Page 1

A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO Sร‰CULO XX

Ruben Almeida Matos Santana Nยบ21, 9ยบB


IMPEREALISMO E COLONIALISMO No início do séc. XX a Europa tinha enriquecido devido à industrialização e ao domínio colonial de várias zonas do globo.

A HEGEMONIA DA EUROPA

PODER INDUSTRIAL “Fábrica do mundo”

DOMÍNIO DO COMÉRCIO MUNDIAL “Comerciante e banqueiro do mundo”

Produzia mais de metade da produção industrial mundial e exportava para várias zonas do planeta os seus produtos (tecidos, máquinas, etc.).

Investia capitais em várias atividades lucrativas; grandes companhias de transporte pertenciam-lhe, permitindo-lhe controlar o comércio mundial.

Necessidade de: - Obter matérias-primas a baixo preço; - Fazer investimentos rentáveis; - Criar novos mercados para escoar os produtos industriais; - Encontrar destinos para emigração devido ao grande crescimento demográfico.

IMPERIALISMO Alargar os territórios coloniais e exercer domínio económico, político e cultural sobre os países menos desenvolvidos.

Rivalidade e competição económica, colonial e política entre os Estados europeus As enormes potencialidades africanas, principalmente matérias-primas, despertou o interesse e a disputa dos países industrializados.

Tríplice Aliança Alemanha e império Austro-Húngaro

Criação de alianças políticas e militares

Triple Entente (Triplo Entendimento) França, Rússia e Inglaterra

Assassinato do Arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do trono austríaco, em Sarajevo Áustria e Alemanha declaram guerra à Sérvia, aliada da Rússia

1ª GUERRA MUNDIAL Mundialização da guerra: intervenção dos EUA e de numerosos países


PORTUGAL ENTRE O SÉC. XIX - XX

Lenta industrialização

Ocupação reduzida das colónias

Tal como os outros países do sul (Itália e Espanha) e do leste da Europa (Rússia), Portugal só lentamente se ia industrializando lentamente, pelo que tinha poucos recursos para a colonização de territórios extensos.

Portugal possuía, em África, as colónias de Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné, S. Tomé e Príncipe e na Ásia, Macau, Timor e cidades do Estado da India (Damão, Goa e Diu). Em 1822 o Brasil tornou-se independente. Em Angola e Moçambique vivia um pequeno número de portugueses.

Conferência de Berlim Em 1885, as principais potências europeias decidiram dividir África entre si, estabelecendo o princípio da ocupação efetiva Os territórios africanos deviam pertencer aos países que efetivamente tivessem meios para os ocupar de facto.

Tratado entre Portugal e Inglaterra Em 1890, os ingleses obrigaram os portugueses a saírem dos territórios entre a Angola e Moçambique, sobre a ameaça de um ultimato. No ano seguinte, através de um tratado, fixaram-se as fronteiras entre Angola e Moçambique.

Rivalidade e competição económica, colonial e política entre os Estados Europeus Alianças políticas e militares entre países.

1ª GUERRA MUNDIAL

Mundialização da Guerra: adesão de vários países ao bloco dos Aliados ou Triple Intente (EUA, Japão, Itália, China, Brasil e Portugal).


O DECLÍNIO EUROPEU

1ª GUERRA MUNDIAL RÚSSIA

EUROPA Aquisição de matérias-primas, alimentos e armas aos EUA

- Derrotas militares, fome e deserções das tropas; - Fraca industrialização, desemprego, condições de trabalho e de vida duras – Greves frequentes e defesa liberal, parlamentar pela burguesia.

ASCENSÃO E PROSPERIDADE DOS EUA

REVOLUÇÃO SOVIÉTICA

GRANDES PERDAS HUMANAS E MATERIAIS

Supremacia económica e financeira sobre a Europa

Endividamento da Europa face aos EUA

Descontentamento geral

Revolução burguesa Incremento da produção: - Fordismo – novas formas de organização de trabalho (o taylorismo, trabalho em cadeia, estandardização, aumento de salários); - Taylorismo – racionalização do trabalho através da especialização dos operários nas tarefas.

Sociedade de consumo Aumento de salários, compras facilitadas através de vendas de crédito e estimuladas pela publicidade

Revolução socialista: - Poder dos sovietes – “conselhos” de operários, camponeses e soldados a nível local; - Fundação da URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – União de vários estados num só (federação).

Novo mapa político europeu - Queda dos impérios; - Novos Estados-Nações.

Europa e o Mundo  

Resumos da matéria de História do 9ºANO Europa e o Mundo 1ªGuerra Mundial

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you