Issuu on Google+

apostolado da oração dia 1º., sexta-feira, às 16h, hora santa do Apostolado da Oração. Missa solene às 19h30 com a presença dos coroinhas. missa de Cura Dia 2, sábado, às 17h. apresentação do senHor e nossa senHora Dia 2, celebramos apresentação de Jesus no templo e a festa de Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Candelária. A missa será às 19h30 com a bênção das velas. Neste dia também teremos a abertura das atividades paroquiais do ano de 2013. são brÁs Dia 3, domingo, nos horários de missa de costume. Em todas as missas haverá a bênção da garganta. oração das mil ave-marias Dia 9, 2o. sábado do mês, das 13h30h às 17h30. 2o. final de semana do mÊs, torne-se voCÊ um dizimista! Dízimo é a prática da partilha iluminada pela fé, pelo amor a Deus e ao próximo. Dia 9 e 10, sábado e domingo, todas as celebrações serão em intenção dos dizimistas e benfeitores de nossa paróquia. Especialmente por intenção dos dizimistas aniversariantes do mês. nossa senHora de lourdes Dia 11, segunda-feira, missa festiva às 19h30. Esta data é dedicada como o dia mundial dos enfermos. quarta-feira de Cinzas Dia 13, missa às 7h, 11h e 19h30. Dia de jejum e abstinência de carne. A partir deste dia dá-se o início da Campanha da Fraternidade, com o tema: Faternidade e Juventude e o lema: Eis-me aqui, envia-me!. quaresma Decorre da quarta-feira de cinzas até à missa da Instituição da Eucaristia, quinta-feira santa. Tempo de penitência e conversão. Neste período, nas sextas-feiras, há abstinência de carne para os maiores de 7 anos, excetuando-se os doentes. reunião dos Coordenadores de CírCulos domiCiliares do enContro de Casais Dia 14, 2a. quarta feira do mês, às 20h.

domingo da Caridade Dia 17, 3º domingo do mês, traga 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Asilo de Bussocaba e às pessoas carentes. Programe uma semana antes para a entrega neste dia. Também podem ser entregues no decorrer da semana na Secretaria Paroquial. adoração ao santíssimo Dia 20, quarta-feira, das 15h às 17h.

CENTRAL DE METAIS E FERRAGENS LTDA. Comércio de Metais não ferrosos Rua do Lavapés, 598 CEP 01519-000 e-mail: centraldemetais@uol.com.br PABX: 3209-3411 FAX: 3209-5284 Estacionamento: Rua do Lavapés, 606

Boletim Informativo da Paróquia Santa Teresa de Jesus – Itaim Bibi – São Paulo – Fundador: Frei Paulo Lucena Ruas Ano XXVIII – no 326 – Fevereiro de 2013

boi e jumento no presÉpio

as sete dores de maria Durante o período Quaresmal, a partir do dia 20, quartas-feiras, celebraremos a devoção das sete dores de Maria, no horário das 19h. retiro paroquial Dia 23, sábado, será realizado no Convento do Carmo em Itú. Valor de R$ 25,00 (por pessoa). Pagamento até o dia 15, na secretaria paroquial ou para Lidia e Mara. Saída da paróquia às 6h30 da manhã e retorno às 19h. ordenação saCerdotal de frei tiago Dia 23, em Salvador. Que as bênçãos de Deus e Nossa Senhora do Carmo recaiam sobre o seu apostolado. missa de ação de graças pelos batizados de 2012 Dia 23, às 19h30. É oportunidadepara reunir as crianças batizadas no anterior, na companhia de seus pais e padrinhos. aniversÁrio de Casamento Os casais, que fazem aniversário de casamento no mês de fevereiro receberão uma bênção especial no dia 24, domingo, na missa das 18h.

