Page 1

A GAZETA DO VALE DO ARAGUAIA

07 a 13 de setembro/2018

1

Barra do Garças

SOBE O CASO DO...

Parece que os idealizadores da verdadeira Justiça ficaram entre a cruz e a espada, no caso do ex-presidente Lula. Interessante é que Lula foi o maior defensor do caso da Ficha Suja, em 2ª. Instância.

...PRESIDIÁRIO...

O STF, o Congresso e o próprio Lula criaram o veneno, mas não criou o antidoto, ou seja, o contra veneno. Deu no que deu, mordeu a língua e virou presidiário na sua própria lei.

...LULA DA SILVA

Ao contrário de um reles ladrão de galinha, o ex-presidente teve sorte de amealhar um bom dinheirinho para custear os mais de 20 ecléticos advogados para tentarem salvá-lo da Lei que ele próprio avalizou. Agora vive sem beber (???) e sem rumo comunista e financeiro...

DESCE INCOERÊNCIA...

De um leitor: - “Fico encabulado com o sistema político. Uns falam que vão resolver tudo e que o outro nada sabe, sobre administração, a exemplo de Mendes, sobre o Taques.

...POLITICA E...

Cães, cachorros e gatos sabem que o Mauro Mendes não sabe administrar. Prova disso está nas suas empresas, todas “quebradas” e vivendo à custa de recuperação judicial”.

...ADMINISTRATIVA

Continuando o leitor colocou em administração dos seus bens o Fagundes ganha de cátedra e vive a vida que muitos gostariam de ter. No caso do Taques, demorou, mas vem aprendendo e, conforme declaração de renda, ficou até mais pobre por tentar dar murros em ponta de faca”. Um lembrete: o Mauro Mendes continua rico no físico e pobre, no jurídico. Quem entende? www.agazetadovale.com.br

Planejamento necessário

Página 2

JOÃOZINHO

Atendimento para festas

(66) 99224-6980 ou 3401-1831

ALUGA-SE:

Espaço para Festas & Eventos Contato:(66) 99209-9625

Prefeito acumula novas acusações Prefeito Roberto Farias volta a se desentender com o MPE e é denunciado por utilizar caminhão do Estado para realização de serviços em propriedade particular. Por outro lado a Câmara Municipal continua no paz e amor, já que muitos dos seus membros estão também envolvidos e a 2ª. Instância entra naquela de passar a mão na cabeça.

Foto: Edevílson Arneiro (SECOM-BG)

Página 03

TURISMO EM MT

PORTO DO BAÉ

Sua revitalização poderá torná-lo um novo cartão postal do Centro-Oeste. Isto graças à liberação de 6 milhões de emendas, pelo deputado federal Carlos Bezerra, conforme o dito cujo anunciou recentemente.

Página 06


2

07 a 13 de setembro/2018

Planejamento necessário

Passamos a conhecer um verdadeiro administrador quando o mesmo mostra ter uma visão de futuro para o seu País, seu Estado ou seu Município. Infelizmente são pouquíssimos os que se atentam para estes preceitos tidos como importantes. Em verdade o que se observa é que a grande maioria somente quer tirar proveito político e/ou econômico, nas suas várias maneiras, deixando de lado o trabalho serio e voltado para o bem estar da sua população para a manutenção de seus interesses em primeiro plano, quase sempre em parcerias escusas. Viver o momento sem se ater ao futuro é destruir planificações que poderiam deixar a cidade, o Estado ou o País em melhores condições que as atuais.

Vários são os municípios que não praticam esta visão de futuro, deixando que as coisas aconteçam de maneira desordena, quando ruas invadem calçadas, ou vice-versa, via de escoamentos mal fundamentadas e assim por diante. O executivo, de uma maneira geral, como o dito acima, só vem pensando naquilo, ao invés de pensar grande e harmoniosamente nas obras que poderão sobressair no futuro graças à sua visão política/administrativa. Conforme um analista, há políticos e políticas públicas. São executores que pensam não em revanchismo, mas sim na conjugação do verbo conciliar o atual com o futuro, não colocando projetos que possam danificar os trabalhos dos seus sucessores. Quem ama sua cidade,

sabe disso e amplia, como bom filho da terra, os seus feitos não só momentâneos, mas também futurista, pois sabe que em assim fazendo estará beneficiando também o seu próprio futuro, seja político, seja empresarialmente falando, pois saberá que muitos estão reconhecendo as suas intervenções de ontem, de hoje e do amanhã. Nunca é tarde para lembrarmos que precisamos de união em prol dos desejos comuns. Barra é um exemplo nítido desta assertiva, pois sabemos que a grande são de seus administradores são filhos da terra, tendo que amar a mesma de forma incomum. Motivo de ter ainda maior responsabilidade para com a mesma. “Ame a terra em que nascestes, ou por ela foi adotado!!!”

