Page 1

PROJETO SOLIDARIEDADE PEDREIRA ASSOCIAÇÃO DE APOIO À FAMÍLIA, AO GRUPO E À COMUNIDADE – SÃO PAULO AFAGO – SP

Acompanhe as nossas atividades no mês de junho! Um grande abraço,

Formandos do Curso básico de Reparadores de Lavadoras de Roupas

No dia 01 de junho aconteceu uma pequena "formatura" do Curso básico de Reparadores de Lavadoras de roupas, mais conhecido como “linha branca” com carga horária de 50 horas, ministrado pelo professor voluntário Sergio M. Ramos no período de março a maio de 2015.


Alimentação Saudável, é tema de palestra para adolescentes Dando continuidade ao projeto VIVA SAUDÁVEL, que estamos trabalhando desde 2014, no dia 02 de junho, a gastrónoma Zenir e a nutricionista Ana Paula, deram uma palestra e falaram sobre os seguintes temas: 1- Alimentação Saudável; 2- Como elaborar um cardápio; 3- Quais as consequências de uma má alimentação; 4- Assuntos relacionados aos alimentos orgânicos e com agrotóxicos; 5- Planejamento de elaboração da nossa horta; 6- A pirâmide alimentar; Os adolescentes gostaram muito desse momento e da troca de experiências e esclarecimentos de dúvidas. Algo importante de ressaltar foi o fato das palestrantes chegarem na hora do jantar, elas acompanharam a refeição de todos, elogiaram a qualidade dos produtos e o quanto as nossas crianças, adolescentes e jovens tem um cardápio balanceado e saudável.

Leve sempre uma barrinha de cereais na bolsa. Quando bater aquela vontade de comer alguma coisa, você já sabe a que recorrer. Ingira legumes todos os dias e coma pelo menos 2 frutas diariamente.

Cartografia: Poesia em pauta Para o projeto de Cartografia, os jovens escolheram um personagem do bairro para uma entrevista, dona Innocência, 91 anos, é poetisa e veio partilhar um pouco de sua vida e poesia com os adolescentes do CJ. Biografia Innocência sempre gostou de escrever e, em 1935, seu primeiro artigo foi publicado na primeira página do jornal escolar. Entre 1944 e 1948, teve a oportunidade de cursar o então denominado Ginásio, hoje Ensino Fundamental II. Feliz da vida, ela se dedicou intensamente aos livros e conheceu irmã Aquilina, carmelita da Divina Providência, professora poetisa que a ensinou a metrificação de versos.


“Para a alma, uma festa é preciso prepara -la.” Innocência Teodorica Sant’Anna


Cartografia: Poesia em pauta Impressões

“N

ão podíamos deixar de citar que sempre procuramos somar com os adolescentes um elo de conhecimento, que é possível dentro de várias realidades, ou melhor, dentro de vários olhares que apontam para diversas escolhas. Gostaria de apontar que a visita dessa senhora de 90 anos acrescentou uma lição de vida aos jovens, exemplos de como podemos viver a juventude de maneira tranquila e com muita sabedoria, sentimos que cada palavra dita por D.Innocência era um rio de águas limpas que passava entre nós. A cada pergunta, surgia uma suave brisa como resposta, com muito zelo e com toda a docilidade. A sensação que tínhamos era de uma perfeita sintonia entre eles, algo bom de ser experimentado e vivido. Outro ponto forte desse encontro foi que um dia antes da visita, o jovem Eric, da turma B, fez um retrato dela sem ter nenhuma referência ou imagem. Todos ficaram encantados com a semelhança inclusive ela. A disciplina é algo que às vezes é difícil de ter, mas no decorrer do nosso encontro os adolescentes ficaram o tempo todo muito atentos a cada gesto dela, sem atrapalhar, o silêncio pairava na sala deixando um ambiente agradável, e encerramos nosso encontro com um lanche comunitário regado de muita alegria. E eu, com uma sensação de missão comprida.” Solange Moraes - educadora


Momento com as famílias

Reunião de pais e responsáveis

No dia 09, no período da noite realizamos uma reunião com os pais e responsáveis. Falamos sobre a importância da participação afetiva e efetiva dos familiares no projeto, reforçamos que o espaço é de todos e precisamos da ajuda das famílias para a conscientização das crianças, adolescentes e jovens no cuidado com as coisas do projeto. Todos foram convidados a participarem da Festa Junina que será realizada no dia 20/06, e a comunidade foi convidada a a participar da Comissão de Organização, a ajudar na divulgação e se puderem com doações para a Festa. Falamos sobre os cursos para o segundo semestre, sobre o atendimento gratuito do curso de Beleza e informes gerais.


Intercâmbio juvenil: Colégio Emilie de Villeneuve

No dia 15 de junho, os jovens participaram de uma apresentação de teatro no colégio Emilie de Villeneuve, zona sul de São Paulo, no qual prepararam duas peças teatrais, uma falando sobre preconceito e a outra sobre trabalho em equipe. Os jovens do colégio Emilie também encenaram para os nossos jovens duas peças. No início houve um momento de apresentação e de diálogo com os jovens do colégio, e depois seguiram para um lanche, na volta já começaram as apresentações citadas acima. Primeiro o CJ AFAGO apresentou e em seguida os jovens do Emilie. Ao término foi feita uma roda de conversa e interação do professor Renê com os grupos, com opiniões, porque escolheram tal peça, o que acharam das apresentações dos colegas... Foi um momento muito gostoso e enriquecedor, ninguém era superior a ninguém e todos falavam a mesma língua. Foi uma aventura onde os jovens juntamente com as educadoras Sirlane e Solange obtiveram uma convivência de amor, união, cumplicidade e muito companheirismo. Sirlane Almeida


Arraiรก da Afago!!

Atividades Afago - Junho 2015  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you