Issuu on Google+

ciência

desporto

workshop investigação

Jornal info Rua do Campo Alegre, S/N 4169-007 Porto ae.secretaria@fc.up.pt http://aefcup.pt/

cultura eventos

políticas

tecnologia

ciência emprego

edição mar.2012

AEFCUP


editorial Associativismo e as suas contas No atual contexto de crise económico-financeira, a Direção da AEFCUP considera particularmente importante explicar e desmistificar o funcionamento da sua atividade no que toca à vertente financeira. Exortamos os nossos associados à leitura atenta deste artigo para sua total compreensão. Qualquer entidade (Associação, Instituto, Empresa, Fundação, etc.) necessita de financiamento para cumprir a execução do seu Plano de Atividades, não fugindo, naturalmente, a AEFCUP a este paradigma. Podemos orgulharnos de possuir, atualmente, uma variedade de fontes de financiamento, sendo o Instituto Português da Juventude aquele que mais decisivamente contribui para o nosso funcionamento, colaborando em praticamente todas as nossas atividades e atribuindo uma comparticipação que cobre entre 40% a 70% das mesmas. A AEFCUP notabiliza-se também pela constante elevação do nome da nossa faculdade, realizando eventos em parceria com a Direção da mesma, conseguindo assim algum apoio para os custos fixos e, pontualmente, em ações que surjam fora do nosso Plano de Atividades. Ademais, existem também determinadas parcerias com empresas, com o único objetivo de conseguir a disponibilização de algum material para eventos pontuais. A finalizar, temos os fundos gerados pelas atividades próprias, como é o caso da FCUP Liga, que apesar de não gerar lucro, cobre uma percentagem da ação.

02

“Despesa” é atualmente uma das palavras mais usadas pela nossa classe política e empresarial, sendo algo sobre o qual não poderíamos deixar de refletir. A Direção da AEFCUP, desde a apresentação do seu Plano de Atividades e Orçamento (PAO), está a fazer um esforço considerável por realizar mais atividades com um menor orçamento; conseguimo-lo através de uma execução criteriosa e eliminando gastos supérfluos. Podemos dar vários exemplos disso mesmo, dos quais talvez o mais simples seja o próprio “Jornal Info” que, de duas publicações anuais passou a cinco, tendo o mesmo nível de investimento, mas uma

menor tiragem. Outro exemplo a ter em conta foi a Festa do Caju, a qual, apesar do aumento do IVA, do aumento do preço das licenças, etc.. viu o seu nível ser mantido, ou mesmo superado. De frisar, ainda do lado da despesa, aquilo que são os Custos Fixos: seja no âmbito da contabilidade, dos seguros, do ordenado da Secretária, ou até material de escritório, comunicações e alojamento do website. Como qualquer outra estrutura, a AEFCUP é fiscalizada a vários níveis. O primeiro responsável disso mesmo é o Tesoureiro, que regula os investimentos dos restantes membros da Direção, exigindo sempre o comprovativo de qualquer despesa. Naturalmente, o IPJ tem também um papel fundamental, revendo e avaliando o PAO, e acompanhando toda a execução ao longo do ano, através de Relatórios Intercalares e Relatórios de Contas. A Associação paga devidamente os seus impostos, tendo também a Direção Geral de Impostos, de certa forma, como sua entidade fiscalizadora. A par de todos estes “guardiões da sua sustentabilidade financeira”, há que ter em conta ainda o papel do Conselho Fiscal, responsável por homologar as suas contas, e emitir pareceres sobre as mesmas. Concluo, declarando que as atividades têm decorrido como planeado, sem derrapagens orçamentais, e cumprindo a projeção de redução de 20% do Orçamento em relação ao mandato anterior. Todos os nossos associados podem e devem verificar e levantar questões relativamente a tudo isto, em sede de Assembleia Geral. [ Samuel Barros ] tesoureiro [ Ricardo Lopes ] coordenador Departamento de Comunicação e Marketing

ae.comunicacao@fc.up.pt

Um Bioquímico Português descobre maneira de travar a surdez Um grupo de cientistas da Universidade de Yale liderado pelo jovem bioquímico português Nuno Raimundo desvendou a causa de perda de audição, através da manipulação genética de cobaias, abrindo caminho a um tratamento para a surdez. Na última edição da “Cell”, uma revista científica internacional, falou-se da descoberto do mecanismo molecular que leva à surdez. E de acordo com o cientista de 35 anos, “ao contrário do que se pensava até agora, a perda de audição não é irreversível” A perda de audição ocorre pelo mau funcionamento das células responsáveis pela mesma e estas podem ser reativadas “manipulando duas proteínas fundamentais farmacologicamente” que se encontram no ADN. envia-nos as tuas sugestões para o JORNAL INFO a ciência também começa aqui ! ae.comunicacao@fc.up.pt