*** De uma leitora: “Hoje cedo eu estava sentada na calçada da minha casa quando passa uma vizinha e pergunta: - Que festa foi aquela que teve aqui ontem? - Eu disse: - Foi um casamento! - Que bom! E os noivos, estão bem? *** O tempo para a escolha de candidatos a estadual, federal, senador, governador e presidente, está afunilando. Em verdade falta algo em torno dos 30 dias.

galhardia. O outro é o Dr. Edvaldo Pereira que vem fazendo uma caminhada altruísta desde tenra idade e é também comprovadamente honesto.

*** A escolha não é fácil por que se o cara não é corrupto tem muitos corruptores e outros corruptos o apoiando, ou vice-versa.

*** Como eu disse anteriormente, temos boas chances de elegermos dois ou três candidatos de Barra, dado ao afunilamento das postulações. Seria como se estivéssemos voltando aos tempos de outrora, quando tínhamos 04.

*** Temos que agir com argúcia, com sabedoria para escolhermos bem. Escolher aquele que é puro, que e combativo e que, chegando lá, não passe a rezar na cartilha dos espertinhos. *** Aqui em Barra do Garças nos parece que teremos chances de elegermos pelo menos dois deputados estaduais. Os nomes mais em evidência são do José Arimatéia, Dr. Edvaldo, Adalto de Freitas. *** Para deputado federal só temos o Júlio César e quem defende os candidatos de Barra tem que votar em um dos três e também no Júlio César. “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, dizia sempre o Geraldo Vandré. *** Dois candidatos estão na boca do povo. Um é o Arimatéia, por ter comprovado, quando deputado, que é honesto e não leva desaforo para casa, defende seus ideais (e dos eleitores) com

*** O que não pode acontecer é que sendo eleitos passem a viver isolados, trabalhando para ele mesmo, como ocorreu em tempos idos. *** Não havia defesa dos interesses em conjunto. Era cada um buscando dividendos próprios, o que redundou em quase nada. *** Bem, vamos voltar ao velho refrão: “Quem defende corrupto, bom sujeito também não é...”

Publicação semanal de ASSESSORIA Jornalismo e Publicidade CNPJ 03.229.564/0001-99 Rua Simião Arraya, 1069 Barra do Garças - MT CEP 78.600-000 Fone (66) 3401-1831

*** - O noivo está no cemitério e a noiva no hospital. - Ela disse: Que horror! O que houve? - Eu disse: - Nada! O noivo é coveiro e a noiva enfermeira. Que vizinha curiosa da peste! Risos. *** “Uma taça de vinho tinto é equivalente a uma hora na academia”, diz estudo. Estou indo me matricular em uma vinícola hoje mesmo. – Não deixe sua sexta-feira terminar sem se matricular...” *** De um leitor: “As Melhores vitaminas para as mulheres são A, B, C e D. Anéis, Brincos, Colares e Dinheiro. *** Elas também gostam de coisas simples, de momento inesquecíveis, de boas conversas, de atenção, de sorrisos, de pessoas boas. Elas não precisam de muito... *** Para arrematar: “Ninguém conhece a luta das mulheres. Portanto elas não precisam provar nada, a não ser roupas, sapatos e vinhos...”

*** “Faça sua boa ação, não votando em quem pratica a corrupção...”, defende as pessoas de bem! *** Colocação de uma mulher: -A gente fica velha e começa a gostar de planta. E depois passa a reparar nas plantas das casas dos outros. Quando vê está pedindo mudinhas por aí. É um caminho sem volta. Editor Geral PAULO BATISTA DE MELO Jornalista 026 DRT/GO Colaboradores: ADALBERTO ALVES MATOS, José queiroz Editoração Eletrônica Marilene fonseca (66) 3401-1831 Impressão ROTGRAF Cuiabá - MT

OPINIÃO

A GAZETA DO VALE DO ARAGUAIA

Publicidade Rua Simião Arraya, 1069 - Centro Barra do Garças - MT Circulação no Estado de Mato Grosso: Água Boa, Alto Araguaia, Alto da Boa Vista, Araguaiana, Araguainha, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Confresa, Luciara, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Querência, Ponte Branca, Porto Alegre do Norte, Ribeirãozinho, Ribeirão Cascalheira, Santo Antônio do Rio das Mortes, São Félix do Araguaia,

REVITALIZAÇÃO...