O

novo, terceiro best-seller do Papa Bento XVI, sobre a infância de Jesus, acabou de ser editado. Saiu em vinte línguas. Por ocasião da Jornada Mundial da Infância, o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho da Cultura, apresentou a obra do Santo Padre, no Vaticano. Na iconografia revisada pelo Papa, o boi e o jumento estão ausentes de cena. Jesus nasce em uma Belém pobre, não mais alegrada pelo canto dos pastores, mas iluminada pela misericórdia e pela vontade de Deus. O Santo Padre nos narra a verdadeira tradição original do presépio cristão, conforme as Escrituras. “No evangelho não se fala de animais”. Foi São Francisco que colocou um boi e um jumento ao lado do Menino Jesus, quando em 1223 armou em Greccio o primeiro presépio com figurantes vivos. A partir daí, a presença dos dois animais será uma constante presença no nascimento de Jesus, cena retomada também pelo grandes mestres da pintura. Agora Bento XVI explica em seu livro a origem e o significado desta tradição. Maria, segundo a narração do evangelista Lucas (2,7), depositou o recém-nascido em uma manjedoura, um cocho para a alimentação dos animais, porque “não havia

Bienal

Padaria e Confeitaria

Pães - Doces - Frios - Laticínios - Delivery Aceitamos Encomendas Para Sua Festa Rua Pedroso Alveranga, 436 - Itaim Bibi Telefone: 3168-3068 / 3079-5119

CirCulão - palestra eCC Dia 27, última quarta feira do mês, às 20h. Acolhida com um cafezinho e palestra às 20:30, no salão plenário Santa Teresa de Jesus. Tema: “CONCILIO VATICANO II” UM TESTEMUNHO PESSOAL”. Palestrante: frei Paulo Gollarte. A entrada é franca. Crisma 2013 Acham-se abertas as inscrições para a preparação do sacramento da crisma. O jovem deverá completar 15 anos até o mês de junho. Para adultos não há limite de idade. Aproveitem a chance que Deus lhes dá de receber mais um sacramento. Informações na secretaria paroquial. missa da família Todos os domingos, às 18h. Durante a Missa, há uma sala reservada para as crianças se entreterem e serem iniciadas na Catequese, sob os cuidados de casais dedicados e, ao final da Missa, um cafezinho gostoso, servido pelo ECC.

orientação litÚrgiCa Dia 16, sábado, orientação litúrgica das 9h às 12h.

sob nova direção Ao final do biênio é costume trocar os dirigentes do Encontro de Casais com Cristo. Ficamos muito agradecidos pelo trabalho e dedicação dos casais que terminaram a sua gestão: Braga e Bebel, Marcos e Cláudia, Adriano e Nelly, Cláudio e Dolores, Alfredinho e Verinha. Fazemos os melhores votos para os novos dirigentes: Carlito e Maria Luiza, Sérgio e Marilda, João Gustavo (Jaburu) e Juliana, Carlos e Ilma, Antônio e Raquel. Contem com nossas orações.

batismo Inscrição: terças-feiras das 19h30 às 20h30. Preparação: dia 16, sábado das 13h45 às 18h30. Cerimônia: dia 17, domingo, às 16h.

grupo familiar al-anon Se você está sem rumo porque alguém está bebendo demais, há esperança! É hora de procurar ajuda. Venha para o Grupo familiar Al-anon. Reuniões todas as quartas-feiras às 15hs.

missa e via saCra Dia 15, sexta-feira, às 19h30, missa e depois, início da Via Sacra, repetindo-se todas as sextas-feiras durante o periodo Quaresmal.

CLASSIFICADOS DO BIBI

www.paroquiasantateresa.org.br

Pároco: Frei Atanael (Tato) de A. Lima, O. Carm. Diretor Responsável: Frei Paulo Gollarte. Coordenação, redação, diagramação: Edilza Maria. Revisão: Frei Paulo Gollarte

Distribuição: Sonia Regina. Publicidade / Anúncios: Maria do Rosário: 98466-8938 Impressão e Fotolito: GRAFEMA - Leonardo Nardi de Azevedo - ME. Tiragem: 4000 exemplares.

