Revista Aegea - Edição número 21

Page 59

COMPLIANCE

“O Programa de Compliance da Aegea está alinhado com as práticas antissuborno reconhecidas internacionalmente, por isso nós decidimos pela implantação da ISO 37001. O cumprimento da ISO é uma demonstração para autoridades, investidores, acionistas, colaboradores e parceiros do negócio, e a sociedade em geral, de que nossa empresa está de fato empenhada em obter controles eficazes para combater o suborno em todas as suas operações. É dessa forma que a Aegea atua: com ética, integridade e em conformidade com as regras de compliance” – Hamilton Amadeo, presidente da Aegea.

Uma equipe bem preparada é primordial para o sucesso do programa. “É impossível apoiar esse assunto sem um grande conhecimento técnico, para saber o que cabe ou não. Os avanços que temos conseguido em compliance derivam do apoio que recebemos do Conselho de Administração, da alta gestão, do CEO. Eles nos fazem evoluir de forma tão rápida, em um curto espaço de tempo. Quando a gente faz benchmarking, tenho participado de eventos que envolvem a Siemens, a Volks e outras empresas que têm um programa há mais tempo que o nosso e vemos que temos níveis de maturidade muito semelhantes, então isso demonstra o que a gente conseguiu conquistar nesse período”, conta Tamara.

O especialista e consultor Ariosto Farias Jr. mostra que seguir programas de compliance e antissuborno reconhecidos internacionalmente, que garantam transparência e integridade, é construir o futuro de uma empresa com toda a certeza de sucesso.

O programa no dia a dia das empresas da Aegea Compliance é um tema integrado ao ritmo das operações. “Hoje as pessoas já não torcem o nariz ou estranham quando ouvem a palavra ‘compliance’. O que contribuiu muito pra isso foi o pilar de comunicação e treinamento. A gente investiu muito em comunicação, temos gibi, e-mail, estamos sempre falando sobre o assunto, tentando trazer o tema para a realidade das unidades. Treinamos também presencialmente todas as concessionárias, um integrante da nossa equipe foi conversar com as pessoas para mostrar qual a conduta que a empresa espera”, afirma a gerente do programa. Os resultados podem ser traduzidos em números: de 2016 para 2017 aumentou em 70% o nível de denúncias. “Os treinamentos ajudam as pessoas a ficarem mais críticas, elas passam a identificar o que é certo ou não com mais facilidade. Temos ainda um caminho para trilhar, não é fácil, mas temos uma equipe com 11 integrantes; o desafio é conseguir absorver toda a demanda, mas vemos que compliance está entrando no dia a dia das pessoas. Uma grande preocupação que temos tido é respeitar a individualidade de cada unidade, de tentar entender os casos concretos e ajudar na construção de uma solução, essa proximidade ajuda muito”, diz Tamara Willmann. Para a gerente, o Programa de Compliance vai fazer da Aegea uma empresa com um grande diferencial no mercado. “Acredito que vai ter uma trajetória cada vez mais sólida, de ter cada vez mais orgulho de pertencer. Temos falado muito da nossa marca, de levar dignidade às pessoas e levar dignidade de uma forma ética, transparente, séria, tem uma grande diferença. Cada vez mais vamos mostrar, para a comunidade onde a gente está inserida, como a gente é, nossa integridade. E um colaborador que faz uma denúncia e tem uma situação resolvida, ele leva para a família dele, mostrando que esta é uma empresa séria para se trabalhar. O compliance contribui nesse processo”, conclui. EDIÇÃO 21

Revista Aegea

59


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.