__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

1


2017/2018 E SEUS DESAFIOS: ENTRE AS MUDANÇAS/NOVIDADES E A CONTINUIDADE UM ANUÁRIO DIGITAL - UM ANUÁRIO EM PAPEL O início do ano letivo atual trouxe muitas mudanças/novidades, convocando a nossa resposta para uma série de desafios delas resultantes, por entre o desfiar da continuidade: - o desafio das mudanças nos órgãos de direção e de gestão intermédia do agrupamento e realização de mais reuniões sem agenda prévia - o desafio, gratificante, da chegada de novos professores e assistentes - o desafio dos projetos que continuam, no desporto, na ecologia (eco-agrupamento), na ciência (candidatura Ciência nas Escolas novamente aprovada), na saúde e nas artes - o desafio da promoção da disciplina (melhorias no controlo disciplinar), do mérito (três prémios de mérito e de valor), da literatura e literacia digital (feiras do livro, concursos de leitura e oferta TIC no 1º CEB) - o desafio da defesa de valores como a solidariedade, o humanismo, a igualdade e a paz (Clube de Mediadores, Assembleia de Delegados, campanhas solidárias, apoio a alunos carenciados) - o desafio da modernização (novos serviços e equipamentos no bar, portaria, correio electrónico, grupos de trabalho, comunicação interna e externa) - o desafio da diversificação e procura de melhoria do trabalho pedagógico (intervisão, formação, ajustamentos/mudanças nos critérios gerais de avaliação) - no contexto de uma escola-sede renovada e de três centros escolares novos (Macinhata do Vouga, Valongo do Vouga e Trofa), o DESAFIO de se lutar por melhorias nas instalações e do bom uso das infraestruturas existentes (por exemplo, os campos de ténis e de mini-golfe podem ser usados pela comunidade educativa) - o desafio dos resultados, das metas TEIP, com o trabalho, árduo, de manter a tendência de melhoria ao longo destes anos - o desafio da renovação do Projeto Educativo 2017/2021, à luz das novas dinâmicas e metas locais e da correlação com PPM-TEIP e com o PI do Diretor - e, em jeito de retrato-síntese, o desafio do ANUÁRIO, só possível graças ao apoio dos parceiros educativos, apostando este ano numa versão digital e numa versão em papel. O diretor, Vítor Manuel T. Martins

1


Dia do Agrupamento 2016/17 ANIMADO, MUITO PARTICIPADO, MEMORÁVEL Diversão, alegria e muitos sorrisos foram os aspetos mais notórios na comemoração do Dia do Agrupamento das Escola de Valongo do Vouga. Insufláveis, Peddy Paper, Pet Show, Orquestra Eco Música, Dança, Música e Colour Day foram algumas da atividades realizadas na manhã e tarde do dia 14 de junho. O fim de tarde iniciou-se com o festival de sopas, iniciativa da responsabilidade da APAEV, a qual deliciou os presentes também com outra iguarias, enquanto se divertiam com a animação do grupo Viv´Arte. Seguiu-se, a partir das 21:00h, o tão aguardado Sarau. Este, a cargo dos alunos do agrupamento, espalhou magia nas várias atuações de dança, música, ginástica desportiva e acrobática. A equipa responsável pela dinâmica do Dia do Agrupamento agradece a todos pelo empenho, dedicação e carinho que trouxeram e fizeram chegar a todos aqueles que nos visitaram.

2


3


4


Prémio Dr. Pedro Xavier

Prémio Dr. Pedro Xavier -VALONGO DO VOUGA leva alunos a festival MEO MARÉS VIVAS Passavam poucos minutos das 14 horas de sexta-feira quando os alunos Fábio Gomes, Beatriz Santos, Mariana Alves, Maria Lopes Soares e Rita Sá, acompanhados pelos professores Célia Cruz e Rui Calhau, chegaram ao Porto para assistirem ao 1º dia do Festival Meo Marés Vivas. Chegados ao Porto, foi hora de fazer o chek in no Moov Hotel Porto Centro e preparar a roupa para a grande noite que os aguardava. Pelas 18 horas partiram rumo ao recinto do Festival Meo Marés Vivas para assistir aos concertos dos artistas Diogo Piçarra, Tom Chaplin, Bastille e Agir. Já no recinto assistiram ao concerto do cantor Diogo Piçarra e da sua banda, cuja presença em palco, foi espectacular. Foi um espectáculo com uma forte componente visual e cheio de energia e onde ouviram alguns dos seus êxitos, como “Tu e Eu”, “Dialeto”, “Entre as Estrelas” entre outros. Enquanto aguardavam pela atuação de Tom Chaplin aproveitaram para jantar no recinto. Seguiram-se os Bastille, a banda inglesa de Indie Rock e rock Alternativo. Com o recinto a vibrar, Dan Smith, o vocalista e fundador dos Bastille viu ainda a multidão do Meo Marés Vivas a cantar-lhe os parabéns, no dia do seu aniversário. Foi com o single “Pompeii” que os Bastille terminaram a sua atuação, deixando o recinto ao rubro. Este 1º dia terminou com a atuação do cantor português Agir, mas dado o cansaço e a hora da tardia, resolveram regressar ao hotel para descansar. No sábado, após o pequeno-almoço, deram ainda um breve passeio a pé por algumas ruas da cidade do Porto e por volta das 12 horas regressaram a casa. Já no comboio os nossos ilustres alunos aproveitaram para fazer um balanço desta curta estadia na cidade do Porto e dos fabulosos concertos do Festival Meo Marés Vivas. Para a aluna Beatriz Santos, todo o ambiente vivido no recinto do festival foi espetacular. Sensações partilhadas pelas alunas Mariana Alves, Maria Soares e Rita Sá, que acrescentaram que também vão mais ricas do ponto de vista musical, já que desconheciam as bandas, para além de nunca terem estado num ambiente tão caloroso e vibrante como o vivido durante os concertos. O colega Fábio Gomes não deixou de realçar a estadia no hotel, pelo facto de ter sido a sua primeira vez num hotel, destacando o conforto do quarto e o pequeno-almoço tão rico e variado. Já em Aveiro e na companhia dos seus pais, os alunos expressaram todo o seu contentamento, agradecendo o momento vivido por todos à empresa Lanidor.

