Issuu on Google+

Os Res铆duos S贸lidos Urbanos e a sua Reciclagem Agr upamento de Escolas de Afonsoeir o e Sar ilhos Gr andes Biblioteca Escolar


Os Resíduos Sólidos Urbanos e a sua Reciclagem

A pertinência de uma abordagem dos resíduos sólidos urbanos fora do contexto de sala de aula prende-se com a necessidade da tomada de consciência de proporcionar um tratamento adequado ao lixo por nós produzido, de forma a futuramente podermos continuar a usufruir dos recursos que a natureza nos proporciona.


Os Resíduos Sólidos Urbanos e a sua Reciclagem O que podemos fazer par a solucionar a elevada pr odução de r esíduos sólidos?

- Pr evenir a pr odução de r esíduos; - Pr omover a utilização dos r esíduos enquanto r ecur sos; - Eliminar os r ecur sos de for ma segur a.


Os Resíduos Sólidos Como esta temática é demasiado Urbanos e a sua Reciclagem extensa, a sessão dinamizada pelos técnicos da Casa do Ambiente focalizouse na explicação das formas mais seguras de tratar os resíduos sólidos urbanos. Reciclage m

Incineraçã o

Compostage

Aterros Sanitários


Os Resíduos Sólidos Urbanos e a sua Reciclagem Em debate sustentado em informação facultada em powerpoint concluímos que além dos resíduos sólidos urbanos, os sectores da agricultura, da mineração, da construção e demolição, da indústria, na produção de energia, hospitalares…são grandes responsáveis

Visionámos um filme elucidativo da actividade da empresa Amarsul, que é responsável pela recolha dos resíduos separados e colocados nos ecopontos nos concelhos do Montijo, Alcochete, Barreiro, Seixal, Moita, Palmela, Almada,


Os Resíduos Sólidos Urbanos e a sua Reciclagem

Todos os resíduos sólidos que não são passíveis de ser separados nos ecopontos são encaminhados para os aterros sanitários, por isso quanto menor for a nossa acção de separação mais aterros terão de ser construídos.


Mesmo os resíduos que são encaminhados para os aterros sanitários têm de ser acondicionados correctamente de forma a não contaminarem os lençóis de água, de onde é captada grande parte da água para consumo urbano.

Os Resíduos Sólidos Urbanos e a sua Reciclagem

Chorume do lixo: um líquido de odor forte e alto potencial de contaminação


Os Resíduos Sólidos Urbanos e a sua Reciclagem

Se não efectuarmos a separação dos resíduos, além de estarmos a contribuir para um aumento substancial de aterros, estamos a impedir que esses resíduos possam ser reaproveitados, contribuindo assim para um aumento da poluição ambiental, uma vez que, em céu aberto ou em aterro esses materiais demoram muito tempo a degradarem-se .


A separ ação cor r ecta dos resíduos sólidos urbanos deve procederse da forma mais adequada possível para que o seu posterior tratamento seja exequível, ou seja que em todas as categorias os nossos resíduos se possam transformar em matéria-prima através do processo de r eciclagem. A separação é essencial para que se possa efectuar a reciclagem em locais próprios.

Os Resíduos Sólidos Urbanos e a sua Reciclagem Através da política dos 3R’s: Reduzir; Reutilizar; Reciclar transformamos o nosso lixo em novos produtos.


Os Resíduos Sólidos Urbanos e a sua Reciclagem Depende da nossa atitude o aumento de paisagens como esta.

Vamos mar car pontos no ecoponto!

Ao separar os resíduos preservamos o ambiente, evitando recorrer às energias fosseis como o petróleo que, para além de ser muito dispendioso é bastante


Resíduos Sólidos