Page 1

A FOLHA Cidades - 05 de março de 2010

Mata

1

Agressor de menor é preso pela Brigada A guarnição da Brigada Militar, por volta das 3h30min de terça-feira, 2, recebeu uma ligação pelo 190 da senhora de iniciais S.S.R, dizendo que J.V, havia agredido a menor A.H.S, de 17 anos, e ameaçado ela de morte. 05 de março de 2010 - Edição 199 - Circulação Semanal - VALOR R$ 2,30

Pg. 12


2

A FOLHA Cidades - 05 de março de 2010

Cidades

Jaguari

Sem abdicar do ato de estudar Nos dias que antecedem o reinício das aulas, escolas particulares e públicas ofereceram palestras e reuniões pra que seu corpo docente esteja preparado e harmonizado como equipe de trabalho para o ano letivo. Pais e professores se encontram perdidos. Preocupados com uma nova realidade de violência na escola, conflitos entre os próprios professores, principalmente, com a concorrência de novas direções; pedem socorro, sentem-se impotentes diante de tantos desafios com alunos, pais e colegas, ou até mesmo com o sistema e apoio da educação do Município e Estado. Em relação à violência e, indisciplinas, drogas, bulling, gangs e namoros precoces, sem saber lidar às vezes, não é raro culparem o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), assegurando-lhes pleno desenvolvimento físico, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade, sem serem objeto de negligência, discriminação, violência, exploração, crueldade e opressão. Quem pode ser contra isso? O que ocorre então? Talvez, por interpretações equivocadas, foi abortada dos regimentos escolares toda e qualquer medida disciplinar ou sócioeducativa. Não queremos que por estas situações possam se tornarem instituições educativas em casos judiciais. Assisti a palestra na TV em que uma delegada se dizia surpresa com o número de ocorrências policiais referente a alunos e, nos períodos de votação da nova direção, que poderiam ter sido resolvidas na escola. Espalha-se entre professores e funcionários a cultura de que nada é permitido fazer, que o Ministério Público “vem para cima”, e aluno diz: “Posso fazer, não dá em nada”. Retrocedendo ao tempo, passamos de medo e ameaça à falta de limites. Não queremos abdicar do ato de educar. Educar para cidadania é preparar para conviver em sociedade, é estabelecer código de conduta do professor, do aluno e dos pais. E qualquer projeto educacional depende de uma família presente, de um professor entusiasmado, de uma equipe diretiva e pessoal de apoio engajados. O aluno precisa ser valorizado, o professor além de ser qualificado, deve ser mais bem remunerado e unido, para muitos “alunos rebeldes”, basta um gesto afetuoso, bom diálogo e humildade para quebrar barreiras. Um bom professor bem gestado e centrado, uma aula bem planejada, com recursos criativos, podem diminuir em muito a indisciplina, os conflitos e a repetência. Em casos de insucesso, é preciso uma dupla conversa por todos envolvidos, sem medo de quebrar paradigmas.

Enchentes diminuem índice de produtividade do arroz >> Atual colheita recai sobre plantio de outubro O estágio da cultura do arroz encontra-se em fase de maturação fisiológica em torno de 30%, e o restante em fase de formação de panícula (cacho) e enchimento de grão.A atual colheita está ocorrendo nas áreas plantadas no início de outubro, com uma produtividade menor em função das enchentes, que ocasionaram uma perda aproximada de 15% a 20%. Porém, segundo dados do Departamento Técnico da Coagrijal, até o momento foi colhido 8% da área plantada, com uma qualidade satisfatória. A qualidade do grão deve-se pelos investimentos feitos pelos associados da Cooperativa, que adotaram melhores cultivares e utilizaram sementes certificadas. Incremento Na área de ação da Cooperativa, os associados colhem em média de 8 a 10 mil quilos por hectare normalmente, considerando boas condições climáticas. Apesar dos problemas climáticos, a Coagrijal preparou-se para um incremento no recebimento em torno de 10% em relação à safra anterior . Para tanto, a Cooperativa conta fundamentalmente, com uma boa infraestrutura de recebimento e armazenagem, haja visto, que na safra passada a descarga foi muito rápida, não houve inclusive fila de caminhões à espera de descarregamento.

Enchentes reduziram o percentual de produtividade

Comercialização Outro aspecto é a procura por parte de produtores arrozeiros, que vem demonstrando interesse em entregar sua produção à Coagrijal, motivados pelas normas de recebimento e pelas oportunidades de comercialização. O mercado atual apresenta tendência de queda nos preços do arroz no âmbito de produtor no curto prazo, principalmente, por ser início

de safra, quando se avizinha uma oferta maior do produto no mercado. Os atuais preços praticados estão acima do mínimo oficial, contudo não remuneram os custos de produção. Para o segundo semestre poderemos ter melhores preços para o cereal, porém, tudo dependerá da safra, que está sendo colhida no Rio Grande do Sul, maior produtor n acional.

Volta às aulas na “Guilhermina” com animação do “DJ Paulo” A recepção dos alunos no dia 1º contou com a animação do DJ Paulo, que interagiu com os alunos e professores conversando, brincando, realizando reflexões interessantes e d ivulgando a s N ormas de Convivência da Escola. O Instituto Guilhe rmina conta com aproximadamente 1.100 alunos. Estão ai nda sendo realizadas algumas obras na escola como calçamentos, outras em todo o pátio e a previsão de término é para abril.

Reencontro dos alunos e muita interação com os professores


Cidades

3

A FOLHA Cidades - 05 de março de 2010

Jaguari

Mais açudes para o município Iluminação para o trabalho Hoje, na indústria existe uma preocupação quanto à melhoria das condições do ambiente de trabalho, visando à obtenção de maior produtividade. Há necessidade de uma análise ergonômica do trabalho dentro do espaço industrial. Onde podemos citar a relevância da iluminação natural para a atividade humana, como meio para a obtenção das condições de conforto no ambiente de trabalho. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina a quantidade mínima de iluminação, para diversos tipos de atividades. Seguir esta normatização é apenas o primeiro passo para se ter um ambiente saudável neste sentido. Conforme a NR 17 a iluminação em todos os locais de trabalho deve ser adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade; a iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa, a iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos, a medição dos níveis deve ser feita no campo de trabalho, onde se realiza a tarefa visual, utilizando-se de luxímetro com fotocélula corrigida para a sensibilidade do olho humano e em função do ângulo de incidência. Deve haver uma preocupação com a localização dos postos de trabalho em relação às luminárias e janelas. A iluminação no ambiente de trabalho - a falta ou excesso - pode mudar o nosso comportamento, afetará nossa visão, nos proporcionando a ocorrência de acidentes, ansiedade e doenças. Temos que estar trabalhando em um ambiente em que o índice de iluminação seja adequado, para execução de nossas atividades, evitando assim a fadiga visual. A NBR 5413 estabelece os valores de iluminâncias médias mínimas em serviço para iluminação artificial em interiores, onde se realizem atividades de comércio, indústria, ensino, esporte e outras.

>> Siqueira: “O número de projetos atinge 24” O município conquistou junto ao governo estadual mais 24 projetos de construção de microaçudes em propriedades rurais. A informação é do secretário municipal de Desenvolvimento Agropecuário Luiz Fernando Siqueira. De acordo com ele, os projetos foram realizados via escritório local da Emater, sendo que a Secret aria de Desenvolvimento Agropecuário realizou as inscrições dos produtores interessados e acompanhou o trabalho de campo na construção dos projetos. Estado custeia 80% Siqueira d estaca q ue o s p rojetos

serão custeados em 80% pelo governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Irrigação, e 20% é a contrapartida d os p rodutores. – Com isso, fica reduzido consideravelmente o custo de construção destes açudes para os produtores rurais contemplados –, f risa o secretário. Conforme ele, esta é uma das tecnologias a serviço do setor agropecuário que veio para ficar. Anteriormente, o município de Jaguari através de uma ação da Administração Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário já havia conquistado a implantação de Secretário Luiz Fernando Siqueira 11 microaçudes na zona rural.

Prefeito Cristofari reassume a Administração Municipal Após um período de 30 dias de férias, o prefeito João Mário Cristofari reassumiu na segunda-feira, 1º, a coordenação da Administração Municipal, que vinha sendo exercida pelo vice-prefeito Milton José Bolzan. Tão logo reassumiu a coordenação do Executivo, começou a promover audiências com a equipe de governo na busca de acelerar o processo de atendimento aos pleitos da comunidade, bem como o acompanhamento de projetos enviados junto aos governos do Estado e da União, para a conquista de recursos ao município, com o objetivo de promover investimentos necessários à melhoria da qualidade de vida da população.

Homenagem à mulher

A equipe técnica do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) realiza no próximo dia 9, terça-feira, um evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher. De acordo com a coordenadora, a assistente social Marcéli Sudati Silva, o evento terá por local a Ca sa de Cultura Irmã Zenaide, co m início às 19h30min. João Mário volta ao comando Trata-se de uma palestra de auto-estima, d irigida a t odas as mulheres jaguarienses, observa Marcéli Silva. A coordenadora frisa que O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está abrindo inscrições para o será um momento para que toprocesso seletivo à contratação para realização do Censo 2010. Para o município deverão das as mulheres do município ser contratados 14 recenseadores.As inscrições deverão ser feitas na agência dos Correios possam aumentar a auto-estie Telégrafos, no período de 26 de fevereiro a 19 de março, ou pela internet até o dia 4 de abril. ma, terem melhoria de qualiPara fazer a inscrição o candidato deverá ter concluído o ensino fundamental e pagar dade de vida, e contribuírem uma taxa de inscrição no valor de R$ 18.A prova para seleção dos recenseadores ocorrerá ainda mais no processo de deem Jaguari no dia 30 de maio.As matérias que deverão constar na prova são matemática, conhecimentos gerais, português e conhecimentos técnicos. De acordo com o chefe do senvolvimento pessoal e coleescritório do IBGE em Santiago, João Perufo, a contratação dos recenseadores deverá tivo da comunidade. ocorrer a partir do mês de julho deste ano.

Município vai ter processo seletivo para recenseadores


4

A FOLHA Cidades - 05 de março de 2010

Cidades

Rural

Licenciamento ambiental avança >> Com Declaração de Regularidade Ambiental fornecida pela Fepam O presidente da Emater/ RS, Mário Augusto do Nascimento, e o secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, assinaram recentemente, convênio para que as instituições executem o programa de licenciamento ambiental dos empreendimentos existentes em propriedades rurais de até quatro módulos fiscais. Com o convênio, será criada a Declaração de Regularidade Ambiental da propriedade, que será fornecida pela Fepam. Com essa declaração o produtor rural poderá acessar as políticas de crédito e de incentivo agrícola que exijam regularidade ambiental, além de estar em conformidade com as exigências dos órgãos ambientais. A meta futura é que a propriedade a lcance a L icença de Operação (LO), o que permitirá o licenciamento de todos os empreendimentos de baixo impacto ambiental desenvolvido na respectiva propriedade. O presidente da Fetag, Elton Weber, tam-

bém acompanhou o ato de assinatura. Menor custo Para o presidente Nascimento é o momento do agricultor gaúcho enfrentar os desafios impostos pela nova Legislação Ambiental. A Emater vai orientar o produtor e buscar construir junto com ele a superação dos passivos ambientais existentes. V amos discutir em parceria o que queremos para o nosso ambiente com bases claras aliadas às normas técnicas –. Berfran Rosado destaca a importância do estabelecimento do rito especial para o licenciamento ambiental das pequenas propriedades rurais, que resulta em mais agilidade, menor custo e maior controle ambiental, uma vez que as propriedades serão cadastradas pela Emater/RSAscar no sistema de informações da Fepam. – Estamos certos que este procedimento, muito reivindicado pela Fetag, auxiliará os pequenos produtores gaúchos –.

Ao centro, secretário Berfran Rosado assina o convênio em nome do Estado com a Emater

Açudes A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), através do Departamento de Recursos Hídricos, também simplificará os procedimentos para a liberação do uso das águas e dos açudes a serem construídos. Já a Fepam cadastrará em seu Sistema de Informações, as p ropriedades r urais e,

para cada um dos proprietários, c om a té q uatro mó dulos fiscais, interessados em obter a Declaração de Regularidade Ambiental, a Emater/ RS-Ascar disponibilizará profissional técnico para auxiliar. No encontro, ficou definido que o início dos trabalhos começa neste mês, quando técnicos da Emater serão ca-

pacitados e orientados para prestar assistência há 20 famílias do projeto piloto a ser implantado no município de Canguçu. Posteriormente, o processo se expandirá para todo o Estado. A medida poderá beneficiar , a médio e longo prazos, os mais de 400 mil pequenos produtores espalhados pelo Estado.


Cidades

5

A FOLHA Cidades - 05 de março de 2010

Jaguari

Estado e Prefeitura firmam compromisso ambiental O prefeito João Mário Cristofari acompanhado pelo assessor jurídico Eduardo Diefenbach, foi recebido pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, na terça-feira, 2. Na oportunidade, Berfran entregou o Termo de Compromisso Ambiental TCA - estabelecido entre a prefeitura e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) sobre os impactos ambientais no Bairro Promorar, onde estão localizadas 20 habitações inacabadas. Há três anos, o Ministé-

rio Público embargou a obra - que encontra-se em uma Área de Preservação Permanente (APP) - pelo não cumprimento das compensações ambientais definidas na licença ambiental. Com o documento e ntregue pelo secretário Berfran, o município está apto a concluir as obras e entregá-las às famílias, desde que atenda a uma série de medidas em tempo determinado. Exigências Uma delas é plantar, no mínimo, quatro mil m udas

de árvores nativas, além de realizar mutirões de limpeza no canal do Rio Jaguari e promover campanhas de educação ambiental nas escolas municipais. O não cumprimento das compensações ambientais acarretará na suspensão do termo entre a Prefeitura e a Fepam. O prefeito comemorou a conquista do município. – A partir d e a gora, temos como regularizar a situação junto ao MP e viabilizar, o quanto antes, a conclusão das obras habitacionais –.

“Frentes de Trabalho” inicia mais um curso O programa Frentes de Trabalho Emergencial desenvolvido em parceria do g overno d o E stado com a Prefeitura deu início na s emana que passou a mais um curso. Desta vez trata-se de Reciclagem, onde os participantes estão recebendo aulas teóricas e participando de ações concretas de recolhimento de material reciclável à prática, informa o secretário de Assistência Social Sidney Viaro. Aproximadamente 22 pessoas participam do curso. Além de terem um aprendizado, os alunos também r ecebem u ma ajuda de custo no valor de um salário mínimo, equipamentos de proteção e seguro coletivo. As aulas são ministradas na Escola Severiano Almeida

Início do Curso de Reciclagem pelo instrutor Tide Lima comunidade. Toda a comunidade da unidade do Senai de tem que ter consciência Santiago. Para a secretária de de fazer a coleta seletiPlanejamento e MeioAm- va do lixo, e é para isso biente Luziane Guerra, que estamos dando este este é o começo do gran- primeiro passo com a de projeto de preserva- qualificação destas pesção do meio ambiente soas, que atuarão como que a Administração Mu- selecionadores de matenicipal pretende desen- rial r eciclagem e m n osvolver juntamente com a sa cidade –.

São F rancisco d e A ssis

CTG realiza grande rodeio Prefeito Cristofari em audiência com o secretário Berfran Rosado

O CTG Negrinho do Pastoreio realizou nos dias 26, 27 e 28 do mês passado, n a s ua s ede campeira, um dos maiores rodeios da nossa região com a participação de 187 trios de todo o Estado.

O evento também serviu para a inauguração da iluminação da pista. A patronagem do CTG N egrinho d o P astoreio agradece a todos que abrilhantaram essa festa.

Inclusive, tradicionalistas de Santiago, Jaguari, São Vicente do Sul, Manoel Viana, Bossoroca e Itacurubi, além de municípios vizinhos prestigiram em número superior às edições anteriores do evento.


6

A FOLHA Cidades - 05 de março de 2010

Capão do Cipó

Lançamento da 2ª Expocipó ocorre dia 12, na Câmara local Subsídios para a Agricultura O presidente da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu, deputado e exministro Italiano da Agricultura, Paolo de Castro, afirmou recentemente que é necessário mostrar a opinião pública, que subvenção não é apenas para os agricultores, mas para proteger bens públicos como segurança alimentar, qualidade dos alimentos e proteção ambiental. Diante do significado estratégico da produção de alimentos no mundo globalizado, a resistência dos europeus e americanos em reduzir os subsídios é cada vez mais forte. O enfoque deixou de ser o subsídio em si, mesmo que na União Européia ele consuma 70 bilhões de dólares por ano, equivalente a metade do orçamento, que portanto se destina ao campo. Na verdade a estratégia é a agricultura, como ativo e vantagem competitiva para os países. O que deverá acontecer efetivamente é que os subsídios além de mantidos na Europa e Estados Unidos, poderão ser ampliados para outras regiões, como o Leste Europeu. Os europeus e americanos vão reforçar as exigências quanto à qualidade e origem dos produtos importados. São requerimentos técnicos que não cessam e exigências sanitárias descabidas e fora da realidade dos produtos de origem, com o único objetivo de barrar as exportações competitivas como a brasileira, especialmente para as carnes. Esta a razão pela qual cada vez mais este produto brasileiro tem se desviado para mercados como a Rússia, Ásia e Países do Leste Europeu, onde as exigências e o protecionismo são menores, inobstante os preços também serem inferiores. Para que o Brasil possa continuar liderando a produção de alimentos no mundo, sem a contrapartida da redução dos subsídios nos mercados de consumo mais qualificados e de maior poder aquisitivo deveremos repensar a nossa política pública, criando mecanismos compensatórios para a produção. Não chegamos ao ponto de propor, também adotarmos subsídios no Brasil. Afonso Motta Advogado e Produtor Rural

A 2ª Expocipó vai ser lançada no próximo dia 12, às 19h30min, na Câmara de Vereadores do município. A feira tem por objetivo valorizar as potencialidades cipoenses e promover o seu desenvolvimento. Capão do Cipó é um município ainda criança, com dez anos de existência, apresentando oportunidade de expansão nas mais diversas áreas. Sua economia tem como alicerce o setor primário, onde se destaca pela produção de soja e de trigo. É o 10º maior produtor de soja do Rio Grande do Sul, com mais de 65 mil hectares cultivados. Como produtor de trigo destaca-se por ser o 14º maior produtor do Brasil. Seu solo fértil e o clima favorável garantem excelente produtividade, o que vem atraindo produtores das mais diversas regiões do Estado.

acontecer o festival Festicanção, como forma de incentivar jovens e crianças a cantar a música nativista, música característica do nosso Estado, que valoriza nossa história e nossas tradições. Vê-se na música uma forma de educação que conduz estes jovens para um futuro melhor e mais vitorioso. A feira se propõe a trazer p essoas da s m ais diversas regiões do Estado numa iniciativa de fazê-las conhecer nosso município e, assim, descobrir seu potencial, como forma de incentiválas a investir aqui, afinal municípios em desenvolvimento são berços de oportunidades para pessoas que buscam um local para começar. Capão do Cipó sem dúvida é um local de oportunidades, enfatiza Taís Knorst, integrante da Comissão OrFesticanção Durante a II Expocipó também vai ganizadora.