Receção dos alunos do 5º ano

No dia 13 de setembro a Escola Básica de Valongo do Vouga deu as boas-vindas aos novos alunos do 5º ano. O dia começou cedo e a passadeira vermelha e os guarda chuvas já os esperavam, um a um foram entrando para o Refeitório onde conheceram aos elementos da Direção. Saíram desse local já acompanhados pelos seus Diretores de Turma e reunidos os alunos e os seus Encarregados de Educação, foram dadas informações importantes para um bom ano letivo. A manhã terminou com a visita à Escola feita por um professor da turma e pelos “padrinhos”, que tão bem ensinaram aos novos alunos tudo o que a Escola lhes vai oferecer. (Sejam todos muito bem-vindos)

“5.º ano: e agora?!”

Para promover uma estreita colaboração entre a Escola e a Família na promoção do sucesso pessoal e escolar dos seus alunos e uma transição de ciclo bem sucedida, no passado dia 26 de setembro de 2017,a psicóloga do Agrupamento, Dr.ª Sofia Dias, dinamizou uma sessão dirigida a pais/Encarregados de Educação, intitulada “5.º ano: e agora?!”, na qual foram discutidas várias estratégias para promover o sucesso escolar, social e pessoal dos alunos que ingressaram este ano letivo no 2.º Ciclo do

5

Ensino Básico. Este foi um momento importante para todos, no qual foi possível partilhar e discutir ideias, dúvidas, inquietações e estratégias, bem como contribuir para a co-construção do significado e do papel da Escola na vida das nossas crianças e famílias. Estiveram presentes 40,43% dos Encarregados de Educação, e a taxa de satisfação global dos presentes foi de 90,5%. Agradecemos a colaboração de todos e prometemos continuar a trabalhar em conjunto com toda a comunidade educativa

para a construção de um caminho feliz e bem sucedido dos seus alunos. Bem vindos à “Escola dos Grandes”, queridos alunos do 5.º ano! Agora é tempo de serem felizes e bem sucedidos!


VALONGO DO VOUGA - SOMOS UM ECO-AGRUPAMENTO

O Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, representado pelo Diretor Vítor Martins esteve presente no dia 27 de setembro, em Mafra, na cerimónia do Dia Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2016-2017, para receber o prémio Eco-Agrupamento, através da entrega de um certificado à Direção do Agrupamento, pela Associação Bandeira Azul da Europa. Este prémio foi atribuído ao nosso Agrupamento, pelo facto de as Escola Básica da Trofa, Escola Básica de Macinhata do Vouga e Escola Básica de Valongo do Vouga terem sido galardoadas como Eco-Escolas. No decorrer da cerimónia, os alunos do nosso Agrupamento orientados pelo professor de Educação Musical, Gabriel Oliveira, brindaram todos os presentes com uma atuação musical, intitulada Eco-Orquestra. Paralelamente a este prémio, as nossas escolas receberam também as respetivas Bandeiras Verdes 2016-2017. A Bandeira Verde reconhece e premeia o bom trabalho realizado em prol do ambiente e sustentabilidade pela escola. Agradecimentos aos professores coordenadores do projeto, os quais agradecem a todos os que ajudaram na construção do Galardão 2016-2017. Fica a esperança de que toda a comunidade ajude na construção do próximo Galardão 2017-2018, com Gestos Simples de Boas Práticas Ambientais!

“Escola SaudávelMente”! Atendendo a toda a intervenção por nós desenvolvida, a Ordem dos Psicólogos Portugueses distinguiu o nosso Agrupamento, atribuindo-lhe o Selo “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica e Sucesso Educativo, que pretende reconhecer e distinguir as escolas portuguesas, cujas políticas e práticas educativas demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do desenvolvimento, da aprendizagem e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa. Assim, no passado dia 4 de outubro de 2017, o AEVV esteve representado pela psicóloga escolar, Dra. Sofia Dias, na cerimónia de entrega dos Selos “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica e Sucesso Educativo 2016-2018, em Lisboa, na sede da Ordem dos Psicólogos Portugueses, na qual também esteve presente o Professor Doutor João Costa - Secretário de Estado da Educação.