Barra do Garças sempre foi bafejada pela natureza e pelos seus atrativos turísticos, a começar pelos rios Garças e Araguaia, com suas excepcionais praias, suas belas cachoeiras, pelo Parque das Águas Quentes e Serra Azul, onde se posta o Cristo Redentor e o Discoporto.

...DO PORTO DO...

Dentre estes vários atrativos citados, colocamos também o Porto do Baé. Obra esta feita pelo ex-prefeito Wanderlei Farias. Vale colocar que o local teria outro contorno, ou seja, sem a Arena (que tapou a visão dos rios) e com outras remodelações bem mais aceitáveis, mas a interferência de políticos, tipo Dante de Oliveira e Antônio Joaquim fizeram com que fosse feito da forma atual. O arquiteto Dionísio Carlos sabe contar a história.

...BAÉ CONTINUA...

Vale considerar que a reforma ou revitalização do Porto do Baé mais parece a construção do Anel Viário, que a cada seis meses são relançadas para canalizações políticas, por parte de elementos que morreram (politicamente) e esqueceram de cair....

...SENDO SONHO

Como disse um leitor (e eleitor) muitos sonham com um Porto do Baé totalmente revitalizado e também a tão prometida Avenida Beira Rio (e não uma faixa) concretizada. Sempre estão anunciando a chegada de verbas para o Anel viário, para o Porto do Baé e para a Avenida, mas as obras em si continuam sendo relançadas, ou seja, estagnadas.

REELEIÇÃO DE...

Nem bem saiu do xilindró, o deputado Mauro Savi já se arvora de perseguido pela Justiça e quer retomar candidatura à reeleição de deputado Estadual. Ele, a exemplo de Gilmar Fabris se consideram os “santinhos” do Legislativo e já pensam positivo ao pensar que o eleitor é trouxa.

...CORRUPTOS

O Gilmar Fabris é outro lobo transvestido de cordeiro. Volta e meia ele volta a cair em tentação, e trilha o caminho tortuoso da política. Mesmo assim é um sortudo, pois recebe apoio da prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, que vem a ser esposa do Jaime Campos, candidato ao Senado. Será que tem algum conchavo?

VIDA COMUM...

De um leitor “Qual a diferença do Lula com o Roberto Farias?”. Resposta de um petista: “Os dois são perseguidos pela Justiça...O mesmo ocorre com o Slval e José Riva”.

...DE POLÍTICOS

Pergunta cretina: Por que o Lula está na cadeia? – Resposta idiota:

para curar das loucuras feitas e das bebedeiras homéricas...

GLIFOSATO...

O herbicida Glifosato vai continuar causando dissabores na alimentação do brasileiro. O desembargador federal Kássio Marques, Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), suspendeu a liminar que proibia o uso do Glifosato, um dos principais herbicidas utilizados na plantação de soja no Brasil.

...VAO CONTINUAR...

O Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a União, para que suspendessem a utilização da substância, alegando que esta seria cancerígena.

...CAUSANDO MAL...

O TRF-1, no entanto, alegou que o herbicida já havia sido submetido a estudos e é utilizado no Brasil há anos e sem uma reavaliação não poderia aprovar uma proibição súbita, podendo causar danos à economia.

...AO BRASILEIRO

A medida foi comemorada pelo ministro da Agricultura Blairo Maggi, que aguardava a decisão. Plantador de soja ele não está nem aí para a saúde do brasileiro, desde que faça bem para o seu bolso e de seus familiares.

USANDO UMA...

Segundo a imprensa cuibana, não tendo competência para sair candidato (por várias circunstâncias), o ministro Blairo Maggi mesmo dizendo que não apoiaria nenhum candidato, já está colocando suas espertas mãos para trabalhar, como foi colocado

...POSSSANTE...

“...Ele é mesmo um matreiro político. Escalou aliados para ajudar candidatos em todos os grupos. Ele é do PP, que está na chapa de Wellington ao Governo. Desse palanque de Wellington, apoia abertamente o seu compadre Adilton Sachetti (PRB) para o Senado.

....CHUMBEIRA...

“Maggi ajuda também, nos bastidores, os candidatos a senador Leitão (PSDB), que pertence ao palanque de Taques, e também Fávaro (PSD), que faz parte do arco que empurra o Mauro Mendes (DEM) rumo ao Paiaguás.

