Issuu on Google+

Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa Avaliação de Desempenho Docente 2013-2014

Referencial para preenchimento da ficha de avaliação global Dimensão I – Científica e pedagógica Parâmetros

Descritores

Excelente

Muito Bom Preparação e organização das atividades letivas

Bom

Regular Insuficiente Excelente

Muito Bom Processo de avaliação das aprendizagens dos alunos

Bom

Regular

Insuficiente

 Planifica com rigor, integrando de forma coerente e inovadora propostas de atividades, meios, recursos e tipos de avaliação das aprendizagens.  Promove consistentemente articulação com outras disciplinas e áreas curriculares e a planificação conjunta com os pares.  Planifica integrando forma coerente propostas dequem atividades, meios, recursos e tipos de avaliação das Constituicom umarigor, referência para ode desempenho dos colegas com trabalha. aprendizagens.  Dá relevância à articulação com outras disciplinas e áreas curriculares e à planificação conjunta com os pares.  Planifica de forma adequada, integrando propostas de atividades, meios, recursos e tipos de avaliação das aprendizagens.  Participa em processos de articulação com outras disciplinas e áreas curriculares e de planificação conjunta com os pares. Planifica o ensino, mas não manifesta coerência entre propostas de atividades, meios, recursos e tipos de avaliação das aprendizagens, nem realiza processos de articulação curricular e com os pares. O docente revela lacunas graves no conhecimento científico e falta de rigor na planificação.  Concebe e implementa estratégias de avaliação diversificadas e rigorosas, monitoriza o desenvolvimento das aprendizagens, reflete sobre os resultados dos alunos e informa-os regularmente sobre os progressos e as necessidades de melhoria.  Utiliza sistematicamente processos de monitorização do seu desempenho e reorienta as suas estratégias de ensino em  Concebe e implementa estratégias de avaliação diversificadas e rigorosas, informa regularmente os alunos sobre os conformidade. seus progressos e as necessidades de melhoria.  Utiliza processos de monitorização do seu desempenho e reorienta as estratégias de ensino em conformidade.  Implementa estratégias de avaliação adequadas, informa regularmente os alunos sobre os seus progressos.  Utiliza ocasionalmente processos de monitorização do seu desempenho e reorienta as estratégias de ensino em conformidade.  Utiliza processos pouco diversificados de avaliação das aprendizagens dos alunos e não os informa sobre os seus progressos.  Não usa processos de monitorização do seu desempenho e revela alguma dificuldade em reorientar as estratégias de ensino.  Utiliza processos elementares de avaliação das aprendizagens dos alunos, não os informa sobre os seus progressos.  Não usa processos de monitorização do seu desempenho.

Classificação

9-10

8-8.9

6.6-7.9

5-6.5 0-4.9

9-10

8-8.9

6.6-7.9

5-6.5

0-4.9

Pontos atribuídos


Dimensão II - Participação na escola e relação com a comunidade educativa Parâmetros

Descritores

Excelente

Muito Bom Contributo para a realização dos objetivos e metas do Projeto Educativo e dos Planos Anual e Plurianual de atividades

Bom

 O docente envolve‐se ativamente na conceção, desenvolvimento e avaliação dos documentos institucionais e orientadores da vida da escola (documentos estruturantes e inovadores, que sendo implementados se tornam uma mais-valia para toda a comunidade escolar).  Mostra iniciativa no desenvolvimento de atividades que visam atingir os objetivos institucionais da escola e investe, sistematicamente, no maior envolvimento de pais e encarregados de educação e/ou outras entidades da comunidade (pelo menos uma atividade envolvendo 50% dos pais/encarregados de educação quando destinadas a pais/ encarregados de educação dos alunos do 2.º, 3.º ciclo e secundário e 75% dos pais quando destinadas a pais/encarregados de educação de alunos do pré-escolar e primeiro ciclo).  O docente colabora na conceção, desenvolvimento e avaliação dos documentos institucionais e orientadores da vida da escola (contribue, de forma sistemática, com sugestões individuais para a conceção, desenvolvimento e avaliação dos documentos institucionais e orientadores da vida escolar).  Mostra iniciativa no desenvolvimento de atividades que visam atingir os objetivos institucionais da escola e investe no maior envolvimento de pais e encarregados de educação e/ou outras entidades da comunidade (colabora ativamente em atividades envolvendo 50% dos pais/encarregados de educação quando destinadas a pais/ encarregados de educação dos alunos do 2.º, 3.º ciclo e secundário e 75% dos pais quando destinadas a pais/encarregados de educação de alunos do pré-escolar e primeiro ciclo).  O docente conhece os documentos institucionais e orientadores da vida da escola e colabora, quando solicitado, na sua conceção, desenvolvimento e avaliação (contribue com sugestões individuais para a conceção, desenvolvimento e avaliação dos documentos institucionais e orientadores da vida escolar).  Colabora no desenvolvimento de atividades que visam atingir os objetivos institucionais da escola e envolver os pais e encarregados de educação e/ou outras entidades da comunidade (colabora ativamente em atividades envolvendo 25% dos pais/encarregados de educação quando destinadas a pais/ encarregados de educação dos alunos do 2.º, 3.º ciclo e secundário e 50% dos pais quando destinadas a pais/encarregados de educação de alunos do pré-escolar e primeiro ciclo).