Ação de Sensibilização sobre “Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho” Realizou-se no dia 11 de outubro, na sede do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, uma Ação de Sensibilização sobre “Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho” dinamizada pela técnica do Centro de Recursos para a Inclusão, Teresa Fonseca, tendo como objetivo principal o apoio à transição dos jovens para a vida pós-escolar e a aquisição de conhecimentos sobre assuntos gerais e específicos de segurança e higiene no trabalho, que lhes permitam desenvolver competências a vários níveis. 6


Assembleia de delegados e subdelegados

No dia 10 de outubro realizou-se a Assembleia de delegados e subdelegados para alunos do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga. Esta assembleia teve como objetivos refletir sobre a importância do delegado na turma e compreender as necessidades dos alunos para melhoria da escola. Após a receção feita pelo Diretor, os alunos puderam partilhar as suas opiniões e entender quais os comportamentos e atitudes a ter perante a turma. Foi um momento de partilha que pretende ajudar os alunos a atingir o sucesso e a serem felizes na escola.

“Pontes entre Nós”

Dia Mundial da Alimentação

No dia 29 de setembro reiniciou o projeto “Pontes entre Nós” no Centro Escolar de Valongo do Vouga. Este projeto tem como objetivos trabalhar as competências sociais e emocionais de alunos do 1º ciclo, promovendo a capacidade de resolução de problemas e o relacionamento interpessoal. Neste sentido, irão ser desenvolvidas várias atividades que sugerem a aplicação das competências trabalhadas de forma a consolidar os conhecimentos, a nível social, educacional e emocional. O “Pontes entre Nós” teve inicio em 2014 e continua a ser um motivo de orgulho para a escola. As sessões irão decorrer durante este ano letivo, com frequência semanal, com a Mediadora do Agrupamento.

O dia 16 de Outubro começou cedo na escola sede! A Pirâmide da Dieta Mediterrânica esperava os alimentos para serem posicionados corretamente. Os alunos do sexto ano de escolaridade já a tinham estudado na disciplina de Ciências Naturais e agora estava ao vivo na entrada da escola. Agora há que pensar, não só hoje mas todos os dias, que uma alimentação saudável e equilibrada é um dos pilares para manter ou melhorar a nossa saúde.

Feira da Alimentação na EB de Macinhata do Vouga

Realizou-se na passada sexta-feira, dia 13, a tradicional Feira da Alimentação na EB de Macinhata do Vouga. Em nome das professoras, dos alunos e das representantes de pais da EB de Macinhata, um muito obrigada a todos os pais que contribuíram para a sua realização, bem como, a todos os visitantes, em especial ao Diretor e ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia.

Dia Da Biblioteca Escolar – 23 de outubro

No dia em que assinalamos o Dia da Biblioteca Escolar, a biblioteca da escola sede foi agraciada com um presente… uma tela pintada pelos professores Paulo Santos e Graça Bento. Um bem haja ! A tela vem harmonizar com as cores e o bom gosto da professora Graciete Guedes que tem vindo a alegrar este espaço tão nobre da nossa escola!

7


Workshop de culinária saudável Para terminar a semana dedicada à Alimentação! Parabéns ao PAPES No âmbito do projeto Conta, Peso e Medida, em articulação com o Centro de Saúde de Águeda, realizou-se no dia 19 de outubro, pelas 18 horas, um workshop de culinária saudável,com a presença de um chef, no refeitório desta escola. Esta atividade destinou-se aos alunos do 6º ano e respetivos Encarregados de Educação/Pais.

Halloween 2017|18 na escola Sede A Atividade do Halloween tem vindo ao longo dos tempos a ser um caso de sucesso, com uma boa adesão no que às atividades da Escola Sede de Valongo do Vouga diz respeito. Muitos foram os alunos que participaram com entusiasmo na atividade, dando lugar ao Desfile de Fantasias dos alunos do 2º e 3º Ciclos. As fantasias e a maquilhagem revelaram a criatividade dos alunos, que estão de parabéns!Professores e alunos elaboraram de forma conjunta as decorações, salientando-se o espírito de articulação e grau de empenhamento dos professores envolvidos. A atividade teve um impacto muito positivo na comunidade escolar e os objetivos propostos foram inteiramente alcançados. De realçar ainda a diversidade de atividades, desde filmes de terror disponíveis na Biblioteca, passando pela Ementa da Cantina alusiva ao dia, muitos doces e rebuçados. Feliz Dia das Bruxas!

8


Desfile de Halloween na Escola Básica de Valongo do Vouga - 1º CEB

Feira do outono

A Feira do outono realizou-se na Escola Básica de Valongo do Vouga com uma elevada colaboração e participação da comunidade educativa. Um agradecimento a todos, em especial, aos Encarregados de Educação.

