Page 1


As sessões do projeto “Gerir e Intervir” tiveram início no segundo período letivo de 2017/2018. Os temas tratados envolveram a Comunicação, os Valores e o Bullying. Os quarenta e três alunos das turmas abrangidas demonstraram empenho e envolveram-se nas atividades, dando o seu contributo. Na turma do 5.º6, o resultado foi um trabalho final alusivo aos valores escolhidos por cada aluno e uma exposição num dos placards da escola. Na turma do 6.º4, os alunos elaboraram trabalhos em PowerPoint que apresentaram aos seus colegas, partilhando as suas conclusões e opiniões. Apresentamos, nesta publicação, uma mostra do trabalho desenvolvido. A todos o nosso agradecimento por tudo o que vivemos e aprendemos juntos. As responsáveis pelo Projeto, Basilina Oliveira e Cidália Ribeiro


Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva OFERTA COMPLEMENTAR 6º4 TEMA «Atitudes e Valores»


INTRODUÇÃO Este trabalho surgiu em virtude de um desafio lançado pela Professora Basilina Oliveira e pela Drª Cidália Ribeiro. O PowerPoint que irão visualizar é subordinado às atitudes, às ações e aos valores de cada um de nós. Este tema que nós focamos aqui está integrado no Projeto “Gerir e Intervir”, desenvolvido pelas responsáveis acima mencionadas. Queremos agradecer – lhes pelas sessões que nos têm dado, pois estamos a gostar muito e a aprender a sermos melhores alunos / pessoas.


Valores e atitudes onde e como? 1º- Valorizar a importância da amizade 2º- Atuar com honestidade e lealdade 3º-Participar em ações ou em campanhas de solidariedade 4º- Aceitar diferentes credos e formas de viver 5º-Orientar as nossas atitudes pelo respeito por ti e pelos outros


1º Valorizar a importância da amizade A amizade é algo que se conquista e não se compra. O teu /tua amigo/a irá apoiar - te nas mais diversas circunstâncias. Por vezes os nossos amigos(as) veem as “coisas “diferentes de nós. Mas por essa causa não significa que não possam ser nossas(os) amigos(as).


2º Atuar com honestidade e lealdade

Perante as diversas dificuldades na vida, aprendemos a ser leais a quem nos ajudou e ajuda. Devemos ser honestos e dizer a verdade e não mentir e omitir “coisas” aos nossos amigos.


3º Participar em ações ou em campanhas de solidariedade A solidariedade significa carinho e amor que damos a quem não tem.

A solidariedade é um ato de bondade para com a outra pessoa.

Sentir e pensar como algumas pessoas

estão naquele momento faz - nos compreender que cada um de nós os deve apoiar e ajudar para conseguirem melhorar as suas condições de vida e serem mais felizes.


4Âş Aceitar diferentes credos e formas de viver

Todos somos diferentes, sem nos darmos conta. TODOS podemos aceitar uma cultura diferente mas para isso ĂŠ preciso

RESPEITAR.


5º-Orientar as tuas atitudes pelo respeito por ti e pelos outros

Controlar o que dizemos nem sempre é fácil. Por exemplo: se estivermos numa situação calma reagiremos de uma forma calma e tranquila. Agora se estivermos numa situação de “stress”, reagiremos de uma forma um pouco incorreta. Por isso é que é necessário ter regras na sociedade, porque se não fosse assim, ninguém se entendia.


CONCLUSÃO Todos teremos uma vida melhor se respeitarmos estas obrigações e deveres que cada um de nós deve cumprir…


Fim


Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva Este tema que eu irei abordar está integrado no Projeto

“Gerir e

Intervir” desenvolvido pelas

professoras responsáveis, Drª Basilina Oliveira e Drª Cidália Ribeiro. Um agradecimento especial às duas, pois tenho aprendido bastante com estas sessões.


Os Valores

Cada um de nós dá importância a certos valores, valores o que acaba por influenciar a nossa personalidade e mudando as nossas reações a certas “coisas” que nos acontecem no dia a dia.


O que é a personalidade? «É a organização dinâmica interna dos sistemas psicológicos do indivíduo que determinam seu ajuste específico ao ambiente.» Gordon Allport

É a soma total das maneiras como uma pessoa reage e interage com as demais.


Alguns valores : Amizade

Conforto

Igualdade Etc‌


As minhas reações a “coisas” que me aconteceram:

.Estava na hora de ir ao Judo… … e não me apeteceu ir.

.Tive de estudar …

… mas não me apeteceu.

.Um amigo estava a agir de forma estranha… …e eu tentei compreendê-lo e ajudá-lo.

.Não tive aulas…

…e passei o tempo a jogar no telemóvel e a brincar com os meus amigos.


Podemos concluir que ‌

Os valores defendidos por cada um fazem parte do quem nĂłs somos.


Oferta Complementar 6ยบ 4 marรงo de 2018


Projeto "Gerir e Intervir" - Trabalhos dos alunos | Ano letivo 2017-2018  
Projeto "Gerir e Intervir" - Trabalhos dos alunos | Ano letivo 2017-2018  
Advertisement