Polo Também se destaca por ser polo no recebimento de grãos, concentrando o recebimento de boa parte da produção dos municípios vizinhos, como Tupanciretã, São Miguel das Missões, Jóia, Bossoroca e Santiago, eleito como município sede por várias empresas do ramo. Foi em 2009 o oitavo município em retorno do PIB. Esses ótimos resultados também vêm impulsionando o crescimento dos demais setores da economia como o comércio e serviços, além de proporcionar investimentos nas áreas de saúde e infraestrutura, contribuindo para uma melhor condição de vida para a sua comunidade.

São Vicente do Sul

Cristiéle vence disputa local Aconteceu domingo, 21, no Balneário Passo do Umbu, a etapa regional do Garot a Verão. O evento contou com um grande público. Concorreram quatro candidatas e a vencedora foi Cristiéle Cencena da Silva, 15 anos, que irá representar São Vicente do Sul na final regional no próximo sábado em Rosário do Sul. A Administração Municipal em nome do prefeito Jorge Martins e da secretária de Turismo, Ilena Zuquetto Flores, agradecem a todas as canditatas que representaram o município e parabenizam a vencedora Cristiéle Cencena da Silva.

Cristiéle Cencena da Silva, 15 anos

Prorrogado prazo para IPTU O secretário de Finanças, Vagner Totti Martins, informa aos contribuintes que foi prorrogado o prazo para pagamento do IPTU com o desconto de 20% à vista em cota única para o dia 15 vindouro; e com desconto de 10% para cota única continua até o dia 26. E para os contribuintes que queiram fazer o parcelamento do IPTU exercício de 2010 em cinco parcelas sem juros - a 1ª parcela deverá ser paga dia 31 deste mês.

Os carnes do IPTU está disponível na Prefeitura Municipal, para serem retirados no Setor de Tributos até as datas acima citadas, As dividas ativas referentes ao IPTU de anos anteriores poderão ser parceladas em até 48 vezes junto ao setor de Tributos da Prefeitura. Pague seus impostos em dia, isso retorna para você contribuinte e m f orma d e m elhorias p ara nossa cidade.

Secretário Vagner Totti Martins


Cidades

7

A FOLHA Cidades - 05 de março de 2010

São F rancisco d e A ssis

São Francisco de Borja O segundo ciclo das Missões jesuíticas inicia-se em 1682, com o retorno dos padres para os antigos domínios habitados lá em 1629, sendo o marco principal dessa segunda fase a fundação de São Francisco de Borja. Porém, razões específicas contribuíram para o retorno dos padres e guaranis para a região do Tapes, uma delas, e creio que seja a mais provável, é o medo que a coroa espanhola, na época detentora dessas terras, tinha em perder o domínio para Portugal, que já havia fundado em terras espanholas, a Colônia do Sacramento, no Rio da Prata. Também contribuiu para a o retorno, a abundante criação do gado e as investidas portuguesas em nossas terras. São Francisco de Borja, atual município de São Borja, muito longe de ser a Terra dos Presidentes, também é terra missioneira, e traz consigo mais de 300 anos de história, onde as fronteiras foram defendidas por guaranis e a pata de cavalos. Fundada em 1682 pelo jesuíta Francisco Garcia, a atividade militar é quase a maior característica histórica dessa redução. Para sua fundação, os índios e os padres desmembraram-se de São Tomé, com a ideia de ser um posto avançado para sua proteção contra a investida portuguesa, que a rigor, deu origem aos Sete Povos. De São Tomé vieram mais 2.396 pessoas, porém já em 1687, como diz o escritor Mário Simon, São Borja recebeu um contingente de 1.000, com o intuito de reforçar a povoação, já em 1732, a redução conquista 4.000 habitantes. A histórica São Borja também abrigou o maior artista e escultor das Missões, tal era seu talento que era chamado de Michelangelo das Missões, José Brazanelli, que emprestou seu genial talento na esculturação de muitas imagens de santos e na construção da Igreja riquíssima em detalhes arquitetônicos, mas que por consequência das guerras e abandonos, hoje nada mais resta, apenas relatos como o clássico SaintHilaire. Além de toda a história, São Borja foi palco do julgamento, em 1757, dos padres jesuítas envolvidos na Guerra Guaranítica. E assim, vamos continuar com uma breve viajem no fantástico mundo das Sete Reduções Missioneiras. Semana que vem, vamos para São Nicolau, a segunda redução dos povos.

Executivo vai licitar o asfalto da ERS 377 ao Bairro Italiano >>A obra de ligação asfática é uma reivindicação antiga A Administração Municipal encaminhou o projeto para apreciação dos vereadores da obra da ERS 377, re centemente conveniada no Estado do Rio Grande do Sul, através da assinatura da governadora Yeda Crusius e do prefeito Jorge Ernani Cruz. Nesta semana, os vereadores assisenses aprovaram a abertura de crédito para que o Execu-

tivo Municipal possa licitar a obra. De aco rdo com informações do secretário Paulo Gioda, de Administração e Planejamento, o próximo passo é a liberação dos recursos para execução do projeto. A obra de ligação asfática entre o bairro Italiano e a ERS 377 é uma reivindicação antiga e está orçada em mais de R$ 2 milhões, sendo que

Prefeito Ernani e Secretário Paulo Gioda

os recursos no valor de Sul via Consulta Popular R$ 1.978.531,79 são do e mais R$ 494.633,26 do Estado do Rio Grande do próprio município.

Secretaria de Saúde informa sobre vacinação contra gripe A

Aprovado projeto para maior geração de renda

A Secretaria de Saúde informou nessa quarta-feira, 3, como será realizada a campanha de vacinação contra o vírus da gripe A – influenza H1N1 em todo o município. A vacinação começa em março (entre os dias 8 e 19), inicialmente, com trabalhadores da saúde e indígenas. Na sequência, serão imunizadas as gestantes, c rianças d e s eis m eses a d ois a nos i ncompletos (23 meses), população de 20 a 39 anos e doentes crônicos. O público dos 30 aos 39 anos fará parte da última das etapas, marcada para o período de 10 a 21 de maio. Em todo o Rio Grande do Sul, serão aproximadamente três mil pontos de vacinação. De acordo com dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, no ano passado foram notificados 8.190 casos e 3.540 confirmados. Desses, 399 foram em pessoas com idade entre os 30 e 39 anos. Nessa faixa etária ocorreram 61 dos 272 óbitos confirmados em virtude do vírus H1N1. As vacinas estarão disponíveis na UBS Central, ESF Cohab, ESF Italiano e ESF João de Deus, no período das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A Prefeitura através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio ambiente que fomenta ações em prol do setor primário, realizará um importante programa de geração de renda. Trata-se da aprovação de recursos para investimentos na construção da Casa do Mel, beneficiando muitos apicultores e aquisição de uma mini usina a vapor para extração de sucos. O projeto foi aprovado nesta semana, na Câmara de Vereadores, e serão investidos R$ 60 mil do governo do Estado do Rio Grande do Sul - da Consulta Popular - e R$ 15.050,00 do próprio mu-

Isabel Parisi Minussi

nicípio. Conforme a secretária Isabel Parisi Minussi, os investimentos representam um grande avanço para os produtores rurais que terão um maior suporte para realização de suas atividades.

ABANDONO DE EMPREGO Empresa KOLINA CONSTRUÇÕES CIVIS E COMERCIO LTDA TRAVESSA JAIME PINTO, 45 CENTRO FONE 55 3252 0616 CNPJ 07.492.474- 0001-58 Funcionário JOÃO PEDRO DE LIMA FERREIRA CTPS- 69124 SÉRIE 46 CPF- 016895560-13 RG-9046242732 ABANDONOU SERVIÇO EM 20-01-2010


8

A FOLHA Cidades - 05 de março de 2010

Cidades

Jaguari

CREAS está em novo local >>O CREAS atende uma exigência legal, pois o órgão deve funcionar em espaço individualizado Buscando um melhor atendimento à clientela assistida, o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), está funcionando desde fevereiro em novo local. As novas e moder nas instalações do CREAS funcionam em prédio localizado na Rua General Osório, anexo à

Secretaria de Assistência Social, que também mudou de endereço. O CREAS atende uma exigência legal, pois o órgão deve funcionar em espaço individualizado, e com acesso também individual. A nova infraestrutura está dotada de salas de recepção,

de atendimento coletivo, de atendimento individual, e espaço para recreação das crianças. Apesar da mudança de local, o CREAS continua com o mesmo telefone para denúncias de maus tratos e abandono de crianças e adolescentes, que é o 9635-1 188.

Equipe do CREAS em sua nova sede

Luciana é Miss 2010 A jovem jaguariense Luciana Crivellaro será coroada Miss Jaguari nesta sexta-feira, 5, em São Gabriel, após ter sido aprovado seu cadastro junto à coordenação do concurso Miss Rio Grande do Sul. A coroação acontecerá a partir das 23h, no salão de festas do Brasil Tênis Clube, onde também serão coroadas outras misses da região, e que disputarão o M iss R io Grande do Sul. De acordo com Paulo Moura, coordenador do concurso Miss Rio Grande do Sul, Luciana Crivellaro é uma excelente candidata. A jovem jaguariense recentemente emprestou sua beleza ao Carnaval 2 010 d e J aguari, encantando os milhares de foliões que fizeram a folia nas cinco noites da maior e melhor festa momesca da região centro Luciana Crivellaro será coroada Miss Jaguari do Estado.


Cidades

A FOLHA Cidades - 05 de marรงo de 2010

9


10

A FOLHA Cidades - 05 de marรงo de 2010


A FOLHA Cidades - 05 de março de 2010

Responsável Téc.: Jorge Umberto Vieiro CRECI/RS 10.745

Vende-se um cavalo crioulo, três anos, pelo zaino, para toda a lida de campo, bom para experimentar. Tratar com Fernando Costa, morador na Rua São Vicente, em Mata, tratar pelo celular 99894564. Vende-se por motivo p articular ao preço de R$ 2.500.

11


12

A FOLHA Cidades - 05 de março de 2010

Cidades

Mata

BM prende agressor de menor >> Fuga: Ao perceber policiais militares saiu em disparada A guarnição da Brigada Militar, por volt a das 3h30min de terça-feira, 2, recebeu uma ligação pelo 190 da senhora de iniciais S.S.R, dizendo que J.V, havia agredido a menor A.H.S, de 17 anos, e ameaçado ela de morte. A BM foi ao local da ocorrência, na Nossa Senhora das Graças, s/nº. Quando J.V observou os policiais, saiu com o Omega placa HUB 6661 em alta velocidade em direção da guarnição, e efetuando dois disparos de arma de fogo contra os PM’s. Foi e fetuada u ma b usca minuciosa no veículo e não foi encontrada arma de fogo, mas uma cápsula de arma calibre 32 embaixo do assento. O acusado foi conduzido à DP e levado para o Presídio de

O vereador Raul Renato Warth pediu ao prefeito, que fosse designado um funcionário da Prefeitura a cada oito dias, para auxiliar o senhor Domingos Forgearini mais conhecido por “Minguinho”, para dar corda no relógio da Igreja Católica, útil para toda a população. Devido aos problemas de saúde que o senhor Domingos enfrenta, se torna difícil fazer esse trabalho sozinho. Todos os vereadores aprovaram a indicação, pois o seu “Minguinho” é guardião do relógio por muitos anos.

Encerra recesso do Legislativo Reiniciaram dia 1º as sessões da Câmara de V ereadores, depois de dois meses de ressesso. Foram discutidos vários asSão Vicente do Sul. O trabalho militares de São Vicente do Sul. suntos pertinentes ao município. Participaram os vereadores Também estiveram envolvidos Nesto Pozzer (PMDB), presidente Helio Esnovaresk (PP), Algeu foi acompanhado pelo 1° sarklimick (PP), Raul Warth (PP), Deise Lodete (PP), Trajano Naisgento Luiz Giovane Pipi.A guar- nesta ação os policiais Élson nição agiu de madrugada, de- Freitas e V inicius Fuze r, além singer (PP), José Luiz Vieira Eggres (PMDB), João Batista Mipois teve o apoio de policiais do sargento Luiz Giovane Pipi. chevisk (PSDB), Loivo Belo Kum (PP). Primeiro Sargento Luiz Giovane Pipi com o preso algemado

Excelente banda agita e lança CD com 12 faixas

Secretária reassume Turismo Andréia C afaro, s ecretária de Turismo, ficou muito contente em saber que o Jornal Folha Cidades passa a circular no município. Ela voltou de férias e vai dar continuidade ao seu trabalho. Agora, contando com três

“Minguinho”, guardião da Igreja

funcionários efetivos para limpeza das ruas, praças e pontos turísticos - Adriano Weber que já era desta Secretaria e agora conta com a ajuda d e J osé L uiz c arvalho da Silva (Zeca) e Tadeu Moacir Keller. Andréia Cafaro

Mata e região agora contam com a banda “Mais que Amigo”, compost a por Tuty, Roger e Rogério. Eles se apresentam em vários lugares. Agora, também lançam CD com 12 músicas.


Cidades

13

A FOLHA Cidades - 05 de março de 2010

São F rancisco d e A ssis

Município vai receber quase R$ 2 milhões

Alunos assisenses retornam às aulas

A Secretaria de Educação e Cultura deu as boas-vindas aos mais de 1.700 alunos maA Prefeitura anunciou nesta nário; triculados na rede pública de semana confirmação dos repasR$ 621.600,00 - Recursos ensino urbana e rural. ses referentes ao decreto de do Governo Federal via MinisA secretária Maria Jaci Bitestado de emergência, por oca- tério da Agricultura, para aquitencourt informou que para o sião das enxurradas e venda- sição de máquina rodoviária, ano letivo, as escolas da civais que atingiram o município. possivelmente uma patrola modade e do interior estão toConforme o secretário deAdmi- toniveladora; das funcionando regularmennistração e Planejamento PauR$ 190.000,00 - Recursos te, sendo que houve algumas lo Gioda, será repassado mais Ministério Saúde e Secretaria de Secretário Paulo Gioda adequações no quadro funde um milhão e oitocentos mil Saúde do RS, sendo que R$ Ao todo, o município recebe- cional. reais que serão investidos na 140 mil para ampliação e reforrá o valor de R$ 1.874.600,00. recuperação de estradas, de ma de PSF e R$ 50 mil para o Ela reforça que todos os Segundo Gioda, os recursos calçamentos, pontes e ponti- Hospital Santo Antônio; acessos estão sendo garanlhões. Serão repassados: R$ 165.000,00 - Recursos vão garantir melhorias para a tidos, através do transporte R$ 921.600,00 - Recursos DAER/RS, para recuperação de comunidade que vem sofrendo escolar e que hoje a maior dido Governo Federal via Ministrechos de estradas estaduais as consequências das tempestério da Integração Nacional, como a da Esquina Silva e a que tades e d o gr ande v olume d e para serem investidos na recu- dá acesso ao balneário do Ja- chuvas que atingiu o município recentemente. peração de estradas e maquicaquá.

ficuldade é com a falta de professores, sendo que antes da nomeação dos que serão aprovados no concurso público em andamento, haverá necessidade de contratação emergencial para atender a demanda, pois muitos estão em licença, laudo ou se aposentaram nos últimos anos. A educação municipal é gerida pela secretária, pela coordenadoria pedagógica e por dois colegiados – o de séries iniciais e educação infantil e o de séries finais.

Curso no Passo do Leão A Prefeitura via Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu no mês de fevereiro um curso de Tingimento e Pintura em Tecido com a profissional do Senar/RS Deise Pacheco. As atividades foram realizadas na comunidade do Passo do Leão, beneficiando moradores, em parceria com o Sindicato dos Empregadores Rurais.

Alunos retornam às aulas com mais perspectivas para este ano letivo


14

Cidades

A FOLHA Cidades - 05 de março de 2010

São F rancisco d e A ssis

Professores preparam ano letivo >> A Educação do Terceiro Milênio entra em discussão Dentro da proposta de novas p olíticas e ducacionais “Novos olhares para a Educação de São Francisco de Assis”, a Secret aria de Educação e Cultura em parceria com as escolas da rede estadual e com o Sicredi, através do programa “A União Faz a Vida” realizaram a conferência “A Educação do Terceiro Milênio”. O even to marca o início das atividades do ano letivo e visa à motivação dos

profissionais. Na abertura oficial, na mesa de honra, estavam o prefeito em exercício Ademar Frescura, a secretária de Educação e Cultura substituta Mariza Bolzan, professora Alvimara Pereira, diretora do Instituto Estadual de Educação Salgado Filho, professora Ana Margarida Piani, diretora da Escola Estadual Laerte Jobim e a assessora do Sicredi Vale d o J aguari R oseli

Ribeiro. Estima-se que 400 profissionais da educação tiveram a oportunidade de participar da palestra com o conferencista Paulo Inocenti Rodrigues da Silva, que a presentou u ma p roposta educacional holística, onde os conteúdos são inerentes à vida humana e a dimensão de sentir, pensar, agir e transcender. Participaram diretores e professores das escolas municipais e estaduais.