Astronomia nas escolas: “À conquista do ar” Os alunos do 3º e 4º anos da Escola Básica de Valongo do Vouga participaram com muito entusiasmo na atividade “À conquista do ar”. Esta atividade, promovida pela Câmara Municipal, foi dinamizada pelo professor José Matos que, com muita sabedoria e de uma forma lúdica, despertou nos alunos o interesse e a curiosidade pelo conhecimento do Espaço.

9


Ação de sensibilização sobre Bullying

No dia 24 de outubro, a E.B. da Trofa recebeu a visita de dois elementos da Escola Segura para uma ação de sensibilização sobre Bullying. Esta ação foi orientada para alunos do 2º e 3º anos. Poderá ser repetida para os restantes alunos.

Semana da Alimentação | Alimentos Saudáveis No dia 19 outubro, a turma do 3º J da E.B. da Trofa, teve uma aula diferente. Os alunos tiveram a visita da enfermeira Cristina, da Tânia, do Rui e da Rute. A aula iniciou com a apresentação dos visitantes, dos alunos e do tema que iriam falar: alimentação saudável. Os visitantes, de seguida, apresentaram as máquinas e os produtos com os quais se iriam fazer o leite de amêndoa e os brigadeiros. Colocaram-se as tâmaras, as amêndoas e água no liquidificador. Triturou-se tudo. Deitou-se num filtro a pasta de amêndoa resultante da trituração e espremeu-se. Assim, obteve-se o leite de amêndoa. De seguida, fizeramse os brigadeiros. À amêndoa, moída e espremida, juntaram-se tâmaras e cacau. Misturou-se tudo na liquidificadora. Retirou-se a mistura resultante. Com essa pasta os alunos moldaram bolinhas. Passaram as bolinhas por coco ralado e formaram-se os brigadeiros. No final, todos provaram os alimentos. Parece que todos gostaram dos brigadeiros, mas nem todos gostaram do leite de amêndoa. A maioria dos alunos deseja repetir esta atividade.

Feira da colheitas | Escola Básica da Trofa De acordo com o previsto, celebrámos a Semana da Alimentação com um Workshop sobre a alimentação saudável e com a Feira das Colheitas. No dia 20 de outubro realizou-se a Feira das Colheitas que contou com a preciosa colaboração de toda a comunidade educativa. Os participantes ofereceram e/ou compraram, contribuindo para o sucesso pleno desta atividade. Na nossa feira tivemos produtos variados, como bolos, hortaliças, frutos e até animais. No decorrer deste evento, foi possível constatar o interesse e a motivação dos alunos que protagonizaram a venda nas bancas. Será, com certeza, uma atividade a repetir no próximo ano letivo!

Eleição para a Associação de Estudantes Votar é uma forma de melhorar e de ser mais responsável: forte participação marcou a eleição da nova Associação de Estudantes No dia 7 de novembro de 2017 decorreu o ato eleitoral para a Associação de Estudantes da escola sede do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, no qual participaram duas listas (M e U). A campanha eleitoral foi marcada pelo civismo e pela música, numa lógica de sã competitividade. Mais de 74% de alunos exerceram o direito de voto. Contados os votos, saiu vencedora a lista M, a qual tem como presidente da direção Diogo Farias, do 9ºC. Do seu programa constam, entre outras, atividades como o Baile de Finalistas, a Festa de Natal, o Dia do Agrupamento, a recolha de roupa e brinquedos e alguns torneios desportivos. Uma palavra de apreço para os alunos que integraram a lista U, os quais evidenciaram sentido de responsabilidade e dinamismo, devendo agora todos os alunos, em colaboração, trabalharem para a dinamização de atividades e para a melhoria da escola e dos resultados dos alunos. Com mais responsabilidade, os eleitos devem estar à altura dos desafios e ser exemplo para todos, ajudando os colegas no que for necessário. Com esta dinâmica, pretende-se desenvolver nos alunos o exercício da cidadania, o empreendedorismo, o empenho na procura de soluções para os problemas da escola e a capacidade para conceber, planear, concretizar e avaliar ações de interesse escolar. 10


XXXVI Olimpíadas de Matemática

Trinta e sete alunos do nosso agrupamento responderam ao desafio da Sociedade Portuguesa de Matemática: “Queres ser campeão olímpico?”, inscrevendo-se nas XXXVI Olimpíadas de Matemática. As provas da 1.ª eliminatória da categoria Júnior e da categoria A realizaram-se no dia 8 de novembro, nas quais participaram alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos de escolaridade. As Olimpíadas Portuguesas de Matemática, competição com 30 anos de existência em Portugal, têm feito parte do Plano Anual de Atividades do Departamento Curricular de Matemática e Ciências Experimentais e têm como objetivo principal incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática. Os professores felicitam todos os alunos que dedicaram algum do seu tempo a tentar resolver problemas. Veremos se os nossos alunos conseguem elevar a Matemática a um nível olímpico!