...CANO SERRADO

Maggi pediu para seu suplente Cidinho coordenar a campanha de Mendes. Tem mais. Cercando-se de todos os lados, Maggi determinou até que o seu ex-secretário Luiz Pagot ajude na campanha de Selma (PSL) ao Senado, mesmo não sendo nada simpático ao nome da juíza aposentada. Agindo assim, qualquer um que ganhar, seja ao governo, seja para o Senado, Maggi vai estar próximo”. Quem tem rabo preso precisa se cuidar...

VISITE NOSSO SITE: www.agazetadovale.com.br São José do Couto, São José do Xingu, Vila Rica, Santa Terezinha e Torixoréu. Circulação em Goiás: Aragarças, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Piranhas e Iporá.

Serviço de Atendimento ao Assinante (SAA) (66) 3401-1831

Venda Avulsa Grande Barra do Garças ............... R$ Interior ......................................... R$ Outros estados ............................. R$

3,00 3,50 4,00

Assinaturas Grande Barra do Garças Semestral .................................... R$ Anual ........................................... R$

65,00 130,00

Interior Semestral .................................... R$ Anual ........................................... R$

90,00 180,00

Outros estados Semestral .................................... R$ 150,00 Anual............................................ R$ 300,00

Filiada à

ABRAJORI Associação Brasileira de Jornais do Interior Cadastro Nacional de Jornais do Interior CNJI nº 0399 Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião deste jornal. Os originais recebidos, tenham ou não sido publicados, não serão devolvidos.


GERAL

A GAZETA DO VALE DO ARAGUAIA

Prefeito acumula novas acusações BARRA DO GARÇAS

Da Assessoria MPE Com Redação

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO – Criminal), ofereceu, no último dia 31, denúncia contra o prefeito de Barra do Garças, Roberto Ângelo de Farias, por uso indevido de bem público em propriedade particular. Ele é acusado de utilizar um caminhão basculante do Estado de Mato Grosso, cedido ao município pela Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana, para realização de limpeza e cascalhamento do pátio de uma indústria da cidade. De acordo com a denúncia, no Termo de Cessão de Uso de Equipamentos ao município foi estabelecido que a utilização do veículo seria apenas para apoio à manutenção e conservação de rodovias estaduais e das

Foto: Edevílson Arneiro

Prefeito Roberto Farias volta a se desentender com o MPE e é denunciado por utilizar caminhão do Estado para realização de serviços em propriedade particular.

estradas vicinais. A cessão do maquinário a terceiros ou a sua utilização em outras finalidades foram proibidas no contrato. Conforme o MPMT, em Barra do Garças a Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei de autoria do Executivo Municipal autorizando a utilização de maquinários

da Prefeitura para realização de serviços de limpeza e cascalhamento no pátio da referida indústria. Ocorre que o caminhão flagrado na propriedade particular não pertence ao município. Além do caminhão basculante do Estado de Mato Grosso, foram encontrados na propriedade uma máqui-

na pá escavadeira e mais um caminhão pertencentes à Prefeitura Municipal de Barra do Garças. Não citada na denúncia, até agora não se falou o nome da empresa e do empresário beneficiado e nem tampouco as penalidades que advirão em cima do prefeito e da mesma empresa.

07 a 13 de setembro/2018

3


4

07 a 13 de setembro/2018

A GAZETA DO VALE DO ARAGUAIA

GERAL

LUZ e PAZ

O MÉDICO ESPIRITUAL DR. JOÃO PAULO, Através do médium Dagmar, de Ituiutaba, estará atendendo no Clube Peixinho - Sede Social - Centro - nos dias 09 e 10 de setembro pela manhã e à noite à partir das 07:30 Horas e no dia 11, somente pala manhã. CONSULTAS E CIRURGIAS ESPIRITUAIS GRATUÍTAS INFORMAÇÕES: 9.9988-2222 / 9. 9292-4242 FÉ, AMOR e PERDÃO

-

s a , , .

o , s a o e l .

GENTIL PAGOTTO

Sua morte prematura causou consternação

O falecimento do Médico Dr. Gentil Pagotto, Clínico Geral que era tido como um dos pioneiros da Medicina em Barra do Garças, causou consternação na cidade, tanto na área em que ele militava como também no ceio da sociedade da qual ele assistia com o seu zelo peculiar de um bom profissional. Sua morte prematura ocorreu na tarde da terça-feira última, aos 68 anos de idade. Além de um excelente cirurgião, o Dr. Gentil era có-proprietário do Hospital MedBarra Nos últimos 30 dias ele estava internado em Goiânia, procurando vencer uma luta contra o câncer que o estava perseguindo nos últimos anos. Natural da cidade paulista de Viradouro, Gentil chegou em Barra na década de 80 e passou a atuar como médico na rede pública e privada. Colaborou diretamente na fundação da Associação Médica e depois na implantação da Unimed onde ocupou o cargo de vice-presidente e nos últimos anos participou decisivamente para a construção da nova sede do hospital Med Barra, na avenida Valdon Varjão, em Barra do Garças.

