Page 1

Ano 6 ■ Nº 29 ■ Outubro 2015

Visita de alunos de colégios da região ao campus da AEDB

Vestibular 2016

Processo seletivo para ingresso nas Faculdades Dom Bosco acontece em novembro

N o dia 21 de novembro, será realizado o vestibular para os 18 cursos de graduação

oferecidos pelas Faculdades Dom Bosco, mantidas pela Associação Educacional Dom Bosco – AEDB. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro, pela Internet, através do site www.aedb.br/vestibular; ou presencialmente, na Secretaria de Atendimento da Faculdade, no horário de 8h às 12h e 13h às 21h30. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. No ato da inscrição, o estudante deverá preencher o questionário socioeconômico, para análise de concessão de bolsas. As provas serão aplicadas na sede da AEDB, no horário de 14h às 18h. O candidato deverá chegar com 1 hora de antecedência,devendo apresentar o cartão de confirmação de inscrição e documento de identidade com foto.

Cursos de graduação na AEDB ■ ENGENHARIAS: Civil, Elétrica/Eletrônica, Mecânica, Produção Automotiva e Produção Metalúrgica. ■ NEGÓCIOS: Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Economia e Sistemas de Informação. ■ SAÚDE / EDUCAÇÃO: Ciências Biológicas, Letras e Pedagogia. ■ TECNOLÓGICOS: Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos e Logística.

Colégio de Aplicação Estão abertas as inscrições para o processo de nivelamento realizado pelo Colégio de Aplicação da AEDB, para admissão, no próximo ano, de novos alunos nas turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O nivelamento consiste na aplicação de atividades de português, matemática e de redação. As atividades serão realizadas nos dias 28/29 de outubro e 16/17 de novembro. Maiores informações, na Secretaria do Colégio. O Colégio de Aplicação oferece, também, a Educação Infantil para alunos a partir de 3 anos, com turmas do Jardim I, II e III, funcionando no turno da manhã e da tarde. O período de matrícula será a partir de 3/11 para os estudantes do Colégio; e a partir de 9/11 para novos alunos.

AEDB recebe pesquisadores de todo o Brasil no XII SEGeT


R

Registrando

evista Científica

A

partir de dezembro, a AEDB passará a contar com uma publicação científica: a revista Quanta – Comunicação e Cultura, que tem por objetivo ser um fórum de divulgação e discussão de pesquisas que ofereçam contribuições práticas e/ou reflexivas inovadoras, nas áreas da Comunicação, Linguagem, Cultura e Mercado. Por seu caráter interdisciplinar, a revista também aceita trabalhos oriundos de pesquisas nas áreas de Ciências Sociais Aplicada, Linguística, Letras e Artes, desde que privilegiem a dimensão comunicacional. A revista será publicada semestralmente, em formato eletrônico, com gestão editorial do curso de Comunicação Social e apoio científico do CPGE – Centro de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão das Faculdades Dom Bosco. Terá seções de artigos, entrevista, relato de experiência, resumos de teses e dissertações. A equipe editorial é coordenada pelos professores Carlos André Gonçalves e Marcus Augusto Santos Silva (coordenador do curso de Comunicação). Pesquisadores com trabalhos nas áreas do escopo da revista estão convidados a participar da edição de lançamento, com chamada aberta até 23 de novembro. As normas para formatação e orientação para submissão dos trabalhos estão disponíveis em:http://www.aedb.br/revistaquanta

A

Escritores prata da casa

Direção da AEDB tem a satisfação de realizar, no dia 19 de novembro, uma atividade cultural-científica muito especial, quando serão lançados seis livros de autoria de professores das Faculdades Dom Bosco. Os autores estarão autografando sua obra na noite de lançamento, no campus da AEDB. Vejam abaixo quem são os professores escritores da comunidade Dom Bosco e o título dos livros que escreveram. ■ Felix Diniz - “Salada ou Farofa? Os mais Aleatórios Cotidianos” ■ Marcos Machado – “Crédito de Carbono – Moeda Verde do Futuro” ■ Paulo Felipe Júnior e Joaquim Lopes Pereira – “500 Questões de Mecânica e Metalurgia – Concursos e Ensino Técnico” ■ Pedro Paulo de Souza - “Gamelas de Gameleira” ■ William Rosa Monteiro –“Argumentação – Artigos dos alunos de Letras” ■ Leonardo Vidal - “Aplicação Fuzzy X Pid - Técnicas de controle em ambientes simulados” AEDB Notícias ■ 2