Palestra sobre alimentação saudável No dia 3 de novembro, na Escola básica de Valongo do Vouga, a nutricionista, Dra Dinora Bastos, dinamizou uma palestra sobre alimentação. Sensibilizou os alunos do 3º e 4º anos para a importância de praticarem uma alimentação saudável.

Projeto Valongo a Va-Ler

Já ouviram falar do Projeto Valongo a Va-Ler!? Está relacionado com a promoção de competências de leitura desde fases precoces do desenvolvimento e foi iniciado no ano letivo passado e nos passados dias 3 e 4 de novembro, a psicóloga escolar, Dra Sofia Dias, representou a equipa de trabalho na apresentação de um poster sobre o mesmo no V Seminário de Psicologia e Orientação, dinamizado pela Direção Geral de Educação e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e que, para além de ilustres oradores, contou com a presença do Sr. Ministro de Educação. O que fizemos o ano passado? Em 2016/2017 intervimos ao nível da promoção de competências de literacia emergente na Educação Pré-Escolar, no âmbito do qual a psicóloga escolar avaliou todas as salas de jardim-de-infância e desenvolveu uma oficina de formação de 25 horas para as educadoras de infância. No 1.º CEB, o Serviço de Psicologia e Orientação desenvolveu um processo de avaliação e intervenção, de acordo com os pressupostos do Modelo de Resposta à Intervenção, relativo às competências de leitura dos alunos 3º ano de escolaridade. Assim, todos os alunos foram avaliados na área da leitura (fluência e compreensão leitora) e desenvolveu-se uma formação para os docentes. No presente ano letivo será dada continuidade ao projeto, através de intervenção específica planificada em função dos resultados obtidos com vista ao sucesso dos nossos alunos! 11


S. Martinho

O dia de S. Martinho na nossa escola No dia 10 de novembro na Escola Básica de Macinhata comemorou-se o S. Martinho. Conhecemos a lenda, vimos um filme, pintámos desenhos e não só! A coisa mais importante é que às 15h foi o magusto e nós comemos castanhas assadas. Cantámos uma canção chamada «As castanhas» que era muito divertida e mexida. No recreio fizemos uma roda sentados no chão e as professoras deram-nos bastantes castanhas, nós pegámos nelas com as mãos, pusemo-las no cartucho de S. Martinho e comemos. Estavam quentinhas e bem deliciosas!

Magusto na escola da Trofa Na passada sexta feira, dia 10 de novembro, festejámos o Dia de S. Martinho. Eu e as minhas duas amigas, a Lara e a Soraia, vimos uma pequena peça de teatro: “A lenda de S. Martinho”. Foi muito bom, eu gostei muito. Os atores foram a Matilde, a Maria e o Gabriel. A Matilde representou o São Martinho, a Maria o mendigo e o Gabriel foi o narrador. Seguiu-se o magusto. As professoras, os professores e as auxiliares distribuíram castanhas quentinhas. Depois de comermos as castanhas, fomos brincar. Foi uma tarde mesmo muito boa, diferente e divertida!

Biblioteca Vai à Escola

Trofa - Nos dias 7 e 8 de novembro, recebemos a tão desejada visita do grande Malaquias que trouxe, na sua mala e na sua imaginação, histórias de encantar. Com a sua energia e a sua magia cativou todas as crianças deste Centro Escolar. Foi mais uma atividade bem sucedida!

A Biblioteca vai à Escola de Valongo do Vouga Nos dias nove e dez, as crianças do pré-escolar e alunos da escola puderam deliciar-se com a magia do “Malaquias”. Entre a imaginação e a realidade, foram contadas histórias, explorados belos livros e dadas grandes lições sobre a importância da leitura. A alegria estampada no rosto das crianças e a sua pronta participação, quando solicitada, foram a prova da excelente apresentação do “Malaquias”.

12


Dia Internacional dos Direitos da Criança

No dia 20 de novembro assinalou-se na escola sede do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga o Dia Internacional dos Direitos da Criança. Assim, respondendo ao desafio da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, da UNICEF e da Rede de Bibliotecas Escolares, foram dinamizadas duas atividades para “dar voz” às crianças e jovens da nossa escola. Assim, foi colocado um “Estendal dos Direitos da Criança” elaborado pelos alunos do 2º ciclo na disciplina de Educação Visual e foi ainda promovido um debate sobre esta temática, moderado pelas assistente social e a psicóloga do Agrupamento e pela representante do Ministério da Educação na CPCJ Águeda. Um obrigado muito especial a todos os alunos que estiveram diretamente envolvidos nas iniciativas bem como aos docentes, técnicos e assistentes operacionais que colaboraram. Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança - 20 de novembro Dada a importância do respeito pelos direitos de todas as Crianças e para comemorar a assinatura da Convenção dos Direitos da Criança, a turma do 1º F da escola da Trofa elaborou um estendal com alguns dos principais direitos. Assim, cada aluno escreveu numa t-shirt em cartolina um direito e decorou-a ao seu gosto. No final, a turma conseguiu um estendal original e bastante colorido!

