Issuu on Google+

O Actualizador O Actualizador

1


Índice 

Página 1– Capa

Páginas 2,3- Índice

2

Páginas 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10Moda Páginas 11, 13- Inventos técnicos


Índice 

3

Páginas 12, 14- Os seus inventores

Página 15– Conclusão

Página 16– Contra-Capa


A Moda

4


Vestuรกrio

5


O vestuário usado no século XIX foi fortemente influenciado pelo neoclassicismo. As senhoras optaram por vestidos mais leves e com a cintura subida, a baixo do peito.

A Revolução Industrial foi um forte fator para o desenvolvimento da moda, pois a produção em série tornou os preços mais acessíveis e as melhores vias de comunicação permitiram a mundialização dos produtos.

6


As senhoras estavam vestidas de acordo com a sua classe social, quanto mais rica, mais ostentação no seu vestuário. No século XIX as mesmas, passaram a usar roupas mais leves e com tons mais claros, a cor mais utilizada era o branco. Estas optaram por vestidos mais leves e com a cintura subida, a baixo do peito. A cintura era coberta por um corset ou espartilho que diminuía a barriga e aumentava o peito. Os vestidos podiam ser lisos, com estampados de florais ou com listas..

7


Vestuรกrio Dos Homens

8


Também nos homens houve algumas mudanças no vestuário, a roupa passou a ser mais formal, com a aplicação do terno, um fato com três peças como indica o nome, com umas calças, um casaco e um colete.

Ao terno eram aplicadas golas e o colarinho. Foi também no século XIX que os homens começaram a usar bengalas e cartolas, conforme as ocasiões.

9


A bengala foi uma moda tão importante que até ao final do século XX mais de 30 empresas fabricantes de bengalas registadas em Londres.

Nos séculos XVII e XVIII andar com uma bengala era um sinal de poder e riqueza, mas a partir do século XIX andar de bengala era apenas uma moda, quase todos os homens a usavam.

10


Os inventos técnicos O telégrafo é um sistema concebido para transmitir mensagens de um ponto para outro em grandes distâncias, utilizando códigos para a rápida e confiável transmissão. Este era formado por um aparelho emissor e um outro recetor e permitia comunicar através de uma única tecla que,quando premida, fechava um circuito elétrico emitindo um sinal marcado numa tira e papel, um sinal sonoro ou luminoso.

Para este tipo de comunicação Morse teve de criar um código (o código Morse) que traduzia sob a forma de pontos e traços o alfabeto inteiro, a pontuação e os algarismos. Esta invenção tornou-se então indispensável e decisivo até no contexto de um mundo cada vez mais interligado.

11


O Seu Inventor Samuel Finley Breese Morse nasceu em Charlestown no ano de 1791 e morreu em Nova Iorque a 2 de abril de 1872.Foi um inventor, físico e pintor de retratos e cenas históricas estadunidense. Tornou-se mundialmente célebre pela suas invenções: o código morse e o telégrafo com fios, em 1843.

12


Os inventos técnicos A luz eléctrica incandescente, invenção do norte-americano Thomas Edison, foi criada a partir do desejo de utilizar pequenas lâmpadas domesticamente para substituir o gás. A lâmpada originou-se de um filamento de carbono e terminou com algodões carbonizados.

Apesar de não ser considerado o inventor, mas sim um executor, Edison revolucionou o modo de vida das gerações seguintes desenvolvendo sistemas que tornaram a luz prática, segura e económica. Com a invenção da lâmpada, a luz dos lampiões a gás passou aos poucos a ser substituída por pequenas redes eléctricas de iluminação, limitadas, inicialmente, aos centros urbanos. 13


O Seu Inventor Thomas Alva Edison nasceu em Milan, Ohio, a 11 de Fevereiro de 1847 e morreu em West Orange, Nova Jérsei, a 18 de Outubro de 1931 foi um inventor, cientista e empresário dos Estados Unidos que desenvolveu muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial.

Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada elétrica incandescente.

14


A conclusão

As informações semanais desta semana terminam aqui, esperemos que tenha gostado de ler a revista “O Actualizador”. Para a semana falaremos da música, modos de vida e costumes.

15


O Actualizador

Rua Pedro de Marques Cbral 16


Historia xix