Ciência O FCiências foi fundado em 2011 e surgiu com o intuito de ajudar todos aqueles que estão a seguir uma carreira académica. Lidam, sobretudo, com conteúdo científico e tecnológico, sendo estas áreas em que a equipa se debruça. sabe mais em: http://www.fciencias.com/ info@fciencias.com


[+-] notícias [ n ov o s c o m p u t a d o r e s ] Há algumas semanas que o edifício FC3 e FC4 têm à disposição dos alunos, novos computadores para fins académicos. Estes foram distribuídos pela sala de informática no departamento de QuímicaBioquímica, por duas salas no departamento de Física e ainda, no departamento de Biologia; vindo substituir os anteriormente existentes. A inovação não surge sem artimanhas, sendo que é necessário ter atenção ao iniciar os computadores, primeiro num botão no canto inferior direito (por baixo do ecrã), seguido da parte de trás do monitor, premindo o botão para ligar o computador.

+

[ M i c r o - o n d as n o Campus da FCUP ]

A presença de um micro-ondas no campus já há muito era reivindicada pelos estudantes de Ciências. Atenta às necessidades dos alunos que representa, a AEFCUP colocou um à disposição destes, no passado dia 24 de Fevereiro, na sala de convívio do edifício F6 (DCC), para que todos os que optem por trazer uma refeição de casa a possam comer quente. O aumento do preço da senha da cantina, a crise que cada vez mais se faz sentir no meio estudantil e a liberdade de escolha na hora de comer uma refeição fundamental do dia, foram as razões que potenciaram a decisão até então adiada por consecutivos prolongamentos do veredicto, por parte da direção da faculdade. A extensão a outros departamentos está a ser estudada, aguardandose novas informações para breve.

[ bares e máquinas ] Terá sido sem grande surpresa que a maioria dos estudantes recebeu a notícia do novo aumento de preços, levado a cabo pela concessionária dos bares e das máquinas de venda automática espalhadas pela Faculdade de Ciências, uma vez que o Orçamento de Estado de 2012 fez reajustes nas tabelas do IVA, assim como, levou à subida de outros impostos. No entanto, é incompreensível que estas condicionantes levem a subidas que na maioria dos bens rondam os 10 e 15 cêntimos, tendo em conta que esta é a segunda subida dos preços em seis meses (a primeira fora em Agosto/Setembro de 2011). Este brutal aumento foi levado a cabo com o total desconhecimento da AEFCUP, e com a autorização da Direção da Faculdade.

[ D i as a b e r to s ] Nos dias 23 e 24 de Fevereiro a FCUP fechou as portas às aulas de início de semestre e abriu-as a alunos do ensino secundário. Pela sétima vez consecutiva, os Dias Abertos da FCUP trouxeram estudantes que estando na reta final da sua formação secundária e em fase de orientação vocacional, viram na Faculdade de Ciências um meio de tomar parte daquilo que de ciência se faz numa faculdade. Assim, os diversos departamentos do campus foram palco de experiências, onde alunos voluntários e professores mostraram como se faz ciência, esclareceram dúvidas sobre saídas profissionais e deram o testemunho da oferta formativa que a nossa faculdade oferece a quem a ela se quiser juntar. Em 2011, 1 452 alunos visitaram a FCUP, num total de 54 escolas distribuídas preferencialmente pela zona norte e centro do país.

03

[ época de setembro ] A não fixação da época de Setembro para Trabalhadores/Estudantes é hoje um dado garantido, mas que continua a merecer toda a atenção por parte da AEFCUP. A decisão que o Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências justificou como sendo natural tendo em conta o Regulamento aprovado pela Reitoria da UP, ainda em 2010, e que, segundo a Vice-Reitora, tem como fundamento o Código de Trabalho, retira um direito que o tempo dava como certo e que a crise atual, que tem forçado muitos estudantes a trabalhar para continuar os estudos, impunha de sobremaneira. Faltou, mais uma vez, aos Órgãos de Gestão uma visão responsável e solidária.