Dias internacionais de Ação na comunidade Na Escola Básica de Valongo do Vouga, durante a semana de 6 a 12 de novembro, os alunos registaram os seus compromissos em prol do ambiente, construindo uma “Árvore de compromissos”.

PEDITÓRIO ANUAL DA LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO 2017 A participação do Agrupamento no peditório anual da LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO, que se realizou entre os dias 1 e 5 de novembro, rendeu para esta tão nobre causa a quantia de 1 561,26 €. Agradecemos a todos os voluntários e aqui ficam os valores de cada cofre: Carolina Oliveira 9ºB 461,66 € Lara Alves 8ºC 127,39 € Sara Pereira 7ºB 290,33 € Rui Braga 6º D 70,48 € Beatriz Coutinho 6ºD 155,93 € Duarte, Diogo, R. Santiago 6ºD 130,28 € Afonso Braga 6º C 51,38 € Tiago Felizardo 6º C 14,03 € Alunos do 1º Ciclo da Escola Básica de Valongo do Vouga 259,78 € O projeto educativo do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga preconiza, na sua ação estratégica, a dinamização de ações de solidariedade. Esta e outras ações esperam sempre por voluntários, caso queiras colaborar, dá essa indicação na direção. Um agradecimento especial às famílias que acompanharam estes alunos nesta tão nobre missão.

13


GIPS no Jardim de Infância de Valongo do Vouga Elementos do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR dinamizaram uma sessão de sensibilização no Jardim de Infância de Valongo do Vouga. As crianças participaram na sessão demonstrativa que deu a conhecer a forma de atuação deste grupo na prevenção e combate a incêndios, tendo como principal objetivo a proteção da Natureza.

Corta-Mato Escolar

Realizou-se no dia 16 de novembro o Corta-Mato Escolar para apurar os alunos que representarão o Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga no Corta-Mato Distrital. Este ano participaram 140 alunos, sendo 50 deles alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Valongo do Vouga. Foi muito o entusiasmo e o esforço ao longo desta manhã dedicada ao atletismo. Parabéns aos vencedores e a todos os participantes.

14


Assembleia de Delegados e Subdelegados

No dia 22 de novembro realizou-se a segunda Assembleia de Delegados e Subdelegados do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga. Estiveram presentes alguns membros da direção e as técnicas do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF). A Assembleia foi dinamizada pela mediadora do Agrupamento, Dra. Patrícia Nunes. Esta atividade tinha como objetivos simplificar os deveres do aluno presentes no regulamento interno, tornando a linguagem mais acessível a todos e agregando as regras semelhantes de forma a reduzir o número das mesmas. Os diretores de turma dinamizaram uma reflexão sobre os deveres do aluno com as suas turmas e enviaram sugestões para a mediadora. Após a receção das sugestões, o GAAF agrupou as mesmas por temáticas. Na Assembleia de Delegados e Subdelegados foram feitas propostas de frases redigidas pelos alunos, num cartaz próprio, sob o lema “Regras de convivência para uma escola mais feliz”. Após este trabalho, pretende-se que estas regras de convivência sejam afixadas em todas as salas de aula para poderem ser relidas e relembradas sempre que necessário. Espera-se que as “Regras de convivência para uma escola mais feliz” possam ser o mote para boas práticas de relacionamento interpessoal, tornando a escola um lugar onde todos se sintam bem.

Dias internacionais de Ação na comunidade As crianças do Jardim de Infância de Valongo do Vouga registaram os seus compromissos com vista à preservação do Planeta Terra.

Palestra sobre os direitos da criança/adolescentes dinamizada pela “Escola Segura” Para assinalar o Dia Internacional dos Direitos das Crianças, a secção da GNR “Escola Segura” dinamizou no dia 21 de novembro uma palestra sobre os direitos da criança/adolescentes, dirigida aos alunos do nono ano, em que foram abordadas problemáticas como as do Bullying e a discriminação entre jovens/adolescentes. Esta ação insere-se numa estratégia preventiva de promoção da aproximação entre as forças policiais e os adolescentes, reforçado a divisa “uma força humana próxima e de confiança”, que leve os jovens a adotar comportamentos de respeito mútuo, construtivos e que conduzam à deteção precoce destas problemáticas.

15


Magusto no Jardim de Infância de Valongo do Vouga O Jardim de Infância de Valongo do Vouga comemorou o S. Martinho com os idosos da Fundação N. Sra da Conceição. Este encontro intergeracional permitiu uma importante troca de experiências: poesia, jogos tradicionais, papas de abóbora e o tradicional magusto. O corpo docente agradece a colaboração da Fundação e dos encarregados de educação que ofereceram a caruma e as castanhas.

Hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas na escola Básica de Macinhata do Vouga No dia 22 de novembro, a escola Básica de Macinhata do Vouga, hasteou a Bandeira Verde Eco-Escolas. Estiveram presentes, além do Diretor do Agrupamento, Dr. Vitor Martins, o Presidente da Junta de Freguesia, Dr. Pedro Marques e os Representantes dos Encarregados de Educação. Esta Bandeira simboliza o trabalho desenvolvido por toda a comunidade escolar, no âmbito da educação ambiental. A coordenadora do Eco-Escolas, professora Susana Colaço, agradeceu o empenho e a presença de todos, em especial ao professor Bruno Abel, de música, pela sua prestável colaboração. Toda a comunidade escolar de Macinhata do Vouga está de parabéns! Somos uma Eco-Escola!

