Page 1

Pampilhendo

A Biblioteca soltou a leitura.

1ª Edição 2009/2010 Abertura do Ano Lectivo

No S. Martinho ninguém resistiu a tanta agitação!

Com a festa de Natal celebramos o trabalho deste 1º Período

”Exposições: “Timbres Reciclados Área projecto 7ºA - Árvore de Natal

Semana com o desporto

Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra - Escalada


Editorial

Mais do que as pala-

porque é por eles, e para

indivíduo. Se «a procura de

vras são as atitudes e os ges-

eles, que estamos aqui. Res-

excelência na escola é a pro-

tos que caracterizam o ser

peitamos os saberes cons-

cura de excelência nas pes-

humano, por isso, é do pre-

truídos, mas queremos traçar

soas», então procure-se, em

sente e do futuro que vos

cada um de nós, a razão des-

quero falar.

sa excelência, por forma a

Aprendemos com a

cumprirem-se

as

nossas

História que as democracias

aspirações, sonhos e desejos.

se aprofundam com a parti-

Em meu nome e da

cipação e a mobilização de

Direcção, desejo a toda a

todos nas decisões mais

comunidade educativa, pais

importantes, não se gizando

e encarregados de educação,

as mudanças sem o cunho

uma escola a aprender, a

identitário e conjunto dos

cravar-se na memória de

diferentes indivíduos.

todos que com ela intera-

Acreditamos nos profissionais que temos, no seu

bem como às entidades e

gem. Queremos

que

a

Escola seja permanente e activamente

a

plataforma

multidimensional do ser, do saber e do estar como con-

instituições que interagem com

este

Agrupamento,

Votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo pleempenho e dedicação aos

no de múltiplas concretiza-

alunos da nossa Escola.

ções.

Acreditamos na construção de um futuro diferente, enriquecedor e melhor . Acredi-

tributo indispensável para a

A Directora Executiva,

tamos nos nossos alunos,

formação global de cada

Ana Paula Charruadas

Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra - Escalada

1


Pré-Escolar e 1º Ciclo

DIA MUNDIAL DA MÚSICA 1 de Outubro de 2009 No dia Mundial da Música, construímos Maracas, cantámos e ouvimos música. Foi muito divertido.

Fomos com a Paula, a Maria José, a Teresa (que são as nossas Educadoras) e com a Helena visitar os Correios e enviar cartas para outros Jardins.

- Havia lá pessoas, coisas para meter as cartas. (Daniela)

Recolha de Provérbios – Jardim de Infância – Sede Quem planta no Outono leva um ano de abono. Outubro sisudo recolhe tudo. Pelo S. Martinho, mata o teu porquinho e prova o teu vinho.

DIA MUNDIAL DOS CORREIOS

9 de Novembro de 2009 Olá a todos. Somos as crianças dos Jardins de Infância da Sede, do Pólo Itinerante de Fajão e de Malhada do Rei.

- Pusemos cartas no Correio. (Júlio) - Vi dinheiro, moedas, vi um telefone e uma máquina. (Tânia) - Vimos a caixa dos Correios, vimos a sala, o computador. (Beatriz)

Com a vindima em Outubro, come a cabra, engorda o boi e ganha o dono.

Somos os alunos do 3ºA da Escola Sede e, na área de Estudo do Meio, descobrimos algumas Lendas engraçadas que fazem a História do nosso Concelho.

Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra - Escalada

2


Clube da Saúde

Gripe A As escolas e outros estabelecimentos de ensino assumem um papel muito importante na prevenção de uma pandemia de gripe, pela possibilidade de contágio e rápida propagação da doença entre os seus alunos e profissionais.

com indivíduos doentes, desde os primeiros sintomas até cerca de 7 dias após o seu início, ou do contacto com objectos ou superfícies contaminados pelo vírus (o vírus pode permanecer activo em superfícies ou objectos contaminados entre 2 a 8 horas).

