Issuu on Google+

RELATÓRIO – MAIO 2015 No dia 02 de maio, 18 jovens participaram de um evento chamado “Jornada Mundo Unido”, no Arsenal da Esperança. Só para constar: Em 1996, nasceu em São Paulo o Arsenal da Esperança, localizado nas instalações da antiga Hospedaria dos Imigrantes – que do final do século XIX até os anos 1970 recebeu milhões de imigrantes do mundo todo – o Arsenal da Esperança é hoje uma casa que acolhe 1.200 pessoas em dificuldade, o chamado "povo em situação de rua", em busca de novas oportunidades de trabalho e de vida e refugiados e imigrantes. Quem ingressa nesta casa recebe uma acolhida digna e, sobretudo, a oportunidade de transformar a sua própria condição de vida. O Arsenal é também um lugar de encontro para os jovens e as famílias que queiram dialogar e “crescer” e que se proponham a serem promotores de ações de paz, justiça e solidariedade. Neste sentido, o Arsenal oferece a possibilidade de aprender fazendo. Nessa Jornada, os jovens tiveram contato com acolhidos da casa, e com um grupo chamado “Jovens pela Paz” formado por jovens muçulmanos, cristãos e judeus, propiciando momentos de diálogo e troca de experiências. Os jovens também ajudaram a ministrar uma oficina de Hip Hop para os participantes do evento.

Em algumas palavras os jovens da AFAGO contaram: "tinha aquele pintor, que chamava Pintor mesmo, ele falou sobre o Van Gogh, que não teve sucesso na vida, mas que influenciou a arte e também é isso que a gente tem que fazer, não esperar nada em troca. Depois tinha aquele cara super engraçado que parecia o Harry Potter e o cantor de pagode. As oficinas foram demais, as músicas ficaram na cabeça até agora e no fim a gente foi distribuir alguns lanches no fim do encontro pra alguns caras (moradores de rua) e de repente vieram uns 100 atrás da gente. Tivemos que enfiar todo mundo no ônibus e ir embora, foi tão diferente, ninguém queria sair de lá".


Durante o mês de maio, os jovens nas oficinas socioeducativas trabalharam a sustentabilidade e o Meio Ambiente, fizeram uma cesta sustentável tendo como base o PROJETO VIDA SAUDÁVEL, e ajudaram na organização do evento, “Jantar das Mães” criaram comissões para cada momento dos trabalhos manuais. Houve uma integração das turmas da tarde e da noite, também para arrumação, organização do espaço.


Também houve a exposição cultural das atividades desenvolvidas pelas oficinas.

Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No dia 18 de maio, Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes o CCA e CJ em parceria realizaram atividades de conscientização e divulgação do “Disque 100” criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Esse é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. A intenção do “18 de


maio” é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil. Como proposta de trabalho, as crianças e adolescentes confeccionaram marcadores de página em forma de flor, como na divulgação oficial da iniciativa. O marcador carregava a frase: “Disque 100” e em uma passeata pela comunidade os jovens explicaram aos transeuntes a importância desse serviço e o envolvimento de todos nessa luta.

Um outro grupo de jovens participou de um ciclo de apresentações de palco no teatro do Céu Alvarenga. O CJ da Afago fez uma apresentação de Hip Hop relembrando a história da Araceli. *Há exatamente 38 anos, a menina Araceli Cabrera Sanches Crespo foi brutalmente assassinada em Vitória-ES. O corpo, desfigurado e com marcas de tortura e abuso sexual, foi encontrado quase uma semana depois, e a data de sua morte tornou-se Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, através de lei sancionada pelo Congresso Nacional em 2000.


Afago na MĂ­dia


Fonte: Jornal “O São Paulo” – Arquidiocese de São Paulo

Adolescentes e educadores no CEU Alvarenga

Fórum sobre a Maioridade Penal No dia 22 de maio, foi realizado um Fórum sobre a Maioridade Penal no Centro de Educação Popular Santa Joana de Lestonnac – CEJOLE. Durante a semana o tema foi trabalhado com alguns jovens do CJ afim de, prepará-los para esse momento de discussão e partilha de ideias. No dia do evento quatro adolescentes estiveram presentes e contribuíram com a discussão. O resultado desse fórum foi tão positivo que eles sentiram a necessidade de multiplicar essa iniciativa com os outros adolescentes e jovens na Afago. Sugeriram um Fórum por turmas e depois um grande debate entre todos. Foi formada uma pequena comissão de estudos sobre o tema e também para a organização do Fórum.


Espetáculo: Disney On Ice – Tesouros Disney No dia 27 de maio, 35 adolescentes do CJ-Afago assistiram a estreia do espetáculo Disney On ice - Tesouros Disney no Ginásio do Ibirapuera. Os ingressos foram doados para o Instituto Kobayashi. Os adolescentes cantaram as canções do espetáculo e puderam relembrar histórias que animaram a infância. O espetáculo trouxe flashes dos filmes Disney através dos anos, incluindo o primeiro deles (Branca de Neve e os Sete anões) e o 50 (Enrolados).


Atividades Afago - Maio 2015