Amafresp em Foco

Page 10

artigo PREVENÇÃO E “SEGURO SAÚDE” José Ricardo Scalise, médico, especialista em Medicina de Família e Comunidade e Mestre em Biologia Molecular dos Tumores É muito comum termos uma sensação de maior segurança quando fechamos um contrato com uma boa operadora de saúde, da mesma forma que nos sentimos mais seguros quando fazemos o seguro do nosso carro. A diferença é que do carro cuidamos com muita atenção, optamos sempre pelo melhor, mas, quando se trata de nossa saúde, ficamos na ilusão de que nosso contrato nos amparará quando precisarmos e pouco nos mobilizamos para evitar adoecer... Parece um pouco rude, porém, se observarmos bem, cuidamos melhor do nosso carro do que da nossa saúde, fazemos revisões preventivas, periódicas, troca de óleo, alinhamento, balanceamento, funilaria se houver o menor amassadinho! E com nossa saúde, fazemos o mesmo? Cuidamos do nosso combustível? Segundo dados do IBGE, entre 2006 e 2016, houve um aumento de 60% na taxa de obesidade no Brasil, o que se reflete na avaliação de saúde realizada pela Amafresp na Campanha Saúde, publicada na edição anterior desta revista, em que 58% dos avaliados se encontravam com seu IMC (Índice de Massa Corpórea, que é o peso dividido pela altura ao quadrado) elevado, bem como 66% com valores elevados na circunferência abdominal! A preocupação é que a obesidade é silenciosa, não dá sintomas, mas é causa de elevação da Pressão Arterial, da Diabetes e, consequentemente, do Infarto Agudo do Miocárdio e do Acidente Vascular Encefálico, as duas doenças que mais matam no Brasil e no mundo!

Fazemos nossas revisões periódicas? A Agência Nacional de Saúde mostra que apenas 35% das mulheres que possuem planos de saúde estão em dia com suas mamografias. Esses são apenas alguns exemplos de situações que colocam nossa saúde em risco, e não podemos ficar na inércia frente a elas! A Amafresp novamente se mobilizou para ajudar a enfrentarmos essas situações de risco e criou seu primeiro polo de Saúde da Família, em Bragança Paulista, em que o foco é cuidar, com uma visão global do paciente, com ações preventivas e curativas, em todas as faixas etárias. A intenção é manter tudo revisado, ajudando a estruturar mudanças no estilo de vida, para sermos mais ativos com nossos cuidados, para não sermos pegos de surpresa por situações preveníveis ou evitáveis, utilizando o plano como um plano de saúde, e não um plano de doença. Pode parecer algo inovador, mas está embasado em diversos resultados positivos nacionais e, principalmente, internacionais. No Brasil, começou no Rio Grande do Sul, no final da década de 70, com centros formadores de Médicos de Família, antes mesmo do SUS implementar a estratégia de Saúde da Família, e em países como Canadá, Inglaterra, Espanha e muitos outros que implantaram projetos em operadoras de saúde, formados com base na prevenção e focados em médicos de família. Os resultados dependem de todos nós, da nossa atenção com a saúde e com atitudes realmente mais saudáveis no dia a dia, dos médicos e da excelência da gestão.

raio x MAIORES PRESTADORES NO GERAL

Novembro de 2017 a outubro de 2018

10


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.