O Bibi é um informativo da Paróquia Santa Teresa de Jesus. Redação, Administração e Publicidade: Rua Clodomiro Amazonas, 50 - Itaim Bibi - São Paulo - Fone: 3168 8323 Fax: 3168 5567 Internet: www.paroquiasantateresa.org.br – e-mail: faleconosco@paroquiasantateresa.org.br

HORÁRIO

DAS

MISSAS

DOMINGOS: 7, 9, 11, 18 E 20H QUINTAS-FEIRAS: 7, 12, E 19H30 SÁBADOS E DIAS ÚTEIS: 7 E 19H30

lugar para eles na hospedaria”. Tiveram, pois, que recorrer a uma gruta, que muito provavelmente servia também como uma cocheira. Aí a representação cristã viu realizar uma afirmação do profeta Isaías (1,3): “o boi conhece o seu dono, e o jumento, a manjedoura do seu senhor, mas Israel é incapaz de conhecer, meu povo não é capaz de entender”. Nesta singular conexão – escreve o Papa – o boi e o jumento aparecem “como representação da humanidade” formada por judeus e pagãos, que “diante do Menino, diante da humilde aparição de Deus na gruta, chegam ao conhecimento” e “recebem a epifania”, a revelação “que agora faz todos entenderem”. É por isso que – conclui o Papa – a iconografia cristã encontrou aí o seu motivo, é por isso que “nenhuma figuração do presépio renuncia ao boi e ao jumento”. Acrescenta o Papa: “Pode-se bem compreender que o povo simples dos fiéis tenha escutado depois os pastores cantarem também e, até hoje, na noite santa, se una às suas melodias, exprimindo com hino a grande alegria que desde daí até o fim dos tempos é dada a todos”. frei paulo gollarte, o. Carm.

PLANTÃO ESPIRITUAL

FREI TATO - 3ª E 5ª FEIRA - 15H ÀS 17H FREI PAULO - 6ª FEIRA - MANHÃ / TARDE ROGA-SE

MARCAR HORA COM ANTECEDÊNCIA,

NA

SECRETARIA PAROQUIAL


Cultura & Curiosidades do Catolicismo

Um ano pra viver a Igreja

Com a ajuda dos Salmos, transformar

Comungar de qualquer jeito?

C

onvido a você, leitor de O Bibi, a refletir sobre como temos recebido o Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor Jesus. Infelizmente o “para Deus está bom”, a cada dia que passa representa o desleixo das pessoas com relação ao sagrado. Escreve São Paulo: “Todo aquele que comer o Pão ou beber o Cálice do Senhor indignamente será réu do Corpo e do Sangue do Senhor. Por conseguinte, cada um examine a si mesmo antes de comer desse Pão ou beber desse Cálice, pois aquele que come e bebe sem discernir o Corpo do Senhor, come e bebe a própria condenação.” (Cor 11,27-29) É preocupante vermos filas para a Sagrada Comunhão tão longas e filas para o confessionário tão pequenas. A primeira preparação necessária para receber o Corpo de Nosso Senhor é a interior. Estar em estado de graça, que significa estar em ausência de pecados mortais (Catecismo 1385), é essencial. Tal estado nos é dado através de uma Confissão bem feita (Catecismo 1264; 1468-1470). A Santa Igreja também instituiu o chamado “jejum eucarístico” (isto é, estar a uma hora antes de comungar sem ingerir alimentos, a não ser água e medicamentos necessários, como especifica o Cânon 919).

É preciso destacar também a importância do vestir-se com solenidade para a Sagrada Liturgia. O Catecismo da Igreja Católica (n. 1387) afirma, sobre o momento da Sagrada Comunhão: “A atitude corporal gestos, roupa há de se traduzir o respeito, a solenidade, a alegria deste momento em que Cristo se torna nosso hóspede.” São José Maria Escrivá, diz: “Quando na terra se recebem pessoas investidas em autoridade, preparam-se luzes, música e vestes de gala. Para hospedarmos Cristo na nossa alma, de que maneira não devemos preparar-nos?” Afirma ainda: “Lembro-me de como as pessoas se preparavam para comungar: havia esmero em arrumar bem a alma e o corpo. As melhores roupas, o cabelo bem penteado, o corpo fisicamente limpo, talvez até com um pouco de perfume. Eram delicadezas próprias de gente enamorada, de almas finas e retas, que sabiam pagar Amor com amor.” Busquemos trabalhar nosso amor e respeito para com a Sagrada Eucaristia, interna e externamente. Pedro Serafim Gomes Neto Membro da Pastoral da Comunicação eng.pedro@terra.com.br

