A Folha Santiago, 18 de Fevereiro de 2011

Page 24

8

Entrevista

“Reinventamos o verbo beloguiar”

A FOLHA Santiago

18 de Fevereiro de 2011

Marcelo de Britto Mariath, comandante 9º Batalhão Logístico, responde perguntas que ajudam bastante a compreender a importância e o porquê de Santiago possuir um complexo militar de tão elevada importância. É a voz da Academia Militar das Agulhas Negras, é o atual representante da participação carioca na construção e modernização de nossos quartéis. Carine Martins

O que significa assumir este cargo, neste momento de sua vida? O comando de uma organização militar é o principal objetivo profissional do oficial do exército brasileiro, desde a nossa formação na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Pessoalmente, entendo como a realização profissional, resultado do reconhecimento da instituição que entendeu como pertinente a minha nomeação para o comando do 9º B Log. Como não poderia deixar de ser, fiquei extremamente feliz com a distinção e a confiança que em mim foi depositada. Como já pode definir a infraestrutura e qualidade de pessoal do 9º B Log? Há aproximadamente 20 anos, o 9º B Log começou a fazer parte da minha vida profissional. Tive a oportunidade de fazer parte dessa valorosa orga“O comando é o principal objetivo...”

nização militar em duas ocasiões: de 1994 a 1997 e em 2000. Dentre as várias alegrias que tive nesses anos, destaco o nascimento de minha filha Anna Carolina em 1995 e a promoção ao posto de capitão em 1997. Em 2000, fui nomeado para o comando da 11ª Companhia de Comunicações. Fatos marcantes? Nesses quatro anos de trabalho no 9º B Log, nos quais ocorreram fatos felizes e marcantes em minha vida pessoal e profissional mencionados anteriormente, durante três desses anos comandei a Companhia de Comando e apoio do nosso batalhão. Naquela ocasião, tive a oportunidade de conhecer com profundidade suas excelentes instalações, seu pessoal qualificado, referência nos batalhões logísticos do Comando Militar do Sul, e o material em geral, o qual sofreu grande processo de modernização. Sem a menor sombra de dúvida, esses fazem parte dos motivos que me estimularam para colocar o 9º B Log na primeira posição, dentre todas aquelas que me foram oferecidas para o comando. Qual a velocidade de comunicação do 9º B Log com os demais quartéis semelhantes do país para troca de informações? Há algum tempo, vivemos o processo de universalização das telecomunicações e o 9º B Log compõe essa história. O enlace entre organizações militares logísticas, quando necessá-

Comandante Marcelo de Britto Mariath

rio, é feito com oportunidade e em tempo real. Trocamos experiências e, quando factível, praticamos o apoio mútuo com o objetivo de proporcionarmos o melhor apoio logístico ao nosso escalão enquadrante. No nosso caso, a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Como o senhor percebe a importância dos militares lotados no 9º B Log, assim como nas demais unidades de regiões fronteiriças do país? Entendemos como nosso bem maior e fundamental, a existência, preservação, aprimoramento intelectual e valorização dos quadros do 9º Batalhão Logístico. No nosso batalhão estamos difundindo a ideia de produção profissional e moderna, atentos à consolidação do nosso espírito de corpo. Do passado, reinventamos o uso carinhoso do verbo “beloguiar”, ou seja, queremos reafirmar a importância do trabalho em grupo e do comprometimento de todos em benefício do bem comum. Direcionamo-nos para a valorização da nossa atividade fim: o apoio logístico de qualidade em prol das unidades militares orgânicas da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, somado daquelas que se localizam em Ijuí, Cruz Alta e Santo Ângelo, além da Coudelaria do Rincão e campo de instrução de Rincão de São Borja, e o Hospital da Guarnição de Santiago.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.