Issuu on Google+

Colégio

Informativo do Colégio Monteiro Lobato Ano XII - nº 8 - novembro de 2012.

MONTEIRO LOBATO 32 anos educando para a vida

PROJETOS ESPECIAIS

A cada ano surgem novos colégios em Brasília. Alguns são de curta duração, aparecem e desaparecem em no máximo cinco anos. Fazer educação de qualidade e comprometida com as famílias na construção de princípios e valores éticos e morais, que vão formar um cidadão pronto para enfrentar os desafios da vida, não é tarefa fácil e nem mágica. Por isso, não é tarefa para qualquer um. Nós do Monteiro Lobato, comemoramos nossos 32 anos de educação em Brasília. São duas gerações que já passaram por nós. Hoje recebemos os filhos dos nossos alunos, que também estudam conosco. Temos muito orgulho de contar esta história. Não é por acaso que contamos com a confiança das famílias, que nos entregam o seu bem mais precioso: os seus filhos. Diretora Pedagógica


2012 – CONSTRUINDO UM FUTURO MELHOR No Colégio Monteiro Lobato oferecemos diversas atividades especiais: do lúdico ao cultural, do social ao esportivo, sem esquecer o principal: a formação integral do aluno. Veja aqui um pouco do muito que aconteceu em nossa Instituição neste ano:

aternal II nos do M lu A : e letra d a entid primeira Projeto Id nhecer a o c re a m começa o nome. ri p ró p o d

Projeto Cuidar: Alunos do Maternal I e seu ilustre morador: O preá Bolinha, que ganhou uma casinha decorada.

Livro da Vida: Socialização do Livro da Vida confeccionado com a família e compartilhado no colégio.

Educa ç cada ão Financ eira: vez e Um p u mana asso são c ma moedin apaze d h s de n a a cada e os lev ar lon sege.

Projeto Valores: União e a Paz foram enfocadas pelos alunos do 3º e 4º ano neste projeto que resultou em livros e painéis.

Brincar é preciso : A brincadeira favorece a socialização, desenvolve a im aginação e retrata a realid ade. O Colégio Monteiro Lobato leva a br incadeira bem a sério.

Geometria: ex perimental e manipulativa, assim alun os do 3º ano ap rendem essa matéria no Monteiro Lobato .

Hora do Conto: A diversidade ra cial foi o tema abordado na Hora do Co nto, uma rotina na Educaç ão Infantil.

rendem

s do 2º ano ap Soletrando: Aluno rar. let brincando de so

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Quanto custa se alimentar de forma saudável? nos do 9º bre Brasília: Os alu Um novo olhar so ografia Ge de res so os profes ano saíram com o em mp ca trabalho de e História para um Conhecer ia. nd ilâ Ce e a Brasília, Taguating coletivos, es, os transportes diferentes realidad foi uma ... ular, a arte de rua a migração pend . ctante experiência impa

Os alunos do 6º ano foram desafiados a comprar uma cesta básica com qualidade e custo reduzido. Na escola receberam a orientação da nutricionista que abordou os temas sociais das populações de baixa renda e sugeriu receitas de alimentos saudáveis e nutritivos.


FEIRA DO LIVRO O projeto tem como proposta apresentar os alunos como autores e ilustradores de suas próprias produções literárias. É a constatação de que o desenvolvimento do hábito de leitura e escrita como uma rotina contribui para que o aluno se expresse organizando e desenvolvendo representações mentais através de textos e imagens. A Feira do Livro acontece no final do ano letivo e demonstra a visão de educação de toda a equipe: permitir que nossos alunos expressem suas ideias em toda e qualquer atividade ou conteúdo trabalhado.

MATEMÁTICA

Mais fotos em: http://is.gd/cmlfotos2

Do lúdico ao Conhecimento...matemática se aprende jogando. Os alunos do 7o ano juntos com a professora de matemática confeccionaram jogos para trabalhar o raciocínio lógico,e memorizar tabuadas e sinais. Elaboraram regras e se envolveram com os desafios que os jogos proporcionam.