-

C.B , R.L, I.R e P.C


reportagem

semana

cultural

Cultura, Desporto, Empreendedorismo e Voluntariado - Estes foram os desígnios de uma Semana Cultural de Ciências absolutamente memorável, obtendo níveis de participação históricos. Os eventos variaram entre a projeção de uma pelicula que toca corações, ao passeio pelas históricas ruas do porto, apresentações de grupos parceiros, a já mítica e bombástica Festa do Caju, terminando com um fim-de-semana radical, em Paredes! Se esta não é uma Associação a pensar em ti, qual será?

04

survival Uma das apostas da AEFCUP para esta Semana Cultural de Ciências - 2012, foi o arriscado e descontraído SURVIVAL. Apesar da data do evento ter coincidido com o único fim-de-semana de chuva dos últimos milénios, este evento trouxe animação, adrenalina, e alguma subordinação aos muitos participantes que se atreveram a participar na atividade. Esta iniciativa contou com uma dolorosa mas animada recruta surpresa, paintball, escalada, rapell, slide, tiro ao alvo e uma festa noturna. Esperemos que tenham gostado e que se inscrevam na próxima edição!

caju Dia 1 de Março foi dia de mais uma explosiva Festa do Cajú. O Teatro Sá da Bandeira recebeu mais de mil estudantes para um verdadeira loucura em todos os sentidos. A noite começou com os LÁLÁPITO a actuar com a sua irreverência e boa disposição, tendo até surpreendido o presidente da AEFCUP com os parabéns, uma vez que este fazia anos. As suas músicas, conhecidas por muitos dos presentes, foram entoadas em voz alta por um TSB sempre a aquecer. O ponto alto da noite surgiu quando o Dj oficial da República dos Estudantes do Porto subiu ao palco! O DJ Peter Simons conquistou a pista com músicas clássicas, académicas, enfim, com músicas de todos os estilos que contribuiu para mais uma noite à moda antiga. Seguiram-se os TIME collective com um estilo e música mais agressivo, o minimal com precursão até às 6h da manhã para os resistentes. Foi mais uma festa com 8 horas de pura diversão e muita, muita música. Sem dúvida, uma festa para relembrar mais à frente:

Festa do Cajú @ 2012.


reportagem

pulping fictions

v. o . u

Os ciclos de cinema da AEFCUP estão de volta. E que melhor forma de recomeçar um ciclo de cinema do que fazer uma homenagem à sétima arte? Sem precisar de apresentações, “Cinema Paradiso” deu início às hostes no dia 28 do mês passado e fez do anf.0.41 de Biologia, uma sala bem composta para todos os que não quiseram deixar de ver ou rever esta amorosa masterpiece de Giuseppe Tornatore. Clássico dos adictos das boas fitas, Cinema Paradiso reuniu cerca de 40 pessoas, numa das sessões mais concorridas de que há memória do Pulping Fictions. Foram cerca de três horas em completo apego ao ecrã, com direito a lágrimas, algum riso e carimbo de qualidade cinematográfico.

No passado dia 28 de Fevereiro, integrado na semana cultural, a AEFCUP promoveu um dia onde a solidariedade e o voluntariado universitário estiveram em grande destaque. Para tal a AEFCUP teve a ajuda de uma associação com quem dispõe um protocolo, a VO.U. Ao longo da tarde a VO.U divulgou alguns dos seus projectos, de forma bastante interactiva, através de algumas actividades. De seguida foi realizada uma breve apresentação dos seus projectos e ainda um pequeno debate sobre rentabilização de recursos e outros aspectos inerentes ao meio-ambiente.

passeio de

fotografia

scientia

Scientia, a Júnior Empresa da FCUP, gerida por alunos e alumni, fez a sua primeira apresentação à comunidade académica, onde apresentou o seu projeto. O seu principal objetivo é fazer a ponte entre o meio académico e o mundo empresarial, bem como promover e fomentar o empreendedorismo e a inovação científico-tecnológica no seio académico.