177º. Encontro de Casais com Cristo - ECC

Convidamos todos os casais a fazerem parte do próximo encontro, que será realizado nos dia 16 e 17 de março. Com muita alegria, acolheremos os casais que ainda não tiveram esta oportunidade, ou melhor, essa bênção em sua vida matrimonial. As inscrições poderão ser feitas na secretaria paroquial ou por intermédio do casal José Roberto e Gessília, pelo telefone 2977-2299 ou 99212-8543.

O

ano de 2013 será marcado por momentos significa-

tivos na vida da Igreja em nossa Arquidiocese, no Brasil e no mundo. A título de informação e, principalmente, de convite, ressalto três desses momentos: Desde o dia 11 de outubro do ano passado, a Igreja ao redor do mundo inteiro vive o Ano da Fé. Iniciativa do Santo Padre o papa Bento XVI, o Ano da Fé deverá ser, nas palavras do próprio Papa, ocasião para “redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo.” Em nossa Arquidiocese e, consequentemente, na Paróquia, várias celebrações e outras atividades darão realidade àquelas palavras do papa. A primeira dessas celebrações, a Festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, aconteceu no último dia 25 de janeiro. A próxima será a peregrinação Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida, no dia 5 de maio. Outras estão programadas para o restante do ano e serão comunicadas a seu tempo...

A Igreja no Brasil se prepara também para a Jornada Mundial da Juventude. Este grandioso encontro entre os jovens católicos de todas as partes do mundo e o Papa acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho. Na semana anterior, nossa Paróquia recebe alguns desses jovens que participarão da Semana Missionária da Juventude na Arquidiocese de São Paulo. Em sintonia com aquele evento, a Campanha da Fraternidade deste ano propõe Fraternidade e Juventude como tema das celebrações e reflexões que a Igreja no Brasil realiza no tempo da Quaresma, período de duração da Campanha propriamente dita. Somos convidados a vivenciar com entusiasmo cada um desses momentos. Eles sem dúvida nos proporcionarão uma profunda experiência do “ser Igreja”. 2013 será, pois, um ano para viver a Igreja. Que Deus nos abençoe durante esta caminhada. Amém.

Aprender a orar para aprender a viver... As oficinas de oração e vida são uma escola de oração, e uma universidade de vida. É um serviço aberto a todos, sem qualquer discriminação. Terá início nos domingos a partir do dia 24 de fevereiro, ministrado por Valéria Simões; dia 26 de fevereiro, 3as. feiras das 14h às 16h, Cecília; dia 27 de fevereiro, 4as. feiras das 19h às 21h, Terezinha Porta. Estão abertas as inscrições. Maiores informações na secretaria paroquial.

D

sentimentos em oração

e geração em geração, há mais de 2.500 anos, homens e mulheres fizeram-se amigos de Deus pela oração dos Salmos. Usaram suas palavras ardentes para falar com Deus e, não raro hoje ainda, aquelas mesmas palavras repercutem no nosso íntimo descrevendo e revelando até mesmo nossos próprios sentimentos. Cada um dos Salmos nasceu em circunstâncias históricas concretas e são o fruto de um longo relacionamento entre Deus e o ser humano ao longo da História da Salvação. Frequentemente testemunhamos o “choro” do salmista, que se expressa com palavras desesperançadas, tais como: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes? E permaneceis longe de minhas súplicas e meus gemidos?” Salmo 21(21) versículo 2. Outras vezes é acusado injustamente e apela para Deus defendendo sua inocência e buscando proteção: “Quem habita na proteção do Altíssimo, pernoita à sombra do Onipotente, dizendo a Deus: ‘Meu abrigo, minha fortaleza, meu Deus, em que confio!’.” Salmo 90(91) versículos 1-2 . Em outra ocasião, sobe ao Templo curvado sob o peso da culpa, se reconhece culpado e apela para a misericórdia de Deus: “Tende piedade de mim, Senhor, segundo a

