Itapevi EmFoco_12

Page 11

promovendo a saúde por DR. JOSÉ LIMA

ITAPEVI, 14 a 20 de setembro www.itapeviemfoco.com.br

Doação de Órgãos e Transplantes

Muito a Comemorar e a Melhorar A doação de órgãos é um ato de amor extremo, de enorme respeito pela vida e de solidariedade. De toda a cadeia de processos que envolve um transplante de órgãos, o componente mais importante é o doador. Um transplante bem sucedido, não salva apenas uma vida, mas também permite o resgate da saúde física e psicológica de toda a família envolvida com o paciente transplantado. No Brasil, o sistema público de saúde (SUS), financia mais de 95% dos transplantes realizados e também subsidia todos os medicamentos imunossupressores utilizados no pós operatório para todos os pacientes. Hoje temos o maior programa público de transplantes do mundo, fato que deve ser comemorado e valorizado por toda a sociedade brasileira. Mas ainda temos muito a melhorar neste cenário. No primeiro semestre de 2013 atingimos a marca de 13,3 doadores por milhão de habitantes (pmp), próximos da meta prevista de 13,5 pmp para este ano, e possivelmente com um esforço ainda maior no segundo semestre conseguiremos atingi-la. Entretanto, a jornada é longa até a obtenção dos 20 doadores pmp em 2017. Em países como a Espanha, essa relação chega a 35 pmp. A taxa de aproveitamento dos potenciais doadores chegou a 30% no último semestre, o que ainda é muito pouco, tendo um crescimento mais lento,

mas há a expectativa de que a meta de 35% seja alcançada em 2017. Não enfrentamos grandes obstáculos à doação de órgãos no Brasil, visto que todo o processo está regulamentado e por termos a legislação mais avançada do mundo, no que se refere a doação de órgãos e sua alocação. O passo principal para você se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar bem

11

>> Dr. José de Lima Oliveira Junior é Cirurgião Cardiovascular do InCor (Instituto do Coração), Especialista em Transplante Cardíaco e Assistência Circulatória Mecânica. Doutor pela Universidade de São Paulo. Coordenador da Comissão de Captação de Órgãos e Tecidos da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos)

plante, possam ajudar outras pessoas. Quanto mais a população se conscientizar da importância de se tornar um doador, menor será a angustiante fila de espera por órgãos. No dia 27 de setembro comemoraremos o Dia Nacional de Doação de Órgãos e por iniciativa da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, teremos em São Paulo os “Monumentos verdes”, para chamarem a atenção para a doação de órgãos e Sensibilizar a população paulistana para a necessidade da doação de órgãos e tecidos. De 22 a 28 de setembro, quatro cartões postais da cidade serão iluminados na cor verde. São eles: Ponte Estaiada, na Marginal Pinheiros; Monumento das Bandeiras e Obelisco, no Parque do Ibirapuera; e baixos do Viaduto do Chá, no centro. A cor verde é o símbolo desse tipo de doação em todo o mundo. No dia 28 de setembro teremos um ato inter-religioso de gratidão aos doadores de órgãos na catedral da Sé. Todas as religiões claro o seu desejo. Não é necessário têm em comum os princípios da sodeixar nada por escrito. Porém, os lidariedade e do amor ao próximo familiares devem se comprometer a que caracterizam o ato de doar. Toautorizar a doação por escrito após das as religiões deixam a critério dos a morte. A doação de órgãos é um seus seguidores a decisão de serem ato pelo qual você manifesta a von- ou não doadores de órgãos. tade de que, a partir do momento “Transplante é muito mais do da constatação da morte encefálica, que uma simples cirurgia. É um uma ou mais partes do seu corpo procedimento que envolve a mais (órgãos ou tecidos), em condições profunda conexão entre seres hude serem aproveitadas para trans- manos.” - James F. Burdick.

A MAIOR TIRAGEM E A MELHOR DISTRIBUIÇÃO DA REGIÃO www.itapeviemfoco.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.