Classificação

Pontos atribuídos

9-10

8-8.9

6.6-7.9

Regular

 O docente conhece globalmente os documentos institucionais e orientadores da vida da escola.  Participa em atividades que visam atingir os objetivos institucionais da escola e envolver os pais e encarregados de educação e/ou outras entidades da comunidade.

5-6.5

Insuficiente

 O docente revela pouco conhecimento dos documentos institucionais e orientadores da vida da escola e não participa em atividades que promovam a sua concretização.  O docente não investe no envolvimento de pais e encarregados de educação e/ou outras entidades da comunidade no desenvolvimento da escola.

0-4.9

2


Dimensão II - Participação na escola e relação com a comunidade educativa Parâmetros

Participação nas estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica e nos órgãos de administração e gestão

Dinamização de projetos de investigação, desenvolvimento e inovação educativa e sua correspondente avaliação

Descritores

Classificação

Excelente

Apresenta sugestões que contribuem para a melhoria da qualidade da escola, trabalhando de forma continuada com os diferentes órgãos e estruturas educativas, constituindo uma referência na organização.

9-10

Muito Bom

Apresenta sugestões que contribuem para a melhoria da qualidade da escola, colaborando de forma continuada com os diferentes órgãos e estruturas educativas.

8-8.9

Bom

Apresenta sugestões que contribuem para a melhoria da qualidade da escola, colaborando com os diferentes órgãos e estruturas educativas, quando solicitado.

Regular

Apresenta ocasionalmente sugestões que podem contribuir para a melhoria da qualidade da escola, raramente colaborando com os diferentes órgãos e estruturas educativas.

5-6.5

Insuficiente

Não apresenta sugestões que possam contribuir para a melhoria da qualidade da escola, nem colabora com os diferentes órgãos e estruturas educativas.

0-4.9

Excelente

Promove a criação e o desenvolvimento de projetos de intervenção, formação e/ou investigação, orientados para a melhoria da qualidade da escola e favorecedores da inovação.

9-10

Muito Bom

Promove a criação e o desenvolvimento de projetos de intervenção, formação e/ou investigação, orientados para a melhoria da qualidade da escola.

8-8.9

Bom

Participa no desenvolvimento de projetos de intervenção, formação e/ou investigação, orientados para a melhoria da qualidade da escola.

6.6-7.9

Regular

Participa em projetos de intervenção, formação e/ou investigação, orientados para a melhoria da qualidade da escola.

5-6.5

Insuficiente

Não dinamiza nem participa em projetos de intervenção, formação e/ou investigação.

0-4.9

Pontos atribuídos

6.6-7.9

3


Dimensão III - Formação contínua e desenvolvimento profissional Parâmetros

Descritores

Excelente

Muito Bom Formação contínua e desenvolvimento profissional

Bom

 O docente toma a iniciativa de desenvolver, de forma sistemática, processos de aquisição e atualização do conhecimento profissional.  Reflete consistentemente sobre as suas práticas e mobiliza o conhecimento adquirido na melhoria do seu desempenho.  Promove sistematicamente o trabalho colaborativo como forma de partilha de conhecimento, desenvolvimento profissional e desenvolvimento organizacional da escola.  O docente encontra-se a fazer mestrado ou doutoramento.  O docente apresenta formação creditada, com avaliação de Excelente.  O docente toma a iniciativa de desenvolver processos de aquisição e atualização do conhecimento profissional.  Reflete sobre as suas práticas e mobiliza o conhecimento adquirido na melhoria do seu desempenho.  Contribui para a promoção do trabalho colaborativo como forma de partilha de conhecimento, desenvolvimento profissional e desenvolvimento organizacional da escola.  O docente apresenta formação creditada, com avaliação Muito Bom.  O docente desenvolve processos de aquisição e atualização do conhecimento profissional.  Participa em iniciativas de reflexão sobre as práticas e mobiliza o conhecimento adquirido na melhoria do seu desempenho.  Partilha os conhecimentos adquiridos com os seus pares, sempre que se proporcionam oportunidades.  O docente apresenta formação creditada, com avaliação de Bom e/ou docentes que detenham formação não creditada, encontrada fora da área do seu Centro de Formação.

Classificação

Pontos atribuídos

9-10

8-8.9

6.6-7.9

Regular

 O docente participa em processos de atualização do conhecimento profissional apenas quando formalmente exigido.  Participa em iniciativas de reflexão sobre as práticas, mas não mobiliza o conhecimento adquirido na melhoria do seu desempenho ou da escola.  O docente apresenta a declaração do Centro de Formação afirmando a ausência de formação na sua área.

5-6.5

Insuficiente

 O docente não participa em processos de atualização do conhecimento profissional.  Não colabora em iniciativas de reflexão sobre a prática profissional, desvalorizando o princípio do desenvolvimento profissional e não reconhece os benefícios deste na melhoria do seu desempenho ou da escola.

0-4.9

4


Add 13 14 referencial