Policial São Francisco de Assis

Veado faz motoqueiro perder controle na 377 O condutor da moto placa IPT 9624 trafegava pela RST 377 em direção a Santiago, entre os dois trevos de acesso a São Francisco de

Assis, teve o trajeto interrompido por um veado que atravessou a via. Na manobra de evitar o choque, perdeu o

controle da moto e saiu da via, vindo a sofrer lesões e danos no veículo. Foi encaminhado ao Hospital Santo Antônio para ser medicado.

Bate em carro estacionado e se esconde na garagem Na Rua 13 de janeiro, à 1h45min de 29, o condutor de um Palio cor cinza chocou-se com outro veículo que est ava est acionado. Logo a seguir , fugiu do local para livrar-se das responsabilidades e entrou na garagem de uma residência. Porém, foi visto e o fato informado à Polícia para as devidas providências.

Som desaforado O condutor do veículo placa IOF0 248 passou em frente à Brigada Militar, dia 26, com a t ampa

traseira do veículo levantada e o som excessivamente alto, perturbando o trabalho e o sossego dos

moradores daquela área. Teve a frente dest acável do som e o veículo apreendidos.

Som histérico O condutor do Gol placa IKE 2708 teve a frente destacável do seu aparelho de som apreendida em razão de transitar pela Rua 13 de Janeiro com o volume excessivamente alto, no horário aproximado das 15h50min do dia 26, perturbando a área comercial e usuários da via.

Agredido a facão Um homem deu entrado no Hospital Santo Antônio com dois cortes na cabeça. Professores durante encontro. Estima-se em torno de 400 participantes

Alega que se deslocava pela Rua Ezequiel Aguiar, dia 24, num local escuro, quando

foi agredido a golpes de facão por um indivíduo. Não sabe o motivo.

Envenenam animais Um cidadão residente na Vila Cohab comunicou que pela manhã de 26, notou que seu cão criado no pátio, apresentava anormalidade. Levou à veterinária e durante o atendimento o animal morreu. A médica const atou, que o animal foi vítima de envenenamento. Informa ainda que outros cães naquele local foram vítimas de tal crueldade.

Homem da adaga circula na Borges Quando foi intercepUm homem andava pela Rua Borges de Me- tado, dia 28, pela patrudeiros empunhando uma lha da Brigada Militar já estava c om a a rma n a adaga.

cintura. Foi desarmado e compromissado a comparecer no Juizado Especial Criminal.

Usa cães para atacar ovelhas em Manjolo Um proprietário rural da localidade do Manjolo teve seu rebanho de ovelhas atacado por cães, dia 27. Foram abatidas cinco ovelhas. No local, ficaram rastros de uma pessoa a pé e dos cães.


Cidades

15

A FOLHA Cidades - 05 de março de 2010

Capão do cipó

Capão do Cipó investe na saúde A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde executa mais um projeto na busca da melhoria da qualidade do atendimento dos moradores. Essa semana lançou edital para aumento da área física do Posto de Saúde que será viabilizado através de recursos de convênio celebrado

junto ao governo do Estado no valor de R$ 160.0 00,00 mais contrapartida de R$ 23.000,00. O p rojeto p revê que a área física seja aumentada em aproximadamente 65%, proporcionando melhores acomodações para pacientes e e strutura d e t rabalho para os servidores.

Concurso para Sessões transferidas de novo os demais vereadores e o preAs sessões da Câmara de soberanas A Secretaria de Educação comunica que estão abertas as inscrições ao Concurso para Rainha e Princesas do Município Gestão 2010/2011. A idade mínima é 15 anos e deve ser domiciliada em Capão do Cipó. As inscrições devem ser feitas na Secretaria até dia 12. Mais informações pelos fones 3611-1030, 1216 e 1 150.

Nota de agradecimento

Secretário da Saúde de Capão do Cipó, Renato Bender

A Secretaria de Educação d o mu nicípio a gradece a participação da monitora do PIM, Miriam, e das visitadoras na abertura do ano letivo e parabenizam pela exposição dos seus trabalhos.

Emprego Precisa-se de pessoa para trabalhar com a empresa SP Produções, todas as sextas-feiras, preferencialmente, maiores de 14 anos que more na cidade. Inscrições e informações na segunda-feira às 9h em frente à Prefeitura ou pelo fone 9912-4769.

Vereadores novamente foram modificadas em seus horários de funcionamento. A p artir de terça-feira próxima, retornam à tarde a partir das 18h. A sessão passada foi realizada às 10h, sendo que o presidente Ibanez juntamente com

feito Osvaldo Froner decidiram retornar os trabalhos, outra vez, para a parte da tarde. O motivo da troca, segundo parlamentares é evitar atrapalhar dois colegas, que são concursados e não poderiam exercer suas funções.

Falta de luz inviabiliza atendimento no Posto A falta de energia elétrica na cidade, recentemente, inviabilizou o atendimento no Posto de Saúde, o que naturalmente gerou reclamações, pois foi em horário de expediente. O médico que atende no local, doutor Antonio, est aria incorrendo em falha, caso atendesse pacientes sem a iluminação exigida pela prática da Medicina e pela própria ética, que rege o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul.

Lavouras de soja começam a lorar As grandes lavouras de soja j á c omeçam a l orar, o grão do produto está em ótima condição. Capão do Cipó é 80% agrícola, o que condiciona

Correção:

um ótimo crescimento em sua arrecadação. Além do soja, é cultivado milho, feijão, que também estão em suas fases finais e devem ser colhidos em breve.

Na edição passada, A Folha Cidades publicou o nome do bloco carnavalesco Companhia do Trago, onde o correto é Embalo do Trago, que teve como Rei Momo Itamar com uma ótima apresentação.


16

A FOLHA Cidades - 05 de marรงo de 2010


1

A FOLHA Santiago - 05 de março de 2010

Santiago, 05 de março de 2010 - Edição 199 - Circulação Semanal - VALOR R$ 2,30

Quatro suspeitas de Dengue na cidade Página 16


2

Opinião

A FOLHA Santiago - 05 de março de 2010

Espaço da Redação Mande sugestões: redacao@folharegional.com.br

Santiago e Lâmpada Mágica

Editorial Anticoncepcional aniversaria Há 50 anos, a indústria química lançou no mercado a primeira pílula anticoncepcional, bastante forte e muito aquém das sucessoras, que fazem parte da história de uma revolução sexual sem precedentes, principalmente, pela libertação de preconceitos dirigidos a mulheres conscientes do direito à igualdade social. Com a ascensão da pílula, as mulheres passaram a ocupar espaço no mercado de trabalho nos mais diversos setores, inclusive, nos que eram restritos a homens, ainda que gradualmente. Muitas mudaram sua rotina de viver somente em função do marido, filhos, casa, banho e comida. Se hoje a realidade é de preparar as filhas para o momento certo da relação sexual com o namorado, levando em conta os devidos cuidados, para evitar gravidez precoce, que as famílias agradeçam ao anticoncepcional. Mas, no Brasil muita coisa anda devagar e neste cenário temos exemplos bem distantes da liberdade. Adolescentes grávidas por total descuido, sem condições financeiras, condenadas a perder a juventude por falta de um sério e abrangente trabalho de conscientização. Aquela história de que a única alegria do pobre é... Que seja! Mas, com a pílula ou outro método seguro de anticoncepção.

Um dos maiores projetos de incentivo às artes cênicas retoma as apresentações de sua 10ª edição neste mês com o espetáculo “Por V ocê”, em Rosário do Sul. Patrocinado pela AES Sul há dez anos, através da Lei Rouanet/ MinC e Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com realização da Cida

Planejamento Cultural, o Lâmpada Mágica leva teatro e dança às comunidades gaúchas. Nesse período, foram 78 espetáculos, com mais de 271 mil espectadores, em 57 municípios. Nas turnês, os atores, bailarinos e diretores também desenvolvem oficinas de técnicas de tea-

tro e de dança. O espetáculo reúne a linguagem da dança, do teatro e do circo, permeados pela música e pelos r ecursos d e m ultimídia. Ao criar uma atmosfera lírica, resgata a ingenuidade da infância e a beleza da vida. Estará em Santiago dia 19.

Vereador comemora Plano de Saúde Recentemente, os servidores municipais de Santiago obtiveram uma importante conquista. O Executivo com o Sindicato dos Professores Municipais e o Sindicato dos Servidores Municipais assinaram convênio com o IPE Saúde. Na ocasião da assinatura, re-

alizada no gabinete do prefeito, também prestigiou o ato o vereador Cláudio Cardoso. Ele afirma que a reivindicação por um plano de saúde vem de longa data e a vitória só foi possível, através da união de esforços entre sindicalistas, legisladores e Poder Executivo.

Pós-graduação em Jurídicas

Pós-graduação pela metodologia avançada do Ensino A Distância aplicado no Polo ULBRASantiago é uma grande oportunidade, para quem busca crescimento na carreira profissional Jorge Bitencourt - Jornalista e na vida pessoal, de forma muito mais acessível, diz a diretorageral Cleunice de Azevedo. NesSobe Desce ta semana, a Universidade abriu Movimentação para Marmanjos covardes inscrições para nova modalidao evento que batem em de de especialização. Trata-se Mulher Nota 1000 mulheres de Pós-Gradução em Jurídicas. A ULBRA-Santiago é ideal

para atender essa área com grande demanda cada vez mais exigente - Direito Trabalhista e Civil -, explica Cleunice. – O curso de Pós-graduação em Jurídicas viabiliza estudo em qualquer hora disponível e lugar, pois prioriza o fator tempo de cada pósgraduando. Inclusive, o material didático como livros, DVD’s, dentre outros, estão inclusos no preço da mensalidade, por sinal extremamente acessível –.

A propósito: Em tempos de Dengue é correto terreno sujo? Farmácia de Plantão neste final de semana:

SÃO JORGE Fone 3251-4851

Expediente: Empresa Jornalistica da Região Sul LTDA C.N.P.J Nº 07087571/0001-54 Insc. Estadual: 112/007.14-34 Pinheiro Machado, 3122 - Santiago CEP 97700-000 Tel./Fax: 0**(55) 3251-6228 redacao@folharegional.com.br

www.afolharegional.net

Direção Cláudio G. Irion Editor Jornalista Jorge Bitencourt Redação Jorge Bitencourt, Carine Martins e Elias Alfonso Diagramação e Arte Final Elias Alfonso Circulação Antônio Carlos de Almeida Loureiro Comercial Santiago Jaqueline Maino Colaboradores Santiago Eudo Dornelles, Sônia Nicola, Claudio Santa Catarina, Cassiá Carpes, Rogério Anése, Afonso Motta e Fábio Monteiro

CIRCULAÇÃO: SEXTAS-FEIRAS MUNICÍPIOS COM CIRCULAÇÃO: Santiago, Jaguari, Nova Esperança do Sul, Cacequi, Mata, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul, Manoel Viana, Unistalda, Itacurubi, Bossoroca e Capão do Cipó.

ASSINATURAS MENSAL TRIMESTRAL SEMESTRAL ANUAL

R$ 10,00 R$ 25,00 R$ 50,00 R$ 90,00

Filiado à Associação dos Jornais do I nterior d o R S

IMPRESSÃO: Jornal da Manhã Ijuí,RS

Os artigos e colunas são de extrema responsabilidade de seus autores.


Opinião

3

A FOLHA Santiago - 05 de março de 2010

Espaço da Redação Mande sugestões: redacao@folharegional.com.br

Mais quatro agências do Sicredi até 2011 >>Segundo Armindo Bochi, a primeira será aberta até abril no Bairro Vila Nov a O Sicredi realizou na noite de 26 sua Assembleia Geral com a participação de 700 associados no CTG Coxilha de Ronda. O presidente da Cooperativa no V ale do Jaguari, Armindo Bochi, anunciou lucro de R$ 4 milhões e desmentiu boatos de que o Sicredi enfrentaria situação de dificuldades com a crise econômica mundial. O Sicredi possui 27 mil associados e para que o banco quebrasse, c omo e stavam comentando, todos teriam que falir, o que seria muito difícil, disse. Ele também salientou investimentos nos projetos sociais desenvolvidos pela instituição, como o União Faz a Vida. A cidade recebe até 201 1 outras quatro agências, que

Nova chance na URI Para quem não prestou o Vestibular na URI, existe mais uma oportunidade de estudar na universidade neste semestre. Os estudantes que realizaram a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e que obtiveram aproveitamento mínimo de 30% na média aritmética dos resultados das provas objetiva e de redação -, independente do ano, podem solicitar vaga nos cursos até 15 próximo.

serão construídas em locais e stratégicos, p ara atender melhor a população que se acumula na agência central. Segundo Armindo Bochi, a primeira será aberta até abril no Bairro Vila Nova e a outra próxima da Rodoviária ainda neste ano; e as outras duas, em locais a serem definidos no

próximo ano. O presidente do Sicredi Vale do Jaguari argumentou que os associados e clientes, perdem muito tempo na fila e com a criação das novas agências e vita-se q ue o interessado tenha que vir até o Centro para executar suas operações financeiras.

Novo Representante É com muita satisfação que estou representando o Jornal em Mata, levando notícias desta cidade conhecida mundialmente como Cidade da Madeira Pedra. A p artir dest a edição, faço p arte do grupo deste veículo de comunicação, que abrange vários municípios da região e não poderia deixar Mata, pois a população requer a presença do Grupo Editorial A FOLHA. Elton Moreira – Contato via 96096916 ou 99435426 para eventos e reportagens em geral

Avanço no HCS Há 15 dias desenvolve trabalho exemplar , uma especialist a que cobre uma lacuna no quadro clínico do hospital. Trata-se da infectologista Jamile Dutra, natural de Bossoroca. Ela coordena a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e também todo o trabalho preventivo - de suma importância -, informa a diretora Sônia Nicola.

Ministro beneficia arrozeiros O ministro da Agricultura, Reinhold S tephanes, acatou terça-feira, 2, a solicitação de lideranças da orizicultura gaúcha para modificar alguns itens de Instrução Normativa, que regulamenta a nova classificação do arroz. Após ouvir as considerações do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) e de outros representantes da ca- gras, Stephanes promedeia produtiva quanto teu que deve ser publiaos efeitos das novas re- cada nos próximos dias

uma instrução complementar modificando alguns percentuais.


4

A FOLHA Santiago - 05 de marรงo de 2010

Publicitรกrio


Direção

Doutor em Economia e Professor do Instituto Federal Farroupilha-Campus São Vicente do Sul.

Economia e Eleição Presidencial A função de todo o governante é melhorar a qualidade de vida da população, seja ela material ou não. Dadas as carências econômicas da maioria da população brasileira não é estranho que as questões como emprego, renda, acesso à saúde, educação, são recorrentes nas campanhas eleitorais. No plano nacional parece que este será o tom da campanha eleitoral deste ano, com as comparações ente os oito anos do presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) e oito anos de Lula. Será uma eleição plebiscitária entre duas formas distintas de ver o papel do Estado na economia, a não ser que apareça uma terceira via (quase descartada) capaz de apresentar uma proposta nova. Mas, no plano econômico apesar da crise mundial de 2008 e 2009, parece que a política econômica do atual governo vem dando resultado e a maioria da população está satisfeita. Estamos num longo período com crescimento moderado, mas com uma geração de emprego formal muito acima dos períodos anteriores e uma expansão do crédito de maneira significativa. Esses eventos econômicos, aliados às políticas sociais do governo, fizeram que a Classe C da sociedade brasileira (pessoas com renda de R$ 1.115,00 a R$ 4.807,00) aumentasse de 37,56% da população em 2003, para 49,22% em 2008. No total, a classe C já agrega mais de 91 milhões de pessoas e se constitui na maior parcela da população. Marcelo Negri, economista da Fundação Getúlio Vargas, observa que esta população pode decidir sozinha uma eleição majoritária e é a que mais foi beneficiada pelas benesses econômicas (estabilidade da moeda e crédito abundante). Não devemos nos espantar, pois, que a eleição será decidida pela comparação da situação econômica dos eleitores em cada período e, parece que o eleitorado mostra certa inclinação pela continuidade e, o governo e sua candidata oficial estão sabendo explorar este fato. Cabe a oposição opor argumentos que a vida econômica pode melhor ainda mais com outro governo.

5

A FOLHA Santiago - 05 de março de 2010

Águas de Outono lança jantar baile

Maternidade em festa na casa do dr. Mário

O Clube União Santiaguense estará realizando um grande jantar baile, dia 27 deste mês, em suas dependências. Esse superevento estará a cargo da comenda Águas de Outono, que também está unida para reestruturar o mais tradicional clube de Santiago. Aguardem...

Os funcionários da Maternidade do HCS estiveram confraternizando o encerramento de mais um ano de trabalho. O anfitrião da festa, doutor Mario Lúcio Machado, recebeu em sua residência toda a equipe de trabalho do setor . Foram ótimos os momentos de diversão, onde saborearam um excelente jantar . As funcionárias já estão esperando a próxima festa. Acostumou mal dr. Mário, agora...

Jantar beneficente para Nelson Abreu Acontece no dia 13, no CTG OsTropeiros, o jantar para arrecadar fundos em prol do tratamento de saúde do vereador Nelson Abreu. Os cartões já estão à venda na Secretaria do CTG, na Óptica Bella, Rádio Santiago e Verdes Pampas ao valor de R$ 15,00. Cardápio: Risoto, galeto, salada e pão. Estão confirmados vários artistas de Santiago e região; entre eles: Analise Severo, Angelo Franco, Jean Kirchof f, Júlio S aldanha, N enito S arturi, N ilton Ferreira, Miguel Marques e o Grupo Ronda Pampeana. O salão dos Tropeiros vai se tornar

Engolesmados vibram com Carnaval de Rua Os i ntegrantes d o b loco Engolesmados de Santiago agradecem a Copequeno para este ato de solidariedamissão Organizadora e a toda comunide. Adquira o seu cartão e ajude a quem dade de Jag uari, pela ótima recept ivisempre procurou ajudar a nossa comu- dade no município, durante os dias que nidade. estiveram participando do Carnaval da cidade. Foram oito dias de muita festa e diversão, e o grupo já está se programando para o próximo ano.

