Page 1

Nazismo atravĂŠs da Literatura: DiĂĄrio da Anne Frank


A expressão “Nazismo” deriva da sigla “Nazi”, que foi usada como abreviatura para o “Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães”, organizado por Adolf Hitler na década de 1920. Para se compreender as principais características do Nazismo é necessário saber algumas informações importantes sobre o contexto no qual ele se desenvolveu.

Em 1919, ao fim da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha, tendo perdido a guerra, foi submetida a humilhações e cobranças por parte dos países vencedores. A população ficou marcada por essas humilhações e por vários outros efeitos da guerra, que se refletiam em todos os setores: econômico, social, cultural etc.

Essa atmosfera pós-Primeira Guerra produziu um enorme ressentimento nos alemães com relação aos outros países, fato que revigorava o extremismo nacionalista na Alemanha, originado ainda na segunda metade do século XIX. Adolf Hitler, nascido em 1889 na Áustria, havia participado da Primeira Guerra como soldado combatente da Tríplice Aliança. Após a guerra, Hitler passou a integrar um grupo de ex-combatentes que desenvolveu uma ideologia para resgatar a dignidade política da Alemanha, para dar continuidade aos dois grandes impérios que a Alemanha já havia protagonizado. O grupo fundou o Partido Nazista, que se tornou o suporte político para o desenvolvimento do que Hitler denominou “Terceiro Império” (Terceiro Reich).


Campo de concentração: Auschwitz O Campo de Concentração de Aushwitz ficou conhecido por ser o local de extermínio dos judeus praticado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Desde o momento em que Adolf Hitler assumiu a liderança política da Alemanha, o Reich começou a proclamar a necessidade de se exterminar alguns grupos indesejáveis da sociedade alemã.

A partir de 1940, os alemães começaram a construir instalações que serviriam como campos de concentração e de extermínio de inimigos e grupos indesejáveis da sociedade. Estas instalações foram construídas nas terras polonesas ocupadas pelos alemães, foram três os campos principais auxiliados por mais trinta e nove. Localizavam-se nas cidades de Auschwitz e Birkenau, próximas da capital polonesa Cracóvia.


Diário de Anne Frank O Diário de Anne Frank foi escrito por uma garotinha de 13 anos, que estava escondida com sua família e outros judeus em Amsterdam durante uma ocupação Nazista na Holanda, ela escreveu o cotidiano dessas pessoas no pequeno compartimento durante a Segunda Guerra Mundial.

Autora: Anne Frank, editado por Otto Heinrich Frank – Editora: Record


Diário de Anne Frank Otto foi o único dos escondidos que sobreviveu no campo de concentração. Em 1947 o pai decidiu publicar o diário, como Anne desejava em vida. O diário está no Instituto Holandês para a Documentação da Guerra. O Fundo Anne Frank (na Suíça) ficou como herdeiro dos direitos da obra de Anne Frank. O pai Otto Heinrich Frank faleceu em 1980.


Textos e Imagens: http://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/nazismo.htm

http://www.infoescola.com/historia/campo-de-concentracao-de-auschw itz/ http://analfabeto0.webnode.com/news/o-diario-de-anne-frank/

Aplicativos: Paint e Power Point

Lilian terrin unidade3  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you