Issuu on Google+

EDUARDO PINTO BARBIER no LUANDA CARTOON 2012 Cartoonista e criador/editor da revista independente franco-brasileira “A BOCA NO MUNDO”

Biografia: Editor da revista independente La Bouche du Monde. Criada em 1991 em Belém do Para como “A Boca do Mundo” foi editada até o n° 4. Em 1998, na cidade de Narbonne ela se transforma na La Bouche du Monde, primeiro fanzine franco-brasileiro de quadrinhos editado até hoje. Em 2005 ela foi convidada no Festival Internacional de la Historieta de Moron, Argentina e no mesmo ano ela participou da exposição HQ e BD, a arte do imagético, em São Paulo. Em 2008 Eduardo foi convidado para o Festival internacional de quadrinhos da Argélia e no ano seguinte a BduM fez parte da seleção oficial do Festival Internacional de Angoulême. Existe agora uma edição em português e em Francês. LA BOUCHE DU MONDE VENCEU FESTIVAL DA ARGÉLIA, premio do melhor fanzine/revista, 2011.

A revista “ A boca no mundo” LA BOUCHE DU MONDE VENCE FESTIVAL DA ARGÉLIA, FANZINE SERÁ LANÇADO ESTE MÊS NO RIO COMICON E FIQ Entre 4 ao 8 de outubro de 2011 aconteceu o IV Festival Internacional de HQ de Argel, (FIBDA), o mais importande festival de quadrinhos da Africa, com 120 autores convidados do mundo inteiro. O Brasil estava representado pelos quadrinhistas Renato Guedes, concorrendo na categoria melhor album, Bira Dantas e Claudia Carezzato (melhor projeto) e Eduardo Pinto Barbier (melhor fanzine/revista independente). La Bouche du Monde ganhou em primeiro lugar, o jury argumentou que esta escolha foi feita pela perseverança de 20 anos à publicar e divulgar os quadrinhos brasileiros, assim que a originalidade de fazer um espaço não somente para brasileiros mas também para outros paises. Além do prémio de primeiro lugar la Bouche du Monde ganhou uma soma em dinheiro equivalente a 1.800 euros, em segundo lugar ficou o fanzine ToukTouk (Egito), terceiro KinLabel(Congo) e prêmio do juri Amazonas(Congo) primeiro fanzine congolês feito por mulheres. Historia da revista: Para quem perdeu o fio da historia. La Bouche du Monde foi o resultado, do curso de quadrinhos populares ministrato por Luis Paulo Jacob, vulgo Lupa, na cidade de Belém do Para, Brasil em 1991, "A Boca no Mundo" (título original em português), um fanzine de quadrinhos undergroud com autores do Estado do Pará, Eduardo Pinto Barbier era um dos alunos e editores do fanzine, assumindo a edição a partir do numero dois. As 4 primeiras edições foram editadas ainda em Belém. Eduardo foi morar no sul da França e em 1998, relançou a partir do n°1 a Boca no Mundo, ou seja La Bouche du Monde, sendo o primeiro fanzine franco-brasileiro. A BduM acolheu Portugal, Argentina, Cuba, Canadá, Argélia, Camarões, Itália entre outros, e assim ela passou a ser internacional. Foi selecionado em Angoulême, France em 2009 e 2011 e no Fibda, Argélia em 2008, 2010 e 2011. La Bouche du Monde #12, nesta nova edição lançada em setembro 2011 conta com artistas de 6 países: Brasil, França Argentina, Portugal, Camarões e Argélia, este dois ulitmos pela primeira vez a Africa nas páginas da La Bouche du Monde. Segue a lista completa dos autores: - Brasil: JUNIOR LOPEZ, ALBERTO PESSOA, JEAN OKADA,A. MORAES, SALVADOR, YANGO, E.THOMAZ, LUCAS PIMENTA . - Portugal: TERESA PESTANA. - França: SYL, MAHDI ALI. - Argentine: LEO Sandler. - Algérie: RYM. - Camarões: JOËLLE EBONGUE.


Colectivo de artista “O 4º mundo” Eduardo pinto Barbier faz parte do Colectivo de artista “O 4º mundo”. Formado por um grupo atuante de quadrinhistas, o Quarto Mundo se propõe a ajudar a distribuir, vender, divulgar e trocar experiências de produção de revistas independentes, procurando soluções para contornar os problemas relativos à essa produção em nosso país. O Quarto Mundo não é uma editora, não tem sede, proprietários, nem tampouco se limita ao grupo atual. Ele é uma marca, um manifesto, quase a busca de criar um termo novo, com um todo de sentido para os diversos artistas que estão por aí bancando suas publicações e vendendo no corpo-a-corpo. O Quarto Mundo, além de um selo independente, é uma aliança de pessoas que publicam histórias em quadrinhos com seriedade e compromisso com a qualidade. Por isso, não se surpreenda se você vir este selo estampado nas capas das publicações independentes de todo país.

http://4mundo.com/o-que-e-o-quarto-mundo/ http://labouchedumondebr.blogspot.com/


EDUARDO PINTO BARBIER - Biografia