Final de Semana em boa pescaria Final de semana passada estivemos fazendo mais uma pescaria, com um grupo de amigos que realmente vale a pena passar horas agradáveis. Esse grupo já se tornou quase que uma família, tamanha a amizade e o convívio que mantemos. Os peixes são todos carimbados e com nota fiscal.

Monica Leal em Santiago Chega n esta s exta-feira e permanece todo o final de semana. H oje, a s ecretária d e Estado de Cultur a também visita a FOLHA Santiago . Monica deve se licenciar da função de secretári a, para concorrer a deputada. Deve alcançar boa votação no município.

Mudanças em Jaguari Alguém me contou que dentro de poucos dias teremos mudanças no secretariado do município de Jaguari. Alguns secretários deverão deixar os cargos, ou por problemas de ordem particular ou por ajuste de ordem funcional. A coisa parece que está quente mesmo até dentro do partido da atual Administração. Tem vereador dando uma de traíra, e atirando contra secretários e companheiros de sigla.


6

A FOLHA Santiago - 05 de março de 2010

Entrevista

“Violência é para ser combatida” Larissa Rocha Ferreira, defensora pública atuante na Comarca de Santiago, é uma profissional de elevado conhecimento e muito respeitada, por sua postura muito clara, objetiva e firme. Conheça a importância e os benefícios do órgão e o que pensa a defensora sobre temas, por vezes, polêmicos. âmbito estadual. Quanto tempo, em média, deveria ficar detido o agressor que desrespeita a Em S antiago e c idades ordem judicial de manter-se vizinhas a ocorrência que lidistante da vítima? dera registros refere-se à Hoje, o agressor que desviolência doméstica. Mulherespeita a ordem judicial de res são agredidas em perafastamento pode incorrer no centuais mais elevados que Como e stá o g rupo q ue delito de desobediência, preem anos anteriores. A que visto no Código Penal, podenatuava em conjunto na Seatribuir esse fato? Acredito que após a entra- cretaria de Desenvolvimen- do, em caso de descumprimento, ver decretada a sua prisão to Social de Santiago sobre da em vigor da Lei Maria da preventiva nos autos do proPenha, as mulheres vítimas de essa questão, inclusive, cesso e ficar sujeito à pena de violência doméstica encontra- com participação da Defendetenção que pode variar de ram à disposição instrumentos soria Pública? O projeto Acolher desenvol- 15 dias a seis meses e multa. A jurídicos, que lhes garantem maior segurança e proteção. vido na Comarca de Santiago, aplicação da pena fica a critéa partir da atuação conjunta da rio do juiz, que avalia a graviCom o advento da Lei nº 11.340/2006, surgiu a possibi- Defensoria Pública, Poder Ju- dade do caso, os antecedentes do réu e as consequências lidade de se postula r medidas diciário, URI e Poder Público obteve muitos resultados posi- do fato. protetivas em juízo, como por exemplo, o afastamento do tivos. O projeto desenvolvido O que sugere para os agressor do lar conjugal, a proi- em Santiago foi considerado bição de que o mesmo se apro- modelo no âmbito da Defenso- pais evitarem terem filhos ria Pública Estadual e estendi- nas mãos de traficantes? xime da vítima ou mantenha Diante da minha experiêncontato com ela por qualquer do a outras cidades. cia profissional, tenho percebimeio de comunicação, fatores do, diuturnamente, a desestruComo está atualmente? estes q ue t êm l evado m uitas Hoje, a Defensoria Pública turação familiar. Não raras vemulheres a denunciar as agressões sofridas, sejam físicas ou local está estudando meios de zes, nas lides diárias, nos deaperfeiçoar o modelo inicial e paramos com crianças e adomorais. retomar as atividades que lescentes que se desenvolvem eram desenvolvidas à época sem o amparo familiar necesEntão o que aumentou? sário para um desenvolvimenAcredito, assim, que não fo- em que foi criado, no ano de ram os casos de violência do- 2007. Vale m encionar, i nclusi- to saudável. Assim, é importanméstica que aumentaram nos ve, que hoje a Defensoria Pú- te que os pais participem atiúltimos anos, mas sim o núme- blica criou um núcleo especi- vamente da vida de seus filhos. Além do diálogo e da participaro de registros efetuados pe- alizado para tratar das queslas vítimas, os quais, anterior- tões de violência doméstica em ção ativa na vida social e esmente à lei, muitas vezes não chegavam a o c onhecimento das autoridades, especialmente em virtude do medo das vítimas, diante da falta de mecanismos jurídicos mais eficientes. Jorge Bitencourt

Autoridades do Judiciário insistem que o advento da Lei Maria da Penha encoraja as mulheres a denunciar, mas não há unanimidade, há renomados juristas que alegam ter piorado a situação, após aprovação dessa legislação. Qual sua visão a respeito? Acredito que, efetivamente, a lei encoraja muitas mulheres a denunciar, porque existem meios mais efetivos de se coibir a violência. No entanto, tenho sustentado que não basta a simples existência da lei para garantir o atendimento integral às mulheres. O problema da violência doméstica deve ser entendido em uma esfera multidisciplinar, cabendo a cada um dos órgãos da rede de atendimento

empreender esforços para o efetivo cumprimento da legislação. O problema, com certeza, não é apenas jurídico, mas, sobretudo, social. A lei é válida e trouxe progressos, pois toda forma de violência deve ser combatida.

Doutora Larissa Ferreira Rocha: “Pais devem acompanhar vida dos filhos”

colar dos filhos, os pais podem realizar denúncias aos órgãos competentes, sempre que tiverem conhecimento, colaborando na repressão às ações delituosas.

vidores públicos.

Como avalia tanta corrupção no Brasil? O brasileiro está evoluindo na prática d emocrática? Não tenho dúvida que sim. A democrac ia é relativaO Código Penal do país é um atraso com remendos. mente recente em nosso país Como poderia ser aperfei- e se aperfeiçoa quando cada çoado para agilizar proces- cidadão, i ndividual e c oletivamente considerado, começa a sos? A legislação penal e proces- ter consciência de sua imporsual penal, indubitavelmente, tância no seio social, passando a exigir transparência na merece ser revista em muitos pontos. Contudo, não se pode gestão dos recursos públicos, probidade n a c onduta d os olvidar que as tentativas de modernização da lei, no intuito agentes políticos e torna-se cide dar agilidade aos feitos cri- ente de que possui direitos e minais, n ão p odem s obrepor- deveres perante a coletividade. se à observância de direitos e Onde entra a Defensoria garantias fundamentais do ciPública? dadão. Neste contexto, é importante ressaltar a participação da O que deve ser feito? É preciso conciliar justiça Defensoria Pública no esclareefetiva, justa e ágil com o direi- cimento de direitos e promoção do acesso à justiça às pessoto de a pessoa ser submetida a um devido processo legal, no as carentes de recursos finanqual possa participar ativamen- ceiros, efetivando, desta forma, te da colheita da prova, dedu- a cidadania. zir sua defesa e fazer uso de Quem tem direito aos serrecursos aos Tribunais. Não se pode confundir, nesta seara, o viços da Defensoria Públiuso de meios protelatórios, os ca? A Defensoria Pública é uma quais podem ser coibidos, com o exercício legítimo do direito instituição autônoma, criada de defesa, garantido a todos os pela Constituição Federal de 1988, com o objetivo de garantir cidadãos, indistintamente. acesso à justiça para aquelas pessoas, que não possuem E as ações do Estado? Acredito que o Estado pode condições de contratar um adbuscar uma melhor administra- vogado particular, diante da inção da j ustiça, não apen as na suficiência de recursos finanesfera legislativa, de modo a ceiros. No RS, ela foi criada no ano buscar maior eficiência processual, mas também no que tan- de 1994. ge à melhor gestão dos recurComo comprovar carênsos públicos, investindo na infraestrutura dos órgãos relaci- cia? Aqui no Estado, a pessoa onados com o serviço judiciário; aperfeiçoando tecnologias, pode utilizar-se do serviço público prestado pelo órgão desuma vez que já existe legislação autorizando, por exemplo, de que comprove, regra geral, o uso de processo eletrônico, renda familiar de até no máximo três salários mínimos. e capacitando agentes e ser-


Geral

A FOLHA Santiago - 05 de marรงo de 2010

7


8

A FOLHA Santiago - 05 de março de 2010

Política

Uma noite por Nelson Abreu >> Solidariedade: Show com renomados artistas visa arrecadação para tratamento de “Nequinho” Jorge Bitencourt

Rua: Tito Becon, 1925 – Centro Fone: 3251 6796 E-mail: sindicatospms@gmail.com O que é Contribuição Sindical? O que é: A Contribuição Sindical é o desconto, geralmente realizado no mês de março na folha de pagamento do trabalhador, de um dia de trabalho por ano (equivalente a 3,33% do salário). Esta contribuição é também chamada de Imposto Sindical e é previsto por lei, de acordo com o disposto na Instrução Normativa/MTE n.º 01/2008, os órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, direta e indireta, independentemente do regime jurídico a que pertençam, deverão recolher a contribuição sindical prevista no artigo 578, da CLT, de todos os servidores e empregados públicos. Quem paga: Todos os profissionais que exercem a profissão, sócios ou não dos Sindicatos. Na ausência de sindicato ou de entidade de grau superior, ou ainda, havendo dúvida sobre a exatidão quanto à entidade sindical representativa da categoria, a contribuição sindical deverá ser creditada, integralmente, à Conta Especial Emprego e Salário. Como é pago: A empresa é obrigada a descontar do salário do funcionário, sempre no mês de março, a parcela referente à contribuição sindical e tem até o último dia útil do mês de abril para repassar esta contribuição à Caixa Econômica Federal. Para este repasse, a empresa deve requerer uma guia que pode ser solicitada nos sindicatos ou nos bancos credenciados pelo Ministério do Trabalho. Cabe à Caixa, manter uma conta especial em nome de cada uma das entidades beneficiadas e promover a distribuição das contribuições arrecadadas na proporção indicada pelo art. 589 da CLT. Mas, atenção: As empresas que não recolherem ou não repassarem a Contribuição aos Sindicatos estarão sujeitas à cobrança judicial e o comprovante do recolhimento da Contribuição Sindical é documento necessário para participar de processos de concorrências públicas ou administrativas, obter registro ou licença de funcionamento e alvarás de licença ou localização. Como os recursos gerados pela Contribuição são distribuídos: De acordo com o artigo 589 da CLT, as contribuições recolhidas dos trabalhadores e depositadas na Caixa serão proporcionalmente repassadas da seguinte forma: · 60% para o Sindicato · 20% para “Conta Especial Emprego e Salários” administrada pelo Ministério do Trabalho · 15% para a Federação · 5% para a Confederação Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego “Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentardo que errar por omitir!” - Augusto Cury -

O presidente da Casa, Davi Vernier (PP), destacou o esforço de todos os vereadores na agilização da venda de cartões de R$ 15, para grande show a ser realizado no CTG Os Tropeiros, com risoto, a partir das 20h30min da noite de 13 vindouro. O evento promete conceituadas atrações, inclusive com artistas e músicos também de Santa Maria, que virão para colaborar com essa promoção em busca de recursos para cobrir o tratamento do vereador Nelson Abreu

(PDT), que se encont ra na cidade de sua esposa, Palmeiras das Missões. Acredita-se que o Clube estará completamente lotado, pois a procura por cartões é grande. Nequinho como é chamado o parlamentar licenciado, costumava trabalhar intensamente e receber pessoas necessitadas de ajuda, principalmente, por problemas de saúd e o di a todo. Normalmente, seu gabinete estava sempre com enorme demanda. Davi também citou necessidade de todos os vereadores agilizarem indicações para as homenageada s com a distinção de “Mulheres Em-

Doentes foram prejudicados pela fiscalização do DAER Arlindo Alves (PMDB) assinalou que o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Santiago (STICMS) junto com a Secretaria para Assuntos da Mulher, do Idoso e do Adolescente convida para o 1º Encontro Regional da Mulher, a realizar-se no Círculo Milit ar, neste domingo, 7. O vereador Miguel Bianchini (PP) propôs convocação do chefe da fiscalização do DAER, Sílvio Mantovani, para pres tar esclarecimento s s obre novas normas para traslado de pessoas enfermas, por veículos da Se-

cretaria de Saúde local. O ônibus transporta d oentes n as t erças e quintas para Porto Alegre. – O fiscal do DAER inviabilizou o transporte de muitas pessoas, necessitadas de radioterapia e quimioterapia, por exemplo –. Bassin (PSDB) esclareceu que na próxima semana, Mantovani estará na Câmara. Deverá indicar algumas contradições sobre o tema, que está em vias de ser resolvido. Há pessoas que ficam vários dias em tratamento, não podendo retornar no prazo estipulado, mas tendo vaga no ônibus e comprovan-

Davi: “Evento nos Tropeiros por Nequinho”

preendedoras”. Deu entrada Projeto do Executivo que solicita autorização, para assinar convênio com o Corede Vale do Jaguari, URI e dá outras providências.

Alves: “1º Encontro Regional da Mulher”

te médico, retornam. Para Bianchini, houve um mal entendido da fiscalização em prejuízo de várias pessoas.

Prorrogar com barriga: Eis a questão em voga O Legislativo aprovou a criação do cargo de agente municipal “cuidador” – dez vagas -, conforme solicitou o Executivo para viabilizar contratação temporária definida pela maioria por seis meses, tempo mais do que suficiente à realização de concurso, que vai exigir ensino médio. Os contratados começam a trabalhar nas casas de passagem do município, Lar dos Meninos e no Lar das Meninas. Bianchini preferia que o prazo de contratação se estendesse por um ano, pois a secretária de Desenvolvimento Social teria entendido como pequeno tempo para execução de posterior concurso. Ele apelou que repensassem e sta emenda. Pelé (PP) discordou. – No dia em que a secretária esteve aqui, nossa vontade era manter esta emenda por quatro meses, mas concedemos mais dois. Se dermos 12 meses, estaremos prorrogando para o ano que vem e assim vai se levando com a barriga. É necessário realizar este concurso em seis meses –. Para Bianchini, inexiste prorrogação com a barriga, pois se trata de lei a ser cumprida. Diniz Cogo destacou que a determinação relativa ao projeto do Executivo, provém de uma política nacional de Assistência Social datada, ainda, de 2006. – Então já vínhamos empurrando com a barri-

ga. Cito artigo e parágrafo da legislação: estabelece cargos de contratação temporária por excepcional interesse público. Pelo nível de de semprego em Santiago, interessados não faltarão –. Essa contração implica em custo de R$ 44 mil em seis meses. No projeto consta o dobro, caso se estendesse a um ano. A isso se denomina empenho estimado. Com relação a estradas, Marcos Peixoto (PP) relatou que a 287, desde a construção, sempre sofreu recapagem ou operação tapa-buracos. Agora, a empresa Sultepa está reconstruindo praticamente toda a cobertura, sob a direção do engenheiro Ricardo Portella.

Cogo: “Já estamos empurrando”

Pelé: “Não devemos empurrar com a barriga”

Diárias estão muito magras Foi solicitado por Cláudio Cardoso (PP) ao Executivo, que conceda aumento no valor das diárias de campanha do funcionalismo, devido à defasagem salarial, até porque voltou o turno integral. – Conto com apoio do vereador Pelé nesta reivindicação.Aliás, estivemos juntos nos bairros Itu e São Vicente em função do programa Cidade Ativa, onde há cobranças na área do trânsito – taxões e faixas de segurança. Inclusive, na Aparício Mariense, em frente a novo mercado há risco enorme de acidentes.

Cardoso: “Salários estão defasados”


Política

Vereadora comenta sobre Dilma Roussef >> Desafio: “Convencer mulheres decepcionadas com Yeda” A vereadora porto-alegrense Maria Celeste, membro da Executiva Estadual do PT, segunda mulher a presidir a Câmara da capital (2007) em 237 anos da história daquele Legislativo, visitou Santiago a convite do petista Sérgio Marion, terça-feira. Ela esteve na sede do Partido e fez palestra sobre violência contra a Mulher, na Associação dos Moradores do Bairro Jardim dos Eucaliptos, durante a tarde. Celeste veio trazer aos petistas santiaguenses informações e diretrizes que envolvem a campanha à presidência da candidata Dilma Roussef e também comentar a candidatura de Tarso Genro ao governo gaúcho. – Dilma tem supremacia no Norte e Nordeste, vamos trabalhar por seu crescimento nas regiões Sul e Sudeste -. Ela relatou que no Congresso do PT , houve tranquiliade para referendar o nome de Dilma, candidata que entende de energia a questões muito mais complexas. – Mesmo assim, vamos enfrentar desafios no

9

A FOLHA Santiago - 05 de março de 2010

Rio Grande do Sul, pelo fato de ser mulher num estado governado por Yeda. As que votaram na atual governadora se decepcionaram. Mas, Dilma tem um programa de esquerda e de fato tem posições claras. Não basta ser mulher é preciso ter competência e nossa candidata tem muita –, rubricou.

Em seu terceiro mandato, Maria Celeste esteve pela primeira vez em Santiago e confessou estar feliz com a cordialidade da comunidade, elogiou a Rua d os Poetas e o c enário tão pitoresco da cidade. –Aqui, o PT já tem uma infraestrutura e vamos trabalhar, cada vez mais, pelas lideranças locais e da região –.