Foi com grande expetativa que este evento foi preparado e anunciado pela AEFCUP no sentido de promover o 1º passeio de fotografia dos alunos da Faculdade de Ciências. O encontro nos leões começou por aguçar os olhares dos mais sensíveis ao tema proposto para este passeio: MEMÓRIAS. O desenrolar da atividade foi-nos aproximando da Baixa do Porto, Aliados, Estação de São Bento, Sé do Porto, e por fim, da Ribeira. Risos, situações embaraçosas, brincadeiras, alegria e cansaço foram os melhores momentos captados pelas objetivas dos nossos participantes, aos quais agradecemos a sua presença e a sua motivação, esperando que voltem a responder aos nossos próximos desafios fotográficos. Quanto à vencedora, parabenizamos Iolanda Araújo, aluna do 1º ano de Mestrado em Arquitetura Paisagista, pela sua fotografia.

05


desporto

seleções

Ano após ano, a equipa de futebol de 11 da AEFCUP tem mostrado qualidade e determinação, apesar de alguns resultados menos positivos, sobretudo devido à falta de disponibilidade pontual dos atletas, ou falta de soluções em sectores chave. Isto tem feito da nossa seleção uma equipa de altos e baixos, como se verificou nos CAP’s. No entanto, a aposta na Taça foi forte. Uma exibição muito coesa no sector defensivo, aliada a saídas rápidas e diretas para o ataque, foram os ingredientes principais para uma vitória vistosa e justa, frente à seleção da FEUP por 3-0. Um avançado com faro para as oportunidades, e um guarda-redes muito confiante, foram as principais figuras do jogo. Esperamos agora que toda a comunidade estudantil se mobilize para a final da Taça, a ser disputada no conhecido Estádio do Mar, em data a definir entre os dias 11 de Abril ou 2 de Maio. Nós contamos com o teu apoio!

FCUP liga

06

Já começou mais uma edição da FCUPLiga e com ela mais uma avalanche de emoções fortes. Num ano em que o número de inscrições superou o esperado, são 19 as equipas que se batem em 3 grupos para alcançar a glória e a taça de campeão da FCUP. Neste momento destacam-se as equipas “S.C.B.A. Esgravatadouro” e “Os Supergalácticos”, ambos com 2 jogos e o mesmo número de vitórias, por outro lado, a já conhecida equipa Sparta 1.09 lidera a corrida para a taça de melhor Guardaredes com 0 golos sofridos até ao momento. Acompanha a par e passo toda a competição no site oficial da FCUPLiga em www.goo.gl/6lGDZ [ Nuno Loureiro ] Coordenador Departamento Desportivo e Recreativo ae.desportivo@fc.up.pt

[

alinhas?

]

Como medida contra o sedentarismo, a AEFCUP apresenta-te o “ALINHAS?”. Esta é uma organização desportiva e juvenil, cuja missão é a promoção da prática de desportos radicais de forma gratuita, principalmente para quem geralmente não tem acesso aos equipamentos. Através da organização de atividades, o “ALINHAS?” põe à tua disposição a oportunidade de praticar diversos desportos radicais, ou de participares em iniciativas socioculturais. O histórico desta organização conta com aulas de surf, bodyboard, skimming, escalada, montanhismo, cicloturismo, flash mob, doações de sangue, doações de alimentos, entre outros. Alinha em :

www.alinhas.pt www.facebook.com/alinhas

saúde e vida trazer almoço de casa

Com a subida acentuada dos preços dos

Para quem ficou a pensar em juntar o tup-

bares na faculdade e o aumento na senha da cantina, muitos têm sido os alunos que vêm a aderir à tendência da marmita, também conhecida por lunch box. De uso muito comum lá fora e, com cada vez mais adeptos por terras lusas, trazer almoço de casa não é só uma boa opção para aqueles que se preocupam com hábitos alimentares saudáveis, mas também para quem quer ganhar uns euros extra na carteira ao fim do mês. Falando em números: um aluno que vá todos os dias à cantina almoçar, trazendo a refeição de casa, consegue poupar diretamente 52 euros por mês, contanto que a comida que se traz de casa fica sempre mais em conta. Com esta medida resolve-se o problema contactos: da massa que sobrou do jantar no dia anwww.smartlunch.blogs.sapo.pt terior, pois os tempos são de contenção. smartlunch@sapo.pt

perware aos cadernos e aos lápis, aqui vão algumas dicas: as massas não devem ser levadas quentes dentro das caixas plásticas, mas aquecidas na hora de comer; é pouco prático optar por carne com ossos e peixe com espinhas; devem ser evitados grelhados, pois secam bastante; tempero de saladas, só na altura da refeição – o vinagre coze as verduras; quanto aos ovos, sempre bem passados. Para além das vantagens já enumeradas, a cereja em cima do bolo é que em dias de sol poderás degustar a tua refeição ao ar livre e juntares colegas adeptos do lunch box, e trazerem uma toalha aos quadrados, fazendo um piquenique nos jardins da faculdade. C.C.