Dia da Floresta Autóctone

No dia 23 de novembro, comemorou-se na Escola Básica de Macinhata do Vouga, o Dia da Floresta Autóctone. A atividade, impulsionado pelo FAPAS, em colaboração com a autarquia, centrou-se na plantação de cinco carvalhos e cinco pinheiros, tendo como objetivo primordial, sensibilizar a comunidade escolar para a importância deste tipo de árvores.

16


Floresta Autóctone

Juntos pela Floresta No dia 23 de novembro foi comemorado na Escola Básica de Valongo do Vouga o Dia da Floresta Autóctone, como forma de sensibilização para a preservação e proteção da nossa floresta. A comemoração integrou uma sementeira feita pelos alunos do 1º ciclo e o preenchimento árvores num painel com frases sobre a floresta: “Comprometo-me a participar na reflorestação da Floresta; Não deitem lixo na floresta, ela é a nossa melhor amiga; As árvores são o pulmão da Terra, temos que as plantar e não cortar ou queimar; Menos C02, mais O2; Mais Verde, menos Cinza; Diz sim à florestação, diz não há combustão; Aposta na Preservação, é essa a tua missão; Acaba com os fogos, não com as árvores: Floresta no coração semente no chão; Faz da reflorestação a tua obrigação e Por uma população ativa e por uma floresta nativa. Em articulação com o FAPAS - Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens e com a Câmara Municipal de Águeda, as turmas do 5º ano procederam à plantação de três espécies autóctones no recinto escolar. Cabe aos alunos de cada turma a responsabilidade de cuidar da sua árvore, na área disciplinar de Educação para a Cidadania. Com gestos como estes, todos podemos contribuir para o renascer da nossa Floresta!

Dia Mundial da Ciência Para assinalar o Dia Mundial da Ciência, os alunos do 3º ano foram convidados a ser “Cientistas por um dia! “. Assim, tiveram a oportunidade de descobrir coisas fantásticas sobre os animais que habitam o solo, colocaram questões, mexeram na terra e nas minhocas.... Para adoçar o momento, os alunos confecionaram gelado, um trabalho de grupo que terminou com a degustação do deliciosa gelado científico! Obrigada a todos os docentes e não docentes que tornaram esta atividade possível! Um agradecimento especial às investigadoras da Universidade de Coimbra que vieram partilhar o seu conhecimento e entusiasmo pela descoberta e pela ciência!

17


Cerimónia do Hastear das Bandeiras Eco-Escolas e “Escola SaudávelMente” No passado dia 22 de novembro de dois mil e dezassete, realizou-se a Cerimónia do Hastear das Bandeiras Eco-Escolas 2016/2017 e da “Escola SaudávelMente”, que mobilizou toda a comunidade escolar da Escola Básica de Valongo do Vouga. Participaram nesta cerimónia a Direção do Agrupamento de Escolas, O Presidente da Junta de Freguesia, a Representante da Câmara Municipal de Águeda, os Coordenadores do Projeto Eco-Escolas, a Psicóloga e a Mediadora e os docentes e alunos dos diferentes níveis de ensino. A cerimónia do Hastear da Bandeira Verde teve início com a leitura de um texto “O rapaz que gostava de aves /e de muitas outras coisas” de Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho, pela aluna Victória Alcobia, a que se seguiu o discurso da Psicóloga do Agrupamento, A. Sofia Dias: “Foi com muito orgulho e satisfação que apresentamos a toda a comunidade educativa a nossa primeira bandeira de Escola Saudavelmente! Esta bandeira contém como símbolo um sorriso e representa o facto de o nosso Agrupamento ter sido distinguido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e pela Direção Geral da Educação como uma “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica e Sucesso Educativo. Tal só aconteceu porque as nossas políticas e práticas educativas, demonstram um efetivo compromisso com a promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa. É com muito orgulho que dispomos de uma equipa multidisciplinar, constituída por uma psicóloga escolar, uma assistente social e uma mediadora que, diariamente, desenvolvem o seu trabalho, em conjunto e em colaboração com todos os restantes elementos da comunidade educativa (docentes, não docentes, pais/familiares, alunos e outras instituições parceiras da comunidade local) para promover, de forma o mais saudável e feliz possível, o desenvolvimento e o sucesso dos seus alunos e restantes membros da comunidade educativa. Apostamos em intervenções preventivas e universais e o objetivo máximo é tornar o percurso de todos o mais feliz e bem sucedido possível, começando desde a idade pré-escolar e é por isso que os nossos meninos mais pequeninos transportaram com bandeiras coloridas que eles próprios ilustraram e que vêm espalhar sorrisos pelo mundo, um símbolo que nos foi atribuído com este galardão. Agradecemos a todos os que diariamente se esforçam para que esta seja uma escola saudável, no corpo e na mente; uma escola especial; uma escola positiva e uma escola que seja também escola de vida e escola de afetos! Seguiu-se a intervenção do Diretor do Agrupamento, da Representante da Câmara Municipal de Águeda e finalmente do Presidente da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga. O Hastear das Bandeiras foi antecedido pela atuação do coro de alunos da Escola Básica. Coube à Presidente do Conselho Geral, a professora Rosa Matos, e à Psicóloga A. Sofia Dias o hastear das bandeiras, terminando a cerimónia com uma imensa salva de palmas de todos os presentes. A Bandeira Eco-Escolas continua a representar o reconhecimento do esforço desenvolvido por muitos alunos, professores e funcionários que, em parceria com a Autarquia e outras instituições locais, têm procurado dar resposta a problemas detetados no âmbito ambiental.