Vereadores do Vale discutem prejuízos Na sexta-feira, 26, os vereadores participaram de um encontro realizado pela Acamvale ( Associação das Câmaras Municipais do Vale do Jaguari) em São Vicente do Sul. A reunião teve por objetivo tratar assuntos relativos à situação de emergência decretada pelos municípios do Vale do Jaguari,

em f unção d os p rejuízos causados pelas enchentes ao setor público e à agropecuária. Com base em dados técnicos, ficou estabelecida como prioridade a decisão de elaboração de um documento, onde serão apontadas as reivindicações da região a soluções que minimizem os prejuízos.

Parlamentares de municípios do Vale do Sinos mantiveram encontro


10

A FOLHA Santiago - 05 de março de 2010

Ver. Arlindo Alves da Silva - Solicitou os seguintes pedidos de providências: 1- Mão de Obra para construção de três Mataburros, onde o a Comunidade se propõe a contribuir com o material, na Localidade do Rincão dos Alpes que da acesso quem vai para Vera Cruz. 2- Patrolamento nas estradas geral que da aceso que vai a Taquarimbó, Tupantuba, Rincão dos Padilhas e Charrua,Passo da Cruz, Rincão dos ruivos ate o asfalto. 3- Na última sexta feira, estive em São Vicente do sul, na reunião da acanvale “associação dos vereadores” onde foi decidido que cada Câmara de Vereadores de Nove Municípios vai fazer moção de apoio aos produtores rural e aos fumicultores sobre os estragos das chuvas onde se encontram desesperados devido a perca da plantação. Onde estamos encaminhando os órgãos competentes, documento de apoio ao governo estadual, municipal e federal. Assessora Parlamentar do Vereador Marcéle Ribeiro da Silva

Geral


Geral

A FOLHA Santiago - 05 de março de 2010

Clínica Urológica

Dr. Carlos Augusto Colpani

Higiene: Melhor forma de prevenção Muito se tem falado na palavra higiene, mas infelizmente pouco se tem aplicado em nossas vidas. A higiene pessoal e no ambiente que vivemos é a melhor forma de prevenção para inúmeras patologias. Hoje, falamos em Dengue, logo falaremos da gripe H1N1 e, nas duas, a melhor forma de prevenirmos é com a higiene. Lavar as mãos é um ato tão banal que deveria ser feito de forma automática sem que precisássemos estar lembrando para a população a toda hora. E não necessita de muita coisa somente água e sabão. Discordo do uso do álcool gel, além do risco de causar alergias, chega uma hora que ele não tem mais efeito se não houver uma boa lavagem das mãos. Várias pesquisas já foram realizadas, e sabemos que uma grande quantidade da população é capaz de sentar a mesa para se alimentar sem ter feito uma higiene das mãos. Pior ainda é aquele indivíduo que vai ao banheiro e também esquece de fazer a higiene, logo que termina de usar o sanitário. Em minha área, Ginecologia a situação é grave, muitos dos casos de corrimento vaginal e infecções urinárias não aconteceriam, se fosse melhor feita a higiene vaginal. Só um banho por dia não é suficiente e isto é válido desde a infância até a idade adulta. Toda a vez que usarmos o banheiro, principalmente após defecar devemos usar a ducha, ou no caso da ausência dela, usar uma jarra com água e um sabão - se possível neutro. Na época da menstruação estes cuidados se tornam mais necessários, porque o sangue é fonte para o desenvolvimento de bactérias e, além disso, tem um odor muito forte. Em pleno século 21, ainda encontro meninas jovens e também mulheres adultas, que não tomam banho durante a menstruação por diversos tabus sem nenhuma justificativa plausível. É terrível ainda ter mulheres que não lavam a cabeça e, muitas vezes, não tomam banho até 40 dias, após o nascimento de seus bebês. Também é importante não lavar as roupas íntimas, na máquina de lavar, junto com as outras vestimentas e, muito menos, usar nelas sabão em pó e amaciante. Os alimentos não basta serem somente cozidos, devemos mantê-los em ambiente arejado e em recepientes limpos. Os tecidos das roupas que usamos devem ser compatíveis com a temperatura ambiente e, se possível, tecidos de algodão que não causam alergias.

11


12

A FOLHA Santiago - 05 de março de 2010

Ribeiro filho

Antonio Augusto Biermann Pinto Advogado e Professor de Direito Ambiental e Empresarial na URI/Santiago e-mail: aabp1@yahoo.com.br

Crueldade contra animais As notícias recentes sobre a morte de um cachorrinho arrastado por um automóvel pelas ruas de Santiago provocam, novamente, uma reflexão: o que faz com que pessoas, aparentemente racionais, cometam uma crueldade dessas? Do ponto de vista legal, o ato cometido configura crime ambiental, previsto no art. 32 da Lei 9605/98, lei dos Crimes Ambientais, o qual dispõe que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, é crime, com pena de detenção, de três meses a um ano, e multa, sendo a pena aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal. Então, como sempre, não é a falta de leis o que leva alguém a agir de forma tão cruel. Essa pergunta parece encontrar uma só resposta: Desprezo. Desprezo total pela vida. Não só pela vida dos animais. Quem submete um animal indefeso a uma tortura como a que foi submetido o cãozinho morto em Santiago não despreza apenas a vida dos animais, despreza toda e qualquer forma de vida, inclusive a vida humana. Hoje, os criminosos, “por farra”, arrastam um animal dócil e indefeso pelas ruas até a morte, arrancando-lhe os pedaços, numa agonia inimaginável. Amanhã, quem sabe, ninguém se surpreenda se o arrastado for uma pessoa. Afinal, quem assim age não distingue formas de vida, não se importa com o sofrimento alheio, seja ele animal ou humano. Muitos reclamam a ausência da Lei, o endurecimento das penas, uma atuação mais rígida da Justiça. Mas, convenhamos, o que podem a lei e o direito, que são instrumento e sistema criados por seres humanos e têm os seres humanos como destinatários, quando alguém age como se não fosse um ser humano? Quem mata um cão da forma como foi morto o cachorrinho em Santiago, de humano nada ou muito pouco tem? O que falta para que, em pleno século vinte e um, finalmente percebamos que não importa a forma de vida, todas devem ser cuidadas e respeitadas? O escritor português José Saramago, no genial livro “Ensaio sobre a Cegueira”, afirma, muito a propósito, que, em determinadas situações, não somos humanos. “Somos uma coisa, uma coisa que não tem nome. Isso é o que nós somos”. O que esperar dos humanos, quando, apesar de toda a nossa racionalidade, deixamos de agir como humanos e agimos como coisas?

Geral


Mercado

A FOLHA Santiago - 05 de março de 2010

Felice abre uma loja na Bento Gonçalves >> Inovação: Cliente pode acompanhar trabalho desenvolvido em seu veículo A Felice Automóveis conta agora com u ma grande loja em Santiago, situada na Rua Bento Gonçalves, 1713. Segundo o gerente Marcelo Durgante, foram feitos investimentos, pois a empresa necessitava de um novo ponto. Esse loja, argumenta Durgante, facilita em tudo – na apresentação do design, na disposição diante da vitrine e valoriza o ponto de venda. O cliente pode acompanhar o trabalho que está sendo realizado em seu veículo. Perspectivas A loja não se estende

às demais filiais, é exclusiva de Santiago e região. O gerente destaca que as perspectivas do mercado automobilístico este ano em comparação com 2009 é aumentar em 7%, se os juros baixarem e o poder aquisitivo crescer. Em relação ao número médio de clientes que fecham negócios ao mês, comenta que vai de 50 a 60 entre novos e usados. E a Felice disponibiliza vantagens nas vendas de carros a e mpresas e p rodutores rurais. A loja possui 12 funcionários. Agora, são três pontos da Felice em Santiago -

Marcelo Durgante gerencia a loja arrojada

a Administração continua no mesmo local, a loja e a Central de Funilaria, que é um centro de distribuição. A loja

já está aberta ao público, sua inauguração oficial ocorre ainda neste mês, mas não tem data marcada.

Virtual Móveis está em novo endereço A Virtual Móveis Cozinha e Complementos se encontra em novo endereço, para melhor atender à comunidade santiaguense e de cidades vizinhas. Suas duas lojas que antes eram nas ruas 7 de Setembro e Pinheiro Machado, ficaram centradas na Benjamin Constante, 286, esquina - Rua dos Poetas. Aldacir José Callegaro, sócio-proprietário, comenta que surgiu a oportunidade de unificação das lojas em área central, nesse ponto estratégico, pois além da concentração do trabalho é melhor para expor os diversos produtos. Desde segunda-feira, dispõe de um amplo espaço que possibilita total visibilidade dos produtos, com a distribuição adequada para os clientes. Especializados Callegaro explica que os móveis são expostos em forma de ambiente,

Callegaro: “Loja dispõe de profissionais especializados”

para que o cliente analise. São realizados trabalhos por profissionais especializados, tais como desenvolvimento de projetos e assessoria de interiores aos clientes. Os projetistas estão preparados para desenvolver projetos baseados em sistemas próprios da loja, ou seja, o cliente visualiza o móvel ou o ambien-

te antes de adquiri-lo. A loja que atende Santiago e região possui 15 funcionários e também é uma empresa familiar. Possui condições de atender sua clientela com estilo personalizado, além das características já existentes disponibiliza promoções, condições de pagamento a cessíveis, a ceita convênios, cartões de cré-

dito e tem flexibilidades nas negociações. Realiza entrega própria e montagem. A outra loja na Rua Tito Beccon c ontinua com o mesmo foco comercial, com muitas vantagens. Callegaro reitera que a loja mudou-se para melhor atender o s c lientes. – A equipe está esperando a visita de todos no seu novo endereço - .

13


14

A FOLHA Santiago - 05 de março de 2010

URI recebe presidente do Grupo Record no RS >> Furucho: Encerra atividades do curso de formação continuada no campus O presidente do Grupo Record no Rio Grande do Sul, Natal Furucho, encerrou as atividades do curso de Formação Continuada pa ra Professores da URI. Autoridades locais e da região, professores, estudantes e c onvidados l otaram o a uditório, na sexta-feira à noite, para ouvir dicas para o sucesso. Estiveram presentes, entre outros, o vice-presidente da Furi (manten edora da Universidade), Jesus Girardon; o diretor-geral do campus, Clóvis Brum; o diretor administrativo, Francisco Gorski; a diretora acadêmica, Maria Reolon, o prefeito de Jaguari, João Mário Cristofari. O c urso é r ealizado a nualmente como uma das atividades d e q ualificação d o c orpo docente da universidade, propiciando palestras, oficinas e debates em busca da melhoria da qualidade do ensino. Neste ano a temática foi centrada na metodologia.

Educação

Acadêmica desempenha atividades na ONG Acolher A acadêmica do nono semestre do curso de Psicologia da URI, Maristela Bacelar Nunes, foi eleita como vice-presidente da ONG Acolher, em São Francisco de Assis. A ONG é um centro de execução de atividades sócioeducativas em meio aberto e vem desenvolvendo suas funções junto à comunidade do município vizinho. Maristela, desta forma, compromete-se com a vida social de sua cidade, de forma cidadã e qualificada pelo seu empenho em aprofundar as questões teóricas referentes aos adolescentes e à sua problemática no que se refere aos conflitos com a lei. Além desta atividade, a acadêmica realiza estágio em psicologia clínica junto ao CAPS de São Francisco.

Volta às aulas com novidades

Senso d e equipe O presidente do Grupo Record no Rio Grande do Sul destacou a importância de se tomar decisões e trabalhar com ênfase nas forças e no verdadeiro senso de equipe. Entre as dicas, ressaltou que a melhor forma de aprender é e nsinar; que se deve aprender com os erros e é preciso pensar nas forças, não nas fraquezas. O palestrante lembrou ainda que a persistência ultrapassa o talento, que se erros forem cometidos que sejam excelentes.

Devemos entrar para a his tória deixando uma marca, afirmou Natal Furucho. O diretorgeral do campus da URI em Santiago, professor Clóvis Brum, ressaltou que a palestra contribuiu para fortalecer o espírito de equipe entre os professores, da mesma forma que incentivou o trabalho em sala de aula pela formação empreendedora. – Uma palestra motivadora que certamente se reflete na valorização de cada profissional graduado pela universidade – .

PDT intensifica filiações O PDT santiaguense intensifica as filiações, visando às eleições gerais e planejando expressiva votação a seus candidatos a deputado, principalmente ao pré-candidato a deputado federal Afonso Mott a. O projeto do PDT municip al é de alcançar o número de mil filiados até o dia 30 de abril, quando acontecerá jantar no CTG Coxilha de Ronda a todos os filiados e simpatizantes do Partido. Hoje, o PDT conta com mais de 600 filiados cadastrados e já possui mais de cem filiados a s erem r egistrados e m ab ril. N o j antar d o d ia 3 0 d e a bril, a s igla e spera finalizar sua meta de filiações aguardando mais de mil e quinhentos trabalhistas no CTG. Nas últimas semanas, duas importantes filiações foram realizadas como a do empresário Gilmar Petry e do ex-tucano Augusto de Almeida, que ocup a a assessoria da bancada do partido no Le gislativo Municipal.

Augusto de Almeida em filiação junto ao secretário do partido Cleudo Irion e o vereador Gavioli

O clima foi de muita alegria e descontração no início das atividades deste ano letivo na URI. U ma r ecepção p ara o s calouros e aos veteranos, que retomaram as aulas segundafeira, 1º, foi organizada. Os acadêmicos for am recepcionados no hall pela direção e professores. A noite foi de muita animação ao som da dupla Marcelo e Calander . Como é de praxe todos os

anos a universidade prepara uma surpresa para os acadêmicos. Agora, atendendo antiga reivindicação, a direção do campus providenciou a ligação entre os prédios. Projetado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, a estrutura foi executada inicialmente na ligação dos prédios I e II e está sendo realizada pela equipe d e p rofissionais d a o ficina de obras da universidade.

Curso de Letras oferece dois Pós Mais dois cursos Lato Sensu da URI estão sendo ofertados Especialização em Metodologia do Ensino de Literatura e em Metodologia do Ensino de Português. Ambos terão aulas quinzenais, em sextas-feiras à noite e sábados pela manhã. Estão previstos para iniciar dia 9 de abril, e as inscrições vão até 31 deste mês.

CPERS reivindica 23% O diretor do 29º Núcleo do CPERS, Renito Bolzan, explica a solicitação da entidade para audiência c om a g overnadora Yeda Crusiu s. A princípo, ela quer negociar via Assembleia Legislativa, diz ele. Ficou definida em reunião do Conselho dia 19, em Porto Alegre, reivindicação de um aumento emergencial de 23% - percentual que representa a inflação no período deste governo. O CPERS mantém esta reivindicação, p elo m enos e nquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) não vota a questão do piso nacional, referente à Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pela governadora Yeda contra o piso n acional para o Mag istério.

Renito Bolzan

mente, o piso nacional tem por base o custo por aluno e a possível emenda teria como indicador a inflação. – Isso significa que nunca mais o piso vai ter poder de ganho acima da inflação. Queremos que o presidente Lula não envie esta emenda e mantenha o projeto Paralisação original –. No dia 16 vindouro, ocorre E no dia 4 de abril, ocorre paralisação nacional sob coor- Assembleia Geral do Magistédenação da Confederação Na- rio estadual, no Gigantinho, cional dos Trabalhadores em para avaliaç ão do que tiver Educação (CNTE), para que o acontecido com a reivindicação STF vote e decida sobre o piso de aumento emergencial. nacional. Também p ara evit ar Ocorre que antes dessa que o governo federal – pres- data, em 6 de abril, encerra o sionado por municípios e al- prazo à governadora conceder guns estados – encaminhe reposição salarial acima da inemenda ao projeto de piso na- flação. cional para o Magistério que, O CPERS também deve dishoje, fica em torno de R$ 1.200. cutir promoções, pois as últimas Bolzan explica que, atual- foram referentes a 2001.


Mercado

A FOLHA Santiago - 05 de março de 2010

15

ParabĂŠns a todas a Mulherespelo seu dia


16

A FOLHA Santiago - 05 de março de 2010

Domingo tem superfesta em frente à Prefeitura >> Nota 1000: Familiares e amigos homenageiam mulheres com mateada, shows, concurso e distribuição de prêmios

Na edição do ano passado, homenageadas com Gisélle

O Centro Materno Infantil em conjunto com o Centro de Referência da Mulher , coordenados respectivamente por Gisélle Kolinski Ribeiro e Roselene Bitencourt, com apoio de diversas entidades locais promove neste domingo, 7, a partir das 17h em frente à Prefeitura, o evento Mulher Nota 1000. É aberto à participação de toda a comunidade. O evento objetiva homenagear o Dia Internacional da Mulher e oferecerá diversas atrações comunitárias como mateada, shows musicais, atividades físicas e recreativas, sorteio de vários brindes, culminando com a entrega do

Certificado “Mulher Nota 1000”, às escolhidas no proce sso de votação, que está em desenvolvimento na comunidade. Neste ano, os certificados serão direcionados às funcionárias, professoras e colaboradoras da rede municipal de ensino de Santiago, envolvendo 20 educandários. Os requisitos para avaliação das homenageadas foram criatividade, competência, responsabilidade, acolhimento, resolutividade, decisão e comprometimento. Como inovação o evento traz o concurso de talentos femininos “Mulher Revelaçã o”, com inscrições abertas junto ao

Geral

Santiago tem quatro casos de suspeita de “Dengue” Quinta-feira e sábado passaram pelo HCS dois homen s com sintomas de Dengue. Um deles com 44 anos, outro com 36. Não ficaram internados, mas recebem medicação em casa. Ainda na semana passada, um menino de 12 anos ficou internado dois dias sob observação e deu alta - também recebe medicamentos em casa , segundo informações da diretora técnica, Sônica Nicola. Eva Müller, da Vigilância Sanitária local, comenta que há um quarto caso de morador do Centro também recebendo tratamento em casa. Assim como os demais, tem acompanhamento da equipe da Secretária Municipal de Saúde. Os casos de suspeita ocorrem nos bairros Centro, Gaspar Dutra, Nei Pereira e Vila Nova. E o resultado dos exames para comprovar – ou não – a doença leva 15 dias.