O QUE É A GRIPE A? A gripe A é uma doença infectocontagiosa que afecta o nariz, a garganta e a árvore respiratória, provocada por um novo vírus da Gripe, o designado vírus da gripe A (H1N1). COMO SE TRANSMITE? A Gripe A transmite-se de pessoa a pessoa, através do contacto

QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA GRIPE A? Febre, tosse, dores de garganta, dores musculares, dores de cabe-

ça, arrepios de frio, cansaço, diarreia ou vómitos (embora não sendo típicos da Gripe sazonal, têmsido verificados em alguns dos casos recentes de infecção pelo novo vírus da Gripe A (H1N1). MEDIDAS GERAIS DE PREVENÇÃO A ADOPTAR PELAS ESCOLAS: 1 – Cobrir a boca e o nariz quando se tosse ou espirra; 2 - Lavar frequentemente as mãos; 3 – Evitar o contacto com outras pessoas quando se têm sintomas de Gripe; 4 – Manter as superfícies, os objectos de trabalho e os brinquedos limpos; 5 - Promover o arejamento dos espaços. Eduardo Cortês , 9º A

A Nova Roda dos Alimentos A Roda dos Alimentos é um instrumento de educação alimentar destinado à população em geral. Esta representação gráfica foi concebida para orientar as escolhas e combinações alimentares que devem fazer parte de um dia alimentar saudável. Utilizada desde 1977, como parte da Campanha de Educação Alimentar “Saber comer é saber viver”, a Roda dos Alimentos sofreu recentemente uma reestruturação, motivada pela evolução dos conhecimentos científicos e pelas alterações nos hábitos alimentares portugueses.

Mantendo o formato circular original, associado ao prato vulgarmente utilizado às refeições, a nova versão subdivide alguns dos anteriores grupos e estabelece porções diárias equivalentes, para além de incluir a água no centro desta nova representação gráfica. A nova Roda dos Alimentos é composta por sete grupos, com funções e características nutricionais específicas: - Cereais e derivados, tubércu los – 28% - Hortícolas – 23% - Fruta – 20% - Lacticínios – 18% - Carne, pescado e ovos – 5% - Leguminosas – 4% - Gorduras e óleos – 2% Dentro de cada divisão estão reu-

nidos alimentos nutricionalmente semelhantes entre si, para que possam ser regularmente substituídos, assegurando a variedade nutricional e alimentar. A construção desta Nova Roda dos Alimentos foi feita pelos alunos do 1º ano do Curso Profissional de Técnico de Restauração variante Restaurante/Bar e apresentada à comunidade escolar no Jornal de Parede do Clube da Saúde. Esperamos que tenhas visto e gostado! Â n g e l a

Alves, 8ºA

Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra - Escalada

3


Clube da Saúde

Dia Mundial da Ciência

Dia do Não Fumador No passado dia 17 de Novembro comemorou – se o Dia Mundial do Não Fumador na nossa escola. Tentou-se sensibilizar a comunidade escolar sobre os malefícios do tabaco.

sável pelo Clube da Saúde, Sandra Nunes. Este foi exibido para as turmas dos 8º e 9º anos e restante comunidade escolar, no átrio da entrada. Foram distribuídos panfletos pelos alunos e elaborado um jornal de parede com os benefícios de deixar de fumar, nele encontrava-se também o nosso cigarro gigante. Foi afixado um panfleto gigante na paragem de autocarro da escola onde alguns seus alunos costumam fumar. Ana e Catarina 9ºA

Foi apresentado um PowerPoint elaborado pela professora respon-

dial da Ciência. Para assinalar este dia na escola, e integrado no plano anual de actividades do Clube da Saúde, houve a distribuição de um panfleto e a execução de um jornal de parede. O panfleto continha o que era afinal a ciência e o que era um cientista de entre os quais se destacaram alguns famosos. No jornal de parede foram expostas algumas experiências que os alunos poderiam realizar em casa, como forma de os cativar para esta área, assim como algumas curiosidades.

No passado dia 24 de Novembro de 2009, celebrou-se o Dia Mun-

A Prof. Telma Faria

Dia Mundial da Sida Por ter atingido as proporções de pandemia, em 1988, a Assembleia Geral da ONU, através da Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou o 01 de Dezembro como o Dia Mundial da Sida. Neste dia urge concertar e inovar ideias sobre a maneira de combater o flagelo, já que esperar pela vacina não é a solução. Segundo o mais recente relatório anual do Programa das Nações Unidas sobre a doença, o número de casos notificados torna Portugal o quarto dos países da Europa Ocidental que mais casos novos de infecções por VIH diagnosti-

cou em 2006. Entre as 32.205 pessoas com HIV registadas em Portugal, 43,8 por cento já apresentavam Sida, o que representa um total acumulado de 14.110 até ao final de Setembro.

elaboração de um panfleto e distribuição de símbolos à comunidade escolar, trabalho dinamizado pelo Clube da Saúde! André Vicente Nº2 9ºA

Comemorou-se o Dia Mundial da Sida na nossa escola com a

Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra - Escalada

4


Biblioteca Escolar

SOLTEM A LEITURA! No dia 28 de Outubro de 2009, os livros decidiram saltar das estantes da Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra e visitar os alunos das várias turmas nas suas respectivas salas. Um grupo de professores encaminhou cada livro irrequieto e surpreendeu os seus leitores

(alunos, professores e funcionários), em plena aula, na sala de professores, na secretaria ou no bar da escola

O Símbolo Perdido Dan Brown

Às 11h e 45m toda a escola se reuniu e as palavras enclausuradas soaram e povoaram a fantasia de todos: leu-se excertos seleccionados de prosa e poesia, conheceu-se o autor de cada palavra, falou-se de outros livros do mesmo ou de outros autores e trocou-se experiências de leitura. O balanço foi positivo, pois os livros fizeram novos amigos e apresentaram outros amigos livros que começaram a sair das estantes e a trazer mais utilizadores da biblioteca.

Prof. Natália Coutinho

Doze horas alucinantes! O leitor mergulha mais uma vez num mundo de misticismo, sociedades secretas e locais escondidos de uma Washington pouco reconhecida. O que esconde, afinal, a Chave de Salomão? Que mensagens secretas estão codificadas nesse livro misterioso? Robert Langdon, o professor de Harvard especialista em Simbologia, tem apenas 12 horas para o revelar. É pois o regresso de Dan Brown ao registo que o tornou mundialmente famoso: pictogramas cifrados, mensagens ocultas, símbolos descodificados, "suspense" e acção a um ritmo vertiginoso.

Para Bella Swan, existe algo mais importante do que a própria vida: Edward Cullen. Porém, estar apaixonada por um vampiro é mais perigoso do que alguma vez ela poderia imaginar. Edward já salvou Bella das garras de um vampiro maléfico, mas agora, à medida que a sua destemida relação ameaça tudo o que se encontra por perto e todos os que lhes são queridos, eles apercebem-se de que os problemas podem estar apenas a começar... Lua Nova Stephenie Meyer Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra - Escalada

5


Biblioteca Escolar

Fúria Divina José Rodrigues dos Santos

Uma mensagem secreta da Al-Qaeda faz soar as campainhas de alarme em Washington. Seduzido por uma bela operacional da CIA, o historiador e criptanalista português Tomás Noronha é confrontado em Veneza com uma estranha cifra. Ahmed é um menino egípcio a quem o mullah Saad ensina na mesquita o carácter pacífico e indulgente do islão. Mas nas aulas da madrassa aparece um novo professor com um islão diferente, agressivo e intolerante. O mullah e o novo professor digladiam-se por Ahmed e o menino irá fazer uma escolha que nos transporta ao maior pesadelo do nosso tempo. E se a Al-Qaeda tem a bomba atómica? Mais do que um empolgante romance, Fúria Divina é um impressionante guia que nos orienta pelo labirinto do mundo e nos revela os tempos em que vivemos.

Não Digas a Ninguém Luísa Castel-Branco

Em todas as famílias há segredos que não se confessam, histórias de amores proibidos e passados de que ninguém fala. Quando a nossa vida parece assente na felicidade, como lidar com a revelação de verdades escondidas? Luísa Castel-Branco regressa ao romance e volta a surpreender os leitores com esta fábula moderna em tom de crítica social que é, também, uma história sobre os afectos, o valor da amizade e o poder do amor e do perdão.

Desta vez a aventura decorre em Africa, onde Nadia e Alexander acompanham a avó Kate em mais uma expedição da International Geographic. Uma série de peripécias e os ciúmes de um elefante vão animar a semana que o grupo passa num safari. O surgimento de um padre espanhol irá alterar os planos iniciais do grupo, arrastando todo o grupo para um bosque misterioso habitado por pigmeus. Mais uma vez, só a solidariedade poderá fazer com que as diferenças entre culturas, costumes e crenças, sejam ultrapassadas. O Bosque dos Pigmeus Isabel Allende A Noite de Natal - Sophia de Mello Breyner Andresen Joana é filha única e nunca tem ninguém para brincar debaixo do grande cedro do jardim. Um dia, quando estava no muro de casa, conhece Manuel, um menino pobre que vivia num casebre no pinhal e convida-o para entrar e brincar com ela. Na noite de Natal, a pequena perguntou à velha cozinheira se o seu novo amigo ia receber prendas. Quando esta lhe diz que não, porque o Manuel é muito pobre, Joana fica triste. Quando toda a gente saiu para a Missa do Galo, a Joana pegou nos seus presentes e foi dá-los ao Manuel. Um conto de Natal simples, com a magia e a beleza de uma história infantil. Prof. Helena Santos

Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra - Escalada

6


Área de Expressões

Exposição: “Timbres Reciclados” No âmbito da disciplina de Educação Musical (5º e 6º anos), com a participação do Pré-Escolar e do 2º Ano do Curso Profissional de Animador Sociocultural, realizou-se entre os dias 20 e 27 de Outubro de 2009 uma Exposição intitulada: “Timbres Reciclados”. Esta Exposição permitiu mostrar, à Comunidade Escolar, os instrumentos musicais

construídos, a partir de materiais diversos, pelos alunos nos ateliers realizados, no decorrer da Semana da Música.

Exposição de Totens (Trabalhos realizados pelos alunos do 2º Ano do Curso de Animador Sociocultural) No âmbito da Unidade de Formação: Oficina de Expressão Plástica I, do 2º Ano do Curso de Animador Sociocultural, foi apresentada uma exposição com todos os trabalhos realizados pelos alunos, na Biblioteca Escolar. Esta actividade consistiu na construção de um “Totem”

pessoal, a partir de materiais e técnicas diversas, com uma grande dose de criatividade. A acompanhar o respectivo “Totem”, os alunos elaboraram uma “Ficha Técnica”,

onde constavam todos os passos da construção.

O Totem, construído pelo aluno José Barata, foi o mais elogiado por todos aqueles que “visitaram” esta pequena exposição.

Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra - Escalada

7


Inglês

HALLOWEEN No dia 28 de Outubro, os fantasmas e vampiros invadiram a escola e transformaram-na numa “escola assombrada”. Os alunos do 2º ciclo e do 3º ciclo pintaram e “esfaquearam”, com tesouras, imagem terroríficas da época. Então, os alunos a turma do 9º ano, com a colaboração das nossas professoras “demoníacas”: Susana Amaral, Natália Coutinho e Paula Cunha, agarraram nessas imagens horripilantes e penduraram-nas na entrada interior da nossa escola assombrosa.

A turma do 9º ano gostou de realizar esta actividade em conjunto com os “espíritos” que vagueavam pela escola, pois sentiram o verdadeiro espírito do Halloween.

In October 28th, Ghosts and Vampires invaded our school and transformed it into a “haunted school”. The students, of 2nd and 3rd levels painted and cut (with scissors) terrific images. Then, the 9th grade students, with the help of

our “horrible” teachers: Susana Amaral, Natália Coutinho and Paula Cunha, caught those images and hanged them in the lobby of our “haunted school”. The 9th grade students enjoyed doing this activity with the ghosts which wandered on the school as they felt the true spirit of “Halloween”.

Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra - Escalada

8


InglĂŞs

Find the words.

Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra - Escalada

9


Área de Expressões Turma do 2º Ano do Curso de Animador Sociocultural comemora o Dia de S. Martinho ticas.

No passado dia 11 de Novembro, Dia de S. Martinho, a Turma do 2º ano do Curso Profissional de Animador Sociocultural, apresentou, no âmbito das Unidades Didácticas: Práticas de Animação Sociocultural II e Oficina de Expressão Dramática, duas peças, a partir das diferentes técnicas utilizadas no teatro de fantoches e no teatro de sombras. Ambas as peças foram apresentadas às crianças do Pré-Escolar. Esta actividade, para além do carácter comemorativo que teve, permitiu aos alunos do referido Curso aplicarem todos os conhecimentos teóricos apreendidos nas Unidades Didác-

Histórias de Encantar No passado dia 02 e 03 de Dezembro, os alunos do 2º Ano do Curso Profissional de Animador Sociocultural, apresentaram, no âmbito de uma Actividade Biblioteca Escolar: “Histórias de Encantar”, duas histórias ence-

nadas (uma delas, também, cantada), a primeira história lembra que o Natal do Menino Jesus está próximo, apelando à amizade entre todos, à partilha; a segunda história ensina aos mais novos o

sentido da caridade, dar um pouco do que nós temos porque há quem nada tenha. A primeira história chama-se: “Vamos ao Presépio”, a segunda história: “A Meni-

na, vendedeira de fósforos”. No dia 02 de Dezembro a actividade foi apresentada em Dornelas, na Escola do 1º Ciclo, no dia 03 de Dezembro, a mesma actividade realizou-se na Escola Sede, às crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo.

Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra - Escalada

10


Dia de S. Martinho

Peddy Paper – Jogos Tradicionais No passado dia 11 de Novembro, do presente ano, desenvolveu-se a actividade do Peddy Paper de Jogos Tradicionais, que serviu de comemoração do Dia de S. Martinho. A prova ficou mais uma vez ao encargo

dos Alunos do Curso Tecnológico de Desporto. A actividade destinava-se a todos os alunos e professores da escola, e eram aceites equipas de 4 elementos cada. Esta decorreu das 14h às 16h. As regras eram de fácil compreensão e basicamente a prova consistia numa cadeia de estações e os participantes teriam de as completar com êxito para obtenção de pontos. Com um total de 22 equipas, podemos afirmar que a prova foi um êxito. Foi uma tarde anima-

LENDA DE SÃO MARTINHO O porquê do "Verão" de S. Martinho O dia de S. Martinho comemora-se no dia 11 de Novembro. Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu. O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado. O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada. Depois deu a metade da capa ao mendigo e p artiu. Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol.

PROVÉRBIOS POPULARES (S. MARTINHO) Mais vale um castanheiro do que um saco com dinheiro. - Dia de S. Martinho fura o teu pipinho. - Pelo S. Martinho mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho. - Se o Inverno não erra caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho. - Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho. - Pelo S. Martinho mata o teu porco e bebe o teu vinho.

da e prova disso, foram as expressões de alegria presentes nas

caras de todos os concorrentes. No final da actividade prolongou-se a boa disposição com a realização do magusto na cantina.

Alunos do clube do jornal QUADRAS Como é bom comer Castanhas assadas E no magusto ver As meninas coradas

Na rua está um vendedor De castanhas assadas É com esforço e amor Que faz feliz a rapaziada Todo o dia a apanhar chuva Coitado do vendedor! Mas à beira das castanhas Fica cheio de calor. Com o frio a chegar A natureza está-se a transformar Os ouriços a abrir Para as castanhas apanhar.

Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra - Escalada

11


12º Ano Desporto

Alunas de Desporto na Santa Casa de Misericórdia de Pampilhosa da Serra No passado dia 12 de

de 10 idosos com idades com-

esta é uma população mais

Novembro de 2009, as alunas

preendidas entre os 73 e 93

sensível que requer um maior

do 12º Ano do Curso Tecno-

anos dos sexos feminino e

cuidado e atenção, como tam-

lógico de Desporto do Agru-

masculino

Instituição.

bém contribuiu para o nosso

pamento de Escolas de Pampi-

Estes mostraram-se interessa-

desenvolvimento como futuras

lhosa da Serra - Escalada, diri-

dos e motivados em participar

Técnicas de Desporto.

giram-se à Santa Casa da Mise-

na realização dos mesmos,

ricórdia de Pampilhosa da Ser-

sentindo-se à vontade com a

ra, no âmbito da disciplina do

presença de “estranhos” no

desta

Patrícia Serrano e Vera Carmo 12º Ano

cantinho deles. Estamos cientes que foi uma experiência diferente e enriquecedora, pois esta con-

Projecto

Tecnológico,

mais

concretamente as alunas Patrícia Serrano e Vera Carmo, para realizarem uma bateria de testes de Aptidão Física constituída pelos seguintes testes: sentar e levantar, sentar e alcançar, flexão do antebraço e Estes

tribuiu para o nosso desenvol-

foram realizados com o objec-

vimento a nível de contacto

tivo de avaliar a flexibilidade,

com população idosa já que

composição

corporal.

força e resistência, a um grupo

Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra - Escalada

12


França e o Mundo

Les nouvelles plaques des voitures françaises Habituellement, les plaques des voitures françaises ont le numéro du département où réside le propriétaire de la voiture. Depuis le 15 Avril de 2009 le gouvernement français a lancé un nouveau système d’immatriculation des véhicules. Alors, on peut choisir le département qu’on met dans les plaques. Il y a quelques départements plus choisis que les autres, par exemple: Les plaques du

département 75 ont diminué, mais nous pouvons

voir que les français choisissent surtout les départements hors de la capitale.

Traditions de Noël En France, on commence à fêter le Noël très tôt, au début de Décembre. Mais chaque région a sa propre forme de célébrer (les plates typiques sont différents de région à région, la forme de décorer les ta-

bles aussi et même l'heure du souper). Le Rituel de la poutre est une tradition très commune en France. On met feu à un grand tronc le matin du 24 Décembre. Les personnes se réunissent à son tour, et ils chantent des chansons. À un moment donné, on écarte les enfants et on met des paquets de bonbons à l'extrémité du

tronc. Les enfants reviennent et les adultes frappent le tronc et il y a des étincelles lumineuses qui volent. Les enfants pensent ainsi qu’avec l’étincelle, le tronc leur a apporté aussi des cadeaux.

Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra - Escalada

13


Desporto Escolar

Torneio de Basquetebol Entre os dias 24 de

sente a nossa escola, com o maior

espectadores aumentou gradual-

Novembro e 16 de Dezembro de

empenho possível. Também não

mente, o que se manifesta no nos-

2009, decorreu no Agrupamento

nos devemos esquecer de que a

so empenhamento, o que acha-

de Escolas de Pampilhosa da Serra

prática regular de exercício físico

mos de bom grado, e agradece-

– Escalada, mais concretamente

promove um bem-estar físico,

mos desde já.

no Pavilhão Gimnodesportivo do

psicológico e social junto dos seus

mesmo, o torneio de Basquetebol

praticantes.

Achamos que a organização deste torneio está bem con-

3 x 3 Compal Air. Este torneio

Este torneio ficou ao

seguida, mas desilude-nos bastan-

desenrola-se quase todos os dias

encargo dos alunos do 12º Ano

te o facto de os participantes

da semana entre as 12:10H até

do Curso Tecnológico de Des-

estarem constantemente a não

12:40H.

porto. Nele, participaram 12 equi-

comparecerem por falta de equi-

Um dos objectivos é

pas, estas foram divididas em 3

pamento.

seleccionar uma equipa por esca-

grupos consoante o escalão a que

lão para que esta se desloque a

pertenciam as mesmas. Em rela-

fase regional, para que esta repre-

ção aos anos anteriores a taxa de

Tiago Almeida e Tiago Dias 12º A

Área de Projecto, os alunos do 7ºA No âmbito da disciplina de Área de Projecto, os alunos do 7ºA realizaram a árvore de Natal com materiais reciclados (papel de jornal) para embelezar a Biblioteca Escolar. Assim meteram mãos à obra, foi feita uma pesquisa na Internet, houve uma selecção de materiais e distribuíram-se as tarefas. Os alunos trabalharam afincadamente, com gosto e dedicação. Como podem ver o resultado está à vista!

Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra - Escalada

14


Educação Especial

No passado dia 25 de

e inclusão na comunidade escolar.

nárias da cozinha e do bar toda a

08h30m, no

Os alunos colaboraram de

ajuda e colaboração que disponi-

Agrupamento de Escolas da Pam-

forma muito empenhada, mostra-

bilizaram para que esta tarefa fos-

pilhosa da Serra, os alunos e pro-

ram-se sempre muito motivados e

se um sucesso.

fessoras de Educação Especial,

participativos durante a activida-

arregaçaram as mangas, puseram

de.

Novembro

pelas

os seus aventais e confeccionaram

As professoras de Educa-

um delicioso bolo de iogurte.