Carnes, Bovina e Suína, Secos e Molhados Fones:

(66) 3401-3336/9 9619-3381 Rua Carlos Gomes, nº 456 - Campinas Barra do Garças - MT

Chamou, chegou!! GÁS E ÁGUA MINERAL

Fone: (66) 3401-4100

www.aragas.net.br - Email:aragas@aragas.net.br Rua Simião Arraya, 873 - Centro Barra do Garças - MT


POLÍTICA

A GAZETA DO VALE DO ARAGUAIA

SENTINELA DO ARAGUAIA

58º Batalhão de Infantaria Motorizado (CMO)

Comandante recebe homenagem do artista plástico Dupé Ferreira

Aragarças/GO: O Coronel Gilvan Augusto de Farias Junior, comandante do 58º BI Mtz , recebeu, no dia 31 de agosto, em homenagem a sua data natalícia, uma obra do Senhor Domingos Dupé Ferreira Silva, renomado artista plástico nacional, reconhecido regionalmente no Vale do Araguaia, nacionalmente em exposições em São Paulo e Rio de Janeiro, e , ainda , no exterior, com obras apresentadas na Suíça. Tradicionalmente, no Brasil, DUPÉ é convidado a confeccionar obras para autoridades na esfera Federal, Estadual e Municipal. O comandante do batalhão agradeceu o estimado presente, reconhecendo a qualidade das obras e o apoio cultural que este ilustre filho do Araguaia presta ao 58º BIMtz. Foto: Sd Manasses

Realiza Campo de Qualificação

Aragarças/GO: O 58º BI Mtz realizou no período de 27 a 30 agosto, o acampamento de Instrução Individual de Qualificação dos soldados incorporados em 2018. Os soldados do Efetivo Variável aplicaram, na prática, os conhecimentos adquiridos nas Instruções de qualificação, essenciais para o desenvolvimento e preparo da tropa. Na oportunidade, os soldados puderam aplicar os conhecimentos adquiridos na fase de qualificação, conhecimentos esses, essenciais para o preparo e emprego em missões reais.

07 a 13 de setembro/2018

5

ARAGARÇAS

Cidade inaugura nova área social Emoção marca a inauguração do Centro de

Convivência Social “Dr. Luiz Paulo Resende”. Da Assessoria

Foi inaugurado na noite do último dia 31, em Araarças, o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Dr. Luiz Paulo Resende. O amplo espaço foi cedido pela Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL onde no passado funcionava como clube tradicional de realização de eventos. O espaço histórico foi construído na época da Fundação Brasil Central do então presidente Getúlio Vargas. Segundo o prefeito José Elias, essa conquista é graças ao empenho e o bom relacionamento que o poder executivo possui com a classe empresarial de Barra, Pontal e Aragarças. “Estamos devolvendo para Aragarças um espaço tradicional que deixou

marcas no coração da sociedade aragarcense, aqui já foi palco de casamentos, aniversários e confraternizações, estamos resgatando as tradições de Aragarças.” frisou.

Reforma:

Após 14 anos de total abandono, a Secretária de Ação Social, Mara Nei Elias, conseguiu em uma parceria inédita com a diretoria da CDL de Barra do Garças, Pontal e Aragarças, através do presidente Leonardo Carvalho, toda a revitalização, ampliação e adequação da área do agora, Centro de Convivência Social. “A partir de agora Aragarças contará com um grande clube a altura da sociedade aragarcense para reviver as tradições artísticas e culturais de nossa região,” finalizou a 1º Dama.