Pesquisa Centro Materno e com excelenEstamos trabalhando sobre tes premiações, que vão desde televisor , microondas e esses casos de suspeita, pois DVDs a kits de presentes. No evento, haverá uma banca que deverá julgar e premiar do primeiro ao último colocado. Os prêmios são doações do comércio local. A organização do evento Mulher Nota 1000 aguarda a participação de grande público, d a c idade e i nterior, a través da participação dos grupos Forma e Saúde Rural. Diversos atendimentos estarão disponíveis a todas as mulheres como corte de cabelo, maquiagem, manicure e de saúde.

três viajaram para Ijuí - onde há forte incidência -, e o menino esteve entre Capão do Cipó e Tupanciretã, afirma Eva Müller. Também desenvolvemos um trabalho de pesquisa, num raio de 300 metros da casa de cada um, para verificar se havia focos do mosquito transmissor da Dengue, mas nada foi encontrado. Leptospirose Domingo, foi internado um homem de 44 anos com forte suspeita de leptospirose, o que foi confirmado terça-feira no HCS. A diretora Sônia Nicola esclarece que por tratar-se de caso grave, foi encaminhado para o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). A doença é transmitida pela urina do rato sobre objetos. – Algum lugar da cidade deve estar contaminado, entretanto os sintomas podem levar até 20 dias para se manifestarem, o que dificulta o histórico do paciente -.

Sônia Nicola, diretora do HCS

Guarnição incorpora 440 novos recrutas O general José Eustáquio Nogueira Guimarães presidiu, segunda-feira, as cerimônias de incorporação dos conscritos 2010 nas organizações integrantes da 1ª Bda C Mec. Este ano, 440 recrutas integram o contingente - 50 na 11ª Companhia de Comunicações Mecanizada, 61 no Esquadrão de Comando, 13 no Pelotão de Polícia do Exército, 122 no 9º BLog e 194 no 19º

Grupo de Artilharia de Camp anha. Durante a cerimônia de incorporação na 1 1ª Comp anhia de Comunicações Mecanizada, o capitão Marcelo Ferraz dos Reis, depois de recepcionar os convidados, palestrou para os familiares dos conscritos, fazendo um apanhado das atividades que os jovens irão desempenhar, dando enfoque aos reais objetivos e missão da Companhia.

Eva Müller, da Vigilância


Publicitรกrio

A FOLHA Santiago - 05 de marรงo de 2010

17


18

A FOLHA Santiago - 05 de março de 2010

Publicações

PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃO JUSTIÇA DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO VARA DO TRABALHO DE SANT’ANADO LIVRAMENTO/RS EDITAL DE LEILÃO/PRAÇA E INTIMAÇÃO NO DIA 30 DE MARÇO DE 2010, ÁS 15h00min HORAS, NA RUA DUQUE DE CAXIAS, Nº. 1373, NESTA CIDADE, IRÃOA LEILÃO EM PRIMEIRALICITAÇÃO, PELO MAIOR LANCE OFERECIDO, MENOS O CONSIDERADO VIL, E NO DIA 27 DEABRILDE 2010, RESTANDO O QUEALIENAR, IRÁ A VENDA EM SEGUNDA LICITAÇÃO. NA MESMA HORA E LOCAL SUPRACITADO, OS SEGUINTES BENS DESCRITOS A BAIXO. PROCESSOS, BENS, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL AVALIAÇÕES E LOCALIZAÇÃO DOS BENS: CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES SANTIAGO PROC: 00114.2008.831-04-00-7 QUELEN APARECIDA MAIE MARQUES X RONISE GARCEZ ANDRADE = UM FREEZER PRODOCIMO, MOD. S/21,06 GA VETAS, COR MARROM, avaliado em R$ 750,00; UM FORNO ASSESSORIA DE IMPRENSA MICROONDAS, LG, COR BRANCA, avaliado em R$ 250,00; UM FOGÃO seis BOCAS, BRASTEMPCONTINENTAL 2001, GRAN PRIX, avaliado em R$ 550,00; UMACADEIRA DO PAPAI, RECLINAVEL, EM TECIDO, avaliada em R$ 100, 00, tudo em regular conservação, depositados na Avenida Getulio Vargas 2517, com Ronise Garcez Andrade. PROC: 00378.2006.831-04-00-9 SANTA ALVANIR VIVIANI SCALCON X LUCA INDUSTRIA E COMEWRCIO DE CALÇADOS LTDA = UMA REATIVADORA E MAQUINA DE DUBLAR, FUNCIONANDO E EM BOA CONSERVAÇÃO, avaliada em R$ 12.000,00 (doze mil reais). PROC: 0055100-55.2008.5.04.0831 Reclamante FABIANE SCHAFF DA SILVA e Reclamada LUCA INDUSTRIA E COMERCIO DE CALÇADOS L TDA; PROC: 005210047.2008.5.04.0831 Reclamante VERA LUCIA FUMACO VIELMO e Reclamada CALÇADOS NESP LTDA; PROC: PROJETOS EM VOTAÇÃO: 0053600-51.2008.5.04.0831 Reclamante JANE APARECIDA COR TES DA SIL VA; PROC:005380058.2008.05.04.0831 Reclamante SANDRA MARGARETE BAHU FERRANDO e PROC: 0146200.28.2007.5.04.0831 Reclamante CATARINA ELIZETE DELEVATI ALMERINI e Reclamada em todos LUCA INDUSTRIA E COMERCIO - Autoria: Poder Executivo Municipal – PL nº 010/2010 DE CALÇADOS LTA. BEM: UMA MAQUINA DE MONTAR BICO, EM BOM ESTADO E FUNCIONANDO, PAT/Nº. 14.050.258, avaliada em R$ 40.000,00 (quarenta mil reais). PROC: 00277.2008.831-04-00-0 MATEUS DOS – “Cria função pública, autoriza o município a contratar emerSANTOS DORNELES X LUCA INDÚSTRIA E COMERCIO DE CALÇADOS LTDA = UMA MAQUINA CALCEIRA, gencialmente, abre crédito adicional especial, e dá outras proMARCA ERPS, FUNCIONANDO, EM BOM ESTADO, avaliada em R$ 20.000,00 (vinte mil reais). PROC: 0037500vidências.” Aprovado por unanimidade. 84.2009.5.04.0831 LUCIA MOURA DE OLIVEIRA X ROBSON DE SOUZA DOS REIS E OUTROS (5) = UM TRANSPORTADOR AEREO PARA COUROS TSM. 400.186,94 m, avaliado em R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais).PROC:0138900-15.2007.5.04.0831 JOSE FERNANDE MACHADO DE PRÁ X JOÃO IRENO GARCIA = UM PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS: TERRENO URBANO, COMAREA DE 626,25M², COM 15 METROS DE FRENTE POR 41,75 METROS DE FRENTE AO FUNCO, TODO MURADO COM TIJOLOS DE PRENSA COM AS SEGUINTE CONFRONTAÇÕES: AO -Vereador Antônio Carlos Santos Gomes – PP – PaNORTE COM O TERRENO 04; AO SUL COM O TERRENO 06; AO LESTE COM OTERRENO QUE FOI OU É DE SABINO AGUIAR E AO OESTE, PELA FRENTE COMA RUA 13 DE JANEIRO, DEVIDAMENTE MATRICULADO NO trolamento e melhorias na estrada que dá acesso a barraLIVRO 02, FLS 01, SOB R-2-3.826 NO OFICIO DE REGISTYRO DE IMOVEIS DA COMARCA DE SÃO FRANCISCO gem, passando pelo bairro dos Eletricitários. Patrolamento e DE ASSIS/RS, avaliado em R$ 15.000,00 (quinze mil reais). OBS/ sobre o referido imóvel existem penhoras a favor do Banco do Brasil S/A, União Federal, Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A, Banrisul e Caixa melhorias na estrada que dá acesso ao Boqueirão até Lobo D’Ávila. Econômica Federal, além de Hipoteca a favor do Banco Meridional do Brasil S/A e Registro de Contrato de Locação ao Sr. Zandro Mossi Flores, com vencimento em 14/08/2022. VERA REGINA MESSINA DOS SANTOS, Leiloeira Oficial, devidamente autorizada, pelo Exmº. Sr.Dr.Juiz da - Vereador Antônio Diniz Cogo – PMDB – Limpeza e Vara do Trabalho de Rosário do Sul/RS, venderá em público LEILÃO, em dia, hora e lugar supracitado.Desde já cascalhamento na Rua Elin Brandão, bairro Missões. O Sr. ficam intimadas as p artes, através do EDIT AL, caso não sejam encontrados pelo senhor Oficial de Justiça, os reclamantes, reclamados, seus sócios, seus cônjuges se casados forem todos os terceiros interessados José Miranda dos Santos possui um açude na propriedade anuentes ou não, para não alegarem desconhecimento do feito.COMUNICAÇÃO: Ficam os interessados ciendo vizinho Flávio Moraes, na localidade do Rincão São Petificados de que as despesas de arremat ação correrão por cont ado arrematante.Informações com leiloeira Vera dro, ele precisa secar o açude para fazer outro mais abaixo Regina p/ cel. (55)99756282 ou Manoel dos Santos p/cel. (55) 99591496

RESENHA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 01 DE MARÇO DE 2010

A SICREDI Vale do Jaguari agradece as palavras do Sr. Bibiano Pavão, Conselheiro de Administração da Cooperativa e Presidente do Sindicato Rural de Itacurubi, ditas na pré-assembleia do município de Itacurubi no dia 23 de fevereiro de 2010.

de sua propriedade, para que não perca a produção de peixes, que já estão quase prontos para despesca.

- Vereador Arlindo Alves – PMDB – Conserto no calçamento da Rua Gran Cabrita, proximidades do nº 189, bairro Belizário. Patrolamento na estrada gera l que dá acesso ao “Senhores e Senhoras, Meus conterrâneos, Quero manifestar minha alegria e satisfação pelo desempenho da SICREDI ale V do Jaguari e em especial, o desempe- Taquarimbó, Tupantuba, Rincão dos Padilhas e Charrua. Mão nho da UNIDADE DE ITACURUBI, cujos resultados serão apresentados pelo gerente da unidade e seus colaboradores. de obra para construção de três mata-burros, na localidade A frente do Sindicato Rural de Itacurubi, trabalhamos um projeto que resulte o aumento dos índices de produção do do Rincão dos Alpes, que dá acesso para Vera Cruz. Abertura nosso município. Com a base econômica do nosso município é a produção primária (agricultura e pecuária), encaramos a missão do de um bebedouro na localidade de Esquina Néri, ao Sr. MoaSindicato Rural, com grande responsabilidade. Das nossas ações depende o desenvolvimento e o progresso do nosso cir Nogueira Moraes Primon. Calçamento na Rua que dá acesmunicípio. Somos preocupados com os nossos índices de produção: na agricultura – SOJA, MILHO, ARROZ, FEIJÃO, AMENDO- so ao PSF do bairro Vila Rica. IM, MILHO, PIPOCA, só para citar algumas das muitas culturas que podem ser cultivadas – pergunto qual a média há/ano. Na pecuária quais são os nossos índices de reprodução bovina? 50%, 60%, média do estado, ou podemos chegar - Vereador Cláudio Cardoso – PP – Patrolamento e meaos 90%, média já alcançada por muitos produtores aqui mesmo em nosso estado. Quantos kg de carne são produzidos por hectare em nossas propriedades? Qual a média de produção de carne por hectare/ano 100kg, 200kg ou 500kg, não lhorias na travessa da estrada municipal após Fazenda Piadianta termos o boi no campo, tem que ser convertido em carne. São questões que juntos temos que discutir. nheiro , que vai para a RS 377. Nosso interesse e o nosso esforço é de melhorar a renda do produtor rural, resultando melhor qualidade de vida, aumentando dessa forma o poder de compra no nosso comércio, (supermercados, postos de combustíveis, lojas de - Vereadora M ara Rebelo – P P – Conserto na estrada materiais de construção, etc...), com fortalecimento das já existentes e o surgimento de outras concorrentes, trazendo de quebra a valorização das nossas propriedades e, o desenvolvimento e o progresso do nosso município. municipal que dá acesso à propriedade do Sr. Fernando PeiO assunto, porém neste momento é a SICREDI, mas não poderia deixar de falar no Sindicato Rural de Itacurubi, porque queiram ou não o desempenho da nossa Unidade depende diretamente ou indiretamente da agricultura e da pecuária. xoto, bem como reparos nos bueiros e pontilhão existentes. Nessa oportunidade gostaria de cumprimentar mesmo, cada associado da nossa Cooperativa de Crédito, Unidade de Itacurubi, pelos excelentes resultados alcançados. Resultado produto da confiança e do entendimento dos associados - Vereador Miguel Bianchini – PP – Desentupimento do de que o Sistema Cooperativo é a melhor alternativa para gerir nossas economias e nossos negócios. valo existente no campo ao lado do CTG Os Tropeiros, valo É inegável que os resultados obtidos pela nossa Unidade, dependem dos nossos associados.Também não podemos negar que o resultado obtido em 2009, foi fruto de um eficaz gerenciamento concebido pela Direção e executado pelo que costeia a divisa com a entidade. Cascalhamento em peGerente da Unidade e seus colaboradores. Destacamos o profissionalismo, dedicação, responsabilidade e comprometi- quenos trechos e patrolamento da estrada de acesso a sede mento do INÁCIO Gerente da Unidade e do seu quadro de colaboradores. Também gostaria em nome dos associados da Unidade de Itacurubi, cumprimentar o Sr. ARMINDO BOCHI, pelos da Fazenda Santa Rita, no Rincão dos Cardoso. resultados alcançados pela nossa Cooperativa. Seu ARMINDO, leve de ITACURUBI o reconhecimento dos nossos ASSOCIADOS, pelo trabalho realizado. Aliado ao PROPOSIÇÃO: seu estilo de homem simples e descontraído, surge um executivo com incomparável liderança, sério e competente. Conhece cada associado, a quem recebe com a mesma atenção, indistintamente, sem considerar a conta corrente de quem o procura. Assessorado por uma eficiente equipe técnica, acompanha diuturnamente o movimento do mercado de - Vereador Miguel Bianchini – PP – Que o Poder Legiscapitais e do agronegócio antecipando tendências dos mercados e orientando os negócios do SICREDI. Profundo conhelativo convoque o chefe da fiscalização do DAER para comcedor das Leis do Cooperativismo de Crédito, dos Estatutos Sociais e do Regulamento interno, o que cumpre faz cumprir com rigor não admitindo apadrinhamentos ou outras formas de influência, o que tornaa SICREDI Vale do Jaguari numa parecer com brevidade na Câmara Municipal de Vereadores instituição séria e confiável. para prestar esclarecimentos e sanar dúvidas quanto as noMeus amigos o SICREDI é formado pela cot a capital da cada associado.Assim sendo o resultado produzido também é nosso. Vamos fazer com que a SICREDI cresça mais ainda, usando-a ara p movimentar a conta corrente, receber e vas determinações referentes ao transporte de enfermos nas ambulâncias e no ônibus da saúde da Secretaria Municipal efetuar pagamentos, usando os serviços e produtos do SICREDI. Meus amigos já foi dito aqui neste recinto, “quem tem o dinheiro tem o poder”. Eu lhes digo mais, vamos cuidar do nossocorrespondentes. crédito, porque quem tem crédito também temo poder.” BIBIANO PAVÃO Conselheiro de Administração – SICREDI Vale do Jaguari – Itacurubi Natássia Prestes Presidente do Sindicato Rural de Itacurubi Assessora de Imprensa


Policial

A FOLHA Santiago - 05 de março de 2010

Advogado permanece preso >> Primeira vez: Este fato nunca havia acontecido em Santiago O advogado Marcos Luis Paines recebeu voz de prisão na noite de 26, no interior da Delegacia de Polícia, pelo delegado José Ataides Sarturi. O pedido de prisão preventiva foi decretado pela Justiça em função de supostos crimes, que estão sendo apurados envolvendo o advogado, segundo informou o delegado Sarturi, sem prestar maiores detalhes informando que terá dez dias para concluir o inquérito policial. O advogado foi encaminhado ao Presídio Estadual de Santiago. O também advogado Dionísio da Costa lamentou o episódio, afirmando que a prisão de colega é uma prática comum, até que os fatos sejam esclarecidos. O presidente da subsecção da OAB de Santiago/Jaguari, Marcelo Noronha, também esteve na DP. O advogado Marcos Luis Paines estava na DP defendendo um cliente que havia sido preso pela Brigada, junto com outro elemento, por tráfico de dro-

gas e porte ilegal de armas, quando recebeu voz de prisão do delegado Sarturi. Esta é a primeira vez que um advogado é preso em Santiago. Entre os motivos citados pelo delegado Sarturi: ameaça a sua ex-namorada, intimidação da vítima, bem como de testemunhas, envenenamento de cães, alvejamento com vários disparos da casa de um colega de trabalho da exnamorada, incêndio criminoso em veículo de um de seus conhecidos, por ter passado a informações à Polícia. O delegado alerta a pessoas que tenham sido intimidadas pelo advogado, que procurem a Delegacia, neste momento em que está preso. O presidente da subseção da OAB Santiago/Jaguari, Marcelo Nonhora, esclarece q ue a e ntidade n ão t em poder de nomear defensor, porém foram nomeados dois conselheiros para acompanhar o caso, os advogados Davi Marin Bressan e Daniel Lucas Tusi. Indagado se poderia ser solto

do veículo. Ele foi encaminhado ao Hospital de Caridade, onde foi me dicado e liberad o. Em torno de 20 animais fugiram na hora em que o caminhão tombou e a Polícia Rodoviária Federal e Estadual, contaram

cocaína pesando quatro gramas. Ambos foram presos em flagrante e conduzidos à Delegacia de Pronto Atendimento. Resultante da mesma ocorrência foi também preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Pronto Atendimento, o indivíduo de iniciais D.R.M. por ameaça, desacato e ter investido contra os policiais, dizendo inclusive que iria tomar um dos presos da guarnição, incitando populares contra os militares de serviço, juntamente com este estava outro indivíduo que fugiu do local. Ambos foram encaminhados ao Presídio Estadual de Santiago.