18


Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Alunos do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga homenageiam a diferença. Comunidade escolar uniu-se para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. No passado dia 4 de dezembro, a escola sede do agrupamento contou com a presença da Zabumbar - fanfarra da CERCIAG, que garantiu a animação de alunos, docentes e não docentes. Foi ainda evidente a interação estabelecida entre os elementos daquela fanfarra e os discentes. Estes aceitaram o repto de experimentar e executar alguns instrumentos musicais dando largas à sua criatividade. Finalizada a exibição musical, houve lugar a sessões de esclarecimento e demonstração, no âmbito do projeto EASYPARK. Foi a vez de um grupo de alunos do 12ºano do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, acompanhados pelo professor Joaquim Almeida, explicitarem, junto de alunos e docentes do 3º ciclo, o projeto por eles concebido, o qual pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e aumentar a sua independência, com a criação de um pilarete automático para lugares reservados a pessoas com deficiência, tendo sido distinguido a nível nacional e europeu.

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de sensibilizar os alunos do 2° ciclo para a diferença e as barreiras que se encontram no dia a dia, foram debatidas algumas questões nas aulas de EVAL e EMRC e colocado o desafio aos alunos de escreverem mensagens para crianças/jovens portadores de deficiência, colocadas no dia 4 de dezembro num poste de correio elaborado pelos alunos de educação especial e os seus respetivos docentes.

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência envolveu todas as turmas dos três centros escolares do 1º Ciclo do agrupamento: Escola Básica de Valongo do Vouga, Escola Básica de Macinhata do Vouga e Escola Básica da Trofa. O grupo de Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga assinalou a data com uma ação de sensibilização sobre esta temática, nos dias 4 e 5 de dezembro, tendo como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a diferença e as barreiras que se deparam as crianças e jovens portadores de deficiência no seu dia a dia. Os alunos visionaram alguns filmes alusivos à data e puderam vivenciar experiências com diferentes sensações, através de simulações de situações reais. 19


“Histórias de Encantar” do Projeto solidário AJUDARIS

No dia 4 de dezembro as turmas A e B do 6º ano participaram, em Águeda, na apresentação dos Livro “Histórias de Encantar” do Projeto solidário AJUDARIS.

Feira do Livro

Na semana de quatro a sete de dezembro, decorreu, em horário alargado, a primeira Feira do Livro na Escola Básica de Valongo do Vouga. No dia seis, a escritora Lúcia Morgado realizou uma sessão de promoção da leitura através da apresentação do seu livro “Uma Mão-Cheia de Histórias”. No final do encontro, autografou os livros comprados pelos alunos. A escola agradece a participação dos Encarregados de educação.

“Este Natal ser Guloso dá prémios” A Escola Básica de Macinhata aderiu ao desafio “Este Natal ser Guloso dá prémios” (Tetra Pak), do programa Eco-Escolas. Com os pacotes de leite escolar e algumas estrelas alusivas à marca Guloso, construímos a nossa árvore de Natal...

Considerando a grande importância que a educação ambiental tem na formação da nossa sociedade, a Escola Básica da Trofa do Vouga decidiu aliar os conceitos da reciclagem de resíduos sólidos às comemorações natalícias. Neste sentido, no âmbito do Programa Eco-Escolas, foi construída uma Árvore de Natal feita a partir de materiais de desperdício como tubos de cartão e embalagens tetra pack do leite escolar consumido pelos alunos. O resultado final poderá ser apreciado no hall de entrada da Escola. Para além disso, na perspetiva do emprego das boas práticas ambientais, nomeadamente no aumento do ciclo de vida útil dos produtos, a Árvore de Natal foi concebida de forma a poder ser facilmente arrumada e reutilizada nos próximos anos. 20


Festa de Natal na escola sede | 2017

21

Profile for aevalongodovouga

Anuario digital 2017|18 1º período  

ANUÁRIO 2017/2018 1º período em revista – Versão Digital Nos últimos anos a nossa Revista/Anuário tem sido apresentada à comunidade em vers...

Anuario digital 2017|18 1º período  

ANUÁRIO 2017/2018 1º período em revista – Versão Digital Nos últimos anos a nossa Revista/Anuário tem sido apresentada à comunidade em vers...

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded