Revista Aegea - Edição número 1

Page 27

nossas em d ipt roersi aa sl

RECUPERAÇÃO DO ECOSSISTEMA DA LAGOA ARARUAMA JÁ TRAZ DE VOLTA ATIVIDADES ESPORTIVAS E TURÍSTICAS

A Lagoa Araruama, um dos principais cartões-postais da Região dos Lagos, retoma sua vocação turística-esportiva e, consequentemente, de fomento à economia local. Circundada por 6 municípios, uma das maiores lagoas hipersalinas do mundo voltou também a ser uma das melhores raias internacionais para a prática de esportes náuticos. Nos últimos meses, ali foram realizados inúmeros eventos como torneios de pesca, travessias de natação, campeonatos de windsurfe, regatas a vela e a remo, entre outros. Este importante ecossistema, cercado por uma vegetação nativa de árvores e arbustos, atrai turistas e visitantes também pela balneabilidade de seu espelho d´água. Com 220 km2, é manso e tem águas mornas. Ideal para o lazer de crianças e idosos. Já os pescadores comemoram a retomada das atividades, registrando este ano uma produção recorde de camarão e a pesca de tainhas e perubebas, espécies antes desaparecidas da laguna. Este quadro de recuperação ambiental hoje é festejado por todos, mas já foi motivo de preocupações. Em 2000, a Lagoa Araruama entrou em falência ambiental, quando foi tomada por uma grande quantidade de algas. O odor insuportável e a poluição de suas águas afastaram os peixes e os visitantes.

A AÇÃO DA PROLAGOS

Grande parte desta recuperação, percebida com facilidade já em um primeiro olhar por quem chega ao local, se deve ao programa de saneamento desenvolvido e executado pela Prolagos, concessionária que há 15 anos atende a região. É responsável pelo saneamento nos municípios de Cabo Frio, Búzios, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e pelos serviços de água em Arraial do Cabo. A empresa já investiu mais de R$ 400 milhões em saneamento, o que representa um dos maiores investimentos no segmento privado por habitante no Brasil. Com os recursos, as cidades ganharam 2 estações de tratamento de água e ampliação na rede de distribuição, o que triplicou o atendimento. Hoje, 91% dos moradores recebem água potável e o abastecimento atende à demanda mesmo na alta temporada, quando a população aumenta em até 5 vezes. A Prolagos foi pioneira ao implantar o sistema de esgoto na região. São 5 estações de tratamento que evitam que 70 milhões de litros de esgoto sejam despejados no meio am-

27 EDIÇÃO 1

Revista Aegea


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.