■ Visita à CEPEL – Os alunos do 5º ano de Engenharia ElétricaEletrônica, acompanhados pelo prof. Carlos Magno, visitaram a CEPEL – Centro de Pesquisa de Energia Elétrica da Eletrobrás, no Rio de Janeiro, onde puderam conhecer laboratórios de equipamentos de alta tensão, enriquecendo seus conhecimentos. ■ Feira de logística – Acompanhados pelo Prof. José Valmir Pedro, 100 alunos dos cursos de Logística e de Administração visitaram a conceituada Feira Internacional de Movimentação de Materiais MOVIMAT, maior evento de logistica integrada realizado anualmente em São Paulo. ■ Atividade complementar – Os alunos do 5º ano dos cursos de Engenharia de Produção Automotiva e de Produção Metalúrgica, coordenados pelos professores Geraldo Gutian e Rosana Ravaglia, estão promovendo um ciclo de palestras, para as quais são convidados profissionais que possuem alguma expertise e que estejam interessados em compartilhar conhecimentos e experiências com os alunos. No mês de agosto foram realizadas duas palestras: sobre a história da indústria automotiva no Brasil e sobre liderança. ■ Visita técnica – Conduzidos pelo Prof. Eber Lopes Moraes, os alunos das disciplinas Hidráulica e Mecânica dos Fluidos, do curso de Engenharia Civil, visitaram a fábrica de equipamentos hidráulicos Dancor, no Rio de Janeiro. Visitas técnicas como essa são um bom complemento para as aulas teóricas. Parabéns pela iniciativa. ■ Melhor avaliador – O Prof. Henrique Martins Rocha, coordenador do curso de Logística, recebeu o prêmio de melhor avaliador da Production e da Produção On Line, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção – ABEPRO. A solenidade de entrega do prêmio aconteceu no dia 15 de outubro, durante o XXXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, realizado em Fortaleza. Parabéns, professor! ■ Atitude Legal – A turma do 1º ano do curso de Comunicação Socail foi a vencedora da campanha Compartilhando Histórias, de arrecadação de livros e gibis para doação a bibliotecas de escolas públicas de Resende. A campanha foi desenvolvida como atividade do trote solidário Atitude Legal 2015. Em segudo e terceiro lugar, em maior número de material arrecadado, ficaram as turmas do 1º ano de Engenharia Civil (turma D) e de Gestão de Recursos Humanos, respectivamente.


P

Rapidíssimas

rofessora em destaque

■ XII SEGeT – Pesquisadores de Universidades de todo o Brasil estarão participando do XII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia que acontece de 28 a 30 de outubro, no campus da AEDB. Serão apresentados cerca de 250 trabalhos dentro do tema proposto “Otimização de recursos e desenvolvimento”. ■ ENADE 2015 – Este ano, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes vai avaliar os alunos dos seguintes cursos de graduação oferecidos pela AEDB: Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, além dos tecnológicos Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública e Logística. A prova será aplicada, em todo o Brasil, no dia 22 de novembro.

D

outora Vera Lúcia da Silva Almeida, docente do curso de Pedagogia da Faculdade Dom Bosco, recebeu, merecidamente, o título de Professora Emérita, conferido pela Câmara Municipal de Resende, por ocasião das comemorações do aniversário de Resende, em setembro. Formada no curso Normal do Colégio Santa Ângela, começou sua trajetória profissional como professora concursada da rede municipal e estadual de ensino, em Resende. Em 1983 graduou-se em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco. Posteriormente fez diversos cursos de especialização na área da Educação, também na AEDB, onde se efetivou como professora das disciplinas de Avaliação Escolar e Avaliação Institucional. Buscando sempre sua melhor qualificação, a professora não parou de estudar. Em 2004, fez mestrado pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP, e em fevereiro deste ano concluiu o Doutorado pela Universidade de Sorocaba/São Paulo, tornando-se a primeira resendense Doutora em Educação. Sobre o papel da Faculdade Dom Bosco na sua formação, a professora diz, enfática, que a Instituição foi tudo para ela: “Me deu o conhecimento, a formação acadêmica, pessoal e espiritual”. Para a Profª Vera, um professor só se torna merecedor desse título que lhe foi conferido pela Câmara de Resende, se tiver sua vida integralmente voltada para a causa da Educação e para a busca permanente do conhecimento.