L adrões en traram n a P adaria Bonapetito, no início da madrugada d e 2 8, e l evaram várias mercadorias, entre elas grande quantidade de picolés, sorvetes, chocolates e gomas de mascar, além da quantia de R$ 600 que havia ficado no caixa da empresa. O proprietário estima um prejuízo de mais de R$ 1 mil. Segundo ele, a porta foi aberta pelos marginais, não sabe como, e só não

levaram mais mercadorias, porque foram vistos por um transeunte que passava pelo local e avisou a Brigada Milit ar, que compareceu na empresa para registrar a ocorrência. Esta é a segunda empresa arrombada na Rua Benjamin Constant nos últimos meses. O mais recente arrombamento foi da Loja Fazendo Arte, onde os ladrões quebraram a porta, mas não conseguiram levar nada.

Policiais civis da E quipe de Investigação deslocaram-se, na manhã de quarta-feira, até a Rua C andelária, Bairro Irmã Dulce, para cumprimento de Marcos Luiz Paines mandado de busca e apreenainda ontem, o delegado Sar- são. Quando estavam concluturi, afirmou que só a Justiça indo a diligência, Jolvane Bapode avaliar essa decisão. O tista de Sá, ao perceber que os advogado Dio nísio da Costa policiais tirariam foto sua, começou a fazer gestos com o assumiu a defesa de Paines Jolvane Batista de Sá preso no exercício da profissão. dedo em riste e a desacatar os A reportagem contatou com policiais, proferindo palavras seu escritório, nessa quinta-fei- ofensivas e chamando-os de palhaços, além de outros palara, para ouvir sua versão, mas ele estava em audiência em San- vrões. Foi dada voz de prisão to Augusto. O esp aço fica em em flagrante ao indivíduo que resistiu a prisão, sendo necesaberto. sário o uso moderado da força para detê-lo e algemá-lo. Foi conduzido à D PPA, a utuado pelos delitos de desacato, resistência e lesões corporais, Elimar Vinicius Gonçalves pois dois policiais sofreram lesões, quando efetuavam a prisão do acusado. chão. Era um revólver, calibre 38, que em consulta no sisteReceptação ma informatizado encontra-se No mesmo bairro, a Equipe em situação de furto. No interide Investigação cumpriu man- or da casa, foram apreendidos dado de busca numa residên- outros objetos que segundo o cia da Rua candelária, sendo indivíduo teria encontrado no que o indivíduo Elimar Vinicius lixo. Quanto à arma, disse que Gonçalves ao perceber os po- comprou de um desconhecido liciais, correu para o fundo do e acabou também sendo prepátio e jo gou um objeto no so em flagrante. com apoio da Prefeitura e do Frigorífico Sagrilo, também com homens a cavalo para conseguir reunir o gado disperso, bem como os que ficaram presos por ocasião da desvirada do caminhão.

Prisões no Guabiroba Na noite de 26, PM’s quando em patrulhamento pela Rua Nelson da Silva Soares, Bairro Guabiroba, avistaram dois indivíduos que ao perceberem a aproximação da viatura correram em direção à linha férrea, sendo perseguidos e abordados, quando já estavam se deslocando pelos trilhos. Eles investiram contra a guarnição. Os policiais fizeram uso moderado da força para conter e imobilizar Davi Correa Dias, que trazia consigo uma pistola garrucha, calibre 32 e V aldoir dos Santos Silveira, que tinha no bolso da bermuda seis trouxas de maconha pesando seis gramas e uma trouxa de

Gangues voltam a furtar nas lojas

Prisões no Bairro Irmã Dulce

Carreta com gado tomba e animais tomam a pista A carreta de placa ILQ 5229 de Putinga (PR) guiada por Darci Bochi, tombou na tarde de segunda-feira, 1º, no trevo de acesso a RSC 377, via BR 287 com aproximadamente 49 bovinos, que haviam sido carregados em Santiago, com destino ao Frigorífico Cason de Putinga. O colega do condutor que viajava na cabine, disse que a provável causa seria o movimento dos animais no momento da curva, que teria puxado a carga para o lado. Ainda informou que eles trafegavam a uma velocidade de 30 quilômetros por hora, já que o local não permite mais por causa do trevo. O motorista sofreu apenas uma batida na região da cabeça provocada pelo deslocamento do macaco

19

Valdoir dos Santos Silveira


20

A FOLHA Santiago - 05 de março de 2010

Poupex age com rapidez A Poupex é uma Associação de Poup ança e Empréstimo (APE), sendo uma empresa gerida pela Fundação Habitacional do Exército. Para financiar seu imóvel residencial ou terreno, o primeiro passo é abrir uma conta Poupex no Banco do Brasil. Todos os demais esclarecimentos são prestados no escritório localizado na Avenida Júlio de Castilhos, 527, no Centro. Há sete anos a Poupex possui escritório em Santiago e o sub-chefe Cesar Arthur Lermen Carvalho avalia a procura como muito boa, em função de possuir as melhores condições do mercado e rapidez na concessão de financiamentos imobiliários.


Amanda Parga O BBB Kadu faz as moças babarem no confinamento. E aqui, do lado de fora, sua irmã Amanda vai pelo mesmo caminho. A estudante de fisioterapia é a maior fã do irmão e passa boa parte do dia vendo o reality show. “Quando não estou trabalhando, estou de olho nele lá”, conta a morena, que acredita que seu irmão pode ganhar o prêmio de R$ 1,5 milhão. “Ele tem tudo para ganhar. É amigo de todo mundo e está sempre de bem com a vida.” Assim como o irmão famoso, Amanda é dona de um corpão de dar inveja. Sabe como ela mantém a forma? Com a ajuda de Kadu. Ele era seu personal trainer. Mas agora com ele dentro da casa ela continua a malhação sozinha. “Não desisti, não.” Afirma a morena

Naomi Campbell procurada!

Cadu ganhou beijo de Patrícia Araújo Cadu, do “BBB”, não faz sucesso apenas com o sexo feminino. Quando ainda não era famoso, o personal trainer foi fotografado ganhando um beijo da travesti Patrícia Araújo e de uma amiga dela. Cadu e Patrícia estavam em uma boate em camarotes próximos na casa noturna. Quando viram o fotógrafo, pediram para que o profissional registrasse o momento.

Naomi Campbell pode ter se metido em uma roubada. Segundo o site do jornal americano “NY Daily News”, a top está sendo procurada depois de agredir seu motorista.

O profissional teria dado queixa da top à polícia, alegando que ela teria lhe desferido um soco e um tapa enquanto dirigia em Nova York na tarde de terça-feira, 2 de março.


2

MIX, 05 de Março de 2010

Diversão

Áries (21 / 03 à 20 / 04) A energia lunar se mistura à energia de Saturno em sua sétima casa, estimulando-lhe a atitudes austeras no trato com suas relações mais íntimas. Convém ir com calma em suas críticas e julgamentos, pois você corre o risco de ser muito duro com as pessoas que ama!

Touro (21 / 04 à 20 / 05) Ao se posicionar em sua sexta casa, a Lua se harmoniza com Saturno, favorecendo as alianças profissionais. Convém controlar sua ambição e se articular com as pessoas certas, sabendo compartilhar os desafios e as vitórias. Desse modo você ampliará suas possibilidades de sucesso!

Gêmeos (21 / 05 à 20 / 06) A harmonia entre Lua e Saturno lhe estimula na busca de novas conquistas sociais, trazendo-lhe determinação frente a novos desafios na área. Sua inteligência e firmeza de caráter serão seus atributos mais marcantes, embora você deva ser cauteloso ao expor opiniões sobre assuntos polêmicos.

Câncer (21 / 06 à 21 / 07) O encontro entre Lua e Saturno fortalece seu senso de oportunidade diante da necessidade de organizar suas demandas domésticas, sendo um bom momento para sanar possíveis problemas. Investir em ações pontuais lhe ajudará a alcançar maior produtividade!

Leão (22 / 07 à 22 / 08) A conjunção Lua-Saturno lhe estimula a canalizar suas energias para atividades voltadas à comunicação, já que você percebe como explorar seu lado articulador, atraindo e conquistando as pessoas certas. Aproveite para fazer bons contatos!

Virgem (23 / 08 à 22 / 09) O encontro entre Lua e Saturno evidencia seu lado empreendedor, facilitando a organização de suas finanças. De fato, sua vida material necessita de cuidados, embora você consiga enxergar possibilidades promissoras para aproveitamento dos seus recursos.

Libra (23 / 09 à 22 / 10) Lua e Saturno se associam positivamente em seu signo, favorecendo sua autoconfiança. Suas atitudes tendem a impor respeito, apesar de lhe trazer o risco de distanciamento com algumas pessoas. O que não é necessariamente ruim, já que traz maior qualidade para suas relações!

Escorpião (23 / 10 à 21 / 11) O encontro entre Lua e Saturno, em sua área de crise, lhe traz necessidade de introspecção com o intuito de reformular algumas estratégias de vida. Os problemas passam a ser encarados com maior objetividade, embora haja certa tendência a rancores. Não seja tão duro consigo e com os outros!

Sagitário (22 / 11 à 21 / 12) O encontro de Lua e Saturno lhe incentiva a agir com maior prudência diante de suas relações de amizade. Você tende a ser mais seletivo, preferindo os contatos mais íntimos. Além disso, é possível que você se dedique a ajudar pessoas próximas, intermediando possíveis conflitos.

Capricórnio (22 / 12 à 21 / 01) Assumir novas responsabilidades lhe trará novos estímulos em sua vida profissional, já que você se permitirá trilhar por novos e promissores caminhos. Incentivo é o que você precisa e o encontro entre Lua e Saturno lhe traz maior segurança para enfrentar tais desafios!

Aquário (21 / 01 à 18 / 02) Hoje você tende a assumir uma postura mais prática diante da vida, já que a conjunção Lua-Saturno lhe desperta para suas responsabilidades. Isso não significa, porém, que você deva se fechar para as questões subjetivas do seu coração. Ao contrário, é momento de encará-las sem medo!

Peixes (19 / 02 à 19 / 03) Fortalecer-se emocionalmente lhe ajudará a enfrentar seus desafios com coragem e determinação. A conjunção Lua-Saturno lhe traz maior segurança para encarar alguns sentimentos e frustrações que vinham lhe impedindo de amadurecer. É hora de superá-los!

Motorista abusado! O rapaz dirige sua kombi em alta velocidade e o policial o pára na estrada: - Hum! Bonito hein! - Bonito e veloz! - Cadê os documentos do carro

- Ele ainda é menor de idade! - Cadê seu sinto de segurança rapaz? - Tá lá traz segurando a botija de gás! - O seu namorado é sempre engraçadinho assim? Pergunta o guarda para a moça do lado. - Nem sempre, só quando bebe muito!


Social

MIX, 05 de Marรงo de 2010

3


4

Tecnologia

Foto: Milene Rios/G1

MIX, 05 de Março de 2010

SSD’s, rapidez e resistência

Enfim, Focus 2.0 com motor flex Versão hatch com motor 2.0 flex, abastecido com álcool gera 148 cavalos, com valor inicial em R$ 56.570,00 - Freios ABS; - Vidros e travas elétricas; - Computador de Bordo; - Ajuste de altura dos faróis e do banco do motorista; - Espelhos retrovisores com piscas integrados; - Rodas de liga leve de 16 polegadas. Em quarto lugar no ranking, a versão hatch do modelo tenta descambar o

Hyundai I30 (primeiro no ranking), o Volkswagen Golf (segundo) e o Citroen C4 hatch (terceiro). Já a versão sedan, que é apenas a sexta colocada em número de vendas tem que brigar por espaço no mercado com o Toyota Corolla (primeiro), Honda Civic (segundo), GM Vectra (terceiro), Fiat Linea (quarto) e Citroen C4 Pallas (quinto). Foto: Milene Rios/G1

Presente no modelo 1.6, o motor bicombustível agora equipa as versões 2.0 da nova geração do Ford Focus. A nova motorização bicombustível desenvolve 148 cavalos abastecido com álcool e 143 com gasolina. Com os novos equipamentos de série, a versão hatch GLX com câmbio manual custa inicialmente R$ 56.570,00, e R$ 71.100 com transmissão automática. A versão Sedan tem o valor inicial de R$ 58.570,00 e R$ 71.900,00 equipado com câmbio automático. O modelo “top de linha”, o Focus GHIA, tem valor inicial de R$ 65.450,00. Em média, todas as versões da nova geração do Ford Focus estão 3% mais baratas. Apontado pela Ford como o grande destaque da marca em 2010 no brasil, as versões hatch e sedan do Focus, saem de fábrica com: - Airbag duplo; - Ar-condicionado; - Direção elétrica;

Os SSD’s (solid state drive - ou disco em estado sólido) são discos feitos de memória flash, aquelas presentes nos pendrives comuns, e diferem dos hd’s presentes na maioria dos computadores por não terem partes mecânicas, o que os tornam mais resitentes às adversidades do dia-a-dia, como por exemplo: eles resistem a quedas, altas temperaturas, poeira e em testes realizados, funcionaram mesmo após ter caido na lama. Além disso, em testes realiza-

dos por técnicos de informática, os ssd’s chegam a ser nove vezes mais rápidos que os hd’s, e consomem até 20 vezes menos energia. E porque não os usamos em larga escala? - O valor dos ssd’s é mais alto do que os hd’s, e a capacidade de armazenamento é bem menor. A Intel está trabalhando para colocar alguns modelos no mercado, ainda este ano, com capacidade de até 300 gb e com valores mais em conta.

Tv em 3D no Brasil a partir de abril Com um sistema “ativo”, que consiste em um emissor de raios infravermelhos conectado a uma porta do televisor, que envia um sinal para um óculos com um sistema ativo, que alterna a opacidade das lentes à medida em que as imagens mudam na tela da tv. A LG Eletronics apresentou esta semana nove modelos de televisores com tecnologia para a reprodução de conteúdo tridimensional (3D). A empresa que deve disponibilizar as tv’s 3D no mercado brasileiro até abril, também anúnciou que está desenvolvendo um monitor para computador e um projetor com a tecnologia 3D.


Especial

MULHER, 05 de Marรงo de 2010

1


2

Mulheres Nota 1000 Conheça as escolhidas de cada Escola Municipal de Santiago, que foram eleitas em seus respectivos educandários e recebem o Certificado Mulher Nota 1000, neste domingo, em um dos maiores eventos já promovidos em frente à Prefeitura. Inclusive, famílias do interior já adiantaram que prestigiarão shows e distribuição de prêmios. EMEI Atílio Nicola- Iane kerpel Trentim Boa Vista- Tatiane Pereira Machado Gente Miuda- Cinara Toscani Bem-Me-Quer- Ana Mara Ribeiro Martins Mãe Ida- Líbia Simoni Soares Lacerda Recanto da Alegria- Débora Tajana Guerra Sol Criança- Vilma Souza de Brum Escola Boa Vista - Luciane Severo Lecine Geraldina Borges- Angel Viviane Lopes Prado Heron Ribeiro - Maria Inês Vargas dos Santos João Evangelista - Rosa Maria Estivalete São José- Letícia Specht Silvio Aquino - Edna Valéria de Matos Trindade Severino Azambuja - Rosélia Dorneles Bianchini Servando Gomes - Helena Sunta Carlosso Tito Beccon- Ieda Terezinha dos Santos Manoel Abreu - Isabel Cristina Borba Lacerda Criança Feliz - Michelli dos Santos Lima Aurora Lubnon - Isabel Terezinha Sagrilo Mulazzan Boa Vista - Tatiane Pereira Machado

Especial

MULHER, 05 de Março de 2010

A revolução pela alegria “Eu faço qualquer coisa que me dê alegria e dinheiro, seja Shakespeare ou Gloria Magadan” A breve história de Leila Diniz foi como um terremoto a sacudir os usos e costumes da sociedade brasileira – especialmente nos anos 60, quando ela se transformou no maior ícone da liberdade feminina. O mundo ouvia rock’n’roll, o Brasil irradiava a bossa nova e Leila desafiava, enfrentava, estimulava e divertia os brasileiros com atitudes e simbolismo. Como atriz, tornouse musa do embrionário cinema novo, movimento que propunha o rompimento dos padrões estéticos adotados até então – com base forte no modelo hollywoodiano. No plano pessoal, desafiava regras que julgava impostas: era capaz de dizer palavrões em público, dar entrevistas em que revelava preferências sexuais ou trocar de namorado sem dar satisfa-

ções a ninguém. Em 1969, em entrevista ao jornal alternativo Pasquim, motivou a lei de censura prévia, apelidada de Decreto Leila Diniz, produzida pelo ministro da Justiça, Alfredo Buzaid. – Você pode amar muito uma pessoa e ir para a cama com outra. Já aconteceu comigo –, dizia. Sua imagem mais célebre, de 1971, na qual posou grávida de biquíni, na praia carioca de Ipanema, tinha o ineditismo incômodo que levou-a a ser acusada por feministas de servir aos homens. A esquerda a considerava artificial e a direita, imoral. Leiluska, como era chamada pelos amigos, saiu de casa aos 17 anos para morar com o cineasta Domingos de Oliveira, que a dirigiu em Todas as Mulheres do Mundo (1966). Mais tarde, casou-se com o

Parabéns a todas as Mulheres

também cineasta Ruy Guerra, pai de sua única filha, Janaína. Sete meses depois do nascimento da menina, Leila morreu no acidente aéreo em que o avião da Japan Airlines explodiu perto de Nova Déli, na Índia. A atriz voltava da Austrália, onde participara do Festival Internacional de Adelai-

de para promover o filme Mãos Vazias. Leila havia antecipado o vôo de volta por causa da saudade que sentia da filha. Mãe devotada, morreu aos 27 anos e deixou um exemplo para sua geração: Leila viveu a vida com autenticidade, espontaneidade, irreverência, alegria e muita paixão.


