março e a acompanhar as diversas atividades programadas para os próximos dias. Num primeiro momento façamos nossa leitura e nossa reflexão; depois, inspirados, façamos nossa oração de ação de graças e, por fim, sejamos evangelizadores, fazendo chegar a outros este informativo para que também eles possam ler, refletir e rezar. Deus abençoe você e sua família.

Ele é resposta à necessidade que sentimos em partilhar nossos momentos.

HORÁRIOS HORÁRIOS DE MISSAS MATRIZ Terça-feira: 19h Quarta-feira: 7h e 15h30 Quinta-feira: 19h Sexta-feira: 19h Sábado: 19h Domingo: 7h, 9h30 e 19h Primeira sexta-feira do mês: 7h, 15h30, 19h e 23h SÃO LUÍS GONZAGA Sábado: 19h Domingo: 10h RAINHA DA PAZ Sábado: 17h30 Primeiro Domingo do mês: 10h Dias 25 de cada mês: 19h30 (quando cair durante a semana) SÃO BENEDITO Sábado: 17h30 N. SRA. DO ROSÁRIO Domingo: 8h30 ATENDIMENTO NA SECRETARIA MATRIZ Segunda-feira: 13h às 18h Terça-feira à sexta-feira: 7h30 às 12h e 13h às 18h Sábado: 8h às 11h SÃO LUÍS GONZAGA Segunda-feira: 13h às 17h30 Terça-feira a sexta-feira: 8h às 12h e 13h às 17h30 Sábado: 8h às 11h RAINHA DA PAZ Segunda-feira: 13h às 17h30 Terça-feira a sexta-feira: 8h às 12h e 13h às 17h30 2º e 4º. Sábado: 8h às 11h N. SRA. ROSÁRIO Segunda-feira a quinta-feira: 13h às 17h30 Sexta-feira: 13h às 17h Sábado: 7h30 às 11h HORÁRIO DE ATENDIMENTO DOS PADRES (Confissão e orientação espiritual) MATRIZ Terça-feira, quarta-feira e sexta-feira: 8h às 11h30; 13h30 às 17h30 Quinta-feira: 13h30 às 17h30 Sábado: 8h às 10h30 SÃO LUÍS GONZAGA Quinta-feira: 15h às 18h RAINHA DA PAZ Quinta-feira: 14h às 17h N. SRA. ROSÁRIO Sexta-feira: 15h às 17h

Curiosidades Litúrgicas O QUE É O DOMINGO DA MISERICÓRDIA? No primeiro domingo após o da Páscoa, a Igreja celebra a Festa da Divina Misericórdia, instituída pelo saudoso papa São João Paulo II, atendendo o pedido que Jesus insistentemente fez a Santa Faustina Kowalska (polonesa). Em uma visão, em 22 de fevereiro de 1931, na Polônia, Jesus apareceu a Irmã Faustina que relata: “a noite estando no meu quarto vi o Senhor Jesus vestido com uma veste branca: uma mão levantada para abençoar, enquanto com a outra tocava sobre o peito a veste, levemente, da qual saiam dois grandes raios, um vermelho e o outro pálido (branco). Depois de um instante Jesus me disse: “pinte uma imagem segundo o modelo que viste, e embaixo escreve: Jesus eu confio em ti!”.

O informativo da Paróquia São Sebastião é uma publicação da Paróquia São Sebastião, sob responsabilidade do padre Diomar Romaniv, scj, situada na Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 632, Centro. Telefone: (47) 3371 0321 PRODUÇÃO

SUGESTÃO DE CONTEÚDO redacao@agenciaarcanjo.com.br www.agenciaarcanjo.com.br facebook.com/agenciaarcanjo 47 3227.6640

DIAGRAMAÇÃO Matheus José

REDAÇÃO Filipe Natali

REVISÃO Fernanda Felicio

TIRAGEM 3.000 exemplares

IMPRESSÃO Gráfica Sardelatti


ACONTECEU NA PARÓQUIA

Em 10 de março, a celebração foi presidida por Dom Francisco, bispo de nossa diocese. Receberam o sacramento da crisma 175 jovens de nossa paróquia.

GERAL

Em 10 de março aconteceu o 7° Encontro de Santificação para Casais Não Casados com a participação de 41 casais.

Posse do novo governo provincial: Pe. Gilberto B. Xavier, Pe. Adalto L. Chitolina, Pe. Rubens Rieg, Pe. Diomar Romaniv, Pe. Marilton Nuss.

Nos dias 17 e 18 de março aconteceu o “15º O Senhor é meu pastor” na Matriz, um curso para casais de segunda união, que contou com a presença de 45 casais.

A Escola de Teologia para leigos do mês de março aprofundou o tema “pecado, conversão e virtudes”, orientado pelo Pe. Osnildo C. Klann.

As Oficinas de Oração e Vida são um serviço dentro da Igreja. Na Oficina de Oração, aprende-se a entrar numa relação pessoal com o Senhor.

Palestra sobre prevenção ao uso de drogas, proferida pelo Capitão Benda do 14º Batalhão da PM, promovida pela Coord. da Frente de Prevenção da Pastoral da Sobriedade da Paróquia São Sebastião.


CRONOGRAMA | ABRIL

Domingo da Misericórdia 8 de abril 14h confissão e adoração 15h missa, igreja Matriz Missas de 1ª Eucaristia Comunidade São Benedito 7 de abril, às 17h30 Com. Nossa Sra.do Rosário 8 de abril, às 8h30 Matriz 14 de abril, às 16h 15 de abril, às 9h30 Comunidade São Luís Gonzaga 21 de abril, às 17h Comunidade N. Sra. Rainha da Paz 22 de abril, às 10h Missa com as Crianças 5 de maio às 15h, igreja Matriz

Encontros de Batismo para Pais e Padrinhos Matriz 8 e 9 de maio das 19h30 às 21h30 Local: Auditório São José Inscrições na secretaria. Vagas limitadas. Comunidade São Luís Gonzaga 17 e 19 de abril das 19h30 às 21h30 Inscrições na secretaria da comunidade. Vagas limitadas. Encontro para noivos 26 de maio, 2 e 9 de junho (três sábados seguidos) Horário: das 14h às 20h Inscrições na secretaria da matriz Escola de Teologia para Leigos Quando: terças-feiras Horário: das 19h30 às 21h30 Local: Auditório do Salão Cristo Rei Mensalidade: R$30,00 ao mês Inscrição no local. Tema de maio: Escatologia Assessor: Pe. Darlan D. Marasca, scj

Profile for Agência Arcanjo

Edição de Abril - Informativo São Sebastião  

Edição de Abril - Informativo São Sebastião  

Advertisement