ção Especial aproveitam a oportunidade para agradecer às funcio-

Com esta actividade pretende-se promover iniciativas de integração

Festa de Natal O Natal chegou à escola

Jesus. Os meninos e meninas de

Em cena estiveram os três

da Pampilhosa mais cedo e no dia

Educação Especial, também não

Reis Magos, que guiados por duas

18 de Dezembro todos estavam

quiseram ficar de fora e deram o

estrelinhas,

de festa marcada para celebrar o

seu contributo ao participar num

menino ouro, incenso e mirra,

tão esperado Natal.

dramatização contribuindo desta

que representam as três dimen-

forma para tornar a nossa escola

sões de Cristo: a realeza, a divin-

numa Escola Inclusiva.

dade e a humanidade.

Muitos participaram com empenho

e

dedicação,

todos

levaram

ao

deus

As professoras de Educação Especial agradecem

ao

professor

de

música, Rolando, que

facilitou

a

integração destes assistiram com entusiasmo por-

alunos na festa.

que ninguém quis faltar à celebração do nascimento do menino

Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra - Escalada

15


Semana com Desporto

Durante a ultima semana de aulas do final do 1º período , decorreram varias actividades desportivas, entre as quais se salientam, Modalidade Tiro com o Arco, na qual se realizaram 3 torneios para cada ciclo e cursos.

Na quarta-feira da parte da manha , realizaram se vários jogos de futsal entre várias equipas, uma era uma equipa composta de professores.

Na quinta-feira da parte da manha decorreu o corta mato, onde estiveram presentes os alunos de todos os anos da escola. São verdadeiros atletas!

Parabéns a todos.

Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra - Escalada

16


Cantinho da Matemática

À caça do tesouro…

Ana Barata 7ºA

DOMINÓ CONSTRUCTO Material: Dominó constructo Objectivos: desenvolver a visualização espacial, em particular a constância percentual e a discriminação visual

Regras: Distribuem-se as cartas de um baralho pelos jogadores. a A forma de jogar é a do dominó comum, salvo que correspondência é feita entre metades que mostrem conjuntos de peças idênticas e com cores iguais.

9ºA Filipe Mateus e Andreia Brandão

Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra - Escalada

17


Cantinho da Matemática

As rectas verticais serão paralelas?

Qual das bolas ao centro é maior?

Qual a razão pela qual o quadrado anterior pode ser rotulado de quadrado mágico? Repare-se que:

a) 6 x 4 : 2 = 12 b) 18 x 8 : 12 = 12 c) 36 x 24 : 72 = 12 d) 6 x 36 : 18 = 12 e) 2 x 72 : 12 = 12 f) 4 x 24 : 8 = 12 g) 6 x 24 : 12 = 12 h) 36 x 4 : 12 = 12

Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra - Escalada

18


Festa de Natal

No passado dia 18 de Dezembro de 2009, pelas 14h00, teve lugar a Festa de Natal do nosso Agrupamento. As turmas, dos diferentes ciclos, apresentaram canções e poemas alusivos a quadra natalícia. De salientar que a organização deste evento esteve a cargo dos alunos do 2º Ano do Curso Profissional de Animador Sociocultural. Para além do trabalho de organização, alguns alunos do Curso presentearam a todos com uma apresentação do Presépio vivo.

seu modo, deixar uma mensagem de paz, alegria e esperança para todos aqueles que se associaram a esta Festa.

O desfile das canções e poemas de Natal foi sucedendo-se, desde os artistas de “Palmo e Meio”, aos mais crescidos. Todos quiseram, a

Após as apresentações de todos os ciclos, a Directora do nosso Agrupamento deixou umas palavras para todos aqueles que, de um modo, ou de outro, contribuíram para que a Festa de Natal acontecesse, realçando em particular o trabalho realizado pelos alunos do 2º

Ano do Curso Profissional de Animador Sociocultural na organização do evento. A finalizar deixou votos de um bom Natal para todos e de um ano novo próspero. Posteriormente, falou o Presidente da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, José Brito, endereçando, também, votos de um bom Natal e de um ano de 2010 de sucesso para o nosso Agrupamento. Seguidamente e já com os mais pequenos na ansiedade de verem o “Pai Natal” carregado

com as prendas, eis que este chegou para enorme satisfação dos mesmos. Distribuídas as prendas, seguiu-se um lanche no bar da Escola.

Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra - Escalada

19


Pampilhendo  

jornal Pampilhendo

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you