Fotos: Cb Lucas/ Sd Manasses

VILA RICA

TCE/MT - Com Redação

#SEUEXÉRCITONUNCAPARA

Tomada de Contas Especial instaurada para apurar responsabilidades sobre suposto prejuízo causado aos cofres municipais de Vila Rica, em razão de pagamento de despesas com juros e multa, será convertida em Tomada de Contas Ordinária, a ser conduzida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso. A decisão é da 1ª Câmara do TCE-MT, que em sessão no dia 29 de agosto acompanhou voto do relator do Processo nº 54119/2016, conselheiro interino Luiz Henrique Lima. Na mesma decisão, o ex-prefeito municipal, Luciano Marcos Alencar (01/01/2013

a 31/12/2016), foi multado em 25 UPFs por reiteradamente ter descumprido determinações do Tribunal de Contas. Nesse sentido, o conselheiro relator determinou à atual gestão municipal que cumpra, dentro do prazo estabelecido, as decisões do Tribunal de Contas, sejam elas singulares ou resultantes de Acórdão. De acordo com a equipe técnica do TCE-MT, o suposto prejuízo teria ocorrido nas gestões de Francisco Teodoro Faria (01/01/2005 a 31/12/2008), no valor de R$ 12.432,57, e de Naftaly Calisto da Silva (01/01/2009 a 31/12/2012), no montante de R$ 18.962,81, totalizando R$ 31.395,38. No entanto, segundo Luiz

Foto: Reprodução

TCE vai conduzir a apuração de prejuizo

Henrique Lima, a primeira determinação do Tribunal para a realização de Tomada de Contas, em 2013, não foi cumprida. Já a segunda, em 2015, considerou como escopo apenas o pagamento dos juros e multas referentes ao período de 2005 a 2008, quando deveria abran-

ger os períodos 2005 a 2008 e 2009 a 2012, “o que resultou, novamente, na apuração de valores equivocados, colocando a perder o trabalho realizado quanto aos montantes a serem ressarcidos pelos respectivos responsáveis”, pontuou o conselheiro relator.


6

07 a 13 de setembro/2018

A GAZETA DO VALE DO ARAGUAIA

GERAL

PORTO DO BAÉ Sua revitalização poderá torná-lo um novo TURISMO EM MT

cartão postal do Centro-Oeste. Isto graças à liberação de 6 milhões de emendas, pelo deputado federal Carlos Bezerra, conforme o dito cujo anunciou recentemente. Da Assessoria do Bezerra

A nova Orla do Porto do Baé, em Barra do Garças, deve tornar-se um dos mais novos cartões postais de Mato Grosso e do Centro-Oeste brasileiro. A segunda etapa da revitalização do local foi confirmada este mês após assinatura de convênio no valor de R$ 3,1 milhões. No total, mais de 6 milhões de reais de emendas parlamentar já foram liberadas pelo deputado federal Carlos Bezerra (MDB) para execução do projeto. “Barra do Garças tem um potencial turístico magnífico, por isso a importância de fazermos investimos em obras desse porte. Isso movimentará a cidade com eventos, o setor hoteleiro, comercial e ainda irá agregar mais qualidade de vida das pessoas da região, como espaço de lazer e práticas de atividades físicas”, explica Bezerra. De acordo com prefeito Roberto Farias (MDB) o projeto de embelezamento do complexo Beira-Rio terá uma extensão de 1,8 mil km, do Porto Baé a praia da Rapadura. Prevê desapropriações e melhorias em toda a sua estrutura, como quiosques, arena de eventos, arquibancadas e rampa náutica, além de iluminação turística e reurbanização de toda a área. A restruturação contará ainda com uma extensa pista com ciclovia, pergolados, espaço para o esporte e lazer com aparelhos de ginásticas, reestruturação da Praça da pedra Simião Arraia e uma nova rampa de embarque e desembarque de barcos na avenida Goiás, entre outros atrativos.

SOLIDARIEDADE

Faculdade Cathedral se mobiliza para ajudar criança diagnosticada com câncer Por Alysson Cavalcante

Alunos da Faculdade Cathedral iniciaram uma campanha visando arrecadar dinheiro para o tratamento da menina Ana Cecília, de apenas 5 anos, diagnosticada com um câncer grave no sistema nervoso central. Ana Cecília é filha de Wesley José da Costa Queiroz e Juliana Santos Coimbra. Juliana estava cursando o 10º semestre do curso de Direito na Faculdade Cathedral e teve que trancar os estudos para se dedicar exclusivamente ao tratamento da filha. O caso gerou comoção entre os colegas de turma de Juliana, que se mobilizaram e iniciaram a campanha de arrecadação dentro da Faculdade, recebendo doações de alunos e professores. Desde que foi diagnosticada com um câncer, quando atinha apenas 3 anos de idade, a pequena Ana Cecília vem se tratando no Hospital Araújo Jorge, de Goiânia – GO. No ano de 2016 Ana Cecília foi