cultura

Voluntariado Universitário

V.O.U

A VO.U é uma associação de voluntariado universitário, sem fins lucrativos, fundada em 2008, e inscrita na Rede de Associativismo Jovem. Em suma, a VO.U tem cerca de três áreas de maior intervenção: O Plano Vida: Um plano de promoção da saúde onde, por exemplo, existem projetos de divulgação de informação sobre o sistema integrado de emergência médica e conceitos e técnicas de socorrismo. O Plano Ponte: Acompanhamento social de crianças onde o combate à exclusão social é um dos principais objetivos. O Plano Mundo: Onde existe uma gestão de projetos de auxílio internacional.

Em Portugal o envolvimento nacional em trabalho voluntário é dos mais baixos da Europa. Contudo, a AEFCUP e a VO.U acreditam que esses números não traduzem de forma direta a vontade de colaboração da população. Assim, este protocolo foi elaborado para responder à procura de projetos aliciantes e altruístas na nossa Faculdade. Inscreve-te e dá o teu contributo para um Mundo melhor. C.L. h t t p : //a s s o c i a c a o v o u . n o . s a p o . p t / h t t p : //a s s o c i a c a o v o u .w o r d p r e s s . c o m /

agenda cultural música

‘Holy Mountain’ (1973)

3 ABR • 22h00 • The Pulse – Hard Club - Jazz, Soul, Funk [ €7 ] 4 ABR • 22h00• Supernada – Hard Club - Rock [€12,99 - bilhete + CD ] 5 ABR • 23h30 • Clubbing – Casa da Música - Joakim + Berndsen - Electrónica [ €10 ] 13 ABR • 22h00 • Monumental Noite de Fados AEFDUP [ entrada livre ] 14 ABR • Tuna Javardémica de Ciências – Festival de Tunas Baladas do Lima 21 ABR • Cientuna – Tuna Feminina de Ciências – “4º Esgota Pipas” 24 ABR • 22h00• Shenandoah Davis – Passos Manuel - pianista e compositora [ €7 ] 5 ABR • 23h30 • Clubbing – Casa da Música - Joakim + Berndsen - Electrónica [ €10 ] Género: Drama/Fantasia Director: Alejandro Jodorowsky

exposições

Argumento: Alejandro Jodorowsky A próxima fita a rodar no 0.41 de Biologia, já no dia 12 de Abril vem com algum pó e cotão agarrado. De 1973 e pela cabeça fervilhante de Alejandro Jodorowsky nasceu Holy Mountain, um filme indigesto e ritualista que mistura a “poderosa essência imagética dos símbolos místico e religiosos”. Com elevada carga religiosa, sem o ser, Holy Mountain conta uma história sobre o que é misterioso, invisível e sobrenatural, numa época em que, não poucas vezes, a religião emerge e a reflexão sobre a instituição igreja é trazida para debate.

@ Museu Soares dos Reis 22 ABR - 20 MAI • €1,50 (c/descontos) @ Galeria Arthobler 10 MAR - 21 ABR • Sabhan Adam - pintura [ entrada livre]

teatro @ Teatro Helena Sá e Costa 12 ABR - 5 MAI • O MEDO QUE O GENERAL NÃO TINHA - política [ €5 ] 12 ABR - 5 MAI• O GUARDIÃO DO RIO - comédia [€ 5 ] 31 MAR • 16h00 • A MINHA MÃO NÃO BATE BEM DA BOLA - musical [ €5 ] @ Galerias de Paris 21 MAR • FACÉCIAS - malícia disfarçada 8 histórias que segundo o público se vão alterando

[€4]