vossa bondade e conforme a imensidão da vossa misericórdia, apagai a minha iniquidade” Salmo 50(51) versículo 3. Mas nem tudo é desventura: o salmista sobe ao Templo também para louvar e agradecer pelas bênçãos recebidas e pelos sucessos venturosos da vida: “Louvai ao Senhor porque ele é bom e eterna é a sua misericórdia” Salmo 117(118) versículo 1. Com frequência, para além da oração de súplica ou agradecimento, o salmista entrega-se à profunda adoração: “Ó Senhor, nosso Deus, como é glorioso vosso nome em toda a terra!” Salmo 8 versículo 2. E assim as palavras dos Salmos vão se tornando atuais para que a fé do Povo de Deus se confirme e aumente dia a dia. Eles contêm uma vida inteira, com suas preocupações e esperanças, rebeldia, submissões e louvores, nos conduzindo à presença de Deus, lugar onde se curam as feridas, são recebidas consolação e fortaleza para enxergar a vida com “olhos novos”: curados, fortes e alegres. Valéria Simões Conselho Paroquial Pastoral - Comunicação valeriasimoessilva@gmail.com

Alimentos para o Bakanja

Faça a sua contribuição com gêneros alimentícios, para continuidade na distribuição de marmitas aos nossos irmãos moradores de rua. Entregar na Secretaria Paroquial com identificação em nome do Bakanja. Deus lhe pague.

Neuróticos Anônimos - NA

Se você, algum familiar ou amigo, tem problemas como depressão, insônia, nervosismo ou fobias, procure-nos. Neuróticos Anônimos faz para a pessoa, mental e emocionalmente aflita, o que Alcoólicos Anônimos faz para o alcoólatra. N/A é um grupo de pessoas unidas para resolverem seus problemas mentais e emocionais através da prática do Programa de Recuperação, com o único propósito de ajudar pessoas mental e emocionalmente aflitas a se recuperarem da sua doença. Nossas reuniões são abertas ao público e não há cobrança de mensalidades ou emolumentos para se participar de N/A. As pessoas recuperadas ajudam as que ainda estão sofrendo. Os grupos Libertação e Verdade reúnem-se semanalmente nesta paróquia: 2ª às 20h10 e 6ª às 14h30. www.paroquiasantateresa.org.br

“Happy Hour” de Espiritualidade

Anote na sua agenda: todas as quintas-feiras você tem um encontro particular com Deus em nossa Paróquia.

- Leitura Orante da Bíblia (Lectio Divina) Dia 7: Tema: “O Espírito do Senhor está sobre mim” (Lc 4,16-27) – 20h30 até 21h30. Traga a sua Bíblia e venha refletir conosco. A entrada é franca. Dia 14: O mesmo tema da semana anterior. Das 14h30-15h30. - Exercício de Meditação Cristã Dia 14, das 20h30 até 21h30.

07 Abril - domingo 13 Abril - sábado 14 Abril - domingo 28 Abril - domingo

Bazar das mães Barraca Portuguesa Chá Bingo Barraca Gaúcha + Americana

Jantar 14 às 18h Almoço

- Escola de Evangelização Dia 21: Deus é amor e nos ama - 20h30-21h30. Dia 28: O pecado: desordem na vida – 20h30-21h30. - Retiro Paroquial Dia 23, sábado: Jesus do colo da mãe para o sepulcro (Jo 19,38-40. Mt 27,59-60) – 9h até 11h30. Encerra-se com a bênção do Santíssimo Sacramento. Não é necessária a inscrição anterior, basta comparecer no dia. Seja bem-vindo(a).

www.paroquiasantateresa.org.br

Grupo Saber Viver

Retomará suas atividades a partir de 20 de fevereiro, todas as 4as. feiras. das 15 às 17h. homens e mulheres com idade acima de 55 anos, que se acham na 3a. idade ou na melhor idade. Inscrições na secretaria paroquial.

www.paroquiasantateresa.org.br


Informativo Paroquial