submetida a uma cirurgia para a retirada do tumor. Contudo, recentemente o caso se agravou e a menina precisa dar sequência ao tratamento. “Pensamos que a guerra estava vencida, mas infelizmente tivemos a notícia de que as células doentes voltaram a se reproduzir”, disse Juliana, mãe de Ana Cecília. O tratamento de Ana Cecília foi disponibilizado pelo SUS, porém, o programa não cobre os exames de ressonância magnética, indispensáveis durante o tratamento e que possuem custos altíssimos. O valor em média de cada exame, é de aproximadamente R$ 8.000,00 e além dos exames, os pais de Ana Cecília possuem gastos com alimentação, hospedagem e deslocamento. “Os primeiros sintomas da doença eram muito parecidos com doenças comuns do dia-a-dia, até que a Ana Cecília começou a perder o equilíbrio e a ficar muito fraquinha. Decidimos então levá-la ao

médico e recebemos a notícia que temíamos. Mas com a graça de Deus e com a solidariedade das pessoas, estamos conseguindo lutar contra essa doença terrível. Gostaria de agradecer a todas as pessoas que colaboraram e pedir também, orações, que as pessoas possam mandar pensamentos positivos para a pequena Ana Cecília”, relata Juliana. A campanha já conseguiu arrecadar mais de R$ 3.000,00 e a expectativa é de continuar mobilizando o maior número

de voluntários/doadores, com a finalidade de arrecadar uma quantia expressiva, suficiente para suprir as despesas do tratamento de Ana Cecília. Apoie você também essa ideia e ajude a salvar a vida da menina Ana Cecília, de forma voluntária, doando qualquer valor em dinheiro. A sua ajuda fará muito a diferença! Para doar: Banco do Brasil Agência: 0571-1 Conta Poupança: 34197-5 Variação: 51 - Juliana Santos Coimbra.

E as inovações no Clube da Panela continuam, tanto na parte social, quanto na confecção das iguarias servidas. Cada terça-feira surge uma comida diferente, feita por paneleiros diversos. Nesta última terça, dia 04, os comandantes da janta foram os paneleiros Marcelo (Flexa) Gois, Blainy e Adriano Jorge. O Blainy cuidou da entrada, com várias opções e o Marcelo e o Adriano confeccionaram diversos tipos de caldo, a exemplo de feijão, dobradinha com batatas e fava, frango, mocotó, chambarí, Vaca atolada e caldo mixto. Além da escolha da nova diretoria o Eduardo Português (que é o administrador web site do clube) resolveu abrir as portas do clube (mesmo com a maioria contra tal posição) para que os candidatos eletivos possam apresentarem os seus planos políticos para as próximas eleições. O primeiro a apresentar foi o candidato Adalto de Freitas, neste último dia 05. O candidato que quiser fazer o mesmo deverá procurar o Eduardo para as devidas providências. Nova diretoria: A diretoria que assumiu a direção do “Clube da Panela” para o ano 2018/2019, está assim constituída: Presidente: Marcelo (Flexa Mudanças) Góis; Vice-presidente: Blainy Danilo (advogado); 1° Secretário: Cristiano (advogado); 2° Secretário, Agnaldo (Mundo do Som); Tesoureiro: Valdecir Ferrari (pecuarista); Web Site: Eduardo Português (CVC), Paulo Batista de Melo é o Presidente de Honra.


SOCIAL

A GAZETA DO VALE DO ARAGUAIA

07 a 13 de setembro/2018

7

HORÓSCOPO

Jovem Doutora Carolina Moreno Cossi, que estará completando data de aniversário neste dia 12. Familiares e amigos com certeza estarão à postos para as comemorações. Parabéns!

Terezinha de Lima Vitorino, esposa do empresário José Vitorino. Terezinha recebe cumprimentos de aniversário neste dia 12. Parabéns! Advogado Edson Azolini, aniversariante deste domingo,dia 09, oportunidade em que será bastante festejado por seus familiares e amigos. Na foto com sua esposa Sayonara Arduini Azolini. Parabéns!

Casal de bem com a vida Iara e Hermógenes Fonseca (CCAA). Ele aniversariou neste dia 05 e ela no dia 09. Muita alegria nas comemorações. Parabéns!

Osvaldina Pereira da Fonseca (Nena) será a aniversariante deste dia 12, para alegria dos seus Familiares e amigos. Parabéns!