@ Hard Club 18 ABR • 18h00 • Bolhão Rouge - Stand-up Comedy [ €5 ]

outros 12 ABR • 18h00 Holy Mountain – Pulping Fictions @ AEFCUP [Sessões do Clube de Leitura da AEFLUP] 16 ABR • «Somos os decadentes do século da Decadência» 30 ABR • «O Século da Modernidade»

//pulping fictions

@ Casa da Música

24 Hours Party People e Gato Preto, Gato Branco foram as metades do cartaz de Março e fizeram dos fins de tarde, momentos desprendidos onde o bom humor e o chillout foram palavras de ordem. Holy Mountain é o quarto e último filme do primeiro cartaz Pulping Fictions. O segundo está no forno e vem com uma bomba tão quente que ninguém vai querer perder. Palavra de amante da sétima arte! C.B.

07


Toda a Gama Artigos Académicos Rua do Campo alegre, nº262,Porto Tel: 226007740

Rua da passagem 398 loja 29 4440-555 Valongo tel.: 309 950 549

...etcetera

ENDA ÉVORA ‘12

[1]

Entre os dias 16, 17 e 18 de Março de 2012 realizou-se mais um Encontro Nacional de Direções Associativas, desta feita em Évora. Este encontro contou com quase duzentos e cinquenta delegados credenciados e com uma média de cerca de cinquenta Associações presentes por Plenário. Apesar de alguns pontos negativos a apontar, sobretudo no que toca à organização e ao cada vez menor interesse que algumas associações demonstram em contribuir para a discussão, é de frisar o debate profícuo que se verificou ao longo do Plenário relativo à Emancipação Jovem e às diversas colaborações durante o Plenário sobre Ação Social, que contribuíram positivamente para o vasto leque de Moções apresentadas no Plenário de Medidas Conjuntas. No fim, ficou a impressão de que há muito ainda a fazer na área da Empregabilidade Jovem, um dos temas fundamentais na atualidade do país. Fica ainda a ideia, aceite quase unanimemente, da necessidade de rever o conceito de ENDA e quiçá começar uma mudança profunda no modelo de associativismo atual, um associativismo estudantil que pretende e merece ser ouvido pelos órgãos da tutela, seja pela sua visão única da realidade académica, seja pela fabulosa capacidade de se adaptar às adversidades dos tempos e apresentar soluções construtivas e responsáveis. [ Ivo Reis ] Presidente da AEFCUP ae.presidente@fc.up.pt

[ AE_FAQ ]

Quais as faltas que são justificáveis pelos alunos ao abrigo da Lei Geral? Podem ser justificadas por motivos de doença infectocontagiosa, falecimento de familiares, internamento hospitalar, maternidade/paternidade ou adopção, estando estas justificações não incluídas nas atribuídas a estudantes com estatutos como, por exemplo, Atleta de Alta Competição, ou TrabalhadorEstudante.

[2] Quais os requisitos para obtenção de bolsa de estudo por mérito? A bolsa será atribuída a alunos matriculados na FCUP, no corrente ano, pelo que é necessária a existência de matrícula no ano anterior, tendo o aluno obtido aprovação a pelo menos 25 créditos e nenhuma reprovação sendo a nota mínima exigida para consideração da atribuição de bolsa de 16,0 valores de média. Excluem-se desta contagem créditos referentes a melhorias de nota.

[3] Como podem os alunos requerer a inscrição em disciplinas extracurriculares? Deve ser efetuado um requerimento dirigido ao Director da Faculdade, ficando sujeitos, caso lhes seja autorizado, ao pagamento suplementar do valor de 1/5 da propina anual do ciclo de estudos.

[4] Como se pode proceder ao pedido de revisão de prova? O aluno pode solicitar, nos Serviços Académicos, revisão das suas provas escritas, no prazo de três dias úteis após o início do período de acesso às provas corrigidas. Este recurso suspende a contagem dos prazos relativos a uma eventual prova oral.

equipa_redação

QUANDO TERMINARES DE LER O TEU INFO

COLOCA-O NO

I N FÃ O

!

coordenação_redação ricardo lopes

edição_ gráfica

carlos leite cristiana barbosa cristiana cardoso ivo reis joão maurício nuno guedes nuno loureiro paul costa samuel barros

catarina ferreira

junto aos bares e entradas dos departamentos

aefcup

Rua do Campo Alegre, S/N 4169-007 Porto ae.secretaria@fc.up.pt http://aefcup.pt


Info (AEFCUP) - Março 2012