A

Cidadã Resendense

fundadora e diretora do Colégio de Aplicação da AEDB, Profª Alice Kulina Simon Esteves, foi agraciada com o título de Cidadã Resendense, conferido pela Câmara Municipal no 214º aniversário de Resende. Filha de imigrantes poloneses e russos, Alice veio para o Brasil com a família aos seis meses de vida, no final da década de 1950. É casada com o vice-presidente da AEDB, Prof. Antonio Carlos Esteves, com quem tem três filhas, que lhe deram quatro netas. Bióloga e pedagoga, com mestrado em Educação pela PUC de Campinas/SP, Alice é professora titular da AEDB nos cursos de Pedagogia e de Ciências Biológicas.

■ Comissão do MEC – Na última semana de outubro, a AEDB recebe a comissão de avaliação do Ministério da Educação, para renovação do reconhecimento do curso de Ciências Econômicas, coordenado pelo Prof. Alex Hummell. A comissão do MEC é integrada pelo economista Mamadu Lamarana Bari, professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre em Ciências Econômicas e Doutor em Economia Aplicada; e pelo Prof. Antonio Cano, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, também economista, Mestre em Desenvolvimento Regional e doutorando em Engenharia de Produção. Sejam bem-vindos e bom trabalho, professores! ■ Cursos reconhecidos - Boa notícia: nosso curso de Engenharia de Produção Metalúrgica foi reconhecido pelo MEC. A portaria de reconhecimento já foi publicada no Diário Oficial da União. ■ MBA-FGV – O CPGE está com matrículas abertas para oo seguintes cursos de MBA, ministrados em Resende e Volta Redonda, pela Fundação Getúlio Vargas em convênio com a AEDB: Gerenciamento de Projetos, Gestão Empresarial e Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria. Para maiores informações acesse www.aedb.br/fgv/ ■ Engenharia da Qualidade – Está previsto para o dia 28 de outubro o início do curso de pós-graduação em Engenharia da Qualidade, destinado a engenheiros, administradores e outros profissionais que atuam em indústria ou organizações de serviços, onde se apliquem processos de gestão da qualidade. As matrículas podem ser feitas na Secretaria do CPGE, localizada no 2º andar do prédio principal da AEDB. ■ Primatas do Itatiaia – A AEDB, através de sua Sala Verde e em parceria com o Parque Nacional do Itatiaia e com o Museu Nacional do Rio de Janeiro, está realizando o projeto Primatas do Itatiaia, coordenado pela Profª Nilza Macario, que envolve a observação do macaco-prego em áreas de visitação e em seus redutos naturais dentro do Parque, colhendo subsídios para o ecoturismo e atividades de Educação Ambiental.

... que a Faculdade Dom Bosco conta com a Serviço de Apoio ao Aluno, que atende de segunda a sexta, de 18h30 às 22h30, no térreo do prédio principal?

AEDB Notícias ■ 3


A luna nota 10 V

ocês sabiam que há uma atleta entre as alunas da Faculdade Dom Bosco, que está disputando uma vaga para participar das Olimpíadas de 2016, com boas chances de conquistá-la? E mais: que esta aluna anualmente disputa o Prêmio Antonio Esteves de melhor aluna de sua série no curso de Engenharia de Produção Automotiva e por poucos décimos não fica em primeiro lugar? Pois é, Amanda Turute, de 21 anos, coleciona medalhas como atleta de pentatlo moderno (esgrima, natação, hispismo, corrida e tiro), e ainda consegue ser ótima aluna – a segunda colocada de sua turma, todos os anos. Agora ela está no 4º ano. Em setembro, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Sul Americano de Pentatlo Moderno, realizado em Resende, na AMAN. Sua maior conquista foi em 2012, quando sagrou-se campeã sul americana, na categoria 17-18 anos. Amanda conta como consegue conciliar os estudos com a atividade de atleta, que exige dela 4 a 5 horas de treino por dia, de segunda a sábado, na AMAN. “O segredo é não deixar matéria acumular”, diz. Quando viaja para participar de campeonatos, depois pega o material das aulas com o namorado Robson, seu colega de classe. Quanto as suas chances de participar das Olimpíadas de 2016, ela explica que poderá garantir uma vaga no maior certame internacional de atletismo, se conquistar uma medalha na Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que será realizada no Brasil, em março do próximo ano. Vamos torcer pela Amanda!