Sexualidade é um tema que se debate na escola. Falar sober sexo, mudanças corporais, TPM, gravidez na adolescência são importantes para o adolescente. Deixá-los apresentar suas dúvidas, tratar o assunto com naturalidade, são objetivos educacionais. Os alunos do 8º ano, após uma palestra com a Dra. Nélia Medeiros, produziram o livro Sexo e Idade e apresentaram na Feira do Livro.

ACANTONAMENTO: UMA NOITE NA ESCOLA

Os alunos participaram do Acantonamento e se divertiram muito. As atividades foram variadas: gincana aquática, futebol de sabão, dança na boite e muita animação. Mais fotos em: http://is.gd/cmlfotos1


MONTEIRO LOBATO FAZ PESQUISA DE SATISFAÇÃO O Colégio Monteiro Lobato realizou uma pesquisa para avaliar o desempenho de importantes setores de nossa instituição. Quase 60% dos questionários enviados foram respondidos e a média geral das opiniões foram entre BOM e ÓTIMO. Vamos sintetizar pontos positivos, negativos, sugestões e elogios que recebemos em percentuais de respostas semelhantes. PONTOS POSITIVOS (Em percentuais de resposta)

PONTOS NEGATIVOS (Em percentuais de resposta)

Disponibilidade de atendimento e livre acesso dos pais - 10%

Planejamento do turno integral (faltou divulgação) - 6%

Projetos pedagógicos criativos e interessantes - 12%

Cardápio pouco variado - 7%

Boa localização da escola - 6%

Falta de iluminação na quadra - 9%

Atendimento personalizado ao aluno - 11%

Estacionamento pequeno - 8%

Método de ensino e pedagógicos fortes - 8%

Estrutura antiga do prédio - 6%

Estímulo à leitura - 15%

Uniforme de qualidade ruim - 8%

Trabalho de humanização e ética adequados à cidadania - 12%

Falta divulgação da escola - 3%

Equipe integrada e comprometida - 5%

Limpeza dos W.C. da piscina - 3%

Sugestões: - Divulgar o que a cantina oferece e os preços; - Melhorar o laboratório de ciências; - Uniforme de malha fria; - Estimular os alunos a praticar esportes; - Iluminar a quadra; - Organizar palestras com temas variados do interesse dos pais, avós, babás e outros;

Depoimentos: “Gostamos muito da escola. Acredito e tenho confiança em sua proposta pedagógica” Maria Stela (Avó da Izabel – 1º ano) “Aqui meu filho se sente seguro. Melhorou sua autoestima, cresceu e é feliz” Não identificado (3º ano) “...parabéns pelo trabalho em equipe, perceptível principalmente nos eventos.” Bia Gasparotto (Mãe do Enzo – Maternal)

Agradecemos a todos que colaboraram com nossa pesquisa. Estamos sempre tentando melhorar e a colaboração das famílias é muito importante para nós. Os pontos negativos nos fazem refletir e procurar superá-los; os positivos nos gratificam; as sugestões são ótimas, ideias novas e criativas; e os elogios são “o mel”, é muito bom ser reconhecido. Obrigado a todos. Queremos tê-los sempre como parceiros na caminhada da educação – projeto primordial na vida da família. Ana Maria – Direção Pedagógica

NOSSA EQUIPE

Essa é a equipe que faz a diferença no Colégio Monteiro Lobato.

EXPEDIENTE Informativo do Colégio Monteiro Lobato Edição de Novembro de 2012 SHCGN 713 - AE - Asa Norte – (61) 3273-1270 www.monteirolobatoweb.com.br Projeto Gráfico: Paloma, Karen, Cleia, Mauro, Cibele, Adriana, Tania (em pé); e Ana Maria e Afonso Celso

(e-co)

www.e-comunicacao.com


Jornal Colégio Monteiro Lobato 2012