Título de cidadania

Foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Resolução nº 3/2018 de autoria do vereador Professor Sivirino (PSD) que declarou “Luzimar Pereira da Silva” cidadão barra-garcense. Justificativa do vereador Sivirino para outorga da merecida comenda: “O professor Luzimar tem serviços prestados ao nosso município é significativo. É gratificante homenagear pessoas que contribuem de forma positiva com Barra do Garças”, colocou o vereador A comenda foi entregue logo após trer sido aprovada, tendo se reunido familiares e amigos para as devidas e merecidas comemorações pelo feito deste novo Cidadão Barra-garcense.

JOÃOZINHO Atendimento para festas Fones: (66) 99224-6980 ou 3401-1831

Empresário Valdivino José Martins aniversariante deste dia 12. Parabéns!

Professora Doutora, Gisele Silva Lira Rezende e seu esposo Marco Túlio Rezende. Gisele é a feliz aniversariante deste domingo, dia 09. Parabéns!

FRASE DA SEMANA “Quem pratica a mentira se revela tão insignificante que um dia sua máscara cai e não consegue encontrar o chão” Advogado Leandro de Oliveira Dolzan, aniversariante deste dia 11. Familiares e amigos vão fazer a festa. Parabéns!

Fone: 3401-1831

ÁRIES - O seu excesso de confiança pode ser prejudicial. Uma pessoa conhecida vai ajudar você de alguma maneira e sua pouca disposição pode levá-lo a tomar certas atitudes não muito garantidas para o futuro. Seja mais atencioso para com as pessoas. TOURO - Este dia lhe trará êxito. Não perca tempo com minúcias. Arrisque-se em projetos mais audaciosos mesmo que os outros não acreditem. Pode contar com a ajuda dos astros, para comunicar-se ainda melhor com todas as pessoas à sua volta. GÊMEOS - Dia neutro, pouca probabilidade de sucesso nas questões de dinheiro, de trabalho e de família, Aproveite a fase para pensar também nos problemas existentes na vida domestica. Você está mais sociável e com a mente mais otimista. CÂNCER - Período de muitas novidades e atrações, principalmente nos assuntos sentimentais e pessoais. O seu trabalho trará bons resultados. Procure aprofundar-se em tudo que fizer, para realmente chegar à raiz dos seus problemas. Com senso e objetividade atingirá sucesso. LEÃO - Demonstre firmeza, convicção e mais confiança em si mesmo, que conseguirá, neste dia, influenciar pessoas importantes para o seu progresso. Você deve evitar precipitações em seu lar. Pare para pensar um pouco sobre a dimensão das suas dificuldades sempre criadas por sua precipitação. VIRGEM - Ótima intuição e bastante gosto para as coisas novas. Há indicações favoráveis para conhecimento com estrangeiros, publicidade e diversões. Você poderá estar deixando passar um tempo precioso se não tomar atitudes mais sérias. LIBRA - Dia em que terá muito sucesso para a solução de seus problemas pessoais. Se você usar toda sua experiência, conseguirá neste dia, que não lhe é de todo favorável, extrair muita coisa útil ao seu futuro e dos seus. Não realize negócios, evite ações que possam prejudicar sua reputação e moral. ESCORPIÃO - Evite prejudicar sua saúde não cometendo excessos alimentares ou alcoólicos. Todavia, o sucesso pessoal será evidente. Você viverá uma boa fase astral no próximo período. Influência benéfica para a saúde. SAGITÁRIO - Trate de seus interesses sociais. Estude suas possibilidades de êxito e ponha-as em prática. No trabalho, desenvolva de modo ordenado toda a sua rotina e nas coisas do amor, procure firmar os pés no chão e não se iluda com seus sonhos. CAPRICÓRNIO - Boa influência para cuidar dos seus interesses pessoais e assuntos sentimentais. Este período corresponde a um anseio de querer controlar todos os ambientes em que estiver, ou mesmo manter o seu poder de decisão sobre todas as pessoas que entrar em contato. AQUÁRIO - Procure ser previdente quanto aos - assuntos domésticos porque o passado pode trazer alguma coisa que o aborrecerá. Os astros indicam também para o período que a sua sensualidade continua em alta, proporcionando assim, maior aproximação das pessoas do sexo oposto. PEIXES - Esforce-se para não se perder no emaranhado das ideias que terá. Sempre considere que nem sempre suas intenções serão canalizadas apenas para a sexualidade. O seu lado artístico, está fortalecido, ensejando vitórias neste campo.


8

07 a 13 de setembro/2018

A GAZETA DO VALE DO ARAGUAIA

GERAL

A Gazeta do Vale do Araguaia - Edição 1.437  
A Gazeta do Vale do Araguaia - Edição 1.437  
Advertisement