Instituição socialmente responsável A AEDB e as três Faculdades Dom Bosco acabam de receber o certificado de “Instituição Socialmente Responsável”, conferido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES às instituições participantes da 11ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, realizada no mês de setembro, com a participação de mais de 700 instituições de ensino superior privado de todo o Brasil. A AEDB participou da Campanha com a realização de quatro projetos de apoio a instituições assistenciais de Resende: Comunidade Emaús Esperança e Vida (na Baixada da Olaria), Centro Educativo Esperança do Futuro (Jardim Beira Rio), Instituto Boi Bumbá (bairro Vicentina) e Asilo Nicolino Gulhot. A certificação concedida pela ABMES comprova que a AEDB se preocupa com o bem-estar social da comunidade na qual está inserida. AEDB Notícias ■ 4

Projeto Eficiência Energética

deve reduzir em 40% consumo de energia na AEDB O aumento significativo da tarifa de cobrança de energia elétrica (no período de 12 meses, de abril de 2014 a abril de 2015, subiu 132%) levou a administração da AEDB a implantar ações de redução do consumo de energia, tendo em vista diminuir as despesas com a conta de luz que, no mês de abril, chegou a R$ 38.254,29. Sob a coordenação do Prof. Onofre Bueno Filho, coordenador do curso de Engenharia Elétrica-Eletrônica, e do engenheiro do setor de compras da AEDB, Alex Diniz Ferreira, foi implantado, a partir do mês de maio, o Projeto Eficiência Energética, com o apoio dos funcionários da manutenção Rogério, Hélio e William e de alunos dos cursos de Engenharia Elétrica-Eletrônica e de Automação Industrial. Inicialmente, realizou-se uma campanha de conscientização dos professores e funcionários, para a racionalização do consumo de energia elétrica. A partir de junho, iniciaram-se as ações técnicas, com a substituição das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, que têm maior capacidade de iluminância por unidade de potência elétrica (Watt), conforme explica o Prof. Onofre, o que possibilita a utilização de lâmpadas de menor potência, portanto mais econômicas, sem prejuízo da adequada iluminação do ambiente. Segundo Alex, foram adquiridas cerca de 1.500 lâmpadas de LED, para substituição no setor administrativo e nas salas de aula que funcionam em período integral. No gráfico abaixo, é possível verificar a queda significativa no consumo mensal de energia na AEDB, já a partir do mês de maio, quando se iniciou a campanha de racionalização. - De junho a setembro, período em que foi feita a substituição das lâmpadas, houve uma redução na conta de luz da AEDB de aproximadamente R$ 18 mil, relata o engenheiro Alex. Haverá também redução de despesa com a manutenção, devido à alta durabilidade das lâmpadas de LED. Além de sua importância para a sustentabilidade financeira da Instituição, esse projeto vem de encontro às ações de enfrentamento da atual crise hídrica na região Sudeste, e colabora com a preservação do meio ambiente, pois não serão mais utilizadas lâmpadas tubulares fluorescentes, que contaminam solo e águas.

Consumo de Energia AEDB 2014 X 2015 Ano 2014 Ano 2015

50000 40000 kW-h

30000 20000 10000 0

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

AEDB Notícias - Associação Educacional Dom Bosco www.aedb.br ■ imprensa@aedb.br ■ Tel: (24) 3383-9051 Edição / Redação: Virgínia Calaes (MTb 2260) Fotos: Ocimar da Silva Diagramação: Núcleo Integrado de Comunicação

Profile for AEDB

Jornal de Outubro/2015  

Jornal de Outubro/2015  

Profile for aedb
Advertisement