Especial

MULHER, 05 de Março de 2010

Parabéns a todas as Mulheres

3


4

MULHER, 05 de Março de 2010

Nadine Dubal

Mulher: participação política Foram necessárias duas guerras mundiais para que fos-

4,43% das mulheres exercendo mandatos. Isto é muito pouco

para as mulheres, mas, mesmo assim, o número de eleitas ainda

se reconhecida a importância da mulher no mercado de trabalho. O direito ao voto, em 1932, é resultado dessa conquista e de lá

para um Estado que tem quase 11 milhões de habitantes e onde mais de 50% da população é do sexo feminino.

fica aquém do que a lei eleitoral garante. O receio de votar em mulheres denota certo preconceito, como se elas fossem me-

para cá elas passaram a ocupar espaço e estão também na política. Basta olharmos para os

Vários fatores explicam e influenciam a decisão da mulher em não participar da política.

nos capazes, o que já sabemos, que não condiz com a realidade. As mulheres contribuí-

países vizinhos e vermos Michele Bachelet e Cristina Kirchner. Aqui mesmo, temos a primeira

Um deles é o acúmulo de funções, pois a mulher ainda hoje se divide entre a responsabilidade

ram para a mudança da realidade brasileira. São maioria. E, a consolidação da democracia

governadora da história do RS e não esqueçamos Ângela Merkel, Hilary Clinton e Michelle Obama, consideradas algumas das mulheres mais influentes do

profissional e familiar. Ainda, a natureza conservadora da nossa sociedade conta com o conceito de que apenas os homens são talhados para a política. Também

vem permitindo que avancem em todos os campos. Sustentam grande parte dos lares brasileiros, acumulam atividades e possuem capacidade intelectual e

mundo. No Rio Grande do Sul, o

as disputas eleitorais envolvem uma vasta rede de mediações

de trabalho equivalente aos homens. Contudo falta avançar na

número de mulheres ocupando cargos eletivos ainda é pequeno. Na Assembléia Legislativa gaúcha, por exemplo, dos 55 deputados, apenas cinco são mulhe-

às quais as mulheres não estão habituadas, sem contar os indicadores sociais, que apontam que as mulheres recebem remuneração inferior aos homens em

política. Ainda existe um espaço enorme para ser conquistado, e isto só vai ocorrer com as mulheres participando ativamente e assumindo liderança no cam-

res. Nas prefeituras: em 1989 o RS elegeu quatro prefeitas; em

diversos cargos públicos. A justiça eleitoral asse-

po político. Este é um ano eleitoral. E, ano de eleições é um

2008, foram 22. Houve avanços, mais ainda assim são apenas

gura que 30% das vagas em qualquer pleito, no Brasil, sejam

momento oportuno de alterar essa realidade.

Parabéns a todas as Mulheres

Especial


Futebol sete: Campeonato de Veteranos começa hoje Campos do União estão prontos sediar a competição Adiados da última sexta-feira em virtude do mau tempo, que impossibilitou a realização de obras no Estádio do Esporte Clube União, no Bairro Ferroviário, os jogos da primeira rodada do Campeonato Municipal de Veteranos/Futebol Sete, acontecem hoje à noite. As equipes estão distribuídas em duas chaves. Na chave A estão: Grenal, São Jorge, M.Boa Vista, Corinthians, Unistalda e Grêmio Espe. Na chave B: Mercenários, Ponte Preta, Cantina, Geriátricos, América e Riachuelo. A equipe do SERAN que estava na chave A desistiu da competição e o caso será julgado pela LSF. Os jogos de hoje são os seguintes: 19:30h – São Jorge x Grêmio Espe, 19:30hMercenários x Riachuelo, 20:30h- M.Boa Vista x Unistalda, 20:30h- Ponte Preta x América e 21:30h Cantina x Geriátricos

Capão do Cipó

Juventude FC é tetracampeão

Time do Carovi venceu ao EC Capão do Cipó e ficou com a Taça Valdir Bocchi O Juventude Futebol Clube do Caroví aplicou uma goleada de 4 a 1 no Esporte Clube Capão do Cipó, ganhou pelo quarto ano consecutivo o Campeonato Municipal de Futebol de campo e levou a Taça Valdir Ferreira Bocchi. O jogo final foi realizado no último domingo no campo da Associação e foi pres-

tigiado por um grande público. Num jogo bastante movimentado a equipe do técnico Luiz Carlos Borba dominou completamente as ações e chegou a uma vitória tranqüila, diante de um adversário que, apesar do placar, nunca deixou de lutar em campo e sempre o fez com muita lealdade. Além do título

a equipe do Juventude foi considerada a que teve a melhor torcida e seu goleiro, Alessandro Crestani, foi o menos vazado da competição. A equipe mais disciplinada foi a Associação B que também teve o goleador do campeonato, Giliard Giliasel. Na categoria mirim o título ficou com a equipe da Associação.

Homenagem Campo do União foi cuidadosamente preparado

Bombeiros realizam competição na categoria Sênior

Todos os troféus entregues aos agraciados levaram o nome do radialista da Nova 99 FM, Valdir Ferreira Bocchi. O

veterano e consagrado radialista esteve acompanhando os jogos e ao final disse emocionado: “ Eu nunca tinha recebido uma homenagem

assim. Estou emocionado e agradecido aos organizadores por terem lembrado meu nome”.

Jogos acontecem de março a maio Já estão abertas as inscrições para mais um certame de futebol sete, na categoria Sênior, promovido pelo Corpo de Bombeiros de Santiago. Os jogos serão realizados no campo de futebol sete do quartel do Corpo de Bombeiros aos sábados à tarde e a confirmação das equipes deve acontecer até o dia 10 de março (sexta feira até às 17h), quando será feito o sorteio e distribuição das equipes em suas respectivas chaves para elaboração do carnê dos jogos. Categoria Sênior: Nascido até 1970, exceção feita ao goleiro/nascido até 1980; Horário dos Jogos: A partir das 14:h; Valor da Inscrição: R$80,00; Local da Inscrição: Quartel do Corpo de Bombeiros; Telefone para contato: 3251-1195

Juventude, de branco, é tetracampeão – Prefeito, Secretária de Educação e homenageado entregam troféu


2

A Folha Esportiva, 05 de Março de 2010

Coluna

Eudo Dorneles eudof delcino@hotmail.com

As equipes de nossa cidade estão ansiosas para estrearem o novo gramado do Campo Municipal, que está perto de ter condições de receber, novamente, grandes clássicos do nosso futebol.

Gramado

empenho e profissionalismo. E aos peõs que não mediram esforços para dar uma infraestrutura, um grande abraço e verdadeiro obrigado ao professor Gilmar e o coordenador Arami e sua esposa Lurdes, pelo total domínio da Invernada Ronda Crioula.

URI/Santiago

Os torcedores da URI/Santiago estão curiosos em saber notícias mais detalhadas e se a equipe irá disputar, neste ano, o Campeonato Gaúcho de Futsal. Mas, volto a dizer que com certeza o nosso presidente Luis Felipe está trabalhando forte.

Esporte e Cultura I

No final de semana, tive o prazer de participar junto com minha família e amigos de um período de muita cultura, na sede campestre do CTG Coxilha de Ronda, onde esteve reunida em um retiro a Invernada Artística Ronda Crioula.

Craque do Futuro

Os meus craques do futuro desta semana são os integrantes da Invernada Ronda Crioula do CTG Coxilha de Ronda. São craques e só depende deles.

Bocha: LSB define data para início de suas competições

Geral

Torneio início será em homenagem a Gibelino Minussi e Eva Müller A direção da Liga Santiaguense de Bocha esteve reunida na última segunda feira com diretores de clubes que integram a entidade e definiu as datas de 23 a 28 de março para a realização do Torneio Início, dando assim o pontapé inicial nas competições programadas para este ano. Na reunião de segunda os diretores da liga em conjunto com diretores de clubes, decidiram por unanimidade homenagear o Oficial R/1 do Exér-

cito e ex-diretor da Rádio Iguaçú, Gibelino Minussi, colocando seu nome no troféu da categoria masculino. No feminino a homenageada será Eva Müller. O Torneio Início da LSB será disputado nas modalidades simples, dupla e trio, no naipe masculino com os clubes distribuídos por sorteio em uma chave de três e outra de quatro equipes. A competição no naipe feminino será com duas duplas de cada clu-

be. O sorteio acontece no próximo dia 22. Já o Campeonato Municipal da categoria vai ter o seu início na primeira quinzena de abril. Integram a Liga Santiaguense de Bocha, que é presidida por Antônio Fiorenza, o Clube 7 de Setembro, o Piscina Tênis Clube, a Associação da Prefeitura Municipal, o Círculo Operário Santiaguense, o Clube São Vidente, os Inativos da BM e a Associação do Bairro Gaspar Dutra.

Aonde anda?

Aonde anda um dos melhores centroavantes da região? Estou falando do meu amigo Gilberto (Careca). Hoje, ainda joga campeonatos • Esporte e Cultura II nos amadores e traAssim, devo dar os parabéns a to- balha em um veídos esses peões e prendas que lá esti- culo de imprensa veram com muita dedicação, atenção, local.

Belizão /2010 Média de gols da competição é altíssima Resultados dos jogos das últimas rodadas Dia 01/03: Força Jovem 9 X 5 Xavantes/Casa das Baterias Gols Força : Tiago 03, Jose 02 ,Flavio , Erverton , Edison, Paulo todos 1 gol Gols Xavante : Josie 04 , Adriano 01 Farmácia Nova Esperança 11 X 0 Ju-

ventus Gols Nova Esperança : Rever 03, Mauro 02, Lucas 02, Adennon 02 , Jonas, Diossaner 1 gol Hofenhen 01 X 11 Parceria Gols Hofenhen : Leandro 01 gol Gols Parceria : Moises 04, Thiaguinho 03, Marcelo 03, Joselino, Alexandro 1 gol Dia 02/ 03/ US Bolas 4 X 1 Corinthians/Bar do Paulista

Gols US Bolas : Diego 3, Marcos 1. Corinthians: Roberto 1 gol Arsenal 3 X 6 Bela União Gols Arsenal : Marcelo Faccin , Marcelo Fleck , Leonardo todos com 1 gol Bela uniao : Diego 03, Renan Machado , Júlio , Renan Garcia todo s com 01 gol. O jogo entre Só Bruxos e Filadélphia foi adiado.

Direção da LSB e Diretores de Clubes

Equipe do Bela União que aplicou 6 a 3 no Arsenal


Coluna

Jorge Costa Editor da Folha Esportiva

Repercussão Recebi do nosso colunista Antônio Augusto, que dentro de sua modéstia não gosta de ser chamado de doutor, embora o seja em direito, o seguinte email: Considerações... “Aproveito para te dizer que li teu comentário acerca do Futsal em Santiago. Não sei se sabes, fui um dos fundadores da associação Santiago de futsal, fui diretor do clube ainda no seu início, cheguei até a jogar (para colaborar, faltava gente e dinheiro) nas séries bronze e prata, e tenho meus irmãos hoje envolvidos diretamente com o projeto ( o Felipe e o Otávio). Não preciso dizer da dificuldade de se fazer essa atividade em Santiago. Falta dinheiro, apoio, vontade, incentivo, participação. Sobram, como sempre, criticas, “corneta”, gente para dizer que está errado. Curioso é que os “cornetas” nunca participam, não aceitam, sempre estão muito ocupados com coisas mais urgentes ou importantes. Nunca têm tempo para ajudar, só para criticar. Como já disse alguém, nunca se erra quando nada se faz...talvez se os diretores tivessem remuneração, em vez de ter prejuízo, gastando do próprio bolso... Essa questão está envolvida em um contexto maior. Concordo contigo, é preciso saber se Santiago quer o futsal. Assim como é preciso saber se a cidade quer o carnaval, o festival nativista, a Copa Santiago, a URI, a Ulbra, o Santiago Encena.Para onde vão todos esses eventos e instituições? é possível, em sã consciência, negar-lhes importância e justificação econômica, social, cultural e educacional? Quantos municípios de 50.000 habitantes tem tais eventos e instituições? Santa Maria anseia por uma participação na Liga Principal de Futsal Gaúcha. Não sabem fazer, não conseguem. Mas per-

3

A Folha Esportiva, 05 de Março de 2010

gunte no meio esportivo de lá e você vai ver a inveja (no bom sentido) que todos têm de nós. Então, como eu dizia, a questão do futsal é um discussão que vem em boa hora dentro deu contexto maior: O QUE QUER O SANTIAGUENSE? Para responder a essa questão precisamos perguntar a ele, o Santiaguense. Mas, QUEM È, HOJE, O SANTIAGUENSE? A cidade mudou, a matriz econômica mudou, tudo mudou.Mudamos nós também? Nós sabemos que somos e o que queremos enquanto população e município? Enquanto cidadãos? Quais são nossas prioridades? Cultura é, mesmo, importante para nossa população? Ou será que somos meia dúzia tentando pensar por 50.000? Então, te sugiro uma grande pauta para esse ano, que vai dar trabalho, precisaria te virares não mais em cinco, mas sim em vinte: lançar o debate, ouvir pessoas de todos os segmentos ao longo do ano sobre essas questões, ouvir as pessoas na rua, confrontar com informações do IBGE, ou seja, buscar determinar qual é hoje, se é que há uma, identidade santiaguense. Penso que não temos uma. Já fomos terra de bandidos, terra em que mais se consumia álcool no rio grande, tentou-se a Terra do Churrasco, do Gaúcho do Rio Grande do Sul. Hoje somos “Terra dos Poetas”. Nem todos são poetas. O que somos, então? O que queremos? Do que gostamos? Meu receio é ver uma cidade de excelente potencial, como é Santiago hoje, se perder nas curvas de um caminho não bem traçado, como Santa Maria, que pelo tamanho que têm, pelo potencial que têm, frustra a todos pela incapacidade de realizar tal potencial, perdida que sempre foi na ilusão da “Cidade Cultura”, flor que nunca chegou a desabrochar. Penso que aí está uma grande oportunidade para o nosso jornal. Isso nunca foi feito. Como dizia meu avô, para quem

não sabe que direção tomar, não existe vento a favor.” Obrigado Augusto! Brevemente receberás meus primeiros ensaios sobre o tema.

Celerado Estou começando a conhecer a pessoa e o trabalho do presidente da Liga Santiaguense de Futebol, Luciano Vieira. A primeira impressão é a melhor possível. Gostei de vivenciar uma reprimenda que ele passou por telefone a um cidadão que estava retirando o seu time da primeira competição da liga. “...isso aqui não é a casa da mãe Joana”. Disse o Luciano. E nesse aspecto está certo o presidente, pois se o cidadão assume um compromisso dentro de um universo que envolve até dinheiro público, não é possível que queira dele se eximir, com um simples telefonema. Ademais, as referenciais que tenho ouvido sobre o trabalho da liga são as melhores possíveis, porém, preciso fazer uma ressalva e o faço em cima, exatamente de algo que o pró-

prio presidente afirmou: “...não temos um órgão judicante, nós punimos pelo regulamento do campeonato e muitas vezes por minha decisão”. Já vi este filme em Cruz Alta. Lá, como aqui, era difícil tocar o futebol amador por causa da indisciplina que reinava. Mas lá, como aqui, em outros tempos, a justiça prevaleceu sobre a indisciplina. O trabalho de uma Junta, formada por pessoas idôneas, conseguiu reverter o quadro. Os tempos passaram e em Santiago se desfez a junta e a justiça está sendo feita pelo próprio órgão promotor dos eventos. O caro presidente Luciano entende que a própria liga, através de regulamento e de decisões pessoais pode fazer justiça,mas ele está equivocado. É preciso que as leis esportivas, que aí estão, sejam referência na hora de punir. Caso contrário, como já aconteceu em Cruz Alta, pode vir um Juiz de Direito e julgá-lo como um “celerado”. Obs: Não é preciso ser bacharel em direito para integrar uma comissão disciplinar prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva. “... qualquer cidadão, de reconhecida idoneidade, pode atuar como auditor na justiça desportiva”.

Perseverando Estampamos hoje aqui na coluna a foto do Batista e do Chico. Um jovem e um veterano que apitam o Campeonato Belizão. Mais uma vez saúdo a perseverança do Chico. Isso faz bem ao esporte amador de Santiago. Batista e Chico apitam o Belizão

Inauguração em março

Tramontina mostra com orgulho, o novo gramado do Neri Cardoso


4

A Folha Esportiva, 05 de Março de 2010

Equipe Feminina é vice-campeã Com apoio da Prefeitura que disponibilizou o transporte, a equipe feminina Gurias do Futsal de Jaguari conquistou dia 28, em Santiago, o vice-campeonato da 1ª Copa de Futebol Feminino, promovida pela Liga Santiaguense de

Futebol, e que teve por local o complexo esportivo do União Futebol Clube. A equipe jaguariense conquistou vaga para a final da competição, ao vencer nos pênaltis o time de Unistalda. As gurias do futsal acabaram perdendo o

título ao serem derrotadas pela forte equipe do Bola pro Futuro. – Não conquistamos o título, mas fizemos uma ótima apresentação na competição –, destaca Fabiana Marin, uma das integrantes da equipe Gurias do Futsal.

O time jaguariense jogou na competição com Marciana, Priscila, Andressa e Fabiana, Michele, Letícia e Maiene, além das jogadoras Ângela e Valine, que compuseram a equipe jaguariense comandada pelo treinador Jorge Martins e

Jaguari

tendo como auxiliar o vereador Tarciso Ferreira. O evento promovido pela Liga Santiaguense de Futebol teve patrocínio da Fundação Estadual de Esporte e Lazer, e contou com a participação de equipes de Santiago, Jaguari e Unistalda.

Equipe Gurias do Futsal, vice-campeãs

A Folha Santiago, 05 de março de 2010  

A Folha Santiago, notícias da região

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you